Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf ·...

6

Transcript of Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf ·...

Page 1: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil
Page 2: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil

Eleições02Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016

Mais de 132 mil pessoas foram às urnas em Imperatriz

Tranquilidade marcou este domingo (02) de eleições em Imperatriz. Segundo o Tri-bunal Regional Eleitoral (TRE) o dia transcor-reu como programado sem grandes ocorrên-cias que viessem a comprometer o processo. Quase 150 mil eleitores imperatrizense foram as urnas para escolher o próximo prefeito e vereadores que irão representar a cidade nos próximos 04 anos.

Durante o dia apenas 04 quatro urnas precisaram ser trocadas na cidade por apre-sentarem problemas técnicos. Mas segundo o TRE as máquinas foram rapidamente substitu-ídas e não chegou a atrasar a votação.

A segurança foi reforçada em Imperatriz nestas eleições para evitar crimes eleitorais além de outros transtornos. A Operação “Elei-ções 2016” contou com a ação das policiais federal, militar e civil para impedir que o pro-cesso eleitoral fosse prejudicado.

Imperatriz também foi sede do Gabi-nete de Segurança Institucional das Eleições. Localizado no Tribunal Regional Eleitoral da cidade o gabinete funcionou como centro de controle, orientação e decisão para subsidiar ações necessárias ao bom andamento do plei-to. Fizeram parte da ação os Ministérios Públi-cos Federal e Estadual, além da Diretoria de

Segurança Institucional do Tribunal de Justiça.Apesar do clima de insegurança e ame-

aças no estado, no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão ninguém chegou a ser preso durante o domingo. A polícia recebeu diversas denúncias e chegou a aprender ma-

terial de campanha, proibidos durante as elei-ções, mas não foi necessário efetuar prisões.

Às 17h iniciou a apuração de votos, que também seguiu tranquilamente no prédio de justiça. Segundo o TRE o processo eleitoral foi preparado por meses para que o dia transcor-resse como previsto.

Das mais de 150 mil pessoas aptas a votar em Imperatriz, pouco mais de 132 mil compareceram às urnas nas

eleições municipais deste domingo (02). 8% do eleitorado da cidade se absteve e não compareceu na votação segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Imperatriz ocupa a posição de segun-do maior colégio eleitoral, mas apesar dis-to, segundo dados do TRE, houve uma re-

dução no número de pessoas aptas a votar este ano. “Com a biometria a cidade perdeu 20 mil eleitores”, segundo o desembargador Lourival Serejo.

As 12.533 pessoas que se absteram de votar são de eleitores que estavam fora da cidade, e quem não é obrigado a votar como os menores de 18 anos e idosos, se-gundo o TSE.

Nos votos de Imperatriz, 1595 foram brancos e 4994 foram nulos, que, juntos, representam quase 5% do total. A eleitora

Anna Paula Soares foi uma das que optou por não escolher nenhum dos candidatos para votar. “Não me senti representada e optei por anular o voto”, ressalta.

54% dos eleitores de Imperatriz são formadas por mulheres, com 54% do total, segundo dados do TSE. Quanto a escolari-dade, apenas 10% da população possui o ensino superior e 3% é analfabeto. A maioria dos eleitores possuem ensino médio e ensi-no fundamental completo. A faixa etária da maioria dos eleitores é de 20 aos 35 anos.

O novo sistema eleitoral causou transtornos em algumas zonas eleitorais na tarde deste domingo, 02. Na escola Castro Alves, localizada no bairro Vila Lobão, a fa-lha na leitura das digitais causou demora e grande filas no local. Os problemas regis-trados na biometria foram ocasionados por conta de características na impressão digi-tal do eleitor ou por conta do uso de creme nas mãos.

“A gente pensa que com esse novo

jeito vai ser mais rápido, mas a gente faz é esperar mais. ‘Tô’ há trinta minutos já nessa fila e nada”, reclama a dona de casa Maria das Dores. O sistema só permite até quatro tentativas na leitura da impressão digital. Depois, o presidente de seção pode auto-rizar utilizando dados pessoais do eleitor e usar a própria digital para liberar a votação na urna. Ainda é possível permitir pelo sis-tema convencional, sem a necessidade de biometria.

