Edição 1145

12
Doutor Raul de Mello Franco Júnior informou ter sido acio- nado para equacionar problema de extremo interesse público: re- presa das Cruzes totalmente as- soreada dando prazo até 17 de março para solução afeta ao pre- feito Marcelo Barbieri. Foi pro- posto um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, devidamente aceito pelo chefe do Executivo a fim de evitar recorrente Ação Cível por omissão e eventual prejuízo ao abastecimento. Na última quinta-feira (30), a reportagem fotografou aquela que já foi uma gigantesca represa, hoje, uma ilha cheia de mato ro- deada por dois braços do Ribeirão de onde se recalca precioso lí- quido à Estação de Tratamento. Com Anhumas e poços ligados ao Aquífero Guarani a população en- frentou estiagem histórica. Sem nem uma campanha educativa. Em nome do MP, o Promotor deu prazo e o prefeito (sic) não deu a mínima atenção. Violência doméstica A instalação de Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar em Araraquara será reivindicada pela deputada estadual Már- cia Lia com agenda aberta com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, De- sembargador José Renato Nalini. Pedido for- mulado pela presidente da Comissão da Mu- lher Advogada, Carla Missurino. Acorda Américo Brasiliense: olho vivo Página 9 Santa Lúcia faz desfile de garotas para a Feira de Animais. Página 10 Vereadora Juliana Damus pede ao prefeito Barbieri cumprir a lei comunitária. Casamento Cursinho da Química-Unesp é de grande valor à população carente da cidade. Cuca Contra gripe começa nesta se- gunda (4) e vai até 22/5. Sába- do (9) é o “Dia D”. Vacina Vereador vai deixar de receber salário para ajudar povo? Página 2 Poder

description

 

Transcript of Edição 1145

Page 1: Edição 1145

Jornal de Araraquara02 e 03 de maio-2015 Jornalista G. Polezze

Edição1.145R$ 2,00

Doutor Raul de Mello FrancoJúnior informou ter sido acio-nado para equacionar problemade extremo interesse público: re-presa das Cruzes totalmente as-soreada dando prazo até 17 demarço para solução afeta ao pre-

feito Marcelo Barbieri. Foi pro-posto um TAC – Termo de Ajustede Conduta, devidamente aceitopelo chefe do Executivo a fim deevitar recorrente Ação Cível poromissão e eventual prejuízo aoabastecimento.

Na última quinta-feira (30), areportagem fotografou aquela quejá foi uma gigantesca represa,hoje, uma ilha cheia de mato ro-deada por dois braços do Ribeirãode onde se recalca precioso lí-quido à Estação de Tratamento.

Com Anhumas e poços ligados aoAquífero Guarani a população en-frentou estiagem histórica. Semnem uma campanha educativa.Em nome do MP, o Promotor deuprazo e o prefeito (sic) não deu amínima atenção.

Violênciadoméstica

A instalação de Vara Especial de ViolênciaDoméstica e Familiar em Araraquara seráreivindicada pela deputada estadual Már-cia Lia com agenda aberta com o presidentedo Tribunal de Justiça de São Paulo, De-sembargador José Renato Nalini. Pedido for-mulado pela presidente da Comissão da Mu-lher Advogada, Carla Missurino.

AcordaAmérico

Brasiliense:olho vivoPágina 9

Santa Lúciafaz desfilede garotas

para aFeira deAnimais.Página 10

Vereadora Juliana Damus pedeao prefeito Barbieri cumprir alei comunitária.

CasamentoCursinho da Química-Unespé de grande valor à populaçãocarente da cidade.

CucaContra gripe começa nesta se-gunda (4) e vai até 22/5. Sába-do (9) é o “Dia D”.

VacinaVereador vai deixar dereceber salário paraajudar povo? Página 2

Poder

Page 2: Edição 1145

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 201502

Editorial

Poder é do PovoNotícia veiculada na última edição, em

termos de sonho, focou vereadorese prefeito suspendendo salário en-

quanto permanece essa situação terrívelnos cofres municipais. A comunidadereclama falta de assistência e grana dos po-líticos ajudaria bastante. Mas, não vamosnos esquecer: trata-se de aspiração, um so-nho difícil de ser realizado. Acha o nobreeleitor que vereadores e prefeito abririammão do salário para melhorar, por exem-plo, o atendimento à saúde? Se cada co-

munidade tivesse vez e voz para conclamaros demais contribuintes, até seria possí-vel. Mas, infelizmente o povo fica ausen-te, não dá bola para prefeito que procuracooptar vereadores e nem registra os es-colhidos que supostamente agem como“vendilhões do templo”. Falta educação,coisa que grande parte dos políticos só falapara marcar presença de bom moço,mas, luta para que a miséria cultural con-tinue no sentido de se eternizar no poder.Que lástima!!!

Bauru cria tendência eexporta para 35 cidades,incluindo Araraquara, oNúcleo Especial Criminal (Necrim) quetransforma delegado de polícia em juiz pacificador, apto a solucionar crimes de menor potencialofensivo. Calúnia, difamação, injúria,crime de trânsito, dentre outros. Objetivoé reduzir o tempo dosprocessos aliviando ematé 80% o Judiciário.

Juiz

O Ministério Público Federal, pelo procura-dor Gabriel da Rocha eMinistério Público doEstado de São Paulo,através dos promotoresÁlvaro André CruzJúnior e Raul de MelloFranco Júnior, relavra-ram Ação Civel contra aPrefeitura de Arara-quara. Caso as UPAsnão se adequem até oinicio de maio, multapesada poderá recairsobre a administraçãopública.

Devolução

Geicy Sabonete chorouao anunciar renúncia

como vereador da Câmara de Araraquara.

Deixa a política, acreditava que conse-guiria fazer muito e percebeu que não

é bem assim.

Renúncia

O Clube Estrela será reformado e convertido

em Centro do Idoso,atendendo pedidos doPresidente da Câmara,

Elias Chediek, e Presidente do Fundo

Social de Solidariedade,Zi Barbieri.

Definição em família.

Reforma

Uma parceria pormeio da Secretaria

Municipal da Educação, Construtora

Massafera e Unespvai possibilitar a 17 trabalhadores

da construção civil oacesso ao mundo

da leitura e escrita, no local

de trabalho e durante expediente.

Isso é investir na cultura.

Alfabetização

Logística

Para atender exigênciasda comunicação moder-na, J.A. se permite adaptartexto ao padrão. Obrigado!

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

Coragem para ousarJosé Renato Nalini (*)

Osistema Justiça está con-gestionado em quase todoo mundo. No Brasil supe-

rou 100 milhões de processos, oque fornece ao mundo a sensaçãode que somos o povo mais beli-gerante sobre a Terra. Ainda re-centemente, estrangeiros em visitaao País, interessados em aqui in-vestir – o que é imprescindívelpara a retomada do crescimento– disseram que haviam se enga-nado. Em seu País, acreditavamque o esporte brasileiro fosse o fu-tebol. Aqui descobriram que o es-porte do brasileiro é litigar. Entrarem juízo para toda e qualquer dis-cussão ou lesão a direito ou inte-resse.

