J3D Junho 2010

16
XI Edição do Sarau Gimnodesportivo Superou expectativas! ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA OLIVEIRA JÚNIOR Avenida Adelino Amaro da Costa – Apartado 496 . 3700-914 S. João da Madeira Ajude a sua Associação a melhor servir ! [email protected] . telemóvel 967033608 Ao serviço da comunidade escolar desde 1985 Visita do Bispo Auxiliar do Porto 4 Whells na final de “Formúla 1 nas escolas” Prémio Ilídio Pinho Educação (para a) Física Escola vai cuidar de Portugal Elas... as algas N@Escolas e Francisco Mendes na EBSOJ O Parlamento dos Jovens O TOJ no festival de teatro Semana da Leitura Visitas de Estudo Educação especial Desporto Escolar Dia Mundial da Criança J3D Jornal do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Junho 2 0 1 0 #9. 0.50 Europa em foco Descobrir o Céu A XI Edição do Sarau Gimnodesportivo do Agrupamento Oliveira Júnior envolveu cerca de 712 participantes e encheu o Pavilhão das Travessas. Trata-se de uma iniciativa congredadora, que tem vindo a provar que, nas escolas, o trabalho transversal e de equipa compensa. A Prof. Dra. Ana Maria Mourão, da Universidade Técnica de Lisboa provou, du- rante a Semana da Astronomia, que todos descendemos das Estrelas. pág. 4 As comemorações do Dia da Europa espalharam pela escola um espírito comunitário de partilha e de respeito pela diversidade! pág. 6 pág.15 pág. 2 pág. 2 pág. 3 pág. 3 pág. 4 pág. 5 pág. 5 pág. 7 pág. 8-9 pág. 11-12 pág. 13 pág. 14 pág. 15

description

Jornal do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

Transcript of J3D Junho 2010

Page 1: J3D Junho 2010

XI Edição do Sarau GimnodesportivoSuperou expectativas!

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA OLIVEIRA JÚNIORAvenida Adelino Amaro da Costa – Apartado 496 . 3700-914 S. João da Madeira

Ajude a sua Associação a melhor servir [email protected] . telemóvel 967033608

Ao serviçoda comunidade

escolardesde 1985

Visita do BispoAuxiliar do Porto

4 Whells na final de“Formúla 1 nas escolas”

Prémio Ilídio PinhoEducação (para a) Física

Escola vai cuidarde Portugal

Elas... as algas

N@Escolas e FranciscoMendes na EBSOJ

O Parlamento dos Jovens

O TOJ no festivalde teatro

Semana da Leitura

Visitas de Estudo

Educação especial

Desporto Escolar

Dia Mundial da Criança

J3DJornal do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

J u n h o2 0 1 0#9. 0.50

Europa em foco Descobrir o Céu

A XI Edição do Sarau Gimnodesportivo do Agrupamento Oliveira Júnior envolveu cerca de712 participantes e encheu o Pavilhão das Travessas. Trata-se de uma iniciativa congredadora,que tem vindo a provar que, nas escolas, o trabalho transversal e de equipa compensa.

A Prof. Dra. Ana Maria Mourão, daUniversidade Técnica de Lisboa provou, du-rante a Semana da Astronomia, que todosdescendemos das Estrelas.

pág. 4

As comemorações do Dia da Europaespalharam pela escola um espírito comunitáriode partilha e de respeito pela diversidade!

pág. 6

pág.15

pág. 2

pág. 2

pág. 3

pág. 3

pág. 4

pág. 5

pág. 5

pág. 7

pág. 8-9

pág. 11-12

pág. 13

pág. 14

pág. 15

Page 2: J3D Junho 2010

2

Visita Pastoral do Bispo Auxiliardo Porto ao Agrupamento

D.João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, visitou onosso Agrupamento na passada semana, numainiciativa que se prende com a abertura do episcopadoà comunidade. Foi recebido pelos responsáveis doAgrupamento, ao som dos bonitos cânticos entoadospelos alunos do 6º B.

A sessão prosseguiu no auditório, onde usaram dapalavra o Director, que deu as boas vindas aosconvidados, seguindo-se-lhe várias actuações: leituradramatizada da peça “O frio que vem de dentro”, pelosalunos dos 6º e 7º anos; momento musical executadopelos alunos do 10ºano, todos alunos de EducaçãoMoral e Religião Católica. A turma do 12º ano,apresentou um filme - A pobreza - que serviu de baseà posterior intervenção de D. João Lavrador. Esteteceu algumas palavras sobre a temática subjacenteao filme e prosseguiu o seu discurso dirigindo-o aospresentes, apelando aos valores que devem orientara sociedade. A terminar, o bispo auxiliar respondeu aalgumas questões colocadas pelos presentes, queincidiram sobre a sua vida no seio da Igreja assimcomo sobre as dificuldades que esta enfrenta nosnossos dias.

Repórter J3D

Passatempo CTT/E-talentos 2010Aluno do Curso Técnico de Multimédia

vence categoria vídeoAlguns alunos do 12º ano do curso profissional de

Técnico de Multimédia participaram no passatempo on-line organizado pelos CTT e-talentos 2010. O alunoPedro Almeida foi o vencedor na categoria de vídeocom o trabalho sobre o tema “Bullying”.

Os candidatos habilitam-se a ganhar prémios emvales de compras Fnac e um MacBookPro.

O vídeo pode ser visualizado no siteParabéns ao Pedro!

Paula Azevedohttp://etalentos.irrequietos.com/PassatemposCTT/ETalentos2010/winners.aspx

Mudança de instalaçõesExames Nacionaisjá no novo edifício

A partir do dia 15 de Junho, a Escola Básica eSecundária Oliveira Júnior funcionará no novo Edificio,designado Bloco C (Central) e no Bloco B.

As salas do novo edificio vão ser estreadas pelosalunos que vão realizar os exames nacionais e deequivalência à frequência. Nestes edifícios, localizam-se salas polivalentes, secretaria, refeitório, cafetaria,reprografia/papelaria, biblioteca, auditório, gabinetesde atendimento aos Encarregados de Educação,gabinete da Associação de Pais, gabinete da Associaçãode Estudantes, Direcção, zona de docentes e pessoalnão docente, bem como vinte salas de aula, entre asquais oficina de Expressões, oficina de Informática,salas de Desenho entre muitas outras.

A entrada no recinto escolar continuará a fazer-sepelo portão Norte (rua dos Sapateiros) e o acesso aonovo bloco far-se-á por uma entrada junto ao antigoBloco C.

A partir do dia 4 de Junho, iniciar-se-á a 3ª fasecom a requalificação do Bloco B que estará em plenoa partir do dia 16 de Junho com a intervenção nosBlocos A e C.

Para o início do próximo ano lectivo, contamos terjá pronto o Pavilhão Gimnodesportivo que, para alémdas áreas e valências já conhecidas, terá mais doisconjuntos de balneários e uma sala de Desportolocalizados por cima dos actuais balneários.

A Direcção

Mais um Ano Lectivo que termina! É mais umciclo que se fecha para muitos, com perspectivas deinício de uma nova etapa…sempre mais exigente!

Para os alunos finalistas dos CursosProfissionais (Técnico de Multimédia e Técnicode Análise Laboratorial) este fim de ciclo teveum sabor diferente já que estiveram os dois últimosmeses em formação em contexto de trabalho,realizando estágio em diversas empresas quer doconcelho, quer de concelhos vizinhos.

A angariação de Empresas que estabeleçam coma escola protocolos de estágio para os alunos dosCursos Profissionais, tem sido uma luta dosprofessores responsáveis por essa tarefa mas quetem dado os seus frutos, graças à compreensão/colaboração de muitos empresários da região, quese espera ver alargada a outros parceiros.

É desta forma que as Directoras de Curso,Filomena Valquaresma e Paula Azevedo, em nomeda Direcção, dos alunos /formandos e em nomepróprio vêm agradecer aos responsáveis dasempresas que colaboraram nesta fase tão importantedos formandos, assim como aos monitores queacompanharam os alunos, pela atenção,disponibilidade e profissionalismo.

A estas empresas o nosso reconhecimento e umMUITO OBRIGADA!

Copotextil; Cavex – Trade and Sourcing; CentroMédico da Praça; Screen In; Alumínios Cesar, S.A(Celar); Emedesign; Rogério Leal e Filhos, S.A.; Glo-bal Invitations; Cortadoria Nacional do Pêlo, S.A.; MSousa; Cipade _ Indústria e Investigação deprodutos adesivos, S.A.; Helio&Vitor; CentroTecnológico do Calçado de Portugal; JetColor, Lda;Limite do Sonho; Cartonagem Trindade.

As coordenadoras

Formação em Contexto deTrabalho-Cursos Profissionais

Um grupo de alunosdo 12º B, convidadospelo Centro Tecnológicode Calçado, desen-volveu, desde o início doano lectivo, um projectoextracurricular com oobjectivo de participarno concurso a nívelmundial “F1 In Schools”.O concurso tem comoobjectivo preparar osalunos para o mundo daindústria, no qual otrabalho de grupo e aorganização das tarefasé essencial.

O grupo de alunos,denominado por equipa“4 Wheels” , após aconcretização do projec-to foi avaliado em váriosaspectos como o porte-fólio do projecto, um ex-positor destinado àapresentação da equipa,o tempo de corrida docarro numa pista de 20metros, uma apresen-tação verbal e o carrodesenvolvido.

4 wheels na finaldo concurso “F1 nas Escolas”

O protótipo R01

O prémio “4 whells”

No passado dia 16 deAbril de 2010, integradano programa da“Qualifica”, realizou-sena Exponor, a fase re-gional desta compe-tição, tendo a equipa danossa escola arrecadadoo 3º lugar, da geral, e oprémio de engenharia.Deste modo, garantiramo acesso à final nacionaldo desafio, quedecorrerá no próximo dia28 e 29 de Junho, naAlfândega do Porto. Coma ambição de superar avelocidade médiaatingida (54 km/h numintervalo de tempo de1,323 segundos), osalunos vão agoradisputar o lugar a quePortugal tem direito nafinal mundial que nopresente ano decorreráem Singapura.

Sabe mais sobre oprojecto em:www.wix.xom/4wheels/4-wheels

Filipe Oliveira

Pormenor da requalificação do pavilhão

Page 3: J3D Junho 2010

3

Prémio Ciência na Escola – Fundação Ilídio PinhoEducação (para a) Física

Decorreu, no passado dia 28 de Maio , aapresentação a nível de escola do Projecto “Educação(para a) Física”, no âmbito do Prémio “Ciência na Escola2010”, da Fundação Ilídio Pinho.

Este projecto contou com a participação de váriosalunos e professores desta escola, das áreas da Física,do Desporto e da Matemática.

O objectivo principal consistiu na monitorização,com recurso a sensores, de alunos em actividadescomo o salto em altura, o lançamento do dardo, acorrida de velocidade e o remate de uma bola com opé, tendo em vista a utilização dos conhecimentos daárea da Física, para a melhoria dos resultadosdesportivos.

Em suma, ao lema dos Jogos Olímpicos propostopelo Barão Pierre de Coubertin em 1894 “Citius AltiusFortius” (mais rápido mais alto, mais forte), a “OliveiraJúnior” acrescentou Cultius (mais culto), sinónimo daconsciencialização da crescente importância doconhecimento nas mais variadas facetas da vida emsociedade, nomeadamente no Desporto.

A todos os participantes se agradece a dedicação eo empenho com que abraçaram esta iniciativa.

O coordenador do Projecto, Alexandre Gomes

Os alunos Duarte Santos e Inês Bento, da turmaC do 7º ano, participaram, nos dias 12 e 13 deAbril, na Conferência Nacional “Vamos Cuidar dePortugal”, no âmbito da Conferência InternacionalInfanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta(CONFINT). Alterações climáticas, terra, ar, água,solos e energia constituiram os temas gerais emabordagem na iniciativa, tendo a Escola Básica eSecundária Oliveira Júnior apresentado um trabalhorelacionado com a água, integrando-se num grupode trabalho com representantes das escolas EB 2,3Jacinto Correia, EB 2,3 Comendador ÂngeloAzevedo (S. Roque), EB 2,3 de Colares, EB 2,3 daGaliza e Escola Secundária de Montemor-O-Novo.Contribuir para incrementar a cidadania ambientalnos jovens, envolvendo-os no debate de questõescomo a sustentabilidade eram os objectivos desteconcurso. A conferência decorreu no Seminário daTorre d’ Aguilha, em Carcavelos, tendo os alunossido acompanhados pelos professores PaulaRodrigues (Directora de Turma do 7º C) e ManuelJosé Soares.

