edição 73

24
*** *** l berdade! ! Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul JORNAL Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 02 - Edição Nº 73 - 03 de Fevereiro de 2013 Tragédia e o Brasil repensa suas Leis Até o amigável, acolhedor, quando em excesso são pre- judiciais e danosos. Criam uma relação de compadrio e leni- ência nefasta. O bra- sileiro resvala nos ex- cessos, possui uma visão obtusa de que a vantagem pessoal que possa obter não possui consequências e é leviano em ética e moralidade. Vive no meio social sem con- seguir compreendê- -lo. A tristeza maior é saber que todo o Bra- sil voltou seus olhos e orações fazendo-se representar na dor de cada um dos habitan- tes de Santa Maria, mas o Brasil inteiro, na sua forma de de- sobediência às Leis pelas autoridades e população, está todo ele representado por Santa Maria. Somos referencia na Capital, agora queremos ser o melhor semanário do interior. 200.000 IMPACTO MENSAL LEITORES Av. dos Estados 280-A Bairro: Jardim dos Estados Campo Grande - MS [email protected] Fone: 3043-0013 Empossada administração do Tribunal de Justiça do MS Ari Basso “Omite” R$ 17 mi na prestação de contas PAG. 13 PAG. 08 PAG. 07 PAG. 22 MUNICIPIOS PALADAR PAG. 11 Corumbá é o único município do MS no PAC das Cidades Históricas Saiba como usar os variados tipos de pimenta

description

jornal liberdade

Transcript of edição 73

Page 1: edição 73

******l berdade!!

Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul

J O R N A L

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 02 - Edição Nº 73 - 03 de Fevereiro de 2013

Tragédia

e o Brasil repensa suas LeisAté o amigável,

acolhedor, quando em excesso são pre-judiciais e danosos. Criam uma relação de compadrio e leni-ência nefasta. O bra-sileiro resvala nos ex-

cessos, possui uma visão obtusa de que a vantagem pessoal que possa obter não possui consequências e é leviano em ética e moralidade. Vive no meio social sem con-

seguir compreendê--lo.

A tristeza maior é saber que todo o Bra-sil voltou seus olhos e orações fazendo-se representar na dor de cada um dos habitan-

tes de Santa Maria, mas o Brasil inteiro, na sua forma de de-sobediência às Leis pelas autoridades e população, está todo ele representado por Santa Maria.

Somos referencia na Capital, agora queremos ser o melhorsemanário do interior.

200.000IMPACTO MENSAL

LEITORES

Av. dos Estados 280-A

Bairro: Jardim dos Estados

Campo Grande - MS

[email protected]

Fone: 3043-0013

Empossada administração do Tribunal de Justiça do MS

Ari Basso “Omite” R$ 17 mi na prestação de contas

PAG. 13 PAG. 08

PAG. 07

PAG. 22

MUNICIPIOS

PALADAR

PAG. 11

Corumbá é o único município do MS no PAC das Cidades Históricas

Saiba como usar os variados tipos de pimenta

Page 2: edição 73

com.brPágina 02 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 l berdade!

!

Editorial!

PUBLICAÇÃO DA EMPRESAGRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA

CNPJ: 13.815.091.0001-65

Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MSComercial: Ana Frazão - MTE 1024

Diagramação: Kamila Penteado EscobarRedação: Andre Farinha - MTE 1061

Juridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herter Serra

EXPEDIENTE:

CONTATO: [email protected] - [email protected]: (67) 3043 - 0013 (67) 3201-7408 (67) 8122-9813

Av. dos Estados, 280A - Jardim dos Estados - Cep 79002-523Campo Grande - Mato Grosso do Sul

www.jlnews.com.br - Fan Page: JL News

Parceiros:

.com.br

o seu jornal eletrônico

COXIAS POLÍTICACreginaldo Câmara

ArtigoWashington Sanches

Esta semana, a pre-sidenta Dilma Roussef reuniu os prefeitos do Brasil, para falar que a União bateu a meta de arrecadação em im-postos em um Trilhão. Os prefeitos, secretá-rios e vereadores como platéia não sabem o que isso significa ante a realidade sofrida em seu município. A fonte pagadora dos tributos.

Saíram de Brasília cheios de esperanças e muitas promessas. Mas a realidade é bem dife-rente. Brasília não tem problema, os municí-pios é que têm. Todos os problemas nascem dentro dos municí-pios, saúde educação, transporte, segurança, habitação, e outras in-finidades de proble-mas que se resolvem somente com muito

dinheiro. Há grande concentra-

ção de arrecadação no go-verno Federal, e menores distribuições a Estados e Municípios.

Dos impostos pagos, pouco mais de 20% é dis-tribuído para os estados e municípios. O sistema de arrecadação e de distri-buição dos impostos no país não leva em conta a pobreza existente, mas a população do município. A distribuição acaba se-guindo a direção inversa da arrecadação.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste também se beneficiam deste sistema, enquanto as regiões Sudeste, e Sul arcam com a maior con-tribuição e menor retor-no.

O orçamento de mui-tos municípios é fictício, e vive às custas da distri-

buição do Governo. O Congresso Nacional, através dos Deputa-dos Federais e Sena-dores deviam buscar uma forma de mudar a distribuição da ar-recadação, mas ficam refém do sistema, nos-so sistema está muito viciado, e com muitos interesses envolvidos, qualquer sopro de mudar, é considerado oposição, e oposição não têm direito a nada.

Alguns municípios brasileiros que só so-brevivem graças às transferências de re-cursos que recebem da União e dos Estados. Com essa pequena fa-tia que recebe se não fizer uma boa gestão do dinheiro público, ao final do mandato em vez de ir para casa poderá ir para cadeia.

Um trilhão para União em impostos. E para os municípios?

“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimi-gos.” – FRIEDRICH NIETZCHE foi um influente filósofo alemão do século XIX.

O ex-presidente LULA (PT) tem seguidas vezes retornado com a conversa sobre o projeto de ter o Governador EDUARDO CAMPOS (PSB/PE) como o vice da Presidente DILMA (PT), mas a idéia esbarra até no seu partido o PT.

O Senador DELCÍDIO DO AMARAL (PT/MS) e o Deputado Federal REI-NALDO AZAMBUJA (PSDB/MS) acham no momento que a união dos mes-mos estaria fácil, mas a coisa não é bem assim para o pleito de 2014, esses partidos nacionalizaram o discurso, com isso vai virar briga de foice. O eleitorado sul-mato-grossense gosta dos dois, o problema é o PT local.

A briga pela vaga de senador tem como expectativa o embate entre o Gover-nador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS) e o Deputado Federal REINAL-DO AZAMBUJA (PSDB/MS), as apostas estão focadas nestes dois.

Em BRASÍLIA/DF, o Deputado Federal EDSON GIROTO (PMDB/MS) deu suporte aos prefeitos que começaram o ano em peregrinação de ajuda financeira.

Gostaríamos de nos furtar o destaque em capa para uma Tra-gédia. Pode parecer que buscamos apenas despertar a atenção do público leitor, mas as intenções jornalísticas vão além.

Destacar o acontecido e buscar por imagens e textos despertar autoridades e sociedade para que unidas, criando e exigindo o cumprimento de Leis, possamos ter uma sociedade mais segura. É o nosso mote, é ao que nos impele a ética. Nosso silêncio em honra e respeito às vítimas, cala e absorve a redação, mas preten-demos gritar contra o compadrio entre empresários e autoridades, por descaso ou omissão e, assim despertar a sociedade.

O que nos toca profundo não são os intermináveis minutos de silêncio em homenagem às vítimas, é o silêncio da omissão, da desfaçatez, do não querer ver que permitiu existir uma boate Kiss nas condições de insegurança, durante tanto tempo. E saber que o mesmo acontece Brasil afora.

As críticas que trazemos, nas páginas desta semanário, a cada edição, não são, pois, vazias e raivosas, mas uma forma de cumprir nossa parte para que tenhamos um país mais justo, melhor, nosso.

ReconhecimentoÉ com uma ponta de vaidoso orgulho que temos presencia-

do novas ou antigas publicações alterarem sua forma de apresen-tação de formato, texto, imagens e diagramação, chegando bem próximo da editoria visual que o Jornal Liberdade MS estreou e consagrou em Campo Grande há mais de um ano.

Recebemos esta inovação tardia por parte da imprensa escrita campo-grandense como um reconhecimento do acerto de nosso pioneirismo, pois tivemos a coragem de adotar uma nova forma de apresentação aos leitores, quando ainda era novidade inclusive nas grandes capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Obrigado leitores do Jornal Liberdade, a sua preferência nos permitiu esse destaque.

Page 3: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 03

!políticacom.br l berdade!

!

Desembargador não lê processo e adia o futuro da Câmara Municipal

A briga entre a Câ-mara Municipal de Cam-po Grande e a Haddad Engenheiros Associados ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (29), ou melhor, não ganhou um capítulo, já que a decisão sobre a impasse foi adia-da. O julgamento que de-veria acontecer nesta tar-de precisou ser remarcado para a próxima semana, pois o desembargador Marco André Hanson, da Terceira Câmara Cível, alegou não ter lido o pro-cesso por completo e não pode votar.

Em dezembro do ano passado, o Tribunal de

Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve a decisão a favor do pro-prietário legal do prédio, através dos desembar-gadores Oswaldo Rodri-gues de Melo e Rubens Bergonzi Bossay. O ter-ceiro desembargador, Marco Hanson, pediu mais tempo para avaliar e divulgar seu voto, porém, esse prazo terminaria nesta terça-feira.

Vale lembrar que os vereadores só permane-cem no local caso um dos desembargadores mude de opinião e passem a votar a favor da Câmara. Caso o despejo dos vere-

adores venha a acontecer de forma concreta, eles teriam 30 dias para deso-cupar o prédio e se mudar para um novo local. Mas

a mesa diretora da Câma-ra Municipal defende que o prazo de evacuação do prédio seja de pelo menos nove meses.

Currículo limpo é entrave para Moka assumir o Senado

Vereadores retornam dia 19 de fevereiro

Fazendo discretíssima campanha para indicação de seu nome à presidên-cia do Senado, Waldemir Moka (MS), manteve en-contros esta semana com prefeitos dos municípios de Mato Grosso do Sul, analisando e discutindo prioridades de investi-mento e encontrou com ministros e secretários, também para apresentar projetos de interesse do Estado e das Prefeituras sul-mato-grossenses.

Focado principalmen-te no Encontro Nacio-nal dos Novos Prefeitos, aberto com a presença da presidenta Dilma Rous-seff, que anunciou a libe-ração de R$ 66,8 bilhões em investimentos para a reforma e construção de creches, escolas, unidades de pronto atendimento,

postos de saúde, sanea-mento e pavimentação, Moka, questionado sobre a interrupção do recesso, diz que “é uma semana movimentada e espera-mos começar bem o ano”.

O senador por Mato Grosso do Sul era um dos nomes à presidência do Senado, ainda que admi-tisse concorrer pela indi-

cação apenas se houvese consenso. Mas o PMDB indicou, e com isso está eleito, o senador Renan Calheiros (AL), ex-pre-sidente da casa, réu em uma série de processos e teve denúncia enviada pelo procurador-geral da república, Roberto Gur-gel, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande re-tomam as atividades legislativas a partir do próximo dia 19 de fe-vereiro, às 9 horas, quando será realizada a Sessão Inaugural de abertura dos trabalhos em Plenário.

A sessão tem cunho solene e visa dar início aos trabalhos da 9ª Legislatura, que conta hoje com 29 vereado-res.

A primeira sessão ordinária de 2013 será realizada no dia 20 de fevereiro, quarta-feira, quando será dado o primeiro passo para a definição das Comis-sões Permanentes que dirigirão os trabalhos pelos próximos dois anos.

Retrato desbotadoEntre o purismo irascível do vereador Zeca do PT e a justa ambição política do senador Delcídio do Ama-ral, o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul segue dividido em duas correntes fortes e outros penduricalhos descartáveis. Esse purismo tem cheiro de personalismo, só isso.

Perigosas estrelasE não são as do PT, mas as que compõem o PMDB. A pergunta que está no ar e vem fazendo com que pessoas busquem formar grupos fortalecidos é: “como ficará o partido quando e se perder, também, o governo no estado em 2014?” Qual galáxia abriga-rá estrelas desempregadas?

QUEBRADO?Na eleição de Sidrolândia, está sacramentado o bordão do “Tostão contra o Milhão” o candidato e empresário supermercadista Acelino Cristaldo (PMDB) que declarou seu patrimônio em 3,6 milhões e o candidato Ari Basso 3 milhões. O curioso é que 2006 Ari Basso declarou ao TRE--MS um patrimônio de 20,8 milhões. Ou Ari Basso está “quebrado” ou está mentindo.

