Guia Itaú Viver Mais

36
Transformação O mundo muda, você muda e a sua vida fica cada vez melhor. guia Ano 6 - n o 22 Redes sociais A ferramenta para fazer e encontrar amigos. Consumo consciente Mude a sua relação com o meio ambiente. Símbolo renovado Imagem que representa a terceira idade pode mudar.

description

guiaAno 6 - no 22TransformaçãoO mundo muda, você muda e a sua vida fica cada vez melhor.Redes sociais A ferramenta para fazer e encontrar amigos. Consumo consciente Mude a sua relação com o meio ambiente. Símbolo renovado Imagem que representa a terceira idade pode mudar.EditorialO mundo muda e, por isso, nós também mudamos para ficar mais próximo de você. A partir de agora, o Clube A passará a se chamar Itaú Viver Mais. Mudamos porque essa transformação será positiva já que, para n

Transcript of Guia Itaú Viver Mais

Page 1: Guia Itaú Viver Mais

TransformaçãoO mundo muda,

você muda e a sua vidafica cada vez melhor.

guia

Ano 6 - no 22

Redes sociaisA ferramenta

para fazer eencontrar amigos.

Consumo conscienteMude a sua relação

com o meio ambiente.

Símbolo renovadoImagem que representa

a terceira idade pode mudar.

Page 2: Guia Itaú Viver Mais
Page 3: Guia Itaú Viver Mais

Editorial

3Guia Itaú Viver Mais

O mundo muda e, por isso,nós também mudamos paraficar mais próximo de você. A partir de agora, o Clube Apassará a se chamarItaú Viver Mais.

Mudamos porque essa transformação será positiva jáque, para nós, viver mais não está relacionado somenteao tempo de vida. Está relacionado principalmente a viver melhor, com mais saúde, com mais disposição e em boa companhia. É dar ao idoso a oportunidade de transformar sua própria vida para melhor, assumindo, assim, um novo papel na sociedade.

Acreditamos nesse propósito e, por isso, o nosso guia também

mudou. O Guia Gente Grande acaba de ganhar outro nome, aquele que traduz a maneira como vemos nosso dia a dia e a forma como ele pode ser muito melhor. Apresentamoso Guia Itaú Viver Mais.

Essa edição do Guia Itaú Viver Mais está recheada de reportagens que destacam como a transformação está presente no tempo ecomo as mudanças nos ajudam a viver, conviver e reviver melhor cada momento. São reportagens inspiradoras para você colocar em prática todos os pilares que tornarão a sua vida cada vez mais saudável, divertida e feliz.

Boa leitura!

Page 4: Guia Itaú Viver Mais

4 Guia Itaú Viver Mais

São PauloShopping Eldorado: (ramal 7843 ou 7847) (11) 2197-7800Central Plaza Shopping: (11) 2066-4422Walmart Vila Guilherme: (11) 2191-4550Walmart Indianópolis: (11) 2191-4550Shopping Penha: (11) 2095-8222Santana Parque Shopping: (11) 2238-3002Continental Shopping: (11) 3769-3769Shopping Taboão da Serra: (11) 2699-4000

RIo dE JanEIRoCenter Shopping Rio: (21) 3312-5001Norte Shopping: (21) 2178-4400Recreio Shopping: (21) 2138-9888Walmart Tijuca: (21) 3216-1500Fonseca Atlético Clube – Niterói: (21) 2625-3675São Gonçalo Shopping: (21) 3513-7200Botafogo Praia Shopping: (21) 3171-9872

PoRTo alEGREMoinhos Shopping: (51) 2123-2000Clube Caixeiros Viajantes: (51) 3328-1476Sociedade Gandoleiros: (51) 3328-1476Clube de Mães Vila Assunção: (51) 3328-1476

O Itaú Viver Mais possui na sua base três pilares simples, aquilo que acreditamos ser fundamental para uma vida melhor. O primeiro éVIVER. Viver com independência, saúde, disposição, diversão, felicidade, tudo para estar de bem com a vidae com a autoestima fortalecida.

