Edição 150

24

description

De 24 de Setembo a 30 de Setembro 2010

Transcript of Edição 150

Page 1: Edição 150
Page 2: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010A SEMANA

2

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Diagramação e arte final: Tatiana Carla de Souza

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A Semana MetropolitanaAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 3604-1225

[email protected]

Expediente

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

D&S COMUNICAÇÃOCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 12 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dosPinhais, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba,

Quitandinha, Campo do Tenente, Agudos do Sul,Piên e Tijucas do Sul

Atitude de fé

DATAS E FATOS REFLEXÃO

CURIOSIDADE E PIADA

Dia do Trânsito (25/09)

Participe desta coluna, envie sua meditação para o

e-mail: [email protected]

parcialmentenublado compancadas de

chuva moderadaMáx. 21ºMín. 14º

nublado comchuvisco

Máx. 18ºMín. 12º

nublado

Máx. 19ºMín. 11º

céu commuitasnuvens

Máx. 20ºMín. 12º

24/09/1997 - Chegou ao fim a Guerra da Argélia. Ela duroucinco anos e teve um saldo de 80 mil mortos.

25/09/2003 - Silvia Abravanel, filha do empresário SilvioSantos, pediu demissão no ar do comando do programa So-bretudo, que apresentava na emissora AllTV. Uma semana antesela havia exibido uma charge ironizando a falsa entrevista commembros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital(PCC) mostrada por Gugu Liberato no programa Domingo Le-gal, do SBT. A rede de televisão pertencia a seu pai.

26/09/1972 - Restos de um réptil gigante da Era Mesozói-ca foram encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.A ossada tinha cerca de 180 milhões de anos.

27/09/1994 - Dois brasileiros entraram com uma ação con-tra Michael Jackson. Eles foram atropelados pela comitiva docantor durante a turnê brasileira, em outubro de 1993.

28/09/1992 - A Câmara dos Deputados aprovou por 441votos a favor, 38 abstenções e 23 contra, a abertura do proces-so de impeachment de Fernando Collor de Mello, Presidente daRepública.

29/09/2005 - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determi-nou que o apresentador Gugu Liberato e o diretor do DomingoLegal Roberto Manzoni pagasse uma indenização ao ator ThiagoLacerda por danos morais. Em 30 de abril de 2000, o programarealizou o leilão de uma cueca de Lacerda, usada durante a ence-nação do espetáculo A Paixão de Cristo em João Pessoa (PB).Ele declarou depois que a peça de roupa era falsa e que não haviasido consultado sobre sua comercialização.

30/09/1987 - Uma cápsula contendo Césio 137 foi abertaem Goiânia (GO). O material radioativo causou a morte de 4pessoas e contaminou mais de 600 moradores da região. Estefoi o maior acidente nuclear do Brasil.

O trânsito é importante paraa economia de um país, por inter-ligar produções industriais ou na-turais aos consumidores, atravésdos meios de transporte. Alémdisso, proporcionando o fluxo depessoas para o trabalho, escola,médico, diversão, etc. No trânsi-to, existem os órgãos especiais,que são responsáveis pelos dife-rentes setores, como: secretari-as municipais de trânsito; DE-TRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização epela manutenção das condições de uso das vias públicas. Devidoao aumento do número de carros, adquiridos pela população, pas-samos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por teruma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito,muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causandosérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes.Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigin-do-se uma postura mais ética do motorista, além de determinarfiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mes-mo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas,com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em conse-qüência ao número de multas levadas. Segundo a Lei, a educaçãopara o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as sériesiniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamen-tal, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãosfazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.

Esta é uma história verdadeira que aconteceu há algunsanos atrás, na Universidade da Carolina do Sul, nos EstadosUnidos. Havia um professor de filosofia que era um ateu con-victo. Sempre sua meta principal era tomar um semestreinteiro para provar que Deus não existe. Os estudantes sem-pre tinham medo de argüí-lo por causa da sua lógica impecá-vel. Por 20 anos ensinou e mostrou que jamais haveria al-guém que ousasse contrariálo, embora, às vezes surgissealguém que o tentasse, nunca o venciam.

No final de todo semestre, no último dia, fazia a mesmapergunta à sua classe de 300 alunos:

-Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, quefique de pé! Em 20 anos ninguém ousou levantar-se. sabiamo que o professor faria em seguida. Diria:

- Porque qualquer um que acredita em Deus é um tolo!Se Deus existe impediria que este giz caísse ao chão e sequebrasse. Esta simples questão provaria que Ele existe,mas, não pode fazer isso! E todos os anos soltava o giz, quecaia ao chão partindo-se em pedaços. E todos os estudantesapenas ficavam quietos, vendo a demonstração. A maioriados alunos pensavam que Deus poderia não existir. Certa-mente, havia alguns cristãos mas, todos tiveram muito medode ficar de pé.

Bem... há alguns anos atrás chegou a vez de um jovemcristão que tinha ouvido sobre a fama daquele professor. Ojovem estava com medo, mas, por 3 meses daquele semes-tre orou todas as manhãs, pedindo que tivesse coragem dese levantar, não importando o que o professor dissesse ou oque a classe pensasse.

Nada do que dissessem abalaria sua fé... ao menos eraseu desejo. Finalmente o dia chegou. O professor disse:

- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, quefique de pé! O professor e os 300 alunos o viram, atônitos, orapaz levantar-se no fundo da sala. O professor gritou:

-Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que estegiz caia ao chão e se quebre!

E começou a erguer o braço, quando o giz escorregouentre seus dedos, deslizou pela camisa, por uma das pernasda calça, correu sobre o sapato e ao tocar no chão simples-mente rolou, sem se quebrar. O queixo do professor caiuenquanto seu olhar, assustado, seguia o giz. Quando o giz

parou de rolar levantou a cabeça... encarou o jovem e...saiu apressadamente da sala.

O rapaz caminhou firmemente para a frente de seus co-legas e, por meia hora, compartilhou sua fé em Jesus. Os 300estudantes ouviram, sobre o amor de Deus por todos e sobreSeu poder através de Jesus.

***Precisamos a cada dia pedir a Deus a coragem para nos

colocar de pé diante de muitas circunstâncias semelhantes,que atrasam a colheita de muitos frutos como este.

FIQUEMOS DE PÉ!!!

Números de emergência

Quando estiver triste ligue para João 14Quando os amigos falharem, ligue para Salmo 27Se desejar alcançar bons resultados ligue para João 15Quando tiver pecado ligue para Salmo 51Quando estiver preocupado, ligue para Mateus 6:19:34Quando estiver em perigo ligue para Salmo 91Quando sua fé precisar ser renovada ligue para Hebreus 11Quando parecer que Deus está distante ligue para Salmo 139Quando se sentir só e com medo ligue para Salmo 23Quando se tornar amargo e crítico ligue para I Coríntios 13Para obter a felicidade de Paulo , ligue para Colossenses 3:12 a 17Para obter uma idéia de Cristianismo, ligue para I Coríntios 5:15 a 19Quando se sentir desanimado e deslocado ligue para Romanos8:31 a 19Quando quiser paz e descanso, ligue para Mateus 11:25 a 30Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue para Salmo 90.Quando quiser a segurança Cristã, ligue para Romanos 8: l a 30.Quando sair de casa para a escola, serviço ou viagem, ligue paraSalmo 121.Quando suas orações se tomarem mesquinhas e egoístas, liguepara Salmo 67.Quando precisar de coragem para executar uma tarefa, ligue para Josué l.

Para conviver com o seu amigo, ligue para Romanos 12.Quando pensar em investimentos ou lucros, ligue para Marcos 10.Quando estiver deprimido, ligue para Salmo 27.Se sua agenda estiver vazia, ligue para Salmo 37.Quando começar a perder a confiança nos outros, ligue para ICoríntios 13.Quando os outros parecerem maldosos, ligue para João 15.Quando desencorajado no serviço, ligue para Salmo 126.Quando achar que o mundo está ficando pequeno e você grande,ligue para Salmo 19.Os números de emergência podem ser ligados diretamente! Nãohá necessidade de um operador! Todas as linhas para o Céuestão livres 24 horas por diaPiadas:

Dois trabalhadores estavam caminhando pelo acostamento daVia Dutra, voltando de uma indústria onde haviam trabalhado duro odia inteiro, quando um advogado, que vinha a toda velocidade no seucarro importado, atropela os dois. Um deles atravessou o pára-brisae caiu dentro do carro do advogado, enquanto o outro voou bemlonge, a uns dez metros do local do atropelamento.

Três meses depois, eles saíram do hospital e, para surpresageral, foram direto para a cadeia. Um por invasão de domicílio e ooutro por se evadir do local do acidente.

parcialmentenublado compancadas de

chuva moderadaMáx. 21ºMín. 11º

Page 3: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 LOCAL

3

EDITORIAL

Vencendo GigantesEscândalos do governo do PT passam

despercebidos pela população Para aqueles que torcem pela derrota de Beto Richa cincopontos na dianteira podem até parecer pouco. Entretanto, secompararmos o que os tais cinco pontos percentuais represen-tam em contrapartida ao time de adversários que Richa estáderrotando, aí sim temos que tirar o chapéu para Beto Richa,Fernanda, sua esposa que o acompanha, e toda a equipe tuca-na que com ele desbrava o colégio eleitoral paranaense.

E digo isto porque Osmar Dias, candidato direto ao Gover-no do Estado, Roberto Requião, Álvaro Dias, indiretamente,Orlando Pessuti, Gleisi, pára-quedista que concorre a uma vagano Senado, Lula, Dilma, enfim, toda a corja integrante da coliga-ção “Vamos Paraná, vamos” estão utilizando-se de todos osartifícios possíveis e impossíveis para tentar derrotar Beto Richa,inclusive da máquina pública. E é esta justamente a razão dotítulo deste editorial. Beto Richa está lutando contra gigantes, quetem o “poder público”, a máquina pública na mão. Mas gigantesexistem para serem vencidos e derrotados.

Davi derrotou o gigante Golias utilizando-se apenas deuma pedra e uma funda, e assim será a vitória de Richa peranteseus concorrentes. Ele não tem fortes armas como seu adversá-rio, mas tem a funda e a pedrinha que são a confiança do eleitorem seu trabalho e seu conseqüente voto, os quais o levarão aoPalácio do Governo no próximo ano.

Mas vamos voltar aos artifícios que estão sendo utilizadospelo Dias no afã de derrotar aquele que o povo aclama paraGovernador. Será que tudo isto será capaz de enganar o sérioe inteligente eleitor paranaense? Acredito que não. O povo pa-ranaense está cansado de ouvir vãs promessas daqueles que,para não dizer que não fizeram nada, atuaram em toda a suavida política por puro interesse próprio.

Veja o exemplo de Osmar Dias, que ocupou o cargo deSenador pelo Paraná durante longos anos. Mas você sabealgum projeto que ele fez em favor de seu eleitorado? Muito pelocontrário! O senador Osmar Dias, que agora quer ser Gover-nador do nosso Estado, apresentou por duas vezes, nos anosde 1997 e em 2001, no Congresso Nacional, propostas paraacabar com a indenização de 40% sobre o Fundo de Garantiapor Tempo de Serviço (FGTS), benefício em dinheiro que otrabalhador recebe em caso de demissão sem justa causa. E ostrabalhadores só não perderam este benefício, objeto de muitaluta, porque as propostas de Osmar Dias não se tornaram lei. Ehoje qual será o verdadeiro interesse do referido candidato?

O mundo da política, para aqueles que a vêem não com aseriedade que deve ser, é um verdadeiro jogo de interesses.Da mesma forma que o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande sealiou à Osmar após ter sido seu inimigo na eleição passada,quando apoiava Requião, também o ex-governador se abra-çou a Dias, do qual há quatro anos era inimigo de guerra. E esteé o motivo que nos leva a esperar qualquer coisa destes candi-datos nesta reta final de campanha. O que se esperar de pesso-as que são capazes de esquecer que outrora eram inimigospolíticos, lutavam por ideais diversos e hoje se abraçam empalanques pedindo voto um para o outro.

Mas o povo paranaense certamente está cansado de tantafalsidade. E confiantes de que Richa administrará o estado damesma forma em que administrava a prefeitura de Curitiba, a quallhe rendeu por dez vezes o título de melhor prefeito do Brasil,continuarão até o dia três focados em eleger o melhor, Beto Richa.

Nós, assim como a maioria dos eleitores paranaenses acredi-tamos em justiça. Justiça Divina é o que queremos, principalmenteàqueles que se dizem cristãos, mas vivem como lobo em pele decordeiro. E se dependêssemos apenas da justiça do nosso Paísnada poderíamos esperar, visto que até o Presidente da Repúblicaestá imbuído em eleger aquele que ocupa há anos um cargo deSenador, mas nada fez pelo povo paranaense que o elegeu.

Amigo(a), e fiel leitor(a), nos veremos mais uma vezantes das eleições, mas aproveito esta oportunidade paralhe pedir que não se deixe enganar por falsos boatos, coisaque aqueles aliados a Osmar Dias mais sabem fazer. Nãoseja piolho, jamais aja segundo a cabeça dos outros. Apro-veite esses últimos dias que antecedem as eleições paraganhar votos para aquele que sempre trabalhou e continua-rá trabalhando para melhorar a vida do paranaense. Ajacom sabedoria. Busque o que seu coração pede, para quejuntos possamos glorificar o Senhor Jesus...

Uma série de denúnciaspublicadas nos principais veí-culos de comunicação do paísnos últimos dias resultou naqueda da ministra da Casa Ci-vil, Erenice Guerra na semanapassada e aumentou o númerode escândalos de corrupção noprimeiro escalão governamen-tal. Primeiro foi José Dirceu,homem de confiança do presi-dente Lula que foi pressionadoa sair da mesma pasta depoisde vir à tona, em 2005, um forteesquema de pagamento de“mesada” por parte do PT adeputados, em recompensa porapoio. O mensalão se tornouuma das principais manchasdo governo do PT.

Falcatruas, favorecimentoem licitações, proteção a com-panheiros envolvidos em irre-gularidades e outras práticas ilí-citas e que ferem a ética e amoralidade se sucedem, masnas ruas, grande parte da po-pulação se mostra anestesiadacom tantos escândalos e nãomostra reação. Em troca de umprograma paternalista para aju-dar na renda, como o bolsa fa-mília, muitos absorvem caladose de cabeça baixa toda essarealidade. Resta saber até quan-do a população irá aceitar queos governantes se aproveitemda posição para formar uma

rede de amigos onde todos se-rão beneficiados com altos sa-lários a custo do dinheiro públi-co. Enquanto um trabalhadorsofre para ganhar um ou doissalários mínimos, aqueles quedeveriam administrar a máqui-na pública se esbanjam e narevelação desses escândalos,se mostram que não se dedi-cam exclusivamente para en-contrar soluções aos inúme-ros problemas de um paíscom imensa desigualdade so-cial. Eles encontram tempopara pensar no próprio enri-quecimento enquanto estive-ram no poder.

No caso Erenice Guerra,segundo reportagem da revistaVeja, era o filho dela, Israel Guer-

ra que se aproveitava da influ-ência e cargo da mãe para en-cher o bolso. As acusações di-vulgadas dão conta que Israelteria cobrado para intermediarnegócios que dependem doaval da Casa Civil. Como con-sultor da Capital Consultoria, Is-rael teria recebido R$5 milhõesde reais de propina da MTA, em-presa aérea que pretendia pres-tar serviços para os Correios notransporte de cargas. O valor serefere a “taxa de sucesso” nalicitação de um contrato de R$84milhões de reais que teve a MTAcomo vencedora.

De acordo com a matériada Veja, Erenice teria conheci-mento desse tráfico de influên-cia, pois teria insinuado que

esse dinheiro saldaria “compro-missos políticos”.

Na esteira dessa negocia-ção, o jornal Folha de São Pau-lo publicou matéria em que Is-rael Guerra e o irmão, SauloGuerra teriam cobrado propinade 5% para obtenção de libera-ção de empréstimo junto aoBNDES para a empresa ERDBdo Brasil Ltda. A ERDB preten-dia emprestar R$9 bilhões dereais junto ao banco.

