Ds 11 05 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.770 Pub. a rádio que dá voz ao Alentejo Viana do Alentejo .... PÁG. 7 Cante Alentejano e Chocalhofone na Pedreira dos Sons edição 2016 Castelo de Vide .... PÁG. 6 Inaugurado Posto Territorial da GNR (CT de Portalegre) .... PÁG. 2 Évora assinalou Dia Internacional da Doença .... PÁG. 5 Montemor-o-Novo XIII Feira do Pão e Doçaria Alentejo com grande prevalência d e insuficientes cardíacos Uma largada de balões foi a forma de sensibilizar a população para uma doença que afeta cerca de 400 mil pessoas e que ainda é subdiagnosticada e subtratada em Portugal - a insuficiência cardíaca. Esta iniciativa integrou-se no Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que foi assinalado na passada sexta-feira pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, e que decorreu na Praça do Giraldo. De acordo com o cardiologista deste hospital, Agostinho Caeiro, esta é uma doença que tem uma grande incidência na região Alentejo devido a existir uma população envelhecida, mas também devido aos hábitos alimentares. A prevenção é, de acordo com o clínico, a melhor “arma” para combater esta patologia que é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade. Consolidada e para continuar O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual e tradicional foram pretexto para mais uma mostra gastronómica deste género que o Município de Montemor-o-Novo organiza há 13 anos no pavilhão de exposições da cidade e que decorreu de 6 a 9 de Maio. É um evento que já está consolidado e a que pretendemos dar continuidade porque tem permitido dar a conhecer novas formas de aproveitar o pão e a doçaria. Portanto, sentimos que temos dado um contributo para a reinvenção da nossa gastronomia tradicional, o que é um objetivo extremamente importante para Montemor-o-Novo”, concluiu Hortênsia Menino. Cante alentejano e a apresentação de uma peça musical com o chocalhofone são as novidades da 4ª edição do festival de música clássica, Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 20 e 22 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia. Numa cerimónia que presidida pela Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, foi inaugurado o Posto Territorial de Castelo de Vide, que reúne singulares condições estruturais e de localização que permitem aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR às freguesias.

description

Edição Diário do SUL - dia 11Maio2016

Transcript of Ds 11 05 2016

Page 1: Ds 11 05 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.770

Pub.

a rádio que dá voz ao Alentejo

Viana do Alentejo

.... PÁG. 7

Cante Alentejanoe Chocalhofone na Pedreira dos Sonsedição 2016

Castelo de Vide

.... PÁG. 6

InauguradoPosto Territorialda GNR(CT de Portalegre)

.... PÁG. 2

Évora assinalou Dia Internacional da Doença

.... PÁG. 5

Montemor-o-Novo

XIII Feirado Pão e DoçariaAlentejo

com grandeprevalência deinsufi cientescardíacos

Uma largada de balões foi a forma de sensibilizar a população para uma doença que afeta cerca de 400 mil pessoas e que ainda é subdiagnosticada e subtratada em Portugal - a insufi ciência cardíaca. Esta iniciativa integrou-se no Dia Europeu da Insufi ciência Cardíaca, que foi assinalado na passada sexta-feira pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, e que decorreu na Praça do Giraldo. De acordo com o cardiologista deste hospital, Agostinho Caeiro, esta é uma doença que tem uma grande incidência na região Alentejo devido a existir uma população envelhecida, mas também devido aos hábitos alimentares. A prevenção é, de acordo com o clínico, a melhor “arma” para combater esta patologia que é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.

Consolidadae paracontinuar

O pão tradicional alentejano e a doçaria conventual e tradicional foram pretexto para mais uma mostra gastronómica deste género que o Município de Montemor-o-Novo organiza há 13 anos no pavilhão de exposições da cidade e que decorreu de 6 a 9 de Maio.

É um evento que já está consolidado e a que pretendemos dar continuidade porque tem permitido dar a conhecer novas formas de aproveitar o pão e a doçaria. Portanto, sentimos que temos dado um contributo para a reinvenção da nossa gastronomia tradicional, o que é um objetivo extremamente importante para Montemor-o-Novo”, concluiu Hortênsia Menino.

Cante alentejano e a apresentação de uma peça musical com o chocalhofone são as novidades da 4ª edição do festival de música clássica, Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 20 e 22 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.

Numa cerimónia que presidida pela Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, foi inaugurado o Posto Territorial de Castelo de Vide, que reúne singulares condições estruturais e de localização que permitem aumentar, de forma signifi cativa, a capacidade de apoio da GNR às freguesias.

Page 2: Ds 11 05 2016

ma largada de balões foi a forma de sensibilizar a população para uma doença que afeta cerca de 400 mil pessoas e que ainda é subdiagnosticada

e subtratada em Portugal - a insuficiência cardíaca. Esta iniciativa integrou-se no Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que foi assinalado na passada sexta-feira pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, e que decorreu na Praça do Giraldo. De acordo com o cardiologista deste hospital, Agostinho Caeiro, esta é uma doença que tem uma grande incidência na região Alentejo devido a existir uma população envelhecida, mas também devido aos hábitos alimentares. A prevenção é, de acordo com o clínico, a melhor “arma” para combater esta patologia que é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.

2 RegionalQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016 diário do SUL

Pub.

n Maria Antónia Zacarias

U

Festas da cidade de Portalegrededicadas ao associativismo e coletividades

spetáculos musicais, largadas de toiros, atividades desportivas

e desfiles etnográficos são os atrativos das Festas da Cidade de Portalegre, que decorrem até ao final deste mês com o objetivo de homenagear o movimento associativo e as coletividades.

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, explicou que as festas da cidade são este ano dedicadas ao movimento associativo e às coletividades, uma vez que são dos “motores mais vibrantes e inspiradores” do concelho.

“O movimento associativo e as

coletividades de raiz popular são indiscutivelmente dos motores mais vibrantes e inspiradores da nossa vida comunitária”, considerou a autarca.

As festividades atingem o seu ponto alto no dia 23 deste mês, quando se assinalam os 466 anos da elevação de Portalegre a cidade, com uma sessão solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que serão atribuídas sete medalhas de ouro e cinco de prata a 12 personalidades e entidades do concelho.

