Enfoque alvorecer junho de 2015

4
EDIÇÃO DE JUNHO DE 2015 Moradores do Caiçaras e região pedem para que a Prefeitura de Juiz de Fora fique atenta e resolva a situação em que se encontra a comunidade. 1) Quem é considerado trabalhador doméstico? Aquele que presta serviço de forma contínua a pessoa ou família por mais de dois dias na semana. O local de trabalho é casa da família e a atividade do trabalhador não pode gerar lucro ao empregador. 2) Qual é a jornada de trabalho fixada em lei? Oito horas diárias ou 44 horas semanais 3) É possível contratar trabalhador doméstico por período menor? Sim, mas segundo a lei, o regime de tempo parcial não pode exceder 25 horas semanais de trabalho, com lim- ite de uma hora extra diária. 4) É possível negociar a duração diária da jornada de trabalho? A lei prevê que trabalhador e patrão possam negociar jornadas de 12 seguidas por 36 horas de descanso 5) O empregado é obrigado a registrar a duração da jornada de trabalho? Sim, a lei prevê a anotação em meio manual, mecânico ou eletrônico. 6) A lei fixa limite de número de horas extras? Não, mas prevê que a hora extra trabalhada deverá ser acrescida de no mínimo 50% do salário 7) O trabalhador doméstico terá direito a banco de ho- ras? Sim, mas as primeiras 40 horas extras precisam ser pa- gas em dinheiro. A exceção prevista pela lei a compen- sação da hora extra trabalhada durante o mês. 8) E se o trabalhador sair do emprego antes de com- pensar as horas extras? O empregador precisará pagar as horas extras ao em- pregado. O valor será calculado com base na remuner- ação atual do trabalhador. 9) Como é o trabalho em domingos e feriados? A lei prevê que as jornadas em domingos e feriados se- jam pagas em dobro, a não ser que o empregado ganhe uma folga para compensar o dia trabalhado. Destaques da PEC dos empregados domésticos A Comissão de Moradores Amigos do Caiçaras solicita à Prefeitura de Juiz de Fora que faça e conclua obras essenciais à comu- nidade. Na Av. Dnar Rocha, os moradores pedem a colocação de uma cobertura no ponto fi- nal da linha 532. Na Av. Senhor dos Passos, entre a garagem da Tusmil e a entrada do Parque São Pedro, os moradores reclamam que desde que se iniciaram as obras da nova adutora, o asfalto apresenta buracos por todos os lados causando problemas constantes para o transito na região. A construção de uma creche no bairro é uma reivindicação antiga. Segundo informação dos moradores, esta obra poderia ser feita na antiga escola, onde já existe uma estru- tura. A capina da Rua “O” e Av. Dnar Rocha é coisa urgente. A praça da comunidade precisa de reforma. A construção de uma UAPS também está na relação de pedidos. Estamos de olho! Enfoque Alvorecer na luta por uma comunidade melhor! Carlos Henrique – Casé Leia nesta edição: Na 2 - Menssagem de Fé / Dicas & Curiosidades Na 3 - Tô no rango / Caça Palavras Na 4 - Esporte em Foco E fique sabendo de muito mais no Enfoque Alvorecer!

description

Informativo mensal das comunidades de São Pedro e Caiçaras - Juiz de Fora/MG.

Transcript of Enfoque alvorecer junho de 2015

EDIÇÃO DE JUNHO DE 2015

Moradores do Caiçaras e região pedem para que a Prefeitura de Juiz de Fora fique atenta e resolva a situação em que se encontra a comunidade.

1) Quem é considerado trabalhador doméstico?Aquele que presta serviço de forma contínua a pessoa ou família por mais de dois dias na semana. O local de trabalho é casa da família e a atividade do trabalhador não pode gerar lucro ao empregador.2) Qual é a jornada de trabalho fixada em lei?Oito horas diárias ou 44 horas semanais3) É possível contratar trabalhador doméstico por período menor?Sim, mas segundo a lei, o regime de tempo parcial não pode exceder 25 horas semanais de trabalho, com lim-ite de uma hora extra diária.4) É possível negociar a duração diária da jornada de trabalho?A lei prevê que trabalhador e patrão possam negociar jornadas de 12 seguidas por 36 horas de descanso5) O empregado é obrigado a registrar a duração da jornada de trabalho?Sim, a lei prevê a anotação em meio manual, mecânico ou eletrônico.6) A lei fixa limite de número de horas extras?Não, mas prevê que a hora extra trabalhada deverá ser acrescida de no mínimo 50% do salário7) O trabalhador doméstico terá direito a banco de ho-ras?Sim, mas as primeiras 40 horas extras precisam ser pa-gas em dinheiro. A exceção prevista pela lei a compen-sação da hora extra trabalhada durante o mês.8) E se o trabalhador sair do emprego antes de com-pensar as horas extras?O empregador precisará pagar as horas extras ao em-pregado. O valor será calculado com base na remuner-ação atual do trabalhador.9) Como é o trabalho em domingos e feriados?A lei prevê que as jornadas em domingos e feriados se-jam pagas em dobro, a não ser que o empregado ganhe uma folga para compensar o dia trabalhado.

