GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

12

Transcript of GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

Page 1: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015
Page 2: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

2

GAZETA DO SANTA CÂNDIDAAtingindo a maioria dos bairros da nossa região.

Anuncie

8433-7462

3328-0176

Diretor: Adilson da Costa Moreira - Fones 8433-7462 e 3328-0176Dep. comercial: Sharon Simão Zunino

Rua Guilherme Ihlenfelt, 765 - Apartamento 4 - Tingui - Curitiba

E-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.gazetasantacandida.com.br / www.gazetasantacandida.blogspot.com

As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

GAZETA DO SANTA CÂNDIDAAtingindo a maioria dos bairros da nossa região.

Anuncie

8433-7462

3328-0176

www.gazetasantacandida.com.br

www.gazetasantacandida.blogspot.com

A União foi condenada a indenizar pordanos morais um morador do município deColombo, na Região Metropolitana deCuritiba (RMC) que, após receber a vacinacontra o H1N1, em abril de 2010, desenvol-veu doença renal grave e faz, até hoje,hemodiálise. O caso foi julgado no mês denovembro pela 3ª Turma do Tribunal Regi-onal Federal da 4ª Região (TRF4).

O homem apresentou sintomas três diasdepois de ser vacinado. Ele teve aceleraçãodos batimentos cardíacos, suor exagerado,edemas pelo corpo e tontura, precisando serhospitalizado. O diagnóstico foi de doençarenal em estágio final.

Em abril de 2013, ele ajuizou ação na Jus-tiça Federal de Curitiba pedindo indenizaçãopor danos morais. Condenada a pagar R$ 100mil, a União apelou ao tribunal. A Advoca-

cia-Geral da União (AGU) alegou que os mé-dicos que atenderam o autor não confirma-ram que o seu problema renal fosse decor-rente da aplicação da vacina e que eventuaisefeitos desta não derivaram da ação de saú-de pública, mas da sensibilidade orgânica doautor.

Segundo o relator do processo,desembargador federal Fernando Quadros daSilva, “ainda que inexistente uma certeza, háuma grande probabilidade de os sintomas ea doença do autor terem ocorrido por reaçãoadversa à vacina”.

Quadros da Silva reproduziu em seu votoparte do laudo pericial, no qual ficou demons-trada a possibilidade, ainda que rara, de ocor-rer dano no tecido renal. “Existem descriçõesde envolvimento renal associado ao quadrode vasculite no paciente que passa por imu-

nização com a vacina anti-influenza, porém éevento raro, de muito baixa probabilidade(0,01 % dos casos imunizados ou menos)”,diz o laudo.

“Não é necessário muito esforço para ima-ginar o quanto as consequências da doençatrarão de sofrimento ao autor. Antes da vaci-nação, o autor, ainda que tivesse qualqueroutra doença (como hipertensão), não apre-sentava nenhuma morbidade referente aosrins. Entendo, assim, que está bem demons-trado o dano moral alegado”, concluiu odesembargador.

A Turma baixou o valor para R$ 50 mil,levando em conta os princípios darazoabilidade e proporcionalidade. Aindacabe recurso.

Vacina anti-influenza

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinacontra influenza é segura e uma das medidasmais eficazes de prevenção a complicações ecasos graves de gripe. Estudos demonstramque a vacinação pode reduzir entre 32% e45% o número de hospitalizações por pneu-monias e de 39% a 75% a mortalidade porcomplicações da influenza.

As reações adversas após a aplicação davacina são raras. As mais comuns são dor nolocal da injeção, eritema e enrijecimento, ecostumam passar em 48 horas. A vacina écontraindicada apenas para pessoas com his-tória de reação anafilática prévia em dosesanteriores ou para quem que tenha alergiagrave relacionada a ovo de galinha e seusderivados. Qualquer outro distúrbio que pos-sa ocorrer é classificado como raro.

Quem encontrar o Papai Noel neste

Natal poderia fazer o favor de pergun-tar a ele se "o crime compensa"? A dú-vida surge depois que o STF autorizouo delator e doleiro Alberto Youssef apassar o Natal com os familiares emCuritiba.

A família de Youssef está à procurade uma mansão em Curitiba ou RegiãoMetropolitana com espaço suficientepara acomodar Youssef, familiares eagentes da Polícia Federal responsáveispela proteção do doleiro.

As "férias" do doleiro delator vão de23 de dezembro a 2 de janeiro.