Ressalta-se que EreniceGuerra trabalha próximo aogabinete do presidente Lula e setornou uma personagem depeso do atual governo, depoisde atuar como secretária exe-cutiva de Dilma Roussef. Nãofosse a denúncia, estaria semdúvida no primeiro escalão dogoverno de Dilma, caso sejaeleita. E como aconteceu nocaso da queda de José Dirceuquando Lula afirmou que nadasabia, Dilma Roussef, candida-ta a presidente pelo PT, tentouse esquivar das evidênciasque colocaram a ex-compa-nheira em meio a um escân-dalo nacional. "Não posso serresponsabilizada pelo que fazo filho ou parente de alguém",posicionou-se a candidata, ementrevista ao telejornal Bom DiaBrasil, na última terça-feira. Atéquando Brasil? (DR)

O prefeito Chico Santosparticipou da cerimônia de 10anos da empresa SNR no Bra-sil, uma das principais fabrican-tes de rolamentos automotivose industriais do mundo, que temsede em Fazenda Rio Grande.Durante a cerimônia foi anunci-ada oficialmente a fusão daSNR, com o grupo NTN, lídermundial neste segmento.

Com a integração da SNR,o grupo NTN aumenta a sua pre-sença global e tem como estra-tégia o desenvolvimento de suasatividades nos países do BRIC(Brasil, Rússia, Índia e China),tornando-se líder na fabricaçãoe no fornecimento de rolamen-tos nos setores automotivo e in-dustrial destes países.

Por isso, a unidade brasi-leira da NTN-SNR ampliará a

Empresa de Fazenda Rio Grande amplia instalação

sua capacidade de produção,com investimentos de R$ 30milhões na fábrica em Fazen-da Rio Grande, aumentando aoferta de produtos para a indús-tria nacional. Atualmente, a uni-dade brasileira da SNR tem umfaturamento anual da ordem deR$ 70 milhões e projeta um for-te crescimento para os próxi-mos anos. Dessa forma, a

NTN-SNR poderá oferecer osbenefícios de sua presençamundial, que reforçam as suasatividades locais de engenha-ria, comércio e logística.

Segundo o prefeito ChicoSantos, esta importante amplia-ção da empresa gerará umamaior receita ao município e prin-cipalmente mais empregos paraa comunidade local. "Temos

procurado atrair mais empresaspara o nosso município, ao mes-mo tempo que investimos emcapacitação para oferecemosoportunidades aos nossos mu-nícipes para que esses empre-gos sejam ocupados por fazen-denses", explica o prefeito.

O secretário Municipal deIndústria e Comércio, ElóiKuhn, que também participoudo evento, lembrou que interes-se da atual administração é atra-ir não só novas empresas mastambém garantir o bom empre-go ao trabalhador fazendense."A Prefeitura está doando umterreno para a construção daescola técnica do SESI-SENAI,além da escola técnica Fede-ral, que será instalada no bairroIguaçu, visando o preparo donosso trabalhador", concluiu.

Foto

: PM

FRG

Stephano Grande, diretor da SNR, Chico Santos eDidier Condéc, NTN-SNR

Page 4: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010LOCAL

4

Caio Szadkoski ofendevereadora em sessão da

Câmara em FRG

CN

PJ

JOR

NA

L:

08.7

07.8

85/0

001-

75 -

R$

250,

00

Cartário pode ser o elo entreFazenda Rio Grande e Brasília

Comércio de produtos agrícolas mostraoutro lado de Fazenda Rio Grande

Com experiência com-

provada e muito trabalho ao lon-

go dos cinco mandatos como

deputado estadual, Geraldo

Cartário(PDT) busca uma

vaga no próximo dia 03 de ou-

tubro como deputado federal.

Carismático e comunicativo,

Cartário concorre com grande

chance a uma das cadeiras na

Câmara Federal e espera ser

genuinamente, o representan-

te de Fazenda Rio Grande em

Brasília.

Vereador em Mandirituba

por dois mandatos e depois

prefeito do município de 1983 a

1988, vice-prefeito de Fazenda

Rio Grande(2001-2004) e pos-

teriormente um dos mais vota-

dos deputados da Assembleia

Legislativa durante 20 anos,

Cartário quer levar toda a expe-

riência e as principais deman-

das da região para o Congres-

so Nacional. O candidato, dife-

rente de dezenas que agora

estampam placas e cartazes

por toda Fazenda Rio Grande,

conhece bem o eleitor fazen-

dense e as necessidades da

região. “Em Fazenda Rio Gran-

de e Mandirituba disputei as elei-

ções de prefeito, vice-prefeito e

deputado estadual, sendo sem-

pre o mais votado. A razão

maior para isso é que o povo

quer votar em quem conhece

de perto, não aceitando candi-

datos de outras regiões que nem

sabem onde fica o próprio muni-

cípio, apenas que vem com a

mala na mão em busca de lide-

ranças para pedir votos em seus

nomes”, destaca Cartário.

Caso eleito, Cartário pre-

tende propor, entre outros pro-

jetos, a criação do fundo de saú-

de, devolver as rodovias ao

governo federal para acabar a

cobrança de pedágio ou que

essas taxas diminuam, além de

iniciativas para melhorar a se-

gurança dos municípios para-

naenses, especialmente da

RMC.

Universidade

Cartário tem como meta

lutar para aumentar o número

de universidades federais no

Paraná. Ele observa que en-

quanto o Rio Grande do Sul tem

cinco universidades federais, o

Paraná tem apenas duas

(UFPR e UTFPR). A intenção

é buscar recursos para trans-

formar as universidades esta-

duais de Londrina e Maringá em

federais e assim, segundo Car-

tário, seria possível criar uma

instituição universitária na região

metropolitana de Curitiba e sul

do Paraná.

Fazenda Rio Grande

cresce continuamente, basta

olhar o movimento intenso na

BR-116, nos ônibus e os no-

vos prédios comerciais que

estão sendo construídos, au-

mentando o aspecto urbano do

município. Apesar desse cená-

rio, em uma visão mais am-

pla, é possível perceber que a

cidade ainda possui uma gran-

de área rural onde vivem mi-

lhares de moradores que

mantém em atividade a produ-

ção agrícola, seja para a sub-

sistência ou para a geração de

renda. Uma amostra de que a

cidade não se desvincula de

suas origens é o movimento

freqüente de clientes na Agro-

guzzi que oferece um mix de

produtos que atendem as di-

versificadas necessidades dos

produtores como sementes,

farelo de trigo, adubo, rações,

pintinhos, acessórios para ani-

mais, entre outros.

Desde pequeno, Alisson

Guzzi, acadêmico de Medici-

na Veterinária trabalha com

produtos agrícolas. "Desde 71

meu pai trabalha com esse

ramo rural e estamos com

essa loja há quase 10 anos.

Fazenda Rio Grande cresceu

bastante, mas a agricultura

permanece, porque não tem

como deixar de existir, de onde

vem o alimento?", disse o só-

cio diretor da Agroguzzi que

atende toda RMC. "Além de

Fazenda Rio Grande, atende-

mos também Araucária, Qui-

tandinha, Mandirituba e Con-

tenda. O fato de trabalharmos

com vários produtos é em fun-

ção de procurar atender as

necessidades do cliente e essa

diversidade é importante", pon-

tuou.

Para Alisson, o governo

deveria incentivar mais a agri-

cultura. "O governo deveria es-

tabelecer o preço mínimo e dar

mais crédito ao agricultor", fi-

nalizou.

Reunião da última quarta-feira foi marcadapor trocas de farpas entre vereadores

A discussão de alguns requerimentos e projetos na Câma-ra de Vereadores de Fazenda Rio Grande nessa semana foiagitada. Vereadores de situação e oposição trocaram farpas eem determinados momentos até ofensas pessoais. CaioSzadkoski(PMDB) que entrou com requerimento pedindo in-tervenção na Secretaria de Saúde, cujo documento foi reprova-do, de forma desrespeitosa, ao receber voto contrário da pro-fessora Ariel Bortoluzzi, disse "ainda bem que não fui seu alu-no". Essa afirmação causou um mal estar entre os presentes.

Na opinião dos vereadores de situação, Caio Szadkoskise precipitou ao apresentar o requerimento pedindo a inter-venção, pois já existe uma comissão na Casa para tratar doassunto. Os vereadores contrários foram unânimes em afir-mar que é preciso aguardar o parecer final da mencionadacomissão, cujo relator é o próprio Caio. "Se essa comissãoestá apurando o setor de saúde, temos que esperar a suaconclusão. Temos certeza de que o vereador Caio vai relatar,na condição de relator, tudo aquilo que for apurado pelos inte-grantes da comissão e tenho certeza de que as providênciasserão devidamente tomadas. Agora pedir intervenção na Se-cretaria de Saúde é passar por cima da comissão que estáem fase de conclusão e desrespeito com todos que a inte-gram", comentou Márcio Wozniack, líder do prefeito no Legis-lativo. Os ânimos ficaram acirrados no plenário, onde pesso-as do relacionamento de Caio Szadkoski procuravam contur-bar o andamento da reunião. Funcionários da presidênciachegaram a pedir a presença de segurança privada no local,mas tudo ficou contornado.

Ao usar a tribuna, a vereadora Ariel Bortoluzzi preferiunão responder a ofensa de Caio, mas deu um recado. "Euestou vereadora assim como o senhor, mas sou professorapor profissão. Um dia sairemos dessa Casa, mas eu conti-nuarei sendo professora", cutucou.

Candidato adeputado federal

Geraldo Cartário (PDT)

Empresário Alisson Guzzi

Page 5: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 CURITIBA

5

Page 6: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010CURITIBA

06

Curitiba dá largada para Copa do MundoO prefeito Luciano Ducci,

o governador Orlando Pessutie o presidente do Conselho Ad-ministrativo do Atlético, MarcosMalucelli, assinaram na últimasegunda-feira o convênio paraadequar a Arena da Baixada àsexigências do caderno de en-cargos da FIFA para a Copa2014.

"Hoje é um momento muitoespecial para Curitiba, para oParaná e para o Brasil. Essedocumento que assinamos vaiviabilizar Curitiba para a Copa doMundo", disse Luciano Ducci.

O convênio formalizou omodelo de financiamento e des-tinação das verbas para asobras."Hoje concretizamos todauma trajetória, desde que o Bra-sil foi escolhido como sede daCopa, em 2007", disse Pessuti.

O presidente do Atlético afir-mou que o clube sozinho nãoteria condições de atender to-das as exigências da FIFA."Agrademos ao prefeito Lucia-no Ducci e ao governador Or-lando Pessuti por esse acordo.A Copa não é do Atlético, é dacidade de Curitiba e do povo pa-ranaense. Estamos apenascedendo o estádio", disse Mar-cos Malucelli.

O prefeito também assinoumensagem que será enviada àCâmara Municipal propondoprojeto de lei para o uso de po-tencial construtivo em projetos

específicos de programas deincentivo ao esporte.

O projeto prevê a disponi-bilização de R$ 90 milhões emincentivo construtivo, recursosque serão captados na iniciati-va privada para as obras naArena. Não serão aplicadosrecursos públicos no projeto doestádio.

A parte da adequação fi-nanceira do governo estadualserá repassada à Prefeitura deCuritiba, a fundo perdido, comoinvestimento em obras na cida-de para a Copa.

Entre essas obras estão aligação Capão da Imbuia/Ca-bral; obras na rua Raul Pom-péia; na avenida Salgado Filho;no entorno da Arena e melhori-as na micro e macro drenagemperto do estádio. O Governo do

O prefeito Luciano Ducci eo ministro das Cidades, MarcioFortes, assinaram na últimaquinta-feira (23) contratos coma Caixa Econômica Federalpara financiamento do pacote deobras que vão preparar a cida-de para a Copa do Mundo FIFA2014. A solenidade acontece noSalão Brasil da Prefeitura deCuritiba com a presença dovice-presidente da Caixa, Jor-ge Hereda, do superintendenteregional da Caixa, HermínioBasso, e do gerente regional deGoverno da Caixa, Adriano Bor-ges Resende. Serão sete con-tratos, um para cada projeto:corredor Aeroporto/Rodoferro-viária (Avenida das Torres); re-qualificação da Estação Rodo-

Obras para a Copaferroviária e seus acessos; cor-redor da Avenida Cândido deAbreu; extensão da Linha Ver-de Sul; requalificação do corre-dor da avenida Marechal Flori-ano Peixoto; Sistema Integradode Mobilidade (uma rede inteli-gente de organização de trânsi-to); e a reforma e ampliação doterminal de ônibus Santa Cân-dida.

O investimento total será deR$ 222,2 milhões de reais, dosquais R$ 11,1 milhões são re-cursos próprios do Município eR$ 211,1 são de empréstimo doPrograma de Aceleração doCrescimento (PAC), que serãorepassados à Prefeitura de Cu-ritiba por meio de financiamentoda Caixa.

Prefeito deCuritiba,LucianoDucci assinaconvênio queconfirma acapitalparanaensecomo sededa Copa doMundo

Cré

dito:

Div

ulg

açã

o S

MC

S Estado repassará R$ 45 mi-lhões para essas obras.

O incentivo construtivo éum instrumento urbanísticousado em Curitiba desde1980. O modelo de incentivoque será usado na Arena nãoirá alterar o zoneamento nemo parâmetro construtivo deCuritiba.

Prefeito Luciano Ducci as-sina o termo de cooperação fi-nanceira para adequar a Arenada Baixada às exigências docaderno de encargos da Fifapara a Copa 2014.

Page 7: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 QUATRO BARRAS

07

Quatro Barras comemora os 157 anosda Polícia Civil e inaugura a Delegacia

da Mulher, do Idoso e da Criança

Rua Jacarandá, 208 - Sobreloja

Próx. a Prefeitura - Fone: 3608-1090

IN

GLÊS

IN

GLÊS

IN

GLÊS

IN

GLÊS

IN

GLÊS

ESP

ESP

ESP

ESP

ESPANHOL

ANHOL

ANHOL

ANHOL

ANHOL

Quatro Barras inaugurou,

na segunda-feira (20), a Dele-

gacia da Mulher, do Idoso e da

Criança, que passa a funcionar

junto às dependências da Dele-

gacia de Polícia Civil. Segundo

o delegado Wilciomar Voltaire

Garcia, a novidade representa

um grande avanço para a cida-

de. "Agora Quatro Barras ofe-

rece atendimento especializado

à população", disse.

Os atendimentos serão re-

alizados pela escrivã Ecléa de

Almeida Razera Souza. Se-

gundo o delegado, os atendi-

mentos realizados por uma

mulher têm a intenção de dei-

xar as vítimas mais a vontade

na exposição de seus proble-

mas. "A intenção é que as pes-

soas não deixem de denunciar

por medo ou insegurança. Aqui

temos um espaço propício e

profissionais preparados para

todas as orientações necessá-

rias, principalmente para os

casos de agressão física de

mulheres, abusos de crianças

e maus tratos de idosos, que

são os que registram os maio-

res índices de ocorrência", des-

tacou.

Durante a inauguração, o

secretário de Estado de Segu-

rança Pública, Aramis Linhares

Município reforça os trabalhos de segurançapública e oferece atendimento especializado à população

Serpa, elogiou a iniciativa do

município: "Quatro Barras está

de parabéns, cumprindo a le-

gislação e oferecendo atendi-

mento especializado aos gru-

pos mais vulneráveis".

Para o prefeito Loreno To-

lardo, a instalação da nova de-

legacia representa mais uma

importante conquista. "Desde

quando assumimos, a seguran-

ça vem sendo tratada com aten-

ção. Criamos a secretaria de

Ordem Pública e Cidadania,

instalamos o sistema de moni-

toramento 24 horas e o disque

denúncia 156, e firmamos par-

ceria com as Polícias. Hoje, a

Delegacia da Mulher, do Idoso

e da Criança é mais uma ino-

vação, que vem garantir me-

lhores condições aos quatro-

barrenses", relatou.

