Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

20
• CAMPANHA ELEITORAL Documento falso coloca CAEAL noutra polémica PÁGINA 4 • CHINA Leite materno está a ser vendido a preços elevados PÁGINA 9 TSINGTAO AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEGUNDA-FEIRA 12 DE AGOSTO DE 2013 • ANO XII • Nº 2912 PUB MOP$10 PUB Ter para ler Novo Código do Processo Penal passa na AL Demorou mas foi. O novo Código do Processo Penal, que tanta tinta fez cor- rer nos últimos meses, foi aprovado, por unanimidade, pelos deputados que ainda apresentaram algumas dúvidas e sugestões relacionadas com o “papel da pessoa idónea na defesa de um arguido, quando não haja um advogado disponível”. O Governo ouviu e anotou. O documento seguir á agora para a sua redacção final. PÁGINA 2 Deputados em uníssono PUB SUTIÃS DE AGNES LAM PARA SALVAR ESCRAVAS SEXUAIS MOÇAMBICANAS PÁGINA 4 H7N9 JÁ CHEGOU A GUANGDONG. MACAU ESTÁ PREVENIDO, DIZEM AUTORIDADES PÁGINA 7 A CERVEJA COM CUNHO ALEMÃO NASCEU HÁ 110 ANOS CENTRAIS

description

Edição do jornal Hoje Macau N.º 2912 de 12 de Agosto de 2013.

Transcript of Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

Page 1: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

• CAMPANHA ELEITORAL

Documento falso coloca CAEALnoutra polémica

PÁGINA 4

• CHINA

Leite materno está a ser vendido a preços elevados

PÁGINA 9

TSINGTAO

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEGUNDA-FE IRA 12 DE AGOSTO DE 2013 • ANO XI I • Nº 2912

PUB

MOP$10

PUB

Ter para ler

Novo Código do Processo Penal passa na AL

Demorou mas foi. O novo Código do Processo Penal, que tanta tinta fez cor-rer nos últimos meses, foi aprovado, por unanimidade, pelos deputados que ainda apresentaram algumas dúvidas e sugestões relacionadas com o “papel da pessoa idónea na defesa de um arguido, quando não haja um advogado disponível”. O Governo ouviu e anotou. O documento seguir á agora para a sua redacção final. PÁGINA 2

Deputadosem uníssono

PUB

SUTIÃS DE AGNES LAM PARA SALVAR ESCRAVAS SEXUAIS MOÇAMBICANAS

PÁGINA 4

H7N9 JÁ CHEGOU A GUANGDONG. MACAU ESTÁ PREVENIDO, DIZEM AUTORIDADES

PÁGINA 7

A CERVEJA COM CUNHO ALEMÃO NASCEU HÁ 110 ANOS CENTRAIS

Page 2: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

COUTINHO FALOU DA QUESTÃO DOS ENCAPUZADOSMeses depois de ter visto o seu projecto de lei sobre os encapuzados ser chumbado na AL, José Pereira Coutinho aproveitou o debate sobre a pessoa idónea para falar sobre o assunto. “No caso dos encapuzados trata-se de alguém detido que continua a ter os seus direitos fundamentais. Pode-se melhorar o actual sistema? Está nas mãos da secretária”. Contudo, se Chu Lam Lam disse que não se tratar de uma “questão do âmbito do CPP”, o assessor de Florinda Chan referiu que “terá que ser discutida em sede própria”. A secretária optou por não fazer qualquer comentário.

TIAG

O AL

CÂNT

ARA

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

2 hoje macau segunda-feira 12.8.2013POLÍTICA

ANDREIA SOFIA [email protected]

I MAGINE-SE uma situação em que um arguido tenha de se apresentar em tribunal para julgamento e não haja

um advogado disponível para o defender, nem mesmo estagiário. No novo Código do Processo Penal (CPP), votado na especialidade na passada sexta-feira, prevê-se que, “em caso de urgência”, seja nomeada uma “pessoa idónea, de preferência licenciada em Direito”.

Apesar do novo diploma dispor desta nova regra, “um avanço” face à legislação anterior, como frisou o Executivo na Assembleia Legislativa (AL), o deputado Au Kam San levantou dúvidas sobre o conceito. “O que se entende por pessoa idónea em termos jurídicos?

NO período de interpela-ções antes da ordem do dia, no debate da passada

sexta-feira na Assembleia Le-gislativa (AL), o deputado Tsui Wai Kwan criticou as manifes-tações a favor da demissão da secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, que decorreram junto à colina da Penha. Contudo, não foram citados quaisquer nomes. “Foi possível constarem-se excessos na actuação dos manifestantes. Foi colocada uma mesa com a fotografia de um membro do Governo, diante da qual alguns manifestantes se curvavam como que num ritual fúnebre.

Coloane Proposta de voto de Ng Kuok Cheong chumbadaO debate de sexta-feira arrancou, antes das habituais interpelações, com a apresentação de uma proposta de voto por parte do deputado Ng Kuok Cheong, que pedia ao Governo para “reforçar as instruções para a protecção das montanhas” de Coloane e tratar “com a devida cautela os documentos do planeamento e os requerimentos das licenças das obras”. “Faço ainda votos de que as zonas não urbanizadas e compostas por montanhas e zonas verdes de Coloane sejam definidas como zonas de protecção ecológica através do planeamento urbanístico.” Mas a proposta apresentada por Ng Kuok Cheong seria chumbada pelos seus colegas, que invocaram o regimento da própria AL, falando do conteúdo da proposta como sendo “absurdo”. “Está a exigir à Administração para actuar e por isso não concordo”, disse Vong Hin Fai. “Estamos prestes a terminar a legislatura e é melhor concentrarmo-nos nas propostas de lei. Não sei porque é que o proponente não espera pela votação da lei do urbanismo”, disse Sio Chi Wai. - A.S.S.

PROCESSO PENAL QUESTIONADA IDONEIDADE NA DEFESA DO ARGUIDO

Ora aí está o novo Código

TSUI WAI KWAN CRITICA MANIFESTANTES CONTRA FLORINDA CHAN

Na cabeça ou no coração?

Esta clausula é um pouco vaga, em casos de urgência quem são as pessoas idóneas? Em processos especiais, ou em casos de urgência, onde não se consegue encontrar

um advogado, o individuo vai ser julgado? Vão aparecer situações destas. Tem que haver um meca-nismo para chamar advogados. O Governo parece que arrastou esta questão e deixou nas mãos dos juízes para resolver.”

Chu Lam Lam, directora do Gabinete de Reforma Jurídica e de Direito Internacional, disse que “o

juiz ou o delegado avaliam a situa-ção para nomear a pessoa idónea, que é alguém preferencialmente licenciado em Direito”.

Já o assessor jurídico da se-cretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, disse que os direitos de defesa do arguido ficam sempre garantidos. “Trata-se de uma situação residual à qual só

se recorre em último caso e é um avanço face ao regime anterior. Os juízes recorrerão aos funcionários judiciais com algum conhecimen-to de tribunais. Trata-se de uma questão que é importante que esteja legislada e não são apenas os direitos dos arguidos que estão em causa, mas sim a realização da justiça, que é um valor fundamental da sociedade.”

LEONEL ALVES FEZ PROPOSTAAu Kam San não se mostrou satis-feito com as explicações e fez várias intervenções sobre a mesma questão, com os seus colegas do hemiciclo, da área do Direito, a darem uma ajuda. “São situações raras”, disse o deputado nomeado Vong Hin Fai. “A Associação dos Advogados de Macau (AAM) tem procedido a um regime de turnos que os advogados estagiários têm de respeitar. O sis-tema de turnos é muito completo”.

Os deputados votaram por unanimidade o novo Código do Processo Penal na passada sexta-feira. Au Kam San quis saber mais sobre o papel da pessoa idónea na defesa de um arguido, quando não haja um advogado disponível. Governo garantiu principio da “realização da justiça”

O Governo parece que arrastou esta questão e deixou nas mãos dos juízes para resolverAU KAM SAN Deputado

A Associação dos Advogados de Macau tem procedido a um regime de turnos que os advogados estagiários têm de respeitar. O sistema de turnos é muito completoVONG HIN FAI Deputado

Leonel Alves disse que uma pessoa idónea “tem que ter co-nhecimentos mínimos do processo penal” em questão e que este tipo de nomeação “é temporária, numa situação excepcional e transitória”.

E fez uma proposta. “Quando aparece (na lei) a palavra advoga-do estagiário ou advogado para substituir a pessoa idónea, eu adi-taria licenciado em Direito, o que alargaria a protecção dos direitos”.

Florinda Chan disse que a sugestão “pertinente” seria acres-centada na redacção final do CPP.

participação em manifestações é legal, mas há que tomar atenção aos comportamentos. A população de Macau tem sido gentil e bondosa, espero que este tipo de mau ambien-te pare por aqui, sem afectar a sociedade”, disse ainda o deputado, que não deixou de apontar o dedo a um colega seu do hemiciclo.

“Houve um deputado que depois de ter participado nas manifestações de 30 de Junho teceu criticas ao facto dos autocarros terem ficado para-lisados. Esse deputado não se preocupa com o facto de haver uma paragem de autocarro em frente à Sede do Governo? É de facto surpreendente esta atitude quando defende o rigor do cumprimento das regras para os outros, mas não para si próprio.” - A.S.S.

Trata-se de um acto mais gra-ve de injuria e ofensa que se pode fazer contra essa pessoa, sendo considerado um acto condenável.”

Tsui Wai Kwan lança ainda farpas aos protagonistas. “To-das as pessoas que tomaram esta iniciativa de amaldiçoar e injuriar são intelectuais de Macau, incluindo indivíduos com formação superior, comen-taristas, docentes das nossas escolas e até mesmo professores universitários. Das duas uma, ou estão psicologicamente afectados ou têm mau coração.”

“Na verdade, todos podem expressar as suas opiniões e a Tsui Wai Kwan

Page 3: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

3 políticahoje macau segunda-feira 12.8.2013

Cinco deputados votaram contra o artigo que explícita as formas de criação dos planos urbanísticos com a futura lei do planeamento urbanístico, exigindo maior representatividade do hemiciclo. O diploma vai ser votado hoje

ANDREIA SOFIA [email protected]

F OI na passada sexta-feira que os deputados iniciaram a votação final da proposta de lei do planeamento urba-

nístico, mas houve muitas questões colocadas ao secretário Lau Si Io, da tutela das Obras Públicas.

Uma delas prende-se com o artigo que determina que os futuros projectos dos planos urbanísticos serão criados pelas Obras Públicas e terão o aval final do Chefe do Executivo. Muitos deputados pe-diram maior representatividade do hemiciclo nesta questão, tal como a ala da Associação Novo Macau, uma das mais intervenientes. “É importante que esses planos pas-sem pela Assembleia Legislativa

NO painel de interpela-ções apresentadas an-tes do debate sobre os

diplomas, vários deputados reagiram de forma negativa ao acordo recentemente assinado entre a TV Cabo, Governo e os anteneiros.

A deputada Kwan Tsui Hang falou do facto de alguns canais, actualmente gratuitos, poderem sair da lista de transmissão definida com o acordo. “Depois de recorrer ao erário público

URBANISMO DEPUTADOS QUESTIONAM ELABORAÇÃO DOS PLANOS

“Sem participação da AL e à porta fechada”Estou muito decepcionado porque há aqui um conflito na hierarquia jurídica. Este artigo contraria a Lei Básica e o Governo da RAEM tem de se responsabilizar por estas questões JOSÉ PEREIRA COUTINHO Deputado

São planos com carácter de política pública. Em Hong Kong estes planos passam pelo Chefe do Executivo e a nível internacional pelo GovernoLAU SI IO Secretário para as Obras Públicas e Transportes

PLANO DIRECTOR DENTRO DE DOIS OU TRÊS ANOSOs deputados quiseram ainda saber o calendário concreto para a elaboração do plano director no âmbito do urbanismo, o mais importante para definir o rumo de Macau nesta área. Isto porque o diploma não contem nenhuma data. O chefe de gabinete de Lau Si Io disse que “ao nível da legislação mundial não se prevêem datas para a criação dos planos, porque não são meros documentos técnicos e não é uma tarefa simples para prever. Mas vamos envidar esforços para dentro de dois ou três anos ser elaborado o plano director”.

TV CABO DEPUTADOS REAGEM AO ACORDO COM ANTENEIROS

“Viola os direitos fundamentais dos residentes”

(AL) e eu não vejo aqui consagrada essa participação”, disse Ng Kuok Cheong. Já Au Kam San frisou mesmo que “sem a participação da AL e à porta fechada não sabemos que planos vão ser criados e essas lacunas vão continuar”.

O diploma determina ainda que, no final de todo o processo, os planos urbanísticos sejam aprovados por regulamento admi-nistrativo complementar. Algo que o deputado José Pereira Coutinho questionou. “Estou muito decep-cionado porque há aqui um conflito na hierarquia jurídica. Este artigo contraria a Lei Básica e o Governo da RAEM tem de se responsabili-zar por estas questões.”

Lau Si Io garantiu que “neste momento a Lei Básica já confere competências à AL para fiscalizar

o Executivo e temos mecanismos para ouvir as suas opiniões”. O secretário disse ainda ser comum em outros países o Governo ter a decisão final sobre os planos urbanísticos. “São planos com carácter de política pública. Em Hong Kong estes planos passam pelo Chefe do Executivo e a nível internacional pelo Governo.” Na hora do juízo final, cinco deputados votariam contra estes artigos da proposta de lei.

CONSELHO QUESTIONADO Outro dos pontos mais fortes do de-bate prendeu-se com a composição do Conselho do Planeamento Ur-banístico (CPU), ao qual compete emitir pareceres sobre os planos urbanísticos e dar conselhos ao Governo sobre a sua criação. Mas

os deputados exigiriam saber se será um conselho isento e com profissio-nais credíveis. “O conselho deve ter em conta o interesse público e a sua transparência é muito importante”, disse Ng Kuok Cheong. Kwan Tsui Hang referiu que “o mais impor-tante são as opiniões do conselho e a nomeação dos membros é uma questão importante, porque vão emitir um parecer”.

Au Kam San levantou a questão da credenciação profissional. “Não temos um regime de credenciação, como é que os profissionais vão ser reconhecidos, é o próprio Governo que os avalia?”

A ligação dos futuros membros a associações foi outra questão colocada. “Têm que ser afastados os interesses individuais de cada associação”, disse Paul Chan Wai Chi.

O secretário disse que “não se trata de um conselho técnico” e que vão estar “diversos especialistas da sociedade com reconhecido méri-to”. “No futuro, aquando da elabora-ção do regulamento administrativo para o conselho, vamos garantir um elevado grau de transparência quanto ao seu funcionamento, e que seja um conselho credível. Há que ter em conta opiniões de vários níveis e garantir uma conjugação do carácter profissional e da opinião pública.”

O chefe do gabinete de Lau Si Io garantiu também que “o conselho vai assegurar a imparcialidade e garantir a divulgação antecipada de todas as matérias”.

Face à credenciação profissio-nal, o Executivo garantiu que já existe um regime para os enge-nheiros, sendo que para “outros especialistas em outras áreas” o regime ainda está “a ser alvo de

produção legislativa”. “O trabalho está quase pronto e na maior bre-vidade possível vamos concluir os trabalhos”, disse Lau Si Io.

O diploma continua hoje a ser analisado na especialidade, estan-do agendada a sua votação final. Estava agendada a discussão na especialidade votação da proposta de Lei de Terras e da Salvaguarda do Património, a qual transita para o plenário de hoje à tarde.

para suportar o custo do referido acordo, porque é que nem todos os canais do operador televisivo local (HM TDM e TDM Sport), cuja transmissão é gratuita, estão abertos ao público? Isto é completamente irra-cional. Este acordo viola os direitos fundamentais dos residentes, ao nível da recepção gratuita dos sinais televisivos.” Isto porque “a retransmissão de alguns canais da TDM já não é per-

mitida nem aos anteneiros nem à TV Cabo”.

Kwan Tsui Hang diz que o Executivo deve “distinguir bem os programas televi-

sivos pagos dos gratuitos” e fazer de imediato uma consulta pública quanto à possibilidade de abrir o mer-cado televisivo em Abril de 2014, mês em que termina o contrato de concessão com a TV Cabo.

“BALAS ÀS ASSOCIAÇÕES”Quem também questionou o assunto da transmissão dos canais foi o deputado Au Kam San, que referiu que “os governantes são bastante in-

competentes”. “O Governo gastou o dinheiro, mas 2\3 dos canais existentes foram cortados. Quanto a isto, os governantes recorreram ao pretexto do direito autoral. Trata-se apenas de uma parte da razão.”