"Não é um favor nem um privilégio",diz o advogado Antonio AugustoFigueiredo Basto sobre a saída. "Maisde dez operações da PF tiveram ori-gem na colaboração do Alberto. É umahomenagem da Procuradoria e do Su-premo a essa colaboração".

O doleiro Alberto Youssef começouna carreira de lavar dinheiro de políti-cos corruptos no governo Jaime Lerner,no Paraná, onde alguns políticos fize-

ram fortunas com a ven-da do Banestado.

A quadrilha que sa-queou o Banestadodeu prejuízo de mais de14 bilhões ao povo doParaná, que está pa-gando a conta até osdias de hoje - até o ano2025. Enquanto o povodo Paraná paga aroubalheira, os corrup-tos e ladrões curtem fé-rias na Europa eCaribe.

Por isso a perguntaao Papai Noel: no Bra-sil "o crime compensa"?

Page 3: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

3

Na segunda quinzena de novembro, pouco mais de 35 empresários e empreendedores estiveram reunidos com a Administração Regional Boa Vista."O objetivo foi informar sobre o funcionamento de nossa regional, uma forma de prestarmos contas sobre os serviços em execução e os finalizados. Foi um encon-

tro de confraternização, interação entre os lojistas e prestadores de serviços de nossos bairros", disse Osires Klamas, administrador da Regional Boa Vista.

Na rua Fernando de Noronha além da au-sência de sinalização, falta visibilidade, sobraimprudência dos motorista e falta fiscalizaçãopelo Setran em pontos que formam gargalosnas esquinas com as vias Engº Luiz AugustoLeão da Fonseca, e na esquina da rua DelegadoMiguel Zacarias. Quando os ônibus da linhaAbaeté e Fernando entram ou saem da ruaFernando de Noronha o trânsito vira um caoscom a permanência de caminhões estacionadosmuitas vezes na calçada.

Moradores fizeram um abaixo assinado eencaminharam à prefeitura para que instalem umsinaleiro na rua Fernando de Noronha com aDelegado Miguel Zacarias e na esquina da ruaEngº Luiz A.L. Fonseca. “ O que me deixa indig-nado é a falta de fiscalização da Secretaria deTrânsito nas imprudências praticadas pelosmotorista que estacionam caminhões e a falta desemáforo nesta esquina’’, diz Elias, morador dobairro Boa Vista. Elias diz que já reinvindicou àprefeitura e Setran mas o parecer foi negativo.

Page 4: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

4

O Conselho Municipal de Culturaaprovou o regimento interno da V Con-ferência Ordinária, que acontece de 18a 20 de dezembro, para debater o PlanoMunicipal de Cultura. A plenária seráformada por delegados eleitos nas pré-conferências setoriais, regionais e livres,que têm prazo até 6 de dezembro parase reunir e designar seus representan-tes. O Conselho aprovou também a com-posição da comissão organizadora daconferência, que será presidida por El-ton Barz, conselheiro e assessor de Polí-ticas Culturais da Fundação Cultural deCuritiba.

A expectativa é reunir 253 delegadosna plenária final que aprovará a partegeral do Plano. Até o momento foramrealizadas 23 pré-conferências e 177nomes foram apresentados pelos seg-mentos artísticos, comunidades e gruposorganizados em torno de temáticas es-pecíficas, como “cultura esustentabilidade” e “cultura e juventude”.Além de eleger delegados, as pré-con-ferências também estão debatendo pro-postas de emendas à minuta da lei do

Plano Municipal, elaborada pela FCCpara servir de base para as discussões.

Regimento - O regimento interno de-finido pelo Conselho estabelece como se-rão o funcionamento e as etapas de rea-lização da V Conferência. O primeiro diaserá reservado ao credenciamento dosdelegados e à realização de um seminá-rio com a presença de gestores de ou-tros municípios que já implantaram seusplanos e estão integrados ao Sistema Na-cional de Cultura. “O objetivo é ouvirrelatos, trocar experiências e conheceros desafios enfrentados por essas cida-des”, disse Elton Barz.

No sábado (19) pela manhã têm iní-cio as discussões e deliberações sobre orelatório da comissão organizadora, con-tendo todas as emendas propostas pelosparticipantes das pré-conferências. A ple-nária continuará reunida domingo (20)até terminar esse processo, ficando de-pois a cargo da comissão consolidar odocumento final.