Manuel josé Soares

“Vamos cuidar de Portugal”Alunos do 7ºparticipam emConferência Nacional

2º ano do Espadanalvisita Casa do Ambiente

No dia 20 de Abril de 2010, pelas 13h30, osalunos das turmas do 2º ano da escola EB1 deEspadanal deslocaram-se a pé, em direcção à Casado Ambiente. Esta visita de estudo veio ao encontrodo trabalho que os alunos têm vindo a realizar noâmbito da separação dos lixos diversos, tema esterelacionado com a Semana da Terra.

Entusiasmadas, as crianças divertiram-se aover o “Capuchinho Vermelho” numa versãodiferente e adaptada ao tema. Entre canções ediálogos, fez-se passar a mensagem pretendida.No fim, houve ainda lugar para diversas perguntasque foram respondidas, entre as quais surgiramquestões que não foram apresentadas no filme.No entanto, estas já haviam sido discutidas nasala de aula. A conversa prolongou-se tal foi ointeresse dos alunos. Concluiu-se a visita com aentrega de pequenas lembranças.

Fátima Queirós e Regina Soares

Eu rimo sem receio, A musica é o meu meioIsto é o jornal da escola , o melhor e só este eu leio,Pois esta é a verdade, desporto é a cara-metade,Escola secundaria oliveira junior, é a nossa identidade,Esforço e dedicação, tudo isto é sempre certo,Parabens professor Alexandre, por este seu projecto,Forças de impulção,registo da informação,Pois isto é o desporto e a matematica em interação,Não importa ser o mais veloz ou forte, e sou pertinente,Pois para ser um atleta completo, tens de ser inteligente,Este é um bom projecto, feito com grande postura,Pois isto é a ciencia e o desporto unidos com cultura,És um desportista e o desporto esta a evolucionar,Passo a passa tal como este projecto que vai ganhar,Tudo é bem feito e a favor da corrente,Não a melhor projecto que este, nem nenhum concorrente,Intreligencia e condição fisica agora em união,Esta é a moral deste projecto, fazendo revolução,

Eu sou o Daniel, Curso de Desporto e sou sempreconcreto,E eu proprio aprendi muito mais neste projecto,Termino assim então toda esta minha historia,E para este grande trabalho,Professor Alexandre só lhe desejo victória.

Daniel Gonçalves, 11º H

Improviso com rimas de Daniel Gonçalves

Mat 12“Canguru Matemático Sem Fronteiras”Oconcurso realizou-se no dia 25 de Março, tendo

participado 137 alunos da escola. Foram entreguesCertificados de melhor classificação (3 em cadacategoria) e Certificados de participação aosrestantes alunos.Categorias Alunos Os três melhoresEscolar 52 Bernardo I. S. Marta -6ºA(5º e 6º anos) Nuno R. Costa -6º A

Tiago M. S. Sousa -6º BBenjamim 47 Sara A. N. Justo -8ºD(7º e 8º anos) João B. F. Neves -8º D

Cláudia Sofia Silva -7º ACadete 18 Oliver S. C. kungel -9º A(9º ano) Samuel F.Dias Pinho -9º A

Daniela C.Santos -9º DJúnior 17 ValterAlves Maia -11º E(10º e 11º anos) Rúben A.Sousa -11ºE

Pedro A. Santiago -10º AEstudante 3 Filipe Rui R.Oliveira -12º B(12ºano) Fábio S.Azevedo -12ºD

Miguel L.Bernardo -12º A

Realizou-se no dia 27 de Abril, na Universidade deAveiro, mais uma edição do MAT12destinada a alunosdo Ensino Secundário, com a participação de 30 alunos(quinze equipas), tendo conseguido o 17º lugarnacionalna categoria de escola, destacando-se asequipas formadas pelos alunos: Filipe Oliveira e FábioBarbosa do 12º B que conquistaram o 13º lugarnacional e Carlos Manuel Martins e André Filipe Limado 12º E que obtiveram o 20º lugar nacional. Três dosalunos que participaram no MAT12 tambémparticiparam nas competições FIS12 e/ou BIO12.

EquamatRealizou-se no dia 20 de Abril, na Universidade de

Aveiro, a prova do EQUAMAT. A Escola participou nestacompetição com 30 alunos (quinze equipas).

Este ano, foi obtido o 3º lugar no 9º Ano, em 1035equipas participantes, com a equipa formada pelosalunos: Oliver Stefan Krugel e Inês Cardoso, quechegaram ao nível 20 em 6 minutos e 48 segundos.

Page 4: J3D Junho 2010

4

Ao longo da semana, entre 24 e 28 de Maio,decorreu a Semana da Astronomia no AgrupamentoOliveira Júnior, no âmbito do Projecto “Descobrir o Céu”(Micro Projectos – Ciência Viva), coordenado pelosdocentes Olga Rodrigues, Graça Oliveira e PedroFernandes.

A abertura esteve a cargo do grupo de percussãoda Escola EB 2/3 de Maceda e do aluno DanielGonçalves do 11º H da nossa Escola, que nosproporcionou um bom momento de música rap. NoBloco C, foi possível observar duas exposições: umaintitulada “Viagem do Infinitamente Grande aoinfinitamente pequeno” e outra relativa aos trabalhosde alunos alusivos ao tema da Astronomia, bem comoalgumas fotografias registadas com o novo telescópioda escola.

Neste período de tempo realizaram-se diversasactividades e palestras subordinadas ao tema, entreas quais se destacaram as da Profª Doutora Ana MariaMourão da Universidade Técnica de Lisboa, intitulada“Os Filhos das Estrelas”, a partir da qual ficamos asaber que, todos descendemos das estrelas e as dodivulgador de Astronomia José Augusto Matos,intituladas “Astronomia na Primavera” e “Era uma vezo Espaço”. Infelizmente, não foi possível realizar aobservação de astros prevista para o dia 24 devido àsmás condições atmosféricas. No dia 26 de Maio, foiapresentada uma peça de teatro, dramatizada por umgrupo de alunos da Escola do Parrinho em conjuntocom algumas alunas do 12º ???, cujo tema foi osplanetas do nosso sistema solar. Claro que, numaactividade que versa a Astronomia, não poderia faltaruma observação de estrelas que, após a sua realizaçãona Escola do Parrinho, foi considerada por todos umgrande sucesso.

Finalmente, e no sentido de desmistificar edistinguir Astronomia de Astrologia, realizou-se no dia28 de Maio uma palestra dinamizada pelos docentesGabriel Gomes e Valter Gaspar subordinada ao tema“Incursões no Domínio da Astrologia” que nos permitiucompreender melhor o “funcionamento” de uma cartaastral.

Dada a adesão da comunidade e as críticas positivasque foram feitas ao projecto e às actividadesdesenvolvidas, considera-se que esta poderá ter sidoa primeira semana da astronomia, prevendo-se que aactividade poderá ser repetida, no próximo ano lectivo,com um programa ainda mais variado.

Pedro Fernandes

“Elas”…as ALGASO grupo “ d’…ELAS” tem desenvolvido, desde

Janeiro, as várias actividades propostas no seuprojecto, nomeadamente:

§ a 27 de Janeiro decorreu no auditório danossa Escola o Workshop “ Algas à Mesa”,dinamizado pelo Prof. Dr. Leonel Pereira;

§ em Abril, os participantes deslocaram-se àPraia da Granja para recolha de várias espécies dealgas e determinação de alguns parâmetros físico-químicos com sensores, por exemplo, pH, salinidade,temperatura;

§ a elaboração do algário, colecção de algassecas prensadas, tem permitido conhecer um poucomelhor a grande diversidade de macroalgas da nossacosta marítima;

§ nos laboratórios puderam ser aplicadosdiversos procedimentos experimentais na extracçãode pigmentos fotossintéticos e de alginatos ecarragenanas, produtos utilizados na indústriaalimentar como espessantes.

Mas o projecto já deu “frutos”……..No âmbito da Semana Aberta, e na sequência

da participação no nosso Workshop, a Escola deHotelaria e Turismo de S. Maria da Feira apresentouà comunidade uma ementa especial em que todosos pratos apresentados, desde entradas, sopas… atéaos doces continham algas. Todos os convidadossaborearam e levaram ideias para casa.

…….No bufete da nossa Escola também já sevendem bolinhos com algas… e têm sido muitoelogiados!!!!.

Para que toda a Comunidade Educativa fique aconhecer um pouco mais sobre “Elas….AS ALGAS”,este projecto será apresentado no próximo dia 8de Junho, pelas 14H30 nos laboratórios do BlocoC. Contamos com a vossa presença!

O Grupo das Algas

E quando os antibióticosnão funcionam?

Foi assim que um grupode alunos da turma do 11ºB, iniciou um trabalho pararesponder ao desafio daCiência Viva “Oceanos,Biodiversidade e saúdeHumana - E quando osantibióticos não funcio-nam?”. Nesse sentido,elaboraram um trabalho laboratorial, sobre ocontrolo natural de bactérias pelos vírus da águado Rio Ul. O projecto consistiu em, a partir da análiseda água recolhida, constatar que a própria naturezatem mecanismos de auto-controlo relativamente aestes micro-organismos.

O trabalho está disponível no site da Ciência Viva,onde se poderá acompanhar todo o processo: http:// w w w . c i e n c i a v i v a . p t / r e d e / o c e a n o s /outrostrabalho.asp

Isabel Oliveira

“Descobrir o Céu”na Semana da Astronomia

Exposição de Astrofotografia dos alunos doClube de Astronomia

Observação astronómica nocturna realizada peloclube de Astronomia, na escola EB1 Parrinho

Alunos do 1º Ciclo da EB1 Parrinhorepresentando um excerto de O Pequeno Príncipe

Actuação do grupo de Percussão de Maceda-Ovar,na abertura da Semana da Astronomia

Olga Rodrigues e Pedro Fernandes napalestra sobre Astrofotografia

Prof. Dra. Ana Mourão, daUTL e Dr. José Mourão

Astrónomo,José A. Matos

Clube de Fotografia O Clube de Fotografiaacompanhou a 1ª fasedas obras da escola nosentido de recolherimagens que integrarãoum projecto de autorsobre esta temática.

Desse trabalho,revelam-se apenasalgumas fotografias da“nossa” grua emconstrução ... ficando aexposição para maistarde, quando houverespaços adequados.

Pedro Fernandes

Page 5: J3D Junho 2010

5

N@ESCOLAS e Francisco Mendes na EBSOJUm grupo de alunos do 12º aceitou o repto lançado

pelo DN, através de uma docente, e fez candidaturaao Projecto N@ESCOLAS.

Assim, tivemos oportunidade de, após a superaçãoda 1ª fase, ver entrevistar uma figura pública, Fran-cisco Mendes, que se identificou como “um filho daLiberdade” o que daria título à reportagem elaboradapelos Econojornalistas e que, a seguir se apresenta. Oevento teve também a colaboração de dois pequenosjornalistas do Jardim-de-Infância e contou com o apoiodo Director e do órgão de gestão e de alguns alunosda turma que asseguraram a cobertura fotográfica.Vários alunos participaram numa actividade paralelaFlash Interview, dando dinamismo a este Projectofazendo-o ultrapassar os limites do anfiteatro.

“SOU UM FILHO DA LIBERDADE”

23 de Abril de 2010 foi o dia escolhido pelo Diáriode Notícias para visitara escola Básica e SecundáriaOliveira Júnior, no distrito do Aveiro.

Para esta iniciativa, o Diário de Notícias escolheua personalidade do mundo da televisão, Fran-cisco Mendes, que, sem rodeios, se afirmou perantenós e a audiência como um “filho da liberdade”,nãohesitando em escolher a música “Grândola Vila-Morena” do revolucionário Zeca Afonso quandosolicitado para optar por um de seis temas musicaispropostos pelo grupo. Cada um dos temas simbolizavauma temática particular.Com esta abertura, o grupopretendia criar uma empatia com o entrevistado ecolocá-lo numa posição informal, de forma a podermosretirar informações mais variadas acerca do convidado.

