Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

20
TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 34 HUMIDADE 45-95% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 8 DE AGOSTO DE 2012 ANO XI Nº 2668 PUB Ter para ler ANOS DE ABONDONO Deputado quer salvar Fábrica de Panchões PÁGINA 2 REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL Ministério Público não revela o que pensa PÁGINA 3 SUCESSO DO VIZINHO ESTÁ A PERTURBAR 84% dos japoneses pensam mal da China PÁGINA 7 ATERRAGEM DA CURIOSITY EM MARTE COM TODOS OS PORMENORES As novas descrições de um feito histórico já apelidado de milagre CENTRAIS O histórico Convento da Ilha Verde degrada-se sem reabilitação à vista. Por um lado, vivem lá pessoas, com o proprietário do terreno à espera da decisão judicial que as obrigue a sair. Por outro, o Governo continua sem fazer nada. PÁGINA 5 Dono do convento jesuíta luta para expulsar ocupantes ilegais. Executivo mantém silêncio sobre monumento não classificado Usado e abusado

description

Edição do Hoje Macau de 8 de Agosto de 2012 • Ano X • N.º 2668

Transcript of Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

Page 1: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 34 HUMIDADE 45-95% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 8 DE AGOSTO DE 2012 • ANO XI • Nº 2668

PUB

Ter para ler

ANOS DE ABONDONO

Deputado quer salvar Fábrica de Panchões

PÁGINA 2

REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL

Ministério Públiconão revela o que pensa

PÁGINA 3

SUCESSO DO VIZINHO ESTÁ A PERTURBAR

84% dos japoneses pensam mal da China

PÁGINA 7

ATERRAGEM DA CURIOSITY EM MARTE COM TODOS OS PORMENORES

As novas descrições de um feito histórico já apelidado de milagre CENTRAIS

O histórico Convento da Ilha Verde degrada-se sem reabilitação à vista. Por um lado, vivem lá pessoas, com o proprietário do terreno à espera da decisão judicial que as obrigue a sair.Por outro, o Governo continua sem fazer nada. PÁGINA 5

Dono do convento jesuíta luta para expulsar ocupantes ilegais.Executivo mantém silêncio sobre monumento não classificado

Usado e abusado

Page 2: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

2 política quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“OBRA DE REMODELAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA DSE NO 6º ANDAR DO EDIFÍCIO BANCO LUSO INTERNACIONAL”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Rua Dr. Pedro José Lobo, nº 1-3, Ed. Banco Luso Internacional, 6º andar, Macau.4. Objecto da Empreitada: Remodelação.5. Prazo máximo de execução: 150 dias (cento e cinquenta dias).6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público

do Concurso, prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $130 000,00 (cento e trinta mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia

bancária ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um

dos pagamentos parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de

obras, bem como as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.

12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 29 de Agosto de 2012 (quarta-feira), até às 12:00 horas.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 30 de Agosto de 2012 (quinta-feira), pelas 9:30 horas.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Edificações Públicas da DSSOPT, sito na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo do concurso ao preço de $200,00 (duzentas patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:- Preço razoável 60%;- Plano de trabalhos 10%;- Experiência e qualidade em obras 18%; - Integridade e honestidade 12%.

16. Junção de esclarecimentos:Os concorrentes poderão comparecer no Departamento de Edificações Públicas da DSSOPT, sito na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau, a partir de 16 de Agosto de 2012 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 2 de Agosto de 2012.A Directora dos Serviços, Substituta

Chan Pou Ha

Assine-oTELEFONE 28752401 | FAX 28752405

E-MAIL [email protected]

www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

Cecília [email protected]

O atraso nas leis que ditam os processos de revita-lização do património local tem vindo a votar

ao abandono alguns edifícios histó-ricos, sendo a Fábrica de Panchões Iec Long disso exemplo. Esta é a opinião do deputado Ho Ion Sang, argumentando que o Governo está a deixar passar demasiado tempo para recuperar o edifício.

“A lei de Salvaguarda do Pa-trimónio e a lei do Planeamento

É já o terceiro deputado a pedir respostas do Executivo sobre a Fábrica de Panchões votada ao abandono. Ho Ion Sang aponta o atraso nas leis de Salvaguarda do Património e de Planeamento Urbanístico como a causa de degradação deste edifício, que não vê hora de ser requalificado

Ho Ion Sang culpa o Governo pelo atraso nas leis protectoras do património

Quem salva a Fábrica de Panchões?

Urbanístico têm sido deixadas para trás”, disse ontem à frente dos por-tões do edifico, numa conferência de imprensa convocada pelo “Gru-po de Interesse de Revitalização em zonas de Conservação”. “Porque a fábrica envolve propriedade privada e direitos de pertença tem ficado ainda mais esquecida.”

Ho Ion Sang é uma das três vozes da Assembleia Legislativa a chamar atenção para a falta de planeamento desta estrutura arquitectónica, situ-ada na vila velha da Taipa, depois de, nos últimos anos, também Mak Soi Kun e Chan Meng Kam terem questionado o Governo sobre os planos existentes para o espaço.

O grupo defensor quis ontem apelar à conservação do edifício, que diz ter caído em desuso desde os anos 80, depois da transforma-ção industrial, estando agora aban-donado sem desfecho feliz à vista.

MUSEU SERIA HIPÓTESEChan Chuyeong, da Associação da Sociedade Histórica de Macau, apelou ao Governo para recuperar

a Fábrica de Panchões, usando-a como mais valia para a sociedade. “As autoridades podem considerar fazer da fábrica um museu, que pode explorar o desenvolvimen-to da indústria para promover o turismo”, defende o responsável, acreditando que desta forma se impulsiona o desenvolvimento urbano da velha Taipa.

O Governo já tinha anunciado

planos para a área do edifício, no-meadamente um parque temático que incluía casa de chá, salas de exposições, um centro de artes vi-suais e outro de artes marciais. No entanto, os serviços de Obras Pú-blicas anunciaram depois ao Ponto Final dificuldades na aquisição dos terrenos, que possuíam estatutos distintos, com lotes privados, parcelas atribuídas em regime de aforamento praticamente perpétuo e outras partes então sob a tutela do Governo.

O Instituto Cultural (IC), em nome da Administração, reforçou ontem em comunicado de im-prensa a importância do edifício para Macau, tendo dado sempre importância a este legado patrimo-nial, que ainda não é um conjunto classificado.

Destacou, no entanto, que “o Governo não é o único dono da fábrica”, tendo ainda de chegar a consenso com o proprietário para avançar com planos para o espaço.

Ainda assim, no ano passado, o IC já procedeu ao trabalho de mapeamento geral de toda a zona envolvente para dar conta do que precisa de ser reparado e assu-miu começar com os trabalhos de conservação ainda este ano, nomeadamente na entrada onde há zonas com risco agravado de colapso.

Page 3: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

3políticaquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

ESTÁ em segredo tudo o que o Conselho dos Magistra-dos do Ministério Público pensa sobre a revisão do

Código de Processo Penal. Opiniões há, mas Cheang Chi Keong diz não ter autorização para revelá-las. “Não posso adiantar nada porque não tive delegação de poderes da parte do Ministério Público (MP) para o fazer”, disse aos jornalistas o presi-dente da 3ª. Comissão Permanente da Assembleia Legislativa, encarregue de analisar o diploma que revê o CPP.

Depois de três horas de dis-cussão à porta fechada com o procurador-adjunto do procura-dor Ho Chio Meng e mais dois delegados, o esperado era que Cheang Chi Keong revelasse as principais sugestões do MP. Mas os representantes do Conselho dos

As opiniões do Conselho dos Magistrados do Ministério Público sobre a revisão do Código Penal são segredo. AL debateu sugestões, mas público nada pôde saber

Revisão do Código de Processo Penal Assembleia Legislativa sem autorização para revelar opiniões

Ministério Público não quer dizer o que pensa

No momento oportuno“É uma oportunidade rara para discutir directamente com os deputados e todas as sugestões serão anunciadas oportunamente.” É desta forma que um representante do Conselho dos Magistrados do Ministério Público descreve aos jornalistas a reunião de mais de três horas que teve com os deputados. “Esperemos que as alterações ao Código de Processo Penal irão atender às necessidades do desenvolvimento social.” E mais não disse.

Magistrados do organismo não quiseram revelá-las publicamente. “Disseram só ter autorização para estar aqui presentes e não ter dele-gação de poderes que autorizem a divulgação do conteúdo do parecer onde constam as sugestões”, expli-cou Cheang Chi Keong. “Posso di-zer que apresentaram uma opinião muito franca e valiosa.”

O presidente da comissão tinha pedido para distribuir o relatório aos jornalistas. O pedido de entre-gar o documento foi negado, mas Cheang Chi Keong também não se mostrou com vontade para resumir as questões mais levantadas na reu-nião. “Interessa que comungamos todos dos objectivos principais. Agora são seis e meia, não têm fome, não querem ir jantar?”

O Conselho dos Magistrados Judiciais já tinha enviado um pa-recer ao Chefe do Executivo que pedia mais poder para aplicar me-didas de coacção, mas o Executivo não colocou essa questão no texto da proposta de lei.

AJUDA PRECISA-SENem a pedido dos órgãos de comunicação social portugueses foi revelado se o MP continua a insistir no alargamento de poderes dos seus profissionais, questão que tem vindo a ser muita falada devido à possibilidade de interfe-rência com a Lei Básica. Ho Chio Meng terá pedido uma revisão da instrução criminal, avança o jornal Ponto Final, mas qual o procurador não diz.

Uma das alterações em discus-

Chefe do Executivo atento às exigências dos cidadãos

De olhos e ouvidos bem abertos“AS opiniões dos ci-

dadãos revestem-se da maior importância para a ponderação das acções governativas”, afirmou on-tem o Chefe do Executivo,

Fernando Chui Sai On, em comunicado.

O líder máximo do Executivo da

RAEM deixou cla-ro que “toda a

equipa do Go-

verno mantêm várias linhas de contacto e diálogo com a sociedade civil, dando gran-de valor à auscultação da opinião pública, bem como às posições expressas ou reivindicações manifestadas pelos residentes”.

Chui Sai On lembrou ainda as suas visitas co-munitárias onde “troca impressões com repre-sentantes associativos e a

população residente nos locais”. “Essas são uma das vias para conhecer melhor o parecer da po-pulação”, pode ler-se no comunicado.

A declaração de Chui Sai On aparece depois de, recentemente, se ter des-locado, com o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, à zona Norte da cidade onde teve

contacto directo com os re-sidentes e, igualmente, um encontro com responsáveis da Associação Industrial e Comercial da Zona Norte.

ENTRE GCE E IASPara melhor tentar cor-responder aos anseios da população, o Gabinete do Chefe do Executivo (GCE), em conjunto com o Instituto de Acção Social (IAS), “ana-

lisou e encontrou meios para dar resposta aos pedidos e reivindicações dos cidadãos tendo o pessoal do Instituto prestado diversos tipos de apoio no terreno, incluindo à reconstrução das relações familiares, melhoria de condições de habitação, reinserção social e ao re-forço das capacidades de enfrentar dificuldades, que foram aceites com grande satisfação pelos visados”.

Para já ficam as promes-sas de um aumento no sub-sídio para idosos, atribuído a partir de 2005, para 6000 patacas por ano.

são é o alargamento dos poderes do MP no que toca à autonomia para aplicar medidas de coacção – além do termo de identidade e residência e à excepção da prisão preventiva – sem necessitar que sejam confirmadas pelo juiz de instrução criminal.

Da reunião de ontem pouco saiu de novo, com Cheang Chi Keong a dar poucas explicações. A comissão continua a precisar de muita ajuda e espera contar com representantes do Conselho dos Magistrados Judiciais, do Conselho dos Magistrados do MP e da Associação dos Advogados de Macau (AAM) nas futuras reuniões para debater esta revisão. Reuniões que só terão lugar a par-tir da próxima sessão legislativa. “Esperamos que a presença desses representantes possa contribuir para o aceleramento dos trabalhos. Se conseguirmos concretizar esta metodologia, esperamos cumprir o prazo.”

PRAZO A CUMPRIRSegundo Cheang Chi Keong, há matérias que ainda não atingiram consenso entre os diferentes grupos de representantes. Exemplo disso é a gravação obrigatória dos depoi-mentos – até agora era precedida de autorização –, que alguns consideram ir reduzir o direito à privacidade.

O intuito da comissão sempre foi analisar a proposta de lei artigo a artigo, ou seja, uma reunião para cada um dos itens do articulado. São mais de 50 e os encontros dedicados a isso ainda não co-meçaram. Falta também analisar opiniões dos dois Conselhos de Magistrados e da AAM, de peritos e académicos e debater até que se atinja um consenso. Os deputados já admitiram não entender muito da matéria e consideram-na dema-siado complexa. A comissão tem um ano para concluir os trabalhos. O prazo é apertado e se não for cumprido pode fazer com que a revisão caia, uma vez que acaba a legislatura na AL. Mas Cheang Chi Keong assume-se “confiante” na conclusão dos trabalhos. Cheang Chi Keong

Page 4: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

4 sociedade quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

Cecília Lincecí[email protected]

A proposta lançada pelo Fundo de Segurança Social (FSS), na voz da

vice-presidente Chan Pou Wan, não promete gerar consenso nos próximos tempos. O aumento da contribuição de 45 para 90 patacas no prazo de três anos (até em 2015), num valor equiparado entre patronato e trabalhadores, já despertou vozes discordantes.