De acordo com Elton Barz, nesta con-ferência será discutida a parte geral doPlano Municipal de Cultura. Um novo en-

contro já está convocado para os dias 23e 24 de abril de 2016, quando serão de-batidos os planos regionais e setoriais eas metas para o Plano Municipal. En-cerrada essa última etapa, o Plano esta-rá pronto, devendo passar apenas porajustes no âmbito da FCC e da Prefeitu-ra, antes de seguir para votação na Câ-mara Municipal.

Etapas cumpridas – O Plano Munici-pal de Cultura é o instrumento de plane-jamento, afirmação de direitos culturaise de organização das políticas públicasno prazo de 10 anos, valendo entre 2016a 2026. Esse é o último requisito a sercumprido pelo município de Curitiba parasua integração plena ao Sistema Nacio-nal de Cultura.

“Esta conferência vem então comple-mentar o trabalho desenvolvido na con-ferência extraordinária, realizada no anopassado, onde deliberamos sobre a mi-nuta do Sistema Municipal de Cultura,que seguirá para votação em breve naCâmara Municipal de Curitiba”, explicaBarz. A lei do Sistema será encaminha-da junto com o projeto da nova Lei Mu-

nicipal de Incentivo à Cultura, quereformulou o modelo curitibano de fo-mento e financiamento da cultura, depoistambém de ampla discussão e participa-ção popular.

Delegados titulares e suplentes, elei-tos na 2ª Conferência Regional de Cul-tura para representarem a Regional BoaVista na 5ª Conferência Municipal de Cul-tura

DELEGADOSSOCIEDADE CIVIL01 Clarice Mendes de Oliveira02 José Roberto Müller03 Luca da Silva Reis Pereira04 Viviane do Rocio Lunardon

GOVERNAMENTAL01 Mário Cândido de Oliveira

SUPLENTES SOCIEDADE CIVIL01 Mateus da Silva Reis Pereira02 Sesóstris Filipe Armstrong

Oliveira

SUPLENTE GOVERNAMENTAL01 Maria Del Carmem P. dos Santos

Page 5: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

5

Em sua primeira Reunião Extraordi-nária da Gestão 2015/2019, realizadano dia 9 de dezembro, o ConselhoMunicipal de Saúde de Curitiba (CMS)elegeu sua Mesa Diretora, compostapelo presidente, vice-presidente, primei-ro e segundo secretários. Adilson AlvesTremura continua à frente da presidên-cia, representando o segmento de Usu-ários, bem como ovice-presidente daMesa, o secretárioMunicipal de Saúdede Curitiba, CésarMonte Serrat Titton(segmento Gestor).Para a cadeira deprimeira secretáriafoi eleita LisandraKarine Corrêa Fal-cão (representantedo segmento Tra-balhador), que jáestava na Mesa Di-retora na gestão an-terior, e como se-gundo secretário foi eleito João CarlosSantana, do segmento de Usuários.

A Secretaria Executiva do CMSconduziu o processo de eleição da MesaDiretora de maneira transparente, comvoto aberto, durante a Reunião Extra-ordinária. A forma de votação foi defi-nida pela Plenária (outra opção era ovoto secreto, com urnas). Cada seg-mento – Usuários, Trabalhadores eGestores/Prestadores – se reuniu para

conversar com seus pares e indicar seusrepresentantes para a Mesa Diretora.

O presidente do CMS, AdilsonTremura – agora eleito para a Ges-tão 2015/2019 -, comentou sobrea importância deste momento, prin-cipalmente o que diz respeito à par-ticipação de todos os segmentos

que compõem oCMS. “Mais umavez o ConselhoMunicipal de Saú-de de Curitiba vi-veu um processoamplamente de-mocrát ico eparticipativo deescolha de suaMesa Diretora”,afirmou. Para aGestão 2015/2019, Tremura ga-rante que continu-ará presidindo oCMS com muitaresponsabilidade e

coerência. “Sempre em busca daplena implementação dos princípi-os do SUS”, observou.