O segundo é ConVIVER. Porque somente ao fazer parte de um grupo, conhecer gente nova, fazer amigos e compartilhar experiências é possível ter uma vida mais feliz e saudável. E, por último, mas não menos importante, a forma como você conquistará tudo isso. E a palavra-chave é REVIVER. Afinal, nada melhor do que continuar fazendo o que nos dá alegria. É importante continuar a brincar, arriscar, aprender, viajar, conhecer lugares novos e possuir muita disposição. Então, nada melhor do que viver novamente tudo aquilo que um dia já lhe fez feliz.

onde nos encontrar:

Helena Fernandes,participante Itaú Viver Mais.

ExPEdIEnTE: Guia Itaú Viver Mais é uma publicação do Itaú Viver Mais, editada pela Sunset Relationship Branding.Jornalista Responsável: Mariliz Pereira Jorge. MTB 3190/12/15 SP.

Page 5: Guia Itaú Viver Mais

06 Espaço do leitor

18Entrevista

08 Símbolo renovado

21Começar de novo

10 Cérebro afiado

23 Consumo consciente

34 Passatempo

14 desafio

26 Redes sociais– internet

31Momentoconsumidor

As histórias dosparticipantes doItaú Viver Mais.

Neide Vieira Lapastina, A Mais Bela Idosa de São Paulo.

Imagem querepresenta a terceiraidade pode mudar.

Nunca é tarde parase especializare realizar um sonho.

Manter-se motivadoé o segredo para ter acabeça sempre jovem.

Saiba como mudara sua relação como meio ambiente.

58 anos X A maiorprova de resistênciado mundo.

Como usar essaferramenta e fazer partede um mundo novo.

Empresas criamprodutos específicospara a terceira idade.

5Guia Itaú Viver Mais

Sumário

destaqueda ediçãoDicas dasredes sociais>p. 26

Page 6: Guia Itaú Viver Mais

Espaço do leitor

Eu e minha mulher conhecemos o projeto por meio de uma divulgação feita no shopping. Fizemos a inscrição e começamos a participar dos encon-tros e foi além do que esperávamos, principalmente a qualidade dos profes-sores. Eles nos apresentaram a dança, uma atividade da qual nunca pensei que iria gostar tanto. Tínhamos um pouco de preconceito e, às vezes, ficá-vamos parados. Mas com o incentivo dos professores, ficamos tão entusias-mados que não vemos a hora de co-meçar logo as aulas para podermos nos divertir dançando. Nossa vida era muito monótona, fazíamos algumas cami-nhadas, mas não havia uma frequência.

Sérgio leitãoSantana Parque Shopping

Depois que entramos no Itaú Viver Mais e conhecemos os benefícios da dança, transformamos nossa vida, que ganhou qualidade. E, além de perder peso, nos divertimos muito! O projeto é muito importante pra nós, assim como para muitas pessoas que têm uma certa idade e se tornam de-pressivas pela falta de uma atividade física. Ele transformou nossas vidas, nos mostrou que podemos aprender muita coisa, descobrir atividades que nunca pensamos que poderíamos, fa-zer novas amizades e conhecer novas possibilidades.

6 Guia Itaú Viver Mais

Page 7: Guia Itaú Viver Mais

Conhecemos o projeto, eu e minha esposa, por meio de uma amiga que nos levou até lá, e gostamos muito. Já faz um ano e meio e, desde então, começamos a praticar caminhada, ioga, dança e outras atividades que se tornaram muito importantes para nós. O Itaú Viver Mais me proporcionou experiências incríveis, me ajudou a descobrir coisas que nunca pensei que poderia fazer, como a ioga. É uma atividade que requer grande flexibilidade e agilidade, que não imaginava ser possível adquirir nessa fase da vida. Os benefícios são inúmeros: me livrei do sedentarismo, minha saúde está melhor, e ainda fiz novos amigos. Minha vida antes do projeto era apenas trabalhar o tempo todo, não havia tempo para mim nem para praticar atividades físicas. Gosto muito dos professores, sinto a dedicação deles, e essa é uma das razões que nos mantêm ativos no projeto. Hoje, me sinto muito bem e posso resumir tudo isso em uma frase: “umavida melhor!”.