ABANDONADOCerto candidato a prefeito de uma cidade da região Norte do Estado foi visto em Campo Grande, trabalhando como taxista. Derrotado nas eleições, não teve o apoio prometido do seu líder, ficou com cheque sem fundo na praça. Foi procurar ajuda junto a seu líder, não obteve res-postas pois o chefe esta na Argentina pescando.

FALANDO COM DEUSUm deputado montou uma igreja e está se pre-parando para ser prefeito da Capital. Dizem que ele já recebeu o aval do “Deus da Política”.

MÁFIA DO LIXOO Ministério Público Federal está fazendo um levantamento de dados em uma empresa que ce-deu um barracão para os catadores de lixo. Isso ainda vai dar o que falar.

SINTAXIO presidente do Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul (SINTAXI) Bernardo Quartin Barrios, recebeu o sindicato em péssimas con-dições financeira e organizacional. Terá reorga-nizar a estrutura da categoria para conquistar a credibilidade entre os sócios e os parceiros.

QG DE CAMPANHAO ex-prefeito da Capital Nelsinho Trad (PMDB) está se preparando para inaugurar seu comitê de campanha. Tudo arrumado para iniciar as articu-lações políticas.

CONSELHEIROO senador Delcídio do Amaral postou no face-book uma mensagem direta para o prefeito Alci-des Bernal “Uma coisa é estar e campanha outra é governar, o cuidado tem que ser redobrado”. Para um bom entendedor, pingo é letra.

Page 4: edição 73

Página 04 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!!

Junichi Ueda

SAUDE

Cursos Superiores Tradicionais

• Comércio Exterior• Comunicação e Ilustração Digital• Comunicação Empresarial• Comunicação para Web• Eventos• Gerenciamento de Redes de Computadores• Gestão Comercial• Gestão da Tecnologia da Informação• Gestão de Empreendimentos Esportivos• Gestão de Marketing• Gestão de Recursos Humanos

• Gestão de Sistemas de Informação• Gestão de Turismo• Gestão Empreendedora• Gestão Hospitalar• Gestão Mercadológica• Marketing• Processos Gerenciais• Produção Gráfica Digital• Produção Multimídia• Turismo Receptivo

Cursos Superiores de Menor Duração

Destaque-se no mercado de trabalho

• Av. Afonso Pena, 275 – Amambaí • Rua 14 de Julho, 3.114 – Centro • Av. Mato Grosso, 26 – Centro • Campo Grande • (67) 3378 9000www.suafaculdade.com.br

2013 1.º SemestreInscrições Abertas

Processo Seletivo

Prova tradicional ou por agendamento

• Administração• Ciência da Computação• Ciências Contábeis• Direito• Educação Física (Licenciatura)• Enfermagem

• Engenharia Civil• Fisioterapia• Matemática (Licenciatura)• Pedagogia (Licenciatura)• Publicidade e Propaganda• Turismo

NOVO (FACSUL)

ANS vai multar planos de saúde caso médico cobre adicional por parto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que vai punir planos de saúde caso os médicos cobrem uma taxa extra para o acompanhamento do tra-balho de parto. Em no-vembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um parecer permitindo a prática entre os obstetras conveniados. A ANS, no entanto, considera que tal cobrança é “indevida e ilegal”.

De acordo com Karla Coelho, gerente de assis-tência à saúde da ANS, a agência vem recebendo uma série de reclama-ções e questionamentos de usuárias de planos de saúde e também das pró-prias operadoras sobre a cobrança da taxa. “A ANS irá multar as opera-doras de saúde caso um médico conveniado faça

essa cobrança. A multa poderá ser de 80.000 a 100.000 reais”, afirmou a porta-voz nesta sexta-fei-ra ao site de VEJA. Se-gundo ela, alguns planos de saúde já estão descre-denciando profissionais que cobram o adicional.

A ANS considera que, para que o médico possa cobrar essa taxa extra, é preciso que o contrato entre ele e a operadora de saúde seja alterado, deixando claro a todos,

inclusive aos pacientes, para quais serviços o pro-fissional foi contratado – se somente pré-natal ou também para realizar o parto, por exemplo. “Nos contratos atuais, os médi-cos conveniados devem realizar todos os proce-dimentos da gestação. Se a partir de agora isso vai mudar para eles, é preciso definir a prática em novo contrato e esclarecer isso às consumidoras”, disse Karla.

Pare de maltratar a sua coluna

Acredite: se você nunca sofreu com do-res na coluna, faz parte de uma parte bem pe-quena da população.

Esse incômodo ataca com força as mulheres com mais de 30 anos, conforme ex-plica o reumatologista Roberto Heymann, da Universidade Federal de São Paulo. Quilos extras, má postura ad-quirida com sapatos de salto alto e tensão mus-cular provocada pelo estresse são gatilhos que desencadeiam a dor nas costas, afirma.

A boa notícia é que de cada 100 casos, 96 são resolvidos em até três semanas. Na maio-ria das vezes, a dor pode ser controlada com remédios e repou-so, afirma o reumatolo-

gista. Há até alguns proble-

mas articulares que não causam muita dor. O bico-de-papagaio é um exemplo que, às vezes, só é descoberto por meio de radiografia.

De acordo com Hey-mann, muita gente põe compressas frias ou quen-tes nos locais das dores. Porém, na opinião do

especialista, isso não pode ser feito com fre-qüência. É preciso fa-zer o diagnóstico cor-reto do problema. Para não sofrer por mais tempo, conheça as ca-racterísticas, os trata-mentos e a prevenção para as principais quei-xas nas articulações. Ligue-nos e agende sua visita 3356-5969.

Page 5: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 05com.br l berdade!!

Page 6: edição 73

Página 06 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!

!

BONITOFATIMA DO SUL

Ex-prefeito é condenado a prisão por desvio de verba

Reivindicando me-lhorias para o setor, funcionários da Asso-ciação Recicla Bonito que prestam serviços na Unidade de Proces-samento de Lixo de Bonito, reuniram-se com o prefeito interi-no Josmail Rodrigues e pediram melhorias na forma de trabalho e

Associação Recicla Bonito se re-úne com prefeito e reivindica me-lhorias

Trabalhadores da Unidade de Processamento de Lixo se reuniram com o pre-feito interino de Bonito (MS) para pedirem melhorias no setor.

salários melhores para a classe.

O prefeito tentou ex-plicar a todos sobre o mo-mento na administração municipal, onde o gestor público está proibido de tomar certas decisões, devido ao respeito às leis eleitorais pelo fato de o município se encontrar prestes à novas eleições.

Relatadas as rei-vindicações pelos tra-balhadores da UPL, o prefeito expôs a reali-dade a respeito do caso, afirmando que no mo-mento é praticamen-te impossível atender qualquer pedido, mas que estará estudando uma forma legal em atender as solicitações.

SIDROLÂNDIA

Vereador Vanderlei Cabeludo reforça a campanha de Acelino nos bairros e assentamentos

O ex-prefeito de Fáti-ma do Sul, Dilson Deguti Vieira, foi condenado há seis anos, oito meses e 15 dias de detenção em regime semi-aberto. A condenação é resultado de um processo investiga-tivo que apontou desvio de verba pública durante o seu segundo mandato, ocorrido entre os anos de 2000 a 2004.

Além da pena, Deguti deverá pegar uma mul-ta de R$ R$ 421.918,51, para indenizar os cofres do município.

O tesoureiro da pre-feitura durante o manda-to de Deguti, Leonir Pe-reira Zuleger, também foi

condenado à prisão, com pena de cinco anos e nove meses, além da multa no mesmo valor aplicado ao ex-prefeito.

Dilson e Leonir, já ti-nham sido condenados, em decisão definitiva proferida pelo Superior

Tribunal de Justiça, em ação civil pública (n. 010.07.002135-0), pro-posta pelo Ministério Pú-blico de Mato Grosso do Sul, pela prática dos mes-mos fatos.

A decisão ainda cabe recurso.

O vereador de Cam-po Grande, Vanderlei da Silva Matos, o Van-derlei Cabeludo, pas-sou a quarta-feira em Sidrolândia aonde veio reforçar a campanha do candidato do PMDB a Prefeitura de Sidrolân-dia, Acelino Cristaldo.

“Conheço a traje-tória do Acelino como empresário, sei da sua capacidade, acredito que ele tem todas as condições de fazer uma administração compe-tente, dinâmica, capaz de manter a cidade no rumo do desenvolvi-

mento, mas sobretudo, focada em atender as pessoas, garantir quali-dade de vida, atrair in-vestimentos para gerar e emprego e renda”, destaca o vereador, que deve voltar a cidade na segunda-feira(04), para prestigiar o primeiro co-mício da campanha.

Cabeludo, à tarde, esteve ao lado de Ace-lino visitando o bairro Pé de Cedro, onde foi reconhecido pelos mo-radores que acompa-nham seu programa no Canal do SBT. À noite foi a uma reunião polí-

tica no Assentamento Eldorado. O encontro teve como anfitrião o assentado conhecido como Zé Careca.

Neste encontro, o candidato do PMB rece-beu apoio do assentado Derivaldo José da Silva, que foi candidato a ve-reador pelo PPS, tendo obtido 96 votos. “Es-tamos com o Acelino, porque ele é o candi-dato que tem compro-misso com a agricultura familiar, vai trabalhar para dar aos assentados condições de produzir”, afirma. (Região News) Vereador Vanderlei Cabeludo reforça a campanha de Acelino

Page 7: edição 73

com.br l berdade!! Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 07

DOURADOS

TRÊS LAGOAS

Corumbá é o único município do MS no PAC das Cidades HistóricasCorumbá é o úni-

co município sul-mato--grossense habilitado pelo governo federal para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que este ano vai benefi-ciar 44 cidades de dife-rentes regiões do país.

O anúncio foi feito na quarta-feira, 30 de janeiro, em Brasília, du-rante reunião no Minis-tério do Planejamento

com o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), o prefeito Paulo Duarte (PT), a ministra Miriam Belchior, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a presidente do Instituto do Patrimônio Históri-co e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Ma-chado e a presidente da Fundação de Desenvol-vimento Urbano e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

Além dos recursos

para a recuperação dos prédios públicos que se-rão repassados a fundo perdido, sem exigência de contrapartida da pre-feitura.

As ministras Miriam Belchior e Marta Su-plicy comunicaram ao senador e ao prefeito que o governo vai dis-ponibilizar, inicialmen-te, R$ 300 milhões do BNDES para a restau-ração de prédios priva-dos. Delcídio com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a secretária Maria Clara Scardini, o prefeito

Paulo Duarte e a ministra Miriam Belchior em Brasília

O prefeito de Dou-rados, Murilo Zauith, voltou atrás da decisão de fechar a Escola Dom Aquino, localizada no distrito de Panambi. Na manhã desta quinta-feira, ele se reuniu em seu ga-binete com membros da Associação de Pais e Mes-tres (APM) e vereadores que integram a comissão de educação da Câmara Municipal; durante o en-contro, foi convencido a manter as atividades na instituição.

Informações obti-das pela reportagem do

site “Dourados Agora” apontam que Murilo con-cordou em atender a so-licitação feita pelos mo-radores, porém, somente vai manter professores e funcionários, deixando claro que não vai se en-carregar da manutenção do prédio. A estrutura está comprometida em vários aspectos e a partir de agora, está sob os cui-dados da APM junto ao Governo do Estado.

Segundo o vereador Sérgio Nogueira, pre-sidente da comissão de educação, pais e professo-

Prefeito volta atrás e mantém escola aberta no Panambi

Simone Tebet garante conclusão de obras do aeroporto

res deverão comparecer à Câmara na próxima se-mana para uma nova reu-nião. “Em ação conjunta vamos tentar buscar com outras autoridades políti-cas, recursos para que a reforma da escola possa ser feita, principalmente nos banheiros, onde a si-tuação exige medidas ur-gentes”, disse Nogueira.O FECHAMENTO - Na tarde de segunda--feira, a secretária de educação do município, Marinisa Mizoguchi foi até o Panambi para infor-mar aos moradores sobre

o fechamento da escola. Os alunos lá matriculados seriam transferidos para a Escola Indígena Pai Chi-

quito Pedro, na aldeia do distrito, e para a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli. Na

ocasião, a decisão revol-tou os moradores, já que o local atendia cerca de 120 crianças.

