INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

36
7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012 http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 1/36

Transcript of INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

Page 1: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 1/36

Page 2: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 2/36

Page 3: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 3/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 3 

EdITORIAl

JAÉCIO [email protected]@infoemrevista

 A vida sem competição dá depressão. Todo dia

trava-se uma batalha pela sobrevivência e a

vitória supera e az esquecer os obstáculos.

Competição

INFORMÁTICA EM REVISTA EPRÊMIO DESTAQUES DO MERCADO– INFORMÁTICAsão marcas de Jacio deOiveira Caros - MECNPJ 10.693.613/0001-05 I.Municipal171.294-2Rua as Orquíeas, 765Conj. Mirassol - Capim MacioCEP.59078-170 – Natal/RNFones: (84) 3206.17569444.6831 (Claro) | 8863-3963 (OI)

9617.1305 (TIM - iPhone)

DIRETOR / EDITORJAéCIO DE OlIVEIRA [email protected]@[email protected] 

ADRIANE ARAÚ[email protected] [email protected]ÊNIO ARAÚ[email protected] [email protected] FERNANDO [email protected] GAbRIEllA FONSECA

[email protected] GONZAGA [email protected] [email protected] [email protected] GUIMARÃ[email protected] MANOEl [email protected] 

FOTOSINFORMÁTICA EM REVISTA / ROSI NASCIMENTO

CAPAFAÇA COMUNICAÇÃO

NEW SYSTEM

MANUTENçÃO DO SITENEW [email protected] www.newsystemrn.com.br 

ASSESSORIA JURíDICAdr. Pero Ribeiro – OAB/RN [email protected] 

IMPRESSÃO

PROJETO GRÁFICO EDIAGRAMAçÃO(84) [email protected]

Énatural do ser humano viver competindo,desde “priscas eras” como dizia meu ami-go Adalberto Viana. É atribuída ao BarãoPierre de Coubertin: o pai das Olimpía-

das Modernas, essa rase: “o mais importante não

é vencer, mas competir”. Claro que isso é consolode perdedor, porque o importante mesmo é ganhar, vencer e se tornar lembrado por muito tempo.

Ninguém se lembra de vice-campeão. Emtudo na vida competimos. No trabalho, noamor, na aparência, tudo. Dizem que a competi-ção silenciosa entre as mulheres é a mai s visível.“Elas se vestem e se arrumam, para as outras”dizem os entendidos em beleza. Entre os ho-mens a competição é outra diversão.

No esporte então é que a coisa ica bonitade se ver. Ninguém presta atenção ao chororô dequem perde, nem tampouco os repórteres o en-trevistam. Vive-se a alegria do campeão e da suaenergia contagiante.

O que a gente vê nas competições olimpicase para-olímpicas, onde atletas de todos os mati-zes e de todas as partes do mundo livre, sorempra ganhar uma medalhinha, levando seu paíspara a glória. É emocionante.

A vida sem competição dá depressão. ododia trava-se uma batalha pela sobrevivência e a vitória supera e az esquecer os obstáculos .

odos os anos empresas de comunicaçãocriam prêmios de marketing para ver quem sãoos escolhidos do público. Criamos em 1995,

quando azíamos o Poti Inormática, junto ao

Diário de Natal, o Primeiro Prêmio Destaques

do Mercado – Informática. Selecionamos 20 ca-tegorias e omos em busca de proissionais, em-presários, escolas e empresas para concorrerem.

Quando programamos a Informática em

Revista em junho de 2006, víamos com satis-ação o lançamento do Prêmio em 2007 cominscrições gratuitas e ao vencedor a premiação

também gratuita. Nada de escolher o vencedor eimpor assinatura ou venda de espaço na revista.Isso tira a liberdade e a transparência do prê-mio. Há seis a nos que a votação é exclusivamen-te pela internet, sem intererência de ninguém.

A cada ano aumenta o número de empresasque dão apoio ao Prêmio. É através de cotas depatrocínio que arrecadamos o suiciente paracobrir as despesas. Não visa mos lucro, mas, ape-nas, a reali zação desse evento que, para nós, é degrande valia.

Neste ano serão 20 vencedores e 10 home-nageados. odos receberão um belíssimo troéucriado pelo design Heyder Macedo, o mesmoque cria nossas capas. Os apoiadores recebemCertiicados de Menção Honrosa e tem suasmarcas no rodapé da página que divulga o Prê-mio. Este ano são 25, em 2007, oram apenas 8.Esperamos que em 2013 tenhamos mais apoia-dores para podermos realizar uma esta ma ior.

Que Deus nos abençoe, sempre.

Até dezembro.

Page 4: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 4/364 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

O ink a seguir acessa a coeção a Informá- tica em Revista (eiçes e 2012) no SCRI -Bd, A Maior Bibioteca Onine o Muno. ler,Pubicar, e Compartihar documentos e Tra-bahos Escritos.

http://pt.scrib.com/coections/3791394/ INFORMATICA-em-REVISTA

Astenio [email protected]

Com as edições no Scribd + Edições on line no site in formaticaemrevista.com.br eo envio da edição em PDF, chegamos a um nível de leitura acima de 130 mil, mês. 

****************

Agraeço a pubicação o meu artigo na In-formática em Revista e outubro. Procureiem bancas um exempar e não encontrei. Jáestou articuano um novo artigo para enviar.

Roerto Cardoso [email protected] 

 R-O novo artigo está nesta edição. Realmente não colocamos a Informática em Revista em bancas. Preferimos conceder desconto es- pecial para incentivar a assinatura, como a promoção Assinatura Premiada que dá direito a concorrer ao sorteio de um Tablet. Acesse informaticaemrevista.com.br/assine.php

****************

Gostei muito o artigo e leonor Barbosa so-bre a terceira iae apreneno informática.Muito incentivaor. Reamente, a gente nessaiae, tenho 78 anos, fica acanhaa quano

vê que a maioria é e jovens.Antonio Caros da [email protected]

****************A eição temática e outubro sobre EeiçesEetrônicas mostrou a importância esse pro-grama criao e esenvovio por brasieiros.A Informática em Revista homenageou comprecisão os caminhos a votação eetrônica.E a capa ficou ina, parabéns. 

Mariene Cansanão/bSbmari.cansançã[email protected]

Vi uas novas empresas anunciano na Informá- tica em Revista: Infinity e Fiern. Tenho acompa-nhao a evoução a revista e fiquei impressiona-a com a visitação ao site meia pea locaweb,cerca e 6 mi acessos. Recebo reguarmente aversão em PdF no início o mês e meu fiho ê, naintegra. Como fazer para assinar a revista?

Juracyr de Ameida/[email protected]

 R-Pois é, todos os meses, graças a Deus,entram novos anunciantes. Estamos lan-çando uma promoção para assinantes: Assinatura Premiada que custa apenas 50 reais (12 edições) e concorre ao sorteio deum Tablet, em janeiro. Basta acessar infor- maticaemrevista.com.br/assine.php 

****************

Sou assinante a Informática em Revista. Mi-nha assinatura vence em fevereiro e 2013, masposso fazer uma nova para concorrer ao Tabet?

João [email protected] 

 R-Você pode fazer uma nova assinatura e presentear alguém em qualquer lugar do Brasil. Preencha os dados do presenteadoe quem fca concorrendo ao Tablet é você. 

****************

Gostei e saber que foi um mineiro que crioue patenteou o Bina. Soube também que eevai receber um grane soma e inheiro osfabricantes e teefones, no muno too. Vino Googe sobre o Sr. Néio José Nicoai, 71anos, o inventor, uma história bonita. A cita-

ção ee no eitoria Brasieirices, a eiçãoe outubro, foi muito interessante.

Marcos Dionísio/[email protected]

****************

Fiquei feiz em ter sio citao no eitoria Bra-sieirices a eição e outubro. Já autorizeiminha secretária a fazer assinatura a Infor-mática em Revista.

Jean-pau [email protected]

Tenho io as Histórias e Simporim e Astê-nio Araujo. Soube que vai virar ivro?

Manoe [email protected]

 R-É projeto de Astênio, nosso grande cola- borador, de transformar os ensinamentosde Simplorim, sua personagem, em livro ainda este ano.

****************

Soube que em janeiro entra o programa Infor-mática na TV? Qua cana?

Wison [email protected] 

 R-Estamos em negociação com o canal fe-chado TV Mix, (canal 28 – Cabo) de SolonSilvestre. Vamos nos preparar para forma-tar um programa simples, baseado na pautada Informática em Revista e prestigiar nos- sos anunciantes e colaboradores. Será de30 minutos, uma vez por semana e vamoscolocá-lo no You Tube.

****************

E quano será a entrega o Prêmio Informáti-ca 2012 e aone será a soeniae?

Norerto [email protected] 

 R-Será no auditório do SESC Cidade Alta, ao lado do Senac, dia 22/11,19h, com sor-teio de 10 brindes,incluindo um Tablet.

Page 5: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 5/36

ARTIGO

Em recente viagem à cidade do Rio de Ja-neiro, tive a grande oportunidade de co-nhecer um projeto que me causou tão boaimpressão, com a visão de uturo daquela

capital, que eu não poderia deixar de compartilharcom vocês, leitores desta revista.

Esse projeto chama-se “Nave do Conhecimen-to”. Um espaço uturista projetado com ambientesmultiusos e interativos, oerecendo opções decursos,pesquisas, visitas virtuais e lazer aos requentadores

do bairro do Irajá. Querem saber como unciona pordentro? Então apertem os cintos que iremos viajarda Alemanha para o Irajá!

Ao entrar no prédio, quei tão impressionada,que tive a sensação de não estar no Brasil, e sim, em umpaís detentor de altíssima tecnologia,como por exem-plo, a Alemanha. Primeiramente, pelo design arquite-tônico, o qual simboliza uma nave espacial.