O segundo secretário eleito – e quevai compor a Mesa Diretora pela pri-meira vez -, João Carlos Santana, afir-mou ter um grande desafio daqui prafrente. “Minha responsabilidade serámaior ainda agora. Estou com uma gran-de expectativa de poder buscar cadavez mais um SUS de qualidade nesta

Gestão que se inicia”, disse.Antes da primeira Reunião Extraor-

dinária, o CMS realizou a 311ª Reu-nião Ordinária. Por ser a última do ano,o Conselho preparou diversas home-nagens aos conselheiros que se desta-caram na execução do controle social.O secretário César Titton fez uma ex-planação sobre dengue, zika emicrocefalia, enfermidades que estão emevidência nos últimos dias e preocupam,especialmente na época do verão. Osvírus do zika e da dengue são transmiti-dos pelo mosquito Aedes aegypti.

No final da eleição da Mesa Direto-

ra, um vídeo, preparado pela Secreta-ria Executiva, foi exibido em homena-gem a todas as pessoas que auxiliaramna condução do controle social e nagarantia de excelência do SUS na Ges-tão 2013/2015. Nesta mesma reuniãoocorreu a posse dos Conselheiros Mu-nicipais de Saúde de Curitiba eleitospara a Gestão 2015/2019.

As primeiras reuniões da Gestão2015-2019 do CMS vão ocorrer apartir de fevereiro de 2016. Os calen-dários das reuniões ficarão disponíveisno link do Conselho na internet, locali-zado no site da SMS.

O presidente do Conselho Munici-

pal de Saúde Adilson Tremura

No mês de novembro lideranças dos bairros de abrangência da Regional Boa Vista visitarama rgião, entre eles Osires Klamas, administrador Regional; Fernando Guedes, então Coorde-nador de Relações com a Comunidade, e João Pereira também da referida secretaria.Eles visitaram obras que estão sendo realizadas e outras que foram entregues nos bairros, asaber: Portal da Juventude no bairro Alto. Escola Municipal Eny Caldeira no Bacacheri.Terminal do Santa Cândida. Estação da Sustentabilidade da avenida Paraná. Ruas que foramasfaltadas no bairro Santa Cândida. Nova ponte no bairro Boa Vista. Conjunto da CohabAroeira, e Parque São Lourenço.

Lideranças visitando os bairros da Regional Boa Vista

Page 6: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

6

JOGO RÁPIDO SERVIÇOS

- Serviços residenciais

e comerciais

- Limpezas em geral:

caixa dágua, telhados, toldos, etc.

- Manutenção hidráulica,

elétricas etc

- Recuperação e

restauração de fachadas

- Pinturas lisas

Fones 9859-4013 e 9817-3001

O clube Águias de CristoMoto Clube e mais outros 4moto clubes realizam umagrande festividade comexposição de motos e atra-ções musicais, diversão paraas crianças, além de sortei-os. O evento foi no campodo Clube Atlético Boqueirãono último domingo,dia 13 de dezembro.

Líder do governo na Câmara, o de-putado José Guimarães (PT-CE) co-mentou, em entrevista ao 247, a nome-ação de Nelson Barbosa para o Minis-tério da Fazenda nesta sexta-feira 18;ele definiu o economista como um bomconhecedor do estado brasileiro e donode uma "visão desenvolvimentistas doPaís"; "Ele vai manter todas as medidasdo ajuste fiscal, mas principalmente aexpectativa é discutir crescimento, vi-rando a página do ajuste. Ele é prepa-rado e pode iniciar o novo ciclo de cres-cimento", afirmou; para Guimarães, asaída de Joaquim Levy se deve a "umano de extremas dificuldades"; "Eleachou melhor sair sem divergências emrelação à meta fiscal. É um fato normal"

Gisele Federicce, 247 – A escolha,pela presidente Dilma Rousseff, deNelson Barbosa para assumir o Minis-tério da Fazenda foi comemorada pelolíder do governo na Câmara, deputadoJosé Guimarães (PT-CE).

Em entrevista concedida ao 247 nes-ta sexta-feira 18, ele definiu Barbosacomo um bom conhecedor do estadobrasileiro e dono de uma "visãodesenvolvimentistas do País".

"Ele vai manter todas as medidas doajuste fiscal, mas principalmente a ex-pectativa é discutir crescimento, viran-do a página do ajuste. É um homempreparado e pode iniciar o novo ciclode crescimento", afirmou Guimarães.

Para o deputado, a saída de Joa-quim Levy, que era duramente critica-

do pelo PT, se deve a "um ano de ex-tremas dificuldades". "Ele achou melhorsair sem divergências em relação à metafiscal. É um fato normal", disse.

