Folder de Produto BT 2016

8
CABOS PARA INSTALAÇÕES DE BAIXA TENSÃO

Transcript of Folder de Produto BT 2016

CABOS PARA INSTALAÇÕES DE BAIXA TENSÃO

O mundo em que vivemos requer cada vez mais energia para funcionar e se desenvolver. Por mais de um século a Nexans tem desempenhado um papel-chave em proporcionar a energia que as pessoas precisam, trazendo energia à vida através de sua extensa linha de soluções, que proporcionam maior desempenho para seus clientes e para as pessoas no mundo inteiro.

Os nossos cabos são parte indispensável das cidades modernas e conectadas, proporcionando acesso à energia, facilitando a comunicação entre as pessoas, e garantindo o conforto e a segurança nas infraestruturas e construções.

O nosso time colabora para proporcionar as soluções para essas necessidades, com alta performance, eficiência de custos e soluções duradouras para as mais complexas aplicações.

Através da combinação da nossa liderança tecnológica, expertise e presença local, podemos efetivamente contribuir para o desenvolvimento dos projetos dos nossos parceiros, oferecendo as melhores condições para que atinjam seus objetivos, e ao mesmo tempo respeitando os mais altos níveis de segurança e levando em consideração o cuidado com as pessoas e com o meio ambiente.

A Nexans também promove a responsabilidade social e o desenvolvimento das pessoas através da Fundação Nexans, que tem como objetivo apoiar projetos que proporcionem o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.

A NEXANS

SOLUÇÕES EM BAIXA TENSÃO

Com uma linha completa de produtos para instalações elétricas de baixa tensão, a Nexans oferece soluções da mais alta qualidade em cabos de cobre isolados e nus, que proporcionam máximo de-sempenho para as mais diversas aplicações, sejam elas em prédios residenciais, industriais ou também ligações de máquinas e equipa-mentos elétricos.

• Indústria • Prédios Comerciais • Construção Civil • Residências • Automação

Presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo

CABOS NOFLAM FLEX – 450/750 V

São empregados nas fiações de quadros, painéis elétricos e outras aplicações que exijam cabos de maior flexibilidade. Sua instalação é permitida em eletrodutos, sobre isoladores e em molduras. Para outros tipos de instalação existem algumas restrições, conforme NBR 5410. Os cabos Noflam Antichama BWF Flexível oferecem maior segurança devido às características especiais quanto à não propagação e auto-extinção do fogo, constatadas através do ensaio de propagação vertical da chama, conforme NBR NM-IEC 60332-3-23 (Categoria B). Cabos com certificação compulsória INMETRO.

• Construção - Condutor: flexível, formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, atendendo à classe 5 de encordoamento. - Isolação: PVC (70 °C) - composto termoplástico de policloreto de vinila, com características especiais quanto à não propagação e auto-extinção do fogo.

• Cores Branco, preto, vermelho, cinza, azul claro, verde, amarelo, azul escuro e verde/amarelo

• Notas - Os Cabos Noflam Flex podem ser fornecidos em rolos (nas seções de 1 a 10 mm²), em carretéis (nas seções de 1 a 6 mm²) e em bobinas (nas seções de 1,5 a 500 mm²).

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR NM 247-3; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR NM IEC 60332-3-23. SEÇÕES DISPONÍVEIS 1 mm² a 500 mm²

CABOS DE BAIXA TENSÃO

CABOS DE BAIXA TENSÃO - NÃO HALOGENADOS

CABOS ECO AFITOX – 450/750 V

Os cabos ECO AFITOX 450/750 V são a solução sustentável de condutores não halogenados retardantes ao fogo, com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. Neste produto, é utilizado biopolietileno como material isolante, um revolucionário plástico derivado da cana-de-açúcar, tendo assim uma cadeia de produção ecologicamente correta. São indicados para locais com grande afluência de pessoas, conforme recomendação da NBR 5410 aplicável aos condutores isolados com respectivas restrições de instalação.

• Construção - Condutor: flexível de cobre, têmpera mole, com encordoamento na classe 5. - Isolação: composto termoplástico poliolefínico, não halogenado (70 °C).

