Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi...

95
DISCURSO SOBRE A BÍBLIA E O ATEÍSMO INTRODUÇÃO Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é estritamente aquilo que eu penso. Você que está lendo isto agora, não precisa acreditar em mim ou aceitar o que está aqui. Eu não tenho o interesse em convencê-lo de nada. E nem tão pouco saio por aí pregando o ateísmo. Discuto apenas com aqueles que estejam dispostos a ouvir e serem ouvidos e, consequentemente, serem ofendidos em algum momento da discussão. Não que eu faria isso propositalmente, mas ao ofender a burrice das pessoas eu estarei ofendendo o “deus” delas. Isto porque os religiosos fazem de deus sua causa de viver, a sua razão de existir e tudo aquilo que se diz respeito a sua personalidade. Literalmente “amam a deus sobre todas as coisas”, inclusive até sobre seus próprios filhos ou esposas. Concluindo, escrevo este livro pelo simples fato de desejar discutir novas ideias e mostrar um ponto de vista diferente. Este Ebook estará disponível no site do Recanto das Letras, página de autor http://www.recantodasletras.com.br/autores/BrunoPereira ou distribuo pelo meu email: [email protected] Ou seja, se você o está lendo neste momento provavelmente deseja conhecer um pouco sobre o ateísmo. Por questões de curiosidade ou apenas para fortalecer seus argumentos religiosos. E por que não? Eu coloco aqui diversos fatos científicos que com certeza servirão para fortalecer ainda mais suas teses. Deixe que tudo que escrevo passe por seu filtro mental. Tire aquilo que achar benéfico e rejeite o resto. O que desejo é apenas fazer com que vocês pensem um pouco. O que me diferencia de vocês é o simples fato de em um momento de minha vida eu ter tido o bom senso de ouvir as outras pessoas que não estivessem presentes nas igrejas. Tive o bom senso de ler livros que não estivessem com deus impresso na capa. Resumindo, tive a coragem de aprender e descobrir minha única verdade. Vocês têm a escolha de 1

Transcript of Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi...

Page 1: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

DISCURSO SOBRE A BÍBLIA E O ATEÍSMO

INTRODUÇÃO

Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é estritamente aquilo que eu penso. Você que está lendo isto agora, não precisa acreditar em mim ou aceitar o que está aqui. Eu não tenho o interesse em convencê-lo de nada. E nem tão pouco saio por aí pregando o ateísmo. Discuto apenas com aqueles que estejam dispostos a ouvir e serem ouvidos e, consequentemente, serem ofendidos em algum momento da discussão. Não que eu faria isso propositalmente, mas ao ofender a burrice das pessoas eu estarei ofendendo o “deus” delas. Isto porque os religiosos fazem de deus sua causa de viver, a sua razão de existir e tudo aquilo que se diz respeito a sua personalidade. Literalmente “amam a deus sobre todas as coisas”, inclusive até sobre seus próprios filhos ou esposas.

Concluindo, escrevo este livro pelo simples fato de desejar discutir novas ideias e mostrar um ponto de vista diferente. Este Ebook estará disponível no site do Recanto das Letras, página de autor http://www.recantodasletras.com.br/autores/BrunoPereira ou distribuo pelo meu email: [email protected]

Ou seja, se você o está lendo neste momento provavelmente deseja conhecer um pouco sobre o ateísmo. Por questões de curiosidade ou apenas para fortalecer seus argumentos religiosos. E por que não? Eu coloco aqui diversos fatos científicos que com certeza servirão para fortalecer ainda mais suas teses. Deixe que tudo que escrevo passe por seu filtro mental. Tire aquilo que achar benéfico e rejeite o resto.

O que desejo é apenas fazer com que vocês pensem um pouco. O que me diferencia de vocês é o simples fato de em um momento de minha vida eu ter tido o bom senso de ouvir as outras pessoas que não estivessem presentes nas igrejas. Tive o bom senso de ler livros que não estivessem com deus impresso na capa. Resumindo, tive a coragem de aprender e descobrir minha única verdade. Vocês têm a escolha de

1

Page 2: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

optarem por nunca aprenderem, mas se tentarem, o que perderão com isso?

O Gênesis

Vou começar pelo início, portanto nada mais adequado do que pelo Gênesis. Apenas repassarei o que está escrito de acordo com as crenças religiosas. Vou usar a lógica e o bom senso para encontrar algum sentido e coerência na história bíblica.

No começo do Gênesis diz: “No princípio criou Deus os céus e a Terra...”.

Vamos fazer uma prévia do que é Deus e a sua Criação:Deus é supremo. Ou seja, eterno, onipresente, onisciente;

e sabe do passado, presente e futuro.De acordo com os religiosos, Deus sempre existiu. (Apesar

de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes de criar o Universo? Nada?

Não fazia nada então um belo dia pensou: “Vou criar um Universo inteiro, gigantesco onde colocarei um planetinha chamado Terra”. (Nome dado pelos humanos, mas na frase é só para o planeta ter um nome).

“Depois criarei vida nele para que os seres viventes de lá me adorem como teu Deus. Se não adorarem, irão para o Inferno, se adorarem, irão para o paraíso comigo”.

Soa ridículo, não? Não estou dizendo que Deus pensou exatamente isso, apenas estou dizendo o que supostamente ocorreu antes da criação do Universo. Só não consigo crer que Deus tenha criado o Universo inteiro que é estonteantemente grande apenas para colocar a Terra. Se ele queria criar a vida, bastava criar a Terra e nada mais. Não há uma certa lógica nisso? Digam-me, qual a necessidade de galáxias com milhares de planetas a 500mil anos-luz de distância de nossa galáxia – a Via-Láctea – se era para ter vida somente na Terra?... Faz sentido?... Claro que não faz!... Nunca faz sentido!

Conversando com um amigo religioso certo dia, ele me surpreendeu não sabendo o que é Via-Láctea! Caramba!...

2

Page 3: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Será que ele não estuda? É tão difícil ir ao Google e digitar na barra de pesquisas: Via-Láctea?!

Por isso farei uma introdução sobre o Universo antes de continuar com esse tema.

O UNIVERSO

1 - Onde estamos? Estamos no planeta Terra. Um planeta razoavelmente

pequeno que está posicionado no terceiro lugar do Sistema Solar.

2 – O que é Sistema Solar?Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram em

torno de uma estrela específica, nesse caso, nosso sol. Nosso Sistema Solar é constituído dos seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. (Plutão não é mais considerado planeta).

3 – O que é Ano-luz?Vou explicar o que é Ano-luz porque muito religioso não

sabe. Ano-luz é uma medida de comprimento. A luz viaja a 300,000 quilômetros por segundo! Não é

quilômetros por hora é por segundo! No segundo que você pisca o olho daria para a luz dar 7 voltas completas ao redor do planeta. O que é inconcebivelmente rápido. Pois então, quando se diz que uma estrela está a 1 ano-luz em relação a Terra quer dizer que essa estrela está a 9,5 trilhões de quilômetros! Ou seja, longe pra C...! Isso se dá ao fato de que a luz em 1 segundo viaja 300,000 quilômetros, mas com 60 segundos ela viajará 300,000 quilômetros vezes 60 segundos que dar 18,000,000 milhões de quilômetros!

Portanto, concluindo, em um ano a luz viajaria 9,5 trilhões de quilômetros.

O sol está há 8 minutos-luz da Terra. Ou seja, aproximadamente 144,000,000 milhões de quilômetros! Se o sol se apagasse neste instante, as pessoas do planeta só notariam isso depois que se passassem oito minutos. Porque a luz proveniente dele ainda não teria nos alcançado.

4 – E onde está o Sistema Solar?

3

Page 4: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

O Sistema Solar está posicionado especificamente em um braço espiral da nossa galáxia, a Via-Láctea. É praticamente uma espiral constituída de sistemas solares, astros, nebulosas e todo tipo de estrelas que giram em torno de um núcleo super quente chamado quasar. Nossa galáxia é parecida com um redemoinho formado na água. Ou uma grande massa de sêmen. (Desculpem-me por isso, rsrsrs).

Então quando digo que a nossa galáxia possui 100,000 anos-luz de diâmetro ela possui 9,5 trilhões de quilômetros a que equivale há um ano, Vezes 100,000 mil! São tantos números que uma calculadora normal não conseguiria fazer essa conta. Nossa galáxia é grande não é? Mas ela não é a única. A cerca de milhares de galáxias a nossa volta, com sistemas solares e planetas.

Nossa vizinha mais próxima é Andrômeda é pode ser vista à olho nu em uma noite clara. Pois como podem ver, o Universo é enooorrmme. Mas não pensem que é todo organizadinho, há várias explosões a todo tempo. Estrelas explodem! Asteróides se chocam, galáxias inteiras se colidem e explodem em uma combustão de luzes infernal! Gases terríveis! Ácido Sulfúrico! Nítrico, Enxofre! Reações nucleares totalmente sem controle algum. Isso acontecerá com a nossa, mas não agora, só a milhares de milhares de anos, não se preocupem.

5 – Há vida em outros planetas?Eu acho que nunca podemos afirmar com plena convicção

se existe ou não seres inteligentes em outros planetas, contudo, com o tamanho inconcebível do Universo com suas milhares de milhares de galáxias, estas com suas dezenas de milhares de planetas, as chances são muito boas.

Na nossa galáxia, por exemplo, há centenas de milhares de planetas. Cada um com suas características próprias. Alguns, com algumas características semelhantes da Terra, mas não totalmente. Sabemos atualmente que não há vida nos planetas do nosso Sistema Solar - que já mencionei anteriormente -, mas como eu já disse, nosso Sistema Solar é só um insignificante conjunto de astros dentre trilhões de outros.

Mas quais seriam as condições exatas para que se existisse vida?

4

Page 5: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Muitos diriam que seria preciso que esse planeta possuísse condições exatas com nossa Terra, porém isso é apenas um modo de ver a questão.

Por que devemos presumir que apenas um planeta com características semelhantes ao nosso possa existir vida? Apesar de que, com o tamanho do Universo a possibilidade que em outro planeta possa existir seres que nos precederam as chances são bem ínfimas. São ínfimas, mas, existem. Essa probabilidade existe. É claro que ninguém pode afirmar isso com convicção. Isso nada mais é que probabilidade com estatísticas. Com o grande número de galáxias, sistemas solares e planetas as chances que um deles possa conter vida, seja ela qual for, são verdadeiramente muito grandes.

Existem bactérias, as Anaeróbias, por exemplo, que sobrevivem em lixo radioativo. E recentemente, descobriram uma nova bactéria que sobrevive em condições totalmente diferente da nossa.

Colocarei o artigo aqui para que possam entender:

Nova forma de vida na Terra foi descoberta pela NASA

Rio - Uma nova forma de vida na Terra foi descoberta por pesquisadores da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Apesar de não se tratar de um ET, já que o organismo foi encontrado na Terra, a nova bactéria, batizada de GFAJ-1, possui características que a diferenciam dos demais seres vivos. Ela substitui o fósforo, elemento essencial para a geração de energia, pelo arsênico, um elemento extremamente tóxico aos organismos vivos. Sabe-se que seis elementos químicos são essenciais para todos os elementos vivos na Terra: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. A bactéria descoberta pelos pesquisadores da Nasa substitui o fósforo pelo arsênico.

No entanto, o fósforo não é um elemento qualquer. Ele faz parte da molécula de DNA, que contém as características de cada ser vivo, e é o responsável pela geração de energia no metabolismo celular. A nova bactéria foi encontrada em um lago na Califórnia, chamado Monolake, altamente contaminado por arsênico. Poucos organismos vivos sobrevivem neste ambiente, como algas e algumas bactérias, chamadas de extremófilas por viverem em um espaço muito tóxico. A diferença do organismo descoberto para estes seres vivos seria o uso do arsênico em sua constituição orgânica, enquanto os extremófilos, assim como os demais seres vivos, usam o fósforo.

5

Page 6: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

O arsênico é um elemento venenoso para a maioria dos seres vivos. Quando um humano é contaminado por esta substância, suas células sofrem morte por asfixia e o tecido, consequentemente, morre por necrose.

"A descrição dessa bactéria é como se fosse um extraterrestre vivendo entre nós, porque ela tem um metabolismo totalmente diferente de todos os seres vivos que conhecemos até hoje", disse o astrônomo da Universidade de São Paulo (USP), Douglas Galante.

Sobre a importância da descoberta para a astronomia, a pesquisadora da NASA explicou que é uma expansão do conceito de meio ambiente habitável. Segundo elas, a descoberta lança um novo foco nas pesquisas espaciais, na qual elementos químicos e ambientes previamente inabitáveis ganham destaque. Desta forma, é possível que se ache vida em outros locais espaciais, antes não pesquisados pelos terrestres.

"A descoberta expande nossos conceitos sobre o que é vida. É possível que procuremos outras formas de vida fora da Terra", explicou Galante.

As pesquisadoras acrescentaram também que ainda é cedo para uma aplicação prática da descoberta. Segundo elas, a pesquisa ainda se encontra em um estágio muito inicial. Mas, em um futuro próximo, pode ser possível até mesmo o desenvolvimento de micro-organismos que não usem o fósforo em sua constituição para usos científicos e energéticos, por exemplo.

Como podem ver esse organismo não necessita de especificamente as mesmas condições para sobreviver, mas mesmo assim sobrevive. Por isso digo que é possível existir vida em outros planetas. Há uma grande probabilidade de que isso seja possível. Se abrangermos o maior número de planetas possíveis, as chances se tornam favoráveis. Então se alguém vier até mim e me perguntar se existe seres de outros planetas eu direi: “Quem sabe, talvez, é bem provável”.

Por que estou falando de Astronomia? Porque Astronomia explica muito sobre religião. É muito simples. Como eu disse antes, se Deus tivesse criado a Terra não precisaria de todo

6

Page 7: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

esse Universo para colocá-la. Pra quê?! A Terra em conjunto com o sol e a lua não nos provém condições adequadas para sobrevivência? Então qual o sentido de planetas a dezenas de milhares de anos-luz de nossa Terra? Estes planetas não têm nenhuma participação com a vida em nosso sistema solar. Por exemplo, no início do Gênesis diz que Deus criou as estrelas para iluminarem a Terra à noite, certo? Está lá, mas se refere às estrelas como luzeiros, pois o analfabeto do Moisés não sabia distinguir uma estrela de um Cometa. As estrelas que vemos no céu a noite de fato ajudam a iluminar a Terra, mas e estrelas de milhares de anos-luz de distância que não podemos ver?... Para que serviriam?... Com que propósito?... Nenhum propósito!... Raciocinaram?

Com tudo isso, digo que somos poeira diante da imensidão do Universo. Somos nada. Nada. Estamos aqui e pronto. Quando o sol se tornar uma Gigante Vermelha enorme, provavelmente engolirá os planetas do nosso sistema. Se os humanos estiverem vivos até lá, (Que eu duvido) morrerão todos e pronto. Acabou-se nossa história.

Portanto, caros religiosos, não sejam tolos e egoístas de acharem que o Universo inteiro foi feito para nós. E por que acham que um Ser Infinito precisaria de nosso louvor?... Porque ele nos ama, vocês diriam. Mas compreendam uma coisa, meus amigos, não foi Deus que fez o homem a sua imagem e semelhança, foram os homens que fizeram Deus a sua imagem. O amor, bondade, maldade, ódio, alegria, tristeza, inveja, ciúmes e todos os sentimentos humanos nasceram dos homens. Nós nascemos com essas qualidades. É a mesma coisa do Livre-arbítrio, que explicarei mais tarde. Nascemos com isso. Um animal tem Livre-arbítrio. Ele também faz suas próprias escolhas. E um animal vai pro paraíso? Respondam-me uma coisa, como seria o mundo sem Livre-arbítrio?

Já que eu mencionei o Paraíso aqui, gostaria de compartilhar com vocês um texto muito interessante que selecionei com relação a isso. Acompanhem:

Muito comum é a fantasia de existir vida após a morte; de existir um mundo paradisíaco, regado pelo princípio do prazer e onde não existe sofrimento; de existir a possibilidade de volta ao útero materno, uma espécie de parto ao contrário, onde não existem desejos e necessidades. Ao contrário dessas fantasias

7

Page 8: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

prazerosas, existem aquelas que provocam temor. O indivíduo pode relacionar a morte com o inferno. São fantasias persecutórias que têm a ver com sentimentos de culpa e remorso. Além disso, existem identificações projetivas com figuras diabólicas, relacionando a morte com um ser aterrorizante, com face de caveira, interligado a pavores de aniquilamento, desintegração e dissolução.

Isso é o que pessoas de mente fechada pensam da morte. Para eles (religiosos) é inconcebível aceitar o final da vida. Que tudo que fizemos durante nossa tenuosa jornada através da linha temporal da vida simplesmente vai acabar um dia. Eu sei que é mesmo difícil aceitar que batalhamos nessa vida, estudamos, trabalhamos e demos duro para um dia morremos sem levar nada. Você poderia pensar: “Caralho, ralei o cu a vida inteira estudando e trabalhando e agora que estou bem de vida, morrerrei e tudo ficará para os outros”?

Realmente é uma situação frustrante, mas as pessoas devem aceitar isso como um evento natural da vida. Nascemos, vivemos e morremos. O que nos diferencia dos outros animais é o fato de termos consciência de nossas mortes iminentes. Sabemos que um dia morreremos e isso traz temores, medos, dúvidas... Cof, cof... Superstições com relação a uma vida depois da morte...

O mais engraçado da questão dos religiosos terem inventado um paraíso, são as inúmeras contradições sobre a consistência do mesmo. Quero dizer, para uns, o Paraíso é de uma forma, mas para outros é completamente diferente. Alguns acreditam que o Paraíso é um lugar magnífico e sombreado onde sempre está nublado. Outros acreditam no contrário, que é um lugar magnífico, porém ensolarado o tempo todo... Rsrsrs... É para rir, não?... Vou explicar para quem não tenha entendido. O Paraíso se molda na cabeça das pessoas da forma que melhor lhes convém. Quem gosta de sombra sonha com um paraíso sombreado e quem gosta de sol sonha com um paraíso ensolarado. Seria o mesmo que sonhar com um paraíso repleto de loiras e outro repleto de morenas. Sinceramente, tenho pena de pessoas assim. No meu caso, eu odiaria ir para um lugar onde houvesse mato e grama e sol rios.

O paraíso para mim seria em um apartamento de um edifício grande onde eu teria uma vista magnífica de uma

8

Page 9: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

bela cidade tomando uma boa bebida enquanto minha mulher estivesse nua na cama me esperando. Brincadeira, religiosos...rsrs...

MALDADE E BONDADE

Os religiosos insistem em dizer que a maldade veio do Diabo, ou Lúcifer – que Deus criou e se recusa a destruir, ou não é capaz disso, ou são muitos amigos e disputam quem consegue mais almas, Rá! – mas isso é pura lorota. Como eu já disse, nascemos com isso. É a mesma coisa de quando já nascemos e procuramos os seios de nossa mãe. Isso está inato em nós.

Vamos voltar a alguns anos atrás, milhares na verdade. Dois homens pré-históricos completamente rústicos

saíram para caçar. Um deles voltou com muita carne de sobra enquanto o outro nada trouxe. O que nada trouxe tem muita fome e fica observando o outro comendo sua carne. E é naquele instante que o homem que tem muita carne percebe que seu companheiro tem fome. Então ele olha para o alimento em sua mão e entrega um pedaço ao seu companheiro. Isto, meus amigos, é bondade.

A maldade seria a mesma coisa. Um dos homens desfere um golpe contra o rosto do outro, este chora. Então o que bateu descobre que aquilo foi uma coisa ruim porque seu companheiro sentiu dor. Mesmo eles não tendo dado os nomes de bondade e maldade ainda assim sabem distinguir um do outro.

Lógico isso, não? Tudo se resume ao conhecimento. Estes homens da caverna ainda não tinham criado um Deus porque não tinham a capacidade intelectual suficiente para isso. Se surgisse um homem entre eles que repentinamente descobrisse o fogo, ele poderia intitular-se Deus para os outros homens. Estes homens seguiriam o que criou o fogo e lhe idolatraria. Isso tudo por falta de conhecimento. Estes mesmos homens que quando ouvissem raios e trovões lhe

9

Page 10: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

atribuiriam aos deuses. Eles correriam para suas cavernas com medo da ira dos deuses.

Nascemos Ateus mentalmente perfeitos, como explicarei mais adiante. Por séculos criamos vários deuses para explicar diversas coisas que não compreendemos. É normal isso. Quando me perguntam por que sou Ateu, eu digo que simplesmente não acredito em um deus a menos que você. Não é? Você acredita nos outros deuses das outras pessoas mesmo eles batendo o pé que estão certos?... Não. Não acredita. E o mesmo digo para eles. Pois bem, eu não acredito nesses outros deuses da mesma maneira que não acredito no teu deus. Tenho esse direito não tenho? Agora, quando vocês entenderem porque eu não acredito nos outros deuses, – que são muitos – entenderá porque não acredito no teu deus.

Agora vou voltar à discussão sobre o Gênesis:

No começo do Gênesis diz que Deus criou a Terra e ela estava sem forma e vazia. A Terra, no entanto, nunca foi sem forma. Ela nasceu de um núcleo esférico altamente quente resultante da mistura de gases. (Astrofísica e Astronomia comprovará isso).

Depois diz que havia trevas sobre a face do abismo. Que abismo?

(Eu sei que abismo. É porque naquela época as pessoas achavam que a Terra era plana e só ia até o horizonte. Logo depois dele, achavam que havia um abismo cheio de monstros e demônios).

Isso foi escrito pelo mesmo homem que inventou Deus. Um homem que não tinha nem um milésimo do conhecimento que temos hoje. Se ele escreveu tanta lorota no começo da Bíblia, como poderemos levar a sério o resto?

Mas esperem que tem mais...

No versículo 8 do capítulo 2 do Gênesis, diz: “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado...”. Como podem ver, diz: “O homem que havia formado...”.

Apenas um homem, nesse caso, Adão. Sendo assim, fica claro que não existiam outros seres humanos, repito: seres humanos no planeta até então. Estão acompanhando meu raciocínio até aqui? Bom. Então vamos continuar.

10

Page 11: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Eu coloquei ênfase nessa questão de não haver outros seres humanos antes deste trecho porque tenho uma pergunta ao qual nenhum religioso responde: De onde veio a mulher de Caim?

Caim deixou a presença de Deus e foi para Enode onde encontrou sua mulher e coabitou-se (Desceu a lenha) com ela. (Isto está na Bíblia, podem conferir. Minha Bíblia com tradução de João Ferreira de Almeida diz isso. Agora se você me disser que minha Bíblia está errada eu teria que pegar todas as Bíblias do mundo iguais e queimar, certo?) Pois então, Caim encontrou sua mulher que não se sabe o nome e nem de onde veio e (Fodeu) coabitou-se com ela. Foi mais ou menos assim: Ele encontrou a mulher no mato e deitou-se com ela. Mas de onde veio? Não cita a criação de nenhum outro ser humano que não seja Adão, Eva, Caim e Abel. A mulher de Caim simplesmente apareceu e com isso se fez uma baita genealogia totalmente falsa! Não sabemos de onde a mulher dele veio como podemos acreditar na genealogia então?

