Em foco

24

description

Revista elaborada pelos alunos do 8º ano A e B do Colgio Salesiano Itajai, na disciplina da Lingua Portuguesa, sob a orientaçao da Professora Simoni Schmitz.

Transcript of Em foco

Page 1: Em foco
Page 2: Em foco

Carta ao leitor

É com muita alegria que apresentamos o

resultado do Projeto – Jornalista Mirim, que contém as

reportagens realizadas pelos alunos dos oitavos anos A e

B, durante o processo de escrita indicado pelo Livro da

RSE (Rede Salesiana de Escolas), que tem por objetivo a

elaboração de uma revista com textos jornalísticos,

escritos coletivamente, a partir da escolha de temas de

interesse dos jovens

Aqui, você encontrará variados assuntos, desde

os mais sérios aos mais banais, mas que foram escritos

por mãos que ainda estão em fase de aprendizado,

rabiscando no papel pequenas experiências adquiridas

através da leitura, entrevistas e conversas informais.

Tudo foi feito para garantir ao leitor, informações a

respeito do mundo adolescente, suas preocupações,

dúvidas, curiosidades e gostos.

A EM FOCO virou realidade. Está no ar, para que

você, leitor possa saborear uma leitura agradável,

simples e reflexiva. Aproveite! Leia! Informe-se!

Grande Abraço Professora Simoni Schmitz

Page 3: Em foco

Verão é época de alegria, não adianta negar!

Mas o que adianta tanta diversão, música e amigos se

você não cuida da sua pele? Ou não sabe qual o

biquíni que valoriza seu corpo? Não se preocupe temos

a solução!

Sua amiga ligou: “a galera tá indo para praia”. Você topa na hora, mas quando abre a gaveta de biquíni não encontra nenhum que fica bom no seu corpo. Só resta, então furar o passeio...Que nada! Siga estas dicas e veja como sua ida à praia fica mais prazerosa com o biquíni certo.

Para pessoas altas o melhor é optar por biquínis decotados ou então um maiô. Para aquelas que têm um quadril largo/grande podem valorizar essa abundância com modelos lisos e discretos, optando por uma parte de baixo mais larguinha. Mas para as garotas com quadris pequenos modelos de cortes retos, bem como laços laterais, anéis e correntes vão dar a impressão de amplitude. E para disfarçar as gordurinhas, aí vão pequenos truques: não precisa ficar nos maiôs neutros! Utilize listras que fazem uma pequena ilusão de ótica, disfarçando gordurinhas, que ficarão mais escondidas que o FBI. Para alongar as pernas, use topes estampados com calcinhas lisas ou ao contrário. Uma calcinha estilo asa-delta aumenta o bumbum e alonga as pernas. Hora de agitar no luau e no churrasco a beira da piscina, curtindo e dançando com seus amigos os hits e estilos mais tocados dessa estação da alegria, serão o axé e o funk.. Muitos dizem que a música desse verão vai ser o “Ai se eu te pego” do Michel Teló, outros dizem que “ô quero não, posso não” sobrevive mais um ano ou então o repetitivo “Pan, Pan, Panamericano”. Mas as que realmente estão concorrendo são as músicas do nosso axé com “Água” e o “Aceleraê” , (porque verão sem Ivete e Claudia Leitte ninguém merece, né?) para agitar as caixas de som.

Agora, está tudo realmente pronto, biquíni, toalha, música, som, churrasco... falta alguma coisa? Claro que sim: o protetor solar! Você corre risco com esse sol tão esperado e amado por todos! Lembra das aulinhas da 5ªserie? Ok. Faz mesmo muito tempo. Então vai aí uma revisão: “ os 1

Page 4: Em foco

raios ultravioletas vindos do sol atingem a Terra com intensidade suficiente para agredir a pele seriamente e causar câncer. A radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos carcinogênicos (que dão origem ao câncer) de pele. Esse tipo de radiação é mais intensa entre às 10 e 16 horas. Então (por favor), não se exponha ao sol nesse horário. UVA é a mesma durante todo o dia e durante todas as estações do ano. Após um grande período de exposição à luz solar, a parte mais externa da pele torna-se mais grossa e de coloração avermelhada. Isso ocorre devido ao aumento da produção da melanina - substância protetora natural que absorve a energia dos raios ultravioleta e evita que estes penetrem mais profundamente nos tecidos” . Para que você não fique com a pele enrugada e quebradiça, mas principalmente não se desidrate ou contraia câncer de pele, a utilização de filtro solar, boné, chapéu, óculos de sol, são indispensáveis, e, ainda, evitar o sol das 10 às 16 horas. Para prevenir o envelhecimento prematuro e impedir que a pele seja danificada, use o filtro solar composição.

Com o verão a vista e tantos produtos sendo lançados, circulam por aí uns mitos sobre o sol, sua radiação, protetor solar etc. Denise Flores, enfermeira do Posto de Saúde Pública de Navegantes, apresenta neste bate-papo, alguns cuidados necessários para quem quer curtir o verão, sem sofrer conseqüências, desfaz algumas “lendas”.

Que tipo de protetor solar é o melhor para se usar? Denise Flores: Use um filtro solar fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15. A maioria dos produtos protege apenas contra os raios UVB, que fazem a pele ficar vermelha. “Então procure um com proteção UVA e UVB.”

