GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

16

description

Distribuição gratuita na região Norte de Curitba,com 10 mil exemplares

Transcript of GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

Page 1: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013
Page 2: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

2

O TripAdvisor, o maior site de viagensdo mundo, anunciou em julho osvencedores do prêmio Travelers’ ChoiceMelhores Atrações com base em milhõesde avaliações e opiniões dos viajantes doTripAdvisor. Em seu ano inaugural, apremiação homenageia 1.263 dosprincipais pontos turísticos, parques,museus, parques de diversões e parquesaquáticos do mundo.

O Brasil alcançou posições de respeitoem todas as categorias na América do Sul:O Cristo Redentor foi considerado osegundo melhor ponto turístico e o Parquedo Ibirapuera foi eleito como o melhorparque. Doze museus brasileiros estãoentre os melhores e o Beach Park foiescolhido o melhor parque de diversõesda América do Sul.

Os vencedores são encontrados em 39países do mundo, incluindo listasregionais para a África, Ásia, Austrália,Caribe, América Central, China, Europa,Índia, México, Oriente Médio, Américado Sul, Pacífico Sul e Estados Unidos.

Cristo destaca o Rio de JaneiroO Cristo Redentor, cartão postal do

Rio de Janeiro, foi considerado o melhorponto turístico do Brasil, ficando emsegundo lugar na América do Sul e 20°no mundo. Outros seis pontos turísticosimportantes aparecem entre os 25vencedores da América do Sul: Rua dasPedras (Búzios), Usina Hidrelétrica deItaipu (Foz do Iguaçu), Sala São Paulo(São Paulo), Avenida Atlântica (Rio deJaneiro) e Teatro Amazonas (Manaus). JáMachu Picchu foi eleito pelos usuários doTripAdvisor como o melhor pontoturístico do mundo.

PARQUE TANGUÁ DE CURITIBA É ELEITO UM DOS 5MELHORES PARQUES DA AMÉRICA DO SUL

5 Principais Pontos de Referência noBrasil1-     Cristo Redentor, Rio de Janeiro2-     Rua das Pedras, Búzios3-     Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz doIguaçu4-     Sala São Paulo, São Paulo5-     Avenida Atlântica, Rio de Janeiro

5 Principais Pontos de Referência naAmérica do Sul1-     Machu Picchu, Peru2-     Cristo Redentor, Brasil3-     Vale Sagrado dos Incas, Peru4-     Cidade Murada, Colômbia5-     Sacsayhuaman, Peru

Brasil, pólo cultural da Américado Sul

Na categoria museus, o TravelersChoice Melhores Atrações premiou 12locais brasileiros na lista da América doSul. Inhotim, um dos maiores museus acéu aberto da América latina é ovencedor na lista de brasileiros e 3ºlugar com outros onze museusbrasileiros premiados na região.

5 Principais Museus no Brasil1- Inhotim , Brumadinho2- Instituto Ricardo Brennand, Recife3- Museu da Língua Portuguesa, SP4- Pinacoteca do Estado, São Paulo5- Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

5 Museus na América do Sul1- Museu do Ouro, Bogotá, Colômbia2- Museu Larco, Lima, Peru3- Inhotim, Brumadinho, Brasil4- Museu Botero, Bogotá, Colômbia

5-  MAAM - Museu de Arqueologia deAlta Montana em Salta, Salta, Argentina

Ibirapuera: O Melhor Parque daAmérica do Sul

O Parque do Ibirapuera, bastanteconhecido em São Paulo, foi eleito omelhor parque da América do Sul pelosusuários do TripAdvisor. Quinze parquesdo Brasil foram premiados entre os 25principais na América do Sul. 

5 Principais Parques no Brasil1- Parque do Ibirapuera , São Paulo2- Parque Estadual do Ibitipoca, LimaDuarte3- Mangal das Garças, Belém4- Parque das Dunas, Natal5- Parque Tanguá, Curitiba

5 Principais Parques na América do Sul 1- Parque do Ibirapuera , SP, Brasil2-Parque General San Martín, Mendoza,Argentina3- Parque Estadual do Ibitipoca, LimaDuarte, Brasil4- Mangal das Garças, Belém, Brasil5- Parque das Dunas, Natal, Brasil

P a rq u e s d e D i v e r s õ e sBrasileiros estão entre os Melhoresda América do Sul

O Beach Park aparece como omelhor parque de diversões da Américado Sul, seguido pelo Beto CarreroWorld. Eco Parque Arraial dAjuda eHot Park, 4º e 5º lugares, são outrasatrações brasileiras na lista dos 5principais da América do Sul.

Page 3: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

3

EXPEDIENTEDiretor: Adilson da Costa Moreira

Fones 8433-7462 e 3328-0176

Dep. comerciail: Sharon Simão Zunino

Rua Canadá, 2108 - Ap. 31 - Bloco A9 - Bacacheri - Curitiba

E-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.gazetasantacandida.com.br /

www.gazetasantacandida.blogspot.comAs matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Anuncie aqui

Quem anuncia,vende mais!8433-74623328-0176

www.santacandida.blogspot.com

Está no ar a TV Prefeitura! Umainiciativa do Setor da Comunicação daPrefeitura Municipal de Colombo. Nocanal, disponível no site oficial dainstituição, os moradores da cidade jápodem assistir às principais ações dasdiferentes secretarias e departamentoscomo também os principais fatos eeventos de destaques do município.

Essa novaopção deinformação etransparência édestacada pelaprefeita, BetiPavin, queexplica oprincipal motivopara oferecermais este serviçopara a

população. “Queremos facilitar ainteração dos cidadãos com asatividades da Prefeitura, mostrando otrabalho intenso dos departamentos esecretarias e aproximando osmoradores da cidade com a gestão”.

O conteúdo produzido pela equipede jornalistas da Assessoria de

TV Prefeitura: Um novo canal entre os moradores de Colombo

Comunicação da Prefeitura é formadopor entrevistas, informações factuais eimagens dos principais acontecimentosrelacionados ao município. Estesatrativos são reafirmados peloresponsável do setor de Comunicaçãoda Prefeitura, Amauri Cesar Cardozo.

“Estudamos e trabalhamos nesteprojeto desde o início do ano paralançarmos um conteúdo de qualidade,informativo e esclarecedor, visandosempre destacar o cidadão deColombo, as atividades queinfluenciam diretamente na vida delese ainda apresentar os programas

As reclamações sobre a situa-ção do trânsito em frente a algu-mas escolas públicas na regiãonorte de Curitiba, continuam che-gando à redação do Jornal Gazetado Santa Cândida. O problemamais preocupante é na ruaTheodoro Makiolka, em frente aEscola Estadual Santa Cândida.

Um grande fluxo de veículos:vans escolares, ônibus e carros depais de alunos, está oferecendo ris-cos de acidentes a comunidade.“Todo dia é este caos tanto no ho-rário da manhã e tarde. Já con-versamos com a direção da escolae garantiram para nós que enca-minharam o pedido para a prefei-tura mas, isto já dura muitos me-ses” afirma Donato Piekarske que

Riscos de acidentes na frente da Escola Santa Cândidabusca seus sobri-nhos e filho.

Um recuo nacalçada que temmais de 5 metros etransformação dalombada, em pas-sagem elevada, etambém a coloca-ção de sinaliza-ções adequadasevitariam riscosaos a lunos quecorrem desespera-dos para o embar-que nas vans e veículos particu-lares.

“Curitiba precisa fazer análisedos limites de ocupação total do sis-tema viário das escolas, o aumento

do poder aquisitivo das pessoas pos-sibilitou pagar uma condução ou ad-quirir um carro, em contrapartida,a cidade esqueceu o cidadão” dizAlonso P. Difenbaquia, “muitos

desenvolvidos para toda a população.”

Redes sociaisAlém da nova proposta de

comunicação, a Prefeitura Municipalde Colombo oferece outras formas deinteração, que são as redes sociais:facebook, twitter e blog. Cada umadelas, de acordo com suas própriascaracterísticas, funciona como umcanal entre os visitantes da granderede e a Prefeitura.

