GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

12

description

Distribuição gratuita nos bairros:Santa Cândida,Boa vista,Tingui,Bacacheri,Santa Efigênia,Paineiras,Bairro Alto

Transcript of GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

Page 1: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA
Page 2: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

EXPEDIENTEDiretor: Adilson da Costa Moreira

Fones 8433-7462 e 3328-0176Dep. comerciail: Antonio Fernando Soares Neto

Rua Eng. Luiz Augusto L. Fonseca, 520 - Santa Cândida - CuritibaE-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.santacandida.blogspot.comAs matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

2

Marry Ducci foi homenageda pelaAssociação Cultural e BeneficenteNipo-Brasileira de Curitiba, o NikkeiClube, pelos relevantes serviçosprestados na área da assistência social,durante sua gestão como presidente daFundação de Ação Social - FAS. Acerimônia foi realizada na sede darua Padre Julio Saavedra, 598, noUberaba e contou com a presença derepresentantes da colônia japonesa emCuritiba.

Marry agradeceu a premiação efalou sobre a importância da rede sócio-assistencial existente, com os 45 CRAS– Centro de Referência de AssistênciaSocial, as 11 Unidades de Atendimento,os 10 CREAS – Centro de ReferênciaEspecializado da Assistência Social,dois Centros de Convivência EspaçoAmigo Curitibano e dois Centros POP- Centros de ReferênciaEspecializado para População emSituação de Rua.

“Serviços importantes que fazem denossa cidade uma referência naassistência social, implantados porBeto Richa e Luciano Ducci paramelhorar a qualidade de vida dapopulação e promover a erradicação demiséria”, disse Marry.

No último ano, a FAS atendeu 7.000famílias no programa FamíliaCuritibana, outras 223.123participantes em ações de geração detrabalho e renda nos Liceus de Ofício,142.623 famílias cadastradas noCadÚnico; uma média de 1.500pessoas em situação de rua comatendimento especializado.

Marry Ducci é

homenageada pela

excelência da área social

A Secretaria da Saúde do Paraná vaisolicitar ao Ministério da Saúde aantecipação da campanha de vacinaçãocontra as influenzas no Estado e ainclusão de crianças menores de seisanos entre os grupos prioritários parareceber a imunização. O objetivo éintensificar as ações preventivas paraevitar surtos maiores da doença.

Segundo o superintendente deVigilância em Saúde, Sezifredo Paz, aproposta leva em conta avulnerabilidade da região Sul emrelação às síndromes respiratórias, oque requer uma atenção especial. Pazafirmou que o período de aplicação davacina, em maio e junho, é imprópriopara os estados do Sul. “Temos umasituação climática diferente e a partirde março as temperaturas começam acair e os riscos aumentam”, disse ele.

As propostas serão encaminhadasao ministério após o término do ISeminário Paranaense sobre SíndromesRespiratórias Agudas, que estáacontecendo em Curitiba nesta sexta esábado (14 e 15). O evento é um espaçoaberto para a discussão das estratégiasdesenvolvidas pelo governo do Paranáno enfrentamento da gripe e outrasdoenças respiratórias.

“Vamos elaborar um relatório sobrea experiência paranaense, contendouma série de propostas para seremlevadas ao ministério” destaca osuperintendente. Ele lembrou que desde2011 o Paraná vem pedindo ao governofederal a ampliação do número devacinas para atender a maior númerode paranaenses

NÚMEROS DA GRIPE – Duranteo seminário foram divulgados os novosnúmeros da gripe H1N1. De janeiro asetembro deste ano, 1.111 casos dadoença foram confirmadoslaboratorialmente no Estado; 40pessoas morreram. A maioria dasmortes está relacionada à busca tardiapelo tratamento ou a alguma outradoença crônica pré-existente, como o

Paraná propõe antecipar vacinação contra gripe

câncer, por exemplo. Segundo a coordenadora do Centro

de Investigação e Respostas Rápidas deVigilância em Saúde, Angela Maron deMello, os números deste ano sãomaiores do que os registrados em 2011– quando houve apenas dois casos enenhuma morte –, mas estão bem longedo registrado durante a pandemia de2009.

“O vírus Influenza H1N1 já circulaem todo Paraná desde 2009, contudoseu comportamento é diferente a cadaano. Em 2012, o vírus voltou a circularcom mais frequência, porém neste ano

estávamos preparados e pudemos evitarque o número de casos e mortes fossemaior”, ressaltou Angela. A pandemiade 2009 deixou mais de 80 mil doentespela H1N1 no Paraná e foi responsávelpor 339 mortes.

VACINA E TRATAMENTO – Aestratégia do Paraná contra a gripe esteano abrangeu vacinação emedicamentos. A campanha devacinação do Paraná atingiu a meta eimunizou quase 2 milhões de pessoasdos grupos prioritários definidos peloMinistério da Saúde.

Page 3: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

3

Seu Nome vem do latim“candidus” que significapura,inocente,imaculada. Seu mitoe sua história estão para nós envol-tos em um véu visto que pouco sabedeles. Sabemos que a nossa SantaCândida foi martirizada nos primei-ros tempos do cristianismo duranteas perseguições dos imperadoresromanos. Por vota de 817 a 824seu corpo foi transferido pelo PapaPascoal 1º das catacumbas para aigreja de Santa Praxedes em Roma.Nesse local seu nome está numa ins-crição, do tempo que Pascoal 1º ain-da era vivo, junto com o de outrosmártires ali sepultados. Comemora-se no dia 29 de Agosto

Como a Imagem de SantaCândida chegou a Curitiba

Santa Cândida foi a primeira co-lônia a ser fundada pelo presidentede província Dr. Adolpho LamenhaLins. Não mediu esforço,logo deinício,em dotar a colônia de umacapela para o culto religioso doscolonos.Inaugurada no dia 06 dejaneiro de 1877,com a organizaçãode uma procissão,partindo a pé de

Santa Cândida a Padroeira do bairroCuritiba,com cerca de 2.000fiéis,inclusive o próprio presidenteda província com suaesposa,conduzindo a imagem deS a n t aCândida,talhadaem cedro, doadapor Dom Pedro 2ºque a adquiriu emLisboa, Portugal.