"O Levy prestou relevante serviçoao governo da presidenta Dilma, con-vivi com ele de forma muita amistosa eem parceria com o Congresso Nacio-nal, desejamos toda sorte do mundo aele e esperamos que o Barbosa colo-que nos trilhos a bandeira do crescimen-to", disse ainda o deputado.

Questionado sobre a credibilidadede Barbosa junto ao PT, Guimarães res-pondeu: "Quem dá credibilidade são asações do governo. Ministro é ministro,quem garante a credibilidade é o presi-dente da República". Segundo ele, Dilmaagora "tomará medidas" para essa "vi-rada de página".

De acordo com o líder do governo,"o Nelson Barbosa é bem visto por to-dos. Não só pelo PT, mas muito bemvisto no Congresso Nacional. Sempre

foi um homem que, no Ministério doPlanejamento, imprimiu o ritmo acele-rado do diálogo com o Congresso, co-nhece o Congresso, é um economistapreparado e tem visão estratégica doEstado brasileiro".

Em uma crítica indireta a Levy, opetista diz que, para ele, Nelson Bar-bosa "tem uma visão para além da vi-são fiscalista: de manter o equilíbrio pen-sando na questão do desenvolvimento.Ele pensa num Estado como um todo".

Page 7: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

7

O assunto despertou atenção daeconomista e administradora públi-ca Jakeline Zampieri, que pesquisao tema. Moradora no bairro hámais de 40 anos, diagnosticou que,apesar da boa infraestrutura quan-do comparado a outros bairros

curitibanos, a região ainda precisapotencializar sua capacidade turís-tica e cultural.

A revisão do Plano Diretor esta-belece critérios para uma Curitibamais humanizada, com desenvolvi-mento econômico e crescimento

sustentável. Além disso, prevê aproteção do patrimônio cultural comestudos e ações. Pensando nisto, amoradora Jakeline Zampieri estádesenvolvendo uma pesquisa sobreo potencial turístico e a revitalizaçãoda Avenida Manoel Ribas em SantaFelicidade.

De acordo com a pesquisadorapós-graduanda em gestão públicamunicipal, Santa Felicidade, quan-do comparada a outros locais turís-ticos no Brasil e no mundo, não uti-liza todo seu potencial turístico, cul-tural e comercial. O adequado apro-veitamento do potencial turístico dobairro contribui para intensificar oturismo em Curitiba.

Segundo dados da associaçãoComercial e Industrial de Santa Fe-licidade, o bairro é o mais visitado

de Curitiba e cerca de 40% dosturistas que chegam à cidade visi-tam a colônia italiana.

No estudo, Jakeline sugere aconstrução de um Museu sobre acultura italiana que contemple,dentre outros itens, a réplica de umdos navios que trouxeram os imi-grantes da Itália. Além de aprovei-tar a história local, isto pode gerarempregos, aumentar a arrecadaçãode impostos e a satisfação dos tu-ristas que vão conhecer melhor aetnia italiana.

“Além de reforçar a identidadecultural do bairro a ideia é criar es-paços para que o visitante imagineestar num pequeno pedaço da Itá-lia, melhorando a infraestrutura daAvenida Manoel Ribas”, destacaJakeline.

O governador Beto Richa participou

nesta quarta-feira, em Campo Magro, daúltima reunião do ano da Associação dosMunicípios da Região Metropolitana deCuritiba (Assomec) e reafirmou o com-promisso do Governo do Estado com asprefeituras da região. A Assomec repre-senta 29 municípios, onde vivem mais de3,2 milhões de habitantes.

“Viemos aqui renovar nosso compro-misso com o municipalismo e reafirmarnossa disposição de trabalhar cada vezmais junto com os prefeitos da regiãometropolitana para atender as demandasda população e resolver os problemas”,disse o governador. “Ao longo de toda anossa administração, nos últimos cincoanos, investimos fortemente nas cidadespara melhorar a vida das pessoas no lo-cal onde elas moram”, afirmou.

Richa destacou que o ajuste fiscalelaborado no final do ano passado per-mitiu ao governo estadual fechar 2015com recursos para investir nos municípi-os paranaenses e apresentar um orça-mento recorde para 2016. “Estendemosas mãos aos prefeitos para ajudá-los nes-te ano difícil, visto que os municípios de

todo o Brasil tiveram uma queda brutalem suas arrecadações e nos repasses etransferências federais. O que está sal-vando os municípios do Paraná são asações e a presença do Governo do Esta-do com muitas obras e investimentos”,declarou.