A União ainda preci-sa liberar R$ 1,7 milhão em recursos do convê-nio para a construção de obras de infraestrutura do Aeroporto Municipal de Três Lagoas , mas uma reunião no dia 20 de fe-vereiro na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília, é que vai definir a continuidade do con-vênio com o Governo Federal.

Segundo a governado-ra em exercício, Simone Tebet, o corte da verba federal não deve com-prometer as obras. “Já te-mos recursos garantidos pelo Estado para bancar

a conclusão destas obras caso o Governo Federal não renove o convênio. Três Lagoas não pode parar”, garante a gover-nadora.

Simone se reuniu na última semana com uma equipe de secretários da Prefeitura de Três Lagoas para discutir o andamento das obras do Aeroporto Municipal, Plínio Alar-con.

A governadora reafir-mou o empenho do go-verno do Estado em ter o aeroporto funcionando plenamente até o dia 15 de junho, no aniversário da cidade. “Hoje discu-

timos os prazos com os secretários e posso dizer que o que compete ao governo do Estado está a pleno vapor. Sabemos da importância desta obra para a Cidade. Com o iní-cio das operações comer-ciais, o acesso de investi-dores em Três Lagoas vai ficar muito mais fácil”, disse Simone.

Entre as obras de Infraestrutura Aeropor-tuária que devem ser concluídas ainda no pri-meiro trimestre estão: a Adequação da Cerca de Proteção, a Instalação do Balizamento Noturno, a Implantação da SCI e

acesso à SCI (Obra do Es-tado e União) e o acesso ao aeroporto está previs-to para terminar em maio. Segundo o coordenador de Transportes Aéreos da Seop, Fabrício Alves Cor-

rêa, após a conclusão das obras poderemos pro-videnciar a implantação e a homologação, o que depende da Agência Na-cional de Aviação Civil, a Anac. “A maior dificul-

dade são os trâmites bu-rocráticos, mas contamos com o prestígio político dos governadores para adiantarmos estes prazos junto ao Governo Fede-ral”, afirma Fabrício.

Governadora em exercício assegurou que Estado entrará com recursos, caso a União não renove o convênio de R$1,5 milhão para obras de infraestrutura aeroportuária

Page 8: edição 73

Página 08 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!!

SIDROLÂNDIA

Ari Basso “omite” R$ 17 mi do seu patrimônio em prestação de contas para TRE

O candidato à pre-feitura de Sidrolândia, Ari Basso (PSDB), que substitui Enelvo Feli-ni (PSDB) nas eleições suplementares, perdeu todas suas colheitadei-ras, tratores, caminhões e utilitários, além de ter a maior depreciação no valor de seus imóveis da história, no período en-tre 2006, quando dispu-tou a segunda suplência para o senado pelo PDT sua atual candidatura à prefeitura de Sidrolâni-da, agora em 2013.

Nesse período de seis anos, seu patrimô-nio teve uma variação menor de 85%, passan-do de R$ 20.843.036,46 em 2006 para R$ 3.077.478,36 em 2012. A população tenta en-tender os motivos que levaram o candidato a sonegar informações à justiça e se pergunta, eleito, não sofrerá san-ções legais que o impe-

çam de assumir o cargo. Além do desapare-

cimento das máquinas agrícolas, o que chama a atenção em sua declara-ção entregue no Tribu-nal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) é a deprecia-ção de duas áreas de ter-ra, uma de 965,8 ha, que teve seu valor depre-ciado de R$ 2.300.000, (2006) para R$ 340.574, (2012); outra de 1500ha, de R$ 4.500.000, para R$503.999,94 no mes-mo período.

Comenta-se que este pode ser o principal motivo de sua candida-tura, fazer progredir o município que, a contar pela perda patrimonial de Ari Basso, teve suas terras desvalorizadas em aproximadamente 85%.

Mas a conta insiste em não fechar se compa-rados os valores médios do hectare das terras de

Enelvo Felini, mentor político de Basso. En-quanto a Fazenda Felini de 270ha está avaliada em R$ 3.510.000,00, ou R$ 13.000,00/hectare, as terras de Basso apre-sentam um valor de R$ 528,88/hectare. Mas, correção contábil não parece ser o ponto for-te daqueles que já admi-nistraram o município e pretendem retornar, afinal Enelvo teve sua eleição cassada por erros no percentual de investi-mentos na educação.

DúvidasMesmo os mais pes-

simistas não poderiam imaginar, até a apre-sentação da declaração de bens de Ari Basso, a proporção de desva-lorização de terras em Sidrolândia, mesmo por-que o agronegócio está em crescimento com o preço da soja alcan-çando altas cotações e

o município vem em franco crescimento em diversos se-tores.

Fica no ar a pergunta: caso derrotado, Ari Basso colocará à venda seus bens remanescentes? Se, após per-der todas as colheitadeiras, caminhões, tratores e veícu-los, para evitar a total insol-vência optar pela venda das terras que lhe restam, pelos preços apresentados em sua prestação de contas, não fal-tarão compradores.

Tribunal Superior EleitoralEleições 2012Divulgação de Registro de Candidaturas

Nome para urna eletrônica:

Nome completo:

Situação do Registro

Nome completo:

Partido:Coligação:Composição da coligação:Cargo a que concorre:No. Processo/Protocolo:

Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB - (45)PELA VONTADE DO POVOPRB / PP / PTB / PSL / PPS / DEM / PSDC / PHS /Prefeito (SIDROLÂNDIA)7-03.2013.6.12.0031 / 24792013

Ensino Fundamental completoBrasileira nata14/01/1947ARI BASSOARI 45

MasculinoCasado(a)ANTONIO PADRO / RSProdutor Agropecuário

APTO(Deferido)

Resultado da eleição:

CNPJ de campanha:

Data de nascimento:Nacionalidade:Grau de instrução:End. do site do candidato:

Número:Sexo:Estado civil:Naturalidade:Ocupação:

17.466.788/0001-29

Detalhes do registro de candidatura

1.500.000,00Limite de gastos campanha:

Declaração de BensValor do Bem (R$)Tipo do BemDescrição do BemSeq.

DOIS LOTES LOCALIZADOS , EM SIDROLANDIA - MS. Terreno 16.780,001

OITO LOTES QD 91, EM SIDROLANDIA - MS. Terreno 11.985,722

LOTE 1-B QD 41 C/400M², EM SIDROLANDIA - MS. Terreno 5.992,863

LOTE N 02 QD 89 C/800 M², EM SIDROLANDIA - MS. Terreno 2.996,424

LOTE N 06 QD 137, EM SIDROLANDIA - MS. Terreno 4.794,285

AREA DE TERRA COM 965,8 HA, ESTANCIA HORIZONTE, EM Terra nua 340.574,006

AREA DE TERRA C/1.038 HA, ESTANCIA GAUCHA, EM Terra nua 552.500,007

AREA DE TERRA COM 432,8 HA, FAZENDA RECANTO, EM Terra nua 259.371,018

AREA DE TERRA COM 125,8 HA, FAZENDA SANTA TEREZINHA,Terra nua 43.261,419

AREA DE TERRA COM 70,0 HA, FAZENDA SANTA TEREZINHA, Terra nua 19.460,1110

AREA DE TERRA COM 90,0 HA, FAZENDA SANTA TEREZINHA, Terra nua 14.886,1311

Dirceu Martins

Page 9: edição 73

l berdade!! Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013- Página 09

social!com.br

Feijuca de verão 2013

Colunista Dácio Correa com a Miss Brasil 85, Marcia Gabrielle

Giovana Borges e o Empresário Flaviano Longo

Arquiteto Dirceu Peters e Marta Albuquerque

Ivan Sousa e Dani Barilli

Joceli Jara, o sertanejo Thiago (Dupla Thaeme e Thiago), Valeria Fernandes

A Cantora Michele Dutra

Organizador do Evento Thiago Canepa

Radialista Cachopa e Evelize Gogosz

As Cantoras do grupo Sampri, Magally, Luciana e Renatinha

O grande sucesso da edição de 2012 se repetiu em 2013, a Feijuca de Verão que trouxe atrações direto do Rio de Janeiro e o melhor do All Inclusive e serviço premiun. Confira os momentos agradáveis vivenciados pelos convidados especiais presentes na Rádio Clube Campo que degustaram a melhor feijoada da Capital.

Viviane dá risada de Belo pelas costas

Pânico pretende colocar panicats para se “comerem vivas”

Aniversariantes

Celebridades

Viviane Araujo está tirando a maior onda da cara de Belo. Entre amigos, ela ri do ex e de Gracyanne Barbosa. E ainda diz que se sente aliviada por ter se livrado do pagodeiro, a quem chama de “encosto”.

A vida de Belo está cada vez mais enrolada. Além de ser acusado de dever dinheiro a funcio-nários e enfrentar processos trabalhistas, o cantor poderá ficar sem lar.

Enquanto isso, a vencedora da última edição de A Fazenda está cheia da grana, em alta por causa do Carnaval, e sem dívidas...

Que o Pânico quer se livrar da nova turminha de panicats sem carisma e arrumar outras (ou até pegar algumas antigas) a gente já sabe.

Mas agora o objetivo é fazer com que as dançari-nas entrem em atrito. A ideia é criar um reality show para que duas delas sejam eliminadas do programa.

Imaginem o clima de disputa que vai ficar lá...

Luiz Rene Sanches28/01 Fábio Nakaya

29/01

Waldir Neves31/01

Beatriz Bezerra31/01

Washington Sanches diretor do Jornal Liberdade e o Procurador de Justiça Dr Fadel Taj Iunes

Foto: André Luiz

Page 10: edição 73

Página 10 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!

!

Com alvará vencido, boate poderia funcionar, dizem bombeiros

O comandante-ge-ral da Brigada Militar do Rio

Grande do Sul, Sérgio Roberto de Abreu, disse que o Alvará de Preven-ção e Proteção contra In-cêndio (PPCI) da Boate Kiss estava em processo de renovação, o que não exigia o fechamento da casa noturna.

“De acordo com o alvará anterior [vencido em agosto de 2012], os sistemas de prevenção de incêndio previstos na lei estavam instalados e ope-rantes. Assim, enquanto tramita o pedido de re-novação do [novo] alva-rá, não há previsão legal para interdição imediata determinada pelo Cor-po de Bombeiros, cuja competência é limitada às questões relacionadas ao sistema de prevenção de incêndio”, diz o texto do documento, divulgado no final da noite de ontem (30).

Segundo a nota, no último mês de setembro, o Corpo de Bombeiros havia notificado o pro-prietário da boate sobre o vencimento do Alvará de PPCI – cuja emissão e fiscalização cabem aos bombeiros – em agosto de 2012.

“Em novembro, o proprietário solicitou a inspeção para renovação do alvará, e o processo estava em tramitação no Corpo de Bombeiros”.

Na quinta-feira (30), a prefeitura de Santa Maria informou que a docu-mentação da boate, sob sua responsabilidade, es-tava em dia, e também se eximiu da responsabilida-de por não ter proibido o funcionamento do esta-belecimento.

No comunicado, a corporação também diz não ter responsabilidade quanto à lotação do lo-cal, que tinha capacidade máxima, de acordo com os documentos que auto-

rizavam o seu funciona-mento, para 691 pessoas. “O ingresso de pessoas além da capacidade au-torizada não tem amparo legal, expôs os usuários a riscos, sendo responsabi-lidade dos proprietários.”

O Corpo de Bom-beiros ressaltou ainda que o PPCI [já vencido] apresentado pela Kiss e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, mostra-va que, na boate, havia duas saídas de emergên-cia, cujas portas tinham sentido de abertura para fora, dotadas de barras antipânico e devidamente sinalizadas.

“Suas dimensões es-tavam adequadas à po-pulação de 691 pessoas.

A ocupação do local com público superior ao pre-visto no PPCI aprovado exigiria o redimensio-namento das saídas de emergência e apresenta-ção, pelos proprietários, para nova apreciação pelo Corpo de Bombei-ros. Também era dever do proprietário manter as rotas de fuga totalmente desobstruídas, o que não ocorreu”.

A corporação infor-mou também que não há registro de qualquer solicitação para autoriza-ção de uso de artefatos pirotécnicos no interior da Boate Kiss. “Se tives-se havido solicitação para uso de fogos de artifício na Boate Kiss, o Corpo

de Bombeiros não teria autorizado.

Os artefatos pirotécni-cos usados na boate não têm amparo técnico para uso no local”.

Sobre os extintores de incêndio, os bombei-ros ressaltam que a do-cumentação apresentada pela Kiss, em outubro de 2012, comprova a valida-de dos equipamentos até outubro de 2013.