Sabem algo curioso que me intriga? Em pleno Século XXI, onde temos tecnologia avançada, nem com nossos cartórios de registros conseguimos descobrir quem são nossos antepassados, como aquelas pessoas analfabetas sem nenhum modo de registro conseguiam arquivar genealogias tão extensas? Eu nem sei quem é meu bisavô!

Eu apresentei um argumento muito bom nessa questão da mulher de Caim, não apresentei? E isso adiantaria para um religioso? Claro que não. Eu os conheço. Eles arrumariam as mais cabeludas mentiras e invencionices para explicar essa contradição tão visível. Qualquer ser inteligente que raciocine se ler a Bíblia comprovará isso.

Eu particularmente tive a sorte de encontrar religiosos católicos ou evangélicos que possuem um pingo de bom senso para concordarem comigo nesta questão. Eles me disseram que também não sabiam de onde veio a mulher de Caim, mas que mesmo assim acreditavam em Deus. Bom, já é um começo. Fico feliz por tê-los feitos raciocinarem pelo menos um pouco. Mas me digam, com toda a incoerência textual e contradições (Que são muitas) você pode mesmo levar a sério a Bíblia?

11

Page 12: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Dizendo a vocês que já passei dessa fase. Não acredito na Bíblia como não acredito em Deus. Vejam que é Deus em nome próprio. Já se perguntaram por quê? Porque Moisés (Que não há registros históricos de sua existência, apenas especulações) deu o nome assim. É Deus. Como João. Compreendem?

Agora continuarei falando sobre o Gênesis. Que a meu ver é o livro mais importante por se tratar do primeiro. E onde há as maiores fantasias hilárias.

No versículo 9 do Capítulo 2. Diz: “... e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal...”.

Sabe qual é essa árvore não sabem? Claro que sim. Pois bem, o que quero saber é o seguinte: Porque Deus colocou essa árvore no jardim se ele sabia que criaria Eva e sabia que ela comeria da árvore? Ora, nem adianta me dizerem que ele não sabia por que sabia! Vocês pregam isso o tempo todo! Ele é onipresente, onisciente, sabe do passado, presente e futuro. Se você negar isso, negar que dizem isso. Vocês estará sendo as pessoa mais hipócrita da face da Terra! Quantas vezes eu ouço pessoas dizerem: – Aah! Deus é tudo! Ele sabe tudo. Ele pode tudo! Há, há, há, há!!! Vocês caem em suas próprias contradições e se afogam em sua ignorância. E ainda acham que são inteligentes.

Portanto, resumindo, no momento que ele colocou a árvore, sabia do desfecho da história. Sabia que eles comeriam da árvore, sabia que os expulsaria do Éden e ainda tem a hipocrisia de expulsá-los do Éden dizendo que eles pecaram. Vê se pode?!... Como vocês não conseguem enxergar isso?!... São tão cegos ao ponto de não perceberem as lorotas sem pé nem cabeça que saem dizendo por aí?... Vocês pelos menos pensam antes de dizerem: Ah, Jesus é meu salvador!... Ele derramou sangue na cruz para me salvar!... Pombas!... Você estava lá?... Você existia?... Você pecou?... Pecou por quê?... Por que nasceu?... Aff. Desculpem-me, mas é muita burrice...

Sabem a resposta que ouvi dos religiosos sobre essa questão? (A que provavelmente vocês me diriam) Que Deus estava testando-os. Testando o quê?!... Testando o quê, porra?! Ele não precisa testar caralho nenhum, pois ele é onisciente! Ele saberia do resultado desse teste filho-da-puta antes mesmo de aplicá-lo, caralhoooo! Ele os criou!...

12

Page 13: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Oniscientemente no momento da criação sabia de seus defeitos e qualidades e da fraqueza da carne humana. É só para rir mesmo... Então toda vez que você sair por aí dizendo que ele sabe tudo, pode tudo, lembrem disso, ok?

Estão raciocinando até aqui? Tudo que está aí tem fundamento e lógica. Até agora eu não disse que há um gnomo morando na parede da minha casa, rsrsrs. Apesar de que seria bem legal se estivesse.

Vou falar do Livre-arbítrio. A coisa que vocês mais se enchem de orgulho para dizer. É tão chato quando ouço isso que me dá dor de cabeça. Toda vez que preciso discutir religião com algum religioso minha cabeça dói de tentar rebaixar meu intelecto ao nível dele. Não estou dizendo que ele é muito burro. Apenas dizendo que eles viajam tanto que não consigo acompanhar. Viajar mesmo. Acreditar em contos de fadas. Milagres. Oras, se eu aparecesse com um isqueiro na época de Jesus Cristo eu seria o novo filho de Deus! Há, há, há!

Mas voltemos ao livre-arbítrio. Vejam se há lógica nisso. Eu entro frequentemente em salas de bate papo onde discuto religião com as outras pessoas. Várias delas. Agnósticas, Ateus, Católicos, Evangélicos, Espíritas, Candomblés e por aí vai. Mas os religiosos são hilários! Muitos deles já me disseram a bobagem de que fomos escritos no livro da vida antes de nascermos e que Deus tem um plano na minha vida. Ou seja, minha vida já está toda planejada por ele, não importa o que eu faça. Certo, tudo bem. Mas onde diabos, (É só força de expressão diabo não existe) fica o livre-arbítrio nisso?!... Se está tudo planejado por ele como posso escolher?... Mas vai explicar isso para eles. Não escutam. Não aceitam. Definitivamente não raciocinam. Depois dizem que sou egocêntrico. E não é para ser?... Eu sou a minoria que evoluiu. Estamos um patamar acima dos religiosos. Somos pessoas totalmente livres de dogmas e temores. Não tememos nada que não seja físico e real, mas não vou falar dos Ateus.

Voltemos a Bíblia. A palavra de Deus inspirada a um homem analfabeto com o milésimo de conhecimento de uma de nossas crianças de hoje. Um suposto homem que talvez, quem sabe, tenha existido a centenas de séculos atrás.

13

Page 14: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Há outra parte bem estranha na Bíblia que diz que Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança...”.

Nossa quem? Não havia apenas um Deus? Então por que esse uso do plural aí?

Leiam essa contradição. É ínfima, mas bem estranha. É do versículo 17 ainda no capítulo 2 do Gênesis. Ela diz: “... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás...”.

Bem, como todos sabemos, eles comeram e não morreram instantaneamente. Quem sabe isso se dê ao fato de Moisés se um analfabeto que não conhece coerência textual. No entanto, se foi inspirada por Deus, (Sem testemunhas. É claro) seria natural que fosse perfeita. O que não acontece.

Recentemente fui surpreendido com uma pergunta de um amigo, no mínimo intrigante: – Bruno, se eles acreditam em Deus, por que igrejas têm pára-raios? (Eu só consegui rir mesmo).

O versículo 20 é de morrer de rir. Diz o seguinte: “Deu nome o homem (Adão) a todos os animais domésticos, as aves dos céus e a todos os animais selváticos...” (E os dinossauros? Ele deu nome também?).

O que há de estranho nesse versículo? Leia bem. Não conseguiu captar? Vou dizer. Em pleno ano 2010, com todo o conhecimento e tecnologia que temos, não somos capazes de conhecer todas as formas de vida do planeta, imaginem se Adão que se movia a 2 km/h saberia. É engraçado, não? Eu acho.

Mas ainda tem outra: Que animais domésticos se eles não haviam sido domesticados? Não se poderia saber quais seriam os animais domésticos se não havia animais domésticos. Ou Adão previa o futuro? Ai, ai... E tem gente que acredita na Bíblia.

Querem saber por que se encontram esses tipos de absurdos na Bíblia? É porque ela não foi inspirada por Deus porra nenhuma! O cara estava sentado numa pedra no meio do deserto do escambau e disse que um deus falou com ele através dele e escreveu o livro. O Gênesis é obsoleto. Escrito com pacato conhecimento por isso é essa merda mesmo. (Desculpem os fanáticos, mas não consigo ficar calmo falando disso).

14

Page 15: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

No começo do Gênesis, exatamente no versículo 2, diz que o espírito de Deus pairava sobre as águas. Agora, como o autor sabia disso é uma pergunta sem resposta. Mas não é isso que quero dizer. O versículo diz claramente até para os ignorantes entenderem que eram águas. Entretanto, para quem estuda Ciências Naturais, saberá perfeitamente que não era água e sim lava fervente. Pois não havia água na Terra ainda. Esta só veio milhões de anos depois. (Não sou eu que afirmo isso. Está até em livros de Ciência da 5º série. Ou a escola ensina errado?) Estudem como a Terra se formou e saberão. Falando nisso...

A Teoria Criacionista (Adão e Eva - que por sinal não se ensina na escola e sim o Darwinismo) diz que a Terra se formou a aproximadamente uns 4000 anos antes de Cristo, algo assim. Não posso afirmar com certeza porque não sou um historiador, entretanto, encontramos constantemente fósseis de dinossauros de cerca de 200 milhões de anos!!!... (Sem brincadeira, basta pesquisarem) Sem falar nos fósseis de hominídeos de 2, 4 milhões de anos!... Ou aqueles fósseis lá expostos nos museus para todo mundo ver é mentira?... Não duvido que os religiosos não acreditem neles, pois estão acostumados a acreditarem em seres invisíveis como Deus, Jesus, Santos, Fantasmas, Demônios e até em mula sem cabeça.

Por que ninguém duvida dos egípcios? Porque está lá para todo mundo ver as colossais pirâmides!... Ou é mentira também? Os Astecas? Maias? Incas? Está tudo lá!... Artefatos!... Ossos!... Arquiteturas!... Provas concretas!... Agora me digam, onde está o cálice de Jesus?... Ou a lança?... Ou melhor, ainda, pasmem com essa: Onde diabos desapareceu as tábuas da lei?... Aquelas pedras onde Moisés escreveu os 10 mandamentos. Por que um artefato como aquele, de valor incalculável em religião ou dinheiro simplesmente sumiu?... Pensem um pouco (Vocês não fazem isso) se eu fosse um religioso ficaria louco se soubesse que este artefato sagrado desapareceu sem deixar rastros. Simples. Não existe. Nunca existiu. Provem-me o contrário.

Onde foi escrito o Gênesis?... Estou falando do Torá, o livro original que se perdeu por ser tão frágil. Já se perguntou isso?...

15

Page 16: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

O Gênesis foi escrito onde hoje é o Iraque, irônico, não? O livro foi escrito lá, e é um lugar maldito como todos sabem. Guerras e violência. E foi ali, em um espaço muito pequeno, cercado pelos rios Tigre e Eufrates. Nem oceanos ou mares maiores o autor conhecia. Nem o rio Nilo! O maior do mundo bem ali pertinho, nem o Mar mediterrâneo e o Vermelho o escritor conhecia senão os teria mencionado. Mas não o fez. Leiam a Bíblia que saberão.

Isso, fanáticos religiosos, é para vocês verem a pobreza de conhecimento do analfabeto que inventou Deus. O mesmo Deus que você crer burramente só por preguiça de estudar e duvidar, e, é claro, medo do Inferno. Não sejam estúpidos. O inferno foi criado pela igreja católica apenas e simplesmente para forçar os fiéis a irem para a igreja. E funciona até hoje. He, He, He... Por que acham que diversas igrejas não acreditam em Inferno? Algumas sim. Outras não. E assim vão levando a vida. E essas malditas igrejas que queimavam e torturavam mulheres no passado. Torturas tão horríveis que lhes deixariam de cabelo em pé!

Vejam um trecho da Bíblia onde mostra que os ricos não vão para o céu. No novo testamento, no livro de São Lucas, Capítulo 28 Versículo 25 está escrito “... Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino dos Céus...”.

Eu preciso morder minha língua para não morrer de tanto rir dessa passagem... Eu preciso explicar porque eles escreveram isso na Bíblia? Acho que preciso, né? Já que vocês não raciocinam por conta própria.

SIMPLESMENTE PARA OS RICOS ENTREGAREM SUAS FORTUNAS PARA A IGREJA!

Até hoje isso acontece! Vejam a Universal, por exemplo. O negócio é o seguinte. Você é a melhor pessoa do mundo durante toda sua vida. Cumpre os 10 mandamentos, vai à igreja, paga seus dízimos, mas se for rico quando morrer... vai para o Inferno!!! Há, há, há, há!!! Viram? Crentes em Deus... Entreguem todo seu dinheiro para mim e sejam pobres. Vivam como eremitas! (Estou brincando. Porque do jeito que esse povo é fanático é bem provável que façam isso mesmo) O problema é que se esqueceu de dizer isso aos pastores e padres de igrejas porque são umas das pessoas

16

Page 17: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

mais ricas do mundo! Não preciso dizer nada de Edir Macedo, né?

Eu me canso de ouvir histórias do tipo: “Houve uma batalha no céu entre Deus e o Diabo. Deus venceu e jogou o Diabo na Terra”.

Puta que pariu! Deus ama seus filhos, viu? Com tantos planetas para ele jogar Lúcifer foi jogar logo no lar de seus filhos. Podia ter sido em Marte, ou Júpiter... Ah, me esqueci que o analfabeto que inventou essa história não conhecia esses planetas. E além do mais, quem vence não se proclama Deus? E se o Diabo tivesse vencido? Explicaria a desgraça que vivemos nesta Terra. Mas isso é para vocês que acreditam em Deus e Diabo. Eu não creio em nenhum dos dois.

Sinceramente... Estou cansado... Se eu for desmentir essa mentirada deslavada levarei a vida toda, mas acho que estou fazendo uma boa ação. Quero dizer a vocês que não saio por aí de porta em porta dizendo que Deus não existe. Só digo isso para quem está disposto a ouvir. Não faço como Testemunhas de Jeová que saem batendo de porta em porta falando de Deus. Por exemplo, aconteceu isso comigo dias atrás.

Eu estava em casa quando eles bateram em minha porta. Quando abri o portão olhei para o céu e murmurei: – Você tá de sacanagem, não é? (Estou brincando. Eu não disse isso).

Eles são tão espertos que colocaram sabem quem para falar comigo? Uma criança! Será que eles pensaram que eu daria mais ouvidos se fosse uma criança?! Tenha dó. A criança, uma menininha linda que fiquei com pena, me mostrou um folheto e começou a falar sobre Deus para mim.

– Você já conhece Deus? Tem uma Bíblia em sua casa?– Sim, conheço. E tenho uma Bíblia em casa. Eu preciso,

né? – respondi.– Então você sabe da importância dele...– Peraí... – eu falei – De que Deus estamos falando?– O nosso Criador – a garotinha respondeu assustada –

Está na Bíblia.Então eu disse:

17

Page 18: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

– Me deixa entender. Você está dizendo que acredita em um livro escrito a sei lá, trocentos anos atrás que fala de um Deus invisível que nunca dá as caras?

A garota ficou sem palavras e no final apenas me deu o folhetinho e foi embora.

Veem? Eles não possuem provas. A Bíblia não é uma prova. Eu mesmo posso criar um Deus agora, invisível também, escrever um livro, reunir seguidores e pedir a eles que passem de geração a geração e pronto! Está criado um novo Deus! (Ah, já fizeram isso... rsrss. Meu ídolo Bobby Henderson criador do Pastafarianismo. Pesquisem sobre isso, pois não vou falar disso aqui).

Foi assim que aconteceu. As pessoas têm a tendência a seguirem aqueles mais inteligentes e mais cultos e acreditarem neles. Como crianças acreditam nos pais. Por exemplo: Papai Noel.

Vou fazer uma breve prévia de como sua mente é escravizada por esse dogma. Raciocinem comigo. Deixem seus dogmas e temores de lado. Apenas leiam e tentem compreender. Ou é pecado ler também?

Você nasce. Então rapidamente seus pais te batizam em uma igreja e pronto. Está feito o primeiro elo com Deus, isso sem você ter consciência nenhuma, apenas te batizam sem perguntarem se pode ou não.

Mas antes o terreno é preparado com inúmeras fantasias que a maioria das crianças são induzidas a acreditarem. A fada do dente, por exemplo; quem nunca colocou um dente de leite debaixo do travesseiro e foi dormir ansioso para receber um dinheirinho? Bicho-papão, Pote em fim de arco-íris, Velho do saco... e por aí vai. São muitos. Alguns são desmistificados por nós mesmos à medida que vamos crescendo e começamos a pensar por conta própria, mas alguns, os que são induzidos, empurrados goela abaixo são muito difíceis de se escapar. O papai Noel então, o mais vilão de todos, pois é com ele que passamos de papai Noel para papai do céu e finalmente... Deus.

Em minha opinião, essa é a indução mais monstruosa que um ser humano pode passar. Eu não estou dizendo que nossos pais fizeram isso com o intuito de nos prejudicar. Eles fizeram isso, nos ensinaram sobre Deus para nos educarem

18

Page 19: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

porque seus pais – menos informados do que eles – também fizeram. E conseqüentemente os pais dos seus pais também fizeram o mesmo. Entenderam?... É uma corrente quase indestrutível de gerações. Quando somos crianças e alguém nos pergunta de que religião somos, respondemos prontamente mesmo sem entendermos bem o que é a religião e por que as pessoas têm religiões diferentes. Eu mesmo quando pequeno me perguntava por que existia a religião evangélica e a religião católica se o Deus era o mesmo. E o mais engraçado que me faz dar boas risadas nos dias de hoje: – Por que os evangélicos gritavam tanto nas igrejas? Deus é surdo?

Uma pessoa que tenha a coragem de se fazer mínimas perguntas como estas quando criança tem uma grande possibilidade de se tornar ateu algum dia. Isso porque se percebe que possui um raciocínio. Uma vontade de saber, de entender. Mas a religião não é isso. Eu sei por que já fui religioso e quem é, também sabe. A religião nada mais é, que crer sem compreender. Tudo é incompreensível na religião, incontestável, inquestionável. Deus não tem explicação. Nada tem explicação. Eu não consigo aceitar tal filosofia tão patética e tão ignorante. Ignorante mesmo! Burra!... É acreditar ou não. Aceite, e viva mais um pouco. Discorde, e queime no inferno quando morrer.

Como um Deus que me ama pode mandar-me para o inferno por não compreender algo referente a ele mesmo? Por que eu sou destinado a queimar em fogo eterno apenas porque tive o desejo de usar a inteligência que o bom Deus me concedeu? Faz sentido isso?... Bom, tirem suas conclusões.

Quando vocês crescem mais um pouco, depois do papai do céu, seus pais passam a falarem sobre Deus, na verdade eles nem precisam muito, pois a sociedade trata de fazer isso por eles. E isso é o maior erro da religião. Erro porra nenhuma. É uma verdadeira maldade com a mente humana. Quantos pais esperaram que um filho pensasse por si mesmo para depois falar de Deus?...

Sinceramente eu duvido muito que uma pessoa adulta, que nunca tenha ouvido falar de deus algum quando criança (A atriz Camila Pitanga é uma delas) e tenha vivido um pouco desta vida difícil, acredite que há um lugar – que não se sabe onde é – lindo, maravilhoso, cheio de coisas boas. E há também outro lugar – que também não se sabe onde fica –

19

Page 20: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

onde é um lugar horrível, cheio de castigos governado por um dos filhos do senhor do lugar bonito que se rebelou. (Estou me acabando de rir aqui). Às vezes eu divago muito, mas é natural quando se tem um raciocínio puramente lógico. Essa história toda é tão ridícula e ao mesmo tempo tão hilária que encontro contos de fadas mais coerentes do que ela mesma.

Foi contada dessa forma para mim, se foi diferente para vocês não me surpreendo, pois uma das características da religião é distorcer TUDO, mesmo sendo verdade ou não.

Lúcifer era um anjo que desafiou Deus. Deus o jogou na Terra – que seria o lar de seus filhos – como castigo. (Com tanto lugar para se jogar foi logo jogar onde ele oniscientemente sabia que criaria uma raça humana. Bondoso, não?).

Se tivessem me contado essa história de outra maneira talvez ficasse um pouco mais coerente. Se fosse Deus a nos castigar pessoalmente ao invés de manter um diabo para isso seria bem mais aceitável. Deus é bom, mas se você não lhe obedecer ele vai te jogar no inferno onde um Ser aparentemente poderoso, pois causa catástrofes aqui na Terra, te torturará por toda a eternidade. O que mais me espanta é que Lúcifer se contente em apenas torturar os filhos do senhor. Sério, pois se o diabo é tão maldoso e poderoso, por que não se faz presente – materialmente – aqui na Terra? Se eu fosse o diabo – alguns devem achar que sou por escrever essas coisas – arranjaria uma maneira de fazer coisa melhor do que entrar em corpos de religiosos em igrejinhas na Terra.

E já que toquei nesse assunto... Por que os demônios que estão nos corpos das pessoas só se manifestam quando elas estão nas igrejas? Essa, definitivamente, é uma pergunta a qual os religiosos nunca me respondem com lógica. Eu, você que está lendo isto, sabe que não há nenhum demônio em seu corpo. Eu sei disso. Sou Ateu e não há nenhum demônio em meu corpo. Nunca fui tomado por nenhuma entidade e nunca fiz nada que não estivesse em meu raciocínio e compreensão. E quero ressaltar a vocês que não bebo e não consumo nenhum tipo de entorpecente que afete minha lógica, ou seja, eu nunca fiquei fora de mim. Estou falando a verdade quem me conhece sabe. Eu nunca fiquei bêbado. É claro que já bebi vinho – em festas em fim de ano –, mas nada que me tirasse a razão. Cerveja nem pensar porque tem um

20

Page 21: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

gosto horrível de mijo e a maioria das pessoas só bebem por vício mesmo e nem sentem bem o gosto. Nada passa da necessidade do álcool gritando mais alto.

Eu desprezo, escarneço de pessoas que vivem para beber. Pessoas que na maioria das vezes que você encontra com elas, estão bêbadas ou com uma latinha de cerveja na mão. Alguns ainda são tão medíocres de exporem isso como se fosse a coisa mais magnífica que existe! Teve um dia que uma garota chegou até mim e disse que tinha bebido tanto na noite anterior que vomitara nos próprios sapatos e pensara que era chuva. Ela me contou isso rindo, toda orgulhosa esperando que eu desse uma estrelinha de ouro para ela. Eu simplesmente me afastei dessa garota, pois me recuso a ser amigo de uma pessoa assim. Podem falar que é preconceito porque é mesmo! Não há nada demais em beber, mas moderadamente e não fazendo disso um status na sociedade.

E quem diz que não tem nenhum tipo de preconceito está mentindo descaradamente. Todos temos preconceitos. E não estou falando de racismo, estou falando de preconceito. Pré-Conceito. Ou seja, julgar uma pessoa sem conhecê-la apenas por sua aparência, modo de vestir, de falar, situação social ou de se portar. Já que me considero uma pessoa íntegra e transparente direi a vocês o tipo de pessoas por quem eu tenho preconceito. Pessoas que a primeira impressão que eu teria delas seria a pior possível.