Homenagem

Quatro Barras também

abriu as festividades comemo-

rativas aos 157 anos da Polícia

Civil do Paraná. Uma solenida-

de, realizada no plenário da

Câmara Municipal, foi marca-

da por homenagens. O presi-

dente do Legislativo, Antonio

Toto Creplive, entregou uma

moção de congratulação ao

delegado geral do Departamento

da Polícia Civil, Dr. Jorge Azôr

Pinto, que falou sobre o traba-

lho desenvolvido em Quatro

Barras. "Para nós hoje é um

duplo motivo de orgulho: primei-

ro por estarmos inaugurando a

delegacia e também por estar-

mos comemorando o aniver-

sário da Polícia Civil. Quatro

Barras está fazendo a sua lição

de casa, não deixando apenas

a segurança sob responsabili-

dade do Estado. Um verdadei-

ro exemplo de cidadania, inte-

gração e participação", enfati-

zou. O delegado do município,

Dr. Voltaire, também realizou a

entrega dos troféus de home-

nagem especial aos grandes

nomes que representam e co-

laboram para a segurança na

cidade e no Estado.

Também acompanharam

as solenidades de inauguração

e homenagens o vice-prefeito

Edison Repinoski; secretário

municipal de Ordem Pública e

Cidadania, Ademir Neves San-

ches; Juíza de Direito da Co-

marca, Dra. Paula Priscila Can-

deo Haddad Figueira; promotor

de Justiça, Dr. Octacílio Sacer-

dote Filho; secretário de Estado

do Trabalho, Emprego e Pro-

moção Social, Tércio Albuquer-

que; além de outras autorida-

des civis e militares, secretári-

os municipais, vereadores e

comunidade.

Serviço: A Delegacia da

Mulher, do Idoso e da Criança

está localizada na Avenida Dom

Pedro II, n° 132, Centro.

Solenidade de inauguração reuniu autoridadescivis e militares do município e do Estado

Foto

: PM

QB

Aos 48 anos, o município

de Quatro Barras está prestes

a concretizar uma das ações

mais importantes na área da

Cultura. A Prefeitura vai inaugu-

rar, no próximo sábado (25), o

Cine Clube Quatro Barras, o

primeiro cinema da cidade.

Uma iniciativa que vai criar uma

nova realidade à população, que

passará a ter acesso gratuito às

sessões durante os finais de

semana.

A cerimônia de inaugura-

ção acontece às 14h30, na sala

de exibições do cinema, que

inicialmente vai funcionar no

auditório da secretaria de Edu-

cação. A partir das 15h, serão

exibidas as sessões de estreia,

Cine Clube será inaugurado neste sábadoque prometem agradar ao pú-

blico de todas as idades. A pro-

gramação também inclui um

debate ao final de cada sessão,

estimulando o senso crítico dos

espectadores.

Avanço

O prefeito Loreno Tolardo

comemora a implantação do

cinema. Uma ação, que se-

gundo ele, coloca o município

em posição de destaque. "Hoje

são poucos os municípios do

porte de Quatro Barras, que

possuem um cinema próprio",

disse. O projeto Cine Mais

Cultura, que está sendo desen-

volvido na cidade através da

parceria com o Ministério da

Cultura, está atendendo ape-

nas 40 cidades de todo o Bra-

sil. No Paraná, dos 399 muni-

cípios, apenas seis cumpriram

as exigências determinadas

pelo Governo Federal e foram

contemplados.

De acordo com o secretá-

rio de Cultura, Esporte e Lazer,

Fernando Cunha, o projeto se

encaixa nas metas da adminis-

tração, que é garantir novas

opções de entretenimento e fa-

cilitar o acesso à cultura.

"Quando assumimos a secre-

taria, tínhamos uma missão

delegada pelo prefeito, que era

a de levar alternativas de lazer

à população. Cumprimos o nos-

so compromisso e criamos o

programa itinerante Domingão

da Família, que hoje é referên-

cia para vários municípios.

Agora, Quatro Barras nova-

mente sai à frente e lança mais

uma iniciativa inédita", afirmou.

O secretário também des-

tacou a relevância do projeto

para a população. "Num levan-

tamento informal confirmamos:

a maioria das crianças e gran-

de parte dos adolescentes e

adultos da cidade nunca foram

ao cinema, pela dificuldade de

deslocamento ou mesmo por

questões financeiras. Agora

isso não será mais problema,

porque Quatro Barras têm ci-

nema e as sessões são gratui-

tas", salientou.

Page 8: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010SÃO JOSÉ DOS PINHAIS08

Meio Ambiente e Força Verde Mirimrealizam ações educativas no Dia da Árvore

A Secretaria de MeioAmbiente de São José dosPinhais (SEMMA) cele-brou o Dia da Árvore, co-memorado nesta terça-fei-ra (21), de uma maneira di-ferente. Em conjunto com 20alunos da Força Verde Mi-rim de um colégio de Pira-quara, agentes da SEMMAplantaram mudas de árvo-res pelas ruas do conjuntoUrano, no bairro AfonsoPena, e abordaram mora-dores para conscientizá-lossobre a poda drástica, umcrime ambiental que consis-te na retirada de grande volumede galhos enfraquecendo a ár-vore. Segundo a secretária doMeio Ambiente, Edilaine Vieira,o local escolhido para a ação éum dos campeões da infração.

“Queremos que a popula-ção se conscientize sobre aimportância da arborização.Muita gente não vê como sua aárvore que fica em frente a suaprópria casa. Algumas chegama morrer por falta de água. Alémdisso, têm pessoas que não seimportam e cortam todos osseus galhos. Isso é a poda drás-tica, um crime ambiental quepode penalizar quem o come-teu com detenção de três me-ses a um ano”, afirma a secre-tária Edilaine.

Durante a atividade, a se-cretária anunciou que em bre-ve São José dos Pinhais terátambém alunos participando doprograma Força Verde Mirim.Segundo o soldado Welton, tu-tor da turma que participou dacomemoração, o projeto con-siste em atividades de educa-ção ambiental e de resgate devalores para bons alunos nocontraturno escolar.

“No Paraná já temos 16turmas da Força Verde Mirimatuando e, em breve, São Josétambém entrará nesse time. Éuma atividade bastante educati-va e que realmente influencia navida dessas crianças”, afirmao soldado.

Ketlin Karolline Rocha

Meneguino e Marcos AntonioOrnieski, ambos de 13 anos,são alunos do colégio Rosilda,do conjunto Guarituba, de Pira-quara. Eles afirmaram que gos-taram de participar da comemo-ração diferente proposta pelaPrefeitura de São José pelo Diada Árvore. “É legal porque nósajudamos a conscientizar aspessoas e também aprende-mos mais coisas”, disseram.

Além da programação vol-tada especialmente para o Diada Árvore, outras ações irãoacontecer durante a semana,como o Dia Mundial sem Car-ro, realizado na quarta-feira(22), no qual a Secretaria deMeio Ambiente e a Secretariade Segurança irão fazer uma

blitz educativa a respeitode consciência ecológica.Na quinta-feira (23), emhomenagem à entrada daprimavera, a Banda Mar-cial de São José dos Pi-nhais fará uma apresen-tação em frente à Catedral,na rua XV de Novembro.

Podra drástica

A poda drástica é aretirada de grande volu-me de galhos, fazendocom que a árvore fiquefraca, suscetível ao ataquede cupins, formigas e fun-gos. Além de ser consi-

derada crime ambiental, a podarealizada incorretamente preju-dica a vida das árvores, aumen-tando o volume de folhas e dasraízes.

Segundo a Secretaria deMeio Ambiente de São Josédos Pinhais, para se realizar apoda corretamente é necessá-rio avaliar a espécie e a idadede cada árvore, bem como aépoca correta, que, normal-mente vai de maio a agosto,logo após o florescimento ou afrutificação. Além disso, o re-comendado é a retirada de nomáximo 1/3 do volume total dacopa, delineando melhor asfolhas, retirando galhos secose doentes e, assim, revitalizan-do a árvore.

Secretária do Meio Ambiente planta árvores com soldado daForça Verde e alunos da Força Verde Mirim

Foto: PMSJP

Page 9: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 MANDIRITUBA

09

Prevenção contra violênciainfanto-juvenil e da mulherFisioterapia em grupo

A Prefeitura de Mandiritu-

ba, por meio do hospital muni-

cipal, está oferecendo, desde

o começo do ano, atendimento

de fisioterapia em grupo, para

pacientes com problemas de

coluna. São exercícios de

alongamento, de fortalecimen-

to, relaxamento e treinos de

postura, considerados uma

espécie de calmante natural.

No mês de outubro, uma nova

turma será montada para aten-

dimento no posto da Areia

Branca dos Assis.

De acordo com a coorde-

nadora de fisioterapia do hospi-

tal, Katyussa Caroline Martins,

graças a esse trabalho preven-

tivo, muitos pacientes relatam

uma melhora significativa nos

problemas de coluna. Partici-

pam dos encontros pacientes

do hospital encaminhados pelo

próprio médico para fazer parte

de um dos grupos, independen-

te da idade e do sexo. O objeti-

vo é auxiliar no tratamento e na

prevenção de patologias da co-

luna, contribuindo para um au-

mento da qualidade de vida dos

pacientes e para a diminuição

do uso de medicamentos.

Serviço: Cada grupo é

composto por oito pessoas,

conforme suas condições

clínicas.Os encontros ocorrem

todas as terças e quintas, das

10h às 11h da manhã. São 10

sessões por grupo. Todos os

materiais destinados ao traba-

lho são novos e foram adquiri-

dos pela Prefeitura de Mandiri-

tuba em parceria com a Secre-

taria Municipal de Saúde. Mais

informações pelos fones (41)

3626-1133 ramal 207 ou no ce-

lular (41) 9600-5842.

Pelo menos 500 pes-

soas, entre jovens, ado-

lescentes, futuros papais

e mamães e agentes de

saúde participaram na

manhã de quarta-feira

(22), de palestra ministra-

da pelo neuropediatra,

Paulo Brenop Noronha Li-

beralesso, que falou sobre a

prevenção da excepcionalida-

de. Ao destacar as medidas

para diminuir os riscos de ter

um filho excepcional, Paulo Li-

beralesso citou os efeitos noci-

vos de diversas drogas e abor-

dou questões genéticas e de

Prevenindo a Excepcionalidade

hereditariedade. Este é o se-

gundo ano que a palestra é ofe-

recida à população, em decor-

rência do dia nacional da luta

da pessoa com deficiência, em

21 de setembro. A palestra é

uma iniciativa da APAE de

Mandirituba.

Dentre os dias 20 e 22

de setembro, integrantes

da igreja adventista do

Sétimo Dia, representados

pela coordenadora do Mi-

nistério da Mulher, Jeane-

te Lima de Souza Pinto,

em parceria com as as-

sistentes sociais do Cen-

tro de Referência Especi-

alizado de Assistência

Social (CREAS) e conse-

lheiras tutelares de Man-

dirituba, visitaram todas as

escolas e colégios munici-

pais. Por meio de palestra,

o grupo orientou os jovens

sobre abuso e exploração

sexual infanto-juvenil. Na

oportunidade, também foi tra-

tado da Semana de Preven-

ção Contra Agressão e Abu-

so da Mulher, projeto que

recebeu o nome de Que-

brando o Silêncio. Para aju-

dar na fixação dos conceitos

ministrados os alunos rece-

beram cartilhas informativas.

A convite da presidente do Conselho das Entidades Soci-

ais do Paraná (CONSESP), Ruth Yamasaki, o Coral "Céu

Azul", de Mandirituba, irá se apresentar nesta sexta-feira na

abertura da Semana do Voluntariado Paranaense, às 14h30,

na Rua 13 de maio, n° 538. A presidente e coordenadora do

Coral, Cleonice Quaresma Lima, convida todos os mandiritu-

benses a prestigiar o evento.

Coral Céu Azul naSemana do Voluntariado

foto

s: P

MM

AN

D

Page 10: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010RMC

10

CAMPO DO TENENTE

Programa Um Computador porAluno beneficia mãe e filho

ARAUCÁRIA

Prefeitura dácontinuidade na

reforma do hospital

A Prefeitura Municipal de Campo do Tenente, através doDepartamento de Saúde, vem realizando a pintura interna dohospital municipal São Luiz. Também estão sendo feitos repa-ros e reformas em toda a estrutura.

Além da nova pintura, foram revitalizadas esquadrilhastodo o piso das enfermarias foram trocados, além disso, por-tas e janelas também foram substituídas. A reforma no hospitaltende a melhorar o atendimento na área da saúde pública,bem como disponibilizar ao cidadão tenenteano, maior con-forto e comodidade.

Recentemente foi concluída a reforma da cobertura doestabelecimento, esta parte da obra foi custeada com recur-sos oriundos da Provopar Estadual. De acordo com a Pri-meira-dama e diretora do Departamento de Saúde, LindamirWenski, a antiga estrutura apresentava goteiras e muitas fa-lhas. "A reforma do hospital era uma das metas principaisdesde que assumi a pasta de saúde de nosso município.Graças ao apoio da esfera estadual conseguimos viabilizaressa melhoria para nossa população", destacou.

O prefeito Celso Wenski destaca que a estrutura careciade obras de melhorias há muito tempo. "A nossa populaçãopode comemorar, pois é o cidadão tenenteano quem mais iráse beneficiar com esta ação. Vamos oferecer uma estruturaque não apresente goteiras e, além disso, vamos melhoraros atendimentos na área da saúde", finalizou.

QUITANDINHA

Terceira Idade visita Santuário Santa Paulina

Bruno da Luz, de 8 anos,e sua mãe Fátima da Luz, 36anos, estudam na Escola Mu-nicipal Ayrton Senna, no BairroIndustrial. Bruno está na 3ª sé-rie no período da manhã e Fáti-ma estuda à noite na modalida-de Educação de Jovens e Adul-tos (EJA).

Mãe e filho são dois de umtotal de 1500 alunos beneficiadospelo projeto Um Computador porAluno em Araucária (UCAA),implantado pela Prefeitura nomês passado, nas escolas mu-nicipais Aleixo Grebos, AyrtonSenna e Pedro Biscaia.

Fátima voltou à escola noano passado. Dona de casa emãe de três filhos, o estudosempre foi sua preocupação.Com a chegada dos computa-dores, ela diz que as aulas es-tão ainda mais interessantes,

porque os professores mos-tram lugares e fatos que aproxi-ma o acontecimento do aluno.Bruno acompanha Fátima nasaulas à noite, ajudando-a nasprincipais dificuldades ao usaro novo material de apoio. "Comonão tenho muita prática, ele me

ajuda para que eu faça o que aprofessora pede".

Segundo Fátima, a infor-mática na escola é essencial,pois proporciona novas formasde aprendizado e ainda podegarantir um futuro profissionalmelhor para ela e seu filho.

Como não têm computador emcasa, é na escola que eles en-tram no mundo digital. "Hojequem não sabe usar o compu-tador tem muitas dificuldadesem encontrar um bom empre-go. Quem tem um contato fre-quente sai na frente dos outrosque não têm acesso", disse.

Para a diretora da EscolaAyrton Senna, Cleusa Bonetto,a chegada dos computadoresdo projeto fortalece o aprendi-zado, auxilia os professores,enriquece os conteúdos aplica-dos em sala, além de deixar osalunos motivados. "Quando fe-charmos o quarto bimestre,poderemos ver o quanto me-lhorou as notas dos alunos nasdisciplinas e como as suas fal-tas diminuíram".

Fonte: Site oficial da

Prefeitura de Araucária

Aproximadamente 45pessoas do Grupo de Convi-vência da Terceira Idade domunicípio de Quitandinhaestiveram no último dia 10de se tembro , em NovaTrento (SC), onde puderamconhecer o Santuário San-ta Paulina.

A excursão, promovidapelo Centro Referência da As-sistência Social(CRAS) fazparte de um dos objetivos doGrupo de Convivência, queé proporcionar aos idosospasseios turísticos, religio-sos, culturais,como tambémencontros com outros gruposda Terceira Idade dos muni-

cípios vizinhos."Após tantos anos de tra-

balho e responsabilidade com

a família, precisamos propor-cionar essas oportunidadespara eles (idosos). É nestes

Bruno e sua mãe Fátima da Luz estudam na EscolaAyrton Senna. São dois de um total de 1500 alunos

beneficiados pelo projeto UCAA

eventos que os idosos po-dem fazer novos amigos,conhecer lugares diferentese que possivelmente nuncapuderam ter ido antes", ex-plicou a organizadora da ex-cursão Carmen Rocha.

