Fundações

6
O trabalho, será a base para a prova, devendo esse ter detalhada a parte teórica, seguida de quatro exercícios escolhidos pelo aluno que tratem dos seguintes temas: o Tipos de fundações, processos executivos, características e limitações de cada tipo de fundação profunda, tubulão e estacas (teórica); o Execução e leitura de boletim de sondagem do tipo rotativa, definição de recuperação e RQD (teórica); o Dimensionamento de fundação em tubulão e em estaca escavada. (exercício); BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: o Carlos de Sousa Pinto; o Milton Vargas; o Homero Caputo; o Urbano Rodrigues Alonso – Fundações;

description

Trabalho de fundações

Transcript of Fundações

Page 1: Fundações

O trabalho, será a base para a prova, devendo esse ter detalhada a parte teórica, 

seguida de quatro exercícios escolhidos pelo aluno que tratem dos seguintes 

temas:

o Tipos de fundações, processos executivos, características e limitações de 

cada tipo de fundação profunda, tubulão e estacas (teórica);

o Execução e leitura de boletim de sondagem do tipo rotativa, definição de 

recuperação e RQD (teórica);

o Dimensionamento de fundação em tubulão e em estaca escavada.

(exercício);

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

o Carlos de Sousa Pinto;

o Milton Vargas;

o Homero Caputo;

o Urbano Rodrigues Alonso – Fundações;

Page 2: Fundações

TIPOS DE FUNDAÇÕES

A fundação é responsável por suportar o peso da edificação, devendo ser assentada em solo firme que antes é determinado pela sondagem. São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente do solo.

As fundações podem ser: - Diretas (Rasas e Profundas)- - Indiretas (Estacas)

São classificadas como diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde se apóia.

A fundação direta são aquelas em que a transmissão da carga para o solo é feita preponderantemente pela base. A transmissão das cargas é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência das cargas.

(BRITO, 1987)

A fundação indireta são aquelas em que a transmissão da carga para o solo é feita preponderantemente pela superfície lateral. A transmissão de cargas por efeito de atrito lateral do elemento estrutural com o solo e por efeito de ponta. São sempre profundas, devido a forma de transmissão de cargas ao solo (atrito lateral) que exige grandes dimensões dos elementos de fundação.

As fundações diretas ou rasas como podemos dizer, são aquelas em que a cota de apoio está até 2 metros de profundidade, são elas:

Page 3: Fundações

Sapata, radier e blocos

A fundação profunda são aquelas em que a cota de apoio está acima de 2 metros de profundidade. São usadas em solos superficiais pouco resistentes e/ou cargas estruturais elevadas, em solos superficiais sujeitos a erosão, em fundações em locais alagados ou abaico do nível NA freático ou em solos com possibilidade de escavações futuras próximas ao local. São elas: Tubulões,

Para escolhermos a fundação, precisamos saber a natureza do solo, características do solo no local da obra, saber as grandezas das cargas a serem transferidas ao subsolo, as limitações dos tipos de fundações existentes no mercado e restrições a cada tipo de fundação, condições técnicas de edifícios vizinhos, orçamento completo (material, mão de obra, transporte e etc.), soluções e tipologias.

FUNDAÇÕES PROFUNDAS

Tubulões

Page 4: Fundações

São elementos da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, é comporto por um fuste cilíndrico e uma base alargada em forma de tronco de cone. sua condições de aplicação são: - Para cargas muito elevadas;

- Áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mecanizadas;

- Regiões afastadas de grandes centros urbanos;

- Solos argilosos – menos risco de desmoronamento.

Existem certos riscos a considerar:

Soterramento, queda de ferramentas, choque elétrico, infecções, afogamento, asfixia ou intoxicação com gases.

Vantagens

Possibilidade de descida do operário nas escavações para limpeza da base, menor custo de mobilização, menor intensidade de vibração e ruído e a possibilidade de verificação in loco das camadas do solo.

Tubulão a céu aberto- É um poço aberto manualmente ou mecanicamente em solos coesos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação e acima do nível d’ água.quando se tem tendência a desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou de aço, o fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormente enche-se de concreto