Após este início, a entrevista com o formatoconvencional começou por parte dos “econojornalistas”.Passando por diversas áreas e temas da realidade so-cial, desde a música até à televisão, acompanhandocom elementos históricos e políticos, a entrevista foi-se desenrolando, permitindo a todo o auditórioconhecer melhor este fantástico apresentador. Destaforma, iniciamos a nossa entrevista formalizada eextremamente participativa com uma série deperguntas. “Como é voltar à escola?”;

“O que dizem os teus olhos?”, “Smoking ouH a v a i a n a s ? “ ; “Sentes-te um filho da

liberdade?”,”Contra quem/o quê farias umarevolução?”ou mesmo através de uma evoluçãohistórica dos media introduzindo aquilo que o Fran-cisco espera que venha a acontecer brevemente nonosso mundo cada vez mais materialista “1895 -Irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo emParis; 1957 – Surgimento da RTP; 1973 – Nasceuo Francisco Mendes; e agora, o que se segue?”,estas foram apenas algumas das muitas perguntas quederam cor à entrevista. Com um sorriso aberto e umdiálogo empolgante, Francisco Mendes falou de si, dassuas origens e da sua entrada no mundo doespectáculo. “Eu já era famoso antes de nascer ecresci sempre com uma referência, que eram osmeus pais”. Afirmou que esta situação tinha as suasvantagens e desvantagens e que “não podemos fazertudo o que nos apetece” pois

facilmente teremos que dar a cara pelos pioresmotivos”. Francisco assumiu-se como um “defensorde esquerda” e um lutador pela liberdade e afirmouque faria uma revolução contra a hipocrisia. Já numaparte mais final, contou-nos que se o mundo acabassepegaria na mulher e na filha e iria descontraidamentesentar-se no seu lugar “no estádio do Benfica acomer pipocas com a família e esperava ver omundo acabar ali”.

No final da entrevista convencional, o grupointroduziu dois pequenos aspirantes a apresentadoresde 5 e 7 anos de idade, que animaram o ambientefazendo algumas perguntas típicas da sua classe etáriacomo por exemplo “Quem te ralha quando fazesasneiras?” ou até mesmo “Estás apaixonado?”.

Desta entrevista, ficam-nos relatos de uma liçãode vida, acompanhada de uma enorme valorização dapátria portuguesa e da importância do 25 de Abrilde 1974 para a nossa sociedade que, infelizmente, jánão é o que era. Os conselhos ficaram para nós. Nóssomos a nova geração, é em nós que o mundo terá deapostar, isso se nós estivermos dispostos a lutar paraque ele mude e se transforme, há o desejo de umPortugal melhor, porque não mandar umamensagem para o general António de Spínola ecomeçar aquilo que tudo indica que seja omelhor?

Depois da actividade concluída o grupoacompanhou o Francisco na visita de alguns locais daescola e também na sessão de autógrafos que sedesenrolou até ao final da manhã.

Afonso Oliveira; André Lima; Bruno Veloso;Gonçalo Oliveira; Ivo Neves; Rúben Leal e Coord.Departamento Línguas

A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior foi umadas escolas seleccionadas para participar no 6º Fórumde Leitura e Debate de Ideias “Entre Palavras”,organizado pelo Jornal de Notícias. Já na 6ª edição, osobjectivos da iniciativa continuam a ser os mesmos:formar cidadãos capazes e incentivar os alunos a de-bater as principais questões da actualidade.

Quatro alunos da turma D do 7º ano (Edgar Pinho,Francisca Rocha, Francisco Correia e Hugo Ribeiro)defenderam oralmente, através de vários argumentosa favor e contra, o trabalho, previamente escrito,subordinado ao tema das redes sociais (na era dapartilha digital). O trabalho referido foi produzido noâmbito da disciplina Educação Para Os Média.

O Fórum “Entre Palavras” decorreu no dia 21 deAbril, na Universidade de Aveiro e os alunos foramacompanhados pelos professores Ana Guimarães eManuel José Soares.

Iniciativa do Jornal de NotíciasEquipa do 7º D no “Entre Palavras”

Dia Abertodas Ciências

No dia 16 de Abril, a Escola Oliveira Júnior abriuos seus Laboratórios a toda a população escolar etambém a pais, encarregados de educação epopulação em geral.

No evento participaram os alunos do CursoProfissional de Técnico de Análise Laboratorial,alguns dos Cursos Cientifico-Hu-manísticos, áreade Ciências e Tecnologias, assim como osprofessores de Física e Química e de Biologia eGeologia.

Foi bom ver o entusiasmo com que os alunosapresentaram aos seus colegas, professores e paisexperiências laboratoriais, algumas das quaisinteractivas.

Os mais pequenitos queriam fazer tudo, talvezum dia estes possam dizer como Isaac Newton:“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobreombros de gigantes”..

A sessão nocturna foi um dos pontos altos daActividade, pelo convívio que se proporcionou en-tre professores, alunos e familiares. Entre asdemonstrações habituais nos laboratórios, houvetempo para um caldo verde, chouriço, chá e o jáfamoso queijo fresco da ESOJ, desta vez daresponsabilidade dos “técnicos” do 11ºI.

As actividades despertaram nos participantesa curiosidade de perceber melhor o mundo à volta.Gostaríamos de ter contribuído para a eminênciade uma maior cultura científica, mas pelo menostemos uma certeza: alunos e professores ficaramcom um maior sentimento de pertença à escola.

Agradecemos a toda a comunidade queparticipou na Actividade.

Alice Borges Manuel José Soares

Page 6: J3D Junho 2010

6

A Faculdade deCiências Económicas eEmpresariais da Uni-versidade CatólicaPortuguesa (FCEE)lançou um novodesafio aos estudan-tes do 10º, 11º e 12ºanos do ensinosecundário de todo opaís, através da 6ªedição do Prémio Pro-fessor Xavier Pintado.

Este prémio temcomo objectivo fo-mentar o gosto pelaCiência Económica junto dos alunos do secundárioe incentivar a utilização dos princípios básicos doraciocínio económico na vida do dia-a-dia.

Sob o mote “Ler+ Saber+ Por um MundoMelhor”, o concurso desafiou os alunos aelaborarem um ensaio que relacionasse osprincípios básicos da Economia com um artigo dejornal ligado à temática da Sustentabilidade.

Este ano, a FCEE, contou com a inscrição de344 equipas de escolas de Norte a Sul do país,atingindo um novo recorde de candidaturas.

Os 12 finalistas foram convidados a participarna entrega de prémios, inserida no “Dia doCandidato”da FCEE. Assim, no dia 10 de Maio, osalunos Daniel Diaz e Rúben Sousa do 11ºE,acompanhados pela professora Célia Araújo,deslocaram-se a Lisboa onde, ao conseguirem um6º lugar, representaram a nossa escola da melhorforma.

Após a cerimónia de entrega de prémios,realizou-se uma visita às instalações da faculdadeguiada por um aluno do 1º ano que forneceu todasas informações sobre os espaços e forma defuncionamento e revelou total disponibilidade paratirar quaisquer dúvidas.

Foi um dia bem passado, onde o contacto coma realidade universitária se mostrou muitopertinente para quem está tão perto de nelaingressar.

Célia Araújo

A Europa em festa!

O Dia da Europa foicomemorado, na escolasede, durante uma semanae foi pretexto parain ter d is cip l in ar idad e:vários Departamentospartilharam o mesmoespaço e articularamactividades (exposições emostras da cultura devários países). Desde adança, passando pelaliteratura e gastronomiaaté à divulgação de trajesregionais, tudo se pôdeobservar entre dois toquesaflitos da campainha quechamava para as aulas.Houve, no entanto,actividades menosefémeras que puderam serobservadas durante toda asemana, são exemplos a

exposição de documentos,fotografias e trabalhos dealunos e o painel/mural queregistou, em seis línguas,inscrições alusivas à Europae sua cultura comunitária.Seis línguas? É verdade :castelhano, francês, grego,inglês, latim e português.

A exibição das váriasbandeiras dos países quecompõem a ComunidadeEuropeia foi alvo de análisee discussão em cadaintervalo, num constanteteste à memória visual e àcultura geral!

Esta efeméride,actualizando o espíritointegrador da políticaeuropeia, proporcionou umalargamento do mapa dacomunidade e, para-

lelamente, conhecemos ospaíses de origem de algunsalunos deste agrupamento(Moldávia, Ucrânia,Rússia…), publicitando otrabalho desenvolvido emPortuguês Língua Não Ma-terna.

Afinal as comemo-

rações do Dia da Europaespalharam no átrio doBloco C um espíritocomunitário de partilha ede respeito peladiversidade!

Cristina Marques

II Concurso Gestãode Ideias para Economizar

Equipa da escolaem 6º lugar

A equipa da turma do 12º E, constituída porAndré Lima, Ivo Neves e Rúben Leal concluíram aúltima fase do Concurso Gestão de Ideias paraEconomizar em 6º lugar, com o projecto “AGlobalização”. Tratou-se de um desempenhoexcelente para o grupo da Oliveira Júnior queconcorreu com equipas dos melhores colégiosprivados do país. O projecto centra-se na históriada Globalização e em temas actuais da Economia,passando inclusive pela criação de uma empresafictícia de Gestão. Os jovens contaram com o apoiodos professores de Área de Projecto e de Economia,Célia Araújo e Lúcia Branco, respectivamente, aolongo do projecto que culminou com a apresentaçãodo trabalho final, tendo ficado em 2º lugar. Noentanto, a média final colocou-os em 6ª posição.

A organização congratula-se com o excelentedesempenho dos participantes que quiseramconhecer melhor as áreas de Economia e de Gestão,tendo superarado todas as expectativas!

J3D

Realizou-se nos dias26 e 27 de Abril de 2010em Lisboa, no Palácio deS. Bento, a SessãoNacional do Parlamentodos Jovens, que contoucom a presença da nossaescola, representadapelos deputados Leo-nardo Martins e CristianoMartins e pela jornalistaCr istiane Oliveira –redactora deste texto.

Foi bem cedo quepartimos rumo a Lisboa,mas o tempo passoubastante rápido graças àboa disposição que se fezsentir, durante estes doisgrandes dias.

Tal começou logo naviagem quando noautocarro se juntaram asescolas dos distritos doPorto e de Aveiro. Deimediato, foram trocadasimpressões, experiênciase muitas gargalhadasque proporcionaram umambiente de grandeabertura entre nós,jovens. Embora tivés-semos como objectivodefender determinadascausas, não deixamos derevelar um espíri toaberto e comunicativo.Afinal… é de comuni-cação que se faz política!… Mas acima de tudo, épela comunicação que seformam cidadãos.

Chegando àAssembleia da República,

os deputados dirigiram-seàs respectivas salas decomissões, para debatedas propostas. Entre-tanto, jornalistas eprofessores faziam umavisita guiada ao Palácio deS. Bento, ficando aconhecer de perto oespaço onde a política eas questões relacionadascom Portugal se discu-tem. Fo i bastanteagradável e enriquecedorver de perto o local ondese encontram as pessoasque dirigem o nosso paíse contactar pessoalmentecom elementos do gover-no português. Terminadasas comissões, reunimo-nos na Sala do Senadopara proceder ao debatedas propostas. Nesseespaço fomos recebidospelo ministro dosAssuntos Parlamentares,

Jorge Lacão:- “Sejam bem-vindos

à casa da democracia – aAssembleia da República”.

Mas não só de políticaé feito o Parlamento dosJovens, já que todos nóstivemos oportunidade deassisti r ao divertidoespectáculo cultural“Monte Lunai” que uniuainda mais os jovensvindos de todo o país eque foi a semente de no-vas amizades mesmocom jovens de fora daEuropa, por exemplo, deMacau,

Em suma, vivenci-ámos um espírito comple-tamente diferente,repleto de momentosmemoráveis onde houvetempo para a seriedade etambém para adescontracção.

Tal como disse Jorge

Parlamento dos Jovens

Lacão o “Parlamento dosJovens é um acto deliberdade” de tal formaque, concordando maisuma vez com o seudiscurso, “O dia de hojevai ficar gravado na vossamemória como algoextraordinário”. De facto,foram dois dias comple-tamente di ferentes,repletos de memóriasagradáveis e enriquece-doras que, para sempre,serão recordadas pelosjovens que participaramnesta Sessão doParlamento.

No entanto, comodisse o deputado MiguelTiago “A democracia estáessencialmente foradestas paredes”; por issomesmo, cabe-nos atodos, mas em especial anós jovens que seremosos adultos do amanhã,lutar por um país melhoronde esteja sempreassente a democraciacomo verdade que sedeve defender.

Cristiane Oliveira,12ºG

Cristiano Martins e Leonardo Martins (deputados)

Prémio Xavier Pintado

Page 7: J3D Junho 2010

7

O TOJ no IV Festival de TeatroO IV Festival de Teatro decorreu de 14 a 25 de

Abril e, este ano, contou com a participação de gruposexteriores a S. João da Madeira, dando prova darepercussão e do impacto deste evento na comunidade.Obviamente que tão alargado número de participantesimplicou heterogeneidade de géneros dramáticos o queenriqueceu sobremaneira o acontecimento cultural.