De acordo com ela, ou-tra viagem já está marcadapara o mês de dezembro.Nos dias 17, 18 e 19 o Grupode Convivência da TerceiraIdade de Quitandinha estaráem Guaratuba. "Essa é umaviagem que já está agenda-da. Já para o próximo ano onosso objetivo será levaresse mesmo grupo para Fozdo Iguaçu", finalizou Carmen.

Grupo de Convivência estiveram em Nova Trento (SC),onde puderam conhecer o santuário

Page 11: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 CLASSIFICADOS

11

BRAVA SX, 1.6, 2000, completa. R$ 14.500,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

PALIO 2000 4 Portas, metálico, direção,vidro,trava,ar quente,desemb.,limpador,ótimoestado.Confira,avista ou financio ate 60x. Fone:3608-1000 Rotta 8 Veiculos.

PALIO Celebration Fire Flex, ano 2008, pra-ta, 04 portas, dh, ar qt, limp, desemb, travaselétrica. Entr + parc de R$ 448,00 fixas. Fone:3604-4136 Eliauto Veículos

PALIO EDX, ano 1997 4 portas, vidros e tra-vas eletr, limp, desemb, cor cinza.Entr + parc de329,00 fixas. Fone: 3604-4136. Eliauto Veículos

PALIO Week 1.5, 1998, cinza, direção, vidro,trava, ar quente, desembaçador, impecável.Confira, avista ou financio ate 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO WEEKEND Elx 1.3, ano 2005, comple-tar, sensor de estac, cd player, cor prata. Entr +parc R$ 459,00 fixas. Fone: 3604-4136. EliautoVeículos

PALIO EX 98, bordô. R$ 1.000 de entrada + 48X380,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

SIENA 1.0 2008 Flex, vidro,trava elétrica,desemb., ar quente, metálico, ótimo estado,confira. A vista ou financio ate 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veiculos

SIENA ELX Fire, 2001/2002, azul, vidros elé-tricos, rodas aro 15, ar quente, desemb.tras.Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

SIENA Fire Ex 1.3, ano 2004, dh, vte, ac, de-semb trás, porta-mala elet, contagiro. Entr + R$459,00 fixas. Fone: 3604-4136. Eliauto Veículos

TEMPRA IE, 2.0, 94, azul, 4 portas. R$7.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

UNO Fire 2003. Entrada + 60 X de R$375,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

UNO Mille Economy Way, flex 2010/2011, 4pt, preta, aq, desemb/tras, vte, chave cópia,manual, NF, Mp3 player, Breack light, 2 mil kmrodados. S/entrada. Financia em até 60X. Fone:3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille Fire Flex, ano 2007, isulfilm,placa A. Entr + parc R$ 319,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

UNO Mille, ano 2000, placa A. Entrada +parcela de R$ 199,00. Fone: 3604-4136. EliautoVeículos

FIESTA Class, prata, 2000, 4 portas, dh, aq,ve, te, motor Zetec Roncan, alarme. Sem entra-da, financia em até 60X. Fone: 3604-2428 Rialewww.rialeveiculos.com.br

FIESTA Hatch 2007 1.6, flex. Dh, vidro e travaelétrica, ac, aq, alarme, som. A Vista ou finan-cia em até 60X. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

FIESTA Sedan 1.6 FLEX 2005, confira, prata,dh, trava, ac, alarme, impecável. Avista ou fi-nancio ate 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

KA Gl 1999/2000, 1.0, branco, Zetec/Rocan,rodas de liga leve, trava e alarme elétricos.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Rialewww.rialeveiculos.com.br

APOLLO GL, ano 1991, preto, em ótimo es-tado. Entr + parc de R$ 180,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

ASTRA GL 2000, prata metálico, dh, vte, aq,desemb., rodas. Confira oferta à vista ou finan-cio ate 60x . Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos

CELTA 2001, prata, placa A, isofilme, confi-ra s/entrada. A vista ou financio até 60x. Fone:3608-1000 Rotta 8 Veiculos.

CELTA VHC 4portas 2007 modelo novo, ver-melho, flex, ar quente,limpador,desemb.,placaa,impecável. Confira a vista ou financio ate60x. Fone:3608-1000 Rotta 8 Veiculos.

CORSA HATCH 4 portas 1999 (dois), bordo,aq,desemb,isofilme. Confira a vista ou finan-cia ate 60x. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veiculos .

CORSA Hatch Premium Econoflex 1.4, ano2008, dh, alarme, vidros e travas, ar qt, limp,desemb, rodas, isulfilm, placa A, cor prata.Financia em ate 60 x fixas com a melhor taxade juros. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

CORSA Sedan 2003,azul, 4 portas, estadode zero. Entrada + 60X de R$ 530,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

CORSA Sedan 2004, 1.6, rodas,alarme travaelet.,ar quente,desembaçador, placa a,ótimoestado. Confira a vista ou financio até 60x.Fone:3608-1000 Rotta 8 Veiculos.

CORSA Wagon 1.0 SUPER, 2000/2001, prata,ar quente, vidro elétrico, trava elétrica. Entra-da + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wagon GLS, 1.6, 2000, 8 v, ac, arquente, desembaçador traseiro, dh, insufilme,trava elétrica, chave cópia, manual, paracho-ques personalizados, revisado. Financia em60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CROSSFOX 1.6, ano 2009, dh, vidros, trav elét,limp/desemb traseiro, retrovisor elétrico, ac, aq.Financia em ate 60x fixas, melhor taxa de juros.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos.

IPANEMA 1993, 2 portas, bordo. R$ 8.500,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

KADET GS, 1990. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

KADETT SL 1993, prata. R$ 7.800,00. Fone:3604-6258 Fazenda Automóveis.

KADETT GL, ano 1995, vidros e travas eletr, limp,desemb, isulfilm, grafite placa A.Entr + parc de R$218,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos.

MONZA SL 1993, 2 portas, prata. R$ 8.000,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

OPALA COMODORO 6CC 1988/1989, cinza, di-reção, vidros elétricos, rodas de liga aro 15mercedes. Entrada + 48 X . Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

OPALA DIPLOMATA SE 6cc, ano 1988, dh, alar-me, vidros e travas eletr, rodas 17', originalálcool, grafite. Entr + parc de R$ 449,00 fixas.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

PRISMA MAXX 1.4 Flex, ano 2008, prata, 04portas, dh, ar qt, desemb, isulfilm, placa A. Entr+ parc de R$ 499,00 fixas. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

SANTANA 2000, 1996, bordo, completo, 4portas, impecável. R$ 13.500,00. Fone: 3604-6258Fazenda Automóveis.

VECTRA GL 1998, gasolina, verde, impecá-vel. R$ 16.500,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Au-tomóveis.

VECTRA GLS 2.2, 1999, azul, estado de zero. R$18.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

FUSCA 1600,ano 1985, a toda prova. R$5.200,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

GOL , G4, 1.0, 8V, 2008/2009, Flex, 4 portas, preto,alarme, aq, des/limp tras, insulfilme, manual, pára-choque pers, rodas de liga leve, te, baixa km, revi-sado, placa A. Sem entrada, financia em até 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, 8V, Plus, 2001/2001, 4 portas, cinza,des/limp tras, insufilme, revisado, placa A, valea pena conferir. Financia em 60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.6, 1993. R$ 8.500,00. Fone: 3604-6258Fazenda Automóveis.

GOL 1994, quadrado. Entrada de R$1.000,00+ 36x 350,00. Fone: 3604-6258 FazendaAutomóveis.

GOL 8V 2004,1.0,cinza metálico, ar qte,limpador,desemb.,63mkm,1 dono,isofilme, im-pecável. A vista ou s/ entrada + parcela de R$560.00. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veiculos.

GOL G4 Power 1.6, ano 2008, completo, pla-ca A, cor grafite. Entr + parc de R$ 479,00. Fone:3604-4136 Eliauto Veículos

GOL G5 1.6 Trend Total Flex, 2009, 04 por-tas, dh, ar qt, vidros e travas elet, isufilm, ,vermelho. Financia com a melhor taxa de jurosdo mercado. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

GOLF 1.6 Generation, ano 2005, completo,couro, rodas, preto.Financia com a melhor taxade juros do mercado. . Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

GOLF GL 1.8 MI, 4 portas, branco, 1997/1997,completo, alarme, ar condicionado, ar quente,dês. E limp. Traseiro, rodas de liga leve, dh,trio elétrico, espelho e parachoques persona-lizados. Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, ano 1995, Completo, rodas de liga,cd player, cor azul, placa A. Entr + parc de R$329,00 fixas. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

GOLF 2.0 Glx, 1996, bordo, gas, vte, tetosolar, dh, ar, rodas de liga leve,aro 17, desemb.traseiro. Sem entrada em 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PARATI 1.6 2003,direção,vidro elet.,álcool,ar

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.quente,alarme,trava elétrica,ótimo estado. Avista ou financio ate 60x. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veiculos .

PARATI G4 1.6 Flex Completa + CD player,ano 2006, preta. Entr + parc de R$ 498,00 fixas.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

POLO HATCH, 2.0, prata, 2002/03, gasolina,completo, alarme, rodas de liga leve, aro 17. S/entrada + 60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CAMINHÃO 1973/73 MB/1113, Munk, azul, adiesel. Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CAMINHÃO 1986/86 MB/608, azul, diesel.Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CAMINHÃO 1987/87 MB/1518, vermelho, adiesel. Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CAMINHÃO 1987/88 MB/1318, azul, diesel.Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CAMINHÃO 1988/88 MB/1933, branco, a di-esel. Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CAMINHÃO MB, 1113, 1984, amarelo, caçam-ba, diesel. Financiamos Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br.

CARGO 2428, 2006, preto, diesel. Financia-mos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

CARRETA 1999/99, semi-reboque, cargaseca, cinza. Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

AUDI A3 1.6, ano 2000, completo, couro, ro-das, magazine, prata, placa A. Financia com amelhor taxa de juros do mercado. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

CLIO SEDAN 2007 1.6, azul, completo,direção,vidro, trava, ac, aq, des,isofilme, im-pecável, confira, financia até 60x, aceito valor.

Page 12: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010CLASSIFICADOS

12

Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT 206 SW, Escapade,1.6,FLEX, placaA, completo, prata, 2007/2008. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SANDERO 1.6, 2008/2009, esporte,vermelho,completo, único dono, baixa km. Financia sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SCENIC, 2000, 1.6, verde, completo, rodasde liga leve, engate traseiro, banco em couro.S/entrada + 60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

BLAZER EXECUTIVE, 1999. OFERTA. preta,completa, dh, ac, vte, banco de couro, isofil-me. Confira R$ 24.500.00 ou financio ate 60x.Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

ECOSPORT 1.6, ano 2006, completa, cor pre-ta, placa A.Financia em ate 60 x fixas, comamelhor taxa de juros. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

KOMBI 1.4 Fire flex, ano 2008, único dona,manual e nota fiscal, chave reserva.Financiaem ate 60 x fixas com a melhor taxa de juros.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

S10 Cab. Dupla, 2005, preta, diesel, dh, vte,aq, alarme, ac. Confira a vista ou financio ematé 60X. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veiculos.

ÁREA localizada na Av. Nossa Sr.ª Apa-recida, contendo 1.660,00 m², R$ 215.000,00 -CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

SAVEIRO Super Surf 1.6, ano 2006, flex,dh,ac, alarme, vte, placa A, prot. caçamba, ca-pota marítima, couro, rodas, cor prata.Entrada+ parcela R$ 529,00. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

SPRINTER, Van doze lugares, MB, 2000,branco, diesel. Financiamos. Fone: 3604-2443www.edicaminhoes.com.br

STRADA 1.4 Fire Flex, ano 2008, rodas deliga, placa A. Entrada + parcela de R$ 429,00.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

CBX 250 cc, 2006. R$ 3.200,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

TÓRRO YBR 125 cc, 2006. R$ 5.000,00. Fone:3604-6258 Fazenda Automóveis

FAZER 250, 2008/2008, vermelha, alarme,chave cópia, manual, nota fiscal. Entrada deR$ 1.000,00 + 48 X de R$ 376,00. Fone: 3604-2428Riale www.rialeveiculos.com.br.

TWISTER, 2005, 250 cc, preta, manual+ alar-me, entrada +48 X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

YAMAHA, 1998/99, YZF, 400, azul, trilha,moto para competição, suspensão para tri-lha, venda com NF, preço a vista R$ 8.900,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

Page 13: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 CLASSIFICADOS

13

CASA com 27.54 m², contendo 1 qto, bwc,sala, cozinha e garagem, localizada na RuaCacatua n.º14 - Parque Verde - R$ 55.000,00 -CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

TERRENO 12x30 contendo uma casamista, localizado na Av. Venezuela, n.º 836 -R$ 110.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

EXCELENTE terreno para comércio, loca-lizado na Avenida Brasil, sendo 20 de fren-te e 30 de fundo totalizando 600,00 m², con-tendo uma casa, R$ 600.000,00 - CRECI 16.499- Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

EXCELENTE terreno de esquina conten-do 467,00 m², localizado na Rua Colômbia"'FUNDOS À FARMAIS", R$ 200.000,00 - CRECI16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

TERRENO localizado na Rua Colômbia

contendo 397,00 m², R$ 150.000,00 - CRECI16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓVEIS

SANTA TEREZINHA- Área de 3.600,00m2,(residencial/comercial) em uma re-gião nobre, com asfalto, calçada, já comestudo de frações R$380.000,00 – IMOBILI-ÁRIA PANAKOL LTDA - CRECI- 1564-J FONE:3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – Casa com 50,00m2(RES. FELIPE) – sendo 02 dms, sala, coz, bwce área de serviço, R$85.000,00 Quitada ouEnt+Financ. CAIXA podendo Utilizar seuFGTS- e ganhe até R$17.000,00 da CAIXA como Plano Minha Casa Minha Vida- IMOBILIÁ-RIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – Terreno com146,25m2 – pronto para construir com umaEntr. R$5.500,00 + saldo com prestações deR$200,13- IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRE-

CI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – 02 Terrenos sendo01 (esquina) 12x18 com 216,00m2 com umtotal de 432,00m2, terrenos prontos paraconstruir com uma Entr. R$15.000,00 cada +saldo com prestações de R$298,36- IMOBI-LIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-J FONE:3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – Casa de madeiracom 72,00m2 , 02 dormitorios, sala, coz, bwc,lav e garagem coberta, terreno 12x31-R$48.000,00 (QUITADA) IMOBILIÁRIA PANAKOLLTDA. – CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

FAZENDA RIO GRANDE - Vendo terrenode esquina 12X23, com casa de 5 peças, maisponto de comercio medindo 15metros qua-drados, aceito troca por imovel em FRG eCuritiba. Fone: 9610-3485.

LOTES EM FAZENDA RIO GRANDE, Jar-dim Santarém, com 360m2 ou mais, comluz, água, colégio, entrada a partir de R$2.000,00, prazo ate 180 meses para pa-gar, prestações a partir de R$ 200,00, apro-veite, poucas unidades. MMD Incorp. Eparticipações Ltda, CRECI- J0158, RUA .Ja-carandá 208, sobre loja 04, telefone,3627-2037.

MONTADOR DE MÓVEIS- desmontagense montagens de moveis. Para orçamentosligar (041) 9969-1102 falar com Wiliams. RuaLaranjeiras 587. Bairro: Eucaliptos- Fazen-da Rio Grande.

VENDO MERCADO, com estoque e insta-lação, em Fazenda Rio Grande. Contato:3627-0437 / 9194-7430.