Cada rede social possui um perfil deusuários e por isso, os navegadorespodem optar por aquela que melhor seadapta à sua rotina. Quem prefere notasrápidas, pode acompanhar as novidadespelo twitter. Já os que preferemacompanhar as notícias da Prefeitura,combinadas com imagens e vídeos,podem curtir a página do facebook. Equando o interesse for uma quantidademaior de imagens, seja de eventos,campanhas ou mesmo das paisagens dacidade, o blog é a melhor opção, com asmais variadas fotografias de Colombo.

O objetivo dessa vastadisponibilidade de canais de interação,de acordo com Cardozo, é fornecer

opções para que todos possamacompanhar as publicações daPrefeitura e dar transparência aosserviços e ações da administraçãopública. “Todas estas alternativaspodem ser acessadas no site daprefeitura em colombo.pr.gov.br”,informa o responsável pelo Setor deComunicação.

Onde encontrar os vídeos da TVPrefeitura?

O canal com os vídeos da TV estásituado no site oficial da Prefeitura:www.colombo.pr.gov.br do lado direitoda página. Assim como os ícones paraas redes sociais.FACEBOOK – facebook.com/pmdecolomboTWITTER – @ColomboPMCBLOG colombopmc.blogspot.com.brReportagens: Andréia Lima, CamilaCosta Toppel, Cathiane SimõesKaminski e Osni Mendes.Fotos: João Senechal e Bruno doCarmo/PMCCaptação e edição: Cleber R. SilvaTI: Ancelmo MickusComunicação: Amauri C. Cardozo

aguardavam que depois destas féri-as a prefeitura daria uma respostapositiva, algo que talvez venha aacontecer depois das férias de finalde ano,” conclui o avô de alunos.

Page 4: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

4

Professores da Rede Estadual deEnsino receberão 5 mil cartilhas dacampanha

A Secretaria de Estado da Educaçãodo Paraná irá confeccionar, neste mês,cinco mil exemplares da cartilha comroteiro de aulas da campanha Conte até10 nas Escolas. O material, produzidopelo Conselho Nacional do MinistérioPúblico, será entregue aos professores daRede Estadual de Ensino como parte dasações deste ano realizadas no Paraná.

O material traz diversas sugestõesde abordagem pedagógica do tema epode ser acessado, gratuitamentewww.cnmp.mp.br/conteate10. Foramdesenvolvidos roteiros de aula comsugestões aos professores de escolas deEnsino Médio sobre formas de tratar aquestão da violência nas salas de aula.

Conte até 10 no ParanáA campanha “Conte até 10 nas

Escolas”, no Paraná, integra o“Movimento Paraná Sem Corrupção”,no eixo “Prevenção à Violência”. Asações são desenvolvidas em escolaspúblicas de diversos municípios de todo

CONTE ATÉ 10 NAS ESCOLASo Estado, por meio dasPromotorias de Justiçalocais. Os promotoresde Justiça vêm

realizando, em suascomarcas, “bate-papo”

com estudantes eprofessores sobre as

consequências da violência àsociedade e as formas de

enfrentá-la.Apenas neste mês, foram realizadas

ações em municípios como PontaGrossa, Barracão, Porecatu, Pontal doParaná, Cerro Azul, Rio Branco do Sul,Ortigueira, Barbosa Ferraz, Reserva,Curitiba e região metropolitana, entreoutras ações.

Em Ponta Grossa, por exemplo, jáestão programadas visitas a oitocolégios estaduais, a partir do dia 30de agosto, com o objetivo de prevenircrimes violentos praticados emmomentos de raiva. A promotora deJustiça da comarca, Adélia SouzaSimões, explica que a ideia é fazer comque os jovens se conscientizem do altoíndice de violência praticada pormotivos fúteis e que se tornemmultiplicadores da ideia de respirarfundo antes de agir.

No município de Cerro Azul, estãoprevistas atividades da campanha nasEscolas Municipais, na EscolaEspecial, na Pastoral da Criança e noFórum. Além disso, nesta quarta-feira(21) , e nos dias 28 e 31 deste mês, noFórum da comarca, serão proferidaspalestras com temas a respeito degravidez precoce, exploração infantil,

alcoolismo na adolescência e trabalhoinfantil. Ainda, palestras com a Redede Proteção, sobre responsabilidadeparental, deveres dos pais, vínculosfamiliares e cidadania.

No município de Barracão, centenasde pais e alunos conversaram com opromotor de Justiça Danillo Pinho

Nogueira sobre o papel da escola naeducação e ensino. Os responsáveispela Escola Municipal Judith Guarienteforam além das audiências e colocaramo hotsite da Campanha Conte Até 10de página inicial de seus computadores,para acesso diário de todos osestudantes.

Espaço da PoesiaAntonio Pedro Flores Amaral

IMAGEM IMPLACÁVELO sol no levante,Não posso dormir,Da mágoa constanteTentando fugir! Sorrir não consigo, Pois cedo partiste, Deixando comigo Espadas em riste!Com choros apenasNo mundo prossigo,Deixaste só penas,Ao pé do jazigo! Que hora fatal Na noite silente,

Pagaste que mal Ó ser inocente?Em vão devaneio

Minado de agruras!As sombras odeioNas noites escuras! Ó ser inocente - Pureza total – Deixaste somente Saudade mortal...Bem cedo o destinoLevou-te num véu,Aos dobres do sinoSubindo pro céu... Agora não sinto O luto primeiro, Mas outro, distinto, Em turvo roteiroSem nome talvezA dor que reveloDepondo buquêsCom gesto singeloNa lousa cingidaDe pretos sinais.

A tentativa de Jaime Lerner assu-mir o controle do futuro Metrô deCuritiba (para fazer o que fez com otransporte coletivo e os pedágios?)está fazendo água. Nos próximosdias ele pode ser convocado pela CPIdo Pedágio para explicar porque or-ganizou em seu governo os pedágiosmais caros do mundo.

E agora, para complicar ainda maisa situação do ex-prefeito e ex-gover-nador condenado a três anos e seismeses de detenção por maracutaias nopedágio com a empresa “Caminhosdo Paraná”, Lerner foi condenado no-vamente: por Decisão da 4ª CâmaraCívil o Tribunal manteve determina-

TJ-PR confirma condenação de Lernerpor improbidade e cassa seus direitos

políticos por cinco anosção para o ex-governador a pagar R$4,3 milhões e cassou seus direitospolíticos por cinco anos.

A 4ª Câmara Cívil do Tribunal deJustiça do Paraná (TJ-PR) mantevenesta terça-feira (20) a decisãodivulgada no último dia 15 de abrilque condenou o ex-governador Jai-me Lerner a pagar R$ 4,3 milhõesao Paraná por improbidade adminis-trativa e cassou seus direitos políti-cos por cinco anos. O relator da ação,desembargador Abraham LincolnCalixto, rejeitou os argumentos doembargo de declaração apresenta-do pelo advogado de Lerner, JoséCid Campêlo Filho.

TJ-PR confirma condenação de Lernerpor improbidade e cassa seus direitos

políticos por cinco anos

TJ-PR confirma condenação de Lernerpor improbidade e cassa seus direitos

políticos por cinco anos

TJ-PR confirma condenação de Lernerpor improbidade e cassa seus direitos

políticos por cinco anos

TJ-PR confirma condenação de Lernerpor improbidade e cassa seus direitos

políticos por cinco anos

Page 5: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

5

Francisco Souto Neto

Tenho seguidamente recebido por e-mail, e também vejo nas redes sociais,uma mensagem que se propõe a corrigiro termo “presidenta”, mensagem esta queclassifico como cretina e sabotadora, cujaspalavras iniciais, com erros deconcordância e outros vícios delinguagem, dizem, ipsis literis: “Uma

belíssima aula de português! Foi

elaborado para acabar de vez com toda

e qualquer dúvida se tem [sic] presidente

ou presidenta. A presidenta foi estudanta?

