Domingo/Terça - Imperatriz, 31 de Dezembro de 2017 a 2 de ...§ão 851.pdf · ESPECIAL 03...

12
Domingo/Terça - Imperatriz, 31 de Dezembro de 2017 a 2 de Janeiro de 2018 | Edição 851 DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL

Transcript of Domingo/Terça - Imperatriz, 31 de Dezembro de 2017 a 2 de ...§ão 851.pdf · ESPECIAL 03...

Domingo/Terça - Imperatriz, 31 de Dezembro de 2017 a 2 de Janeiro de 2018 | Edição 851

DIVU

LGAÇ

ÃO/R

EPRO

DU

ÇÃO

EDIÇÃO ESPECIAL

No dia 07 de março, a bloguei-

ra Ana Kelly compartilhou um áudio em seu perfil pessoal em que, duran-te uma con-versa com o

Vice-prefeito, Alex Nunes,

sobre o supos-to rompimento com

Assis Ramos, chama o secretá-rio de Governo, Marlon Mou-ra, de “meio maluco”.

Tudo começou quando a blogueira publicou em seu site uma matéria sobre o rom-pimento de Alex Nunes com Assis Ramos. No dia seguin-

te, o boato foi negado. E, para provar que realmente houve a desavença, Kelly compartilhou a gravação de uma conversa por telefone que teve com Alex Nunes.

Questionado sobre ter dado para trás na decisão, Alex explicou: “a primeira coisa é que o secretário meio maluco que é o Marlon. Você sabe, né? Que ele saiu aí, de forma arbi-trária [...] Tirando gente minha dos postos de saúde, não só gente minha não, sabe Kelly? [...] Esse fato que aconteceu foi verídico, a gente tinha um problema. A gente iá romper realmente, se não tivesse uma boa conversa igual a gente teve hoje, entendeu? [...]”.

Publicado pela “Implay Tecnologia e Comunicação LTDA-ME”Rua Godofredo Viana, 152 B, Centro - Imperatriz/MA

Diretor Geral: Francisco Jú[email protected]

Editora-Chefe/Revisão: Larissa [email protected]

Diagramação: Gabriel RodriguesGilmar Carvalho

Repórteres: Antônio Pinheiro Carloto Júnior

Daniela Souza Stephanne Menezes

CONTATOTelefone: (99) 3523-1163 Whatsapp: (99) [email protected]

EXPEDIENTE

Março

Fevereiro

Vice-prefeito, Alex Nunes, chama secretário de ‘meio maluco’

Uma série de denúncias levantadas por vereadores so-bre a comercialização de casas populares de programas habi-tacionais do governo federal, destinadas a pessoas de baixa renda, será alvo de investigação por uma comissão a ser insta-lada pela Câmara Municipal de Imperatriz.

Os vereadores Rildo Ama-ral (Solidariedade), Alberto Sousa (PDT), Bebé Taxista (PEN), Carlos Her-mes (PC-d o B ) , I r m ã Tel-

ma (Pros), Aurélio Gomes (PT), Pedro Gomes (PSC), Ditola (PEN) e Chiquim da Diferro (PSB) levantaram várias ques-tões no Plenário, como a venda (vedada por contrato) de casas por beneficiários dos progra-mas, esquema clandestino de comercialização desses imóveis por terceiros, suspeitas de frau-de em sorteios e até ganhadores

com padrão de renda supe-rior ao estabelecido

pelo progra-ma Minha

Casa, Mi-n h a

Vida.

Denúncias sobre venda de casas populares por beneficiários serão investigadas por comissão da Câmara de Imperatriz

Outubro

Audiência Pública rea-lizada em outubro na Câma-ra Municipal de Imperatriz debateu sobre a privatiza-ção do setor elétrico propos-ta pelo Governo Temer, em agosto. Estiveram presentes nesse debate vereadores, servidores da distribuidora, sindicatos de eletricitários, professores universitários,

indígenas e

trabalhadores rurais.De acordo com o pre-

sidente da câmara, José Carlos, a casa é a favor dos trabalhadores da Eletrobrás e contra essas propostas de privatizações. “Nós entende-mos que o governo não deve privatizar e nem vender nada, deviam apenas termi-nar o mandato, sem essas interferências que podem prejudicar os brasileiros”, comentou José.

O debate foi um pedi-do do sindicato dos urba-nitários, e o diretor, Jorge

Furtado, que trabalha há 35 anos no setor elétrico, conta que o objetivo é alertar a população so-bre essa privatização, “não só os trabalhado-res da Eletrobrás, mas a população no geral será afetada se houver

essa privatização. O pri-meiro efeito seria a explo-

são das tarifas e o segundo seria a insegurança energé-tica”.

Audiência Pública em Imperatrizdebate privatização do setor elétrico

02 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

Dezembro

Novem

bro

O atual governador e pré-candidato a reeleição, Flá-vio Dino (PCdoB), ampliou a vantagem sobre a ex-governa-dora Roseana Sarney (PMDB) em Imperatriz. É o que aponta pesquisa do Instituto Interpre-ta feita com exclusividade para o Jornal Correio, sobre a inten-ção de votos do imperatrizen-ses para as eleições de 2018.

De acordo com o levanta-mento, no mês de agosto, Dino contava com 51% das inten-ções de votos válidos em Impe-ratriz, contra 23% de Roseana. Já em novembro, Dino subiu para 65% dos votos válidos e Roseana oscilou para 26%. A vantagem, que era de 28 pon-tos percentuais, subiu para 39 pontos.

Ou seja, nos últimos qua-tro meses o comunista obteve

um

cresci -mento junto ao elei-torado de Imperatriz de mais de dez pontos percentuais nos votos válidos. Com isso, am-pliou sua vantagem para ven-cer ainda no 1º turno – ao me-nos se depender dos votos dos imperatrizenses.

Segundo pesquisa, Flávio Dino ampliavantagem sobre Roseana em Imperatriz

O seletivo para agen-te comunitário de saúde tem sido alvo de denúncias por diversos candidatos. Em de-zembro, um dia após a pro-va, o Jornal Correio relatou várias irregularidades que teriam acontecido no dia da prova e, até mesmo, antes da realização.

Com as diversas denún-cias e casos expostos nas re-des sociais, o vereador Rildo Amaral protocolou um reque-rimento no Ministério Público solicitando a suspensão do se-letivo, realizado no dia 10 de dezembro.

“Chegaram várias de-núncias ao gabinete, inclusi-ve, sobre o conteúdo estar di-vergindo com o edital”, expõe o vereador.

Ainda sobre os relatos,

Rildo a f i r m a que candidatos chegaram a mencionar que teriam usado aparelhos eletrônicos duran-te a prova. “Várias pessoas me relataram que utilizaram celular durante a prova, além disso, vazou a prova sendo fotografada”, conclui o vere-ador.

Suspensão do seletivo para ACS de Imperatriz é solicitada ao Ministério Público

Acompanhe o que foi destaque no Jornal Correio em 2017

03ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

Março

Outubro

Agosto O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou diversas obras da Re-gião Tocantina durante o sábado

(25). As ativida-des começa-

ram por Amaran-te, onde ele as-s i n o u a or-dem de s e r v i -

ço para

E labo-ração do Projeto de Engenharia da MA 275, que liga a cidade a Sítio Novo. Com a reforma, os muni-cípios de Amarante e Sítio Novo aumentam o fluxo de pessoas e habitantes em ambos os municí-pios, o que melhora a economia e desenvolvimento local.

O Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou no fim da tarde de hoje, o início dos trabalhos de concre-tagem da Avenida Beira-Rio em Imperatriz. O local foi planeja-do para ganhar uma esplanada, com uma área de 20 mil metros quadrados, uma das maiores do Maranhão. A concretagem e a instalação da rede elétrica re-lativa a fundação estiveram em pleno vapor no mês de agosto. O secretário falou sobre a impor-tância do investimento.