As festas de Portalegre, que vão decorrer de 20 a 23 e de 27 a 29 deste mês, têm como palco diversos

espaços da cidade, sendo uma grande parte dos eventos promovida por associações e coletividades do concelho.

O programa inclui exposições, conferências, uma feira do livro, teatro, demonstrações de folclore, passeios equestres, eventos desportivos, caminhadas, jantares de solidariedade e uma prova de 24 horas de BTT

Para dia 20 deste mês, está marcado um espetáculo com a fadista Katia Guerreiro, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP), pelas 22:00.

Ainda na área musical, no dia 28, realiza-se quinto Encontro Ibérico

de Coros, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre, pelas 16:30.

Um desfile etnográfico com carroças engalanadas, no dia 22, a partir das 18:00, e o desfile de “As Maias” pelas principais ruas da cidade, no dia seguinte, pelas 15:30, são outros dos atrativos das festividades.

As largadas de toiros são outro dos eventos que figuram na programação, cabendo ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre a promoção de duas largadas, nos dias 20 e 21, a partir das 22:30, no parque de estacionamento do Mosteiro de São Bernardo.

E

Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca foi assinalado em Évora

Doença tem grande prevalência no Alentejo,devendo apostar-se na prevenção

O cardiologista do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) considerou que “é importante que as pessoas tenham sempre atenção ao seu coração e a determinados sinais que possam aparecer: cansaço excessivo,

pernas inchadas, falta de ar, devendo recorrer ao médico para que possam ser tratadas”. Agostinho Caeiro alertou também para os cuidados que a população deve ter, quer ao nível da hipertensão e do sal, “porque é

uma região onde as pessoas gostam de comer as coisas bem condimentadas”, mas também da diabetes e do tabagismo e salientou a importância dos benefícios resultantes da prática de exercício físico.

“No Alentejo temos muitas pessoas com insuficiência cardíaca. É o último degrau da doença cardíaca. É uma doença do idoso, isto é, quanto mais idosa for a população, mais vai haver insuficiência cardíaca porque o coração está mais cansado e mais velho”, explicou, acrescentando que este é um território onde existe uma grande prevalência desta patologia. “Isto é, todas estas coisas que se sabem, mas que nunca é demais chamar a atenção para estes fatores de risco para tentar prevenir a evolução da doença”, frisou.

O mesmo cardiologista garantiu que no Serviço de Cardiologia do HESE, os profissionais de saúde estão capacitados para tratar este tipo de doença “porque isto é tratável e tem cura”. O mesmo responsável sublinhou que existe medicação específica, “que melhorou bastante nos últimos anos”, de forma a conseguir dar melhor qualidade de vida aos doentes, prolongando-lhes a vida com esta medicação e também com dispositivos eletrónicos. “Estes são uns aparelhos que se implantam e que são dirigidos para esta doença. Tentamos, de alguma forma, com esses aparelhos ajudar o coração a trabalhar e a que se aguente mais”, explicitou.

Largada de balõesfoi uma açãode sensibilização

A campanha de sensibilização versou sob o mote “Ouve o teu coração” e foi uma ideia do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia com o objetivo de sensibilizar a população, os profissionais de saúde, a classe política e a comunicação social para uma doença que, todos os anos, mata mais pessoas que alguns tipos de cancro.

De acordo com os dados da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de quatro por cento da população, ou seja, cerca de 400 mil pessoas e representa uma despesa que varia entre os 140 milhões e os 210 milhões de euros anuais em saúde. Prevê-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50 por cento a 70 por cento até 2030.

A insuficiência cardíaca é uma condição grave de saúde, que se caracteriza pela incapacidade do coração bombear sangue para o corpo em quantidade suficiente. Esta incapacidade faz com que o sangue não forneça os nutrientes e oxigénio em quantidade suficiente ao organismo para que este funcione normalmente.

Page 3: Ds 11 05 2016

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Desde 1969 que a taxa de poupanças vem caindo e para isso são várias as razões, em especial, as mais recentes que assinalam o período de crise que ainda persiste.

Segundo o Banco de Portugal refere, num estudo sobre o assunto, cerca de 80% das poupanças são das pessoas mais ricas e a redução drástica está na classe média e empresários.

Bem entendido, que a restante faixa profi ssional de rendimentos inferiores a mil euros, não tem hipótese de fazer poupanças. Tomara eles que lhes chegue para os essenciais do quotidiano.

Pois, daí acontece que os pais e avós tenham que

intervir com ajudas que seriam afi nal, as tais poupanças. Não há outro remédio e as famílias unidas sabem isso muito bem.

Há muitos anos, os Bancos tinham muitos milhares de contas-poupança e pelo “montes”, aldeias e vilas, os bancários iam arrecadar os excedentes e pôr na conta de tantas pessoas. Bem se lembram disso os mais velhos.

Mas tudo mudou e a poupança como era nesse tempo já acabou. Os custos de vida; criar os fi lhos e netos; as separações familiares; as novas exigências da modernidade, visível nos desafi os da Internet, tudo somado fez secar as poupanças à moda antiga.

Hoje, o modelo é outro: procurar viver a vida. Alguém pagará.

(...)tudo mudou e a poupança como era nesse tempo

já acabou.(...)

Page 4: Ds 11 05 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016

Pub.

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

“À LA CARTE”NotaSoltas

n Carlos d’Almeida

1. O fim-de-semana ficou marcado por várias polémicas. Curiosamente, a mais surpreendente envolveu o nome, Sócrates a propósito da inauguração do túnel do Marão, entre Amarante e Vila Real.

Não vou aqui falar da oportunidade do convite do Senhor sousa para a inauguração. Deixo isso para os analistas políticos.

No entanto, é certo que aquela inauguração foi marcada pela presença de um ex-primeiro-ministro, José Sócrates (com quem António Costa se mostrou pouco efusivo).

De sublinhar, no entanto, a forma como Sócrates e Costa pouco se cruzaram na ocasião e a razão pela qual não há imagens a registar cumprimentos entre os dois. Meras Coincidências?

Como quer que seja, a realidade é que, dez anos depois do início das obras, foi, finalmente, inaugurado o túnel do Marão. Ficou, assim, concluída a ligação por auto-estrada que faltava do litoral (Matosinhos) à fronteira com Espanha.