Os operários mostram--se contra o equilíbrio de montantes e as pequenas e médias empresas (PME) antevêem custos acrescidos e insustentáveis.

O presidente da direcção da Associação Geral dos Operários de Macau, Chiang Chong Sek, não vê justiça no facto de trabalhadores e empregadores contribuírem de forma igual, devendo o patronato pagar o dobro, tal como vigora actualmente [30 patacas contra 15 pata-cas]. “Se no futuro a situação da economia favorecer o au-mento salarial poderá então discutir-se com os empre-gados”, analisa o dirigente. “Além disso, o objectivo final do estado social é que venha a ser obrigatório para todos. Espero que o Governo avance com essa regra o mais rápido possível.”

Em nome das PME, Lau Veng Seng, presidente da Associação de Construtores Civis de Macau, vê uma car-ga pesada nesta contribuição a médio prazo, sustentando que o aumento deve ser gradual. “Os empregadores terão pressões de custos acrescidos com os funcioná-rios, espero que o Governo considere seriamente isso”, diz o também deputado nomeado.

Há ainda reivindicações por parte de pais de pessoas portadoras de deficiência intelectual, que se queixam que os filhos não têm ca-pacidade de trabalhar, pelo que são os pais a suportar os custos da segurança social. Assim, propuseram que a

Operários, construtores civis e parentes de portadores de deficiência levantam obstáculos ao aumento de contribuição para o fundo em 90 patacas

Concertação Social sobre aumento de pagamentos de patronatoe empregados para o Fundo de Segurança Social será tarefa árdua

Contribuições da discórdiaprestação seja feita de acor-do com as remunerações, colocando a hipótese de terem acesso à pensão mais cedo, aos 40 anos.

VELHICE DITA AUMENTOChan Pou Wan anunciou a medida no último domingo,

tendo explicado a urgência na subida das contribuições com o facto de o número de beneficiários ter aumentado de 38 mil para 60 mil desde o ano passado, com o valor da pensão a registar subida por oito vezes, para as actu-ais 2.000 patacas. Segundo

documentado no relatório actuarial – que identifica o equilíbrio financeiro do fun-do –, se a pensão de velhice aumentar até ao mesmo nível do índice mínimo de subsis-tência (3200 patacas) haverá um deficit financeiro no plano de previdência social.

Sendo a pensão de ve-lhice o principal benefício do sistema, o FSS irá gastar mais dinheiro no futuro, com o problema de enve-lhecimento da população a agravar-se, avançou ainda Chan Pou Wan.

A ideia, explicou ao jor-

nal Ponto Final, é também diminuir a percentagem contributiva do Governo (suportada em 90% actu-almente) “até as despesas serem equilibradas”, para passar a responsabilidade “principalmente para em-pregadores e trabalhadores”. Em 2013 e 2014, a Admi-nistração contribuirá ainda com cinco mil milhões por cada ano.

O Conselho Permanente da Concertação Social vai ainda discutir o aumento da pensão de idosos (a imple-mentar este ano), também proposto pela vice-presiden-te do FSS, que pretende que seja aumentado anualmente, conforme a realidade eco-nómica e a taxa de inflação.

“PAY AS YOU GO”A ideia deste fundo é que no futuro as pensões de velhice possam ser pagas e actualizadas com base nas contribuições feitas, para que todos beneficiem do mesmo, explicou ainda a res-ponsável, ou seja, aquilo que em inglês é definido como o sistema “pay as you go”.

O especialista em se-gurança social Bihong Huang explicou ao Hoje Macau que “o modelo pode não ser mantido tal como está porque as receitas do Governo e casinos podem nem sempre crescer aos ritmos actuais”. Desta forma, explica, o aumento gradual das contribuições é a solução para balancear o fundo no futuro.

De acordo com o modelo do sistema social previsto – baseado no fundo de previ-dência central de Singapura –, diz ainda o especialista, as contribuições são calculadas com base no salário dos em-pregados. “A contribuição seria acumulada dentro de um fundo destinado a um investimento no mercado financeiro.”

No mesmo sistema so-cial, conta o também aca-démico da Universidade de Macau, a pensão que o beneficiário receberia no momento da aposentaria depende da sua contribuição e também da taxa de retorno ganha pelo fundo.

Page 5: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

5sociedadequarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Cecília Lincecí[email protected]

DEPOIS da história dos arrendamentos ilegais no Convento da Ilha Verde ter saltado para

as páginas dos jornais, Jack Fu, dono da empresa que detém o ter-reno onde está o monumento – a Companhia de Desenvolvimento Wui San – prestou ontem esclare-cimentos aos jornalistas. Afirmou que pretende ver os trabalhadores que vivem lá há alguns meses fora do local quanto antes e que já tomou acções legais.

Jack Fu acusa um indivíduo chamado Ho Tek Neng de ser responsável pelos arrendamentos ilegais, acrescentando que ele também mora no local, desde 2005.

“Já estamos a utilizar todos os meios legais para Ho Tek Neng sair, mas ele aproveita a demora dos tribunais para continuar a alugar o convento a pessoas que não co-nhecem a lei da RAEM e querem uma casa barata. Normalmente os moradores só permanecem lá uns meses ou mesmo uma semana. Mas a fim de evitar problemas desnecessários, queremos que saiam do convento dentro de 20 dias. Aproveito ainda para avisar as pessoas que querem ocupar a terra dos outros: Macau é um estado de direito e acredito na capacidade que o Governo e os tribunais da RAEM têm.”

O Hoje Macau fez uma visita ao convento há cerca de duas semanas, onde falou com dois moradores oriundos do Continente, que trabalham nas obras de Seac Pai Van. Nunca assinaram contrato de arrendamento, mas mostram-se satisfeitos, por causa da grande dimensão do local e de só pagarem cerca de 700 patacas por mês.

COMO TUDO COMEÇOUO terreno foi adquirido pela em-presa de Jack Fu em 2007, num negócio que rondou os 800 milhões de patacas. “Ho Tek Neng está a

Andreia Sofia [email protected]

ALVO de críticas frequentes pe-los avultados apoios financeiros

que recebe da Fundação Macau (FM), entre outros, a Universidade de Ciências e Tecnologia (MUST, na sigla inglesa) afirma que todo o dinheiro é investido a pensar na sociedade. Uma garantia dada pelo vice-reitor, Liu Liang, ligado à área de projectos de investigação.

“Desde a criação da universidade que tanto o Governo Central como o Governo local nos dão apoio”, realçou o vice-reitor, à margem da apresentação do 11º Consórcio para a Globalização da Medicina Chinesa (ver caixa). “Além de todos os apoios que recebmos, damos um contributo à sociedade a pensar no futuro. E isso ao nível do desenvolvimento é muito importante.”

Tendo garantido que o Governo já deu o aval para novos projectos na área de medicina chinesa e tecnologia, Liu Liang assegura que o dinheiro é importante para o desenvolvimento de novos pro-jectos de investigação. “Claro que

Liu Liang, vice-reitor da MUST, comenta críticas aos apoios recebidos

“Damos um contributo à sociedade”

Há falta de profissionais Liu Liang aproveitou a sessão de apresentação do 11º Consórcio para a Globalização da Medicina Chinesa (CGCM, na sigla inglesa) para falar da falta de profissionais na área em Macau, apesar de alguns recursos existentes. “O desenvolvimento tecnológico é sempre inovador, tal como atingir novos e cada vez melhores resultados. Só que não há profissionais suficientes para trabalhar com os recursos em Macau.” O encontro decorre entre 21 e 23 de Agosto e pretende desenvolver as novas tecnologias na área. O CGCM foi criado em 2003 e dele fazem parte mais de 100 instituições de medicina tradicional chinesa. Liu Liang é um dos fundadores do CGCM.

existe muita competição. Estamos a apostar nas novas tecnologias e em novos padrões para melhorar a medicina chinesa. Ter tudo isso não é algo que possamos desenvolver sozinhos, mas podemos contribuir partilhando as nossas experiências em todo o mundo. Fazemos o nosso contributo para a sociedade, em especial em Macau.”

No segundo trimestre de 2011, metade dos apoios financeiros da FM reverteram para a MUST – 210 milhões de patacas foram gastos num novo campo de fute-bol e num pavilhão desportivo, que também já tinha recebido apoios do Executivo.

Também em 2011, quatro instituições ligadas à MUST re-ceberam 75 milhões de patacas. Em entrevista recente ao jornal Tribuna de Macau, Wu Zilliang, presidente da FM, salientou que a MUST é uma das maiores uni-versidades de Macau. “É uma universidade privada mas de uti-lidade pública. A fundação apoia a MUST por diversas razões: primeiro, porque há necessidade de formação de quadros e a MUST

é uma das principais fornecedo-ras desse serviço ao território.” Adiantou ainda que não considera a MUST “um caso especial”.

ESPAÇO, MAS NÃO NA UMACQuestionado sobre a possibilida-de de, no futuro, vir a ocupar uma parte das actuais instalações da Universidade de Macau (UMAC), na Taipa, Liu Liang discorda. “No futuro esperamos ter mais espaço, mas por agora mantemo-nos neste edifício. Diria que nos próximos anos não vamos utilizar as instala-ções. Esse é o espaço da UMAC, mas nós somos a MUST.”

Falando da existência de “cada

vez mais alunos de qualidade” na MUST, Liu Liang desconhece as críticas feitas à licenciatura em di-reito. “Sou responsável pela parte da investigação. Comentar o quê? Não sei. Só digo que em todos os nossos programas educativos é dado ênfase à qualidade.”

Quanto à Lei de Bases do Ensino Superior, ainda a ser preparada, o vice-reitor considera que é “muito importante”, mas não comenta como é que a MUST pode respon-der ao novo diploma. “Claro que precisamos de analisar quais os movimentos certos que é preciso fazer, mas as mudanças acontecem sempre.”

Dono do Convento da Ilha Verde tenta expulsar moradores que lá vivem

“Queremos que saiam dentro de 20 dias”Jack Fu, dono da Companhia de Desenvolvimento Wui San, proprietária do terreno que alberga o histórico monumento jesuíta, luta em tribunal contra o homem que acusa de lucrar com rendas ilegais

usar o convento para alugar quartos a trabalhadores vindos de fora, a maioria deles do Continente, mas também filipinos e vietnamitas.”

A permanência de Ho Tek Neng no local acontece pelas suas ligações à anterior proprietária do terreno, a empresa de fomento e

investimento Kong Cheong. “Na altura não tinha sítio para viver, e ficou lá. A minha empresa comprou o terreno, mas Ho Tek Neng não só não saiu, como fez remodelações não autorizadas no convento, para alugar os quartos”, conta Jack Fu.

A questão está agora na barra

dos tribunais porque o autor das rendas ilegais reivindica o paga-mento de 50 milhões de patacas à antiga dona do terreno, sendo que as causas para tal dívida são desconhecidas.

“Ho Tek Neng diz que a em-presa Kong Cheong lhe deve 50

milhões de patacas e que só sai quando receber esse dinheiro.”

CONVERSA COM O GOVERNOO actual dono do terreno adiantou ainda que já entrou em diálogo com o Instituto Cultural (IC), procurando definir o futuro a dar ao espaço, um dos últimos sinais da presença dos jesuítas em Macau. Contudo, Jack Fu garante que não obteve qualquer resposta concreta até ao momento.

Quanto ao problema da poluição provocada pela presença de velhas baterias e pneus, promete remediar a situação, que imputa ao antigos pro-prietários. “Sempre deixaram muito lixo no terreno, incluindo beatas de cigarro, o que se torna perigoso para o ambiente. No último mês houve um incêndio e suspeita-se que tenha sido devido aos lixos inflamáveis.”

Page 6: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

Mau tempo causou 13 mortosTreze pessoas morreram e outras três estão desaparecidas na sequência das chuvas intensas registadas no fim-de-semana na cidade de Shiyan, província de Hubei, no centro da China, informou ontem a Xinhua. O mau tempo – a precipitação chegou a ultrapassar os 400 milímetros –, causou 725 feridos, afectou 120.000 famílias e causou danos avaliados em cerca de 964 milhões de patacas. A tempestade causou a suspensão dos serviços de telecomunicações durante 15 horas. No terreno, prosseguem as buscas pelos desaparecidos e os trabalhos de reparação. Durante a última semana, diversas províncias chinesas sofreram os efeitos dos tufões Damrey e Saola, que causaram pelo menos 14 mortos no país. A China aguarda, entretanto, o Haikui, que deverá atingir em breve a cidade de Taizhou na província oriental de Zhejuang.

6 nacional quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

A cidade de Xangai, na China, deslocou preventivamente 200 mil dos seus

mais de 23 milhões de habi-tantes, perante a chegada do tufão Haikui, que poderá ser o primeiro capaz de afectar consideravelmente a capital económica do país desde 2005, segundo informou on-tem a imprensa local.

“Xangai tem escapado de dúzias de tufões nos últimos anos, mas este poderá ser o primeiro a representar um desafio real desde 2005”, alertou o vice-director de Gestão e Planeamento Ur-bano, Shen Jun, segundo o diário oficial Xangai Daily.

