Ebook - Treinamento de Consultoras

25
Ebook - Treinamento de Consultoras

Transcript of Ebook - Treinamento de Consultoras

Page 1: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Page 2: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

APRESENTAÇÃOOlá,

Este e-book traz algumas informações complementares.

No conteúdo relacionado ao Módulo II, você irá conhecer outros tipos de lasers, saberá mais sobre fotodepilação e terá mais detalhes sobre o tratamento de depilação com o GentleLASE.

O livro também traz uma tabelacompleta com o intervalo médioentre sessões, duração de aplicação e tempo médio de preparo para cada região do corpo, além de mostrar as regiões do corpo que podem receber o tratamento.

Já no conteúdo complementardo Módulo III, você verá quais sãoas formas de pagamento aceitasna Espaçolaser e conhecerá mais sobre outras ações comerciaisutilizadas na atração de clientes.

Você deve ler esse material na íntegra, pois o conteúdo é parte do seu treinamento. Quanto maior for o seu conhecimento, maiores suas chances de sucesso! Bons estudos!

Lembre-se:

01/24

Page 3: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

ÍNDICE

MÓDULO II: O LASER E O TRATAMENTO ........................................31. O Laser ..........................................................................3 1.1 Propriedades ..................................................................31.2 Tipos de laser para depilação .................................................31.3 Diferenças entre laser e fotodepilação .......................................51.4 Como age o laser? ...............................................................62. Regiões do Corpo .............................................................62.1 Regiões femininas ..........................................................62.2 Regiões masculinas ........................................................103. Tabela do Tratamento .....................................................134. Intercorrências ..............................................................18 4.1 Intercorrências por falhas operacionais ......................................204.2 Intercorrências por reações do próprio organismo ............21

MÓDULO III: A CONSULTORA ................................................231. Formas de Pagamento ......................................................232. Ações Comerciais ............................................................23

02/24

Page 4: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

1.2 Tipos de laser para depilação

Conheça agora os tipos de laser existentes no mercado que são usados para depilação. Você entenderá por que a Espaçolaser tem o melhor método.

Light Sheer – ET

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Tem uma ponteira pequena e que provoca um resfriamento, porém seu calor é tão intenso que se sobrepõe a esse resfriamento, causando dor e muito desconforto ao cliente devido à sensação de queimação constante.

Light DUET

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Nova versão do Light Sheer. Funciona com um sistema de vácuo. Tem um diâmetro de aplicação maior, provoca menos dor,

03/24

MÓDULO II: O LASER E O TRATAMENTO

1. O LaserLaser é um termo em inglês que significa “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, o que em sua tradução quer dizer “luz amplificada por um estímulo originado através de uma emissão de radiação”.

1.1 Propriedades

O laser possui algumas propriedades que o diferenciam da luz convencional. São elas:

• Monocromática: apresenta um único comprimento de onda.

• Coerente: cristas e vales dos comprimentos de onda da luz viajam uniformemente.

• Colimada: as ondas viajam paralelamente umas às outras no espaço. Essa característica permite que a energia do laser não sofra divergência significativa do feixe luminoso, sendo focada precisamente em um feixe de luz.

Page 5: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Soprano

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Funciona por quadrantes e através do movimento de varredura. Apresenta incômodo para quem sente e é bastante desgastante para o profissional, devido ao movimento constante durante a sua aplicação.

Nd Yag

Gentle Yag, 1.064 nm de comprimento de onda. Possui o mesmo fabricante que o laser de Alexandrite (Candela). Indicado para peles morenas e negras devido a sua pouca afinidade pela melanina. Atua através das moléculas de água/sangue (hemoglobina) presente na região de pelos e isso provoca a sua eliminação, sem oferecer grandes riscos, porém sem garantir grandes resultados. Muito usado para retirada de vasos.

04/24

porém não é possível utilizá-lo em todas as regiões do corpo. Geralmente, esses aparelhos vêm com as duas ponteiras que podem ser trocadas de acordo com a área e a necessidade de aplicação. Ou seja, ainda provoca certo desconforto ao cliente dependendo da região.