A biometria usa as impressões digi-tais do eleitor para fazer sua identificação

no momento do voto. As digitais são reco-nhecidas por um leitor digital e comparadas com o registro no banco de dados da Justi-ça Eleitoral.

Quem também se surpreendeu com a demora das filas foi o empresário Mario Duarte. “Tive que colocar a digital diversas vezes até que a máquina conseguisse ler. Não sei se foi despreparo de quem estava trabalhando ou do leitor. As muitas tenta-tivas atrasaram e geraram fila para todo mundo”, explica o eleitor.

As ruas de Imperatriz ficaram cober-tas de santinhos e panfletos de candidatos devido às eleições. A prática, de acordo com Lei das Eleições 9.504/97, é crime

eleitoral e o autor pode ser preso, caso seja pego em flagrante.

Nos bairros e principalmente nas ruas do centro da cidade o chão ficou to-mado pelos papéis com rosto e números de candidatos estampando. Os colégios eleitorais foram os que mais sofreram com

a ação, com centenas de santinhos nas portas.

“É um absurdo e uma falta de res-peito com os eleitores. Todo ano que tem votação acontece esta sujeira e quem aca-ba limpado a sujeira desses candidatos somos nós”, reclama a eleitora Maria da Conceição, cuja a porta da casa ficou re-pleta de papéis.

“Essa sujeira entope os bueiros e se chove é muito mais difícil de limpar. Tem ruas que não tem mais nem asfalto, é só papel, santinhos. É um absurdo que pessoas que dizem querer tomar conta da cidade sejam as primeiras a prejudica-la. A decepção começa antes mesmo de se elegerem”, reclama o professor Raimundo Barros.

“As ruas amanhecem só a sujeira e agente tentando limpar essa sujeira de eleições, é revoltante, a polícia deveria prender e ser mais rígida para punir as pessoas que fazem isso com a cidade”, ressalta a estudante Betânia Ribeiro.

Como estratégia para evitar que os santinhos poluíssem as ruas nas eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que quem fosse flagra-do jogando santinhos nas ruas ou locais públicos fosse punido por crime eleitoral, além de crime ambiental, porém nenhuma prisão foi efetuada em Imperatriz, neste sentido.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral as eleições ocorreram sem grandes ocorrências

As falhas foram ocasionadas por conta de características na impressão digital do eleitor ou por conta do uso de creme nas mãos

8% do eleitorado da cidade se absteve e não compareceu na votação municipal deste domingo (02)

Hyana Reis

Hyana Reis

Brenda Herênio

Hyana Reis

Problemas na biometria causam demora e filas na votação

Ruas de Imperatriz ficam poluídas com santinhos de candidatos

Imperatriz tem dia de votação tranquila

Segundo o TRE o dia transcorreu como programado.

As ruas de Imperatriz ficaram cobertas de santinhos e panfletos.

Divulgação

Divulgação

ASSIS RAMOS E SEUS DESAFIOS DEPOIS DE SER ELEITO CONTRA A VONTADE DE QUASE 80% DE IM-PERATRIZ

E deu Assis Ramos do PMDB, com 29,16%, menos de 30% dos votos da cidade, ou seja, com 70,84%, quase 80% dos votos contrários do eleitorado, somando apenas os outros três can-didatos, Assis tem uma grande tarefa pela frente, ganhar de verdade o apoio da maioria do povo de Imperatriz.

Também eleito batendo de frente contra o governo do Estado, Assis terá a tarefa – se quiser governar bem e pen-sando realmente no desenvolvimento da cidade – de construir uma ponte com o executivo estadual.

Eleito prometendo transformar Imperatriz numa “terra que vai jorrar leite e mel”, sem dizer de onde vai tirar os recursos para cumprir suas promes-sas, afirmando que “dinheiro tem, só é preciso impedir a sangria da corrupção”, Assis vai agora se dar conta que Imper-atriz é uma cidade com enormes prob-lemas e que, com corrupção ou sem corrupção os recursos são escassos e o “cobertor é curto para matar o frio”.