Longa vai esta introdução quando o objectivo desteartigo é elogiar o TOJ em “ Maria! Não me mates quesou tua mãe!”, o desempenho dos actores AndreiaPinho, André Silva, Cristiane Oliveira, FilipaLoureiro, Hugo Vasconcelos, Rúben Costa, Hel-ena Bernardo, Júlia Azevedo, Leandro Carvalho,Leandro Pereira, Leonor Santos, MiguelBernardo, Noemi Ferreira, Rita Albergueiro, RuiMarques, Tomás Rocha e o esforço de todos os quecolaboraram na criação do espectáculo ( Carlos Rego,Cristina Marques, Emídio Gomes, Helena Lopes, FátimaRosas, Pedro Fernandes, Sara Ferreira) . Certosestamos que esta obra camiliana, pouco conhecida,atingiu, desta forma, a merecida divulgação. Para alémdo trabalho inédito de dramatização de um texto deliteratura de cordel, esta peça incluiu a participaçãode alunos de todos os ciclos que constituem oAgrupamento Oliveira Júnior, algo inovador no Festi-val.

Geralmente o período que antecede a preparaçãodo espectáculo ( para além do stress e do trabalhodecorrentes do desejo de “ brilhar”, onde tudo sesecundariza!...) caracteriza-se pela envolvimento deelementos extra-comunidade escolar, este ano, naspessoas de Fátima Gomes, cabeleireira, Albano dosUsados, Casa Gracinha, Casa Tavar’s e Srª D. LurdesLima a quem muito agradecemos a disponibilidade,receptividade e simpatia. Este agradecimento estende-se aos Pais e Encarregados de Educação dos actores,aos docentes do JI e 1º ciclo (Ana Teixeira e EmíliaResende, Isabel Bastos, Leonor Pinho, Manuela Lima),ao Órgão de Gestão, aos assistentes operacionaisMarco, Silva e Paula Nina e a todos os que integram oTOJ que, todos os anos, concretizam o desejo de fazerESPECTÁCULO TEATRAL.

Cristina Marques

No dia 17 de Maio, as professoras Ana Guimarãese Helena Lopes, a convite do Ninho da Criança e noâmbito da Semana da Família, dirigiram-se a esseestabelecimento para apresentar uma históriadramatizada.

A plateia era composta por um grupo de 28crianças na faixa etária dos 2 anos, que atentamentecom as suas educadoras, ouviram a história doCoelhinho Branco, pela voz de um simpático casalde velhinhos, “O avô Zé e a avó Maria”, que contarama história aos seus netinhos.

No final todos gostaram e aprenderam tambémque é muito importante ter uma alimentaçãosaudável da qual faz parte a sopa.

Foi um momento de partilha interessante e nofinal uma educadora afirmou “Muito obrigado pornos terem trazido a vossa alegria”. Afinal, apesar demomentos tão conturbados que se vivem no ensinoem geral, ainda vale a pena ser professor e apostarnestas pequenas actividades que tornam alguémfeliz.

Ana Guimarães e Helena Lopes

Dramatização de O Coelhinho Branco

Papalagui

Realizou-se, no dia 07/05/10, a visita deestudo, organizada pelo Grupo de Filosofia, aoTeatro da Vilarinha – Porto. Alunos de váriasturmas e professores foram assistir à peçaPapalagui, levada a cabo pela companhia de teatroPé de Vento e com encenação de João Luiz.

À chegada, alunos e professores foramconvidados a entrar na sala de espectáculos paraassistir à peça. Depararam-se com um cenáriosimples, apenas composto por três formasgeométricas diferentes e uma escada. Ao fundodo palco o actor, Paulinho Oliveira, iniciou omonólogo. Poucos minutos depois, a plateia estavaconquistada. O silêncio perdurou durante toda aapresentação.

No final, todos bateram palmas comentusiasmo. Foi então que Paulinho de Oliveira sesentou no patamar do palco e, conjuntamente como encenador, dialogou com o público. O actoragradeceu, elogiando a plateia, chegando a dizerque foi o público que qualquer actor desejava ter.A partir daí, alunos e professores puderam colocaras questões que mais aguçavam a sua curiosidade.Foram colocadas questões sobre a peça, a vidado actor e o teatro em geral.

Quando a hora já estava a apertar, os alunosforam saindo da sala e alguns fizeram questão deir cumprimentar o actor, manifestando-lhe asatisfação pelos momentos vividos.

Pode concluir-se que os objectivos desta visitaforam plenamente alcançados. Foi uma visita deestudo profícua, na medida em que os alunostomaram consciência da diversidade cultural e,consequentemente, poderão fazer uma reflexãosobre a sociedade urbana e tecnológica em quevivemos. Há a destacar a forma cívica e ordeiracomo os alunos se comportaram ao longo de todaa visita, num clima de agradável convívio entrealunos/alunos e alunos/professores.

Para quem não conhece a obra, O Papalagui,Discursos de Tuiavii, chefe da tribo de Tiavéa, nosmares do Sul, aqui fica uma pequena referênciaao livro que vale a pena ler.

Tuiavii sentiu desejo de conhecer a longínquaEuropa. Em 1910, juntou-se a um grupo deautóctones provenientes da Ásia e visitou todosos países europeus. Ele descobriu aquilo que nuncatinha visto, a civilização europeia. Como é umindivíduo que está intimamente ligado à Natureza,vai descrever aos seus compatriotas as suasimpressões a respeito dos valores, da cultura, ouseja, do modo de vida do Papalagui, é este o nomedado pelo chefe da Tribo Tuiavii ao homem branco.

Através do olhar deste chefe indígena, queviveu na ilha de Upolu, que faz parte doarquipélago de Samoa, Polinésia, podemosdescobrir a nossa própria imagem, com umasimplicidade que nós, os Europeus, já perdemos.

Os discursos apresentados na obra foramrecolhidos por Eric Scheurmann.

Grupo de Filosofia

Page 8: J3D Junho 2010

8

Toc’a Ler!

No Jardim das Travessas a Semana da Leitura foiuma animação! A semana não poderia ter começadomelhor, a abertura foi feita pela Prof. Antonieta coma leitura de um texto, cuja mensagem nos veio lembrarque os livros são para nós como os barcos, podem-nos levar até a onde a nossa imaginação quiser… bastapara tal que os nossos olhos descubram a magia dassuas páginas.

A semana foi muito participada pelas famílias e olivro e a leitura estiveram sempre presentes.

No âmbito das actividades da semana fomos à EB1dos Ribeiros e à Escola Sede como verdadeiroscontadores de histórias…também tivemos a visita daEB1 dos Ribeiros cujos alunos nos presentearam combonitas leituras.

Ah! E como não podia faltar, a nossa amigaProfessora Carla Flores (das bibliotecas) tambémesteve presente.

Os meninos do JI TravessasPoema para ler…

Ler é aprenderAprender a fazerFazer muitas coisasCoisas importantesImportantes para a vidaVida bonitaBonita de morrerMorrer porum grande amorAmor verdadeiroVerdadeiro livro.

Joel, 3º ano, E.B.1 dos Ribeiros

Família contadorade Histórias na Biblioteca

Esta actividade que decorreu durante toda aSemana da leitura nas diversas escolas do 1º ciclo foium sucesso. Além de encantar os alunos, foramdescobertos verdadeiros talentos.

Aproveito para agradecer a todos os participantesque nos ajudaram a despertar nas crianças a vontadede ler. A presença das famílias nas nossas escolas/bibliotecas é um importante apoio na concretizaçãodos nossos objectivos.

Histórias com direcção Os alunos do 2º ano da Escola E.B.1 dos Ribeiros

tiveram o privilégio de ouvir as histórias: “Chocolata”e “Orelhas de borboleta”, contadas pela direcção. Estemomento foi importante para demonstrar aresponsabilidade que todos temos na promoção daleitura e do livro.

A imagem demonstra bem o interesse eentusiasmo de leitores e ouvintes.

Passatempo: “Se eu fosse um bicho”

No dia 2 de Abril comemorou-se o Dia Interna-cional do Livro Infantil e 2010 é ainda o AnoInternacional da Biodiversidade. Aproveitando asduas comemorações, a DGLB (Direcção Geral do Livroe das Bibliotecas) lançou um passatempo que procuroumotivar as crianças para a pesquisa sobre a variedadedos animais que povoam a terra e, ao mesmo tempo,incentivar a criatividade, a imaginação e a escrita.

A Semana da leitura incluiu este passatempo noseu programa e elogia a participação de todas asturmas. Esta iniciativa levou a um aumento significativoda procura de livros relacionados com esta temática.

Sónia Teixeira

Semana da Leitura’10Um livro espera-te. Procura-o!

As Bibliotecas Escolares da cidade, integradas naRBE-SJM coordenaram a Semana da Leitura de 2010,em articulação com o Serviço de Apoio Educativo(SABE) da Biblioteca Municipal, de 19 a 24 de Abril.Para além de um programa commum a todas asbibliotecas, o nosso agrupamento concebeu umprograma em estreita colaboração com os professoresenvolvidos no PNL, ao longo da qual a leitura e o livroforam o mote. Todos os pretextos foram bons parapromover o gosto de ler e ouvir contar histórias. Naimpossibilidade de mostrar todas as actividadesdesenvolvidas ao longo da semana em todo oAgrupamento, deixam-se apenas alguns flashes dasactividades mais significativas de todas as escolas.

As professoras Bibliotecárias

Leituras no ParqueO 2.º ano da escola EB1/JI Parrinho foi ao Parque

Ferreira de Castro, dia 19 de Abril, encenar o teatro “Ahistória da Galinha Ruiva – em poesia”, para os meninosda turma do 2.º ano da EB1 dos Ribeiros. Isto noâmbito da comemoração da Semana da Leitura.

Toc’aler foi a actividade que marcou o início dasemana, envolvendo toda a comunidade doAgrupamento à volta do texto “Um livro espera-te.Procura-o !” de Eliacer Cansino

O Director do Agrupamento também aderiu àpromoção da leitura e do gosto pela Matemática,contanto a história “Maldita matemática” na escolasede.

Assim como aconteceu na EB1 Ribeiros, todas asoutras escolinhas também receberam a visita dasAdjuntas do Director

Em todas as escolinhas houve actividades compais, família e avós. Fica aqui o registo da EB1Espadanal e do JI Travessas

2ª Fase do CNL

A Carolina Queirós, a Dalila Lima, a FranciscaRocha, a Joana Gonçalves e a Soraia Nascimentorepresentaram a nossa escola 2ª Fase do Concursodo PNL, em Anadia.

Este ano, a 1ª fase, ao nível de escola, contoucom a participação de dezenas de alunos o que mostrao impacto do Plano Nacional de Leitura, o esforço dosdocentes e o investimento dos jovens na leitura.

Desejamos que os nossos alunos continuem aencontrar na leitura uma forma de descoberta, deaprendizagem e de formação.

Cristina Marques

Pormenor de um trabalho realizado no âmbito destepassatempo da autpria de Gonçalo O. Fonseca, 2º A,EB1 Espadanal

Page 9: J3D Junho 2010

9

Manuela Ribeirona Biblioteca Municipal

No dia 19 de Abril a turma 2ºB do Espadanalencontrou-se com a escritora Manuela Ribeiro naBiblioteca Municipal. Um encontro que superouexpectativas quer de alunos quer de professores.Através do livro “Kico o dentinho de leite” a escritoraconseguiu de uma forma encantadora e divertidaalertar as crianças para a importância da saúde oral,interligando literacia, programa curricular e projectomunicipal.

No final a turma presenteou a escritora comum trabalho desenvolvido a partir do livro: “O Jardimdo Arco-íris” da mesma autora. Cada flor representavaas cores do arco-íris e nas folhas havia um poemaescrito pelas crianças.

Visitas à Feira do LivroA E.B.1 dos Ribeiros e a E.B.1 do Espadanal

estiveram presentes no agrupamento, onde usufruíramda oportunidade de ver os seus trabalhos expostos edeliciar-se com a feira do livro. Sim deliciar-se, porqueapesar de muitos não poderem comprar os livrostocaram, observaram e alguns ainda leram umascoisitas aqui e outras ali. Quem sabe se não lhedespertou curiosidade para futuras aquisições.

Para cativar e aliciar os mais pequenos para asliteracias a professora bibliotecária do 2º ciclo preparouem conjunto com os alunos do secundário algumaspeças de teatro e momentos de poesia. Alunos eprofessores ficaram encantados com o desempenho etalentos dos actores.

Pequenos Contadores ...O podcast na Educação

A partir do concurso “Conta-nos uma história!”foram criados diversos recursos digitais áudio, combase em histórias criadas e reconto de histórias. Desalientar a participação e ajuda dos docentes da equipade PTE (Plano Tecnológico da Educação) que foi decisivaem alguns casos para a elaboração de um trabalhocom sucesso e assim promover a apropriação datecnologia digital no desenvolvimento das literacias.

Os alunos das Travessas e do 2º ano do Espadanalencontraram-se, na Semana da Leitura, noAgrupamento onde partilharam as suas experiênciase participação neste projecto.