“A Beira-Rio cada vez mais está ganhando forma com essa obra. Assim segue se tornando à altura da dimensão do povo de Impe-ratriz e da região tocantina. Esta-mos atentos e determinados

(Governador Flávio Dino acom-panha também) para que a obra avance e seja entregue em outu-bro essa primeira parte”. O Se-cretário Noleto aproveitou para vistoriar o andamento do Mais Asfalto na cidade de Governador Edison Lobão. O lugar recebeu serviços de recuperação e pa-vimentação nas ruas Bernardo Sayão, da Torre, Bananal, Dom Pedro, Imperatriz, Santa Rita,

Santa Teresa, Urbano Rocha e São

João.

A parte da fundação relativa a construção do novo campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Ma-ranhão (Uemasul), em Imperatriz, já iniciou e está a todo vapor. Construído próximo ao Parque de Exposi-ções Lourenço Vieira da Silva, na BR 010, em um terreno doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz, o local abrigará o Centro de Ciências Agrárias, com-posto pelos cursos de Me-dicina Veterinária, Agrono-mia e Engenharia Florestal.

Executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a construção conta com um orçamento de mais de R$ 11 milhões e a conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2018.

Ordem de serviço para Elaboração do Projeto de Engenharia da MA 275 é assinada

Novem

bro

São Francisco do Brejão, localizado a quase 70 km de Imperatriz, foi o Município vi-sitado pelo governador Flávio Dino e o Secretário de Estado da Infraes-trutura, Clayton Noleto. Acom-p a n h a d o s pelo prefei-to, Adão Carneiro e a vice, Ca-rine San-tos, a visi-ta teve por objetivo a ass inatura do contrato de R$ 700 mil para a reforma e ampliação de praças, uma no centro da cidade e outra em Trecho Seco. A opor-tunidade foi destinada também para a entrega de kits esporti-vos como: apitos, bolas e cami-setas personalizadas.

Durante a solenidade de

assinatura, o governador Flávio Dino ressaltou as obras realiza-das com o trabalho do Secre-tário de Estado da Infraestru-

tura, Clayton Noleto, pois tem sido uma

parceria com grandes re-

sultados po-sitivos. “Os p r o g r a -mas, assim como em outros mu-n i c í p i o s , é todos os

â m b i t o s . Reformamos

praças, esco-las, construção

de novas escolas no estado, estamos execu-

tando as obras do Mais Asfal-to. Aqui em São Francisco do Brejão estamos melhorando a urbanização, infraestrutura e a questão educacional”, disse o Governador.

São Francisco do Brejão recebe visita do Secretário de Estado da Infraestrutura e Governador Flávio Dino

Início da reforma da Avenida Beira-Rio em Imperatriz

Construção da fundação do novo campus da Uemasul em Imperatriz

Novem

bro

Os povoados do Mara-nhão também foram lembra-dos pelo Governo do Estado em 2017. O Povoado Barrei-ra do Pau D’arco e o Povoado Traíra dos Motas localizados em Senador La Rocque, a 28 quilômetros de Imperatriz, receberam o Governador do Maranhão, Flávio Dino, para inauguração de uma escola em cada um desses locais. Sua passagem foi selada no Centro da cidade com a re-cepção de jovens do Coral Lurdinha Silveira. Também estava presente o Secretário de Estado da Infraes-trutura, Clay-ton Noleto, além de

outras autoridades políticas. A visita era no forma-

to de compromisso com a população: Inauguração da Unidade Escolar Alfredo Nu-nes (Povoado do Pau D’ar-co); inauguração da Unidade Escolar São Francisco e do sistema de abastecimento de água (Povoado Traíra dos Motas). No centro da cida-de, o Governador assinou a ordem de serviços para a re-forma do Mercado Municipal e reiníciou as obras do Hos-pital de 20 de leitos, além do início das obras do pro-

grama Mais Asfalto e entrega de

kits espor-tivos.

Governador visitou Senador La Rocque e assinou contrato para início de novas obras no município

Novem

bro

Setembro Em novembro (24), o go-

vernador Flávio Dino visitou o assentamento Corjam, distan-te 57km de Estreito – MA, para inaugurar a Escola Municipal Chico Mendes, construída por meio da Secretaria de Infraes-trutura do Estado e que bene-ficiará 97 crianças.

Além de entregar a escola municipal, o governador dis-ponibilizou kits esportivos para os estudantes.

Em seu d i s c u r s o , Flávio Dino destacou a i m p o r t â n -cia da edu-cação e seu investimen-to. “A cura para a vio-lência e cor-rupção é uma educação digna,

desde o começo”, ainda sobre isto o governador destacou os investimentos na educação su-perior, “o Estado do Maranhão foi o único do país nos últimos anos a abrir uma universida-

de”, se referiu o go-vernador a

Uema-sul.

O bairro Jardim São Luís, em Imperatriz, foi um dos con-templados com mais uma etapa do Mais Asfalto, programa per-manente do Governo do Mara-nhão, executado pela Secreta-ria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A parte de revestimento asfáltico já foi concluída e agora está em execução a implantação de sarjeta e meio-fio.

“O Mais Asfalto é um pro-grama que retira a poeira e a lama da porta das casas das pes-soas e Imperatriz tem recebido intervenções em vários pontos

para melhorar a trafegabilidade das pessoas. Fizemos interven-ções também em outras vias, como a Avenida Pedro Neiva, que além de contribuir para a melhor fluidez do trânsito deu à cidade um ponto de exercícios ao ar livre”, comenta o secretá-rio de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Além de melhorar o trân-sito, o asfalto facilita o acesso a regiões populosas de Imperatriz, como Vila Nova, Entroncamento e Centro da cidade.

O morador Gustavo Henri-que Messias disse que a obra é um sonho antigo de quem vive na região. “Moro no jardim São Luís desde o final de 2001 e nunca fizeram nada pelo bairro. Mas, esse ano, o governador Flá-vio Dino iniciou as obras de ins-talação de esgoto e pavimento das ruas. Sonho com isso desde criança”, comemorou.

Flávio Dino destaca importância do investimento na educação em entrega de escola municipal

Mais Asfalto no Jardim São Luís, em Imperatriz, facilita acesso a bairrosda região da grande Vila Nova

Novem

bro

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, visitou a cidade de Imperatriz, em novembro, junto com o go-vernador Flávio Dino. Na oca-sião, o secretário vistoriou as obras da Avenida Beira Rio e anunciou novos projetos.

De acordo com Clayton, novos proje-tos para a cidade es-tão sendo concluí-dos para dar iní-cio às o b r a s . “Nós já conc lu -ímos o projeto de

revitalização do calçadão de Im-peratriz. E após o período natali-no daremos início a execução do projeto”, salientou o secretário.

Ainda sobre novidades, Noleto mencionou a concepção do parque ambiental para a ci-

dade. “Estamos tam-bém trabalhando

em uma gran-de novidade

para a cida-de, que é o bosque, o parque ambien-tal para Impera-triz que será uma área iné-

dita para a região”.

Clayton Noleto anunciamais obras para Imperatriz

Dezembro

Grandes obras foram entregues na Região Tocan-tina em dezembro. Agora, os estudantes da Universidade Estadual da Região Tocanti-na do Maranhão terão aces-so a um restaurante univer-sitário. Antes da entrega, as cidades vizinhas João Lisboa, Monte Altos e Itinga foram contempladas com obras e kits esportivos.

O Restaurante Popu-lar e Universitário entregue em Imperatriz oferecerá mil refeições diárias, sendo 400 destinadas a estudantes da Uemasul. A refeição terá o custo simbólico de R$ 2 e busca beneficiar trabalhado-res da região e os acadêmi-

cos.Lucas Richardson, 21

anos, acadêmico de história, reside em Governador Edi-son Lobão, distante 26km de Imperatriz e tinha dificulda-de na hora de realizar a re-feição na cidade. “Eu entro na universidade pela manhã e na hora do almoço tinha que voltar para casa e voltar à noite para a aula”, relata Lucas.

“Agora vou usar cons-tantemente o restaurante, pois antes, se eu quisesse almoçar em Imperatriz ti-nha que desembolsar pelo menos R$ 10”, comemora o estudante.