2. Com a visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa ressurgiu, de novo, por aí, o debate sobre o Acordo Ortográfico. No entanto, devemos esclarecer os nossos leitores de que, formalmente “não há Acordo Ortográfico nenhum”!

Na verdade, estamos perante uma omissão legal, uma vez que os trâmites necessários para a aprovação do acordo não foram cumpridos, por Angola e Moçambique como explica, aliás, o embaixador e professor de Direito Internacional Carlos Fernandes (numa obra recentemente publicada).

3. Desde que tomou posse até hoje o Governo já nomeou 273 dirigentes sem qualquer concurso.

Os despachos foram publicados nos últimos dois meses: 80 em Março e 136 em Abril.

Em quatro meses, o Governo de António Costa nomeou 273 dirigentes em regime de substituição, um mecanismo que permite preencher temporariamente cargos públicos que estejam vagos.

Alguns destes lugares estavam efectivamente vagos, mas houve outros em que o Executivo dispensou os responsáveis que os ocupavam para logo a seguir os substituir.

Mais de 30 nomeações referem-se a altos quadros da administração pública, que noutras circunstâncias teriam de passar pelo crivo da comissão de recrutamento. Daqueles cerca de metade aguarda ainda pelo lançamento do concurso obrigatório.

4. Um caso que serve de exemplo refere-se ao presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, cuja função era ocupada por Paulo de Andrade ainda Passos Coelho era primeiro-ministro.

Na semana passada, durante uma audição na Assembleia da República foi oficializado o seu afastamento. Passados três dias, essa destituição era oficializada em “Diário da República”. E na passada terça-feira Eduardo Feio foi nomeado em regime de substituição devido à “vacatura do cargo”!

5. Poucos meses depois da saída limpa, o FMI queixa-se de quase não ter interlocutor e de praticamente ninguém do Governo querer ouvir falar de reformas

Parece, assim, eminente a rota de colisão entre o FMI e este governo liderado pela esquerda. Conhecedor dos meandros do FMI, Carlos Moedas deu uma entrevista à TSF a dizer que estes desentendimentos fazem parte do processo.

Sabemos como as coisas mudam. Aguardemos pelas incongruências da geringonça. É assim, a nossa vida política: “á lá carte”

..... O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

Évora prova capacidade de atraire responder na área cultural

exposição de música Ibero Americana- EXIB, Camané, Festival de

Comédia d’Évora, Capot Fest, Ponto e Alto, ou as curtas metragens Plein Super, foram alguns dos pontos altos dos fluxos culturais que convergiram entre 4 e 8 de Maio em Évora, animando os dias e noites da cidade que está a comemorar 30 anos de Património Mundial.

Os espaços públicos encheram-se de músicas diferentes que fizeram vibrar públicos distintos. Do Palácio D. Manuel à Arena de Évora, do Teatro Garcia de Resende ao Palácio do Barrocal (Pateo do Inatel), da sala da SOIR Joaquim António de Aguiar ao Jardim Público, dos largos e praças das freguesias urbanas aos de Valverde ou de S. Miguel de Machede, até à Praça do Giraldo, viveram-se por estes dias tons e sons memoráveis.

“Excesso de oferta, dirão alguns. Capacidade de atração da cidade e capacidade de trabalho e mobilização dos que por cá trabalham a Cultura”, afirmou o Vereador Eduardo Luciano a propósito do movimento cultural registado.

Músicos vindos de vários pontos do mundo, do país, de todo o Alentejo, misturaram-se com criadores e produtores locais fazendo propostas que mereceram a atenção e os aplausos de muitos públicos diferentes.

O fadista Camané foi visto e ouvido na noite de sábado por cerca de 800 pessoas na Arena de Évora.

Na noite anterior, o festival de comédia de Évora, com António Raminhos, Luis Filipe Borges, Alexandre Santos e Vasco Correia

registou a afluência de um milhar de pessoas.

O Capote Fest, que se propôs reforçar Évora no roteiro da nova música portuguesa, celebrou uma vasta planície de sonoridades, com bandas emergentes e outras já afirmadas.

O “Ponto e Alto” foi o 1.º Festival de Cante Alentejano que no dia 7 animou São Miguel de Machede. O Grupo de Cantadeiras de São Miguel de Machede e o Grupo de Cantadores “Os Marchantes”, em colaboração com a comissão local de festas promoveram um conjunto de originais de Cante Alentejano, em torno dos temas associados ao “DIA DA ESPIGA.

Outra primeira edição foi a do Festival de curtas metragens, oriundas de 10 países diferentes, a que se juntaram as marionetas do Trulé em vários pontos da cidade e de algumas freguesias do concelho. Neste caso o propósito foi divulgar vários trabalhos

cinematográficos e animar o espaço público entre 4 e 7 de maio.

Por outro lado, a Feira de Música Ibero Americana, denominada EXIB, atraiu a Évora muitas centenas de pessoas. Vieram para ouvir e conhecer, para negociar, para descobrir. Procuraram pessoas, músicas, formas de fazer, de dar visibilidade e de se tornarem mais conhecidos.

Mais de 300 inscreveram-se como intervenientes no mercado da música. Milhares assistiram a 28 showcases, ou sejam amostras de espetáculos com entrada livre para todos. Muitos participaram ainda nas 17 conferências e master classes para especialistas. Estima-se que foram assinados mais de 80 contratos entre artistas, programadores e outros agentes da indústria musical.

A organização do EXIB foi assinada por uma empresa com vocação cultural, a Followart, em

parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora. Movendo-se com os conhecidos constrangimentos financeiros, o Município de Évora contribuiu para esta realização com um forte suporte logístico e capacidade de mediação institucional. Outras autarquias da região associaram-se igualmente, como foi o caso da Câmara do Alandroal, de Montemor- o-Novo, de Serpa e de Viana do Alentejo.

Évora viu assim reforçada a sua imagem de cidade de cultura no contexto internacional, nacional, regional e local. Inúmeras notícias, textos diversos, fotografias e vídeos, estão a ser publicados por estes dias nos mais diversos meios e canais de comunicação generalistas e especializados. Veiculam a marca de Évora como cidade que acolhe a diversidade de expressões culturais, e se afirma como cidade de encontros mediados pela arte.