VENDE-SE OU TROCA 1 mesa de sinuca

Page 14: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010GERAL

14

AÇOUGUEIRO – SUPERM 1124995 M A SAGENTE DE TRANSPORE 1129955 M A SAJ DE AÇOUGUEIRO – SUPERM 1125001 M A SAJ DE CARGA/DESCARGA DE MERC 1115935 M A SAJ DE CARGA/DESCARGA DE MERC 1121406 M A SAJUDANTE DE MOTORISTA 1127294 M A SAJUDANTE DE MOTORISTA 1125073 M A SAJUDANTE DE SERRALHEIRO 1127588 M A SAJ DE LINHA DE PRODUÇÃO 1120293 M A SALMAXORIFADO 1125884 M A SALMOXARIFE 1131738 M A SARQUIVISTA 1126871 M A SATENDENTE DE BALCÃO 1124415 M A SAUXILAR DE PRODUÇÃO 1122352 M A SAUXILIAR ADMINISTRATIVO 1128407 M A SAUXILIAR ADMINISTRATIVO 1124079 M A SAUXILIAR DE ESTOQUE 1131622 M A SAUXILIAR DE LIMPEZA 1120577 M A SAUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO 1123707 M A SAUXILIAR DE MARCENEIRO 1124990 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1128423 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1130524 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1131873 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1131982 M A SAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 1125945 M A SAUXLIAR DE PRODUÇÃO 1123032 M A SCAIXA – NO COMÉRCIO 1123425 M A SCARPINTEIRO 1124931 M A SCARPINTEIRO 1125081 M A SCARPINTEIRO 1123094 M A SCASEIRO 1127108 M A SCIRCULEIRO 1126226 M A SCOSTUREIRO DE COLCHÕES 1123699 M A SELETRICISTA PREDIAL 1123132 M A SENCANADOR INDUSTRIAL 1125317 M A SENCARREGADO DE PRODUÇÃO 1122825 M A SFISCAL DE LOJA 1128561 M A SFRESADOR 1122438 M A SFUNILEIRO INDUSTRIAL 1125819 M A SGARÇOM 1124042 M A SJATEADOR 1123776 M A SLATOEIRO AUTOMOTIVO 1124603 M A SLATOEIRO DE REP. DE ÔNIBUS 1129507 M A SMARCENEIRO 1126073 M A SMARCENEIRO – MÓVEIS SOB MEDIDA 1124978 MASMARCENEIRO – MÓVEIS SOB MEDIDA 1125964 MASMEC DE MAN. DE CAMINHÕES A DIESEL 1123691 M A SMEC DE MAN. DE CAMINHÕES A DIESEL 1125665 M A SMECÂNICO DE MÁQUINAS IND 1125308 M A SMENSAGEIRO 1127319 M A SMONTADOR DE EST METÁLICAS 1125096 M A SMONTADOR DE MÁQUINAS 1116331 M A SMONTADOR SOLDADOR 1129289 M A SMONTADOR SOLDADOR 1132008 M A S

INTERESSADOS COMPARECER NA AGÊNCIADO TRABALHADOR DE FRG

- AV. BRASIL, 2171 DAS 8:00 AS 12:00 - 13:00AS 17:00H MUNIDOS DE CARTEIRA DE

TRABALHO, DOCUMENTOS DE IDENTIDADE,CPF E COMPROVANTE DE CURSOS.

MOTOBOY 1129172 M A SMOTOBOY 1129338 M A SMOTORISTA ADMINISTRATIVO 1129032 M A SMOTORISTA CARRETEIRO “E” 1126087 M A SMOTORISTA CARRETEIRO “E” 1130796 M A SMOTORISTA DE CAMINHÃO 1131644 M A SOPERADOR DE EMPILHADEIRA 1129933 M A SOPERADOR DE SERRA FITA 1126237 M A SPEDREIRO 1127444 M A SPEDREIRO 1124968 M A SPEDREIRO 1126033 M A SPEDREIROS 1123090 M A SPINTOR – TEXTURA 1123499 M A SPINTOR AUTOMOTIVO 1124594 M A SPINTOR INDUSTRIAL 1123874 M A SPINTOR INDUSTRIAL 1128444 M A SPREPARADOR DE PRENSA 1123801 M A SRASTREADOR VIA SATÉLITE 1121017 M A SRECEPCIONISTA ATENDENTE 1128943 M A SSERRALHEIRO 1123785 M A SSERRALHEIRO 1125103 M A SSERRALHEIRO PARA METALÚRGICA1125839 M A SSERVENTE 1123100 M A SSERVENTE DE LIMP– IND METAL 1116906 M A SSERVENTE DE OBRAS 1116032 M A SSERVENTE DE PEDREIRO 1127462 M A SSOLDADOR 1128465 M A SSOLDADOR 1125289 M A STÉC DE SEGURANÇA NO TRABALHO 1119910 M A STORNEIRO MECÂNICO 1129189 M A SVENDEDOR INTERNO 1131920 M A SVENDEDOR PRACISTA 1116488 M A SVENDEDOR PRACISTA – IMOBILIÁRIA 1123694 M A SAJUDANTE DE COZINHA 1121044 F E MAJUDANTE DE COZINHA – SALAD 1129849 F E MATENDENTE DE BALCÃO 1123435 F E MATENDENTE DE BALCÃO 1116044 F E MAUXILIAR DE COZINHA 1122392 F E MAUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1125087 F E MAUXILIAR DE LIMPEZA 1125925 F E MAUXILIAR DE LIMPEZA 1131938 F E MCAIXA 1128551 F E MCOSTUREIRA DE REP DE ROUPAS 1115814 F E MCOZINHEIRA GERAL – IND 1125974 F E MCUIDADOR DE IDOSO DOMIC 1126757 F E MEMPREGADA DOMÉSTICA 1122173 F E MLAVADOR DE VEÍCULOS 1126731 F E MVENDEDOR – INTERNO 1121928 F E MVENDEDORA DE SERVIÇOS 1127369 F E MVENDEDORA INTERNA 1128539 F E MAUXILAR DE PADEIRO 1120680INDIFAGENTE DE PESQUISA 1126017INDIFAJUDANTE DE COZINHA 1126129INDIFASSISTENTE SOCIAL 1130898INDIFAUXILIAR DE LIMPEZA 1131892INDIFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1126657INDIFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1128014INDIFBALCONISTA DE AÇOUGUE 1124360INDIFCONFERENTE DE CARGA/DESCARGA1130875INDIF

EDITAL DE CONVOCAÇÃOMMD INCORPORAÇÕES E PARTICIPAÇÕES LTDA.

Convoca os Srs. JOSÉ PAULO MACHADO, CPF. 299017749-34, ANTONIO TEIXEIRAMILA , CPF.147256819-20, ROSENA DA SILVA FERREIRA , CPF 833.979.909-63, MARIADA CONCEIÇÃO PEREIRA OSHIRO, CPF 019569508-93 e JAIR NUNES CPF 053114409-70, promitentes COMPRADORES DOS LOTES 01,03,05D,05E, E 07 D todos da QUADRA 10DO LOTEAMENTO denominado SANTARÉM I, para pagamento dos débitos de R$ 8.562,78, R$22.610,80, R$ 5.890,78, R$ 4.899,22 e R$ 6.569,10 respectivamente, sob pena de rescisão dos

respectivos contratos. Os pagamentos deverão ser realizados no escritório da empresa à RuaJACARANDÁ, 208 SL. 04, no prazo de 30 ( trinta ) dias da publicação do presente Edital.

COPEIRO(A) DE RESTAURANTE 1120792INDIFCOZINHEIRA GERAL 1126117INDIFGERENTE DE POSTO DE GASOLINA 1123461INDIFINSTRUTOR(A) DE INFORMÁTICA 1123628INDIFPROMOTOR DE VENDAS 1127802INDIFRECEPCIONISTA 1128882INDIFREPRESENTANTE COMERCIAL 1122292INDIFVENDEDOR NO COM VAR – INF 1129719INDIF

LOJAS MACHADO contrata Gerente de

loja, salário compatível com a função, bene-

fícios VT e VR. Experiência na função com-

provada em carteira. Interessados ligar para

41 96869813 ou 41 3626-1600 com Claudio.

LOJAS MACHADO contrata Crediarista,

salário compatível com a função, benefícios

VT e VR. Experiência na função comprovada

em carteira. Interessados ligar para 41

96869813 ou 41 3626-1600 com Claudio.

R$ 1.200,00, ou duas portas de alumínio R$100,00 cada. Tel.: 3627-0119 / 9900-0901.

Page 15: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 SEGURANÇA15

Polícia Militar fecharinha no Passo Amarelo

Jovem baleado noGralha Azul vai à óbito

Fazenda Rio Grande implantaPólo de Segurança

COLUNA POLICIAL DA SEMANA

Um motociclista de 37 anos, morador em Fazenda RioGrande, morreu na hora depois de sofrer uma queda na BR-116, na pista sentido Fazenda Rio Grande, na entrada da VilaPompéia, região sul de Curitiba. De acordo com outros moto-ristas que viram o acidente, o motociclista Ivanir da Silva teriaperdido o controle da moto, se desequilibrado e caído na pista.Nesse momento, um veículo que não foi identificado, passousobre o corpo da vítima, não parou e seguiu em frente.

Um morador de rua foi brutalmente assassinado emfrente a uma escola, no balneário de Ipanema, em Pontal doParaná. O cadáver foi descoberto pelos alunos, que chega-ram para a aula da manhã e encontraram o homem pratica-mente degolado. O caso já está sendo investigado pela dele-gacia do município.

O ex-policial militar César Ricardo Foster, 39 anos, foipreso pelo Gaeco em Cascavel. Ele foi excluído dos quadrosda PM há dois anos, acusado de ter participado de um assaltoa sacoleiros em rodovias da região oeste. Também era inves-tigado, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados

de Polícia Federal (ADPF), Reinaldo de Almeida Cesar, este-ve no Paraná para uma série de reuniões com os servidoresda Polícia Federal. O objetivo dos encontros, realizados emFoz do Iguaçu (região sudoeste) e em Cascavel (no oeste) éentender a demanda da categoria, bem como estabelecer umamelhor comunicação entre as diretorias regionais.

Sandra Regina da Silva, 35 anos, foi presa em flagrantepor policiais militares, na Rua Monsenhor Celso, centro deCuritiba. Ela é suspeita de aplicar o "golpe do emprego", em quecobrava comissão para indicar pessoas para empregos, quenão existiam. Em um dos casos ela se apresentou como agen-ciadora da Petrobras e oferecia vaga de secretária. Para aindicação, cobrou R$ 460,00. Ela já tinha um mandado de pri-são pelo mesmo crime e foi levada para o 1.º Distrito Policial.

Um flagrante inusitadoaconteceu na noite do sábado(18) na localidade de PassoAmarelo, zona rural de Fa-zenda Rio Grande, com a Polí-cia Militar estourando uma ri-nha de galos. Perto de 30 pes-soas foram detidas e a maioriacom galos sob o braço, teveque ir para a delegacia se ex-plicar. Os animais são treina-dos para lutar até a morte, oque pode ser configuradocomo maus tratados aos ani-mais. Os freqüentadores fa-zem as apostas e ganham di-nheiro quando a ave apostadaganha a luta.

Segundo o Tenente Lean-

dro, que comandou a ação, osenvolvidos estavam assistindolutas dos galos na hora da abor-dagem da PM. A rinha funcio-nava no quintal da residência de

Sidnei Passos. Estes locaisservem de apostas entre osdonos de galo e uma porcenta-gem fica para o proprietário darinha. Prática proibida conforme

o artigo 32 da lei 9.605/98 queconsidera crime de maus tra-tos aos animais a prática, lesõese o sacrifício dos animais. Fo-ram apreendidos apetrechoscomo gaiolas e objetos cor-tantes que são colocados jun-to às esporas dos galos, artifí-cio utilizado para torná-losmais violentos.

A rinha descoberta noPasso Amarelo pode renderaos cidadãos envolvidos de 3meses a 1 ano de prisão. Fo-ram enquadrados os proprietá-rios dos animais, o dono do lo-cal (rinha) onde a prática acon-tecia, bem como os eventuaisapostadores.

Apostadores com as aves na delegacia

Fabio Henrique Wosnesdos Santos, 20 anos, baleadona manhã de domingo (12), naRua Coleirinho, no Jardim Pal-meiras (Gralha Azul), em Fa-zenda Rio Grande, não resistiuaos ferimentos e foi à óbito natarde da sexta-feira (17). Eleestava internado no HospitalEvangélico e apesar dos esfor-ços da equipe médica, o jovemacabou falecendo. "Seu estadoera muito grave e suas chan-ces de sobrevivência eram pe-quenas, apesar de todos osnossos esforços", disse um dosmédicos que atendia Fabio.

Pelo que apurou a polícianas investigações, Fabio e Ale-xandro Rodrigues dos Santos,33 anos, estavam numa esqui-na no Jardim Palmeiras, quan-do acabaram se envolvendonuma confusão. Alguns tiros fo-ram disparados e Fabio e Ale-

xandro foram alvejados, sendoque Fabio recebeu tiros em re-giões vitais do corpo. A senho-ra Eva, parente de Ale, como échamado Alexandro, disse queo estado dele é grave, pois le-vou três tiros.

Eva disse que o rapaz éenvolvido com drogas e que namadrugada do dia 12, um rapazbateu no portão da sua casa car-regando Alexandro e apenas dis-se que ele havia recebido algunstiros num campinho de futebol,local usado para o consumo dedrogas. "Nem sei que atirou equal o motivo, mas deve ser emfunção das drogas", disse Eva,observando que ele vivia nacompanhia de pessoas envolvi-das com drogas.

A polícia civil já está ouvin-do familiares e pessoas envolvi-das na confusão na tentativa deapurar a autoria dos disparos.

A Prefeitura de FazendaRio Grande, irá inaugurar napróxima quarta-feira(29), umPólo de Segurança do Municí-pio, o GGIM-Gabinete de Ges-tão Integrada do Município.

Nesse pólo, vai funcionarem um único lugar, a sede daGuarda Municipal, Faztrans eDefesa Civil, para que de formacentralizada e integrada soluci-onem os problemas na área desegurança.

"Estamos trazendo a sededa Guarda Municipal para ocentro, que antes ficava no par-que Verde. Agora no pólo desegurança contará com umespaço próprio e com toda in-fra-estrutura necessária", expli-ca o prefeito Chico Santos. Ánova sede fica na rua Venezue-la, 247.

A inauguração acontece napróxima quarta-feira (29), às16h30. "Convidamos toda acomunidade fazendense a par-ticipar da inauguração dessanova conquista para a seguran-ça do município", finaliza o pre-feito Chico Santos.

Mais Guardas Municipais

A Prefeitura também estácontratando mais Guarda Mu-nicipais, através de um concur-so público já realizado aonde 30novos guardas serão incorpo-

rados. Esta sendo realizadotambém investimento em arma-mentos, uniformes e colete aprova de bala, que vai equipara Guarda Municipal para auxili-ar ainda mais as Polícias Mili-tar e Civil na prevenção e com-bate ao crime.

Capacitação e treinamento

A Guarda Municipal daPrefeitura de Fazenda Rio Gran-de está investindo também emcapacitação e treinamento como que há de melhor em segu-rança a nível nacional, comopor exemplo o COT- Comandode Operações Táticas da Polí-cia Federal, considerada a Tro-pa de Elite nacional, que virá aonosso município realizar treina-mento junto aos nossos Guar-das Municipais.

Pronasci

O secretário de DefesaSocial da Prefeitura, HamiltonKlein, lembra também dos in-vestimentos que estão sendofeitos pelo prefeito Chico Santosna área de segurança. "Demosinício ao Pronasci, que encon-tra se em processo de implan-tação no município, que prevê60 câmeras de vigilância nomunicípio, alem de um progra-ma de longo prazo de cunhosocial, junto a jovens de ambosos sexos, em áreas e situaçõesde risco. Hoje já possuímosduas câmeras de vigilância quecobrem 60% da área central dacidade", diz.

Gerenciamento

de Segurança

Outra novidade no com-

bate ao crime é o softwear degerenciamento, desenvolvidopelo setor de informática daPrefeitura de Fazenda RioGrande, aonde vai ser pos-sível construir um mapa docrime, através das incidênci-as registradas com dia, hora,ocorrência e local. Atravésdestas informações coleta-das, pode se realizar um tra-balho de prevenção e medi-das para evitar que estes cri-mes voltem a ocorrer nomesmo local. O programaestá em fase de testes e logoestará à disposição da secre-taria de defesa Social e paraauxiliar o trabalho das Políci-as Civil e Militar.