“Devem ser feitos todos os esforços possíveis para minimizar a sua poten-cial influência”, explicou Shen, cuja cidade não sofre os efeitos directos de um tufão desde a passagem do Matsa, que em Agosto de 2005 vitimou 25 pessoas

População urbana já ultrapassa 50% do totalOs habitantes urbanos da China já ultrapassaram 50% da população total do país, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira pela Comissão Nacional para a População e Planeamento Familiar. Segundo o documento, a população migrante chega aos 230 milhões de cidadãos, representando 17% da população total, a percentagem mais alta da história do gigante asiático. A idade média dos habitantes migrantes é de 28 anos. Mais de 30% destes mora há mais de cinco anos na cidade em que trabalha e 80% dos migrantes são oriundos de zonas rurais. O relatório prevê que a população urbana da China chegue aos 60% até 2020, tendo em conta que a tendência da migração de mão de obra rural irá estabilizar no futuro.

Vendas da General Motors com crescimento 15,1%As vendas do fabricante automóvel norte-americano General Motors (GM) na China cresceram 15,1% em Julho em relação ao período homólogo, para 199.403 unidades, anunciou ontem a filial local da multinacional, com sede em Xangai. O montante inclui as exportações directas e as vendas das empresas mistas que o gigante norte-americano tem para fabricar na China, em conjunto com a Corporação Industrial de Automóvel de Xangai (SAIC), a maior produtora chinesa, Shanghai GM (automóveis) e a SAIC-GM-Wuling (camionetas e utilitários). As vendas da Shanghai GM aumentaram 5,7% interanuais, até às 97.064 unidades, enquanto as da SAIC-GM-Wuling subiram 26,6%, até ao recorde de 98.694 unidades em Julho.

Xangai antecipa chegada do tufão Haikui

200 mil deslocados preventivamente

em todo o país, sete delas em Xangai.

A cidade está situada várias centenas de quilóme-tros ao norte de um corredor natural de tempestades e tufões, de modo que não

costuma ser atingida durante a época de chuvas no sudeste da China.

ONDAS DE NOVE METROSDesta vez, no entanto, a cida-de poderá ter de fazer frente à

passagem directa do Haikui, que ontem passou da condi-ção de tempestade tropical à de tufão, quando estava a 580 quilómetros do litoral de Xangai e se aproximava a 15 km/h da costa da vizinha província de Zhejiang.

O tufão deverá chegar às proximidades da cidade de Taizhou, nessa província, esta manhã, de onde deverá avançar até Xangai.

No entanto, “há alguma incerteza sobre a sua rota”, pelo que ainda “é difícil esti-mar a influência que terá na cidade”, coração económico e comercial do gigante asiá-tico, assinalou o subdirector do Observatório Central do Escritório de Meteorologia de Xangai, Yao Jianqun.

Por enquanto, 205 na-vios na cidade receberam a ordem de voltar ao porto de Yangshan, o mais movi-mentado do mundo, perante a previsão de ondas entre seis e nove metros na zona.

A mulher do ex-líder do Partido Comunista chinês Bo Xilai

confessou ter morto o britânico Neil Heywood e admitiu ter co-metido “crimes financeiros”, que vão desde subornos a transferên-cias bancárias para o estrangeiro, informou ontem o South China Morning Post. Gu Kailai será julgada daqui a dois dias por um tribunal à porta fechada.

O jornal cita como fonte um importante membro da equipa de acusação. Kailai, advogada bastante conhecida no meio, terá confessado o assassinato de Neil Heywood, um amigo da família que teria negócios com ela e com marido, Bo Xilai. “Gu confes-sou tudo aquilo que sabia aos investigadores” - disse a fonte, acrescentando que a suspeita parecia “descontraída” durante o interrogatório.

Heywood, de 41 anos, foi encontrado sem vida num hotel de Chongquing. Terá sido morto depois de ameaçar revelar um pla-no de Bo Xilai para fazer sair uma

Mulher de Bo Xilai confessa ter morto britânico

“Gu confessou tudo aquilo que sabia aos investigadores”

grande quantidade de dinheiro da China. Se for considerada culpa-da, Kailai pode ser sentenciada à morte, mas alguns analistas não acreditam a advogada será execu-tada. A defesa deverá argumentar que ela só matou o britânico porque tinha medo que Heywood matasse o seu filho.

Segundo a imprensa local, o julgamento deve ser durar entre um a dois dias. A audiência será à porta fechada para os jornalistas,

mas os diplomatas britânicos terão acesso ao tribunal, uma concessão rara na China.

O caso é o maior escândalo da política chinesa das últimas décadas e significou o fim da carreira política de Bo Xilai, de 62 anos. Por causa do assassinato de Heywood, Bo foi destituído como chefe do partido na cidade de Chongqing, expulso do Politburo e também do Comité Central do partido comunista.

Neil Heywood Gu Kailai

Page 7: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

7nacionalquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

NUMA notável inversão de papéis, a China surge como grande investido-ra no Japão. A queda

no estatuto do país insular está a inflamar velhas animosidades entre os dois vizinhos ressabia-dos, segundo escreveu ontem o Wall Street Journal, num artigo assinado pela jornalista japonesa Yuka Hayashi.

Na cidade portuária de Niiga-ta, a desconfiança está a ganhar a forma de uma acirrada batalha acerca da construção de um novo consulado chinês. Durante anos, as autoridades de Niigata fizeram campanha em prol do consulado, viajando para Pequim e oferecendo o saqué local como presente, na esperança de trazer turistas e em-presas para esta cidade no Mar do Japão, que tem cerca de 800.000 habitantes e luta com dificuldades.

Mas assim que o conseguiram, quando o consulado foi anuncia-do, a população local explodiu em protestos. Cerca de 15.000 pessoas assinaram petições contra os chineses e os manifestantes bloquearam as ruas com camiões. Em Março, a Câmara Municipal aprovou uma resolução exigindo um controlo mais restrito sobre a compra de terras por estrangeiros. A construção do consulado conti-nua suspensa, enquanto Tóquio e Pequim tentam decidir o que fazer.

“É preocupante ter estrangeiros a viver no meio da nossa cidade, escondidos atrás de muros altos”, disse Shigenobu Fukaya, verea-dor da cidade que está a liderar o movimento de oposição. Fukaya acha que o consulado vai trazer um “elemento indesejável” para Niigata – ou seja, chineses –, assim como o aumento da criminalidade.

TRAUMAS PROFUNDOSEsta luta ilustra bem a natureza complexa da relação Japão-China. Os dois países partilham uma cul-tura e uma longa história recheada de cicatrizes de guerra. Cada um já invadiu o outro repetidas vezes desde o século XIII, ao mesmo tempo que mantiveram um comér-cio vigoroso, que trouxe a religião e armas de fogo para o Japão e minerais e madeira para a China.

Num marcante incidente con-temporâneo, na década de 1930 o Japão colonizou a China e massacrou milhares de civis em Nanquim, protagonizando um acontecimento que ainda hoje lança uma sombra sobre o actual relacionamento.

Muitos japoneses pensam que o crescente poderio económico chinês pode ajudar o Japão na sua

Influência do país vizinho cresce e deixa japoneses preocupados

84% com impressão negativa da China

luta para recuperar o vigor eco-nómico. Mas, ao mesmo tempo, a animosidade continua a crescer.

Ainda no mês passado o Japão convocou temporariamente o seu embaixador na China, no meio de um desagradável confronto diplomático acerca de ilhas reivin-dicadas por ambos os países. Antes, em Maio, foi a vez de a China ficar furiosa quando nacionalistas japoneses em Tóquio organizaram uma conferência para um grupo de separatistas uigures étnicos, que a China considera terroristas.

AMOR-ÓDIONuma pesquisa recente, 84% dos entrevistados japoneses disseram ter uma imagem negativa da China, mais seis pontos do que no ano anterior. Quase dois em cada três chineses disseram que o sentimen-to era mútuo.

Para muitos japoneses, os investimentos da China demons-tram o declínio do seu papel no cenário mundial. Depois de anos de crescimento acelerado, em 2010 a China substituiu o Japão como segunda economia mundial, a se-guir aos Estados Unidos, posição que o Japão mantinha há mais de quatro décadas.

“Por um lado o Japão quer aproveitar a ascensão da China”, disse Jianmin Jin, economista

chinês que desde 1998 acompa-nha as relações sino-japonesas no Instituto de Pesquisa Fujitsu, em Tóquio. “Mas, por outro, não deixa de se preocupar. O país ainda não descobriu como lidar com o novo dinheiro e os novos moradores.”

O Japão corre atrás de todo o tipo de dinheiro chinês. Nas últimas semanas, por exemplo, o governo lançou um programa espe-cial de vistos para turistas chineses ricos que querem tirar férias nas áreas mais atingidas pelo tsunami do ano passado.

PROVAR O PRÓPRIO REMÉDIOOs investidores chineses ajudaram importantes firmas japonesas que ainda sofrem com o tsunami e o desastre nuclear do ano passado. Em Março, a Hon Hai Precision Industry Co., de Taiwan, que monta produtos da Apple Inc. na China sob o nome de Foxconn, fechou um acordo para assumir uma participação de 10% na gigante japonesa Sharp Corp..

Nalguns aspectos, a reacção do Japão aos investimentos chineses parece uma repetição da reacção americana à riqueza do Japão nos anos 80 e início dos anos 90. Os investimentos japoneses em marcos tradicionais dos Estados Unidos, tais como o edifício Ro-ckefeller Center de Nova Iorque e

o campo de golfe Pebble Beach, na Califórnia, provocaram um clamor público.

No Japão de hoje, a reacção está a crescer com a mesma rapidez da chegada dos fundos chineses. Os legisladores japoneses especulam que as firmas chinesas desejam obter tecnologias ou segredos militares.

A deputada da oposição, Sanae Takaichi, está a elaborar uma pro-posta de lei para tornar mais rígidas as normas para a aquisição de terras por parte de estrangeiros. “Não nos podemos dar ao luxo de continuar com as defesas em baixo.”

BENEFÍCIOS ATRAENTESAinda este ano, o Parlamento de-verá aprovar uma legislação para proteger a água potável, motivada por uma disputa territorial com a China em 2010. Alguns japoneses, incluindo Takaichi, manifestaram a preocupação de que os investidores chineses possam explorar a água mineral para exportação até que as nascentes fiquem secas.

A lei daria ao governo central novos poderes para monitorizar a segurança das fontes de água para as comunidades, como rios, lagos e poços, situadas em propriedades privadas. A proposta, embora se aplique tanto aos proprietários de terras japoneses como aos estran-

geiros, foi motivada pelo aumento dos investimentos externos, em especial os vindos da China.

“Precisamos de pôr em funcio-namento sistemas e planos para lidar com os problemas que podem resultar do aumento dos investi-mentos estrangeiros”, disse numa entrevista Hiroyuki Moriyama, parlamentar do partido do governo que lidera a proposta.

A cidade portuária de Niigata bem que precisa de uma ajuda. A população está em declínio, em sintonia com o recuo da indús-tria pesada. A economia está em frangalhos.

Apesar de ainda ter de ser cons-truído o polémico novo consulado chinês em Niigata, a cidade já está a constatar os benefícios da sua ligação com a China. Em Abril, o consulado, que funcionava pro-visoriamente numa antiga escola, ajudou a trazer um grupo de 150 turistas da cidade chinesa de Nan-quim. Muitos eram agentes de tu-rismo que desejam elaborar novos roteiros para os viajantes chineses que já visitaram as cidades mais populares, como Tóquio e Quioto. “Reforçar os nossos laços com a China e com o continente asiático é a única maneira de competir com as grandes cidades”, disse Hiroo Ono, vice-governador da Província de Niigata.

Page 8: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

8 publicidade quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

Relatório de ActividadesA QBE Insurance (International) Limited - Sucursal de Macau, recapitulando as suas actividades do no ano 2011, reafirma-se, sempre, com a manutenção de um saudável crescimento.Numa perspectiva optimista para a situação da economia de Macau em 2012, esta Sociedade irá continuar a elevar os seus serviços e os seus produtos, assim como a servir bem os seus clientes, tanto empresas como parti-culares.Por fim, a Direcção gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar os meus sinceros agradecimentos a todos os clientes pelo apoio que têm manifestado ao longo do desenvolvimento das actividades desta Sociedade. Queria também agradecer a todos os trabalhadores desta Sociedade pelo seu empenho e contributo.Gerente,Siu Yee Ming, Sally

Macau, aos 28 de Junho de 2012Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras resumidasPara a gerência da QBE Insurance (International) Limited - Sucursal de MacauAs demonstrações financeiras resumidas anexas da QBE Insurance (International) Limited – Sucursal de Macau (“a Sucursal”) referentes ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2011 resultam das demonstrações financeiras auditadas da Sucursal referentes ao exercício findo naquela data. Estas demonstrações financeiras resumidas, as quais compreendem o balanço em 31 de Dezembro de 2011 e a demonstração dos resultados do exercício findo naquela data, são da responsabilidade da Gerência da Sucursal. A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião, unicamente endereçada a V. Exas, enquanto Gerência, sobre se as demonstrações financeiras resumidas são consistentes, em todos os aspectos materiais, com as demonstrações financeiras auditadas, e sem qualquer outra finalidade. Não assumimos responsabilidade nem aceitamos obrigações perante terceiros pelo conteúdo deste relatório.Auditámos as demonstrações financeiras da Sucursal referentes ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2011 de acordo com as Normas de Auditoria e Normas Técnicas de Auditoria emitidas pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, e expressámos a nossa opinião sem reservas sobre estas demonstrações financeiras, no relatório de 29 de Maio de 2012.As demonstrações financeiras auditadas compreendem o balanço em 31 de Dezembro de 2011, a demonstração dos resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração dos fluxos de caixa do exercício findo naquela data, e um resumo das principais políticas contabilísticas e outras notas explicativas.Em nossa opinião, as demonstrações financeiras resumidas são consistentes, em todos os aspectos materiais, com as demonstrações financeiras auditadas. Para uma melhor compreensão da posição financeira da Sucursal e dos resultados das suas operações, e do âmbito da nossa auditoria, as demonstrações financeiras resumidas devem ser lidas em conjunto com as demonstrações financeiras auditadas e com o respectivo relatório do auditor independente.Tsang Cheong WaiAuditor de contasPricewaterhouseCoopersMacau, aos 28 de Junho de 2012

Page 9: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

9regiãoquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

O governo nipónico anun-ciou ontem que estende-

rá por mais seis meses o seu programa de empréstimos em dólares para impulsionar fusões e aquisições de empre-sas japonesas no estrangeiro, aproveitando a valorização do iene face a outras moedas.

