Informativo Salesiano novembro 2012

5
Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Novembro/2012 | Ano 3 | Nº 29 A presença educadora de Dom Bosco - Pág. 7 RAZÃO, RELIGIÃO E AMOR,

description

Informação e formação

Transcript of Informativo Salesiano novembro 2012

Page 1: Informativo Salesiano novembro 2012

Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Novembro/2012 | Ano 3 | Nº 29

A presença educadora de Dom Bosco - Pág. 7

RAZÃO, RELIGIÃO E AMOR,

Page 2: Informativo Salesiano novembro 2012

2 3Presença Salesiana | Novembro/2012 Presença Salesiana | Novembro/2012

Experiência SalesianaP. Severino Piccinini, SDB

Vida Cristã

Presença Salesiana é uma publicação da Paróquia

Santo Antônio e do Centro Educacional Dom Bosco,

mantida exclusivamente através do Dízimo dos paroquianos.

direção e revisão:PE. SEVERINO PICCININI, SDB

e-mail: [email protected]

contato: 47 3435 3229 | Rua francisca, 3960,

bairro bom retiro - joinville/sc

rua prof. rosinha campos, 52,sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC

FONE: 48 3365 [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELKETLIN DA ROSA - SC02821 - [email protected]

diagramaçãoANDRÉ KINAL

tiragem: 3 mil

periodicidade: mensal

impressão: grá�ca A Noticia

[email protected]

texto / reportagensPenélope de bortoli

[email protected]

produção

Pres

ença

da J

uven

tude

Entramos em cheio no Ano da Fé. Convinha que o Papa lembrasse a todo o mundo que no ano de 1962 teve início o Concílio Vaticano II e que no ano de 1992 foi promulgado oficialmen-te o Catecismo da Igreja Católica.

E ele assim fez. Cuidadoso como é, não quis que passassem despercebidos esses dois grandes momentos do Espírito Santo na Igreja: o Concílio Vaticano II foi um sopro renovador na Igreja Católica para acompanhar os tempos. O Catecismo da Igreja Católica é um livro em que encontramos a doutrina certa para viver como autênticos discípulos e discípulas de Je-sus Cristo nos tempos modernos.

Assim somos convidados a viver um ano in-teiro, até o dia 24 de novembro de 2013 com estas duas ideias na mente e no coração.

Na Paróquia vivemos momentos de graça nas nossas atividades. As assembleias que re-alizamos nos mantém ligados com as neces-sidades da evangelização e da pastoral paro-quial e comunitária. A contribuição de todos é de suma importância. Ninguém pode ficar ape-nas como expectador, mas todos precisamos ser atores de nossa vida e de nossa participa-ção eclesial.

Não esqueçamos duas datas importantes neste mês de novembro: o dia 02, sexta feira, dia de Finados, em que lembramos todos os nossos entes queridos que já foram para Deus. Mas não vamos reduzir nossa oração pelos mortos só para esse dia. Será durante o mês inteiro, e mesmo durante toda a vida. E o dia 28 de novembro, dia nacional e internacional de Ação de Graças. Precisamos elevar nossa mente a Deus também para agradecer todos os benefícios e graças recebidos no decorrer do ano.

Espaço para que você dê a sua opinião.

EspontâneoPresença de todos

Editorial Juntos no Ano da Fé

Presença da juventude

Ao receber o sacra-mento do batismo o cristão assume Jesus Cristo como o Senhor da sua vida, renuncia o demônio e suas tenta-ções e passa a ser um devoto de Deus. Nes-se momento essa con-fiança em Deus é feita através do intermédio de pais e padrinhos que assumem a responsa-bilidade de entregar a criança à vida cristã.

Com o passar dos anos a criança cria consciência das pro-messas feitas pelos pais e padrinhos em seu nome e assume a responsabilidade sobre sua fé. Como símbolo dessa consciência, o adolescente, depois de uma preparação cate-quética, faz a Renova-ção das Promessas do Batismo, que segundo Santo Agostinho é “o maior e mais indispen-sável dos votos”, no