C.M. Évora

A

Page 5: Ds 11 05 2016

5RegionalQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016diário do SUL

n Roberto Dores

O

A pensar numa iniciativa conjunta para a Assembleia da República

Deputado do PSD desafia colegas do PS e CDUe unirem-se na promoção do Alentejo

deputado do PSD eleito pelo círculo de

Évora, António Costa da Silva, vai desafiar os outros dois parlamentares representantes do distrito – João Oliveira (CDU) e Norberto Patinho (PS) – para uma ação conjunta de promoção do Alentejo em plena Assembleia da República. “Tudo o que promova a nossa terra, os nossos produtos e a nossa oferta turística vale sempre a pena”, justificou ao “Diário do Sul”.

A ideia de António Costa da Silva é agora revelada após uma sessão promocional do concelho de Estremoz no Parlamento, que teve lugar há uma semana “e que correu muito bem”, segundo o deputado social-democrata, tendo permitido dar visibilidade ao que de melhor se faz naquele concelho.

“Os vinhos, os enchidos, os queijos, os azeites e a doçaria estiveram a destaque e foram

muito elogiados”, diz, destacando as presenças de “muitos deputados de todas as forças partidárias e, sobretudo,

da embaixadora de Marrocos, do cônsul da Palestina e de uma representante dos Negócios Estrangeiros. “São pessoas que

estão ligadas a outras comunidades e que nos podem ajudar a dar-nos a conhecer”, sublinha, acrescentando que

também esteve o vice-presidente da Assembleia da República.

“Até conseguimos ter animação juntando as escolas e o grupo de cavaquinhos. Os próprios miúdos tiveram oportunidade de conhecer o Parlamento e ver como funciona o plenário”, descreve António Costa da Silva, destacando ainda a surpresa em torno do Gin Friends, de Tiago Cabaço, numa inictiva onde a cidade de Estremoz esteve representada por Rui Coias na ligação local, Câmara, com a presença do vice-presidente, Agrupamento de Escolas, Associação de Pais (com a direção, pais e avós), além do Grupo de Cavaquinhos (estudantes) e 15 empresários da região.

Eis os argumentos com que António Costa da Silva vai agora tentar convencer Norberto Patinho e João Oliveira para dar andamento a uma iniciativa mais global. “Já dei um toque a Norberto Patinho, que mostrou

disponibilidade, mas com João Oliveira ainda não tive oportunidade de falar. Contudo, fica aqui lançado o desafio”, acrescenta, tendo também já conversado com o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, e Associação Terras Dentro, no sentido de tentar promover uma iniciativa, para já, idêntica à que foi dedicada a Estremoz.

“Estamos numa fase de promoção onde se torna muito importante levar o Alentejo a toda a parte, cada vez mais longe, e a Assembleia da República é uma das apostas para o nosso turismo”, insiste o parlamentar, enquanto anuncia para os dias 23 e 24 de maio uma visita a várias empresas dos distritos de Évora e Portalegre, pela Comissão de Economia, da qual António Costa da Silva é o coordenador do PSD. “Vamos mostrar projetos inovadores, para que vejam que também no Alentejo se faz inovação”, resume.

n Bruno Calado Silva

O

XIII Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo

Consolidada e para continuar

pão tradicional alentejano e a doçaria conventual e tradicional foram

pretexto para mais uma mostra gastronómica deste género que o Município de Montemor-o-Novo organiza há 13 anos no pavilhão de exposições da cidade e que decorreu de 6 a 9 de Maio.

Este ano, a novidade foi a participação ativa da associação Terras Dentro, sediada em Alcaçovas, que tem provas dadas ao nível da divulgação e

valorização de receitas de pão e da doçaria, e que resultou na presença de todas as padarias do concelho de Montemor-o-Novo.

A Terras Dentro organizou ainda uma exposição permanente sobre o pão e a doçaria de Montemor e “esse trabalho foi extremamente importante porque permitiu dar a conhecer aos montemorenses padarias e espaços de confeção que não conheciam, o que consideramos bastante positivo”, assegurou ao Diário do Sul a presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino.

Ainda segundo a autarca, as

diversas oficinas de confeção pensadas para esta edição contribuíram para a divulgação não só das receitas tradicionais mas também de “novas formas de confecionar o pão alentejano”.

Durante o último fim-de-semana, estiveram presentes em Montemor-o-Novo, mais de duas dezenas de expositores que, para além de pão e doces, trouxeram ao parque de feiras local outros

sabores e produtos regionais do Alentejo como azeite, enchidos, empadas e queijos, entre outros.

“Acho que foi uma feira muito animada, agradável e o balanço final e global é muito positivo. É um evento que já está consolidado e a que pretendemos dar continuidade porque tem permitido dar a conhecer novas formas de aproveitar o pão e a

doçaria. Portanto, sentimos que temos dado um contributo para a reinvenção da nossa gastronomia tradicional, o que é um objetivo extremamente importante para Montemor-o-Novo”, concluiu Hortênsia Menino.

A animação musical esteve a cargo do grupo o Bomkaigaita Trio, dos Tocadores do Comércio e do Grupo Coral de Beja.

Os londrinosde Montemor

Segundo reza a lenda, D. Catarina de Bragança pernoitou no Convento de Nossa Senhora da Saudação, em Montemor-o-Novo quando, vinda de Vila Viçosa, viajava para Inglaterra para casar com o rei D. Carlos II, em 1662.

Na altura, as freiras quiseram presentear a infanta, conhecida pelo seu paladar apurado, e ofereceram-lhe um doce de amêndoa e ovos.

D. Catarina apreciou tanto os doces que encomendou a confeção de uma grande quantidade para levar e oferecer ao seu noivo.

O sucesso dos doces conventuais de Montemor-o-Novo na corte inglesa terá sido de tal ordem que foram batizados de londrinos, já que tinham chegado com ela àquela cidade.

Page 6: Ds 11 05 2016

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016

Inauguração do Posto Territorialde Castelo de Vide

Castelo de Vide

A GNR inaugurou no dia 6 de Maio, pelas 11:30 horas, o Posto Territorial de Castelo de Vide (Comando Territorial de Portalegre), numa cerimónia que presidida pela Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa.

