Hipófise anatofisiologia

12

Transcript of Hipófise anatofisiologia

ANATOMIA

• A hipófise é uma glândula pequena – em torno de 1cm de diâmetro e pesando de 0,5 a 1 grama – situada na sela túrcica, que é uma cavidade óssea localizada no osso esfenoide. Anteriormente está o tubérculo da sela e o quiasma óptico, posteriormente está o dorso da sela e o tronco encefálico e superiormente está o hipotálamo.

• Mantém-se ligada ao hipotálamo através da haste hipofisária ou pedúnculo ou hipofisário(infundíbulo)

• Duas porções: adeno hipófise ou hipófise anterior e neuro-hipófise ou hipófise posterior.

• Entre essas duas partes existe uma pequena zona relativamente avascular, denominada parte inter­média (pars intermedia), quase ausente no homem, mas que é muito maior e mais funcional em alguns animais inferiores.

• Formadas por células de origem embrionária distintas.

EMBRILOGIA

• A adeno-hipófise ou lobo anterior da hipófise deriva da bolsa de Rathke, uma invaginaçãoembrionária do teto da cavidade oral, apresentando assim características morfológicas de células epiteliais. A neuro-hipófise ou lobo posterior da hipófise origina-se de uma evaginação do hipotálamo (projeção do assoalho do terceiro ventrículo), possuindo uma população de células gliais, chamadas pituícitos e ax^nioscujos corpos celulares encontram-se agrupados em núcleos específicos no hipotálamo( núcleos supraóptico e paraventricular).

ADENO-HIPÓFISE

• O lobo anterior da hipófise secreta seis hormônios muito importantes, além de vários outros de menor importância, enquanto o lobo posterior secreta dois hormônios importantes. Os hormônios da adeno-hipófise desempenham papéis relevantes no controle das funções metabólicas em todo organismo. (1) O hormônio do crescimento ; (2) A cortico­tropina ; (3) O hormônio tíreo-estimulante (tireotropina) ; (4) A prolactina ; (5) o hormônio folículo-estimulante e (6) o hormônio luteinizante.

NEURO-HIPÓFISE

• A neuro-hipófise pode ser dividida em três porções:

->Lobo neural, pars nervosa ou lobo posterior.

->Haste hipofisária ou infundibular.

->Eminência mediana ou túber cinéreo.

• Os dois hormônios secretados pela neuro-hipófise, (1) o hormônio antidiurético (também denominado vasopressina. (2) A ocitocina.

A parte intermédia secreta o hormónio melanotrófico ou melatrofina, que em peixes e anfíbios induz a dispersão dos grânulos de melanina dos melanócitos, levando ao escurecimento da pele, sendo isto de fundamental importância para a proteção desses animais no meio ambiente contra a ação de predadores.

Quase todas as secreções da hipófise são controladas por sinais hormonais ou nervosos provenientes do hipotálamo. Com efeito, quando se remove a hipófise de sua posição normal sob o hipotálamo, transplantando-a para alguma outra parte do corpo, a velocidade de secreção de seus diferentes hormônios (à exceção da prolactina) cai para níveis muito baixos, atingindo zero no caso de alguns hormônios.

• A secreção do lobo posterior da hipófise é controlada por sinais nervosos, que se originam no hipotálamo e terminam na neuro-hipófise. Em contraste, a secreção pelo lobo anterior da hipófise é controlada por hormônios denominados hormônios (ou fatores) hipotalâmicos de liberação ou inibição secretados pelo próprio hipotálamo e, posteriormente, transportados até a adeno-hipófisepor meio de pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como vasos porta hipotalâmico-hipofisários. Na adeno-hipófise, esses hormônios de liberação e inibição atuam sobre as células glandulares, controlando sua secreção. O hipotálamo é um centro coletor da informação relacionada com o bem-estar interno do organismo, sendo que grande parte dessa informação é utilizada no controle das secreções dos numerosos hormônios hipofisáriosimportantes.

VASCULARIZAÇÃO

• A vascularização da hipófise é feita pelas artérias hipofásicas superior e inferior (ramos da carótida interna) e por um complexo sistema vascular especializado, chamado de sistema porta hipotálamo-hipofisário. Através deste sistema, o sangue venoso proveniente da eminência mediana do hipotálamo se dirige à adeno-hipófise, trazendo neuropeptídeos secretados por neurônios hipotalâmicos; o papel desses neuropeptídeos é controlar (ativando ou inibindo) a secreção dos hormônios adeno-hipofisários. Por outro lado, o suprimento sanguíneo da neuro-hipófise é feito pelas artérias hipofisárias inferiores, sendo totalmente independente do suprimento sanguíneo da adeno-hipófise. Entretanto, devido à existência de capilares curtos que partem da neuro-hipófise e dirigem-se à adeno-hipófise, admite-se que os hormônios neuro-hipofisários também possam influenciar o funcionamento da adeno-hipófise.