Au Kam San diz ainda que “as eleições estão pró-ximas e, se nessa altura os cidadãos não puderem ver televisão, será o mesmo que oferecer as balas às associações candidatas e o

Governo a auto-queimar--se”. O deputado lembrou ainda a sua proposta de debate sobre o contrato de exclusividade da TV Cabo, a qual foi chumbada pelos seus colegas. “Tenho sempre criticado a solução infeliz que o Governo adoptou (...) pois optou pela conexão dos sinais televisivos à custa do erário público. A Assembleia frustrou a confiança dos cidadãos, das associações e também do Governo.” - A.S.S.

Page 4: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

PROGRAMAS EM BRAILLE SÃO POSSIBIL IDADEIp Son Sang também adiantou que a CAEAL está a considerar a possibilidade de entrega de programas políticos em Braille e que, embora não exista o voto em Braille, a lei permite o acompanhamento de deficientes na hora da votação. Até dia 9 de Agosto, foram recebidas um total de 2378 consultas, quatro sugestões e 16 queixas. A CAEAL já passou, até ao momento, três casos para o Comissariado Contra a Corrupção (CCAC) acompanhar. A CAEAL já escolheu também 1362 funcionários públicos a trabalhar para o organismo, que irão começar a receber formação para estarem aptos a trabalhar no dia das eleições a 15 de Setembro.

A ideia é que possam depois revender os artigos, cujo preço de mercado é elevado, a fim de melhorarem a sua situação de pobreza iminente e de escravidão sexual.

Foi produzido um documen-to falso onde se definiam a legalidade e ilegalidade de determinadas acções neste período de pré campanha eleitoral. Ip Son Sang disse que irá passar o caso aos órgãos competentes para investigação e escusa-se a apresentar uma proposta da própria CAEAL. Sobre a alegada compra de votos por uma associação ligada a Mak Soi Kun, o presidente da CAEAL disse estar a analisar o caso.

O ESSENCIAL

O ESSENCIAL

hoje macau segunda-feira 12.8.20134 política

CECÍLIA L IN *[email protected]

I P Son Sang diz ter recebido uma queixa de um cidadão sobre a existência de um guia falso na Internet – com direc-

tivas sobre acções legais e ilegais antes do período de campanha eleitoral. O presidente da Comis-são para os Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) indicou que o acto envolve res-ponsabilidade criminal porque o documento é de facto falsificado. A CAEAL considera o caso muito grave e entende encaminhá-lo para o órgão judicial competente para investigação. Por outro lado, Ip Son Sang disse não acreditar que haja casos semelhantes e não indicou se há intenção de ser a própria CAEAL a fazer este guia.

Recorde-se que o incidente ocorre depois de o grupo Consci-ência de Macau ter pedido linhas orientadoras claras sobre os actos que vão contra a lei eleitoral por, segundo Ip Song Sang, estarem limitadas fora de época da cam-panha eleitoral as reuniões, mani-festações ou formas de expressão públicas, sobretudo, que sejam associadas directamente a uma das listas candidatas.

O presidente da CAEAL disse que os comportamentos inadequa-dos, incluindo a “realização de reuniões ao ar livre para promoção eleitoral”, vão ser alertados pela comissão para não se voltarem a repetir, ainda que não sejam desautorizados por lei. As situa-ções em causa, explicou depois o secretariado da CAEAL, são, nomeadamente, uniformes com o

SEGUNDO o canal chi-nês da TDM, a revista mensal New Gen., cuja

directora é a candidata pela lista Observatório Cívico, Agnes Lam, associa-se a uma acção universal conhecida por “Donate a Bra – Give a Former Slave a Job” de doação de sutiãs em segunda mão.

Com o apoio dos postos de venda Kong Seng e In-donesia Street, que irão re-colher os sutiãs em segunda mão, a publicação pretende fazer chegar às mulheres moçambicanas estas peças de roupa interior. A ideia é que possam depois revender os artigos, cujo preço de mercado é elevado, a fim de melhorarem a sua situação de pobreza iminente e de escravidão sexual.

DOCUMENTO FALSO ASSINADO PELA CAEAL REVELA ACTOS LEGAIS E ILEGAIS ANTES DA CAMPANHA ELEITORAL

Guia feito à revelia

CANDIDATA FAZ DOAÇÃO DE SUTIÃS EM SEGUNDA MÃO PARA SALVAR ESCRAVAS SEXUAIS MOÇAMBICANAS

Agnes Lam junta-se a causa humanitária

será passado então às instâncias judiciais para averiguação. Ip Son Sang acredita, no entanto, que os residentes estão mais atentos. “Acredito que os cidadãos vão aproveitar bem o seu direito da votação, eles sabem distinguir se estão a ser corrompidos ou não. Para as listas de candidatura, gostaria de dar uma sugestão: às vezes o esperto na campanha é quem sai prejudicado na sua eleição”, salientou, sem deixar de antever que haverá mais actos de corrupção nestas eleições uma vez que há também mais listas candidatas.

Depois da CAEAL ter sido acusado de não ser pro-activa nos casos suspeitos de campanha ile-gal, o presidente da CAEAL veio negar a sua inacção e sublinhou que a comissão está a acompanhar activamente estas irregularida-des. - * com Rita Marques Ramos

nome dos candidatos, acções como inquéritos, promoções e banners na rua.

Porém, sobre a manifestação de ontem contra os estudantes estrangeiros que venham a tra-balhar em Macau - que à data se sabia do possível envolvimento de candidatos às eleições da AL, Ip Son Sang disse que o acto se prende com um processo político em curso (de direito de emprego pelos estudantes não-residentes).

MAK SOI KUN DEBAIXO DE MIRA Na segunda conferência de im-prensa sobre funções e promoção eleitorais, na sexta-feira, Ip Song San também se referiu à última polémica que envolve o candidato Mak Soi Kun pela lista União de Macau-Guangdong, cujo Centro de Actividades da Associação dos Amigos de Jiangmen, co-lectividade à qual pertence, terá alegadamente distribuído dinheiro e cabazes alimentares com as caras dos 10 candidatos da lista. O presidente da CAEAL garantiu que o caso está a ser analisado para perceber se esta é uma actividade regular da associação ou se alguém se está a aproveitar para incentivar os beneficiários para votarem na lista. E, no caso de se tratar de um caso de corrupção dos eleitores,

uma oportunidade às meni-nas para poderem voltar à escola e pagar as despesas ao mesmo tempo.

Os sutiãs podem ser de vários tipos - comuns, des-portivos, de crescimento e desenvolvimento – mas não devem apresentar-se danifi-cados ou manchados. Nesses casos e também tipos de sutiã mais ousados não serão aceites. Devem ainda, se pos-sível, ser entregues depois de lavados e embrulhados.

A actividade da doação realiza-se nos dias 17, 18, 24 e 25 de Agosto, próximos dois fins-de-semana, datas em que a Kong Seng - na Avenida Horta e Costa, Toi San e Taipa - e a Indonésia Street - no Ocean Plaza na Taipa - estarão a aceitar os sutiãs em segunda mão. - C.L.

A “Acção de Doação de Sutiã para Oferecer Amor”, segundo a página com o mesmo nome no Facebook, vem no seguimento de uma actividade da empresa de ca-ridade de Taiwan, Xiang Zi Ti, que será a intermediária da iniciativa local, já que irá recolher os sutiãs enviados pelos postos de venda locais, e depois transferi-los para Moçambique.

Segundo os dados de or-ganização não-governamen-tal “Free the Girls”, hoje em dia há 27 milhões escravos

sexuais, o maior número de sempre na história mundial. Entre eles, 80% são escravas femininas, incluindo muitos jovens menores. Em Mo-çambique muitas mulheres são obrigadas a ser escravas sexuais desde crianças.

O sutiã em segunda mão representa uma mudança nas suas vidas, acredita a organização, porque no país o sutiã é um produto de luxo, que mesmo em segunda mão pode ser vendido a preços elevados. “Free the Girls” quer oferecer, desta forma,

Page 5: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

PUB

HOJE

MAC

AU

5 políticahoje macau segunda-feira 12.8.2013

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 262/AI/2013-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se o infractor YU JIYU (portador do Salvo-Conduto de Dupla Viagem da R.P.C. n.° W28851xxx), que na sequência do Auto de Notícia n.° 24/DI-AI/2011 de 25.03.2011 levantado pela DST, por controlar a fracção autónoma situada na Avenida da Amizade n.° 1321, Edifício Hung On Center, Bloco III, 12.° andar V, Macau e utilizada para a prestação ilegal de alojamento, bem como por despacho do signatário de 06.08.2013 exarado no Relatório n.° 318/DI/2013 de 01.08.2013 foi determinada a aplicação de uma multa de $200.000,00 (duzentas mil patacas), e ordenada a cessação imediata da prestação ilegal de alojamento no prédio ou da fracção autónoma em causa, nos termos do n.° 1 do artigo 10.° e n.° 1 do artigo 15.°, todos da Lei n.° 3/2010. -------O pagamento voluntário da multa deve ser efectuado no Departamento de Licenciamento e Inspecção destes Serviços, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, de acordo com o n.° 1 do artigo 16.° da Lei n.° 3/2010, findo o qual será cobrada coercivamente através da Repartição de Execuções Fiscais, nos termos do n.° 2 do artigo 16.° do mesmo diploma. ---------------------------Da presente decisão cabe recurso contencioso para o Tribunal Administrativo, a interpor no prazo de 60 dias, conforme estipulado na alínea b) do n.° 2 do artigo 25.° do Código do Processo Administrativo Contencioso, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 110/99/M, de 13 de Dezembro e no artigo 20.° da Lei n.° 3/2010. ---------------------------------------------------------------------------Há lugar à execução imediata da decisão caso esta não seja impugnada. -------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. ---------------Direcção dos Serviços de Turismo, aos 06 de Agosto de 2013.

O Director dos Serviços, Subst.°,Manuel Gonçalves Pires Júnior

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO N.° 274/AI/2013-----Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se a infractora LI QIN(portadora do Salvo-Conduto de Dupla Viagem da RPC n.° W48615xxx), que na sequência do Auto de Notícia n.° 52.1/DI-AI/2011, de 13.07.2011 levantado pela DST e por despacho do signatário de 03.07.2013, exarado no Relatório n.° 138/DI/2013, de 21.06.2013 foi desencadeado procedimento sancionatório, por prestação ilegal de alojamento da fracção autónoma situada na Rua de Nagasaki n.° 80, Edf. Golden Peak, Bloco 1, 7.° andar G, Macau. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------No mesmo despacho foi determinado, que deve, no prazo de 10 dias, contado a partir da presente publicação, apresentar, querendo, a sua defesa por escrito sobre a matéria constante daquele Auto de Notícia, oferecendo nessa altura todos os meios de prova admitidos em direito. Nos termos do n.° 2 do artigo 14.° da Lei n.° 3/2010 não é admitida apresentação de defesa ou de provas fora do prazo. ------------------------------------------------------------------------------------A matéria constante daquele Auto de Notícia constitui infracção ao artigo 2.° da Lei n.° 3/2010, tal facto é punível nos termos no n.° 1 do artigo 10.° da Lei n.° 3/2010. -----------------------------------------------------------------------------------O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Direcção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. -----------------------------------------------------------------------------------------------------Direcção dos Serviços de Turismo, aos 06 de Agosto de 2013.

O Director dos Serviços, Subst.°,Manuel Gonçalves Pires Júnior

CECÍLIA L [email protected]

A Forefront of the Macao Gaming (FMG) realizou ontem uma ma-

nifestação contra os estudan-tes estrangeiros que possam vir a ser absorvidos no mercado de trabalho do ter-ritório depois de concluírem os seus estudos superiores. Segundo o presidente da as-sociação, Ieong Man Teng, 600 residentes participaram nas manifestações, números díspares dos anunciados pe-las autoridades locais - 400

O Governo precisa de estu-dar bem e concluir as in-vestigações sobre queixas

sobre a qualidade de construção nas habitações públicas. No caso de se comprovar que os empreitei-ros têm culpa, podem ser punidos com penalizações. Agora, a bola está do lado de moradores que devem apresentar os problemas ao Instituto de Habitação (IH) e

têm o direito de exigir reparações no prazo de dois anos. “Claro que a primeira coisa a fazer é analisarmos cada caso. Será que são problemas relacionados com a qualidade, com a construção ou têm outra origem? Antes de tomar-mos uma decisão temos de per-ceber qual a causa do problema”, indica o arquitecto Luís Madeira de Carvalho, técnico do Gabinete

para o Desenvolvimento de Infra--estruturas (GDI) em declarações divulgadas pela TDM.

O responsável contextualiza a situação antes de garantir que são pedidas responsabilizações ao construtor caso se prove que a culpa de determinado problema é sua. E, nessa altura, nomeadamente em casos graves, há lugar a indem-nizações.

O Governo foi levado a pronun-ciar-se sobre o problema, depois de ter espoletado problemas de oxi-dação na canalizações do edifício do lago na Taipa, apenas passados cerca de oito meses de terem sido entregues as chaves aos morado-res. “Ainda estamos a analisar se o problema foi causado por uma danificação do filtro protector anti--ferrugem dos canos, quando foi

instalado. Ou se por um problema de instalação dos canos ou até de pressão que acabou por causar essa oxidação”, explica Madeira de Carvalho, ao evidenciar que as causas ainda estão a ser estudadas.

Sobre as habitações públicas da Ilha Verde, também alvo de quei-xas de má qualidade por parte dos residentes, não foi feito qualquer comentário.

MANIFESTAÇÃO CONTRA ABSORÇÃO DE RESIDENTES ESTRANGEIROS NO MERCADO DE TRABALHO

Aposta de risco para a população

HABITAÇÃO PÚBLICA MORADORES PODEM PEDIR REPARAÇÕES NO PRAZO DE DOIS ANOS

Governo não exclui penalizações para construtoras

MELINDA CHAN REALIZA CONFERÊNCIAÀ margem da manifestação, também a candidata e actual deputada Melinda Chan, realizou um seminário para discutir o assunto. O professor da Universidade de Macau (UMAC) Chan Kin San, participante na iniciativa, considera que o desenvolvimento económico de Macau depende da cooperação inter-regional e, por isso, se o território depender apenas dos estudantes locais vai ter dificuldades no seu desenvolvimento. Nesse sentido, considera, será necessário arranjar estudantes estrangeiros para trabalharem em Macau, nomeadamente, vindos dos países da língua portuguesa e do continente. A politica prova-se ainda importante para o intercâmbio cultural e desenvolvimento turístico. A presidente da Rede de Convergência de Sabedoria de Macau, U Wai Ang, propõe que o Governo use o sistema de pontuação para atrair os profissionais, sem se mostrar de acordo com um mecanismo de atracção, sem critérios, de estrangeiros para trabalhar em Macau.

A contratação de estudantes não-residentes vai baixar o salário médio dos residentes e a qualidade de vida da população. Estas são as ideias defendidas pelos funcionários do jogo que se opõem à importação de mão-de-obra estrangeira

manifestantes.“É das maio-res manifestações sempre com os funcionários de jogo a participarem espontanea-mente”, salientou.

Os receios vêm na primei-ra pessoa. Os funcionários do jogo entendem que os seus cargos estão a ser tomados por não-residentes. “Agora, além dos croupiers, são quase todos empregados estrangei-ros. Se o Governo abrir a porta aos estudantes estrangeiros, isso deverá baixar o salário médio e, consequentemente, influenciar negativamente o nosso emprego”, referiu uma croupier, sob anonimato.

Outra manifestante, de-fensora de um aumento do nível de profissionalização dos funcionários do jogo para se adaptarem ao desen-volvimento da indústria, não

se decidiu sobre esta matéria. E isso não aceitamos. Por isso realizámos esta manifesta-ção.” Além da FMG, Lei Kin Ion e outros activistas também entregaram uma outra petição - numa faixa de protesto - com cerca de mil assinaturas contra a política.

concorda com o aumento dos empregados estrangeiros, sobretudo, por causa da fraca capacidade de acolhi-mento da cidade. “Macau já é pequena, as situações de habitação e trânsito também são intensas, se o Governo importar mais funcionários estrangeiros, terá um impac-to negativo sobre a nossa qualidade da vida”, frisou.

Além da FMG, associa-ções de operários e de jovens também participaram nas manifestações, incluindo a Associação de Mútuo Auxí-lio dos Operários de Macau, a Associação de Força do Povo e dos Operários, a As-sociação de Activismo para a Democracia e a Juventude Dinâmica de Macau. Mas também marcaram presença alguns candidatos.