A expectativa desses 29,16%, em sua maioria eleitores de baixa renda ou escolaridade com pouca politização, é grande. O episódio da prisão do Major, utilizado com exaustão, com requintes de cenas de novela mexicana, com direito a lágrimas no horário eleitoral e vídeo do interior de uma cela, con-tribuíram para ganhar os indecisos mais humildes, que nem sabem mesmo para que serve um prefeito, pois ouvi de um senhor eleitor do Assis que iria votar nele por que ele iria “meter a taca nos bandidos”.

O fato de ser um policial e ter dado à sua campanha um certo caráter de beligerância, também terá Assis Ra-mos que pacificar a cidade, pois cabe aos vencedores serem magnânimos e justos, para ganhar a confiança da ci-dade.

Mas, tal qual Jomar Fernandes em 2000, Assis tem algo de muito pos-itivo em sua eleição, não deve nada a ninguém, ganhou sem grandes compro-missos, pelo menos que se conheça de público. Bom, tem o grupo Sarney, que ele fez questão de esconder o tempo todo. Negava que pelo fato de estar no PMDB teria que ter uma ligação com Roseana, João Alberto e Lobão Filho.

De qualquer forma, eleitor ou não de Assis Ramos, temos que torcer pela cidade, arriar as armas e aguardar ag-ora a transição de governo, até o dia 1º de Janeiro quando esperamos que realmente “Imperatriz tenha novos pla-nos...”

DOMINGOS DUTRA RESSURGE DAS CINZAS E SE ELEGE PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR

Neste domingo, dia 2 de out-ubro, as urnas confirmaram o que as pesquisas mostraram durante o perío-do de campanha na cidade de Paço do Lumiar: Domingos Dutra (PCdoB), foi eleito o novo prefeito de Paço do Lu-miar com 15.440 votos. Com uma cam-panha marcada por simplicidade e pela promessa de trabalho conjunto com o governo Flávio Dino, Dutra percorreu vários bairros e comunidades de Paço, ouvindo as propostas dos moradores.

Paço do Lumiar fica localizada na região metropolitana de São Luís e o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), real-izado este ano, estima que o município tenha 119.915 habitantes.

A parceria entre Governo do Es-tado e Prefeitura de Paço do Lumiar deve trazer como benefícios ao mu-nicípio milhares de recursos em obras, serviços básicos e necessários para a população. Durante muitos anos, Paço foi governada por uma oligarquia, que foi derrubada nas urnas durante es-tas eleições pelo ex-petista Domingos César.

Page 3: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil

Eleições03Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016Imperatriz

Assis Ramos é eleito prefeito de Imperatriz com 29,16% dos votos

Sem nenhuma experiência política, o delegado em seu plano de governo promete combater a corrupção e criar uma secretaria de transparência

A cidade de Imperatriz conheceu, na noi-te de ontem, 02, seu novo prefeito. Sur-presa para alguns e certeza de outros,

o delegado somou mais de 38.712 votos ga-rantindo o primeiro lugar no ranking dos seis candidatos, com um percentual de 29,16% dos votos.

Desde a primeira parcial o candidato do PMDB apareceu na frente, com uma me-dida de 700 a 100 votos, seguido de Ildon Marques que no total somou 36.224 votos, 27,29%. Rosângela Curado (PDT) ficou em terceiro lugar com 28.967 votos (21,82%), Ribinha Cunha (PSC) apareceu em seguida com 26.587 votos (20,03%). Edmilson San-ches (PPL), alcançou 1,31% dos votos, 1.735 e por último, Sandro Ricardo (PCB) com 521 votos, 0,39%.

Sem nenhuma experiência política em seu currículo e com uma campanha marcada pelo discurso de combate a corrupção, Assis Ramos, em seu plano de governo promete criar uma Secretaria Municipal de Trans-parência, além de um chamado “Fundo de Combate à Corrupção”. Já na segurança pú-blica, o então candidato prefeito, assegurou a implantação de uma Guarda Municipal, sis-tema de vídeo monitoramento e um gabinete de gestão da segurança pública municipal.

“A Secretaria de Transparência é fun-damental. A bandeira da minha gestão é transparência. Então, essa secretaria tem que sair do papel logo no início e uma forma de pagar esses servidores que vamos contratar por meio de concurso público. É justamente através da Receita Municipal e do desinchado de algumas pessoas contratadas que não ser-vem para o município”, explica Assis.