Nações mais ricas já percebe-ram que a ineficiência sistêmicada Justiça impunha medidas drás-

ticas. Foi assim que surgiram asADRs – Alternative Dispute Reso-lutions ou RAL – Resolução Al-ternativa de Litígios, conforme opaís em que se desenvolvam as es-tratégias de composição consen-sual de controvérsias. Esta últimaexpressão poderia fornecer outrasigla: CCC.

O fato é que se mostra urgenteresponder adequadamente aosconflitos que emergem numa so-ciedade cada vez mais plural.ADRs residem na promoção doacesso ao direito e à justiça, con-sagração de resposta mais efetivapara certos domínios da confli-tuosidade social e desjudicializa-ção e informalização da Justiça,atuando no descongestionamen-to de tribunais.

O Brasil também descobriu aconveniência de se adotar um le-que de opções para desobstruir a

Justiça. O próprio CNJ – ConselhoNacional de Justiça, recomenda ouso da conciliação, da mediaçãoe da arbitragem. Mas existemtantas outras estratégias aindanão utilizadas. São fórmulas queexteriorizam vários caminhospara resolver os desentendimen-tos entre as pessoas ou entre en-tidades. Só no direito norte-ame-ricano pode-se falar em Sum-mary Jury Trial, Minitrial, EarlyNeutral Evaluation – ENE, Settle-ment Conference, Appellate Me-diaton, rent a judge e tantos ou-tros modelos de resolução pacífi-ca de controvérsias. Por que nãoexperimentá-las? Um pouco de ou-sadia em momentos de crise tal-vez seja benéfico ao repensar desistemas ineficazes.

(*) É Presidente do Tribu-nal de Justiça de São Paulo.

Edifício Rosa de Prata convida residentes dosCondomínios / Edifícios de Araraquara para 62ª ce-lebração.

Salão de festas do Ed. Rosa de Prata. Data: terça-feira (5/5), às 20 horas.Celebrante: Pe. Cristian (N. S. do Carmo).

Após haverá confraternização, leve prato de docee/ou salgado e bebida de sua preferência.

“Como seria belo se cada um de vós pudesse, aofim do dia dizer: hoje realizei um gesto de amorpelos outros!” (Papa Francisco).

Ed. Rosa de Prata, Rua Gonçalves Dias esquina Av.Portugal: 3333-4706 ou 9.9169-5949 - Célia Gon-çalves ([email protected]).Para agendar Missa em Condomínio, Carlos ou Terezinha Bellote Chaman - [email protected] -3331-3707 ou 9.9782-6116.

Missa em Condomínio

Page 3: Edição 1145

03SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

internauta “No Jornal da Cultura, nesta se-mana (28), o jurista Luiz Flá-vio Gomes questionado se asoltura de oito acusados daOperação Lava Jato significaque tudo vai terminar em piz-za, afirmou que sim, inclusi-ve porque a Justiça brasilei-ra é morosa e o inquéritopode ser arquivado por pres-crição. Disse também queMinistro Tófoli fez diferençana soltura dos prisioneiros. Sehouver pizza adeus credibili-dade do país”. (Isidoro)

Inatividade“A dengue corre solta portodo Estado, algumas cida-des tomaram a providênciade vistoriar casas fecha-das. Araraquara teve essa

iniciativa? A quantidadede imóveis para venda elocação é enorme certa-mente apresentam riscosde criadouro do aedesaegypti. Não se pode des-cuidar”. (Ruth)

Campanha“Com urgência a Prefeitura deAraraquara precisa de cam-panha para educar motoris-tas. Impressionante comonão se têm o uso da seta dedireção, param em cima defaixa de pedestres, dirigemdevagar atravancando o flu-xo ou parecem doidos pe-dindo passagem. Precisa-mos educar, não adianta co-locar sinalização se não exis-te educação”. (José Renato)

Aula“A Itália deu uma lição demoral ao Brasil mandandode volta o fugitivo da Ope-ração Lava Jato, Henri-que Pizzolato. O ex-pre-sidente Lula se negou aextraditar o escritor eex-terrorista italiano Ce-sare Battisti para cumprirpena na Itália”. (Renam)

Peninha“UPAs de Araraquara conti-nuam abarrotadas. Dá pena dever gente sentada ou deitadaem calçada esperando aten-dimento. Enquanto isso auto-ridades circulam livrementepor praias e locais de lazer. Quese dane a população, não émesmo?” (Regina)

Cinemas Questão de autoestima“É gostoso ligar canal de TV e ver Arara-quara. O Chefe Alan, no programa “Revistada Cidade” da TV Gazeta fez uma receita,nesta semana, denominada ‘Sopa de re-polho Araraquara’. Disse que o nome vem

da sopa que tomou, há 20 anos, quando vi-sitou as Industrias Nigro. Alan nominoupessoas de Araraquara, principalmente dafamília Nigro, tecendo comentários sobre a‘Morada do Sol’. Ficamos felizes”. (Silvia)

Programação até 07 de maio

Os Vingadores - A Era de Ultron

Cine Lupo 2 (3D): Du-blado: Quarta, Sex, Sábe Domingo, sessões às16h e 19h.Cine Lupo 2 (3D): Du-blado: Seg, Ter eQuinta-feira, sessão às19h.Cine Lupo 2 (3D): Le-gendado: Diariamente,sessão às 21h40.Moviecom 4 (3D): Du-blado: Diariamente,sessões às 15h50 e18h40. Sáb, Dom e Fe-riados, sessões às 13h,15h50 e 18h40.Moviecom 4 (3D): Le-gendado: Diariamente,sessão às 21h30.Moviecom 5: Dublado:Diariamente, sessões às14h20, 17h10 e 20h.

Velozes e Furiosos 7

Moviecom 1 (3D): Du-blado: Diariamente,sessão às 18h50. Sáb,Dom e Feriados, ses-sões às 13h45 e 18h50.Moviecom 3: Dublado:Diariamente, sessão às16h15. Moviecom 3: Legen-

dado: Diariamente, ses-são às 21h20.

Cada um na sua casa

Moviecom 3: Dublado:Sáb, Dom e Feriados,sessão às 14h10.Cine Lupo 3: Dublado:Diariamente, sessão às19h.

Noite sem FimCine Lupo 1: Legen-dado: Diariamente, ses-sões às 16h, 19h e21h30Moviecom 1: Dublado:Diariamente, sessões às16h30 e 21h40.

Entre AbelhasMoviecom 2: Nacional:Diariamente, sessões às14h50, 17h, 19h10 e21h15.

CinderelaMoviecom 3: Dublado:Diariamente, sessão às19h.

A Série DivergenteInsurgente

Cine Lupo 3: Dublado:Diariamente, sessões às16h e 21h30.