Não se sabe aocerto por que es-colheram SantaCândida para ser apadroeira da entãoColônia de mesmonome. Podemosimaginar que achegada aqui dosprimeiros imigran-tes polacos em finsde Agosto de 1875provavelmente nodia de Santa Cân-dida aliado ao fatodo filho do Presidente da ProvínciaLamenha Lins nascido em 29 deAgosto e mais o nome de sua se-gunda esposa,tenham contribuídopara adotar esta Santa como Padro-

eira visto apresentar uma data de fe-licidade para Lamenha Lins e os Co-lonos Polacos. Dois Hinos foramcompostos em sua homenagem e

duas orações sãoa eladedicadas.Suasfestas sempre fo-ram antecedidasde intensa progra-m a ç ã orel igiosa ,eramnovenas a cargode diferentes mo-vimentos religio-sos tais como: dascrianças, das filhasde Maria, dosMarianos.

Nas crônicasdo Padre Wislinskihá um relato bas-tante interessantesobre a festa dapadroeira do dia

29 de agosto de 1944. Conta ele queao contrário dos anos anteriores,quando a festa era realizada no úl-timo domingo de Agosto,naqueleano ficou combinado,coma a comis-

são da igreja,dar maior atenção áscelebrações espirituais,já que nãohavia muita necessidade dedinheiro.Não Houve música,nembaile,como de costume,mas muitaoração, novena e adoração aoSantíssimo Sacramento, pedindochuvas,visto que os poços estavamsecos,os pastos queimados e o gadomorrendo de fome e sede. Alémdessa desgraça local, o mundo amar-gava o 5º ano da 2ª Guerra Mundi-al. No domingo,dia 27, houve a mis-sa das 10 horas,com sermão e ado-ração do Santíssimo Sacramentoprolongou-se até as 3 horas da tar-de, hora em que começava a novena.Assim a comunidade passou o do-mingo em oração... Na noite de 28para o dia 29,quase que de repente,o céu de Santa Cândida cobriu denuvens, trovejou e choveu por todaa noite. Ninguém lamentou a faltada festa interna. Os fiéis sentirammuito agradecidos a Deus e a Santapelo atendimento de suas súplicas.

Fonte: Boletim Informativo daParóquia Santa Cândida

Feiras das praças Osório e Santos Andrade

começam nesta quintaComeçam nesta quinta-feira as

Feiras Especiais da Primavera, naspraças Osório e Santos Andrade, noCentro. As feiras terão duração de15 dias e vão até 11 de outubro. Nosdois endereços, os artesãos ofere-cerão grande variedade de produ-tos inspirados na nova estação doano, além de sugestões de presen-tes para o Dia das Crianças.

Realizadas há 18 anos, as feirasespeciais são uma boa opção decompras e um agradável passeiopara turistas e curitibanos. “Curitibaé um polo de referência em ativida-des culturais e nosso artesanato éreconhecido pela sua diversidade equalidade”, diz a presidente do Ins-tituto Municipal de Turismo, JulianaVosnika.

Na praça Osório, serão 60barraquinhas — 20 de alimentaçãoe as demais de produtos artesanaise culinários. A feira estará abertadiariamente, das 10h às 21h.

Na Santos Andrade, a fei-ra funcionará todos os dias,das 10h às 20h, com 20 bar-racas - seis de gastronomia eas demais de artesanato culi-nário e geral.

Produtos - O consumidorpoderá encontrar opções deroupas com estampas floraise fabricadas com tecidos le-ves, objetos artesanais feitoscom materiais criativos e ain-da brinquedos educativosvendidos a preços mais bai-xos que no comércio conven-cional.

O visitante também pode-rá saborear alimentos típicosde diversos países, além de pastéis,crepes e derivados do milho nasbarraquinhas que da praça de ali-mentação da feira da Osório, locali-zada em torno do chafariz da praça.

Os produtos vendidos nas feiras

foram aprovados por uma comissãoespecial integrada por representan-tes da Prefeitura e dos artesãos. Aseleção foi feita com base em crité-rios como qualidade, acabamento eoriginalidade dos produtos.

Serviço:

Feira da PrimaveraDe 27 de setembro a 11 de outubro

Praça Osório - das 10h às 21hPraça Santos Andrade - das 10

horas às 20 horas

Fotomontagem:Alex Sandro da Costa Moreira

Page 4: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

4

Fim de uma Era: a queda de DerossoCuritiba tinha deixado claro,

quando as denúncias começaramcontra o mau uso do dinheiro públi-co na Câmara Municipal de Curitiba:não havia condições para João Clau-dio Derosso continuar como Presi-dente e mesmo como vereador deCuritiba.

Não foi fácil para quem espera-va continuar uma dinastia ou mes-mo vôos mais altos na políticacuritibana: queria ser o manda-chu-va da capital.

Tentou de tudo para manter-seno cargo e até evitar sua condena-ção política, mas não foi feliz - oTribunal Regional Eleitoral por una-nimidade não deu chances aDerosso.

Primeiro foi a saída da Presidên-cia da Câmara Municipal para sairdos foco das denúncias feitas peloMinistério Público do Paraná e daimprensa. Depois uma saída doPSDB para tentar não ser punidopelo partido que o abrigou duranteanos.

Não é possível pois a lei partidá-ria é clara: quem sai do partido épunido com a perda do mandato. Ea suplente dele, Maria Goretti DavidLopes, enfermeira do setor públicode saúde, não o teme e entra comação de perda de mandato por infi-delidade partidária no TRE doParaná.