Ieong Man Teng, o núme-ro três da lista de Jason Chao, Liberais da Nova Macau, disse que, nos últimos dias,

foram recolhidas cerca de seis mil assinaturas de residentes que se opõem à contratação de estudantes estrangeiros. “O Governo está a realizar uma consulta pública sobre esta política para saber qual a opinião da população, no entanto, para mim, já há muito

Page 6: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

6 hoje macau segunda-feira 12.8.2013SOCIEDADE

A S antenas terrestres ou receptores satélite não vão conseguir restituir a todos os residentes

os canais perdidos aquando da assinatura do acordo entre a TV e os 14 anteneiros. Esta solução, apresentada pelo Governo, contém algumas ressalvas. “Macau tem uma situação própria. Muitos apartamentos em Macau têm uma antena própria. No entanto, na realidade pode ser impraticável todas as casas receberem o sinal. Só posso dizer a toda a gente que há essa possibilidade. Mas depende da zona, localização e do que está em redor do edifício. Alem disso, nem todas as casas vão poder fazer essa instalação”, reconhece o di-rector dos Serviços de Regulação de Telecomunicações, Tou Veng Keong, em declarações veiculadas pela TDM na sexta-feira, depois de se ter registado uma crescente procura por estes aparelhos.

O problema, ainda assim, não é assumido pelos próprios anteneiros. “Tendo em conta que agora mudou para o sinal da TV Cabo, as pessoas só podem receber os sinais da operadora por agora. Ainda não há uma solução. No

EM finais do mês passado, o HM deu conta de um site

que publicita conteúdo sobre Flamingo Macau, um hotel falso que alega ser “o maior casino da China” e “o mais bonito de toda a Ásia”. O sitio online, já desactivado, tentava enganar pessoas para com-prarem cartões de membros e encomendarem quartos mas, duas semanas depois, captou a atenção do Ministério Público (MP), que já avançou com um inquérito de burla.

Segundo um comunica-do publicado na sexta-feira pelo MP, desde Julho do ano passado, o organismo rece-beu queixas do público que recebeu correio electrónico e telefonemas de pessoas que afirmam ser do “Grupo Internacional Ilha Doura” e “Grupo Internacional Fla-mingo”, que usaram o nome de autoridades e órgãos ju-diciais locais com carimbos falsos, com a intenção de enganar as vítimas. Nas car-tas, era indicado que podem trocar por dinheiro as fichas

OS subsídios de apoio aos gastos com água vão ser reduzidos para as residências do

terceiro escalão do mecanismo de tarifas de água canalizada (que consomem, pelo menos, 57 metros cúbicos a um valor actual de 5,27 patacas por metro cúbico). No entanto, ainda não é certo qual o montante de redução, já que só deverá ficar definido em Junho de 2014. “Temos de considerar muitos elementos para o cálculo, incluindo o preço da água importada e a variação desse preço. Por isso, neste momento não podemos calcular quanto vai diminuir”, explicou Wang Man Tou, da Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e De Água (DSAMA), em declarações repro-duzidas no canal televisivo da TDM. “Num calendário preliminar esperamos terminar e implementar os novos ajustamentos em Junho do próximo ano”, garantiu.

De fora, indica o Governo, ficam as residências que se inserem nos primeiros dois escalões do mecanismo de tarifas de água canalizada, que entrou em vigor em 2011. Neles se incluem os consumidores que não excedem os 56 metros cúbicos de água consumida (cujas tarifas são de 4,35 patacas/metro cúbico, até aos 28 metros cúbicos, e de 4,83 patacas/metro cúbico, dos 29 aos 56 metros cúbicos).

O anúncio foi feito na sexta-feira, de-pois da Universidade de Macau (UMAC) ter apresentado os resultados do “Inquérito

sobre a Eficácia do Mecanismo de Tarifas de Água Canalizada”. No mesmo, a maioria dos cerca de 1000 inquiridos residenciais e não residenciais concordam que os fins do mecanismo podem incentivar a poupança de água. Os utentes domésticos também concor-dam que os utentes que consomem mais água devem pagar mais, sendo que, cerca de 80% dos inquiridos indica que o sistema de três escalões pode concretizar este princípio de que quem mais consome, mais deve pagar.

Por sua vez, cerca de 65% dos in-quiridos disse ter instalado dispositivos economizadores de água, o que demonstra a consciência e hábito de poupança de água do sector doméstico. E 90% dos consumidores não residenciais disse já ter instalado estes equipamentos. Já 40% dos casinos inquiridos referiram que as despesas de água representam actualmente uma parte pequena das despesas totais pelo que não adaptaram medidas especiais para responder ao aumento das tarifas de água.

Alem da redução dos subsídios, o Go-verno já tinha anunciado na semana passada o aumento das tarifas em 12% no próximo ano devido à subida do custo de abasteci-mento de água na região vizinha, que diz ser alvo de inflação crescente. – R.M.R.

JORNALISTAS LIBERDADEDE INFORMAÇÃO EM CAUSAA Associação dos Jornalistas de Macau (AJM) lançou uma declaração no sábado, onde se diz atenta redução dos canais de televisão. “A intervenção do Governo da RAEM causou danos à liberdade de informação dos cidadãos que devem gozar desse direito. Antes, a maioria dos cidadãos podiam receber cerca de cem canais de TV a baixo preço ou mesmo grátis mas agora foram reduzidos para 40 canais. A liberdade de receber as informações é um direito humano básico, e vem também consagrado na Lei Básica. Por isso, a AJM sublinha que os cidadãos não devem ser controlados por poder político ou comercial uma vez que nunca fizeram nada contra a lei”, explica a missiva. O Governo retirou muitas vezes que a decisão tem em vista o direito autoral mas a associação considera que esta razão não é plausível. O AJM disse ainda que o Governo tem que ter por base o interesse publico nas suas decisões deve instar a TV Cabo a consultar os detentores do direito autoral destes dois terços dos canais de modo a conseguir voltar a transmiti-los. A DSRT também tem que publicar as respostas dos detentores dos canais cancelados para esclarecer as duvidas dos cidadãos e aumentar a transparência da Administração.

Cartas de grupos associados ao “Flamingo Macau”eram falsamente carimbadas pelo Ministério Público

Subsídios de apoio nas facturas de águavão diminuir no próximo ano

ANTENAS TERRESTRES OU SATÉLITE PODEM NÃO CONSEGUIR CAPTAR CANAIS EM SINAL ABERTO

Solução só para algunsentanto, esse problema pode ser resolvido com as tais antenas [...] Não absolutamente problema algum com a recepção dos sinais (através das antenas terrestres)”, frisou Lam Huan, director de uma companhia de antena.

Sobre o cancelamento de trans-missão dos dois canais da TDM – HD e Desporto –, o responsável garantiu que não é que o Governo proíba o seu acesso mas tem agora de clarificar a questão dos direitos

de autor no acordo firmado entre as companhias.

O novo pacote inclui mais de 30 canais - distribuídos pelas redes digital e analógica – mas deixa de fora alguns canais a que os residen-tes tinham acesso anteriormente, tais como estes dois.

TV CABO AMEAÇA ACABARACORDO MAS DSRT NÃO CEDEOs ânimos exaltaram-se ontem no programa Fórum da TDM, do canal

chinês. Depois de muitas críticas dos residentes que se encontravam na audiência, devido à redução de canais, o director comercial da TV Cabo, Cheang Kong Io, admitiu can-celar o acordo celebrado na semana passada entre a operadora e os ante-neiros, que tem como intermediário o Governo. “O acordo obriga a TV Cabo a providenciar serviços sobre pressão. Se esta situação continuar, para proteger os nosso direitos po-demos vir a discutir com os nossos advogados o cancelamento do acordo de cooperação com os anteneiros”, ameaçou. Tou Veng Keong, director da DSRT, só reagiu no fim do progra-ma em declarações à imprensa. “O Governo não vai ceder às ameaças de ninguém [...] Garantimos aos residentes que não vai haver nada que impeça a população de ver tele-visão. Achamos que a TV Cabo não

tem de estar a provocar problemas extra neste momento e a arranjar dificuldades com o acordo”, frisou o governante, antes de sair do local de gravação por meio de apupos que pediam a sua demissão.

JOGOS DE FUTEBOL RISCADOS DA TVMacao Tri-decade Action Union entregou ontem três cartas à TDM, TV Cabo Macau e DSRT a pedir que o número de canais não seja reduzido. O presidente da associa-ção, Kou Ngon Fong, disse que como agora os cidadãos não têm acesso ao canal TDM HD e TDM Desporto, os cidadãos não podem ver os jogos de futebol da Premier League, o campeonato inglês, já que era apenas nesse canal que estes jogos eram transmitidos de forma gratuita.

oferecidas pela empresa, por meio de sorteio, mas seria necessário procederem primeiro ao pagamento de impostos. Nestas mesmas missivas, que os “grupos” mandaram às vítimas em nome de órgãos judiciais, estava um carimbo falso do MP e assinatura de um juiz, cujo nome não foi divulgado.

O delegado do Procu-rador, titular do processo, considerou o caso muito grave já que reproduz danos

sociais elevados num caso onde são apontados fortes indícios de crime de falsi-ficação dos documentos. O MP já iniciou uma investi-gação sobre este caso, e ao mesmo tempo, lembrou os cidadãos por via de correio electrónico e telefone para não serem enganados.

O MP iniciou também as medidas com os órgãos judi-ciais de outros países e regiões para investigar e combater os crimes de burla, apelando ao público, no comunicado, para aumentar o seu estado de alerta para evitar quaisquer danos no contexto de aumento de crimes transfronteiriços por uso de computador e internet.

O HM descobriu ontem que o portal online já está desactivado mas no motor de busca ainda é possível encontrar uma descrição sobre o Flamingo Macau como um casino com 3000 ‘slot machine’, 2500 quartos de luxo, mais de 50 restau-rantes e com a maior piscina coberta do mundo. - Z.X.

Page 7: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

7 sociedadehoje macau segunda-feira 12.8.2013

ZHOU XUEFEI *[email protected]

O novo caso de infecção de gripe das aves descoberto em Huizhou, na província de Guangdong, deixa Macau

num radar de risco. O Governo, por meio do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) garante que não há risco de contaminação, já que não importa animais desta cidade, enquanto os Serviços de Saúde (SS) afiançam que Macau está preparado para qualquer eventualidade.

pacientes, alem de vários recursos para o controlo das infecções. “Os SS têm grandes reservas de vacinas contra o vírus e locais de isolamento dos pacientes, alem de vários recursos para o controlo das infecções. A quantidade de medicamentos de combate ao vírus é suficiente para 190 mil pessoas”, explica Lam Chang, director do Centro de Controlo de Doenças dos Ser-viços de Saúde de Macau, em declarações divulgadas pela TDM.

Numa entrevista ao jornal Ou Mun, Lam indicou que os SS têm prestado muita atenção e muitos recursos na prevenção da gripe, para encarar a situação actual e que será estreitado o canal de comunicação com o IACM e departamentos de saúde das regiões vizinhas.

O responsável lembra ainda o público para não comprar aves não qualificadas nem contactarem com aves vivas. Caso haja o mínimo sinal de gripe, lembra, é preciso ir ao hospital o mais rápido possível. Lam disse ainda que não há certezas de que o vírus seja transmitido entre pessoas. “Até esta altura não há qualquer prova de que o vírus H7N9 possa ser transmitido entre seres humanos.”

As autoridades da província vizinha lançam, porém, o alerta às Regiões Admi-nistrativas Especiais. O Departamento de Saúde da Província de Guangdong reali-zou uma reunião no sábado para discutir sobre o trabalho de prevenção da gripe, confirmando a possibilidade de que o vírus se pode espalhar a Macau. Para evitar a

RITA MARQUES [email protected]

O grupo Caesers Entern-tainment concordou em vender o campo de

golfe de Macau ao grupo asiá-tico Pearl Dynasty Investment Ltd por 438 milhões de dólares norte americanos (3,5 mil mi-lhões de patacas), desistindo de esperar pela autorização aos direitos de exploração sobre um casino-resort no território.

Segundo noticia o The Wall Street Journal, na edição online de sexta-feira, a empresa norte--americana pagou 578 milhões de dólares (4,6 mil milhões de patacas) em 2007 pelo campo de golfe com a esperança de usar o terreno para construir

um empreendimento de jogo. Mas a Caesers não recebeu até hoje qualquer permissão para construir o casino, já que desde 2002, aquando da liberaliza-ção do jogo, o Governo não emitiu mais do que as actuais seis licenças de operação de jogo (entre concessionárias e subconcessionárias).

Por isso, colocou a proprie-dade de 175 hectares à venda, depois de desvalorizar o preço da área em 101 milhões de dólares norte-americanos (814 milhões de patacas) no segundo trimestre do ano passado. De-pois de formalizado o acordo, o grupo perde assim cerca de 140 milhões de dólares (1,1 mil milhões de patacas) face ao valor de compra. Para já,

no entanto, ainda só recebeu na passada quinta-feira cerca de 65 milhões de dólares e espera receber o restante nos próximos 90 dias, num acordo que estipula que a Pearl Dinasty pode formalizar a compra no mês seguinte sendo, no entanto, obrigada a uma compensação de oito milhões de dólares americanos (64 milhões de patacas).

A empresa pretende usar os recursos para financiar outras dívidas ou na recompra de obrigações de dívida, de acordo com um comunicado da Securities and Exchange Comission dos EUA, índica a Reuters.

A empresa foi adquirida por um consórcio liderado por duas empresas de capital privado em 2008 no valor de 30,7 mil milhões dólares (241 mil milhões de patacas) e tornou-se pública no ano passado. Está agora a lutar para lidar com uma dívida que ascende aos 20 mil milhões de dólares (157 mil milhões de patacas), de acordo com seus resultados provisórios anunciados a 30 de Julho.

Rusga policial detém 36pessoas em casinos e discotecas

UM batalhão policial com 220 membros da Policia de Segurança Pública (PSP) e Poli-

cia Judiciária (PJ), conjuntamente com as forças policiais de Hong Kong e Guangdong, invadiu os casinos e discotecas de Macau, sexta-feira à noite. Foram 36 os detidos por, entre outras ilegalidades, suspeita de tráfico de drogas. A rusga policial, de grande escala, levou a que fossem encontradas na posse de três chineses do Continente 70 gramas de quetamina no interior de uma discoteca e outros nove cúmplices apanhados noutros locais.

Para além de suspeitos de tráfico de droga, entre os 36 detidos, cinco são suspeitos de permanência ilegal, oito de excesso de permanência, um de declaração falsa, outro de injúria qualificada por insultar os polícias ao ser pedida identificação, três por entrada nos casinos com menor de idade e seis empregados ilegais em discotecas.

As autoridades pediram ainda identificação a 1200 pessoas e levaram 115 para interrogatório, sendo que a operação apanhou no total mais de mil suspeitos nas três regiões.

Segundo jornal Ou Mun, há polícias espe-ciais com metralhadoras nas entradas e saídas dos casinos e os chefes da polícia também foram comandar as acções. Ma Io Kun, adjunto do Comandante-Geral da PSP, disse ao Ou Mun que o objectivo da operação é combater e prevenir crimes de diversos tipos, bem como promover a segurança pública. Em relação ao aumento de casos criminosos, nomeadamente casos de tráfico de droga, Ma acredita que tem a ver com o sector do jogo, sublinhando que a polícia está a aumentar a comunicação com as regiões vizinhas para combater crimes trans-fronteiriços. Contudo, o comandante-geral não se mostrou a favor do tratamento obrigatório dos toxicodependentes por considerar necessário consenso social para formular nova lei. - Z.X.

Macau com cerca de 592 mil habitantes no final de Junho

A população de Macau estava estimada no final de junho em 591.900 pessoas, mais

5.600 do que no primeiro trimestre do ano dado o aumento do número de trabalhadores não residentes, indicam dados oficiais divulgados.

De acordo com os Serviços de Estatística e Censos de Macau, 51,7% da população local, ou 306.200 pessoas, eram do sexo feminino.

No final de Junho existiam em Macau 121.194 trabalhadores não residentes - autorizados a perma-necer no território enquanto vigorar o seu contrato de trabalho -, mais 6.478 do que no primeiro tri-mestre do ano, bem como 800 imigrantes chineses e 360 indivíduos foram autorizados a residir no território, o que corresponde a um acréscimo de 120 e 268 pessoas, respectivamente.

No segundo trimestre do ano nasceram na Re-gião Administrativa Especial chinesa 1.524 nados vivos, menos 5,3% do que nos três primeiros meses do ano, dos quais 842 eram do sexo masculino.

No mesmo período foram registados 442 óbitos, menos 49 do que no primeiro trimestre, tendo as principais causas de morte sido tumores (165 óbitos), doenças do aparelho circulatório (104) e do aparelho respiratório (63). - Lusa

3,5mil milhões de patacas foi

quanto a Pearl Dynasty pagou

para ficar com os campos de

golfe da Caesers

GRIPE DAS AVES SERVIÇOS DE SAÚDE ASSEGURAM QUE TÊM RESERVAS DE MEDICAMENTOS E VACINAS SUFICIENTES

Perigo espreita: Macau no radar

situação, o organismo lembra Hong Kong e Macau para estreitar a cooperação com Guangdong a fim de reforçar o controlo.