Existe a palavra presidenta? Que tal

colocar um ‘basta’ no assunto?”. Adiante,a mensagem tenta ironizar: “A candidata

a presidenta se comporta como uma

adolescenta pouco pacienta...”. A tal“belíssima aula” está supostamenteassinada por Miriam Rita Moro Mine,professora de Engenharia na UFPR.

Antes de tudo, é preciso lembrar queo vocábulo presidenta está dicionarizadohá muitas décadas, e palavradicionarizada é palavra correta. Eu já ausava em textos que publiquei nosdistantes anos 70, e é pífia qualquerdiscussão sobre a sua existência. Tanto“presidente” quanto “presidenta” sãocorretas e podem ser usadas no gênerofeminino, a depender da vontade de quemescreve ou fala. Por tais motivos, resolvicontatar a professora Miriam, paradialogar sobre o seu equívoco. Buscandoum meio de encontrá-la através dainternet, descobri a seguinte declaraçãodivulgada pela própria professora:

“Nunca escrevi absolutamente nada

sobre a existência ou não da palavra

Quem ainda não recebeu aquele texto cabotino que se propõea dar uma “belíssima aula” sobre a palavra “presidenta”?

‘presidenta’. Meu nome está sendo usado

indevidamente como autora de um texto

que circula na internet e na imprensa. Sou

professora da Universidade Federal do

Paraná – UFPR, Departamento de

Hidráulica e Saneamento, graduada em

‘Engenharia Civil’ e com pós-graduação

em cursos de ‘Engenharia’ (Mestrado e

Doutorado) e professora de cursos de

‘Engenharia’ na UFPR (ver meu

Curriculum Lattes – www.cnpq.br –

plataforma lattes). Eu jamais escreveria

um texto que não fosse da minha área de

atuação. Miriam Rita Moro Mine.

Universidade Federal do Paraná.

Departamento de Hidráulica e

Saneamento. Caixa postal 19011. 81531-

990 Curitiba, PR”.

Ou seja, o verdadeiro autor da “aula”desapareceu e alguém, de maneira ladinae criminosa, pôs o nome da referidaprofessora no texto apócrifo, como se fosse

ela a sua autora. Por isso, antes de aspessoas divulgarem pela internet,deveriam comprovar as fontes dessasnotícias, para saber se são verdades oumentiras com o objetivo de enganar econfundir a opinião pública. Se aprofessora Miriam for à polícia e registrarqueixa, é provável que chegará ao autordo crime, e assim poderá processá-lo. Atal “belíssima aula” é um fake com opropósito de disseminar falsidades econfusões sobre o idioma pátrio, eprincipalmente desqualificar a presidentaDilma Rousseff.

Ao buscar na web um contato com aprofessora Miriam, encontrei casualmenteum texto inteligentíssimo sobre o assunto,da autoria de Igor Santos, no seguinteendereço: http://scienceblogs.com.br/uoleo/2013/02/miriam-rita-moro-mine-presidenta-da-republica-vinte-dois-segundos-google/

O texto de Igor Santos énecessariamente longo, com introduçãoigualmente extensa, mas deve ser lido na

íntegra. Sobre o assunto em discussão,não há outra aula melhor, nem maiscontundente e precisa. O autor escreveuvisivelmente irritado, e acrescento:benfazeja a sua irritação! Está na medidaexata em que eu, também aborrecido comaqueles que parecem acreditar que apalavra “presidenta” foi inventada porDilma Rousseff, venho sugerir que nãoveiculem besteiras pela web sem anteschecar as fontes. Querem outro exemplode “nonsense”? Ei-lo: já recebi noFacebook, de seis diferentes e indignadosamigos, a notícia que tem por título“Dilma zomba do fim dos protestos no

Brasil”. Ao transcrever esse título noGoogle, busquei a fonte da “notícia” eencontrei-a no blog denominado“Arrota1” que, após as opiniões dosleitores, se defende ao pé da página, paraevitar processos contra si, declarando:“Fique atento - O Arrota1 é um portal de

humor. Publicamos sátiras e notícias

humorísticas fantasiosas, fictícias, que

não devem ser levadas a sério”.

Por favor! Comprovem a veracidadeantes de compartilhar notícias falsas. Hámaneiras bem mais produtivas decolaborar na construção de um Brasilmelhor.

Francisco Souto Neto é jornalista e

advogado, e acadêmico (sócio efetivo) da

Academia de Letras José de Alencar.

Fonte: Jornal Centro Cívico

“As agências reguladoras do país de-veriam ser fechadas. A Anatel (AgênciaNacional de Telecomunicações), pela sualeniência e omissão, é a grande responsá-vel pelo caos no sistema de telefonia no Bra-sil.” A declaração partiu do vice-presiden-te nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Lamachia participou, no dia 29 de agos-to, em Porto Alegre, do seminário ‘‘Por umnovo marco regulatório da telefonia’’, pro-movido pela Assembleia Legislativa do RioGrande do Sul. O evento também contoucom a participação de 35 parlamentares de20 estados.

O vice-presidente nacional da OAB re-forçou que “as telefonias não estão atin-gindo a satisfação que nós gostaríamos. Asempresas seguem utilizando uma justifica-tiva infundada de que a legislação munici-pal seria o entrave para a melhoria de ser-viços. Trata-se de uma inverdade, poismesmo em localidades sem qualquer tipode legislação restritiva, o serviço é igual-mente ruim”.

Lamachia também apontou que “a te-lefonia celular no Brasil, só funciona nospresídios, e a Anatel enquanto isso prestaum desserviço à população brasileira”.

“Há, ainda, um fator que, por maiscorporativo que possa parecer, tem influ-

ência direta em toda a sociedade: o proces-so eletrônico. A nova realidade vem com asintenções que já conhecemos em qualquersistema que se informatiza: economia,celeridade e praticidade. Porém, o que nateoria parece perfeito evidencia na práticauma preocupante realidade”, finalizou o di-rigente.

No início de maio deste ano, após mo-vimento deflagrado pela Ordem gaúcha em2012, foi instalada a CPI da Telefonia, vi-sando à melhoria na qualidade dos servi-ços de telefonia e internet no Rio Grandedo Sul. Até agora, além da instalação daCPI, o movimento já definiu sanções àsempresas de telefonia, tais como suspen-

são na venda de linhas telefônicas, assimcomo pagamento de multas devido à nãomelhoria da qualidade da transmissão dosinal aos usuários.

Sala de apoio ao advogado no Procon-DF é a primeira do Brasil

A OAB/DF tem grande preocupaçãocom o assunto, uma vez que as empresasde telefonia são campeãs de reclamaçõesjunto ao Procon. A Seccional entrou para ahistória na defesa dos direitos dos consu-midores, pois foi foi inaugurada, no dia 21de agosto, a primeira Sala de Apoio ao Ad-vogado, do Brasil, dentro de um Procon.

Em parceria com a Caixa de Assistên-cia dos Advogados do DF (CAA/DF), a salade apoio agilizará tarefas rotineiras auxili-ando os advogados no desempenho de suasfunções, e está equipada com dois compu-tadores com acesso a internet, impressora,mesa de reuniões e uma secretária.

O presidente Ibaneis Rocha, afirmouque a medida aproxima a Seccional da so-ciedade. “A Ordem precisa chegar onde ocidadão está. O que estamos buscando fa-zer é proporcionar maior dignidade aosadvogados militantes no mister de sua pro-fissão. Essa sala abrigará advogados diari-amente, mas também receberá a comuni-dade com frequência”.

Telefonia celular no Brasil só funciona nos presídios

Page 6: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

6

A partir de 1º de setembro, aCinemateca de Curitiba e o CineGuarani terão uma cota de ingressosgratuitos reservada para osprofessores da rede municipal deensino. A reserva de 20% do total deingressos disponíveis é uma das açõesdo Educultura, programa daPrefeitura de Curitiba que promove aformação continuada dos professorespelo acesso às linguagens artísticaspresentes nos espaços da FundaçãoCultural.