A disponibilidade deste

PELO menos cinco pes-soas morreram e sete

desapareceram, depois de chuvas torrenciais terem causado inundações e deslizamento de terras na capital filipina e arredores.

Um homem morreu e outros seis desapareceram num desabamento de terras num subúrbio de Manila, enquanto outros quatro homens morreram afoga-dos e outro desapareceu nas inundações registadas nas províncias de Bulacan e Bataan, localizadas nas proximidades, informaram responsáveis da protecção civil à AFP.

As chuvas intensas que se abateram nos últimos dias sobre as Filipinas inundaram metade da capital e paralisaram trans-portes, serviços públicos e escolas, causando 53 mortos em todo o país, de acordo com o último balanço provisório.

Pelo menos 20.000 pessoas abandonaram as suas casas, sendo as mais pobres também as mais vulneráveis às intempé-ries.

“Pelo menos 50 por cento da grande Manila está inundada”, declarou à AFP Jean Navarez, da agência meteorológica das Filipinas. “Fortes chuvas são esperadas nas próxi-mas 24 horas. As inunda-ções vão agravar-se.”

BALANÇO TRÁGICOVeículos, incluindo ca-miões pesados, tentam “navegar” pelas estradas alagadas, onde milhares de pessoas ficaram retidas durante a noite.

A barragem La Mesa, que fornece água à capi-tal, com uma população de cerca de 12 milhões, transbordou pela segunda vez na madrugada de on-tem, aumentando o caudal

dos rios que desaguam na cidade Quezon e nas vizi-nhas Malabon, Valenzuela e Caloocan, inundando várias aldeias.

Cerca de 5.000 resi-dentes foram retirados das margens do rio Marikina pelas autoridades, no que o vice-presidente Jose Ca-diz descreveu como uma retirada forçada.

A Bolsa de Valores das Filipinas, no distrito financeiro de Makati, que também foi inundada, continua encerrada hoje, assim como a Embaixada dos Estados Unidos, no centro histórico.

As chuvas das monções e o tufão Saola, que na semana passada afectou o norte do país, fizeram um total de 53 mortos e mais de 268.000 deslocados, segundo o referido balan-ço oficial, que não inclui as ocorrências da última noite.

O novo governo de Timor--Leste, que toma posse hoje, quarta-feira, terá como ministro dos

Negócios Estrangeiros José Luís Guterres. As pastas da Defesa e da Segurança, anteriormente detidas pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, vão ser chefiadas por uma mulher.

A informação foi avançada ontem à agência Lusa por fonte governamental, que acrescentou que o próximo governo terá 55 membros. “Haverá um primeiro--ministro, um vice-primeiro--ministro, 15 ministros, 12 vice--ministros e 26 secretários de Estado”, afirmou a mesma fonte. Dos 55 cargos, 11 serão ocupados por mulheres.

O novo governo foi constituído na sequência de uma coligação governamental entre o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do pri-meiro-ministro Xanana Gusmão, vencedor sem maioria absoluta

José Luís Guterres será o novo MNE de Timor-Leste. Defesa e Segurança entregues a uma mulher

Novo governo vai ter 55 membros

Pelo menos cinco mortosem inundações nas Filipinas

“50 por cento da grande Manila está inundada”

Governo japonês prolonga empréstimosàs empresas do seu país

Mais oito meses para comprar no estrangeiro

fundo de cerca de mil milhões de patacas, estabelecido no verão de 2011, será estendi-da até Março de 2013, disse ontem o ministro das Finan-ças japonês, Jun Azumi, em declarações recolhidas pela agência de notícias Kyodo.

O governo canaliza, atra-vés do Banco Japonês de

Cooperação Internacional, empréstimos procedentes das suas reservas de divisas para potenciar fusões e aquisições corporativas e outros investi-mentos no sector energético.

O prolongamento do plano revela a preocupação do governo com a valoriza-ção do iene, que não mostra sinais de enfraquecimento frente a dólar e euro, uma vez que os investidores con-tinuam a procurar refúgio na moeda japonesa, perante as perspectivas negativas que alimentam a crise da dívida europeia.

Por outro lado, as re-servas de divisas do Japão, que suportam este fundo, cresceram 0,2% em Julho em relação ao mês anterior, graças à apreciação dos títu-los detidos pelo país asiático, precisou ontem o Ministério das Finanças.

As reservas nipónicas são as segundas maiores do mundo, a seguir às da China.

das legislativas de 7 de Julho, o Partido Democrático (PD) e a Frente Mudança.

No novo governo, Emília Pi-res (independente) vai manter-se como ministra das Finanças e Maria Domingas Alves (também independente), que anteriormen-te ocupava a pasta da Solidarie-dade Social, passa a chefiar as pastas da Defesa e Segurança, que Xanana Gusmão acumulava com o cargo de primeiro-minis-tro. Isabel Guterres, ainda outra independente, assume a pasta da Solidariedade Social.

José Luís Guterres, líder da Frente Mudança que conseguiu eleger dois deputados para o par-lamento timorense e que ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro para os Assuntos Sociais, vai che-fiar a diplomacia timorense.

PASTAS PARA TODOSA Frente Mudança ficou também responsável pelo Ministério da Administração Estatal, que será

chefiado por Jorge da Conceição Teme.

A pasta da Justiça, que Xanana Gusmão passou a acumular em Abril, na sequência da condenação da anterior ministra por crime de participação em negócio, foi atribuída a Dionísio Babo, actual secretário-geral do CNRT.

Alfredo Pires (CNRT), que até aqui era secretário de Estado dos Recursos Naturais, passa a ser ministro do Petróleo e Recursos Naturais, tal como Hermenegildo Agio Pereira Alves (CNRT), que será ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

O líder do PD, Fernando La Sama de Araújo, será o vice-primeiro-ministro para os Assuntos Sociais, enquanto o secretário-geral do partido, Mariano Sabino, vai manter--se na chefia do Ministério da Agricultura e Pescas.

O PD ficou também com os ministérios do Comércio, Indústria e Ambiente e Obras Públicas.

Page 10: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

10 quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.moespaço

OS cientistas da NASA qualificaram de “milagre de engenharia” a impecá-vel aterragem em Marte

da sonda Curiosity, que já começou a enviar imagens de uma antiga cratera, como parte da sua missão de descobrir se o Planeta Vermelho já teve condições de abrigar vida.

O jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, realizou uma complexa e arriscada operação para entrar na atmosfera marciana e pousar no local escolhido, para alívio e alegria de cientistas e engenheiros da NASA. “Treinámos durante oito anos para pensar no pior o tempo todo”, disse o engenheiro chefe Miguel San Martín. “É impossível desligar disso.”

Esta é a primeira missão de as-trobiologia da NASA desde o envio da sonda Viking, na década de 70 do século passado, e é também o pri-meiro laboratório analítico completo a operar em outro mundo.

Os engenheiros da NASA disse-ram que esse feito foi um dos mais desafiadores e complexos na história dos voos espaciais robóticos e que abrirá as portas para uma nova era da exploração interplanetária.

O presidente americano, Barack Obama – que reduziu os fundos dis-poníveis para a exploração espacial -, disse que a aterragem da Curiosity representa um “histórico ponto de or-gulho nacional”. É também um marco importante para a agência espacial americana, afectada nos últimos anos

Página oficial do Curiosity no Facebook é um sucesso

Curiosity Aterragem em Marte foi obra-prima de engenharia

O milagre da NASApor cortes orçamentais e pela recente aposentadoria da sua frota de vaivéns.

POR CONTA E RISCOPor causa da demora nas comunica-ções por rádio entre a Terra e Marte, todo o processo de descida e pouso precisou de ser autoguiado, sem a interferência dos técnicos.

Após uma viagem de oito meses e

566 milhões de quilómetros, a sonda tocou a ténue atmosfera marciana a quase 21 mil km/h - 17 vezes a velocidade do som -, antes de iniciar a descida controlada.

Para reduzir a sua velocidade, a sonda contou com um paraquedas especial, com uma mochila a jacto e com um inédito “guindaste aéreo” que auxiliou na aterragem, ocorrido na cra-

tera Gale, no hemisfério sul marciano, perto do equador desse planeta.

A NASA divulgou que o pouso aconteceu às 13h32 de segunda-feira (hora de Macau). Momentos após o pouso, a Curiosity enviou as suas três primeiras imagens do solo marciano. Numa delas, uma roda do veículo e a sombra do jipe apareciam à frente do terreno acidentado.

O jipe, do tamanho de um carro desportivo pequeno, está agora no fundo da gigantesca cratera Gale, aberta na superfície de Marte pelo impacto de um corpo celeste, e ao lado da imponente montanha rochosa chamada monte Sharp.

Três sondas orbitais monitoraram a descida, que foi apelidada pelos téc-nicos da NASA como “sete minutos de terror”. O sucesso da chegada da Curiosity foi recebido com um misto de comemoração e alívio. “Quando se vê uma foto da superfície do plane-ta com a nave espacial nela, trata-se de um milagre da engenharia”, disse o cientista-chefe John Grotzinger aos jornalistas na segunda-feira.

Com o sol do fim de tarde a pôr-se atrás da beirada da cratera, a Curio-sity ainda enviou outras seis fotos, além do resultado dos testes iniciais dos seus 10 instrumentos científicos. Durante a noite marciana, a sonda é desligada.

O Curiosity esteve largos meses a caminho de Marte e ia dando sinais de vida nas redes sociais. A conta do Facebook desta missão, por exemplo, já conta com cerca de 185 mil fãs e é por lá que o Curiosity “comunica” com a Terra. As novidades são dadas na primeira pessoa e sempre com algum humor à mistura, para chamar a atenção dos internautas mais distraídos.

A estratégia parece ter surtido efeito, com as publicações das últimas semanas a serem sempre bastante “concorridas”, amealhando centenas de “gostos” e dezenas de comentários. Nos últimos dias, no entanto, e como seria de esperar, mais pessoas começaram a prestar atenção ao que era dito pelo “Curiosity”, acompanhando a “countdown” com milhares de gostos

e centenas de mensagens de apoio. O robot-laboratório também está no Twitter, onde já publicou mais de mil twits, também na primeira pessoa. “Antes foi um pequeno passo. Agora são seis grandes rodas”, brinca, a relembrar a célebre frase utilizada aquando da chegada do Homem à Lua. No serviço de microblogging, o Curiosity já acumula mais de 570 mil fãs.

Consulte o vídeo 3D da aterragem da Curiosity em http://www.facebook.com/hoje.macau

Page 11: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

NÚMEROS DA CURIOSITY

11quarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo espaço

A sonda Curiosity tem em mãos diversas missões. Uma das

mais importantes será a de come-çar a fazer a cartografia do sistema solar para que o Homem possa “um dia” habitar outros planetas, explicou à agência Lusa Carvalho Rodrigues.

O cientista, que ficou conhecido como “o pai” do primeiro satélite português, destaca que esta sonda é mais “uma extensão” do Homem, como são os computadores ou os telefones, que, neste caso, foi enviada para Marte. “Esta extensão de nós está a fazer as primeiras cartas, a cartografia, os mapas. Era como os primeiros exploradores portugueses, que faziam os mapas que permitiram ir ao longo de África, ao longo das Américas, ao longo da Ásia, e fazer com que o planeta todo se unisse,

porque os portugueses fizeram a descoberta de que havia só um oce-ano. Ao mandarmos estas sondas para outros planetas estamos a fazer a cartografia do sistema solar, para um dia habitar nele”, disse Carvalho Rodrigues.

O cientista sublinhou que a missão da sonda Curiosity “é um de vários passos” para a elaboração da cartografia de Marte, de outros planetas e do sistema solar. “É um pouco como quando os portugueses iam ao longo da costa de África e um chegava ao cabo Bojador e depois outro dava a volta ao cabo da Boa Esperança e depois outro foi à Índia e outro ao Brasil e depois outro deu a volta ao mundo. É passo a passo conhecer o nosso sistema solar e por onde é que havemos de ir para o habitarmos um dia”, voltou a ilustrar.