VÍTIMA EM ESTADO CLÍNICO RESERVADOA mulher tem 51 anos e encontrava-se com febre há mais de uma semana antes de ir para hospital de Huizhou no dia 3 de Agosto. O estado cada vez pior, devido a duas insuficiências cardíacas no dia 6 e 7 de Agosto, forçou o hospital a mandar a doente para a capital da província, Can-tão, onde foi detectado o vírus de H7N9 numa amostra de sangue da doente. O diagnóstico foi confirmado no sábado

pelo laboratório do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da China.

Zhong Nanshan, cientista e mestre na área de controlo de doenças respiratórias, foi mandado para Guangzhou a fazer con-sulta junto com muitos outros médicos e especialistas. Na conferência de imprensa, ele contou às média que ainda não se sabe se a gripe vai expandir para uma epidemia na região, divulgando que estão a ser feitos testes para detectar mutações genéticas que, caso existam, trará uma situação mais complicada.

Zhong disse ainda que o sistema car-diopulmonar da doente está gravemente danificado, o que a leva a sobreviver há quatro dias com a ajuda de um ventilador respiratório. “O índice de oxigenação dos saudáveis ronda os 300 mas o dela é de apenas 77, sendo o índice médio doutros contagiados 114”, conta o cientista.

O especialista avançou ainda que de entre as 96 pessoas que tiveram contacto próximo com a mulher, 42 ainda estão em estado de observação. O filho da doente, que ficou com febre no dia 8 e 9 de Agos-to, obteve resultado negativo no teste de vírus, mas, segundo Zhong, ainda precisa de fazer mais alguns testes de despiste.

Depois deste novo caso, o número de casos de infectados com a gripe das aves sobre para 133, deixando um rasto de 43 vítimas mortais até ao momento. - *com R.M.R.

CAESARS DESISTIU DE ESPERAR PELA LICENÇA DE JOGO E VENDEU O CAMPO DE GOLFE

Empresa americana sai de jogo

Page 8: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

8 hoje macau segunda-feira 12.8.2013CHINA

PUB

PRECISA-SEJornalista fluente em português,

inglês, cantonês e mandarim

Por favor, contactar o nosso jornal através do número de telefone 28752401

O Governo chi-nês instou as celebridades do país a as-

sumirem responsabilidades sociais e a desempenharem um papel mais construtivo na Internet, através da “promo-ção das virtudes”, noticiou a agência oficial Xinhua.

As celebridades chi-nesas, com influência na opinião pública na socieda-de virtual, deviam aportar mensagens mais positivas e construtivas aos cidadãos chineses, disse Lu Wei, di-rector do organismo estatal relativo à informação na Internet, numa reunião rea-lizada no sábado em Pequim.

O Governo espera que as figuras públicas chinesas defendam a lei e ordem, assim como promovam as virtudes e confiança, disse Lu Wei, em comunicado. “Eles devem dar o exemplo na protecção dos direitos

MUITAS províncias chinesas têm construído bairros inteiros ou cidades que estão praticamente

vazias, “por falta de planeamento” face ao ‘boom’ do mercado imobiliário chinês, advertiu um responsável pelo urbanismo no Governo chinês, citado pela agência oficial de notícias Xinhua.

Segundo Runling Qiao, vice-diretor do Centro de Desenvolvimento Urbano da China, “quase cada localidade de ta-manho médio ou grande tem planos para construir”, na periferia, apostando numa urbanização rápida para estimular o cres-cimento económico.

Em muitos casos, as novas plantas das cidades são ainda maiores que as dos mu-nicípios que as promoveram e, por vezes, estão quase ou completamente vazias, disse Runling Qiao, cuja instituição que dirige depende do equivalente a um ministério de

economia. “A China tem actualmente um excesso de oferta de cidades”, disse aquele responsável no fórum de desenvolvimento urbano realizado na província oriental de Jiangxi, dando como exemplo o caso de Kangbashi, uma cidade do norte da China, na Mongólia interior, projectada para acomodar 1,5 milhões de pessoas mas que atraiu somente dezenas de milhar de compradores, apesar de ter parques faraónicos, teatros e museus.

Estatísticas oficiais revelam que a terra urbanizada na China aumentou 83,41% entre 2000 e 2010, enquanto a população urbana cresceu apenas 45,12 por cento nesse período.

O Governo central chinês está preocu-pado com a gestão económica de muitos conselhos locais, fortemente endividados, e, recentemente, anunciou uma auditoria à dívida do Estado, que começou no dia 1 de Agosto.

QUATRO navios pa-trulha chineses volta-ram a entrar nas águas

territoriais das disputadas ilhas controladas pelo Japão, mas cuja soberania é reivindica-da por Pequim, informou a guarda costeira nipónica. “Estamos a dizer-lhes para abandonarem a área”, disse o porta-voz da guarda costeira nipónica à AFP.

Os barcos penetraram na zona de 12 milhas náuticas

GOVERNO INSTA CELEBRIDADES A ASSUMIREM RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNET

Tudo uma questão de influência

EXCESSO DE CIDADES NOVAS VAZIAS PREOCUPA PEQUIM

Fantasmas a maisNAVIOS CHINESES VOLTAM ÀS ÁGUAS TERRITORIAISDE ILHAS DISPUTADAS COM JAPÃO

A eterna questão(pouco mais de 22 quiló-metros) em torno das ilhas Diaoyu, pouco depois das 9h locais, de acordo com as autoridades japonesas.

Os navios fazem parte de um conjunto de cinco embarcações que na última semana tem entrado e saído das águas territoriais do arquipélago desabitado no Mar da China Oriental.

O Ministério dos Negó-cios Estrangeiros japonês

legais dos cidadãos e de-nunciar qualquer actividade que prejudique a reputação e interesses das outras pes-soas”, afirmou.

As redes sociais chinesas ganharam um desenvol-vimento rápido nos anos recentes, com mais de 1,2 biliões de contas abertas em

cerca de 103 redes de micro blogues.

No Sina Weibo e t.qq.com, duas das maiores redes sociais chinesas, o número de contas com um mínimo de um milhão de seguido-res ascendeu a 3.300, e as que têm um mínimo de 10 milhões de seguidores estão

estimadas em cerca de 200.Cerca de uma dúzia des-

tas redes sociais de maior influência participaram na reunião de sábado, de acordo com o comunicado, citado pela Xinhua.

Os participantes no en-contro concordaram que todos deveriam ser res-

ponsáveis pelo que dizem e fazem online, uma vez que a Internet está também sujeita às leis e regras morais no mundo real, adiantou o comunicado.

A reunião sobre a In-ternet ocorreu depois de a cantora Wu Hongfei ter sido presa e libertada no início

deste mês, por comentários realizados na Internet.

A cantora chinesa de-sencadeou o debate sobre a liberdade de expressão ao manifestar o desejo de lançar bombas contra edifícios go-vernamentais. Wu Hongfei disse que queria atingir a autoridade habitacional de Pequim e um comité de bairro.

A imprensa reportou que Wu Hongfei foi detida sob suspeita de “falso alerta terrorista”, um crime punido com um máximo de cinco anos de cadeia.

Numa votação online informal conduzida pela estação estatal CCTV, 80 % dos votantes não considera-ram que as palavras de Wu constituíam um crime.

Os comentários de Wu Hongfei foram registados pouco depois de um indiví-duo ter detonado um enge-nho explosivo artesanal no aeroporto da capital chinesa, invocando queixas contra o Governo local.

O indivíduo, Ji Zhong-xing, acabaria por ser formal-mente preso e pode enfrentar até dez anos de prisão, disse o seu advogado à AFP.

convocou na quinta-feira o enviado de Pequim, depois de navios gover-namentais chineses terem permanecido durante mais de um dia nas águas terri-toriais em torno das ilhas Diaoyu, naquela que foi a incursão mais prolongada desde que as tensões sobre o disputado arquipélago ganharam novo fôlego no ano passado.

A disputa territorial entre a China e o Japão em torno das Diaoyu tem décadas, mas agravou-se em Setem-bro do ano passado, depois de Tóquio ter anunciado a compra de três dos cinco ilhotes do pequeno arqui-pélago, de apenas sete qui-lómetros, administrado, de facto, pelo Governo japonês.

O arquipélago desabi-tado, mas potencialmente rico em recursos minerais, situa-se a cerca de 120 milhas náuticas de Taiwan, que também as reivindica, e a 200 milhas náuticas de Okinawa, no extremo sul do Japão.

Page 9: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

9

Não há uma lei específica que proíba a prática, mas especialistas alertam para o fato de que esse leite não passa por nenhuma fiscalização.

O ESSENCIAL

chinahoje macau segunda-feira 12.8.2013

O caso do leite em pó contaminado por uma bacté-ria, que preocu-

pou todo mundo, fez o Gover-no da China anunciar novas medidas de fiscalização.

A crise no mercado de leite na China está a ficar cada vez mais séria e os chineses já não confiam no leite produzido no país – a última polémica refere-se a um caso de contaminação, há cinco anos. Agora, o leite importado apresentou, igualmente problema. Por isso, uma grande franja da populaçao recorre ao leite materno.

Existem casos de mães que estão a tirar o leite e a vendê-lo por mais de 6.284 patacas, o dobro do que cus-taria o leite em pó importado na China. O leite materno, assim, virou mercadoria. E de luxo. Não há uma lei es-pecífica que proíba a prática, mas especialistas alertam para o facto de que esse leite não passa por nenhuma fiscalização.

Os chineses estão assus-tados. Em 2008, leite chinês adulterado matou seis crian-ças. E na semana passada, foi retirado das prateleiras leite em pó importado da Nova Zelândia que estava conta-minado com uma bactéria que provoca o botulismo.

TRINTA e uma pessoas morre-ram no leste da China desde Julho devido a uma onda de

calor que já atingiu as temperaturas mais altas dos últimos 140 anos, in-formou a imprensa oficial chinesa.

As autoridades da província de Zhejiang, no leste da China, reve-laram que 15 pessoas morreram devido ao calor desde o início de Agosto.

Na vizinha Xangai, onde na quarta-feira foram registados 41 graus Celsius, foi noticiada a morte de 10 pessoas em Julho devido ao calor.

Inflação na China subiu para 2,7 %em JulhoA inflação na China subiu para 2,7 % em Julho, quando comparada com igual mês do ano anterior, e manteve-se estável em relação a Junho, revelam dados oficiais hoje divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas. O Índice de Preços no Consumidor (IPC), o principal indicador da inflação, esteve ligeiramente abaixo dos estimados 2,8 %, de acordo com a previsão de uma pesquisa de 14 economistas pela Dow Jones Newswires. A subida do IPC é idêntica à registada em Junho e segue abaixo do limite máximo estabelecido por Pequim para este ano, situado nos 3,5 %, e acima da taxa real do ano passado de 2,6 %. A inflação em Julho foi impulsionada pelos preços dos alimentos, que contribuíram com 1,61 pontos percentuais, indicam os dados. Durante os primeiros sete meses do ano, a inflação fixou-se numa taxa anual de 2,4 %. A segunda maior economia do mundo cresceu 7,8 % em 2012, o seu ritmo anual mais lento em 13 anos. O crescimento caiu para 7,7 % no período de Janeiro a Março e diminuiu ainda mais para 7,5 % no segundo trimestre.

Europa Polícia prende 75 pessoas por tráfico de imigrantes chinesesAs polícias espanhola e francesa prenderam 75 pessoas, 51 em Espanha e 24 em França, por introduzirem ilegalmente chineses em diversos países europeus e nos Estados Unidos através de uma rede de cobrava aos imigrantes entre 40 e 50 mil euros. Entre os presos, segundo a Direcção Geral da Polícia, encontram-se os responsáveis da organização na Europa, instalados em Barcelona. Sob falsas identidades, a rede introduzia os chineses na Espanha, em França, na Grécia, em Itália, no Reino Unido, na Irlanda e na Turquia, assim como nos Estados Unidos, e as vias abertas pela rede também eram utilizadas para o tráfico com fins de exploração sexual. A polícia apreendeu 81 passaportes falsos de países asiáticos, como a Coreia do Sul, a Malásia, o Japão, Hong Kong e Singapura.

CALOR CAUSA 31 MORTOS DESDE JULHO

Até queima!

CRISE NOS LACTICÍNIOS NA CHINA LEVA MULHERES A VENDER LEITE MATERNO

Fazer uma pequena fortuna

Outras seis pessoas morreram pelo mesmo motivo noutras zonas do interior da China - três na pro-víncia de Hunan e outras tantas no município de Chongqing.

Zhejiang, uma das zonas mais afectadas pela onda de calor, está há 37 dias consecutivos com tem-peraturas acima dos 35º C, e numa

das localidades - Fenghua -, os termómetros chegaram a atingir os 43,5º C, um valor nada habitual na China, destacou a agência Xinhua.

Os meteorologistas atribuem a onda de calor ao aquecimento global, mas também a uma pouco habitual pressão atmosférica subtropical que também fez com que neste verão a

China esteja a ser alvo de menos tufões. Os peritos estimam que as altas temperaturas se mantenham na próxima semana, e que baixem na segunda quinzena deste mês.

O calor está a ser acompanha-do por uma forte seca que afecta cerca de seis milhões de pessoas na mesma região oriental.

O Governo central anunciou na quinta-feira que vai tentar ali-viar a seca com chuva artificial, medida para a qual o Ministério das Finanças alocou uma verba de 238,9 milhões de patacas.

Page 10: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

10 hoje macau segunda-feira 12.8.2013TSINGTAO

D E 1898 a 1914 o Reich man- teve uma colónia na China, com mais de 30 milhões de habitantes. Os alemães

não eram bem vistos na época, mas perpetua-se até hoje o gosto dos chi-neses pela cerveja – mesmo que em saquinhos.

No final do século XIX, tanto generais e marechais alemães como geógrafos e representantes empre-sariais debruçavam-se com olhares ávidos sobre o mapa da China. Os alemães cobiçavam um porto próprio no Império do Meio, o qual queriam “explorar economicamente” – um eufemismo para “saquear”.

O seu olhar fixava-se sempre num lugar do mapa: a região costeira de Kiautchau, na província de Shandong, no Mar Amarelo. Também o imperador Guilherme II compartilhava dessa avidez colonial. Até porque em 1897 um grave incidente abalara as relações teuto-chinesas: dois missionários ale-mães tinham sido mortos na China, e os alemães responderam com o envio de navios de guerra.

“PUNHO DE FERRO DO REICH”Para Guilherme II, a questão era me-nos o destino dos dois missionários do que a oportunidade de chantagear os chineses. “Finalmente os chineses forneceram-nos o motivo e o ‘inci-dente’ que estávamos à espera há tanto tempo”, escreveu ao ministro do Exterior, Bernhard von Bülow. E o imperador alemão confirmava a sua fama de cruel fanfarrão: “Centenas de milhares de chineses vão tremer quando sentirem o peso do punho de ferro do Reich alemão sobre as suas nucas”.

A 14 de Novembro de 1897, dois navios de guerra alemães, com aproximadamente 700 marinheiros, ancoraram na pequena localidade de Tsingtao, em Kiautchau. Os poucos soldados chineses presentes bateram

CERVEJA É VESTÍGIO DE ÉPOCA COLONIAL ALEMÃ NA CHINA

A cevada do Reich

em retirada, diante da superioridade numérica dos alemães.

Poucos meses mais tarde, os diplo-matas do Reich impunham um acordo ao imperador chinês: pelos próximos 99 anos, o Império chinês arrendaria aos alemães uma extensa área de mais de 500 quilómetros quadrados. Como bónus, os alemães receberiam, ainda, a concessão para exploração de minas e linhas ferroviárias, bem como vanta-

gens alfandegárias em toda a província de Shandong. Ou seja, de súbito, mais de 30 milhões de pessoas passavam a viver numa zona sob controlo econó-mico alemão. Kiautchau era destinada a ser colónia-modelo do Reich.

O MODELOOs alemães pretendiam transformar Kiautchau, com a sua localidade central Tsingtao, numa verdadeira

A 14 de Novembro de 1897, dois navios de guerra alemães, com aproximadamente 700 marinheiros, ancoraram na pequena localidade de Tsingtao, em Kiautchau. Os poucos soldados chineses presentes bateram em retirada, diante da superioridade numérica dos alemães

“colónia-modelo”, num projecto que custou cerca de 200 milhões de marcos. Começaram por construir estradas e moradias, erigiram caser-nas e portos de alto desempenho, e plantaram incontáveis árvores, para tornar a região mais verde. E não esqueceram de escolas, hotéis e, mais tarde, até uma universidade, a qual – caso único no império co-lonial alemão – também podia ser frequentada por chineses.

E como os novos donos do lugar eram alemães, não podia faltar uma cervejaria. Com o oportuno nome de Germania, a fábrica começou a fun-cionar em 1903, produzindo segundo os preceitos alemães de pureza. Três anos mais tarde, a cerveja chinesa chegou a ser premiada numa feira de cervejarias em Munique.