“Minha vida antesdo projeto eraapenas trabalharo tempo todo”

nelson de laurentisShopping Taboão

7Guia Itaú Viver Mais

Page 8: Guia Itaú Viver Mais

8 Guia Itaú Viver Mais

um novosímboloCampanha pretendemudar a forma como aspessoas com mais de 60 anossão representadas emlocais públicos.

Imagem renovada

Page 9: Guia Itaú Viver Mais

9Guia Itaú Viver Mais

Você se enxerga assim aos 60 anos de idade? Nem a gente. Por isso, achamos muito interessante uma campanha promovida pela agência Garage IM, que pretende mudar a forma como os idosos são representados em lugares

“Há um bomtempo, a terceiraidade deixou deser sinônimode improdutividade”

públicos, como restaurantes, teatros, cinemas e academias. De acordo com o presidente da agência, Max Petrucci, o objetivo é conscientizar as

Veja os símbolos escolhidos, acessando a página da campanhano Facebook, em www.facebook.com.br/nova3idade

pessoas sobre a nova cara do idoso brasileiro. “Há um bom tempo, a terceira idade deixou de ser sinônimo de improdutividade”, diz Petrucci. “Temos que nos habituar a tratar o idoso como alguém ativo e operante.” A primeira fase da campanha convocouos internautas cadastrados numa rede social a criar novos símbolos para a terceira idade. Os dez melhores levaram R$ 500,00 cada um. O objetivo era dar a chance ao público em geral de enviar suas sugestões para que um novo símbolo fosse escolhido até o fim do ano. “Pretendemos espalhar a nova imagem por mais de 600 estabelecimentos no Brasil todo”, conta Petrucci.

Page 10: Guia Itaú Viver Mais

10 Guia Itaú Viver Mais

Mentejovem

Aproveite as mudançastípicas da terceira idade eencontre um novo sentidopara continuar na ativa.

Cérebro afiado

Page 11: Guia Itaú Viver Mais

11Guia Itaú Viver Mais

epois de uma vida inteira de lutas e conquistas, é natural

que as mudanças típicas da terceira idade possam trazer desafios até então desconhecidos. Na iminência da aposentadoria, o que farei durante os dias em que costumava trabalhar? Meus filhos e netos se tornaram independentes, e agora? Essas são apenas algumas das situações a que todos

nós estamos sujeitos ao longo da vida. De acordo com o psicólogo e gerontólogo Wallace Hetmanek dos Santos, da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ, a maneira como tratamos esses assuntos pode determinar nosso modo de viver. “É importante que os idosos encarem a terceira idade como um momento de colocar em prática tudo aquilo que ficava de lado por falta de tempo”, afirma Hetmanek.

d

Participantes Itaú Viver MaisDa esquerda para direita, Eunice Alcântara,Ivone Gomes e Débora Rocha.

Page 12: Guia Itaú Viver Mais

Veja o caso da aposentada Fanny Ojevan Presto, de 64 anos, moradora de São Paulo. Há seis anos, ela deixou de trabalhar como revisora de livros infantis para ajudar a cuidar dos netos. Com o tempo livre, Fanny realizou um desejo antigo: estudar teatro.

Ela é uma das alunas do curso de dramaturgia do Itaú Viver Mais do Shopping Continental, na zona oeste de São Paulo. “Um dos meus maiores ídolos é o Paulo Autran, eu sempre me emocionava quando o via em cena”, diz Fanny. Nas aulas de teatro, Fanny faz exercícios de voz, respiração e postura. “Atéo fim do ano, vamos começara ensaiar a primeira peça.”

“O teatro tem me ajudadoa manter meu espírito joveme a me sentir muito bem.”

Cérebro af iado

“O teatro temajudado amanter meuespírito jovem”

12 Guia Itaú Viver Mais

Page 13: Guia Itaú Viver Mais

Conheça algumas dicas básicas e genéricas paramanter o ritmo do seu dia a dia prazeroso e dependermenos da rotina construída ao longo da vida.

1) Reencontre-se: Busque dentro de si aquelas paixões antigas, o que te deixa mais realizado. E, mais importante, reviva essas experiências positivas.

2) Planeje-se:Para poder fazer tudo aquilo que sempre sonhou, masnunca teve tempo ou recursos, trace um plano bem definido. Cumpri-lo fará você se sentir realizado e vitorioso.