Segundo, pela tecnologia da inormação e comu-nicação instalada no local. A Nave do Conhecimento conta com grandes painéis de LEDs sensíveis ao toquepara visualização de conteúdos digitais de disciplinas

como história da humanidade, geograa, ciências,inormática, e dados reerentes à história e desenvol- vimento do bairro e das comunidades que o cercam.

Além disso, seus requentadores, que na suagrande maioria, são crianças e jovens, têm acessoa cursos gratuitos de inormática e idiomas, comobjetivos de se qualiicarem para um mundo me-lhor e mais colaborativo.

Os microcomputadores do laboratório são de úl-tima geração, com monitores de LED de 21”, e a salade inglês possui equipamentos de vídeo conerência,

capazes de conectar seus alunos diretamente com pro-essores de uma escola americana, tornando o apren-dizado mais rápido e de melhor qualidade. Existe ain-da, um painel digital com acesso a mapas, utilizando oGoogle Maps e seus recursos como o Street View, paraque as pessoas possam ali mesmo, colaborar com su-gestões de melhorias e desenvolvimento do bairro.

Para dar um brilho maior à nave, oram cria-dos espaços chamados de “Gruta do Conhecimen-to”. São casulos coloridos e ivertidos, equipados comcolchões e IPADs para que as crianças possam deitare utilizar os recursos desses ablets e se amiliariza-rem no mundo digital. Diga-se de passagem, meus

olhos brilharam ao ver criancinhas de aproximada-mente cinco anos utilizarem tão bem a tecnologiadisponibilizada. E vale ressaltar, que são criançaspertencentes à população de baixa renda!

Outro aspecto a ser considerado a respeito doprojeto, é que apesar de não entender nada de arqui-tetura predial e urbanística, percebi acilmente que oprédio oi construído visando aspectos ecologicamente

corretos, como exemplo, a entrada de luz natural, eco-nomizando assim, gastos com energia elétrica. A renteda nave é toda de painéis de vidro.

E esses recursos oram aproveitados também,para projeção de imagens para exibição de lmes noperíodo da noite à população, num anteatro cons-truído do lado de ora do prédio. Não é antástico?Ao término da visita, tratei logo de buscar mais in-ormações sobre o projeto.

al qual oi minha surpresa, descobri que o arqui-teto e urbanista responsável pela obra chama-se “Diet-

mar Starke”, um prossional ormado na Universidadede Bauhaus, uma das maiores e mais importantes ex-pressões do que é chamado modernismo no design ena arquitetura, sendo a primeira escola de design domundo, situada na Alemanha.

Concluindo, esse artigo, quero deixar aqui regis-trado que o Rio de Janeiro não só continua lindo, mas,a cada dia mostra-se capaz de utilizar tecnologias paraum mundo mais sustentável, mais colaborativo, levan-do o Brasil a se emergir numa potência digital maiscriativa e empreendedora.

Parabéns à Preeitura do Rio de Janeiro e aos po-líticos que realmente azem acontecer

ADRIANE ARAÚJOGERENTE dE INFORMÁ[email protected]

NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 5 

Da Alemanha ao Irajá

ADRIANE ARAÚJO NA NAVE dO CONHECIMENTO

Page 6: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 6/366 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

OPresidente do Sistema FIERN,Amaro Sales, lançou no dia 17de outubro, no Ginásio de Es-portes do Sesiclube, em Natal,

o Mapa Estratégico 2012/2020 da institui-ção. A solenidade reuniu todos os uncio-nários lotados em Natal, a Diretoria, Dire-tores do SENAI e SESI, a superintendentedo IEL, Presidentes de Sindicatos, Supe-rintendentes e os representantes da Con-ederação Nacional da Indústria (CNI) Le-onora Gonzáles e Paulo Henrique Batista.

O Mapa Estratégico tem como Missãoortalecer a indústria, atuando na represen-tação e deesa de seus interesses, na promo-

ção da educação prossional e qualidade de vida do trabalhador e no desenvolvimento

tecnológico e empresarial, propiciando amelhora da competitividade das empresasindustriais do Rio Grande do Norte, deorma sustentável. A Visão apontada peloMapa pretende que o Sistema FIERN seconsolide na promoção da competitividadeda indústria, omentando o desenvolvimen-to sustentável do Rio Grande do Norte.

Em seu pronunciamento na cerimônia,Amaro Sales agradeceu, nominalmente, aosque contribuíram para elaboração do Mapae também a todos que compareceram aolançamento e prestou homenagem ao un-cionário do Sistema FIERN, o economistaIstvan Arboc, que aleceu recentemente, pe-dindo um minuto de silêncio.

“emos um encaminhamento para ospróximos oito anos”, disse o presidente daFIERN, ressaltando, contudo, que trata-se deum desao e que é necessário que todos vis-tam a camisa para viabilizá-lo. “emos essaresponsabilidade, que não é apenas do presi-dente do Sistema FIERN, mas de todos nós”.

O evento contou com uma dinâmicasob a responsabilidade do coral Acordes,que ez alusão à harmonia necessária para

conduzir uma orquestra, onde cada umtoca seu instrumento em avor do resulta-

do nal. “Hoje essa orquestra é o SistemaFIERN. Estamos no mesmo time, vestindoa mesma camisa. odos unidos numa vi-são sistêmica”, disse o Presidente.

O Sistema FIERN conta hoje com 820uncionários e 310 estagiários. De acordocom organizadores, a ação pretendeu reu-nir todos esses colaboradores para distri-buição do Mapa Estratégico e passar umacomunicação de que todos juntos podemazer melhor. Em seu discurso, o Presiden-te também anunciou que será lançado embreve o Portal da Estratégia, para que to-dos possam acompanhar as ações.

FIERN lançaMapa Estratégico 2012/2020

    F   o   t

   o   s    M   o   r   a   e   s    N   e   t   o

AMARO SAlES PRESIdENTE dA FIERN

PlATéIA REUNIDA NO GINÁSIO dEESPORTES dO SESIClUBE EM NATAl

Page 7: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 7/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 7 

      

          

Natal Shopping aprimoraserviço de wi-i

Amudança representa mais veloci-dade, disponibilidade e segurança

e já aumentou signicativamentea satisação dos clientes.

Com objetivo de proporcionar umaexperiência única de bem estar e conortoaos seus clientes e anteder sua demandaatual, o Natal Shopping resolveu investirem inraestrutura e treinamento de equipesde atendimento em I e melhorar o Serviçode Rede Wireless para seus clientes. Apesarde estar em ase construção, com apenasmetade do projeto em uncionamento, oíndice de clientes satiseitos, muito satisei-tos ou encantados subiu de 40% para 80%,deixando os poucos satiseitos e insatisei-tos em 20%. A mudança garantirá melhorana velocidade, disponibilidade e segurança.

Para garantir o sucesso do projeto, ogestor de I e analista de novas tecnologiasdo Natal Shopping, João Elias, disse que aempresa busca as melhores empresas e pro-dutos do mercado. ”Conhecemos a Qualitek há mais de dois anos. Surgiu então a oportu-nidade e determinamos que ‘Segurança’ era

um item imprescindível no projeto, a escolhaentão cou ácil”, disse o gerente de I, queacrescenta que oi a Qualitek que apresentou

a Meraki e o entusiasmo deles com as pos-sibilidades daquela solução oi contagiante.

“Foi o único equipamento que conse-guiu atender nossa demanda. Eles superarama limitação técnica dos demais ao operar sa-tisatoriamente num ambiente extremamentepoluído por sinais de rádio”, explica.

João Elias conta, ainda que a Qualitek  tem demonstrado coragem ao se empenharem projetos audaciosos, sempre prontos aapresentar novas soluções de tecnologia sejamelas líderes de mercado ou soluções inovado-ras. “Acredito que a consultoria de segurançapode até ser o oco deles e eles o açam muitobem, mas certamente não é mais exclusivida-

de”, disse. Já com relação à Meraki, João Eliasdisse que, depois de analisar seus produtos esoluções, a empresa concluiu que não é apenas

uma tendência, e sim uma empresa visioná-ria, que possivelmente criou um divisor de

águas no tocante ao gerenciamento de redes.Uma novidade é o Hardware da ante-

na (Solução da Meraki). “Ele me impressio-nou com algumas uncionalidades (análisede espectro e direcionamento de potência),muita robustez, interace incrivelmente in-tuitiva e prática para monitorar. Além dis-so, oi o único capaz de operar no ambienteda praça de alimentação, onde chegamos ater intererência de 10 APs num mesmo ca-nal, que era o ‘terror’ desse projeto”, comen-ta o gestor de I do Natal Shopping. Comisso João busca oerecer “a melhor rede wi-pública da cidade e porquê não, do Brasil”.

Já com relação aos riscos que um usu-ário e empresa correm ao utilizar uma redeaberta sem as devidas proteções, ele disseque para empresas o risco é absurdo, prati-camente 100% de chance de algo dar erradoe a consequência negativa é de caráter mo-netário, estratégico ou de imagem. “No casode pessoas utilizando seus equipamentos emredes desprotegidas, os hackers ou vírus de

rede podem obter inormações pessoais que vão desde senhas de rede sociais ou bancosaté arquivos no próprio dispositivo”, naliza.

JOÃO ElIAS ANAlISTA dE NOVASTECNOlOGIAS dO NATAl SHOPPING

Page 8: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 8/368 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

ARTIGO

FERNANDO OlIVEIRAMTAC MICROSOFT

[email protected] Éato, não posso esconder, estou neste mundodesde quando não havia sistema operacionalpara micro computadores, e também nãoexistiam os microcomputadores, e as máqui-

nas sequer tinham monitor, as luzes eram as únicasormas de interação com os humanos. Vinte e noveanos depois estou escrevendo para vocês, próximos demais uma virada de página na história da inormática.