Novamente a Pastoral da Consolação e da Esperança nos convida à reflexão pela pas-sagem do dia dos finados. Finados é o dia de lembrarmos quem amamos e nos amou. Recordar o carinho e a iluminação que foi para nós, a vida do pai, mãe, esposo, espo-sa, irmão ou amigos já falecidos. Finados é a celebração da Ressurreição. Não festeja-mos a morte, nem os mortos, mas a vitória de Cristo sobre a morte. Jesus provou a morte, em benefício de todos (Hb2,9), nele Deus to-mou carne mortal para lutar e vencer a morte (2Cor5,14).Para quem tem fé, a morte deixa de ser um medo e se torna a condição indispensável para o encontro definitivo com Deus. Para quem crê em Jesus Cristo, a morte é a porta da felicidade eterna, a libertação de todas as amarras que prendem nosso corpo à terra. É o começo de tudo, e não “fim de tudo”. A mor-te é para todos. O irmão que partiu, criado à imagem e seme-lhança de Deus está em plena luz, no des-canso eterno com Deus. Quem aqui na terra estiver unido a Deus, por uma vida de santi-dade e de justiça, vivendo o amor de Cristo, até as últimas consequências, é certo que es-tará eternamente unido a Deus, depois de sua passagem pelo mundo. Para que tenhamos uma boa hora de morte, nada melhor do que uma vida bem vivida. Pelos que partiram e pelos que choram a ausência de uma pessoa querida, rezemos ao Senhor.

Zenaide Busaarello-Coord. Diocesana da Pastoral da Consolação e Esperança

Aconteceu

Adolescentes assumem a responsabilidade sobre a própria fé e reafirmam o compromisso com Cristo através da Renovação das Promessas do Batismo

Um novo sim a CristoFinados, uma mensagem de esperança

qual se promete perma-necer em Cristo.

Na Paróquia Santo Antônio os adolescentes de todas as comunida-des que irão fazer a Pri-meira Eucaristia no ano que vem reafirmaram os

21 de outubro é o dia dedicado para home-nagear á juventude. Para comemorar a data, o Colégio Marista São Luiz, em Jaraguá do Sul, abriu as portas para receber os jovens de diversos municípios da região que compõem a Diocese de Joinville. A Articulação da Ju-ventude Salesiana marcou presença na festa com um grande número de jovens.

Confira abaixo o depoimento de três jovens que estiveram presentes nas comemorações do Dia Nacional da Juventude 2012.

"Sonhamos e realizamos o Dia Nacional da Juventude com a certeza de que a men-sagem do encontro chegou ao coração dos jovens. "É preciso saber viver" com fé, com garra, com verdade, com luta pela vida, com sonhos, com amores, com os pés no chão, com JESUS."Joelso de França, Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude

"Realmente foi uma experiência de Deus sentida de uma forma jovem, sentida na fe-licidade de cada um que estava presente no local pra partilhar que “a Vida que vale a pena ser vivida é a vida com Cristo”. Guilherme Al-berto Moreira dos Santos

"Foi um domingo muito abençoado, uma experiência muito boa, jovens de muitos lu-gares da Diocese, unidos para louvar a Deus e agradecer a Ele pela oportunidade de ser jovem, foi um dos melhores DNJ’S, vai ficar marcado na memória de cada um que teve a oportunidade de participar." Iralice da Luz Cardozo

Dia Nacional da Juventude

A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos Cristo como Rei do Universo. Essa solenidade é a coroação de todo o ciclo da liturgia eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei se resume toda a obra salvadora do Messias. Ele é o alfa e o ômega, o princí-pio e o fim.

Nesse dia encerramos o ano litúrgico e co-meçamos o Tempo do Advento. A Igreja nos convida para uma consciência que todos de-vemos ter de nosso tempo e vida a caminho do definitivo, a vida eterna. Através de mo-mentos fortes, como a recordação da morte no dia de finados, a nossa vocação à santida-de celebrada na festa de todos os santos e a festa de Cristo Rei, a liturgia nos conduz para a consciência que o tempo presente é o tem-po útil a caminho da eternidade. Precisamos tomar consciência que o tempo presente é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus nos dá para construirmos o Reino de Deus rumo à casa do Pai.

Portanto, que façamos do mês de no-vembro um encerramento de ano agradável a Deus. Sejamos dignos de sua confiança, avaliemos nossa caminhada e voltemos nos-sos olhos para nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo.

Pois, "o Reino de Cristo é dom ofereci-do aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado´não morra, mas tenha a vida eter-na' (Jo 3, 16). Por isso, precisamente no últi-mo Livro da Bíblia, o Apocalipse, Ele procla-ma: 'Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim' (Ap 22, 13)".