Ana Teixeira

Flashes da Semana da leitura

Ler+ em Francês

Ler+ BD com ...Diogo Carvalho

Diogo Carvalho, autor de BD, tem vindo a colaborarcom a biblioteca desde o início do ano lectivo.Dinamizou um encontro sobre BD para professores erealizou, durante a Semana da Leitura, dois work-shops para os alunos dos 2º e 3º ciclos, à volta dasobras do PNL. Não fora a falta de instalações, o projectoLer + BD teria ganho outra projecção.

Diogo Carvalho tem participado nos encontrosnacionais sobre BD, entre eles o de Ilustração,organizado ela Junta de freguesia de SJM.

Mariana Moreira apresentou

“A Aldeia das Moscas”A encerrar a Semana

da Leitura, MarianaAzevedo Moreira, do 5º C,apresentou o seuprimeiro livro “A Aldeiadas Moscas”, editado emformato digital pelaBiblio teca da Esco laOliveira Júnior.

Parabéns, Mariana!Todas as escolinhas visitaram a Feira do Livro e aexposição de trabalhos do PNL, ao longo da semana

Animação teatralMargarida Fonseca Santosna Biblioteca Municipal

Os alunos do 7º E, acompanhados das docentesAna Guimarães e Fátima Rosas deslocaram-se a pé àBiblioteca Municipal, para participarem no Encontro coma escritora Margarida Fonseca Santos. Os alunoscolocaram questões sobretudo relacionadas com o actocriativo, o método de trabalho e a veracidade dashistórias narradas. Numa conversa informalperceberam que todos temos criatividade, temos é deolhar e ver para depois recriar pela imaginação.

Fátima Rosas

O Aquário, de João Pedro Messeder, foi o últimolivro da Hora do Conto, dinamizada por IsabelOliveira em colaboração com a sua turma deBiologia

ÁfricaNa sequência da

parceria entre anossa Biblioteca e ada escola deMalange, o profes-sor Pedro Almeidaapresentou umtrabalho sobreÁfrica, no dia 25 deMaio. Foi na Biblioteca que o apresentador deu aconhecer as suas vivências neste continente,mostrando imagens que ia comentando, deixandotransparecer o objectivo que o levou à realizaçãoda actividade. Foi notório o envolvimento do orador,bem como a importância atribuída ao voluntariadoa que aderiu. A sua mensagem salientoufortemente o contributo dado às comunidades maiscarenciadas, frisando a importância de que coisaspor vezes insignificantes para nós, assumem paraelas o maior dos valores.

EF

Promoção da leitura de...O Principezinho

A empresa artísticaVisões Úteis dinamizouuma sessão de promoçãoda lei tura de OPrincipezinho, direc-cionada para os 5º anos.Ana Luísa, de formamuito expressiva, tam-bém cativou os jovenspresentes.

Os alunos de algumas turma de teatro decidirampresentear a comunidade escolar com representaçõesde textos adaptados sugeridos por si.

No dia 21 de Abril , o 1º turno da turma C do 8º anolevou pela segunda vez à cena “O Natal das Bruxas” ,da autoria de Isabel Alçada, peça que com algunspercalços ultrapassados, divertiu a assistência.

No dia 22 o 7ºE representou a peça de Maria AlbertaMenéres, “À beira do lago dos encantos “, textodramático que faz parte dos conteúdos de LínguaPortuguesa. Fátima Rosas

Page 10: J3D Junho 2010

10

O Sapo Apaixonado“Sinto-me tão esquisito”- disse o sapo.A pata perguntou: “Por que dizes isso?”“Parece que estou doente, o meucoração faz tum-tum muitorápido.”- disse o sapo.“Olha sapo,o meu também faz.”Admirado o sapo disse:“Porque será?”“Ambos estamos apaixonados” –disse a pata.“Impossível”- disse o sapo envergonhado.“Xeque-mate. Acertei. Estamos mesmo apaixonados,mesmo que o negues. “- disse ela.O sapo deu saltos de alegria.Nem sabia o que fazer.A pata ficou igualmente feliz.Desde então, amam-se perdidamente.O amor não conhece barreiras.

Maria Miguel Lima, 2º A, EB1Ribeiros

PASSE um programa divertidoDivertido é saberSaber e aprenderAprender a viver

PASSE : alimentação saudávelPrograma Alimentação Saudável em Saúde Escolar

Uma alimentação saudável é comer um pouco de tudo,é também dormir, estudar, repousar, ajudar e brincar.Mas preciso também de cuidar do meu corpo e dahigiene, por isso, devo:

- deitar-me e levantar-me cedo;- tomar banho;- lavar os dentes depois das refeições;- brincar ao ar livre e fazer ginástica;- usar roupas lavadas e confortáveis;- lavar as mãos antes de comer;- ter as unhas limpas e cortadas;

Aprendi que na roda dos alimentos há cinco grupos:O grupo 1 tem o leite, queijo…O grupo 2 tem o peixe, ovo…O grupo 3 tem o azeite, a manteiga…O grupo 4 tem o arroz, feijão…O grupo 5 tem a uva, a pêra…

Depois de tudo isto é importante não esquecer do ferro,cálcio, fósforo, magnésio e o iodo.

Francisco Vieira 3º ano - EB1 Ribeiros

O 3º ano da escola E.B.1 dos Ribeiros visitou aBiblioteca da Escola E.B.1 do Espadanal para observaralguns objectos e monumentos de São João da Ma-deira: um milheiro, um carro de bois, a capela de SantoAntónio e a ponte do século XVII sobre o rio Ul, feitosem miniatura por um avô de um aluno a frequentar o3ºA do Espadanal, O Sr. Domingos Pinheiro. Tambémse encontra representada a escola do seu neto, sobrea qual escreve o seguinte: “Escola Básica do Espadanalfundada em 1944 é agora o local aonde o meu netoGonçalo aprende as primeiras letras. Esta obra foiexecutada nos meus tempos livres, para que seja umarecordação do seu primeiro local de aprendizagem.”

Esta actividade foi planeada em conjunto com aprofessora bibliotecária e a professora Titular de turma,pois partiu do programa de Estudo do Meio do 3º ano,com o objectivo de levar os alunos a reconhecer evalorizar o seu património histórico e cultural. Estestiveram ainda a oportunidade, para complementaremas suas aprendizagens, de visualizar um artigo sobreo Município de São João da Madeira, disponível nainternet (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre), ondesão referidos aspectos importantes sobre o passado,presente e futuro de São João da Madeira.

P.B SóniaTeixeira e prof. Raquel

E se eu fosse um bicho?Se eu fosse um bicho, seria uma gatinha muito

brincalhona e vaidosa. O meu pelinho seria brilhantecomo o sol nascente e os meus olhitos pareceriamduas castanhinhas cintilantes.

Os meus donos iriam dar-me leitinho fresco pelamanhã e um belo queijinho. Depois deste fabulosopequeno-almoço, iria dar um passeio, de narizempinado e cauda a baloiçar! Todos os gatinhosficariam a olhar para mim e miariam apaixonados!

Depois deste agradável passeio, só me apeteceriauma sesta na minha cestinha cheia de mantinhasfofinhas como as nuvens. Adormeceria a pensarnaquele gatinho carinhoso, com olhitos curiosos esorriso malandro.

Será que amanhã o vou encontrar…?

Carolina T. Beito 2º Ano A, EB1 Espadanal

IntercâmbioRibeiros/Espadanal

Com o objectivo de motivar os alunos para as boaspráticas da escrita, as turmas do 2º Ciclo participaramnum Concurso de Ortografia levado a cabo pelosrespectivos docentes de Língua Portuguesa.

Este concurso consistiu em duas provas deortografia, baseadas no preenchimento de um textolacunar. Após a correcção de ambas as provas foramseleccionados seis vencedores. Do 5º ano, BrunaNascimento, Turma C; Mariana Azevedo, Turma A; EmaSilva, Turma B. Do 6º ano, Joana Gomes, Turma C;Ana Silva, Turma D e João Martins, Turma B.

No final, foram atribuídos prémios a cada um dosalunos, graças à colaboração da Biblioteca da nossaEscola, com a qual os professores do 2º Ciclo têmarticulado ao longo de todo o ano lectivo, emvariadíssimas actividades.

Olga Barros

Concurso de OrtografiaA importância deescrever bemPEDDY-PAPER

No passado dia 8 de Junho de 2010, realizou-seum peddy-paper escolar, no Parque Nossa Senhorados Milagres, no qual participaram todas as turmasde 9º ano da nossa escola. Esta actividade foiorganizada por dois grupos de Área de Projecto do12º F, “Espaços Verdes” e “Cartaz Cultural”, emarticulação com o grupo de Geografia desta escola.

Contámos com a amabilidade da Direcçãonofornecimento dos recursos necessários à sua execuçãoe ainda com a da Câmara Municipal, representadapela Engenheira Vera Neves, que gentilmente cedeuas t-shirts aos participantes.

Durante toda a manhã reinou a boa disposição entreconcorrentes, que entre corridas de sacos, campos deminas e caras cheias de farinha, chegaram finalmenteà meta, onde o prémio merecido foi um farnel bemguarnecido.

Os alunos de Área de Projecto do 12ºF

Programa PASSE

Coração maravilhosoMaravilhoso e saudávelSaudável é o nossoNosso corpo quando está saudávelSaudável e maravilhosoMaravilhoso é o programa PASSE

Viver a alimentaçãoAlimentação saudávelSaudável é conseguirConseguir com os nossos errosErros feiosFeios e bonitosBonitos de coração

Joel 3º ano, EB1 Ribeiros

E se eu fosse um bicho?Se eu fosse um macacoNa floresta viviaBalançava de ramo em ramoE bananas comia.Não brincava sozinhoEntre tantos animaisEra amigo do gorila,Da zebra e outros que tais.Trepo às árvoresE faço tropelias.

Brinco com os meus amigosE assim passo os dias.Nesta floresta de animaisAlém de bananas comer,Todos gostam de ajudarE no fim uma sesta fazer.Se eu fosse um macacoEra assim que ia serPois a vida na florestaÉ fantástica a valer!

Pedro M.S. Margalho 2º A, EB1 Espadanal

O que terálevado alguém adesejar uma mãerobot? Será pelofacto de uma mãehumana nunca tertempo para nada,nem para ninguém?

De uma formadivertida estanarrativa relata umproblema bastanteactual: a falta detempo dos pais paraos filhos. É entãoque a personagemprincipal decide criaruma mãe robot que não ralha, não discute, que deixafazer e comer de tudo e com possibilidade de serdesligada por telecomando, em caso de incómodo.

Com uma ilustração muito sugestiva e num mistode técnicas (colagem, pintura e desenho) a história élida noutra vertente. Texto e imagem retratam de umaforma exagerada a realidade do quotidiano familiar.Permite a abordagem das temáticas, família…afectos…casa…

Mas, será que esta mãe permissiva só temqualidades? Quem fará mimos, ternuras e carinhos?Apesar de tudo a mãe verdadeira, com todas as suaslimitações tem um cheirinho e uma ternura especial.

Faz-nos sentir que afinal não é a quantidade detempo que passámos juntos o que mais interessa massim a qualidade desse tempo passado.

Antonieta Oliveira

Recensão literária

Page 11: J3D Junho 2010

11

“O nabo gigante”

No dia 30 de Abril os meninos do Jardim de Infânciado Parrinho e das Travessas foram aos Paços daCultura ver ao teatro de marionetas “O Nabo Gigante”.

Gostamos muito da peça de teatro e queríamosvê-la outra vez.

A história foi muito bonita e nós também somosmuito bonitos…

Travessas

Visita à quinta d’AvozinhaNo dia 24 de Maio de 2010, eu e os meus colegas

de turma, da escola do Parrinho, fomos visitar a quintad’avozinha em Sandim, Vila Nova de Gaia.

Quando lá chegamos, duas jovens aguardavam-nos à porta de uma escola.

- Que estranho!!! Afinal a quinta é uma escola???!!!- Não. Vocês já vão ver…Qual não foi a minha surpresa quando vi que a

quinta ficava atrás da escola.Já na quinta d’avozinha fomos recebidos pelo Sr.

Mota, que iniciou a visita apresentando as ervasaromáticas que lá havia: cidreira, tomilho, alecrim…De seguida, o Sr. Mota, que lavrava e tratava dasplantas, mostrou-nos com muito gosto todas asárvores de fruto e sementeiras, bem como oespigueiro que lá existe. Também nos falou dacompostagem e da sua importância.

Após a visita à horta, fomos para a cozinha dacasa da avozinha e lá experimentamos os nossos dotesculinários. Estivemos a descascar os legumesnecessários para confeccionar a sopa e a lavá-los.

- Que deliciosa ficou a sopa!!!Depois do excelente almoço, brincamos com os

meninos que lá frequentavam a escola. Foram muitosimpáticos connosco.