Maria Goretti consegue vitóri-as contra “Era Derosso”

A enfermeira Maria Goretti con-segue uma liminar do juiz LucianoCarrasco, através de seu advogadoLeandro Souza Rosa, pela chama-da tutela antecipada e que determi-na em 28 de junho a sua posse ematé 10 dias, o que ocorreu no dia 7de julho, num sábado.

Não pensem que João ClaudioDerosso não esperneou: foram mui-tas entrevistas atacando a todos eprincipalmente vários mandados desegurança e liminares pedidas noTRE e Tribunal Superior Eleitoral,

em Brasília. Foram 7 vitórias de Ma-ria Goretti nos tribunais eleitorais,tornando-se a sétima mulher comovereadora.

Até que no dia 28 de agosto de2012 (sessenta dias após a liminar):todos os juízes do TRE dão a vitó-ria para a enfermeira que não tevemedo em processar o então todo-poderoso manda chuva da CâmaraMunicipal de Curitiba.

Começa a renovação da Câma-ra Municipal de Curitiba

Maria Goretti, assumiu com ocompromisso de iniciar a renovaçãona Câmara Municipal, desempenhar

um mandato ético,competente e derespeito ao cidadão, apresentou, empouco mais de dois meses, seis pro-jetos de interesse dos curitibanos,além de se empenhar, pessoalmen-te, pelo decreto e regulamentaçãoda isenção de ICMS na aquisição deveículos novos para mulheres e ho-mens que passam pela retirada damama (mastectomia).

Um dos projetos apresentadospela nova vereadora propõe a alte-ração na Lei 13.620/2010 (que ins-tituiu o potencial construtivo relati-vo ao Estádio Joaquim Américo).Maria Goretti quer a inclusão dedois artigos que obriguem osbeneficiários do potencial constru-tivo a investirem parte do valor ouquotas em cultura, saúde, esporte einovação científica. Outro já foiaprovado por unanimidade na Câ-mara, foi a moção para que Curitibafaça parte das cidades que recebe-rão jogos de futebol nas eliminató-rias das Olímpiadas de 2016, já queestava fora do anúncio da Autori-dade Pública Olímpica.

Metrô

As obras do metrô também pre-ocupam a vereadora, que apresen-tou proposta para criação de Comi-tês de Vizinhança. Esses comitês,formados por moradores e empre-sários do entorno da obra, princi-palmente das treze estações de em-barque, fariam a fiscalização sobreo andamento da construção, baru-lho, tráfego e outros assuntos perti-nentes. “A formação de comitês estáprevisto em outra lei que trata degrandes eventos e me parece que ne-nhum será maior do que a obra dometrô”, afirma.

A vereadora pediu informaçõesda Prefeitura sobre o projeto dereutilização das pistas exclusivas dotransporte coletivo, as canaletas,após a implantação do metrô. “Oprojeto do metrô prevê apenas o fimdas canaletas, que seriam transfor-madas em áreas exclusivas de pe-destres e lazer, o que impedirá o usopor exemplo de veículos de urgên-cia e emergência, bombeiros ou car-ros de polícia em toda a extensãoda extensão da Linha Azul”, analisaMaria Goretti.

Maria Goretti assume a cadeira de Vereadora na Câmara Municipal

Page 5: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

5

Empregados da Sanepar em to-dos os 345 municípios atendidospela empresa no Paraná participaramna manhã desta quinta-feira de ma-nifestações em defesa da companhia,que vem sendo alvo de ações poli-ciais, aparentemente com o únicoobjetivo de desgastar a imagem debons serviços construída ao longo demeio século de história.

Em Curitiba, 800 empregadosabraçaram o prédio da sede daSanepar, no bairro Rebouças. EmCascavel, a manifestação reuniu 400empregados. Em Londrina, partici-param 300 pessoas; em Maringá,500, em Guarapuava, 200; em Fozdo Iguaçu, 200, em Ponta Grossa,300. Também ocorreram manifesta-ções em outras cidades. Todos os7.000 empregados da Sanepar noEstado participaram das atividadese usaram uniformes e roupas azuis,a cor da empresa.

A manifestação foi organizadapor associações de empregados, deaposentados e sindicatos. “Estamosofendidos pela forma truculenta edesnecessária como a empresa e seusempregados foram tratados. Os da-dos e todos os esclarecimentos po-deriam ser obtidos sem humilhar ostrabalhadores. Que direito tem al-guém que não é do setor, e que, por-tanto, não conhece o saneamento, deinstalar a insegurança entre a popu-lação?”, afirmou o presidente doConselho da Associação dos Profis-sionais Empregados da Sanepar(Apesan), Domingos Budel. “Aosnossos clientes asseguro: nossa águatem segurança e não poluímos o meioambiente. Conheçam o processo pri-meiro, se informem e conversem an-tes de assustar os paranaenses.”

Para o presidente da Advesane(associação que representa os advo-gados), Paulo Azzolini, “se enganaquem fala mal dos saneparianos”. “Éuma irresponsabilidade falar mal daSanepar, uma instituição que estápresente na vida dos paranaensesdesde a primeira mamadeira, quedeve ser preparada com água trata-da. Nossa empresa cheira a saúde.Venham conversar conosco para en-tender o absurdo que estão fazendocom esta empresa que é orgulho paratodos os paranaenses. Nós temosorgulho do trabalho que executamos

Abraço na Sanepar reúne mais de 3 mil

empregados em todo o Paraná

24 horas por dia”, disse.O sanepariano Edgard Faust Filho,

presidente da Associação Brasileirade Engenharia Sanitária e Ambiental(Abes-PR), informou que a entidadenacional presta solidariedade aos pro-fissionais da Sanepar, reconhecidospor todo o Brasil pelo alto nível téc-nico e pela excelência dos serviçosque prestam ao saneamento doParaná e do País: “Os sanepariamosestão sendo vítimas de uma açãooportunista, que não aceitamos”.