Europeus e chineses viviam, porém, em bairros estritamente separados. Mansões luxuosas, que pareciam transpostas directamente da Alemanha, eram especialmente cobiçadas pelos senhores coloniais. No entanto, com o início da I Guerra Mundial em 1914, a construção da colónia-modelo teve um fim abrupto. O Japão, adversário de guerra, cercou Kiautchau e ocupou a colónia, depois de os defensores alemães terem gasto toda a sua munição.

CERVEJA CHINESA – EM SAQUINHOSEmbora os chineses não gostassem dos senhores coloniais alemães, uma das contribuições destes logo se tornou extremamente popular: a cerveja. Com o fim da guerra, os

japoneses vencedores mantiveram a produção na cervejaria Germania, agora sob a marca “Tsingtao”.

Quando, anos mais tarde, os chineses recuperaram a cidade, continuaram a produzir cerveja. No entanto, a China ainda passaria por um período sangrento: em 1937, o Japão declarava guerra. Assim que o conflito terminou, em 1945, eclodiu a guerra civil entre comunistas e anticomunistas, a qual chegaria ao fim em 1949 com a vitória de Mao Tsé-tung. Ambas as guerras custaram a vida de milhões de pessoas.

Apesar de tudo, a cerveja origi-nalmente alemã de Tsingtao – hoje Qingdao – continuou a ser um sucesso de vendas – e mantém-se assim até hoje. A Tsingtao é a maior cervejaria da China, com exportações para todos os continentes. Além disso, os antigos prédios nos quais viviam e trabalhavam os funcionários coloniais alemães tam-bém se tornaram muito apreciados, e são imitados com a construção de casas “em estilo alemão”.

O interesse pela história colonial da China é grande, principalmente porque a Alemanha é hoje um impor-tante parceiro comercial de Pequim. Entretanto, os turistas que queiram matar a sede com uma Tsingtao pre-cisam acostumar-se com um facto: na China, os vendedores ambulantes vendem cerveja em saquinhos.

Europeus e chineses viviam, porém, em bairros estritamente separados. Mansões luxuosas, que pareciam transpostas directamente da Alemanha, eram especialmente cobiçadas pelos senhores coloniais. No entanto, com o início da I Guerra Mundial em 1914, a construção da colónia-modelo teve um fim abrupto. O Japão, adversário de guerra, cercou Kiautchau e ocupou a colónia, depois de os defensores alemães terem gasto toda a sua munição

Page 11: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

hoje macau segunda-feira 12.8.2013 11PUBLIREPORTAGEM

• ZOU SHIMING, 31 anos, um dos mais populares atletas olímpicos da China, é o maior peso-pluma do mundo, tendo ganho medalhas de ouro nos Campeonatos de Amadores do Mundo em 2005, 2007 e 2011, e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 2012. Zou Shiming ganhou ainda uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2004 games, tornando-se o primeiro atleta de boxe do país a ganhar uma medalha, bem como no primeiro a ganhar uma medalha de ouro nos Campeonatos de Amadores do Mundo e nos Jogos Olímpicos. Assina um contrato com o lendário promotor de boxe, Bob Arum, da Top Rank durante uma conferência de imprensa em Pequim, no mês de Janeiro. Em Abril, fez a sua primeira aparição profissional no Cotai Arena do Venetian Macao; Em Julho fez a sua segunda aparição para o Fists of Gold II.

• Para celebrar o 40º aniversário da sua digressão à China, o Sands China Ltd. patrocinou a residência e digressão na China da ORQUESTRA DE FILADÉLFIA, que culminou com várias apresentações públicas em diversos locais de Macau, incluindo dois concertos completamente esgotados no Venetian Theatre do Venetian Macao. Dos destaques

da digressão salienta-se uma palestra na Universidade de Macau, do Embaixador Nicholas Platt, que visitou a China em 1973 com o Presidente Nixon, um concerto de câmara no Teatro D.Pedro V e ainda um painel de discus-são levado a cabo por três peritos no campo musical, no Conservatório de Macau.

• DINOSAURS LIVE é uma exposição itinerante que reside actualmente no Cotai Expo do Venetian Macao. A exposição interactiva gozou de grande sucesso na Europa e na Ásia, tendo já sido vista por meio milhão de pessoas. No espaço, de 2,500 metros quadrados dedicado à exposição do Cotai Expo, são exibidos 30

dinossauros animatrónicos que agem como se esti-vessem vivos; movem-se, respiram e emitem sons. Também é exibido um filme 3-D sobre dinossauros. Dinosaurs Live no Venetian estará no Cotai Expo até dia 1 de Outubro. A idade mínima para visitar a exposição é de três anos.

• NITRO CIRCUS LIVE apresenta mais de 40 dos melhores atletas do mundo em acção, num espectáculo audaz que frequentemente quebra recordes de truques em motocross freestyle, BMX e ska-teboarding, apresentando acrobacias de arriscadas, raramente tentadas fora da família do Nitro Circus family. Ultrapassam todos os limites e excedem as suas capacidades em skates, scooters e com outros veículos pouco ortodoxos, como um frigorífico, um carro da Barbie, um triciclo de brinquedo, um carrinho de super--mercado, um boogie board entre outros. Estarão no Cotai Arena do Venetian a 17 e 18 de Agosto.

• Os HARLEM GLOBETROTTERS estiveram no território para um jogo de exibição de basquetebol, no dia 13 de Julho, na Cotai Arena. Criados em 1926, os Harlem Globetrotters são um ícone mundial, sinónimo de entretenimento familiar empol-gante e de grande destreza no basquetebol. A organização Globetrotters leva 87 anos a quebrar barreiras, a praticar actos de benevolência, e a dar aos fãs um compromisso que ultrapassa em muito a questão do jogo em si. Os “Embaixadores da Boa-Vontade” encantaram e encheram os corações de mais de 136 milhões de pessoas, actuando em 122 países e regiões em seis continentes.

2007NOV. The Venetian Macao Tennis Showdown com os lendários Roger Federer e Pete SamprasNOV. Concerto Beyonce

2008FEV. Concerto The Police MAR. Concerto Celine Dion MAI. Estreia ZAIA SET. Concerto April Lavigne

2009JUN. Rain’s Fashion ConcertSET. Miss Macau 2009

2010JAN. Auto Extravaganza maior exposição interior de carros em Macau OUT. Concerto Sarah Brightman

2011ABR. Macau Tatler annual ball no Plaza® Macao, Four SeasonsMAI. Estreia Ice World , maior evento interior de gelo do mundo AGO. Venetian celebra quarto aniversário com concerto

2012MAR. The Venetian Macao nomeado “Best Luxury Resort in the World” pela Travel + Leisure India & South AsiaJUL. Macau Special Olympics visita o Venetian MacaoAGO. Exposição Masters in Ink OUT. Exposição Titanic

• Nascido em 1986, com o raro síndrome de tetra-amelia , que resulta na ausência dos quatro membros, NICK VUJICIC transformou uma deficiência de vida num dom, canalizando a sua energia para dar palestras motivacionais. Com 17 anos de idade fundou a sua própria organização sem fins lucrativos, “Life Without Limbs”. Nick Vujicic promove o seu trabalho em programas de televisão, publicando livros, tendo já participado em diversos filmes e falado para mais de 3 milhões de pessoas em mais de 24 países nos 5 continentes. Dá palestras em empresas, escolas e congregações. Em Maio, esteve no Cotai Arena.

• DESTAQUES DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS•

Page 12: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

12 hoje macau segunda-feira 12.8.2013VIDA

C ÃES farejadores de drogas é o que não falta em aeroportos interna-cionais. Mas cães que

farejam outros animais escondidos em malas, isto é uma novidade na China.

São três labradores, treinados especificamente para ajudar no combate ao tráfico ilegal de espé-cies selvagens. No final de Julho, passaram com sucesso pelo seu exame final, detectando peças de marfim, ossos de tigres, cornos de rinocerontes e até tartarugas vivas nas esteiras de bagagens de um aeroporto, num contentor e numa centro dos correios.

É o resultado de uma parceria das autoridades chinesas e da organização não-governamental Traffic, com o apoio da WWF.

O país-alvo não foi escolhido por acaso. A China é um destino

HOJE NA CHÁVENA

Salgueiro

Paula BichoNaturopata e Fitoterapeuta • [email protected]

Nome botânico: Salix alba L. e outras espécies do género SalixFamília: SalicaceaeNomes populares: Salgueiro-branco; Sinceiro; Vimeiro-amarelo; Vimeiro--branco.

Um dos remédios vegetais mais utiliza-dos na Assíria e Babilónia, o Salgueiro tem uma longa utilização medicinal. Empregue como cicatrizante desde a Antiguidade, foi ainda usado para combater as dores reumáticas, e as febres, inclusive na malária, chegando a ser designado por Quina-europeia.Originário da Europa e disseminado pelo norte de África e Ásia, o Salgueiro habita junto aos cursos de água e em locais húmidos. Com as flores femininas, verdes, e as masculinas, amarelas, ocorrendo em indivíduos separados (espécie dioica), esta árvore pode atingir os 20 metros de altura. Os seus ramos, flexíveis, são usados em cestaria.Em fitoterapia usam-se sobretudo as cascas secas dos ramos jovens (2 a 3 anos); podem ainda ser utilizadas as folhas e as flores.

COMPOSIÇÃOGlucósidos (salicina), taninos gálhicos e catéquicos, heterósidos de fenóis, ácidos fenólicos, flavonoides, sais minerais e matérias corantes.

ACÇÃO TERAPÊUTICAO efeito medicinal da casca do Sal-gueiro deve-se, sobretudo, ao seu conteúdo em salicilina que, metaboli-zada por bactérias intestinais, origina o ácido salicílico. Esta molécula é o parente natural e precursor químico do ácido acetilsalicílico, o princípio ativo da tão conhecida aspirina, que foi sintetizado pela primeira vez por Felix Hoffmann no final do século XIX precisamente a partir da casca do Salgueiro. Por este motivo, algumas das suas propriedades são comuns às da aspirina: combate a dor e a febre e fluidifica o sangue (diminui a agrega-ção das plaquetas). Contudo, existem algumas diferenças: a utilização da planta em vez do seu princípio ativo torna a sua ação mais lenta e suave, mas também mais bem tolerada e com menos efeitos secundários, sendo menos irritante para o estômago e reduzindo o risco de úlceras gastro-duodenais, hemorragias e gastrites; por outro lado, a presença de outros constituintes na sua composição diversifica e completa a sua ação.

OUTRAS PROPRIEDADESAlém das propriedades já referidas, esta planta tem ainda efeitos anti--inflamatórios, antiespasmódicos e antirreumáticos, tornando-se muito eficaz para vários tipos de dor. De elei-ção para o alívio das dores reumáticas, especialmente as que se agravam com o frio e a humidade, é igualmente recomendado nas dores musculares, dores de cabeça e dores menstruais. Nos estados febris, além de combater a febre, tonifica o aparelho digestivo, abre o apetite e combate a diarreia, o que contribui para a recuperação do doente.Pela atividade sedativa, mais notória nas flores, pode ser usado na ansie-dade, nervosismo e insónia.Em uso externo, a casca do Sal-gueiro emprega-se na lavagem de feridas e úlceras, que desinfeta e ajuda a cicatrizar, bem como em irrigações vaginais na leucorreia. As compressas aplicadas na zona dorida reforçam o efeito analgésico do uso interno.

COMO TOMARUSO INTERNO• Cozimento das cascas (e/ou folhas): 1 colher de sobremesa por chávena de água, 15 a 20 minutos de fervura e igual tempo de infusão. • Tomar 3 ou 4 chávenas por dia. Pode adoçar--se com mel.• Em gotas, xaropes, ampolas, cápsulas e comprimidos, integrando diversas fórmulas, de acordo com as indicações.• Infusão das flores: 1 colher de sobre-mesa por chávena de água fervente. Tomar 2 a 4 chávenas por dia, sendo uma ao deitar.USO EXTERNO• Cozimento das cascas (e/ou folhas): 70 a 100 g por litro de água. Em compressas, lavagens ou irrigações (filtrar bem antes de usar).• Na forma de creme ou gel.

PRECAUÇÕESO Salgueiro não deve ser administrado a crianças com idade inferior a 12 anos, durante a gravidez e lacta-ção, nem a doentes alérgicos aos derivados salicílicos ou com úlceras gastroduodenais (devido aos taninos). Pode ocorrer interação entre a planta e os medicamentos anticoagulantes e anti-inflamatórios. Respeitar as posologias.Em caso de dúvida, consulte o seu profissional de saúde.

CHINA TREINA CÃES PARA DETECTARTRÁFICO DE ESPÉCIES SELVAGENS

Travar crescente movimento ilegal

O país-alvo não foi escolhido por acaso. A China é um destino privilegiado do tráfico ilegal de espécies selvagens, recebendo animais ou partes de animais sobretudo do Sul e Sudeste asiático. Segundo a Traffic, entre 2000 e 2012, as autoridades chinesas fizeram apreensões de ossos, patas, carcaças, peles e exemplares vivos de tigres equivalentes a 156 animais

privilegiado do tráfico ilegal de espécies selvagens, recebendo ani-mais ou partes de animais sobretudo do Sul e Sudeste asiático. Segundo a Traffic, entre 2000 e 2012, as autoridades chinesas fizeram apre-ensões de ossos, patas, carcaças, peles e exemplares vivos de tigres equivalentes a 156 animais.

O marfim entra no país seja em grandes carregamentos em contentores, seja trazido nas malas de turistas, no seu re-gresso ao país. “A China está a fazer mais apreensões de marfim do que qualquer outro país do mundo neste momento”, disse ao PÚBLICO Richard Thomas, porta-voz da Traffic. “São quase duas por dia, sem contar com as centenas de chineses que são identificados noutros países com marfim ilegal”.

Em muitas apreensões, há

vários itens proibidos juntos. Na quarta-feira, as autoridades de Hong Kong confiscaram um lote de 1120 presas de elefante, 13 cornos de rinoceronte e cinco peles de leopardo, avaliados em cerca de quarenta milhões de patacas. “A utilização de cães fa-rejadores é uma nova abordagem para detectar o contrabando de espécies selvagens e irá aumentar a eficácia na linha de frente do nosso trabalho”, afirma o chefe do programa agora lançado pelo De-partamento Anti-Contrabando dos serviços alfandegários chineses, Jun Tan, citado num comunicado da Traffic.

ATRAIR OUTROS PAÍSESO programa está a atrair o interesse de países próximos, como o Butão, Índia, Laos, Nepal, Vietnam e Rússia. Em meados de Junho, as autoridades chinesas encontraram 213 patas de urso numa carrinha proveniente da Rússia.

A Traffic está a cooperar com a China desde 2011 neste projecto.

Os três labradores, mais os seus treinadores, serão os primei-ros a serem posicionados em pos-tos de fronteira, na província de Yunnan - que é uma das principais portas de entrada do contrabando de espécies selvagens.

Em Portugal, por exemplo, a GNR já dispõe, desde há cerca de um ano, de cães treinados para o mesmo fim.

Page 13: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

PUB

13 vidahoje macau segunda-feira 12.8.2013

U MA fuga de água radioactiva pode estar em curso há três anos numa

central nuclear de Taiwan, segundo a agência nacional que fiscaliza as organizações governamentais no país.

Segundo a agência Control Yuan, o proble-ma vem das piscinas de armazenamento de com-bustível nuclear da central de Chinshan, no extremo Norte de Taiwan e a poucas dezenas de quilómetros da capital Taipei. A central tem dois reactores, que entraram em operação em 1977 e 1978.

A empresa operadora da central, a Taipower, argumenta que a fuga não vem das piscinas em si, mas tem origem na condensa-ção da água ou naquela que é utilizada para a limpeza do chão. Um responsável da empresa disse, sob ano-nimato, à agência Reuters que a Control Yuan não aceitou esta explicação e pediu para que fossem in-vestigadas outras possíveis origens da fuga.

A Control Yuan iden-tificou, ainda, uma série de outros erros na gestão

ANNOUNCEMENT

1. Objective: Open invitation to one tender.2. Procuring entity: Macao Science Center Limited.3. Address of procuring

entity:Macao Science Center Limited, Avenida Dr.Sun Yat Sen, Centro de Ciência de Macau.

4. Works, goods and services to be procured:

Service of Cleaning for Macao Science Center 2014 and 2015PA-13-175

5. Location of service provision:

Macao Science Center.

6. Conditions of entry: Registered supplier under relevant categories of Macao Science Center Limited.

7. Method for obtaining tender documentation:

Registered suppliers can send in your request through email to [email protected]. For suppliers not yet registered, please attach with commercial registration documents & contact details.

8. Tender submission location and deadline:

Location:

Deadline:

Avenida Dr.Sun Yat Sen, Macao Science Center.The 30th day starting from the date of announcement or 11th September, 2013 (Wednesday) at 5:00 pm (Macao time).