O jornal recebeu a pro-gramação diretamente

dos promotores.

Sábado (2)

SESIComédia “Calango Deu! Os causos da DonaZaninha”, 20h com entrada gratuita. In-gresso, ½ hora antes.

Domingo (3)

SESI - “Calango Deu! Os causos da DonaZaninha”, 19h, grátis. Ingresso ½ horaantes.

Choro das Águas- 16h contação de histórias e recreaçãocom Grupo Criart, 18h show musical comGrupo Céu da Boca.

“Festa do Trabalhador Mais Nativa”Centro de Eventos Populares “ManoelCervan Vidal”, Parque Pinheirinho das 12às 18 horas: Raffael Machado, Laís, Geo-vany Reis e Fabrício, Pedro Henrique e Fer-nando, Conrado e Aleksandro, Tuta Gue-des, Gustavo Mioto, Zé Neto e Cristiano.

SESC - Projeto Teatrada “Três variando”,Cia Irmãos Atada, 11h30. Ingresso a par-tir das 9h30. Grátis e livre. - Projeto Estação MPB – “Banda Bi-gster”, 16h no Garimpo. Livre. - Projeto a vida é drama: filme “A Guerrados botões”, baseado na obra de Louis Per-gaud, 14h no Teatro. Ingresso, 1 h antes.

Page 4: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

02 E 03 DE MAIO DE 201504

Prefeito Barbieri entregou, nesta semana, complexo viário com o nome deNeil dos Passos e dapraça Odair Elias -Buck, ambos na Ave-nida Luiz Dosualdo, no Jardim Magnólias,região nordeste.

O piloto araraquarenseAndré Luiz Amaral, 47 anos, faleceu terça-feira (28), emacidente com ultralevemodelo ML-400 numaárea rural entre Araraquara e Bueno deAndrada. Outro piloto,Fernando Freitas, 38anos, sofreu ferimentosno tórax e não correrisco de morte. Está na Santa Casa.

Homenagem

Queda

O seu filho

ainda vai estudar aqui

adversários que ele vê como

INIMIGOS

CNBB contra radicalizaçãoAs pessoas podem ser adversárias, mas não inimigas, diz o novo presidente da CNBB,Dom Sérgioda Rocha, preocupado com a radicalização no debate político e critica a inclinação fisiologista dealgumas legendas. Reportagem oportuna da Folha de S.Paulo desta semana (25/4) à página A7.

(Do jornalista Gustavo Uribe, de São Paulo). Como número de católicos emqueda no país e o crescimen-tos das igrejas evangélicas, o ar-cebispo de Brasília Sérgio daRocha assumiu a presidênciada Conferência Nacional dosBispos Brasileiros) visandoaumentar o rebanho.

Paulista, nascido na vizinhaDobrada, o religioso aponta anecessidade de uma atuaçãomais organizada da Igreja Ca-tólica em diferentes questõessociais e uma participação

mais ativa dos cristãos leigosem assuntos de interesse dasociedade.

"Sentimos uma presençamuito tímida do nosso laicadona sociedade. Claro que temgente que dá testemunhosmuito corajosos em diversoscampos da vida social, mas te-mos de crescer nisso".

No documento final da 53ªAssembleia da CNBB, a enti-dade posicionou-se contra a re-dução da maioridade penal efez críticas ao projeto que re-gulamenta a terceirização em

contratos de trabalho.

AmeaçaO documento avalia que a

crise econômica ameaça con-quistas sociais das últimasdécadas e "coloca em risco aordem democrática", mas res-saltou que não é o momentode ânimos acirrados ou "de po-sições revanchistas".

As pessoas podem ser ad-versárias, ma não inimigas.

Vê com preocupação o

atual cenário de radicali-zação no debate político?

Sim, porque o ideal numasociedade democrática é ter-mos o diálogo. Não só entre ospartidos, mas também entre ospoderes da República e com asociedade civil. E, dentro da so-ciedade civil, que agora temse manifestado um poucomais nas ruas, não podedeixar de haver diálogo erespeito. As pessoas podematé ser adversárias, mas nãoprecisam ser inimigas.

Prefeito Marcelo Barbieri, desde a última eleição municipal quandoganhou de Márcia Lia, via deputado Edinho Silva com olhar torto dofígado. Agora, faz selfie do “ministro da presidenta”. Amizade faz bemnuma vida que passa de forma superacelerada

Marcelo Barbieri tem

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell..ÉÉ qquueessttããoo

ddee sseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiioooo

Page 5: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 2015 05

+ Maria Dolores Carlton, 82 anos. Se-pultada, dia 25, Cemitério São Bento.

+ Veronice Aparecida de Souza, 47anos. Sepultada, dia 25, C. das Cruzes.

+ Giselle Rubio Novelli, 34 anos. Se-pultada, dia 26, em Nova Europa.

+ Douglas Hebert da Silva Balbino, 22anos. Sepultado, dia 26, C.emitério das Cruzes.

+ Mario de Oliveira, 73 anos. Viúva Vi-tória Rodrigues da Silva. Sepultado, dia 26,Cemitério das Cruzes.

+ Antonio Virgilio Rodrigues, 64 anos.Viúva Zulmerinda Batista Rodrigues. Se-pultado, dia 26, C. das Cruzes.

+ José Luiz Janini, 52 anos. Sepultado,dia 26, Cemitério São Bento.

+ Anna Bressan de Oliveira, 76 anos.Sepultada, dia 26, C. São Bento.

+ Antonio Durante, 73 anos. ViúvaMaria do Carmo Sudrati Durante. Sepul-tado, dia 27, em Santa Lúcia.

+ Joaquim Alves de Oliveira, 76 anos.Viúva Benedita Aparecida CondeAlves de Oliveira. Sepultado, dia 27, emPorto Ferreira.

+ Sylvio Aparecido Pinheiro, 85 anos.Sepultado, dia 27, C. São Bento.

+ José Braz da Silva Junior, 82 anos.Viúva Maria Aparecida Damiano Silva. Se-pultado, dia 27, Cemit. S.Bento.

+ Osvaldo Domingues, 75 anos. Se-pultado, dia 27, Cemitério São Bento.

+ Belmira de Jesus, 93 anos. Sepulta-da, dia 27, Cemitério São Bento.

+ Ines Gonçalves da Silva, 72 anos. Viú-vo Ozório Domiciano da Silva. Sepultado,dia 28, em Matão.

+ Arlindo Gabriel de Almeida, 81 anos.Sepultado, dia 28, C. das Cruzes.

+ Carmen Franco Carvalho, 89 anos.Sepultada, dia 28, Cemitério das Cruzes.

+ Santina Otaviano Barleta, 79 anos.Viúvo Aristides Barleta. Sepultada, dia 28,em Tabatinga.

+ Gerson Inácio Pereira, 73 anos. Se-pultado, dia 28, em Boa Esp. do Sul.