Já na área da saúde, o delegado de-fende a implementação da atenção básica que passa para estruturação e ampliação da rede de unidades de saúde, motivação dos servidores da área. Pelas contas dele, o nú-mero de postos de saúde é insuficiente, ra-zão pela qual há um posto que atende entre cinco a seis bairros.

Na infraestrutura, durante a campa-nha, Assis Ramos defendeu ações duras para pressionar a Companhia de Saneamen-to Ambiental do Maranhão (Caema) a cumprir seu papel e ampliar a rede de esgoto. Ou-tra medida prometida é colocar em funcio-namento o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Após a apuração completa dos votos, Assis Ramos seguiu em carreata junto com sua comitiva e apoiadores pelas principais ruas da cidade ao som de jingles que marca-ram sua campanha. A posse do novo prefeito de Imperatriz ocorre dia 1º de janeiro de 2017.

Brenda HerênioDivulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 4: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil

Eleições04

Após quarenta e cinco dias de cam-panha, Imperatriz conheceu na noite de ontem, 02, os vereadores

eleitos para o pleito de 2016 a 2020. Dos 21 nomes, nove foram reeleitos: Rildo Amaral, Terezinha Soares, Aurélio, Chi-quinho da Diferro, Carlos Hermes, Ha-milton Miranda, Pimentel, José Carlos, Fátima Avelino e João Silva. O eleitorado total foi de 151.858 na cidade.

O vereador mais bem votado foi Zesiel (PSDB) com 2.58% que corres-ponde à 3.459 votos. Em segundo ficou Rildo Amaral – SD (2.30%: 3.078 votos). Seguido de Terezinha Soares - PSDB (2%: 2.682), João Silva – PRB (1.90%: 2.682), Aurélio – PT (1.65%: 2.209), Al-berto Sousa do PDT (1.63%: 2.182), Chi-quim da Diferro – PSB (1.54%: 2.059).

Em oitavo ficou Ditola - PEN

(1.46%: 1.954), Professor Carlos Hermes - PCdoB (1.46%: 1.951), Dr Fabio Her-mandez - PSC (1.42%: 1.904), Hamilton Miranda, PP (1.41%: 1.893), Pimentel - PDT (1.38%: 1.846), Paulinho Lobão - PDT (1.27%: 1.696), Bebe Taxista – PEN (1.26%: 1.679), Ricardo Matos – PSDB (1.20%: 1.600), Adhemar Freitas Jr – PSC (1.19%: 1.588).

Logo após aparece Ricardo Sei-del – REDE (1.18%: 1.579), Irmã Telma – PROS (1.15%: 1.535), Pedro Gomes – PSC (1.12%), José Carlos – PV (1.11%: 1.481), Maura Barroso – PROS (0.88%: 1.178) e por último, Fátima Avelino – PMDB (0,83% - 1.115).

O número de eleitores que se au-sentaram do voto para o cargo de vere-ador foi expressivo. 2.423 (1,74%) votos brancos e 3.061 nulos (2,20%). Votos válidos somaram 133.821 (96,06%), no-minais 125.935 (94,11%) e de legenda

7.886 (5.86%).Câmara - A Câmara de Vereado-

res exerce a função do Poder Legislati-vo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é es-tabelecida através do contingente popu-lacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vere-adores de uma cidade).

Contudo, foi estabelecido um nú-mero mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candi-datar é necessário atender aos seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira, estar filiado em algum partido político; ter idade mínima de 18 anos, possuir domi-cílio eleitoral no município pelo qual con-corre ao cargo, além de ter pleno exercí-cio dos direitos políticos.

Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016Imperatriz

Conheça os 21 vereadores eleitos

em ImperatrizVotos válidos somaram 133.821 (96,06%), nominais

125.935 (94,11%) e de legenda 7.886 (5.86%)

Brenda Herênio

VEREADORES2016-2020

2.58%

1.65%1.90%

2%2.30%

Zesiel

OS

(PSDB)

CINCO VEREADORES MAIS VOTADOS

Rildo (SD) Terezinha (PSDB) João (PRB) Aurélio (PT)

Page 5: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil

Maranhão05Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016

Professor Geraldo Braga é o novoprefeito de Gov. Edison Lobão

O candidato conquistou 44% dos votos

Com 57% dos votos, o atual prefeito de João Lisboa seguiráo seu mandato no próximo ano

Dos mais de 7 mil votos do município, o prefeito eleitoconquistou 3.953 eleitores

O atual prefeito conquistou o seu segundo mandatocom quase 50% dos votos

Ao todo o candidato conquistou 5.091 votos da popu-lação.