3) Estique a mente e o corpo:Tão importante quanto mantera saúde em dia é também ocupar a cabeça com novas aptidões. Quem sabe não é hora de investir naquele curso de idiomas que você sempre quis?

4) Cometa erros, masassuma consequências:A experiência não nos protege 100% contra os erros – mas ninguém melhor do que ela para nos mostrar que nós mesmos somos capazes de consertá-los.

5) Valorize-see mantenha o foco: Você tem muitas qualidades e, como todo mundo, gostaria de desenvolver outros aspectos. Assuma suas vontadese persiga seus objetivospara melhorar sempre.

6) Seja sociável: Procure reencontrar amigos com frequência e fazer novos sempre que for possível. Conviver com outras pessoas e ter gente para compartilhar as boas experiências transforma qualquer momento para melhor.

13Guia Itaú Viver Mais

Page 14: Guia Itaú Viver Mais

desaf io

14 Guia Itaú Viver Mais

Page 15: Guia Itaú Viver Mais

Aos 58 anos, engenheiro catarinense treina forte para realizar seu mais novo sonho: participar da maior competição de resistência do mundo.

Geraçãosaúde

15Guia Itaú Viver Mais

Page 16: Guia Itaú Viver Mais

Já virou rotina para o engenhei-ro catarinense Jorge Herbert Mayerle, de 58 anos, correr 10 quilômetros pelas ruas de Join-ville dia sim, dia não. Há pelo menos um ano e meio, Mayerle treina forte para alcançar seu maior objetivo – participar do Ironman, uma das maiores com-petições de resistência do mun-do, que envolve provas de corri-da, natação e ciclismo. “Sempre que possível, vou treinar nata-ção na praia e, em breve, devo começar uma série de exercícios com a bicicleta”, diz Mayerle. Dono de um escritório de enge-nharia, ele trabalha há 35 anos projetando estruturas para pré-dios e nunca levou tão a sério a prática do esporte. “Atividade física sempre foi um prazer, mas comecei a participar de compe-

tições com mais frequência de-pois dos 50 anos”, diz ele. Divor-ciado e pai de dois filhos, Mayerle é dono de um currículo de espor-tista profissional. Já fez trilhas no Tibete e no Nepal e participou de torneios de natação na Costa Rica e em Honduras. “Já conheci mais de 50 países por meio do esporte”, afirma Mayerle. Histórias como a dele são um exemplo de como o exercício físico pode abrir novas perspectivas de lazer para quem já passou dos 50 anos. “Nunca me senti tão jovem como agora”, diz Mayerle.

“Nunca mesenti tão jovemcomo agora”

16 Guia Itaú Viver Mais

desaf io

Page 17: Guia Itaú Viver Mais

alguns cuidados

“Nunca mesenti tão jovemcomo agora”

17Guia Itaú Viver Mais

Os participantes do Itaú Viver Mais também podem usufruir dos benefícios do exercício físico por meio das atividades do pro-grama. Um exemplo é a dona de casa Setsuko Kuwano, moradora de Taboão da Serra. Todos os dias da semana, dona Setsuko chega cedo ao Shopping Taboão, onde faz sessões de caminhada, ioga e musculação. “Faço isso há quase três anos”, diz ela. Tamanho es-forço tem surtido um efeito óti-

mo: dona Setsuko emagreceu dez quilos desde que começou a frequentar o Itaú Viver Mais – além do grande aumento de sua disposição – e busca em ultra-passar obstáculos. No ano pas-sado, a jovem senhora partici-pou da maratona São Silvestre e completou a prova. “Meu marido e meus filhos dizem que tenho rodinhas nos pés”, brinca.

Nunca faça atividades físicas intensas sem antes consultarum médico.

Escolha um esporte adequado para a sua condição física: esforço demais pode ser tão perigoso quanto o sedentarismo.

Prefira atividades em grupo, que estimulem a convivência com amigos e familiares.

Converse com um especialista, como um educador físico, para pedir dicas de exercícios que aperfeiçoem o equilíbrio e a flexibilidade.

Atenção com cuidados essenciais; por exemplo,evite tomar sol entre 10h e 15h,e prefira alimentos leves antes da atividade física.