Cristo Rei

Foi realizada na tarde do dia 20 de ou-tubro a Assembleia Pastoral Paroquial. O encontro acontece todos os anos e tem como objetivo reunir as comunidades da Paróquia Santo Antônio para discutir as ações pastorais para o próximo ano. Além disso, foi feita uma analise do último ano e pontuado o que precisa evoluir. De acor-do com o Pároco, Pe. Severino Peccinini a participação foi satisfatória e o momento foi muito importante para a vida paroquial: "gostei muito da união que se manifestou durante toda tarde. Percebeu-se muito em-penho e interesse pelo bem da Paróquia".

Assembleia Pastoral Paroquial

votos batismais no mês de setembro. As celebra-ções foram presididas pelo P. Severino Piccini-ni e os catequizandos fi-zeram uma homenagem a Nossa Senhora com a oferta de uma flor.

De acordo comSão Luis Maria Grignion de Montfort, a melhor ma-neira de levar os cristãos à fidelidade é lembrá-los das obrigações do batis-mo e levá-los a renovar as promessas batismais.

Catequizandos da comunidade Cristo Bom Pastor

Pais e Padrinhos acompanham catequizandos durante cerimônia de Re-novação do Batismo na comunidade Matriz

Assembleia Diocesana da JuventudeAcontece no próximo

dia 10 de novembro, sá-bado, a Assembleia Dio-cesana do Setor da Ju-ventude. O encontro tem como objetivo dar conti-nuidade ao processo de articulação, diálogo e pro-

jetos comuns entre todas as expressões juvenis diocesanas.

O evento está marca-do para começar às 14h, estima-se uma duração de quatro horas, até às 18h. Os participantes es-

tarão reunidos no Centro Diocesano de Pastoral, na rua Jaguaruna, 147, centro de Joinville.

O secretário do setor da Juventude, Rodrigo Luiz da Silva, aproveita o espaço para agrade-

cer todos os jovens que participaram do Encontro Diocesano da Juventude, no último dia 29 de se-tembro, e convida todos para participaram da As-sembleia.

Page 3: Informativo Salesiano novembro 2012

4 5Presença Salesiana | Novembro/2012 Presença Salesiana | Novembro/2012

Destacando a mensa-gem em sua homilia no dia 11 de outubro, o papa Bento XVI proclamou com gran-de preocupação e como um apelo de nossa Igreja o Ano da Fé, tendo em vista o processo de “descristia-nização” do mundo e uma cultura que não valoriza a fé e vai acabando com suas raízes. E nós dese-jamos acolher este apelo do Santo Padre, na vida da nossa Paróquia, con-tinuando o empenho de

promover nos fiéis e nas comunidades o verdadeiro encontro com a Palavra de Deus para fortalecermos e purificarmos a nossa Fé.

Desejamos também ini-ciar, neste ano, um esforço especial para conhecer e seguir as orientações do Concílio Vaticano II em nossa vida pessoal e na vida das nossas comuni-dades. Queremos prolon-gar esse esforço para além do Ano da Fé, promovendo o máximo o envolvimento

das comunidades cristãs, a começar pelo clero e de-mais lideranças pastorais, no processo de melhorar a nossa vivência da fé e de-finir orientações próprias para as nossas comunida-des nos próximos tempos, segundo as diretrizes do Concílio.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Auxiliadora dos Cristãos estejam conos-co nesta caminhada de renovação da fé. Com a

sua ajuda, vamos pro-curar responder da me-lhor maneira ao apelo do Santo Padre para aprofundarmos e revigo-rarmos a nossa fé pes-soal, para promovermos nos outros o entusiasmo pela Pessoa de Jesus e o Seu Evangelho, para professarmos, com novo vigor, a nossa Fé e a tes-temunharmos no meio do mundo.

Odete Nogueira

Presença de comunhão EvangelizarNossa Senhora

Presença da Família SalesianaFam

ília SalesianaGrupos Bíblicos

Sob o manto de MariaDurante três dias Paróquia celebrou tríduo, promoveu caminhada e carreata para homenagear a padroeira do Brasil

Que a Nova Evangelização seja vivenciada também na Paróquia Santo Antônio, em comum uni-dade com toda a Igreja

Encontro de Formação

No dia 06 de outubro a coordenação

Paroquial dos Grupos Bíblicos de Re-flexão promoveu um evento especial. Todos os animadores e participantes dos GBR, das quatro regiões da Pa-róquia Santo Antônio, puderam partici-par de um encontro de formação, que foi assessorado pela senhora Eloir Tuon Bez Batti, integrante da equipe diocesana de formação.