Tenho preconceito por drogado, bêbado, fumante, pessoas que escutam Rap, Funk, Hip-Hop, Etc.

Acho que é por isso que tenho tão poucos amigos. A questão é que sou muito seletivo, porém meus amigos são os de melhor caráter.

Odeio cigarros também, mas isso é natural. Um Ateu sabe que seu corpo é tudo que você tem então dificilmente fará algo para prejudicá-lo.

Você conseguiria absorver fumaça para seus pulmões sabendo que são eles que lhes provém a capacidade de absorver o oxigênio necessário para sua sobrevivência? Quando você se fizer essa pergunta (Eu acho) que entenderão o quão ridículo e babaca é, uma pessoa fumar ou beber. É engraçado como as pessoas se dizem religiosas, mas fazem as mesmas coisas erradas que as outras pessoas fazem. Todos os religiosos; repito: todos, são hipócritas para mim. E estou generalizando sim! Isso porque tudo que fazem ou é

21

Page 22: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

almejando uma recompensa futura, ou temendo um castigo. Quem não diga que é está mentindo porque é sim. Eles dão esmolas achando que Deus está olhando por eles. Não fazem determinadas coisas por que acham que Deus está olhando por eles. E quando cometem alguns atos ilícitos se fazem de tolos. Eu particularmente conheço várias pessoas religiosas que se dizem fiéis em Deus e compram produtos de roubos. Uma vez eu até perguntei a uma pessoa que tinha feito isto se ela achava que era correto. Ela me disse que não tinha sido ela que havia roubado então não era pecado. Mas é claro que não é pecado porque pecado não existe (Salvo na Bíblia), mas é imoral e ilegal. Se você compra um produto roubado está sugerindo que o ladrão continue a roubar porque tem pra quem vender. A pessoa que compra produto de roubo está sendo cúmplice de um crime. Isso porque muitas das vezes bandidos matam para roubar.

E o Ateu? Eu dou esmola (Nunca dou esmola, trabalho duro e o dinheiro é meu, porra) porque quero dar esmola. Se eu errar, errarei por meus próprios motivos e arcarei com as conseqüências. Contudo, sou muito pragmático em tudo que faço porque não aceito ser passado para trás porque sei que não há ninguém acima de mim. Não há nenhuma divindade que cobrará o prejuízo para mim. Com isso um Ateu dificilmente será passado para trás ou manipulado. Se eu achar que fui enganado, correrei atrás para garantir meu direito ao invés de me ajoelhar em um quartinho e pedir a um Ser inexistente que me ajude. Não culparei a falta de fé em Deus pelas tragédias – que todos estamos sujeitos sendo religioso ou não – que me acometerem e também não agradecerei a ninguém a não ser a mim mesmo porque saberei que batalhei para conseguir o que tenho.

Mais uma vez não estou generalizando, mas é incrível como a maioria das pessoas que conheço que se dizem religiosas são tristes, depressivas ou agressivas. Algumas passam suas vidas inteiras dentro de suas casas suspirando pelos cantos à espera que algo de bom caia do céu e mude suas vidas. Outras nem tentam conseguir algo melhor na vida. E como poderiam se as igrejas pregam que ricos não entram no céu? Vocês devem se lembrar do versículo de Lucas que coloquei anteriormente. Eu, por outro lado, corro atrás das coisas que desejo. Não fico suspirando pelos cantos reclamando da vida quando sei que para mudá-la só depende

22

Page 23: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

de minha força de vontade. E quando alguém me diz que eu não devo reclamar de minha vida porque há pessoas no mundo em situação pior, eu digo que eu reclamo sim; porque para crescer você deve olhar para quem está acima de você e não quem está abaixo, pois com isso você se contentará com o que tem e nunca crescerá e passará o resto da sua vida infeliz por ser pobre. E digam-me a verdade? Quem gosta de ser pobre?

Com tudo isso, dá pra acreditar que as pessoas vão para as igrejas e são tomadas por demônios? Falam em línguas estranhas? Que deus é esse que não protege nem seus fiéis de demônios?

Eu já disse para pessoas conhecidas minhas que eu desafio a qualquer pastor, padre, rabino o escambau que for, a tirar um demônio de mim. Rsrsrsrs... O coitado passaria vergonha, pois eu escarneceria dele na frente de todos.

Voltemos à questão da criação da concepção de Deus nas nossas cabeças...

Você começa a criar essa crença de que Deus existe ainda criança, quando sua mente é frágil, você nada sabe da vida. Seus pais te ameaçam quando você faz uma coisa errada. Eles dizem: – Papai do céu vai te castigar se você fizer isso. Quando na verdade eles deveriam dizer: – Não faça isso porque é errado. Não é bom. Você não gostaria que fizessem o mesmo com você.

Com isso você começa a criar sua própria fortaleza de ignorância. Contam para você coisas da Bíblia, milagres, falam de Jesus e por aí vai. Você ver na televisão, nas ruas, ouve as pessoas dizerem e automaticamente e imperceptivelmente você acredita. Acredita por que o Brasil te induz a isso. Acredita porque seus pais acreditam. Se você não acreditar é bem capaz deles te baterem. Então te mandam para a 1º Comunhão onde sua mente vai ser lavada mais um pouco. Ouvem histórias fantásticas que se mastigar a hóstia sua boca vai sangrar e tudo o mais.

Você faz Catecismo e Crisma. Com isso você envelheceu, sua mente está formada; e é praticamente impossível escapar dessa fortaleza religiosa. O Deus já está enraizado em sua

23

Page 24: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

cabeça. Toda vez que você tenta duvidar, sente o peso da culpa em suas costas. Tem medo de blasfemar e profanar.

Tem medo de tudo e com isso fecha os olhos e ouvidos. Mesmo quando você começa a estudar e seus estudos não batem com a Bíblia, mesmo assim você duvida.

Aconteceu com Charles Darwin. Ele descobriu tanta coisa que foi contra tudo que ele acreditava. Por muito tempo ele não tocou mais no assunto até que retomou novamente. E aí está a Teoria Evolucionista que predomina até os dias de hoje.

Aconteceu com Nicolau Copérnico (Astrônomo e padre) quando descobriu que a Terra girava em torno do sol. Escreveu um livro e pediu que o publicasse só depois de sua morte com medo da igreja. O próprio padre tinha medo da igreja! Sabe por que disso?

Porque no Velho Testamento em Josué, dizia que Deus deteve o sol e a lua para que Josué prosseguisse com sua vingança. Não se pode parar o sol porque ele não se move! É muito simples! Bem, se mover ele até se move, mas junto com a galáxia inteira! Por causa da expansão do Universo (Estudem Astronomia) Nesse caso, na Bíblia, diz que o tempo parou para Josué. Este é o livro em que vocês tomam como base para crerem em Deus. Se estava na Bíblia era verdade, por isso Copérnico não disse nada.

A igreja sempre foi um instrumento de violência e corrupção. Só não ver quem não quer. Quantas mulheres foram torturadas das mais cruéis formas na época da Inquisição. Mulheres queimadas ameaçadas de bruxaria. Pessoas mortas acusadas de blasfêmias e pactos com o demônio.

O mesmo Deus de Moisés em que você crer com tanta convicção é o mesmo Deus dos islâmicos. Aqueles mesmos filhos-da-puta que jogaram aviões sequestrados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center matando centenas de inocentes que não tinham nada a ver com nada.

Sabem por que fazem isso? Porque um babaca qualquer disse que se eles se matassem fazendo isso, iriam mais cedo para o paraíso coabitarem (Molhar o biscoito) com suas dezenas de virgens.

Essa porra de Alcorão, que é a mesma Bíblia, mas só muda algumas coisas, ensina as crianças a serem terroristas

24

Page 25: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

desde cedo. O Jesus de vocês para eles é Maomé. Mas é claro. Sempre tem que ter um herói na história. As crianças são obrigadas a decorarem o Alcorão aos cinco anos de idade! Eu fico revoltado com isso!

Sabem os pecados capitais? Aqueles da carne? Gula, Luxúria, Ganância... Etc. É porque numa época antiga, eles atribuíam tudo que é ruim a carne e tudo que é bom ao espírito. Sexualidade era luxúria. Fome era Gula. E por aí vai. Dezenas de mitos e mitos! Sobrepostos sobre os outros! Símbolos roubados! Falsas imagens! Falsas esculturas!

Quantas vezes somos surpreendidos na TV com imagens de Santos chorando sangue?! Caramba! Será que eles acham que somos tão burros assim?!

Estou cansando... Escrevo e escrevo e acho que isso tudo será em vão. Eles nunca vão me escutar. Pois o sugestionamento espontâneo da sociedade é muito grande. Fico feliz por ainda ter pessoas lúcidas e inteligentes neste mundo.

Há tantas questões sem sentido na história Bíblica em geral, que fico pasmo quando os religiosos enchem a boca para dizer: – É a palavra de Deus... (Porque alguém disse, pombas!).

Será tão difícil para vocês compreenderem que um belo dia, há aproximadamente uns 3000 anos atrás, um suposto Moisés disse oralmente, de boca em boca, que Deus havia falado com ele? Só depois que a escrita surgiu que ele passou para o papel. Peraí! Papel? Papel cacete nenhum. Era papiro. Um tipo específico de papel altamente frágil que se desintegrava facilmente. É isso mesmo. Não estou inventando nada. Ou vocês acharam na sua incrível ignorância que suas Bíblias eram cópias da original? Nada disso. São cópias de cópias de cópias! Foi manipulada e editada pelos padres católicos da época para se adaptar as crenças dos religiosos.

Ou seja, o que era considerado blasfêmia ou calúnia eles tiravam e lhe davam o nome apócrifo. Se vocês assistem jornais já devem ter ouvido falar dos evangelhos apócrifos encontrados. Os evangelhos excluídos da Bíblia que mostrava Jesus mais como um homem do que filho de Deus.

Lembrando-lhes que Jesus só foi considerado filho de Deus anos depois de sua morte pelo conselho de Nicéia. Uma

25

Page 26: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

cambada de padres se reuniu para votarem se ele seria ou não considerado.

Estima-se que cerca de 40 evangelhos apócrifos foram encontrados, porém eles contradizem tudo que conhecemos sobre Jesus e Deus por isso foram excluídos. São os únicos que escaparam de ser queimados pela igreja que, aliás, queimava tudo que não era considerado real e verídico por eles.

Se vocês estudaram história deve saber como os livros eram tratados antigamente. As bibliotecas eram lacradas e construídas em formas de labirinto (O filme O Nome da Rosa relata o que estou dizendo). Até colocarem veneno nas pontas das páginas dos livros para as pessoas não lerem eles faziam. Quando as pessoas umedeciam os dedos para passar as páginas eram envenenadas e morriam. Então os religiosos corriam espalhando que os livros eram amaldiçoados.

Você que está lendo isto, sabe por que não consegue duvidar? Não raciocinar?

Porque tem medo de concluir que é tudo mentira! Tem medo de concluir que está sozinho à própria sorte e desprotegido. E acima de tudo, tem medo de errar e amanhã ir para o inferno!

Mas quem inventou Deus, inventou o Inferno, o castigo pela desobediência e assim, a maioria, por medo rejeita a hipótese de eu estar certo e não existir nenhum Deus! Como você conviveria com essa ideia? Difícil, né? Eu bem sei disso. Passei por isso. Vou mostrar-lhes uma coisa absurda. Você trabalha no sábado? Se trabalha, saiba que teu Deus mandou apedrejar um homem por ele ter pegado lenha no sábado. Duvidam? Vou mostrar a passagem, pois gosto de mostrar.

Números do Antigo Testamento, capítulo 15, versículo 32 ao 36.

32 - “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.” 35 Então disse o Senhor (Deus) a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. 36 Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o Senhor (Deus) ordenara a Moisés.

26

Page 27: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Viram?! É esse o Deus de vocês? Que manda apedrejar um homem porque trabalhou no sábado? Então que se foda. Sorte de vocês que não há nenhum Moisés aqui por perto, pois muita gente morreria apedrejada. Eu já vi um apedrejamento na Internet e garanto a vocês, eu preferiria ser enforcado a morrer apedrejado. Não é nada bonito de se ver.

Querem mais? Querem ver o que Moisés, o escolhido do seu Deus fazia? Ele matava todos que discordassem dele. Não poupava nem mulheres e crianças. As mulheres virgens, no entanto, ele entregava para os guardas se deliciarem (Meterem a língua) com elas. Não acreditam? Vou mostrar o versículo:

Números, Antigo Testamento, Capítulo 28 Versículos 17/18

17 - “Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele”;

18- “Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros.”

Está aí, basta lerem a Bíblia.Saibam de uma coisa por último. O Deus de vocês (Que

quero distância) não é o único no mundo. E eu não sou o único Ateu no mundo. Existe mais de 2.000 religiões no mundo e 10.000 seitas! 6.000 seitas na África e 1.200 nos Estados Unidos! (Informação do centro Apologético Cristão) E há aproximadamente 15 milhões de Ateus no mundo ou sem religião. E o Deus de Moisés só é adotado por 2/6 da população mundial. Ou seja, quase nada. Então pensem bem antes de acharem que seu Deus é o único e pensem antes de saírem por aí falando bobagens. Outro religioso afirmaria que o Deus dele é tão real como você afirma que o seu é. Eu, por outro lado, tenho sorte, pois não acredito em nenhum.

COMO ME TORNEI ATEU

Eu me tornei Ateu há pouco tempo. O que é muito bom, pois posso me lembrar da forma ridícula que eu me comportava quando era religioso. Podem acreditar, quando

27

Page 28: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

nos tornamos Ateus, vemos o mundo de uma forma bem melhor e bem mais humana.

Eu vim de uma família católica, fui batizado e desde cedo conheci a Bíblia e sua história, bem como a de Jesus Cristo. Quando criança, frequentei a igreja católica e fiz a Primeira Comunhão. Eu seguia as doutrinas de minha religião da melhor forma possível. Foi uma experiência bem difícil. Ao invés de entendimento, vinham mais dúvidas ainda. Eles me diziam que eu não podia fazer aquilo porque iria para o Inferno, não podia fazer isso, pois também iria pro Inferno. Eu deveria seguir 10 Mandamentos ou seria mandado para o Fogo Eterno. E caso não acreditasse nesses 10 Mandamentos, também seria mandado para o Fogo Eterno. Para mim, aquilo era mais como uma prisão do que uma coisa boa.

Um dia perguntei para um familiar se uma pessoa que nunca havia ouvido falar de Deus iria para o inferno. Ele respondeu que não iria. Então eu pensei que seria bem melhor se eu nunca tivesse ouvido falar dele. Mas isso não fazia sentido algum, pois se Deus tinha nos criado, nós deveríamos sentir isso, mesmo nunca tendo ouvido falar dele. Não é mesmo?

Também tinha as dúvidas em relação às outras religiões. Havia várias outras religiões e isso me deixava muito curioso. Candomblés, por exemplo. Eu não sabia o que era, mas quando perguntei para um religioso ele me respondeu que era coisa do Demônio. Que eles pregavam para o Demônio. Naquela época eu não tinha nem um pingo do conhecimento que tenho hoje então aceitava tudo facilmente. Como vocês, religiosos, aceitaram. Essa é a famosa Lavagem Cerebral de que tanto falo. Quando digo Lavagem Cerebral, imediatamente vem história de Ficção Científica à mente, mas não é nada disso. Lavagem Cerebral funciona da seguinte forma: Uma pessoa de mais conhecimento tende a manipular a de menos conhecimento. Nesse caso da religião, eles usam o medo do Inferno para fazerem essa lavagem. É a arma mais poderosa deles. Quando eles tentam colocar em suas cabeças uma coisa e não conseguem, apelam para o Inferno. Aí te dizem coisas absurdas! Te dizem que se não aceitarem Jesus na sua vida não serão felizes, que sua família sofrerá com doenças horríveis e que você irá para o Inferno. Isso é

28

Page 29: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

MANIPULAÇÃO. Eles usam sua fé contra vocês mesmos. Eles usam os seus medos contra vocês mesmos!

Eu sou Ateu e sou muito feliz! Estou aqui até hoje! Mas não pensem que fico livre de doenças e tragédias por que não fico. Isso faz parte da vida. A vida é assim e pronto. Todos estamos submetidos a sofrermos essas coisas. A causalidade nos faz isso. Se você já estudou probabilidade vai entender do que estou falando. Tudo é probabilidade de se ocorrer um evento ou não. Se você anda de motocicleta ou carro a grande velocidade, está sujeito a uma probabilidade maior de sofrer um acidente. Se for devagar, a probabilidade é menos, mas mesmo assim está lá. Mas já pensaram nas outras pessoas? Uma pessoa no trânsito que possa ter acabado de ser demitida de um serviço, ou uma pessoa que dormiu mal, brigou com o companheiro, todas essas coisas estão sujeitas a aumentar sua probabilidade de acidente. Você pode estar andando devagar e seguindo as normas, mas as outras pessoas fazem parte de seu Universo de causalidade por isso pessoas morrem sem culpa alguma. Basta assistirem jornais para vocês verem. Isso é tudo probabilidade. Não tem nada de divino nisso, não tem nada de Diabo nisso, e não tem nada “do dia da pessoa morrer”. Como explicar um avião que despenca do céu e mata centenas de pessoas? Dentre uma dessas pessoas há algumas que foram fiéis a Deus em todas suas vidas, mas mesmo assim morreram. Será que Deus não tem capacidade de salvar todos seus fiéis? Ou pelo menos lhes darem uma morte menos horrível? E o teto de uma igreja que cai sobre a cabeça de seus fiéis? Nem nas igrejas eles estão seguros?

Sabem o que os líderes religiosos fazem quando isso acontece? Eles dizem que é falta de reza, e falta de contribuição para a igreja e que os fiéis estão pecando muito. Puta que pariu! Eu sou Ateu! E não tem teto nenhum caindo sobre minha cabeça! Mas não estou livre disso, é tudo causalidade.

Se existe o dia da pessoa morrer, quando eu pegasse uma arma e atirasse contra sua cabeça você sobreviveria, certo? Errado. Você morreria! Não importa o quanto é fiel a Deus ou não. É claro que há uma probabilidade da arma disparar ou não. Mas se eu atirar de novo, com certeza você morrerá.

29

Page 30: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Você pode atribuir essa probabilidade a Deus, no entanto, não pode provar.

Eu tenho uma ótima teoria para quando os religiosos caem na bobagem de dizerem que existe o dia da pessoa morrer, ou seja, se não for o dia de você morrer, mesmo tendo sido decapitado ficará vivo.

Tenho um amigo, um idiota completo, que afirma que existe o dia da pessoa morrer. Então eu falei para ele: – Tudo bem. Traga-me uma arma e me deixe atirar contra sua cabeça, se hoje não for o dia de você morrer, a arma não vai disparar.

É claro que ele não quis fazer a experiência. Então eu disse para ele: – Uah? Não tem fé em Deus, não? Vamos testar.

Então ele disse:– Não se pode tentar Deus.Eu falei para ele que ele não estava tentando Deus coisa

nenhuma porque quem iria disparar a arma era eu, mas mesmo assim ele não quis. E você? Aceitaria? Ainda acredita no dia da pessoa morrer? Vai continuar espalhando essa bobagem por aí? Se ainda não está satisfeito vou propor outra teoria:

Durante uma semana nenhuma pessoa morre. Então em um dia, pegaremos 10 pessoas e colocaremos em fila com 10 atiradores. Então eles disparam. O que acontece? Provavelmente 8 das pessoas, se não todas, morrerão. E se fizermos a experiência no outro dia, e no outro dia, o mesmo acontecerá. Raciocinaram? Se ainda assim vocês acreditarem nessa lorota, isso mostra que não raciocinaram nada.

O Ateu tem a maior arma contra os religiosos. A falta de evidências de vocês é nossa maior prova. Todas suas teses são movidas a fantasias ilusórias, coisas sem pé nem cabeça. Eu estou pronto para responder concretamente quaisquer perguntas que os religiosos elaborem, pois tenho conhecimento acumulado. E vocês? Sem ofensas, mas é cada uma que ouço de um religioso. Eles não estudam e querem discutir. Passam suas vidas inteiras lendo a Bíblia e indo para a igreja, não se atualizam com a sociedade. (As igrejas não deixam) Vivem em uma espécie de isolamento.

Já ouvi dizer que religiosos não acreditam que dinossauros existiram. Deu-me vontade de dizer para ele, mas não tive a oportunidade: – Se você não acredita em dinossauros, tire seus filhos da escola então. Estudar pra quê, né? Já sei o que

30

Page 31: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

você faz, pegue sua Bíblia e ensine seu filho em casa mesmo. Porque escola mente, não é mesmo? Cientistas, Biólogos, Arqueólogos, Historiadores, Pesquisadores são todos mentirosos!!! Os religiosos super inteligentes é que estão corretos. Todos aqueles fósseis são falsos!

Eu não agüento, realmente não agüento. Burro querer discutir. Ai, meu Deus... (Força de expressão) Isso não para por aqui... Eu conheço religiosos – que não citarei o nome por uma questão de respeito – que benzem água pelo rádio ou ainda pela televisão. Citando propositalmente o canal da Rede Record. Digam-me se não é para rir? A pessoa vai lá durante o programa religioso, coloca o copo D’ água próximo ao rádio ou televisão, e espera enquanto um pastor babaca que só quer seu dinheiro diga algumas palavras. Então ele acredita que a água foi benzida! Vai ser burro assim no quintos dos infernos! Não, e ainda tem pessoas que pegam esse copo de água supostamente benzida e sai jogando um pouquinho em cada água da casa achando que vai contaminar todas as águas e assim benzer todas as águas. Água é água, porra! H2O!!! Pegue essa água benzida e examine em um microscópio! Você verá que é apenas água. Mas deixa eles... Coitados... Iludidos...

E não é apenas água. Eu também já vi fotos, chaves de carros, roupas e outras coisas pessoais. Como se ao levar esses objetos para a igreja eles supostamente fossem inundados com uma força espiritual protetora. Ou este Deus dos cristãos também protege você enquanto está no trânsito? E aqueles asnos de jogadores de futebol que fazem uma prece antes de um gol? Peraí! Deus ajuda em jogos também? Se for, vou ali rezar para ganhar na Mega-Sena... Há, há, há, há!!! Aposto que até os traficantes de drogas rezam antes de meterem balas contra a polícia. O que é engraçado porque os policiais também rezam antes de entrarem nas favelas. Então Deus protege quem? O que rezar melhor? Então vocês me diriam que Deus seria justo com cada um. O que é justiça? Um policial morrer nas mãos de um traficante de drogas? Uma pessoa totalmente fora das leis de Deus e dos homens?

Diga a criança que perdeu seu pai em uma dessas guerras urbanas que foi assim porque Deus quis! Não invente historinhas como Papai do Céu levou seu pai para um lugar melhor. Apenas diga que o bandido matou seu pai. Que Deus não o protegeu e deixou que um bandido o matasse.