“Eventual troca de equipamento, falha ou de-ficiência no seu manuseio serão questões analisadas pela perícia. É responsa-bilidade do proprietário manter no local funcioná-rios treinados a manusear os extintores de incên-dio.”

1 - INCENDIO - A banda Gurizada Fandangueira sobe ao palco por volta das 2h30. Durante a mu-sica “Amor de Chocola-te”, músicos utilizam um sinalizador para efeitos pirotécnicos. Fogo atinge o teto e se espalha

COMO COMEÇOU O INCÊNDIO NA BOATE KISS

2-Extintor Falha Um segurança e o vocalista da banda tentam usar um extintor que não funciona

3-Tumulto Pessoas começam a correr. Sem perceber de imediato o fogo, seguranças impedem a saída e atrapalham a evacuação. Grades no Lado externo foi outro obstaculo

4-Fumaça e escuridãoDevido à fumaça e ao ambiente escuro, publico tem dificuldade para localizar a saída e muitos correm para os banheiros por onde não conseguem escapar

4-ResgateSobreviventes tentaramtirar vitimas do local e quebraram as paredes da fachada. No banheiro havia centenas de pessoas asfixiadas

CrônicaAndré Farinha

Animadíssima para a festa, ela entra na bo-ate, era a sua primeira vez num ambiente deste tipo, onde a liberdade da juventude floresce com seus riscos e con-sequências. A jovem, que acabará de com-pletar 18 anos, estava acompanhada de duas amigas que conheceu na faculdade. Vinda de fora da cidade, conhe-ceu a boa e sofrida vida de quem mora sozinho, a maior conquista foi o poder de tomar as pró-prias decisões, como o horário de retornar para casa.

Ela não escondia a felicidade, finalmente explorava a vida que sempre sonhou, sem a vigilância dos pais super protetores para impedi--la de fazer alguma coi-sa, como encher a cara com vodka pura ou até mesmo tragar um cigar-ro de maconha. Nada podia estragar aquela noite, seria a sua noite, era a conquista da inde-pendência.

A casa estava cheia, uma banda de nome es-quisito que toca forró subiu ao palco para ani-mar ainda mais a festa.

Estudantes aprovei-tando os últimos dias de férias, entre uma mú-sica e outra, o gole da bebida e a fumaça des-cartada pela boca, a jo-vem e suas amigas logo perderam a noção da realidade e as atitudes passaram a ser inconse-quentes, impensáveis e irreparáveis.

Após liquidar a gar-rafa, ela se atirou nos braços do primeiro ra-paz que viu passar, era uma tentativa forçada de conseguir um beijo e alguém para passar o resto da noite.

Porém, seus mo-mentos de liberdade fo-ram interrompidos por

uma ditadura mais rígida e irremovível do poder, os pais ligaram durante a madrugada, queriam sa-ber como estava se sain-do em sua nova vida. Al-terada psicologicamente, começou a discutir e a gritar no telefone, até que não suportou a bronca e correu.

Já passava da meia--noite quando a jovem saiu de perto do palco, esbarrou num rapaz que carregava sacolas com algum tipo de material explosivo, e chorando muito, passou pelos dois seguranças da porta, que deveriam impedir os clientes de saírem sem pagar.

A jovem desapare-ceu da casa de shows, enquanto isso, o homem em que tinha esbarrado já estava de pé e entre-gava as sacolas para os integrantes da banda. Na porta, os seguranças levavam um ralo por ter deixando a menina pas-sar livremente sem pagar a conta, Minutos depois, uma multidão se aproxi-ma, correndo e gritando apavoradamente para sair. Com ordens a serem cumpridas, os vigilantes impediram a fuga em massa daqueles que não tinham arcado as despe-sas.

Era o fogo, inevitá-vel como o destino, que naquela noite colocou uma linda jovem para conhecer a liberdade e os perigos da juventude e que se não tivesse ido à festa, se não tivesse enchido a cara, não dis-cutiria com os pais pelo telefone, não esbarraria no homem, que deixou as sacolas caírem numa garrafa de vodka, não precisaria sair sem pagar e não teria provocado à ira do chefe da vigilância e todo mundo que estava na boate conseguiria sair tranquilamente.

Antes da primeira chama

Page 11: edição 73

Bombeiros e Prefeitura deSanta Maria-RS, sob investigação

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 11com.br l berdade!

!

O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul instaurou inquérito para apurar falhas e omissões da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros da Polícia Mili-tar de Santa Maria na emis-são de alvará e omissão de fiscalização na boate Kiss, onde um incêndio provo-cou a morte de, até o mo-mento, 235 jovens. As in-vestigações em curso feitas pelo delegado Marcelo Ari-gony apontou uma série de irregularidades. “Qualquer criança vê que essa casa não poderia estar funcionando”, diz Arigony. Entre as irregu-laridades estão a frequente superlotação, falta de saídas de emergência, material de-corativo em desacordo com o estabelecido pelas normas.

A Banda Gurizada Pan-taneira utilizou, durante o show, um sinalizador que, ao ser lançado atingiu a es-puma (irregular) do isola-mento acústico. A polícia sabe que a banda sabia dos riscos da utilização deste material em ambientes fe-chados, no entanto optou por este material em função do preço ser bem menor, R$ 2,50 em relação ao próprio para este tipo de show, R$ 70,00.

Segundo as últimas in-formações, 82 dos sobrevi-ventes estão internados em unidades de terapia intensi-va (UTI), sendo que 75 em estado crítico, respirando por aparelhos, dos 143 que permanecem em hospitais.

Opinião:Até o amigável, acolhe-

dor, quando em excesso

são prejudiciais e danosos. Criam uma relação de com-padrio e leniência nefasta. O brasileiro resvala nos exces-sos, possui uma visão obtusa de que a vantagem pessoal que possa obter não possui consequências e é leviano em ética e moralidade. Vive no meio social sem conse-guir compreendê-lo.

Neste caso da boate Kiss, todas as pessoas po-dem ser vistas como algozes ou vítimas. A começar pelos seguranças, orientados para

ArtigoJoão Carlos da Silva

PLANO SAFRA E A PESCA

O Plano Safra da Pes-ca e Aquicultura elaborado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura é um estimu-lo a produção nacional de pescado e promove o de-senvolvimento sustentável da aqüicultura e da pesca, aumentando a renda do pes-cador profissional, da ma-risqueira, do aquicultor que cultiva peixes, camarões, ostras, mexilhões e vieiras, algas e peixes ornamentais. É um investimento que in-teressa em muito todos os envolvidos no segmento e que contempla um benefi-ciado com dez mil reais para investimentos e que terá 03 ( três ) anos para pagar e 10 ( dez) anos para saldar a divida com juros abaixo dos valores médios cobra-dos pelos bancos credores em outras linhas de crédito. Acompanha o investidor uma assistência técnica.

O Plano Safra amplia na verdade um leque de inves-timentos visto que a Presi-dente Dilma entregou ao Ministro Marcelo Crivella um Ministério dotado de recursos para investimentos no setor muito aplaudido pelos pescadores. Os pro-jetos são elaborados por um técnico da assistência técnica e extensão rural e com isso acaba por certifi-car qualidade no decorrer do projeto.

O pescado sempre foi uma excelente fonte de ren-da para centenas de milha-res de famílias Brasil afora e aqui no Mato Grosso do Sul não é diferente. O pensa-mento da Presidente Dilma em alavancar o Ministério deu possibilidades para o Ministro Crivella andar pelo país pregando a necessidade da ampliação do formato dos projetos voltados ao pescado.

A Delegacia Regional da Pesca e Aquicultura aqui no MS já trabalha com mui-tos projetos oriundos das cidades do interior onde o Prefeito Municipal encampa virtudes dos produtores e auxilia no que fizer neces-sário.

O Banco do Brasil é o

agente repassador e tam-bém um agente público. Cabe ao banco fomentar cada vez mais as idéias da Presidente para o pesca-do. Não pode se omitir jamais. Em terra de boi e suíno onde os eucaliptóis fazem sombra, o pesca-do é desde muito tempo uma forte identidade lo-cal. Para cada linha do programa existe um limi-te de crédito estabelecido.

Em muitas cidades do nosso estado já exis-tem projetos para criação de alevinos de vento em popa. Muitos deles fazem parte do mecanismo fi-nanceiro das cidades em que estão alocados. É ge-ração de emprego e ren-da com firme propósito de deslanche no desen-volvimento e crescimen-to comercial. Nos rios do nosso estado muitos pescadores profissionais conseguem seu sustento através da quantidade de peixes pescados e entre-gues para consumo com preços interessantes. Pro-fissionalismo é tudo nes-sa hora.

Para que a conta seja fechada é necessário que o governo do estado não pense apenas em boi e nada mais. Necessário se faz um acordo integral com setores do Ministé-rio da Pesca para que os projetos sejam executa-dos com sucesso. Capa-cidade para frigoríficos de peixes nós temos. Um aporte comercial faria uma diferença enorme.

É nessa certeza que a Delegacia Regional da Pesca e Aquicultura ten-ta sensibilizar o governo para que seja um parceiro contumaz. O peixe ain-da é uma alternativa de renda. Rios nós temos em demasia. Falta ape-nas boa vontade gover-namental para que tudo transcorra com a agilida-de necessária.

O Banco do Brasil precisa abraçar essa idéia com agilidade maior ain-da. O pescador agradece.

uma função e obtusos na sua forma de agir. Mandou, eu faço. Assim, sem argu-mentos, sem ponderação, de forma burra. Ou não se consegue perceber o terror estampado em uma face? Ou não se consegue conce-ber a massa de desesperados em fuga por outra razão que não apenas escapar de pagar a comanda.

Qual o tamanho da eco-nomia conseguida pela Ban-da Gurizada Pantaneira? R$ 67,50 de seu cachê por cada um dos sinalizadores. Tem futuro alguém que desres-

peita seu público? Podem ser considerados artistas? Lamentar não lhes aliviará a dor causada pela irrespon-sabilidade. Foi-lhes dada a opção, optaram pelo risco, desencadearam a tragédia.

Na mesma linha de ra-ciocínio, quanto economi-zaram os donos da boate Kiss? Em termos de proje-to de engenharia, creio que os custos não seriam alte-rados, mas a readequação da casa teria um custo, de alguma forma minimizado

com a emissão do primeiro alvará, válido até agosto de 2012 e que, erroneamente, o comandante do Corpo de Bombeiros, em entrevista no momento da tragédia, garantiu que havia expirado em dezembro de 2012.

O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul havia exigido readapta-ções e suspenso o alvará de funcionamento. As altera-ções foram feitas em termos de decoração, e conforme apresentado em vídeo re-portagem de terça-feira (29) o teto era composto de ges-

so, lã de vidro e outra cama-da de gesso.

Estranho que toda a de-coração tenha sido alterada para o material de espuma logo após a inspeção e, mais estranho, que a inspeção te-nha aprovado as adequações mesmo elas não apresentan-do todos os demais itens de segurança, inclusive as saí-das de emergência.

Estranho mesmo, torno a repetir, o fato de a boate estar com o alvará vencido, significando que uma pri-meira autorização de fun-cionamento havia sido dada, com a devida aprovação do executivo municipal e do Corpo de Bombeiros.

À Justiça cabe a culpa da morosidade e fraqueza no imputar penas, porque isso é o que permite a certeza da impunidade. Cabe ainda a complacência que define de forma atroz a desigualdade social.

Realmente, todos os culpados serão punidos? Quando? Ainda no início da investigação o local que deveria ser preservado para a perícia foi “visitado” por pessoas que descaracteriza-ram o local e retiraram ví-deos que embasariam as in-vestigações. Mas não deveria estar sob vigilância?

A tristeza maior é saber que todo o Brasil voltou seus olhos e orações fazen-do-se representar na dor de cada um dos habitantes de Santa Maria, mas o Brasil inteiro, na sua forma de de-sobediência às Leis pelas au-toridades e população, está todo ele representado por Santa Maria.

Dirceu Martins (Colaborador)

Page 12: edição 73

Página 12- Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!!

CAMPO GRANDE

Câmara Municipal propõe Fórum Permanente para segurança de eventos

Audiência pú-blica proposta pela vereadora

Luiza Ribeiro (PPS) e realizada na manhã da sexta-feira (1) no ple-nário Edroim Reverdito da Câmara Municipal de Campo Grande, contou com a presença de re-presentantes da Promo-toria de Meio Ambiente do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia Espe-cializada de Ordem Po-lítica e Social, Superin-tendência de Proteção e Defesa do Consumi-dor (Procon), Secreta-ria Municipal de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Urbano de Campo Grande (Sema-dur), representantes das entidades patronais e de empregados de Hotéis, Restaurantes, Bares e Si-milares, além do público

que acompanhou as dis-cussões que visavam pre-venir que tragédias como a recente ocorrida em Santa Maria-RS, venham a ceifar vidas em nossa Capital.