Além disso, os participantes encon-traram o grande motivador arquidioce-sano dos Grupos Bíblicos, Dom Irineu Roque Scherer, que marcou presença no evento.

Missa nas casasNo dia 16 de outubro os Grupos

Bíblicos de Reflexão realizaram uma Missa especial na casa do casal Geral-do e Delfina, Setor I. A Missa foi pre-sidida pelo Vigário Paroquial, P. Lino Satler e contou com a participação de 50 pessoas.

Transmitir a fé num mundo secularizado

No dia 07 de outubro o Papa Bento XVI presidiu a abertura do Sínodo dos Bispos, um dos eventos que integram o Ano da Fé. A Missa inaugurou a XIII Assembleia Geral Ordiná-ria do Sínodo dos Bispos com o tema: Nova Evan-gelização.

Na Celebração de aber-

tura, o Papa destacou que “a Igreja existe para evan-gelizar”, explicando que esta é uma resposta ao mandamento de Jesus. Neste contexto falou da Nova Evangelização: “Em determinados momentos da história, a Divina Provi-dência suscitou um reno-vado dinamismo na ação

evangelizadora na Igreja”. E assinalou que isso ocor-re também nos nossos tempos, dando o exemplo do Concílio Vaticano II.

O Santo Padre ressal-tou ainda que a missão “ad gentes” é direciona-da àqueles que não co-nhecem Jesus e a Nova Evangelização àqueles

que são batizados, mas vivem distantes da Igre-ja. “A Assembleia sinodal que se abre hoje é dedi-cada a essa nova evange-lização, para ajudar essas pessoas a terem um novo encontro com o Senhor, o único que dá sentido pro-fundo e paz para a exis-tência”, destacou.

Sínodo dos Bispos

N o último dia 12 de outubro o país celebrou o dia de

sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Na Paróquia Santo Antônio as comemorações co-

meçaram três dias an-tes, com a oração de um tríduo de preparação. O primeiro dia do tríduo, 09 de outubro, começou com uma procissão que saiu da Igreja às 19h e

foi até a escola Aveli-no Marcante, onde foi celebrada uma Missa presidida pelo P. Lino Satler e animada pela Pastoral do Canto.

No segundo dia a procissão saiu do Co-légio Avelino Marcan-te em direção à casa de Vergilio e Delindes, onde foi celebrada a Missa. A liturgia foi res-ponsabilidade da famí-lia anfitriã, e a celebra-ção foi presidida pelo P. Andreas Tonon.

O último dia do tríduo foi marcado pela chuva constante. A procissão saiu às 19h da casa de Vergilio e Delindes em direção á Igreja N. Sra Aparecida, onde hou-

ve a Celebração Eu-carística. A Missa foi presidida pelo pároco, P. Severino Piccinini, a liturgia foi responsa-bilidade da Pastoral da Liturgia e a animação ficou por conta da RCC. Após a Missa, aconte-ceu a tradicional noite do pastel.

No dia 12, dia da Padroeira, as come-morações começaram com uma carreata. Em seguida, aconteceu a celebração da Santa Missa, na Igreja N. Sra. Aparecida, presidida pelo Pároco. Depois da celebração, foi servido um almoço festivo com apresentação da banda Almas da Canção.

Defender e valori-zar a vida são, talvez, as maiores missões de um cristão. Para a Igreja Católica no Bra-sil, a primeira semana do mês de outubro é especialmente dedica-da à defesa da vida, desde a sua concep-ção. Através da Sema-na da Vida, Dioceses em todo o país prepa-ram eventos especiais para conscientização dos fiéis.

Em 2012, sob o tema “Vida, saúde e dignidade para todos”,

a Diocese de Joinville promoveu a caminha pela vida. O dia esta-va chuvoso, portanto os fiéis se reuniram na Catedral São Fran-cisco Xavier para orar, agradecer e pedir pela valorização da vida.

