Era Do Conhecimeno Corrigido

21
1 ENTREVISTAS COM EX-ALUNOS: Valquíria S. Santana Anailza Pereira de Almeida. Everaldo Oliveira de Jesus ERA DO CONHEC IMENTO BIOGRAFIA DE ANTIGOS EDUCADORES E DEPOIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL A HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SANTO

Transcript of Era Do Conhecimeno Corrigido

Page 1: Era Do Conhecimeno Corrigido

1ENTREVISTAS COM EX-ALUNOS:Valquíria S. Santana

Anailza Pereira de Almeida.Everaldo Oliveira de Jesus

Valquíria S. Santana

ERA DO CONHECIMENTO

BIOGRAFIA DE ANTIGOS EDUCADORES E ATUAIS

DEPOIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO.

Page 2: Era Do Conhecimeno Corrigido

mi

gos leitores, a educação em Santo Amaro é um tema bastante discutido na Revista A Era do

Conhecimento. A colaboração de entrevistas e depoimentos de pessoas da comunidade contribuiu para esta elaboração.

• Percebemos que houve um grande avanço na educação deste município. Antigamente o processo educacional era baseado no ensino tradicional, onde se destacava o colégio de Freiras, composta por jovens do sexo

feminino. Um ensino rigoroso, onde as alunas aprendiam e respeitavam as professoras, adquirindo uma preparação proveitosa para o futuro.

• A partir de entrevistas com ex-alunos das escolas de tradição foi exposta a afirmação que esta cidade tornou-se evoluída e atrativa, possuindo faculdades, cursos profissionalizante em destaque o CEFET (Centro federal de educação tecnológica), dando a oportunidade às pessoas a ingressarem no ensino superior ou técnico. Esses avanços trouxeram aspectos positivos e negativos, pois em outras épocas havia a participação e cooperação dos pais frente à escola e existia a dedicação dos alunos pelos estudos, e os mesmos ingressavam nas escolas a partir de 7 anos de idade. Atualmente o individuo tem acesso ao ensino educacional a decorrer do seu desenvolvimento cognitivo e a depender dos interesses dos pais, dando entrada na escola com mias ou menos 3 anos de idade e muitas vezes não há participação dos pais referentes a escola. Sendo assim a educação deste município coloca-se a serviço de todos e cabe a nós o olhar diferente para contribuir para este avanço educacional.

2

ENTREVISTAS COM EX-ALUNOS:Valquíria S. Santana

Anailza Pereira de Almeida.Everaldo Oliveira de Jesus

Valquíria S. Santana

A evoluçã

o da educaçã

o em Santo

Amaro!

Page 3: Era Do Conhecimeno Corrigido

Nesta Edição

Palavra da turma

História da educação do município de Santo Amaro

Entrevistas com ex-alunos

Biografia de um antigo educador

Biografia de um atual educador

Depoimentos da comunidade (moradores, alunos, professores ilustres)

Editado por:

Ana Carla dos Santos

Alice Hormann

Gisélia de Queiroz

Lenes Marle Souza

Lindiane Barbosa

Priscila Caldas

Luciana Doria dos Santos.

3

Editorial

Page 4: Era Do Conhecimeno Corrigido

C

OM IMENSA SATISFAÇÃO iniciaremos esta revista com O LEMA “EDUCAÇÃO” para realizar uma jornada na busca do conhecimento, na intenção de promover a valorização do docente como modelo de um profissional contribuinte para a evolução do processo educativo. Trilharemos caminhos, lutaremos com garra e confiança , como forma de colaborar por um país mais justo e solidário , no que se diz respeito a educação.

4

Palavra da

Turma

Page 5: Era Do Conhecimeno Corrigido

A

cidade nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil, e é o centro de um município com 493 Km2 de área e uma população de 57.800 habitantes ( 2010).

Foi fundada em 1557, tem sua historia ligada ao Engenho Sergipe do Conde, o `` Rei dos engenhos reais de cana-de-açúcar ´´, foi levado á vila e município em 1727.Tornou-se cidade em 1837,juntamente com a cidade irmã de cachoeira- Ba.

5

A Historia

da Educaçã

o em Santo Amaro

Page 6: Era Do Conhecimeno Corrigido

E

m 22 de setembro de 1817, D João VI concedeu licença para funcionar como estabelecimento de educação do sexo feminino- que permanece em funcionamento até hoje. As jovens ¨ recolhidas` `eram educadas nos princípios religiosos, limitando o aprendizado ao ensino das primeiras letras e das artes domésticas para direção de lares futuros.