Após a abertura, res-peitado um minuto de si-lêncio em homenagem e reverência às 236 vítimas do incêndio na boate Kiss e sob um clima de incer-tezas quanto ao papel que desempenhará cada uma das entidade, das formas de atuação conjuntas ou em separado, das brechas na legislação municipal e na falta de estrutura para a fiscalização, os compo-nentes da foram demons-traram unanimidade na necessidade da união dos diversos segmentos repre-sentados para que a pre-venção se torne possível.

A vereadora Luiza Ri-beiro sugeriu que sejam suspensos os alvarás de funcionamento dos esta-

belecimentos onde foram constatadas irregularida-des pela recente vistoria do Corpo de Bombeiros, evitando dessa forma, que clientes e funcioná-rios sejam submetidos à situações de insegurança.

O promotor Alexan-dre Raslan reforçou a necessidade da fiscaliza-ção. “Sempre sou taxado como intransigente, cha-to, antiquado e que sou contra a cultura. Muito pelo contrário, sempre lutei pela segurança des-ses eventos, para que eles sejam realizados da forma mais segura e prazerosa possível”, disse.

O tenente-coronel Joilson de Paula, do Cor-po de Bombeiros desta-cou que é preciso uma adequação da legislação.

“O objetivo não é fazer um inquisitório com os órgãos responsáveis sobre as res-ponsabilidades de cada um, Ver. Luiza Ribeiro

Promotor Alexandre Raslan

“Esta lei federal é de 1990 e precisa ser revis-ta. A nova proposta para uma Lei Estadual já está na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Se-jusp) e deve ser aprovada em breve. O Corpo de Bombeiros trabalha em cima das legislações e só podemos exigir o que a lei demanda”, avaliou.

O titular da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DE-OPS), Marcos Takeshita, explicou que a Lei Muni-cipal n° 57/2003 elenca todos os alvarás necessá-rios para o funcionamen-tos desses estabelecimen-tos. “É preciso que todos esses trâmites sejam de-vidamente atendidos e seguidos a risca, para evi-tar que estabelecimentos funcionem irregularmen-te”, afirmou Takeshita.

Criar um Fórum Per-manente para debater a segurança nesses estabe-lecimentos para que todos os órgãos responsáveis discutam conjuntamente soluções definitivas foi a proposta do vereador Paulo Pedra. Enquanto o líder do prefeito na Câ-mara, Alex do PT asse-gurou que haverá reunião entre o Executivo e todas as entidades envolvidas para que ações conjuntas possam ser tomadas em todas as esferas. “Temos que montar uma ação in-tegrada”, disse Alex.

“Muitas vezes montam a estru-tura meia hora antes do even-

to, impedindo a vistoria dos Bombeiros e, mesmo assim, os

eventos são realizados.

Infelizmente somos motiva-dos a exigir que se elaborem leis que nos protejam e mais, que estas leis sejam cumpri-das pela consciência social ou que sejam fiscalizadas por quem de direito, apenas após tragédias acontecidas. A ale-gria e toda a vida contida em cada um dos jovens de San-ta Maria nos permitam salva-guardar tantas outras vidas. Devemos isto a eles.

Boate Kiss em Santa Maria um dia após o incêndio

Audiência Pública proposta pela Vereadora Luiza Ribeiro

mas sim discutir fraternalmente com todos os envolvidos, pro-pondo soluções, de modo a dar segurança e sossego às famílias campo-grandenses, para não perdermos vidas por falhas de-correntes da ausência de fiscali-zação e de responsabilidade. Na verdade temos que incentivar a cultura de prevenção.”

Dirceu Martins (Colaborador)

Page 13: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 13com.br l berdade!!

Empossada administração do Tribunal de Justiça do MS

Em solenidade que teve início às 17 horas desta sexta-feira (1), no Palácio da Justiça Des. Leão Neto da Car-mo, foi dada posse à nova administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), na presença de aproximadamente mil convidados, entre auto-ridades, magistrados e

sociedade.Comandarão a jus-

tiça estadual sul-mato--grossense no biênio 2013/2014, o Des. Joenil-do de Sousa Chaves, Pre-sidência do Tribunal de Justiça, Des. João Batista da Costa Marques, Vice--Presidência e a Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges atuará na Corre-gedoria-Geral de Justiça.

Des. João Batista da Costa Marques

Des. Claudionor Abs Duarte e Presidente da OAB-MS Julio Cesar Rodrigues

Maria Isabel Rocha, Osvaldo Rodrigues de Melo e Ma-noel Mendes de Carli

Drs. João Carlos Brandes Garcia , Antônio Marcos e João Batista da Costa Marques

Drs. Stheven Razuk, Abrão Razuk e Odil Giordano Desa. Tania Garcia e vice-governadora Simone Tebet

Drs.Wilson Leite, José Augusto, Luis Santini e Ildeu Souza

Drs. Sideni Soncini Pimentel, Dorival Nogueira, Francis-co Gerardo e Fernando Marinho

Drs. Ildebrando Pachoal, Paulo André Defante, Simone Tebet, Vladimir Abreu da Silva e Romero Osme Dias

Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges Des. Joenildo de Sousa Chaves

Foto: Roberto Medeiros

Page 14: edição 73

Página 14 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!

!

ArtigoRosildo Barcelos*

Lei DraconianaA Resolução do Con-

tran n.432/13 de 23 de ja-neiro de 2013 e publicada em 29/01/13 era a medida que carecia para fechar de vez a porta para os con-dutores que teimavam em dirigir um automotor após ingerir bebida alcólica, pelo menos no aspecto legal. Disse draconiana, posto que, deve-se a Drá-con (621 a.c.) uma legisla-ção aonde a punição para qualquer forma de roubo era a morte. E essa severi-dade fez com que o adjeti-vo draconiano (do francês draconien) chegasse os nossos dias como sinô-nimo de excessivamente rígido.Mas na verdade é a resposta para os aciden-tes com morte e sequelas graves, que não diminuem como desejamos.

Para ter uma idéia se é rígida ou não, cito como exemplo, que em Buenos Aires, a prefeitura implan-tou um programa para re-dução de acidentes. Com essa nova situação os con-dutores aprovados no tes-te de ebriedade pagariam uma multa de 200 a 2000 pesos (algo entre R$106 e R$1060 reais) e por con-seguinte poderão ter seu veículo levado pelo poder público só podendo buscá--lo no dia seguinte.O limite tolerado fica em 5 decigra-mas de álcool por litro de sangue.

A Noruega, foi o pri-meiro país a ter legislação específica sobre o assunto (1936) e o limite de 2 deci-gramas por litro de sangue. No Reino Unido, além de utilizar a aparelhagem, como no nosso país, a po-lícia pode obrigar o condu-tor do veículo que aparen-tem estar numa situação de pós ingestão alcoólica para que realizem exames de urina ou de sangue e caso recusem podem ser presos por até seis meses além da multa (R$ 15.800 reais) e perder o direito de dirigir por um ano.

No Brasil há pouco mais de um mês, a presi-denta Dilma Rousseff san-cionou a Lei 12.760/12, tornando, sim, mais rígidas

as punições para os condu-tores flagrados cometendo essa gravíssima infração de trânsito, que ceifa vidas e causa prejuízos insanáveis à saúde de eventuais víti-mas de acidentes no trân-sito. A “Lei Seca” impôs ao Contran determinar a nova margem de tolerân-cia, definida agora pela Resolução nº 432. Assim, se o condutor soprar o ba-fômetro e o aparelho mar-car igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar ele será autuado e respon-derá por infração gravíssi-ma, conforme estabelece o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para exames de sangue, a resolução estabelece que nenhuma quantidade de ál-cool será tolerada. O limite anterior era de 0,2 decigra-mas de álcool por litro de sangue. A infração conti-nua classificada como gra-víssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano. Es-tão mantidos, na resolução, os limites estabelecidos na lei que definem quando o motorista embriagado incorre em crime de trân-sito. A tolerância continua de 0,34 miligramas de ál-cool por litro de ar ou de 0,6 decigramas por litro de sangue. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspen-são temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

O texto com as novas regras amplia as possibili-dades de provas conside-radas válidas no processo criminal de que o condutor esteja alcoolizado.

Além do teste do etilô-metro ou do exame de san-gue, passam a valer tam-bém exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal. Destarte não será mais necessário que seja iden-tificada a embriaguez do condutor, mas uma capaci-dade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.

Telefonia fixa terá reajuste de 0,5% nos próximos diasA Agência Nacional de

Telecomunicações (Ana-tel) aprovou hoje (31) os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa.

O reajuste chega a 0,568% para clientes das operadoras Telefônica/Vivo, CTBC e Sercomtel. Para usuários da Tele-mar/Oi, o aumento será 0,553% e as ligações de longa distância nacional feitas pela Embratel vão ficar 0,554% mais caras.

Segundo a Anatel, as novas tarifas foram calcu-ladas com base no Índice de Serviços de Telecomu-nicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012.

Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de pro-dutividade das operado-ras, que é compartilhado com os usuários, resul-tando na diminuição do índice de reajuste.

Os novos valores se-rão publicados no Diá-rio Oficial da União nos próximos dias e devem ser divulgados pelas con-cessionárias em jornais de grande circulação 48 horas antes de começa-rem a ser aplicados. Mudança de numero - A Anatel também infor-mou que os celulares das áreas de registro 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (Estado de São Pau-

lo) terão o nono dígito a partir de 25 de agosto de 2013.

O aviso publicado no Diário Oficial da União informa também que, no dia 27 de outubro, o nono dígito será incluído

nos celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Estado do Espírito San-to).

A medida já foi im-plementada no código 11 (São Paulo).

Apostas para vitórias de Cene, SERC, Comercial, Sete e Naviraiense

Este final de semana promete duelos decisivos no Campeonato Estadual, como a briga direta pela liderança do Grupo A en-tre Cene e Novoperário e a excelente oportunidade para o Sete de Setembro assumir a ponta do Gru-po B, já que o principal adversário, o Ivinhema, não joga.

Durante a semana, muitas mudanças nos times com saídas de jo-gadores e troca de técni-co, como no Misto, que contratou Ionay da Luz, campeão em 2009 pelo Naviraiense. Vamos às apostas para a 4º rodada do Campeonato Estadual de Futebol:

SERC x Aquidaua-nense - A SERC vem em busca de um segundo re-sultado positivo, venceu o Maracaju fora de casa na rodada passada e agora quer arrancar de vez. O time ganhou reforço de um ex-atleta, o Trindade, que saiu do Itaporã, mas também obteve baixas, com as saídas de Walti-nho, Renan e Raika. O adversário será o Aqui-dauanense, que ainda não

venceu. Nossa aposta, 2 a 0 para o Serc.

Comercial x MaracajuO pior time do Es-

tadual até agora, assim é o status do Maracaju na competição, que soma apenas um ponto em três partidas. Já o Comercial, o time tenta reverter os resultados ruins da pré--temporada e da estreia e busca a segunda vitória seguida, para isso, o time tem reforços no elenco, Jeferson (Tanque), Ro-drigo Goiano e o lateral--direito Magno. Nossa aposta é vitória do Co-mercial por 3 a 1.

Sete de Setembro x Águia Negra - Um confronto que promete muito, o Sete quer ven-cer para assumir a lide-rança do Grupo B, onde está em 2° lugar com seis pontos, um a menos que o líder Ivinhema. Quanto ao Águia Negra, o time conheceu seu adversário na Copa do Brasil e ago-ra quer vencer para rea-nimar a torcida, o time está em crise, o treinador Cláudio Roberto pode até ser demitido caso

perca novamente. Nos-sa aposta é 2 x 1 para o Sete.

Cene x Novoperá-rio - Os times da capital brigam pela liderança do Grupo A, o Furacão Amarelo é o líder com sete pontos e o Novo-perário tem seis.

Uma partida emo-cionante e que não será transmitida pela televi-são. O Novoperário está treinado em Terenos, já que a Prefeitura não disponibilizou nenhum campo para o clube. Nossa aposta é vitória para o Cene, 3 a 2.

Urso x Corumba-ense - Dois times com campanhas regulares, o Corumbaense empatou nos dois jogos que dis-

putou e o Urso perdeu na estreia e venceu a ro-dada passada. A vitória é importante para os dois times, que não querem se distanciar dos líderes. Nossa aposta é empate em 1 a 1.