O Posto Territorial de Castelo de Vide reúne singulares condições estruturais e de localização que permitem aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR aos cidadãos das Freguesias de Nossa Senhora da Graça da Póvoa e

Meadas, Santa Maria da Devesa, Santiago Maior e São João Baptista, num total de 264,91 km², servindo uma população de 3 407

habitantes.O Posto Territorial de Castelo

de Vide está localizado na Avenida da Aramenha n.º 25.

n João Trindade

Acordo à esquerda“não teria existido” sem exigência do BE

porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, declarou que

o acordo parlamentar à esquerda que viabilizou o Governo do PS “não teria existido” sem a exigência dos bloquistas.

Num jantar em Évora, perante mais de uma centena de militantes alentejanos, Catarina Martins asseverou que o BE continuará a “esticar a corda”

para manter “uma maioria” que enfrente Bruxelas e mantenha a trajetória de recuperação de rendimentos dos portugueses.

“Sabemos que o país precisa de mais. E é por isso que continuamos a ser exigentes. A maioria é um compromisso para a recuperação de rendimentos, e no BE ninguém se poupa a esforços para que esse caminho possa ser feito. A nossa exigência é o cimento da recuperação de

rendimentos”, prosseguiu a dirigente bloquista.

Sem a exigência do Bloco, continuou a porta-voz do partido, o “acordo para a maioria parlamentar não teria existido”, e a opção seria o continuar da “austeridade dura” da direita - PSD e CDS-PP foram muito criticados por Catarina Martins - ou a aplicação de uma “austeridade ‘mais soft’” do PS.

Na intervenção de cerca de

20 minutos, a bloquista traçou um balanço dos seis meses passados desde a assinatura da plataforma comum de entendimento com o PS que apoiou a chegada ao Governo do executivo liderado por António Costa.

O jantar distrital de Évora marcou o fim do primeiro de dois dias de jornadas parlamentares do BE na região do Alentejo.

A

Gás Natural Veícular:bomba do Caia está pronta

A bomba para abastecimento de Gás Natural Veícular (GNV ), localizada no Caia, no concelho de Elvas, está pronta a entrar em funcionamento, nos próximos dias.

Destinado a abastecimento, sobretudo, de veículos pesados de mercadorias de grandes trajetos, os denominados TIR, o GNV representa, uma redução de cerca de 30 por cento no custo, em relação ao gasóleo tradicional.

Instalada na autoestrada entre Lisboa e Madrid, a bomba de abastecimento de GNV representa uma mais-valia para o concelho de Elvas, uma vez que permite que o Caia faça parte dos “corredores azuis” – trajetos europeus por onde podem transitar camiões que

consomem GNV, uma vez que o reabastecimento está assegurado por este tipo de bombas de combustível.

O GNV, tal como o gás natural com utilização

PortalegreElvas

doméstica e industrial, apresenta duas principais vantagens em relação a outros combustíveis fósseis: é mais barato e muito menos poluente.

n João Trindade

IEFP “ desemprego no Distrito aumenta pelo 3.º mês consecutivo”

O Alto Alentejo regista uma subida do número do desemprego pelo terceiro mês consecutivo. Se em Janeiro de 2016 havia no Alto Alentejo 6420 desempregados (mais 330 que em Dezembro de 2015), no final de Março, este número já atinge um total de 6980 desempregados, segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).De referir que a estes 6980 desempregados teremos que adicionar um número muito significativo de utentes dos serviços de emprego (perto dos 2200) que integram estágios, contractos emprego inserção e formação profissional (valores ainda não divulgados pelo IEFP), totalizando cerca 9000 desempregados no Distrito. Pelos dados recolhidos e tendo por base os programas de emprego e formação profissional

discriminados na página oficial do IEFP, não são visíveis novas medidas activas de emprego e formação profissional. Segundo os dados disponibilizados pelo (IEFP) no distrito de Portalegre, no final do mês de Março, catorze dos quinze concelhos aumentaram o número de desempregados. Elvas com um registo de 1986

desempregados (mais 140 do que no mês anterior), destaca-se pela negativa, continuando a ser o concelho com o maior número de desempregados no Alto Alentejo. Segue-se, Portalegre com 1114 (mais 51 do que no mês anterior) e Ponte de Sor com 1095 desempregados (mais 72 do que no mês anterior).

Marvão

Dia Internacional da FamíliaO Município e a Comissão de

Protecção de Crianças e Jovens de Marvão promovem, dia 15 de maio (domingo), a partir das 15h, nos Olhos d’Água (São Salvador da Aramenha), uma tarde repleta de actividades dedicadas às famílias do concelho, no âmbito do Dia Internacional da Família. Actividades: Visita guiada ao Museu e Ruinas da Cidade Romana de AmmaiaVisualização de filme de animação sobre “Lenda da Fundação de Roma” Caça ao Tesouro/Atelier de Arqueologia Piquenique na Quinta dos Olhos d’Água (participe com um doce, salgado ou bebida).

Page 7: Ds 11 05 2016

7RegionalQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016diário do SUL

n Marina PardalFotos Exclusivas

Q

No âmbito do Mês do Coração, estão a decorrer rastreios para os acompanhantes dos utentes

Clínica do Coração do Alentejo destaca crescimentoao longo dos sete anos de existência

uando entrou em funcionamento em 2009, a Clínica do

Coração do Alentejo (CCA) apresentava um projeto inovador para tentar colmatar algumas carências que existiam na região ao nível da área da Cardiologia.

Sete anos depois, esta unidade cresceu e, atualmente, dispõe também de outras especialidades médicas. O diretor clínico da CCA, João Vasconcelos, recordou os primeiros “passos” desta unidade, situada em Évora

“Esta clínica nasceu como uma unidade de saúde privada na área da Cardiologia, sendo também convencionada com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), devido às carências que existiam nessa altura”, referiu João Vasconcelos.

O diretor clínico da CCA relembrou que “nessa época, exames não invasivos de Cardiologia, como um eletrocardiograma, uma prova de esforço ou um holter, não se faziam pelo SNS em Évora, sendo necessário ir a Lisboa ou a Setúbal”.