Novas Viaturas

Recentemente o prefeitoChico Santos, esteve reunidoscom o secretário de Seguran-ça do Estado, o coronel Ara-mis Linhares Serpa, aonde naoportunidade o prefeito requisi-tou mais uma viatura para aPolícia Militar do município efoi prontamente atendido pelosecretário. E a nova viatura jáesta a serviço da comunidadefazendense. Também duasnovas viaturas (uma parati euma Kombi) foram integradasa frota da Faztrans, para auxi-lio na segurança no trânsito.

Três traficantes foram pre-sos na noite da terça-feira (21)durante uma operação da Polí-cia Militar de Fazenda Rio Gran-de que contou com apoio daROTAM - Ronda Tático Moto-rizada - e equipes da 2ª CIA do17º Batalhão. Três traficantesforam presos na ação, sendoum menor de 15 anos, que deacordo com informações, podeestar envolvidos em alguns ho-

Três traficantes são presos em operação da Polícia Militarmicídios registrados neste anono município.

Denúncias feitas pelo tele-fone do narcodenúncia (181),onde a pessoa liga e não temseu nome revelado, tem origi-nado as operações pela Polí-cia Militar que faz abordagensem bares, lanchonetes e mes-mo em locais onde grupos cos-tumam se reunir no período no-turno. Na ação dessa sema-

na, foram presos Luiz CarlosDelgandio, 31 anos e MárcioRoberto Ferreira, 31 anos,ambos flagrados na Rua Hun-gria, bairro Nações, com obje-tos de procedência duvidosa,além de um revólver calibre 38,várias pedras de crack, ma-conha e uma balança de pre-cisão. Foram presos em fla-grante e indiciados pelo cri-me de tráfico.

Foto

s: B

arb

osa

Jr

Page 16: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010GERAL

16

Page 17: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 GERAL

17

Page 18: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010GERAL

18

Page 19: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 SOCIAL

19

ÁriesQuanto mais discrição você

tiver para cuidar dos seus inte-resses, melhor será. Priorize osassuntos de trabalho. Com as fi-nanças, não é hora de correrriscos. O amor promete bonsmomentos.

TouroTenha cuidado com situa-

ções inesperadas que podemfugir do seu controle. Aja sem seexpor e conseguirá resultadossatisfatórios. Excelente astralpara aprofundar seus laços deafeto.

GêmeosVênus, em seu signo, dei-

xa você mais amável e capaz depersuadir as pessoas com seucharme. Há boas chances dereceber uma promoção inespe-rada. No amor, aproxime-se maisde quem ama.

CâncerTerá maior percepção das

coisas, podendo ver sua vidasob uma perspectiva mais am-pla. Siga os seus pressentimen-tos nos negócios. Poderá cederàs tentações de um romance se-creto.

LeãoFase de profunda renova-

ção, por isso, deverá finalizaralgumas questões para iniciaroutras. É vencendo as dificulda-des que se conhece o própriovalor. No amor, invista nas afini-dades.

VirgemÉ tempo de lutar por seu

lugar ao sol, de fazer a sua von-tade e entrar num clima de com-petição, se preciso. Sua relaçãocom pessoas de prestígio rece-be boas vibrações. Romance emalta.

LibraProcure dar vazão ao seu

lado criativo. Excelente fase paradivulgar o que sabe. Poderá tersorte em concurso e alegrias emviagem. Já, no romance, o astralnão será muito parecido.

EscorpiãoQuanto mais liberdade de

criação tiver, mais excitante seráo seu trabalho. As associaçõespodem ser benéficas no campoprofissional. O romance ganhauma nova injeção de ânimo.

SagitárioSe você deseja fazer uma

mudança em sua vida, esta é ahora! Bom momento para rompercom velhos padrões e buscar umarenovação interior. Astral muitoexcitante na vida amorosa.

CapricórnioExperiências do passado

podem beneficiar o presente,contribuindo para desenvolverfacilmente tarefas de rotina. O as-tral não poderia ser mais gostosona paixão. Cumplicidade em alta.

AquárioVocê estará motivado(a) a

buscar maneiras alternativas deaumentar sua renda mensal.Quem já tem uma profissão defi-nida pode se surpreender comum aumento. Sucesso total napaquera.

PeixesGraças à sua presença de

espírito poderá se sobressair notrabalho. Fase de grande re-novação, por isso, se está pla-nejando uma mudança, a horaé das mais oportunas. Amor vi-brante.

Equipe do Escritório de Contabilidade Lecheta

“A única coisa que se coloca entre um

homem e o que ele quer na vida é

normalmente meramente a vontade de

tentar e a fé para acreditar que aquilo é

possível” (Richard M. Devos)

O Buffet Nuvem de Côco recebeu na última quinta-feira (15), oPrêmio Bom Gourmet da Gazeta do Povo onde revelaram os

vencedores de cada categoria. A premiação foi comandadapela mestre de cerimônia Flavia Quarema, apresentadora doprograma "Mesa para Dois" do GNT. Conferiando a primeiraedição do prêmio a designer Maria Ignez Simões, Adriana

Izumi, e as colunistas Emelin Leszczynski e Stella Winnikes

Irineu e Lucélia Lecheta

A empresa Lecheta Contabilidade, de propriedade de Irineu e Lucélia, inaugu-

rou no ultimo dia 17 sua nova sede, há mais de 20 anos no mercado na área de

contabilidade, agora com mais espaço para melhor atender seus mais de 200

clientes, alem das autoridades presentes, Prefeito, Machadinho, Vice Prefeita San-

dra, Vereadores, Presidente do CRC/PR - Paulo Caetano demais autoridades

Clientes e colabodores, prestigiaram a inauguração que foi um sucesso.

João Munaro, presidente da Acinfaz, Joraci Boza, diretor doSupermercado Boza, Prefeito Chico Santos e Beto Rocha, chefe de gabinete,prestigiaram a reinauguração do Boza Gralha Azul em Fazenda Rio Grande.

ESTRÉIA: "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme"Cinemark Mueller - Sala 5Sexta e sábado: 13h, 15h50,18h40, 21h30 e 0h20 Domingo a quinta: 13h, 15h50,18h40 e 21h30; Cinemark Barigüi - Sala 2Sexta e sá-bado: 13h, 15h45, 18h45, 21h40 e 0h Domingo a quin-ta: 13h, 15h45, 18h45 e 21h40; Cinesystem Curitiba -Sala 2Sexta a quinta: 15h, 19h e 21h50; UCI Estação -Sala 10Sexta a quinta: 13h45, 16h30, 19h15 e 22h;UCI Palladium - Sala 3Sexta e sábado: 13h, 15h45,18h30, 21h15 e 0h; Domingo a quarta: 13h, 15h45,18h30 e 21h15 Quinta: 13h, 15h45 e 18h30A RessacaCuritiba 4: 19h30 e 21h40; Estação 8: 17h40, 19h50 e22hCinemark Müeller 1: 17h10, 19h25 e 21h35; Palladium6: 13h25, 15h35, 17h45, 20h e 22h10Coincidências do AmorEstação 10: 13h10, 15h30, 17h45, 20h e 22h30; Cine-mark Müeller 4: 13h05, 15h30, 17h45, 20h e 22h15O Bem AmadoCinesystem Cidade 2: 14h20, 17h, 19h25 e 21h45;Curitiba 3: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30; Estação 7:

12h, 14h20, 16h40, 19h e 21h20; Cinemark Müeller 2:13h30, 16h, 18h25 e 20h50; Unibanco Arteplex 4:14h30, 16h50, 19h10 e 21h20; Cinesystem Total 5:14h20, 16h50, 19h15 e 21h45Cineplex Batel 5: 13h50, 16h, 18h30 e 20h40; Palla-dium 2: 12h20, 14h40, 17h, 19h20 e 21h40[REC] 2 – PossuídosCinesystem Cidade 4: 17h50, 19h50 e 21h50; Estação3: 12h35, 14h30, 16h25, 18h20, 20h20 e 22h15; Cine-mark Müeller 7: 20h05; Cinesystem Total 3: 17h50,19h50 e 21h50Resident Evil 4: RecomeçoCinesystem Cidade 5: 14h10, 17h, 19h15 e 21h35;Curitiba 6: 3D 16h50 (dub) / 3D 19h20 e 21h50; Esta-ção 5: 3D 17h20, 19h30 e 21h40 / 3D 15h10 (dub);Cinemark Müeller 3: 3D 17h, 19h20 e 21h50; Uniban-co Arteplex 3: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h; CinePlus Jar-dim das Américas 2: 3D 13h30, 15h30, 17h30 e 19h30(dub); 3D 21h30; Cinesystem Total 2: 3D 17h, 19h30 e22h (dub); CinePlus Xaxim 1: De 6ª a dom. às 15h,17h, 19h e 21h (dub). De 2ª a 5ª às 15h, 17h, 19h15 e21h15 (dub); Palladium 4: 3D 19h20, 21h30 e 23h40 /

3D 15h e 17h10 (dub); Imax: 13h15, 15h20, 17h30,19h40 e 21h50 - Sessão extra na sexta e sábado, à 0hKarate KidCinesystem Cidade 1: 13h40, 16h20 e 19h (dub); ÁguaVerde 2: 14h30, 17h30 e 20h30 (dub), de 6ª a dom;Curitiba 2: 13h40, 16h20 e 19h (dub) / 21h40; Estação6: 20h40 / 12h10, 15h, 17h50 (dub);Cinemark Müeller 6: 13h15, 16h15 e 19h15 (dub) /22h10; CinePlus Jardim das Américas 3: 13h30 e 16h30(dub); Cinesystem Total 1: 13h40, 16h20, 19h e 21h40(dub); CinePlus Xaxim 3: De 2ª a 5ª às 16h20 e 19h.(dub); Palladium 1: 12h10, 15h10 e 18h (dub) / 21h e23h50Nosso LarCinesystem Cidade 3: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30;Curitiba 5: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30; Estação 1:13h, 15h25, 17h50, 20h15 e 22h35; Cinemark Müeller8: 13h35, 16h10, 18h35 e 21h20; Unibanco Arteplex 2:13h, 15h20, 19h20 e 21h40; CinePlus Jardim das Amé-ricas 4: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40; Cinesys-tem Total 4: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30; Palladium3: 13h30, 16h, 18h25 e 20h50

Page 20: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010POLÍTICA20

Por César Graça Professor da FALECe Engenheiro Mecânico (ITA)

ECONOMIA

Momento Histórico

Justiça Eleitoral suspende divulgaçãode três pesquisas irregulares no Paraná

As eleições de 3 de outubro serão um momento históri-co. Eles darão o início de um novo ciclo da História do Brasil.Será um momento tão importante quanto à chegada de PedroAlvarez Cabral e D. João VI ao Brasil. Eventos que marca-ram novas fases históricas. Quem está vivendo esses mo-mentos tem pouca consciência do está acontecendo. Essa faltade compreensão é muito comum, nas grandes transforma-ções. Os índios brasileiros tiveram muita dificuldade de com-preender o que estava ocorrendo, quando viram os primeirosportugueses desembarcando nas suas praias, em 1500. Tam-bém os habitantes do Rio de Janeiro tiveram muita dificuldadede acreditar que o Rei de Portugal estava desembarcando nasua cidade, em 1808.

Num passado recente, quando o Muro de Berlim caiupoucas pessoas conseguiram fazer uma previsão do que esta-va para ocorrer. Só depois que aconteceu é que o mundopercebeu que a Guerra Fria tinha acabado. Que a União Sovi-ética não existia mais e que os Estados Unidos começariamuma longa decadência. O Brasil está num momento de saídada casca do ovo. Ele começa a ver o mundo que o rodeia deuma forma totalmente diferente. Os brasileiros se viam comopassageiros de segunda classe do planeta Terra. Foram cria-dos num processo cultural que os condicionavam a se veremcomo integrantes de uma colônia. No início de Portugal, depoisda Inglaterra e nos últimos tempos dos Estados Unidos.

Hoje já somos um país com política própria. Temos acapacidade de pensar por nós mesmos. A nossa economiacomeça a se erguer saindo das limitações dos ciclos de mo-noculturas. Em alguns segmentos já somos líderes mundiais,em tecnologia e escala de produção. Essa estabilidade finan-ceira propicia uma transformação totalmente diferente dasanteriores da nossa história recente. Que sempre se fizerampor grandes crises econômicas e sociais. Essa será total-mente diferente, e por isso difícil percepção.

O Brasil caminha para uma consolidação da democra-cia. O domínio político por parte de uma pessoa está terminan-do. O Presidente Lula foi o último dos concentradores do po-der. Governando com uma grande centralização e manipu-lando as instituições como lhe interessava.

As manipulações que fazia estão vindo à tona. Imaginarque ele desconhecia o que os seus subordinados diretos fazi-am é uma desculpa que não está colando mais. Os atos decorrupção são tão vergonhosos e clamorosos, que fica evi-dente que são os padrões do seu estilo de governar. Não,ações isoladas de assessores gananciosos.

Essa mudança de consciência vai transformar o Brasil.Precisamos construir ferramentas de controle do governo ede toda a máquina pública, de todos os poderes. Esse senti-mento de impunidade está no ar. Se o sistema não for muda-do, o país entrará numa grande crise moral. Sintomas dessacrise já são evidentes nas grandes cidades. Nas pequenas acrise também já chegou, só não está sendo noticiada. A con-tinuidade do atual sistema político só vai levar a uma granderadicalização. É preciso de um presidente apaziguador. Aqueleque não gosta dos confrontos, e que tem capacidade de lide-rar todos os brasileiros.

Chega de corrupção e impunidade. É preciso restabele-cer o estado de direito. A Constituição Brasileira precisa sercomprida. As pessoas precisam voltar a confiar na polícia, noestado e, principalmente, nos políticos. A crise moral dos atu-ais líderes políticos é fragrante. É ela a causa da perda desegurança pública. A polícia está acuada, os traficantes co-mandam setores das cidades, nada é feito sem a sua autori-zação. Esse é o outro lado da corrupção.

O atual ciclo de crescimento econômico não terá conti-nuidade sem um restabelecimento da Lei e da Ordem; dosdireitos e das responsabilidades; da justiça e das punições.

Divergências sobre presença em debate no Sudoeste

A participação de Beto Richa (PSDB) no debate promovidopela TV Celinauta, de Pato Branco, estremeceu ainda mais arelação entre as campanhas do tucano e do senador OsmarDias (PDT).Juiz recebe denúncia contra Tiririca por omissão de bens

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aluísio SérgioRezende Silveira, recebeu a denúncia do Ministério Público Elei-toral (MPE) contra o candidato a deputado federal FranciscoEverardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, por omissãoda declaração de bens no pedido de registro de sua candidatura.O candidato tem dez dias para apresentar sua defesa. Apósanálise dos argumentos do candidato, o juiz vai confirmar ourejeitar a denúncia.

Debate com pouco confronto

direto entre Beto e Osmar

O debate realizado pela RICTV, entre quatro dos candidatosao governo do Paraná, foi mais ameno do que os anteriores,mas ainda assim ocorreram algumas trocas de farpas entre osdois principais candidatos que lideram as pesquisas de inten-ções de votos, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), inclu-

sive com concessão de dois direitos de resposta, um para osenador e outro para o tucano.MG: candidatos são confrontados com temas sensíveis

Os dois principais candidatos ao governo de Minas foramconfrontados com temas sensíveis às suas campanhas no de-bate promovido pela Rede TV e o jornal Folha de S. Paulo. Nobloco em que as perguntas foram feitas pelos jornalistas, o go-vernador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB)precisou explicar o fato de sua campanha praticamente escon-der o presidenciável tucano José Serra e evitar críticas ao pre-sidente Luiz Inácio Lula da Silva.Texto do Ficha Limpa provoca questionamentos no STF

Depois da apresentação do voto do ministro Carlos AyresBritto, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), CezarPeluso, questionou a forma como o projeto da Lei da FichaLimpa foi aprovado pelo Congresso Nacional. A pergunta refere-se ao fato de que na Câmara dos Deputados o projeto foi aprova-do com redação escrita no pretérito. Já no Senado, os parla-mentares conjugaram os verbos no futuro. "Serão considera-dos inelegíveis os candidatos que forem condenados", diz otexto final.