Só precisamos de protetor para nos proteger? Denise Flores: Não.Mesmo com protetor, use um chapéu com aba para cobrir as orelhas e óculos escuros quando houver sol intenso.Para que a sua pele não fique ressecada, você deve se hidratar depois de tomar banho de sol.

Qual o horário certo para se evitar o sol? Denise Flores: Bom, evite o sol das 10 às 16 horas. Use camiseta, se precisar ficar durante este período. Reaplique o protetor a cada 2 horas. No dia-a-dia, passe de manhã e reaplique ao meio-dia. Não se esqueça de proteger as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés, além de onde o cabelo “não proteger’”

É verdade que na água não corremos o risco de nos queimar ou ficar com câncer? Denise Flores: Isso é puro mito. Você está exposta a radiação solar tanto na água, quanto na areia.

E na sombra? Denise Flores: Na sombra também. A areia reflete a radiação.

Ouvimos dizer que o cloro da piscina tem o mesmo papel que o filtro solar porque reflete o sol de volta.É verdade?

Denise Flores: O cloro não chega nem perto de nos proteger da radiação solar.

( Lara, Gabriela R., Luana)

2

Page 5: Em foco

Saúde e segurança

AIDS e Prevenção

Como se prevenir e ter segurança nas relações

amorosas garantindo saúde corporal e

psicológica

A AIDS é uma doença que atinge o sistema imunológico do portador, deprimindo-o e tornando-o vulnerável a qualquer outra doença. É importante estar sempre informado sobre esta doença que vem crescendo, principalmente nos mais jovens e nos mais idosos. Segundo Andresa Ferreira, profissional da área da saúde no Posto de Saúde do Jardim Esperança do Bairro Cordeiros, a AIDS é contraída quando a pessoa é contaminada pelo vírus HIV, deprime e destrói todas as defesas naturais do corpo. O sistema imunológico é o mais afetado, não tem mais como proteger o corpo, desta forma a pessoa é atacada por outras doenças, chamadas Infecções Oportunistas. Outros sintomas são: cansaço físico e mental, aparecimento de gânglios (ínguas) por todo corpo, febre, diarréia e suor noturno de meses de duração sem causa identificável, emagrecimento de mais de 7Kg sem explicação e manchas roxas ou rosadas na pele. As pessoas acreditavam que AIDS acontecia só com drogados, homossexuais, e prostitutas. Pensava-se isso quando se descobriu a doença, e esse era o chamado grupo de risco. Mas a verdade, é que hoje em dia, todos estão sujeitos a contrair a doença, por isso todos nós estamos no grupo de risco, principalmente as pessoas que não se cuidam.

Após uma pessoa contrair o HIV, esse vírus pode permanecer no corpo durante meses ou anos sem nenhum sinal aparente da doença, mesmo assim essa já está contaminada, porém o vírus não se manifestou ainda. Para saber se é portador do HIV é preciso ir a um médico especializado na doença, o infectologista. As formas de contágio do HIV mais comuns, são resultantes da prática de sexo sem camisinha, compartilhamento de agulhas e seringas, sendo que são nessas horas que se deve prevenir, usar camisinha em qualquer tipo de relação sexual. Outro modo de contrair é durante a gravidez, na hora do parto ou pelo leite materno. Para prevenção, deve-se ter cuidado e procurar um profissional para saber o que fazer. É importante deixar claro que não se pega AIDS através do beijo na boca, no abraço e aperto de mãos, picada de inseto, doações de sangue, talheres, pelo ar, banheiro, e usando camisinha. As pessoas que procuram tratamento logo que descobrem a doença, conseguem conviver com ela durante anos, sem que interfira na sua vida, pois este é feito à base do coquetel, que não foi comprovado cientificamente como cura, mas controla a doença, e o AZT, remédio que tem a mesma função do coquetel. O maior objetivo é prolongar a vida útil do paciente, que pode e deve ter um convívio normal com seus familiares e amigos.

(Ingo, Gustavo e Matheus – 8º Ano A)

4

Page 6: Em foco

Cuidados Básicos

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Pequenos cuidados para uma adolescência feliz

Hoje em dia é comum adolescentes de diversas idades ficarem grávidas, sem nenhum planejamento, estrutura financeira ou psicológica. Alguns dizem que isso acontece devido à falta de orientação, porém, nesse mundo globalizado, o que não falta é informação. Para prevenir uma gravidez indesejada, existem diversos métodos contraceptivos, entre eles a pílula anticoncepcional, a Norestirona, mais conhecida como pílula do dia seguinte, e a mais popular, a camisinha, que é distribuída em postos de saúde. "O governo disponibiliza preservativos, e apoio pré-natal, que inclui consultas e exames" diz Denise Maria de Carvalho, funcionária da saúde pública de Balneário Camboriú.

Apesar da facilidade de se conseguir preservativos, o número de adolescentes grávidas é cada vez maior, ou seja, mais garotas deixando de estudar para criar seus filhos. “Fora o lado psicológico de ter um filho cedo demais, ainda acontecem alterações físicas e hormonais, pois o corpo não está preparado para uma gravidez, explica a Dr. Patrícia, médica especializada em adolescentes.

Uma gravidez fora de hora não apenas privará a garota de estudar, mas também de se divertir, sair, e perder boa parte da sua liberdade. Pode-se dizer que ser mãe com 15 anos, por exemplo, é o mesmo que perder a adolescência. Nenhuma garota quer isso, certo? Por isso a dica da EM FOCO é: cuidado nunca é de mais!