+ Mario Cindio, 81 anos. Viúva Odete Ca-valcante Cindio. Sepultado, dia 28, Cemi-tério das Cruzes.

+ Francisca Ferraz Negrão, 91 anos. Se-pultada, dia 28, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessss

EDINHO SILVA certamente so-fre ao analisar noticiário so-bre a “Operação Lava Jato”.Jornais e VEJA falando de pe-tistas e especialmente de Lulaque teria sítio em nome deterceiros. Só que teria pedi-do ajuda de empreiteiro parareforma do imóvel rural-la-zer. PT saudações e, pelo jei-to, fundar outro partido detrabalhadores extraordina-riamente crentes.

MARTA SUPLICY deixa o PT e saiatirando no partido que não émais nem sombra daquele queela ajudou a fundar. Agora, comclasse, ajuda a afundar. Desse jei-to, vai bater no fundo do mar. Ah!José Dirceu fechou a sua empresade consultoria. Só para registrarprovidências saneadoras do seuconhecido “mensalão” e, comotem sido vislumbrado, eventualparticipação na Lava Jato...

QUEM TEM BRAÇO... e muitosbens, em momentos delicadosna prestação de conta ao Ju-diciário, toma alguns cuida-dos: por exemplo, se o políti-co for casado, de preferênciacom alarde e direito a notasna imprensa, separa-se. Nãoporque terminou o amor,mas, para preservar os bens.

OFENDE INTELIGÊNCIA decla-ração dos três vereadores do PT

1

2

3

5

4 7

6

de Araraquara sobre a realidadede políticos amigos que assi-nam ponto na delegacia. Simio-ni, Gabriela e Édio têm direito decontinuar no PT, mas, não de ig-norar a capacidade de pensar doseleitores em geral.

MÁRCIA LIA também comen-tou a saída de Marta Suplicy.“Lamenta-se que a senadoraque construiu belíssima tra-jetória no PT, apoiada pornossa militância aguerrida,aja com profunda incoerênciaà sua própria história políti-ca, fazendo ataques desres-peitosos e ilações ao Partidoque sempre a acolheu”, dis-se Márcia ao usar a liberda-de do pensamento.

RENÚNCIA DO GEICY. O sabonetenão é mais vereador de Arara-quara e fala que “não aprendi aficar quieto e engolir sapo”, pre-sentes na arte de se fazer políti-ca. Geicy não gostou de ser “paumandado” do prefeito Barbierique, pela arte da persuasão, cla-ro que sem troca-troca de favo-res, tem um time de vereadorespara lhe oferecer guarida no Le-gislativo. Vereadores que lamen-tavelmente se esqueceram do ju-ramento: “fiscais do povo dian-te do Executivo”. Eleitor inteli-gente e amante da democracianão deve votar em vereador-agregado. Pense nisso, votar cer-to para não ficar torcendo peloimpeachment de ninguém.

PROMOTOR RAUL e o desas-

+ Olga Baruffaldi Vicente, 91 anos. Viú-vo Daécio Vicente. Sepultada, dia 28, Ce-mitério São Bento.

+ Manoel Polisinani Castro Gomes, 70anos. Viúva Antonia Izabel G. de Castro Go-mes. Sepultado, dia 28, Cemitério dasCruzes.

+ José Carlo Afonso, 59 anos. Viúva Cla-rice Gomes da Silva. Sepultado, dia 28, Ce-mitério São Bento.

+ Maria Teresa Favero Figueira, 69anos. Sepultada, dia 29, Cemit. S. Bento.

+ André Luis do Amaral, 46 anos. Viú-va Paloma Martins do Amaral. Sepultado, dia29, Cemitério São Bento.

+ Manoel Escobar Ruiz, 80 anos. Se-pultado, dia 29, Cemitério das Cruzes.

+ Antonio Carlos Mussi, 67 anos. Se-pultado, dia 29, em Santa Lúcia.

+ Maria Ap. Gonçalves Isaac, 76 anos.Sepultada, dia 29, Cemitério São Bento.

+ Clovis da Silva Pereira, 80 anos. Se-pultado, dia 29, em Américo Brasiliense.

+ Elza Nascimento de Souza, 72 anos.Sepultada, dia 29, C. São Bento.

+ Francisco de Assis Cardozo da Silva,81 anos. Viúva Augusta Gabriel da Silva. Se-pultado, dia 29, C. das Cruzes.

+ Flavio Pedroso, 76 anos. Viúva ZildaAparecida Pedroso. Sepultado, dia 30, Ce-mitério São Bento.

+ Maria de Lourdes Costa Toni, 67 anos.Sepultada, dia 30, C. São Bento.

+ Claudete Aparecida Fratucci dosSantos, 69 anos. Viúvo Roberto Antonio dosSantos. Sepultada, dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ Maria de Lourdes Carvalho dosSantos, 60 anos. Sepultada, dia 30, Cemi-tério Parque dos Lírios.

+ Oswaldo Zinatto, 80 anos. Sepultado,dia 30, em Santa Lúcia.

+ Wilson Wicher, 76 anos. Viúva CacildaOlimpia Isler Wicher. Sepultado, dia 30, emRio Claro.

+ Adão Aparecido Mendonça, 57 anos.Sepultada, dia 30, em Matão.

+ Natal Moreira, 83 anos. Viúva Diva Can-dida Ferreira Moreira. Sepultado, dia 30, Ce-mitério São Bento.

+ Jessica Andréia Ozório Muzelon, 37anos. Viúvo Régis Leandro Muzelon. Se-pultada, dia 01, C. Parque dos Lírios.

soreamento da Represa dasCruzes, como vai? O prazo se-ria 15 de março, para iniciarprocesso ou realizar o serviçoque deveria, há muito tempo,ter sido denunciado pelos ve-readores. Veja represa na capa.

MINISTRO DA PRESIDENTA e ex-vereador e prefeito de Araraqua-ra tachativamente afirma que“as contas da campanha PT fo-ram auditadas pelo T.S.E. eaprovadas. É preciso virar a pá-gina da disputa eleitoral. In-formações parciais e enviesadasnão contribuem para a demo-cracia”, diz Edinho que tenta di-luir realidade tão complexa.

MERENDA recebeu requeri-mento da deputada MárciaLia endereçado ao governadorGeraldo Alckmin. Por que osescolares de Araraquara estãorecebendo merenda enlata-da? Márcia assinou requeri-mento e divulga, pois, esperarvotação em plenário seria de-licado demais com maioriapeessedebista.

O IMPARCIAL, dirigido pelo JoséA.C. Silva, coloca na edição destasemana que “Edinho está sobsuspeita de pagar cerca de R$ 16milhões a uma gráfica desativada”.Edinho, pelo andar da carruagem,era feliz e não sabia. OBRIGADOaos que chegaram até aqui e bomfinal de semana.