• Cores Preto, branco, azul claro, vermelho, verde, verde/amarelo e amarelo.

• Regime de Operação Os cabos podem operar com a temperatura máxima no condutor, nas seguintes condições, conforme NBR 13248: - Regime permanente: 70 °C - Regime de sobrecarga: 100 °C - Regime de curto-circuito: 160 °C

• Notas - Os cabos ECO AFITOX podem ser fornecidos em rolos (nas seções de 1 a 16 mm²) e em bobinas (nas seções de 1,5 a 240mm²).

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 13248; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR 6251; ABNT NBR NM IEC 60332-3-24. SEÇÕES DISPONÍVEIS 1,5 mm² a 240 mm²

CABOS DE BAIXA TENSÃO

CABOS FITER FLEX – 0,6/1 kV

São empregados como cabos de potência para instalações fixas, sendo recomendados em circuitos que exijam cabos de maior flexibilidade para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais, comerciais, industriais, subestações transformadoras, etc. São destinados às instalações gerais em eletrodutos ao ar livre (em bandejas, prateleiras ou suportes semelhantes), perfilados, espaços de construção, bem como em sistemas subterrâneos, do tipo: banco de dutos ou diretamente enterrados, dutos, etc.

• Construção - Condutor: cobre, têmpera mole, com alta flexibilidade atendendo ao encordoamento na classe 5, conforme NBR NM 280. - Isolação: HEPR 90 °C, atendendo aos requisitos físicos prescritos pela NBR 7286. - Cobertura: policloreto de vinila, atendendo aos requisitos físicos prescritos na NBR 6251, para o tipo ST2.

• Cores / Identificação dos Condutores - 1 condutor: preto - 2 condutores: preto e azul claro - 3 condutores: preto, branco e azul claro - 4 condutores: preto, branco, vermelho e azul claro - 5 condutores: preto, branco, vermelho, azul claro e verde Cobertura: - Unipolar: preto, azul claro e verde - Multipolar: preto

• Regime de Operação A elevada estabilidade térmica de isolação termofixa (HEPR), permite sua utilização nas seguintes condições de temperatura no condutor: - Regime permanente: 90 °C - Regime de sobrecarga: 130 °C - Regime de curto-circuito: 250 °C

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 7286; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR 6251; ABNT NBR NM IEC 60332-1. SEÇÕES DISPONÍVEIS 1,5 mm² a 630 mm²

CABOS AFITOX EP90-F – 0,6/1 kV

Os cabos AFITOX EP90-F, por apresentarem características retardantes ao fogo associadas à baixa emissão de fumaça e gases tóxicos, são indicados para instalações em locais com aglomeração de pessoas e condições de fuga difíceis, como: shopping, hospitais, cinemas, metrô, e em áreas de eletrônica e de computação, conforme recomendação da NBR 5410.

• Construção - Condutor: cobre flexível classe 5. - Isolação: composto termofixo não halogenado (90 °C). - Cobertura: composto termoplástico não halogenado na cor preta. - Fita de poliéster. - Nos cabos multipolares, quando necessário é aplicado um enchimento poliolefínico não halogenado.

• Cores / Identificação dos Condutores - 1 condutor: preto - 2 condutores: preto e azul claro - 3 condutores: preto, azul claro e verde - 4 condutores: preto, vermelho, azul claro e verde - 5 condutores: preto, vermelho, branco, azul claro e verde Cobertura: - Unipolar: preto, azul claro e verde - Multipolar: preto

• Regime de Operação Os cabos podem operar com a temperatura máxima no condutor, nas seguintes condições, conforme NBR 13248: - Regime permanente: 90 °C - Regime de sobrecarga: 130 °C - Regime de curto-circuito: 250 °C

NORMAS APLICÁVEIS AFITOX EP 90 ABNT NBR 13248; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR 6251; ABNT NBR NM IEC 60332-3-24. SEÇÕES DISPONÍVEIS 1,5 mm² a 240 mm²

CABOS DE BAIXA TENSÃO - NÃO HALOGENADOS

CABOS FIBEP NC-F – 0,6/1 kV – INVERSORES DE FREQUÊNCIA

São utilizados em instalações elétricas em geral, especialmente nas áreas de automação industrial, onde é crescente a presença de ruídos eletromagnéticos. São recomendados para motores com velocidade controlada por inversores de frequência, e para interligações entre motores e inversores (conversor/inversor de frequência).