31

Page 32: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

São tantas coisas idiotas e absurdas que nos provam que Deus não existe que fica difícil lembrar de todas elas. No entanto, eu sei que isso é uma questão de fé. Afinal, fé é nada mais que crer em algo inexistente, imaterial, inodoro e invisível. Quero dizer a vocês que respeito a fé dos outros. Respeito sua opção de acreditar em Deus. E sei também que isso é muito benéfico (Minoria) para algumas pessoas. O que não aceito é burrice.

O que é burrice para mim? Burrice é um religioso crer ao mesmo tempo que descendemos de Adão e Eva e crer também que evoluímos dos macacos. Peraí, porra!... Isto não existe!... Se você que está lendo isto é uma dessas pessoas, saiba que você é muito ignorante (Burro). Não existe parceria entre Evolucionismo e Criacionismo. Definitivamente nada! São duas coisas completamente distintas. Duas teorias sobre a origem da espécie humana totalmente e irredutivelmente distintas!... Você não pode acreditar em Deus se adere ao evolucionismo. O evolucionismo é simplesmente a carta inferior de uma pirâmide de baralho que sustenta a crença em Deus. Se você escolhesse essa carta, estaria derrubando a pirâmide. Ou seja, se você crer no evolucionismo, está simplesmente negando a história bíblica de Moisés que Deus criou Adão e Eva. Sendo assim, não aceita um fato bíblico defendido fortemente pela religião cristã. E se não aceita o primeiro livro que mencionou Deus, como pode aceitar todo o resto?

Se eu te contasse uma história e lhe dissesse que a primeira parte dela é mentira, você acreditaria no resto? Confiaria que eu estaria te contando a verdade a partir daquele momento? Bem, sendo mais suscetível, você até poderia crer em mim se me conhecesse e confiasse em minha palavra, mas a diferença é que você sabe quem está contando a história. Eu estou vivo bem na sua frente em carne e osso. Podemos dizer o mesmo de um homem que supostamente viveu há milhares de anos atrás que nem seus antepassados mais longínquos conheceram?... Por bom senso, digo que não.

Outra coisa que considero burrice? Muitos religiosos não crerem que os dinossauros existiram mesmo com tantas provas e fósseis incontestáveis.

32

Page 33: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

O infeliz acredita em um ser superior onipotente, onipresente, que sabe do passado, presente e futuro, mas não acredita em dinossauros... Ai, ai...

Voltando minha vida quando ainda era religioso... Um dia

perguntei para meu Catequista quem havia criado Deus. (Desde pequeno eu raciocinava) É claro que ele me respondeu que ninguém o havia criado porque sempre existiu. Eu, ignorante ainda, aceitei. E como não aceitar se eles me diziam que se eu ficasse perguntando essas coisas ficaria louco? Manipulação, lembram?

Os religiosos afirmam o tempo todo que o Universo não poderia ser criado do nada. Eu como Ateu não afirmo isso. Não sei como o Universo foi criado como nossos cientistas também não sabem. É claro que há a Teoria do Big-Bang que acredito, mas ainda não sabemos o que causou essa explosão. Há sim, uma resposta. Eu não sei, nem você sabe. Mas não invento! Ao contrário dos religiosos que acham que a resposta está com homens rústicos e ignorantes de 4000 mil anos atrás! Eles podem dizer que nada se cria do nada, mas deixe-me perguntar para eles como Deus se criou então. Tem algumas respostas mais engraçadas que eu selecionei:

PERGUNTA: Quem criou Deus?1 – Deus se auto-criou. (Hã? Hã?)2 – Deus sempre existiu. (E o que fazia antes de criar o

Universo? Nada?).3 – Ficava preparando o Inferno para quem fizesse essas

perguntas. (Essa nem tive coragem de comentar)4 – No começo era o Verbo... E o Verbo se fez presente...

(Fumou maconha? Só pode).5 – Deus é sem explicação. (Essa é minha preferida. Só

para os tolos e ignorantes).Viram o que passa na cabeça deles? Nada. Vento. Eu sei

quem criou Deus. Foram os homens. Não foi Deus que fez o homem a sua imagem, foram os homens que fizeram Deus a sua imagem. Provem-me o contrário.

Com o tempo outras coisas surgiram. Anjos da guarda, Santos, Demônios, fantasmas, Espíritos e todo tipo de mito ridículo. E eu acreditava. Acreditava, pois era forçado a acreditar.

33

Page 34: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Teve um dia, foi bem naquela época que lançaram o filme Paixão de Cristo, eu fui assisti-lo na casa de um amigo e chegando lá, ele me disse que todos que assistiram ao filme choraram. Antes de começar o filme ele me disse ainda que se eu não chorasse, eu não amava Jesus. Sabem o que tive que fazer? Óbvio. Forcei uma maldita lágrima a sair dos meus olhos para não desapontar meu amigo e me sentir endemoniado. Essa é indução por sugestionamento! É o que os religiosos fazem o tempo todo! Eles usam suas crenças contra vocês mesmos!

Lembro-me de um dia em que eu cismei de ler a Bíblia toda, do começo ao fim, mas fui surpreendido por minha avó que me disse que eu não poderia lê-la daquela forma. Por quê? Era só um livro. O que aconteceria? Ela pegaria fogo em minha mão? Por isso um dia peguei a Bíblia escondido e li todo o Apocalipse. Fiquei horrorizado e chocado. Nem preciso dizer as barbaridades ali escritas.

O tempo passou e continuei minha crença em Deus porque todos que eu conhecia acreditavam. Contudo, aos meus quinze anos, conheci o primeiro Ateu de minha vida. Fiquei assustado, ri pra caramba dele e de sua ignorância, mal sabendo que o ignorante era eu. Entretanto, antes que eu conhecesse esse Ateu que me mostraria o caminho para o ateísmo, trabalhei em um local que mostrou muito sobre religião.

Foi aos quatorze anos de idade, arrumei um emprego em uma loja de presentes onde a dona era uma evangélica fervorosa. Sabem o que tive que fazer para conseguir o emprego? Tive que mentir. Tive que dizer que era evangélico e frequentava a igreja, pois a dona só aceitava candidatos assim.

Será que ela achava que uma pessoa de outra religião era do mal? Bandida? Eu não sou assim e nunca fui. Aliás, tenho orgulho de dizer que sou muito melhor do que muito religioso que conheço por aí. Sou uma pessoa de bom caráter e muito atencioso com meus amigos, apesar de eu ser bem anti-social. Não frequento lugares ruins e nem convivo com pessoas assim. Isso mostra que a religião não define o caráter da pessoa e sim o costume. Conheço muitas pessoas que se dizem religiosos, por exemplo, que até aceitar produtos furtados aceita. Não estou generalizando e dizendo que todos são assim, mas isso serve para mostrar aos religiosos que

34

Page 35: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

pessoas sem Deus não é necessariamente uma pessoa ruim. Ou vocês acham que estou escrevendo esse livro para prejudicar as pessoas? Tudo que quero é apagar essa má imagem que as pessoas têm dos Ateus e Agnósticos. E, é claro, mostrar uma nova filosofia que não seja a dos cristãos. Vocês até podem continuar acreditando em Deus, mas devem pelo menos ouvir os dois lados. Leiam a Bíblia, ouçam os Ateus e compare. Se mesmo assim continuar acreditando em Deus, isso é uma escolha sua. Agora, julgar sem conhecer soa ridículo. Eu, por exemplo, leio a Bíblia frequentemente para fortalecer meus argumentos e a convicção de que Deus não existe. Como também já a li para convencer-me de que Deus existe, mas isso não deu certo.

Agora, continuando... Eu queria mostrar um exemplo de que como a religião não ajuda em nada aqui no Brasil. Como eu já devo ter dito, o Brasil tem 98% de crentes em Deus e mesmo assim é do jeito que é. Olhe nas favelas, por exemplo, a maioria se não todos, acreditam em Deus e isso ajuda de alguma coisa? Seja sincero. Ajuda? Claro que não. Bastam prestar atenção as músicas desses bandidos que nos assaltam, matam nossos familiares e prejudicam nossas boas vidas. Já ouvi muitas letras do tipo: “Com fé em Deus vamos conseguir, mano... Vamos lá e vamos conseguir...”.

Ou seja, conseguir roubar. Conseguir matar. Eles se acham prejudicados e acreditam erroneamente que Deus está do lado deles. Muitas dessas pessoas nem lerem a Bíblia leem. É como uma famosa mensagem de um Ateu que está no fim deste livro que você comprovará mais tarde: “Se mais cristãos lessem a Bíblia de fato, mais cristãos não acreditariam nela”. É o mais óbvio de tudo! Eu digo ler a Bíblia e compreender. Não apenas ler e fechar os olhos para as coisas sem sentido que lá existem. Se você quiser pode olhar essas frases agora. São curtas e mesmo assim são muito mais lógicas do que muitas coisas que ouço dos religiosos.

Nesse serviço de qual eu estava falando, na loja de presentes, vi e ouvi coisas bem engraçadas. O rádio ficava ligado durante todo o expediente de serviço em estações religiosas. A igreja de minha patroa, simplesmente proibia que seus fiéis ouvissem estações mundanas, assistissem

35

Page 36: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

programas de televisão que não fossem religiosos, e também não podiam ler nada mundano.

Isso porque eles não queriam que seus seguidores soubessem da verdade! Eles não queriam que seus ricos contribuintes tivessem acesso a outros meios de informações! Eles não queriam que seus seguidores pelo menos duvidassem de suas doutrinas. Isso é bem lógico, não?

Falando nisso, em minha opinião, as igrejas não deveriam exigir dinheiro. Isso é totalmente errado! Eles vendem contratos de lotes no céu as quais as pessoas só vão receber depois que morrerem! E quando morrerem nunca poderão voltar para dizerem se foram enganadas ou não. Rsrsrsr... Eu até faço uma brincadeira quando discuto isso nos sites de discussões. É uma brincadeira, não estou afirmando que seja verdade, é apenas uma gracinha que faço. O religioso morre, e por questões de segundos descobre que Deus não existe. Então ele falaria: – Droga! Enganaram-me!

O Ateu seria assim: – Há, há, há! Eu estava certo! Estou brincando, mas nessa questão da igreja te enganar é

a pura verdade. Eles te fecham numa fortaleza onde você não pode sair, pois te ameaçam com castigos divinos! Eles não querem que vocês encontrem pessoas como eu (O que é raro) para abrir-lhes os olhos. Mostrar-lhes que sua religião não é a única. E falando nisso... Existem também outros deuses, mesmo vocês não se importando ou pesquisando para saber se é verdade ou não. Alá (Islamismo), Shiva (Hinduísmo), Etc. Colocarei aqui um pequeno artigo do que chega a ser Shiva para vocês terem uma ideia:

Conhecido como MAHADEVA, o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, SHIVA, é o deus da renovação. Às vezes ele é visto como NATARAJA – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais. Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação. .Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que SHIVA domina todas as riquezas naturais. As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. SHIVA é o

36

Page 37: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos mui facilmente. Às vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. SHIVA é o senhor de DURGA – a deusa da natureza material – e é transcedental a qualquer desejo ou ilusão material. Ele é o pai de Ganesha – o deus da boa sorte e prosperidade.

De acordo com as escrituras Védicas, SHIVA é o símbolo máximo da potência masculina. Em seu planeta, a montanha KAILASA, existem apenas entes femininos, e quem quer que pise na terra dele, imediatamente se transforma em mulher.

SHIVA possui um terceiro olho que sempre permanece fechado, pois no momento em que abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. Dizem os orientais que SHIVA protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males

E aí? Acreditam nisso? Tenho certeza que vocês não acreditam e, no entanto,

vocês acham que os hindus acreditam no Deus de vocês? Contudo, se vocês tivessem nascido na Índia acreditariam

em Shiva da mesma forma que acreditam em Deus. Então, como podem afirmar que o Deus de vocês é verdadeiro? Por que não Shiva? Rsrsrss... Como eu já disse, eu tenho essa sorte, pois não acredito em nenhum deus e não acredito no teu deus também. Quem é mais racional?

Acreditar em um deus é normal. Não há nada de errado nisso. Mas crer cegamente, tentar impor, e discriminar as outras pessoas por não creem nele, isso sim é errado.

Agora o mais importante que mostrará a vós, o porquê do Ateu. Como eu já disse anteriormente, mas vou repetir por uma questão de conveniência:

Existem mais de 2.000 religiões no mundo! 2.000! Ou seja, 1.999 religiões não acreditam no teu Deus da mesma forma que vocês não acreditam nos deles. Você baterá o pé, que sua religião é a verdadeira, porém eles farão a mesma coisa. O que me diferencia de você? Simples. Eu apenas não acredito em todos esses deuses que vocês não acreditam menos o

37

Page 38: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Deus de vocês. Não há lógica nisso? Um Deus a menos. Simples.

Existem também mais de 10.000 Seitas no mundo. Sabem o que é uma seita? Uma seita é um grupo de pessoas que acreditam em uma determinada coisa e fundam uma organização para isso. Por exemplo, Maçonaria, os Iluminates extintos, e por aí vai.

Há 6.000 Seitas na África e 1.200 nos Estados Unidos. (Informações do Centro Apologético Cristão. Esse é o site para quem queira conferir por conta própria: http://www.cacp.org.br/index.html)

Agora que vocês viram que o Deus de vocês não é o único, compreendem porque vocês não podem afirmar com tanta convicção que ele é verdadeiro? O fato de você crer nele não o faz verdadeiro. Vocês já conheceram as outras religiões? Claro que não. Vocês não tiveram essa oportunidade, mas a Internet está aí para mudar isso. Vocês só acreditam nesse Deus de Moisés porque nascerem no Brasil! Entendem?

Quando Cabral chegou ao Brasil, ele encontrou os índios. Eles tinham suas próprias crenças e seus próprios deuses. Mas eles destruíram as crenças dos índios. Destruíram suas estátuas, artefatos e pregaram o Catolicismo. Os índios acreditarem em um deus qualquer é absolutamente normal, como eu já devo ter dito. O ser humano tem a tendência de procurar as respostas das coisas que não compreendem em deuses diversos.

Como na mitologia grega, por exemplo. Tinha um deus para cada evento da natureza sem explicação. O sol era puxado por uma carruagem com o deus Apolo. O deus do céu era Zeus, o do mundo inferior era Hades. A natureza pertencia a Hera e por aí vai. Mas esses deuses já foram desmistificados há muito tempo com o avanço de nosso conhecimento. E não fiquem tristes com o que estou dizendo, mas o de vocês também. Pesquisas já comprovam isso.

Retirei isso de um site da Internet:

“Eles são a minoria no mundo, têm forte opinião formada, criticam fortemente a Bíblia e a fé a seres improváveis, não se abalam com inferno de fogo ou demônios e questionam todos os ensinos religiosos existentes. Eles são os ateus. Representam hoje em torno de 2% da população mundial,

38

Page 39: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

porém fazem mais “barulho” do que as igrejas evangélicas, só que com silêncio. Não fazem nenhum tipo de pregação pública, mas seu número tem crescido vertiginosamente nos últimos 20 anos. Cada vez mais a política mundial se afasta dos poderes da fé, agindo de forma laicísta, deixando a religião de lado quando o assunto são políticas administrativas. Ninguém poderia imaginar, por exemplo, um Portugal, país extremamente católico há pouco mais de trinta anos, ter um número tão elevado de ateus e sem-religião em sua população. A maioria dos países europeus estão experimentando o crescimento do número de ateus e as manifestações públicas de repúdio a deuses e fé religiosa, algo inimaginável há bem pouco tempo. Um dos ícones responsáveis por essa disseminação tem nome e país de origem, Richard Dawkins, Londres, Inglaterra. Escritor do polêmico “Deus, um delírio”, Dawkins lançou a campanha “Ateus, saiam do armário”, visando conscientizar os ateus a se mostrarem publicamente, o que até bem pouco tempo seria de enorme risco para o ateu. Mas nem tudo são flores! Mesmo saindo do armário e o mundo alardeando ser mais tolerante, a população, em sua maioria, não pensa assim tão tolerantemente. Dizer que se é ateu em um país mulçumano, por exemplo, é ter a certeza de se perder a cabeça. Literalmente. Mas como o mundo vê os ateus realmente? Muitos estudos e pesquisas mostram um quadro não muito animador aos que professam não acreditar em seres imateriais. A maioria das pesquisas existentes não mostram os ateus especificamente, pois preferem fazer a pesquisa colocando-os entre os sem-religião, como é o caso do IBGE. Vamos ver agora um perfil de quantos ateus existem no mundo e qual a aceitação e tolerância da população. Todos os dados foram coletados de pesquisas de institutos sérios de 2007 até 2009 (Datafolha, Census, IBGE e Inquiry).

Viram, meus amigos? Isso mostra que as pessoas estão se informando! Estão estudando! Como eu já disse, vocês só possuem essa religião porque nasceram no Brasil! Se vocês tivessem nascido em outro país acreditariam em outros deuses da mesma forma que acreditam nos seus. Leram como somos discriminados? Mas vocês poderiam me dizer que Deus colocou vocês no Brasil de propósito, na verdadeira religião, certo? E quanto as outras pessoas? Deus teria as feito nascerem nas outras religiões de propósito? Percebem,

39

Page 40: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

amigos? Basta raciocinarem um pouco. Nem é preciso a Bíblia para constatar que Deus não existe. Apenas deixem seus mundinhos medíocres de ignorância. Faça como eu fiz. Acham que eu de repente deixei de crer em Deus? Isso não aconteceu. Eu continuarei contando minha história então vocês entenderão.

Sabem o que fiz um dia? Eu falei para mim mesmo e para Deus em minhas rezas (Eu ainda acreditava Nele) que ia continuar crendo nele, porém iria atrás das respostas que a religião não me dava. E adivinhem o que aconteceu? Descobri que Deus não existe! Eu chorei, implorei, ajoelhei, pedindo que ele aparecesse para mim. Pedi que ele mostrasse que eu estava errado. E nada disso aconteceu. Eu pensei comigo, se Deus quisesse que eu cresse nele, apareceria para mim. Sem essa de que não é preciso ver para crer. Claro, assim é muito fácil. Sem provas, né? Um cientista (Crer na ciência) como eu acreditar sem provas é meio difícil. Seria o mesmo que alguém chegar me dizendo que viu um ET. Eu precisaria de provas, fotos, vídeos, gravações. Eu precisaria tocar no ET só assim para acreditar! Como eu já disse, se Deus tivesse nos criado, ele saberia oniscientemente de nossas fraquezas e de nossos desejos para crer. Se ele não o faz, fica difícil acreditar, né? Por isso, pelo simples bom senso, lógica e razão; não creio em deuses.

Eu trabalhei nessa loja de presentes – que atualmente foi extinta – e acreditava muito em Deus. Meu primo também trabalhava comigo e nós dois éramos católicos. Praticamente riamos o dia todo daquele rádio. Mas tinha um rapaz que trabalhava a muito mais tempo nessa loja. Ele era gente boa. A única coisa que eu achava errado, era o pobre coitado ter que entregar 10% de seu salário para a igreja dele. O famoso Dízimo.

Nós ganhávamos uma mixaria apesar da época, R$120,00 para ser preciso. Não dava para fazer praticamente nada com esse dinheiro e um bobo entregava uma parte para a igreja. Imaginem quanto a igreja ganhava de minha patroa? São 10% baseado no salário da pessoa. Ou seja, suponhamos que minha patroa tirasse R$10,000 por mês – apesar de eu achar que fosse mais -, ela entregava, portanto, R$1,000 todo mês

40

Page 41: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

para a igreja! Não seria melhor doar esse dinheiro para os pobres? Ao invés de ficar enriquecendo os pastores? Desculpem-me, mas é muita falta de bom senso para não falar burrice.

Eu aposto hoje, que muitos pastores e padres sabem da verdade. Mas vocês acham que eles abririam mão da fortuna que recebem? (Estou até pensando em virar pastor) O Vaticano move um mundo de fortuna. Ouvi falar, não tenho certeza, que até as torneiras de lá são de ouro! Isso tudo pela famosa lavagem cerebral que as igrejas fazem. Eu já falei muito da lavagem cerebral aqui. Mas me senti na obrigação de colocar um artigo se tratando do assunto pela visão de outras pessoas. Quem quiser ler, leia. Quem não quiser, passe adiante:

Lavagem Cerebral

"Deus nos deu a liberdade de pensar, e é privilégio nosso seguir nossas impressões quanto ao dever. Somos apenas seres humanos, e o ser humano não tem jurisdição sobre a consciência de outro ser humano. ...Cada um de nós tem uma individualidade e identidade que não pode ser submetida a nenhum outro ser humano. Somos individualmente feitura de Deus. ...Deus, somente, deve ser o guia da consciência do homem. A verdade deve ser pregada onde quer que ela encontre uma abertura. A Palavra de Deus deve ser explanada aos que não conhecem a verdade. É esta a obra dos ministros de Deus. Não devem ensinar os homens a volver os olhos para eles, ou procurar controlar as consciências alheias." Mente, Caráter e Personalidade, Vol. 2, págs. 708 e 709.

Ao longo de décadas vozes se têm levantado como trombetas (Isaías 58:1) para denunciar a corrupção institucionalizada e legalizada na administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pessoas que observam com indignação os desmandos e arbitrariedades da liderança da IASD não conseguem se conter e proclamam em alta voz a necessidade de uma reforma. Na medida em que a informação aumenta, estes clamores por reformas têm aumentado em vários lugares do Brasil e do mundo. (Como o fluxo de informações aumenta a cada dia espera-se que a pressão por reformas aumente e estas aconteçam em breve.)

Boa parte das questões levantadas estão relacionadas à aplicação dos dízimos que são coletados nas igrejas e remetidos às Associações e Missões: Por que o dízimo pode ser usado para comprar propriedades para a construção de associações e compra

41

Page 42: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

de equipamentos para escolas e associações mas não pode ser usado para comprar propriedades para a construção, compra de equipamentos e reformas de igrejas? Por que o dízimo sustenta uma estrutura administrativa monstruosa (Associações, Missões, Uniões, Divisões) mas não pode sustentar as atividades missionárias da igreja local? Por que há tão poucos obreiros no campo se a igreja arrecada o suficiente para colocar muitos deles onde hoje há apenas um?

Não fomos os primeiros a levantar estas questões de maneira mais incisiva. Muitos outros irmãos, inclusive pastores, já colocaram em pauta estas e outras questões. Por que, então, a igreja ainda não passou por uma reforma? Não há quem discorde de que o dízimo deve ser usado para a salvação de almas. Deus estabeleceu a igreja (conjunto de crentes) como instrumento para a salvação de almas. Estes deveriam usar os seus recursos (tempo, talentos e tesouros) para cumprir esta missão.

Ellen White afirma de forma enfática em seus escritos que o dízimo deve ser utilizado para que obreiros sejam colocados no campo. (Ver Obreiros Evangélicos, pág. 224-228). No entanto, o dízimo tem sido utilizado para alimentar um monstro administrativo e instituições que apenas os pastores e membros mais afortunados têm o privilégio de usufruir. Refiro-me às escolas adventistas, clínicas, hospitais e acampamentos de verão. Isto mesmo! O dízimo é utilizado para o estabelecimento e manutenção de escolas e acampamentos de verão. Para maiores informações sobre o "desvio legalizado" do dízimo, solicite o artigo sobre as praxes estabelecidas pela Divisão Sul Americana.