Milesman

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Ponteira um pouco maior do que o Light Sheer – ET. Sua ponteira resfria a 0,5 graus Celsius aproximadamente. Possibilita um pouco mais de conforto ao cliente do que o Light Sheer, porém seu tempo de aplicação continua demorado e o procedimento dolorido.

Page 6: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Dependendo do grau de sensibilidade, muitos clientes não sentem nada. A sensação do cliente é de quente e frio ao mesmo tempo.

O cristal de Alexandrite é excitado através de lâmpadas de flash. A duração da lâmpada no GentleLase Mini é de 1 milhão de disparos e, no GentleLase Pro LE, 2 milhões.

1.3 Diferenças entre laser e fotodepilação A fotodepilação é feita com Luz Intensa Pulsada (LIP/IPL). A LIP é formada por um conjunto de vários tipos de luzes, ou seja, engloba vários comprimentos de onda, variando entre 400 a 1.200 nm. É uma luz comum que tem especificidade para tudo e, justamente por isso, traz pouco resultado. Por não conseguir isolar todas as luzes presentes, o resultado na depilação é ruim, atingindo apenas alguns pelos superficiais.

05/24

GentleLASE

Utilizado pela Espaçolaser e produzido pela Candela, o GentlLASE é mais conhecido como Laser de Alexandrite (Laser de Cristal). Possui 755 nm de comprimento de onda e absorve 133% de melanina a mais que o Laser Diodo, o que traz maior eficácia e segurança ao tratamento.

O diferencial dos demais lasers existentes no mercado é o uso do gás de Criogênio (Sistema DCD – Sistema Dynamic Cooling Device – OriginALTM Pure Cryogen @skintec), que é disparado milissegundos antes do laser.

O gás resfria e protege as camadas superiores da pele (Esfriamento Epidérmico – congela epiderme, -18 graus), minimizando dor e riscos de queimaduras. A sessão torna-se mais rápida e mais confortável, trazendo a melhor relação custo-benefício para o cliente.

LIP LASERPolicromático

Polidirecional

Divergente

Baixa potência

Inespecífico(vários compri-mentos de onda)

Monocromático

Unidirecional

Coerente

Alta potência

Específico(age diretamente na necessidade)

Page 7: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 06/24

1.4 Como age o laser?

O sistema cria um feixe de luz de grande intensidade que penetra profundamente no tecido cutâneo. Assim, uma quantidade de calor controlada é aplicada. Ao mesmo tempo, o Dispositivo de Resfriamento Dinâmico pulveriza o gás criogênico na região, protegendo as camadas superiores da pele.

Qualquer laser para depilação tem a melanina como cromóforo-alvo. Ao identificar a melanina, o laser faz sua penetração através da haste do pelo até atingir a raiz. Uma vez que isso ocorre, a matriz celular do pelo é destruída e o pelo nunca mais volta a crescer. Por isso, o ideal são os pelos escuros e grossos. Já em pelos brancos, loiros e ruivos não há resultado.

Como o laser precisa encontrar a raiz do pelo para que haja cauterização, o cliente não deve utilizar nenhum método depilatório que remova os pelos a partir da raiz, como pinça, cera e depiladores elétricos. O ideal é que seja feito o uso de métodos que aparem os pelos, como lâmina, creme depilatório e aparador elétrico.

Para todas as regiões do corpo são necessárias, em média, 10

sessões na tentativa de buscar o pelo na fase ideal para eliminar sua matriz celular. Essa fase é chamada anágena. Nela, o pelo está conectado à raiz (folículo piloso).

As cinco primeiras sessões são essenciais para um bom resultado. Por essa razão, é fundamental que o cliente cumpra o prazo indicado para retorno, desde que haja pelos.