Conselheiro de Obama quase vomitou

Marte, o último planeta telúricoÉ o quarto planeta e último dos quatro

planetas telúricos no Sistema Solar, situando-se entre a Terra e o cinturão de asteróides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão pela qual os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe “Estrela de Fogo”, baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos terrestres). Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo nú-mero de estações. Tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar - o Olympus Mons, um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recen-temente descoberto um lago gelado. Os primeiros observadores modernos interpretaram aspectos da morfologia superficial de Marte de forma ilusória, que contribuíram para conferir ao pla-neta um estatuto quase mítico: primeiro foram os canais; depois as pirâmides, o rosto humano esculpido, e a região de Hellas no sul de Marte que parecia que, sazonalmente, se enchia de vegetação, o que levou a imaginar a existência de marcianos com uma civilização desen-volvida. Hoje sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido.

• DISTÂNCIAS

- Terra à Lua: 384 403 km

- Equador terrestre: 40 075 km

- Terra a Marte (no dia 6-08-2012): 248 000 000 km

- Percorrida em toda a missão: 567 000 000 km o equivalente

a 1475 vezes a distância da Terra à Lua ou 14 148 voltas à Terra

• DATA DE LANÇAMENTO: 26-11-2011

• DATA DE CHEGADA A MARTE: 06-08-2012

• DURAÇÃO DA VIAGEM: 254 DIAS

• DURAÇÃO DA MISSÃO: 687 DIAS TERRESTRES

• DIA NA TERRA (UMA VOLTA NO SEU EIXO): 24H

• DIA EM MARTE (UMA VOLTA NO SEU EIXO): 24H39M

Bandeira do planeta Marte propostae aprovada pela Sociedade Planetáriae Sociedade Marciana

Curiosity Aterragem em Marte foi obra-prima de engenharia

O milagre da NASA

O conselheiro científico do presidente dos EUA esteve quase a vomitar de nervosismo no momento da chegada da sonda Curiosity a Marte. A revelação foi feita por João Teixeira, cientista português que trabalha na NASA, e que ilustrou desta forma a importância desta missão, descrevendo o seu sucesso como “emocionante”. “O conselheiro científico do presidente Obama, que esteve presente também, esteve, segundo as história que se

contam, quase a vomitar de nervoso”, disse o especialista em climatologia num contacto telefónico com a TVI desde a Califórnia. O cientista salientou que o relato deste momento foi feito pelo próprio “director da NASA, que estava ao lado dele”. João Teixeira salientou a importância do sucesso desta missão, frisando que se assim não fosse haveria o risco de “não existir uma missão como esta nos próximos 20 anos”.

Pai do primeiro satélite português

“Fazer a cartografia do sistema solar”

Consulte o vídeo 3D da aterragem da Curiosity em http://www.facebook.com/hoje.macau

Page 12: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

12 publicidade quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

MSIG Insurance (Hong Kong) Limited

Macau Branch

Av. da Praia Grande No. 693 Edif. Tai Wah 13 andar A & B Macau

Tel : (853) 28923329 Fax : (853) 28923349 Website : www.msig.com.hk

Sumário Do Relatório De ActividadesNo ano de 2011, a nossa empresa conseguiu registar um desenvolvimento estável nos resultados e o crescimento dos negócios atingiu as espectativas desejadas. O contínuo crescimento económico de Macau e a estabilidade política foram os factores mais determinantes para os resultados obtidos. No entanto, a concorrência do mercado e a informação da população em relação às reclamações conduziram ao aumento de pressão em determinados tipos de seguros. Felizmente, superámos as dificuldades com uma gestão eficaz e o empenho profissional da nossa equipa.Para o ano de 2012, com a realização das infraestruturas de grande escala em Macau, um desenvolvimento económico optimista e a política de desenvolvimento estabelecida pelo Governo, perspectiva-se que o desenvolvimento dos negócios de seguros dos ramos gerais irá permanecer positivo. Com a melhoria de produtos e a diversificação das estratégias de marketing, a empresa continuará a prestar serviços de qualidade aos clientes de Macau.Finalmente, agradecemos a todos os clientes e parceiros pelo seu apoio e orientação.

MSIG Insurance (Hong Kong) Limited.Macau, aos 14 de Abril de 2012.

Síntese do Parecer dos Auditores ExternosPara os directores da MSIG Insurance (Hong Kong) LimitedReferente a MSIG Insurance (Hong Kong) Limited – Sucursal de MacauProcedemos à auditoria das demonstrações financeiras da MSIG Insurance (Hong Kong) Limited – Sucursal de Macau relativas ao ano de 2011, nos termos das Normas de Auditoria e Normas Técnicas de Auditoria da Região Administrativa Especial de Macau. No nosso relatório, datado de 12 de Abril de 2012, expressámos uma opinião sem reservas relativamente às demonstrações financeiras das quais as presentes constituem um resumo.As demonstrações financeiras a que se acima se alude compreendem o balanço, à data de 31 de Dezembro de 2011, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa relativas ao ano findo, assim como um resumo das políticas contabilísticas relevantes e outras notas explicativas.As demonstrações financeiras resumidas preparadas pela gerência resultam das demonstrações financeiras anuais auditadas e dos livros e registos da Sucursal. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras resumidas são consistentes, em todos os aspectos materiais, com as demonstrações financeiras auditadas e os livros e registos da Sucursal.Para a melhor compreensão da posição financeira da Sucursal e dos resultados das suas operações, no período e âmbito abrangido pela nossa auditoria, as demonstrações financeiras resumidas devem ser lidas conjuntamente com as demonstrações financeiras das quais as mesmas resultam e com o respectivo relatório de auditoria.

Lei Iun Mei, Auditor de ContasKPMG Macau, aos 12 de Abril de 2012

Page 13: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

13vidaquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

A UNICEF aconselha as famílias a promoverem o aleitamento mater-no exclusivo até, pelo

menos, aos seis meses de vida do bebé, para melhorar a nutrição e a saúde das crianças.

Em comunicado emitido por ocasião do 20º aniversário da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a agência especializada das Nações Unidas acrescenta que “milhares de crianças continuam a perder a vida devido a doenças que se podem prevenir, como a má nutrição aguda, causadas pelo desmame precoce e pela falta de alimentação complementar ade-quada”.

A Semana Mundial do Alei-tamento Materno, celebrada nos primeiros sete dias de Agosto, de-corre este ano sob o lema “Com-preensão do Passado, planeando o futuro: Celebrar os dez anos da Estratégia Global da OMS/UNICEF para a Alimentação de Bebés e Crianças”.

De acordo com a nota, ape-sar da forte evidência de que o aleitamento materno exclusivo previne doenças como a diar-reia e a pneumonia, que matam, anualmente, milhões de crianças, as taxas globais do aleitamento materno mantiveram-se relati-vamente estagnadas nos países

Relativamente ao incidente de aparecimento, nos últimos dias, de grânulos de polipropileno (num total de 150 toneladas) no mar, em Hong Kong, e levadas até às suas praias pelo mar, o Governo da RAEM está muito atento à ocorrência. Segundo informação revelada pelo

Environmental Protection Department de Hong Kong, o polipropileno em causa não é tóxico, nem chegou a produzir impacto à qualidade das águas costeiras e ao ambiente nas redondezas de Hong Kong. A Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) irá

manter a comunicação com o Environmental Protection Department de Hong Kong no sentido de obter a mais actualizada informação acerca do desenvolvimento do incidente. Por outro lado, a DSPA continuará a estar atenta a qualquer eventual alteração da qualidade das

águas costeiras próximas de Macau e ao estado do ambiente ecológico, para que caso seja detectada qualquer anomalia, reagir de imediato no sentido de coordenar com os serviços públicos relacionados e de proceder ao acompanhamento e tratamento.

Mães aconselhadas a preferir amamentar para melhorar saúde dos filhos

Aleitamento materno é um investimentoem desenvolvimento, passando de 32%, em 1995, para 39%, em 2010.

A nota adianta que as acções de marketing anti-ético dos fabrican-tes de substitutos do leite materno e as más políticas nacionais que não apoiam a licença de maternidade são alguns dos obstáculos à melho-ria das taxas do aleitamento mater-no. Uma criança não amamentada tem 14 vezes mais probabilidades de morrer nos primeiros seis meses do que uma amamentada exclusi-vamente durante o mesmo período.

A explicação para esta proba-bilidade tem a ver com o facto de o leite materno atender às neces-sidades nutricionais completas de um bebé até aos seis meses e ser um dos melhores investimentos para a sobrevivência infantil.

PUB

Gibson multada por usar madeiras exóticas A Justiça norte-americana anunciou nesta segunda-feira ter chegado a acordo com a empresa Gibson, famosa fabricante de guitarras, depois de esta aceitar pagar uma multa de 2,4 milhões de patacas por ter usado madeiras exóticas de Madagáscar. O Departamento de Justiça norte-americano deixou cair o processo contra a empresa, com sede em Nashville, depois da Gibson ter admitido a importação de madeiras exóticas de Madagáscar. Este país, com 17 milhões de habitantes, já perdeu quatro quintos das suas florestas. A Gibson vai agora pagar 2 milhões de patacas de multa por violação à legislação ambiental, de 2008, e outras 400 mil patacas à função nacional da vida selvagem para ajudar a promover a protecção de espécies de árvores protegidas. “O acordo a que chegámos é justo porque aplica graves coimas pelo comportamento da Gibson, ao mesmo tempo que lhe permite continuar a fabricar guitarras”, comentou o procurador-geral Jerry Martin, num comunicado citado pelo jornal Washington Post. Esta empresa é considerada um dos melhores fabricantes de guitarras acústicas e eléctricas. Este foi o desfecho de uma investigação que começou em 2009.

DSPA atenta ao incidente de aparecimento de polipropileno em Hong Kong

Page 14: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

14 publicidade quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIOFaz-se saber que, em relação ao concurso público para «Empreitada de Construç-ão de Habitação

Pública na Estrada Nordeste da Taipa», publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 28, II Série, de 11 de Julho de 2012, foram prestados esclarecimentos, nos termos do artigo 2.2 do programa do concurso, e foi feita aclaração complementar conforme necessidades, pela entidade que realiza o concurso e juntos ao processo do concurso.

Os referidos esclarecimentos e aclaração complementar encontram-se disponíveis para consulta, durante o horário de expediente, no Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas, sito na Av. do Dr. Rodrigo Rodrigues, Edifício Nam Kwong, 10º andar, Macau.

Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas, aos 1 de Agosto de 2012.

O Coordenador do Gabinete

Chan Hon Kit

AvisoRelativo aos “Exames da admissão conjunta dos candidatos aos cursos de licenciatura das instituições do ensino superior do Interior da China, para estudantes chineses residentes no estrangeiro, de Hong Kong, de Macau e

Taiwan” e, aos “Exames de admissão dos candidatos aos cursos de pós-graduação das instituições do ensino superior do Interior da China”, realizados, em Macau, em 2012.

Publicação das Listas dos Candidatos Admitidos

Torna-se público que se encontram afixadas, para consulta, no 7.º andar do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, na Av. Dr. Rodrigo Rodrigues, n.ºs 614A-640, Edifício Long Cheng, Macau, e disponíveis no website deste Gabinete (http://www.gaes.gov.mo), as Listas dos Candidatos Admitidos aos “Exames de admissão conjunta dos candidatos aos cursos de licenciatura das instituições do ensino superior do Interior da China, para estudantes chineses residentes no estrangeiro, de Hong Kong, Macau e Taiwan” e, aos “Exames de admissão dos candidatos aos cursos de pós-graduação das instituições do ensino superior do Interior da China”, realizados, em Macau, em 2012. Estes exames são organizados pelo Ministério da Educação da RPC e coordenados pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da RAEM.

Aos 8 de Agosto de 2012.

O CoordenadorSou Chio Fai

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 23/P/2012

Faz-se público que, por despacho de Sua Excelência, o Chefe do Executivo, de 24 de Julho de 2012, se encontra aberto o Concurso Público para «Fornecimento de Medicamentos do Extra-formulário Hospitalar e Outros Produtos Farmacêuticos aos Serviços de Saúde», cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde o dia 8 de Agosto de 2012, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato, sita na Cave 1 do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $62,00 (sessenta e duas patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website do S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São

Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 24 de Setembro de 2012.

O acto público deste concurso terá lugar no dia 25 de Setembro de 2012, pelas 10,00 horas, na sala do «Auditório» situada no r/c do Edifício da Administração dos Serviços de Saúde junto ao C.H.C.S.J.

A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $ 100 000,00 (cem mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou um cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente.

Serviços de Saúde, aos 31 de Julho de 2012.

O Director dos Serviços,

Lei Chin Ion

AVISOCOBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL

1. Faço saber que, o prazo de concessão por arrendamento do terreno da RAEM abaixo indicado, encontra-se terminado, e, que de acordo com o artigo 3.º da Lei n.º 8/91/M de 29 de Julho, conjugado com o artigo 2.º e o artigo 4.º da Portaria n.º 219/93/M, de 2 de Agosto, foi o mesmo automaticamente renovado por um período de dez anos a contar da data do seu termo, pelo que, deverão os interessados proceder ao pagamento da contribuição especial liquidada pela Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.Localização dos terrenos:- Istmo de Ferreira do Amaral, n.ºs 107 a 111B, Avenida de Artur Tamagnini Barbosa, n.ºs 304 a 338 e Rua Marginal do Canal das Hortas, n.ºs 3 a 93, em Macau (Edifício Tai Fung San Chuen).