A questão que permanece é a seguinte: Como pode a igreja, proprietária destas informações, conhecedora dos ensinos bíblicos e do Espírito de Profecia, tolerar este tipo de administração? A resposta é: Lavagem Cerebral.

Neste artigo vamos abordar os mais diversos tipos de lavagens cerebral adotadas pela administração para imobilizar as pessoas e torná-las passivos contribuintes.

LAVAGEM DE TODO TIPO

Há lavagem cerebral para membros individuais, há lavagem cerebral para igrejas inteiras e há, também, lavagem cerebral para pastores. O objetivo da liderança é, através da lavagem cerebral, manter o sistema funcionando sem questionamentos ou oposições. Só que esta tarefa está ficando um pouco mais difícil ultimamente. Antigamente a igreja era formada por pessoas de baixo grau de instrução e de pouca disposição para questionar. Hoje o perfil do membro leigo mudou. Boa parte de nossos irmãos tem nível

42

Page 43: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

cultural elevado e uma mente mais aberta para questionar e reivindicar os seus direitos. Embora a eficiência da lavagem cerebral tenha diminuído por esta razão, ainda tem surtido um bom efeito na cabeça de muitos irmãos. Passamos a citar alguns exemplos de lavagem cerebral:

1) LAVAGEM SIMPLES

Este tipo de lavagem cerebral é o mais utilizado pelos pastores e pela liderança das igrejas. Apesar de ser simples, pois consiste de apenas uma breve declaração, esta lavagem cerebral tem uma eficiência formidável. Em geral, todo tipo de questionamento em relação ao dízimo é abafado após esta lavagem. A lavagem simples consiste da seguinte argumentação: "Se a Associação está empregando o dízimo de forma incorreta, eles vão prestar contas a Deus. Faça a sua parte sem julgar a Associação e Deus lhe abençoará ricamente".

Poucas palavras e resultados surpreendentes! O efeito inibidor desta argumentação é imediato. O questionador, ao ouvir isso, para imediatamente de questionar e pensa: "Isto é verdade! É lógico que se a Associação empregar o dízimo de forma incorreta, haverá de prestar contas a Deus, mas eu não quero ser julgado por retê-lo, então devo fazer a minha parte devolvendo-o para a Associação."

Uma análise mais profunda desta argumentação demonstrará que ela está fundada sobre a areia.

Imagine que o tesoureiro de sua igreja tenha sido surpreendido desviando dinheiro santo para benefício próprio. Suponha que isto tenha ficado devidamente provado e documentado. Qual deve ser a posição da igreja neste caso? Que atitude será tomada pelo pastor e pela comissão da igreja? Será que o pastor defenderia o tesoureiro dizendo que ninguém deve julgá-lo pois ele foi escolhido por Deus através da comissão de nomeações? Os irmãos não acreditam que é Deus quem escolhe os líderes através da comissão de nomeações? Quem somos nós para destituí-lo do cargo? Só Deus poderá tirá-lo de lá. Não devemos julgá-lo, afinal de contas somos todos imperfeitos, devemos perdoá-lo. Onde está o espírito de perdão? Se o tesoureiro está desviando o dinheiro da igreja, então está mexendo no dinheiro de Deus. Ele deverá ser julgado por Deus, não pelos homens.

Você concorda com a argumentação acima? Deve a igreja tomar alguma atitude com relação a este tesoureiro ou deixar que Deus, no juízo final, se encarregue de julgá-lo? A resposta é "depende". Se este tesoureiro for um membro leigo então é necessário removê-lo do cargo e discipliná-lo, talvez excluí-lo, mas se o tesoureiro representar a figura da organização, então não devemos julgá-lo.

43

Page 44: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Deus se encarregará de fazê-lo no juízo final. Deus pôs o indivíduo, Deus se encarregará de removê-lo. Se ele ainda está lá é porque Deus quer. (Quando a corrupção em nossas instituições fica evidente e não há como abafar, então há uma outra saída para não prejudicar o infrator: Transferi-lo para outro campo.)

2) LAVAGEM CEREBRAL PARA PASTORES

Há reuniões especiais para lavagem cerebral pastoral em grupo. A estas reuniões dá-se o nome de concílios. Com relação à aplicação do dízimo há também um tipo de lavagem cerebral que é aplicada aos pastores que se atrevem a questionar a administração. Observe este dialogo entre o Pr. Fernando, presidente da Associação, e o Pr. Sérgio, um pastor jovem e sincero. (Nomes fictícios)

- Pastor Fernando, tenho encontrado muitas dificuldades para atender o meu distrito com seis igrejas. Tenho tentado atender à expectativa de quase 700 irmãos, mas sem sucesso. Eles vivem reclamando do pastor. Dizem que eu não os visito, que sou um pastor ausente, que não compareço às reuniões. Nosso distrito arrecada o suficiente para pagar vários pastores, mas eu tenho trabalhado lá sozinho. Pastor Fernando, acho que nossa organização tem empregado o dízimo de forma equivocada. Por que não utilizamos o dízimo conforme recomendação de Ellen White, colocando mais obreiros no campo? Por que boa parte do dízimo é repassada para as instituições superiores e o resto é gasto nas funções administrativas? Por que os pastores distritais ficam sem recursos e sobrecarregados?

- Meu querido Pr. Sérgio, responde o presidente, tenho observado o seu empenho ao tentar cuidar dessas igrejas. Eu lhe confesso que há muitas coisas erradas na administração da Organização aqui no Brasil, mas isto em breve vai mudar. Creio que não é agora e não é você quem vai mudar esta situação. Faça o melhor que puder por suas igrejas. Em breve, quando você for o presidente desta Associação, eu talvez seja o presidente da União ou da Divisão, então estaremos numa posição em que poderemos mudar alguma coisa. Isso, com certeza vai mudar, mas não agora. Por enquanto, o máximo que você vai conseguir com estes questionamentos sobre o emprego do dízimo é prejudicar sua carreira dentro da Organização. Não questione o dízimo, meu filho. Eu, em meus longos anos de ministério, já vi muitos pastores bem intencionados e sinceros, mas questionadores, sendo transferidos para a região Norte e Nordeste do Brasil. Sinceramente, não quero que isto aconteça com você pois lhe aprecio muito. Infelizmente, é isso que acontecerá se você insistir nesses pontos. Será prejudicado e não conseguirá mudar nada. Vai por mim, meu filho.

44

Page 45: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

A conversa termina e o Pr. Sérgio entende o recado e promete não mais questionar o sagrado assunto do emprego do dízimo. Afinal de contas, ele não é louco. Se for demitido da Organização, onde vai arranjar emprego neste pais? Que empresa pública ou privada desejaria contratar um bacharel em teologia? O pessoal formado em administração de empresas está com dificuldades de arranjar emprego, imagine um bacharel em teologia. O Pr. Sérgio, daquele dia em diante, resolve ficar calado.

3) LAVAGEM COMPLETA

O último tipo de lavagem cerebral que citaremos (há muitos outros, mas não vamos citar todos) é a lavagem completa, ou seja, é a lavagem aplicada em toda igreja de uma vez só. Se você ainda não recebeu este tipo de lavagem, então prepare-se para ouvir. Talvez você presenciará uma seção de lavagem completa no próximo culto divino. Estas são proferidas do púlpito ou por escrito.

Em geral, esta lavagem é feita por pastores departamentais eloqüentes e carismáticos. Contudo, qualquer pregador leigo bem preparado pode aplicá-la em sua igreja. Ela é cuidadosamente preparada com um coquetel de xampus persuasivos. Após tal lavagem, é bem difícil alguém esboçar alguma reação imediata. O cérebro dos irmãos fica bem limpinho e vacinado contra qualquer tendência ao questionamento das praxes administrativas e financeiras estabelecidas pela organização. Assim como a lavagem simples, a lavagem completa também está fundada sobre a areia, mas não é tão simples perceber o engodo. Apenas uma análise cuidadosa indicará que realmente se trata de uma lavagem cerebral astuta, um discurso que não tem a função de esclarecer, mas de inibir espíritos questionadores e inquiridores da verdade.

Vamos imaginar um exemplo para ilustrar este tipo de lavagem cerebral. Alguns irmãos de uma igreja do interior começaram a questionar a razão de enviarem vultosas remessas para a Associação e não receberem benefícios correspondentes. Pelo contrário, sempre que necessitavam de algum auxílio financeiro este lhe era negado pela Associação. Quando descobriram que o dízimo remetido para a Associação não era empregado de acordo com as orientações bíblicas e do Espírito de Profecia decidiram não se desviar do que está escrito e começaram a aplicar os dízimos diretamente naquilo que foi estabelecido por Deus - contratação de obreiros, sem o "auxílio" de intermediários. Quando isto chegou ao conhecimento da Associação Local, imediatamente o departamental de mordomia foi enviado para realizar uma semana de fidelidade naquela igreja. Leia o discurso deste pastor proferido no sábado pela manhã, com a igreja lotada:

45

Page 46: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

"Queridos irmãos. Estamos nos aproximando do fim, pois os sinais evidenciam tal fato. Um dos sinais do fim é a manifestação de falsos ensinos dentro da igreja de Deus. Pessoas que mostram aparência de piedade têm, através de uma argumentação aparentemente convincente, levado muitos irmãos a frustrar o plano estabelecido por Deus. Através de questionamentos e artigos distribuídos a líderes de várias igrejas têm tentado trazer descrédito sobre a administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

"Esta igreja foi estabelecida por vontade de Deus e o sistema administrativo foi inspirado pela mesma fonte, fonte divina. É o sistema perfeito pois foi estabelecido por Um que não pode errar. Mas infelizmente alguns, inspirados pelo inimigo, têm questionado as práticas de emprego do dízimo e se rebelado contra os líderes do Israel moderno. Assim como Coré, Datã e Abirão se rebelaram contra Moisés, estes irmãos, mostrando aparência de piedade e zelo, se rebelam contra a administração. Com isto fazem o corpo todo sofrer pois incitam a igreja à divisão.

"Nossa igreja tem que ser unida. Jesus orou pela união da igreja e esta união irá se manter a despeito dos esforços destes inimigos da Causa de Deus. Estes homens, revoltados com a obra e consigo mesmos, são como urubus, só olham para as coisas ruins. Só vêem os defeitos da administração. Não vêem as virtudes. Irmãos, não vamos ser como os urubus, mas como as águias. Estas não olham para baixo a procura de carniça, mas estão sempre olhando para cima e voando acima das nuvens negras. Irmãos, não vamos julgar ou criticar a administração.

"A crítica provêm do inimigo. Há falhas em nossa organização pois a igreja é militante e é dirigida por homens imperfeitos. Mas em breve seremos a igreja triunfante e reinaremos com Jesus por toda eternidade. Vamos nos unir irmãos, mas não para criticar a Obra. Vamos nos unir para terminá-la em nome de Jesus. Amém irmãos. Digam Amém!!! (A igreja em alta voz diz amém). Associação, mais igreja local, juntos e unidos em um único propósito: Abreviar a volta de Jesus. Não vamos mais roubar a Deus retendo dízimos e ofertas na igreja local. Vamos devolvê-los através dos canais estabelecidos por Deus, ou seja, a Associação. As bênçãos com certeza virão."

Quem pode resistir a este discurso feito por um departamental eloqüente e carismático? Ele não explicou por que o dízimo pode ser utilizado para reforma das escolas e não pode ser utilizado para a manutenção de igrejas. Ele não explicou por que o dízimo pode ser usado para a promoção de programas de colportagem e acampamentos de verão, a despeito das claras orientações do

46

Page 47: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Espírito de Profecia. Apenas lançou uma cortina de fumaça sobre o assunto, disse muitas verdades, mas não foi ao ponto. Colocou o nome de Jesus no meio do discurso para dar um ar de espiritualidade e mexeu com a emoção dos ouvintes mencionando a volta de Jesus.

Ele disse que o atual sistema administrativo foi estabelecido por Deus e é um sistema perfeito. Será? Foi Deus que inspirou um sistema administrativo onde um pastor cuida de 4, 6, 10, 20 igrejas? Foi Deus que estabeleceu um sistema onde a sede administrativa é mais luxuosa que a Casa do Senhor? A verdade é que Deus, de fato, inspirou um sistema administrativo organizacional para a Sua igreja, mas não é este que temos hoje. Isto é uma contrafação, uma deturpação do inimigo.

É uma grande blasfêmia atribuir a Deus a autoria de um sistema que mantém um pastor para várias, que usa o dízimo para manter uma estrutura administrativa gigante. Mas este costume de lançar a culpa em Deus vem desde o Éden. Deus faz as coisas certas, Satanás deturpa e põe a culpa em Deus.

Há um tempo atrás disse a um pastor que se o dízimo fosse utilizado na pregação do evangelho, teríamos muito mais batismos e menos apostasias do que temos hoje. Ele me disse que o problema do fracasso no evangelismo da IASD não ocorre por falta de dinheiro, mas por falta do Espírito Santo, pois quando o Espírito Santo cair o evangelho será pregado sem a necessidade do dízimo. Achei esta resposta bastante interessante. Então o culpado agora é o Espírito Santo que não cai sobre nossas cabeças! Enquanto não recebemos o Espírito, recebemos lavagem cerebral... - Ricardo Nicotra

(Esse artigo foi tirado do Site Adventistas.com. Aqui vai o link original caso queiram comprovar: http://www.adventistas.com/outubro/art1710991.htm )

Isso é lavagem cerebral. No geral, igreja acusa igreja desse crime, mas todas fazem a mesma coisa. Eu conheço uma pessoa que gastou mais de R$2,000 reais apenas para ver o Papa! Ver um velho que de nada tem de diferente de mim e de você. Vocês devem se lembrar do atentado contra o Papa João Paulo II. Aqui está a notícia:

SITE CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS

João Paulo II desfilava de papamóvel entre os fiéis

47

Page 48: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

No dia 13 de maio de 1981, o predecessor de Bento XVI, o Papa João Paulo II sofria um atentado a tiros quando abençoava a multidão na Praça São Pedro, em Roma. O dramático incidente envolvendo o Pontífice aconteceu por volta das 17h15 (hora local) quando o Papa era conduzido no papamóvel através de uma multidão de cerca de 20 nil pessoas.

O Papa foi atingido por quatro balas disparadas de uma pistola de 9mm a uma distância de 15 pés (menos de 5 metros) no momento em que abençoava a multidão na Praça São Pedro, em Roma. Duas atingiram o estômago, uma, seu braço direito, e outra, um dedo mindinho. Cirurgiões realizaram uma operação de cinco horas e esperavam que o Pontífice se recuperasse completamente.

Se Deus não consegue nem proteger o Papa o que me dirão de vocês. Se ele fosse sagrado, ou algo do gênero, um milagre deveria ocorrer, não? Ou o Papa não tinha fé o suficiente? Se Deus não consegue impedir um cara qualquer a fazer tal ato, como ele te protege?

É o que sempre digo: A causalidade move o Universo. A probabilidade de se ocorrer um evento ou não. Deus não interfere em nada, pois não existe.

O tempo passou e por vários motivos saí dessa loja. Entrei no serviço que estou atualmente onde conheci o primeiro Ateu de minha vida que é meu patrão. Como eu já disse, eu achava que ele era um idiota por não acreditar em Deus. (Como vocês devem me achar agora, mas não ligo). Achei isso por muito tempo, mas à medida que eu ia conhecendo-o percebi o quão inteligente ele era. Com isso veio a pergunta: – Se ele é tão inteligente assim, por que diz que Deus não existe?

Ele deveria ter uma razão lógica para isso, pois eu duvidava que ele quisesse ir para o Inferno. Era o que eu pensava na época. A partir desse dia comecei a ouvi-lo com mais atenção. Deixei meus dogmas e crenças de lado um pouco (Ainda acreditando em Deus) e prestei mais atenção aos seus argumentos. (É o mesmo caso de mim agora. Se eu não estivesse tão convicto de que Deus irrevogavelmente não existe, eu teria coragem de negar sua existência? Escrever

48

Page 49: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

um livro Ateístico que de uma forma ou de outra o difama e ofende?).

Eu já disse e repito: Ateus não saem por aí falando que Deus não existe. Eles só se expressam quando são forçados a isso. Então você me perguntaria: – Então por que está escrevendo um livro que afirma que Deus não existe?

E eu responderia a você que estou escrevendo este livro para os interessados no assunto. Eu não saio por aí gritando: – Ei! Leiam meu livro! Descubram que Deus não existe!

Eu postarei esse livro na Internet, e quem estiver disposto a ler, leia. Para mim tanto faz. Na verdade, escrevo este livro mais para mim mesmo. Quando você tem suas ideias apenas em sua cabeça elas não possuem força, mas quando as joga para o papel, você constata se tem lógica ou não. Por isso escrevo este livro. Estou pouco me importando com o que as pessoas pensam, pensaram, ou pensarão de mim.

Voltando minha história... Enquanto eu convivia com esse Ateu e ouvia seus argumentos e teses – o que era muito raro porque ele só falava quando era necessário – pedia a Deus toda noite para me mostrar o caminho da verdade. Para me iluminar e me guiar pelo caminho certo... – Putz! Veja quanta bobagem em uma oração... – Obviamente que ele nunca me respondeu, como também nunca respondeu a ninguém mais. Com isso eu pensei: “Se ele prefere que eu me afogue em ignorância e me deixe ir para o inferno porque não se manifesta, vou procurar a verdade por meus próprios meios”. Isso foi a coisa mais lógica que eu já pensei. Vejam se não estou certo: Se Deus não se manifesta de nenhuma forma (Racional) ele está pouco se importando se vou para o Inferno ou não. Com isso, se eu for mesmo para o inferno, será culpa dele. Certo? Concordam?

Esse era o pensamento que eu tinha na época. Como sabem hoje sou Ateu e não acredito em deuses nem em demônios nem em paraísos ou infernos. Não acredito em nada que não seja físico ou real. Não adoto nenhuma religião como razão única de vida e não coloco nenhum Ser superior acima das pessoas que amo. Amo minha companheira que tem feito mais por mim em 7 anos do que deus em toda minha vida. Pois, amar um Ser que não se manifestou de

49

Page 50: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

nenhuma forma em minha vida, não me ajudou quando passei dificuldades e não me deu um ombro para chorar quando estive triste, soa absurdamente ridículo. Amor é a emoção que sentimos por uma pessoa que temos grande afeto. Uma pessoa que está sempre presente quando necessitamos. Pode ser uma mãe, um irmão, esposa ou até mesmo um amigo. O amor é basicamente definido pelos atos e comportamentos de uma pessoa em relação a nós próprios. Agora, amar um Ser invisível que não tivemos nenhum contato físico é praticamente impossível para mim.

Constantemente eu pensava comigo: Deus podia apenas dizer: – Estou aqui meus filhos, para todos ouvirem. Isso nunca aconteceu, é claro, e nunca acontecerá. Você, que está lendo este livro. Você viverá sua vida toda e morrerá sem ver a vinda de Cristo na Terra. Prestem atenção ao que estou dizendo. Seus filhos nunca verão e assim por diante. Nunca! Ele nunca virá. Não virá porque é tudo uma mentira. Digo isso porque a Bíblia não passa pra mim de um livro fantasioso pra lá de mítico. E se um homem chamado Jesus está sendo citado nele, não posso presumir nada mais do que um mero personagem dessa ficção fantasiosa.

Voltando à minha história...

Importante dizer, que mesmo eu sendo católico naquela época, não acreditava em Santos. Como acreditar, se todo evento que acontecia, os religiosos atribuíam a algum santo?

De acordo com o Vaticano são 800 santos católicos canonizados! 800 Santos! Viram? Imaginem quantos serão daqui a duas décadas.

Depois de dois anos de convivência com esse Ateu, minhas crenças e fortalezas já estavam prestes a ruir só precisava de um empurrãozinho. E adivinhem onde encontrei? Na internet! Foi lá que descobri que eu não estava sozinho, que meu patrão não era maluco e que eu não estava errado.

Conheci vários e vários Ateus. Pessoas boas, inteligentes e lúcidas. E quando descobri que várias pessoas do Brasil eram Ateus, fiquei muito alegre mesmo. Fiquei alegre porque eram pessoas resolvidas na vida. Pessoas formadas, inteligentes. Muito diferente da falta de conhecimento que eu convivia. Podem acreditar, não estou falando lorotas. Os Ateus no Brasil são muitos, mas é como eu disse: ainda têm medo de

50

Page 51: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

se revelarem ou medo das pessoas os julgarem (O que é a pura verdade).

Vejam que estou falando de Ateus, mas ainda há Agnósticos, Céticos, e outros. Vou explicar o que é Agnóstico para vocês não se surpreenderem por aí:

AGNÓSTICO

Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo. Isso é estritamente incorreto pois teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão — portanto agnóstico — pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus (ateísmo fraco), ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé (fideísmo). Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago.

• Agnosticismo Estrito - (também chamado de agnosticismo forte, agnosticismo positivo, agnosticismo convicto ou agnosticismo absoluto) a ideia de que a compreensão ou conhecimento sobre deuses ou o sobrenatural se encontra totalmente fora das possibilidades humanas e que jamais tal será possível. Um Agnóstico Estrito diria "Eu não sei e você também não".

• Agnosticismo Empírico (também chamado agnosticismo suave, agnosticismo aberto ou agnosticismo fraco) — A ideia de que a compreensão e conhecimento do divino ou sobrenatural não é até ao momento possível mas que se aparecerem novas evidências e provas sobre o assunto tal é uma possibilidade. Um Agnóstico Empírico diria "Eu não sei. Você sabe?".

51

Page 52: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

• Agnosticismo Apático - a ideia de que, apesar da impossibilidade de provar a existência ou inexistência de deuses ou do sobrenatural, estes a existir não teriam qualquer influência negativa ou positiva na vida das pessoas, na Terra ou no Universo em geral. Um Agnóstico Apático diria "Eu não sei, mas também para que é que isso interessa?".

• Ignosticismo - embora se questione a compatibilidade deste grupo com o agnosticismo ou ateísmo há quem o considere como um grupo agnóstico. Esse grupo baseia-se no fato de que primeiramente é preciso definir Deus, para apenas posteriormente discutir sua existência. Para cada definição de Deus, pode haver uma discussão diferente e diferentes grupos de ateus, teístas e agnósticos referentes àquela definição particular. Um Ignóstico diria "Não sei. O que considera "Deus"?".

• Agnosticismo Modelar — A ideia de que questões metafísicas e filosóficas não podem ser verificadas nem validadas, mas que um modelo maleável pode ser criado com base no pensamento racional. Esta vertente agnóstica não se dedica à questão da existência ou não de divindades. Um Agnóstico Modelar diria "Eu não sei. Mas podemos criar um".

Agnosticismo teísta

Um agnóstico pode crer apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teísta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deísta se for algo diferente desses moldes.

Agnosticismo ateísta

Contrariamente ao agnóstico teísta, o agnóstico ateísta é alguém que assume não ter conhecimento da existência de deuses e não tem fé na existência de qualquer um.