Especificou que “nestes sete anos já fizemos mais de 70 mil eletrocardiogramas, a maior parte deles pelo SNS, e já praticámos nesta clínica mais de 600 mil atos médicos (consultas e exames complementares de diagnóstico), uma grande parte deles também convencionados pelo SNS”.

Por sua vez, o administrador da CCA, Manuel Fialho, reforçou que “temos estado a aumentar o nosso movimento todos os anos”, salientando que “começámos sobretudo na área da Cardiologia, que se mantém o núcleo mais forte, mas temos estado a crescer

também para outras especialidades”.

Segundo o mesmo responsável, “são feitas quase sete mil consultas por ano, sendo metade na área da Cardiologia e a outra metade em outras especialidades; enquanto na área dos exames, são realizados cerca de 25 mil exames por ano”.

João Vasconcelos acrescentou que “esta clínica começou por ser um espaço mais pequeno, tendo hoje em dia 12 funcionários e cerca de 50 colaboradores entre médicos e técnicos”.

Realçou que “somos uma

clínica especializada em Cardiologia que tem outras especialidades, a maioria delas associadas à Cardiologia, mas também outras de outras áreas para rentabilizar o espaço”.

Já Manuel Fialho evidenciou que “a CCA é uma unidade média em que há uma certa proximidade com os utentes”, destacando que “mesmo durante o período de crise temos conseguido crescer e sentimos que as pessoas ficam satisfeitas porque voltam a

procurar-nos”.Em maio assinala-se o Mês do

Coração e a CCA associa-se à efeméride, promovendo rastreios dirigidos aos acompanhantes dos utentes que se desloquem a este espaço.

A esse respeito, João Vasconcelos salientou que “o coração dos portugueses está melhor do que estava há dez anos atrás, mas ainda há muito por fazer porque não atingimos nenhuma situação excelente”.

Nesse sentido, adiantou que “a CCA está a oferecer durante estas duas semanas um rastreio cardiovascular aos acompanhantes dos doentes”.

Frisou ainda que “convidamos as pessoas a fazer um eletrocardiograma, medir a tensão arterial, a frequência cardíaca ou outros parâmetros”, focando que “é um rastreio diferente do habitual e que é dirigido a uma população que em princípio não desconfia que está doente”.

O diretor clínico da CCA lembrou que “metade dos hipertensos não estão diagnosticados porque a hipertensão, por norma, não dá sintomas e a sua primeira manifestação é muitas vezes um enfarte ou um AVC, daí a importância de diagnosticar e tratar antecipadamente”.

A CCA está localizada na Rua de Chartres N.º 4-1.º, na Urbanização Horta da Porta. Mais informações pelos telefones 266 739 290 ou 968 641 685.

O diretor clínico da CCA, João Vasconcelos,e o administrador da CCA, Manuel Fialho.

Cante alentejano e chocalhofone na Pedreira dos Sons 2016

ante alentejano e a apresentação de uma peça musical com o

chocalhofone são as novidades da 4ª edição do festival de música clássica, Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 20 e 22 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.

O cante alentejano, nas vozes do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, vai fazer ouvir-se logo no primeiro dia de festival, dia 20, a partir das 21h00. Segue-se a apresen-tação de uma peça musical com o chocalhofone alentejano, constitu-ído por 32 chocalhos modelo “pica-deira”, criado no âmbito da Candi-

datura do Fabrico de Chocalhos a Património Cultural Imaterial com necessidade de Salvaguarda Urgente, e apresentado em junho do ano passado, durante um concerto na Igreja Matriz de Alcáçovas, na peça “Pastorale”, criada pelo Maestro Christopher Bochmann. Ainda no primeiro dia do festival haverá o visionamento de filmes e um con-certo com a Orquestra e o Coro do Departamento de Música da Univer-sidade de Évora (UÉ).

No sábado, a partir das 21h00, haverá vídeo projeções “Viana Lux” dos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design, seguido da atuação do Grupo de Percussão e Coro do Departamento de Música

Pub.

da UÉ e ainda “Shakespeare in Ópera”, canto lírico e piano.

O terceiro e último dia da Pedreira dos Sons, domingo, começa

com o concerto do Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora, às 18h00, seguido do Ensem-ble de Jazz da UÉ.

Durante o festival Pedreira dos Sons, promovido pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Escola de Artes da Universidade de

Évora e a CulArtes, estará patente ao público uma exposição de design de alunos da Escola de Artes da Univer-sidade de Évora.

C

Page 8: Ds 11 05 2016

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016

Pub.

Em parceria com o Municipio do Crato o Centro Cultural e Des-portivo Desportalegre, promoveu uma sessão de jogos recreativos no salão de festas do Lar de Nossa Senhora da Luz, em Vale do Peso.

Rosa Costa, foi a vencedora dos seis jogos disputados, seguida de Maria Joaquina Azei-tona e de Sérgio Subtil tendo todos recebidos prémios simbó-licos oferecidos pela Delta Cafés e pela Fundação PT.

Lar Vale Peso animado pelo Desportalegre

Sete companhias de teatro vão passar por Alcácer do Sal, no dis-trito de Setúbal, a partir de sexta-feira e até 10 de junho, durante um festival que inclui ainda exposições e ateliers.

A programação, que passa pelo drama, comédia, improvisação, performance e teatro infantil, pre-tende “formar novos públicos”,

segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que promove o evento em parceria com a Água Ardente - produções teatrais.

Segundo a autarquia, a segunda edição do Encontros - Festival de Teatro de Alcácer do Sal tem uma programação “abrangente”, com “espetáculos para todas as faixas etárias e vários gostos teatrais”.

Sete companhias no Festivalde Teatro de Alcácer do Sal

a partir de sexta-feira

O Museu Municipal de Aljus-trel, vai promover, entre sexta-feira e dia 21 deste mês, a “Semana dos Museus”, que inclui atividades gratuitas para come-morar o Dia Internacional e a Noite Europeia dos Museus.

Segundo a Câmara de Aljus-

trel, a iniciativa, que pretende permitir ao público experimen-tar e vivenciar o museu “numa perspetiva diferente”, arranca na sexta-feira com a formação “Políticas Culturais. Novos modelos de desenvolvimento territorial”.