2. Agradecemos aos contribuintes que, no prazo de 30 dias após a recepção da notificação do pagamento, ou, até 07/09/2012, se diri-jam ao Núcleo da Contribuição Predial e Renda, situado no rés-do-chão do Edifício Finanças, ao Centro de Serviços da RAEM, ou, ao Centro de Atendimento da Taipa, para levantamento da guia de pagamento M/B, destinada ao respectivo pagamento nas Recebedorias dos referidos locais.

3. Na falta de pagamento da contribuição no prazo estipulado, proceder-se-á à cobrança coerciva da dívida, de acordo com o disposto no artigo 6.º da Portaria acima mencionada.

Aos, 30 de Julho de 2012.A Directora dos Serviços de Finanças,

Vitória da Conceição

NOTIFICAÇÃO EDITAL(Solicitação de Comparência da Trabalhadora)

Nos termos das alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento da Inspecção do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 60/89/M, de 18 de Setembro, conjugadas com o artigo 58.º e n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, notifica-se a não residente sra. LEAL LEONISA BERMUDO, trabal-hadora não residente então autorizada a prestar trabalho para a sra. CHEONG SEONG WAI, para no prazo de 10 (dez) dias, a contar do primeiro dia útil seguinte à da publicação dos presentes éditos, comparecer no Departamento de Inspecção do Trabalho, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, n.ºs 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 1.º andar, a fim de prestar declarações no processo n.º 8631/2011, proveniente da queixa apresentada nestes Serviços em 4/11/2011 e relativamente à matéria de indemnização rescisória.

Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais – Departamento de Inspecção do Trabalho, aos 2 de Agosto de 2012.

O Chefe de Departamento

Raimundo Vizeu Bento

N.º 109/2012

Page 15: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

AGENDA DO FIMM 2012

15culturaquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

DEPOIS de celebrado o Jubileu de Prata em 2011, o Festival Inter-nacional de Música de

Macau (FIMM) quer continuar a surpreender o público com novas apostas internacionais, que come-çam a desfilar entre 5 de Outubro e 7 de Novembro. O orçamento disponibilizado serviu para captar qualidade musical mas também fazer de Macau cada vez mais um centro turístico de cultura e lazer agarrando público dos quatro cantos adepto do entretenimento.

Das 30 milhões de patacas, entre seis a sete milhões serão in-vestidos em propaganda do cartaz, que conta este ano com 23 espectá-culos, em Macau e no exterior. Para tal foi criado um Conselho Musical dentro da organização, responsável não só pela selecção das bandas e músicos mas também criar um nome maior lá fora, naquele que o director musical do FIMM, Warren Mok, define já como um “festival de renome”.

A publicidade tem sido já lança-da na revista “Opera News”, uma publicação norte-americana, mas na organização o FIMM 2012 conta também com o apoio da Direcção dos Serviços de Turismo para ajudar a promover a informação em diferentes países.

O presidente do Instituto Cul-tural (IC), Guilherme Ung Vai Meng, destaca ainda cooperações dentro do Delta do Rio das Pérolas, em Xangai, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal, por exemplo, para apostar no reconhecimento internacional do evento.

CABEÇAS DE CARTAZO Festival abre este ano com o menino que não queria crescer na Terra do Nunca, Peter Pan. O espectáculo da Broadway, duas vezes vencedor do prémio Emmy e nomeado em dose dupla para os “Tony Awards”, vai encher de magia a sala do Grande Auditório do Centro Cultural de Macau (CCM) através dos movimentos de Cathy Rigby.

Dos Estados Unidos da Amé-rica vem também a Orquestra Sinfónica de São Francisco, uma das mais aclamadas do mundo,

Apesar de ter decrescido em quatro milhões face ao último ano, o montante reservado para apostar no maior evento musical de Macau foi em grande parte canalizado para trazer audiência estrangeira. Os serviços de turismo vão dar um ajuda

Orçamento de 30 milhões do FIMM reserva até sete milhõese meio para divulgar o evento nos quatro cantos do globo

De Macau para o Mundo

• 5-07.10 PeterPan-OMusical

• 09.10 ImaniWinds

• 11.10 QuartetoKodály

• 12.10 TheEnglishConcert

• 13.10 Wagner,Verdi:OsGrandesMestresdaóperaRomântica-OrquestradeMacau

• 14.10 RecitaldeViolinoporVadimRepin

• 17.10 TheLegendaryCountBasieOrchestra

• 19-21.10 LaServaPadrona

• 21.10 NovosEstilosdeMúsicaNacional-OrquestraChinesadeMacau

• 22.10 Dolcenera

• 23.10 MinhaQueridaLituânia-CororEstatalKaunas

• 24.10 MusicaSacra-CoroEstatelKaunas

• 26.10 Aurea-LiveonTour2012

• 27.10 TeresaSalgueiro-OMistério

• 27-28.10 LamBunChingeAmigos

• 28.10 Ain’tThatSwinging-FriedNeuroniumeBandasdeJazzlocais

• 29.10 Cartasíntimas-QuartetodeCordasdeHongKong

• 31.10 PureDesmond-ÀMeia-Luz

• 01-3.11 Tosca-Óperaem3ActosdeGiacomoPuccini

• 02.11 BandaTaiChi

• 02.11 CinematicMicroscenes-GeorgGratzer&Beefólk

• 05.11 Migração-BandaHaya

• 07.11 OrquestraSinfónicadeSãoFrancisco

Lam Bun-Chingé estrela localA compositora, pianista e maestrina Lam Bun-Ching, natural de Macau, compõe música que combina a sua sensibilidade chinesa com técnicas ocidentais contemporâneas de composição. Nos dois dias de concertos, 27 e 28 de Outubro, vai ser acompanhada pelo barítono Thomas Buckner, no primeiro dia, e pela pianista Margaret Lynn na segunda apresentação, no teatro Dom Pedro V. A Orquestra de Macau vai iniciar o programa sinfónico do Festival com o concerto “Wagner, Verdi: Os Grandes Mestres da Ópera Romântica” apresentando excertos das obras dos maiores compositores românticos de ópera no Grande Auditório, dia 13 de Outubro. A Orquestra Chinesa de Macau vai apresentar os “Novos Estilos de Música Nacional” no dia 21 de Outubro. O jazz de Macau faz-se representar com “Ain’t That Swinging” com Fried Neuronium, liderada pelo português Zé Eduardo, e bandas locais.

Portugal Aureae Teresa SalgueiroAs vozes de Aurea e Teresa Salgueiro vão-se cruzar na Fortaleza do Monte, um local emblemático escolhido para duas vozes que encantam os ouvintes das rádios portuguesas. O Presidente do IC, Ung Vai Meng, destacou o papel importante de Portugal neste evento, que serve também para estreitar as ligações com Portugal. A escolha do local foi propositada, explica. “Macau tal como Portugal também tem bairros antigos, por isso na Fortaleza do Monte também podemos relembrar o Castelo de São Jorge, um ambiente escolhido para os músicos portugueses.” Aurea, escolhida a voz revelação em Portugal há dois anos, vem apresentar “Live on Tour 2012”. “O Mistério” de Teresa Salgueiro é o primeiro álbum a solo de Teresa Salgueiro, depois de se entregar por 25 anos ao projecto Madredeus.

com um currículo que inclui 14 Grammys, que celebram em terri-tório da RAEM a 100ª Temporada desta Orquestra, a encerrar o XXVI FIMM, no dia 7 de Novembro.

Vadim Repin, um dos mais re-putados violinistas da actualidade,

traz a palco um recital sem orques-tra destacando o seu timbre a solo.

A câmara clássica e contem-porânea é outro dos géneros em destaque que se inicia com o agrupamento Imani Winds, no Teatro Dom Pedro V, no dia 9 de

Outubro. O quinteto de sopros mais importante da América do Norte.

Dois dias depois, no mesmo local incluído na lista do patrimó-nio mundial da UNESCO, chega o Quarteto Kodály, com altos pa-drões da tradição musical húngara.

Como não podia deixar de ser, o imponente género lírico chega a Macau pelo terceiro ano consecu-tivo com a ópera barroca ocidental La Serva Padrona.

Legendary Count Basie Or-chestra, dos EUA, os Pure Des-mond (Alemanha), Cinematic Microscenes e Georg Gratzer e Beefólk, da Áustria, vão represen-tar o jazz, elevando o estilo popu-larizado nas primeiras décadas do século XX na América do Norte.

Os bilhetes para o XXVI Fes-tival Internacional de Música de Macau encontram-se à venda no dia 12 de Agosto, nos postos de venda da Rede Hong Seng, além de no sítio online (www.macauti-cket.net).

Page 16: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

DELEGAÇÃO DE MACAU

16 desporto quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

NEM tudo o que começa por era uma vez acaba

com um foram felizes para sempre. A história dos Jogos da Trigésima Olimpíada era até agora um relato auspicio-so de entronizações e feitos inigualáveis, da confirmação no Olimpo de fenómenos como Michael Phelps ou Usain Bolt e a tendência para o inalcançável parecia ser um dado adquirido.

Segunda-feira, em Lon-dres, foi dia de Yelena Isin-bayeva. A atleta russa tentava debruar a ouro o seu nome nos anais olímpicos com um feito inédito. Persistente, quase obstinada, Isinbayeva pro-curava ser a primeira mulher a conquistar por três vezes seguidas a mesma prova no âmbito do maior espectáculo

Gonçalo Lobo [email protected]

SÃO dois os atletas que vão representar Macau nos Jogos Paralímpicos que se disputam em Londres de 29

de Agosto a 9 de Setembro. Lao In I, nos femininos, e Tong Hio Sam, nos masculinos, “farão tudo o que estiver ao seu alcance” para trazer o melhor resultado. “É claro que temos de ter em conta que os atletas de Macau são 200% amadores. Limitam-se a treinar em tempos livres e em pós--laboral”, explicou o chefe da Missão Paralímpica, António Fernandes. “Repare que não temos campos próprios e é necessário que nos su-jeitemos com aquilo que o Instituto do Desporto nos dá, que acima de tudo passa por um apoio financeiro.”

A VIDA NA ESGRIMALao In I é uma estreia absoluta tanto a nível pessoal como na modalida-

Jogos Olímpicos Ouro fugiu de Isinbayeva. Atleta em lágrimas

O meu reino por uma vara

Lao In I e Tong Hio Sam são a esperança de Macau nos Jogos Paralímpicos

O melhor possível, a mais não são obrigados

Chefe da Missão: António Fernandes

Secretariado: Ieong Chon I, Mac Chi Kun e Chan Hoi Fong

Médico: U Sio On

Treinador de Esgrima: Lok Man Tak

Treinador de Atletismo: Wong Io Meng

Atleta de Esgrima: Lao In I

Atleta de Atletismo: Tong Hio Sam

Acreditados 7 jornalistas de órgão de comunicação chineses e 1 português

de que representa. Macau nunca esteve representado na esgrima em cadeira de rodas e o chefe da Missão Paralímpica, António Fernandes, deposita algumas esperanças na atleta de 27 anos. “Só treinou um ano, quando deveria ter treinado quatro anos”, começou por dizer Fernandes. “Lao já treinava esgrima mas depois ficou deficiente e quis continuar esgrima na mesma. A boa vontade dela fez com que resolvesse ajuda-la ao máximo. Tecnicamente é uma atleta avançada e é a primei-ra vez que participamos com esta modalidade.”

A atleta mostra-se confiante num resultado positivo. “Primeiro quero usufruir e sentir o espírito Olímpico. Depois vou fazer o meu melhor por Macau que é, numa primeira fase, passar a ronda de qualificações.”

Também no atletismo Macau terá um representante. Tong Hio Sam, que padece de deficiência

mental, vai competir no salto em comprimento e no triplo salto. Conseguiu a participação por “wild card” e quer agradecer a oportu-nidade concedida. “Gastei alguns anos a treinar e por isso vou dar o meu melhor na competição”, disse Tong aos jornalistas.

COM O RIO EM VISTAAntónio Fernandes, que afirmou que o Projecto Olímpico começou com oito atletas, esperava mais do que dois atletas – a Pequim, Macau levou três –, contudo deposita total confiança nestes que conseguiram os mínimos. “Falhei na previsão quando disse que iriamos levar oito atletas. Sempre disse que a compe-tição era difícil. Não conseguimos no ténis de mesa nem na natação, onde também havia hipóteses. Fizemos competições pelo mundo afora e, simplesmente, não deu.”

O chefe da Missão Paralímpica reiterou que a “ida às Olimpíadas

não é feito ao alcance de qualquer um” e prometeu mudanças depois de Londres. “Espero que não retirem novamente os deficientes mentais das Olimpíadas porque estavam excluídos desde o que aconteceu nos Jogos Paralímpicos de 1992. Quando voltar de Londres vou fazer uma grande revisão sobre

desportivo do planeta. Na capital britânica, no entanto, a norte-americana Jennifer Suhr e a cubana Yarisley Silva foram mais fortes e cortaram a traquete uma gesta de renas-cimento que quase catapultou a atleta russa de regresso à ribalta do desporto mundial.