A últimaact ividade querealizámos na quinta,foi preparar a terrapara plantarmos asemente do linho,num vasinho que aJuliana deu a cada umde nós.

E assim terminouum belo dia, quequeremos voltar a repetir!!!

Escola do Parrinho, alunos do 1ºB

Viagem de Finalistas do 4º ano dos Ribeiros

A nossa Viagem de Finalistas foi realizada no dia14 de Maio. Às 5h:15m saímos da escola e fomos deautocarro para o aeroporto de Pedras Rubras. Quandolá chegámos ficámos à espera enquanto a nossaprofessora fazia o check-in. Entretanto, fomos parauma máquina de detectar metais e tivemos que tiraros cintos para passar.

Passado algum tempo, entrámos no avião, todosexcitados e ele começou a subir, a subir e nóscomeçámos a gritar de entusiasmo.

Após 45 minutos chegámos ao aeroporto de Lisboae fomos para um autocarro que estava à nossa esperae deslocámo-nos directamente para o Dolce VitaTejo,mais propriamente para a Kidzania. Quando chegámos,lanchámos e, depois, um senhor e uma senhoradistribuíram pulseiras electrónicas para o caso de nosperdemos.

Depois do lanche, entrámos finalmente na portada Kidzania. Aí fizemos uma fila e recebemos umcheque, que levantámos na Caixa Geral de Depósitose recebemos 50 kidzos. De seguida fomos encontraras profissões que mais pretendíamos. Neste dia fomos,médicos, pilotos, jornalistas, etc.

Chegou a hora do almoço e comemos um menu daPizza Hut.

Da parte da tarde, continuámos no nosso mundodas profissões.

Chegou a hora de vir embora e fomos até aoautocarro para iniciar a nossa viagem de regresso.Chegámos à nossa escola pelas 19h:45m.

Nós adorámos a nossa Viagem de Finalistas e, porisso, queremos agradecer a toda a comunidadeeducativa, nomeadamente à Associação de Pais da EB1dos Ribeiros pelo apoio e organização deste diainesquecível.

Alunos do 4º ano

Para comemorar a Semana da Terra - de 19 a 23de Abril - nós, alunos da escola EB1/ JI Parrinho,pintámos azulejos para construirmos um painelrelacionado com este tema. Além disso, plantámosfeijão, milho e couves pencas na horta biológica daescola ainda participámos com as nossas famílias noconcurso promovido pela Câmara Municipal sobre aseparação de lixo para reciclar.

Foi uma semana atarefada, mas limpa!

Xavier Ferreira, 4º Ano (EB1/JI Parrinho

A Semana da TerraNo JI das Travessas

Na Semana da Terra plantámos e semeámos semparar. Os pais trouxeram muitas coisas e os avóscavaram e ajudaram a plantar e semear. Trabalhámossem parar!

Também aprendemos a reciclar correctamente eplantámos algumas árvores.

A nossa horta está um autêntico jardim!!!

... na EB1/JI do Parrinho

No dia 20 de Maio de2010, as turmas dos 5ºano realizaram uma visitade estudo ao Castelo deSanta Maria da Feira. Aviagem durou poucotempo. Quando chegá-mos, espreitámos pelajanela e f icámosespantados, pois ocastelo de Santa Maria daFeira é uma verdadeiraobra de arte!

Para nos receberapareceram dois guias,um a tocar gaita-de-folese o outro a dizer que sechamava D. Paulo II.Passados uns 5 a 10m,guiaram-nos para acapela do Castelo, onde opseudo D. Paulo II noscontou a lenda destebelo monumento,seguindo-se-lhe a visita aalguns dos lugares a queela se referia: a Porta daTraição, onde decorreu afuga do guerreiro

Repórter por um diaVisita ao Castelo de Santa Maria da Feira

português e da suaamada, a princesa Lia; opoço, onde Lia se suicidoucom a cabeça do seuamado debaixo do braço.

Por fim, chegou aparte de que todos nósgostámos: os jogos.Começámos por descerumas longas escadas, atéchegarmos a um localonde havia diversasbrincadeiras medievais:andas rudimentares comtroncos, o jogo dolabirinto e um jogo cujoobject ivo era conse-guirmos derrubar a outrapessoa, com a ajuda deuma vara com as pontasalmofadadas.

Passado algum tempo,fomos aprender esgrimacom o senhor Belmiro. Foibastante divert idoandarmos com um es-cudo e uma espada, acombatermos uns contraos outros.

Depois de nós foi avez de outra turma, poresse motivo tivemos deir embora para a zona dopátio, mas não ficámostristes, pois jogámos aoarco e flecha e à corda.

Após os jogos,vimos um fi lmerelacionado com aevolução e a história docastelo.

Mas o melhor estavapara vir: tivemos de nosdividir em dois grupos –o das Águias e o dosDragões, com umaclaque, para apoiar osdiferentes guerreiros nosseus combates. Após oaquecimento das vozes,começou o duelo. Osguerreiros fizeram várioscombates: de esgrima, dearco e flecha, dosmartelos, das bolas deferro..., mas os Dragõesacabaram por ganhar.

No final, dançámos

todos juntos dançasmedievais.

Foi muito divertido ealegre, mas quandochegou a hora da partida,eu fiquei um bocadinhotriste, pois estava a seruma manhã e pêras!

Eu gostei muito destavisita de estudo, pois paraalém de ter adquiridonovos conhecimentos,também me divertiimenso.

Foi uma manhãmagnífica!

Bruna Nascimento, 5ºC

BaladiA revista totalmente

produzida pelo grupo deÁrea de Projecto do 12ºE, com a finalidade dedivulgar conteúdos deinteresse para osadolescentes: Desporto,Música, Moda, televisãoe ainda curiosidades.

Page 12: J3D Junho 2010

12

Visita de Estudo aCoimbra

Na sexta-feira, dia 5 de Março, todos os oitavosanos da nossa escola foram a uma visita de estudo aCoimbra, onde os alunos tiveram oportunidade devisitar durante a tarde a Biblioteca Joanina, a Sala dosCapelos e por fim, a Capela de S. Miguel.

A Biblioteca Joanina, reconhecida como uma dasmais originais e espectaculares bibliotecas barrocaseuropeias, é um local de pesquisa de muitos estudiosose ainda é um espaço utilizado para concertos,exposições, entre outras coisas. O edifício apresentatrês pisos, todos eles com diversas estantes onde existeuma colónia de morcegos.

De seguida, visitámos a Sala dos Capelos. Aquitêm lugar, actualmente, os Doutoramentos solenes.Nesta visita tivemos oportunidade de observar umaaluna a concentrar-se e a rever a sua apresentaçãopara o Doutoramento.

Para finalizar esta visita, fomos até à Capela deSão Miguel, um exemplo de estilo manuelino. Asparedes encontram-se revestidas a azulejos e há umabela escultura de Santa Catarina, padroeira dosestudantes, também se encontra na capela um órgãobarroco, decorado com talha e com influências orientaisao estilo D. João V, que ainda hoje é bastante utilizadoem concertos e outras festividades.

E assim terminámos esta nossa visita.

Joana Lima, nº 17, 8º A

Biblioteca Joanina (foto)Órgão Barroco da Capela de S. Miguel /

Universidade (foto)

À redescobertade Sintra e Queluz

No passado dia 19 deMarço, as turmas F e Gdo curso de Línguas eHumanidades, do 11.ºano realizaram umavisita de estudo a Sintrae Queluz, no âmbito dasdisciplinas de Portuguêse História A. Acompanhadas pelos professores dePortuguês, Emídio Gomes e Ana Guimarães e pelasprofessoras de História e de Inglês, Lúcia Oliveira eMaribel Correia, respectivamente, as turmas partiramrumo a Sintra, por volta das 7:00 horas, sendo que achegada se deu pelas 11:00horas.

A visita a Sintra teve como objectivo recriar o trajectodescrito no capítulo VIII da obra de Eça de Queirós, OsMaias. O encanto e as paisagens naturais de Sintra nãodeixaram indiferentes alunos e professores. Do trajectorecriado fez parte a subida pela estrada que conduz aocélebre hotel Lawrence e ao palácio de Seteais. Estepercurso foi acompanhado por duas personagensespeciais, as alunas Ana Brandão e Joana Campos daturma F, que se vestiram a rigor e recriaram Carlos daMaia e Maria Eduarda, respectivamente.

A paragem para almoço fez-se nas imediações doPalácio Nacional de Queluz (Parque Urbano), estando aparte da tarde reservada para uma visita ao referidopalácio. Deve-se ao infante D. Pedro (futuro rei PedroIII) a iniciativa da transformação, iniciada em 1747, daQuinta do Infantado. Foi ele que transformou Queluz nummonumento frequentemente comparado ao Palácio deVersalhes, em França, pela sua sumptuosidade e belezamanifestada nas suas fachadas elegantes, e nos jardinspalacianos “povoados de fontanários barrocos, deestátuas e de recantos para brincadeiras”. Actualmente,além de serem realizadas visitas guiadas, que recriamteatralmente cenas do quotidiano palaciano do séculoXVIII, serve também para hospedar chefes de Estadoem visita ao nosso país.

A viagem de regresso decorreu num ambiente alegre,tendo terminado cerca das 21horas e 15 minutos. Ficaaqui o registo de um dia diferente para os alunos, ondehouve espaço para o convívio e para uma “lição decultura”.

João Maia, 11.º F

Uma nova etapa, umanova vida,uma nova questão…

No dia 30 de Abril, os alunos do 12º ano dos cursosde Ciências e Tecnologias e de Ciências Sociais eHumanas, da Escola Básica e Secundária OliveiraJúnior, realizaram uma visita de estudo ao Campus deGualtar, Universidade do Minho, no âmbito da disciplinade Psicologia B.

Esta visita foi bastante pertinente uma vez quenesta recta final de todo um árduo percurso de 3 anos,os alunos finalistas ainda se sentem um poucodesorientados quanto ao seu futuro, à sua formação eao acesso ao ensino superior. As dúvidas nesta fasesão constantes e a escolha do curso é uma dificuldadepara muitos. Por isso, e com o intuito de esclareceralguns alunos decididos a enfrentar esta nova etapadas suas vidas, surgiu esta oportunidade única dosestudantes do secundário conhecerem, maispormenorizadamente, todo o sistema complexo queenvolve as universidades.

Chegados à Universidade do Minho, os alunos eprofessores acompanhantes foram recebidos por umaluno da Universidade que os encaminhou para umauditório, em que o Sr. Professor Doutor Pedro Rosárioprocurou responder às exigentes questões colocadaspelos alunos. Esclareceu todas as dúvidas relacionadascom as alterações introduzidas pela implementaçãodo Tratado de Bolonha e deu informações sobre oscursos ministrados na Universidade.

Já depois do almoço, os alunos foram divididos porcursos. Os alunos do curso de Ciências e Tecnologiasforam assistir a uma palestra “Podemos acreditar naestatística?” e realizar algumas actividades. Os alunosdo curso de Ciências Sociais e Humanas foram visitarInstituto de Ciências Sociais, onde assistiram àapresentação dos programas das áreas de História,Sociologia e Ciências da Comunicação e visitaram oInstituto de Sociologia.

E, desta forma, por meio de várias palestras,informações e visitas guiadas à Universidade, os alunospuderam, num ambiente descontraído, contactar comuma nova realidade, que serviu para esclarecer dúvidasem relação à próxima etapa da nossa vida, do nossofuturo. Marcelo Almeida, 12ºH

Visita aos Mosteiros daBatalha e de AlcobaçaNo passado dia 30 de Abril, as turmas de Humanidades

(10º G e 10º H), e a turma de Multimédia (10º J), partiramem visita de estudo ao Mosteiro da Batalha e ao Mosteirode Alcobaça.

Esta visita teve a orientação de quatro professoras,sendo uma delas a organizadora, professora EugéniaPinho, de História.

Os alunos iniciaram a visita pelo Mosteiro da Batalha,onde foram orientados pela dita professora, visitaramvárias partes do Mosteiro, e tentaram seguir asexplicações que ela ia dando.

Após a visita ao Mosteiro da Batalha, dirigimo-nospara o Mosteiro de Alcobaça, onde almoçamos perto.Durante a hora de almoço, os alunos tiveram aoportunidade de visitarem um pouco da cidade,divertindo-se e convivendo uns com os outros.

Às 14h, estávamos em frente ao Mosteiro de Alcobaça,pois teríamos uma guia à nossa espera, a qual nos iriaconduzir dentro do Mosteiro. Durante a visita, tivemos aoportunidade de ouvir um cantor lírico, o que foi bastanteinteressante.