Ivanildo Paiva, foi reeleito neste domingo (02).

Ajuricaba conquistou 3.953 dos eleitores.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Jairo Madeira conquistou mais de 9 mil votos.

Divulgação

Com quase 44% o Professor Geraldo Bra-ga foi eleito o novo prefeito de Ribeirão-zinho. Ao todo o candidato conquistou

5.091 votos da população. Em segundo lugar ficou Dona Telma, com quase 39% dos votos e Evando Viana com 17%.

“A vitória é nossa meu povo de Ribei-rãozinho. Agradecemos a todos os 5.091 vo-tos recebidos por todos vocês que acredita-ram no nosso projeto político. Vamos trabalhar para transformar esse município”, agradeceu o candidato.

Boaz foi o candidato a vereador mais votado do município. Também se elegeram para o cargo Gleison, Rone Bibi, André do Lan-che, Junior do Posto, Bergson, Junior Moura, Diego da Saúde, Caliandro Abreu, Osmar do Setor e Ecilio.

Ao todo 11.784 pessoas compareceram as urnas em Ribeirãozinho, sendo que des-ses, 110 votos foram em branco e 356 nulos. Mais de 2 mil pessoas não votaram.

Hyana Reis

9.033 foi o total de votos conquistados por Jairo Madeira, reeleito como Prefeito de João Lisboa. O candidato soma mais de 57% do total, com larga diferença para o segundo colocado, Dr. Samuel, que totalizou 22% dos votos, seguido por Dr. Enoque, com 20%.

“Obrigado a todos os moradores de João Lisboa pelo apoio durante a nossa cam-panha”, disse o candidato em sua rede social, que seguirá seu mandato no ano que vem.

Entre os vereadores eleitos o mais vo-tado foi o professor Francimar. Também ocu-parão os cargos de parlamentares Marconi Coni, Nego da Edna, Roni Marcelino, Irmã Fábia, Evaldo Selador, Branco da Lisboa, Eva Magna, Val Mota, Rosélia Menezes e Suelane Santos.

Ao todo 15.824 moradores de João Lis-boa compareceram às urnas neste domingo (02). Mias de 4% dos eleitores votaram nulo, enquanto 1% votou em branco e 19% não vo-tou.

Hyana Reis

Ajuricaba foi eleito prefeito de Mon-tes Altos com mais de 63% dos votos nes-te domingo (02), o que totaliza 3.953 dos eleitores. O seu concorrente Junior Bodão ficou com um pouco mais de 36%, totali-zando 2.254 votos.

Ermilton foi o vereador eleito com o maior número de votos, seguido por Nil Gomes, Cicero Neto, Aristides Aguiar, Jar-bas, Kelli Cristina, Professora Deusirene, Jeane Barros e Paulinho.

Ao todo 7590 pessoas comparece-ram às urnas em Montes Altos e 1157 fal-taram nas eleições. 37 eleitores votaram em branco e 128 nulos.

Hyana Reis

O atual prefeito de Davinópolis, Iva-nildo Paiva, foi reeleito neste domingo (02). Com quase 50% o candidato ficou com uma diferença de 747 votos do segundo colocado, Zé Pequeno, que acumulou 41% dos votos, enquanto Dr. Assis ficou em terceiro com 9%.

O candidato mais votado para vere-ador foi Coquim, que conquistou 510 votos, seguido por Julimar, com 433. Lane do Sindi-cato, Josivan e Neuto Simão ficaram em 3º, 4º e 5° lugar respectivamente.

No total, 9.712 pessoas comparece-ram as urnas em Davinopolis e 2.014 falta-ram. 117 pessoas votaram nulo e 84 votaram em branco.