Hoje quando escrevo (24/10/2012) estamos hádois dias da chegada do Windows 8 nas lojas, e juntocom ele um innidade de novos produtos, prontos paraa nova orma de interação homem x máquina, dentreeles, o Xbox Music, um novo sistema operacional paracelulares o Windows phone 8 e os seus smartphones,um novo tablet o Surace, o “estado da arte do designe tecnologia”, segundo os especialistas que tiveramacesso ao novo dispositivo, um novo Skype totalmenteintegrado ao MSN e Facebook e milhares novos pro-gramas na Windows Store, todos para o Windows 8.

O Windows 95 representou na sua época o divisorde água da era do teclado para o mouse, o Windows 8 representará a chegada de novas ormas de interação,

através do toque, voz e gestos, está próximo o dia emque alar com o computador e ser por ele reconhecidoatravés de gestos, será um padrão, sem esquecer o te-clado e mouse, para os saudosistas como eu.

Estudo o Windows 8 desde Março/2012. A mu-dança é grande, o botão Iniciar sumiu, a interaceagora é viva com inormações em tempo real, totalintegração com as mídias sociais e com uma gama dedispositivos de toque, esta interace agora é a mesmapara os celulares, consoles de jogos Xbox, computa-dores, tablets, netbook, ultrabook e servidores basea-dos em Windows Server 2012.

O Windows 8 oi eito para as nuvens, a integra-ção com o serviço Sky drive é total, as otos,correioetc. Estão compartilhadas entre todos os dispositi- vos, hoje podemos editar um arquivoem um Mac,celular baseado em Windows Phone, o mesmo emum tablet e em um desktop.

A experiência de meses de trabalho com o Win-dows 8 me apresentou um grande desao, mudar, es-quecer um pouco a orma como trabalho e aproveitaros novos recursos disponíveis, com mais velocidade,um nível maior de compartilhamento, total integra-ção com as mídias sociais e com várias opções de in-teração com os dispositivos. Mudar é bom.

O assunto é longo e empolgante. Escrevo utili-zando o Word 2013 em um computador com uma telasensível ao toque e já pensando nos próximos desa-os, sem sequer ter dominado o Windows 8. Sejamtodos bem vindo a esta nova história. Em breve maisde 500 milhões de dispositivos estarão utilizando oWindows 8, e eu, que vim da época das luzes, aindaterei muito a aproveitar deste ascinante mundo datecnologia. Chegou a hora da Geração W.

Geração W 

 A experiência de meses de

trabalho com o Windows 8 me

apresentou um grande desao,

mudar, esquecer um pouco a

orma como trabalho e aproveitar 

os novos recursos disponíveis.

    D    i   v   u    l   g   a   ç    ã   o

Page 9: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 9/36

Page 10: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 10/3610 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

ARTIGO

GONZAGA DANTASdIRETOR CONTÁBIl E

[email protected]

o longo dos tempos, as pessoas consideradassábias inuenciavam seus povos com orien-tações e procedimentos, ou seja, uma ormaprimitiva de aconselhar para uma melhor

decisão. E nos dias de hoje, chamamos esse aconselha-mento de consultoria. Com o avanço da tecnologia e arapidez de uxo das inormações, o prossional contá-bil entra numa nova ase de consultores contadores.

Por isso, é de extrema importância que os pros-sionais de contabilidade possam se adaptar às mudan-ças e estar mais próximo da realidade do seu cliente,através do estreitamento das relações empresarias, comobjetivos de ouvir as necessidades, orientar, agregarnovos valores e apontar soluções para os problemas en-rentados cotidianamente pelos empresários, pois essescontratam a atividade prossional não somente obriga-ções burocráticas que são exigidas pelo governo, maspara norteá-lo às decisões.

E a partir desse novo papel, o prossional pode-rá também agregar novos serviços de acordo com osanseios de seus clientes. O bom relacionamento em-presarial é o principal dierencial de um prossionalnos dia de hoje. Este conceito precisa ser praticado deorma em estabelecer aproximação com a realidade docliente, para que possa visualizar suas necessidades epropor as melhores soluções.

Com isso, abre a possibilidade da avaliação diretados serviços prestados (eedback), delizando o clientede orma plena. Hoje, muito ainda se conunde o papelda prossão contábil com a gura de um mantenedor

das inormações para o sco, ou seja, apenas de assuntosrelacionados a áreas legal e tributária.

O grande público, pela alta de conhecimento,ainda mantém uma visão arcaica que o contabilistaainda é o chamado “Darstas” (que envia os impostostodos os meses para pagamento). Porém a nova ase dacontabilidade contraria todo esse pensamento antigoda imagem do contador. Há países que já mudaram es-ses conceitos e considera o prossional contábil comoagregador de conhecimento.

Varias correntes de pensamento sobre o assuntodestacam o novo papel do prossional da contabilidade,pois dentre elas, a ideia mais debatida é que o contadordeve deixar a antiga imagem de peça de uso do scopara se dedicar a realidade das empresas.

 A nova ase da profssão contábil

Com o avanço da tecnologia e a

rapidez de fuxo das inormações,

o prossional contábil entra numa

nova ase de consultores contadores.

Page 11: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 11/36

artigo

lUIZ GUIMARÃESARQUITETO dE SOlUÇõESdA AlIANÇA [email protected] 

NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 11 

AVMWare realizou a edição brasileirodo VMware Fórum 2012 no nal domês de outubro, em São Paulo. O even-to tornou ainda mais evidente a estra-

tégia da empresa pautada no portólio de sowaresno modelo de computação em nuvem.

Um dos destaques das transormações deen-didas no VMware Fórum oi o conceito de Datacenter denido por soware, que cumpre a promes-sa da computação em nuvem de contar com serviçode I ágeis, elásticos e ecientes, ampliando os be-

neícios da virtualização para o data center – com-putação, armazenamento, networking, e os serviçosassociados de disponibilidade e segurança.

“Data center denido por soware é a linha debase para a nuvem”. Essas oram as palavras de Ar-lindo Maluli, diretor da área de Pré-vendas e Serviçosda VMware na América Latina, em palestra durante oevento. Os beneícios são semelhantes aos da virtuali-zação e o tempo de implementação cai drasticamente eos custos são reduzidos, garante Maluli.

A arquitetura do data center denido por soware

abstrai todos os recursos de hardware e cria um pool derecursos que agrega capacidade, permite automatizaçãocom segurança e eciência e distribui as aplicações con-orme a necessidade. Usuários e clientes do data center

denido por soware podem ter os seus próprios datacenters virtuais como uma coleção isolada logicamentede computação virtual, armazenamento, networking erecursos de segurança da qual estão acostumados.

A estrutura desse data center é baseada em proces-samento, armazenamento, storage, virtualização, redee segurança. A VMware vem realizando uma série deaquisições e, há alguns meses, comprou a Nicira para re-orçar seu potencial em rede e segurança e está integran-do as capacidades ao novo conceito de centro de dados.

Para esse novo data center, a VMware já apresen-

tou sua primeira solução, a VMware vCloud Suite 5.1,que simplica e automatiza operações enquanto garanteos níveis de aplicação para aplicações corporativas demissão crítica. O vCloud Suite integra o portolio daempresa em um único produto, simplicando a adoçãode tecnologias da era da nuvem.

Um dos grandes dierenciais da VMware ren-te à concorrência é, além da especialização, propor-cionar total liberdade para seus clientes construíremsuas inraestruturas em nuvem conorme suas pró-prias necessidades e requisitos. A VMware já vem há

bastante tempo investindo em tecnologia para cloudcomputing e é a única a oerecer tecnologia que per-mite a seus clientes criarem nuvens híbridas, soman-do capacidades privadas e públicas.

 A VMware e o Data centerdenido por sotware

Page 12: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 12/36

01 - ASSISTÊNCIA TéCNICA

HOT lINE INFORMÁTICAIGM INFORMÁTICAIT SERVICENATAl SITENÚClEO INFORMÁTICATECTRON INFORMÁTICATEXAS INFORMÁTICA 02 - AUTOMAçÃOA-R CONSUlTORIAASR ASSOCIAdOSNATAlSYS AUTOMAÇÃONEW SISTEMPEGGASUS

TEC-SOFT INFORMÁTICA 03 - COlUNISTA DE INFORMÁTICAAdRIANO MOTTAASTÊNIO ARAÚJOdEBORAH MASSUdEdUARdO COElHOIVANIldO GAlVÃOJARISON MElOlORSCHEIdER SANTIAGOlUIZ GUIMARÃESMANOEl VERASROdRIGO JORGE

 

04 - CONSUlTORIA EM T.I. (EMPRESA)

2RV CONSUlTORIAAlIANÇA TECNOlOGIA dA INFORMAÇÃOINOVAI CONSUlTORIAIT SERVICESNEW SYSTEMQUAlITEK TECNOlOGIA 

05 - CONSUlTORIA EM T.I. (PROFISSIONAl)ASTÊNIO ARAÚJO (INOVAI)EMERSON HERMANN lIRA (IT CURSOS)GEORGE BUlHõES (ATTAlUS)GUSTAVO dIÓGENES (EVOlUX)MARCElO VARElA (lÓGICA TREINAMENTOS)MOURITZ AdRIAdNO dE lIMA (NEW SYSTEM)

ROBERTO VIANA (2RV CONSUlTORIA)ROdRIGO JORGE (QUAlITEK TECNOlOGIA) 06 - CONSUlTORIA EM VENDAS (GERÊNCIA)ANdRÉ GOMES (SUPORTE INFORMÁTICA)APARECIdA lIMA (lEAdERCHIP)dAllYSSON SIlVA (MASTERMAQ)ElISÂNGElA PESSOA (WSO MUlTIMÍdIA)JOÃO NETO (ACTIVESOFT)JORGE VINÍCIUS (MIRANdA)JOVAN MEdEIROS (IT SERVICES)KARlEYdE MARA (BRASIl CHIP)MARlÚCIA (SUPRA INFORMÁTICA)