A educação em santo amaro começou com a ata de 14 junho de 1822,quando naquele período os vereadores reivindicaram por uma educação superior ( a primeira universidade do Brasil).

Em 1954, em homenagem ao ilustre e engenheiro Teodoro Fernandes Sampaio, por sugestão do Dr Dorival Passos, que nessa época era secretário de educação e cultura do estado da Bahia, eminente santo-amarense também amiga de Teodora Sampaio, começando com o curso de ginásio com duração de quatro anos, e mais tarde o colegial cientifico com duração de três anos e formação para o magistério primário. Fundou o centro Educacional Teodoro Sampaio, que teve como primeiro diretor o Pároco Antenor Celino de Souza, que dirigiu de 1954 a 1963 e tinha por hábito substituir os professores faltosos, por qualquer motivo.

Em 1965 foi implantado no torno noturno, o curso Técnico em administração, técnico em

Secretariado e Habilitação Básica em Química, cursos estes que muito contribuíram para a conquista de empregos para aqueles que cursaram.

Hoje só existe no Centro Educacional Teodoro Sampaio o curso Ensino Médio e normal em nível médio .

Hoje a cidade de Santo Amaro possui dezoito escolas públicas e treze escolas particulares, sendo que algumas dessas oferecem o curso de Ensino Médio.

Santo Amaro foi contemplada com o Campus do Instituto Federal da Bahia, Antigo CEFT, que anualmente abre vagas para vestibular de cursos de Ensino Superior e Ensino Técnico na modalidade integrada.

O ensino público em Santo Amaro é bem equipado oferecendo um bom ensino, inclusive a Fundação da APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ), que é muito bem organizada com a ajuda da Prefeitura e dos mantenedores, que proporcionam aos excepcionais, uma vida mais feliz.

Existe também um organizado Curso Técnica em Meio Ambiente, Público e gratuito, no distrito de Sitio Camaçari, no centro Educacional Municipal João Câncio e em Pedras, no centro educacional municipal Professor Nestor da Costa Oliveira.

6

A educaçã

o

Editado por: Ana Paula Santos Carla Manuela de Jesus Daniel Augusto FerreiraLeane da cruz santosTailes Chegas de Souza

Page 7: Era Do Conhecimeno Corrigido

Era do Conhecimento

Entrevistada: Anailza Pereira de Almeida.

Profissão: Professora.

Cursou o Ensino Fundamental II na Escola Professor Nestor da Costa Oliveira e o

Ensino Médio no Centro Educacional Teodoro Sampaio.

Era do Conhecimento: Pergunta? A educação escolar prepara para o

mercado de trabalho? Porquê?

Anailza Pereira de Almeida

Sim. Prepara, pois na escola adquirimos os conhecimentos básicos, porém é necessário que além desses conhecimentos é preciso buscar mais, especializar- se para inserir no mercado de trabalho.

Era do Conhecimento: Pergunta?

Como era a educação na sua escola?

Anailza Pereira de Almeida

Não havia muitos recursos tecnológicos os professores trabalhavam com o método tradicional, não havia passeio para conhecer pontos históricos, museus era tudo na unidade escolar.

Era do Conhecimento: Pergunta?

Quais as mudanças que ocorreram na educação na sua época até hoje?

Anailza Pereira de Almeida.

Hoje , os professores dispõem de muitos recurso tecnológicos as escolas disponibilizam de benefícios por vários programas do governo Federal e Municipal com o objetivo de oferecer aos discentes uma educação de qualidade.

Era do Conhecimento: Pergunta? Essas mudanças foram positiva ou

negativas para a formação dos estudantes?

Anailza Pereira de Almeida.

Com certeza, positivas pois assim a educação publica valorizou-se muito mais.

Era do Conhecimento: Pergunta? Como era a atitude dos professores

em relação aos alunos?

Anailza Pereira de Almeida

Bastante rigorosos eles tinham mais poderes sobre os discentes, pois os pais davam total liberdade.

Era do Conhecimento: Pergunta? E os pais participavam na educação

dos filhos?

Anailza Pereira de Almeida.

Naquela época os pais eram mais participativos da vida escolar de seus filhos, hoje, eles matriculam seus filhos e até mesmo quando há reunião é bem poucos participam dizem que não há tempo pois trabalham e assim o ano letivo chegar ao fim e muito deles não acompanham o desenvolvimento de seus filhos.

7

Entrevistas

Page 8: Era Do Conhecimeno Corrigido

Era do Conhecimento

Entrevistada: Everaldo Oliveira de Jesus

Profissão: Professor.

Escola :Professor Pedro dos Santos

Era do Conhecimento: Pergunta? A educação escolar prepara para o

mercado de trabalho? Porquê?