(Martha J., Fernanda I., e Amanda C. – 8º Ano A) 5

Page 7: Em foco

®

O Disney World’s Resort, Orlando, Flórida, é desde muito tempo, um dos destinos mais

procurados por jovens e famílias. Para muitos, é a viagem dos sonhos, onde estes se tornam

realidade. A instrutora Luciane, da empresa Gugelmin Turismo, fala sobre viagem que tem

conquistado milhares de pessoas de diversos países.

Com qual frequência esse tipo de viagem é procurada?

Luciane: Este tipo de vigem é procurado com bastante freqüência, principalmente por famílias e

jovens, que estão bem interessados na diversão que os parques proporcionam, e nas compras.

Quais são os tipos de pacotes e o que eles oferecem?

Luciane: Básico, Regular e Plus. Os pacotes apresentam quase as mesmas atividades, a

diferença é que no plano Básico você não participa das festas do Ice Bar e Epcot, e no Regular

você não tem direito a nadar com os golfinhos. Entre algumas diferenças básicas que constam no

pacote completo.

Quanto se gasta em média para fazer esta viagem? E quais são as formas de pagamento?

Luciane: A viagem para a Disney oferecida por nossa empresa (Gugelmin Turismo) no plano

regular, que é o mais procurado, inclui oito refeições em dias aleatórios, com almoço especial com

as princesas Disney, passagens aéreas de ida e volta, duas festas (Ice Bar e Epcot), área

terrestre (traslado com o ônibus, estadia no Hotel Disney’s All Star Resort, compras). As formas

de pagamento que oferecemos são: cartão, dinheiro à vista e cheques parcelados. Crianças

menores de oito anos ganham um desconto de U$150,00. Neste pacote você gasta R$ 8, 500

( não está incluso 4 refeições e gastos extras).

Quantos guias para quantas pessoas?

Luciane: Oferecemos um guia para doze pessoas.

Como os jovens fazem para se comunicar com os

familiares no Brasil?

Luciane: No plano Regular e Básico cada guia possui um

rádio (Nextel), e no Brasil, na Gugelmin temos outro rádio

onde os pais podem vir e pedir para se comunicarem com os

filhos. Já no plano Plus cada pessoa recebe um celular com

500 minutos, sem recarga.

Quantas vagas existem por ano? Luciane: São ao todo noventa vagas. Os personagens Mickey e Minnie Quanto se deve levar de dinheiro para custos extras? Luciane: Em média se deve levar U$700,00 para a alimentação (restaurantes e lanches à parte), e U$1.500,00 para compras. Esses valores são indispensáveis. Luciane e o grupo Disney 2011 6

A viagem dos sonhos

Page 8: Em foco

Quantos dias são suficientes para conhecer todas as atrações da Disney? Luciane: Quinze dias são o suficiente.

Qual é o kit de viagem que a empresa oferece?

Luciane: Um boné, uma mochila, cinco camisetas (que são

entregues com antecedência para que você possa customizá-

las), etiquetas de bagagem, crachá e uma caneca, que você

pode abastecer com suco, água, café...a hora que quiser nos

hotéis Disney. As famosas princesas do clássico “Cinderela”

A estudante do 8º ano B, Manuella Guimarães Heusi, 13, que já vivenciou esta

experiência conta um pouco mais sobre a viagem.

Como foi a experiência?

Manuella: Eu particularmente achei mágico, é uma experiência inexplicável, os parques são

maravilhosos, muito divertidos, as pessoas que nos atendem têm muita paciência e são muito

hospitaleiras. Tudo lá é muito diferente, muito limpo, organizado, é, em minha opinião algo que

todos os que têm a oportunidade, deveriam vivenciar! Como dizem, é o lugar onde os sonhos viram

realidade!

Você pretende voltar? Com quem?

Manuella: Sim, viajei para a Disney duas vezes com a minha família e com

certeza pretendo voltar, mas na próxima vez com amigos, em uma excursão no

ano de 2012.

O que você mais gostou?

Manuella: Tudo! Não tem algo que eu gostei mais, a viagem toda é fantástica.

Claro que sempre existem alguns brinquedos que você gosta mais, no meu

caso a Manta foi um deles (uma montanha russa do Sea World) que proporciona Manu, em um

uma sensação incrível! Mas, em minha opinião, a viagem como um todo é legal, dos parques.

desde os micos que sempre acontecem, até a estadia nos hotéis e tudo mais!

Você comprou muitas coisas? O quê? Quais são as melhores lojas em sua opinião?

Manuella: Confesso que comprei bastante, mas acho que você tem que aproveitar essa parte de

compras também, afinal, lá as coisas tem um preço muito mais barato do que o que encontramos

aqui, e existe bastante variedade! Tendo paciência e bom senso, você faz ótimas compras. Não

tenho loja preferida, mas em minha opinião, se alguém pretende fazer uma viajem pra lá, é sempre

bom fazer pesquisas antes, para que durante a viagem, você saiba onde irá encontrar as lojas que

mais te interessam!

Você já havia ido?

Manuella: Sim fui duas vezes para lá com minha família, as

duas viagens foram maravilhosas!