2. Regiões do CorpoPara uma melhor visualização da abrangência da aplicação do laser por área do corpo, veja as ilustrações a seguir:

2.1 Regiões femininas

Virilha Ânus

Page 8: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 07/24

Axilas Braços Inteiros

Buço Costas

Aréolas Faces Laterais

1/2 Perna Cabeça

Anterior da Coxa Coxas

Barriga Glabela

Page 9: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 08/24

Glúteos Lombar

Interno de Coxa Mento

Lateral de Coxa Nuca

Glúteos Médios Mãos e dedos

Joelhos Nariz

Linha Alba Ombros

Page 10: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 09/24

Orelhas Seios

Pés e dedos

Posterior de Coxa

Pernas Inteiras Testa

Pescoço

Rosto inteiro

Page 11: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

2.2 Regiões masculinas

10/24

Faixa de barba

Tórax

Barba

Abdomên

Costas 1/2 Perna

Ânus

Bigode

Axilas

Braços inteiros

Cabeça Cavanhaque

Page 12: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 11/24

Costeletas

Glabela

Coxas

Glúteos

Glúteos Médios Lombar

Mãos e dedos

Nariz

Maxilar

Nuca

Ombros Orelhas

Page 13: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 12/24

Pernas Inteiras

Testa

Pés e dedos

Virilha

Page 14: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 13/24

3. Tabela do Tratamento

Veja na tabela a seguir a classificação das áreas do corpo (pequena ou grande), o intervalo

médio entre as sessões, a duração da sessão de laser e o tempo médio de preparo dos pelos (raspagem).

(continua)

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Testa (P) 45 5 3

Glabela (P) 45 5 3

Faceslaterais (P)

Buço (P) 30/45 5 3

30/45 5 3

Nariz (P) 45 5 3

Mento (P) 30/45 5 3

Rosto (P) 30/45 10 3

Pescoço (P) 30/45 5 3

Nuca (P) 45 10 3

Ombros (G) 60 10 7 a 10

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

Page 15: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Costas (G) 60 10 7 a 10

Lombar (G) 60 5 7 a 10

Seios (P)

Aréolas (P) 45 5 3

45 5 3

Axilas (P) 45 5 3

Barriga (G) 60 10 7 a 10

Braço int. (G) 60 15 7 a 10

Linha Alba (P) 45 5 3

Antebraço (G)

Virilha (P)

Ânus (P)

Glúteos (G)

60

45

45

45

10

10

5

15

7 a 10

3

3

7 a 10

Mãose dedos (P) 45 5 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

14/24

Page 16: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Glúteosmédios (G)

60 5 7 a 10

Coxas (G) 60 15 7 a 10

Internoda coxa (G)

Anteriorda coxa (G)

60 10 7 a 10

60 10 7 a 10

Posteriorda coxa (G)

60 10 7 a 10

Lateralda coxa (G)

60 10 7 a 10

Meia perna (G) 60 15 7 a 10

Joelhos (P) 45 5 7 a 10

Pernainteira (G)

Orelha (P)

Cabeça (P)

60

45

45

30

5

15

7 a 10

3

3

Pése dedos (P) 45 5 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

15/24

Page 17: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Testa (P) 45 5 3

Glabela (P) 45 5 3

Maxilar (P)

Nariz (P) 45 5 1

20/30 5 1

Bigode (P) 20/30 5 1

Cavanhaque (P) 20/30 5 1

Faixade barba (P)

45 10 1

Costeletas 20/30 5 1

Barba (P)

Cabeça (P)

Nuca (P)

Ombros (G)

20/30

45

45

60

10

15

10

15

1

3

3

7 a 10

Orelhas (P) 30/45 5 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

16/24

Page 18: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Costas (G) 60 15 7 a 10

Lombar (G) 60 5 7 a 10

Axilas (P)

Tórax (G) 60 15 7 a 10

45 5 3

Abdômen (G) 60 15 7 a 10

Braço int. (G) 60 15 7 a 10

Antebraço (G) 60 10 7 a 10

Braço (G) 60 10 7 a 10

Mãose dedos (P)

Glúteos (G)

GlúteosMédios (G)

Ânus (P)

45

60

60

45

5

15

5

5

3

7 a 10

7 a 10

3

Virilha (P) 45 10 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

17/24

Page 19: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

esclarecer dúvidas e acompanhar a evolução cutânea. No entanto, não se deve supervalorizar o problema, nem minimizar o transtorno do paciente afetado. É importante lembrar que o procedimento a laser utilizado é seguro e apresenta resultado definitivo. As lesões de pele, quando ocorrem, são transitórias e de fácil tratamento.