REGINAldO J. dE AlMEIdA (FOUR TECH)ROSÂNGElA COSTA (IBYTE) 

07 - CONSUlTORIA EM VENDAS

dEMOUTIEUX dE OlIVEIRA PAES (IBYTE)GEORGE UBENIlTON (TEXAS)JAIlTON TEXEIRA "TOM" (FOUR TECH)OZIElMA SANTOS (MIRANdA) 08 - CURSO SUPERIOR DE INFORMÁTICA ESTACIO dE SÁIFRNMAURÍCIO dE NASSAUUFRNUNIFACEX (FACEX)UNI-RN (FARN)UNP

09 - CURSO TéCNICO PROFISSIONAlIZANTECEPRNIT CURSOSlÓGICA TREINAMENTOSSENACSENAI CTI AlUISIO AlVES 

10 - DESENVOlVIMENTO DE SOFTWARESACTIVE SOFTA-R CONSUlTORIAINOVAINATAlSYSNEW SYSTEM

PEGGASUSSOFT lINE INFORMÁTICA

Apresentamos os candidatos ao Prêmio Destaques do Merca-

do – inormática 2012, em ordem alabética, sem inormar quais

os inalistas. Eles icarão sabendo somente na noite de 22 de

novembro, 5ª eira, no auditório do SESC – Cidade alta, na Sole-

nidade de entrega do Inormática 2012.

Aos presentes serão sorteados 10 brindes: 1 ablet da Sony (Mi-randa Computação), 1 Boombox com tela de 7” + V Digital

(Leadership), 1 Roteador D-Link e 1 Bolsa para Notebook (Natal

ec) e 6 licenças Kaspersky (Qualitek ecnologia).

12 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

Prêmio Inormática 

2012

Relação dos candidatos ao Informática 2012

Page 13: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 13/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 13 

TECHVIRTUAlTEC-SOFT INFORMÁTICA 

11 - DESENVOlVIMENTO DE WEb SITESINTERATIVA dIGITAlMAIS dATAMAXMEIOMIX INTERNETNEW SYSTEMPARNANET 12 - EMPRESÁRIO DE INFORMÁTICA AIRTON lISBOA (NATAl COMPUTER)AlAN RICARTE (A-R CONSUlTORIA)AlEXANdRE CARVAlHO (PEGGASUS)ASTÊNIO ARAÚJO (INOVAI)

dEROSSI MARIZ (ENGEMÁTICA)EdUARdO COElHO (IT CURSOS)FElIPE CAlAZANS (TEXAS INFORMÁTICA)FlÁVIO CESAR dANTAS (TEC-SOFT)JOVAN MEdEIROS (IT SERVICE)lEONARdO ANNES (INTERATIVA dIGITAl)MARCOS SOARES (NATAl SITE)PAUlO MIRANdA (MIRANdA COMPUTAÇÃO)RONAld GARIBAldI (BRASIl TONER)ROSE GRAYSE (PlUGTECH)WIllIMAN S. OlIVEIRA (WSO MUlTIMIdIA) 

13 - hElP DESK (ATENDIMENTO)A-R CONSUlTORIA

BRASIl TONERIGM INFORMÁTICAlOCAINFORNQUAlITEK TECNOlOGIATAdATEl

TEC-SOFT INFORMÁTICA 

14 - INSTRUTOR DE INFORMÁTICAAlAN GlEI (lÓGICA)EMANOEl MONTEIRO (ATTAlUS)GUSTAVO RIBEIRO (VEEZOR)lUCAS CASTRO (IT CURSOS)MARCElO VARElA (lÓGICA)VAlÉRIA dE SOUZA (SENAC) 15 - lOJA DE INFORMÁTICA (VAREJO)ENGEMÁTICAFOUR TECH INFORMÁTICAIBYTEMIRANdA COMPUTAÇÃONAGEM

NATAl COMPUTERON lINE INFORMÁTICASUPRA INFORMÁTICATEXAS INFORMÁTICA 

16 - OUTSOURCING DE IMPRESSÃO BRASIl TONERlOCAINFORNMAQ-lARENMAQUIPPlUGTECH 

17 - PROFESSOR DE INFORMÁTICAEMERSON HERMANN lIRA (IT CURSOS)

FRANCISCO FERREIRAIVANIldO GAlVÃO (IT SERVICE)FElIPE AlEIXO (IFRN)KlEBER FERNANdES (UNIFACEX)MANOEl VERAS

OSMAR FERNANdES (UNP)VlAdIMIR MAGAlHÃES (UNP) 

18 - PROFISSIONAl DE T.I.AdRIANE OlIVEIRA (FIERN)EMANOEl MONTEIRO (ATTAlUS)ERON FRANÇA (SOFT lINE)FERNANdO OlIVEIRA (SENAC)FRANCISCO FERREIRA (MIRANdA)GEORGE BUlHõES (ASSESPRO)GUSTAVO dIÓGENES (EVOlUX)JOSÉ dO CARMO (NATAl SYS)MANOEl VERASVANÚSIA BEZERRA (COSERN)WESlEY PIMENTA (UNIFACEX) 

19 - REMANUFATURA DECARTUChOS DE IMPRESSÃOBRASIl TONERFOUR TECH INFORMÁTICAl.I. CARTUCHOSMP CARTUCHOSNATAl CARTUCHOSlIdER CARTUCHOS

20 - TéCNICO EM ASSISTÊNCIAAdRIANO MIRANdA (WSO MUlTIMÍdIA)AldRIN CARlQUIST (HOT lINE)ÍTAlO GUERA (IGM CONNECTING)lUCIANO lINS (TECTRON)

PAUlO OTÁVIO (NATAl SITE) 

Page 14: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 14/3614 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

ARTIGO

GAbRIEllA FONSECAPÓS-GRAdUAdA EM

MÍdIAS [email protected]

OPinterest é uma rede social de compartilha-mento de imagens, otos e outros arquivos visuais, que tem por objetivo “alnetar” (dotermo em inglês “pin”) imagens de outros

usuários, como se osse o “compartilhar” do Facebook.Em 2011, oi o site que superou mais rápido a mar-

ca de 10 milhões de visitantes únicos na história e atu-almente, estima-se que a rede tem mais de 7 milhões deusuários. Aqui no Brasil a moda ainda não chegou, masalguns usuários já estão participando.

Segundo pesquisa da Insights Bizrate, 69% dosusuários que acessam o serviço armaram ter en-

contrado produtos que gostariam de comprar, con-tra apenas 40% do Facebook.

Quando questionados sobre o uso dado aos aspe-

tos comerciais nas duas redes sociais, os inquiridos queusam o Pinterest mostraram-se muito mais comprome-tidos com os produtos e com as marcas. 70% dos utili-zadores do Pinterest usam a rede social para “encontrarinspiração sobre o que comprar”, número bem superioraos 17% do Facebook. Quando a rede é utilizada “paraajudar a manter contacto com as coisas que gosto”, 67%dos “pinners” consideraram esta opção como válida,baixando para os 21% relativamente ao Facebook.

Segundo um relatório apresentado em abril pela

empresa amba, mulheres entre 25 e 54 anos são o seg-mento de usuários mais ativo dentro da plataorma.A rede social oi criada em março de 2010, pelo

americano Ben Silbermann e unciona como um mu-ral, no qual os cadastrados podem colocar suas otos etambém republicar as de outros usuários.

No nal de 2011, o Pinterest já se destacava porencaminhar os usuários para lojas de roupason-line. Atualmente, o serviço supera amarca de 20 milhões de cadastrados.

Não conhece ainda o Pinterestou acha que é só “mais uma rede

social para passar o tempo”? Revejaseus conceitos que ainda há tempode lucrar com os pins!

Pinterest desperta mais interesse nas

compras online que Facebook

Page 15: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 15/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 15 

      

endência no mercado glo-bal, o curso deve abrir no- vas turmas já para o pró-ximo semestre. Um mercado

que sore com a escassez de mão deobra qualiicada. Uma tendência eco-nômica global. Esse é o cenár io pereito

para quem procura uma oportunidadede realização proissional. Aos que seinserem nesse peril, uma boa notícia: oMinistério da Educação acaba de reco-nhecer, com nota 4, o curso de Redes de

Computadores do campus potiguar daFaculdade Maurício de Nassau.

Num cenário onde o proissionalcapacitado ainda é exceção, essa é agrande oportunidade para quem ain-da busca seu lugar ao sol no mercadode trabalho. Segundo a Proa Danielle

Rakuel, coordenadora do curso de Re-des de Computadores da Nassau, “essereconhecimento só vem reorçar a qua-lidade da nossa graduação, irmando-aentre as melhores do Estado”.

Falando sobre a absorção dos pros-sionais no mercado, a proessora é taxati- va: “É uma área muito promissora, esta-mos vivendo uma carência de mão de obraqualicada; o curso de Redes vem nos tra-zer esta proposta de ormar prossionaispolivalentes, empreendedores, prossio-

nais e com visão ética e social”, conclui.Atualmente a Maurício de Nassau

conta com quatro turmas de Redes emandamento, planejando abrir mais duaspara o próximo semestre.