Para mais informações, acesse o site

http://www.gugelminturismo.com.br/

Manu no parque aquático Sea World em 2004 (Elisa, Bruna e Laryssa – 8º Ano B) 7

Page 9: Em foco

Fique Ligado

Drogas: influências e suas conseqüências

Hoje em dia, jovens de todas as idades estragam suas vidas por

consumirem drogas. Nada melhor do mostrar as consequênciasque elas

deiam em seus usuários, mesmo que deixem de consumi-las. Esta

matéria tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas e de certa forma

mostrar por que se deve estar longe delas.

As drogas são qualquer substância química ou natural, que quando

presente no organismo modifica suas funções gerais. As químicas, para serem

elaboradas precisam de técnicas especiais, pois são fabricadas em laboratório. Já as naturais são produzidas através

de certas plantas, animais e alguns minerais.

Na maioria das vezes a palavra droga, é interpretada de várias maneiras, sempre como uma coisa proibida,

de uso ilegal e imoral, pois em função de suas substâncias, causam a mudança de humor, de comportamento,

sensações e modificam as funções do cérebro.

As principais drogas são:

Nome científico: Álcool Etílico

O Álcool pode não ser considerado pela população, mas é uma das drogas mais

perigosas do mundo, principalmente na adolescência, por afetar as funções do

cérebro, que nesta idade passa por grandes mudanças em seu desenvolvimento.

Por isso, quem começa a beber antes dos 15 anos de idade, tem quatro vezes

mais chances de sofrer de deficiências do que uma pessoa que começa a beber

aos 20.

Nome científico: Nicotina tabacum

O Tabaco é um dos grandes vilões dos brasileiros. Isso por que a população não

sabe o que compõe o cigarro. Ele possui substâncias como Naftalina, utilizada para

matar baratas; formol, utilizado para conservar cadáveres; acetona, um

removedor de esmalte; fósforo, utilizado para matar ratos; e outras muitas

substâncias. Em 90% dos casos de câncer de pulmão, o tabaco é o grande vilão.

8

Page 10: Em foco

Nome científico: Oxi

O Oxi é a droga que vem se espalhando com facilidade no país, duas de suas

características ajudam a explicar isso. A primeira é que ela possui um potencial

alucinógeno muito alto, pois assim como o Crack, estimula um grande número de

euforia no usuário; e a segunda, é pelo seu preço muito baixo. Uma droga

devastadora e de fácil acesso.

Saiba as suas conseqüências pelo corpo.

A bebida parece estar te causando problemas? Beber para você chegou a um ponto de preocupação?

Talvez seja a hora de conhecer um pouco sobre o trabalho dos centros para Alcoólicos Anônimos.

Esse é um projeto que foca na recuperação de pessoas alcoólatras. É aberto para homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema com a bebida. A única condição para se tornar membro é o desejo de parar de beber. O objetivo nesse grupo é de manter-se sóbrio e ajudar outros alcoólatras a alcançarem a sobriedade. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades.

9

Page 11: Em foco

Alguns centros em nossa cidade:

GRUPO DE A.A. NOVA VIDA R. das Hortênsias S/N Cidade Nova 88308-080 Itajaí - SC Ponto de referência: Anexo a Escola Básica Elias Adaime

GRUPO DE A.A. DOM BOSCO R. Brusque 1333 Dom Bosco 88302-001 Itajaí - SC Ponto de referência: Parque Dom Bosco

GRUPO DE A. A. HUMILDADE R. Dr. Pedro Rangel 154 São João 88304-430 Itajaí - SC Local de funcionamento: Ed. Paroquial Igreja São João Sala 22

GRUPO DE A.A. TRES LEGADOS R. Antônio Carlos Pereira Leão 422 São Vicente 88309-450 Itajaí - SC Ponto de referência: Rio Bonito

GRUPO DE A.A. SÃO VICENTE DE PAULO R. Estefano José Vanolli 630 São Vicente 88309-200 Itajaí - SC Ponto de referência: Anexo Edifício Paroquial - Igreja São Vicente

(Mariana T., Gabriel M., Gabrielly - 8º Ano A )

10

Page 12: Em foco

Cabelo, moda e beleza

As melhores dicas de 2011, para ficar antenado

nas tendências atuais, e ter uma boa autoestima

Cabelo Alguns cortes que prometem fazer a cabeça da mulherada neste verão!

Para quem optar por cabelos longos, a tendência é cortes mais retos e com um pequeno desfiado nas pontas e bastante movimento, isso ficará melhor em cabelos lisos.

Para cabelos curtos e ondulados o corte é

repicado, assim mantendo o seu volume.

Para os cabelos curtos e lisos normalmente a parte de trás será

volumosa e alta. Como afirma Rosemere Tiergarten Siqueira,

que é instrutora de cabeleireiro profissional na Embeleze, é indicado cortar os cabelos de dois em dois meses, não usar creme sem

enxágue, fazer hidratação semanal ou quinzenalmente, evitar ficar muito tempo sem cortar. Nas cores, aposte nas mais suaves. Estão em evidência cores puxadas para o violeta, marrons e acobreadas.