Destaques da PEC dos empregados domésticos

A Comissão de Moradores Amigos do Caiçaras solicita à Prefeitura de Juiz de Fora que faça e conclua obras essenciais à comu-nidade.

Na Av. Dnar Rocha, os moradores pedem a colocação de uma cobertura no ponto fi-nal da linha 532. Na Av. Senhor dos Passos, entre a garagem da Tusmil e a entrada do Parque São Pedro, os moradores reclamam que desde que se iniciaram as obras da nova adutora, o asfalto apresenta buracos por todos os lados causando problemas constantes para o transito na região. A construção de uma creche no bairro é uma reivindicação antiga. Segundo informação dos moradores, esta obra poderia ser feita na antiga escola, onde já existe uma estru-tura. A capina da Rua “O” e Av. Dnar Rocha é coisa urgente. A praça da comunidade precisa de reforma. A construção de uma UAPS também está na relação de pedidos.

Estamos de olho! Enfoque Alvorecer na luta por uma comunidade melhor!

Carlos Henrique – Casé

Leia nesta edição:Na 2 - Menssagem de Fé / Dicas & Curiosidades

Na 3 - Tô no rango / Caça Palavras Na 4 - Esporte em Foco

E fique sabendo de muito mais no Enfoque Alvorecer!

2 ENFOQUE ALVORECER - JUNHO/2015

Nunca se diga inútil. Por agora: você não é um anjo. No entanto é ca-paz de ser uma pessoa reta e nobre; não terá santidade para mostrar, mas possui vastas possibilidades de agir em bene-fício do próximo; não apresenta quali-dades perfeitas, contudo, você detém recursos preciosos de servir.

Talvez não consiga revelar alto índice de cultura intelectual, porém, consegue amparar a muitos compa-nheiros com excelente orientação. Pro-vavelmente, não lhe será possível mo-vimentar grandes riquezas do mundo, entretanto nada lhe impedirá o esforço de acumular tesouros de bondade no coração e de irradiai-los em gestos de compreensão e de amor.

Por fim é provável que você ain-da não conheça o que seja a felicida-de, mas pode adquiri-la se você quiser, aprendendo a trabalhar em favor dos outros e entender a perdoar, encorajar e sorrir.

Em Memoria: Télma Stenner e Hilma de Novais.

Dicas interessantes para facilitar o trabalho na cozinha.

Ovo fresquinhoPara evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamen-te. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de veri-ficar que ele está bom.

Salsinha sem umidadeEssa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou pica-da, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seque as folhinhas com papel-toalha ou em um se-cador de saladas (encontrado em supermercados e lojas de utensílios para a cozinha) e, sobre uma tábua, pique bem. Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda.

Cebola sem choroSabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque, na hora em que é cortada, ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, for-mado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os. Para evitar essa desagradável sensa-ção, use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente. Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda.

LATICÍNIOS ENLATADOS EM GERAL

Rua Papa João Paulo II, 145 Caícaras I

Tel.: (32) 3061-1698

3ENFOQUE ALVORECER - JUNHO/2015

Receita de Caldo de costela com mandioca

Costela magra, Mandioca, Cebola a gosto, Alho a gosto, Pimentão a gosto, Cebolinha a gosto, Salsa a gosto, Coentro a gosto e Colorau a gosto

Coloque a costela para cozinhar na panela de pres-são,com água cobrindo e sal, por uns 40 minutos até ficar bem molinha. Quando pronta, desfie tiran-do a pele e gordura. Pegue o caldo que cozinhou a carne e passe no liquidificador. Cozinhe a mandioca em outra panela. Quando estiver bem mole, tire o talo e reserve. Quando esfriar, passe no liquidifica-dor com a própria água que cozinhou. Refogue a costela desfiada com pedaços de gordura da sobra. Acrescente o caldo da carne e água. Quando ferver, coloque pimenta do reino moída e a mandioca que passou no liquidificador, com a própria água que foi cozida. Sirva com salsinha, cebolinha e coentro pi-cados, queijo ralado e torradinhas ou pão frances.Dica: Reserve uns pedaços da costela para acres-centar ao caldo depois de pronto.Se quiser pode comer molhando o pão de sal.

La cuca Waldelicy Tagliatte

E n f o q u e A l v o r e c e r e m d i a c o m a c o m u n i d a d e !