ALJUSTREL

Comemorações do DiaInternacional dos Museus

Page 9: Ds 11 05 2016

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016diário do SUL

[email protected]

����������

�������������������

��������������������������������

������������������������������

���������������������

����������������

�������

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

���

�������������������

�������

�����������������

�����������

�������������������

�����������

���������������

�������

��������������������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

���������������

�������������������������������

�������������������������

�������������������

���������������

�������

�������������������

���������������������������������

��������������������������

������������������������������

����������������������������

�������

������������������

�����������������������������

������������������������

�����������������

�������

������������������

������������������������������

���������������������������

������������������������

������������

�������

��������������������

����������

�����������������������������

��������������������������������

������������

�������

���������������������

���������������������������

���������������������������

��������������

�������

��������������������

���������������

�������������������������������

������������������������������

���������������

�������

���������������

��������

��������������������������������

���������������������������������

����������

�������

Page 10: Ds 11 05 2016

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016

Pub.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

Vai realizar-se, no próximo dia 12 do corrente, pelas 21 horas, a costumada Procissão de Velas, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com o seguinte itinerário:

Saída da Igreja do Carmo, Rua D. Augusto Eduardo Nunes, Rua do Valasco, Largo de Machede ( Velho), Travessa de S. Pedro, Rua de Machede, Largo da Porta de Moura e Igreja do Carmo.

PARÓQUIA DA SÉIGREJA DO CARMO

NECROLOGIAANTÓNIA ALVES SOARES GALEGO

Faleceu dia 09/05/2016, em Évora, a senhora Antónia Alves Soares Galego, de 66 anos de idade, natural de Nossa Senhora da Vila (Mon-temor-o-Novo), casada com o senhor Manuel António Galego, e que residia em Évora.

Dia 11/05/2016, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacelo), será celebrada encomendação de corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

PERPÉTUA DA VISITAÇÃO DA SILVA Faleceu dia 09/05/2016, em Reguengos de Monsaraz a senhora

Perpétua da Visitação da Silva, de 75 anos de idade, natural de Pavia (Mora), casada com o senhor Vitorino Miguel, e que residia em Évora.

Dia 11/05/2016 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), será celebrada encomendação de corpo presente às 14:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Pavia.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

BALBINA DA CONCEIÇÃO REIS Faleceu no dia 03 de Maio de 2016, no Luxemburgo, Balbina

da Conceição Reis, de 83 anos, viúva de Jerónimo António Fer-nandes, natural de Monforte e residente em Veiros.

Dia 07 de Maio de 2016, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Veiros, pelas 10:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo o préstito fúnebre para o cemitério de Veiros.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

LEANDRA FRANCISCA TROUXA Faleceu no dia 10 de Maio de 2016, em Évora, Leandra Francisca

Trouxa, de 84 anos, casada com Manuel João Charuto, natural de Redondo e residente em Évora.

Hoje dia 11 de Maio de 2016, na Capela de São José (Bairro da Casinha) - Évora, pelas 15:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiaresas suas mais sentidas condolências.

Page 11: Ds 11 05 2016

11SociedadeQUARTA-FEIRA , 11 DE MAIO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Borsalino, Um Chapéu em Hollywood12:00 Inesquecíveis Viagens De Comboio13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:38 Rapazes Do Nada21:00 Jornal 221:48 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 Bárbara00:25 Cinemax Curtas01:25 Sociedade Civil02:25 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:15 Rainha das Flores

23:15 Poderosas

00:00 A Regra Do Jogo

00:45 C.S.I.

01:30 Investigação Criminal

02:30 Jura

03:15 Televendas

06:00 Manchetes 306:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Bem-vindos a Beirais15:00 Água de Mar16:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture22:00 Aqui Tão Longe22:45 Versailles23:45 5 Para a Meia-Noite01:00 Surf Report01:15 Forever02:00 Grande Entrevista03:00 Os Nossos Dias03:45 Televendas05:00 Palavra aos Diretores05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - Horta das FigueirasMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SantosCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – FialhoMOURA – Nataniel PedroSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CaladoFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Cruz Bucho PORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraAguac. Máx.: 16º C Min.: 8º C

Quarta-feira, 11

BejaAguac. Máx.: 16º C Min.: 10º C

PortalegreAguac. Máx.: 13º C Min.: 8º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

Celina da Piedade é um nome que dispensa apresentações. Acor-deonista, cantora, compositora, a sua música tem corrido mundo, levando as formas tradicionais da música portuguesa, e em particular a do Sul, na sua voz doce que entre-laça memórias de sonoridades de raiz tradicional e um sentir mais contemporâneo e universalista das mesmas.

Dia 13 de maio pelas 22h00, Ce-

lina regressa ao Espaço Celeiros, em Évora, um espaço que conhece bem, para um baile-concerto inti-mista, onde, aliada ao seu carisma e à sua alegria contagiantes, brindará o público com temas dos seus álbuns - “Em Casa” e o “Cante das Ervas”. Este concerto está integrado na sua digressão nacional que ante-cede a edição do novo álbum que deverá sair até ao final do ano.

A história da Associação Péde-

Xumbo e a de Celina têm-se cru-zado, entre concertos e colabora-ções, sendo Celina sua Presidente Honorária e co-autora do livro Ca-dernos de Dança do Alentejo, edi-tado pela associação.

Em conjunção com os seus pro-jectos a solo, Celina integra o pro-jeto Ensemble de Rodrigo Leão e o grande colectivo Tais Quais, fazendo parceria com Vitorino, Tim, Sebas-tião, Serafim, Jorge Palma, Paulo

Ribeiro e João Gil. No passado, colaborou com Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi, Gaiteiros de Lisboa, António Chainho, Samuel Úria, entre muitos outros.

Esta é sem dúvida uma oportu-nidade única, a não perder, para ouvir, ver, sentir e dançar ao som de um grande nome da música nacional.

Este baile-concerto tem o apoio da Inatel.

Celina da Piedade de regresso ao Espaço Celeiros em Évora

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 Massa Fresca

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 Love On Top: Extra

01:30 Super Quiz

02:45 O Escritório

03:45 Love On Top: Extra

05:00 Queridas Feras

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Century 21 - Porta do Alentejo comemorou10.º aniversário

Helena Lopes, Presidente da ESN Évoraa entregar o dinheiro à equatoriana Vane Andrade.