9. Tender opening location and time:

Location: Avenida Dr.Sun Yat Sen, Macao Science Center.

Time: The first working day after the deadline or 12th September, 2013 (Thursday) at 3:30 pm (Macao time).

Bidder or its representative shall be present at the Tender Opening Meeting for clarification of possible questions arisen from submitted tenders.

10. Validity period of the tender:

90 days starting from the date of tender opening (the validity period may be extended according to the Tender Procedures).

11. Provisional guarantee: Exempted.12. Definitive guarantee: By bank guarantee, 10% of the total contract

value of service.13. Selection Criteria: After fulfilling the requirement in Chapter

IV (technical Requirement) of the tender document, the awarded tender will be selected based on the following criteria:

a) Priceb) Quality ( Please refer to Chapter II

Tendering Procedure “article 10” for details)

14. Additional information:

All related information will be uploaded to the Macao Science Center website (http://www.msc.org.mo) from the day following the publication of this announcement until the tender closing date. Bidders are responsible to visit the website for additional information.

15. Base price: No base price.

Macao Science Center Limited13th August, 2013.

TAIWAN FUGA EM CENTRAL NUCLEAR

Um problema com três anos

da central de Chinshan, incluindo a ausência de um plano adequado para lidar com o combustível nuclear usado.

Taiwan tem três centrais nucleares, com seis reacto-res no total, suprindo 18% da electricidade consumida no país. A construção de uma quarta central, com dois reactores, foi iniciada em 1999 mas tem enfrenta-do uma série de problemas e está a ser alvo de forte contestação.

Um relatório da organi-zação não-governamental Wild at Heart Legal Defen-se Association, publicado em 2012, depois do aciden-te de Fukushima no Japão, chama a atenção para as vulnerabilidades do parque nuclear de Tawian. O país, diz o relatório, situa-se pró-ximo de falhas geológicas e, tal como o Japão, está sob o risco sismos e tsunamis. As três centrais nucleares existentes são antigas – todas com cerca de três décadas de vida – e duas delas têm cinco milhões de pessoas a viver num raio de 30 quilómetros.

A segurança nuclear tem estado em foco nos países

vizinhos, a começar pelo Japão, palco do acidente de Fukushima, o segundo maior desde Tchernobil em 1986. Dois anos depois de um sismo e um tsunami ter provocado explosões, fusão de combustível nuclear e li-bertação de radioactividade, Fukushima ainda está a lutar para controlar a situação.

Um dos problemas ac-tuais em Fukushima é o despejo de cerca de 300 toneladas diárias de água potencialmente radioactiva para o Pacífico. Quase todos os 50 reactores nucleares operacionais no país estão parados, por razões de segurança.

Na Coreia do Sul, três reactores foram encerrados temporariamente, devido à falsificação de certifi-cados sobre componentes eléctricos. Outros seis re-actores estão parados para manutenção. O país tem 23 reactores nucleares.

Na China, o parque nuclear está a aumentar rapidamente – com 18 re-actores operacionais e 28 em construção. O país já produz tanta electricidade por via nuclear como a Alemanha.

Page 14: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

14 hoje macau segunda-feira 12.8.2013CULTURA

E STA não era exactamente a autobiografia que Ava Gardner queria publicar. Mas, a avaliar pelas críticas

publicadas em vários jornais, Ava Gardner: the secret conversations, que acaba de ser lançada nos Es-tados Unidos pela editora Simon & Schuster, é muito mais interes-sante do que a biografia oficial da actriz, Ava: My Story, autorizada pela própria e publicada em 1990 pela Bantam, nove meses depois da sua morte.

O livro agora lançado é o re-sultado de várias conversas man-tidas, em Londres, entre Ava e o jornalista britânico Peter Evans, a que ela tinha inicialmente proposto que escrevesse a sua biografia. O trabalho começou, os dois encontraram-se diversas vezes – ela chegou mesmo a fazer-lhe telefonemas madrugada dentro, partilhando as suas angústias – mas cancelou o projecto quando desco-briu que tinha havido problemas entre Evans e Frank Sinatra, com quem Ava tivera um turbulento casamento. Ainda dependente do apoio de Sinatra, a actriz, que por essa altura já sofrera dois AVC que lhe tinham paralisado parte do rosto, não queria problemas com o ex-marido.

A COZINHAR HÁ MUITO TEMPOA decisão de fazer uma biografia – o nome de Evans tinha-lhe sido sugeri-do pelo amigo Dirk Bogarde – partira

A segunda edição do Concur-so de Contos do Festival Literário de Macau – Rota

das Letras está oficialmente em marcha. O festival receberá textos em Português, Chinês e Inglês até ao dia 30 de Setembro.

O concurso de contos decorre-rá em moldes semelhantes ao do ano anterior, com os vencedores a serem seleccionados por escritores que passaram pela Rota das Letras, depois de haver uma pré-selecção a cargo de um júri composto por representantes da organização do festival e outros convidados. Este ano, o vencedor da edição em Português do concurso será

decidido por Rui Zink; o vencedor da edição em Chinês terá o aval de Bi Feiyu; e o galardoado em Inglês será escolhido por Han Shaogong, tradutor, entre outros, de Fernando Pessoa, do Inglês para o Chinês.

Uma das novidades desta edição do concurso de contos é a introdução de prémios pecuni-ários para os vencedores. A prin-cipal recompensa continuará a ser a publicação em livro – e nas três línguas – dos textos selec-cionados, ao lado daqueles que serão escritos pelos autores que visitaram Macau em Março de 2013. Além disso, cada vencedor (um para cada idioma) receberá

um prémio pecuniário no valor de 10 mil patacas.

O regulamento completo do concurso de contos está dispo-nível nas três línguas em www.thescriptroad.org. De um modo geral mantêm-se os preceitos do ano anterior, com a chamada por textos a ser aberta a todos os par-ticipantes que escrevam numa das línguas admitidas e que, claro, escrevam sobre Macau.

No ano de estreia do Concurso de Contos do Festival Literário de Macau – Rota das Letras, os vencedores foram Célia Matias, com “A Casa do Senhor Fung”, Lawrence Lei, com “Caça ao

Lobo, e “A Minha Última Noite em Macau”, de Miodrag Kojadinovic.

Estes e outros contos, dis-tinguidos com menções hon-rosas, foram incluídos no livro publicados pelo festival, com o título “Não Há Amor como o Primeiro”, que reúne os textos dos vencedores desta iniciativa e os contos e ensaios escritos pelos autores que compareceram na primeira edição da Rota das Letras, como José Luís Peixoto e Lolita Hu.

Um segundo livro, nos mes-mos moldes, será lançado na próxima edição da Rota das Letras, em 2014.

LANÇADA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DE AVA GARDNER

Dos murros de Howard Hughesàs ameaças de suicídio de Sinatra

ROTA DAS LETRAS LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO CONCURSO DE CONTOS

Prémios pecuniários para os vencedores

de uma questão muito prática: Ava precisava de dinheiro. Pragmática, explicou a Evans: “Ou escrevo o livro ou vendo as jóias. E sou um bocado sentimental em relação às minhas jóias”. Havia alguma urgência. “Em breve, querido”, disse, “deixará de haver milho no Egipto”.

Ava morreu, a inócua biografia

que deixou pronta foi publicada, e passaram-se vinte anos até Evans decidir pegar nas gravações das conversas e preparar um livro. O jornalista morreu no ano passado, deixando Ava Gardner: the secret conversations praticamente pron-to. Antecipando o lançamento, a revista Vanity Fair publicou na

sua edição de Julho um excerto. E o que contou, afinal, Ava Garner a Peter Evans nesse ano de 1988 quando tinha já 65 anos e a sua lendária beleza era cada vez mais uma memória? (foi ela quem disse um dia que Elizabeth Taylor “não era linda, era bonita”, enquanto ela, sim, era “linda”).

Não há grandes revelações no livro, mas há relatos da sua vida em Hollywood e, sobretudo, das várias relações amorosas. O seu casamento, em 1942, com o actor Mickey Rooney acabou por causa das infidelidades dele, mas Ava, que na altura tinha apenas 19 anos e acabava de chegar a Hollywood, fala de “Mick” com carinho.

Ao contrário, por exemplo, da relação com o milionário Howard Hughes, que incluiu cenas em que ele a esmurrou e ela lhe atirou com um cinzeiro à cabeça. A actriz de A Condessa Descalça (Joseph L. Mankiewicz), Mogambo (John Ford) ou A Noite da Iguana (John Huston) recorda que “havia san-gue por todo o lado, até sangue verdadeiro nos Bloody Marys”. Igualmente violenta foi a relação com o actor George C. Scott, que se embebedava e lhe batia, e na manhã seguinte não se recordava de nada do que se passara. Com o músico de jazz Artie Shaw (segun-do casamento, entre 1945 e 46) as coisas não correram melhor – Ava conta que perdeu totalmente a au-toconfiança e que começou a beber a sério, e acusa-o de pertencer à “esquerda caviar” e de detestar que ela fosse actriz.

OS PROBLEMAS COM SINATRAMas a relação mais forte da sua vida foi com Sinatra, com quem casou em 1951, e de quem con-fessava sentir saudades. Sinatra não estava num período particu-larmente positivo quando os dois se juntaram e Ava conta que ia ver os espectáculos dele perante salas meio vazias em Itália. “Eu tinha que estar apaixonada para ir assistir àqueles espectáculos”. Se ela era a estrela em ascensão, ele estava a ir na direcção oposta. “Independente-mente do que eu fizesse, o facto de ele depender de uma mulher para lhe pagar algumas contas – a maior parte delas, na verdade – tornava tudo muito pior”. Quanto à suposta ajuda da Máfia, Ava nega que ela existisse. “A chamada Família não estava em lado nenhum quando ele precisou deles”.

Sinatra era ciumento e nunca perdoou a aventura “de uma noite” de Ava com o toureiro espanhol Mario Cabré. Ela confessa: “Ele era bonito e eu tinha bebido demais. Foi um erro terrível. E contar a Sinatra também não foi boa ideia. Veio a correr para Espanha e queria matar o pobre desgraçado”. Disse--lhe que se ela lhe contasse tudo, ele lhe perdoaria. Ela contou, e ele não perdoou.

Mas Sinatra era – sempre – um dramático, segundo Ava. Uma das técnicas que utilizava frequente-mente era ameaçar suicidar-se. Um dia, Ava ouviu um tiro dentro do quarto. Quando entrou ele estava sentado na cama, com a pistola na mão, “sorrindo como uma criança”. Tinha disparado contra a almofada.

Frank Sinatra e Ava Gardner

Page 15: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

PUB

15 culturahoje macau segunda-feira 12.8.2013

Q UANDO no fim dos anos 30 do século passado cada vez mais judeus alemães

e austríacos tentavam escapar das perseguições nazis, restavam pou-cos lugares no mundo dispostos a acolhê-los. Um deles era Xangai.

Os países vizinhos na Europa tinham declarado a suspensão de vistos e os Estados Unidos limi-taram as cotas de entrada no país a 25 mil pessoas por ano. Mesmo outras nações tradicionalmente de imigração, como Austrália e Nova Zelândia, estavam a receber pouquíssimos refugiados. Para os judeus que viviam sob o regime nazi do então chamado Terceiro Reich, que na época também en-globava a Áustria, era praticamente impossível emigrar.

Um dos últimos destinos dos judeus em fuga, Xangai, era tradicionalmente uma cidade aberta. Desde a Guerra do Ópio, no século XIX, partes da cidade estavam submetidas às potências coloniais: havia uma parte fran-cesa e uma área internacional, formada pelos sectores britânico e norte-americano, administrada por comerciantes locais. Qualquer um podia desembarcar ali e se estabelecer.

A cidade vivia do comércio e atraía também dissidentes políticos

XANGAI FOI UM DOS DESTINOS DOS JUDEUS PERSEGUIDOS PELO NAZISMO

Um pequeno refúgio na Chinade outras regiões da própria China. Em 1921, foi fundado ali o Partido Comunista Chinês. Depois da Re-volução de Outubro, alguns russos fiéis ao czar estabeleceram-se na cidade. Além disso, Xangai atraía aventureiros e criminosos de todo o mundo.

O crime organizado, o tráfico do ópio e a prostituição floresciam. Um missionário norte-americano teria dito, na altura: “Se Deus to-lera Xangai, deve uma desculpa a Sodoma e Gomorra”. Assim, esta metrópole singular foi o último lugar do mundo disposto a acolher refugiados judeus sem necessidade de visto.

BUROCRACIASUm procedimento burocrático, contudo, era necessário: para con-seguir uma permissão de saída dos territórios comandados pelos nazis, os emigrantes precisavam provar que poderiam entrar nos países aos quais se destinavam. Alguns consulados chineses forneciam esta declaração, especialmente o

cônsul chinês em Viena na época, Ho Feng Shang, que ficou conhe-cido por ter assinado milhares de vistos, salvando desta forma a vida de judeus. Até a eclosão da II Grande Guerra Mundial em 1939, entre 15 e 20 mil judeus alemães

e austríacos puderam fugir para Xangai.

Os refugiados judeus, que chegavam à cidade muitas vezes sem quaisquer recursos, passaram a viver no noroeste do sector in-ternacional: o distrito de Hongkou

era um dos mais pobres da cidade. Os japoneses, que tinham ocupado os sectores internacionais a partir de 1941, determinaram que os re-fugiados judeus só poderiam viver em certas partes de Hongkou. Esta “área designada para refugiados sem pátria” é frequentemente denominada “gueto” de Xangai.

No entanto, a determinação não atingia todos os judeus da cidade, mas somente os “apátridas”, ou seja, os que tinham fugido da Europa e precisavam estabelecer--se ali. Em Hongkou, porém, os refugiados judeus viviam, ao contrário do que acontecia nos guetos europeus, junto de pessoas de diversas nacionalidades. Mas para deixar o gueto precisavam de permissão. Somente depois do fim da II Grande Guerra Mundial é que adquiriram liberdade de se mo-vimentar livremente pela cidade.

Depois de 1945, a maioria dos refugiados judeus emigrou para os EUA, Palestina e Austrália. Apenas algumas centenas voltaram para a Alemanha.

Page 16: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

16 hoje macau segunda-feira 12.8.2013DESPORTO

A selecção chine-sa de basquete-bol, detentora do título asiáti-

co, perdeu sexta-feira pela primeira vez na sua história com a “ilha rebelde” de Taiwan, ficando dependente de um “convite” para dispu-tar o Mundial de Espanha, em 2014.

Em Manila, Filipinas, nos quartos de final do campeonato asiático, os chineses, comandados pelo grego Panagiotis Gian-nakis, chegaram a liderar por 17 pontos, mas Taiwan reagiu e acabou por vencer por 96-78, com um parcial final de 25-8.

Taiwan foi liderada por 23 pontos Quincy Davis, jogador nascido nos Esta-dos Unidos e que adquiriu a dupla nacionalidade há dois meses.

Com este resultado, Taiwan mantém-se na corrida ao título asiático, juntamente com Irão, Co-reia do Sul e os anfitriões filipinos, e às três vagas directas para o Mundial de Espanha.

Desde a sua primeira participação no torneio asiático, em 1975, a China tinha ganhou 15 de 19 tor-neio, mas, desta vez, tem de se conformar pela luta pelo quinto posto.

O espanhol Délio Fer-nandez (OFM) venceu este sábado a terceira

etapa da 75.ª edição da Volta a Portugal, impondo-se ao sprint na chegada à meta, instalada em Fafe após percorridos 165,8 km desde Trofa.

O avançado internacional paraguaio Lucas Barrios vai trocar o Guangzhou

Evergrande pelos russos do Spar-tak de Moscovo, anunciou o clube chinês, indicando que o negócio se efetuou por sete milhões de euros. “Estamos, jogador e clube, satisfeitos com o acordo”, expli-cou o clube detentor do título da China, colocando um ponto final numa relação complicada com o paraguaio, pouco utilizado na presente temporada.

Em Junho, Lucas Barrios abandonou a China para disputar um jogo internacional, face ao Chile, e, depois, recusou-se a regressar, com a imprensa a as-segurar que teria assinado por um clube alemão, ele que já passou pelo Borussia Dortmund.

Barrios, autor de três golos na final da Taça da China de 2012, acusava o clube de não lhe pagar o ordenado justo, depois de o ter contratado por 85 milhões de patacas.

FC Porto conquista mais uma SupertaçaA 35.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira vai para as vitrinas do FC Porto, que vincou a sua hegemonia neste troféu que coloca frente a frente os vencedores do campeonato e os da Taça de Portugal da época anterior. E que dizer da hegemonia do FC Porto? Pela 20.º vez, foi entregue ao clube azul-e-branco, que participou em 29 das 34 decisões. Golos de Licá, Jackson e Lucho, todos na primeira parte, decidiram o jogo frente ao V. Guimarães (3-0).