9

10

8

As 10 pílulas

Fechamento na quinta-feira (30)

Page 6: Edição 1145

SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 201506 JORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.br

Rita Múcio é Psicóloga Clí-nica, especialista em TerapiaSistêmica com PsicoterapiaIndividual, Casal e Família.CRP 06/124680. TerapeutaHolística, CRT 26694. Atendimento Av. Bandei-rantes, 167 Centro. Contato:9.9112-4348 - e-mail: ritamucio@ yahoo.com.br

Psicóloga

SocialRita Múcio e equipe

Bom Dia!Aos que se sensibilizam com os pro-blemas dos semelhantes, participandoda solução.

Presidente do Fundo Social, Zi Barbieri (co-memorou aniversário na última semanaem São Sebastião, litoral Norte) esteve comatletas dos Jogos de Idosos-2015.

Secretaria Municipal da Habitação en-trega, terça-feira (5), 1.432 casas doprograma “Minha Casa” no Residencial“Vila Verde”. Lista de beneficiados nosite www.araraquara.sp.gov.br

Toninho Martins, um pilar efi-ciente da prefeitura, entrega es-critura definitiva da área da Fatecà superintendente Laura Laganá.

Pedagogia Uniara entrega doações aoFundo Social resultante do “trote soli-dário”. Nivaldo Ferrari, Cassandra Mau-ro, Sonia Pinotti e Inayá Bittencourt eSilva representaram a notável univer-sidade de Araraquara.

Deputado Roberto Mas-safera prestigiou inau-guração do Complexo Viá-rio ”Neil dos Passos”, pró-ximo da Represa das Cru-zes. Família ficou felizcom homenagem e o filhoFernando fez comentárioalusivo à obra na Tribuna.

Page 7: Edição 1145

07SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

ANIVERSARIANTES02- Francisco Humberto Nigro, Oldemiro Quatrochi, Marcos deSampaio Araújo, Emília CândidoBenite, Wilson Roberto Aravechia, Ademir de Souza, Arcângelo Nigro Neto, Flávio Sanna, Maércio Rodrigues dosSantos, Andréia Patrícia Rodrigues,Edino Marcelo Zenatti e SebastiãoSérgio Cosmo.

03- Reinaldo Pereira da Silva,Márcia Cristina Cordeiro, Heloisa Helena Michetti, Adayl Stuchi, Mauro Nogueira,Luis Fernando Acetose e Osvaldo Maurício

04- Walda Nice Affonso, Luis Devan Giansante, Ângela Barbieri Boralli, Maray Mendonça, Rubens Conceição daSilva, Antônio Alves Ferreira eCarlos Eduardo Melato.

05- Acácia Zanin, Maria de Lourdes Cabrera, Tânia Neiva,Otávio Abranches Quintão, Eduardo Ferraz Malzoni, Elvio Sebastião Rabello, Valdecir José dosSantos, Andréia de Prince, Izaac deOliveira Costa, Mário Vieira Priosti e Antônio C. Coca Ferraz.

06- Andrelino Alves Pinto Filho,Mônica Denise Marques da SilvaCosta, Paulo Sérgio Campos Leite, Sérgio Delort, Cármine Brasil Tucci Neto, Admilson Roberto Barbieri, João DamascoDias, Silvio Sano, Maria Josane de Souza Fernandes e Fernanda Múcio Melo.

07- José Eduardo Ferrari, José Manoel Bombarda, Antonio LuisComper Filho, Gerson Luis Monteacutti, Sandra Fabrício Ferreira e Cláudio Flório.

08- Giusepe Morvillo, Ana MariaMistura Rizzo, Benedito Pereira deAbreu, Maria Izabel de F. Oliveira, Nilson Roberto de Barros Carneiro e José do Carmo de Oliveira.

09- Inayá Bittencourt e Silva,Adail Bombarda, Eduardo Charbel Honain, Antônio Aparecido Biaziolli e MarcosCorbi Bacche.

10- Ana Maria Morvillo, Luis Henrique Silva, Marcela Onofre Soares, Antônio Carlos Jeremias, Luiz Fernando Bernar-des e Antônio Gonçalves Filho.

Um sábado (2) especial e festivo para o “repórterempresarial” Francisco Humberto Nigro. Chi-co Nigro, para os amigos (ele tem muitos), fazaniversário e ganha muitos abraços e mensagensna rede social. Parabéns ao amigo abençoadopelo Papa Francisco. Na parede e no coração doChico, o querido e saudoso Arcângelo Nigro.

Vice-prefeito Coca Ferraz inaugura novo escri-tório da Infosys em Araraquara. Trata-se de mul-tinacional indiana focando consultoria, tecno-logia e terceirização de soluções.

Vereadora Edna Martins, no Jardimdas Hortências”, inicia outro centrode convivência e fortalecimento damulher com vínculos na comunidade.

Jornalista e pesquisador Rogério Tampellini, Se-cretário Walter Rozatto, vereador-presidenteElias Chediek e prefeito Marcelo Barbieri con-feriram placa da ex-Fepasa. Agora falta a “Ma-ria Fumaça” que marcava a baldeação com ex-C.P. que a Associação de Preservação Ferroviá-ria levou para não sabemos aonde. É o nossosímbolo que “passaram a mão” e nem um ve-reador-ferroviário para desfraldar a bandeira...

Vereador Jair Martinelli, no Clu-be Estrela, comemora acesso daequipe de Biribol de Araraquara.

Page 8: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br08 SÁBADO E DOMINGO

02 E 03 DE MAIO DE 2015

Quando ela ataca é perigo na áreaWilsonSilveira Luize equipe

Na última 2ª feira, a AFE foihomenageada na abertura doCQC pela TV Bandeirantes (ini-ciativa do Marco Luque, genro doVitorino, aqui de Araraquara). Eestão sendo tantas as come-morações que tivemos que pen-sar numa coisa diferente para re-gistrar a alegria que a Ferroviá-ria está proporcionando ao egoararaquarense. Então nos lem-bramos do refrão do verdadei-ro hino grená, idealizado pelocompetente maestro MoacyrCarlos Junior, apresentado pelaprimeira vez na Escola “Flores-tano Libutti” com o coral estu-dantil. O saudoso repórter Wag-ner Bellini gravou a primeiraapresentação para a Rádio Cul-tura (gravador Geloso, lem-bra?). Para resumir, apresenta-mos o refrão desse Hino: “quan-do ela ataca é um perigo na área.Salve, Salve a Ferroviária”. E sal-ve mesmo.

Jogo das faixasNeste sábado (2/5), às 19h

a ARENA DA FONTE será palcodo último jogo da Ferroviária naDivisão A-2 de 2015. Os grenás

enfrentam o Guarani de Cam-pinas e recebem o Troféu decampeão geral.

Uma trajetória espetacularcom 14 vitórias (9 delas em Ara-raquara). O maior saldo degols, enfim, um título inédito nocertame de acesso.