Isso é agnosticismo. A meu ver, são bem mais inteligentes e lúcidos do que os religiosos. E acreditem, há muitos agnósticos por aí que ainda não se revelaram simplesmente por não conhecerem a filosofia. (Não se pode chamar quem não crer em deuses de religioso) Eu mesmo já descobri várias pessoas próximas a mim que possuem uma concepção

52

Page 53: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

totalmente diferente sobre Deus. A maioria são Agnósticos modelares, ou seja, criaram um modelo de Deus único para eles.

Com tudo isso, com a ajuda de meu patrão e de um Ateu

em especial chamado Alfredo – que publicou vários livros sobre o tema –, me declarei como Ateu convicto. Ora, minha prova maior da inexistência de Deus é a falta de evidências concretas de sua existência. Mas não pensem que eu me tornei ateu assim de um dia para o outro. Estudei muito: Astronomia, Astrofísica, História, Química, Física, Biologia, Teologia, Cosmologia, Simbologia e a própria Bíblia. E aqui estou. Ateu convicto.

O PLANETA TERRA E A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

Quando pergunto aos religiosos qual a prova de Deus eles têm, me respondem: – Você não vê em volta? A natureza, o ar que você respira e todos os seres?

Eles são burros ou o quê? Se não houvesse oxigênio na Terra você nem poderia se questionar se foi Deus ou não, pois nem existiria, porra! O mesmo se aplica para alguns religiosos que dizem que Deus existe porque a Terra está posicionada perfeitamente no Sistema Solar para que haja vida. Se assim não fosse, a Terra não existiria e você não poderia se questionar sobre isso. Com o tamanho inconcebível do Universo para não se falar infinito, seria de se esperar que pelas leis da probabilidade um planeta surgisse com essas características. Compreenderam? Há mais de 500.000 planetas apenas em nossa Galáxia, a Via-Láctea. As chances de encontrar um planeta semelhante ao nosso em nossa galáxia são minúsculas, mas e se abrangermos o Universo inteiro? Milhares e milhares de galáxias? A vida seria possível sim.

Quando o Universo surgiu, passaram-se bilhões e bilhões de anos até que algo ocorresse. Nosso Sistema Solar tem milhões de anos, mas ainda assim é considerado uma criança se compararmos com o Universo. Se Deus tivesse criado o Universo unicamente para em um ponto ínfimo colocar seres insignificantes como nós, seria de se esperar que a Terra não

53

Page 54: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

fosse tão jovem se considerarmos com a idade do Universo. Acompanharam meu raciocínio?

As questões sobre a existência só surgem a partir do momento que o Ser raciocina. Um animal não se questiona se alguém os criou ou não. Eles não se questionam de que espécie é. Tudo que eles fazem é comer, se reproduzir e morrer. Se raciocinassem, também se perguntariam quem os havia criado. Tudo que nos diferencia dos outros animais – porque também somos animais – é a capacidade de usar faculdades mentais que os outros seres não usam.

Sou frequentemente questionado que se evoluímos dos primatas – que de fato evoluímos – porque nossos primatas não evoluem? Essa pergunta para uma pessoa inteligente e estudada é tão imbecilmente burra, que às vezes me recuso a responder, mas devo respondê-la aqui, para não ficar dúvidas.

Nossos primatas não evoluem porque eles não mais precisam se adaptar as condições do planeta. Há muito tempo atrás, as condições da Terra eram totalmente diferentes das de hoje. A Terra evoluía por contra própria, pois ainda não tinha o homem para modificá-la. Os primatas de hoje vivem em uma condição estacionária por isso não evoluem e se fossem evoluir, levaria milhões e milhões de anos. Nós não estamos falando de séculos ou milênios e sim milhões de anos, por isso não evoluem. Compreenderam? Para mais dúvidas estudem a Evolução das Espécies por Charles Darwin. E quanto aos humanos? Vamos evoluir mais? Pode ser que sim, pode ser que não. Se as condições da Terra mudassem bruscamente e fossemos obrigados a vivermos no subsolo, por exemplo, possivelmente evoluiríamos ou morreríamos. Isso apenas a natureza poderá responder. Por isso, concluo que as condições alteram o Ser.

Quando digo que os religiosos não pensam e não deixam os Ateus em paz, as pessoas acham que é mentira, mas constantemente recebo mensagens como essa por e-mails mesmo as pessoas que mandam saberem que sou Ateu. Esse e-mail foi mandado por um religioso para mim. Fiz comentários entre parênteses:

54

Page 55: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

FÁCIL VS. DIFÍCIL

>> Por que é tão difícil dizer a verdade e tão fácil mentir?(Porque a mentira você terá que cuidar para sempre e a verdade não. E mentir é errado.)

>> Por que temos tanto sono na igreja, mas quando acaba o culto repentinamente estamos tão acordados?(há,há,há... boa. Porque sabemos que a chatice sem sentido acabou).

>> Por que é tão difícil falar de Deus e tão fácil dizer coisas sujas?(Que coisas sujas? Eu não saio por aí falando coisas sujas)

>> Por que é tão chato ler uma revista cristã e tão divertido folhear uma com conteúdo nojento?(Ler o código penal também é chato.)

>> Por que é tão fácil apagar mensagens de Deus e enviar mensagens sujas?(Quem não manda mensagens de Deus só manda mensagens sujas?)

>>Por que as igrejas e templos se tornam cada vez mais pequenas emquantidade, enquanto os bares e discotecas crescem tanto?(Porque as pessoas se cansaram de um Deus invisível que nunca dá as caras)

Se dá por vencido? Pensa se vai re-enviar esta mensagem ou se vai apagá-la?Lembre-se somente que Deus está te observando...(Onde que não estou vendo?)

A RODA DA ORAÇÃOVamos agora ver se o diabo pode pará-la!Isto é o que a roda significa. Quando receber esta mensagem, faça uma oração para a pessoa que te enviou...Isso é tudo o que tem que fazer. Não há atalhos. É muito poderosa.Não pare esta roda por favor...(Apenas indução ao cristão. Nenhum religioso vai querer se sentir com o Diabo no corpo porque não mandou a mensagem. Naturalmente que ele passará adiante. Ai, Ai... Se eu não mandar estou com o Diabo? Acho que não.)

55

Page 56: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

De todos os presentes que possamos receber, uma oração é o melhor.>> Não custa nada e traz recompensas maravilhosas. Deus te abençoe.>> Que Deus te guarde e te abençoe.SE ESTA FRASE NÃO TE FIZER REFLETIR, NADA MAIS O FARÁ...Esta mensagem é verdadeira.

Espero que seja tão abençoado como eu fui ao ler a seguinte história e aindaassim me pergunto quantas pessoas vão apagá-la sem sequer lê-la, somentepor ver o título.Um dia Satanás e Jesus estavam conversando.(Um dia? Que dia? Isto está na Bíblia? Nunca ouvi essa história. Deve ser porque acabaram de inventá-la.)

Satanás acabava de ir ao Jardim do Éden, e estava fazendo graça e rindo, dizendo:-Sim senhor. Acabo de apoderar do mundo, cheio de gente lá embaixo. Euarmei a eles uma armadilha, e usei uma isca que sabia que não poderiamresistir. Caíram todos!- O que vai fazer com eles? Perguntou Jesus.- Ah, vou me divertir com eles. Respondeu Satanás. Vou ensiná-los como secasar e se divorciar, como odiar e abusar um do outro, a beber e fumar,e, é claro, os ensinarei a inventar armas e bombas para que se destruamentre si. Realmente vou me divertir!(Nossos estudos nos ensinaram essas coisas, não o Diabo).

- E o que farás quando se cansar deles? - Perguntou Jesus.- Ah, os matarei. Disse Satanás com os olhos cheios de ódio e orgulho.- Quanto quer por eles? Perguntou Jesus.- Ah, você não quer essa gente. Eles não são bons. Porque os salvaria? Você os salva e eles te odeiam.Vão cuspir em seu rosto, vão te maldizer e te matarão. Você não quer essa gente!- Quanto? Perguntou novamente Jesus.

56

Page 57: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Satanás olhou para Jesus e sarcasticamente respondeu:- Todo o seu sangue, suas lágrimas e sua vida.Jesus Disse:- FEITO!E assim foi pago o preço.

(Caramba... Já encontraram uma justificativa para a morte sem sentido de Jesus. A história da Bíblia não está mais dando certo, né?)Notas:>> Não é curioso o quanto é fácil depreciar a Deus e logo perguntar-se porque o mundo está indo para o inferno?(Eu não irei a lugar algum, diga por você).

>> Não é curioso como alguém pode dizer 'Creio em Deus' e seguir a Satanás?(Seguir como? Para onde? Ele nunca falou comigo? Falou com você? Seu Deus não é tão forte então, né?)

>>Não é curioso que enviem milhares de mensagens com piadinhas peloe-mail, as quais se espalham como pólvora, mas quando começa a enviarmensagens que se referem ao Senhor, a gente pensa duas vezes antes decompartilhá-las?(É porque as pessoas não têm mais saco para isso.)

>> Não é curioso que quando chega omomento de re-enviar esta mensagem, você a deixará de enviar a muitasdas pessoas que estão registradas na sua lista de contatos, pois nãoestá certo(a) do que vão pensar de você?(Hipnose? Está me induzindo a passá-la adiante? Não cairei nessa, obrigado.)

>> Não é curioso como as pessoas podem estar mais preocupadas com o que os demais pensem deles do que o que Deus pensa?(Diga por você. Não me preocupo com o que os outros pensam de mim da mesma forma que não me preocupo com quem não exista)

>>Oro por todos aqueles que re-enviar esta mensagem a todos osdestinatários de suas listas de contatos, eles serão abençoados

57

Page 58: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

por Deusde uma maneira especial.Enviem-na também à pessoa que te enviou.Que o Senhor os abençoe grandemente!!

EU A ENVIO PORQUE NÃO ME ENVERGONHO DE CRISTO, E QUERO QUE TODO MUNDOSAIBA QUE O AMO COM TODO MEU CORAÇÃO, AQUELE QUE MORREU POR MIM, NAQUELACRUZ? E VOCE SE ENVERGONHO(a)DE CRISTO?

(Por você? Morreu por você? Você nem existia criatura!!!

Por favor, não percam seu precioso tempo mandando essas mensagens para mim. Mande para aquelas pobres pessoas de espírito [Apenas expressão] que precisam de bengalas para sobreviver...)

E é isso que eles fazem. Inventam histórias e passam de pessoa em pessoa. É tão ridículo que não me contive para mandar a resposta para a pessoa do jeito que vocês viram.

DEBATE COM PROFESSORA DE FILOSOFIA

Tive uma boa discussão com minha professora de Filosofia sobre religião, Deus e o ateísmo. Não poderei relatar completamente porque a discussão foi muito extensa e perdurou por mais de 30 minutos. Contudo, tudo que eu disser aqui é a mais pura verdade, pois não vejo motivos para mentir. Você acredita se quiser.

Em primeiro lugar, ela é Católica. Isso me surpreendeu por ela se tratar de uma professora de Filosofia, mas não me surpreendeu porque era uma das possibilidades. Uma das opções disponíveis no Brasil, não é mesmo? As mais famosas? Católico ou Evangélico.

Quando comecei a discussão com ela – o que gerou muito interesse por parte de meus colegas – ela admitiu para mim que só era Católica por cultura. Ou seja, por criação de pai e mãe. Uma das teses que defendo o Ateísmo. A maioria das pessoas só crê em Deus por causa de seus pais, por causa da criação e da cultura brasileira. Quem me disser o contrário

58

Page 59: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

estará mentindo. Essas pessoas, algumas delas, têm preguiça ou não se importam em saber a verdade. Crer é mais fácil do que discordar, concordam? Eu me expor como Ateu numa praça pública seria bem perigoso, não?

Falando nisso... Lembro-me que passei por uma situação semelhante a essa. Nem faz muito tempo. Foi aqui mesmo em minha cidade. Numa praça do centro de Montes Claros.

Eu estava descansando em uma praça lendo um bom livro quando surgiu um senhor de aproximadamente uns quarenta anos de idade com um papel e uma Bíblia na mão. Na minha mente eu murmurava: Não vem pra cá, não vem pra cá... Mas não deu outra. Ele sentou-se ao meu lado. Eu fingi que não vi e continuei a ler meu livro. Passado alguns segundos ele me chamou. É claro que não me lembro das palavras exatas, mas vou relatar da melhor forma possível:

– Oi, eu gostaria de fazer uma pesquisa com você – disse ele.

– Tudo bem – eu falei.– Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber se você é

a favor do casamento homossexual nas igrejas.Essa me pegou desprevenido. É o tema mais difícil de

tratar.– Olha, – eu comecei – Em minha opinião, eu não vejo

problema algum porque não vou à igreja. Quem tem que resolver isso são as próprias igrejas se aceitam ou não.

Ele já fechou a cara para mim e falou:– Pois é. Mas tem muitas pessoas que são contra.– Mas eu não sou. Não faz diferença para mim – insisti.– Mas isso vai contra as leis de Deus – disse ele. E foi aí que o problema começou. Vejam só: O cara tinha

que fazer uma pesquisa, ele fez, e só tinha que ir embora. Pra que ficar dando pano pra manga?

– Tudo bem, senhor – falei para ele – Mas isso não importa para mim.

– Mas você não acredita em Deus? Deus não permite isso.– De acordo com suas crenças sim – respondi – Mas para

mim não faz diferença porque não acredito em Deus.Essa foi a bomba. O homem virou o diabo de espantado.– O quê?! Você não acredita em Deus?! Como pode falar

isso?

59

Page 60: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

– Senhor, eu estudo – falei para ele – E com base nos meus estudos sei que ele não existe. Não há evidência alguma de sua existência.

– Como não? – perguntou o homem, um pouco mais calmo – Olha a sua volta. Olha a natureza, os animais o ar que você respira.

– Você está falando do oxigênio? – perguntei – O oxigênio que é liberado pela fotossíntese das plantas?

Então ele começou a apelar.– E quem criou você?– Eu é que sei? Se nem os cientistas descobriram ainda eu

vou saber? Eu não sei e nem você sabe. Só sei que evoluímos dos macacos. Só sei que Deus não existe.

– Não, não, não, não! Ele existe! Ele existe! – berrou o homem no meio da praça. E naquele ponto todos já olhavam para nós. Ops, para mim. Correção. O cara que não acredita em Deus.

– Com base na ciência eu creio que ele não existe. Eu estudo, senhor. Estudo história, Física, Química, Astronomia e outras coisas. Sou formado. E você? Parou de estudar em que ano? Porque pelo que vejo não estudou nada.

Então ele levantou e começou a falar realmente muito alto. –Você está errado! É um absurdo você falar que Deus não

existe! Ele existe sim!– Só por que você está falando? – perguntei, alto também –

A ciência me diz o contrário.Então ele começou a ir embora, mas ainda gritando para

mim:– A ciência dos homens é falha!– A ciência salva sua vida todos os dias! – gritei de volta –

De onde acha que sai os remédios que você toma? Ou as cirurgias que faz? Na Bíblia ensina isso?!

Realmente fiquei morto de vergonha, mas ergui a cabeça e não me contive. As pessoas olhavam para mim com cara de quem queria me jogar na fogueira. Mas eu continuei lá lendo meu livro como se nada tivesse acontecido. E isso é ser Ateu. De que vale eu ter todos meus argumentos se me escondo? Se me escondo presume-se que estou errado, certo?

Então no caso de minha professora, aconteceu a mesma coisa de tantos outros religiosos. Eles têm preguiça de procurarem a verdade e se contentam com o que os pais lhe

60

Page 61: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

disseram. Ora, seus pais são menos cultos do que você. E os pais dos seus pais menos cultos ainda. E por assim vai. Uma cadeia até os primórdios da civilização onde todas as pessoas tinham pouco, ou nenhum conhecimento. Eu, como sempre digo, tenho sede de saber.

O que sempre digo quando discuto religião é que a procura da verdade tem que vim da própria pessoa. De que adianta eu ficar aqui batendo na mesma tecla se a pessoa não quer ouvir? Não quer aceitar. Não quer raciocinar!

Essa minha professora tem a árvore de Deus plantada na cabeça. É assim que me refiro as pessoas como ela. Como isso funciona? Funciona assim: A pessoa cresce com a concepção de que Deus existe na cabeça. Quando atinge uma determinada idade é praticamente impossível tirar isso da cabeça dela, pois a mesma já tem uma mente formada, moldada à existência de Deus.

Imagine como seria para uma pessoa de 46 anos de idade descobrir que Deus não existe?... Não dá!

Por isso este livro é principalmente direcionado aos jovens que ainda não tiveram suas mentes completamente lavadas e a árvore ainda não criou raízes. E para os adultos, peço que leiam, reflitam e tirem suas próprias conclusões. Apesar de eu achar que adultos de mente formada são irrecuperáveis, se desejarem encontrarão a verdade.

Outra coisa que minha professora disse que fortaleceu mais ainda meus argumentos foi dizer que também não compreende e não ver sentido na vinda de Cristo na Terra. (Ihuuu!... Mais uma) Nem preciso comentar porque já fiz muito isso. Deus manda seu filho preferido para a Terra para ser espancado, cortado, torturado e pregado numa cruz para salvar a Terra... Salvar de quê?... Dele mesmo?... Da ira dele?... Deus faz cair um dilúvio para matar perversamente a raça humana – salvo uns preferidos. A família de Moisés – e depois para não ter que exterminar a raça humana mais uma vez manda seu filho para morrer?...TEM SENTIDO NISSO?!... TEM?!... É RACIONAL?!...

E se de fato isso aconteceu, suponhamos, se ele era o filho de Deus, quem me garante que ele tenha sentido dor?... Se ele era todo-poderoso, fazia milagres, andava em água, poderia muito bem não sentir dor nenhuma.

Conversando com essa professora ela me disse que a Bíblia era interpretada de várias formas. Portanto, cada um crer de

61

Page 62: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

uma forma diferente discordando em vários pontos. Com isso, como vocês podem me julgar? Julgar os Ateus por não crerem, se vocês próprios se contradizem tanto?

Eu digo com toda sinceridade que se a religião fosse uma só, Universal, eu creria nela. Agora me digam, se Cristo era o Messias, filho de Deus e tudo mais, por que pregou apenas em um lugar?... Ele poderia muito bem ter espalhado sua palavra por todo o mundo, não?... Por que apenas em um lugar?... E em um lugar tão pobre de conhecimento?... Ele não podia simplesmente surgir em outro lugar do planeta?... Em outra civilização?... Oras, o cara andava sobre as águas, fazia água virar vinho e não podia fazer isso?... Estranho demais... Suspeito demais...

É muito fácil para eu encontrar essas questões sem sentido porque não temo nada. Não há nenhuma barreira intransponível de dúvida que eu não possa ultrapassar. Os religiosos, no entanto, só duvidam até certo ponto e raciocinam até certo ponto e quando chegam ao limite eles dizem: – Não! Não posso pensar nisso. Eu preciso crer (Estupidamente) em Deus.

Eu sei. Já fui religioso.

Realmente a discussão que tive com essa professora rendeu muito e por diversas vezes ela me disse que o pai dela era muito bom para explicar essas coisas. Por isso, portanto, concluo que meus argumentos foram incontestáveis, pois se nem uma professora formada em Filosofia, Católica, pôde me refutar por conta própria; que chance um pobre coitado que parou de estudar na 3º Série terá?...

E isso vale para todos porque minha verdade é absoluta!... Eu não preciso recorrer ao irracional, ilógico e fantasioso. Nunca direi que não há explicação para determinado fato. Apenas direi que ainda não temos o conhecimento sobre ela.

AS ORIGENS DA VIDA

Muitos religiosos me perguntam que se não viemos de Adão e Eva, de onde viemos?

62

Page 63: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

TEORIAS

A primeira que eu não podia deixar de fora, é a Teoria Criacionista (E de longe a mais absurda) que encontramos na Bíblia e em outros livros religiosos. Nem preciso comentar essa. Eles atribuem tudo que não compreendem a divindades então fica muito fácil.

A segunda é que a vida é eterna que de uma forma ou de outra sempre esteve presente. (Discordo dessa, só não perde para a criacionista em criatividade).

A terceira afirma que a vida chegou a Terra de outra galáxia. Um asteróide contendo seres unicelulares chocou-se contra o planeta trazendo assim a vida. Essa de certa forma faz sentido, mas apesar de não ser possível prová-la, só estaríamos retirando a questão de onde viemos e levando para outro lugar. Não concordo com essa.

A quarta, e a mais aceita cientificamente, sustenta que a vida teve início em matérias inorgânicas. Em 1936, o cientista russo Alexander Oparim explicou que as chamadas “moléculas da vida” (Os ácidos nucléicos DNA e RNA, e as proteínas) poderiam ter se formado a partir do hidrogênio, amoníaco, metano e vapor d água. Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas surgiram no interior dos oceanos e que, mais tarde, se juntaram dando origem a moléculas cada vez maiores e mais complexas até formar o que se conhece por “sopa primitiva”, ou “Poça Primordial” (Para os jogadores de Spore. Rsrsrrsrs). Devido às descargas elétricas que ocorriam na Atmosfera terrestre e à ação dos raios solares, essas substâncias reagiram quimicamente até formarem grandes moléculas com capacidade para se reproduzirem e se alimentarem. Assim a vida começou.

Bem devagar, em um processo que durou bilhões de anos, a Terra deixou de ser uma bola de fogo (Porque era isso o que ela era) para se converter em um terreno rochoso, com temperaturas mais amenas e uma camada superficial de água. Uma das fases iniciais (Da Terra) chama-se período azóico (Do grego, quer dizer sem vida), e foi nele que ocorreram as reações químicas mencionadas pelo cientista Oparim. Depois disso entramos no período pré-cambriano,

63

Page 64: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

que faz parte de uma fase que durou cerca de 1,5 bilhões de anos. Os pesquisadores encontraram poucos fósseis da época (O que era de se esperar pela idade), o que é uma pena, pois nela as primeiras formas de vida simples apareceram: Os seres unicelulares como as amebas e as algas azuis.

Esses seres unicelulares com apenas uma célula conseguiam realizar todas as funções vitais, de nutrição, reprodução e relacionamento. E atualmente ainda é possível encontrá-los, pois vivem em charcos (pequenos lagos de água parada), mas é claro que só é possível vê-los com o auxílio de um microscópio. (Moisés sabia disso?... Rsrsrs).

Mais tarde, no começo da era paleozóica, há 500 milhões de anos, os mares ficaram povoados por seres unicelulares e seres pluricelulares pouco desenvolvidos, como mostram os restos dos fósseis encontrados como: caracóis, estrelas-do-mar, Etc. Também surgiram os primeiros peixes e, consequentemente, os primeiros vertebrados, além de alguns animais terrestres, estes provenientes daqueles animais marinhos que tiveram a audácia de pisar em terra. Há 200 milhões de anos começou a era mosozóica, durante a qual alguns anfíbios evoluírem e se converteram em répteis. Os de maior tamanho, como os dinossauros, dominaram a Terra por 130 milhões de anos e desapareceram.