Belenenses vence Troféu Diputación em GranadaO Belenenses derrotou o Granada, em jogo de apresentação do clube espanhol aos seus adeptos após a marcação de grandes penalidades. Com o nulo a marcar o tempo o tempo regulamentar, os azuis do Restelo conseguiram a conquista do troféu marcando cinco conversões contra quatro do Granada. Os espanhóis estiveram por cima durante grande parte do jogo e beneficiaram de um grande penalidade logo nos primeiros minutos da segunda parte. O britânico Matt Jones defendeu o remate de Youssef El-Arabi. Após os 90 minutos, chamados a converter, Fernando Ferreira, Arsénio, João Afonso, Deyverson e Ricardo Alves não falharam da marca dos 11 metros, dando ao Belenenses o Troféu Diputación.

Man. United pretende parcelar compra de GarayA Imprensa inglesa revela que o Manchester United apenas pretende pagar no acto de compra cerca de 150 milhões de patacas pelo passe do internacional argentino Ezequiel Garay. De acordo com o Daily Star, o Manchester United terá proposto pagar 150 milhões e as restantes cinquenta milhões em objectivos, que o defesa-central teria de alcançar ao longo da temporada. Esta pretensão dos «red devils» não terá sido vista com bons olhos por parte do Benfica, que exige o pagamento na íntegra dos 200 milhões da cláusula de rescisão, onde metade pertence ao Real Madrid.

TAIWAN HUMILHA CHINA NOS “QUARTOS” DA TAÇA DA ÁSIA DE BASQUETEBOL

Formosa esteve de mão quente

VOLTA A PORTUGAL DÉLIO FERNANDEZVENCE AO SPRINT NA CHEGADA A FAFE

Wyss mantêm camisola amarela

LUCAS BARRIOS ACUSAVA O CLUBE DE NÃO LHE PAGAR O ORDENADO JUSTO

Guangzhou por Moscovo

Chegada forte, de resto, da equipa OFM-Quinta da Lixa, que fez ainda o segundo lugar, por intermédio do também espanhol Alejandro Marque. O francês Fa-bien Schmidt (SOJ) foi terceiro, enquanto Manuel Cardoso foi quarto e primeiro português.

Délio Fernandez, primeiro na meta por meia roda, terminou o percurso em 4.25,43 horas (média de 37 km/h).

Na classificação geral, o suíço Marcel Wyss (IAM) chegou inte-grado no pelotão, mantendo, por isso, a camisola amarela, símbolo da liderança, com quatro segundos de vantagem sobre César Fonte (EFG), segundo classificado.

Ontem, o pelotão teve pela frente 181,4 quilómetros de ligação entre Arouca e Mondim de Basto, culminando com a subida ao alto da Sr.ª da Graça, prémio de montanha de primeira categoria. Ao fecho des-ta edição foi-nos impossível saber quem venceu no Monte Farinha.

Page 17: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

C I N E M A Cineteatro[ T E L E ] V I S Ã O

M A C A U [ S Ã ] A S S A D O Pu Yi

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

hoje macau segunda-feira 12.8.2013 FUTILIDADES 17

TEMPO AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 27 MAX 33 HUM 65-90% • EURO 10.6 BAHT 0.2 YUAN 1.3

POR MIM

FALO

Alegre dedicou a Urbano

[ ]

TANTO CARINHO, TANTO AMOR Foto: Vanessa Amaro

• Esta é uma dica muito carinhosa afixada nas parede nos Notários oficiais do Governo de Macau. E nós, quais pessoas imbuídas num espírito de carinho e amor, tomaremos a mesma com a devida consideração. Obrigado RAEM pelo carinho...

SALA 1THE HEAT [C]Um filme de: Paul Fiegcom: Sandra Bullock, Melissa McCarthy14.30, 16.30, 19.30, 21.30

Sala 2 R.I.P.D. [B]Um filme de: Robert SchwentkeCom: Ryan Reynolds, Jeff Bridges, Kevin Bacon14.15, 18.00, 21.30

DORAEMON THE MOVIE:NOBITA IN THE SECRETGADGET MUSEUM [A](FALADO EM CANTONÊS)16.00

R.I.P.D. 3D [B]Um filme de: Robert SchwentkeCom: Ryan Reynolds, Jeff Bridges, Kevin Bacon19.45

Sala 3THE SMURFS [A](FALADO EM CANTONÊS)Um filme de: Raja Gosnell14.00, 17.50, 19.45

MONSTERSUNIVERSITY [A](FALADO EM CANTONÊS)Um filme de: Dan Scanlon15.55, 21.45

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Telejornal + 360° (Diferido)14:40 RTPi DIRECTO18:30 Caminho das Índias (Repetição) 19:30 Vingança20:30 Telejornal21:00 Bola Quadrada22:10 Caminho das Índias 23:00 TDM News23:30 Com Ciência00:00 Telejornal (Repetição)00:30 RTPi DIRECTO

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:35 Consigo15:00 Venezuela Contacto – 201315:30 Em Reportagem (Madeira)16:00 Bom Dia Portugal17:00 AntiCrise17:30 Portugal Aqui Tão Perto18:00 O Teu Olhar (Telenovela)19:15 Trio d´Ataque20:00 Jornal da Tarde 21:00 Venezuela Contacto - 201321:30 Há Volta23:00 Ciclismo 75.ª Volta a Portugal em Bicicleta

30 - FOX Sports13:00 La Liga: A Timeless Classic14:00 El Clasico Match 2009/2010 Real Madrid CF vs. FC Barcelona16:00 Best of La Liga Express 2012/13 FC Barcelona vs. RCD Mallorca16:30 La Liga: Catalan Derby17:30 PGA Championship 201319:30 (LIVE) FOX SPORTS Central20:00 Liga Bbva 2013/14 Pre Season Preview21:00 Best of La Liga Express 2012/13 RCD Espanyol vs. Real Madrid CF21:30 Best of La Liga Express 2012/13 Atletico de Madrid vs. FC Barcelona22:00 FOX SPORTS Central22:30 PGA Championship 2013

31 - STAR Sports11:30 Eaa Premium Meeting Heusden Zolder14:30 WTA - Sony Swedish Open Semifinals16:00 FIM Mx1 & Mx2 World Championship 2013 - Highlights16:30 European Le Mans Series 2013 - Red Bull Ring17:30 El Clasico Match 2010/2011 Real Madrid CF vs. FC Barcelona19:30 Planet Speed 2013/14 20:00 NASCAR Sprint Cup Series 2013 - Highlights21:00 World of Gymnastics 201321:30 (LIVE) Score Tonight 201322:00 Nissan GT Academy 201322:30 Planet Speed 2013/1423:00 NASCAR Sprint Cup Series 2013 - Highlights

40 - FOX Movies12:15 Brave13:50 Frankenweenie15:20 Dark Water17:10 Zombieland18:40 Once Upon A Time19:30 Delete - Part 1 Of 221:00 The Chronicles Of Riddick23:00 Magic Mike00:50 Frankenweenie

41 - HBO12:45 Snow White And The Huntsman15:00 Mars Attacks!16:45 Ben 10: Race Against Time17:55 Happy Feet Two19:35 Red Eye21:00 The Newsroom22:00 Strike Back23:30 True Blood00:30 J. Edgar

42 - Cinemax12:30 Best Of The Best 414:15 Out For Justice16:00 Madigan17:45 Shadow Hunter19:30 Unforgiven22:00 Todd Mcfarlane’S Spawn 200:30 The Raven

THE HEAT

Podia estar a escrever muito sobre Macau mas hoje quero reservar este cantinho ao escritor e professor Urbano Tavares Rodrigues, falecido estes dias em Lisboa. Dono de uma escrita única, Urbano Tavares Rodrigues brindou-nos com grandes obras literárias. Não me posso esquecer, essencialmente, de duas: “Desta Água Beberei” e “Os Insubmissos”, que tanto prazer me deram a ler.Destaco, também, a singela homenagem do poeta Manuel Alegre a Urbano Tavares Rodrigues. Com um poema, Alegre despede-se do “amigo” assim:

Na morte de Urbano Tavares Rodrigues

No dia 9 de Agosto de 2013 houve uma vaga de calor. De certo modo ele morreu dentro de um seu romance Não foi notícia de abertura. Os telejornais mostraram mulheres gordas em Carcavelos e um sujeito pequenino ( parece que ministro ) a falar de “cultura política nova.” Mais tarde este dia será lembrado como a data em que morreu Urbano Tavares Rodrigues.

Manuel Alegre Liaboa, 9 Agosto de 2013

E assim vai o país, lá na ponta da Europa, numa altura em que se perde um dos maiores nomes da literatura portuguesa contemporânea. Adeus, Urbano Tavares Rodrigues. Até um dia!

A DIVIDADURA - PORTUGAL NA CRISE DO EURO • Francisco Louçã, Mariana Mortágua«Portugal pagará em 2012, em juros, mais do que o efeito conjugado de todas as medidas de uma austeridade gravíssima neste ano. Nos dez anos seguintes, o compromisso de amortização da dívida, considerando apenas a hoje existente e nenhum outro empréstimo suplementar ou outra emissão de dívida, é de 134,5 biliões de euros – o que, em média, ultrapassará em muito o pagamento de 2012, chegando em alguns anos a ser o triplo. Esta dívida é impagável e não pode ser paga. Nos tempos em que o capital se afasta da democracia, a política do socialismo é lutar por ela: a democracia responsável é a arma contra a dívidadura.»

A GUERRA DOS IMPÉRIOS • François LengletUm estudo abrangente e claro acerca do equilíbrio entre as duas maiores superpotências actuais – EUA e China – e o reflexo dessa relação na política, economia e sociedade mundial. Um livro de extrema actualidade, espelhando um dos momentos mais fortes da História do início do século XXI.

Page 18: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

18 hoje macau segunda-feira 12.8.2013OPINIÃO

O terrorismo está desenhado para criar poder onde não existe ou solidificar o poder onde existe mas é fraco, e é através da publi-cidade que cria a sua violência. Os terroristas pretendem conse-guir a influência e o poder que lhes falta para forçar a alteração política quer a nível local, como internacional. O objectivo das

acções terroristas, tem de ser largamente co-nhecido, tem de estar completamente definido e tem de se apresentar como fontes geradoras do medo e da intimidação. Todas estes requi-sitos estavam preenchidos quando o mundo estremeceu diante de um novo monstro que obedecia a um nome – Osama Bin Laden? A verdade é que o conhecimento da sua organi-zação terrorista não teria atingido tal magnitude se não tivesse como alvo algo tão extraordi-nariamente espectacular e inesperado. Sem a existência de um adversário para eliminar, o império não se atrevia a exercer a sua função.

O líder histórico da Al-Qaeda, cometeu, com a sua acção, dois crimes. O primeiro de fazer mais de três mil mortos. O segundo foi o de procurar um adversário para o terrorismo internacional, numa administração agressiva. A ferida criada autoriza qualquer acto e faz nascer a arrogância. A comunidade internacional não

O inimigo invisível e difuso IIperspect ivasJORGE RODRIGUES SIMÃO

“Al Qaeda is perhaps the most dangerous terrorist threat facing the United States. Al Qaeda is a Sunni-Arab organization with several distinct enemies in the Middle East: Israel, which it considers a creation of Zionists working through the United Nations, in collaboration with the United States and Great Britain; the Saudi Arabia monarchy, which it regards as a corrupt collaborator with the United States; and Shiite Muslims, headquartered in Iran and with strongholds in Iraq, Syria, and Lebanon. It is dedicated to the removal of these and all other regimes that it characterizes as obstacles to al Qaeda’s goal of creating a Sunni-Arab caliphate in the Middle East.”

Brian Forst“Terrorism, Crime, and Public Policy”

tugiu nem mugiu. As autoridades americanas assumiram a sua condição de império e não precisavam de aliados, mas de vassalos. A Europa ficou aturdida com a postura de auto--suficiência dos Estados Unidos. As decisões tomadas pela Administração de George Bush tiveram um efeito muito negativo nas relações transatlânticas; a iniciativa tomada de forma unilateral dividiu os Estados-membros da União Europeia (UE) que procuravam uma defesa comum, uma união forte e duradoura. A UE, infelizmente, quando parecia avançar para uma organização cada vez mais unida, vêm aparecer os Estados Unidos a reclamar os seus serviços, o que provocou diferentes posições entre os Estados-membros face à chamada colaboração.

Os ex-primeiro-ministros Tony Blair, Silvio Berlusconi, José Maria Aznar e José Manuel Durão Barroso, adoptaram uma posição amplamente criticada pela França e Alemanha, fazendo reaparecer algo que pa-recia adormecido desde a guerra dos Balcãs, ou seja, uma componente defensiva europeia que não necessitasse da participação do aliado americano em nenhuma das suas formas. Tal, como a grande maioria dos exércitos, o dos Estados Unidos está organizado para combater outros países e não para enfrentar um inimigo invisível e difuso. Mas, as guerras entre estados têm a tendência neste século em tornarem-se anacrónicas. Este tipo novo de conflito, no qual os fortes enfrentam os fracos ou loucos, tem a particularidade de ser fácil de iniciar e difícil de terminar e por mais massivo que seja, o uso de meios militares ultramodernos não garante necessariamente que se atinjam os objectivos desejados, sobretudo contra uma arma indetectável, pouco previsível e com a capacidade de se mimetizar, dotada dos mais elevados sentimentos do ser humano, como o de apreço e especial sensibilidade que se tem para com as crianças, grávidas ou inválidos.

Os ataques suicidas converteram-se na me-lhor estratégia para o terrorismo internacional. Os seus custos são baixos e a capacidade de

repercussão é extremamente eficaz. O terrorista suicida desde Nova Iorque a Jerusalém, e de Bali a Bagdade, o terrorista suicida é a arma preferida dos terroristas internacionais. Estes confiam quase exclusivamente nesta táctica para levar a cabo os seus ataques. O Hez-bollah iniciou este tipo de estratégia no sul do Líbano há três décadas, e foi adoptada como mecanismo habitual pelo Hamas e Al-Qaeda, tornando-se mais assombroso nos ataques contra Nova Iorque e Washington, em 11 de Setembro de 2001, seguida nas campanhas de ataques suicidas durante a invasão do Iraque e desde então não têm parado.

O terrorista suicida, para ter sucesso, só necessita desse momento de glória. “O islão diz: olho por olho”. Os fundamentalistas islâ-micos acreditam na represália. Quando alguém morre na “Jihad” é uma alegria. A primeira grande batalha deste século é contra um ini-

migo invisível e indefinível. A guerra contra o terrorismo internacional serve também, para controlar em maior grau as sociedades, criar uma rede de informadores, gera muita violência e provoca enormes prejuízos. A perseguição de um inimigo implica a existência de um ou mais protagonistas que violem a legalidade internacionalmente estabelecida e atentem contra o ordem em matéria de imparcialidade do direito internacional.

É sabido que não existe nenhuma prova que relacione os autores dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e o antigo regime iraquiano. Os americanos e os ingleses continuam até ao presente sem apresentar provas de uma ligação entre a organização terrorista Al-Qaeda e o ex-ditador Saddam Husein, e sem apresentar igualmente, uma razão plausível do ataque con-tra Iraque, como sendo parte da guerra contra o terrorismo internacional. O que parece estar provado, a menos que venha a ser contrariado, o que não parece ser o caso, é que o verdadeiro “leitmotiv” da invasão do Iraque foi o petróleo e tudo o resto foram pretextos, e a ONU bem o sabe, pois, após o voto histórico do Conselho de Segurança, o porta-voz da Casa Branca, declarou que para iniciar uma guerra contra o Iraque, os Estados Unidos não precisavam de qualquer autorização da ONU.

Após o fatídico mês de Setembro de 2001, criou-se uma atmosfera de guerra contra o terrorismo que justifica qualquer acção de qualquer país contra o terrorismo ou contra um suposto terrorismo. Os governos desde Israel até às Filipinas, passando pela Colômbia, têm actuado sem nenhum obstáculo e com total despudor pelo direito internacional e sempre com este pretexto. Ao final pode resumir-se que não é possível iniciar uma guerra em defesa dos nossos valores, e renunciá-los simultaneamen-te. A guerra contra o terrorismo apresenta, a melhor forma de legitimar práticas repressivas no interior dos países, o que se contrapõe ao facto real das ideologias em expansão; a di-fusão e aplicação do direito internacional e a acertada aplicação de ingerência humanitária em terceiros países. Na maioria dos países ocidentais, quer na América do Norte como na UE, a guerra contra o terrorismo tem ser-vido de pretexto para a introdução de meios que atentam contra o conteúdo do princípio da liberdade pública e dos direitos humanos.