“O restaurante é a remoção de um obstáculo econômico ao acesso ao ensino superior”, enfatiza Flávio Dino em inauguração

Dezembro Numa noite majestosa às

margens do Rio Tocantins, Im-peratriz foi contemplada com a revitalização do maior cartão postal da Região Tocantina.

O Governador Flávio Dino e o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton No-leto, entregaram a Imperatriz, no dia 21 de dezembro, uma das mais importantes obras já realizadas no Estado do Mara-nhão: a Beira-Rio.

Nesses três anos de go-verno foi entregue uma obra a cada dois d i a s d e

gestão, isso significa mais de 600 obras entregues.

Dona Fátima, trabalha há 23 anos na Beira-Rio, e enche os olhos de lágrimas ao falar do seu novo local de trabalho. “Sou da primeira etapa da Bei-ra-Rio, do tempo do aterro, fui a terceira pessoa a começar a trabalhar aqui e eu nunca ima-ginei essa Beira-Rio desse jei-to. Isso é um sonho realizado, um orgulho pra gente”, conta a barraqueira que começou ven-

dendo batata-frita e água de coco e hoje tem seu

carrinho de c o m i d a s

típicas.

“É um sonho realizado”, seorgulha Dona Fátima quetrabalha há 23 anos na Beira-Rio

04 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

QUAL É a BRONCA? RETROSPECTIVA

05ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

FevereiroO

utubro

Outro ‘Qual é a bron-ca’ polêmico, foi travessia das marginais da BR-010 em que moradores reclamavam da falta de passarelas e o alto risco de atropelamento dos pedestres. Um dos re-sidentes da Vila Lobão que trabalha em uma loja próxi-mo ao Entroncamento, Luís da Costa, relatou o caso.

“A distância, se consi-derar em quilômetros, não é grande. Mas o perigo apa-rece na hora de atravessar as três pistas. É muito ruim porque não existe um lugar por onde o pedestre deve an-

dar, a gen-te tem

q u e s e

arriscar mesmo. Andando na beira dos canteiros e tor-cendo para não aparecer um carro em alta velocidade”, conta.

Em nota, o DNIT afirmou que já contratou uma empresa superviso-ra (Hollus/Astep) que fez o levantamento das neces-sidades de manutenção e correção dos problemas da passarela que existe no local e o processo já está em an-damento. Sobre construção de novas passarelas, ainda não há previsão em projetos do DNIT nem convênio com a prefeitura. Mas a conheci-da e adiada obra de duplica-ção da BR-010 prevê vários pontos a serem sinalizados, visando proporcionar a tra-vessia segura de pedestres.

Uma denúncia realiza-da pela ONG Gpai nas redes sociais, foi para o ‘Qual é a bronca?’ do dia 30 de outu-bro. A publicação se referia aos casos de calazar e ci-nomose nos cães. Segundo a nota, o Gpai não é órgão público e não recebe nenhu-ma ajuda do município para cuidar dos cachorros que chegam até a insti-tuição doentes de calazar e cinomose. Procura-da pelo Jornal

Correio, a instituição rela-tou que recebe mais de 50 casos de cachorros doentes. A veterinária fez uma aler-ta aos casos e pediu que os donos vacinassem seus cães enquanto filhotes, pois o cus-to do tratamento é mais de 1 mil reais. Também o repre-sentante do Centro de zoo-

nose relatou que apanha os cães doentes dia-

riamente, mas os cachorros

costumam fugir.

Um dos estabelecimentos mais famosos e antigos de Impe-ratriz teve o nome alterado pela Prefeitura. O que antes era ‘Far-mácia do Ambrósio’, por causa das bebidas medicinais, agora ficou ‘Bar do Ambrósio’. De acordo com ele, nem em casa estava quando alguns funcionários da prefeitura foram até o local e solicitaram a mudança do nome. O motivo, seu Ambrósio ainda não sabe.

No dia primeiro de dezem-bro, foi divulgado uma nota no site da prefeitura que dizia: “A determinação para a mudança de

nome da tradicional ‘Farmácia do Ambrósio’ foi feita há mais de um ano e meio. O proprietário do esta-belecimento foi notificado pela Vi-gilância Sanitária em 10 de maio de 2016, e não há “cerca de 2 me-ses por uma secretaria municipal” como vem sendo divulgado pelas redes sociais. Preservação, res-peito e valorização ao patrimônio cultural de nossa amada cidade, são pilares da Prefeitura de Im-peratriz”. A mudança do nome, gerou muitos comentários na in-ternet em apoio ao pedido do seu Ambrósio.

Ausência de passarelas às margens da BR-010 coloca em risco vida de pedestres em Imperatriz

Instituição de Imperatriz registra mais de 50 casos por mês de cães com calazar e cinomose

Seu Ambrósio pede a volta do nome de seu estabelecimento

Maio

Outubro

Cavalos soltos em pon-tos da cidade fizeram parte da rotina dos moradores e motoristas de Imperatriz. Além dos transtornos, os animais oferecem perigo no trânsito, já que atravessam ruas e ocupam calçadas. Na região do Santa Inês, a pre-sença dos animais é cons-tante, segundo o motorista João Vicente. “Acredito que como a área aqui tem muito terreno desocupado e mato, os donos dos cavalos deixam eles soltos por aqui. Todo dia vejo pelo menos uns cinco”, conta.

A alerta que foi feita por parte do Centro de Con-

t r o -le De Z o o n o -ses de Im-peratriz, responsável pelo trabalho de fiscalização e apreensão dos animais, in-formou que ao encontrar ca-valos soltos na rua, a popula-ção deve fazer a denúncia ao órgão. O número do centro é (99) 3527-3058. Ressaltou ainda que o Centro de Zoo-noses vai intensificar as bus-cas e fiscalizações por esses animais, também nos finais de semana e a noite, acres-centou Paulo Henrique Soa-res e Silva, coordenador do centro.

Cavalos soltos nas ruas de Imperatriz causam transtornos e riscos de acidentes

Por causa da ausência de investimentos nos artis-tas de uma cidade, o fazer artístico é uma luta árdua para quem deseja viver da arte e esta realidade é vivida em todo o país. O “Qual é o Bronca?”, divulgado no dia 17 de outubro, falou com al-guns artistas da cidade para relatar como é a valorização dos artistas locais no que diz respeito ao público e os in-centivos municipais.

Alguns atores relata-ram dificuldades, sobretudo, no universo teatral. O ator da Companhia de teatro Okaza-jo, Whallassy Oliveira, rela-tou que não há preconceito

por parte da sociedade com os artistas locais. “Creio que o abandono cultural da cida-de se deve à falta de investi-mento na cultura! Por exem-plo, tem gente que gosta do Okazajo mas não tem grana para assistir um espetáculo, por isso, nunca teve conta-to nem com a nossa e nem com outras artes, e assim se reproduz em todos os cená-rios: teatro, dança, música”. Além do ator outros artistas se pronunciaram, como foi o caso do professor universitá-rio Gilberto Freire de Santa-na, Cleiton Viana e Rogério Benício.

O fazer artístico em Imperatriz: A desvalorização e ausência de investimentos

Dezembro

Não é di-fícil encontrar em Imperatriz as caçambas/contêineres de entu-lhos que servem de auxílio para muitas obras, principalmente no centro da cidade. Estão nas ruas e calçadas, sendo depósito para restos de construção e materiais

que não serão mais utilizados.Entretanto, algo que seria

apenas para auxiliar, muitas ve-zes atrapalha, inclusive a passa-gem de pedestres. Por isso, em 2015, foi proposto um projeto de lei, pelo vereador Carlos Hermes, que regulamenta esse serviço na cidade de Imperatriz.

Aprovada com unanimi-dade pela Câmara e sanciona-da pelo prefeito, a lei municipal 1.588/2015 começou a regula-mentar os serviços de coleta de entulho do município.

A fiscalização que é reali-zada pela Secretaria de Plane-jamento Urbano (SEPLU), pelo visto não transita pelo Centro de Imperatriz. Em poucas ruas per-corridas no mês de outubro, fo-ram vistas seis caçambas, todas, com uma ou duas irregularida-des.

