Informática na educação - 5

21
Informática na Educação Professor Rafael Neves

Transcript of Informática na educação - 5

Page 1: Informática na educação - 5

Informática na Educação

Professor Rafael Neves

Page 2: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

Page 3: Informática na educação - 5

AS REDES SOCIAIS NO BRASIL

Depois de dominar o Orkut, os brasileiros entram comoprimeiros da lista em usuários ativos do Twitter e segundo emnúmero de usuários.

Já chega a 24% o número dos internautas ativos brasileirosque utilizam a rede social. Este índice bate os Estados Unidos, quelidera a lista de quantidade de usuários.

Isto significa que 8,6 milhões dos 36,9 milhões deinternautas do Brasil navegaram no site do Twitter, segundo umapesquisa da Ibope Nielsen Online realizada em outubro.

Ainda segundo a pesquisa, 18,9 milhões de norte-americanos usam o Twitter, mas a abrangência do site foi deapenas 9,6% em relação a todos os internautas ativos do país.

Page 4: Informática na educação - 5

INFLUÊNCIA DO TWITER NO BRASIL

Alcance em relação ao total deusuários ativos da internet (%) :Audiência total, em milhões:

18.897 EUA

8.680 BRASIL

3.364 Reino Unido

2.074 Japão

1.686 Alemanha

1.332 França

1.230 Espanha

1.197 Austrália

720 Itália

117 Suíça

23,6 BRASIL

9,6 EUA

8,4 Austrália

8,6 Reino Unido

3,7 Alemanha

4,9 Espanha

3,1 Itália

3,6 França

3,4 Japão

2,8 Suíça

Page 5: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃOAs redes sociais já foram consideradas o futuro da internet. O

futuro, portanto, chegou. E com ele uma dúvida: agora que as redesjá são uma realidade, o que esperar delas? "Com a web cada vez maisinterativa e social, penso que passaremos por um período em quesurgirão diariamente novas alternativas de suporte para as redessociais", responde Suzana Gutierrez Mestre em Educação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadorado Tramse (Núcleo de Pesquisa sobre trabalho, movimentos sociais eeducação da UFRGS).

Estas alternativas terão características diferentes segundo o pontode interesse - música, comunicação, vídeos ou jogos. Algumas vãodesaparecer em pouco tempo, outras se transformarão, outras,ainda, vão compor novas alternativas híbridas. Algumas seconsolidarão e farão história, como os blogs.

Page 6: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃOA educação não pode, portanto, evitar o computador e filtrar sites

como Orkut e YouTube. Educar é preparar para usar bem, comcritério, ética e responsabilidade. Ferramentas como o Twitteralteraram a concepção de audiência, já que os comentários podemtanto ser voltados aos contatos do autor quanto a todos osinteressados em determinado tema. Esse é um caminho fantásticopara a troca de informações em larga escala.

Tudo indica que, no futuro, redes sociais e educação seencontrarão frequentemente. Novos recursos serão colocados nasatuais redes sociais porque, mesmo que esses sites não tenham sidocriados para fins educacionais, os professores reconheceram opotencial deles para o ensino.

As redes podem ser usadas pelos professores como ambientesvirtuais de aprendizagem (AVA), por terem recursos como fóruns dediscussão, chats e, blogs

Page 7: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃOAs redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-

a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. No entanto,essas ferramentas ainda são muito pouco exploradas em sala de aula.Muitas vezes o acesso a esse tipo de recurso é vetado nas escolas,em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos quenão estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico.

Para Vanessa Bohn, mestranda da Faculdade de Letras da UFMG eprofessora de inglês do Colégio Militar de Belo Horizonte, sobre o usode recursos da web 2.0 nas aulas de língua inglesa, essa preocupaçãodas escolas não procede. “Atualmente é quase impossível nãoassociarmos tecnologia à Educação. Nossos filhos pertencem àgeração Web ou WWW, já nasceram contextualizados com a Internet,download, celular, aparelhos de MP3, vídeo-games, entre outrosrecursos tecnológicos. Dessa forma fica mais fácil para os professoresutilizarem essas novas tecnologias na Educação”

Page 8: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃOVanessa acrescenta que um dos maiores obstáculos para a

utilização de novas tecnologias na Educação está justamente naresistência dos professores. “Sabemos que tem professor que não seadapta quando o assunto é tecnologia. Mas isso, a meu ver, temmudado graças aos fóruns de discussão, blogs e congressos sobre ouso das Tecnologias da Informação”.

A historiadora e Doutora em Educação Lilian Starobinas, tambémdefende uma maior proximidade dos professores com as novastecnologias disponíveis. “A melhor forma do professor se preparar écomeçar a lidar com essa variedade de recursos. Se ele tornar-seusuário da Internet em sua vida pessoal e profissional, participar defóruns com outros colegas, pesquisar blogs que relatem experiênciase teçam reflexões, em breve se sentirá em condições de ter suaspróprias iniciativas”.

Page 9: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

• A utilização das redes sociais na educação ainda causam muitapolêmica. Algumas escolas proíbem o acesso dos estudantes com ointuito de protegê-los de eventuais problemas. Mas deve-se levar emconta, que todos precisam aprender a utilizar esses recursos deforma adequada, responsável, que não coloque em risco a suasegurança e a escola não deve se furtar dessa tarefa. O aprender ausar esse recurso, reconhecer quais são os comportamentosaceitáveis devem fazer parte dos objetivos daqueles que se propõe autilizar as NTICs.