A Espaçolaser irá assegurar suporte clínico nesses casos. Porém, para uma melhora rápida, a responsabilidade do tratamento deve ser compartilhada com o paciente. O paciente deve:

Entrar em contato imediatamente com a Espaçolaser.1

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Coxas (G) 60 15 7 a 10

Meia perna(G) 60 15 7 a 10

Pernasinteiras (G)

Pés e dedos (P) 45 5 3

60 30 7 a 10

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

4. Intercorrências

Caso o cliente surja com alguma queixa de intercorrência, a consultora deve recebê-lo e encaminhá-lo para a GERENTE ou FISIOTERAPEUTA sem alongar o assunto, solicitando prioridade no atendimento.

A Fisioterapeuta e/ou Gerente deve receber o paciente com calma e segurança, mostrando conhecimento e transmitindo confiança na recuperação total das lesões. Além da comunicação verbal, olhar nos olhos do paciente e avaliar sua pele com firmeza e gentileza são parte de uma boa condução do caso.

A equipe deve demostrar disponibilidade em ajudar, estar acessível para

18/24

Page 20: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Observação: se a cliente for lactante, a atenção deve ser redobrada. Se houver alguma intercorrência, a cliente não poderá utilizar os medicamentos. O tratamento será basicamente por hidratação profunda e prolongada.

Seguir o tratamento e cuidados de acordo com as recomendações da EL.

Ser disciplinado.

Retornar periodicamente até melhora completa de sua pele.

2

34

• Fisioterapeuta e/ou Gerente não devem informar seu contato pessoal para o cliente.

• O atendimento da intercorrência deve ser prestado preferencialmente pela Fisioterapeuta que realizou a sessão. Porém, é importante respeitar a preferência do cliente em relação a este atendimento.

• Não faça comunicação

escrita com cliente de intercorrência – o uso de WhatsApp é proibido aqui.

• Registre na ficha de intercorrência e no sistema ELOS todo contato com o cliente de intercorrência e todas as tentativas de contato (data e horário), para suporte e acompanhamento da intercorrência.

• Registre no sistema quando cliente estiver impossibilitado de continuar as sessões, com o bloqueio temporário da área acometida por intercorrência.

• Quando a pele apresentar melhora completa e o paciente estiver apto para retomar as sessões, arquive fotos recentes da área recuperada, finalize ficha de intercorrência, registre no sistema e libere para recomeçar o tratamento.

• Não entregue documentos

internos para o cliente, mesmo quando solicitado.

• A profissional que não seguir essas regras deve estar ciente de possíveis implicações comerciais e jurídicas.

Atenção!

19/24

Page 21: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

4.1 Intercorrências por falhas operacionais

Queimadura por Laser

É ocasionada por um ou mais desses fatores: mal posicionamento do distanciador; sobreposição e fluência inadequada maior do que a suportada pela pele.

Há formação de crostículas ou pontos escurecidos. É caracterizada por sensação de extrema ardência, incômodo ao usar roupas, sensação de queimadura na pele, edema, leve coceira, vermelhidão. Pode haver presença de todos ou alguns desses sintomas.

Queimadura por Crio

É ocasionada pelo desequilíbrio de parâmetros entre a fluência e o criogênio, ou seja, o resfriamento acaba se sobressaindo ao calor do laser. A relação Pelo X Fluência e Pele X Criogênio não foi estabelecida corretamente.