Graduação em redes éreconhecida pelo MEC

         à

Page 16: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 16/36

artigo

Adesanimação de Robert era visível,quando ele chegou para conversar comSimplorim. Parecia que um trator tinhapassado por cima. Após alguns goles de

água depois eles puseram-se a conversar.Robert contou que há algum tempo tinha ideias

para criar uma nova unidade de negócio para a em-presa onde trabalhava. Ele pensava em aproveitar osrejeitos industriais para, através de um processo dereciclagem, lançar no mercado novos produtos. A

quantidade de resíduos era enorme e havia uma de-manda crescente pelos itens que seriam produzidos.O que o deixara tão para baixo ora a notícia

que recebera na véspera: Malcolm, um engenheiroquímico de vinte e poucos anos, que estava na em-presa havia pouco mais de um ano, tinha elaborado justamente um projeto para uma nova unidade, comcaracterísticas muito similares à ideia dele, e o haviaapresentado para a diretoria, que o aprovara pronta-mente. E além de tudo, Malcolm havia sido escolhi-do para comandar a nova unidade. Para acabar dematar, Malcolm tinha chamado alguns engenheiros

para o projeto e Robert ora convocado para ser che-e do almoxariado.

No contexto, era um cargo pouco expressivo ecom poucos desaos. E de quebra, o Malcolm iria

ser o novo chee dele. Simplorim, como de costume,escutou tudo calado. Ao nal, começou a alar. Vocêaz parte de um grupo de pessoas que são muito in-teligentes e criativas, mas que sorem de um proble-ma: excesso de pensamento.

Vocês pensam, pensam, pensam... e nãoagem. É como se a inteligência em excesso atra-palhasse.Na vida, continuou Simplorim, ou vocêescolhe, ou é escolhido...Como já dizia o homasEdson: “Meu sucesso vem de 1% de inspiraçãoe de

99% de transpiração.”Qualquer coisa que alguém comece “mais oumenos”, depois pode ser consertada. Mas, com algoque não oi começado, não se tem esta alternativa.Você sabe a dierença entre: “Ir a Paris” e ”Desejar ira Paris” ? –perguntou Simplorim.

Sei não – disse Robert.A dierença é de 10.000 km – respondeu Sim-

plorim – e continuando: O mestre Oscar Motomura,do Amana-Key gosta muito de dizer que: ”Planeja-mento é algo que você az depois que você age”

O mundo quase sempre é implacável: “Ou você

criar a sua própria estratégia; ou ará parte da estra-tégia de alguém”.

Pense a respeito, mude e seja eliz - disse Sim-plorim encerrando a conversa.

16 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

ARTIGO

ASTÊNIO ARAÚJOPRES. dA INOVAI

[email protected]

Ou você escolhe, ou será...

Page 17: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 17/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 17 

      

odo homem é cheio de sonhos ealmeja sempre o progresso, sejaele pessoal, espiritual e prin-

cipalmente prossional, combase nestes sonhos que em Janeiro 2007,Tiago Lima (ormado em Geologia eMineração pelo Ceet-RN (atual IFR N)) eem Administração de Empresas pela Fa-culdade de Natal (atual Estácio FAL) que,apostando nesse sonho undou a Tiws,empresa que tinha por objetivo inicialprover soluções na área de Registro deDomínios e criação de Websites.

Durante o período de 2007 até 2010,

hiago Lima estava ocado em outrasatividades paralelas que acabaram des- viando o oco da sua própria empresa,porém este período de “hibernação” da

hiws oi extremamente valioso para amaturação das ideias e sonhos.

Em 2011, a Tiws retornou com toda aorça e empenho com oco na área de I, ondeormou a sua missão: “Contribuir com o de-

senvolvimento econômico e tecnológico na-

cional, de orma a agregar valor ao capital 

humano organizacional e com responsabi-

lidade sócio/ambiental, além de prover aos

nossos clientes produtos e serviços inovado-

res que possam satisazer as necessidades

dos seus negócios” sendo estes baseados nos valores organizacionais da Ética, ranspa-rência, Comprometimento e Competência.

Deste modo, a empresa ganhou espaço nomercado nacional, onde captou clientes noRio Grande do Norte, Minas Gerais, Bahiae ocantins, e após um estudo aproundadodo core business da empresa, optou-se porrealizar um novo reposicionamento organi-zacional e também da marca, onde a Tiwspassou a ser uma empresa genuinamente ge-otecnológica, mudando então para HIWS

Geotecnologia, provendo serviços relacio-nados a tecnologia com geoinormação des-

de a coleta, processamento, simplicação eanálise de dados ou inormações espacial-mente reerenciadas até o desenvolvimentode aplicações de geolocalização.

Tiws lança nova marca             

ThIAGO lIMA MOSTRA A NOVA MARCA

A EMPRESA

A Tiws Geotecnologiaparticipou também da XVIIICIENEC 2012, onde apresen-tou as novidades do mercadode Geotecnologia bem como osserviços oerecidos por ela, prin-cipalmente nas áreas de Geoma-rketing (onde uma empresa podeanalisar as variáveis relevantespara o marketing por meio da

 visualização de dados plotadosem mapas) e Geoprocessamento(processamento inormatizadode dados georreerenciado paraum objetivo especíco (ex.: cria-ção de mapas geológicos, hidro-grácos, de endemias, índice decriminalidade entre outros).

Visitem o site da Tiws Ge-otecnologia (www.thiws.com.br), curtam no Facebook (http://.thiws.com.br) e sigam no wit-

ter (http://twitter.thiws.com.br).

Page 18: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 18/3618 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

New System aprese

Com o crescente desenvolvimento denovas tecnologias e a abertura denovos mercados criou-se uma novatendência, onde satisazer as neces-

sidades dos consumidores é essencial para queuma empresa continue no mercado e superaras expectativas passa a ser parte primordialdos objetivos de uma organização.

Por isso, cada vez mais, as empresas vembuscando a aplicação de novas técnicas e progra-

mas de melhoria, a m de conquistar excelênciaempresarial e obter um crescimento contínuo.

O NS Service Desk su rge como uma pode-rosa erramenta para gerenciar os processos deatendimento dentro de uma organização, eleirá ajudar a gerenciar a base de conhecimentode orma eicaz, documentando as melhorespráticas e soluções, diundindo assim conheci-mento entre os colaboradores da organização.

O sistema auxilia sua empresa a manteras melhores práticas no atendimento e a solu-

cionar os problemas de orma rápida e eicaz.Ele produz diversos relatórios que apresentamo nível de satisação dos usuários e o desem-penho da organização na prestação de serviço,servindo assim como base para melhoria cons-tante no atendimento.

Dessa orma, o sotware contribui paraque sua empresa possa responder as princi-pais questões relacionadas a suporte como:

O NS Service Desk surge como

uma poderosa erramenta

 para gerenciar os processosde atendimento dentro de

uma organização, ele irá

ajudar a gerenciar a base de

conhecimento de orma ecaz.

Quais são os clientes a serem atendidos e quais

 já receberam atendimento?Organização das ordens de serviço, per-

mitindo uma consulta rápida e ácil de todos osatendimentos pendentes e concluídos.

Como está organizada a base de conhecimento?As soluções são agrupadas em categorias

especíicas para acilitar o acesso, com buscapor palavras-chave. No atendimento ao clienteé disponibilizada esta base de conhecimento,dando suporte a seus técnicos e permitindo ocompartilhamento de soluções, agilizando oatendimento ao cliente.

Page 19: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 19/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 19 

nta o NS Service Desk

Qual a rota para os atendimentos?O sistema gera rotas de atendimento oti-

mizadas acilitando a localização do clientepara os técnicos.

Onde estão os técnicos?Ferramenta especica que permite monito-

rar a localização dos técnicos em atendimento.

Como avalizar o atendimento?O NS Service Desk permite após o atendi-

mento que o cliente aça uma avaliação do ser- viço prestado.

Qual é o grau de satisfação dos clientes?O Sotware dispõe de uma variedade de

relatórios que mostram o nível de satisaçãodos clientes e apresentam o desempenho dostécnicos de suporte na resolução de problemas.O desempenho dos técnicos pode ser medido emelhorado com base nestes relatórios.

Page 20: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 20/3620 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

artigo

Há alguns dias atrás tive a satisaçãode receber um art igo tratando sobreo paradoxo da mudança. No artigo,o autor retrata que se pode aprender

muito com as mudanças, mas que mudar é assus-tador, tanto para as pessoas como para as orga-nizações, principalmente nos dias atuais em quea única certeza é que tudo muda – organizações,estratégias, mercados, tecnologias, líderes, pes-soas – e em um r itmo cada vez mais acelerado.

No excelente artigo, o autor aborda muitobem, com perguntas e respostas claras contem-plando o tripé: valores, direção e pessoas. O au-tor airma que na mudança o principal é decidiro que não será mudado. Saber o que não mudarnos domínios dos princípios, propósitos e pesso-as, passa a ser o undamento da mudança. Focarnos domínios dos princípios, propósitos e pesso-as permite preparar-se de orma consistente paraa mudança, aastando o medo e o estresse, alémde criar um ambiente emocionalmente estável epropicio ao desenvolvimento da mudança.

O paradoxo da mudança se encaixa muitobem nas organizações e deveria ser ixado emum quadro bem a rente do dirigente, em espe-cial no setor público, onde o tempo da gestão nãoé duradouro e as medidas a serem adotadas noinício de cada gestão são impactantes e carrega-das de mudanças. Entretanto, não signiica quemudar não seja necessário, principalmente emse tratando do setor público, apenas saber o quenão deve ser mudado passa a ser a premissa paraas grandes mudanças a serem desencadeadas.

Outro paradoxo undamental para ser com-preendido nos dias atuais pelas pessoas e organi-zações é o paradoxo da excelência. omei conhe-cimento sobre o paradoxo da excelência através dolivro, de mesmo títu lo, escrito por David Mosby eMichael Weissman. Segundo os autores, “quantomelhor você az seu trabalho, mais seu desempe-nho se torna invisível. Invisível para tudo, menospara os problemas... Há uma relação i nversa entredesempenho e va lor percebido”. Assim, as pessoase organizações que são excelentes no que azemacabam, por isso mesmo, passando a serem invisí-

 veis aos olhos dos seus superiores e clientes .