RReennddiimmeennttooO técnico Léo está enfren-

tando dificuldades para obterbons resultados no Campeona-to Paulista de Futebol Feminino.Empate 1 a 1 em Piracicaba ederrota (1 a zero) para o Rio Pre-to, na ARENA, nas duas pri-meiras rodadas. É compreen-sível em razão do já divulgado:8 titulares na seleção perma-nente da CBF; 2 se transferirampara os Estados Unidos e outrasduas, fora de campo, por con-tusão. Foi uma mudança qua-se total em comparação ao elen-co que vinha atuando.

Diversas atletas chegaram,outras promovidas das equipesde base. Há que ter paciência atéchegar o entrosamento. Na se-quência, Guerreiras jogam nes-te final de semana em Campinas

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

O Secretário de Esportes deBoa Esperança do Sul é o jo-vem esportista Rogério Fon-seca, antenado principal-mente na promoção social dajuventude através da práticaesportiva. Entre as grandespromoções deste ano está

agendado um torneio inter-nacional de futebol infantil.NA MOLDURA mostra o Se-cretário Rogério, tendo aoseu lado direito o Prof. Fran-cisco José de Andrade (Kiko),figura por demais conhecidaem Boa Esperança do Sul.

Tempo de brincadeiras, esporte e diversãoNáutico comemora a che-gada de Maio da melhormaneira possível: com

muitas brincadeiras, torneios es-portivos e diversão!Fique ligado na programação pre-parada para este domingo, 03, ecoloque mais ânimo na sua vida!

No salão do restaurante, às 10h,tem ateliê de artes Pintura. E, às11h, a Ginástica Interativa vaicolocar todo mundo para mexer.

Náutico dá boas-vindas ao mês de Maio, com atividades cheias de alegria

O

Fotos: Henrique Santos

Mamãe Feliz”, comsaída do balão dorestaurante. O pas-seio vai até a praia doBar da Mata.

Monte sua equipe:reúna a família e osamigos e venha se di-vertir! A brincadeira será às 15h30,na praia do Bar da Mata.

Futgrama 2015

Neste domingo, 03 de maio, tem ro-Passeio pra família

Festival de BolaQueimada

Esporte

Para criar e agitar

Diversão pra criançada

Cante e dance

No Espaço Brincar, a garotadanão vai ficar parada! Das 10h10às 16h, tem a atividade Brin-cando de Pintar. Às 10h30, ospequenos vão se divertir com oBrincando de Bambolê e, às14h30, a turma participa dosDesafios com Bambolê.

Som de qualidade, no Náutico!No Bar da Praia, a Banda Vinil78 traz grandes sucessos quemarcaram épocas, às 12h. E, às14h30, no Bar da Mata, a ani-mação é com Jat Show.

Venha passear pelo clube! Às14h30, tem o “Trem Gelado:

dada das categorias Livre, Vete-rano, Master, Super Master eSênior, a partir das 9h.Já as categorias de Base – Pré-Mi-rim, Mirim e Infantil – e Femi-nino não entram em camponeste dia 03, voltando com for-ça total no dia 10 de maio.

Com o Festival de Bola Queimada a alegria é garantida

Domingo, as categorias Adulto, do Futgrama Nauticano, entram em campo

contra o Guarani.

MMaallhhaa RReeggiioonnaallJogos da 6ª rodada, 2º turno (do-mingo - 3), 9 horas: Matão x Pa-lestra de São Carlos, em Matão;Jaboticabal x ARARAQUARA, emJaboticabal; Taquaritinga x Pi-rassununga, em Taquaritinga.

2222ªª CCooppaaAraraquara Interclubes, du-

plas masculinas de Bocha. Rea-lização LIBA - Liga Bochófila deAraraquara. 1ª Rodada de 5 a 9/5, às 19h45:Clube Araraquarense x CândidoRodrigues, FAE/Jaboticabal xTaquaritinga, Boa Esperançado Sul x Náutico Araraquara eMelusa x Tabatinga.

ZZéézziinnhhoo NNááuuttiiccooZezinho Cabeleireiro é atle-

ta da bocha regional mais re-quisitado pelos Clubes da CopaAraraquara, da LIBA. Começouna bocha do Clube 22 de Agos-to. Jogou pelo GREI de Ibaté;CME de Trabijú; vestiu a cami-sa do Melusa no Torneio de du-plas mistas e agora faz parte do

elenco do Cube Náutico Arara-quara. Nos bastidores, Zézinhopoderá se transferir no começodo próximo ano equipe de Por-to Alegre.

TTaannnnuurree ee ZZéé -- ccaammppeeõõeessMelusa promoveu com a

LIBA, o torneio inicio da 22ªCopa Araraquara Interclubesde duplas masculinas de bocha.Participaram 16 duplas dos oitoclubes inscritos na Copa: Ara-raquarense, Melusa, Náutico, Ta-batinga, Taquaritinga, Boa Es-perança, Cândido Rodrigues eJaboticabal. Ao final, dupla ZéCarlos Gonçalves e Tannure,do Araraquarense, obteve o tro-féu de 1º lugar. Em 2º a duplaAntonio Amaral e Elídio Pi-nheiro, do Náutico; em 3º Hen-rique e Flaviano, do Melusa.

Os três clubes e os 6 atletasreceberam troféus denominadosWalter Cupri na organização daLIBA presidida por FlavianoBarbosa Leite e vice AugustoMartins Taveira com a colabo-ração de Gilberto Geraldo Grif-foni (Gegê). A Copa começaentre 5 e 9 de maio.

Zé CarlosGonçalves eTannure, doAraraqua-rense, como troféu de1º lugar.

Saiba mais sobre a programação, acessando www.clubenauticoararaquara.com.brAproveite o fim de semana, no Náutico!

Page 9: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 2015 09

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

02-Maria AparecidaTeixeira e SimoneCristovão Brizolari03- Daniel Simões04- Carlos AlbertoBalbino e Maria RosaC. Furtado06- Bruno Bortolli,Sebastião Carlos O.dos Santos e JoãoBatista Charaba07- Regina Celia

S. Lapena08- Marcos Martelo09- Fernanda Brissolari, Rita deCássia Quadrado,Diego Afonso Ianellie Luiz Carlos Rosato10- Eduardo dosSantos Junior, Daniel Martini e Ronie Sevidalis Campos

Cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870

Américo, acorda!Cidade sem verba para manu-

tenção e vereadores de 9 para13 e cada um com salário de

quase R$ 5 mil. Afora mordomia e en-cargos sociais. Com 9 vereadores a Câ-mara cumpriu suas metas. Vamos

reunir um grupo de amerilienses egritar por maior eficiência com me-nos grana. Isso é democracia...

AbrigoIdosoAdeputada estadual Már-

cia Lia quer ajudar Abri-go "Francisco Toledo

Piza" na busca pela certifica-ção como entidade pública es-tadual. A parlamentar estevena entidade, nesta semana, aconvite da presidente DanilZunarelli Prada.

Abrigo de Idosos de Américo busca apoio de Márcia Lia.