Além do aborto e eu-tanásia, assuntos bas-tante discutidos pela Igreja, esta Semana aborda outros temas que colocam em risco a vida humana, como al-coolismo, drogas e im-prudência no trânsito.

Dia do NascituroComo parte das ati-

vidades da Semana da Vida, no dia 08 de outu-bro celebra-se o dia do Nascituro que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a impor-tância de preservar a saú-de e dignidade do ser que ainda vive na barriga da

mãe. A data é comemora-da no dia da Padroeira dos Nascituros, Santa Gianna, e celebra principalmente o direito da proteção da vida da criança, à sua saúde, à alimentação e ao nasci-mento sadio.

Dignidade em todos os momentos

Acontece no próximo dia 30 de ou-tubro, terça-feira, mais um encontro dos ex-alunos Salesianos. Dessa vez o evento é realizado no Centro Educa-cional Dom Bosco (CEDB), a partir das 19h.

O encontro vai iniciar com a apre-sentação do grupo Infância Missioná-ria. Em seguida, uma oração especial presidida pelos catequistas Terezinha e João. O momento de reflexão fica por conta do seminarista Jeferson que vai falar sobre a Espiritualidade Sale-siana.

O evento ainda marca a escolha do novo conselho Inspetorial dos ex-alu-nos. Para finalizar o evento, Pe. Décio fará as considerações finais e depois os participantes participam do momen-to de confraternização.

Origem do MovimentoO movimen-

to dos Ex-Alu-nos nasceu de um pequeno grupo de anti-gos alunos do primeiro Orató-rio de Valdoc-co, em Turim. Guiados por Carlos Gastini,

apresentaram-se a Dom Bosco em 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe sua gratidão.

O nome Ex-Alunos e hoje também Ex-Alunas “de Dom Bosco” foi uma es-colha formulada pela primeira vez no Oratório de Valdocco. Durante 17 anos este encontro festivo se repetiu para homenagear a Dom Bosco.

No dia 24 de junho de 1888 a Fa-mília Salesiana estava de luto e não houve a festa em homenagem a Dom Bosco, que não mais se encontrava no meio dos jovens. Porém, no dia 24 de junho de 1889, os Ex-alunos resolve-ram continuar a homenagear a Dom Bosco na pessoa do seu sucessor, o Pe. Miguel Rua.

Encontro de ex- alunos Salesianos

Este movimento nasceu de um pequeno grupo de antigos alunos do 1º Oratório de Valdocco, em Turim"

Page 4: Informativo Salesiano novembro 2012

6 7Presença Salesiana | Novembro/2012 Presença Salesiana | Novembro/2012

Em defesa da cidadania e da inclusão

Presença no mundoReconhecimentoSalesianidade

Vaticano anuncia beatificação de irmã Salesiana que foi missionária no Equador, onde rece-berá o reconhecimento

Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões!

Presença da salesianidade

Serviço Social

Estagiária Responsável: Crislândia Waleska da Costa Alves BenincaTema: Promover qualificação profissional aos pais dos educandos do Centro Educacional Dom Bosco – CEDB no município de Joinville.Atividade: As atividades foram realizadas no Cen-tro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim Paraíso. Através de palestras sobre economia doméstica e qualificação profissional, foram realizados nos encontros debates e dinâ-micas, apresentando oportunidades de emprego e qualificação através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego.

O trabalho de Assistência Social no CEDB busca a garantia de direitos e a integração entre escola, trabalho e educandos

A Família Salesiana ganha uma nova Beata, Irmã Maria Troncatti. O anúncio da beatifica-ção foi feito no mês de outubro e a cerimônia acontece no dia 24 de novembro, na sede do Vicariato Apostólico de Méndez, em Macas, Equador. O rito solene será presidido pelo car-deal Angelo Amato, pre-feito da Congregação das Causas dos San-tos, que representará o Papa.

A futura beata era italiana, nascida na pe-quena cidade de Cor-teno Golgi, província de Brescia. De família religiosa sentiu o des-pertar vocacional ainda nova. Em 1908, emitiu os votos no Instituto das Filhas de Maria Au-xiliadora. Durante a Pri-meira Guerra Mundial

trabalhou como enfer-meira num hospital mi-

litar. Depois da guerra, mudou-se para o Equa-

dor, onde passou a exercer a missão evan-gelizadora entre os ín-dios Shuar, na Floresta Amazônica do Oriente Equatoriano. Irmã Ma-ria viveu doando-se de amor. Morreu em 25 de agosto de 1969, em um trágico acidente aéreo na região de Sucua.