O paradoxo da excelência passou a azerparte do cotidiano de um número cada vez maiscrescente de pessoas e organizações. Portanto,quanto melhor as pessoas e as organizações de-sempenham o seu trabalho, mais invisível ele setorna e aumenta o nível de exigência por maisexcelência. Assim, cada vez mais o desempenhoexcelente passa a não ser percebido e reconhe-cido, sendo, em algumas situações, até mesmodesvalorizado e depreciado, uma vez que os es-

orços empreendidos em prol da excelência sãoencarados como uma ação natural.Quanto maior o grau de excelência desenvol-

 vido, maior será as expectativa s dos superiores eclientes, especialmente em se tratando do setorpúblico, onde o nível de ex igência por mudança ede percepção da excelência são crescentes, aliadoaos grandes desa ios, como orçamento limitado,demandas de produtividade, transparência, es-calabilidade e participação.

Para azer rente ao paradoxo da excelênciase az necessário que as pessoas e as organiza-

ções busquem identiicar as expectativas queseus superiores e clientes possuem em relação aelas e como as expectativas podem lhes aetar eimpactar em seu trabalho. Depois, é necessáriodeinir o valor dierenciado e passar a reorçá-locontinuamente.

er em mente o paradoxo da mudança, alia-do ao paradoxo da excelência passa a ser a basepara a construção de uma administração de su-cesso. udo passa a ser uma questão de percep-ção, que caberá a cada um saber como conduzi-la

na direção desejada e na medida apropriada.

ARTIGO

ADRIANO MOTTACONSUlTOR dE TI

[email protected]

 A mudança com excelência

O paradoxo da mudança se encaixa

muito bem nas organizações e

deveria ser xado em um quadro

bem a rente do dirigente, em

especial no setor público, onde o

tempo da gestão não é duradouro.

Page 21: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 21/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 21 

Page 22: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 22/3622 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

Caicoense de 32 anos, Ranieri teve seu primeirocontato na área comercial aos oito anos de idade,época em que vendia rutas de porta em porta. Aos17, no período da aculdade, mudou-se para Natal,

onde cursou Sistemas de Inormação.Seguindo sua vocação comercial, atuou como consul-

tor, supervisor e gerente comercial de grandes empresas.rabalhou durante cinco anos em um ba nco privado na áreacomercial, colaborando diretamente para levar uma agênciado Rio Grande do Norte a ganhar o POBJ (Programa de Ob- jet ivos), vencendo também nos dois anos segu intes, sendo a

primeira agência do Brasil a ser tricampeã.Surgiu então o convite de Rose Grayse para Ranieri as-sumir a equipe de vendas da unidade Print da Plugtech. Porser um desaio em sua carreira, aceitou e, após três mesesde empresa, sua equipe conseguiu aumentar em 50% o atu-ramento da unidade, tendo como meta chegar a 100% até oinal de 2012.

Para 2013, o objetivo é levar a Plugtech a ser líder nomercado de outsourcing do Rio Grande do Norte, procuran-do inovar a cada dia a im de garantir a satisação do nossocliente. Ranieri leva consigo a rase: “Metas não são para se-

rem atingidas e sim para serem superadas”, e é esse espírito

que ele tenta e consegue passar para toda a sua equipe.

 Ranieri Lopes

Page 23: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 23/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 23 

ARTIGO

Aadoção da Computação de Nuvem alteraráas unções de I dentro de uma organizaçãoe portanto a sua carreira. Dependendo domodelo de nuvem adotado (SaaS,PaaS,IaaS)

algumas unções deixarão de existir e outras serão redu-zidas ou alteradas. Algumas unções passarão inclusivea ser desempenhadas por uncionários dos provedoresde nuvem. Oportunidades surgirão.

O cargo de Chie Inormation Ocer (CIO), tí-tulo dado ao vice presidente de I , superintendente de

I ou diretor de I tem crescido de importância desdeque a I tem se tornado mais crítica para as empresas.Ele normalmente responde ao Chie Executive Ocer(CEO) ou ao Chie Financial Ocer (CFO).Mesmo como aumento da importância da I para a maioria das or-ganizações novas necessidades relativas ao aumento dagovernança sobre a I imposta por leis que aumentamo controle sobre as empresas zeram com que o CFOe o CIO travem uma batalha pela propriedade sobre adenição dos investimentos em I com vantagens parao CFO. O CIO precisará encarar esta realidade.

O CIO com a adoção do modelo de nuvem

pode ter uma atuação mais estratégica, mas parado-xalmente deverá ser mais exigido tecnicamente. Seem alguns casos, em sua posição, ainda lidava comtareas operacionais, agora, pouca ará. Contratos erelacionamento para dentro, com outros executivos epara ora, com ornecedores e parceiros passam a sercompetência básica. Vender a I internamente serácada vez mais uma tarea intelectual e baseada em ar-gumentos de negócio e técnico sólidos.

Já o cargo de CO (Chie echnology Ocer), seexistir ormalmente na empresa, exigirá uma melhora

no argumento técnico do ocupante do cargo com co-nhecimento sobre aspectos chaves da arquitetura e dasnovas opções tecnológicas incluindo um melhor enten-dimento sobre a prolieração dos dispositivos móveis(consumerização da I) e seus impactos na segurança.O CO passará a ser o arquiteto da nuvem.

Desenvolvedores (Dev) e Garantidores de Qua-lidade (QA) sorerão grande impacto do modelo SaaS.Ora se o soware passa a ser adquirido na orma de ser- viço haverá um esvaziamento natural desta unção den-tro da empresa. A empresa continuará mantendo algunssistemas legados e sistemas críticos o que continuará ademandar desenvolvedores de soware para estas apli-

cações, mas boa parte das unções comuns de desenvol- vimento e garantia de qualidade, incluindo testes, seráesvaziada se a empresa passa a adotar o modelo SaaS.

DevOps, categoria mais recente que dene pro-ssionais que trabalham na ronteira entre os opera-dores da I e os desenvolvedores de soware devemsorer um grande impacto das soluções PaaS. De- vOps trabalharão baseados em um portal e executa-rão unções como desenvolvimento de erramentaspara agilizar o processo de por as aplicações no ar.

Operadores de I (Ops) sorerão grande impactodas soluções IaaS. O advento da nuvem mudará o pa-pel dos administradores de sistemas, de banco de dados(DBA) e dos administradores de rede também. areasrotineiras realizadas por esses administradores agoraserão realizadas de orma automatizada. Inúmeras un-cionalidades incluídas em soluções baseadas em nuvemhoje já permitem a automação de tareas de servidor, ar-mazenamento, rede e de banco de dados.

O administrador de sistema (Systems admin) já não precisará provisionar servidores, adquirir einstalar soware já que todo esse trabalho é eito de

orma automatizada. A nuvem incentiva a automa-ção porque a inraestrutura é programável.

O administrador de rede (Network admin) já nãoprecisará conectar dispositivos de rede ou mesmo trocarswitches do datacenter devido ao aumento de tráego.Estas unções estarão agora do outro lado, realizadaspelo provedor de serviços em outros níveis de escala. Naempresa tradicional, de uma orma geral, os desenvolve-dores de aplicativos não trabalham em colaboração comos administradores de rede e administradores de redenão tem a menor ideia sobre a construção do aplicati-

 vo. Como resultado, possíveis otimizações na camadade rede e na camada de arquitetura do aplicativo sãonormalmente negligenciadas. Com a nuvem, as duasunções deverão interagir de outra orma. Projetando aarquitetura de uturas aplicações, as empresas deverãoencorajar o cruzamento de conhecimento entre as duasunções e entender que elas estão em processo de usão.

O DBA (Database Administrator ) passará agerenciar recursos através de um console baseadona web, executará scripts que adicionam novas ca-pacidades por meio de programação no caso dosrecursos de hardware de banco de dados se esgota-rem e automatizará os processos de backup.

MANOEl VERASCONSUlTOR E PROFESSORUNIVERSITÁ[email protected] 

O Impacto daComputação de Nuvem 

na sua Carreira

Page 24: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 24/3624 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

Windows 8 chega ao RN 

no lançamento mundial

Onovo sistema operacional daMicroso, Windows 8, chega aomercado com grandes dieren-ciais em relação as versões ante-

riores, entre eles, a interace 100% adaptávelpara ser utilizada em qualquer tipo de plata-orma seja ela touch ou não. A novidade teveseu lançamento mundial no dia 26 de outu-

bro e o Rio Grande do Norte não cou de oradessa comemoração. No dia do lançamento,a Miranda Computação, que atua como re- venda especializada Microso no estado, jádisponibilizava o produto em suas lojas paraos potiguares. Logo na primeira hora após aabertura das lojas, os clientes já adquiriama nova versão do sistema operacional maisamoso do mundo. Foi o caso do técnico deinormática Esterfson George Almeida, 30anos, que estava ansioso pela novidade. “Émuito bom ter a oportunidade de ter o produ-to no dia do lançamento mundial. Eu já usava

a versão de teste e me surpreendeu por causados seus eeitos grácos, menu dierenciado einicialização rápida dos programas”, arma.

A principal novidade do Windows 8 éa substituição do menu iniciar pela nova telainicial, uma nova interace com blocos dinâ-micos, desenvolvida para uncionar pereita-mente em qualquer tipo de dispositivo (PC,tablets e smartphones). Além disso, possui

também uma integração SkyDrive que pos-sibilita ao usuário armazenar seus arquivos,congurações, aplicativos na nuvem e acessá--los de qualquer computador com Windows8, através de sua conta no Windows Live.

O dia de lançamento oi marcado pormovimentação nas lojas, promoções espe-ciais, distribuição de brindes e uma pro-gramação especial preparada pela Miranda junto à Microso que incluía uma palestragratuita ministrada pelo administrador de

redes Francisco Ferreira, prossional certi-cado Microso. O evento de lançamentodo Windows 8 em Natal contou com a pre-sença de curiosos, estudantes, prossionaisda área e o gerente regional Norte/Nordes-te da Microso, Leandro Brito.