Isinbayeva continua a ser uma referência incontornável do atletismo europeu, mas a carreira da mais conceituada desportista russa já deixou de ser um conto de fadas há muito tempo. Os Campeona-tos do Mundo de Atletismo de 2009, disputados em Berlim,

pautaram o início do fim de uma aventura que rendeu a Isinbayeva mais de três dezenas de recordes e dois ouros olímpicos. Derrotada na capital alemã, a saltadora russa abandonou o Mónaco e regressou à sua Volvogrado natal para voltar a trabalhar com o treinador que a colocou na senda das conquistas que a transformaram numa das mais admiradas atletas do novo milénio.

MUDANÇA SEM FRUTOSA mudança, vista por mui-tos como um gesto deses-

perado de quem procurava manter-se à tona a todo o custo, acabou por não surtir os resultados desejados. Há um ano, nos Mundiais de Daegu, Isinbayeva voltou a ser derrotada e terminou a competição a enxugar as lágrimas e a reconhecer com pesar que as facilida-des de outrora se tornaram num desafio cada vez mais exigente. Os meses que antecederam o pontapé de saída nos Jogos Olímpi-cos de Londres foram, no entanto, para Isinbayeva tempos de esperança. Em

Estocolmo a atleta russa voltou a saltar acima dos cinco metros e a prepa-ração para as Olimpíadas devolveu à saltadora algum do amor-próprio que havia perdido com as derrotas acumuladas. Confiante, Isinbayeva competiu na capital britânica a acreditar que a mítica marca dos 5,15 metros lhe estava reservada e que o ouro estava ao al-cance de uma performance de génio, com contornos extraordinários. A ambição esbarrou de frente com a mais imediata das ilações:

a Isinbayeva que brilhou em Atenas e em Pequim é já parte do passado. Em Londres, a atleta de 30 anos, ficou-se pelos 4,70 metros. Quando a fasquia subiu para 4,75 metros, Yelena falhou as primeiras tentativas e à terceira pediu para saltar 4,80. Falhou e viu esfumar-se a glória almejada.

Longe do fulgor de outros tempos, Isinbayeva garante ainda assim que a sua missão não termina em Londres. Com ouro ou sem ele, a atleta quer superar os 35 recordes mundiais bati-dos pelo ucraniano Sergei Bubka e adiou por isso o adeus aos estádios até ao final de 2013, em prol de um final feliz.

o futuro e preparar bem o projecto Rio de Janeiro 2016.”

Da parte do Instituto do Des-porto (ID), o vice-presidente José Tavares reiterou a expectativa “no melhor possível”. “As Olimpíadas são uma experiência importante para os atletas competirem com os melhores, ao mais alto nível.”

Page 17: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:35 Resistirei20:30 Telejornal21:05 Tempos Modernos21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Maysa23:00 TDM News23:35 Daqui p´ra Alegria01:00 Telejornal (Repetição)01:30 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 Viva Música - Joana Melo15:30 Cenas do Casamento - SIC 16:00 Bom Dia Portugal 17:30 Decisão Final 18:00 Vingança18:45 Destino: Portugal – Sesimbra19:00 Ler +, Ler Melhor19:15 Portugueses Pelo Mundo – Miami20:00 Jornal Da Tarde21:15 Ler +, Ler Melhor21:30 O Preço Certo22:15 Verão Total - Portimão

30 - ESPN13:00 London 2012 Olympic Games Daily Highlights14:00 London 2012 Olympic Games Onc Highlights Day 1115:00 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 1220:00 (LIVE) Primetime Update (Sea) - Day 1220:30 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 12

31 - STAR Sports13:00 London 2012 Olympic Games Daily Highlights15:00 London 2012 Olympic Games Onc Highlights Day 1115:55 (LIVE) London 2012 Olympic Games Live Day 12

40 - FOX Movies11:20 X-Men Origins13:10 Blitz

14:50 Monster House16:25 The Da Vinci Code18:55 Seven Pounds21:00 Men In Black22:40 Men In Black Ii00:10 One Fine Day

41 - HBO12:00 Due Date13:35 The Bourne Supremacy15:30 Days Of Thunder17:20 See Spot Run19:00 The Green Hornet21:00 The Newsroom22:00 Transformers00:35 Bad Company

42 - Cinemax11:20 Victory13:15 Hard Luck14:40 Superman/Batman16:00 The Deadly Affair17:45 Kindergarten Cop19:40 Godzilla22:00 The Book Of Eli23:55 Spartacus: Vengeance00:50 Godzilla

17futilidadesquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

IDIOTASEu sei que há pouco tempo já miei sobre isto, mas caramba, acontecimentos recentes obrigam-me. Continuo a dizer que a política de permitirem todo e qualquer idiota de usar armas nos Estados Unidos é tão idiota quanto o idiota que considera isso como um direito. Depois do atrasado mental que pensava ser o inimigo do Batman, vem agora mais um, este militar. Desta vez no Wisconsin, um ataque matou a tiro seis pessoas num templo sikh. Este era seguidor da “supremacia branca”, seja lá o que isso for. Eu sou um gato preto e até tremo a ouvir isto. Este militar, idiota – lá está -, nem sequer sabia que os sikh não são muçulmanos, aos quais ele se opunha tão veementemente. Mas pronto, os EUA continuam surpreendidíssimos com estas coisas que, dizem eles, não são nada comuns e os deixam sempre de boca aberta. Eu cá continuo a miar: uns foram ao cinema e acabaram mortos, outros à igreja e o destino foi igual. Está nas mãos de quem? Não me parece que seja do Batman nem de deus, seja lá ele qual for. Idiotas. *Têm sido recentes as notícias de que Macaulay Culkin está à beira da morte. Eu não sabia quem era, mas uma das jornalistas aqui do Hoje Macau pôs-me a ver no outro dia o “Sozinho em casa”. Gostei muito do filme, que o pessoal daqui da redacção diz lembrar-se perfeitamente. A minha questão é: por que é que alguém com a fama e o dinheiro do puto que até tinha coragem de derrubar ladrões, não se trata? Porque é que as estrelas de cinema e da música têm a mania de morrer de overdose? Eu cá acho uma idiotice. Este agora é viciado em heroína, oxycodone, Percocet e Vicodin, dizem. A National Enquirer afirma mesmo que o actor está perto da morte. Será que ele sabe? Se não, talvez seja melhor que alguém lho diga. Ou que o avise para deixar de ser idiota.

Pu Yi

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

REVISTA BANZAI • vários autoresBanzai é uma revista trimestral de banda desenhada no estilo manga (BD no estilo nipónico) de autores nacionais. É o resultado da crescente popularidade deste tipo de banda desenhada no nosso país, e do Projecto Sempai da NCreatures. The Mighty Gang, Kuroneko, Miau Miau e 7 Pecados são os títulos disponíveis nas primeiras edições da revista, que inclui também uma secção que ensina a fazer este tipo de banda desenhada.

UMA HISTÓRIA POR DIA • vários autoresEsta maravilhosa coletânea de histórias originais vai tornar-se no livro favorito das crianças na hora de dormir. Estas histórias, com ilustrações coloridas, são ideais para pais e filhos lerem juntos. O corpo de letra grande também incentivará as crianças a lerem este livro sozinhas mais tarde. As crianças vão ficar encantadas por terem uma história para cada dia do ano.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Voar sem sair do mesmo sítio. Atar, ligar. 2-Maciço montanhoso do Níger. Produz. Liga, une. 3-Passar, decorrer rapidamente. A atmosfera. 4-Sucedido há pouco. 5-Duas vogais. Cavidade em que entram os machos do leme de uma dobradiça. Osmio (s.q.). 6-Rocha constituída por orgãos de areia fina. Voz imitativa do som da campanhia ou sineta. 7-Apelido. Lisonjeai. Profissão (Suf.). 8-Acto de fariscar. 9-Exprimir pelo som. Esvaziam. 10-Cartilha para aprender a ler. Grande doçura. Junta, soma. 11-Gritar, gemer (Gír.). Tinham conhecimento.

VERTICAIS: 1-Torcida envolvida em cera. Pagam sisa. 2-Pedagogo. Comandante de um corpo turco. Nome da noz da cola, em África. 3-Entraivecer. Instrumento cortante com cabo. 4-Fazer refegos. 5-Afixo (abrev.). Nome de homem. 6-Esmigalhem. Espécie de avental, com mangas, para as crianças (pl.). 7-Redes de arrastar. Nota musical. 8-Relativo ao etal. 9-Navio de pequena lotação. Tornai oco. 10-Indicação de limite. Cru (Pref.). Nome de mulher. 11-Pouco densas. Movam os remos.

HORIZONTAIS: 1-PAIRAR. LIAR. 2-AIR. FAZ. ATA. 3-VOAR. L. ETER. 4-I. RECENTE. A. 5-OA. FEMEA. OS. 6-GRES. TLIM. 7-SA. GABAI. OR. 8-I. FARISCO. E. 9-SOAR. B. OCAM. 10-ABC. MEI. ADE. 11-MIAR. SABIAM.VERTICAIS: 1-PAVIO. SISAM. 2-AIO. AGA. OBI. 3-IRAR. R. FACA. 4-R. REFEGAR. R. 5-AF. CESAR. M. 6-RALEM. BIBES. 7-Z. NETAS. LA. 8-L. ETALICO. B. 9-IATE. I. OCAI. 10-ATE. OMO. ADA. 11-RARAS. REMEM.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

40 - FOX MOVIES 21:00 Men In Black

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1THE BOURNE LEGACY [B]Um filme de: Tony GilroyCom: Jeremy Renner, Rachel Weisz14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 2BRAVE [3D] [B]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Mark Andrews, Brenda Chapman14.15, 16.00, 17.45

ICE AGE 4: CONTINENTAL DRIFT [3D] [A]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Steve Martino, Mike Thurrneier19.30

THE DARK NIGHT RISES [B]Um filme de: Christopher NolanCom: Christian Bale, Anne Hathaway, Gary Oldman, Liam Neeson21.15

SALA 3TOTAL RECALL [C]Um filme de: Len WisemanCom: Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bill Nighy14.30, 19.30, 21.30

DORAEMON NOBITA AND THE ISLAND OF MIRACLES ANIMAL ADVENTURE [A]FALADO EM CANTONENSEUm filme de: Kôzô Kusuba16.30

THE BOURNE LEGACY

Page 18: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

18 opinião quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

chá muito verdeFernando Eloy

QUI há dias o New York Times publicava uma reportagem sui generis: anunciava o diário norte--americano a situação incrível em que se viu o

dono de um talho em Weymouth, Inglaterra. Dennis Spurr, assim se chama o indivíduo, cometeu o crime de se deixar apaixonar pelos Jogos Olímpicos. Entusiasmado com a febre Olímpica, o bom do Dennis resolveu colocar os famosos anéis na montra do talho, mas feitos com as salsichas que ele orgulhosamente fabrica. Não podia, ficou ele a saber quando polícia de marketing do LOCOG (comité organizador dos jogos) se fez anun-ciar ameaçando-o com uma multa equivalente a 240.000 patacas se não arrebanhasse as salsichas da quitanda.

Mas não foi o único incauto. Tam-bém um café em Plymouth foi obri-gado a deixar de servir a sua baguete “flaming torch”; outro, em Londres, proibido de fazer anéis olímpicos com bagels; e, em Stoke-on-Trent, uma florista com a tremenda lata de decorar a loja com os tais dos anéis em papel foi também ameaçada na mesma conta.

Dias depois, o director do evento, Sebastian Coe, numa entrevista à rádio, mostrava-se duvidoso se os espectado-res poderiam ou não entrar nos recintos com t-shirts da Pepsi com medo de afrontar a cola inimiga e patrocinadora dos jogos. E o artigo ia mais longe ao referir que também os atletas estão limitados, referindo-se ao desabafo de Michael Phelps no Twitter, embasba-cado com a proibição de ostentarem a bandeira dos seu país nos dois lados da touca como sempre foi hábito, pois isso ia deixar a marca patrocinadora, no caso a Speedo, sem espaço.

Os atletas estão também proibidos de colocarem mensagens relacionadas com patrocinadores que não façam parte do grupo de patrocinadores dos Jogos Olímpicos e, no caso dos americanos, se um atleta for patrocinado por uma marca que não seja a Nike, não pode subir ao pódio sem levar uns Nike pois esta marca é a patrocinadora oficial do uniforme de pódio dos EUA... Diga-se, aliás, que esta paranóia começou precisamente nos JO de Atlanta, célebres pela campanha de ambush marketing feita precisamente pela... Nike.

Medalhas, salsichas e mais sinaisde que o mundo está doente

Se pretendermos viver num mundo mais afável, melhor, onde o desporto faça sentido por tudo aquilo que tem de bom e não pela loucura em que o colocaram, o velho pensamento de que o segundo é o primeiro dos últimos precisa de ser erradicado e se os Jogos são caros e isso obriga à dependência esclavagista de corporações sem alma, façam-nos mais baratos

Bem vindos ao reino da paranóia, ao reino dos milhões, ao reino onde uma entidade teoricamente inde-pendente como o Comité Olímpico Internacional está literalmente nas mãos das grande corporações inter-nacionais.

O que torna tudo isto grave são duas coisas: por um lado, sabendo--se que o dirigismo desportivo de alto nível é um espaço para ascensão politica, onde se ganha protagonismo e influência a coberto da imagem desportiva, sendo os bastidores dos grandes eventos desportivos verda-deiras convenções políticas, esta pro-miscuidade entre poderes públicos e as grandes corporações internacionais choca, apesar de ser às claras pois dei-xa pouco espaço à imaginação sobre

o que passa a coberto nas relações entre países e as mesmas, e outras, corporações.