Itaporã x Naviraien-se - O Naviraiense tam-bém ficou sabendo quem será seu adversário na Copa do Brasil, a Portu-guesa (SP), um dos times mais clássicos do futebol paulista.

Para isso, o clube quer se reerguer no Estadu-al, o próximo confron-to será contra o Itaporã, que também quer a rea-bilitação no campeonato. A aposta é vitória para o Naviraiense, 2 a 1.

Page 15: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 15com.br l berdade!

!

Cassems redobra atenção diante epidemia de dengue em MS

Em virtude da epide-mia de dengue que o Es-tado está enfrentando, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) adota medidas emergenciais neste perí-odo.

De acordo com o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Aya-che, nos municípios mais atingidos a atenção está sendo redobrada. “Es-tamos atentos e temos grande preocupação em relação a essa epidemia. Queremos reduzir ao má-ximo o tempo de espera de nossos beneficiários”, salientou.

O número de con-sultas e atendimentos

aumentou em todo o Es-tado comparado ao ano passado. Porém, Nova Andradina se destacou pelo volume de consul-tas registradas. Conforme dados da Cassems, até a última segunda-feira (28), foram registradas 2.222 consultas, número bem superior ao registrado durante o mesmo perí-odo de 2012, que foi de 1.156 consultas, o que re-sulta em um aumento de 92,21%.

Ayache relacionou esse aumento significa-tivo à doença e explicou que gerou superlotação no Hospital de Nova Andradina e que a maior dificuldade é encontrar profissionais disponíveis

para redobrar o atendi-mento, principalmente no interior do Estado.

“A Caixa dos Servi-dores está em alerta e re-dobrando a atenção para enfrentar a situação. En-tretanto, o controle des-ta doença é complexo e envolve além do setor de

saúde, fatores como in-fra-estrutura das cidades, meio ambiente entre ou-tros”, disse o presidente, enfatizando que somente uma ação conjunta entre o poder público, setor pri-vado e população, poderá ser capaz de controlar a doença.

ArtigoProf. Vilson Lima*

O Marketing Pessoal ajuda você se inserir no Mercado

Qual a distinção entre esses dois termos? Ou não há uma distinção e eles se entrelaçam?

Se você, amigo leitor, optou pela segunda res-posta, parabéns!

Algumas pessoas ci-tam tanto o termo marke-ting, mas se precisar falar um pouco mais ou escre-ver algo sobre o tema, aí a coisa complica.

Vale a pena ressaltar que, antes de mais nada, cabem umas perguntas:

Como está o seu ma-rketing pessoal? Sim, é isso mesmo!

Tente responder pra você mesmo, deixando sua consciência falar mais alto.

Como você está inse-rido dentro do mercado?

Quanto tem investido em si próprio? Não em roupas e outras coisas, mas em seu conhecimen-to de mundo, em sua sa-piência.

Qual o livro que você está lendo? Já conseguiu a mínima média de 12 por ano, o que, desculpe a sin-ceridade, é pouquíssimo, pois crianças na Europa e nos países desenvolvidos, se ouvissem isso, iriam rir do quão pouco significa.

Qual o seu último cur-so? Faz quanto tempo?

Você está preparado para o mercado e, sobre-tudo para enfrentar os obstáculos que o mesmo sempre apresenta?

Pois bem! O Marke-ting Pessoal não é pura e simplesmente cuidar da aparência, visto ser este um requisito básico e muito importante.

Mas o que realmente o diferenciará dentro des-sa roda mercadológica, é você como pessoa, como profissional.

Essa é uma grande preocupação, pois fre-quentar uma escola, não é o bastante; comprar um livro, também não; ler uma revista; adianta

um pouco, depende da revista, claro. Ver televi-são, mais ou menos, de-pende do que assiste e do tempo “perdido”, pois a triste média nacional diz que as pessoas passam aproximadamente 4 ho-ras por dia, isso significa 120horas por mês, não vou fazer a conta por um ano, faça-a você mesmo e fique boquiaberto com o resultado.

O fundamental é fre-quentar uma escola e “vibrar” quando chega a hora de ir estudar, pois estará indo ao encontro de ferramentas impres-cindíveis para toda sua vida e, este será um fator decisivo.

Cito em alto e bom som!

Infelizmente, estudar não é pra qualquer um. Só para aqueles que real e verdadeiramente estão dispostos a pagar o preço, e este não é tão baixo.

É triste e pesaroso ir numa formatura e saber que a turma iniciou com 40/ 50 alunos e a plateia dos formandos se restrin-ge a apenas 10/12. Isso hoje é uma constância e não uma raridade, uma pena!

Fico me perguntando: O que aconteceu com os demais? Tirando os que tiveram uma razão con-creta e acima de tudo, pal-pável para a desistência.

Comprar um livro, é muito bom! Lê-lo; “via-jar” em suas páginas; vi-venciar as suas histórias; trazê-lo para a vida real e torná-lo uma fonte de pesquisa, é melhor ainda, e poucos fazem.

A mercadoria é você e o mercado te espera de braços abertos!

Preocupe-se com o seu marketing pessoal e leve isso muito a sério, pois somente assim, a sua autoestima estará sempre elevada e você pronto para os desafios.

*Consultor Empresarial, Prof. de Línguas e Pós-graduado em Gestão Empresarial em Marketing. - [email protected] - Face: Vilson Lima

SENAC Campo Grande abre inscrições para diversos cursos de informática

SENAC Beleza e Moda está com cursos abertos

Para manter-se no mercado de trabalho o profissional precisa es-tar atento às transfor-mações da sua área e buscar qualificação. No setor de informática não é diferente, principal-mente com as inovações tecnológicas que são apresentadas a cada mo-mento. Pensando nesse segmento, o SENAC Campo Grande oferece diversos cursos na área, para formar e qualificar profissionais.

Um dos cursos ofe-recidos é o de Adminis-trador de Redes – Com início no dia 6 de feve-

reiro, o curso tem carga horária de 200 e para se inscrever é preciso idade mínima de 16 anos, ensi-no fundamental e possuir o curso de Operador de Computador ou conhe-cimentos equivalentes.

Lógica de Programa-ção com Exemplos em Java - Tem início no dia 4 de fevereiro, com car-ga horária de 60 horas. O aluno vai aprender a desenvolver novas ha-bilidades e adquirir no-vos conhecimentos para construir esquemas ló-gicos de programas, uti-lizando a linguagem de Programação Java para

O SENAC Beleza e Moda, integrante do Sistema Fecomércio--MS, está com ins-crições abertas para diversos cursos em Campo Grande. Uma das opções é o curso de Colorimetria, o cur-so tem carga horária de 30 horas e as aulas começam dia 18 de fe-

a conversão dos algorit-mos.

Para fazer o curso é preciso idade mínima de 14 anos, ensino médio (estar cursando pelo me-nos o 1º ano) e possuir o curso de Operador de Computador ou conheci-mentos equivalentes.

Outro curso com ins-crição aberta é o Espe-

cialista em Excel - Com 114 horas-aulas e início dia 4 de fevereiro, o cur-so vai aperfeiçoar o aluno na utilização dos recursos do Microsoft Excel, pro-piciando o aprendizado para utilizar as principais ferramentas do aplicativo, desde os fundamentos de navegação, formatação e inserção de dados.

vereiro. Para se inscrever é preciso idade mínima de 18 anos, ensino fun-damental incompleto (6º ano), ser cabeleireiro profissional e ter conhe-cimentos prévios em Co-lorimetria Básica.

Outra oportunidade é o curso de Criação de Moda, que tem início dia 7 de fevereiro. Com car-

ga horária de 85 horas, o curso tem como objeti-vo preparar pessoas para atuar no processo de cria-ção de moda.

Para se inscrever é preciso idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, além de conhe-cimentos prévios na área da moda.

Há ainda o curso de

Patchwork - Com início dia 18 de fevereiro e car-ga horária de 80h, com blocos básicos e Para se inscrever é preciso idade mínima de 18 anos, en-sino fundamental com-pleto e conhecimentos prévios no manuseio da máquina de costura. Mais informações pelo telefone (67) 3312-6260.

Page 16: edição 73

Página 16- Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.br

PAPO de MULHERGracy BeckerPor

Entra ano e sai ano e os fios loiros não saem de moda, por isso esse tom de cabelos e o mais cobi-cado entre as mulhe-res.

Além de chamar muita atenção esse tom disfarça os fios brancos que são o incomodo da maio-ria das mulheres. Mas conquistar um loiro perfeito e muito tra-balhoso e custa um pouco, a mulher que deseja ser loira deve saber que vai precisar mimar seus cabelos.

As famosas Flavia Alessandra, Claudia leite e a mais nova loira Cleo Pires são umas das musas que inspiram as brasilei-ras!

Os tons de loiros são diferentes e para obte-los deve-se levar

em conta o tom de pele, a pigmentação natural do fio e prin-cipalmente a saude de seus cabelos.

Os tons mais cla-ros e mais desejados sao os platinados ob-tidos com luzes, me-chas, balayage, ombre hair, onde os fios são descoloridos tonaliza-dos e depois tratados, deixando assim os fios sedosos, luminosos e impecaveis.

Os retoques são feitos aproximada-mente de três em três meses e a manutencao e feita com uma sela-gem térmica mensal e hidratações desamare-ladoras semanais. To-mando esses cuidados você tera um cabelo loiro de fazer inveja!

Mais informações acesse Espaço Gracy Becker no facebook

O segredo dos cabelos loiros

As estrelas que brilharam no Espaço Gracy Becker

A hair stylist especialista em loiros e sua cliente Magali Picarelli

A linda Desire produzida no Espaco Gracy Becker

Dra Hellen Macht - proprietaria da clinica Odonto Macht

A linda colunista Noêmia Frazâo

De ladinho: trança e rabo de cavalo ganham um ar glamuroso no ato se colocados na lateral

A trança e o rabo de cavalo pa-recem que ficam mais lindos e glamurosos quando penteados na lateral. Tanto que sempre um deles tem sido a escolha de muitas celebridades para o red carpet. Se-paramos algumas inspirações:

Page 17: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 17com.br l berdade!!

Antigamente, a ga-ragem era vista somen-te como um lugar para guardar os carros Atual-mente, ela e um ambien-te que deve estar bem arrumado e servir para guardar outras coisas.

A garagem de hoje não serve mais como depósito, pois ela deve parecer um local bastan-te limpo e organizado onde poderá até receber visitas.

Quando se fala em decoração, a ideia de ob-jetos decorativos sempre passa à cabeça, mas mui-tas pessoas acham que não é possível fazer o mesmo em um ambiente

onde se guarda o carro ou a moto. Porém, na ga-ragem devesse ter criati-vidade como

Utilizar os objetos que já estão por lá.

Para começarmos uma mão de tinta na pa-rede da cor do seu carro chamara a atenção.

Para objetos maiores, como escadas, poderá fazer um suporte na pa-rede, de maneira que eles fiquem pendurados e não atrapalhem o trânsito no local, servindo como um detalhe a mais na decora-ção.

Quando há poucos

Por Noêmia Ana Frazão

ILUMINAÇÃO NATURAL SEM JANELASOs blocos de vi-

dro são um recurso eficiente para trazer a luz através de uma parede externa, sem a instalação de janelas e esquadrias.

Atualmente, a va-rias opções disponíveis no mercado: lisos, on-dulados, retangulares, para piso, coloridos.

Os modelos vaza-dos, chamados de ve-nezianas, auxiliam na ventilação do local.

Ainda, não dá para esquecer os blocos de vidro para piso e os la-drilhos.

Com essa variedade toda, ficou muito mais fácil usar esse recurso em qualquer ambiente.

Pode ser usado tanto na parte exter-na quando interna das construções. Veja a baixo sete dicas de am-

bientes onde utilizá--los.1.No banheiro, uma dica é usar os blocos de vidro nas áreas pró-ximas do box ou da banheira.2. O piso feito com blocos ou ladrilhos de vidro é resistente e pode ser aplicado em ambientes comerciais ou corporativos. 3.A instalação no teto também pode trazer luz natural para um corredor mal ilumina-do.4.O muro da piscina com blocos de vidro fica muito bonito e valoriza o paisagismo nesse local.5.Na cozinha, o bloco de vidro pode compor a base de uma ilha de refeições e ainda rece-ber iluminação na par-te posterior.

6. Para solucionar aquele dilema “cozi-nha e lavanderia con-jugadas”, os blocos de vidro são uma ótima opção alternando a sua posição, o que forma o

padrão diferenciado., ou em sequencia mesmo. 7. .Existem peças espe-cíficas para serem usa-das nos cantos e quinas, deixando o visual mais sofisticado.

Page 18: edição 73

Página 18 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!