O presidente da Assomec e prefeitode Contenda, Carlos Stabach, ressaltouque a união dos municípios é essencialpara trazer mais benefícios à Região

Metropolitana de Curitiba. “As deman-das e dificuldades precisam ser solucio-nadas, e nós só conseguiremos chegar aalgum lugar se mantivermos união, par-ceria e um diálogo aberto entre o Gover-no do Estado e os municípios”, afirmou.

Stabach explicou que os prefeitos dis-cutiram na reunião os desafios das ges-tões municipais para o ano que vem, prin-cipalmente com relação à liberação derecursos e retomadas de obras paralisa-

das e a dúvida quanto aos repasses dogoverno federal aos municípios. “As de-mandas aumentaram ao mesmo tempoem que os recursos diminuíram. Todasas prefeituras estão com dificuldade parasanar suas finanças, o que requer umcuidado especial com a parte técnico-fi-nanceira e com os possíveis investimen-tos. Tem muitas obras que as prefeitu-ras não conseguirão tocar sozinhas”,explicou.

COMPROMISSO – Para o prefeitode Fazenda Rio Grande, MarcioWosniak, o compromisso assumido pelogovernador Beto Richa deixa os prefei-tos mais tranquilos para a continuidadede suas ações em 2016. “Há muitos pro-blemas comuns entre os municípios, masficamos felizes com as palavras do go-vernador, que é um parceiro dos prefei-tos e dará um apoio maior aos municípi-os no ano que vem”, disse. “Nós fica-mos aliviados ao saber que temos umestado organizado economicamente, queserá muito importante para que continu-emos as ações de nossa gestão junto àpopulação”, afirmou Wosniak.

Page 8: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

8

Page 9: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

9

Page 10: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

10

Você já se deparou comdificuldades em se comunicar comseus familiares? Em reuniões detrabalho? Durante as suasatividades de lazer, assistindo TV,falando ao telefone, ouvindomúsica, conversando com osamigos?

Caso você tenha se identificadocom algumas destas situações,pode estar havendo com você uminício de perda auditiva. Para isto,existem diversos modelos deaparelhos auditivos adaptáveis aoestilo e as necessidades dousuário.

O aparelho auditivo tem comofinalidade ajudar as pessoas comuma perda auditiva a perceber ossons através da amplificaçãosonora de maneira adequada esatisfatória. A amplificação não serestringe apenas aos sinais defala, mas incluem sonsambientais, sinais de perigo,

alerta e sons que melhorem aqualidade de vida.

O Centro Auditivo Audipontainiciou suas atividades no ano de1994. Com vinte e um anos nomercado de aparelhos auditivos,o Grupo Audiponta conta comlojas em Ponta Grossa,Guarapuava, União da Vitória eagora na capital Curitiba.

Em Curitiba, o Centro AuditivoAudiponta está localizado na RuaAlferes Poli, 1040, no bairroRebouças, próximo aoMercadorama da Praça OuvidorPardinho.

Venha conhecer nossa novaloja e aproveite para fazer suaavaliação auditiva semcompromisso. Estamos lheaguardando!

Ouça o que a vida tem demelhor!

Ouça bem, viva bem!

Mulher que processou clínica por-que filha nasceu mestiça perde a causana Justiça, mas poderá recorrer da de-cisão.

Jennifer Cramblett chegou a recla-mar que precisava sair da cidade paracortar o cabelo de sua filha e que elasofreria racismo em uma cidade predo-minantemente branca

Uma americana branca do estado deOhio abriu um processo em 2014 con-tra um banco de sêmen por ter enviadoamostra de um doador negro por en-gano.

Na época, Jennifer Cramblett ale-gou que sua filha de 2 anos, gerada comespermatozoide desse doador, ficariaestigmatizada em sua família e na cida-de “intolerante” onde vivem.

Jennifer chegou a reclamar que pre-cisaria sair da cidade com a criançapara ter seu cabelo cortado num bairronegro, já que não encontrava serviçoadequado ao tipo de cabelo da meninanas imediações de sua residência. Eladisse ainda que pensava que estava re-cebendo esperma de um homem bran-co e só descobriu que era de um negroquando já estava grávida.

O processo dizia que a pequenaPayton estava sendo alvo de precon-ceito na cidade de Uniontown, onde98% da população é branca.