Várias comemo-rações estão marca-das para acontecer no Equador e na Itália. Um painel de discussão com testemunhos de quem a conheceu será realizado na Casa Ge-ral das FMA em Roma. Também nos dias 07 e 08 de novembro, na Universidade Politécni-ca Salesiana em Quito, haverá um fórum sobre o tema: “Mulheres re-ligiosas e desenvolvi-mento entre os povos do Equador.”

Neste primeiro volume a história de Dom Bos-co é traçada com atenta preocupação e equilibra-da objetividade, percor-rendo minuciosamente os acontecimentos de sua biografia.

Segundo o autor, Pie-tro Braido, este primeiro volume, busca “abran-

ger, ao traçar a biografia de Dom Bosco, as insti-tuições juvenis criadas gradualmente, a busca e formação dos colabora-dores mais imediatos, o envolvimento de coope-radores, as modalidades de inserção no mundo civil e eclesial, o Sistema Preventivo, que reveste

todas as formas de ação e relação”.

A série é formada por três volumes. A segunda parte, “Dom Bosco, pa-dre dos jovens na Igreja de Turim”, acompanha o pastorzinho dos Bec-chi, do nascimento até a consolidação como fi-gura central no universo

religioso e civil da capital piamontesa. E na tercei-ra parte, “Para os Jovens do Mundo”, o quadro se amplia de forma surpre-endente, revelando a es-tatura de criador de um vasto movimento que rapidamente alcança a Europa e outros conti-nentes

Nova Beata daFamília Salesiana

Dom Bosco, padre dos jovens no Séc. da Liberdade

Irmã Maria Troncatti será nova Beata Salesiana

A Presença Educadora de Dom Bosco

Ao falar dos sistemas de educação em uso na sociedade de seu tempo, diz Dom Bosco: são dois os sistemas usados na educação da juventude; o preventivo e o repressivo. O sistema repressivo consiste em fazer que os súditos conheçam a lei e depois vigiar para saber os seus transgres-sores e infligir-lhes, quando necessário, o merecido castigo.

Diferente, e diria oposto, é o sistema preventivo. Consiste em tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma institui-ção e depois vigiar de modo que os alu-nos estejam sempre sob os olhares atentos do diretor e dos assistentes. Estes, como pais carinhosos falem, sirvam de guia em todas as circunstâncias, deem conselhos e corrijam com bondade. Consiste, pois, em colocar os jovens na impossibilidade de co-meterem faltas.

É sabido que Dom Bosco não inventou o sistema preventivo em nenhuma das ver-sões mais conhecidas de seu tempo. É, porém, indiscutível que, em sua ação as-sistencial entre os jovens e o povo, ele o tenha plasmado novamente, inovado e en-riquecido, relançando-o, enfim, também li-terariamente.

Razão, religião e bondadeO sistema preventivo apoia-se todo in-

teiro na razão, na religião e na bondade. Exclui, por isso, todo o castigo violento e procura evitar até as punições leves. Deve ser, pois, amor que atrai os jovens para fa-zer o bem por meio de contínua vigilância e direção, não a punição sistemática das fal-tas, que, antes de tudo, atrai sobre o edu-cador o ódio do jovem enquanto ele viver. Segundo Dom Bosco, tratava-se de ganhar a mente e o coração do jovem e conduzi--lo à convicta prática religiosa (cf. S. JOÃO BOSCO, O sistema preventivo na educa-ção dos jovens).

Padre Antonio da Silva FerreiraFonte: www.boletimsalesiano.org.br

O serviço social no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) é bastante presente. Os assistentes sociais tra-balham com o objetivo de garantir e proteger os direitos da criança, do adolescente e da família em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, sua atu-ação é feita na busca por superar a exclusão e contribuir para o de-senvolvimento integral do ser humano.

Uma das maneiras de fazer isso é construir vín-culos entre educandos e familiares. No CEDB são elaborados proje-tos e programas com esse intuito. Além disso, realizam-se entrevistas, contatos, palestras e en-contros que busquem a integração entre Institui-ção, educandos, família e comunidade.