Fonte: Portal da Terceira Idade

Page 18: Guia Itaú Viver Mais

18 Guia Itaú Viver Mais

Entrevista

Neide Vieira Lapastina,69 anos, comercianteaposentada, mora na VilaCarrão, na zona lestede São Paulo.

Entrevista

Page 19: Guia Itaú Viver Mais

19Guia Itaú Viver Mais

Quando o marido da comer-ciante aposentada Neide Vieira Lapastina chegou em casa com um jornal onde se anunciava o início das inscrições para o con-curso A Mais Bela Idosa de São Paulo, ela não teve dúvidas: era a sua chance de fazer bonito numa passarela. E ela fez. Aos 68 anos, Neide venceu 24 concorrentes e foi aplaudida por cerca de 300 espectadores ao final do evento, que aconteceu em maio de 2012. “Vencer o concurso foi uma trans-formação em minha vida”, diz Nei-de. “Passei a dar entrevistas e tirar muitas fotos, mas o mais impor-tante é que, como nunca antes, me senti uma mulher realizada.” A poucos dias de completar 69 anos de idade, Neide concedeu, de sua casa, a seguinte entrevista ao Itaú Viver Mais:

Itaú Viver Mais: Como foia reação da sua família?neide: Meu marido, meus dois filhos e meus quatro netos fi-caram orgulhosíssimos. Eles já conhecem a minha personalida-de e sabem que sou uma mulher de espírito jovem. Mas acho que, assim como eu, ficaram um tanto surpresos com o título. Dediquei

à minha família aquele momento de alegria.Itaú Viver Mais: Como é a suarotina hoje em dia?neide: Eu me aposentei há nove anos. Trabalhava administrando uma papelaria. Atualmente, ven-do cosméticos em casa e cuido da minha família. O bom de es-tar aposentada é que posso fazer coisas que antes não conseguia por falta de tempo.

Itaú Viver Mais: Que atividades lhe dão mais prazer?neide: Sempre arranjo tempo para fazer tudo aquilo que me dá prazer. Faço ginástica, alon-gamento e hidroginástica toda semana. Sempre que posso, viajo para lugares próximos a São Pau-lo ou saio para dançar com meu marido em festas onde encon-tro muitos amigos ativos, assim como eu. Ultimamente, tenho trabalhado com algumas ações voluntárias, como passar o dia em creches do meu bairro ou fa-zer refeições para quem mora na rua.

Itaú Viver Mais: Como a senhora lida com as transformações nega-tivas ao longo da sua vida?

Page 20: Guia Itaú Viver Mais

Entrevista

neide: Prestes a completar 69 anos, já vi muitas coisas ruins acontece-rem nessa vida, desde a perda de algum amigo ou parente ou algu-ma situação que me deixou triste, desapontada. Aprendi ao longo dos anos que não adianta se dei-xar abater. Nós somos responsáveis pelo nosso próprio bem-estar e não podemos projetar sempre no outro a nossa felicidade. Pensando dessa forma, sempre consigo tirar o me-lhor proveito mesmo das situações difíceis.

Itaú Viver Mais: Qual é o maior en-sinamento que a senhora tenta re-passar a seus amigos e parentes no dia a dia?neide: Sempre repito que a men-te nunca deve ficar desocupada. Temos que nos sentir vivos todos os dias, sair para a rua, aproveitar a vida. Fazer o bem aos outros é uma ótima maneira de se sentir recom-pensado. Acredito que as energias ruins são como uma doença silen-ciosa, que tira um pouquinho da gente todos os dias. Peço sempre que as pessoas ao meu redor se li-bertem de tudo o que pode preju-dicá-los.

“Me sinto umasupermulher”

20 Guia Itaú Viver Mais

Fotos: William Pereira(Secretária da Saúde de São Paulo)

Page 21: Guia Itaú Viver Mais

21Guia Itaú Viver Mais

Conheça a históriade Emília Odashima, participante do projeto Itaú Viver Mais e exemplode força de vontade e persistência.