EDVA

RD M

UNCH

, O G

RITO(Continuação)

Os ataques suicidas converteram-se na melhor estratégia para o terrorismo internacional. Os seus custos são baixos e a capacidade de repercussão é extremamente eficaz

Eu, Angela Leong, no exercício do direito comtemplado na “Lei de Imprensa”, redijo a minha reacção no sentido de dar um conhe-cimento correcto da realidade ao público, relativamente à notícia no título “Benefícios se votarem em Angela Leong”, publicado no jornal “Hoje Macau”, na página 4 (Política), no dia 31 de Julho de 2013, cujo conteúdo direc-tamente relacionado comigo, sendo um facto não verdadeiro e falso. A notícia envolveu uma acusação sem justa causa, e mais uma acusação criminal contra mim. Dado a gravidade deste caso e a fim de assegurar a minha reputação e prestígio, respondo o seguinte:

Eu nunca:(1) Ofereço ou prometo a oferecer ne-

nhumas férias aos funcionários do SJM como compensação de inscri-ção no recenseamento eleitoral e de “votem em mim”.

(2) Uso férias para atrair os funcionários do SJM a votar em mim, nem arranjo veículos para levá-los para os pontos de votação durante a 4.ª Eleição da Assembleia Legislativa em 2009.

Por seu turno, o Senhor BOSCO CHIANG não é trabalhador do SJM e nem trabalha para mim.

Entretanto, o Senhor BOSCO CHIANG disse que ele nunca ouviu nem este rumor nem quaisquer queixas apresentadas pelos membros. Acho que ele não está falar palavras boas para mim, apenas revelou os factos.

No fim, declaro seriamente que me reser-vo todo o direito legal contra as pessoas que responsabilizam por fazer, provar, publicar os discursos falsos acima mencionados.

Aos 7 de Agosto de 2013Angela Leong

dire i to de resposta

Page 19: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

19 opinião

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana de Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos; Zhou Xuefei [estagiária] Colaboradores Amélia Vieira; Ana Cristina Alves; António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Correia Marques; David Chan; Fernando Vinhais Guedes; Helder Fernando; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; Leocardo; Paul Chan Wai Chi Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Tiago Alcântara; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

macau v is to de hong kongDAVIS CHAN*

RicaRdo Pinhotwitter.com/ricardo

Contra ideologias, não há argumentos.

disse-me um passarinho...

hoje macau segunda-feira 12.8.2013

A 3 de Agosto, o jornal chinês “Macao Daily News” (澳門日報) e o site chinês “udm.com” (联合 新闻) informa-ram uma notícia ocorrida na China. A presidente do Tribunal Civil do Supremo Tribunal de Xangai, (上海市 高级人民法院 民 一 庭庭长) Chen Xue-ming (陈雪

明), o vice-presidente (副 庭长) Jiu Ming--hua (赵明华) e outras três pessoas foram desfrutar do seu jantar. Em seguida, terão ido, alegadamente, para um clube nocturno. O local, conhecido por ter prostitutas, terá sido escolhido com o sentido dos intervenientes usufruírem de serviços sexuais. O caso foi denunciado por um cidadão que colocou fotos na Internet que mostram os juízes a saírem do restaurante e a dirigirem-se ao clube nocturno. O escândalo já colocou a polícia de Xangai a investigar o caso.

Um juiz deve ser o primeiro a respeitar as leis. Estarão ambos, prostituta e cliente, a cometer um crime, sendo o sexo pago?

A meu ver a resposta é “sim”. Na China, essa ofensa é feita pelo Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo “(O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacio-nal). Artigo 4.º: “a decisão em relação à prostituição feita pelo Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo” (全国 人民 代表 大会 常务委员会 关于 严禁 卖淫 嫖娼 的 决定) onde se pode ler que o Departamento de Procuradoria (公安 机关) e departamentos administrativos devem ter o direito de deter os infractores, ou seja, tanto as prostitutas como os clientes. O período de detenção é de seis meses a dois anos. Durante este período, os infractores devem ser objecto de reabilitação. Noutras palavras, os infractores devem receber educação legal e moral para entender que a prostituição é má. Os infractores também precisam de pagar uma multa. O montante máximo da pena cifra-se nos 5.000 renminbis. Crimes semelhantes e as suas respectivas penalida-des estão previstas no artigo 30.º da “Ordem Regulamento Punição Gestão Social” (治安 管理 处罚 条例), bem como artigo 66.º da “Order Management Lei Punição social” (治安 管理 处罚 法).

Os juízes também devem ser as pessoas com maior índice moral padrão. Ninguém

No sistema da Common Law, a situação é ainda mais restritiva. Os juízes aposentados ou demitidos não podem ser advogados novamente. A única maneira de o juiz aposentado ou demitido continuar a trabalhar é tornando-se professor de Direito

Má conduta dos juí[email protected]://blog.yahoo.com/legalpublications

*Professor Associadono Instituto Politécnico de Macau

diria que gastar dinheiro para comprar um serviço sexual de uma prostituta é “moral”. Essa acção também pode aumentar a pos-sibilidade de espalhar o número de doentes de SIDA no mundo.

Neste caso particular, a situação é mais complexa, porque o cliente é um juiz. O artigo 9.º (4) da Lei de Juízes (法官 法) prevê que o juiz deva ter uma “boa conduta”. Já o artigo 13.º prevê ainda que os juízes possam ser demitidos de funções caso se confirme que tenham cometido um crime. Como já disse, a prostituição é considerada um crime na China, e tanto uma prostituta como o cliente cometem crime. Será que os dois juízes podem ser exonerados?

Vamos analisar essa questão com mais detalhe. Não nos importa demissão dos juízes? A resposta é provavelmente não. Na verdade, o que o público em geral pre-tende é a justiça em consciência. Sem isso, o nosso sistema jurídico não pode mais ser um veículo legal. Sem o mais alto padrão de moralidade de um juiz, o público em geral não pode ser confiável a um juiz e, portanto, não pode estar com boas expectativas para um julgamento. Isto é o que realmente in-teressa ao público.

O comportamento dos juízes neste caso quebra totalmente a confiança do público no sistema judicial chinês.

Temos sorte, porque este caso aconteceu na China. Mas o que aconteceu aqui ao lado pode muito bem acontecer noutros países ou regiões. É melhor olhar para o nosso sistema judicial por forma a lidar com um problema semelhante. Em outras palavras, se o caso acima aconteceu em Macau ou Hong Kong, o que faria o nosso Governo? De acordo com o artigo 87.º da Lei Básica de Macau, um juiz pode ser demitido somente em dois casos:

1. incapacidade de cumprir funções, ou2. comportamento incompatível com o

cargo que ocupa.O artigo 87.º não define ou explica “ com-

portamento incompatível com o cargo que ocupa.” Contudo, a Comissão de Juízes (法官 委员会) assume esta responsabilidade. O juiz deve obter a aprovação do Comité de Juízes depois de agir de forma pouco correcta na so-ciedade. Por exemplo, o Instituto Politécnico de Macau convidou o juiz do Tribunal de Última Instância, Chu Kin (朱健), para participar num

seminário. Chu Kin teve que obter a aprovação do Comité de Juízes antes de poder falar no referido seminário.

Em Hong Kong, as coisas funcionam mais ou menos do mesmo modo que em Macau. Requisitos semelhantes são forne-cidos pela Lei Básica de Hong Kong (香港 基本法), onde o artigo 89.º diz que o juiz só pode ser demitido por duas razões:

1. incapacidade para o exercício de suasfunções, ou

2. mau comportamento.A Lei Básica de Hong Kong também não

define ou explica o “mau comportamento”. Em Hong Kong, temos um detalhe. Existe a regulação “Guia de Conduta Judicial”. O Guia de Conduta Judicial, no seu número 96 prevê que os juízes estão autorizados a ir a alguns locais de entretenimento. Ao fazer isso, os juízes devem considerar o sentimento

do público em geral. Um raciocínio seme-lhante aplica-se a jogos de azar. O número 99 permite que os juízes possam jogar, mas apenas com poucas quantidades de dinheiro. Contudo, o Guia de Conduta Judicial não especifica, no entanto, os limites dessa quantidade, exigindo apenas que os juízes usem do bom senso para tomar decisões.

As notícias relacionadas com a prostitui-ção e os juízes chineses foram publicadas numa pequena coluna de um jornal. Por isso, a notícia não pôde facilmente chamar a atenção do público.

Concordo que o quotidiano de um juiz é chato e restritivo. “Chato” porque o juiz pre-cisa pensar e analisar o caso sozinho. Eles não podem discutir o caso com outro. Se o fizerem, o juiz é influenciado por outros. O julgamento legal não é um julgamento independente. “Restritivo”, porque o juiz não pode ir para um clube nocturno ou para um casino, muito porque nesses lugares estão muitos criminosos. Poderá um juiz ir a um clube nocturno ou a um casino onde podem estar delinquentes por si punidos anteriormente?

No sistema da Common Law, a situação é ainda mais restritiva. Os juízes aposenta-dos ou demitidos não podem ser advogados novamente. A única maneira de o juiz apo-sentado ou demitido continuar a trabalhar é tornando-se professor de Direito.

Aos olhos do público em geral, um juiz tem o maior dos estatutos sociais. É uma honra ser um juiz. O juiz também representa a justiça, a equidade e a consciência. Mas quantos de nós sabemos que o quotidiano de um juiz é “chato” e “restritiva”?

Uma vez entendidos todos estes elemen-tos, podemos concluir que a vida de um juiz terá de ser o equilíbrio entre a liberdade pessoal, os pressupostos da carreira, a moral e os pressupostos sociais.

NOTAO artigo publicado na semana passada teve um erro. A primeira frase do sétimo parágrafo: “Daqui a cerca de três Semanas o Festival de Meio-Outono”, está incorrecta. Devia ter sido utilizado termo Festival Yue Lan (Espíritos esfomeados). Pelo meu lapso, apresento as mais sinceras desculpas.

MIC

HELA

NGEL

O, O

ÚLT

IMO

JULG

AMEN

TO

Page 20: Hoje Macau 12 AGO 2013 #2912

NAGASAKI ASSINALA 68.º ANIVERSÁRIO DA BOMBA ATÓMICA

Para jamais esquecer A cidade japonesa de

Nagasaki assinalou o 68.º aniversário do lançamento da

bomba atómica, sofrido em 1945, numa cerimónia em que o Gover-no foi instado a liderar os esforços da comunidade internacional para acabar com as armas nucleares.

Pelas 11:02 locais, hora em que a bomba “Fat Man” foi lan-çada sobre Nagasaki há 68 anos, milhares de pessoas cumpriram um minuto de silêncio, em home-nagem às cerca de 70.000 vítimas.

O presidente do município de Nagasaki, Tomihisa Taue, chamou a atenção do Governo do Japão, único país até à data atacado com armas nucleares, a liderar a cruzada multinacional para a não proliferação.

No seu discurso também criti-cou o acordo de cooperação nuclear que a Índia e o Japão pretendem assinar e defendeu que este tipo de pactos contribui para que países como a Coreia do Norte justifiquem os seus programas de desenvolvi-mento de armas nucleares.

Por último, recordou que a gestão da água radioactiva, que inundou a central nuclear de Fukushima, em consequência do tsunami de 2011, ainda está por resolver e sublinhou a incerteza que esta situação gera nos milha-res de afectados por este acidente.

Por sua vez, o primeiro-minis-tro nipónico, Shinzo Abe, defendeu os três princípios japoneses de não produzir, não possuir e não permitir que entrem armas nucleares no seu território nacional.

A cerimónia congregou este ano representantes de 44 países, incluindo o embaixador norte--americano no Japão, John Roos.

Os Estados Unidos lançaram o primeiro ataque nuclear da his-tória sobre a cidade japonesa de Hiroshima a 6 de Agosto de 1945 e três dias depois lançaram uma segunda bomba atómica sobre Nagasaki, forçando a capitulação do Japão a 15 de Agosto e pondo fim à II Guerra Mundial.

Em Março passado, o número total de “hibakusha”, nome por que são designados os sobrevi-ventes destes bombardeamentos em Hiroshima e Nagasaki, tota-lizavam 201.779 pessoas, quase menos 10.000 (9.051) do que no ano passado, e a sua idade média era de 78,8 anos.

hoje macau segunda-feira 12.8.2013

EUA consideram autores dos ataques “inimigos do Islão” Os Estados Unidos condenaram os ataques ocorridos no sábado no Iraque, considerando que os responsáveis pelos mesmos são “inimigos do Islão”. Washington referia-se aos atentados perpetrados ontem contra bairros sunitas e xiitas, sobretudo em Bagdad, capital do Iraque, que já foram apontados com os mais mortíferos dos últimos cinco anos. Mais de 60 pessoas morreram. O Departamento de Estado norte-americano classificou de «cobardes» os ataque contra as famílias que celebram o Eid al-Fitr, que encerra o Ramadão.

“Barco do Amor” fez última viagem para ser destruídoDepois de nos anos 70/80 ter ficado famoso na série “O Barco do Amor”, o MS Pacific fez a sua última viagem, de Génova, Itália, até um estaleiro em Aliaga, na Turquia para ser destruído. O famoso navio, com 42 anos, 171 metros e 13,5 toneladas de peso, chegou à Turquia a 6 de Agosto, depois de ter sido comprado pela empresa turca de reciclagem Izmir Ship Recycling Co., por 25 milhões de patacas. A série que o tornou famoso foi produzida e emitida pela ABC entre 1977 e 1986, com o cruzeiro de luxo a passar por diferentes lugares do mundo, tendo um dos episódios sido passado em Lisboa. A comédia romântica foi transmitida pela RTP1 nos anos 80, tendo depois sido retransmitida nos anos 2000 pela SIC Sempre Gold e pela SIC Comédia.

Antiga estação de metro de Londres à venda por 230 milhõesA estação de metro de Brompton Road, em Londres, no Reino Unido, foi desactivada em 1934 e está agora à venda pela módica quantia de 230 milhões de patacas. Mas o elevado custo justifica-se com a história de esta estação tem para contar. Situada entre o Harrods e o Museu de História Natural, a estação foi desactivada nas vésperas da Segunda Guerra Mundial e desde então serviu de bunker ao Ministério britânico da Guerra para evitar os bombardeamentos da Kuftwaffe sobre Londres. Ali, houve reuniões de altos comandantes aliados, sendo que só na sequência da Guerra Fria, nos anos 50, o espaço foi abandonado. A estação pertence actualmente ao Ministério da Defesa que, em tempos de crise, tem de operar cortes, pelo que pôs Brompton Road à venda, em vez que devolver o espaço à companhia de metro londrina.

Morreu Urbano Tavares RodriguesMorreu o escritor e professor universitário Urbano Tavares Rodrigues, aos 89 anos. Ficcionista e ensaísta, nasceu em Lisboa a 6 de Dezembro de 1923. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em Filologia Românica. Impedido de leccionar em Portugal, partiu para França, ensinando em Montpellier, Aix e Paris até 1955. Depois do 25 de Abril, regressou a Portugal, tendo leccionado na Faculdade de Letras até 1993. Foi director da revista Europa e crítico de teatro d` O Século e do Diário de Lisboa. “Os Insubmissos”, “Desta Água Beberei” e “A Flor da Utopia” são alguns dos seus romances. O último romance, “Escutando o rumor da vida seguido de solidão em brasa”, foi publicado há cerca de um ano. A filha, Isabel Fraga, refere na página de Facebook dedicada ao autor que o pai estava internado há três dias no hospital dos Capuchos. O funeral realizou-se cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Água radioactiva de Fukushima em risco de chegar ao marA água radioactiva do subsolo da central de Fukushima extravasou o sistema de contenção subterrâneo que tinha sido construído para evitar que chegasse ao mar, revelou a operadora Tokyo Electric Power (TEPCO). As obras do muro subterrâneo, que separa os reactores e o oceano, terminaram na sexta-feira, depois de ter sido selado o subsolo para evitar a fuga do líquido radioactivo para o mar, mas os operários detectaram que o nível do líquido supera em cerca de 60 centímetros a altura do muro de contenção do subsolo. Previsões do Governo apontam para que sejam vertidas para o mar cerca de 300 toneladas de água radioactiva. Para reduzir a água subterrânea contaminada, a TEPCO iniciou na sexta-feira o bombeamento do líquido, transferindo-o para depósitos nas imediações do reactor 2.

Bundesbank prevê novo programa de resgate para AtenasO Bundesbank, banco central alemão, prevê que a Grécia vai precisar de um novo programa de resgate financeiro no início de 2014. Um documento interno do Bundesbank aparentemente destinado ao Ministério das Finanças alemão, citado na edição de hoje do «Der Spiegel», indica que «os europeus devem aprovar no início de 2014 um novo pacote de empréstimos para a Grécia». Segundo o documento, a atual revisão da troika do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu à economia da Grécia foi motivada por «pressões políticas».

cartoonpor Stephff

E.U.A. ANUNCIAM DESCOBERTA DA VACINA CONTRA A MALÁRIA