O Educultura prevê a distribuiçãode uma cota de ingressos dosespetáculos, exposições e cursosproduzidos pela Fundação Cultural deCuritiba ou por produtores parceiros,para educadores, professores,pedagogos, dirigentes escolares, apoiosadministrativos, secretários escolarese auxiliares de serviços escolares. Aintenção é formar multiplicadores deconhecimento que diariamente estãoem contato com um público de 140 milcrianças, jovens e adultos, contribuindoassim para o enriquecimento dasatividades em sala de aula.

A cota de 20% dos ingressos doscinemas da Fundação Culturaltambém beneficiará os usuários doprograma Bolsa Família, em umainiciativa de garantir à população debaixa renda o acesso aos bens

Ingressos gratuitos para professores da rede municipal de Curitiba 

culturais. Os ingressos gratuitosdestinados aos professores e aosusuários do Bolsa Família ficarãodisponíveis até 20 minutos antes doinício da sessão, podendo ser depoiscolocados à venda.

Para ter direito aos ingressos, osprofessores devem apresentardocumento que comprove a condição(carteira funcional, contra-cheque,

etc), e os beneficiários do BolsaFamília devem apresentar o cartão doprograma e o RG. A sala de exibiçãoda Cinemateca (Sala Groff) dispõe de104 lugares e o Cine Guarani temcapacidade para 165 pessoas.

 Reajuste - A partir de 1º de

setembro, os valores dos ingressos daCinemateca de Curitiba e do Cine

Guarani sofrerão um reajuste. NaCinemateca, a inteira passa a custarR$ 10 e a meia-entrada, R$ 5. NoCine Guarani (Portão Cultura), ospreços foram reajustados para R$ 12(inteira) e R$ 6 (meia). A alteraçãonos valores é feita depois de noveanos em que se mantiveramcongelados. Aos domingos, tambémpassam a vigorar os novos preços.  

TJ mantém prisão de GaievskiO Tribunal de Justiça do Paraná negou o pedido de habeas corpus e manteve a prisão

preventiva do ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República, Eduardo Gaievski,acusado de pedofilia e estupro de vulnerável em Realeza. "Assim, em exame inicial e super-ficial, tem-se que, ao menos em tese, os fundamentos da decisão atacada para manter odecreto de prisão preventiva do paciente encontram respaldo nos documentos que instruemo presente habeas corpus crime, e estão em conformidade com o disposto nos artigos 312 e313, do Código de Processo Penal, notadamente no que diz respeito à garantia da ordempública e à conveniência da instrução criminal, em vista da gravidade concreta do delito, eno que se refere aos indícios de existência do crime e à suspeita fundada de que o paciente éautor das infrações que lhe são imputadas. Por essa razão, indefiro o pedido liminar", diz orelator do pedido no TJ, desembargador Luiz Carlos Gabardo.

A defesa de Gaievski chegou a pedir prisão domiciliar, afirmando que o ex-assessormora em Brasília e trabalha na Casa Civil.

Page 7: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

7

Page 8: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

8

Page 9: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

9

O Polo Cerâmico da “Capital da Lou-ça” Campo Largo, realiza de 5 a 15 desetembro, no Ginásio da Rondinha – BR277 – KM 20, sua tradicional e esperadaFEIRA NACIONAL DA LOUÇA, queneste ano chega a 23ª edição e 14ª ediçãoda FEIRA DE DECORAÇÃO, ARTESA-NATO E PRODUTOS PARA O LAR. Amostra é uma organizaçãodo SINDILOUÇA/PR e doAPL-ARRANJO PRODU-TIVO DA LOUÇA, contacom o patrocínio da Pre-feitura Municipal de Cam-po Largo, Secretaria deDesenvolvimento Econô-mico, FIEP – Federaçãodas Indústrias do Paraná, SENAI, SESI,Sistema Fecomércio, Compagas, CaixaEconômica Federal, FMM Engenharia, etambém conta com o apoio da Incepa,Cocel e Eletrobala.

Desde a primeira edição, em 1991, aFEIRA DA LOUÇA tornou-se a grandevitrine para o setor e um indispensávelcartão de visitas para quem quer conhe-cer o melhor da produção paranaense ebrasileira de porcelanas, cerâmicas, pi-sos e revestimentos. A mostra consoli-dou-se como a primeira feira do setoraberta ao varejo, nesta edição, osorganizadores esperam receber nos 10dias do evento, cerca de 50 mil visitan-tes, entre eles turistas de outros estados,diversas cidades paranaenses, morado-res de Curitiba e Região Metropolitana.

São 40 expositores que apresentarãoaos visitantes, o que há de mais modernoe os últimos lançamentos da indústria dalouça, tudo reunido num só espaço. Osvisitantes encontrarão produtos a preçosde fábrica como: jogos de jantar e café deporcelanas, grés e cerâmicas, além de pe-ças de decoração e riquíssimo artesanatolocal. A famosa ponta de estoque é suces-so em todas as edições da feira e o visitan-te também pode encontrar peças de repo-sição.

Economia e Geraçãode Empregos

Participe da 23ª FeiraNacional da Louça

De 5 a 15 de setembro, no Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20

A cadeia produtiva da louça gera 14mil empregos diretos e indiretos atravésdas 35 empresas (grandes, médias e pe-quenas empresas) que formam do polo-cerâmico de Campo Largo. A base daeconomia do município gira em tornodas indústrias cerâmicas, o setor é res-ponsável por mais de 50% da arrecada-

ção de ICMS do municí-pio, consome 51% da ener-gia distribuída pela Cocel(distribuidora do municí-pio), queima mais de 120mil metros cúbicos de gásnatural diariamente. Estesnúmeros torna o polo-cerâmico de Campo Largo,

líder nacional em produção do setor, asindústrias instaladas fabricam 90% dasporcelanas brancas de mesa nacional,83% das porcelanas da América Latina,40% das cerâmicas de mesa nacional,40% das cerâmicas para eletromecânicae ainda 14 milhões de metros quadradosde pisos e revestimentos ao ano.

Produção e exportaçãoA produção anual estimada do segmen-

to chega a 110 milhões de peças, deste to-tal, 25% a 40% são exportados para osmercados da Europa, Estados Unidos,Austrália, Nova Zelândia, Caribe, Méxi-co e Mercosul. A louça produzida pelasindústrias campolarguenses é artesanal, oque lhe confere beleza e qualidade, com odevido reconhecimento mundial.

Serviço:

23ª Feira da Louçade Campo LargoLocal: Ginásio da Rondinha – BR 277

– KM 20 (ao lado da Igreja São Sebasti-ão)

Valor da entrada: 3,00 ReaisEntrada livre: Idosos (acima de 60) e

crianças até 12 anos.Horários: Sábados/Domingos e Feria-

dos das 10 às 22 horasPraça de Alimentação: lanchonetes

com comidas típicas

Botiquim do Ivo tem ambientefamiliar e aconchegante

Hoje este espaço é reconheci-do como um point na região nor-te de Curitiba. Localizada próxi-mo ao Hipermercado Big BoaVista, vem atuando desde 2010em entretenimento e culinária,um lugar aconchegante com umaboa música onde amigos se reú-nem para um happy hour, comuma equipe comprometida ededicada. Atende de terça a sex-ta das 16 às 24 hs, e aos sábadose domingos das 10 às 24hs

Aos sábados "Tradição mais

Brasileira" que é a deliciosa fei-joada, e outros pratos especiaiscom picanha ou alcatra que tam-bém são servidos aos domingocom a clássica maionese. Todosos dias petiscos, porções e lanchesespeciais da casa. Às quintas esextas serve também pratos típi-cos como a Dobradinha e Raba-da.