Outubro

Junho

Novem

bro

Novem

bro

Quem anda pelas calçadas de Imperatriz, sabe as dificulda-des que é trafegar sobre elas. Calçadas altas, outras baixas, sem rampas de acessibilidade ou escadas são caracte-rísticas do cenário urbano da cidade. Quando uma é padronizada, a próxima é des-regulada.

Apesar de Imperatriz ser uma ci-dade conside-rada plana, as calçadas não são. A dona de casa, Ivonete de Lima, 41, reclama que é cansativo ficar subindo e descendo cal-çadas por onde vai. “Principal-mente nesses pontos que alega na cidade, as calçadas são todas

altas”.Em 2016, a Câmara dos

Deputados Federais aprovou o projeto de Lei 8331/15, do Sena-

do, que padroniza as calçadas para facilitar a circula-

ção, em vias públi-cas, de pessoas

com deficiência ou mobilidade reduzida.

P a r a cumprir esse objetivo, a p r o p o s t a a c r e s c e n t a ,

na Lei da Aces-sibilidade (Lei

10.098/00), o con-ceito de “passeio pú-

blico”, definido como a parte da via pública destinada à circulação de qualquer pessoa e à instalação de placas e equipa-mentos de infraestrutura.

O Mercado do Peixe de Imperatriz é uma das obras mais aguardadas pela socieda-de: desde 2004 a população e, principalmente, os pescadores esperam a obra finalizar.

Fechado ainda em 2004 para reforma, o prédio foi demo-lido em 2014 para uma recons-trução, que teria prazo final em 2015. Entretanto, dois anos de-pois, o prédio continua sem fun-cionamento e sem prazo para a inauguração.

Os pescadores e vendedo-res de peixes que vivem dessa atividade reclamam da demora para a entrega do mercado. Ro-berta Dourado traba-lha há 30 anos v e n d e n d o peixes e af irma q u e u m

lugar civilizado melhoraria as suas vendas e de seus colegas.

“Tô aqui praticamente no meio da rua há anos esperando o mercado ficar pronto. O am-biente que estamos hoje não é o suficiente para receber os clien-tes. Alguns entendem o local que estamos, mas, outros, que não conhecem, acabam sendo espantados”.

A Constituição de 1988 ga-rante ao cidadão o exercício dos direitos sociais e individuais: o bem-estar, a segurança e o de-senvolvimento. Prevê ainda nos princípios fundamentais, no Art.

1º, a dignidade da pes-soa humana e

dos valores sociais do

traba-lho.

Caçambas de entulhos não seguem regulamentação determinada por lei

Moradores da Rua G, no bairroNovo Horizonte, reclamam deserviço realizado pela prefeitura

Despadronização das calçadasincomoda a população de Imperatriz

Mercado do Peixe segue sem previsão para funcionamento, em Imperatriz

Setembro

Em Imperatriz algu-mas pessoas vêm usando as redes sociais para expor suas reclamações sobre os valores cobrados na conta de energia. No sábado (23), Mayara Silva, proprietá-ria de um salão de beleza, publicou na sua página no Facebook sua indignação e mostrou os valores dos últi-mos três meses, mostrando que houve um acréscimo de 205% na conta de energia.

Nos últimos meses as agências de energia vêm usando as bandeiras amare-las e vermelhas, por deter-minação da ANEEL. E isso causa um aumento signifi-cativo na conta de energia, informou a assessoria da Cemar.

Mayara Silva, falou que irá verificar a veraci-dade dos valores cobra-dos. “Já andei lendo a respeito e vou primeiro no Procon e se o caso não for resolvido, vou no mi-nistério público”, delcara.

Segundo a coordena-dora do Procon, Josineile Pedroza, “se os consumi-

dores quiserem rever esses valores, o Procon entra com reclamação diretamente contra a Cemar”. Mas, a co-ordenadora pontua que as queixas ficam mais a nível de rede social, “as reclama-ções a nível de rede social aumentaram, mas a nível de órgão não. As pessoas comentam muito, mas na hora de formalizarem suas reclamações elas não têm interesse”. Josineile orienta ainda que “os consumidores entrem diretamente na jus-tiça pedindo uma aferição desse medidor de energia”.

Valores na conta de energia sãoalvos de reclamações em Imperatriz

06 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

Moradores do bairro Novo Horizonte, próximo à Avenida In-dustrial, ficaram ilhados depois da forte chuva que aconteceu no dia 24 de novembro. Com fotos publicadas na internet, residen-tes se diziam indignados com a situação.

Em sua página do Fa-cebook, Daniela Ribei-ro, publicou a situa-ção em que sua rua estava e parabeni-zou ironicamente o serviço presta-do pela prefeitu-ra municipal.

“Obrigada prefeitura, sem-

pre nos surpreendendo!”, publi-cou a internauta.

A água, de acordo com Ri-beiro, demorou mais de 5 horas para escoar e mesmo assim, a lama espessa atrapalhou a pas-sagem das pessoas.

De acordo com a Constitui-ção Federal de 1988, é dever

de toda prefeitura muni-cipal prover uma pa-

vimentação de qua-lidade para as vias urbanas, realizar a manutenção, fazer a drena-gem para a água da chuva e a sina-

lização das ruas.

RETROSPECTIVA

QUAL É a BRONCA? RETROSPECTIVA

Em vários pontos de Imperatriz foi sentido um forte odor no final do mês de abril, que causou recla-mações por parte da população. O cheiro foi causado devido a uma ocorrência na produção da indústria Suzano Papel e Celulo-se, de acordo com nota emitida pela própria empresa.

“A empresa informa que, no último domingo (23 abril), houve

uma ocorrência pontual na li-nha de produção, gerando

pronta ação da equipe técnica para correção da mesma. Durante o processo de cor-reção, por questões de segurança, hou-ve uma liberação de gases diluídos para a atmosfera. Esta situação atípica pode ter ocasionado a

identificação de odor em determinadas regi-

ões”, informou a Suzano, por meio de nota.

Moradores alegaram náuseas e incômodos com o cheiro, que, segundo eles, não foi a primeira vez que sentiram. De acordo com a Suzano, o mau cheiro não é prejudicial. “Apesar desses gases não causarem da-nos à saúde das pessoas e meio ambiente, a produção na fábrica foi interrompida imediatamente de modo a minimizar o incômo-do”, informou.

Novem

broAbril

Setembro

Março

Junho

As inscrições para o sele-tivo de Agente Comunitário de Saúde de Imperatriz iniciaram no dia 18 de setembro. Os can-didatos tiveram até o dia 22 de setembro para reali-zarem a inscrição que obteve nú-mero recor-de: 25 mil pessoas se inscreve-ram para o certa-me.

A s e t a p a s que de-veriam ter sido finaliza-das em dezem-

bro de 2017, foram prorroga-das para 2018. De acordo com a organização, a quantidade de inscritos foi surpreendente.

Os participantes reali-zaram a prova objetiva

no dia 10 de de-zembro. Os apro-

vados já foram divulgados e as entrevis-tas serão fei-tas apenas em feverei-ro de 2018. A previsão é

que a contra-tação ocorra no

mês de abril.

Após a divulgação de prints de um email do professor Ricardo Cavalcanti Morais, da Universidade Fe-deral do Maranhão - Campus Impera-triz do curso de Direito, o Cen-tro Acadêmico de Direito (CA-JADO), órgão de represen-tação estudan-til, emitiu uma nota de repúdio ao caso.

Segundo a nota, “tanto a amea-ça quanto o preconceito por discriminação a pessoa de outra cidade ou região são cri-mes, previstos no artigo 147 do Código Penal e na Lei n° 9.459/97, com pena de reclusão de até três anos e multa. Toda

essa situação motivou o docente a entregar a disciplina à disponi-

bilidade da Coordenação do Curso, trazendo conse-

quências ao calen-dário acadêmico

e ao andamento das atividades estudantis”.