Associação de Talentos Gilsinho Amaral visita Associação Ta-

lentos do Futuro, conhece crianças eadolescentes do projeto de futebol de

Américo Brasiliense.Com atuação em diversos clubes (Marí-

lia, Ituano, Sport, Paulista, Corinthians, Au-dax e Júbilo Iwata, no Japão), o atacante pro-fissional discorreu sobre motivação para a vida.

Luiz Arnaldo Popoli (Luizão), coordena-dor do projeto, afirma que a associação con-ta com 100 atletas em aulas semanais gra-tuitas, e a presença de jogadores profissionaisou ex-jogadores olhando os treinos é uma mo-tivação esportiva e social.

Foto de Denilson Lopes ([email protected])

Parceria Fundação Casa Prefeito Barbieri re-

cebeu, nesta sema-na, dirigentes da

Fundação Casa (Centrode Atendimento Socioe-ducativo ao Adolescenteda Região de Araraqua-ra), que propuseram par-

ceria para projeto so-cioambiental.

O diretor da Funda-ção, Benjamim Campos,apresentou a proposta quecontempla adolescentesque cumprem medida desemiliberdade.

Page 10: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 201510

Grêmio de Santa LúciaNeste abril (9), assembleia ge-

ral na EE “Bento de Abreu”com solenidade de trans-

missão de cargo no Grêmio Estu-dantil “Dr. Rui Barbosa” onde Fran-cisco esteve presidente por 5 anos,tendo como vice Gabriela Lago; di-retora do fundo social, Bianca Na-talia Silva Souza; secretária Letíciade Fatima Bocaleti, assessor de ga-binete Mateus Henrique Noli, 2ª se-cretária Andressa Sabrina da Silva,1º tesoureiro Alexandre Cabral, 2ºtesoureiro Breno Alessandro, dire-tora de educação Carolini Furlan, di-retor de esportes Yago Simão de Sou-za Freitas, diretor de imprensa Ra-fael de Sales Lins, diretor de meio

ambiente Luan Henrique e Lucas daSilva, orador Leandro de Araújo, co-laboradores Tiago Frajacomo e Thai-sa Rodrigues que estimularam açãoparticipativa.

Gratidão“A realidade de administração

participativa foi possível pela sen-sibilidade e experiência do diretorAntonio Carlos Martins, através doqual agradecemos a todos que aju-daram no projeto. Agradeço tambémao prefeito Antonio Sérgio Trentimpor tudo o que tem feito ao nossoGrêmio Estudantil e EEBA. Um for-te abraço a todos”, diz Francisco.

A chapa vencedora, para a su-

cessão, tem como presidente LarissaFernanda Rodrigues, Júlia RafaelaTrentim (vice-presidente), Mirian Ci-lene da Silva Barros (1ª secretária),Kailany Taissa Boni (2ª secretária),Lisley Andreina Soares (1ª tesou-reira), Alexandre Augusto da Silva (2ºtesoureiro), Larissa Eduarda daSilva Nery (Diretora de AssistênciaSocial), Laura Buzo (diretora deeducação e cultura), Carlos Henri-que Isidoro (diretor de saúde e la-zer), Leandro Henrique Ferreira(diretor de imprensa), Davi Júniorde Lima (diretor de meio ambien-te), Naely Gomes Frutuoso (su-plente), Marcos Murilo Casteline(orador).

Exemplo de cidadania e democracia. “Política é transmitir valores morais e éticos”,

assinala Francisco Alves da Costa Júnior.

Escolha da “Rainha da Feira”

Outra praça cheia debeleza e charme: con-curso Rainhas, Prin-

cesas, Madrinhas de Peão eMiss Simpatia da Feira de

Animais de Santa Lúcia.Seletiva escolhe 10 fi-

nalistas na categoria Juve-nil (9 a 14 anos) e 10 fi-nalistas (categoria adulta 15

e 20 anos).Inscreveram-se 33 (Ju-

venil) e 19 (Adulta). A finaldia 23 de maio, às 19h30, naPraça “Padre Patella”.

Outra vez na Praça: sexta-feira (8), a partir das 19h30, escolha das 10 finalistas.

Torneio de Santa Lúcia: Tigre campeãoAtlético Tigre conquis-

tou bicampeonato doTorneio de Santa Lú-

cia, com direito de repre-sentar a cidade na CopaEPTV e Copa Record de2015. Tigre fez campanhade campeão: 8 jogos com 7vitórias e 1 empate. Tigre

teve o melhor goleiro, atle-ta Guga Aranha, artilheiroDanielzinho com 15 gols,enfim, mereceu o título eSanta Lúcia bem repre-sentada na Copa NelvioTintas com apoio da Pre-feitura através da Secretáriade Esportes.

Tigre clas-sificadona CopaNelvio.

Tigre bi-campeãodo Torneiode Verão.

Goleiro Guga Aranha, capitão Ricardinho e artilheiro Danielzinho.

Presidente Marcos Melandes e técnico Odail Oliveira.

Feira de Animaisvem aí

Page 11: Edição 1145

11SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Respostas:Resp 1.: b -Minha irmã presenteou-me comum lindo cachecol, feito por ela mesma.Resp 2.: d -Neste ano, estou isentode pa-gar imposto de renda.Isento(= livre de).Resp 3.: b - Guisadoé uma carne picada erefogada com molho.Resp 4.: c -Será que no próximo ano as pes-soas vão votar com mais consciência?Resp 5.: a - b -Não há nenhuma inade-quação em utilizar-se vou fazerou farei.Acho que vou fazerpastéis! (= forma colo-quial).Acho que fareipastéis! (= padrão culto).Resp 6.: c -O risotofica uma delicia comaçafrão.Obs.: Risoto= forma portuguesaRisotto= forma italianaResp 7.: a -Numa noite fria e chuvosa, nadamelhor que tomar um caldoquente!Caldo(= brodo = sopa italiana: caldoquente de carne).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jor-nal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna doNorte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diá-rio da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - So-rocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Li-beral Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tan-gara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP -Gazeta do Ipiranga/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