Everaldo Oliveira de Jesus.

Prepara, porque o ensino é fundamental para os indivíduos se preparar e alcançar os seus objetivos dentro do mercado de trabalho.

Era do Conhecimento: Pergunta? Como era a educação na sua escola?

Everaldo Oliveira de Jesus.

A educação escolar era totalmente diferente da dos dias atuais, porque todos tinham um entrosamento bom, que facilitava o trabalho do professor na sala de aula.

Era do Conhecimento: Pergunta? Quais as mudanças que ocorreram na

educação da sua época até hoje?

Everaldo Oliveira de Jesus.

As mudanças que ocorreram na época em que estudava é que a educação era melhor em termo da relação entre professor e aluno.

Era do Conhecimento: Pergunta? Essas mudanças foram positivas ou

negativas para a formação dos estudantes?

Everaldo Oliveira de Jesus.

Essas mudanças foram positivas porque fizeram com o que os alunos aprendessem de maneira correta e dentro dos padrões adquiridos no ambiente escolar.

Era do Conhecimento: Pergunta?

Como era a atitude dos professores em relação aos alunos?

Everaldo Oliveira de Jesus.

Bastante rígida, onde o respeito eram múltiplos.

Era do Conhecimento: Pergunta? E os pais participavam na educação

na educação dos filhos?

Everaldo Oliveira de Jesus.

Lógico, porque a participação dos pais era fundamental na educação dos seus filhos, o principal é que eles demostravam interesse em ajudar os educadores no desenvolvimento dos filhos.

8

Page 9: Era Do Conhecimeno Corrigido

9

Page 10: Era Do Conhecimeno Corrigido

Era do conhecimento Entrevistada: Valquíria S. Santana

Profissão: Professora.

Cursou o curso de magistério pelo colégio :Centro Educacional Teodoro Sampaio.

Era do Conhecimento: Pergunta? A educação escolar prepara para o

mercado de trabalho? Porquê?

Valquíria S. Santana

Sim. Porque a escola nos dá uma noção relacionada a profissão que escolhemos.

Era do Conhecimento: Pergunta? Como era a educação escolar na sua

escola?

Valquíria S. Santana

Algumas foram negativas, pois hoje se dar muita liberdade aos alunos e os professores não podem agir, por isso , em uma turma com 30 alunos, os professores não conseguia com 50. Mas também tiveram algumas positivas como a implantação da educação infantil que antes não tinham e as crianças só iam para escola com 7 ou 8 anos de idade.

Era do Conhecimento: Pergunta?

Como era a atitude dos professores em relação aos alunos?

Valquíria S. Santana

Bem rígido, os alunos tinham acha que mais medo do que respeito. A maioria dos professores eram muito afastados dos alunos e por qualquer coisas nos dava reguada.

Era do Conhecimento: Pergunta? Os pais participavam na educação

dos filhos?

Valquíria S. Santana

Sim. Muito mais que hoje. Todos os dias eles olhavam se tinha dever para fazer em casa, mesmo os pais de colegas que não sabiam ler acompanhavam seus estudos e davam liberdade aos professores para que agissem seus filhos caso fosse preciso.

Hoje quem é doido de falar alto com um menino desses?

Por isso que a educação está como está.

10

Editado por:

Arlete silva dos Santos

Elildes Medeiros de Carvalho silva

Juciara Fernandes dos Santos

Maisa dos santos Mabre

Luciana Pereira.

Page 11: Era Do Conhecimeno Corrigido

Antigo Educador

• Professor Carlos Augusto da Silva

ascido na cidade de Santo Amaro da Purificação, no ano de 1934.N

Cursou o ginásio (atual ensino médio) no ano de 1955, graduando-se na Escola Normal Teodoro Sampaio, no ano de1962.

Submeteu-se ao concurso publico realizado pela Secretaria de Educação e Cultura no ano de 1969, sendo aprovado, nomeado para lecionar na Escola João Clímarco de Araújo Silva, no distrito de São Bráz, sendo removido dois anos após para Escola Cipriano Britanio, em seguida foi transferido para Escola Edvaldo machado Boaventura, mais tarde passou a lecionar na Escola Núcleo do Complexo Escolar Senador Pedro Lago, atualmente conhecida como Escola Estadual Senador Pedro Lago.

Assim, o educador Carlos Augusto da Silva orientou tanto na disciplina de Língua Portuguesa, como Matemática, alunos de diversas partes e varias ocasiões:

Orientou Cursos de Admissão ao Ginásio;

Substituiu professores nas escolas:

Dr. Bião, Araújo Pinho, Cel. Francisco Pinto, Luis Viana Filho, centro Educacional Teodoro Sampaio, Ginásio de Acupe, Escola de 1º grau de Jacuípe.