O presidente das FundaçõesSanepar, José Luiz Taborda Rauen,reiterou que a Sanepar, assim comoa Copel e outras empresas, contri-buí para o desenvolvimento do Es-tado. “Temos orgulho do nosso tra-balho e garra para vencer os desafi-os. Não aceitamos as infâmias quetentam nos imputar”, disse;

O presidente da Assesa (Associ-ação dos Empregados da Sanepar),

Hamilton Gimenes, disse que este éum “momento de angústia, ansieda-de e repúdio”. “Somos 7 mil traba-lhadores que cuidam da saúde demais de 10 milhões de pessoas. Nãoaceitamos o ataque de um delegadoraivoso que classificou a nossa em-presa como de ‘fachada’. Não somosde fachada. Trabalhamos 24 horaspor dia, utilizando a melhor técnicapara o saneamento. Quando foramfeitas aquelas imagens? Foram cap-turadas na surdina e maquiadas, comose a Sanepar fosse responsável portoda a poluição dos rios. Nenhum em-pregado da Sanepar joga sofá, mesa,cadeiras ou lixo no Iguaçu. Mais res-peito com quem cuida da saúde doParaná”, protestou.

O que disseramoutros empregados“Em todos esses anos nunca vi

nada igual (referindo-se à ação po-

licial). Foi pura politicagem. Fiqueiindignada com a ação.” Ana VeraOtto, agente técnica administrativa,25 anos de Sanepar.

“Estou aqui porque conheço a his-tória da Sanepar e conheço a históriados homens. Não admito que se de-sonre a história da Sanepar dessa for-ma.” Zair Schuster, aposentado, tra-balhou na Sanepar por 22 anos.

“A ação policial foi fora de pro-pósito, sem razão e arbitrária. Esseabraço é um ato carinhoso para nos-sa empresa, que respeitamos e ad-miramos”. Conceição Ferraz deCampos, técnica administrativa, 21anos de Sanepar

“A polícia agiu com total falta derespeito para com a Companhia ecom seus 50 anos de trabalho. Foiuma infeliz declaração do delegadoe que só prova o desconhecimentoda atividade da empresa. Temos umamissão e visão bem clara do nossotrabalho para com a populaçãoparanaense. Este abraço mostra aindignação e a solidariedade paracom a nossa empresa”. AntonioRodrigues Kunze, agente técnico deoperação, 12 anos de empresa.

“A Polícia Federal foi exageradaem sua ação e mexeu sim com o or-gulho dos empregados. Com esseabraço estamos demonstrando aunião e indignação dossaneparianos”. Marcelo DalculDepexe, engenheiro civil, há 6 seisanos na Sanepar.

“Esta é uma ação, entre outras,para ratificar nossa absoluta indig-nação com as declarações da polí-cia.” Charles Carneiro, engenheiro,11 anos na Sanepar.

“Estou aqui para mostrar que aSanepar não é qualquer empresa.São 50 anos de trabalho. Antes defalarem qualquer coisa sobre aSanepar, é preciso conhecer a em-presa.” Leonardo Viercinski, agen-te comercial de campo, há 7 mesesna Sanepar.

“Abraço com carinho a Saneparpara exigir respeito, pois respeita-mos a população quando buscamosa melhoria contínua nos processose adotamos soluções técnicas quepreservam o meio ambiente. Tenhoorgulho por me dedicar a Saneparnestes 22 anos de trabalho.” RosaMaria Saunitti, engenheira civil.

Page 6: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

6

Page 7: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

7

O governo vai investir R$ 19,4milhões na compra de mobiliáriopara escolas da rede pública esta-dual no interior do Estado. Serãoadquiridas 110 mil carteiras e cadei-ras para alunos e 10 mil mesas e ca-deiras para professores. O investi-mento foi liberado esta semana pelogovernador Beto Richa, que tam-bém autorizou recursos para repa-ros e abertura de licitação para aconstrução de duas escolas. No to-tal, serão aplicados R$ 35 milhõesna área da educação.

As obras de reparos autorizadasesta semana beneficiarão quatro es-colas estaduais da região Oeste: Cas-cavel, Vera Cruz do Oeste, CapitãoLeônidas Marques e Corbélia. Serãoinvestidos R$ 5,3 milhões em servi-ços elétricos, hidráulicos, manuten-

ção de coberturas, pisos e esgoto. EmJesuítas, também na região Oeste,serão aplicados mais R$ 760 mil emreparos na estrutura do prédio doColégio Estadual Humberto deAlencar Castelo Branco.

"Ter escolas bem conservadas ecom mobiliário adequado também éuma forma de estimular professorese alunos e melhorar a qualidade doensino, prioridade absoluta da nos-sa gestão”, disse o governador.

CONSTRUÇÃO – O governa-dor também autorizou a aberturade processos licitatórios para acontratação de serviços de enge-nharia para a construção de duasescolas, no valor total de R$ 9,4milhões.

Em Colorado, região Noroeste,serão investidos R$ 7,2 milhões na

Governo investe mais R$ 35 milhões em

melhorias na área da educação

construção de um Centro de Edu-cação Profissional. O outro inves-timento é para a nova unidade daEscola Estadual Indígena Pindoty,

na Ilha da Cotinga, em Paranaguá,no Litoral, com custo previsto deR$ 2,2 milhões. A obra deverá fi-car pronta 360 dias após o início.

Dica de saúdeQuer evitar tornar-se um Alzheimer?

Torne sua vida produtiva, pratique sem cessar o perdão e a caridadecom muito esforço e inteligência.

Muito mais há para ser analisado e discutido sobre este problemaevolutivo que promete nos visitar cada dia mais precocemente.