Começar de novo

de voltaaos bancosescolares

Page 22: Guia Itaú Viver Mais

“Meus dois filhose esposo estão muito orgulhosos de mim”

22 Guia Itaú Viver Mais

Começar de novo

A participante Emília, de 55 anos, moradora da cidade de São Pau-lo, é frequentadora assídua das aulas de dança, na unidade do Shopping Penha, e se tornou um exemplo para quem gosta de desafiar aqueles que pensam que os 50 anos são um marco, no qual tudo fica mais difícil de conseguir e conquistar.

Após uma vida inteira dedi-cada à família e ao trabalho, a vontade de expandir seus co-nhecimentos, alcançar novos objetivos e concluir seus estu-dos se tornou cada vez mais forte. Com sonho grande e per-severança, Dona Emília retomou os estudos e concluiu o Ensino Médio em 2011 pelo EJA (Educa-ção para jovens e adultos). Mas essa foi só a primeira de muitas etapas que estavam por vir. Com o término das aulas no EJA, a jo-

vem senhora prestou Enem e o vestibular para o curso de Mate-mática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, vislumbrando dar continuidade à essa nova fasede sua vida.

A surpresa veio quando as lis-tas foram divulgadas e o nome de Dona Emília estava entre os aprovados. “As aulas começa-ram no inicio de julho, estou gostando e aprendendomuito”, diz. Além da graduação no perío-do matutino, Dona Emília ain-da faz cursos de contabilidade todas as noites e espanhol aos sábados.

“Decidi voltar a estudar para não ficar parada, pois parei de trabalhar há dois anos. Para mim, entrar na faculdade com 55 anos foi um grande desafio, me esforcei muito e sou mui-to feliz por ter obtido sucesso. Meus dois filhos e esposo estão muito orgulhosos de mim e me apoiaram muito na decisão de voltar a estudar.”

Page 23: Guia Itaú Viver Mais

Mundo verde

23Guia Itaú Viver Mais

Consumoconsciente

Saiba como mudara sua relação como meio ambiente.

Page 24: Guia Itaú Viver Mais

Quando o assunto é sustenta-bilidade, você já deve ter ouvi-do falar bastante sobre hábitos ecologicamente corretos, não é mesmo? Muitos dos conselhos envolvem mudanças no dia a dia, como separar o lixo e andar menos de carro. O que poucos param para pensar é que a ma-neira como nos relacionamos com o dinheiro tem muito a ver com sustentabilidade. Faze-

mos as escolhas certas antes de comprar? Somos consumido-res conscientes? Um ambiente mais equilibrado deixou de ser a preocupação dos estudiosos e passou a ser uma causa a ser perseguida por todos – e uma avaliação sobre esses hábitos pode revelar maneiras muito mais eficazes de proteger o ambiente.

Mundo verde

24 Guia Itaú Viver Mais

Page 25: Guia Itaú Viver Mais

Planeje as compras: Faça uma lista de compras para não comprar muito mais do que precisa e não disperdiçar. Quem planeja antes compra menos e gasta só o estritamente necessário.

Pense bem – Empréstimo: Avalie cuidadosamente omotivo pelo qual você quer tomar um crédito. Será quevocê precisa disso já?

Fiscalize as empresas:Dê preferência àscompanhias que têm modelos de produção que respeitam o equilíbrio ambiental e social. Envie críticas e sugestões para prestigiar o trabalho daquelas que fazem um trabalho sério.

Consumo – avalie o impacto:Antes de consumir, procure saber de onde vem e em que condições aquele produto foi fabricado. Sempre reflita sobre seus hábitos de consumo e maneiras detorná-los mais sustentáveis.

use o máximo possível:Sabe aquela roupa que vocêcomprou e não usa mais? Quetal dar a alguma instituição deassistência social ou amigo em vez de jogá-la fora?

não compre produtospiratas ou contrabandeados:Comprando na ilegalidade,você perpetua o ciclo dotrabalho informal e da violência.

divulgue o consumoconsciente:Por que não fazer uma bela pesquisa sobre hábitos susten-táveis e preparar uma palestra para a escola do seu neto?

Fonte: Blog Ecucação AmbientalInstituto Akatu e Planeta Sustentável

Veja algumasdicas deespecialistaspara melhorara sua relaçãocom o meioambiente.

25Guia Itaú Viver Mais

Page 26: Guia Itaú Viver Mais

Redes sociais

FacebookSaiba como usar essa ferramentapara reencontrar amigos e fazer parte de um mundo novo.