Hyana Reis

DivulgaçãoDutra é eleito novo prefeito de Paço e derruba oligarquia Aroso

Jairo Madeira é reeleito em João Lisboa Ajuricaba é eleito em Montes Altos com mais de 63% dos votos

Davinópolis reelege Ivanildo Paiva

Neste Domingo, dia 2 de Outubro, as urnas confirmaram o que as pesquisas mos-traram durante o período de campanha. Do-mingos Dutra (PCdoB), foi eleito o novo pre-feito de Paço do Lumiar com 15.440 votos. Com uma campanha marcada por simplici-dade e pela promessa de trabalho conjunto com o governo Flávio Dino, Dutra percorreu vários bairros e comunidades de Paço, ou-vindo as propostas dos moradores.

A parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar deve trazer como benefícios ao município milhares de

recursos em obras, serviços básicos e ne-cessários para a população. O governador já demonstrou compromisso com o município da Grande Ilha ao criar o serviço do Expres-so Metropolitano, que atende moradores das cidades da região, em ônibus com ar condi-cionado. Em setembro, o Governo do Mara-nhão mostrou mais uma vez a atenção que tem pelos moradores da cidade ao conceder mais de 500 títulos de terra a moradores da cidade.

Dentre as ações propostas pelo novo prefeito, que serão desenvolvidas durante

os próximos quatro anos, estão: A criação da Guarda Municipal; a recuperação dos corre-dores de transporte para melhorar a mobili-dade urbana do município, a implantação da primeira maternidade de Paço do Lumiar; a criação da Escola Bilíngue.

Nascido no Quilombo Saco das Al-mas, Buriti, filho de uma quebradeira de coco e um lavrador, Domingos Dutra é for-mado no curso superior de Direito e há 34 anos exerce a função, advogando para os humildes. Eleito deputado estadual por dois mandatos, seu vasto currículo político ainda

conta com três mandatos de deputado fede-ral e vice-prefeito de São Luís na gestão de Jackson Lago.

A cidade de Paço do Lumiar fica loca-lizada na região metropolitana de São Luís. O último senso do Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE),realizado este ano, estima que o município tenha 119.915 habitantes. Durante muitos anos, Paço foi governada por uma oligarquia, que foi derru-bada nas urnas durante estas eleições.

Page 6: Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro ... ão 483.pdf · PDF file02 Eleições Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016 Mais de 132 mil

Juscelino comemora a vitória.

Com 8254 votos o candidato acumulou quase 54% dos votos da cidade.

O candidato totalizou 3.821 votos.

Divulgação

Divulgação

DivulgaçãoD

ivulgação

Juscelino é reeleito prefeito de AçailândiaPorto Franco elege Dr. Nelson

como novo prefeito

Beto Regis é o novo prefeito de São João do Paraíso

O candidato venceu a eleição com 58% dos votos

Com quase 54% dos votos, o candidato assumiu a liderança com diferença de mais

de mil votos para o segundo colocado

Juscelino foi reeleito prefeito de Açailândia neste domingo (02). Com 58% o candidato acumulou 33.652 votos. Em segundo lugar

ficou Dr. Benjamim (34%), seguido por Profes-sor Milton (5%) e Melaço (2,72%).

Por meio da assessoria, o candidato agradeceu a todos pelo apoio e garantiu que continuará o trabalho desenvolvido no primeiro

mandato.Ao todo, Açailândia acumulou 57.802

votos válidos, com 701 votos em branco e 2.471 votos nulos, somando quase 6% do total de eleitores da cidade.

O vereador mais votado de Açailândia foi o candidato Cesar Costa, com 1634 votos. Em segundo lugar está Ancelmo com 1.498 e Marcío Aníbal em terceiro com 1409.

Dr. Nelson foi eleito neste domingo (02) como novo prefeito de Porto Franco. Com 8254 votos o candidato acumulou qua-se 54% dos votos da cidade. Em segundo lu-gar, o candidato Andersinho ficou com 46%, com uma diferença de 1063 votos para o novo gestor eleito.

Cerca de 18 mil pessoas foram às urnas em Porto Franco para escolher seus novos representantes. Desses pouco mais de 15 mil votos foram considerados válidos. 98 eleitores votaram em branco e 290 nulos, representando cerca de 3% do total.

Entre os vereadores eleitos, Felipe Aguiar aparece como o mais votado com 853 votos, seguido por Neto (792) em se-gundo e Edvan da Saúde (650) em terceiro.