ro, diálogo permeado pelo respeito aossaberes do educando.Lembramo-nos, com gratidão, de suasobservações a respeito do texto: “Vivera tese é preciso”. Texto que nos apai-xonou e fez resvalar, naquele verão de2010, com prenúncios de outono, apoesia de Pessoa: “Terezinha, leia An-tunes: Adeus ao trabalho?” Foi o quefizemos. Leitura, releitura, releitu-ras... Então entendemos o porquê. E oAntunes continua sobre nossa banca-da. Quanto, ainda, poder-se-ia discorrer so-bre Pe. Mário, orientador escolhido eaceito, vice coordenador do grupo depesquisa Grupo de Estudos e Pesqui-sas sobre Famílias (GEPEFA), coorde-nador do programa de Pós-Graduaçãoem Serviço Social, nosso mestre na artede falar baixo, de ouvir, de fazer a crí-tica com segurança e bondade: um aum dos projetos de pesquisa foramapresentados naquela sala, tipica-mente feminina, não fora a presençade Pedro e de Pe. Mário. Disciplina: Se-minários de tese. Um vale verde... Mas... existe sempre um momento, umtempo, para tudo embaixo do sol.Sim, existe! Protagonistas somos, aolongo de nossas vidas, de fatos gritan-temente paradoxais: ora se nasce... orase morre; ora planta-se... ora arranca-se o que se plantou; ora fere-se... oracura-se; ora demole-se... ora constrói-se; ora chora-se... ora ri-se; ora toma-se leito... ora dança-se; ora lançam-sepedras... ora amontoam-se as pedras;ora têm-se cuidados... ora deixa-se per-der; ora guarda-se... ora atira-se fora;ora rasga-se... ora cose-se; ora cala-se...ora fala-se; ora ama-se... ora desama-se; ora se faz a guerra... ora se faz a paz;ora se dá abraços... ora se faz a sepa-ração! Sim, reiteramos, quando fé e razão secruzam... e se harmonizam... criam raí-zes e permitem voos... muitos voos...frutos... muitos frutos... advindos de umgrão-de-trigo maturíssimo: Prof. Dr. Pe.Mário José Filho. Então, se pode à indagação inicial

responder, sem medo de errar: é pos-sível ser pai e mãe de almas e de in-telectos, quando se é um homem decomunhão. Por derradeiro, adentremos à reflexãode um fragmento de Fides et Ratio: É ilusório pensar que, tendo pelafrente uma razão débil, a fé gozede maior incidência; pelo con-trário, cai no grave perigo de serreduzida a um mito ou supersti-ção. Da mesma maneira, umarazão que não tenha pela frenteuma fé adulta não é estimulada afixar o olhar sobre a novidade ea radicalidade do ser... Ao desas-sombro (parresia) da fé devecorresponder a audácia da razão.(CARTA..., 2012).

Teste o seu Português:

01 - Minha irmã presenteou-me comum lindo __________, feito por elamesma.a ( ) caichecol;b ( ) cachecol;c ( ) caxecol.

02 - Neste ano, estou _________ depagar imposto de renda.a ( ) insento;b ( ) izento;c ( ) inzento;d ( ) isento.

03 - ______________ é uma car-ne picada e refogada com molho.a ( ) Guizado;b ( ) Guisado.

04 – Será que no próximo ano as pes-soas vão votar com mais ________?a ( ) conciência;b ( ) consiência;c ( ) consciência;d ( ) conssiência.

05 - Acho que ___________ pastéis!a ( ) vou fazer;b ( ) farei.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss nnnnºººº 333366660000Terezinha Bellote Chaman (*)

Quando fé e razão se cruzam...

Prof. Dr. Pe. Mário José Filho partiu naprimavera de 2011. Aos 2 de maio de2015 completaria 60 anos. Saudades...

[...] a estrada é esta: não perdera paixão pela verdade última,nem o anseio de pesquisa, unidosà audácia de descobrir novos per-cursos. É a fé que incita a razão asair de qualquer isolamento e aabraçar de bom grado qualquerrisco por tudo o que é belo, bome verdadeiro. Deste modo, a fé tor-na-se advogada convicta e con-vincente da razão. (CARTA..., 2012). Perguntamos: torna-se possível ser paie mãe de almas e de intelectos? A corrente agostiniana já intuíra a pro-funda inquietude do coração huma-no. Inquietude essa que só plenificao ser homem na doação ao outro; navivência em sociedade com os outros.Assim, não são as pessoas que nascemda sociedade, mas é a sociedade quenasce das pessoas. Precisamo-nos: ao nascer; no de-correr da vida buscamos o outro, sejaformando uma família, seja consa-grando-nos a uma vida celibatária; nofinal da estrada, na velhice, certamenteos filhos serão portos seguros, até quemãos piedosas nos estendam no tú-mulo, num derradeiro ato que im-plicará, mais uma vez, a necessidadeda convivência, da comunhão, da

sociedade.Foresi (1977, p. 26) pontua-nos: “É,portanto, intrínseca à concepção cris-tã do homem, uma filosofia da his-tória, ou melhor, uma teologia da his-tória, ainda antes da existência de qual-quer historicismo idealista ou mate-rialismo histórico.” Isto dito, fica-nos clara a necessidadeque o homem tem de encontrar-se nahumanidade. Taparelli, filósofo e so-ciólogo, reiterando o referido, assimse manifesta: “[...] a sociedade nas-ce da unidade de fins, derivada da uni-dade de conhecimento, que produzunião de vontades... Tirai um desteselementos e a sociedade desaparece.”(apud FORESI, 1977 p. 81). Diante dos desafios da sociedade dehoje, marcada pelo pluralismo e pelorelativismo, o sacerdote, como homemde comunhão, deve estar preparadoa construir comunidades, nas quaisos cristãos poderão dar testemunhoda vida cristã e, principalmente, doamor evangélico. O sacerdote, homemde diálogo, aberto a todos, testemu-nha credível da palavra de DEUS e daqual torna-se um anunciador. Eis OSacerdote: Pe. Mário. Eis sua casa: Pa-róquia Nossa Senhora de Fátima, Ri-beirão Preto. Eis sua comunidade re-ligiosa, sua comunidade de fiéis, de fa-mílias, de equipes de Nossa Senhora.Pe. Mário: um homem enamorado daPalavra de DEUS, apto a dialogarcom o homem de hoje e com suas di-versas propostas culturais e religiosas.Não só um pregador da Palavra, masum vivenciador do ser Palavra. E porque aprendeu a ser Palavra, nãose confinou às paredes de sua igreja,de sua comunidade religiosa e de fiéis.Não, quis ir além: buscou a univer-sidade, certamente na querência dodiálogo fecundo entre professor/alu-no, diálogo permeado pela ética e pelacoerência, pela crença de que ao en-sinar se está aprendendo, pela certe-za de que cada encontro traria a cri-ticidade, o florescer e também ocrescer do hábito da pesquisa, reite-

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

06 - O risoto fica uma delicia com____________.a ( ) assafrão;b ( ) asafrão;c ( ) açafrão.

07 - Numa noite fria e chuvosa, nadamelhor que tomar um _________quente!a ( ) caldo;b ( ) caudo;c ( ) cauldo.

(*) Professora de Português, especializa-da em Linguística de Texto - UNESP de Ara-raquara/SP, Mestre em Comunicação So-cial - UNESP de Bauru/SP, Doutora em Ser-viço Social – UNESP de Franca/SP e Pes-quisadora do GEPEFA - Grupo de Estudose Pesquisas sobre Famílias. É Jornalista eassina coluna semanal (Teste o seu Por-tuguês) em diversos jornais em todo o Bra-sil. Publicações em revistas técnicas naárea de ciências humanas. Produtora detelevisão do quadro “Teste o seu Português”por 16 anos em algumas TVs nacionais.

Page 12: Edição 1145

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO02 E 03 DE MAIO DE 201512