Mais recente é a era cenozóica (Tem apenas 75 milhões de anos). Trata-se de um momento de muitas mudanças climáticas. Nele surgiram os mamíferos primitivos, que evoluíram rapidamente para espécies semelhantes as atuais, inclusive as do grupo dos prossímios, antecessores diretos do macaco e do homem. Somos mamíferos modernos. Os estudiosos calculam que nossos antepassados começaram a aparecer há só três milhões de anos.

O PRIMEIRO HOMEM

Os cientistas concordam que duas grandes mudanças aconteceram há mais ou menos 200 mil anos atrás. Uma

64

Page 65: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

produziu o Homem de Neandertal, que depois desapareceu, e outra produziu o Homem Sapiens pré-histórico.

O homem de Neandertal tem esse nome porque seus restos foram encontrados, em 1856, em Neandertal, Alemanha. Era um homem com aproximadamente 1,60 m e cérebro grande. Nômade (Viajantes) e caçador, respeitava os companheiros, usava a fala para se comunicar e cremava os mortos. Depois dele veio o Homem Sapiens. O mais famoso deles é o Homem de Cro-Magnon, assim chamado por ter sido descoberto em região da França com esse nome. O Cro-Magnon era parecido com as pessoas de hoje. Media 1,80 m e tinha um cérebro com 1.600 cm³, o mesmo tamanho de um cérebro atual. Este era muito criativo deixando pinturas rupestres encontradas em vários locais da Europa.

O que sempre digo é que Jesus passou pela Terra e nenhuma evidência ficou. Nenhuma pintura, nenhum artefato, nada! Nenhuma prova. Preciso falar mais alguma coisa?

Os antropólogos, ao estudar a evolução do ser humano através do tempo, assinalam a existência destes antecessores do Homem Sapiens: O Ramapithecus é o primata mais antigo que se conhece e desapareceu há 8 milhões de anos. Vestígios fósseis dessa espécie foram encontrados na Índia, Quênia, Hungria e outros locais. Já andava sobre os pés e alimentava-se de carnes e vegetais. Ou seja, era onívoro.

O Australopithecus é considerado o primeiro primata parecido com o homem. Surgiu 9 milhões de anos depois do Ramapithecus. Povoou a Terra durante 4 milhões de anos e desapareceu (O que provavelmente acontecerá conosco) há cerca de 800 mil anos. Seu crânio era pequeno (Tinha aproximadamente ¼ do tamanho do nosso), mas suficiente para permitir a utilização de pedras, troncos e ossos como armas ou ferramentas.

O Homem Erectus, nosso antecessor mais próximo, possuía características de vida realmente humanas. Vivia em comunidades e conhecia e utilizava o fogo. Embora sua mão não fosse tão evoluída como a nossa, e com o cérebro um pouco menor, seus braços e pernas correspondiam aos nossos membros atuais.

O homem pré-histórico teve que enfrentar as grandes feras daquela época como Mamutes (Elefantes gigantes com presas) e Tigres-dentes-de-sabre tanto para se defender como

65

Page 66: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

para aproveitar carne, pele e ossos. E, a meu ver, é por isso que hoje não andamos nus por aí e temos vergonha dos nossos sexos. Não há nada de comer p...! de maça nenhuma. Sentimos vergonha porque é um costume de muito tempo atrás. Eles usavam peles por causa do frio e por isso temos esse costume de usar roupas. Não faz sentido?... Claro que faz.

Estes homens pré-históricos não tinham a força física para lutar com esses animais. Não tinham presas nem garras, mas tinham a maior arma de todas. A inteligência superior. Com isso, armavam armadilhas, fabricavam armas e se uniam para atacar essas feras. A pura civilização.

Vocês podem duvidar desta teoria do cientista russo Alexander Oparin, mas, no entanto, uma experiência comprovou a tese dele. (E Dar-lhe provas, religiosos! Viva a ciência!).

O cientista americano Stanley L. Miller quis verificar se seria possível criar vida em laboratório. (O que iria contra as leis de Deus, não é?... Pois prestem atenção). Ele construiu uma máquina especial e colocou água em um dos recipientes para representar as águas dos oceanos pré-históricos que mencionei anteriormente. Com uma chama de gás, ele manteve a temperatura da água constante. Em outro recipiente misturou hidrogênio, amoníaco e metano, os principais gases da atmosfera terrestre pré-histórica. Então ele utilizou-se de dois eletrodos para reproduzir as descargas elétricas. Apenas uma semana depois ele pôde demonstrar o que queria: formaram-se aminoácidos na água, exatamente como o russo OPARIN tinha mencionado em sua teoria sobre a “sopa primitiva”.

Portanto, com este equipamento, Stanley L. Miller pôde comprovar que uma mistura de vapor de água com metano, amoníaco e hidrogênio, submetidos a descargas elétricas, produz aminoácidos. E esse, meus amigos, é o primeiro passo para o aparecimento da vida!

E é nessa TEORIA que acredito, religiosos!... Com toda essa base de estudos e provas científicas vocês ainda podem acreditar em Adão e Eva?!...

Você, como crente em Deus, ainda pode relacionar isso tudo com Deus, para mim tanto faz. Mas, entretanto, como eu já disse várias vezes, o Deus de vocês não é o único. Com

66

Page 67: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

isso vocês terão que brigar com os Hindus (Shiva) e as outras milhares de religiões do mundo para comprovarem que o Deus de vocês foi responsável... Há, há, há, há!... Boa sorte...

E mais uma vez: Você crer nele não o faz real.

PRONTO, SOU ATEU E AGORA?

A primeira coisa que vocês devem entender é que sua vida pessoal e social mudará completamente. Não é nada fácil chegar em casa um dia e dizer para sua mãe: “– Mãe! Deus não existe.

A questão de se revelar Ateu ou não só depende de você. Essa é uma escolha unicamente sua. Em algumas famílias (Não é o caso da minha) isso não chega a ser um grande problema. Se sua família for bem instruída e compreensiva. Ainda tem a questão da idade. Eu digo que quanto mais cedo uma pessoa se declara Ateu, melhor será para ela.

Entretanto, isso será um problema com seus familiares mais velhos. Principalmente com seus pais. Eles tentarão de todas as formas convencerem-nos do contrário. Irão ameaçá-los, vão castigá-los caso não desistam dessa ideia, mas não deixem que isso lhes contenham. Eu já falei sobre Lavagem Cerebral aqui. Eles vão dizer que vocês irão para o Inferno, que isso é pecado, e toda aquela conversa fiada que já conhecemos. É extremamente importante que vocês não desistam de suas ideias. Se eles perceberem que ainda há duvidas, usarão contra vocês. Quanto menos instruídos os seus pais forem pior será para aceitarem a sua descrença.

Eu não perco meu tempo discutindo religião com meus pais, mas também não é preciso porque eles sabem que eu sou uma pessoa de opinião, inteligente e não vou pela mente dos outros. Se eu sou assim, é porque eu desejei ser assim. Portanto, se seus pais forem muito fanáticos, nem tentem.

Mas e quando o assunto vier à tona?Esquivem-se, finja indiferença e saiam de perto. Na via das

dúvidas concorde com um típico: “– É mesmo, não é?”Isto sempre funciona comigo, apesar de ser difícil não dizer

“amém” quando minha mãe diz: – Vá com Deus, meu filho...

67

Page 68: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Meus amigos que já me conhecem apenas dizem: – Pilote com cuidado, Bruno. Não corra. Não ultrapasse em locais proibidos.

Diga-me, qual dos dois é melhor?... Qual benção tem mais chance de dar certo?

Portanto, não se revelem Ateus quando isso não for necessário, mas também não seja tolo o suficiente para ir para a igreja forçado. E, sobretudo, não seja hipócrita. Não diga que é Ateu para os outros e na hora do vamos ver caia fora. Não faça isso.

Nunca tentem, por exemplo, (A não ser que a pessoa queira) convencer uma senhora de 56 anos de idade de que Deus não existe. Lembram-se da árvore de Deus que falei antes?... Nessa idade ela já está apodrecendo. Você nunca arrancará essa crença de uma pessoa assim. Nem com um trator!

E uma coisa muito importante: Quando seus amigos e colegas souberem de seu ateísmo, eles não perderão uma oportunidade de te fazer falar sobre o assunto. E o que você faz?... Argumente!... Refute!... Conteste!... Use a ignorância deles contra eles mesmos. Não use argumentos que a mente travada deles não compreendem.

Você venceu. Eles não têm provas. E como eu disse anteriormente, as provas deles são todas baseadas em crenças enquanto você é com base em evidências. A Bíblia não é uma evidência confiável por que foi toda manipulada como eu já disse aqui. Contraditória, absurda, sem cabimento!... É como um amigo meu disse: Discutir com base na Bíblia é o mesmo que discutir com base no que um ET escreveu. Se mesmo assim eles continuarem a discutir, discuta também. Isso é bom para vocês aprenderem a argumentar e não ficar calados diante de uma questão. Por isso entro em salas de Bate-Papo.

Sou frequentemente induzido a ter essa discussão com pessoas mais velhas, infelizmente mães de amigos meus que consegui convencer. Você fala, argumenta, refuta e quando eles não têm mais argumentos mudam de assunto. Típico. Eu venço. Eu venço e sempre vencerei porque estou com a razão que definitivamente não dá certo com o sobrenatural.

PENSAMENTOS DE UM ATEU

68

Page 69: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Bem, primeiro devo dizer que vocês verão o mundo de uma forma totalmente diferente. Tudo que vocês não compreendiam agora compreenderá claramente. Eu, por exemplo, vejo o Universo de uma maneira nova e fascinante.

Nas noites de sábado, na madrugada, sento-me em minha varanda para observar as estrelas e planetas (Os visíveis à olho nu) e me surpreendo com a beleza. Tentem fazer isso. De madrugada quando as luzes das casas estão apagadas. Você verá estrelas que não conseguiria ver se houvesse luz. E, quem sabe, poderão ver meteoros riscando o céu.

Eu, numa noite, vi quatro meteoros com intervalos de cerca de 10 minutos entre cada um. Rsrsrsrs... Vocês não acreditam, não é mesmo?... Mas é verdade. Se vocês virem um meteoro, as chances de ver outros é muito grande, pois pode ser que um meteoróide muito grande possa ter se despedaçado na entrada atmosférica.

Hoje, quando olho para o sol, sei que ele é apenas uma insignificante estrela dentre trilhões no Universo.

Olho para a água e sei que é uma substância composta por moléculas microscópicas de água compostas por moléculas menores ainda, chamada Átomos. Sei que dois átomos de hidrogênio se unem a um de Oxigênio para formar uma molécula de água. Oras, vocês me diriam, um religioso também sabe disso. E eu responderia que de fato ele sabe, mas a Bíblia ensinou isso?... A Bíblia ensinou-nos que nosso planeta não é o único?... Que nossa galáxia não é a única?... E melhor ainda: Jesus falou que Deus havia criado dinossauros antes dos seres humanos?... (Estou me matando de rir aqui).

A ciência não explica tudo (ainda), mas procura descobrir para explicar. Corrige-se quando está errada e nem comemora quando acerta, pois sabe que a “verdade” é provisória. E o que a religião explica?... Nada! Fora que seremos torturados se não crermos nela.

Antigamente quando eu era religioso (dias ruins), não conseguia encaixar os dinossauros na história bíblica, hoje, contudo, posso.

Os dinossauros estavam no topo da cadeia alimentar, ou seja, dominavam e com isso não permitiam (Inconscientemente) que os outros seres evoluíssem. Com a morte deles nós viemos ao mundo. Na corrida evolutiva

69

Page 70: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

adquirimos a inteligência primeiro e dominamos a natureza definitivamente.

Talvez amanhã não seja assim. Talvez quando sucumbirmos, outros seres assumam a liderança. Talvez outros primatas enfim evoluam e continuam com nossa história. O bom é que eles terão nossos livros para aprenderem.

Por causa dessa corrida evolutiva hoje raciocinamos. Mas, compreendam uma coisa: Isso é o que eu ACHO. É uma teoria minha, uma filosofia minha baseada em meus conhecimentos. Coisas que eu penso antes de dormir... Rsrsrs...

Ateus concordam entre si sobre a inexistência de divindades criadores do Universo (deuses), porém, com a mente aberta, é natural que criem suas próprias filosofias sobre a vida e o propósito de estarmos aqui. Alguns Ateus, por exemplo, não acreditam em um propósito para nós. Estamos aqui pela causalidade – que falei e falarei mais adiante. Somos semelhantes aos animais: Nascemos, vivemos, comemos, acasalamos (Fodemos) e morremos. Qual a diferença do ser humano dos outros animais?... Bingo! Raciocinamos. Apenas isso.

Em parte concordo com essa filosofia. No entanto, por raciocinar, EU ACHO que temos o propósito – que não foi imposto por nenhum Ser Infinito – de encontrarmos a Resposta. Devemos por uma questão de honra, encontrar essa resposta.

Se há um propósito maior por estarmos aqui, eu não acredito nele, pois como eu já disse somos semelhantes a uma mosca. Contudo, acredito numa resposta, ao contrário dos Agnósticos que afirmam que tal resposta é impossível de ser descoberta. Também há uma possibilidade disso ser verdade. Mas lamento pelas pessoas que acreditam que essa resposta está em um livro escrito por um suposto homem há mais de 3.000 anos atrás.

Vejam um exemplo do nosso propósito pelos religiosos, é uma frase de um Ateu famoso que condiz com tudo que estou falando:

George Carlin

O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O

70

Page 71: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!

Só para rir mesmo, não é?... Tudo que é fácil é duvidoso. Portanto, se você vier até mim e perguntar o que fazemos aqui, vou responder: – “Eu não sei. Não tenho essa resposta. Mas se você quiser posso inventar uma, se isso te fará sentir-se melhor.”

Há um tempo atrás eu estava com uma dúvida do por que das pessoas terem medo do escuro. A maioria das pessoas, Ateus ou não, tem medo do escuro. (Os religiosos mais ainda. Fantasmas, Espíritos, Diabo). Tentei elaborar uma tese para explicar isso, mas não consegui na época. Hoje, com base na filosofia e estudos de um Ateu, encontrei a resposta. Mas não fiquem entusiasmados, religiosos, não há nada de sobrenatural e irracional.

O CÉREBRO

Essa super-máquina que comanda tudo. Vou fazer uma teoria do que é o cérebro.

O cérebro é o que somos realmente. É onde estou, onde Bruno habita. O meu verdadeiro ser. Estão compreendendo?... Então vamos continuar...

Cada Mente-pessoa (Vamos chamar assim) é única. Nunca haverá outro Bruno no Universo. Nem no passado, nem no futuro. Por que isso. Porque a vida, o cotidiano, a época a

71

Page 72: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

história, enfim, a forma que a pessoa vive é o que a torna da forma que é.

Nosso cérebro é um verdadeiro aspirador de informações, todo o tempo, toda hora. Absorvemos tudo que vemos, sentimos, ouvimos e presenciamos. Tudo!... De um simples perfume de uma mulher ao gosto de uma coxa de frango. Todos esses “dados” (chamaremos assim) ficam arquivados em uma biblioteca (chamaremos assim) de nossa mente. Compreenderam?... São esses dados diversos que definirão nossa personalidade e nosso ser. Por exemplo, quando um amigo lhe chega pedindo um conselho sobre determinado fato, inconscientemente e automaticamente seu cérebro acessa esses arquivos diversos construindo assim sua resposta para a questão. Por isso que haverá pessoas que discordarão do conselho que você deu a seu amigo.

Cada um possui sua própria biblioteca. E é por isso que desprezo as pessoas ignorantes que se recusam a aprender. Por isso que estudo e aumento minha biblioteca.

Se existisse uma forma de transplantarmos nosso cérebro para outro corpo, nosso ser iria junto, pois é lá, que habitamos. Nosso corpo não passa de uma máquina que controlamos conscientemente e inconscientemente.

O CÉREBRO CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE

Muitas pessoas já ouviram falar desses dois estados do cérebro, mas poucas sabem o que realmente eles representam e como afetam de forma direta nossas vidas. Eu pesquisei, procurei e encontrei em diversas fontes, explicações confiáveis sobre esse tema.

O Consciente é o estado do cérebro que predomina a maior parte do nosso tempo. O estado ativo (Chamaremos assim) é o estado onde nosso senso crítico, bom senso e autocrítica predominam. É quando raciocinamos. É quando distinguimos o certo do errado. Medimos as conseqüências de

72

Page 73: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

nossos atos, sentimos vergonha, ciúmes, Etc. O consciente racional, onde você tem controle absoluto sobre suas ações psicológicas ou físicas. Por exemplo, agora, quando escrevo essas linhas, meu racional (consciente) predomina. Quando você ler essas linhas seu racional predomina.

Ao se deparar com um amigo em situação de perigo, se afogando, por exemplo, acontece uma batalha em sua mente. Se você não souber nadar, seu consciente racional vai praticamente gritar para você não pular na água, porém, ao mesmo tempo, seu inconsciente irracional (e instintivo) vai dizer para você pular mesmo não sabendo nadar. Seria mais ou menos assim: - Não pula. Você não sabe nadar. Você vai morrer. – diria seu consciente racional.

– Pula! É seu amigo. Ele vai morrer se você não pular. – seu inconsciente irracional diria.

É por isso que assistimos às vezes na televisão, mães que pulam na água – sem saberem nadar – para salvar seus filhos. Foi o inconsciente (irracional e instintivo) atuando sobre o consciente. Foi o consciente concordando e dizendo: – Foda-se. Então pula.

As pessoas atribuem esse ato como instinto materno. Bem, de certa forma sim, mas não passa do inconsciente agindo.

O inconsciente é aquele que te acorda durante a noite quando você sente vontade de ir ao banheiro. Já se perguntaram por que isso acontece?... Por que às vezes sonhamos que estamos fazendo xixi e quando acordamos molhamos a cama?... Foi seu inconsciente lhe avisando que sua máquina (o corpo) tinha problemas. Por isso que às vezes temos aquele conflito de se fazer o certo ou o errado. Quando precisamos de dinheiro e nos surge a oportunidade de roubar, imediatamente (e imperceptivelmente) nosso inconsciente diz: – Roube! Você precisa de dinheiro. Seus filhos precisam comer. Roube!

Mas o consciente diz: – Não faça isso. É errado. Você acabará preso.

73

Page 74: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Viram?... Compreenderam?... Algumas pessoas dão nomes diferentes ao consciente e o subconsciente (Inconsciente, é a mesma coisa). Vocês já devem ter ouvido falar do “anjinho e do “diabinho” nos ajudando a fazer escolhas. É assim que as pessoas costumam explicar o que não compreendem. Elas apelam para o espiritual e fantasioso. Mas para tudo, neste mundo, há uma explicação racional e sensata que nem beira o sobrenatural.

Então qual o propósito de termos o subconsciente (inconsciente) se ele é tão perigoso?

Simplesmente e unicamente para te proteger!... Ele vai te proteger quando você não puder racionalmente. Ele fará você correr quando for preciso. Te fará perder a memória quando for necessário. Isso tudo para proteger sua mente racional do trauma.

Quando as pessoas sofrem um acidente muito grave, algumas não se lembram do momento do acidente (conheço uma pessoa assim). Sabem por quê?...

Porque seu inconsciente apagou a memória. Ele te poupou de lembrar de algo que te faria mal. O momento do acidente pode ser de extremo choque psicológico. Algumas pessoas entram em estado de choque. Não conseguem raciocinar, não falam coisa com coisa, e tudo que conseguem fazer é chorar. Isso porque a situação que ela passou foi demais para a mente dela, foi demais para o consciente racional dela.

Imaginem vocês caminhando pela rua, e de repente surge um dragão vindo sabe se lá de onde, como ficaria o psicológico de vocês?... Rsrsrs. Vocês provavelmente enlouqueceriam, pois sabem que isso não acontece; que dragões não existem, mas mesmo assim está na sua frente. Provavelmente seu subconsciente fará algo para apagar aquela memória. Algumas pessoas poderão aceitar de outra forma, mas a maioria sofrerá a mesma coisa.

Por causa disso, pessoas cometem crimes absurdos que não conseguimos entender. Está com tesão?... Estupre uma mulher, seu subconsciente diria. Aquela pessoa está te

74

Page 75: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

prejudicando no trabalho?... Mate-a, seu subconsciente lhe diria.

Entretanto, em certas ocasiões, seu consciente (racional) lhe mostrará uma opção melhor para esses conflitos. Por isso que é preciso ter uma mente aberta e limpa. Por isso que é preciso acumular conhecimento, pois quanto mais conhecimento uma pessoa possui, com mais sensatez poderá resolver ou julgar determinado problema.

Mas não pensem que estou dizendo que as pessoas não são responsáveis por seus atos por que são!... Se você alimentar a maldade, seu subconsciente não perderá a oportunidade de se apossar de sua mente. Para te proteger!... Lembrem-se disso. Mas ele fará da pior maneira possível. Ele fará como se você fosse de fato um animar irracional guiado apenas pelo instinto. E é isso que nos diferencia dos outros animais. Com isso acho absurdo que seja necessário guerras para resolver conflitos. Somos seres racionais. Tudo pode ser resolvido pelo diálogo sem precisar apelar para o subconsciente.

Você ingere bebidas alcoólicas?... Pois saibam que quando fazem isso vocês estão permitindo conscientemente que seu subconsciente assuma o controle total. Aí já viram, né?... Fazem coisas que não fariam racionalmente. Alguns conseguem coragem, outros perdem a vergonha, outros ficam mais suscetíveis, mais manipuláveis. Alguns não se lembram do que fizeram enquanto estavam bêbados, ou entorpecidos com drogas. Assustador, não?

Por razão desse instinto irracional do subconsciente que não bebo e não fumo. Não faço nada, que afete meu senso crítico, razão e lógica.

Se você bebe com freqüência está obrigando seu subconsciente a atuar com mais força sobre o consciente (racional). O subconsciente não é mau, pelo contrário, ele é indispensável para a nossa sobrevivência. Mas, no entanto, você precisa aprender a equilibrar esses dois estados. Ouvir o racional (consciente) com razão, é melhor do que ouvir o inconsciente (irracional). Por exemplo, você pode deixar o inconsciente (irracional e instintivo) atuar livremente na hora

75

Page 76: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

da relação sexual, pois quem precisa raciocinar naquele momento. Deixe seus instintos animais lhe guiarem.

A maioria das pessoas que cometem suicídio é porque parou de ouvir o consciente e perdeu a razão. Nesse estado pré-suicídio, geralmente acompanhado de depressão, seu consciente racional concorda que sua vida está te prejudicando, que isso está te fazendo mal, com isso seu subconsciente assume o controle da situação e faz a única escolha possível para ele: SUICÍDIO. Mas é claro que o suicídio ainda assim é uma escolha racional porque conscientemente (e racionalmente) você entregou o controle de sua mente ao subconsciente.

Estão compreendendo?... É um pouco complexo, mas se bem compreendido explica muitas escolhas e eventos que acontecem em suas vidas. O subconsciente é tão poderoso que se usado corretamente durante sessões de Hipnose pode até curar certas doenças e vícios. Isso é possível porque é nessa parte do cérebro que predomina esses problemas.