Quem optar por loiro, aposte em um tom levemente dourado e bege. Moda

Neste verão de 2011/12 estarão nas ruas, peças de décadas passadas de forma, é claro, mais

atualizada e moderna. Algumas estampas são inspiradas em elementos naturais. A grande ênfase nas tendências são os vestidos inspirados nesta década. E a novidade, é que eles não serão justos na cintura, evidenciando a silhueta, ela ficará mais larga e reta, dando um aspecto longilíneo ao corpo. O que está vindo com tudo para a nova estação são os decotes que prometem agradar a todos os gostos. Outra novidade são as peças em rendas e as saias que estão com alguns centímetros a mais. E ao contrário do que muitos pensam, podem ser usadas por qualquer mulher, basta saber, combinar com outros acessórios.

Beleza

A sua! Você possui sua própria beleza, invista nela com as dicas dadas acima! Cada um tem sua própria beleza! Lembre-se: você é bonita do

jeito que você é! (Maria Carolina e Maria Luisa – 8º Ano A)

11

Page 13: Em foco

Olimpíadas 2016________

Ela vai acontecer, e nós brasileiros,

vamos honrar essa tradição da cultura grega,

transformando o Rio de Janeiro numa verdadeira Olímpia

As Olimpíadas tiveram origem em Olímpia uma cidade da Grécia, no século VIII antes de cristo, no inicio elas eram usadas para homenagear os deuses, principalmente Zeus. O que era uma forma de reverência, pelo fato das Olimpíadas acontecerem no lugar onde acreditavam que os deuses moravam. O significado da palavra Olimpíada vem do nome da cidade de onde foi criada.

As Olimpíadas também não existiriam se não existissem muitos escravos na Grécia. Sendo assim, a maioria das pessoas com tempo livre, dedicarem-se mais a filosofia, a mitologia e aos esportes. Os jogos não eram tratados como competições, e sim, como festas para homenagear deuses. Os antigos jogos olímpicos não tinham datas marcadas, mas ocorriam em torno de quatro anos em quatro anos. Os jogos duraram até 393 d.C quando o Imperador Romano Teodósio acabou com a tradição durante seu reinado na Grécia e mais ou menos 1503 anos depois, o francês Pierre de Fredy recomeçou a tradição Olímpica.

Atualmente ocorrem algumas Olimpíadas, a que nos conhecemos que acontecem de quatro em quatro anos em anos pares, as de inverno que ocorre dois anos após esta, são as paraolimpíadas que são as

do grupo especial. Um mês após o término das Olimpíadas ocorrem as Paraolimpíadas, é um evento muito

legal de se acompanhar, também devido às curiosidades e adaptações de diversos esportes. Mas o mais interessante, e bonito de se ver é a superação e a emoção dos atletas, vale a pena conferir. Existe também um comitê que rege as regras das Olimpíadas, o COI (Comitê Olímpico Internacional), e é ele que determina as ações e regras definidas pela carta olímpica, também é responsável por escolher o local onde os atletas irão treinar, descansar, e onde o evento irá acontecer. Foi o COI quem criou as Paraolimpíadas.

A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, e também a cerimonia de abertura e encerramento que é com certeza muito bonito de ser acompanhado com muito entusiasmo as festas, sempre recheadas de novidades, cores e costumes culturais dos países que recebem as olimpíadas, a alegria dos atletas e as características dos esportes de certos países.

Em 2016 o Brasil terá a honra de receber as Olimpíadas no estado do Rio de Janeiro, assim como em 2007 acolheu a todas as delegações nos Jogos Pan-americanos. Temos certeza que faremos desta festa um palco de grandes emoções e conquista de medalhas para o nosso país. Nossos atletas cada vez mais vêm se superando e treinando muito para poder subir ao pódio e ver a nossa Bandeira, símbolo máximo ser hasteada ao som do “Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada,Brasil!” 12

Page 14: Em foco

A Atleta itajaiense de Caratê, Valéria Kumizaki, representante de Santa Catarina na Equipe brasileira de Caratê que foi para os Jogos Pan-americanos no México, fala desta modalidade que ainda não faz parte das Olimpíadas. Confira a entrevista abaixo!

O que você pensa de uma Olimpíada? Valéria Kumisaki: É um evento muito importante do esporte mundial, onde todos os atletas gostariam de estar presentes para competir e

tentar, talvez, uma medalha para seu país.

Mesmo o Karate não estando nas Olimpíadas, como você se prepararia para ela? Valéria Kumisaki: Eu treino muito para participar de quase todos os eventos, tanto nacionais, quanto internacionais. Eu iria fazer de tudo para estar nas Olimpíadas, pois para representar o Brasil, não basta ganhar somente um evento, você tem que ser o melhor nas etapas classificatórias para chegar com um bom ritmo na competição.

Quais seriam as suas principais adversárias?

Valéria Kumisaki: Bom como a Olimpíada é um evento muito grande e muito competitivo, qualquer adversário é um obstáculo a ser ultrapassado, mas as melhores atletas da minha categoria são do Japão, Itália, EUA, Turquia e Egito.

Se o Caratê tivesse nas Olimpíadas, o que você acha que as pessoas pensariam deste esporte?

Valéria Kumisaki: O Caratê é um esporte diferente dos outros que são vistos diariamente na televisão, ele tem como base a defesa pessoal, mas atualmente a nível mundial é praticado como uma luta, onde o importante é vencer o oponente. Talvez, assistindo pela primeira vez, algumas pessoas não entenderiam o objetivo do esporte e achariam tudo muito estranho, ou não gostariam, por ele ser um esporte diferente.