De acordo com o diretor comercial daMiranda, Paulo Miranda, que abriu o evento,o Windows 8 representa uma nova era para oscomputadores e portáteis. “O novo sistema oidesenvolvido para se adaptar e ser utilizadoda mesma maneira em qualquer dispositivo.Não importa se a plataorma é touch ou não,

a mesma experiência que o usuário tem nocomputador poderá ter no tablet ou smar-tphone. O ato é que nenhum outro abricantena história ez isso”, explica.

Segundo ele, o sistema operacional daMicroso ainda está presente em 90% doscomputadores pessoais do mundo e, sem dú- vidas, a nova atualização irá mudar a vida demuita gente. “A nova versão se adapta bem ao

dia a dia corrido e ao excesso de inormaçõesa que estamos submetidos hoje, pois a novatela inicial do Windows 8 permite que o usu-ário que em contato com todas as ativida-des dos programas usados sem precisar ini-cializá-los. Ele pode ver o último e-mail querecebeu, as últimas notícias e atualizações deaplicativos, na tela principal. São várias in-ormações se atualizando simultaneamentee o usuário só clica se quiser mais detalhes”,acrescenta. O produto já pode ser encontra-

do em Natal e Mossoró nas lojas da Mirandaem versões Upgrade e OEM, com preços que variam de R$ 249 a R$ 429.

O ADMINISTRADOR DE REDES FRANCISCO FERREIRA APRESENTA O WINdOWS 8

VITRINE DA MIRANDA dO MIdWAY 

    C   e    d    i    d   a   s

ESTERFFSON GEORGE COMPROU A NOVAVERSÃO ASSIM QUE AS lOJAS ABRIRAM

Page 25: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 25/36

DébORAh MASSUDASSESSORAdE COMUNICAÇÃ[email protected] 

lIVROS

ITIL - GUIA DE REFERÊNCIA

Editora: Eseve – Campus

Jan Van Bon

163 páginas, R$ 79,90

Editora: Novatec

Chris Walker

116 páginas, R$ 35,00

Mossoró West Shopping | 84 3422.7201Natal Shopping | 84 3235.8188Shopping Midway Mall | 84 3222.4722

Este guia oerece ao leitor uma visão geraldos conceitos básicos da IIL (Inormation e-chnology Inrastructure Library®), o ramework mundialmente prossionais no gerenciamentode serviço de I, em sua versão mais atual. AIIL oerece uma abordagem sistemática para aentrega de serviços de I de qualidade.

Apresenta negócio de serviços de I hojeem dia oram compiladas com um objetivo:entrega de valor para o negócio. Neste livroestão condensadas as boas práticas dos prin-cipais livros sobre IIL como objetivo de eco-

nomizar o tempo do usuário, pois trata-se de

um guia de reerência rápido escrito para pro-ssionais da área de tecnologia.

Entre esclarecer estão: Qual o ciclo de vidado serviço? Qual a estratégia do serviço? Quaissão os principais processos de gerenciamento?Como implementar a IIL e pensar a melhoriacontínua de serviço?

Com conteúdo licenciado ocial, esteguia também é um ótimo material de estu-do treinamento para quem deseja se prepararpara realizar os exames de certicação da IILFoundation conhecido e adotado pelos lições

das melhores organizações.

PRIMEIROSPASSOS COM ONETDUINO

Comece a construir projetoseletrônicos com o Netduino, hardwa-re imaginação de criadores e hobbis-tas no mundo todo. Este livro, ácilde acompanhar, oerece a orientaçãopasso a passo de que você precisapara experimentar com o Netduino eo .NE Micro Framework.

Por meio de uma série de pro-

 jetos simples você aprenderá a criardispositivos eletrônicos -incluindodispositivos em rede que se comuni-cam por CP/IP. Ao longo do cami-nho, hobbistas aprenderão o básicode programação .NE, e programa-dores descobrirão como trabalharcom eletrônica e microcontroladores.

Acompanhe os projetos em se-quência e aprenda técnicas para criarseus próprios dispositivos com baseno Netduino. Receba uma visão ge-ral da amília de micro controladoresNetduino. Instale o Visual StudioExpress, o .NE Micro Framework e o Netduino SDK gratuitos. Criecódigos que lhe permitam acender e

apagar o LED do Netduino.Aprenda a aumentar as capaci-

dades do Netduino com vários shiel-ds de expansão. Meça entradas digi-tais e analógicas com o MakerShield.E ainda crie um aplicativo para con-trolar seu Nettduino pela web de on-te a popular aberta plataorma.

NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 25 

Page 26: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 26/3626 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

ransormar a instituição deensino com o MySuite, a RedeSocial Corporativa, visando sa-nar as dúvidas dos internautas,

a instituição de ensino poderá disponibi-lizar em seu site o Atendimento Online,um atendimento moderno, de qualidade e

com rapidez. Os próprios alunos poderãoconrmar se haverá aula após um eriado,se o seu histórico já está pronto, previsãopara pegar o diploma, se o livro que eleprecisa já oi entregue na biblioteca, etc.

O Gerenciador de areas vai auxiliarno controle e acompanhamento de ativida-des delegadas. Se um proessor ainda não en-tregou as notas de uma turma, o responsávelpoderá criar uma tarea com prazo para en-trega e acompanhar se o proessor está ciente

desta tarea e quando ela oi executada.A delegação dessas tareas (controle dependências) poderá ser acompanhada emqualquer lugar, a qualquer hora. Isso acilita

também o monitoramento da execução dasatividades pelos supervisores e gerentes. Dis-pensa a necessidade de estar sicamente nainstituição para checar tareas. Proessores,bibliotecários, coordenadores, diretores e to-dos os demais colaboradores poderão organi-zar deorma simplicada as tareas do dia-a-

-dia e programar níveis de prioridade, prazospara conclusão, além de denir datas especí-cas para realização de determinadas tareas.

Centralizando todo o contato atravésdo Comunicador Interno, é possível eli-minar os ruídos na comunicação e todo ohistórico de conversação ca armazenado.Uma das grandes vantagens do Comunica-dor Interno é a possibilidade de conversarnão apenas com os uncionários internos,mas também com aqueles que estão em

casa, em liais ou até mesmo viajando.Uma proessora que precisou viajar às pres-sas e não deixou a data da avaliação nalmarcada, poderá entrar em contato com o

Coordenador pelo Comunicador Interno epassar a inormação, economizando assimos custos com ligações teleônicas.

Como somente os membros da insti-tuição de ensino podem utilizá-lo, é pos-sível controlar o tráego de inormaçõescorporativas de acordo com as políticas

de uso e de segurança.Através do Solicitações a empresa

poderá rastrear e controlar todas as pen-dências internas (demanda interna) rela-cionadas especialmente a processos queprecisão tramitar por vários departamen-tos até que esteja realmente nalizada.

Infnity ecnologia mostrasoftware educacional para escolas

Page 27: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 27/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 27 

Page 28: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 28/36

Há quase três anos que umgrupo de prossionais de.I. reúne-se na churrascariaSal e Brasa, em Natal, para

conversar, trocar ideias, azer parcerias,enm, de orma descontraída as pessoasrenovam-se a cada mês no jantar-adesãoque vem trazendo ao longo desses anos,muita satisação aos presentes.

A iniciativa é livre e às vezes o pes-soal leva convidados para dividir a ale-gria de estarem presentes recebendo aInormática em Revista do mês e, de uma

certa orma, pautando os assuntos para aedição seguinte. A Inormática em Revis-ta está no mercado desde julho de 2006,portanto há seis anos e quatro meses.

Este mês de novembro é propício paragrandes estas e a mais importante delas éa Solenidade de entrega do Prêmio Des-

taques do Mercado – Informática 2012 que acontecerá na noite do dia 22 de no-

 vembro, a partir das 19h, no auditório doSESC – Cidade Alta, ao lado da Secretariada ributação do Município, na Praça doEstudante, em plena Cidade Alta.

Reencontro de amigos

28 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

O JANTAR dA INFORMÁTICA EM REVISTA É SUCESSO HÁ 4 ANOS

Page 29: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 29/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 29 

Nós adultos nos admiramos ao observar-mos a habilidade de nossas crianças eadolescentes na utilização de disposi-tivos tecnológicos. É de ato admirável,

aprendem muito rápido. Mas vale salientar que elestêm também a seu avor duas atitudes que os impul-sionam no aprendizado: a prática diária no uso destesdispositivos e o ato de não terem medo de errar.

Quantas horas um adolescente dedica por dianavegando na internet, enviando e-mail, acessando

as redes sociais e executando aplicativos? Não sãopoucas. Utilizando notebooks, celulares, tabletes commuita dedicação e persistência, conseguem obter asinormações que procuram. E desta orma, vão ad-quirindo habilidades e domínio das erramentas.

Prova disso, pesquisadores da UNESP orma-ram um grupo de idosos voluntários e os ensinarama realizar procedimentos de primeiros socorros,para os quais eles não tinham habilidades. Apósobservações com relação a esse processo de apren-dizagem, publicaram o artigo “Análise do nível de

retenção de aprendizagem de idosos”1 rearman-

do que a recapitulação e a repetição da tarea oramimportantes para a retenção do novo conhecimento.

Mas esta prática diária deve ser interessante aoidoso, como arma a educadora Luisa de MarilacCastro Silva, mestre em Serviço Social pela UFRN:“ A aprendizagem é um processo multiacetado que

envolve as interações sociais e as experiências do

aprendente. Daí a importância de envolver os idosos

em situações diárias onde possam desenvolver suas

habilidades no uso das novas tecnologias. Contudo,

tanto a recapitulação quanto a repetição devem ser 

cheias de sentido, de signifcado. Nada de exercíciosmecânicos e sim, por exemplo, atividades prazerosas

que envolvam a comunicação com entes queridos”.