O caso veio a público no dia 14 de março quando o professor en-

viou um e-mail para a turma afir-

mando que a ava-liação que seria apli-

cada nesta quarta teria que ser remarcada. Na ocasião, o professor recebeu um e-mail ameaçador, aonde ameaçou es-tuprar diversas vezes a esposa de Ricardo, caso ele não fizesse a prova da forma exigida.

Na manhã do dia 08 de ju-lho, por volta de 06 horas e 15 min, a secretária do lar, Oneide Ribeiro, 42, foi atacada por dois cães da raça pit bull quando es-tava indo a pé para o tra-

balho. O caso aconteceu nas proximidades da Av. Babaçulân-dia, no setor do entroncamento, em frente a uma revendedora de pneus.

Oneide foi socorrida por um motorista que passava na hora e “jogou” o carro para cima

dos cachorros. O mesmo le-vou a vítima para o Hospital

Municipal de Imperatriz (HMI) onde teve os pri-meiros atendimentos.

De acordo com relatos do irmão da ví-tima, os cachorros ti-nham fugido e estavam soltos em frente a esta loja. O proprietário as-sumiu que os cachorros

são da família, porém, não foi prestada nenhuma

assistência na hora do ocor-rido.

Suzano assume autoria demau cheiro em Imperatriz

Abertas as inscrições para o seletivo de Agente Comunitário de Saúde de Imperatriz

Estudantes emitem nota de repúdio no caso de ameaça a professor da UFMA

Mulher é atacada por cães daraça pit bull em Imperatriz

Uma campanha movi-mentou as redes sociais em novembro: os irmãos gême-os Enzo e Benjamim precisa-vam realizar um tratamento para cardiopatia, e com isso amigos e familiares resolve-ram arrecadar fundos para que os pais conseguissem levar seus únicos filhos ao centro especializado, em São Paulo.

A doença dos irmãos foi descoberta no início de novembro, quando a mãe percebeu que o Benjamim, o mais velho dos gêmeos, esta-va sempre cansado, sem dis-posição. “Eles sempre foram muito ativos e inteligentes, quando vi que um estava do-entinho até pensei que fos-se resfriado”, conta a mãe,

Milla Miran- da.

A mãe conseguiu le-var os filhos para São Paulo. Benjamin já está na lista de transplantes para receber um novo coração. O irmão, Enzo, ainda fará alguns exa-mes para saber se será ne-cessário o transplante de co-ração.

Campanha pela vida de irmãos gêmeos é realizada em Imperatriz

Outubro

Um caso assustou Im-peratriz em outubro: Suza-na Albuquerque Magalhães, técnica de enfermagem, morreu, no domingo (15), após contrair meningite pneumocócica em seu lo-cal de trabalho, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), segundo denúncias.

De acordo com as in-formações, um rapaz de 18 anos, identificado como Leo-nardo do Carmo, oriundo do município Campestre-MA, deu entrada no Hos-pital Municipal de Imperatriz com confu-são mental e febre. O jovem fi-cou mais de 48h no HMI, sendo m e d i c a d o para surto mental.

Segundo Conceição Amorim, ativista e membro do Centro de Direitos Hu-manos, o jovem foi encami-nhado para o CAPS ainda dopado e com febre, e nem chegou a acordar, “ele ama-nheceu morto e o médico que chegou na hora disse que aquelas características eram de paciente com me-ningite”.

Conceição ainda fala que a partir daquele momen-

to os funcionários foram obrigados a ficarem

calados, “a or-dem geral den-

tro do CAPS, a partir de toda a co-ordenação, foi silên-cio total. A história não poderia sair

lá de den-tro”.

Técnica de Enfermagem morre após contrair meningite em local de trabalho

07ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

FevereiroN

ovembro

Julho

Abril

Em fevereiro foi publicada uma matéria no Jornal Correio sobre pessoas que caem em gol-pes de agências que prometem passagens por um preço abaixo do mercado que não são emiti-das. Foi o que aconteceu com o cantor e professor Júnior Guer-reiro em Imperatriz. Procurada

por ele no iní-cio de no-

v e m -b r o

d o

ano passado, a agência Águia Turismo recebeu valor de R$ 1.560,00 referente a ida e volta para o Rio Janeiro, mas não emi-tiu as passagens.

A matéria destacou que há violação aos direitos do consu-midor em geral, as denúncias devem ser encaminhadas ao Procon/MA. Atualmente, o ór-gão possui aplicativo para celu-lar e recebe demandas de forma online. O consumidor cadastra sua reclamação e acompanha o andamento do processo.

O serviço de transporte alternativo Uber chegou a Im-peratriz na quarta-feira (22) do mês de novembro. A partir do início da tarde, o transporte já estava disponível atendendo so-licitações, exclusivamente, pelo aplicativo. Foi uma novidade para a cidade que aguardava já há alguns meses. Em julho, a empresa anunciou o cadastra-mento de motoristas.

Para avaliar a qualidade e preço, uma equipe do Jornal Cor-reio solicitou um carro Uber nos primeiros minutos de libera-ção do serviço. O ponto de partida foi a rua Godofredo Viana, local movimenta-do do centro ur-bano. O destino final: Imperial Shopping. O car-ro do Uber de-

morou aproximadamente 2 mi-nutos para chegar ao ponto de partida. O aplicativo acaba indi-cando o carro mais próximo do cliente e fazendo essa triagem.

A corrida demorou 17 mi-nutos e custou ao todo R$ 9,95 – sem qualquer cupom de des-conto ou vale presente. Para fa-zer a comparação, nossa equipe voltou com um táxi comum. O tempo de corrida foi semelhan-te, 20 minutos, e o valor cobrado ao final R$ 22. Ambos motoris-tas foram bem-educados, solíci-

tos e a qualidade do carro não deixou a desejar.

Entretanto, para aqueles que que-rem economizar, o Uber pode ser uma alternativa, sendo até mais barato que os mototáxis.

A era fitness trouxe à tona problemas com as academias lotadas, e todos em busca de um belo corpo e uma vida mais saudável. Mas o número de edu-cadores físicos disponibilizados para orientar o público, não é na mesma proporção da quantidade de pessoas que treinam diaria-mente. A ausência de orientação durante exercícios físicos em di-versas academias da cidade tor-nou-se queixa constante entre os frequentadores.

Fiscalização – A última

grande fisca-lização em salas de musculação ocorreu em 2015. O Procon/MA realizou uma operação que su-pervisionou a maioria das aca-demias de Imperatriz e São Luís. Na época, mais de trinta foram interditadas. A equipe de fisca-lização do órgão observou irre-gularidades como a ausência de licença para funcionar, a inexis-tência do laudo da Vigilância Sa-nitária e a ausência da supervi-são do profissional de Educação Física.

Agência de Viagem é acusada de aplicar golpe em Imperatriz

Uber chega a Imperatriz: Serviço promete aquecer o setor de transporte alternativo

Falta de orientação nas academias é motivo de reclamação em Imperatriz

Agosto

Os imperatrizenses foram surpreendidos na noite do dia 17 com o pedido de ajuda do youtuber Whindersson Nunes. O objetivo do vídeo era arrecadar doações para o projeto ‘Música no Hospital’ de Imperatriz. A ideia de entrar em contato com humorista veio do fundador da Organização Não Governamen-tal (ONG), Willyan Róbson.

Em menos de 24h as doa-ções estão em mais de 200 mil, segundo informações do organi-zador do projeto. A arrecadação

foi feita por meio do aplicativo PicPay, que o humorista explicou no vídeo como funciona.

As doações exclusivas para o ‘Música no hospital’ foram realizadas usando o código do humorista: “WHINDERSSON”. Cada pessoa que se cadastrar no App e usar esse passe terá R$ 10 para doar ao @musicanohos-pital, afirma a descrição do ví-deo. O humorista nomeou o ví-deo de “Vamos Salvar alguém?” que atingiu mais de 3 milhões de visualizações em dois dias.