Medalha de bronze Jogos Pan-americanos de Guadalajara no México (Yasmin O. e Thawanna F. – 8º Ano B)

13

Page 15: Em foco

Saúde & Bem Estar

Como emagrecer de forma saudável e correta com benefícios para sua

saúde e seu corpo

A saúde está relacionada com o nosso cotidiano, sendo um dos assuntos discutidos entre as mulheres, pois dependendo de nossa alimentação diária, adquirimos um corpo saudável e uma pele macia.

Para emagrecer de forma equilibrada sem acarretar problemas de saúde, devemos introduzir alguns alimentos em nosso cardápio. Segundo a nutricionista Francisleine Emilio é primordial ingerirmos frutas, verduras, alimentos integrais, se possíveis orgânicos, procurar fazer as refeições em casa e banir de vez refrigerantes, salgadinhos e frituras. O segredo é o equilíbrio e evitar os exageros. Assim teremos disposição, saúde mental e física, e as vitaminas e minerais são importantes para isso. Todas as reações do nosso corpo dependem deles, então não são só importantes durante a busca do emagrecimento, mas sim no dia-a-dia. As frutas, verduras, carnes magras e alimentos integrais, principalmente, quando feitas escolhas variadas, são fontes ricas em vitaminas e minerais.

Mas não podemos retirar os carboidratos de nossas refeições, pois ele é uma das principais fontes de energia, porém se consumido em excesso se torna uma reserva de gordura, que se depositam sob a pele, nos órgãos e vasos sanguíneos. Por esse motivo devemos dar preferência aos carboidratos complexos, os integrais (pão, massas e arroz integral).

Atualmente os brasileiros, estão cada vez mais consumindo o carboidrato em excesso, pois alegam que não têm tempo para prepará-los, pois a vida está muito corrida, o trânsito aumentando, surgindo imprevistos, enfim, as desculpas são muitas, para nossa alimentação incorreta, substituindo uma comida saudável por enlatados e massas de preparo rápido. Para isso, têm-se soluções. Uma delas é praticar exercícios aeróbicos, que são ótimos para emagrecer e queimar calorias, eliminando, também a reserva de gordura depositada no corpo. Além de queimar as gordurinhas extras, é fator principal, no uso do oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Exercícios aeróbicos incluem qualquer tipo de atividade feita em níveis moderados de intensidade, porém por períodos estendidos.

Page 16: Em foco

14

Para não perder tempo em uma academia, alguns aparelhos podem ser utilizados em casa na prática de exercícios, são: esteira, steps e a bicicleta ergométrica, que ocupam um pequeno espaço, e ficam a disposição para qualquer momento serem usados. Porém, como tudo em excesso, faz mal, exercícios também fazem. Segundo, o professor de educação física Gilberto Zonta “exercícios em grande quantidade prejudicam o limite do corpo. O corpo também fica estressado. Quando se tem alto nível de treinamento, com stress elevado - OVER TRAINER, há hematuria, ou seja, perda de hemácia na urina (sangramento), micro fraturas nas articulações, principalmente nos tornozelos. Hipertrofia do miocárdio, entre outros. Esses são só algumas das conseqüências do excesso de exercícios. Também, devemos ficar atemos com a anorexia, pois é um comportamento persistente que pessoas manifestam ao manter o seu peso corpóreo abaixo do nível médio proporcional para sua estatura, pode aparecer a qualquer momento. Essa doença trata-se de uma perturbação na percepção, onde a pessoa distorce a forma do seu corpo sempre para uma forma aumentada em relação a real. Segundo, a enfermeira, estudante de psicologia Francielle Begnossi, são várias as alterações comportamentais e os sinais físicos que a pessoa pode desencadear, tais como: mudanças no humor (irritabilidade, agressividade, etc.), desculpas para não comer, utilização de laxantes, diuréticos, medicamentos que prometam o emagrecimento, desejo de perder peso mesmo estando abaixo do normal, preocupação com o conteúdo calórico, perda de peso, sono e frio excessivo, queda de cabelo, etc. Além desses sintomas, ela pode provocar graves problemas psiquiátricos e psicológicos. Sua causa exata ainda é desconhecida Mas, contribuem para o aparecimento de doenças, fatores genéticos, psicológicos, traumas pessoais, estrutura familiar, fatores sociais e culturais, ou até mesmo a presença de mais um fator associado. A enfermeira afirma “Se você já foi diagnosticada com anorexia, não se desespere, pois há tratamentos, Eles devem ser realizados por uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, psiquiatras, endocrinologista e nutricionista), onde alguns são psicoterapia individual e/ou familiar, psicofarmacoterapia, dieta nutricional”. Por isso, emagreça de forma saudável! (Luisa M., Gabriela L., Mariana C.- 8º Ano A)

15

Page 17: Em foco

Viagem & Lazer

Destino: diversão! As pessoas hoje em dia estão viajando mais, afinal está tudo cada vez mais em conta,

principalmente no mundo das viagens e do turismo. Veja os melhores destinos para

suas férias!

Como escolher a agência de viagem?

Procure reunir o máximo de informações se e ficou interessada em uma agência, antes de fechar o negócio,

pesquise sobre ela!

Evite contratar uma agência que conhece apenas pela internet. Pesquise o endereço da agência e vá até lá.

Além de se certificar de que a empresa existe mesmo, assim fica mais fácil sentir o clima dela. Isso tem tudo

a ver com o serviço que a agência vai oferecer!