“Estou feliz de ter uma criança sau-dável, mas não deixarei que eles saiamdessa sem serem responsabilizados”,disse Jennifer, que é homossexual e criaa menina com sua parceira AmandaZinkon.

O banco de esperma envolvido nocaso pediu desculpas e devolveu partedos gastos que Jennifer e sua parceirativeram.

O engano

O processo registra que o enganoaconteceu quando um funcionário tro-cou um algarismo do número com queo doador estava cadastrado, fazendocom que a americana recebesse o sê-men errado. Ela descobriu o enganoquando ligou para a empresa para pe-dir mais sêmen para que Amanda tam-bém engravidasse, para dar um irmão àprimeira filha.

Eles cometeram o único erro que umbanco de sêmen não pode cometer. Issonão é como pedir pizza”, criticou o ad-vogado de Jennifer, que disse que elaprecisa de dinheiro suficiente pelo me-nos para se mudar para uma cidadeonde minorias têm melhor aceitação.

Nesta semana, a Justiça deu perdade causa à Jennifer, mas ela poderá re-correr da decisão.

Page 11: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

11

Page 12: GAZETA SANTA CÂNDIDA DEZEMBRO 2015

12

O consumo de alimentos inte-grais tem sido incentivado devidoàs vantagens nutricionais que apre-sentam. Substituir os alimentosprocessados pelos equivalentes in-tegrais é uma recomendação co-mum para uma nutrição saudável,pois possibilita melhor aproveita-mento dos nutrientes que são pre-servados quando o processo de re-fino não é aplicado.

A inclusão de alimentos integraisem planos alimentares para redu-ção de peso, também é importante,principalmente pela retenção doconteúdo de fibras que, entre ou-tros benefícios, prolongam asaciedade, reduzindo a fome econsequentemente, a quantidade dealimentos ingerida.

Os alimentos integrais podemser definidos como aqueles cujaestrutura não foi alterada, manten-do a integridade de seus nutrientessem perda de valores qualitativos equantitativos.

Sendo assim, os alimentos inte-grais são mais nutritivos do que osrefinados, na medida em que con-têm maior quantidade de fibras, vi-taminas e minerais, retida nas es-truturas removidas com a refinação.

Os cereais são os principais re-presentantes dos alimentos inte-grais. Veja abaixo alguns exemplosde alimentos integrais com suasrespectivas característicasnutricionais.

Arroz integral

O grão de arroz é constituído decasca, película, germe eendosperma. As vitaminas e os mi-nerais estão concentrados na pelí-cula e no germe. O processo derefinação para a produção do arrozbranco convencional remove essasestruturas do grão, restando apenas

o endosperma, que contém basica-mente amido. Por isso, recomen-da-se o consumo de arroz integral,ao invés de arroz refinado.

Açúcar Mascavo

É o açúcar que não sofreu pro-cesso de branqueamento com a adi-ção de produtos químicos, sendoobtido diretamente da cana-de-açú-car. Por isso, os sais minerais e vi-taminas, naturalmente presentes novegetal, são conservados. Apresen-ta somente a desvantagem da colo-ração escura.

Sal marinho

Produto obtido pela desidrata-ção da água do mar, sendo apenasmoído e acrescido iodo, não pas-sando por nenhum processo indus-trial. Contém minerais e pode serutilizado como o sal comum.

Farinha de trigo integral

A farinha integral é obtida damoagem dos grãos de trigo, con-tendo alto teor de fibra. Substitui afarinha branca no preparo de bolos,pães, macarrão, bolinhos, cremes,biscoitos, tortas, tornando a recei-ta mais nutritiva.

Cereais matinais

São constituídos por um ou vá-rios cereais misturados. Os maisfreqüentes são: aveia em flocos,farelo de trigo, farelo de aveia, flo-cos de arroz, flocos de milho. Emgeral, contêm também frutas secas(uva passa, maçã desidratada) e ole-aginosas (castanha, amêndoa). Po-dem ser consumidos no café-da-manhã ou no lanche, acompanhadosde leite, iogurte, salada de frutas.

ARMAZÉM NATURÁLIA Fone4141-0680

Política internacional.

Aquilo que você não lê na imprensa comercial.

A Gazeta do Santa Cândida deseja a todos os seusleitores e parceiros um Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Que 2016 venha repleto de felicidades para todos.