Além das dúvidas que levantamos, esperamos que os interessados nãose furtem ao saudável debate.

“O desapego é necessário para o crescimento espiritual.”E aqui fica a célebre frase de todo doente de Alzheimer:

“Quero voltar para minha casa”Que casa seria esta?

Page 8: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

8

Atualmente são muitos oscasos de abandono ou maus tratosde idosos, geralmente praticadopor parentes.

Em uma sociedade capitalistamoderna, o idoso – quando nãotem uma ótima renda – é vistocomo um peso a mais para osfamiliares. O Estado tem tomadoalgumas decisões corretas nosentido de proteger os idosos, masdepende diretamente da famíliaatender as necessidades maisimediatas. Nos países asiáticos eorientais, o idoso é visto comouma pessoa sábia, que dáconselhos e orienta a família,sendo venerado e respeitado até ofim de seus dias.

A atuação do MinistérioPúblico na proteção dos direitosdo idoso, tem dado ênfase aosdireitos consagrados naConstituição da RepúblicaFederativa do Brasil, de 1988; naPolítica Nacional do Idoso, de1994; e no Estatuto do Idoso, de2003. Além das atribuiçõesprevistas ao Ministério Públiconesta área, através da Constituiçãoda República Federativa do Brasil,Lei Orgânica Nacional doMinistério Público, analisa-sealguns instrumentos utilizadospelo Ministério Público naproteção dos direitos do idosocomo: a Medida de Proteção, quepoderá ser determinada peloPromotor de Justiça ao verificarameaças ou violações ao direitodo idoso; a Ação Civil Pública,que será ajuizada quando oassunto versar sobre interessesdifusos ou coletivos dos idosos; aTransação de Alimentos, que serácelebrada e referendada pelo

Idosos: legislação pune abandono

ou maus tratosPromotor de Justiça, passando otermo de compromisso a ter efeitode título executivo extrajudicial; ea fiscalização das entidadesgovernamentais e não-governamentais que abrigamidosos em caráter asilar. Emtempo, destaque-se que oMinistério Público desempenhaum papel cada vez mais relevantena plena concretização dosdireitos do idoso. Foi através daCRFB/88, que essa Instituição,bem como o direito do idoso,ganharam mais espaço e força noordenamento jurídico brasileiro.

Ao perceber que um idoso estásendo mal tratado ou abandonadopor familiares, a autoridadepolicial ou o Ministério Públicodevem ser acionados, e os filhosirão a julgamento na Justiça porsuspeita de crime de abandono deincapaz, podendo ser levados àprisão se constatarem violações dalegislação em vigor.

No Paraná existe o Disque-Idoso Pode-se acessar o serviçoatravés do número 0800-410001,ou pelo [email protected],funcionando nos dias úteis das08:30 às 12:00 e das 13:30 às17:30. O Serviço facilita o acessoás informações sobre os maisdiversos assuntos relacionados aoidoso no âmbito do Estado.

Os crimes e agressões maiscomuns a idosos no Paraná sãomaus tratos, agressões verbais epsicológicas, negligência ouabandono por parte da família oucônjugue, apropriação indevida decartão de benefício ou cartãobancário, agressão física, cárcereprivado e ameaças de morte.

Nos países asiáticose orientais, o idoso évisto como umapessoa sábia, que dáconselhos e orientaa família, sendovenerado erespeitado até o fimde seus dias.

CUIDADORA DE IDOSOS

Com refêrencia e 12 anos de experiência,com disponibilidade noturno

9980 - 3530

Page 9: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

9

Faça o cartão transporte em Ruas da CidadaniaUsuários que ainda não têm cartão

transporte podem fazê-lo diretamente naUrbs – na ala ferroviária, ao lado do Cen-tro de Controle Operacional (CCO) – ounos postos de atendimento nas Ruas da Ci-dadania Boa Vista, Boqueirão, Matriz,Pinheirinho e Portão e também no postoavançado, no Tatuquara.

Quem utiliza o cartão transporte nãoprecisa se preocupar com dinheiro ouaguardar o troco, além da possibilidade decompra de crédito antecipada, de acordocom a necessidade. Além disso, quantomaior o uso do cartão, menor o volume dedinheiro circulando no sistema o que étambém uma medida de segurança. Atu-almente, o cartão utilizado em 55% dosdeslocamentos na Rede Integrada deTransporte. Por dia, são 2,3 milhões depassageiros transportados.

A primeira via do cartão é gratuita efeita na hora – de segunda a sexta-feira,das 8h30 às 17h, bastando ter em mãosum documento de identificação originalcom foto, CPF e comprovante de endere-ço. A emissão da segunda via custa atual-mente R$ 13,00, o equivalente a cinco ta-rifas de R$ 2,60. Para fazer o cartão, nãoé necessário morar em Curitiba. O cartãopode ser feito por pessoas que morem emqualquer lugar, no país ou no exterior.

Para carregar créditos no cartão o ci-dadão pode procurar a sede da Urbs, naRodoferroviária onde cada atendimentodura em média um minuto, ou utilizar ainternet com emissão de boleto que podeser pago na rede bancária. Uma vez ad-quiridos, os créditos são carregados auto-maticamente – até 72 horas depois no casodo pagamento na rede bancária.

Para saber mais sobre o cartão trans-porte acesse www.urbs.curitiba.pr.gov.br

O que é o Cartão Transporte?É um cartão eletrônico inteligente

(smart card), de uso pessoal, nãodescartável, que armazena créditos de pas-sagens a serem utilizados pelos usuáriosno sistema de bilhetagem eletrônica daRede Integrada de Transporte – RIT.

Quais as vantagens do sistema debilhetagem eletrônica?