Converse com outras pessoas que usaram o serviço da agência. Pergunte do que elas gostaram e, também,

do que elas não gostaram da viagem. Dessa forma, você evita ter surpresas desagradáveis no meio de suas

férias.

Pergunte tudo que não ficar claro quando estiver conversando com o agente de viagens, não deixe nenhuma

dúvida passar batido!

Orlando

Conhecer a Walt Disney World é o sonho de quase toda menina. E o legal é que os meninos também gostam dessa viagem. Os parques que você não pode deixar de ir é o Magic Kingdom Park (o parque mais famoso do complexo Disney), o Epcot Center, Universal Studios, Islands of Adventure, Sea World e o Busch Gardens (se você adora montanhas russas). À noite, a dica é jantar no Planet Hollywood ou fazer algum passeio em City Walk (onde há o Hard Rock Café) ou Downtown Disney. Passe pelo menos um dia fazendo compras em grandes outlets, onde se encontra coisas legais e baratas. Ponto forte: você simplesmente estará num dos lugares mais legais do mundo! Pontos fracos: menores de 18 anos não entram nas principais casas noturnas. Orlando é movimentada o ano inteiro, mas os meses mais cheios são janeiro e julho. Em julho, é alto verão (de dia faz

em média 35°C) e os parques funcionam a pleno vapor. Em janeiro, por outro lado, é mais frio na cidade (faz 20°C de dia, em

média) e alguns parques aquáticos podem estar fechados.

Bariloche

Cidade na Argentina localizada na Província do Rio Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Em sua volta há lagos e montanhas, como o Cerro Tronador. Sua população é de 130 mil habitantes. Bariloche tem sua principal atividade econômica voltada ao turismo. Para os que gostam de aventura podem praticar “rafting”, cavalgadas, parapente e ciclismo de montanha. O lugar é perfeito para quem sempre sonhou em ver neve. E duas horas de aula de esqui e mais cinco ou seis horas de prática são suficientes para se virar nas montanhas. É possível andar de quadriciclo na lama e visitar uma fábrica

de chocolate. Piedras Brancas é o primeiro centro de esqui da região. Suas pistas permitem a prática de esportes de inverno, com muito espaço para a prática do esqui alpino e há aulas destinadas à aprendizagem e prática do esqui nórdico. Também é possível andar de trenó, snowboard ou subir até o refúgio e tomar um delicioso chocolate quente. Ponto forte: o preço não é alto quando se leva em conta que é uma viagem internacional. Fora isso, a viagem não é tão longa e da para fazer algo bem diferente como ver a neve. Ponto fraco: Quem não está acostumado com o frio pode sofrer um pouco. Por isso, não economize na hora de arrumar a mala. (Eduarda, Jade e Fernando – 8º Ano A) 16

Page 18: Em foco

PREPARANDO-SE PARA A VIDA

O sonho gerado pelo esforço

O grande sonho dos jovens de estudar em uma faculdade de renome no exterior.

Gabriela Capella

O pensamento de Gabriela é o mesmo de diversos outros adolescentes em todo o Brasil, que enxergam as faculdades do exterior como algo inatingível. Todavia, a verdade é que dependendo do empenho de cada aluno, em especial, as oportunidades surgem para que esses sonhos se realizem.

Nos dias de hoje, é difícil achar algum adolescente cursando o ensino médio que não tenha o desejo de fazer uma experiência numa universidade no exterior, dentre elas, está Harvard. Mas obviamente “nem tudo são rosas” como diz o velho ditado, agir por impulso jamais seria correto, é necessário pensar no dinheiro para a viagem, para a estabilização no local, preparar-se para os obstáculos que sem dúvidas enfrentar-se-á, e também na adaptação em um novo ambiente, dominar o idioma, entre outros fatores.

Para saber mais sobre o assunto a EM FOCO traz uma entrevista com Pedro Lunardelli, ex-aluno salesiano, que atualmente trabalha com programas de intercâmbios para jovens, e que também já vivenciou essa experiência em uma faculdade dos Estados Unidos.

17

“Eu particularmente

gostaria muito de cursar a

faculdade de Harvard nos

Estados Unidos, como todo

mundo, porém acho ainda

que isso é um sonho bem

distante, mas seria uma

ótima experiência, com

certeza!” disse Gabriela

Capella de 12 anos, que

cursa o Sétimo Ano do

Ensino fundamental do

colégio Salesiano.