No fim da visita, regressámos para o autocarro, ondeiniciamos de forma bastante animada o regresso para aescola. Daniela Pinho, 10º H

No dia 27 de Maio, osalunos do 12º anoparticiparam numavisita de estudo aopalácio/basíl ica deMafra, no âmbito dadisciplina de Português.

O estudo da obraMemorial do Convento ,de José Saramago, impulsionoua vontade de conhecer um dos edifícios maisemblemáticos e significativos entre os que fazem partedo acervo arquitectónico de Portugal. Deste modo, foipreciso levantar-se cedo para estar pelas 7horas damanhã junto da entrada principal da escola e tomaros autocarros que os levariam até ao destinopretendido. Na bagagem, seguiam os comes e bebesmas também a curiosidade e a boa disposição. Aviagem decorreu bem e, depois de se tratar dosingressos necessários à visita, lá chegaram os guias…experientes, rápidos, sabedores de todos ospormenores e aptos a responder a todas as perguntasdos alunos e não só. Eles satisfaziam a curiosidade detodos mas também colocavam perguntas:

- A marquesa sabe dizer em que ano foi inauguradoo convento? Muito bem!

- O marquês sabe de onde veio a pedra para aconstrução de todo o edifício? Vejo que estão dentrodo assunto!

E a visita continuava… dava para imaginar a vidafaustosa que por lá se viveu! - até que se chegou àbiblioteca. Havia a curiosidade de saber onde estavamos morcegos de que tanto se fala. Estão por trás doslivros e só saem de noite! - informou a guia.

Já todos sentiam necessidade de aconchegar oestômago. E assim foi. Era ver cada um com o seufarnel, a procurar uma mesa no jardim envolvente aoconvento.

Após o lauto almoço, veio o espectáculo teatral,dinâmico, com uma abordagem direccionada para opúblico escolar, num espaço real, incentivando o gostopelo conhecimento da obra e pela História.

Seguiu-se Pêro Pinheiro, terra rica em pedra liós– uma rocha calcária, esbranquiçada, dura, contendo,frequentemente, fósseis - , o principal centro detransformação de rochas ornamentais de Portugal. Umcaminho íngreme que o povo anónimo, rude,analfabeto, sujeito à exploração dos poderosos,percorreu passo a passo para transportar a pedra paraa construção do convento de Mafra.

Olha ao que obrigou o nosso rei D. João V,vaidoso, beato, egocêntrico, que não hesitou em utilizaro povo, as riquezas da corte e a sua posição socialpara satisfazer os seus caprichos!

Finalmente de regresso, a boa disposição reinouaté se chegar, de novo, ao local de partida - a nossaescola. E não é que os ares de Mafra influenciaram osnossos alunos? Ora leiam!

Carolina Araújo

Visitas de estudo

Uma promessa foi feita.Um convento em Mafra se iria erguer.Bastava que a rainha emprenhasse para tal

acontecer.Sol, chuva ou nevoeiro,Envolvendo as terras, o típico cheiro.Tantos e tantos homens capturadosPara a construção do convento amarrados.Esforço enorme e contra a sua vontade,Tudo isto pela promessa de sua Majestade.

A morte ao Rei assombrava E a consagração do convento apressara,Gerações sacrificadas iam morrendoE a riqueza do país desfalecendo.

O parecer dominava o serE a promessa d’El Rei acabou por se erguer.

12ºB Ângela Santos, Carolina Dias,Cristiana Caldas, Silvana Freitas

Visita de Estudoa Mafra

A Promessa

Page 13: J3D Junho 2010

13

O grupo de Educação Especial / intervençãoPrecoce dinamizou uma acção de sensibilzação àproblemática do Sindrome de Asperger (SA) /perturbação do espectro de autismo, na Escola Básicae Secundária Oliveira Júnior, no dia 14 de Abril, queteve como oradores Antonio Soares Vieira e MariaJoão Castro, elementos directivos da delegação norteda Associação Portuguesa Sindrome de Aspergerenvolvidos no Projecto Gaivota e pais de jovens comSA.

O Projecto Gaivota tem como objectivo principalapoiar os professores de alunos com SA, de modo apotenciar o seu desempenho no exercício daprofissão.

Os oradores convidados transmitiramexperiências, proporcionaram o debate à volta deproblemas concretos e apresentaram propostas desolução para os mesmos, com a particularidade de ofazerem na «voz dos pais», para que todos osintervenientes no processo escolar educativo decriançãs e jovens com SA pudessem estabelecer laçõsfirmes de proximidade e facilitar o êxito escolar dosnossos alunos e eventualmente filhos.

Esta iniciativa teve uma grande adesão e o seusucesso fez se notar através dos elogios da numerosaplateia.

O grupo de Educação Especial/ intervençãoPrecoce promete continuar a oferecer mais acçõesdeste género, para bem da nossa comunidadeeducativa.

MAA

Educação especial

Dicas sobre DISLEXIAe suas consequências

As perturbações do desenvolvimento mais comunsque afectam os nossos alunos são as dificuldades daleitura, escrita e cálculo. Estas dificuldades não sendogeneralizadas, não resultam de um atraso mental,défice cognitivo ou ensino deficiente, manifestando-se pontualmente nas tarefas referidas.

A problemática da Dislexia resulta de uma disfunçãocerebral, não se devendo diagnosticar antes de umacriança iniciar a aprendizagem da leitura, podendohaver no entanto alguns sinais de alerta,designadamente: atraso no desenvolvimento dalinguagem, consciência fonológica pobre (dificuldadeem fazer rimas, decorar lengalengas ou brincar comas palavras), ou ainda dificuldade em memorizarsequências.

A Dislexia é muitas vezes hereditária e é funda-mental ter-se a consciência que o “clik” não existe,não se podendo esperar que se acorde um dia mudado.Se apresentar dificuldades significativas de leitura nofinal do 1.º ano de escolaridade, é provável que essasdificuldades se mantenham no 4.º ano, pelo que umaintervenção precoce é essencial, podendo-se esperarmelhorias significativas.

Há estudos que provam que não existe qualquerrelação entre a Dislexia e a inteligência, ou seja, parase qualificar como disléxica, uma pessoa tem queapresentar uma inteligência no mínimo normal,havendo mesmo quem defina Dislexia como umarelação desajustada entre a inteligência e a proficiênciana leitura.

Mas as perturbações do desenvolvimento nãogostam de andar sozinhas, por isso é comum associar-se défice de atenção, perturbações motoras, distúrbiosde linguagem ou outras dificuldades específicas daescrita e cálculo.

As consequências são múltiplas pois se na alturade ler para se estudar, a criança ainda está a aprendera ler, o atraso em relação às outras vai aumentando.Dizem que para que se compreenda um texto énecessário que mais de 90% das palavras sejam lidascom fluência, caso contrário o sentido das frases perde-se na atenção dada à descodificação sílaba a sílaba,não sendo possível ter-se prazer na leitura se não secompreende o que se lê.

Quando uma criança entra para a escola inicia umprocesso de competição que só acaba eventualmentena reforma, sendo comparada, classificada e colocadaà prova em público. Nas circunstâncias referidas, nãoserá de admirar que não se sinta motivada. Muitasperturbações do desenvolvimento são defeitosinvisíveis, não estando na cara, não existindo gessos,mas o aluno duvida das suas capacidades, pensa quenão presta, deixa de acreditar e de investir. Nestepercurso há eventualmente uma saída: fazer asneiras,enfim algo que o faça notado ou admirado, quantomais não seja de forma negativa.

Mas existem outras consequências menos notórias,uma vez que esse aluno demorará muito mais tempoa fazer os trabalhos de casa e isso vai reflectir-se numdéfice de socialização reduzindo as actividades lúdicas,idas ao cinema, etc. Os pais entristecem-se a olharpara o filho que tanto se esforça para obter resultadosfracos ou suficientes mas abaixo das expectativas. Aajuda constante pode mesmo provocar ciúmes nosirmãos que se interrogarão “se o crime nãocompensará”.

A criança com Dislexia acaba por ficar exausta comas exigências escolares e pode adoptar uma atitudenegativa face à escola, desenvolvendo sentimentos dedesânimo, incompetência e depressão, gerando umciclo vicioso de difíci l resolução, que requercompreensão e apoio de todos os intervenientes doseu processo de ensino/aprendizagem.

Para saber mais sobre dislexia, ler Vencer a Dislexia,de Sally Shaywitz, Porto Editora e Mal-entendidos,de Nuno Lobo Antunes, Verso de Kapa.

Edite Velho – Educação Especial

Sindrome de Asperger (SA) /perturbação do espectro de autismo

A problemática da HiperactividadeO grupo de Educação Especial / Intervenção Precoce

dinamizou uma palestra sobre a problemática daHiperactividade na Escola Básica e Secundária OliveiraJúnior, no dia 19 de Maio, que teve como orador oosteopata Dr. Daniel Valpaços. Ao longo da palestra,foram abordadas as causas desta sintomatologia, otratamento convencional e o tratamento pelaOsteopatia, seguindo-se um espaço de debate. Dasvárias intervenções de quem assistiu, destaca-se ade uma mãe que apresentou um testemunho sofrido,emocionando todos quanto tiveram oportunidade deouvir, evidenciando-se assim o quanto ainda há parafazer nesta área tão difícil.

O grupo de Educação especial / intervençãoprecoce do Agrupamento Oliveira Júnior prometecontinuar a patrocinar acções ligadas a estastemáticas, dada a grande receptividade junto dacomunidade educativa , cumprindo assim o seu Planode Acção

MAA

Se quiseres conhecer melhor o trabalho de Diogo Carvalho consulta:

http://www.comicspece.com/diogocarvalho/

Page 14: J3D Junho 2010

14

O Desporto Escolar do Agrupamento continua apromover a actividade física, a desenvolver hábitosde vida saudáveis e o espírito de equipa. Nesse sentido,continuou a desenvolver o seu plano de acção, com asparticipações nos torneios Nestum Rugby, Compal Air3x3, Voleibol e Basquetebol.

Compal Air 3x3No dia 30 de Maio, na Escola EB2/3 Bento Carqueja,

realizou-se o apuramento para a Fase Regional desteprojecto. Foi apurada a equipa de Juvenis Masculinosconstituída pelos alunos Rui Ferreira e Pedro Castro,do 11ºE e Tiago Costa e Diogo Lima, do 11º A pararepresentar o agrupamento em Leiria, no dia 11 deMaio, tendo ficado em 4º lugar.

Basquetebol iniciados masculinos

A equipa de Basquetebol Iniciados Masculinos,orientada pela professora Teresa Margarida, ficou em3º lugar na fase local do Campeonato.

Desporto Escolar

Saúde para todos“Nestum Rugby”

Na última quarta-feira do mês de Abril, pelas 14h30,com o apoio da professora Carla Lima, nós, um grupode 6 alunas do 12º ano, em função do tema de trabalhoque estamos a desenvolver (“Saúde para todos”) nadisciplina não curricular de Área de Projecto,associamo-nos ao projectoNestum Rugby afim depromover o Desporto como um bem essencial, bemcomo desenvolver hábitos salutares no quotidiano dosjovens.

O evento decorreu da parte da tarde, no qualparticiparam cerca de 30 jovens do 8º ano, da nossaescola, agrupados em 5 equipas.

Chegadas ao local dividimo-nos pelas tarefas quenos foram atribuídas pela organização: preenchimentodos diplomas, registo da pontuação, cronometrageme organização dos nossos postos de trabalho. Para alémdestas, também apoiámos na cobertura fotográfica eregisto vídeo dos melhores momentos.

Apurados os resultados, 3 das equipas passaram àeliminatória seguinte, sendo a equipa “Tomané” avencedora.

No final, ainda arrumámos o pavilhão, enquantoos alunos se prepararam no balneário. Finalmente, porvolta das 17h00 dirigimo-nos ao autocarro para voltarà escola.

Ana Catarina Resende,Ana Filipa Barbosa, AnaRita Santiago,Beatriz Pereira,Cátia Pinho e Verónica

Pereira - 12º F

Torneio de Futsal“O Jogo nas Escolas”

O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior orgulha-se de ter cada vez mais alunos estrangeiros queenriquecem a vários níveis a nossa comunidade. Amaioria destes alunos, de nacionalidades moldava,ucraniana, russa, inglesa, francesa, brasileira e chinesa,encontram-se a frequentar a disciplina de PortuguêsLíngua Não Materna (PLNM). A direcção doagrupamento tem o conhecimento de que aaprendizagem do PLNM é muito mais do que aprenderuma Língua Estrangeira: é um veículo, uma ligaçãodo cidadão novo que precisa de se inserir na sociedadee da cultura de um povo receptor. Os homensreconhecem-se naqueles que falam a mesma língua ea língua permite-lhes reconhecerem-se na suaindividualidade e no seu ser social. Um acto de vontadepolítica e educativa pode contribuir significativamentepara este reconhecimento, ao ser igualmentedeterminada a distribuição, por toda uma sociedade,desse bem comum que é a língua.