Vídeo gravadopelo youtuber Whindersson Nunes recebe mais de 200 mil doações em menos de 24 horas

Acostumados com o bolo de 165 metros, dessa vez os imperatrizenses co-memoram mais um aniver-sário da cidade com um bolo de 165 quilos, o que dividiu opiniões nas redes sociais durante o fim de semana. A alguns agradou: “Parabéns pela organização. Tinha que ser assim desde o começo”, disse a internauta, Deuziva-ne Miranda. Para outros, o bolo de 165 quilos, quebrou a tradição: “Achava legal o bolo quilométrico, era di-vertido e bem tradicional na nossa cidade”, explica Julia-na Dias em sua rede social.

O prefeito atual, Assis

Ramos, inverteu a situação: no lugar do bolo de 165 me-tros, o bolo de número 165 foi convertido em quilos e, ao invés de ficar exposto para as pessoas pegarem, foi entregue em pedaços após a tradicional “Corrida 16 de Julho” no dia do aniversário da cidade. Nas redes sociais, durante a distribuição do bolo, vários internautas pu-blicaram a foto da fila e do bolo a fim de comparar se daria ou não para todos ga-rantirem um pedaço. O certo é que a simbologia do corte do bolo aconteceu e a tradi-ção se manteve de maneira diferenciada.

MaioO Corpus Christi é con-

siderado um dos principais eventos da cidade. Este ano foi lançado oficialmente pela Diocese de Imperatriz em maio. A exemplo dos anos

anteriores, a so-lenidade de

2017 será realizada

no Es-t á d i o F r e i E p i -fânio,

no dia 15 de junho. O tema da celebração deste ano é “Fazei tudo que ele vos dis-ser”, e a cor escolhida foi o azul. Uma forma de homena-gear a Cristo e sua mãe, Ma-ria, segundo o administra-dor diocesano, Pe. Francisco Lima. A cor azul foi estampa-da nos kits de Corpus Christi de 2017, que este ano inclui a tradicional camiseta, além de bolsa, balão, porta-velas e uma novidade: a imagem de Nossa Senhora está incluída.

Lançada a solenidade de Corpus Christi de 2017

Bolo em comemoração ao Aniversário de 165 anos de Imperatriz dividiu opiniões na internet

08 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

Novem

bro

A inauguração da Fazenda da Esperança em Impera-triz aconteceu no dia 26 de novembro. A Fazenda da Es-perança, esta sediada no mesmo lugar da Casa do Senhor. Juntas estão organizadas para servir como unidade terapêu-tica filantrópica que ajuda na recuperação de dependentes químicos da cidade. Com a chegada da Fazenda da Esperan-ça na cidade, busca-se ajudar mais pessoas. Assim como a instituição Casa do Senhor, a Fazenda da Esperança foi con-vidada pela diocese de Imperatriz a se instalar na cidade.

Sede da Fazenda da Esperança inaugurada em Imperatriz no mês de novembro

Os professores que fize-ram e foram aprovados no seletivo do município no início deste ano tive-ram seus contratos cancelados. De acordo com os professores dis-pensados, todos foram pegos de surpresa.

Uma pro-fessora que não quis ser identi-ficar, com medo de represálias, explica como acon-teceu a rescisão do contrato. “Não man-daram nenhum ofício explicando o motivo da dispensa, antes mesmo do fim do contrato. Eles não tinham a obrigação de renovar o contra-to, porém, reincidir o contrato antes do dia compromete muitas famílias que contam com essas diárias a menos”, ressalta a pro-fessora.

A docente, não identificada também, afirma que é uma ma-nobra anticonstitucional. “É uma manobra não constitucional. O ano letivo iria até dia 18, vamos trabalhar até dia 14, faltando ainda dois dias para encerrar o dia letivo. E vamos trabalhar até

esse d i a

para que ele não precise pagar o mês todo para os professores”, afirma a docente.

O vereador Carlos Hermes ingressou com uma ação civil pú-blica contra o município de Im-peratriz por término antecipado do ano letivo. A ação se baseia na lei de diretrizes e bases da edu-cação nacional, na qual estabele-ce que a educação básica, nos ní-veis fundamental e médio, deva ter carga horária distribuída no mínimo por 200 dias letivos.

Agosto

MarçoEm março de 2017 foi di-

vulgado um edital para contra-tação de 450 profissionais para a Secretaria de Desenvolvimen-to Social (SEDES) de Imperatriz. O processo seletivo, como os an-teriores, consiste em análise de títulos e experiência profissional motivo que tem levado muitos candidatos à questionarem a li-sura do processo.

A desconfiança dos candi-datos em relação aos seletivos da prefeitura aumentou após a gravação de uma conversa en-tre o vice-prefeito, Alex Nunes e a bloguei-ra Ana Kelly na última sema-na. Durante o áudio ele fala sobre o secre-tário de governo, M a r l o n M o u r a ,

ter tirado “gente sua” dos pos-tos de saúde.

Felipe da Silva pretende realizar sua inscrição no sele-tivo para o cargo de Assistente Administrativo. Apesar de estar desempregado, o jovem não vê no seletivo uma concorrência leal para os cargos.

“A gente vem, debaixo de sol e chuva, enfrenta fila, tudo pra tentar uma vaga porque pre-cisa de trabalho. Mas todo mun-do sabe que eles vão escolher mesmo é quem eles querem.

Do jeito que o vice disse naquele áudio, que

o pessoal dele tava nos pos-

tos de saúde, vai ser com esse sele-tivo. Só o p e s s o a l d e l e s ” , desabafa o jovem.

Professores seletivados são dispensados antes do fim do contrato

Critérios utilizados em seletivo da prefeitura provocam desconfiança em candidatos

Novem

bro

O governador Flávio Dino informou no dia 09

de no-vem-

bro, com exclusividade ao Jornal Correio, a data provável para a publicação do Edital de Abertura da Polícia Civil do Maranhão. De acordo com o governador, a data prevista seria 30 de novembro.

“O edital está pronto e em revisão final. Mais uns vinte dias e será lançado oficialmente”, in-formou Flávio Dino.

O concurso foi um dos mais aguardados do Estado. As inscrições iniciaram no dia 18 de dezembro e seguiram até o dia 27 de dezembro. Os candida-tos inscritos farão a prova objeti-va no dia 28 de janeiro.

Governador anuncia data para publicação do Edital da Polícia Civil

O telhado de uma área da Escola Municipal Marcionilia Gomes Soares, localizada no bairro Camaçari, desa-bou no dia 20 de dezem-bro, por volta das 1 4 h 3 0 . No mo-m e n -to não c h o v i a , não ha-via ven-tos fortes ou qualquer precipitação pluvial na cida-de.

A denúncia do desa-bamento foi feita por in-ternautas a uma página do Facebook. “Por sorte, as

crianças já estão de férias e nenhum funcionário foi atingido”, ressalta a publi-

cação.Com pou-

cos minutos, a pub l i cação

a l c a n ç o u centenas de pes-soas que e x p r e s -s a r a m a preo-cupação

com as obras mu-

nicipais e o bem estar das

crianças.A escola aten-

de crianças do ensino in-fantil e fundamental I e II, que entraram de férias dias antes do incidente.

Telhado de Escola Municipaldesaba em Imperatriz

Dezembro

Dezembro

Três novos concursos promovidos pelo Governo do Estado estão com editais publi-cados e inscrições abertas no fim do ano. Ao todo são 1.270 vagas imediatas e mais 315 para cadastro de reserva.

O Departamento de Trân-sito do Maranhão (DETRAN--MA) está com inscrições aber-tas ofertando 170 vagas. Os candidatos têm até o dia 18 de janeiro para se inscreverem.

Outro concurso com ins-

crições abertas é o certame para provimento de vagas ofe-recidas no quadro efetivo da Empresa Maranhense de Ser-viços Hospitalares (Emserh). As inscrições seguem até 09 de janeiro. No total, são 1.000 vagas distribuídas nas áreas administrativa, assistencial e médica.

Outros concursos ofer-tados neste ano foram Polícia Civil, Polícia Militar e Procon, somando mais de 3 mil vagas.