Page 19: Em foco

Em Foco: A respeito das oportunidades depois de chegar aqui, existe algum curso lá cujo diploma não é aceito aqui? Pedro Lunardelli: Nos EUA tem várias opções de cursos, como Administração, Economia, Engenharias, Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Internacionais, Cinema, Artes Cênicas, Música, Gastronomia, Design, Moda e etc. Os únicos cursos que não são válidos no Brasil são: Medicina, Odontologia, Veterinária e Direito. Em Foco: Como é o programa de intercâmbio para os jovens? Pedro Lunardelli: É para os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio a oportunidade de ter uma vivência universitária numa faculdade Americana durante o verão dos Estados Unidos (Junho e Julho). O Programa de intercâmbio permite que estudantes passem por uma experiência de algumas semanas em universidades de primeira linha nos Estados Unidos para verem como é a vida universitária. Nestes programas os estudantes podem cursar matérias de seu interesse para enriquecimento acadêmico e cultural, que variam de Business a Cinema, de Arquitetura a Liderança. Além das matérias, os estudantes envolvem-se em projetos de curto prazo e têm a oportunidade de trabalhar e interagir com outros estudantes de várias partes do mundo, proporcionado uma experiência fantástica. Nos finais de semana são oferecidos passeios e visitas a outras universidades da região para que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer outras instituições. Em Foco: Como as faculdades americanas são, o que você pode nos contar de curioso sobre a infra-estrutura e costumes que eles têm e que não possuímos nas faculdades aqui? Pedro Lunardelli: O nível acadêmico das universidades é muito alto e as universidades onde nossos estudantes recebem bolsas estão no mesmo nível ou bem acima das melhores instituições do Brasil. E isso tudo sem contar na experiência de vida adquirida durante os anos da universidade e estágios nos períodos de férias, que se tornam grandes diferenciais no currículo profissional no futuro. As aulas são muito mais práticas que no Brasil. Em Foco: Basicamente, o que é preciso para fazer esse intercâmbio para as faculdades fora do país? Pedro Lunardelli: Estudar em uma boa escola, nível intermediário de inglês e boas notas no ensino médio. Em Foco: Ao chegar aqui isso realmente facilita todo o processo de conseguir o emprego? Pedro Lunardelli: Sim, muito. A grande maioria dos alunos que participaram do programa de bolsas de estudos hoje, trabalham em empresas excelentes. Exemplos: Ferrari, Mercedez Benz, Nokia, AMBEV, Itau, Petrobrás e etc. Em Foco: Quais faculdades fazem parte desse programa de intercâmbio? Pedro Lunardelli: Todas as faculdades dos EUA e algumas do Canadá. Em Foco: Você fez a faculdade no exterior. Como foi essa experiência? Pedro Lunardelli: Sou apaixonado pelos EUA. Os quatro anos que passei lá, foram os melhores anos da minha vida. Aprendi muito. Saí do Brasil um adolescente e voltei de lá um adulto. Pedro Lunardelli

(Ingrid R., Manuella H., Raissa K. – 8º Ano B)

18

Page 20: Em foco

Rock in

Brazil...

Um sonho que se tornou

realidade...

Se para você foi só mais um festival de música, pra eles não foi...

A história do Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de música que foi

idealizado pelo empresário Roberto Medina e teve

sua primeira edição no ano de 1985 no Rio de

Janeiro, mas ganhou repercussão mundial

rapidamente e teve quatro edições em Portugal,

duas na Espanha e mais três no Brasil, sua

última edição aconteceu entre 23 de setembro e 2

de outubro de 2011 no Rio de Janeiro e reuniu os

principais artistas do cenário musical, tanto atual

como Katy Perry, Ke$ha, Rihanna, Shakira,

Coldplay, Maroon 5, quanto os artistas que

entraram para a história da música entre os anos

60 e 90 como Elton John, Red Hot Chili Peppers,

Metallica

19

Page 21: Em foco

Tão grande é o sucesso do festival que foi

construída a cidade do Rock no Rio de Janeiro,

que possui vários palcos e boates,e até, um

parque de diversões.

Cidade do Rock. Rio de Janeiro

A próxima edição já será em 2013, e mesmo sem

atrações confirmadas os ingressos já estão a

venda. Marco Aurélio Vieira , de 41 anos, pai da

aluna Maria Eduarda Reiser Vieira do 8° ano A.

presenciou o segundo evento, ocorrido em 1991 no

estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro “Foi uma

das melhores sensações da minha vida, muita

adrenalina, uma energia muito boa transmitida

por todos, tanto dos artistas, quanto das pessoas

que estavam lá”, afirma ele. Segue abaixo a na

íntegra entrevista realizada com este amante do

rock. 20

Page 22: Em foco

Em Foco: Qual a principal diferença, que você

percebe, entre os primeiros evento e os atuais?

Marco Aurélio: Como sou amante do rock,

assumo que preferia as primeiras edições, que

davam jus ao nome. Hoje em dia isso não é

mais levado a sério, “eles botam” outros estilos de música que descaracterizam o nome do

evento.

Em Foco: Você se lembra de algumas bandas

que tocaram na época?

Marco Aurélio: Olha, eu lembro que na época

eram minhas bandas favoritas o Guns N' Roses, Faith No More, Titãs, Judas Priest,

http://www.listal.com/lobao Sepultura, Capital Inicial, entre

outros. Lembro que no dia em que fui, era o

dia em que só tocava “rock pesado”e ... Quando a banda Lobão começou a tocar, houve uma vaia geral, e o show foi cancelado, e logo em seguida entrou a próxima atração. Em Foco: O que significa ROCK IN RIO para você?

Marco Aurélio: Para mim é mais que um conjunto

de shows de bandas de rock, é a realização de um sonho, que na minha época, qualquer “rapaz” tinha. E para minha sorte, quando o evento ocorreu, eu estava morando no Rio de Janeiro, morava no bairro Tijucas, que é bem perto do Maracanã (onde ocorreu o evento). Eu lembro que eu era bem jovem, deveria ter uns vinte anos, e fui com uns amigos da faculdade. Fomos os primeiros a chegar na fila.

(Maria Eduarda, Gabriella Z., - 8º Ano A)

21

Page 23: Em foco

Grupo do

Oitavo Ano A

Page 24: Em foco

Grupo do

Oitavo Ano B