O município de São João do Paraiso elegeu Beto Regis como seu novo prefeito. O candidato totalizou quase 67% dos votos das urnas, com 3.821 dos eleitores. O seu concorrente, candidato Amaro, ficou com cerca de 33% dos votos.

João Paulo foi o candidato a verea-dor mais votado no município, seguido por Abimael, Irmã Valdemar, Raul Ferreira, Chi-quim da Banda e Eva Viana.

Ao todo 5972 pessoas comparecerem às urnas neste domingo (02) em São João do Paraíso, enquanto 1471 dos eleitores não votaram. 33 pessoas votaram em branco e 115 anularam o voto.

Hyana Reis

Hyana Reis

Hyana Reis

Maranhão06Imperatriz-MA, Segunda e terça-feira, 03 e 04 de outubro de 2016

Governador faz coletiva de imprensa e saúda candidatos vitoriosos nas

Eleições 2016O governador Flávio Dino concede

entrevista coletiva à imprensa nesta segun-da-feira (3), às 10h, no Palácio dos Leões. Na coletiva o governador irá parabenizar os candidatos eleitos no Maranhão e reiterar a disposição de diálogo institucional do Esta-do com todas as gestões municipais.

A manutenção da postura de priori-dade à pauta de interesse público será res-saltada pelo governador Flávio Dino, que destacará que programas como ‘Mais As-falto’, ‘Mais IDH’, ‘Água para Todos’ e ‘Mais Saneamento’ continuarão a levar benefícios às cidades maranhenses. (Secap)

Divulgação

Governador Flávio Dino vota e assegura presença das Forças de Segurançapara exercício da cidadania dos maranhenses

O governador Flávio Dino votou na manhã deste domingo (02) em uma escola do Olho D’água, São Luís. Acompanhado da sua esposa Daniela Lima, ele conversou com a população, ouviu elogios pelo esque-ma de segurança montado para as eleições e reforçou que as seções eleitorais estão funcionando normalmente, assim como os ônibus. “Há a garantia que a cidadania vai ser exercida plenamente na nossa capital e em todo o nosso Estado”, pontuou.

O Governo do Maranhão destacou 7,5 mil policiais para garantir uma eleição tran-quila. As equipes estão distribuídas nos 217 municípios maranhenses, sendo o reforço mais intensivo em cidades com registro de atos violentos. Completam a equipe força-

-tarefa efetivo da Guarda Municipal e das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aero-náutica. O trabalho inclui monitoramento de pontos suspeitos, abordagens a veículos e pessoas, rondas nas ruas, terminais de inte-gração e locais onde há sessões de votação.

“Estou aqui com muita alegria, acom-panhando esse processo eleitoral, vendo que ele está transcorrendo normalmente, e dando a minha palavra de apoio à democra-cia, as eleições, para que tudo corra bem du-rante esse dia não só em São Luís, mas em todo o estado”, disse Flávio Dino.

O governador ressaltou, ainda, que o Governo do Estado mobilizou todos os poli-ciais, agentes penitenciários e toda a equi-pe das Forças de Segurança para garantir

a normalidade das eleições. “Nós estamos contando também com o auxílio das Forças Armadas, do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral, e houve esse de-ferimento. De modo que é também uma ati-vidade de suporte, e nós estamos assistindo isso. Eleições que estão transcorrendo em paz”, observou.

Ele comentou, ainda, que o Brasil apresenta índices preocupantes que mere-cem uma análise, sobretudo em relação à presença do crime organizado no país in-teiro. “Nós tivemos casos inclusive de can-didatos assassinados em outros estados, notadamente Goiás e Rio de Janeiro, houve tentativas em praticamente 16 estados”, co-municou.

O governador explicou que há, nas eleições de 2016, uma presença inédita das Forças Armadas pós-redemocratização em praticamente 10%, exatamente em razão do crescimento dessa influência do crime orga-nizado nas eleições.

“Esse é um aspecto muito grave, que demanda exatamente uma ação firme e coti-diana, inclusive do Governo Federal. A temá-tica da segurança não é apenas dos estados, na medida em que um processo eleitoral é contaminado, inclusive, com a presença de candidatos ligados às quadrilhas e facções criminosas, como nós assistimos em outros estados do país. É claro que nós temos uma questão bastante grave a tratar”, ressaltou.