• Construção - Condutor: Cobre nu de tempera mole flexível com classe de encordoamento 5. - Isolação: Composto termofixo de borracha etileno propileno (HEPR), com temperatura de operação 90°C, temperatura de sobrecarga 130°C e temperatura de curto de 250 °C. Atende todos os requisitos da norma ABNT NBR 7286. - Núcleo: Formado por três condutores isolados torcidos entre si, um para cada fase. - Capa interna: Camada de policloreto de vinila (PVC) extrudada sobre a reunião, servindo de acolchoamento para o condutor neutro. - Condutor Neutro: Fios de cobre eletrolítico nu, dispostos helicoidalmente, regularmente distribuídos sobre a capa interna. - Blindagem: Fita de cobre aplicada helicoidalmente sobre o núcleo do cabo. - Cobertura: Camada extrudada de policloreto de vinila (PVC), tipo ST2.

• Cores / Identificação dos condutores - 3 condutores: preto, branco e azul claro. Cobertura: Preto

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 7286 SEÇÕES DISPONÍVEIS 2,5 mm² a 240 mm²

CABOS DE CONTROLE

CABOS FICOM-F - 500 e 1000V

Os cabos FICOM-F são recomendados para instalação em circuitos de controle e proteção, onde se desejam baixos custos de instalação. Eles podem ser instalados conforme NBR 5410 ao ar livre, em bandejas, em canaletas, diretamente enterrados ao solo, em eletrodutos ou em dutos subterrâneos.

• Construção - Condutor: cobre nu, flexível, têmpera mole, encordoamento classe 5. - Isolação: PVC (70°C) policloreto de vinila, com identificação numérica. Sobre os condutores reunidos, quando necessário, poderá ser aplicado um separador de material não aderente à isolação. - Cobertura: policloreto de vinila (PVC-ST1).

• Notas - Dimensões são nominais e, portanto, sujeitas às tolerâncias previstas nas especificações. - As seções de (0,5 a 1mm²) são previstas para a tensão de isolamento de 500 V, e de (1,5 a 4 mm²) para a tensão de isolamento de 1kV, conforme norma aplicável NBR 7289. - Sob consulta fabricamos os cabos: com uma veia verde ou verde/amarela para identificação do condutor de proteção; com veias coloridas; com blindagem.

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 7289; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR 6251 SEÇÕES DISPONÍVEIS 0,5 mm² a 16 mm²

• Regime de Operação Limites térmicos conforme ABNT NBR 6251: - Regime permanente: 90ºC - Regime de sobrecarga: 130ºC - Regime de curto-circuito: 250ºC

CABOS FISOLDA P - 450/750V

Cabos empregados em ligações entre o gerador e o eletrodo das máquinas de solda elétrica. Tensão máxima de operação: 450/750 V.

• Construção - Condutor: flexível, formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5 para seções 25 mm² e 35 mm² e classe 6 para seções 50 mm² a 120 mm². - Cobertura: Composto termoplástico de policloreto de vinila (PVC), para temperatura de operação no condutor de 70ºC, na cor preta.

• Cor Preto

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 8762; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR 6251; ABNT NBR NM IEC 60332-1. SEÇÕES DISPONÍVEIS 25 mm² a 120 mm²

CABOS CONDUFLEX – 300/500 V

Devido à boa flexibilidade e ao excelente aspecto apresentado pela cobertura externa brilhante, os Cabos Conduflex encontram largo uso em ligações de aparelhos eletrodomésticos, tais como: aspiradores de pó, enceradeiras, refrigeradores, batedeiras. São utilizados também em ligações de ferramentas portáteis motorizadas como: furadeiras, lixadeiras, serras, etc.