Coordenou o Centro Cívico Castro Alves, no Pedro lago.

Aposentou-se no ano de 2002, após 33 anos de carreira.

Educador Atual

• Professor Jaime Agripino de Santana Júnior

asceu em Santo Amaro, aos 25 de novembro de 1964, começou seus estudos em 1971 ingressando na 1ª

serie da escola Monteiro Lobato. Cursou a 3ª e 4ª series com professores particulares. Em 1975 ingressou no ginásio, cursando a 5ª serie no complexo Escolar Polivalente de Santo Amaro onde permaneceu até a 7ª serie. Em 1978, transferiu-se para o complexo Escolar Senador Pedro Lago para cursar a 8ª serie e concluir assim o ensino fundamental.

N

No ano seguinte começou os estudos de 2ª grau, matriculando-se no 1º ano básico, no único colégio de ensino médio da cidade, o Centro Educacional Teodoro Sampaio, no curso técnico de Assistente de Administração, onde permaneceu até a conclusão do curso. Em 1989, foi convidado para trabalhar na Indústria de Papéis Santo Amaro (INPASA),como apontador de custos, onde ficou por dois anos. Em 1989, paralelamente ao trabalhar, ingressou no curso de papel técnico de papel e celulose, através de processo seletivo, concluindo o mesmo no ano de 1992, neste mesmo ano prestou concurso para Secretaria de Educação do Estado da Bahia, sendo aprovado e passou a atuar como professor não licenciado (LDB 5692/71), nas disciplinas de Administração e Controle, Mecanografia e Processamento de Dados, Organizações e Técnicas Comercias,

11

Biografia:

Educadores da cidade

de Santo Amaro

Page 12: Era Do Conhecimeno Corrigido

disciplinas referente aos cursos técnicos em Administração e contabilidade e a disciplina de Física no curso de Magistério. Nos anos

seguintes passou a lecionar Matemática nas turmas de 1º e 2º graus.

Vendo que o colégio não dispunha de professor licenciado em Matemática, em 1994 resolveu prestar vestibular na UEFS, onde foi aprovado no curso de licenciatura plena em Matemática e habilitado na segunda opção para o curso de administração.

Por problemas familiares teve que abandonar o curso no 4º semestre. Alguns anos mais tarde pediu a reintegração de curso a UEFS e voltou aos estudos. No entanto os problemas retornaram e mais uma vez teve que abandonar o curso. Em 2006 inscreveu- se e passou na seleção da UNIFACS e em 2010 colou o grau como licenciado em Matemática. Especializou em Matemática pela Finom (Faculdade do Noroeste de Minas) e atualmente está matriculado no Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo Bahiano.

O professor Jaime, exerceu a função de coordenador de estágios do curso técnicos; do Centro Educacional Teodoro Sampaio,

Coordenador do Laboratório de Informática, Professor da disciplina Matemática no projeto CPA; no Programa de Formação de Professores em Exercício (MEC). Professor de matemática nos colégios:

o - Professor José Nery de Mesquita;

o - Cooperativa Educacional de Santo amaro;

o - Circulo Operário Católico de Santo Amaro;

o - Colégio Dr. José Silveira;

o - Colégio EPO;

o - Pré-vestibular Alcance;

o - Pré- vestibular Impacto;

o - Prefeitura de Santo Amaro;

o - Projeto qualifica Bahia;

o - SENAI;

12

Editado Por: Nerijane de Costa França SantanaTaise Verlaine dos Santos RibeiroNilzenice dos Santos Pereira Sônia de Jesus Brito

Page 13: Era Do Conhecimeno Corrigido

E

spera-se que a educação no Brasil resolva sozinhos, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola.

Anônimo.

Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos

professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.

Anônimo.

Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.

Anônimo.

13

Depoimentos da comunid

ade sobre a Educaçã

o

Page 14: Era Do Conhecimeno Corrigido

14

Editado por: Edneide de jesus Sales Annete Marcello Santos Luís Henrique de Almeida Albuquerque.

Page 15: Era Do Conhecimeno Corrigido

15

Page 16: Era Do Conhecimeno Corrigido

Amanda Plinio Calasans

Diana Lopes de Souza

Jéssica Conceição dos Santos

Lilian Margarida do Amaral de Lima

Sidenir Nunes Machado.

Tutor: Ediney Santana

Polo Santo Amaro

Curso: Letras e Pedagogia 2º Semestres

16

Produção

Page 17: Era Do Conhecimeno Corrigido

17