Maior segurança nos ônibus, estações

tubo e terminais em virtude da redução dovolume de dinheiro e vales circulantes;

Redução no tempo de embarque umavez que o cobrador não precisará recolhero vale-transporte;

Agilidade e segurança nos procedi-mentos de compra e distribuição do bene-fício do vale-transporte pelas empresas;

Garantia do uso do benefício do vale-transporte dentro de sua real função;

Facilidade de aquisição de créditos pelainternet

Possibilidade de limitar a quantidadede utilização diária do Cartão Transporte;

Possibilidade de bloqueio do cartãocom a recuperação dos créditos não utili-zados.

Como faço para obter o CartãoTransporte?

Os Cartões Transporte podem ser ob-tidos nos postos de atendimento da URBSna Rodoferroviária, nas Ruas da Cidada-nia (Boa Vista, Boqueirão, Matriz,Pinheirinho e Portão) e na Unidade deAtendimento Tatuquara. O usuário deve-rá trazer seu documento de identificaçãooriginal com foto, CPF, um comprovantede endereço e fornecer informações parapreenchimento de um cadastro. Não é ne-cessário tirar foto e o cartão é emitido nomomento do cadastro. Menores de idadedeverão estar acompanhados dos pais ouresponsável legal, apresentando documen-to de identificação original com foto deambos. O Cartão Transporte é um docu-mento pessoal e não é descartável.

Quanto custa o Cartão?

O primeiro Cartão Transporte é forne-cido gratuitamente pela URBS. A segun-da via equivale ao valor de cinco tarifasvigentes e correrá por conta do titular docartão.

O que é função limitante de utiliza-ção diária do Cartão Transporte?

Para minimizar ou evitar prejuízos nasocorrências de perda, roubo ou extravio doCartão Transporte, até o momento do seubloqueio, o usuário deverá optar por um li-mite diário de utilização do cartão. Em ou-tras palavras, o usuário tem a escolha deestipular até no máximo 10 (dez) créditosque poderão ser utilizados por dia em seucartão.

Onde estão localizados os postos deatendimento da URBS?

Os postos de atendimento da URBSestão localizados na Rodoferroviária eRuas da Cidadania, nos endereços a se-guir:

URBS/RODOFERROVIÁRIA - AV.PRESIDENTE AFFONSO CAMARGO,330;

MATRIZ - PRAÇA RUI BARBOSA;BOA VISTA - AV. PARANÁ, 3600 -

PRÓX. POSTO DE SAÚDE 24H DOBOA VISTA;

BOQUEIRÃO - TERMINAL DOCARMO;

PINHEIRINHO - TERMINAL DOPINHEIRINHO;

PORTÃO - TERMINAL DOFAZENDINHA;

UNIDADE DE ATENDIMENTOTATUQUARA - RUA PERO VAZ DECAMINHA, 560 - TATUQUARA.

GRATIDÃOCaros amigas e amigos

É com muito respeito que ve-nho, mais uma vez, agradecer, decoração, a todas as pessoas que nosajudaram nessa empreitada. Agra-decer a minha família e meus cola-boradores que sempre me auxilia-ram: sem vocês eu jamais teria for-ça e coragem para chegar nessa retafinal com a convicção de que nósfizemos um bom trabalho juntos!Cada um de vocês, que durante aminha campanha para vereador deCuritiba, estiveram ao meu lado mefortalecendo para continuar firmenesta caminhada, que agora chegaao seu final.

Sei o quanto foi importante parao meu conhecimento estar apren-dendo a lição através das experi-ências encontradas em você eleitor.O meu objetivo maior nesta hora émostrar a minha gratidão para comtodos e pedir que nestes últimos

momentos possamos estarjuntos em busca da vitória,que não será minha, masde todos nós curitibanos.

Com meu pai, o ex-go-vernador Orlando Pessuti,aprendi o quanto é impor-tante ser ético na vida pú-blica e tenho a humildadede informá-lo que, assimcomo ele, também vou estar hon-rando cada voto recebido, cadaapoio me dado para que eu possachegar a ocupar uma das cadeirasno legislativo municipal.

Vou trabalhar não só em favor deuma área geográfica, mas para todacidade de Curitiba, pois entendo queum legislador é eleito pelo povo epara o povo ele tem a obrigação deestar zelando e trabalhando, paraque a qualidade de vida de todospossa ser cada dia melhor.

A hora é agora! Nesta reta finalde campanha, eu quero agradecernovamente a todas as pessoas que

contribuíram para que essa luta co-letiva tenha êxito nessa árdua tare-fa de se deslocar pelos cantos deCuritiba, divulgando uma luta dequem quer e almeja trabalhar paramelhorar a nossa cidade e a vidade todos. Quero agradecer a você,eleitor, que no próximo dia 7 de ou-tubro confirmará não somente ovoto no 20130, mas também a cer-teza de que é na luta em favor dapopulação que você acredita!

Obrigado e que Deus os ilumi-nem!

Bruno Pessuti

Page 10: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

10

Não há mais nenhuma dúvida deque o filme medíocre “A inocênciados Muçulmanos” dirigido por SamBacile, agente do Mossad, contoucom apoio e patrocí-nio dos governos dosEUA e Israel, com asupervisão do cineas-ta e filósofo francêssionista BernardHenri Levy.

O filme é uma es-tratégia da CIA e doMossad (serviço se-creto de Israel) parainsuflar manifestaçõesem todos os paísesmuçulmanos, fomentar atentadosterroristas e culpar o Irã, para queIsrael desfeche um ataque aéreocontra a República Islâmica, levan-do os Estados Unidos da Américaa se envolver na guerra pela con-quista de setores estratégicos na-quela região.

O escritor, cineasta e filósofofrancês judeu-sionista BernardHenri Levy apresentou em Cannesno ano passado o documentáriosobre a guerra na Líbia “O Juramen-to de Tobruk”, para tentar justifi-car perante a opinião pública mun-dial a guerra de ocupação da Líbiapor potências ocidentais.