O Botiquim do Ivo fica na RuaAntonio Lago, 208 , telefone3053.2400

Page 10: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

10

Page 11: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

11

Os policiais federais que atuam noParaná, incluindo nas delegacias dointerior, iniciaram uma paralisação de 48horas das atividades em todo estado, apartir dessa segunda-feira (26/08). Omovimento no Paraná é coordenado peloSINPEF/PR-Sindicato dos PoliciaisFederais do Paraná, presidido pelocompanheiro Fernando  Augusto Vicentine. Na terça-feira (27/08) estámarcada uma manifestação na frente daAssembleia Legislativa do Paraná, a partirdas 9 horas.

O movimento é nacional e alcançavários estados. “Queremos areestruturação da carreira dos policiaisfederais, com regras e atribuições claras;o fim imediato do assédio moral sofridopor vários companheiros e companheiras; e condições dignas de trabalho”, disseVicentine.

O presidente do SINPEF/PR denunciaa falta de contingente; de equipamento detrabalho; e de apoio psicológico eemocional aos policiais federais. “NoParaná atuam perto de 500 policiaisfederais quando a necessidade é de pelomenos 1.000. Anualmente, no Brasil,saem da corporação próximo de 200policiais atraídos por propostas melhoresde salários.

E dos que restam no quadro efetivo,cerca de 30% tomam algum tipo demedicamento controlado devido aproblemas emocionais vividos noambiente de trabalho. Essa é a durarealidade dos policiais federais”, desabafaFernando Vicentine, que questiona: “ oque a população quer de fato. Um modelo

POLICIAIS FEDERAIS NO PARANÁ CRUZAM OS BRAÇOS POR 48 HORAS A quem interessa uma Policia Federal precarizada , com um efetivo desmotivado? Questiona o

presidente do SINPEF/PR, Fernando Augusto Vicentine

de Policia Federal  eficiente ou umapolícia de ‘ faz de conta’?.”

A desestruturação da policia federalcoloca em risco as ações do própriogoverno federal de combate aocontrabando, ao tráfico de armas e drogasnas fronteiras brasileiras, destaca opresidente do SINPEF/PR. “ Não sabemosa quem interessa essa precarização, maspara termos ideia, na fronteira Brasil/Paraguai atuam apenas três policiais

federais, quando seriam necessários pelomenos 30, sem falar na Ponte TancredoNeves (divisa Brasil/Argentina), que nãotem nenhum policial federal “.

O policiamento do espaço aéreobrasileiro também esta comprometido, dizo presidente do SINPEF/PR. “ Temos emtodo Brasil apenas duas aeronaves emcondições de voo. As outras estão todassucateadas e com os contratos demanutenção vencidos. Recentemente,devido aos jogos da Copa dasConfederações, houve um voo em Foz doIguaçu demonstrativo à comissão da copa.Só que esse voo foi totalmente irregular,pois os pilotos estavam com brevesvencidos (autorização parapilotar)vencidos e a aeronave estava semcondições de sair do solo, pois o contratode manutenção desse avião esta vencido

há muito tempo e não foi renovado”,denuncia mais uma vez o presidente doSINPEF/PR, Fernando Vicentine.

O presidente da UGT-PARANÁ,Paulo Rossi prestou solidariedade aoscompanheiros da policia federal. “Devemos lembrar da importância doefetivo da policia federal no Brasil, semo qual diversos crimes, inclusive os demá gestão do dinheiro público, não seriamdesvendados, além do excepcionaltrabalho desses companheiros no combateao narcotráfico nas fronteiras e centrosurbanos, que mesmo sem equipamentose condições de trabalho desenvolvem suasfunções com dedicação à carreira. Por issoé de vital necessidade a reestruturação noconjunto da Polícia Federal , de cargos,salários, e as devidas funções, com apoiotécnico e de equipamentos”, diz Rossi.

SERVIÇOS À POPULAÇÃOApesar da paralisação o dirigente

sindical adianta à população que todos osserviços de atendimento continuamfuncionando (emissão de passaporte;registro de armas; e controle de produtosquímicos) , podendo em alguns casoshaver apenas uma pequena lentidão nosistema.” Infelizmente estão paralisadasas investigações criminosas e asdirigências de inquéritos”, diz Vicentine.

Em Curitiba os policiais federais estãomobilizados na sede Superintendência daPolícia Federal e na terça-feira (27/08),será na frente da Assembleia Legislativado Paraná

Por Mario de Gomes - Fotos: MGS/UGT

Empresários vão à luta contra o pedágioO presidente da Federação das

Indústrias do Estado do Paraná(Fiep), Edson Campagnolo, decla-rou que as altas tarifas cobradaspelas concessões atuais represen-tam um entrave para a economiado Estado, já que prejudica acompetitividade dos produtosparanaenses. Ele citou o exemplodo calcário, em que um caminhão“bitrem” com 35 toneladas gastaR$ 1.000,00 de pedágio para virde Foz do Iguaçu à Paranaguá,quando o valor da carga é de R$900,00.

Campagnolo também defen-deu a criação de um“pedagiômetro” para fiscalizar asconvenções. “É perfeitamentepossível implantar mecanismos decontagem, para fiscalizar e acom-

panhar quanto estamos arrecadan-do e investindo”, garantiu, afir-mando inclusive que a própria Fiepteria condições de ajudar o gover-no a implantar esse sistema.

Recentemente, a Comissão de

Constituição e Justiça daAssembleia rejeitou projeto dodeputado Tercílio Turini (PPS) queprevia a instalação de painéis nas27 praças de arrecadação das seisconcessionárias de rodovias no

Paraná, para informar em temporeal o número de veículos quepassam pelas cancelas e a receitaacumulada com as tarifas. Turinianunciou intenção de recorrer dadecisão.

Procurador da República emPonta Grossa é convidado parafalar na CPI dos pedágios

O procurador da República emPonta Grossa, Osvaldo SowekJunior, na condição de membro Co-ordenador da Força-Tarefa dos Pe-dágios no Paraná, foi convidadopara falar na Comissão Parlamen-tar de Inquérito dos Pedágios, naAssembléia Legislativa do Paraná,amanhã (20/08), às 9h. O procura-dor comparecerá ao evento.

Page 12: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

12

GAZETA DO SANTA CÂNDIDAAtingindo a maioria dos bairros da nossa região.

Anuncie8433-74623328-0176

Uma história deamor comoveu médicos,enfermeiros e pacientesdo Hospital Cajuru, em Curitiba,na manhã desta terça-feira (27).Todos foram testemunhasdo casamento de RenatoTarachuk, de 27 anos, e FernandaNalon, de 20, dentro da unidadeonde o noivo está internado há 10meses. Ele foi baleado na nucadurante uma tentativa de assaltona cidade de Bituruna, no centro-sul do Paraná. A bala ficou alojadano pescoço, perto da coluna, oque impede os movimentos docorpo. Renato está tetraplégico.

Para Fernanda, o amor dosdois é maior que tudo isso. Emuma cerimônia simples, os doisdisseram sim diante do PastorEduardo Mella Provoste, daIgreja Adventista do 7º dia. “Voute amar para sempre”, disseFernanda diante dos convidados.Consciente, mas comdificuldades para falar em razãode uma traqueostomia, Renatoestava muito emocionado ebastante feliz. Ele disse “sim”bem baixinho, mas todosconseguiram ouvir.

O sargento da reserva daPolícia Militar, Ori Stoco, amigodos noivos, estava no casamentoe contou que a cerimônia foi uma

Uma história de amor que comoveu todo o hospitalJovem que ficou tetraplégico após assalto diz “sim” em casamento dentro do hospital

Renato não reagiu em nenhummomento, mas, ainda assim, levouum tiro na nuca.

Desde então, há 10 meses, eleestá internado no Hospital Cajuru.Durante todo o período, até asemana passada, permaneceu naUnidade de Tratamento Intensivo(UTI). Fernanda nunca saiu dolado dele.