Atualmente o Centro Educacional conta com uma equipe de três es-tagiárias do curso de Serviço Social, que são supervisionadas pela Assistente Social do CEDB. Executam tra-balhos de ação como Plano de Intervenção. Conheça um pouco dos trabalhos realizados:

Estagiaria Responsá-vel: Tânia Maria Josino Da SilvaTema: Apresentar às re-des de instituições que trabalham com o Progra-ma Jovem Aprendiz para a proteção social básica, especificamente os Cen-tros de Referência de As-sistência Social (CRAS), através do trabalho rea-lizado no Centro Educa-cional Dom Bosco.Atividade: As ativida-des foram realizadas no CRAS do bairro Adhe-mar Garcia, com a apre-sentação para a equipe de técnicos como co-ordenador, psicólogo, Assistente Social, edu-cadores e agentes ad-ministrativos. Foram apresentados todas as instituições que traba-lham com o Programa Jovem Aprendiz no mu-nicípio de Joinville, de-talhados os objetivos, programas e endereços. Explanou-se ainda o seu funcionamento, missão, número de educandos, cursos oferecidos e for-ma de inserção, também focamos na data de ins-crição e os documentos necessários para matrí-cula, critérios de sele-ção, entre outros.

Estagiária Responsável: Eliete Luiza Mari-noso Costa Tema: Promover aos educandos do Centro Educacio-nal Dom Bosco palestras que os capacitem a participa-rem das questões sociais no meio em que vivem.Atividade: Palestras sobre nutrição, alimentação sau-dável, mastigação correta, fome no Brasil, entre outros assuntos, ministrados para os educandos de Serviços Administrativos do CEDB,

Eliete(Estagiária) Ivone (Assistente Social) e Crislândia (Estagiária)

Tânia(Estagiária) Ivo-ne Assistente Social

Sra. Liziélen, (coord. CRAS) Alexandre, Mi-guel, (gerente e coordenador da Acredi), Ivo-ne.(A.Social CEDB) e Crislãndia (Estagiária de S.Social no CEDB)

Para dar inicio ao mês missionário, que aconteceu durante outubro, a Paróquia Santo Antônio realizou uma noite de formação para lideranças e comunidades locais. O encontro aconteceu no dia 03 de outubro, nas insta-lações do Centro Educacional Dom Bosco. A missionária Leca, conhecida na Paróquia pela vasta experiência com trabalhos missio-nários, assessorou o encontro, compartilhou experiências e trabalhou o tema: Espirituali-dade Missionária.

Noite de Formação Preparação Salesiana para a JMJEm 2013, o Brasil será sede da Jor-

nada Mundial da Juventude. Como parte da programação que antecede a JMJ, a Família Salesiana marca pre-sença com o Encontro Mundial do Mo-vimento Juvenil Salesiano (MJS), que acontece de 18 a 24 de julho, e espe-ra reunir 10 mil jovens. O tema será o mesmo da JMJ, “Ide e fazei discípulos

em todas as nações”.Os preparativos para o encontro já

mobilizam diversos grupos de traba-lho no Brasil. Entre os dias 19 e 22 de novembro, acontece a Reunião In-ternacional de Preparação, que unirá toda a comissão organizadora, for-mada pelos coordenadores gerais e encarregados dos GT’s (Grupos de

Trabalho), no Colégio Santa Rosa em Niterói (RJ).

Segundo o padre salesiano Antonio Ramos do Prado, coordenador Na-cional da Comissão Organizadora, o objetivo do encontro de novembro é visualizar como estão os preparativos para o MJS, oferecer a todos os en-volvidos uma amostra de como serão

realizados e ainda conferir as instala-ções do colégio que sediará o evento.

Para ter acesso a outras informa-ções sobre o MJS e sobre a inscrição, consulte o site: www.mjs.org.br ou en-tão as páginas disponíveis nas redes sociais: https://www.facebook.com/bosco2013 e a página no twitter ht-tps://twitter.com/bosco2013.