!

CAPITAL

Figueiró assume vaga no Senado substituindo Antonio Russo

O ex-deputado fede-ral Ruben Figueiró (PS-DB-MS) assumiu a vaga de senador na quarta--feira, 30/01, em cerimô-nia reservada, na sala da Presidência do Senado. Em rápidas palavras após o juramento, Figueiró agradeceu a presença de todos e relembrou uma conversa que teve com o presidente do Senado, José Sarney, há alguns anos.

Figueiró ainda desejou a melhora do senador li-cenciado Antonio Russo (PR-MS), que recupera-se de um AVC. “Peço pela recuperação da saúde do senador Antonio Russo, de breve, mas utilíssima, passagem por esta Casa, ao qual desejo, sincera-mente, que após vencer as vicissitudes por que

ora atravessa, possa vol-tar ao convívio de Vossas Excelências”, afiançou.

O novo senador, que tem 81 anos, nasceu em Rio Brilhante. Formado em direito, está na política

desde 1970. Foi deputado estadual e federal. É de sua autoria a emenda que concedeu 1% da receita da União para a região Centro-Oeste e que mo-tivou a criação do Fundo

de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Foi titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Conselheiro do Tribu-nal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

A 3ª edição do Projeto “Câma-ra Ativa - Todos

juntos por você” foi re-alizado na quinta-feira (31) no bairro Tiradentes, região onde os vereado-res da Câmara Municipal fizeram mais um mutirão de combate à dengue.

A escolha do bairro aconteceu com a ajuda de dados do Centro de Con-trole de Zoonoses (CCZ).

Os parlamentares re-colheram sacos plásticos, latas, garrafas, pacotes, pneus e outros objetos que pudessem servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmis-sor da dengue.

Além disso, os vere-adores forão de casa em casa dando orientações sobre como prevenir a doença.

A primeira ação foi

Projeto Câmara Ativa leva vereadores aos bairros contra a dengue

realizada no bairro No-roeste, onde os parlamen-tares recolheram cerca de uma tonelada de resíduos sólidos, que foi posterior-mente encaminhada para a reciclagem.

Na segunda ação, no

bairro Jardim Tijuca fo-ram recolhidos 300 quilos de lixo, que foram doa-dos a uma cooperativa

no bairro Coophavila, para serem separados e encaminhados para reci-clagem.

Artigo*Claudia Borges

*Administradora, mestrado pela USP, diretora executiva da empresa VerdeAzul

Pensar, Comer e Preservar

Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que des-perdiçamos todos os dias? Segundo estatísti-cas são mais de 1,3 bi-lhão de tonelada todo ano. Pensando nisso o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Na-ções Unidas para Agri-cultura e Alimentação (FAO) lançaram a com-panha Pensar, Comer e Preservar, Diga não ao Desperdício, direciona-da aos consumidores, comerciantes e profis-sionais da gastronomia e hospedagem.

A companha busca trazer soluções simples, que já foram praticadas em diversos lugares do mundo, como forma de reduzir a quantidade de alimentos que são per-didos todos os dias. Cal-cula-se que ao longo do processo de produção, venda e armazenamen-to, um terço não são aproveitados.

Se pensarmos bem, faz mais sentido pensar na redução desse des-perdício do que investir no aumento da produ-ção.

São mais de 1 trilhão de dólares de desperdí-cio, ocasionando consu-mo de água, terras fér-teis, insumos agrícolas e trabalho em vão.

Para maior aprovei-tamento, precisamos mudar a forma como nos relacionamos e compramos alimentos. No ponto de venda pro-dutos com aparência não agradável não entra em nossa cesta; alimen-tos com data de validade expirada saem de circu-lação e são descartados. Em casa, cozinhamos

quantidades para “so-brar”, para demonstrar fartura. Mas isso re-almente é necessário? Enquanto fazemos isso, estamos estimulando uma maior produção e consumo de recursos naturais. A agricultura usa 70% da água con-sumida e emite 30% das emissões de gases de efeito estufa; a pesca descontrolada já deixa-ram 30% dos recursos pesqueiros esgotados, entre outros dados alar-mantes.

A iniciativa Pensar, Comer, Preservar esti-mula o consumo cons-ciente e no site www.thinkeatsave.org é pos-sível encontrar dicas que levam a mudança de comportamento.

Veja algumas: o tí-tulo “consumir prefe-rencialmente até” não significa que o produto não pode ser mais con-sumido depois daquela data, avalie o produto antes de descartar; não leve em conta somente a aparência dos alimen-tos na hora de escolher; planeje suas compras-para evitar aquisições desnecessárias; faça lista e evite comprar produtos por impulso; busque receitas para aproveitar produtos es-quecidos na geladeira ou de partes de frutas, verduras ou legumes que não são consumi-dos da forma tradicio-nal, como cascas, talos e folhas; congele porções específicas para uma re-feição; no restaurante sirva somente o que for comer.

Estas e muitas ou-tras dicas podem fazer a diferença para uma vida mais sustentável. Pense, reflita, coma e preserve!

Page 19: edição 73

*Administradora, mestrado pela USP, diretora executiva da empresa VerdeAzul

com.br l berdade!! Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 19

Por Fernanda Nunes

DestaqueSaúde

Cuidado com os fofoqueiros no seu trabalho!!!!!

Re l a c i o n a r - s e com as pessoas, tem sido cada vez mais complicado atual-mente. Ao que tudo indica, as pessoas ao invés de criar um ambiente bom de convivência fazem de tudo para criar um verdadeiro pé de guerra.

De todos os con-selhos que eu po-deria dar de como conviver melhor com estas pessoas, o melhor deles é fugir, se encontra na sua frente, corra o má-ximo que conseguir, se precisar pule pela janela, acredite esse tipo de gente, acaba com o bem estar de qualquer um, levan-do a queda de pro-dutividade e poden-do causar sua morte profissional.

Essas pessoas, são profissionais ge-

néricos, pois um gran-de profissional não é fofoqueiro, eles têm muito com o que se preocupar: com suas próprias vidas, com seus estudos, produ-tividade dentro da empresa, entre outras coisas que os impul-siona ao sucesso ple-no, fofoca é coisa de gente vazia, que não tem nada a acrescentar ao seu meio, por isso cuidam da vida dos outros, sua vidinha é muito sem graça para ser cuidada, é mais gostoso cuidar da dos outros.

Portanto fica a dica: Fuja com toda sua força dessas pes-soas, não se junte a eles para falar mal do seu chefe, ou de seus companheiros de tra-balhos, afinal... “Quem tem tempo pra fofoca, não tem tempo para o sucesso”.

Ao falar em público você sua frio e fica com as bochechas verme-lhas? Nos encontros so-ciais, tem dificuldade de ser você mesma? Saiba que essas características, em vez de atrapalharem sua vida profissional, podem ajudar e muito.

Entre as vantagens, está o fato de que uma pessoa tímida fica mais calada e tem mais tem-po para pensar antes de dar uma opinião. Profis-sionais com esse perfil são menos dispersos e tendem a investir em sua preparação para se sentirem mais seguros, explica Monah Saleh,

Use a timidez a seu favor

Existe o lado bom de ser introvertida: pode render até promoção!

gerente de transição de carreira da Thomas Case & Associados. Aí é só juntar suas habilidades às dos colegas extroverti-dos: todo mundo ganha.

Mas eu morro de ver-gonha...

Como uma pessoa tímida pode vender seu próprio trabalho? Se é difícil mostrar sua ca-pacidade para a chefia quando está empregada, nos processos seletivos a timidez atrapalha ainda mais. Prepare-se:

Faça exercícios de re-laxamento antes de situ-ações estressantes. Lem-bre-se: é preciso respirar

com calma e profunda-mente.

Difícil controlar a an-siedade?

Pois fica mais fácil se você usar a seu favor os pontos positivos desse jeito mais reservado de ser. Aqui vão três deles: poder de concentração, criatividade e capacidade de observação.

Sozinha pode ser mais difícil. Se estiver compli-cado superar alguns des-ses bloqueios, procure um profissional.

Fazer terapia pode ajudar a superar o medo de falar em público, por exemplo.

Aprenda com os mais

extrovertidos!Assim como você tem

muito a ensinar com seu jeito calmo, observar co-legas que se comunicam com facilidade é bem le-gal. Veja o que aprender:

· Repare como eles fa-lam com entusiasmo. To-dos têm paixões. Lembre--se de quais são as suas, concentre sua energia e fale com naturalidade so-bre o que adora.

· Extrovertidos ten-dem a tomar decisões rapidamente, mesmo que sejam impulsivas demais. Quando não der tempo de pensar por horas, você pode usar essa técnica. Dá certo!

O que motiva você?Mudar faz bem, é

necessário e... difícil. Para ser representativa, a mudança deve se re-petir dia após dia e isso mexe para valer com a gente. “Sabemos o que é preciso fazer, mas nos acostumamos com padrões de com-portamento e, quando temos que transformá--los, é desagradável”. Portanto, a resposta para alcançar a mu-

dança que você deseja é transformar o velho hábito em novo - pro-cesso que não é rápido. Estudos ingleses apon-tam que é necessário re-petir um comportamento por cerca de 66 dias para transformá-lo em algo corriqueiro.

Dois pontos ajudam: 1. Ter um desejo de mu-dança autêntico e que parte de você. 2. Ter cla-ra uma motivação para

seguir em frente. Isso se chama recompensa - a resposta positiva que o novo comportamento fornece para justificar que seja mantido. Preparada?

· A mudança: ser me-nos estressada

A tática: ser mais fle-xível e estabelecer limites.

Motivação: o stress excessivo derruba o hu-mor e pode desencadear de dores musculares a de-pressão.

Mãos à obra: para a psicóloga Ana Maria Rossi (RS), o grande pro-blema está no fato de as mulheres modernas assu-mirem funções demais e terem dificuldade de de-legar.

O antídoto é deixar a prepotência de lado e pedir socorro quando a situação apertar: para a amiga, o parceiro, a mãe... “E mais: sabendo que não dará conta, nem se com-

prometa a realizar uma função! Ou, no mínimo, renegocie condições”, orienta. Programe ainda pausas durante o dia para recompor as energias e aliviar a tensão: vale dar

uma volta no quartei-rão, meditar... E enten-da: nem tudo está sob o seu controle. Tente re-levar situações que cha-teiam, mas não podem ser mudadas.

Page 20: edição 73

Página 20 - Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 com.brl berdade!!

JOÃO PESSOAUma das menores e mais antigas capitais do Nor-

deste, João Pessoa tem todo o estilo de cidade do interior. Bastante ar-borizada, com uma orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios, um povo hospi-taleiro, belas praias e ba-dalação light, a cidade é contemplada ainda com serviços e infraestrutura de... capital!

Os turistas, que ainda são poucos, concentram--se nas praias urbanas de-Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, en-contram-se no litoral Sul, na direção de Pernambu-co. É lá que está Tamba-ba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil. Já o litoral Norte é point dos surfistas. As

águas não são tão claras quanto as do litoral Sul, mas formam excelentes ondas. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.

Com um rico acervo histórico- arquitetônico, João Pessoa guarda im-ponentes construções barrocas datadas do sé-culo 16. A devoção, ain-

da nos dias de hoje, é bas-tante forte e representada pelo espetáculo da Paixão de Cristo que atrai fiéis e turistas na Semana Santa.

O profano também tem seu lugar e atende pelos nomes de Folia de Rua eMuriçocas do Mira-mar, reunindo o melhor do frevo e do maracatu, durante o pré-Carnaval. O forró marca presença nas festas juninas, em ho-menagem a São João.

Um dos cartões-pos-tais da cidade, o Farol do Cabo Branco sinali-za que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas – em suas

Venha descobrir o que há de bom em

praias, o sol nasce primei-ro. Embora emoldurada por uma bela orla, a cozi-nha da capital não se limi-ta aos de frutos do mar. Porreta mesmo são as

receitas do sertão, à base de carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa. Para a sobre-mesa, dá-lhe rapadura!

João Pessoa aonde estão as maiores e belas praias nordestina

Page 21: edição 73

JOÃO PESSOA

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 21com.br l berdade!!

!Destaque

ANIMAIS DO JARDIM

Você já parou para observar como é dinâ-mica a vida em um jar-dim? Se pararmos por quinze minutos apenas para ficar só prestando atenção, vamos obser-var vários animais inte-ragindo entre si e com o espaço físico. As mi-nhocas, por exemplo, estão ali na maior tran-quilidade, revirando a terra e arejando o solo, as borboletas e outros insetos, ajudando na polinização e colorindo o ambiente, e muitos outros animais que aca-bam compondo uma imagem realmente re-laxante! Alguns desses animais têm um estilo de vida bem peculiar que vale à pena conhe-cer...