Alguns alunos que frequentam PLNM quiserampartilhar com toda a comunidade escolar, que os acolhetão bem, conhecimentos sobre os seus países deorigem, dos quais também se orgulham muito, numaexposição comemorativa do Dia da Europa.

A Federação da Rússia é um país localizado no norteda Eurásia. Com 75.400km², a Rússia é o país commaior área do planeta, cobrindo mais de um nono daárea terrestre. A Rússia também é o nono país maispopuloso, com 142 milhões de habitantes,maioritariamente cristãos ortodoxos. A economiarussa, onde a moeda é o rublo, centra-se na produçãode produtos agrícolas, de pecuária, de minérios, gásnatural e petróleo.

A República da Ucrânia é uma nação eslava, situadano Centro-Leste da Europa. É um país com cerca de50 milhões de habitantes e uma área de 603.700 km2,cuja capital é a cidade de Kiev. Com o hryvna comomoeda, a Ucrânia destaca-se pela cultura de cereais,produção pecuária, pelas ricas reservas minerais,sobretudo o carvão, ferro e manganésio.

A República da Moldávia é um pequeno país daEuropa Oriental, cuja capital é a cidade de Quichinau.A Moldávia ocupa uma superfície total 33 843 km2,com uma população aproximada de 4,3 milhões dehabitantes. A sua economia está muito dependenteda agricultura, uma vez que possui um clima favorávele terrenos pobres em minérios mas férteis para frutas,produtos hortícolas, vinho (a maior exportação) etabaco. A moeda é o leu moldavo.

A República Popular da China é o maior país daÁsia Oriental e o mais populoso do mundo, com maisde 1 350 milhões de habitantes, aproximadamenteum quinto da população da Terra. A China é uma dasmais antigas civilizações do mundo, consolidada háaproximadamente 2.200 anos, com o sistema únicode escrita baseado em ideogramas, que até hojeprevalecente no país. A capital é Pequim e o yuan é amoeda oficial.

A professora de PLNM, Cristina Amorim

A comunidade linguísticado agrupamento

Nestum RugbyForam apuradas 4 equipas para representar o

agrupamento no Encontro Nacional que decorreu nodia 22 de Maio, em Anadia.

desta fase esco la,apurando-se assim para aFase Regional onde sesagrou Campeã Dis-trital, em Santa Maria daFeira. No passado dia 26de Março de 2010, aequipa vencedora parti-cipou de forma entusiastano Campeonato Naci-

Esta actividade pro-movida na escola pelosalunos da turma 9º E,juntamente com acolaboração da Professorade Educação F ísica,superou todas asexpectativas, na medidaem que contou com aparticipação de quasetodas as turmas do 3º

ciclo na fase deapuramento na escola,realizada no último dia deaulas do 2º período, bemcomo encheu o pavilhãode alunos e professores aapo iarem as vár iasequipas.

Uma das equipasorganizadoras foitambém a vencedora

onal, realizado no ParqueVitalis do Porto, onde oconvívio entre 32 equipasoriundas de todas ascidades do País, o espíritodesportivo e a grandefesta do Futebol foi umaconstante. Os Parabéns atodos os participantes!

Mónica Valente

J3D - Ficha Técnica [email protected]

C O L A B O R E !

Propriedade:J3D - Jornal do Agrupamento de EscolasOliveira Júnior, Associação de Pais eEncarregados de Educação.Sede: Escola Básica e Secundária Oliveira JúniorAv. Eng° Adelino Amaro da CostaS. João da MadeiraContactos: Telef. 256 201050/Fax: 256 201054E-mail: [email protected] jornal: [email protected]ção da Edição: Luísa Correia

Redactores: Alexandre Gomes (Direcção); Alice Borges (EBSOJ); Ana Guimarães (EBSOJ);AnaTeixeira (TRAV); Antonieta Oliveira (Direcção);António Bruno (EBSOJ);Armando Santiago(APEE);Carla Flor (PAR/TRAV); Carlos Miragaia (EBSOJ);Carolina Araújo (EBSOJ);Célia Araújo(EBSOJ)Conceição Jerónimo (PAR);Cristina Amorim (EBSOJ);Cristina marques(EBSOJ);Diogo Carvalho(EBSOJ); Dulce Lima (EBSOJ); Elvira Ferreira (EBSOJ); Emília Guimarães (RIB);Fátima Rosas (EBSOJ);Filomena Valquaresma (EBSOJ); Goreti Santos (ESP);Helena Lopes(EBSOJ) ;Luísa Correia (EBSOJ);Pedro Fernandes (EBSOJ); Mª Eugénia Pinho (EBSOJ);Manuel Soares (EBSOJ);Manuela Barbosa(PAR);Manuela João (EBSOJ); Mónica Valente (EBSOJ);Olga Barros (EBSOJ);Olga Rodrigues(EBSOJ);Paula Azevedo (EBSOJ);Paula Galão(EBSOJ);Pedro Almeida (EBSOJ);Pedro Fernandes(EBSOJ);Raquel Silva (RIB); Sandra Bastos (PAR);Ricardo Morgado (Direcção);Rui Marques (EBSOJ);Sandra Bastos (PAR);Sandra Gaspar (RIB);Sandra Lopes (ESP);Sandra Veloso (PAR); Sónia Teixeira(RIB/ESP) e alunos de todos os ciclos.

Colaboração:Direcção; Departa-mentos; Professores; Alunos; AO;Associação de Pais e de Alunos doAgrupamento e Comunidade em geral.Fotografia: Clube de Fotografia /Pedro FernandesPaginação: Luísa CorreiaCapa: Pedro FernandesImpressão: FIGTiragem: 1000 exemplaresPreco: 0,50 €

Page 15: J3D Junho 2010

15

XI Edição do Sarau Gimnodesportivo

Escola EB1 Parrinho

A XI Edição do Sarau Gimnodesportivo doAgrupamento Oliveira Júnior ultrapassou todas asexpectativas: envolveu cerca de 712 participantes eencheu o Pavilhão das Travessas.

O programa de este ano, para além da participaçãodas nossas escolas, recebeu três outras convidadas –Colégio Santa Maria de Lamas, All about Dance deSanta Maria da Feira e Escola de Patinagem “Deslizar”de Matosinhos - , num total de 19 exibições das maisdiversas modalidades: dança, ginástica artística,ginástica acrobática, patinagem artística, Hip Hop…entre muitas coreografias apresentadas, bem comoum concerto dos 5º e 6º anos.

Segundo a organização, esta foi uma ediçãomemorável dado que lotou o recinto das Travessas.Dulce Lima enalteceu o empenho de todos, destacandoa colaboração habitual da turma do Curso Tecnológicode Desporto , o grande esforço de todos osparticipantes, bem como o apoio da autarquia, da PSPe dos Bombeiros.

A terminar destacou ainda a grande envolvência eapoio das famílias no acompanhamento dos filhos, oque permitiu que tudo se desenrolasse com maissegurança.

J3D

“Obras & Companhia” - prof. Educação Física Concerto: 5º A,B e C; 6º A,B, C e D

Ginástica Acrobática Batlle Pop Jardim-de-Infância Parrinho

Jardim-de-Infância TravessasFame 12º DEscola EB1 Espadanal Futebol

Dança 5º A Escola EB1 Ribeiros Dança 5º A

Mix Dança 5ºC, 8º A e B, 9ºB e C Dança 7º E Dança 10ºG e 12º A

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas Escola de Patinagem Deslizar de Matosinhos All About Dance - S. Maria da Feira

Sessão de Abertura “ Jogos Olímpicos” -9ºB, 12º B, F, G

Page 16: J3D Junho 2010

16 16

No dia 21 de Maio, realizou-se no parque Rio Ul, aActividade Referente II “Actividades Físicas eDesportivas: Mantém-te activo”, organizada pelo CursoTecnológico de Desporto. Esta actividade teve comoobjectivos, Promover a pratica desportiva em criançasque se encontram na etapa da pré-puberdade (8 aos12 anos); Transmitir os benefícios da actividade física,a nível da saúde, social e cognitivo; Dar a conhecer asdiversas modalidades desportivas; Permitir a relaçãoentre desporto e ambiente; Promover o convívio en-tre a comunidade escolar do agrupamento.Participaram neste evento desportivo cerca de 400alunos do primeiro e segundo Ciclo. Foram realizadasdurante o período da manhã e da tarde váriasActividades Físicas Desportivas (Street Soccer,Corfebol; Canoagem, Dança, Jogos tradicionais),tendo-se verificado grande entusiasmo e empenho dosparticipantes. Estão todos de parabéns, e aorganização agradece a toda a comunidade educativaque participou e colaborou na organização desteevento. Os grandes vencedores nas diversasActividades Físicas Desportivas (AFD) foram:AFD - Street SoccerClass. Ano Escola1º 6º ano RXB (6º C)1º 5º ano Mini-Barcelona (5º C)1º 4º ano Os Craques (EB1 Parrinho)1º 3º ano F.C. Real (EB1 Parrinho)

AFD - CorfebolClass. Ano Escola1º 6º ano Basketball Players (6º A)1º 5º ano No Name (5º C)1º 4º ano Flach (EB1 Espadanal)1º 3º ano Os Sensacionais (EB1 Espadanal)

A organização agradece à Câmara Municipal de SãoJoão da Madeira, à PSP, e a todos os docentes eassistentes operacionais que participaram naorganização do evento.

A Organização: Curso Tecnológico de Desporto

Actividade Referente IIActividades Físicas e desportivas: “Mantém-te activo”

Educação Visual e Tecnológica

Exposiçãodos alunos

Os alunos e os pro-fessores do 2º ciclo dadisciplina de Educação Vi-sual e Tecnológica, têm oprazer de convidar toda acomunidade escolar doAgrupamento a visitarem aexposição de trabalhos dosalunos realizados ao longodo ano lectivo.

A exposição encontra-sepresente no Bloco A, nosdias 31/05/10 a 04/06/10durante o horário lectivo.

Agradecemos a vossa presença.

Festa d’Alegria naEscola do Parrinho

No passado dia 22 de Maio, a Associação de Paisda Escola EB 1/Jardim de Infância do Parrinhoorganizou a sua VII Festa d’Alegria, na qualactuaram os alunos do Ensino Básico e do Jardim-de- Infância com suas danças e canções.

Houve o habitual Karaoke e os comes & bebesserviram de repasto a muita gente: docentes,funcionários, alunos, pais, familiares e amigos!

A decoração da festa, feita com balões, estavaoriginal, enchendo de alegria e cor o recreio daescola.

Para finalizar um dia tão cheio, o Clube deAstronomia do Agrupamento Vertical de EscolasOliveira Júnior, da responsabilidade dos professoresOlga Rodrigues, Graça Oliveira e Pedro Fernandes,teve uma presença especial. Assim, todos puderam“Descobrir o Céu”, ver as Crateras da Lua, o planetaSaturno e o planeta Marte. Uma experiência fabulosapara alunos e suas famílias.

APEP – Associação de Pais da Escola do Parrinho

No dia 1 de Junho,Dia Mundial da Criança,fomos de autocarro até àspiscinas Municipais de S.João da Madeira. Quandochegámos, a nossa turmaparticipou no jogo do“copo furado” e no“paintbaal”.

Muita alegria no Dia Mundial da Criança

De seguida fomostodos para a piscina e foidivert idíssimo, po isnadámos, saltámos ebrincámos. Depois secá-mo-nos ao sol, nas nossastoalhas, e lanchámos.

Entretanto resolvemosir aos insufláveis. Em

primeiro lugar fomos aum onde tínhamos queescalar, deslizar e baternuns postes; em segun-do lugar, fomos a umaminhoca e, no final,fomos a um cheio de bo-las.

Já na escola, fizemosdesenhos e divertimo-nos

muito. Ao final da tarde,com os nossos fatos debanho vestidos, brincá-mos no relvado da escola.A Linda do ATL vestiu-sede palhaço, ofereceu-nospipocas e salpicou-noscom a mangueira, termi-nando assim este diamaravilhoso.

Catarina Silva - 4ºano EB1/JI Parrinho

Parrinho GanhaQuadro InteractivoA escola EB1/JI

Parrinho, part i-cipou no passa-tempo “Pinta o teumundo Danone”,promovido pelaconhecida marcade iogurtes. Aescola produziu umbelo cartaz muitocolorido, com a participação de todos os alunos.Este cartaz ficou em primeiro lugar a nível nacionale foi premiado com um Quadro Interactivo,estando a sua entrega marcada para o próximodia 14 de Junho. O cartaz vencedor será levadopor responsáveis da Danone, para decorar as suasinstalações.

Escola E. B.1/JI Parrinho