• Construção - Condutor: formado por fios de cobre eletrolítico nu, tempera mole, atendendo à classe 5 de encordoamento. - Isolação: PVC (70 °C) - composto termoplástico de policloreto de vinila flexível, em cores diferentes para identificação. - Cobertura: PVC - composto termoplástico de policloreto de vinila flexível, tipo ST1 na cor preta.

• Cores / Identificação dos Condutores - 2 condutores: preto e azul claro - 3 condutores: preto, marrom e azul claro - 4 condutores: preto, marrom, azul claro e verde/amarelo Cobertura: Preto

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR NM 247-5; ABNT NBR NM 280; ABNT NBR NM IEC 60332-1. SEÇÕES DISPONÍVEIS 1 mm² a 6 mm²

CABOS DE COBRE NU

Produto utilizado com características adequadas para aplicação em malhas de aterramento e em linhas aéreas para transmissão e distribuição de energia.

• Construção Cabos de têmpera meio-dura, com classe de encordoamento 2A e 3A.

• Notas - Sob consulta podem ser produzidos: cabos com encordoamento classe 3A, na têmpera meio-dura, a partir da seção 70 mm²; fios e cabos na têmpera mole NBR 5111. - O aumento de temperatura refere-se à elevação de temperatura do condutor acima do ambiente. Temperatura máxima admissível no condutor: 80 °C.

NORMAS APLICÁVEIS ABNT NBR 6524 SEÇÕES DISPONÍVEIS 4 mm² a 500 mm²

CABOS DE BAIXA TENSÃO

Para amenizar a perda de energia dissipada em forma de calor durante sua condução da fonte até o destino, é preciso calcular corretamente o dimensionamento dos condutores elétricos, levando em consideração os aspectos técnico, econômico e ambiental.

Com o intuito de facilitar a análise dos três aspectos, complementares entre si, a Nexans disponibiliza uma ferramenta gratuita para calcular o dimensionamento dos cabos do seu projeto. Trata-se do SDN (Sistema de Dimensionamento Nexans), o 1º aplicativo brasileiro de dimensionamento de cabos, uma forma prática, rápida e gratuita de fazer os seus cálculos.

Para saber mais, acesse www.nexans.com.br/sdn para saber mais e ter acesso à plataforma online. Você também pode fazer o download em seu dispositivo móvel, seja Android ou iOS, e o melhor, pode ser utilizado a qualquer momento, pois funciona também offline!

As informações completas sobre os produtos de baixa tensão e para diversas outras aplicações estão disponíveis no site da Nexans Brasil. Lá, é possível acessar os dados técnicos específicos de cada produto e também gerar catálogos personalizados dos produtos que você escolher, em apenas um clique. Acesse www.nexans.com.br, registre-se e selecione a área de ‘Produtos’ para obter todas as informações sobre as nossas soluções, da baixa à alta tensão!

Você também pode acessar detalhes sobre os produtos direto do seu smartphone ou tablet, fazendo o download do nosso Aplicativo de Catálogos, disponível na Google Play e AppStore.

SISTEMA DE DIMENSIONAMENTO NEXANS

iOSAndroid

Android iOS

CATÁLOGOS ONLINE

CONHEÇA OUTRAS LINHAS DE PRODUTO DA NEXANS

CABOS NAVAIS E PARA ÓLEO E GÁS - NÃO HALOGENADOS CABOS PARA ROLLING STOCK

Afitox MXP BC Afitox XP Afitox XP BMC Flamex Flamex FlamexAfitox SM AS

CABOS DE ALUMÍNIO PARA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO CABOS SOLARES

Alumínio NU Lo-Sag Aero Z Fipex TR Multiplex Energyflex AL Energyflex Cobre

CABOS DE MÉDIA TENSÃO CABOS E ACESSÓRIOS EÓLICOS

Fipex BF EP-Dry Fipex WTR AL Windlink MV-RS Acessórios

www.nexans.com.br | facebook.com/NexansBrasil | [email protected] | (11) 3084-1600

CABOS PARA TELECOM CABLING SOLUTIONS

Rede Externa Fio FDG Fio FE-AA Essential LANmark Fibra Óptica