A joaninha, toda pintada, é personagem de muitas histórias mas ali no jardim ganha vida! Já pensou então quantas joaninhas po-demos encontrar em

um jardim?De repente, você

ouve um som contínuo, persistente... É o cricrilar do grilo... Isso mesmo, o som característico do grilo chama a atenção em qualquer lugar que você esteja. Outra característi-ca desse inseto é a força nas patas traseiras que lhe permite dar saltos bem altos. Alimenta-se, basicamente, de folhas e grama. Por isso, quando chegam aos bandos nas plantações, fazem um grande estrago.

Que graça é o caracol deslizando nas folhas... Ele carrega sua casa, que é uma concha, para todo lugar e ao rastejar deixa um muco viscoso que, na verdade, ajuda a deslizar na superfície. Nas pon-tas de seu par de antenas maiores, há olhos e suas duas antenas menores têm função dupla, ser-vindo como mão e nariz.

Quem é o animal que tem 100 patas??? Se você

falou centopeia, acertou! Só que, na verdade, ela tem muito mais de 100 patas... É só fazer as contas: ela pode ter até 80 segmentos e cada um deles tem dois pares de patas... Conclusão: ela tem no mínimo 160 pa-tas!

As borboletas são espertas, gostam de ar puro e de muitas flo-res... As que vivem nas regiões tropicais são des-lumbrantes, com cores e tamanhos variados. Para conhecer mais sobre elas, pesquise em nosso especial, é só clicar aqui.

Levar uma ferroada das abelhas não é nada agradável, mas, se não mexermos com elas, fi-carão somente sugando o néctar das flores do jardim para depois pro-duzirem o mel. Como elas têm muitas caracte-rísticas interessantes de serem estudadas, tam-bém preparamos um es-pecial sobre elas.

O maior jardim do mundo fica na Holanda, mais precisamente no Parque Keukenhof. Abre somente dois meses por ano, entre março e maio, época da primavera europeia. Tem aproximada-

mente cinco mil canteiros e uma média de sete mil espécies diferentes de flores, mas, as tulipas predominam por serem

as flores típicas do país.

Curiosidade

POR QUE A GENTE SENTE CÓCEGAS?

cócegas! Você sabe por que a sentimos?Bom, os cientistas dizem que sentir cócegas é uma reação de defesa do corpo, desenvolvida há muito tempo atrás. Imagine que algo toque a sua pele, como um inseto pequeno ou até mesmo uma aranha. Pois bem, automaticamente, você irá sentir cócegas e ficará em alerta.Agora, por que você ri quando alguém lhe faz cócegas? Na verdade, essa risada não é a mesma de quando estamos felizes ou achamos algo engraçado. Ela é uma reação de nervosismo que se transforma em risada.Interessante, não é?

Um beijo para a gatinha Duda!

Feliz Aniversário para Yasmin!

Page 22: edição 73

Página 22- Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013

Paladar!com.brl berdade!

!

Torta italiana de batata e linguiça (Crostata)

Ingredientes

. 1 pacote de massa folhada (300 g)

Recheio . 600 g de batata . 4 colheres (sopa) de óleo . 1 cebola pequena cortada em cubos . ½ pimentão vermelho cortado em cubos . 200 g de linguiça calabresa fresca sem pele picada . Sal e pimenta calabresa a gosto . Salsa picada a gosto

Modo de preparoDescongele a massa folhada, de acordo com as instruções da embalagem. Com a massa, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 22 cm de diâmetro, dobrando a borda da massa para fora da fôrma.

Fure a massa com um garfo. Asse no forno preaquecido a 180°C até dourar, aproxima-damente 50 minutos. Deixe esfriar.

RecheioDescasque e corte as batatas em cubos. Cozinhe-as na água com sal até ficarem “al dente”. Em uma frigideira, aqueça o óleo, junte a batata e frite até dourar levemente.

Sempre mexendo, junte a cebola, o pimen-tão, a linguiça e continue fritando até a lin-guiça ficar dourada. Tempere com mais sal, se necessário, a pimenta e a salsa. Desligue o fogo, distribua sobre a massa e sirva.

PICANTE

Ela ressalta sa-bores e en-riquece sua

receita! Saiba quando usar cada variedade 1. Pimenta-do-reino brancaÉ da espécie Piper ni-grum, como a preta e a verde. Só muda o processamento. Após colhida, vai para a água corrente até a casca se soltar. Seca ao sol. Foi criada para temperar pratos de cor clara, se-

gundo Nelo Linguanotto, da loja Bombay Herbs & Spices, em São Paulo.2. Pimenta-do-reino pre-taConsiderada a rainha das especiarias, a versão preta é a pimenta mais utilizada no mundo. Colhida verde, é torrada até escurecer. Har-moniza bem com sabores fortes, como carnes ver-melhas. “Mas pode mas-carar ingredientes suaves”, alerta Linguanotto.3. Pimenta-do-reino verde

Usada seca ou em conser-va, vai bem em carnes - é até estrela da famosa re-ceita steak au poivre. “Seu sabor é suave, embora um tanto marcante”, diz o chef Luis Fernando Perin, professor da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.4. Pimenta rosaFruto da aroeira, árvore da Mata Atlântica, não é bem uma pimenta. Nem tem gosto ardido. “Ela é aromática e adocicada”,

Saiba como usar os variados tipos de pimenta

Não consegue emagrecer? Reveja o horário das refeições

afirma Perin. Essa falsa pimenta é macia e bastan-te usada para decorar pra-tos. Sua suavidade casa até com saladas.5. Pimenta-da-jamaicaNativa da América Cen-tral, é bastante aromática e pouco ardida. Seu sabor, segundo os especialistas, lembra uma mistura de especiarias. Pode ser usada em mari-nados e combina com ali-mentos mais fortes, como carne de porco.

O horário em que uma pessoa se alimenta pode ser tão fundamen-tal para que uma dieta dê certo quanto o que ela come, concluiu um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Após avaliarem mais de 400 pessoas com excesso de peso, os autores da pesquisa concluíram que quem realiza a principal refei-ção do dia mais tarde (por exemplo, almoça depois das três horas da tarde) tende a ter maior

dificuldade para emagrecer do que aqueles que fazem a refeição mais cedo. Essas conclusões foram publica-das nesta terça-feira no pe-riódico International Jour-nal of Obesity, do grupo Nature.

O estudo, coordenado por Frank Scheer, diretor do Programa de Crono-biologia Médica do Hos-pital Brigham and Woman, da Universidade Harvard, selecionou 420 indivíduos com excesso de peso que, durante 20 semanas, se-guiram um programa de

perda de peso baseado na chamada dieta do Medi-terrâneo. Metade dos par-ticipantes foi orientada a almoçar mais tarde (após as 15 horas) e o restante, mais cedo (antes das 15

horas). O almoço era a prin-

cipal refeição da dieta seguida, já que era o mo-mento em que 40% das calorias totais ingeridas no dia eram consumidas.

Page 23: edição 73

Campo Grande - MS, 03 de Fevereiro de 2013 - Página 23com.br l berdade!

!

!divirta-seHORÓSCOPO DA SEMANA

Não convém empurrar os seus problemas para baixo do tapete. O astral indica que pode haver um transbordamento de assuntos malresol-vidos, que você vinha tentando evitar. Manter o bom humor pode ser fundamental para aliviar o estresse.

Selecione melhor suas amizades. Aproveite a oportunidade para separar o joio do trigo nos diversos setores da sua vida. Não convém alimentar mágoas nem ressentimentos. Ao invés de resistir às mudan-ças, procure renovar suas esperanças.

Há um nítido desejo de se destacar profissionalmente, mesmo assim, você não deve perder o foco de suas necessidades familiares e emocio-nais. Talvez seja preciso sacrificar uma das coisas para que a outra possa crescer.

Aproveite o trânsito da Lua virginiana para organizar a sua vida fi-nanceira, disciplinar seus gastos e planejar futuros investimentos. Orga-nização e atenção aos detalhes vão ajudar você a conquistar seus obje-tivos.

O dia revela uma menor tolerância à restrição e ao controle seja no ambiente de trabalho ou no ambiente em que vive. O convívio com pessoas autoritárias não será tarefa fácil e um conflito não está descartado.

Não conte com a sorte neste dia ou poderá ficar em apuros. Este é o momento cortar gastos e agir com mais disciplina nas finanças. Nada vai cair do céu, por isso não se arrisque nos negócios nem acredite em promessas de dinheiro fácil.

Estará sensível aos problemas familiares nesta quarta-feira. Saturno em seu signo pode abalar o seu astral, trazendo insegurança e pessi-mismo diante da vida. Evite assumir mais responsabilidades nesta fase, você corre o risco de se sobrecarregar.

Boa fase para escrever, pesquisar ou se dedicar a uma atividade mental. Mude sua rotina de trabalho, fazer inovações pode dar resulta-dos ? experimente! O astral não é dos mais animados no lar. Brigas ou discussões podem tirar você do sério.

Hoje, você poderá sentir uma grande necessidade de aperfeiçoar seus métodos de trabalho. Aproveite sua habilidade para separar o que é bom do que é ruim. O Sol transita pelo seu signo, aumentando sua vitalidade física.

Alguns de seus planos podem ser sacrificados. Procure não se so-brecarregar com muitas atividades -- tudo indica que a sua energia vital está em baixa. O seu corpo merece tanta atenção quanto seu trabalho, por isso, cuide bem dele.

Aries (21/03 e 20/04)

Touro (21/04 e 20/05)

Gêmeos (21/05 e 20/06)

Câncer (21/06 e 21/07)

Leão (22/07 e 22/08)

Virgem (23/08 e 22/09)

Libra (23/09 e 22/10)

Escorpião (23/09 e 22/10)

Sagitário (23/10 e 21/12)

Aquário (21/01 a 21/02)

Convém pesar os prós e contras nas relações pessoais e de traba-lho. Você saberá quem são ou não os seus aliados, podendo selecionar melhor as pessoas em quem confia. Algumas responsabilidades podem lhe parecer um fardo hoje.

Capricornio (22/12 a 20/01)

É o momento de investir em alianças, associações e parcerias. Dei-xe a sua individualidade de lado e veja como é possível somar forças. Em casa, procure lutar contra a apatia, a desmotivação e o desejo de isolamento.

Peixes (22/02 a 23/03)

CONVERSA DE PAI PARA FILHO 1O pai chama o filho para uma conversa:- Filho, sua professora disse que, dos 20 alunos da classe, você é o pior.- Ora pai podia ser pior.- Ora como pior, garoto?- Ué, a turma podia ter 40 alunos....

CONVERSA DE PAI PARA FILHO 2O pai pergunta ao filho de dez anos se ele sabe como são feitos os bebês:- Não quero saber! - responde o menino, aos prantos. - Prometa que você não vai me contar...Confuso, o pai pergunta porque o filho não quer saber. Este, soluçando:- Quando eu tinha 6 anos, me contaram que não havia o Coelho da Páscoa, aos 7 descobri que não existia a Fada Madrinha. Aos 8 anos, me contaram que o Papai Noel é você!!! Se eu descobrir que os adultos também não transam, não tenho razões para viver!!!

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

A voltado diabinhomais encapetado

de todosos tempos!

pegando fogonas bancas!

© 2

013

Clas

sic

Med

ia, L

LC.

BANCO 35

AAPAURSODEOURO

QUGIROCUSTASMES

ITUBRADOBEDIENTE

ANOMAININTROZT

CAPESARA

AVESTONIDECANATO

CALAMARES

Prêmio de“Central

do Brasil”(1998)

Então;portanto

Aditivo ali-mentar queacentua o

sabor

Despesasfeitas emprocessojudicial

Que seexercitam

pouco

Ciclo comemo-rado noréveillon

Principal,em inglês

Vulcãoativo mais

alto daEuropa

(?) bem:causarboa im-pressão

Ingredienteda paelha

(pl.)

A terçaparte deum signozodiacal

“Entrar”,em “intro-

duzir”Pinguim e ema

30 diasMolécula

com dadosgenéticos

O filhosubmissoàs ordensdos pais

Setorhospitalar(?) Pitt,

ator (Cin.)

Estruturado circo

Cômodo para vinhos

Tipo de energiacomo a eólica

Dar um (?):passearDinastiainglesa

Colocara na balançaApelido de“Antônio”

Lei (?):proíbe

dirigir em-briagado

A N O

4/main. 5/tudor. 8/decanato. 9/calamares. 10/urso de ouro.

Page 24: edição 73