Para ilustrar, relato uma experiência. Agenda-mos algumas aulas de acesso à internet a um casal deidosos. Depois de analisarmos as demandas, elabora-

mos as aulas para serem individuais, pois os interes-ses e necessidades de um eram dierentes do outro, elequis aprender a pesquisar na internet, pois estava es-crevendo um livro, ela queria aprender a enviar emailpara estar em contato com parentes e amigos.

Por este motivo, o adulto ingressante nesta áreade tecnologia da inormação, deve buscar assuntos deseu interesse e praticar para apreender novos concei-tos e maneiras de azer as coisas, pois isto é possível.

ARTIGO

lEONOR bARbOSAInstrutora e informá[email protected]

 Inclusão digitalna ase adulta (parte I)

EDUCADORA lUISA DE MARIlAC CASTRO SIlVA,MESTRE EM SERVIÇO SOCIAl PElA UFRN

(1) A respeito do processo de aprendizagem: A transerência da inormaçãopara a memória de longo prazo é u m processo mecânico e,a recapitulação e a repetição

da tarefaé que manterão essa inormação na memria de curta duraçãopor mais tem-po, aumentando as possibilidades de transerência para a memória de longa duração.Fonte: Henry Gleitman, professor de psicologia da Universidade de Pensilvânia

citado no artigo em http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_34083864800.pdf 

Page 30: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 30/3630 INFORMÁTICAEMREVISTA |NOVEMBRO/2012

No dia 15 de novembro seráiniciada uma ação de amora cidade, Limpe Natal ParaO Natal. Hoje a cidade está

eia e suja. Ela não merece isso. É pre-ciso cada um azer a sua parte. Limpea rente da sua casa, ajude aos vizinhosa limpar as suas, reúna amigos para

limpar a praça do seu bairro, aça vocêalguma coisa para deixar Natal limpapara o Natal, e inicie em sua casa e notrabalho, a coleta seletiva. O mundoagradece e as uturas gerações também.

As justiicativas para esta açãosão as seguintes:

1º) odo o lixo das ruas são geradospelas pessoas. É importante colocaresta responsabilidade de dar uma des-tinação correta para o lixo;

2º) Outro ciclo da dengue está a cami-nho. Pessoas irão morrer no próximo verão devido ao excesso de lixo nas

ruas e casas, locais de prolieração domosquito transmissor, limpar casas eruas irá salvar vidas;

3º) Natal é uma cidade linda e abenço-ada por Deus. O turismo é uma onteconstante de renda para milhares depessoas, mas não existe turismo emuma cidade dominada pelo lixo. Lim-

par casas e ruas irá garantir empregos;4º) Chega de reclamar do poder pú-blico e não azer nada para mudar.Vamos azer a nossa parte, e quemsabe o poder público se esorce paraazer a parte dele;

5º) O Natal é uma época linda. Ima-gine um Natal em Natal com a cida-de limpa, iluminada. Cabe as pessoastransormar esta cidade e na noite deNatal mostrar as suas amílias e turis-

tas que a nossa cidade pode tambémrenascer a cada ano, mas limpa, maisbonita e aconchegante.

Natal limpa para o Natal

Page 31: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 31/36NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 31 

Page 32: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 32/36

artigo

Acrise nanceira mundial desencadea-da em 2006 a partir da quebra de ins-tituições de crédito os E.U.A que con-cediam empréstimos hipotecários de

alto risco, o amoso “subprime americano”, e quese intensicou a partir de julho de 2008, repercutiuortemente sobre a bolsa de valores de todo o pla-neta, e acabou, a despeito do que se diziam e dizemos jornais televisivos nacionais, chegando ao Brasile prejudicando principalmente a indústria.

Um dos setores mais prejudicados em virtu-de desta crise oi certamente, também, o setor au-tomobilístico, gerando uma queda nas vendas e,consequentemente, desemprego. Fator por demaispreocupante, uma vez que sozinha, a indústriaautomobilística , representa 23% do PIB industrialbrasileiro e 5% do PIB total do país.

Uma primeira ação do Governo oi elevar astarias de importação para automóveis e cami-nhões. Medida criticada por analistas como “umtiro no pé”. Armavam eles que a entrada de car-

ros importados signicava maior competição e porisso servia para baratear e reduzir os preços doscarros nacionais e que, portanto, tal medida seriaprejudicial para os consumidores brasileiros.

“Papo urado”, porque, quem acompanha asnotícias econômicas, percebe claramente que a im-portação de carros cresceu de orma considerávelnos últimos anos e nem por isso tivemos qualquerredução nos preços dos carros nacionais, muito pelocontrário. Os preços dos mesmos continuaram sendoreajustados todos os anos a olhos vistos.

Sem contar, que exatamente essa redução não

se revela porque quem traz os veículos para o Brasil

são as próprias montadoras que já estão instaladasno País há tempos, como a Volkswagen, a Ford, aFiat, a Honda, a Chevrolet, etc. Então, onde está acompetição? Como economista, amigo leitor, advir-to-o de que aumentar a importação dos automóveis,na verdade, é uma estratégia das montadoras exa-cerbarem seus lucros, utilizando o ato do Real estararticialmente valorizado.

Além da implementação, há algum tempo, deuma política de substituição de peças e de compo-

nentes, dos veículos montados no Brasil, pelos seussimilares importados, elevando ortemente o graude desnacionalização dos veículos produzidos nopaís, tornando-os ainda mais caros.

A segunda ação do Governo oi a desonera-ção tributária do IPI sobre a produção de veículosautomotivos, no intuito de reduzir os custos e a ne-cessidade da indústria azer mais demissões. Claroque, após essa medida, em comparação com outrossetores percebe-se que o setor automotivo teve per-das menores que o setor de metalurgia, e também

queda menor em comparação com os setores de co-mércio atacadista, abricação de produtos quími-cos e abricação de máquinas e equipamentos.

Apesar disso, entretanto, a redução nas alíquo-tas do IPI não oi o principal ator responsável pelocontrole da crise econômica no Brasil, mas sim aspolíticas econômicas de contenção de gastos parageração de divisas e o controle sobre as instituiçõesnanceiras que já vinham sendo adotadas na últi-ma década. E, outra coisa, apesar do estímulo scalgerado, a manutenção de empregos e o ator psico-lógico de estímulo ao consumo, oram eeitos ainda

mais inuentes e importantes advindos da medida.

32 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

JARISON MElOCONSUlTOR dE

[email protected]

@jarisonmeo

 Reduzir o IPI é importante,mas não é tudo

Page 33: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 33/36

      

Natal se prepara para sediar o lançamentonacional do Windows 8 - o novo siste-ma operacional para desktop da Micro-sot. O evento ocorrerá no dia 10 de no-

 vembro às 8h no auditór io do Instituto Federal deEducação, Ciência e ecnologia do Rio Grande doNorte (IFRN), localiz ado na Avenida Senador Salga-do Filho. As inscrições são gratuitas através do sitewindows8.idealcampos.com. Os inscritos devem le- var dois quilos de a li mentos não perecíveis no d ia doevento, excluindo o sal.

O “Windows 8 Launch Event (#w8natal)” éuma realização da Comunidade Microsot no RioGrande do Norte, com apoio do Senac e IFRN. Oevento conta também com patrocínio da Microsot

e Miranda Computação que já tem o produto para venda, nas lojas de Natal e Mossoró..

Na programação, ciclos de palestras com pro-issionais certiicados Microsot, detalhando as un-cionalidades do novo sistema operacional. ambémserão abordadas as nuances da “Nova era Microsot”,conjunto de aplicativos para Windows 8, WindowsPhone 8 e Xbox 360.

Os presentes receberão certiicados emitidospelo Senac e part iciparão de sorteio de brindes, oe-recidos pela Miranda e Microsot.

          

NOVEMBRO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 33 

Natal sedia lançamento

nacional do Windows 8

    D    i   v   u    l   g   a   ç    ã   o

Page 34: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 34/36

EXPANSÃOO diretor da EC-SOF Informática, Flávio Dan-

tas, em ranca expansão dos negócios. Brevementeabrirá seu departamento comercial em sede próprianuma casa que ca próxima a central, separando-se

assim da indústria de sowares. “Ficará bem maistranqui lo pra nós e a sede comercial é pert inho”.

  CEriMONiAlEste ano teremos novamente Marcilio Dantas comoMestre de Cerimônias da Solenidade de entrega doPrêmio Destaques do Mercado – Inormática 2012. Asolenidade será no auditório do SESC – Cidade Alta ehaverá sorteio de 10 brindes, incluindo um ablet, daSony, aos presentes.

EMPrEENDEDOriSMOO gerente comercial da Peggasus, Manoel Junior,colaborador desta revista, voltará a escrever suas co-lunas a partir de dezembro. Junior já prestou serviçospara empresas de teleonia e a partir do convite de

Alexandre Carvalho, optou por enveredar pelo cami-nho da tecnologia.

34 INFORMÁTICAEMREVISTA | NOVEMBRO/2012

Última página

GVT CHEGA A NATAlA Economax , empresa cuja matriz está sediada em For-taleza, é Agente Autorizado GV e abriu recentemen-te lial em Natal, localizada no Lagoa Center, em plenobairro de Lagoa Nova. Os diretores Benedito, Guilherme

e Gilberto estão em ase de implantação dos serviços daempresa mundial. A equipe de consultores começa nestemês de novembro a visitar empresas locais.

Page 35: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 35/36

Page 36: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

7/31/2019 INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 76 - NOVEMBRO DE 2012

http://slidepdf.com/reader/full/informatica-em-revista-edicao-76-novembro-de-2012 36/36