Concursos no Maranhão ofertammais de 1.200 vagas imediatas

09ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

AgostoVários m

esesSetem

bro

Maio

Vários meses

Vários meses

A internet ajudou também na divulgação do trabalho das mas-sagistas Gilcilene Ferreira e Adenagila Silva que virali-zaram na internet com um vídeo em que as duas dan-çam enquanto fazem mas-sagem, ‘Masso music’. Tamanho reconhecimento pelos internautas fez as massagistas irem parar no quadro ‘Famosos da Inter-net’, no Programa Eliana, de entretenimento do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Elas representaram a cidade de Imperatriz e o estado do Maranhão e não deixaram de demonstrar suas massa-gens. Em Imperatriz a notícia foi divulgada pelo Jornal Correio e outros meios de comunicação no mês de agosto.

Este ano outros artistas ganharam destaque nos ritmos swuingueira, forró e samba, gê-neros musicais que se fizeram presentes nas festas da cidade. O cenário do rock and roll es-teve mais ativo com a volta das apre-s e n t a ç õ e s da banda

Antiquarius e Dead Jack nas noites dos bares e boates em Imperatriz. A swingueira mar-cou presença no período de ve-raneio e conquistou fãs. Além

dos Djs e shows sertanejos, que caíram no gosto

local com suas novas com-

posições.

Dias depois da morte do grande artista brasileiro Bel-chior, alguns fãs imperatri-zenses promoveram um evento em homena-gem ao artista. O evento relembrou grandes sucessos do cantor cea-rense. O evento ocorreu no famo-so barzinho da cidade, Peixe Pôdi Bar Music. No es-paço foram expostos vinis de Belchior e nos-talgia e a saudade tomaram conta do local.

O artista morreu no dia 30 abril deste ano e a homenagem

dos imperatrizenses foi no dia 05 de maio. Mesmo

longe dos palcos, por dez anos, o artista deixou vários su-cessos que em-balam a vida de muita gente até hoje, como: “Ape-nas Um Rapaz La-

tino-Americano”, “Como nossos pais”

e “Medo de avião”, umas das principais da

noite de homenagem dos fãs imperatrizenses.

Diversos artistas, dos mais variados gêneros se apresenta-ram nos palcos de Imperatriz. Essas apresentações, além de

atrair um grande público, pro-porcionaram espaço para os músicos locais mostrarem seus trabalhos. Os artistas reconhe-cidos nacionalmente que esti-veram em Imperatriz foram: Chitãozinho e Chororó; Bruno e Marrone, César Menotti e Fa-biano; Humberto Gessinger; Si-mone e Simaria; Léo Magalhães; Legião Cover Curitiba; Wesley Safadão; Matheus e Kauan; Da-vidson Silva; Adamastor Pitaco; Wanderley Andrade; Zé Neto e Cristiano; Mano Walter; Padre Alessandro Campos, entre ou-tros. Nos Jogos de Verão 2017, artistas maranhenses fizeram parte da programação.

Massagistas imperatrizenses ganham fama na internet e se apresentam no SBT

Novos ritmos ganham destaque nas festas de Imperatriz

Evento homenageia Belchior em Imperatriz

Artistas de sucesso nacionalmarcaram presença em Imperatriz

Fecoimp, Salimp, Feira da Beleza, Encontro Mara-nhense de Jovens Empresá-rios, são algumas das feiras reconhecidas na Região To-cantina que tiveram recorde de público em 2017. A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz teve mais de 20 novos expositores. E o pú-blico marcou presença nas noites culturais e participou de todas as formas durante o evento.

A Feira do Livro tam-bém contou com novos es-paços e envolveu crian-ças, jovens e foi um evento v o l t a -

do para toda a família. O público pôde prestigiar os jovens escritores desta ge-ração e aplaudiu os artistas locais no Festival de Músi-ca de Imperatriz. A Feira da Beleza trouxe o ator global Bruno Gissoni para escolher a modelo que vai estampar a próxima Feira. No Encon-tro Maranhense de Jovens Empresários, a atração do primeiro dia foram os digital influencers da cidade. Eles compartilharam a rotina do dia a dia, os desafios e fala-

ram das oportunida-des alcançadas

por meio da internet.

Show anunciado no dia 24 de maio. 15 matérias foram divulgadas no site do Jornal Correio. Seu sucesso começou a partir do lança-mento da música K.O, que virou hit no carnaval deste

ano. A drag queen tem um dos álbuns mais ouvidos do mundo e do momento. A ar-tista maranhense Pabllo Vit-tar agendou o seu show em Imperatriz para o dia 23 de setembro, porém, a apre-sentação não aconteceu por questões contratuais e a ar-

tista alegou que não es-tava bem de saúde. A

assessoria da artista silenciou após des-

marcar a apre-sentação. Se-manas depois, Pabllo Vittar se pronunciou nas redes so-ciais e mos-trou o atesta-do médico aos seguidores. O

cancelamento do show na cida-

de repercutiu na-cionalmente.

Imperatriz sediou feiras e recebeu público de toda a Região Tocantina

Pabllo Vittar e a polêmica do show cancelado na cidade

10 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

Patrocinado pelo Governo do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura, começam nesta quarta-feira (19), os Jogos de Verão 2017, uma realização do Institu-to Legal de Cultura, com o apoio da Prefeitura de Im-peratriz por meio da Fun-dação Cultural.

Os Jogos de Verão contam com oito modali-dades esportivas (Beach Soccer, Futevôlei, Vôlei de Areia, Handbeach, Badmin-ton, Damas, Xadrez Mountain Bike e a tradicional Travessia do Rio Tocantins). Além da par-te esportiva, os organizadores conseguiram inserir a parte musical (cultura) durante os Jo-gos de Verão. São doze atrações musicais de vários estilos, sendo oito de Imperatriz e quatro de

São L u í s . Os jogos e as apresentações musicais acontecem em três locais: AABB, Praça da União e Praia do Cacau.

O Campeonato Maranhen-se de Ciclismo segue intenso em sua reta final e já neste fim se-mana a competição apresenta novas disputas. A cidade de Imperatriz irá receber nes-te sábado e domingo (21 e 22) a sétima etapa da prin-cipal competição estadual da modalidade. As pedalas serão realizadas na Estra-da do Arroz, ponto bastan-te conhecido das disputas do ciclismo. No sábado será dia das provas individuais e no domingo entra em cena as pro-vas de circuito.

Julho

Outubro

Dezembro

Setembro

Outubro

Conforme estava previsto, aconteceu no prédio do Centro Empresarial, no centro da cidade, a reunião do Conselho Deliberati-vo para decidir sobre o novo pre-sidente da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID). Estiveram presentes vários conse-lheiros, entre eles, o presidente do CD, Dr. Antonio Tor-res, além de Regivaldo Pa-checo, Vero-nildo Lima, P r o f e s s o r Maia, Sabino Costa, Luiz

Gonzaga, Edvaldo Cardoso, Buzu-ca, William Marinho, Júnior Coe-lho, Marcelo Rodrigues, Gregório Neto, Cândido Madeira, entre outros, além dos dois postulantes ao cargo de presidente do Impe-ratriz, Jose Carlos Soares e Adau-

to Carvalho. Sem que as partes entrassem em

acordo, Antonio Torres nomeou o empresário Adauto Carva-lho como presi-dente e Rodri-go Carvalho como vice.

Patrocinado pelo Governo do Estado, Jogos de Verão começam nesta quarta-feira

Imperatriz recebe a 7ª Etapado Maranhense de Ciclismo

Empresário Adauto Carvalho da Silvaé nomeado presidente do Imperatriz

Setembro

Novem

bro

O voleibol maranhense teve bom início nos Jogos Es-colares da Juventude (JEJ), que vem sendo realizados em Curi-

tiba (PR). Depois de estrea-rem no torneio com vitória no masculino e feminino, a segunda rodada teve nova vitórias das meninas mara-nhenses. O time feminino do Reino venceu por 2 sets a zero o Módulo, da Bahia, por 25 x 03 e 25 x 09. Ago-ra, elas decidem o primeiro

lugar do Grupo B, da tercei-ra divisão, contra o São José,

de Roraima. Antes, na estreia da Terceira Divisão, as meninas já haviam vencido o Amapá, por 2 sets a zero (25/15 e 25/10).