Por outro, quando a paranóia atinge pessoas como o sr. Spurr ou a florista de Stoke-on-Trent, ambos ainda nos grupo dos cândidos (como seria bom de ser) convictos dos Jogos Olímpicos serem uma festa saudável e de confraterniza-ção entre os povos do mundo, por isso dando largas à sua satisfação, é altura de pensarmos seriamente sobre o ponto a que chegámos como civilização e se queremos, ou não, deixar que este tipo de mundo se desenvolva.

Valha-nos o espectáculo desporti-vo e os atletas que nos vão abençoan-do com exibições de regalar o olho. Mas também eles são cada vez mais alvo desta pressão desapiedada, da

pressão que os faz tomarem drogas e esconderem a cara se, apesar do seu alto nível, um percalço na final ou um concorrente num bom dia os fazem terminar no temível quarto lugar e assim perderem a bendita da medalha. Serão eles piores atletas por isso? Se pretendermos viver num mundo mais afável, melhor, onde o desporto faça sentido por tudo aquilo que tem de bom e não pela loucura em que o colocaram, o velho pensamento de que o segundo é o primeiro dos últimos precisa de ser erradicado e se os Jogos são caros e isso obriga à dependência esclavagista de corpo-rações sem alma, façam-nos mais baratos. A maior parte do dinheiro nem é gasta nas provas, afinal a única coisa que interessa.

A

Page 19: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

a pal içadaCorreia Marques

19opiniãoquarta-feira 8.8.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

GOSTINHO da Silva, português de nascimento, é (e uso o presen-te do indicativo apesar de ele já não se encontrar no mundo dos vivos, porque a sua obra é atual) um grande pensador e filósofo

do mundo lusófono. Defensor convicto e empenhado da liberdade individual, des-mantelou, nos seus textos e entrevistas, os dogmas políticos e sociais, em busca da construção de uma sociedade livre e sem opressões, sem fanatismos e sem unanimis-mos ou seguidismos partidários acríticos, como nos revela o texto citado.

Texto que repesquei na memória quando me vi confrontado com os argumentos de alguns apaniguados «passistas» que preten-dem branquear (contrariando tudo aquilo que disseram e escreveram sobre a, igualmente polémica, licenciatura de José Sócrates) a licenciatura «à coelho» –foi bom, não foi?- do sinistro (não, não foi lapso, porque sinistro está ligado ao caráter e ministro é apenas uma ocupação temporária) Relvas, alegando que não houve ilegalidade. Não sei (nem quero saber) se existiu ou não ilega-lidade na concessão da licenciatura do dito personagem pela Universidade Lusófona (a mesma que, segundo notícias publicadas na imprensa, cedeu as instalações para a cam-panha de Passos Coelho durante as eleições diretas para a liderança do PSD), mas tudo aponta para que estejamos, no mínimo, perante um caso de instrumentalização da lei, através de uma interpretação extensiva, porquanto se não conhece outro caso em que as equivalências de créditos tenham ido tão longe. E digam lá se isto é ou não favorecimento? E, aí, entramos no âmbito dos valores, da moral, da responsabilidade política e não da lei.

Mas, este caso não deve ser encarado como apenas mais um caso. Temos sim de encarar, de frente, a situação a que o nosso

A história está repleta de políticos que deixaram a sua marca positiva e indelével, sem serem “doutores” e sem sentirem a necessidade de correrem a comprar um diploma universitário. Cito apenas, para não ser fastidioso, Maldonado Gonelha que era eletricista e foi ministro do trabalho em Portugal, Lech Walesa, eletricista dos estaleiros navais Lenine, em Gdansk, Polónia, criador do movimento Solidariedade e eleito presidente do seu país ou Luis Inácio Lula da Silva, metalúrgico, sindicalista, membro do Partido dos Trabalhadores e penúltimo presidente do Brasil

Ama-te a ti próprioOs povos serão cultos na medida em que entre eles crescer o número dos que se negam a aceitar qualquer benefício dos que podem; dos que se mantêm sempre vigilantes em defesa dos oprimidos não porque tenham este ou aquele credo político, mas por isso mesmo, porque são oprimidos e neles se quebram as leis da Humanidade e da razão; dos que se levantam, sinceros e corajosos, ante as ordens injustas, não também porque saem de um dos campos em luta, mas por serem injustas; dos que acima de tudo defendem o direito de pensar e de ser digno.

Agostinho da Silva, in Diário de Alcestes

(ou o direito à dignidade)

A

país chegou, um estado generalizado do vale tudo, do fartar vilanagem, ligado ao carreirismo partidário iniciado nas «jotas». Ou seja, os «boys» partidários não estudam na idade em que o deviam fazer e empenham--se, através de artimanhas, de apoios e de traições, mais ou menos maquiavélicos, em tomar conta das estruturas partidárias que lhes darão acesso ao poder interno no partido e, depois, como consequência, ao poder no governo. E quando chegam aí, já quarentões, descobrem que lhes falta o “doutor”, e isso causa-lhes incómodo e frustração. Depois vale tudo para conseguir o diploma, como se isso, só por si, lhes trou-xesse competência ou legitimidade. Claro que não vou dar aqui mais exemplos do que os dois referidos porque os mesmos são, por demais, conhecidos. Coitados, conseguem o canudo, mas perdem a credibilidade, a honra e a dignidade, porque não têm amor próprio, nem valores. Não passam de provincianos engravatados, enriquecidos sabe-se lá como. Eu se fosse seu filho tinha vergonha de dizer que eram meus pais.

Em contraponto, a história está repleta de políticos que deixaram a sua marca positiva e indelével, sem serem «doutores» e sem sen-tirem a necessidade de correrem a comprar um diploma universitário. Cito apenas, para não ser fastidioso, Maldonado Gonelha que era eletricista e foi ministro do trabalho em Portugal, Lech Walesa, eletricista dos esta-leiros navais Lenine, em Gdansk, Polónia, criador do movimento Solidariedade e eleito presidente do seu país ou Luis Inácio Lula da Silva, metalúrgico, sindicalista, membro do Partido dos Trabalhadores e penúltimo presidente do Brasil.

E tudo aquilo acontece em Portugal porque não somos, apesar de termos muitos licenciados, um povo culto. É que a cunha, o compadrio, o favorecimento pessoal, o chico-espertismo, a corrupção, o nepotismo e a marosca, não são condenados pela maioria do povo português, sempre na esperança de que para si próprio reste uma qualquer migalha. Conheço muita gente honesta que, perante a vigarice não a condena, mas sim se autoflagela na frase: «Quem me dera ter estômago para ser como ele!». E votam, mesmo assim. E elegeram este governo de que agora se queixam, como aconteceu antes com outros.

Por hoje é tudo e termino com Victor Hugo: «Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente há uma certa cum-plicidade vergonhosa».

Medalhas, salsichas e mais sinaisde que o mundo está doente

Page 20: Hoje Macau 08 AGO 2012 #2668

quarta-feira 8.8.2012www.hojemacau.com.mo

car toonpor Steff

Ciclone Os americanos já estão a dar cabo da Terra, agora já se estão a preparar para dar cabode Marte. POR FERNANDO

Transportes no Centro Modal mais unidosFoi ontem lançada a primeira pedra da construção do novo Centro Modal de Transportes na Taipa, na Estrada Governador Albano de Oliveira. Tal centro pretende servir de elo de ligação entre os transportes públicos e o Metro Ligeiro, sendo que vai reunir autocarros, táxis e uma zona pedonal. Na cerimónia de apresentação, Lei Chan Tong, coordenador do Gabinete para as Infra-Estruturas de Transportes (GIT) prometeu que o organismo iria respeitar três princípios: “ter por base a população”, dar “primazia aos transportes públicos” e ainda “melhorar a qualidade de vida da população”. O GIT garante ainda que o novo Centro Modal será “um espaço verde de correspondência de transportes públicos conveniente, fiável, ecológico e sem barreiras arquitectónicas”. É também objectivo “melhorar efectivamente o ambiente de modalidade e aumentar a eficácia de mobilidade dos transportes públicos”.

Mais sociedades com menor capital socialDados divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) revelam que no segundo trimestre de 2012 constituíram-se um total de 949 sociedades, um aumento de 4,2% face a igual período de 2011. Contudo, o capital social destas situou-se nas 89 milhões de patacas, uma queda de 72,2%. A maior parte das sociedades criadas pertencem ao ramo do comércio por grosso e retalho, serviços prestados às empresas e à construção. 70,7% das sociedades criadas no segundo trimestre tinham um capital social inferior às 50 mil patacas. A DSEC aponta que, no geral, “formaram-se mais sociedades com montantes de capital social mais baixo”. Olhando para as regiões de onde provém o capital social, a maior parte provém de Macau, com 56 milhões de patacas. Já da China o capital social foi de 22 milhões de patacas, sendo que 20 milhões foi proveniente de nove províncias da zona do Delta do Rio das Pérolas. Quanto ao número de sociedades dissolvidas em igual período foi de 131, sendo que 56 pertenciam ao ramo do comércio por grosso e a retalho. Relativamente aos primeiros três meses do ano, foram constituídas 1830 sociedades, um crescimento de 9%, com um capital social da ordem das 288 milhões de patacas, uma queda de 28,1% face a igual período de 2011.

FOI confirmado pelas autoridades policiais: os cartéis de droga me-xicanos estão a tentar

usar Las Vegas como ponto de apoio não só para a venda de droga na região, mas também como catapulta para o envio de grandes quantidades destes produtos para o Oriente.

Segundo a imprensa norte--americana e a Reuters, a maior parte dos estupefacientes que entram na região ainda vêm por rotas de longo percurso, como Phoenix ou o sul da Califórnia, e são vigiadas por intermediárias. Agora, o mais frequente é que os traficantes encomendem as drogas directamente dos cartéis mexica-nos. “Não se pode negar que estes cartéis estão lentamente a entrar na nossa comunidade”, referiu o Tenente Laz Chavez da secção de narcóticos da Metro Police.

Kent Bitsko, director-exe-cutivo da secção de combate à droga do Nevada, confirmou que as autoridades investigaram já cinco casos relacionados com

Cartéis de droga mexicanos estão a entrar nos EUA

Ir até ao Oriente com partida em Las Vegas

os cartéis mexicanos. “A única vez que definimos casos relacio-nados directamente com cartéis mexicanos é porque falamos da possibilidade dos traficantes ligarem directamente ao México para comprar drogas que vêm directamente ter aqui.”

As entregas made in México incluem cocaína, heroína, mari-juana e metanfetaminas.

No ano passado, as forças policiais apreenderam mais de 66 milhões de dólares america-nos em droga no sul de Nevada, mais do dobro da quantidade apreendida em 2010. O ano passado, 559 quilos de metan-

fetaminas foram confiscados em comparação com os 314 quilos em 2010.

As autoridades suspeitam que os cartéis de drogas mexi-canos estão a enviar grupos de dissidentes - associados, mas não líderes do cartel - para a área de Las Vegas para, como Chávez diz, «testar as águas». Os homens compram casas e ve-ículos próprios suficientes para operar na região, todos finan-ciados pelo dinheiro dos cartéis. «Nós apenas queremos fazer o que pudermos para evitar que a invasão destes cartéis aconteça», asseguram as autoridades. - J.F.

Futebol Coentrão quer voltar já ao BenficaO esquerdino está receptivo a voltar à Luz envolvido numa eventual transferência de Witsel para o Real Madrid. “Muito incomodado com as críticas constantes dos adeptos do Real Madrid”, Fábio Coentrão “está desejoso de voltar ao Benfica e nem se importa de perder dinheiro”, noticiou ontem o Jornal de Notícias. O diário explica que o esquerdino “está esperançado em poder ser emprestado por uma temporada às águias, no âmbito do actual processo de venda de Axel Witsel aos merengues. O negócio, previsto para ser realizado por 400 milhões de patacas, está em aberto e todos os cenário são possíveis”, acrescenta o JN.

JO Às três da manhã Bolt ainda festejavaUsain Bolt festejou a bem festejar a vitória nos 100 metros. Eram três da madrugada quando o jamaicano publicou uma fotografia na rede social Twitter acompanhado de três mulheres. Tudo indica que a fotografia foi tirada nos aposentos do atleta na Aldeia Olímpica e a imprensa internacional revela que quem está junto a Bolt são as suecas Jamina Roberts, Ulrika Agren e Isabella Gullden, todas integrantes da equipa de andebol daquele país. Seja quem for, é bem demonstrativo dos festejos do jamaicano, que voltará à pista já esta terça-feira para a prova dos 200 metros.

Português em riscopor roubar geladoUm emigrante português em Inglaterra foi condenado a 16 meses de prisão depois de ter roubado um gelado, durante os motins que aconteceram na cidade de Manchester no verão passado, aproveitando-se da confusão. Foi, no entanto, descoberto e condenado, mas o seu castigo pode ainda não ter chegado ao fim. Tudo porque, segundo o Independent, o homem em causa, pode agora vir a ser deportado para Portugal e impedido de voltar a Inglaterra durante dez anos, onde tem o seu emprego e vida estabelecida.