Page 5: Informativo Salesiano novembro 2012

8 Presença Salesiana | Agosto/2012

ano

da fé

LUMEN GENTiUM

“Sendo Cristo a luz dos povos, este Sagrado Concílio, congregado no Espírito Santo, deseja ardentemente que a luz de Cristo, refletida na face da Igreja ilumine

todos os homens, anunciando o Evangelho a toda criatura” (LG 1)

A Constituição Dogmá-tica Lumen Gentium (LG) em consonância com a Constituição Pastoral Gau-dium et Spes (GS) abrem e fecham o conjunto de tex-tos do Concílio Vaticano II. São dois documentos que dinamizam a vida eclesial. Ambos contemplam a Igre-ja sob duas óticas diferen-tes. Um primeiro olhar para dentro, e um segundo mais para fora.

Vamos nos deter no es-tudo de hoje sobre a Lumen Gentium, cujo significado carrega um sentido progra-mático para a Igreja: luz dos povos! Por quê? Ao am a vida eclesial. caminhada s. abordar a vida interna da Igreja, olhando para dentro de si, ela vê a Jesus Cristo, a luz verdadeira que, vindo ao mundo ilumina todos os povos (Jo 1,9).

O documento desen-volve primeiramente a di-mensão mistérica da Igreja, ícone da Trindade (LG 2-4). Superando equivocadas in-terpretações, a Igreja se au-to-compreende “sacramen-to” (LG 1 e 8), sinal visível e salvífico do amor de Deus que se entrega em Jesus Cristo e nele, por Ele, e com Ele nos constitui Povo de Deus. Partindo da expres-são bíblica “Povo de Deus”,

o documento nos abre para o horizonte universal da sal-vação (LG 9).

Todo cristão, pelo batismo, é membro do Povo de Deus, régio, profético e sacerdo-tal (LG 10-12), chamado à santidade. Constituído de ca-rismas e ministérios, dentro deste mesmo povo o Concí-lio contempla os dois gran-des grupos presentes: os cristãos leigos e os cristãos ordenados para o ministério que são os bispos, padres e diáconos (LG 18-47).

Peregrino neste mundo rumo à Pátria celeste, o documento ressalta ainda a índole escatológica da Igreja (LG 48-51). Por fim, o último capítulo é concluído com Maria na sua múltipla relação com a Igreja, da qual ela mesma é membro iminente, Mãe e sua ima-gem escatológica. Sendo ela Mãe de Jesus Cristo e da Igreja podemos ver em Maria um singular modelo para nossa vida de cristãos.

*Lumen Gentium = Luz dos Povos*Gaudium et Spes = Alegria e Esperança

Larissa FernandesTeóloga e Consagrada

Comunidade Arca da Aliança.

Desde o século 1º, os cristãos rezavam pelos falecidos. Costumavam visitar os tú-mulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Des-de o século V, a Igreja dedicou um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) pediram para dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anu-al por todos os mortos é comemorado no dia 02 de novembro, porque no dia 1º de

novembro é a festa de “Todos os Santos”. Para muitas pessoas é uma data triste que deveria ser excluída do calendário. Porém, há aqueles que conseguem ver que o dia de finados deve ser um momento de re-flexão acerca de como anda a nossa con-versão.

Não podemos esquecer-nos de que um dia também nós partiremos desta vida, na esperança de uma vida melhor. Jesus mesmo nos disse que Ele virá como um la-drão. O ladrão, quando quer assaltar uma casa, não avisa quando vai chegar.

Dessa hora, dia e ano só o Pai do céu sabe. Estaremos prontos para partir com

Jesus, no dia e hora em que Ele voltar? Só os que estiverem preparados serão le-vados para estarem para sempre com Ele, no lugar onde não há mais dor, lágrimas, guerra e tristeza. Se você não se sente preparado, ainda é tempo, não deixe isso para amanhã. Comece neste momento. Consagre sua vida a Jesus. Coloque-o em primeiro lugar, pois os bens deste mundo passam.

E a lembrança de nossos entes queri-dos? Com certeza desejaríamos rasgar o infinito, abraçá-los, beijá-los e acariciá-los, perguntar-lhes tudo sobre o outro lado da vida... A saudade machuca nosso coração.

Que sua lembrança e nossas orações por eles nos encham de paz e de consolo em Deus.

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia do amor e sentir que o outro não morrerá jamais. É dia para cele-brar a comunhão dos santos, dia para viver em íntima comunhão com os entes queri-dos, dia para renovar o amor para com os vivos e um dia de comunhão íntima com o nosso Deus, o Deus de ontem, de hoje e de sempre. Amém.

Dom Irineu Roque Scherer

DiA DE FiNADoS