Vôlei maranhense é destaque nos Jogos Escolares da Juventude

A cidade de Imperatriz promoveu, no último fim de se-mana, o 1° Imperatrizense de Natação, na piscina Olímpica do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, localizado no centro da cidade. A competição foi coorde-nada pelo professor Sandro Me-deiros com total apoio da Prefei-

tura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Sedel), que cedeu alojamento e alimentação às equipes visitantes, além de medalhas e troféus para premia-ção. Oito equipes do Maranhão, Pará e Tocantins participaram das disputas.

Imperatriz e Flamengo decidiram o título do Campe-onato Amador de Imperatriz da 1ª Divisão de 2017 no es-tádio municipal Frei Epifâ-nio, quando o Cavalo de Aço acabou sagrando-se cam-peão. Após os 90 minutos, as equipes empataram em 0 a 0 e, de acordo com o regulamento, a decisão foi para as penalidades máximas, em número de 5, para cada equi-pe. A primeira sequ-ência terminou empa-tada, assim como as duas seguintes, estas em cobranças alterna-das. O campeão só foi conhecido na terceira sequência, alternada, quando Vinícius conver-

teu para o Imperatriz e Bru-no Pitbul desperdiçou para o Flamengo. Na soma das pe-nalidades, o Imperatriz ven-ceu por 6 x 5.

I Imperatrizense de Natação reúneequipes do Maranhão, Pará e Tocantins

Após empate, Imperatriz écampeão amador nos pênaltis

Conforme vinha sendo es-peculado na imprensa especia-lizada, a diretoria da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), acertou a contratação do técni-co, Paulinho Kobayashi, para a próxima temporada. Paulinho Kobayashi chega com seu auxi-liar técnico, Marcelo Copertino e o preparador físico, Gabriel Júnior. O treinador de goleiro deve ser Le-andro Araújo (Ga-lego), que esteve neste ano na co-missão técni-ca do treina-dor Sinomar Naves. De acordo com as informa-ções, Ko-bayashi e sua comis-são técnica e s t i v e r a m na equipe piauiense do Altos, que con-sagrou-se cam-peã estadual, con-

quistando as vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro da Série D do próximo ano. Ainda na temporada 2017, Paulinho comandou a equipe do São José de Ribamar, e realizou um bom trabalho no maranhen-se, mesmo com um orçamento

pequeno.

Paulinho Kobayashi será o novo técnico do Cavalo de Aço em 2018

1 1ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

FevereiroJulho

AbrilAbril

FevereiroJulho

Novem

broM

aio

No mês de fevereiro, a Po-lícia Civil, através da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pes-soa (DHPP), cumpriu mandado

de prisão temporário em desfavor de Emanuel de Brito da Silva. Ele é

investigado pela morte do mototaxis-ta Jeovânio Ribeiro Alves, assassinado

na madrugada com várias facadas. Ao ser preso, o suspeito confessou o assassinato e disse

que matou para se defender de injusta agressão do mototaxista, que segundo ele, teria entrado em luta corporal. A faca usada no crime ficou cravada no pescoço da vítima.

Em julho foram cumpri-dos vários mandados de prisão em Imperatriz. Porém, o que chamou mais a atenção foi um homem, que foi à Delegacia da Polícia Ci-vil registrar um boletim de ocor-rência do desapa-recimen-to de 20 mil de sua con-ta bancá-

ria, e acabou preso. Carlos da Silva Costa, de 53 anos, tinha em seu desfavor, um mandado

de prisão, por estupro de vulnerável. O man-

dado de prisão é da 4ª Vara

Civil, com v a l i d a d e até o ano de 2033. O caso aconteceu na cidade de Davinó-polis.

Na manhã deste domingo uma garota compareceu ao Plantão Central da Delegacia Regional de Imperatriz, e relatou que ti-nha sido vítima de estupro, o acusado do crime é Agnaldo Júnior. O delegado de plantão Gustavo Tavares, encaminhou a vítima até o INCRIM, onde exames comprovaram que a ga-rota foi estuprada e esganada. O jovem foi preso na residência por volta das 13h, em seguida foi levado para o Plantão Central.

A polícia Civil do Estado do Maranhão, através da Delega-cia de Homicídios de Imperatriz

(SHPP), deu cumprimento a qua-tro mandados de prisão tempo-rários em desfavor de suspeitos do homicídio de Euilson Andra-de de Oliveira Santos, 44 anos, que foi assassinado no dia no dia 31 de julho de 2016 no bairro Santo Amaro. Os suspeitos pre-sos foram identificados como Lucas Silva de Sousa, Railson da Silva Lopes, Lucas dos Santos Pereira, além da apreensão de um adolescente. Todos são sus-peitos de participação no latro-cínio, roubo seguido de morte, que vitimou Euilson Andrade de Oliveira.

Suspeito pela morte de mototaxista é preso e confessa crime

Homem vai à delegacia registrar ocorrência de roubo e acaba preso

Vítima de estupro denuncia rapaz e polícia prende acusado do crime

Quadrilha envolvida em homicídio é presa

No início do mês de maio policiais do 14º Bata-lhão da Polícia Militar es-touraram mais uma boca de fumo. O ponto de ven-da de drogas esta-va localizado no bairro Cafetei-ra, periferia da cidade. A polícia che-gou até ao local, através de uma de-núncia anôni-ma. Na residên-cia, foi encontrada

uma grande quantidade de drogas. Foi apreendido no local seis pedras de uma substância que aparenta

ser crack, seis isquei-ros, três cachim-

bos, um suporte para cachimbo e material para embalar (pa-pel alumínio, sacos plásticos cortados em

pequenas tiras, linha). Um homem

foi preso.

Um local de desman-che de veículos foi desar-ticulado no mês de março, no bairro Vilinha, em Impe-ratriz. Segundo a polícia, o lugar foi desarticulado após suspeitas de que a residên-cia funcionava como local de desmanche. Os policiais do

14º BPM encontraram no lo-cal várias peças de veículos, placas e objetos de adulte-ração. Os conduzidos foram identificados como João Ba-tista Bezerra de Melo, de 54 anos e Gilson de Paula, de 46. A dupla foi conduzida ao Plantão Central da Polícia Civil de Imperatriz.

O ex-superintenden-te de Defesa Civil da cidade de Imperatriz, identificado como Francisco das Cha-gas, conhecido como Chico Planalto, assassinou uma mulher a ti-ros e depois se matou. A tragédia aconteceu em setem-bro no bairro Par-que Anhan-guera, em Imperatriz. Segundo in-formações da polícia, a mu-lher assassinada foi identificada como

Maria Jeane Pereira Rodri-gues, 40 anos, e ela seria

amante do ex-su-perinten-

dente.

Polícia Militar estoura boca de fumo na Vila Cafeteira

Polícia desarticula local de desmanche de veículos em Imperatriz

Ex-superintendente de Defesa Civil mata amante e comete suicídio

12 ESPECIALImperatriz-MA, Domingo 31 de Dezembro de 2017, Segunda e Terça-feira 01 e 02 de Janeiro de 2018

RETROSPECTIVA

O Conselho de Disciplina da Polícia Mi-litar do Estado do Maranhão, composto pelo tenente-coronel Flávio Augusto Bayma Lago, capitão Bruno Alexandre Viana de Souza e te-nente-coronel Walber Silva de Carvalho, resolveu, por unanimidade, excluir o cabo Karuzo Silva Oliveira, da PM-MA. O soldado é acusado de participar de um assalto ao Banco do Brasil em Santa Luzia, no ano passado. O soldado, na companhia de mais homens, identificados como Francisco de Assis Daniel Júnior, Antonimilson dos Santos Pereira e Hélio Sousa Sena, teriam praticado a ação criminosa ao Banco do Brasil, no dia 6 de abril de 2016.

Acusado de assalto, soldado é expulso da Polícia Militar