Na semana passada, Renatodeixou a UTI e foi para um quarto.Para isso, ganhou de uma pacienteuma cadeira de rodas usada,própria para sua tetraplegia. Foinesta cadeira que ele entrou na salade eventos para receber a bençãodo pastor e assinar os documentosdo casamento civil.

Fernanda estava vestida denoiva, com uma felicidadecontagiante. “Nunca duvidei queRenato é o homem da minha vida”,disse aos convidados.

O casal não teve lua de mel. Porenquanto, não há previsão de altapara Renato. O certo é que até odia de ir para casa, Fernanda estaráao lado dele. “Aí temos o maiorexemplo do que é um amorverdadeiro”, disse o sargentoStoco.

Por Denise Mello, Luiz HenriqueOliveira e Bruno Henrique/Banda BFotos: Sargento Stoco

das mais emocionantes de suavida. “Foi muito emocionante. Anoiva não sabia se sorria ouchorava, estava muito emocionada.Na minha vida nunca vi umcasamento desse tipo, muito lindoo amor deles”, afirmou.

História de amorRenato e Fernanda planejavam

se casar quando, em outubro doano passado, uma tragédia mudoua vida do casal. Os dois estavamno carro, em Bituruna, quandoforam abordados por umassaltante. Fernanda conta que

A chantagem das empresas aéreasAs empresas aéreas estão jogando sujo

para conseguir novas benesses do governofederal. Após demitirem centenas de trabalha-dores, elas ameaçam com novos cortes comoforma de chantagem. Nesta semana, o presi-dente da Associação Brasileira das EmpresasAéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, e os exe-cutivos de TAM, Gol, Azul e Avianca apresen-taram ao ministro da Secretaria de Aviação Civil(SAC), Moreira Franco, uma série de pedidosde ajuda para o setor. Eles alegaram que oaumento do dólar elevou o custo do petróleo eque as empresas estão diante de duas opções:subir os preços das passagens ou “reduzir oscustos” – em outras palavras, demitir mais tra-balhadores e arrochar salários.

"Já começamos a repassar parte do custopara o preço das passagens e a reduzir ofertade algumas rotas não sustentáveis. E perce-bemos que parte dos passageiros começa avoltar para o transporte de ônibus", afirmou odirigente da Abear. Ele explicou que entre 55%e 57% da atividade área é dolarizada, sobre-tudo por conta dos custos com o combustível

e o leasing de aeronaves. “O câmbio e o preçodo petróleo geram uma situação complicadaque se reflete nos balanços das companhiasaéreas. Para evitar a retomada dos preços daspassagens de 10 anos atrás, as empresas fa-zem reestruturação”, choramingou EduardoSanovicz.

Entre outros pedidos, as empresas solici-taram a ampliação da cobertura das tarifas denavegação e a isenção da cobrança do PIS/Cofins. O ministro Moreira Franco ficou de le-var a proposta à equipe econômica. Nos últi-mos meses, o governo Dilma promoveudesonerações fiscais em vários setores. A “bon-dade”, porém, não resultou em queda de pre-ços dos produtos e serviços e nem afastou ofantasma do desemprego. Os únicos efeitospalpáveis foram a diminuição de arrecadaçãoda União e o aumento do déficit da Previdên-cia Social – duas consequências negativaspara o conjunto da sociedade. Na fase da bo-nança, os empresários privatizam os lucros; jáno período de dificuldades, eles adoram soci-alizar os prejuízos.

Page 13: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

13

A nova sede do Museu Nacional doEspiritismo (Munespi), localizado emCuritiba e mantido pela SociedadeBrasileira de Estudos Espíritas (SBEE),foi inaugurada no dia 18 de maio de 2013.Agora, os objetos de Chicuta Nogueira,Baduca, Abibe Isfer, Parigot de Souza eLeocádio José Correia estão em um localmaior, com 300 m2, e mais confortávelpara os visitantes, já que o Munespi recebecerca de 2,5 mil pessoas por ano. 

Na nova sede, as cores dos quadros eda tapeçaria da artista plástica paranaenseIda Hannemann de Campos são destaquee ficam expostos até o final do mês demaio.  A artista, que esbanja sabedoria emseus 91 anos de idade, se inspira em cenasdo cotidiano para pintar seus quadros ecompor peças de tapeçaria. Como artista,sua inspiração maior é o Cubismo e oExpressionismo.  Pinta desde os oito anosde idade, quando começou a serincentivada no colégio em que estudavaem Curitiba. Hoje ela se dedica à arte “peloprazer de ver o bonito”, como ela mesmaafirma, e garante que vai continuarcompondo suas maravilhosas – e coloridas– obras. Ida já participou de 168exposições coletivas, 18 individuais, 48mostras, e recebeu 15 prêmios.

Além dos objetos das personalidadesespíritas, o Munespi preserva documentoshistóricos, fotografias, obras de arte,produtos mediúnicos, monografias earquivos audiovisuais. O museu écoordenado por voluntários. Criado emabril de 1965, o Munespi nasceu emCuritiba com a missão de atuar como umaagência de promoção da cultura espírita edo estudo científico, filosófico e religiosoda Doutrina Espírita.

De acordo com a coordenadora doespaço, Anni Cristini Vencato, o MuseuNacional do Espiritismo presta suacontribuição à comunidade na medida emque disponibiliza ao público os dados eas informações de seu acervo, promove oconhecimento e estimula o diálogocultural. Na ocasião da inauguração, Anni

MUSEU NACIONAL DO ESPIRITISMO (MUNESPI) NO BAIRRO TINGUI

se emocionou ao ver o museu no novoespaço, e também em poder garantir aopúblico visitante obras tão valiosas. Elase mostrou orgulhosa pelo trabalhodedicado de todos os voluntários quecontribuíram com o que o museu setornou. “O pensamento de fé, muitotrabalho e esforço resultou na obra, quefoi feita com muito amor”, disse.

MÉRITO MUSEOLÓGICODurante a inauguração do novo espaço

do Munespi, o presidente da SBEE emuseólogo, Maury Rodrigues da Cruz,recebeu uma medalha de MéritoMuseológico confeccionada peloConselho Federal de Museologia com ointuito de evidenciar e homenagearpersonalidades de destaque na área emtodo o País. Segundo a museóloga Claretede Oliveira Maganhotto, representante doConselho Regional de Museologia noParaná, Maury foi pioneiro da evoluçãoda nova museologia no Estado. “Ele foium dos primeiros que se engajou nesse

movimento e participou da criação doConselho Regional de Museologia, que játeve sede no Paraná”, lembrou Clarete.Maury foi diretor do Museu Paranaensepor oito anos e escreveu diversos artigose livros sobre o tema, como o MuseuReflexões.

O presidente da SBEE – e tambémmuseólogo – Maury Rodrigues da Cruzdestacou na inauguração a contribuiçãoque os museus dão para o alongamentodo olhar das pessoas. Disse, ainda, que oEspiritismo enquanto Ciência, Filosofiae Religião precisa alcançar o tripé dacultura espírita, consubstanciado emarquivo, museu e biblioteca. “Os museus,assim como os centros espíritas,significam construção de conhecimento.Têm que responder às expectativas dedignificação da pessoa”, disse.

O presidente da SBEE salientoutambém a importância dos museus para“ensinar as pessoas a pensar”, paramostrar a cultura do País à população e,assim, proporcionar ao povo o alcance dos

valores universais. “Expor estes objetosque fazem significação da cultura nacionalé fundamental para alcançarmos estesvalores”, analisa.

Para Maury, assim como os centrosespíritas, os museus também devemcompor um currículo político-pedagógicoque faz integração com a vida. “Destaforma priorizamos o pluralismo do nossoPaís e alcançamos o pensamentocomplexo”, observou. Ele lamenta quealguns grandes nomes da cultura espírita,como Chico Xavier, Yvonne Pereira ePeixotinho, não tenham tido seusmateriais preservados para serem expostosem museus. “Está insuportável o processode destruição cultural do nosso povo. Umanação sem história não tem futuro”,concluiu.