Bernard Henri Levy atuavacomo assessor no governo deNicolas Sarkozy, defendendo polí-ticas pró-Israel e atacando pela im-

Filme contra muçulmanos foi produzidopelos governos dos EUA e Israel

prensa os povos árabes, especial-mente os muçulmanos. Hoje ele tra-balha defendendo os mercenários etraidores sírios que tentam derrubar

o governo de Bashar Al Assad, ocu-pando espaço com entrevistas men-tirosas e artigos pusilânimes publi-cados na imprensa ocidental.

A foto acima é pequena, mas astrês pessoas nela são, da esquerdapara a direita: Chris Stevens (em-baixador norte-americano morto emBenghazi), Sam Bacile, diretor dofilme contra Maomé e BernardHenri Levy. A fotografia documen-ta a reunião entre eles para decidirsobre a produção do filme que pro-move guerra religiosa, para favore-cer a indústria bélica norte-ameri-cana e os projetos expansionistas deIsrael e Estados Unidos, às custasdo derramamento de sangue de mi-lhares de inocentes.

www.marchaverde.com.br

Apoiador da Causa Palestina e doMovimento dos Sem Terra

De acordo com a JapaneseScientific Research, bananascompletamente maduras commanchas escuras na cascaproduzem uma substânciachamada TNF (Factor de NecroseTumoral), que tem a capacidade decombater células cancerosa. Asmanchas quanto mais escurasmaior será sua qualidade reforçoda imunidade.

Assim, quanto mais madura abanana melhor a qualidade anti-câncer. As bananas com manchasescuras são até 8 vezes maiseficazes no aumento dapropriedade de glóbulos brancos

Banana combate o câncerdo que a versão de casca verde.

Na Ásia a banana é chamadade “fruta dos sábios”, porquecombate doenças cerebrais eenvelhecimento.

Comer de 1 a 2 bananas por diaaumenta a imunidade contradoenças como gripes, resfriados,conjuntivites e outras.

Page 11: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

11

COMPRANDO UM REVÓLVER Uma loira estava preocupada, poisacha que seu marido está tendo umcaso. Foi até uma loja de armas ecomprou um revólver. No dia seguinte,ela volta para casa e encontra seumarido, na cama, com uma morenaespetacular.Ela aponta, então, a arma para aprópria cabeça.O marido pula da cama, implora esuplica para que ela não se mate. Aosberros, a loira responde: - Cale a boca, cretino. Você é opróximo! o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oNA PRAIA Uma loira está deitada na praia, comum bronzeado espetacular, a ponto dechamar a atenção. Uma mulherinteressada chega perto e pergunta: - Por favor, qual o seu protetor? - São Francisco de Assis.o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oPEDINDO UMA PIZZA A loira pede uma pizza pelo telefone. Aatendente da pizzaria pergunta: - A senhora quer que eu corte emquatro ou em oito pedaços? E a loira: - Em quatro, por favor! Eu jamaisagüentaria comer oito pedaços. o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oABRINDO UMA LATA DE CERVEJA A loira estava abrindo uma lata decerveja com um abridor de latas. Aamiga criticou: - Pra que isso??? É só puxar o lacre!!! E a loira, com cara de sabida: - É, mas isso é pra quem não temabridor.o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oo-o-o-o-o-oSEI LÁ...Durante o jantar, a patricinha anunciapara toda a família.- Mamãe... papai... estou grávida!- Como?! - pergunta o pai,embasbacado.- Estou grávida!- E quem é o pai? - pergunta a mãe,atônita.- Eu sei lá! Vocês nunca me deixaramnamorar firme!-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-NO ÔNIBUSNum ônibus superlotado, uma mulhervolta-se para um passageiroinconveniente:- O senhor quer fazer o favor dedesencostar e afastar essa coisavolumosa que me está a incomodar?!- Calma, minha senhora. Não é o que está a pensar. Este volume é o dinheiro dovencimento que recebi hoje.

Enrolei num pacote e pus no bolsoesquerdo das calças.- Ah! Então o senhor deve ser umfuncionário exemplar!- Por que?- É que desde o embarque até aqui, osenhor já teve três aumentossalariais...o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oCom menos de um mês de casada, afilha única chega à casa da mãe, todaroxa:- Oh! Mamãe, o Zecão me bateu!- O Zecão? Eu pensei que eleestivesse viajando!- Eu também, mamãe! Eu também!o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oVELÓRIONo velório, o viúvo recebe o abraçodos amigos:- Meus pêsames. Ela vinha sofrendohá muito tempo?- Sim. Desde que nos casamos.o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oQ.I.A moça entra na delegacia e anuncia:- Acabo de ser violentada por um débilmental.- Como tem certeza que era mesmoum débil mental? - pergunta odelegado.- Certeza absoluta. Tive que ensinartudo para ele.o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oQUARTELA velhinha entra no quartel e vai diretopara o escritório dos oficiais:- Capitão, eu vim visitar o meu neto,Sérgio Ricardo.- Ele serve no seu regimento, não é?- Serve, sim, mas hoje pediu licençapara ir ao enterro da senhora.o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oEMPREGOO chefe de departamento de pessoalda empresa justificando para o jovemsolteiro porque não vai contratá-lo.- Desculpe, mas nossa empresa sótrabalha com homens casados.- Por quê? Por acaso são maisinteligentes e competentes que ossolteiros?- Não, mas estão mais acostumados aobedecer!o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o

Maradona encontrou Amy Winehouseno aeroporto, um mês antes delamorrer.O argentino cumprimentou a cantora, edisse:- Amy!!! Minha heroína!!!Ela respondeu:- Maradona!!! Meu crack!!!o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-oCom deficientevisual não se brinca

O ceguinho chegou no restaurante, epediu um cardápio em braile.O garçom, desculpando-se, disse quenão tinha.O ceguinho falou:- Não faz mal, me traz uma colher sujada cozinha para eu provar a comida..O garçom achou estranho, masatendeu ao pedido.