Saibam mais sobre Hipnose:

“A hipnose é obtida através de técnica de relaxamento. Ela inibe a

censura crítica permitindo acessar a memória do SUBCONSCIENTE , ONDE

ESTÁ ARMAZENADO TUDO QUE ACONTECE AO SER DURANTE A SUA

EXISTÊNCIA.”O conselho Federal de Educação dos Estados Unidos da

América doNorte adotou a seguinte definição :"Hipnose é o elemento de ligação (by pass) do sensor crítico e aaceitação de sugestões aceitáveis".Outras definições colhidas entre os técnicos sobre hipnose:“A hipnose é um conjunto de fenômenos específicos e naturais

damente, que produzem diferentes impactos, tanto físicos como

psíquicos. Essesfenômenos poderão ser induzidos ou auto-induzidos através de

estímulosprovenientes dos cinco sentidos, sejam eles conscientes ou

não.”

76

Page 77: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

“Hipnose é um estado artificialmente induzido, às vezes semelhante

ao sono, porém sempre fisiologicamente distinto do mesmo, tendente a

aguçar a sugestibilidade, acarretando modificações sensoriais e motoras,

além de alterações da memória.”“Para finalizar a definição, disse que esses estímulos podem serconscientes ou não, isso porque nem sempre o estímulo é

percebido, tantopelo hipnoterapeuta como pelo paciente.”“Embora sugestão não seja sinônimo de hipnose, podemos estarcertos de que toda e qualquer hipnose começa pela sugestão. O

transehipnótico pode ser definido como o momento em que a sugestão

atinge a suaação mais poderosa, um fenômeno que revela a força do

inconsciente quevocê tem e que está à sua disposição para ser dirigida e

controlada por vocêmesmo em seu próprio benefício, permitindo conhecer, orientar

e dirigir oseu pleno potencial e, assim, obter soluções para seus

problemas. Suaexecução é bem simples e os resultados se aproximam de fatos

extremamentecompensadores, podendo, em alguns casos, proporcionar efeitosinacreditáveis e até mesmo inexplicáveis.”“O termo Hipnose abrange qualquer procedimento que venhacausar, por meio de sugestões, mudanças no estado físico e

mental, podendoproduzir alterações na percepção, nas sensações, no

comportamento, nossentimentos, nos pensamento e na memória, inclusive

desencadeando reaçõesneurológicas, endócrinas e metabólicas.”“HIPNOSE: Estado de estreitamento de consciência ou atenção,provocado artificialmente, parecido com o sono, mas que dele se

distinguefisiologicamente pelo aparecimento de uma série de fenômenos

espontâneosou decorrentes de estímulos verbais ou de outra natureza.”A hipnose atualmente é quase uma atividade médica, pois

a sua aplicaçãona medicina está cada vez mais difundida e aceita. Os

psicólogos são outros quefazem muito uso da hipnose em seus pacientes.

Tratamentos de causas psíquicas

77

Page 78: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

têm obtido excelentes resultados com o auxílio da hipnose.Os dentistas estão usando a hipnose no lugar da

anestesia. Pode?! Tudopela sugestão. SUGESTÃO!Algumas indicações de Hipnose:Perda de peso; parar de fumar; estresse; desmotivação;

insônia; falta deautoconfiança; gagueira; perda de ambição; impotência;

problemas de memória;falta de concentração; dependência de drogas; alcoolismo;

problemas sexuais;inibição; medos excessivos; atitude mental perturbadora;

arrogância; sentimentode culpa; frigidez; controle da pressão arterial; fobias;

depressão; timidez; víciode roer unhas; falta de controle da dor; amnésia pós-

trauma; enurese;sonambulismo; ejaculação precoce... A Hipnose está

indicada até mesmo paraproblemas mais comuns e aceitáveis, como por exemplo,

medo de ir ao dentista.Veja esse lindo texto:“É através da sugestão que nossa força se acumula e se

concentranuma idéia cujo resultado ou tendência é provocar determinado

efeito. Asugestão é uma determinante do comportamento humano, pode

ser tantoconstrutiva como destrutiva, impele muitas das nossas ações e a

maior partedo resultado de nossa vida é conseqüência dela; desde o

desfrutar desentimentos como alegria, felicidade e paz, até situações

negativas comomuitas doenças físicas e morais também dela provêm. Mas,

situaçõesnegativas podem ser reversíveis pelo mesmo processo que se

instalam, isto é,o que a sugestão faz, a sugestão desfaz.A maior parte do nosso poder mental não utilizado é classificadocomo subconsciente ou inconsciente, cabe a cada um de nós

atingir edesenvolver este imenso reservatório de poder latente e, a

melhor maneira de

78

Page 79: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

chegar ao inconsciente é através de uma das muitas técnicas hipnóticas como

a hetero-hipnose e a auto-hipnose, no primeiro caso o hipnotista sugestiona o

pensamento de alguém, ao passo que no segundo caso é ele próprio quem o

faz. Mas, qualquer autoridade em hipnose dirá que toda hipnose é autohipnose

e que o hipnotista é simplesmente um guia que influencia, através de

técnicas, a força que está dentro do próprio hipnotizado. Uma vez que o

indivíduo seja devidamente instruído, ele próprio poderá conhecer, conduzir

e controlar a força que está em seu inconsciente.”Saiba como funciona:ESTADOS E PROCESSOS DA HIPNOSE CLÍNICAUma sessão de hipnose consiste basicamente de 3 etapas:1a.) Estado pré-hipnótico: É a preparação ao transe, são

sugestão dadasantes da introdução ao transe, de forma que o sugerido

ocorra uma vez que seesteja no sono terapeutico. Consiste em um relaxamento

profundo e controladopelo hipnólogo, baixando a freqüência cardíaca e os níveis

das ondas cerebrais.Pessoas altamente sugestionáveis podem entrar

automaticamente nesse estado,com o uso de chaveamento mental.2a.) Estado hipnótico: Consiste em desarmar ou

simplesmente desviar ocensor crítico da mente. É a porta de entrada da mente

para trabalhar as induções,sugestionamentos e condicionamentos, empregando

técnicas como CONDEX(Condicionamento Externo), CONDIM (Condicionamento

Interno), RECOM(Recondicionamento Mental), DESCON

(Descondicionamento Mental)Regressãode idade, Progressão de idade, TVP (Terapia de Vidas

Passadas), Energização,BLOREM (Bloqueio de Registros Mentais), CHAMEN

(Chaveamento Mental),

79

Page 80: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

entre outras. Existem diversos níveis de escalas para o estado de sono terapêutico,

as mais importantes são Hipnoidal, Média e Sonambólica e Catalepsia, sendo que

as duas últimas, nem todas as pessoas conseguem atingir, dependendo das

condições físicas, mentais e ambientais em que a pessoa se encontra no momento

da sessão, nelas são possíveis fazer com que o paciente converse

inconscientemente, abra os olhos, caminhe, etc (níveis necessários para se

trabalhar técnicas de regressão); de forma geral, a hipnose clínica (Hipniatria) não

necessita que o(a) paciente esteja no estado sonambólico, nem cataléptico. Cada

hipnólogo possui sua própria técnica, desenvolvida e aprimorada por ele próprio

ou estudada em cursos.Obs: As técnicas condicionativas (COMDEX - CONDIM -

RECOM -DESCOM) são as últimas palavras dentro da ciência da

hipnologia, técnicas estasque abrem novos rumos para saúde humana, batizada

pelo Prof. Luiz CarlosCrozera como HIPNOSE CONDICIONATIVA.3a.) Estado de hipnose: É a preparação e o retorno do

censor crítico damente ao seu estado normal, o restabelecimento das

funções respiratórias ecardíaca, retirando o paciente do sono terapêutico.Fonte: Grupo de Hipnose Clínica.Para variar, jamais se esqueça: Na hipnose também há

vigaristas safadosde todas as espécies. Quando você ouvir falar de “regressão

a vidas passadas”,saiba que está lidando com um pilantra.E dentre os piores safados vigaristas que se utilizam da

hipnose estão ospastores das igrejas pentecostais, os centros espíritas e a

maioria dos líderesreligiosos.

80

Page 81: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Entenderam?... É tudo sugestionamento!... Controle do hipnotizador sobre o hipnotizado que entregou conscientemente (racionalmente) seu subconsciente. Está tudo no cérebro!... Tudo!... Todas as coisas sem sentido que ocorrem nas nossas vidas o estudo do cérebro pode explicar.

Já falei sobre Hipnose e Lavagem Cerebral e constatamos que não há nada de sobrenatural nesses dois métodos. Agora, unam essas duas coisas às igrejas e vejam se não faz sentido. Existe aquela pessoa com seus problemas pessoais. Existe o líder religioso que conhece esses métodos. E...?... E pronto!... Basta a manipulação!... O subconsciente daquela pessoa deseja que seja verdade, deseja ouvir, deseja crer irracionalmente no que o líder religioso diz. Vocês viram os artigos de lavagem no site adventista. Querem mais provas?!...

Eu digo a vocês, fujam desses lugares, não sejam manipulados, não deixem que controlem suas mentes. Isso não acontece só em igrejas. Vários profissionais usam isso: Advogados (principalmente), Médicos, Oradores, todos!... Eles aproveitam do pouco conhecimento das pessoas para manipulá-los!... Um senhor que venha da roça para consultar um advogado, por exemplo, que chances ele tem de não ser manipulado?... Nenhuma!

O uso do gerúndio pelas operadoras de tele marketing. Elas te induzem a crer que seus problemas serão resolvidos quando na maioria das vezes eles não são!

– Tudo bem, senhor... – diriam elas – Estarei passando sua reclamação para o setor administrativo... Porra nenhuma!... Elas falam como se o problema já estivesse solucionado quando na verdade não está e não será!... Por isso que toda vez que converso com uma dessas mulheres a primeira coisa que peço é: – Por favor... Pare de falar no gerúndio.

Pessoas de mente aberta (como eu) estão menos sujeitas a isso. Não serão manipulados e não serão hipnotizados. Não sejam assim também. Não sejam ovelhinhas para os lobos famintos...

81

Page 82: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

“Vou terminar esse livro por aqui mesmo. Espero não ter ofendido ninguém. E aos Ateus, peço que saiam dos armários. Vocês não estão sozinhos. E desculpem-me pelos erros de português, mas não tenho revisores.

Felicidades a todos...Bruno Pereira...

E para finalizar colocarei aqui frases de alguns Ateus famosos.

George Carlin

O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!

Eu tenho tanta autoridade quanto o Papa. Eu só não tenho tantas pessoas que acreditam nisso.

Eu sou completamente a favor da separação da Igreja e do Estado. Minha idéia é que essas duas instituições nos fodem o suficiente por si próprias, então ambas juntas é a morte certa.

Eu acho que cada um deveria tratar ao outro de maneira cristã. Eu não vou, entretanto, ser responsável pelas conseqüências.

Eu o encontrei. Tenho Jesus no meu baú.

Eu nunca seria membro de um grupo cujo símbolo fosse um homem pregado em duas peças de madeira.

82

Page 83: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Robert Green Ingersoll

A religião nunca será capaz de reformar a humanidade porque religião é uma escravidão.

A Religião persegue, tortura e queima quem discorda dela. A Ciência e a Filosofia nunca mataram ninguém, apenas buscam descobrir as leis da natureza.

Se Cristo realmente disse “Eu não vim trazer a paz mas a espada”, esta é a única profecia do Novo Testamento que se cumpriu.

Deus disse aos judeus que matassem todos os hereges, todos os que adorassem outro deus. Então ele enviou seu filho ao mundo para pregar uma nova religião. Se os judeus o mataram, eles não fizeram mais do que cumprir seu mandamento e Deus não pode se queixar.

Por que somos tão presunçosos a ponto de achar que um ser infinito precisa do nosso louvor?

Por que eu devo permitir que o mesmo Deus que abandonou seu filho me diga como cuidar do meu?

Conforme as pessoas vão ficando mais inteligentes, elas se importam menos com pastores e mais com professores.

Isaac Asimov

Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.

Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões.

Os criacionistas fazem uma teoria parecer com algo que você sonhou depois de ficar bêbado a noite toda.

Render-se à ignorância e chamá-la de deus sempre foi algo prematuro, e continua sendo hoje.

Carl Sagan

83

Page 84: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Eu afirmo que existe muito mais maravilha na ciência do que na pseudociência. E, além disso, em qualquer medida que este termo tenha algum sentido, a ciência tem a virtude adicional, que não é desprezível, de ser verdadeira.

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências… Baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.

O celibato clerical é uma idéia especialmente boa, porque tende a suprimir qualquer propensão ao fanatismo hereditário.

Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja primitiva, representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado.

Friedrich Nietzsche

“Fé” significa não querer saber o que é a verdade.

Você diz que acredita na necessidade da religião… Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polícia!

Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.

Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.

Albert Einstein

A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

84

Page 85: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.

Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.

Voltaire

É perigoso estar certo quando o governo está errado.

Qualquer coisa estúpida demais para se dizer é dita.

Galileu Galilei

É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado.

Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.

Drauzio Varella

Não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé. Quando digo que não tenho religião, acham que sou imoral. É como se eu tivesse parte com o diabo.

Quando tinha 10 anos fiz a primeira comunhão. A professora de catecismo dizia que não pode morder a hóstia, porque um menino na França tinha mordido a hóstia e tinha saído sangue pela boca. Fiquei com aquilo na cabeça. Na primeira comunhão eu não tive coragem, mas, uma semana depois, um tio fez bodas de prata e teve uma missa. Aí fui lá receber a hóstia, voltei para o meu lugar e mastiguei. Não saiu nada e eu virei ateu naquele momento. A partir daí, sempre que ouvia as aulas de religião no colégio pensava que aquilo podia ser mentira. E quando você começa a fazer isso com religião é devastador, porque é uma questão de fé, religião não admite racionalidade.

Judith Hayes

85

Page 86: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Suponhamos que a evolução das espécies não ocorreu. Por que teríamos automaticamente que aceitar a versão do Gênesis para a criação? Cada povo tem seu próprio mito da criação. Não é a Bíblia contra o evolucionismo, é a Bíblia contra os egípcios, maias, nórdicos, gregos, celtas…

Por que não ocorrem milagres convincentes, como crescerem de volta uma perna ou um olho perdidos? Por que as curas se limitam a doenças que poderiam regredir mesmo sem intervenção divina? A medicina não explica? E daí? Um dia explicará. E, em não explicando, por que a única outra alternativa seria o milagre?

Sigmund Freud

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.

Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar.

Woody Allen

Se pelo menos deus me desse um sinal! Algo como fazer um depósito gigantesco em meu nome num banco suíço.

Não somente há deus nenhum, mas tente achar um encanador em fins de semana.

Katharine Hepburn

Eu sou atéia, e é tudo. Eu creio que não há nada que sabemos, exceto que devemos ser gentis uns com os outros e fazer o que pudermos pelas pessoas.

Não, eu não acredito em Deus e, depois de viver, pretendo ter um longo e feliz descanso debaixo da terra.

Thomas Henry Huxley

O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do

86

Page 87: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa.

Hipócrates de Cós

Os homens pensam que a epilepsia é divina meramente porque não a compreendem. Se eles denominassem divina qualquer coisa que não compreendem, não haveria fim para as coisas divinas.

Francisco Saiz

Não importa o quão feliz me deixe, se não é verdadeiro, se não é real, muito obrigado. É assim que penso quanto aos deuses e mitos de todas as religiões.

Auguste Comte

O Universo não apresenta qualquer evidência de uma mente dirigente (…) Todos os bons intelectos têm repetido, desde o tempo de Bacon, que não pode haver qualquer conhecimento real senão aquele baseado em fatos observáveis.

Ludwig Andreas Feuerbach

Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.

Epicuro de Samos

Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?

Paul Keller

A fé é um eufemismo para preconceito e a religião é um eufemismo para superstição.

Arthur Schopenhauer

87

Page 88: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

A religião católica é uma instrução para mendigar o céu, que seria muito incômodo merecer. Os padres são intermediários dessa mendicância.

O médico vê o homem em toda a sua fraqueza. O jurista o vê em toda a sua maldade. O teólogo, em toda a sua imbecilidade.

Jason Stock

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

Sebástien Faure

As religiões são como pirilampos: só brilham na escuridão.

Peter de Vries

A idéia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo “Não Matarás” é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo.

Charles Chaplin

Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.

Hipácia de Alexandria

Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.

Benjamin Franklin

O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.

Chefe Pontiac

88

Page 89: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Eles vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao “Senhor” por sermos salvos.

Ashley Montagu

A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.

Alexander Malcot

Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.

Thomas Browne

Eu desejo exercitar minha fé no ponto mais difícil, já que acreditar nos objetos ordinários e visíveis não é fé, mas persuasão.

Ayaan Hirsi Ali

Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos.

Justin Brown

Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?

Gilbert Keith Chesterton

As falácias não deixam de ser falácias só porque são moda.

Richard Dawkins

Eu sou contra a religião porque ela nos ensina a nos satisfazermos ao não entender o mundo.

José Saramago

Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.

Ambrose Gwinnett Bierce

89

Page 90: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Pedir por um milagre é acreditar que as leis do Universo serão alteradas em benefício de um único indivíduo que sabe, ele próprio, que não merece.

Susan Brownell Anthony

Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.

Samuel Butler

Se Deus quer ser obedecido, ele deve se expressar melhor. Pessoas sensatas vão esperar até que ele diga claramente o que deseja antes de lhe dar atenção.

Joseph Campbell

Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.

Derek W. Clayton

Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos.

C. W. Dalton

Ninguém fica repetindo “Creio no Sol, creio na Lua, creio na chuva”. A necessidade que as pessoas religiosas têm de proclamar sua crença com tanta frequência e tão alto é em si mesmo um sinal de dúvida. Elas tentam sufocá-la através da repetição e dos decibéis.

Annie Dillard

Esquimó: “Se eu não soubesse nada sobre Deus e pecado, eu iria para o inferno? Missionário: “Não, não se você não soubesse. Esquimó: “Então por que você me disse? ”

Bret Harte

O deus capaz de por um câncer num crente certamente não se comoverá com orações.

Robert A. Heinlein

90

Page 91: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Quem acredita na Santíssima Trindade e insiste que sua religião é monoteísta é capaz de acreditar em qualquer coisa. Só precisa de algum tempo para se acostumar com a idéia.

Elbert Hubbard

Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.

Steve Knight

Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama.

Hans Konzelmann

A Igreja vive da certeza de que os fatos revelados pelas pesquisas modernas sobre Jesus não são de conhecimento público.

Henry Louis Mencken

O puritano é aquele que vive desconfiado de que alguém, em algum lugar, está feliz. Os imorais são aqueles que estão se divertindo mais do que nós.

Björk

A Islândia se destacou em uma coisa. Quando nos perguntaram em que acreditávamos, 90% disseram: ‘em nós mesmos’. Eu acho que me encaixo nesse grupo. Se me meto em algum problema, não há deus ou alá que vai me salvar. Eu tenho que me virar sozinha.

Francis Crick

Eu percebi muito cedo que o que torna certas religiões insustentáveis é o conhecimento científico detalhado. O conhecimento da verdadeira idade da Terra e os registros fósseis tornam impossível para qualquer pessoa de bom senso acreditar na verdade literal de cada parte da Bíblia, do mesmo jeito que os fundamentalistas acreditam. E se parte da Bíblia está notoriamente errada, por que o resto dela

91

Page 92: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

deveria ser aceito automaticamente? O que seria mais imbecil do que basear àtoda a sua visão de vida em idéias que, embora plausíveis no passado, agora parecem estar completamente erradas? E o que seria mais importante do que acharmos nosso verdadeiro lugar no universo, retirando um a um esses vestígios infelizes de crenças remotas?

Thomas Edison

Eu não acredito que qualquer tipo de religião deva jamais ser introduzida no sistema público de ensino dos Estados Unidos.

Barão de Holbach

O que foi dito sobre deus é ou ininteligível ou perfeitamente contraditório; e por esta razão deve ser uma hipótese absurda para todo homem de bom senso.

Linus Torvalds

Eu julgo algo detestável ter uma religião que diz o que você deve ou não fazer. O catolicismo é um exemplo dessa não-permissividade…

James Watson

Eu não acho que fomos feitos pra coisa alguma, nós somos apenas produtos da evolução. Você pode até dizer ‘Nossa, sua vida deve ser horrível já que não acredita que há um propósito’, mas eu não ligo.

André Díspore Cancian

O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.

Ron Barrier

Se Deus existisse, a fé se tornaria desnecessária e todas as religiões entrariam em colapso.

James A. Garfield

92

Page 93: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

Qualquer igreja, de qualquer religião, deveria ser considerada uma sociedade civil a ser legalmente registrada. Não deveria ter isenção de nenhum imposto e nenhuma taxa exceto as referentes a obras de assistência social, ou estaríamos distribuindo por toda a sociedade os encargos por ela devidos, mesmo entre os fiéis das outras religiões.

Elbert Green Hubbard

Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.

Dan Baker

A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos todo Domingo, cantando, “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amém.”

A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos.

F. M. Knowles

Aqueles que proclamam sua fé com orgulho em geral têm medo ou preguiça de procurar a verdade.

Anatole France

A redenção cristã se baseia em dois conceitos principais: “o sofrimento cancela o pecado” e “o inocente pode cumprir a pena em lugar do culpado”. Fazer o inocente pagar pelo pecador, ainda por cima com um sofrimento improdutivo, não passa de vingança contra a pessoa errada e só faz juntar um mal a outro mal.

Adaptado de Anatole France, La révolte des anges

Se 5 bilhões de pessoas acreditam numa coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.

Ron Patterson

93

Page 94: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

A Bíblia nos diz que Jesus foi sacrificado para nos redimir de nossos pecados e nos salvar do fogo eterno. A Bíblia também nos diz que se não acreditarmos nisto queimaremos no fogo eterno.

Stephen Henry Roberts

Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender porque é que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá porque é que eu rejeito o seu.

Martin Terman

As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e que elas vão para o céu de certa forma me deixam feliz por não estarmos indo para o mesmo lugar.

Edmund Way Teale

Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.

Don Hirschberg

Dizer que ateísmo é uma crença é o mesmo que dizer que careca é uma cor de cabelo.

Tom Waits

Sabia que não existe Satã? É apenas Deus quando está bêbado.

Mark Twain

Fé é acreditar em algo que você sabe que não é verdade.

Doug McLeod

Eu ainda digo que se uma igreja tem um pára-raios no telhado é por falta de confiança.

94

Page 95: Discurso sobre a Bíblia e o Ateísmo - rl.art.br · Primeiro quero dizer que tudo que escrevi neste livro é ... de que eu discordo disso) Se ele sempre existiu, o que fazia antes

George Bernard Shaw

Nenhum homem acredita que a Bíblia diz o que está escrito: acredita que ela diz o que ele quer.

Gene Roddenberry

Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.

Fernando Pessoa

“Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, sem dúvida que viria falar comigo e entraria pela minha porta dentro dizendo-me, ‘Aqui estou!’”

Fernando Pessoa, em O guardador de rebanhos.

95