A semana foi movimen-tada no Tribunal Regional Elei-toral do Paraná. Três pesqui-sas, de institutos diferentes,apresentaram irregularida-des, segundo parecer doTRE-PR e os resultados nãopoderão ser divulgados. O juizNicolau Konkel Junior, doTRE-PR, suspendeu a divul-gação de pesquisa Ibope deintenção de voto para presi-dente, governador, senador,deputado federal e deputadoestadual, contratada pela As-sociação Comercial e Indus-trial de Foz do Iguaçu, queseria divulgada até o último dia23 de setembro e incluía, napesquisa estimulada, apenas

candidatos a deputados per-tencentes à região.

A pesquisa foi feita apenasem Foz do Iguaçu, Santa Tere-zinha de Itaipu, São Miguel do

Iguaçu, Medianeira, Itapulân-dia e Missal, reduto de OsmarDias. A decisão liminar atenderepresentação da ColigaçãoNovo Paraná. Na representa-

ção, a coligação argumentoua "possibilidade de indução emanipulação de resultados". Odescumprimento da decisãoimplica no pagamento de mul-ta diária de R$100 mil reais.

Duas outras pesquisas,uma do Datafolha, encomenda-da pela RPC e outra do VoxPopuli pela Rede Bandeirantestambém foram barradas peloTRE-PR. No levantamento doDatafolha, de acordo com o ad-vogado Ivan Bonilha foram en-contradas duas irregularidades:ausência de ponderação porsegmentos (classe social, graude instrução, sexo dos entre-vistados) e um possível regimede indução de respostas.

Na terça-feira (21), o can-didato a reeleição e deputado fe-deral Luiz Carlos Setim rece-beu o candidato ao governo doEstado, Beto Richa(PSDB), emSão José dos Pinhais. Setim eRicha caminharam no bairroBorda do Campo durante a tar-de. "É sempre uma grande sa-tisfação visitar a Borda do Cam-po. Tenho grandes amigos aquie sou muito bem recebido. Seique a Borda está precisando deatenção e visitas assim sãoprodutivas para compreendermelhor as necessidades dosmoradores", afirma Setim.

Setim faz caminhada em São José com Beto Richa

A Semana Política

Rio Branco do Sul e São Josédos Pinhais e na segunda-feira,Setim participou de um debate emPonta Grossa promovido peloconselho de entidades da Asso-ciação Comercial do município."Nossos finais de semana sãosempre muito agitados, já quepassamos a semana em Brasí-lia. Apesar de não podermos fi-car tanto quanto desejamos nosmunicípios, procuramos prestigi-ar ao máximo as festividades decada cidade. É importante valori-zarmos a cultura local e as co-munidades", afirma Setim.

Setim tem percorrido toda aRegião Metropolitana de Curitiba.

No último final de semana, o de-putado federal esteve em Piên,

Foto

s: D

ivulg

açã

o

Pesquisa seria feita apenasno reduto de Osmar Dias

Page 21: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 BRASIL

21

Auto escola Milêniopromove palestras educativas

A Semana Brasil

Uso do cinto de segurança e da cadeirinha foram assuntosabordados e que fazem parte da Semana Nacional de Trânsito

Filho manda matar pais

para receber herança em Pernambuco

Nilson Gomes Lelis, de 43 anos, foi morto junto com seupai Antônio Alves de Andrade, de 80 anos, e de sua mãe,Maria das Dores Gomes de Andrade, 73 anos, na cidade dePaulista, na região metropolitana de Recife, em Pernambuco.Nilson teria planejado a morte dos pais para receber comoherança a casa onde moravam, que seria vendida pela quan-tia de R$ 15 mil.

Homens invadem casa, matam 2 e ferem bebê na Bahia

Duas pessoas foram mortas e um bebê de cinco mesesfoi ferido em uma casa do bairro de Areia Branca, periferia deLauro de Freitas (BA), região metropolitana de Salvador. Osmortos são Gleidson Dias de Souza, de 22 anos, e Marinel-des Barbosa dos Santos, de 47 anos. A criança foi baleada noabdome e passou por cirurgia para a retirada da bala e drena-gem no tórax. De acordo com o Hospital Geral do Estado, obebê não corre risco de morte.

Preso planta maconha em cadeia de segurança máxima

Uma operação realizada no presídio de segurança máxi-ma Baldomero Cavalcante, em Maceió (AL), encontrou umpé de maconha, que era cultivado por um dos detentos dentrode uma cela. A ação, realizada por 30 homens do Grupo deAções Penitenciárias, também apreendeu diversas porçõesde cocaína, crack, 25 celulares, carregadores, cordas e ar-mas artesanais feitas com barras de ferro.

Goldman: apuração dirá

se falha no Metrô foi acidental

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB),afirmou que os problemas ocorridos na Linha 3-Vermelha daCompanhia do Metropolitano (Metrô) serão investigados. "Nósvamos fazer uma sindicância para saber o que aconteceu,para saber a motivação. Se foi um ato acidental. Se foi um atosem acidente, um ato motivado", disse Goldman, após partici-par da inauguração da Estação Tamanduateí do Metrô e daCompanhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), naMooca, zona leste da capital paulista.

Incêndio é controlado no Parque Nacional de Brasília

O incêndio no Parque Nacional de Brasília foi controlado,após destruir pelo menos 25% de um total de 42 mil hectaresda reserva. A equipe formada por 350 pessoas continua nolocal para extinguir pequenos focos de fogo, de acordo com oInstituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos

Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicadopela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipa-mento de proteção individual para os profissionais do setor -pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudorealizado por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), câmpus de Sorocaba. Das amostras analisadas, 95,83%estavam contaminadas.

Sobe proporção de homicídios

com arma branca em SP

A proporção de homicídios praticados com armas bran-cas - como facas ou punhais - cresceu 23 pontos porcentuaisnos últimos seis anos na cidade de São Paulo. Em 2003, oscrimes praticados com esse tipo de instrumento representa-vam 7% das mortes esclarecidas pelo Departamento de Ho-micídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De 2005 a 2009, asarmas brancas foram usadas em 29,6% dos 1.100 homicídi-os esclarecidos pelo departamento.

O Centro de Formaçãode Condutores Milênio de Fa-zenda Rio Grande, uma dasmais conceituadas do muni-cípio, tem contribuído signitiva-mente para a formação demotoristas experientes nas di-versas categorias, especial-mente condutores de carre-tas, pois é a única da regiãoque está habilitada para tal.Além disso, a empresa tempromovido palestras juntoaos escolares, com o intuitode orientá-los sobre condu-tas e comportamentos notrânsito. "É na escola queconseguimos mostrar aosalunos a importância de seusar o cinto, a cadeirinha paracrianças, enfim, os resulta-dos têm sido os melhores enossa empresa tem colabo-

rado nesse sentido em bus-ca de um trânsito mais segu-ro para todos", observa aempresária Andreza PalingerAndrochechen, da Milênio,ao destacar a importância daSemana Nacional do Trânsi-to, que neste ano apresentouo tema "cadeirinha e cinto desegurança".

Andreza observa que osnúmeros no País são preocu-pantes, pois os acidentes detrânsito tiram a vida de milha-res de pessoas, especialmen-te crianças. "Os números e assequelas físicas, emocionais,sociais e financeiras deixadaspor estes acidentes justificama importância da aplicação ur-gente de medidas preventivas.Informação, conscientização,leis específicas e fiscalizaçãorígida são alguns dos elemen-tos que podem mudar esta re-alidade", opina a empresária.

O Centro de Formação deCondutores Milênio tem pro-movido nas escolas do muni-cípio uma série de palestras."É por meio das crianças queconseguimos atingir os paismotoristas, pois elas são ob-servadoras e logo que entramno carro exigem a colocaçãodos cintos de segurança. Te-mos feito a nossa parte e osresultados têm sido positivos",comemora. Porém, cobramaior fiscalização de parte dosórgãos competentes. "Se exis-te uma lei onde se exige cadei-rinhas para crianças menores,a fiscalização tem que funcio-nar, pois temos observado emfrente de escolas que muitoscarros sequer têm o acessó-rio. Além disso, o equipamen-to está em falta nas lojas doramo", pondera. Segundo An-dreza, é preciso mostrar queas pessoas que estão senta-das no banco de trás - ao con-trário do que muitos pensam -não são protegidas pelo bancoda frente. "Cadeirinha e cintosde segurança são acessóriosimportantíssimos e se todosusarem, tenho certeza de quemuitas fatalidades podem serevitadas. Basta todos estaremconscientes", finaliza.

Andreza Androchechen, diretora da CFC Milênio

Page 22: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010MUNDO

22

Seu DireitoSeu DireitoSeu DireitoSeu DireitoSeu DireitoDaniele Silvia

de Oliveira

Advogada, especialista emDireito pela FEMPAR

Você tem alguma dúvida?Mande-a para o e-mail [email protected], e

estaremos respondendo nas próximas edições.

A Semana Mundo

Ladrão cochila durante o serviço e vai em canaEle resolveu dar uma esticada no sofá e acabou pego no flagra pelos donos da casa

Construtoras não podem

cobrar juros antes da entrega do imóvel

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça estasemana tomou uma decisão que beneficiará em muito osconsumidores que estão com dificuldades em realizar o so-nho da casa própria. É que as construtoras que negociamimóveis na planta não podem mais cobrar juros sobre asparcelas pagas pelo promitente comprador antes da entregadas chaves. A cobrança dos juros antes da entrega do imóvelera prática comum entre as construtoras, mas começou a serlimitada após o surgimento do Código de Defesa do Consumi-dor, o qual considera nulas as cláusulas de contrato tidas porabusivas. No caso julgado pela Quarta Turma, a compradorahavia sido obrigada em contrato a pagar correção monetáriapelo INCC e juros de 1% ao mês sobre as parcelas anterioresao recebimento do imóvel, a chamada “poupança”. Ela entrouna Justiça com pedido de revisão do contrato e devolução emdobro dos valores pagos indevidamente, tendo ganhado emtodas as instâncias. Projeto incentiva denúncias de motoristas embriagados

Está sendo analisado pela Câmara o Projeto de Lei nº7725/10, de autoria do deputado Francisco Rossi (PMDB-SP), que obriga as empresas concessionárias de rodoviasfederais e estaduais a instalar placas de orientação aos usuá-rios para denunciar motoristas com sinais de embriaguez.Segundo o projeto, a placa deverá conter o número da PolíciaMilitar Rodoviária ou o telefone de emergência da concessio-nária. Deverá trazer também a frase "denuncie motoristascom sinais de embriaguez", bem como que o DepartamentoNacional de Trânsito (Denatran) instale as placas em viassem concessão. O Denatran será responsável pela fiscaliza-ção e pelas despesas decorrentes da medida. O projeto, quetramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comis-sões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e deConstituição e Justiça e de Cidadania.

Motorista poderá ganhar

mais tempo para recorrer das multas de trânsito

Está sendo analisado pela Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania o projeto nº 403/09, de autoria do senadorRaimundo Colombo (DEM-SC), o qual prevê a ampliação doprazo para a apresentação de recurso contra as multas detrânsito dos atuais 30 dias estabelecidos pelo Código de Trân-sito Brasileiro para, no mínimo, 90 dias. Pelo texto, que serávotado terminativamente, a notificação feita ao proprietário doveículo ou ao infrator deverá conter a data de término do prazopara apresentação de recurso pelo responsável pela infração,que não será inferior a noventa dias da data da notificação dapenalidade.

Proposta concede meia-entrada

a doadores regulares de sangue

A Câmara analisa o Projeto de Lei nº 7726/10, de autoriado deputado Francisco Rossi (PMDB-SP), que concede odireito de meia-entrada em eventos culturais, de diversão eesportivos a doadores regulares de sangue. Os interessadosdeverão registrar-se em hemocentro ou banco de sangue dehospitais públicos e portar documento expedido pela Secreta-ria de Estado da Saúde. O projeto, que tramita em caráterconclusivo, será analisado pelas comissões de Educação eCultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tribu-tação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Trânsito parado, carrocom o freio de mão puxado...E Michael Mancini, de Pres-twick, na Escócia, resolveuaproveitar para assoar o na-riz. Mal sabia ele da sujeira emque estava se metendo.

Segundo o jornal Sunday

Uma família de Penang, naMalásia, encontrou um ladrãoao chegar em casa, mas nãose desesperou. Afinal, ele esta-va dormindo.

Quando eles chegaram,havia um carro estranho na fren-te da casa. Ao entrarem, encon-traram a sala toda revirada.

A mãe, ao subir as esca-das, encontrou o ladrão: eleestava tirando um cochilo noquarto, em um sofá.

Ele segurava relógios ejoias, que valiam aproximada-mente R$ 5.500 (10 mil ringgit,a moeda da Malásia).

A família chamou a polícia.O bandido acordou quando ou-viu os oficiais chegando e fugiu,

mas foi preso após uma breveperseguição.

Ao jornal New Straits Ti-mes, o chefe de polícia GanKong Meng disse que o bandi-do, de 42 anos, já havia sidopreso outras 14 vezes. Adivi-nha por quê.

(Do R7)

Polícia queima maconha e manda fumaça para escolaEles descobriram uma plantação e resolveram incinerar, mas o vento não ajudou

A polícia da Nova Zelândiaencontrou uma plantação demaconha e resolveu incinerá-la.

O problema foi que, bemna hora da queimada, um ven-to forte empurrou toda a fumaçapara uma escola infantil.

Quem percebeu o cheirofoi o diretor da escola, PeterKnowles, que reclamou para apolícia.

O jeito foi apagar o fogo, se-gundo o sargento Peter Payne.

- Um vento muito grande

veio e levou [a fumaça] parauma direção diferente. Nãopude fazer nada, é um ato danatureza.

Queimando maconha,hein "puliça"?

(Do R7)

Homem leva multa por fazer porquice no trânsitoEle resolveu assoar o nariz no volante e recebeu multa: R$ 160 e três pontos na carteira

Times, assim que assoou onariz, Michael viu um policialse aproximando.

- Honestamente, eu acheique era piada.

O policial, Stuart Gray, éconhecido localmente como"botões brilhantes", por sua

atenção aos detalhes. E eleresolveu implicar com Mi-chael. Ele emitiu uma multapor Michael não estar nocontrole de seu veículo. Trêspontos na carteira e mais deR$ 160.

(Do R7)

Potências pedem que Irã volte a negociar acordo nuclear

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segu-rança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aAlemanha estão renovando uma oferta de negociação sobre oprograma nuclear iraniano em busca de uma rápida soluçãopara a longa disputa. Eles pedem ao país persa para que volte àmesa de negociação.

Rússia fará apelo contra sanções unilaterais

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disseque a Rússia pretende apresentar uma resolução na AssembléiaGeral da Organização das Nações Unidas (ONU) que "desacon-selha" sanções unilaterais entre os países membros da entidade.Segundo ele, não se trata de uma proposta de proibição.

Obama vetou permanência no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, travoubatalhas com seus subordinados para moldar sua estratégiapara a guerra no Afeganistão, superando disputas internas euma dura oposição por parte de alguns funcionários da CasaBranca e do Pentágono, afirmam reportagens publicadas sobreum novo livro.

Governo argentino processa chefes de jornais

O governo da Argentina apresentou acusações formaiscontra os chefes dos principais jornais do país, Clarín e La Naci-ón, alegando que eles agiram em cumplicidade com a ditaduramilitar em crimes contra a humanidade. O processo é a últimaetapa de uma luta de poder entre a presidente Cristina Kirchnere os grupos de imprensa privados, que juntos controlam a únicaempresa produtora de papel do país, Papel Prensa.

Jornalismo vira atividade de risco em Ciudad Juárez

Desde que o presidente mexicano, Felipe Calderón, decla-rou guerra aos cartéis, em dezembro de 2006, 6,5 mil pessoasmorreram em Ciudad Juárez, na fronteira com os EUA. Nosúltimos três anos, 230 mil deixaram a cidade, 20 mil casas foramabandonadas e 10 mil crianças ficaram órfãs. No meio do fogocruzado estão dezenas de jornalistas que relatam o cotidiano deviolência.