Pegou uma colher usada na cozinha,e deu ao ceguinho.Este lambe a colher e comenta:-Hummm, ótimo tempero.Camarão, com arroz à grega, pode metrazer esse prato mesmo. No dia seguinte, a mesma coisa:- Hummm, strogonof de frango, batatafrita, pode trazer esse prato mesmo.Passou-se uma semana, sempre amesma coisa, o ceguinho pedia acolher e dizia o prato. O garçom, querendo sacanear oceguinho, resolveu aprontar.No outro dia, quando o ceguinhochegou e pediu a colher, o garçompegou uma colher e chegou pracozinheira, que aliás é sua esposa: - Margarida, eu tô a fim de aprontarpro ceguinho. Pega essa colher epassa aí na perseguida...A cozinheira atendeu ao pedido, e ogarçom levou a colher pro ceguinho. Este colocou a colher na boca,pensou um pouco e falou:- Ah, você tá de sacanagem!!! Não vaime dizer que a Margarida trabalhaaqui?

Page 12: GAZETA SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO EXTRA

12

Um grupo de novos sócios doEsporte Clube Bacacheri, sucessordo antigo e tradicional BacacheriAtlético Clube e posterior BacacheriClube de Campo, se reuniu paraaprovar a possível venda do imóveldo Clube. A velha guarda perguntapor nosso intermédio: Qual será ocomprador e o que será feito do atu-al patrimônio? Lembramos que na-quele populoso bairro já existiramclubes de futebol que encerraramsuas atividades, dando lugar para odesenvolvimento imobiliário: o pró-prio Bacacheri, Rosenau, Boa Vis-ta, Tinguí, e o extinto Corinthiansdo Bacacheri, que aos domingos emseus festivais, auto-falantes anunci-avam em alto e som: “Corinthiansjogando, torcida vibrando”. Quesaudade dos velhos tempos! Muitostimes de futebol deram lugar a clu-bes apenas sociais, como o Univer-sal, Seminário, Operário Mercês,Real. Operário do Ahú, Olaria, Pri-mavera, Morgenau, Batelzinho,Camponês e outros.

Hoje quando se fala numa possí-vel venda do patrimônio do atualEsporte Clube Bacacheri, sucessordo Bacacheri Atlético Clube funda-do por Jovino do Rosário no dia 19de maio de 1948, nos vem a lem-brança a rica história daquele Clubeque soube representar dignamenteaquele populoso bairro com váriasconquistas, e que encerrou as ativi-

A história do Esporte Clube Bacacheri

Time do Bacacheri com o goleiro Tato (2º em pé), nodia 19 de maio de 1957, no jogo intermunicipal

contra o Ipiranga de Palmeiras.

dades futebolísticas no final de 1970,transformando em Clube de Campono dia 30 de Setembro de 1974.

PatrimônioAlém de fazer treinamento no

campo da Base Aérea, o Bacacheriutilizou em sua existência três pra-

ças de esportes. A primeira situadadefronte a casa do seu fundador,onde hoje passa a Avenida Paraná.Ali aconteciam os famosos festivaisesportivos. Em 1951 foi inaugura-do o Estádio Jovino do Rosário, pal-co de jogos oficiais até o ano de1959. Em 1961 aconteceu a inau-guração do Estádio Walfrido doRosário, filho de Jovino e maior ar-tilheiro na história do Clube. Local

que hoje está ameaçado de ser ven-dido para uma empresa imobiliária.Em sua história futebolística, quecomeçou cm 1948 e terminou em1970, o Bacacheri além de váriasconquistas realizou inúmeras excur-sões. A maior delas aconteceu emviagem área para Maringá no ano de

1951. Passouinvicto porUnião da Vitóriae nunca perdeupara os times deCampo Largo:Internacional eFanáticos.

CONQUIS-TAS

Torneio Iní-cio: Campeãoem 1949,60,61e 64.Vice em

1959,57 e 58. Nos campeonatosoficiais foi vice da série em 1949 e1957 e vice geral em 1950,1952 e1967. Campeão do Torneio Walfridodo Rosário em 1951 e vice do Tor-neio Independência em 1949. Na ca-tegoria de aspirantes: Foi vice em1952,campeão em 1954 (feito iné-dito: 18 jogos e 18 vitórias), 1957 e1964.Vice em 1965 e 1967.

O então famoso auri-negro das

camisas quadriculadas teve comoprimeiro presidente Juve Canela dosSantos filio-se à FederaçãoParanaense de Futebol em 1949 efoi logo conquistando o Torneio ini-ciado numa jornada memorável noentão Estádio Belfort Duarte enfren-tando 17 fortes adversários.Protagonizou com o Operário doAhú o famoso clássico dos auri-negros.O diretor Francisco BorgesMachado (Tenente Machadinho ),pai do jogador Anjinho e o técnicoAugusto Gil Cicero de Sá,sargentode Base Aérea levaram o novo timepara treinar no campo interno daBase Aérea onde o time foi reforça-do com jogadores da própria Base:Goleiro Tato (era motorista do co-mandante Arthur Carlos Peralta),sargentos: Mário Rosseto, LuizMartins, Pascoal, Orlando e Romeu.Cabos Levi Mulfort e Miguel Jamal.Também o sargento Guedes do 20RI reforçou o time que foi vice cam-peão da série numa decisão com oBloco Morgenau. Como curiosida-de: o Guedes já naquela época in-ventou o drible do elástico seme-lhante ao utilizado pelo craqueRivelino (tri-campeão da camisa 11da seleção brasileira)

Autor: Levi MulfortArquivo: Denis Barbosa da Silva