26 Guia Itaú Viver Mais

Page 27: Guia Itaú Viver Mais

27Guia Itaú Viver Mais

Participante Itaú Viver MaisOsmar Marcelino

Page 28: Guia Itaú Viver Mais

28 Guia Itaú Viver Mais

Você já ouviu falar do Facebook? Provavelmente, seus filhos, ne-tos e alguns amigos até já fala-ram a respeito dele. O Facebook é a maior rede social do mun-do, com mais de 900 milhões de cadastrados. Lá, você pode reencontrar amigos e parentes que moram longe com apenas alguns cliques! Como acontece com todas as ferramentas tec-nológicas, no começo, é pre-ciso um pouco de dedicação para aprender todas as funções do Facebook. A consultora de mídias sociais Bruna Martinho aconselha que o seu perfil seja

criado na companhia de algum amigo ou parente que já utili-ze a ferramenta. “O Facebook é uma plataforma moderna e cheia de informações”, diz Bru-na. Itaú Viver Mais está no Fa-cebook. Temos uma página pró-pria para atualizar você sobre as novidades do projeto. Lá, você poderá ver a programação para os próximos meses, interagir com os professores e marcar en-contros com os seus colegas de atividade. Você não pode ficar fora dessa, por isso, o Itaú Viver Mais preparou um passo a passo para criar o seu perfil:

Redes sociais

Criando seu perf il

Acesse a páginawww.facebook.com

CadastroPreencha os campos doformulário à direita da tela(nome, e-mail, senha, gêneroe data do aniversário)

1

2

Pronto, você já está cadastrado!A partir de agora, você jápode começar a interagircom os usuários.

Page 29: Guia Itaú Viver Mais

29Guia Itaú Viver Mais

Levar o mouse até o rostinhoazul e clicar em “Editar imagem do perfil.” Lá, você poderá escolher uma das imagens armazenadas em seu computador. Ela será a sua “cara” no Facebook.

Escreva o que você deseja na caixa de texto no centroda tela e clique em “Publicar.” Geralmente, as pessoascompartilham textos e imagens que acham interessantes,ou comentam notícias do dia a dia.

Para adicionar amigos e conhecidos ao seu círculo decontatos, procure pelo nome deles na caixa de busca logo acima da tela. Quando encontrá-los, apenas clique em“Adicionar aos amigos.” Essas pessoas poderão ver todosos comentários que você postar no Facebook.

3

4

5

adicionando foto ao perfil

atualizando o perfil

Formando uma rede de amigos

Page 30: Guia Itaú Viver Mais

30 Guia Itaú Viver Mais

Essa mesma caixa de busca na parte superior serve para que você possa seguir páginas com temas de seu interesse. Tente, por exemplo, digitar Itaú Viver Mais e logo vai aparecer a nossa página no Facebook. Para ficar por dentro de todas as novidades do programa, é só clicar em “Curtir.” Isso significa que a cada vez que escrevermos alguma novidade em nosso perfil, você vai ficar sabendoe poderá compartilhá-la com seusamigos.

Redes sociais

6 Curtindo o Facebook

Saiba o que você deve evitar para não ter problemas na internet.

Cuidados na rede social

Fonte: Consultoria Directa Click

1) Evite publicar informações pessoais ou que você não daria a qualquer pessoa fora da internet, como endereço e números de telefone.

2) Não clique em links publicados por desconhecidos e suspeite de mensagens que prometem bene-fícios, como “carregue seu celular de graça.”

3) No canto superior direito dapágina, programe suas configurações de privacidade de modo a permitir apenas que seus amigos possam ler o que você publica.

4) Evite aceitar desconhecidosem sua rede de amigos.

Curtir

Page 31: Guia Itaú Viver Mais

31

MomentoconsumidorEmpresas estão cada vez mais atentase produzem produtos específicos para a terceira idade.