Evo Morales deve visitar Ahmadinejad em outubro

O presidente da Bolívia, Evo Morales, visitará o Irã pelasegunda vez em 25 e 26 de outubro, segundo um acordo feitoentre ele e o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, duran-te um encontro da dupla, em Nova York. Ambos estão nos Esta-dos Unidos para a Assembléia Geral da Organização das Na-ções Unidas (ONU).Polícia apura lavagem de dinheiro em banco do Vaticano

A polícia financeira da Itália apreendeu 23 milhões de euros(US$ 30 milhões) de uma conta no Banco do Vaticano, em umainvestigação sobre suposta lavagem de dinheiro, informou a im-prensa italiana. A Santa Sé se declarou "perplexa e surpreendi-da" pela investigação.

Guerra contra EUA 'não teria limites'

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse em NovaYork que, se os Estados Unidos iniciarem um conflito com o Irã,haverá uma guerra "sem limites". "Os Estados Unidos nuncaentraram numa guerra séria e nunca foram vitoriosos", afirmouAhmadinejad durante uma reunião com proprietários de meiosde comunicação e editores norte-americanos.

Foto

s: D

ivulg

açã

o

Page 23: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010 ESPORTE RMC

23

Cruzada da Semana nº 20

SOLUÇÃO: CRUZADAS DO RUMILSON - Copas Nº 20- 1- La; 2- Elba; 3- Mar; 4- Mó; 5- Dias; 6- Lea; 7-Auro; 8- Rã; 9- Leme; 10- Modelar, Caídos; 11- Alá; 12- Co, Eric, 13- Questões; 14- EUA; 15- Bréa, Blatt; 16- Qatar;17- Duas; 18- BA; 19- Rinus; 20- Alan; 21- OD; 22- Cid, Ayrão; 23- Nejar; 24- As; 25- Solar; 26- AA; 27- Consulesa,Mel; 28- Tym; 29- Set, MEC; 30- Amós, RSA; 31- Trem; 32- MO; 33- TO; 34- Alemães; 35- Nat; 36- Ló; 37- Corsa;38- Aro.

1-Jean de (?) Fontaine, poeta e fabulista francês.2- Ilha, local do 1º exílio de Napoleão em 1814.3- Longa extensão de água salgada conectadacom um oceano.4- Pedra do Moinho.5- Antônio Gonçalves (?), autor do livro "Os Timbiras".6- Filha mais velha de Labão (personagem bíblica).7- (?) de Moura Andrade, eleito presidente do"Senado" em 1961.8- Anfíbio anuro da família "Ranidae"9- Fernanda Paes (?), atriz, filha do jornalistaAlvaro José.10- Dar forma, moldar. - "Anjos (?)", livro deTracy Chevalier.11- Palavra utilizada no árabe para designar Deus. - Símbolo do elemento químico, descobertopor Marie Curie e o seu marido Pierre em 1898.12- (?)-litigante, aquele que litiga juntamente comoutros. - (?) Clapton, guitarrista, cantor e com-positor inglês.13- Demandas judiciais.14- País, cujo retângulo azul inserido na bandei-ra contem 50 estrelas.15- Sandra (?), intérprete de Zilda na novela "OsOssos do Barão". - Melanie (?), vocalista dabanda All Saints.16- País, sede da "Aspire Tower", construídapara os Jogos Asiáticos de 2006.17- (?) Caras, novela cujo personagem "Jane-te" foi interpretada por Bia Mussi.18- Sigla do Estado, cujo lema é: "Per arduasurgo" (Pela dificuldade venço).19- (?) Gerritsen, baixista da banda Golden Earring.20- (?) Parker, membro fundador do Grêmio deDiretores de Cinema da Grã-Bretanha21- Olivio Dutra, Ministro das Cidades no perio-do de 01/01/03 a 20/07/05.22- (?) Moreira, ex-apresentador do Jornal Nacio-nal. - Luiz (?), compositor da canção "Porta Aberta".

Xadrez é novidade no Centrode Atendimento à Criança e aoAdolescente em Quatro Barras

23- Carlos (?), "O poeta do pampa brasileiro",autor do livro Sélesis.24- Adeus (?) Armas, (A Farewell to Arms), fil-me dirigido por Charles Vidor.25- Radiação (?), energia radiante emitida peloSol.26- Álvaro Apocalipse, saudoso fundador doGrupo Teatro de Bonecos "Giramundo".27- Mulher do magistrado supremo na Repúbli-ca romana. - (?) silvestre e gafanhotos; alimen-tação de João Baptista.28- Stanislaw (?), diretor do filme "Conversascom o desmatamento da floresta".29- Período do tênis e do voleibol. - Ministériode Educação e Cultura (Sigla).30- Profeta do Antigo Testamento, autor do livrocom título homônimo. - Algoritmo de criptografiade dados, cujo nome homenageia os professo-res: Ronald Rivest, Adi Shamir e Leonardo Ad-leman.31- "(?) das Onze", música de Adoniran Bar-bosa.32- Motricidade Oral (Sigla), "Área daFonoaudiologia que cuida da musculatu-ra da face, problemas de sucção e de-glutição".33- Unidade Federal do Estado "Caçulinha doBrasil".34- Nacionalidade dos meninos Tap e Tip, mas-cotes de uma das edições da Copa do Mundode Futebol.35- (?) King Cole, saudoso cantor e músico dejazz norte-americano.36- Filho de Harã, personagem do Antigo Testa-mento.37- Carro fabricado pela Chevrolet, lançado noBrasil em 1994.38- (?) Volturi, personagem de Michael Sheenna "Saga Crespúculo".

Modalidade tem hoje mais de 100 alunos inscritos no município

Centenas de ciclistas participamde passeio em Pinhais

O projeto de xa-drez está crescendoem Quatro Barras. Amodalidade, que ini-ciou o mês com 60alunos inscritos, vemganhando novosadeptos.

Oferecida gratui-tamente pela Prefeitu-ra, a atividade atendeos bairros da Sede, Ita-pira, Colônia MariaJosé e Jardim MeninoDeus e, desde o últimodia 14, também aCasa da Cultura. Ago-ra, através da parceria entre assecretarias de Cultura, Esportee Lazer e Ação Social, as aulastambém foram levadas ao Cen-tro de Atendimento à Criança eao Adolescente.

A primeira aula aconteceuna última terça-feira (21) e reu-niu 42 participantes, que pelaprimeira vez tiveram contatocom as metodologias e técni-cas do jogo. "Começamos comos fundamentos básicos do xa-drez e a movimentação das pe-ças. Gradativamente, vamoselevando as dificuldades e ensi-

nando novas táticas", explicou oprofessor Julio Domingos.

Contraturno escolar

Para a coordenadora Cé-lia do Rocio Creplive Cordeiro,a novidade vai desenvolver acapacidade de concentração,memória e raciocínio dos

alunos. "O resultado serárefletido na escola, com a me-lhora do atendimento", afirmou.

O Centro de Atendimentoà Criança e ao Adolescente temcomo principal finalidade ofere-cer atividades de contraturnoescolar aos alunos em

situação de risco. EmQuatro Barras, além do xadrez,também são realizadas as au-las de Educação Física, músi-ca, karatê, capoeira e apoiopedagógico.

Em breve, também serãoiniciadas as aulas de informáti-ca, que devem acontecer notelecentro do município. "Maisuma ação em benefício de nos-sas crianças e adolescentes,visando garantir aos alunos no-vos conhecimentos e oportuni-dades", destacou o prefeito Lo-reno Tolardo.

Primeira aula foi realizada naterça-feira e reuniu mais de 40 alunos

Em continuidade as ativi-dades de inauguração do Bos-que Municipal foi realizado noúltimo domingo (19) em Pi-nhais, o 2° Passeio Ciclísticoda Primavera. Promovido pelaPrefeitura, por meio da Secre-taria de Cultura, Esporte e La-zer, o passeio tem caráter re-creativo e esportivo, e tambémcomemora o Dia Municipal doCiclista, instituído em 2009, ecelebrado anualmente no ter-ceiro domingo do mês de se-tembro. Além do passeio, tam-bém foi realizada mais umaedição do Programa EspaçoComunidade e o sorteio de di-versos brindes.

A temperatura baixa namanhã de domingo não foi pro-blema para centenas de ciclis-

tas, que acordaram cedo e per-correram diversos bairros dacidade até chegar ao novo Bos-que. "É mais uma ação da ad-ministração para estimular apopulação a praticar atividadessaudáveis. Este ano aproveita-

mos a inauguração do BosqueMunicipal, e encerramos o pas-seio aqui, para que a comuni-dade conheça e aproveite estanova área de lazer do municí-pio", enfatizou o Prefeito, LuizãoGoulart.

Passeio fez parte da comemoraçãopelo novo parque

Page 24: Edição 150

De 24 a 30 de setembro de 2010ESPORTE

24

Fonte e fotos: Site Terra

Goleiro Neto, do Atlético éconvocado para Seleção Brasileira

Atlético faz jogo de seis pontospelo G3 com o Botafogo

Formula 1:Massa espera que Ferrari mantenha o ritmo em CingapuraFelipe Massa afirmou que a Ferrari precisa estar pronta para tudo nesta reta final da temporada

2010 de F1. A cinco corridas do desfecho, a equipe italiana foi a que mais marcou pontos nasúltimas quatro provas, aproximando Fernando Alonso da briga pelo título. No GP de Cingapura,neste final de semana, as chances de a Ferrari conseguir bons resultados são grandes, uma vezque o carro da escuderia contará com atualizações aerodinâmicas, tanto na asa dianteira quanto noassoalho. Cauteloso, Massa espera que a Ferrari continue com o bom momento na categoria."Temos que ter certeza de que, a cada corrida, estaremos preparados para tudo. Em Mônacofomos muito competitivos, e espero que também sejamos em Cingapura, neste final de semana",acrescentou.

Circuito: CingapuraLocal: CingapuraPrimeiro GP de F1: 28/9/2008Capacidade: 110 mil pessoasDistância de volta: 5,067 kmVoltas: 61 (309,087 km)Curvas: 23Velocidade máxima: 300 km/hPole 2009: Lewis Hamilton (McLaren Mercedes)26/09 as 09h00 CorridaVôlei:Em busca do tri, Seleção Brasileira desembarca na ItáliaA Seleção Brasileira desembarcou na última quarta-feira em Milão para a disputa do Mundial

masculino de Vôlei. Os comandados do técnico Bernardinho estão em busca do tricampeonatoconsecutivo do torneio (o País foi campeão em 2002 e 2006). A delegação chegou em solo italianovinda de Frankfurt, onde o Brasil disputou três amistosos contra a Alemanha, conquistando apenasuma vitória e duas derrotas. Após chegar a Milão, Bernardinho e seus comandados encaram maiscerca de duas horas de viagem de ônibus rumo a Verona, onde a equipe disputará a primeira fasedo Mundial. A Seleção estreia no próximo sábado, contra a Tunísia. Espanha e Cuba são os outrosadversários do País no Grupo B da competição.

Futebol:CBF tentará reverter decisão que diminui vagas à Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na últimaquarta-feira em seu site oficial que tentará mudar a decisão da Conme-bol sobre as vagas da Copa Libertadores de 2011. De acordo com adeterminação da entidade sul-americana, o Brasil terá direito a somentequatro vagas na próxima edição do torneio, uma vez que o Internacionalé o atual campeão. A partir do ano que vem, o campeão da Copa Sul-

Americana também disputará a Libertadores. Para que não houvesse aumento no número de parti-cipantes, a Conmebol decidiu que o país do atual vencedor deixaria de ter uma vaga a mais, comotradicionalmente acontece. Assim, o Internacional terá de ocupar uma das cinco vagas destinadas aoBrasil. As demais irão para o atual campeão da Copa do Brasil e os três melhores colocados doBrasileiro. Nos últimos anos, o campeonato nacional classificava quatro clubes.

Futebol Internacional:Italianos ironizam prisão de árbitro que "ajudou" Coreia em 2002Alguns jogadores italianos que estiveram presentes na Copa do

Mundo de 2002 comemoraram a prisão do árbitro equatoriano ByronMoreno, detido no Aeroporto JFK, em Nova York, com seis quilos deheroína escondidos na cueca na última terça. No Mundial da Coreia doSul e do Japão, Byron protagonizou uma arbitragem polêmica, anulan-do um gol claro de Tommasi já na prorrogação e contribuindo para a eliminação da Itália diante dossul-coreanos nas oitavas de final do torneio. Irônico, o goleiro Buffon, da Juventus, comentou. "Euacho que Moreno já a tinha (a heroína) em 2002, mas não na cueca, e sim no corpo”.

Brasil 2014:BNDES aprova mais de R$ 1 bilhão para obras em três estádiosOs estádios da Bahia, do Ceará e do Mato Grosso foram os três primeiros aprovados pelo

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para receberem recursosque serão utilizados nas obras de reforma ou construção, visando à Copa do Mundo de 2014. Ovalor total aprovado, que supera a casa de R$ 1 bilhão, faz parte da linha de crédito de R$ 4,8 bilhõesdo banco destinada especialmente para as 12 arenas que receberão os jogos do Mundial. Osrecursos anunciados na última quarta-feira serão destinados aos três governos estaduais, que sãoos responsáveis pelas obras. No caso da Bahia, o financiamento será de R$ 323,6 milhões para areconstrução da Fonte Nova

A vitória sobre o Inter-nacional por 1 a 0 na últimaquarta-feira confirmou a as-censão do Atlético no Brasi-leiro. A confirmação da Are-na como um dos estádios-sedes da Copa 2014 e aconvocação do goleiro Netopara a Seleção reforçam aboa fase do Atlético, ingredi-entes que estimulam o timepara brigar, de vez, por umavaga no G3 nesse domingo,

O goleiro Neto, do AtléticoParanaense foi convocado pelaprimeira vez para a SeleçãoBrasileira. A convocação queficou marcada pela exclusão deNeymar, do Santos após a con-fusão com o técnico Dorival Jrfoi recebida com alegria na Are-na da Baixada. Depois de noveanos sem ter um jogador con-vocado - o último foi Klébersonna seleção que conquistou openta em 2002 - o time atletica-no cede um de seus atletas àseleção principal. Neto, de 21anos repete o feito de Caju, ído-lo atleticano da década de 40que também defendeu o Brasil."A felicidade é muito grande, nãotenho palavras para definir. Eusempre sonhei com isso e gra-ças a Deus eu estou realizandoum sonho. Agora, eu esperomanter isso e ser convocadooutras vezes também, porqueo momento é muito bom, é umtrabalho sério sendo reconhe-cido", afirmou o goleiro.

O camisa 1 atleticano foium dos destaques do time navitória de 1 a 0 sobre o Inter-

nacional, na última quarta-fei-ra na Arena.

Confira a lista: GOLEI-ROS: Victor( Grêmio), Jeffer-son( Botafogo) e Neto (AtléticoParanaense); LATERAIS: Da-niel Alves (Barcelona),Mariano(Fluminense), Thiago Silva(Milan); ZAGUEIROS: AlexCosta (Chelsea),David Luiz(Benfica),Rever (Atlético Minei-ro), André Santos (Fenerbahçe)

e Adriano (Barcelona); VO-LANTES: Lucas( Liverpool),Sandro (Tottenham Hotspur),Ramires (Chelsea), Elias (Co-rinthians); MEIAS: Wesley(Werder Bremen), CarlosEduardo ( Rubin Kazan), Giuli-ano (Internacional) e PhilippeCoutinho (Internazionale). ATA-CANTES: Robinho e AlexandrePato (Milan), Nilmar(Villareal) eAndré(Dínamo Kiev).

diante do Botafogo, no Rio deJaneiro.

"Não é por acaso que nósestamos brigando aí pela Li-bertadores. O time está jogan-do muito e agora vamos parao confronto direto com o Bota-fogo para buscar a vaga", dis-se o zagueiro Rhodolfo, no-vamente um dos destaques dotime atleticano diante do colo-rado gaúcho..

O meia Paulo Baier, do

Atlético Paranaense quemarcou o único gol do timediante do colorado gaúchotenta manter o bom momen-to e quer aproveitar para au-mentar a artilharia no clube.Aos 35 anos, Paulo Baier éo maior artilheiro da históriado Campeonato Brasileiropor pontos corridos (desde2003), com 81 gols marca-dos - destes, 12 com a ca-misa atleticana.

Com boas atuaçõesno Brasileiro, Netofoi lembrado porMano Menezes

Foto

: D

ivulg

açã

o