 VISITE O MUNESPI!O MUNESPI está localizado na rua

Guilherme Ihlenfeldt, 663/677Vila Tingui – Curitiba

Justiça condena dois ex-diretores da Assembleia LegislativaO Juízo da 9ª Vara Criminal de

Curitiba condenou dois ex-diretoresda Assembleia Legislativa do Paranáa 18 anos de reclusão em um dosprocessos referentes a funcionários“fantasmas” no Legislativoparanaense. A sentença, de 31 dejulho, foi proferida no processo quese refere à família de Daor AfonsoMarins de Oliveira, ex-funcionáriodo Legislativo.

Os ex-diretores José Ary Nassiff(Administrativo) e Cláudio Marquesda Silva (de Pessoal) foram conde-nados à mesma pena: 18 anos, 11meses e 20 dias de reclusão e paga-mento de 1093 dias-multa, pela prá-tica dos crimes de formação de qua-

drilha (art. 288 doCódigo Penal),peculato (art. 312do Código Penal)e lavagem de di-nheiro (art. 1º,incs. V e VII, daLei nº 9.613/98).

A sentença serefere ao mesmocaso que resultouna condenação deDaor Afonso Marins de Oliveira eoutros oito “fantasmas” daAssembleia.

Ressarcimento aos cofres públi-

cos - Os acusados também terão deindenizar o erário do dano geradopelos crimes praticados. A Justiçadecretou a perda em favor da Uniãoda quantia de R$ 400,5 mil apreen-

dida na residência de Cláudio Mar-ques da Silva. Foi decretada aindaa perda do cargo público de Mar-ques da Silva e a proibição de am-bos os réus de exercerem qualquercargo ou função pública pelo dobrodo tempo da pena aplicada.

Em relação ao réu Daor AfonsoMarins de Oliveira, que já havia sidocondenado a 15 anos de reclusão emprocesso desmembrado, recursoapresentado pelo MP-PR foi provi-do e sua pena foi aumentada para21 anos, 3 meses e 20 dias de reclu-são. A decisão, de 11 de julho, é da2ª Câmara Criminal do Tribunal deJustiça (TJ-PR).

Page 14: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

14

A imprensa não é livre, afirma o escritor Norberto ToedterA imprensa é imparcial?

Toedter - Imagino que estamosfalando dos grandes órgãos deinformação, dos jornais diários destinadosa suprir e construir a opinião pública. Fazmuito tempo que esta imprensa, não só abrasileira, é parcial. Pensando bem, talveznunca tivesse sido totalmente imparcial,afinal os que editam jornais sãoempresários. Empresas têm interesses.Dificilmente publicariam alguma notíciaque pudesse prejudicar, por exemplo, aimagem de um grande anunciante. E aítambém não adianta clamar por um órgãode informação estatal. O Estado teminteresses da mesma forma. Acontece,porém, que hoje vivemos uma situaçãoque vem agravar a falta de independênciado jornalista. É o que chamam deGlobalização.

A globalização nada mais é do que oesforço de (in)determinados grupos deformar um governo mundial. Estes gruposobviamente precisam, para atingir seuobjetivo, influenciar, para não dizerdominar, a opinião pública. Adquiriram, deuma forma ou outra, voz de comando nasdiretorias e nas redações das principaisorganizações editoriais, fazendo com queas notícias que devemos ler sejam as queeles querem. Eles dominam também asfontes, as agências de notícias e aindacriam fontes extras, como fizeram comSíria. Quase todas as notícias sobre aviolência na Síria que foram vistas naGrande Mídia partiram de um obscuroescritório localizado em Londres e queseria a sede do Syrian Observatory for

Human Rights (Observatório Sírio dosDireitos Humanos). Parece ser umaorganização de um homem só, Rami

Abdul-Rahman, que se denominaPresidente da mesma. Seria de seperguntar por que todo mundo publicanotícias espalhadas por fonte tão poucofidedigna.

Seria, pois, ingenuidade esperarimparcialidade dos nossos jornais. O queo plano original da globalização não previué a Internet. Esta rede mundial porenquanto não é controlável e estácontribuindo enormemente paradesacreditar a mídia teleguiada.

Os Estados Unidos utilizam aimprensa para legitimar guerras einvasões?

Toedter - Claro, para fazer guerravocê precisa do apoio da maioria do seupovo. Para iniciar a “guerra ao terrorismo”tiveram que derrubar 3 edifícios do seuWorld Trade Center com 2 aviões,sacrificando três mil cidadãos do seu

próprio povo. É coisa que não pode deixarde ser NOTÍCIA. Fizeram o mesmo com“Pearl Harbor” na Segunda Guerra, como navio “Lusitania” na Primeira eexplodindo o navio “Maine” para legitimara guerra contra a Espanha. É jeitotenebroso de fazer notícia, mas funciona.Através da imprensa fazem com querapidamente a figura de um ex-aliado sejavista como inimigo público número um.

Essa manipulação da notícia tambémfunciona ao contrário, omitindo-se os fatose acontecimentos ou lhes dandosignificado que sirva aos seus interesses.Egito e Oriente Médio são exemplosincontestáveis.

Qual deveria ser o papel exercidopela imprensa?

Toedter - Servir à sociedade na qualatua e não a interesses estranhos.

A história da Segunda Guerra,

ANUNCIE AQUI

8433-7462

9894-1462

QUEM ANUNCIA,

VENDE MAIS!

contada pelos livros oficiais e pela

imprensa é verdadeira?Toedter - Desde que se têm

registros históricos sobre contendasbélicas entre os povos, prevalecem osque foram escritos pelos vencedores.Os chamados Revisionistas, entre osquais com muita honra tenho sidoincluído, vêm tendo muito trabalho nosentido de rever e corrigir as maioresinjustiças e inverdades. Servem-se paratanto da internet e da coragem de umaou outra editora. Mas não é fácil. Veja,por exemplo, que ainda hoje a TV Globoapresenta uma novela centralizada nomau nazista e no bom judeu. Anopassado foi inaugurado em Curitiba oMuseu do Holocausto com o únicointui to de reforçar ser i íssimasacusações ao povo perdedor da guerra,cont inuando este proibido de sedefender.

A crise econômica na Europa e nosEUA pode estimular outra Guerra

Mundial?Toedter - Apesar de não ser

economista, acho que em relação à UniãoEuropéia e EUA a tal crise está sendoexcessivamente comentada. A da EU mecheira a segundas intenções e quanto aosamericanos só vejo que todo ano discutemno congresso a aumento do teto da dívida.Fazem aquele teatrinho e no fim aumentamesmo. O dólar desvaloriza infinitamente,mas as outras moedas também ou aindamais.

Uma III GM ? Quem seriam osprincipais contendores? Os americanos eisraelenses estão satisfeitos com osresultados que vêm conseguindo atravésdos seus contingentes mercenários.Enquanto Putin tiver seu petróleogarantido, não creio que venha a searriscar. A China está numa situação deestabilização, igual à da Alemanha em1939, que faz com que não tenhainteresse algum numa refregainternacional. Não podemos esquecer queas armas modernas exigem muito respeitode gregos e troianos.