Alugo ou vendo apto. c/ 2 quartos e dependência de empregada. Rua Barão do Retiro, em ótima local-ização. Tel: 9965-8800.

Aulas particulares - Todas as matérias até o antigo 4 ano primário. Tel: 8885-8597 (Silvia).

Vendo 3 maquinas de meias. Uma scotch e duas Baner, um eixo com motor e 3 formas de passar. Tel: 8863-2840 Vicente.

Anuncie - 8839-9792 / 8839-8767

Montador de Moveis - Rodolfo - 8828-5865. Garantia e eficiência.Reforma-se sofás em geral.

Anuncie - 8839-9792 / 8839-8767

Serviço garantido Tel: 8854-9303.Vende-se uma cama de casal e uma de solteiro e um Guarda-Rou-pa Solteiro. Tel: 9969-6869

Festa de São Pedro - de 26 a 29 de junho a partir das 19h, Igreja de São Pedro. Barraquinhas, música ao vivo e muito mais

4 ENFOQUE ALVORECER - JUNHO/2015

Uma reviravolta aconteceu na representação da equipe local na Taça BH de Futebol sub-17. Após anunciar como representante da cidade na compe-tição, a Associação Esportiva Uberabinha deu lu-gar ao Tupynambás Futebol Clube, popularmente conhecido como Baeta. A agremiação esportiva vermelha completa o grupo com o Botafogo-RJ, Criciúma-RS, Grêmio-RS e Athletic, de São João Del Rei-MG. Inicialmente, Juiz de Fora irá receber jogos da primeira fase, mas tem a possibilidade de receber jogos nas fases finais. A competição irá de 8 a 31 de julho.A troca que houve nos bastidores, provocou la-mentações por parte do presidente, treinador e pessoas que acompanham o Uberabinha. Em pu-blicação nas redes sociais de uma carta enviada ao Secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bonifácio, o presidente da A. E. Uberabinha, Danilo Souza, defendeu o clube em representar a cidade na com-petição juvenil, argumentando a pontuação e os feitos alcançados nos rankings da PJF e Federação Mineira de Futebol (FMF). Em matéria publicada pela Tribuna, a FMF disse que as agremiações são convidadas para a competição sem adoção de ran-kings para definir as vagas.A Associação Desportiva de Juiz de Fora (ADJF), que firmou contrato de arrendamento do ginásio e do antigo salão de festas do Baeta, declarou que houve “algum ruído” que fez isso acontecer (a tro-ca entre Uberabinha e Tupynambás). No facebook, algumas pessoas disseram que houve interferên-cia política por causa da mudança das equipes.E você, o que acha que houve para ter ocorrido a troca entre Uberabinha e Tupynambás como repre-sentante da cidade na Taça BH de Futebol Júnior?

BAETA E UBERABINHA PROVOCAM POLÊMICA NOS BASTIDORES DA

TAÇA BH DE FUTEBOL SUB-17

Terminou o Campeonato Mineiro 2015/Versão Por-jeto Amigos da Bola. O América Mineiro ficou com o título. O vice-campeão foi o time do Tupi, o o Cru-zeiro ficou com a terceira colocação e logo a seguir a equipe que representou o Atletico Mineiro. Tudo com muita animação e disciplina. Valeu por mais este campeonato e que venha mais desafios. Em breve Escolinha de Futebol DUCASÉ PROJETO AMIGOS DA BOLA. Vamos todos participar!

Missão cumprida

13/06 – Sábado16:20h Coritiba x Flamengo

21:00h Vasco x Cruzeiro14/06 – Domingo

16:00h Palmeiras x Fluminense20/06 Sábado

16:20h Flamengo x Atlético-MG24/06 – Quarta- Feira19:30h Sport x Vasco

19:30h Fluminense x Ponte Preta25/06 - Vasco x Flamengo - Domingo

- 18:30.25/06 - Goiás x Fluminense - Domin-

go - 16:0001/07 – Quarta – Feira 19:30h Vasco x Avaí

22:00h Joinville x Flamengo02/07 Quinta-Feira

21:00h Fluminense x Santos05/07 - Domingo

Flamengo x FigueirenseChapecoense x Vasco

São Paulo x Fluminense

Jogos da Serie B: BOTAFOGO - Transmissão Parabólica Rede TV 44

27/06 – SAB 16:30h -Macaé x Botafogo

03/07 – SEX 21:50h Botafogo x Sampaio Correa

07/07 - TER - Ceara x Botafogo

Jogos do TUPI: Transmissão Parabólica TV – Brasil canal 3

28/06 – Dom 19:00h Portuguesa x Tupi

03/07 – SEX - Caxias x Tupi 10/07 – SEX - Tupi x Juventude