Momento consumidor

Guia Itaú Viver Mais

Page 32: Guia Itaú Viver Mais

Momento Consumidor

32 Guia Itaú Viver Mais

Há cada vez mais empresas atentas ao potencial de con-sumo da terceira idade. E não é por acaso: só neste ano, os brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar 400 bilhões de reais! Você deve conhecer muito bem essa situação: de-pois que os filhos crescem e passam a ganhar seu próprio dinheiro, é comum que sobre um pouquinho a mais no fim do mês. Por isso, cada vez mais empresas têm investido em

Celular com teclas grandesTrata-se de um aparelho celularadaptado para quem tem parte da visão comprometida. Com teclas maiores e visor ampliado e iluminado, o celularé de manuseio simples e tem bateria com duração de dez dias.

Teclado com letras ampliadasEle possui teclas desenhadas parapessoas com baixa visão. Letrasmaiores do que os teclados tradicionaise botões para acesso direto à internet,o que facilita o acesso ao computador.

1

2

produtos especializados para a melhor idade. Dá para ver nas prateleiras das lojas o núme-ro cada vez maior de produtos adaptados. “Esses clientes cos-tumam ser consumidores fiéis dos produtos que lhe oferecem certa comodidade”, diz Marcella Lara, dona de uma loja virtual de artigos de tecnologia e de saú-de. Veja abaixo alguns produtos que se propõem a facilitar as ati-vidades do dia a dia.

Page 33: Guia Itaú Viver Mais

33Guia Itaú Viver Mais

leitor de textos em voz altaÉ uma espécie de scanner de leituraautomática. Ao aproximar o textodo leitor, um programa lê o textoe o reproduz em voz alta, facilitandoa compreensão de livros, revistase jornais.

Exercitador de pernas e braçosÉ um aparelho utilizado para o fortalecimento de músculos e ativação da circulação. Com pedais parecidos com os de uma bicicleta, pode ser ajustado ao chão (para exercitar as pernas) ou a uma mesa (para os braços).

almofadas térmicasEsse tipo de produto geralmente é utilizado paraaumentar a sensação de conforto, já que as almofadas quentinhas, que podem ser levadas ao micro-ondas, ajudam a aliviar sintomas de artrite e artrose.

3

4

5

Page 34: Guia Itaú Viver Mais

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 5

BCACREGISTRARANUNCIADOSGDAREL

PIRUETAROALASCAAN

EXIPROAPASUETER

CARROTSRRECASPAANIMALESGOTAANCA

AURORAIDOMATRICULAR

IEAMPOLA

Doispaíses

sul-ame-ricanos

Lustrar(sapato)

Cilindropara

esticarmassa

Anotar em documen-

to

Comuni-cado;

avisado

Passo debalé

"É melhor(?) que

receber"(dito)

(?) Niño:alterou oclima da

Terra(?)

Popular,grupo depagode

Estruturacoloridada flor

Destruido-ra; devas-

tadora

Estadomenos

povoadodos EUA

A parteanterior

da embar-cação

Ferramen-ta auxiliar

do gari

Descama-ção docouro

cabeludo

Senhor(abrev.)

O quetransportapresos é ocamburão

Pontocardeal

oposto aosul

Banho-(?):processo

de cozimen-to do pudim

Atraçãodo jardimzoológico

EduardoSuplicy,senadorpaulista

Quadril;cadeira(bras.)

Associa-ção Cristãde Moços

(sigla)

Partido;passado

Fazer in-gressar eminstituiçãode ensino

Pequenovidro quecontémvacina

PingoClaridadeantes de oSol nascer

Pequena queda-d'água

Aquele que fica "emcima do muro"

Suplemento de jornalAgente de

polícia(gíria)

Grito delutas

marciais

Dirigenteda facul-

dade

3a vogalAgasalhofeito demalha de lã

4/proa. 6/alasca — ampola — aurora. 7/pirueta.

34 Guia Itaú Viver Mais

Page 35: Guia Itaú Viver Mais

Só o Itaú dádescontos para

você, cliente aposentado ou

pensionistado INSS.

Se você recebe seu benefício em uma conta-corrente do Itaú, basta apresentar seu CPF ao balconista da farmácia.

de desconto na comprade medicamentos.

Ganhe até

60%Para mais informações, vá a uma agência do Itaú.

ITU-0563-11F-Ad_Farmacia_14x22.2_AF.indd 1 3/12/12 2:36 PM

Page 36: Guia Itaú Viver Mais