NR - Os livros de Norberto Toedterestão à venda na Livraria do Chain

Page 15: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

15

O Sermão da montanha(versão para professores) 

Naquele tempo, Jesus subiu a um monteseguido pela multidão e, sentado sobreuma grande pedra, deixou que os seusdiscípulos e seguidores seaproximassem. Ele os preparava para serem oseducadores capazes de transmitir a liçãoda Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: - Em verdade, em verdade vos digo:Felizes os pobres de espírito, porquedeles é o reino dos céus. Felizes os quetêm fome e sede de justiça, porque serãosaciados. Felizes os misericordiosos,porque eles... Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que saber isso decor? André perguntou: - É pra copiar? Filipe lamentou-se: - Esqueci meu papiro! Bartolomeu quis saber: - Vai cair na prova? João levantou a mão: - Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes resmungou: - O que é que a gente vai ganhar comisso? Judas Tadeu defendeu-se: - Foi o outro Judas que perguntou! Tomé questionou: - Tem uma fórmula pra provar que issotá certo? Tiago Maior indagou: - Vai valer nota? Tiago Menor reclamou: - Não ouvi nada, com esse grandão naminha frente. Simão Zelote gritou, nervoso: - Mas porque é que não dá logo aresposta e pronto!? Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada, ninguémentendeu nada! Um dos fariseus, que nunca tinha estadodiante de uma multidão nem ensinadonada a ninguém, tomou a palavra edirigiu-se a Jesus, dizendo: - Isso que o senhor está fazendo é umaaula? Onde está o seu plano de curso e aavaliação diagnóstica? Quais são osobjetivos gerais e específicos? Quais sãoas suas estratégias para recuperação dosconhecimentos prévios? Caifás emendou: - Fez uma programaçãoque inclua os temas transversais eatividades integradoras com outrasdisciplinas? E os espaços para incluir osparâmetros curriculares gerais? Elaborouos conteúdos conceituais, processuais eatitudinais? Pilatos, sentado lá no fundão, disse aJesus: - Quero ver as avaliações da primeira,segunda e terceira etapas e reservo-me odireito de, ao final, aumentar as notasdos seus discípulos para que se cumpramas promessas do Imperador de um ensinode qualidade. Nem pensar em números eestatísticas que coloquem em dúvida aeficácia do nosso projeto. E vê lá se nãovai reprovar alguém! E, foi nesse momento que Jesus disse: - “Senhor, por que me abandonastes?”

O mineirinhoNuma reunião de terapia em grupo,sentados em forma de círculo, váriaspessoas, várias ocupações, cada umdando o seu depoimento:Um pintor disse ter fissura por pintura.Não pode ver nada que dá vontade depintar. É parede, papel, enfim tudo queele vê pela frente dá uma vontade danadade pintar.Um outro, médico, disse que nãoaguentar mais. Tem compulsão pelotrabalho. Trabalha dia e noite. Sai dohospital, vai para a clínica. Sai daclínica, vai para o consultório. Étratando de gente o dia todo, nãoconsegue parar.Uma mulher disse ser LÉSBICA. Nãosabe como fazer, gosta muito de mulher.Pensa em mulher o dia inteiro. De roupa,pelada, de biquine, de maiô; não temjeito adora, mais adora mesmo muito asmulheres.Então ela passa a palavra para oMinerim que estava do lado dela, eperguntou: - E o senhor seu Zé, éfissurado no quê?- Ué gente, eu ia falá qui sô pedrero,mais dispois du qui a moça falô, eu sôesse tar de LÉSBICA tamém, sô!!!

A loira advogadaA loira se formou em Direito, mas estácom 15 dúvidas e resolve formular umquestionário para a OAB.01. Qual a capital do estado civil?02. Dizer que gato preto dá azar épreconceito racial?03. Com a nova Lei Ambiental, afogar oganso passou a ser crime?04. Pessoas de má fé são aquelas quenão acreditam em Deus?05. Quem é canhoto pode prestarvestibular para Direito?06. Levar a secretária eletrônica para acama é assédio sexual?07. Quantos quilos por dia emagrece umcasal que optou pelo regime parcial?08. Tem algum direito a mulher emtrabalho de parto sem carteira assinada?09. A gravidez da prostituta, no exercíciode suas funções profissionais, caracterizaacidente de trabalho? Essa eu fikei nadúvida...10. Seria patrocínio o assassinato de umpatrão?11. Cabe relaxamento de prisão noscasos de prisão de ventre?12. A marcha processual tem câmbiomanual ou automático?13. Provocar o Judiciário é xingar ojuiz?14. Se um motel funciona somente das 8às 18 horas, podemos dizer que ali sóocorrem transações comerciais?15. Para tiro à queima-roupa é precisoque a vítima esteja vestida?

Papai NoelPor que o Papai Noel não tem filhos?Porque o saco é de brinquedo.

XuxaO que a Xuxa foi fazer no boteco?Foi tomar caxaça.

No final da missa dominical o padre perguntou aos fiéis na igreja:- Quantos de vocês conseguiram perdoar seus inimigos?A maioria levantou a mão, menos uma velhinha.O sacerdote perguntou:- A senhora não está disposta a perdoar seus inimigos, dona Mariazinha?- Eu não tenho inimigos, respondeu a velhinha.- Quantos anos a senhora tem?- Tenho 98 anos.- Que maravilha. Uma pessoa com 98 anos e não tem inimigos. Ela merece uma salva depalmas! (todos aplaudem).- Conte para todos nós como se vive 98 anos sem ter um inimigo?A doce velhinha se levanta, vai até o altar e diz, solene, para o público emocionado:- Porque já morreram todos, aqueles filhos das putas.

Page 16: GAZETA SANTA CÂNDIDA AGOSTO 2013

16

A foto que está circulando hojepela internet de um médico negrode Cuba sendo vaiado por jovensbrancas de jaleco branco em Forta-leza é ilustrativa do significado dainsana luta a que se dispuserammuitos de nossos doutores. Eles nãoestão lutando pela saúde da popu-lação, mas pelos seus interesses maismesquinhos. E por isso não aceitamque um negrão cubano, que se bra-sileiro fosse serviria pra catar suaslatas de lixo num caminhão de cole-ta ou ainda carregar fardos de car-ga num armazém, venha para o Bra-sil ocupar um espaço que, inclusi-ve, ele não deseja.

Boa parte da argumentação dosmédicos que têm radicalizado nodiscurso xenófobo contra os queaceitaram trabalhar nos cantões doBrasil é a de que eles estudarammuito para conseguir passar numvestibular. E que os estrangeirosnão. Que eles pagaram caro pelocurso. E que os estrangeiros não.Que eles investiram na carreira para

O médico cubano negro e a intolerância da nossa elite branca

ter retorno futuro. E que com a vin-da dos estrangeiros isso está em ris-co. Este argumento final é o verda-deiro x da questão. Boa parte dosnossos médicos decidiram ser mé-dicos para permanecer num patamarrestrito da elite. Mas talvez não sedeem conta de que essecorporativismo é a base da morte demilhares de brasileiros pobres e mi-seráveis.

Eles não são contra apenas osmédicos estrangeiros ou de Cuba,mais especificamente. Eles tam-bém são contra a criação de no-vas faculdades de medicina. Osconselhos vivem desqualificandoas iniciativas do governo pra cri-ar novos cursos.

Ou seja, a foto que está ilustran-do este post é significativa para pen-sar o país que queremos. Se quere-mos um Brasil da inclusão, onde sejaalgo normal ser atendido por médi-cos negros que não sejam cubanos.Se queremos um Brasil onde estran-geiros sejam recebidos com respei-to. Se queremos um Brasil onde saú-

de seja um direito de todos. Ou sepreferimos viver num país de bran-cos de jalecos brancos que exigemser chamado de doutores exatamen-te porque se acham acima daquelesque deveriam tratar com respeito edignidade.

O interesse de uma corporaçãonão pode estar acima dos interessesde toda a sociedade. E os médicosque estão nas ruas vaiando os seuscolegas cubanos nunca estiveramnas ruas lutando por melhorias naárea da saúde. Os que estiveram eestão nesta luta por um sistema úni-co de qualidade, por exemplo, nãose dignam a participar de um pape-lão desses.

Essa foto fica pra história, comoa daquelas dos navios negreiros.Mas neste caso, pelo seu inverso.Porque negros de Cuba aceitaramvir pra cá contribuir pra melhorar avida de outros negros e brancospobres. E foram açoitados pelasvaias de brancos e brancas que selixam pra vida dessa enorme parce-la da população. Porque eles são daCasa Grande. E a Casa Grande sem-pre se locupletou com a péssimaqualidade de vida da senzala.

Blog do Rovai