É caracterizado por pontos escuros, circulares e bem definidos, de coloração arroxeada ou marrom. Sua ocorrência é comum em regiões de pele sensível, como, por exemplo, interno de coxas, interno de braços, pescoço, faces laterais e lateral de virilha.

Geralmente, não há sintomas ou incômodo pós-laser. A queixa do cliente se dá pelo aspecto, uma vez que há aparecimento de manchas.

20/24

Page 22: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

4.2 Intercorrências por reações do próprio organismo

Alergia

Não é possível prever o que de fato ocasiona a alergia pós-laser: se o excesso de calor em determinada região ou se é reação a algum componente do gás de criogênio. A alergia é uma resposta individual do organismo do paciente que pode acontecer em determinada sessão e não se repetir em outras.

É caracterizada por edema, vermelhidão, coceira intensa, região quente, pontos elevados na pele. Esses sintomas podem se apresentar associados ou isolados, pois cada pele responde de uma forma.

Vasculite

A vasculite é uma inflamação da parede dos vasos sanguíneos, não podemos prever que a cliente apresentará esta reação. Ainda considerada uma manifestação rara em nossos clientes.

Caracterizada por edema, dor, hipertermia(calor local), vermelhidão, podendo ou não estar associada à coceira.

Foliculite

A foliculite é um processo inflamatório que ocorre quando o pelo nasce curvo ou quando mais de um pelo sai do folículo piloso. Ela é mais facilmente percebida ao nascer dos pelos, o que ocorre naturalmente depois de qualquer tipo de método depilatório.

21/24

Page 23: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

Geralmente, a foliculite se manifesta alguns dias ou em poucas semanas após o procedimento. Os principais sintomas são: pápulas, eritema, prurido e pus que podem surgir de maneira isolada ou combinada.

Pelas suas características, ela pode gerar dúvidas no diagnóstico, sendo confundida com alergia e até mesmo acne. Uma forma de diferencia-la é o tempo do surgimento da intercorrência. A foliculite não acontece imediatamente após a sessão. Sintomas como coceira e bolinhas na região, logo após a aplicação do laser, podem ser uma reação esperada ou uma alergia.

22/24

Page 24: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras

o valor total da compra, possibilitando que o cliente que não tem ou não queira comprometer seu limite faça a compra.

Dinheiro: Valor recebido em espécie.

Voucher: Valor de desconto vinculado à venda – indicador de desconto e valor pago pelo mesmo.

Cartão Espaçolaser: Oferecermos a possibilidade ao cliente um cartão Espaçolaser em parceria com a Empresa Credz. Geramos um cartão Visa e oferecemos vantagens para as compras realizadas com ele.

Importante saber quais formas de pagamento sua loja possui.

23/24

MÓDULO III: A CONSULTORA

1. Formas de PagamentoCartão de Débito: O débito é uma forma de pagamento em que o valor é descontado do cliente no ato da compra.

Cartão de Crédito Rotativo: O crédito rotativo é uma forma de pagamento no qual a venda de crédito é efetuada a vista, ou seja, em apenas uma vez, não se tornando uma venda parcelada.

Cartão de Crédito Parcelado: O parcelamento é permitido nas seguintes formas: até 6x e de 7 a 12x.

Cheque: Cheque é uma ordem de pagamento à vista de fundos na conta do emissor (cliente) para o beneficiário (Empresa). Em termos simples, é um documento que ordena ao banco para que pague a quantia nela preenchida à pessoa que quiser sacar, descontando o dinheiro da conta da pessoa que emitiu o cheque.

Pagamento Recorrente: Essa forma de pagamento gera uma fatura mensal se baseando no valor da parcela, não comprometendo

Page 25: Ebook - Treinamento de Consultoras

Ebook - Treinamento de Consultoras 24/24

2. Ações ComerciaisVale Experiência

O vale concede três sessões gratuitas de axilas ou faixa de barba para que o cliente possa conhecero método da Espaçolaser.