Alunos de Erasmus recolhem dinheiro e fundospara vítimas do Equador

Erasmus Student Network Évora (ESN

Évora) conseguiu angariar 390 euros para ajudar as vítimas do sismo ocorrido no Equador no passado mês de Abril que vitimou mais de 600 pessoas. Para tal levaram a cabo duas

ações na sexta-feira passada, consistindo a primeira delas numa recolha de fundos pela Praça do Giraldo denominada 1 euro para o Equador, seguida de uma festa no Bar Capítulo 8 onde por cada senha comprada pelos clientes parte do valor revertia

para as vítimas do sismo.Ecaterina Crihan, natural da

Moldávia e Vice- Presidente da ESN Évora, explicou que esta recolha de fundos, foi o culminar da Erasmus Social Week, um projeto internacional que visa promover o voluntariado e

decorreu em vários países durando toda a semana. A ESN Évora além da já referida recolha de fundos, gravou um vídeo, fez atividades com crianças no Jardim de Infância, trabalhou a descriminação de género, efetou voluntariado no canil municipal

e fez ainda o Fitness Day. Os 390 euros foram entregues

esta segunda-feira aos

equatorianos que o farão agora chegar ao destino através da Cruz Vermelha.

A

Page 12: Ds 11 05 2016

ANO: 47.º NÚMERO: 12.770 PVP: 0,75€ Q U A R TA - F E I R A , 11 D E M A I O D E 2 0 1 6

Pub.

Passosdiz ter sido claro sobre

ministroda Educação

O líder do PSD afirmou ontem não ter razões para retirar aquilo que disse sobre o ministro da Educação em relação à polémica da revisão dos contratos de associação com escolas privadas, considerando ter sido “muito claro”.

“Creio que fui muito claro quando falei na semana passada e não tenho nenhuma razão para retirar aquilo que disse”, afirmou o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à entrada da escola secundária Frei Gonçalo Azevedo, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Questionado se estava a referir-se à Fenprof quando disse que o ministro da Educação parecia representar outros interesses que não os da comunidade em geral, Passos Coelho disse apenas que entendia ter sido claro.

“Acho que é muito claro”, sustentou.

PR promulga lei que protege casa de morada de família

nas execuções fiscais

Presidente da República, Marcelo

Rebelo de Sousa, promulgou ontem a lei que “protege a casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal”, tendo em conta “o objetivo social prosseguido e a ampla concordância parlamentar”.

Na página de ‘internet’ na Presidência da República é anunciada a promulgação desta lei que “protege a casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal, estabelecendo restrições à venda executiva de imóvel que seja habitação própria e permanente do executado”.

Marcelo Rebelo de Sousa justifica esta decisão com o “objetivo social prosseguido e a ampla concordância parlamentar relativamente à não rejeição do diploma”.

O Presidente da República decidiu promulgar esta lei “no pressuposto de que o novo

regime se aplica apenas a entidades públicas por créditos fiscais” e “apesar de não tomar em consideração situações paralelas de execução judicial de créditos, nem garantir a proteção adequada no caso de a penhora pela administração tributária não ser a primeira realizada”.

A 08 de janeiro, o PS, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN aprovaram na Assembleia da República, na generalidade, diplomas que pretendem garantir a proteção da casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal.

Estes diplomas sobre processos de execução fiscal apresentados pelas bancadas socialista, do Bloco de Esquerda e do PCP tiveram os votos contra do PSD e do CDS-PP.

A questão da proteção da casa de família no âmbito de processos de execução fiscal fez parte dos programas eleitorais do PS, Bloco de Esquerda e do PCP.

O

Um mortoe três feridos

no ataque com faca

em MuniqueUm homem alemão de 27 anos

matou uma pessoa e feriu outras três com golpes de faca ontem numa estação ferroviária nos arredores de Munique disse uma fonte judicial da Baviera.

A mesma fonte confirmou à agência noticiosa francesa AFP a vítima mortal, referindo que “aparentemente” se tratou de um ataque de um extremista islâmico.

“O atacante, no local do crime, fez comentários que indicam motivações políticas, aparentemente intenções extremistas islâmicas”, disse uma porta-voz do Tribunal da Baviera à AFP.

“Ainda estamos a determinar exatamente que tipo de referências foram feitas pelo atacante”, especificou a porta-voz.

A notícia sobre o morto tinha sido inicialmente divulgada pela rádio pública da Baviera.

As agressões ocorreram à 05:00 (04:00 em Lisboa) na estação de Grafing, uma povoação no sudoeste de Munique, a capital da Baviera.

O tribunal Judicial absolveu um sargento da GNR - Beja que

era acusado de tráfico, o que não ficou provado.

CUBA

Tribunal absolveu

Uma exposição de fotografias de 21 aquedutos portugueses vai estar patente ao público, entre sábado e dia 19 de junho, no Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, em Serpa, no distrito de Beja.

As fotografias da exposição “Aquedutos de Portugal - água e património” foram tiradas pelo coordenador do Museu da Água da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres e vice-presidente da Associação Portuguesa de Museo-logia, Pedro Inácio.

SERPA

Exposição sobre aquedutos de Portugal

Mais de 200 participantes são esperados na edição deste ano da Caminhada das Bicas, que vai decor-rer no sábado, no concelho de Odemira, para angariar bens alimen-tares não perecíveis destinados a famílias carenciadas.

Segundo a Câmara de Odemira, a caminhada solidária vai decorrer a partir das 09:30 e começar no Jardim da Fonte Férrea, na vila de Odemira, e terminar no Parque das Águas, na localidade de Boavista dos Pinheiros, onde haverá um almoço convívio para todos os participantes.

Os interessados em participar na

caminhada deverão inscrever-se nas juntas de freguesia de São Luís, de S. Salvador/Santa Maria e de Boavista dos Pinheiros, levando um ou mais bens alimentares não perecíveis, que irão servir para compor cabazes sociais destinados a famílias caren-ciadas daquelas três freguesias do concelho de Odemira.

A caminhada é promovida pela Comissão Social das Freguesias de São Luís, S. Salvador/Santa Maria e Boavista dos Pinheiros e conta com o apoio do município, das juntas daquelas freguesias e de cinco empresas do concelho.

ODEMIRA

Caminhada das Bicas no sábado