Page 10: Informática na educação - 5

AS REDES SOCIAIS PODEM SER UTILIZADAS PARA:

• Criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classeou disciplina.• Compartilhar informações e idéias com outros profissionais eespecialistas nos temas que estão estudados pelos alunos emsala de aula.• Aprender sobre redes sociais.• Criar um canal de comunicação entre estudantes dediferentes escolas e com interesses em comum.

Page 11: Informática na educação - 5

REDES SOCIAIS

COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIACULTURA

HOMEM

Page 12: Informática na educação - 5

COMO E QUAIS FERRAMENTAS UTILIZAR?

• Professores têm a possibilidade de utilizar os recursos web 2.0também para seu controle de aulas, através de ferramentas onlineque ajudam o trabalho do profissional de ensino. Um exemplo seriaum blog onde o professor compartilha informações com seus alunose publica seu calendário de aulas e avaliações sempre atualizado, arelação parcial de notas, além de comentários sobre assuntosabordados.• Todas essas possibilidades descritas não exigem despesasadicionais. Um serviço bem interessante é o Edublogs.org. Voltadoespecificamente para profissionais de ensino, fornece um serviço deblog e atualmente integra ferramenta wiki do Wikispacesgratuitamente. Esta dobradinha de ferramentas forma um ambientesimples e eficaz de aprendizado e colaboração.

Page 13: Informática na educação - 5

COMO E QUAIS FERRAMENTAS UTILIZAR?

O Think.com uma iniciativa muito interessante patrocinada pelaFundação Educacional Oracle. No portal, as escolas se inscrevem epodem criar comunidades de relacionamento entre seus alunos,com alunos de outras escolas e de outros países.

No think.com os grupos podem colaborar na produção detrabalhos escolares e aprender com outros alunos.Um outro fator importante é o da segurança de o aluno interagirdentro de uma rede fechada onde só podem participar escolasinscritas.

Page 14: Informática na educação - 5

COMO E QUAIS FERRAMENTAS UTILIZAR?

A segunda etapa seria treinar e educar os alunos nessastecnologias e conceitos, onde vai se procurar mostrar como pode servantajoso tirar proveito de um ambiente colaborativo.

Cabe a nós, professores, a tarefa de abrir os olhos para essa novaoportunidade. O processo de aprendizagem não é somentetransmitir o conhecimento e sim ensinar como usá-lo, comomodificá-lo e até mesmo discordar dele. Temos as ferramentas, sófalta usar.

Page 15: Informática na educação - 5

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Page 16: Informática na educação - 5

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EaD, também chamada de teleducação, é a modalidade deensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presenteem um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como,permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto.

A interligação entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.

Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor como alguém que ensina a distância. O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa.

Page 17: Informática na educação - 5

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nesta modalidade de ensino estudantes e professores nãonecessitam estar presentes num local específico durante o períodode formação. Desde os primórdios do ensino a distância, utiliza-se acorrespondência postal para enviar material ao estudante, seja naforma escrita, em vídeos, cassetes áudio ou CD-ROM, bem como acorreção e comentários aos exercícios enviados, depois de feitospelo estudante. Depois do advento da Internet, o e-mail e todos osrecursos disponíveis na World Wide Web tornaram-se largamenteutilizados, ampliando o campo de abrangência da EaD. Em algunscasos, é pedido ao estudante que esteja presente em determinadoslocais para realizar a sua avaliação. A presencialidade é muitas vezesnecessária no processo de educação.

Page 18: Informática na educação - 5

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação apoiada pelas novas tecnologias digitais foienormemente impulsionada assim que a banda larga começou a sefirmar, e a Internet passou a ser potencialmente um veículo para acomunicação a distância.

A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicaçãode múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio àsmudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa parasuperar limites de tempo e espaço.

Page 19: Informática na educação - 5

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O ambiente virtual de aprendizagem ou LMS (LearningManagement System) é um software baseado na Internet quefacilita a gestão de cursos no ambiente virtual. Existem diversosprogramas disponíveis no mercado de forma gratuita ou não. OBlackboard é um exemplo de AVA pago e o Moodle é um sistemagratuito e de código aberto. Todo o conteúdo, interação entre osalunos e professores são realizado dentro deste ambiente. De acordocom Clark e Mayer(2007), os ambientes virtuais são elementosfundamentais na tarefa de ensino, porém carecem de suportepedagógico adequado em relação ao processo de aprendizagem.

Page 20: Informática na educação - 5

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

O ambiente virtual de aprendizagem ou LMS (LearningManagement System) é um software baseado na Internet quefacilita a gestão de cursos no ambiente virtual. Existem diversosprogramas disponíveis no mercado de forma gratuita ou não. OBlackboard é um exemplo de AVA pago e o Moodle é um sistemagratuito e de código aberto. Todo o conteúdo, interação entre osalunos e professores são realizado dentro deste ambiente. De acordocom Clark e Mayer(2007), os ambientes virtuais são elementosfundamentais na tarefa de ensino, porém carecem de suportepedagógico adequado em relação ao processo de aprendizagem.

Page 21: Informática na educação - 5

5ª QUESTÃO – AS REDES SOCIAIS E O EaD NA EDUCAÇÃO

• Com o crescimento das redes sociais no Brasil, na suaopinião como os professores poderão utilizar essesrecursos na educação?

• Cite os principais benefícios ocasionados pela educaçãoa distancia no Brasil.