Janeiro de 2012: Ano Novo

16
O CAMINHO DA VIDA Desvio ou destino? À Espera do Final Feliz Ponha os problemas em perspectiva Cabines Telefônicas Abandonadas Não fique para trás MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

description

A chegada do novo ano pode ser uma experiência assustadora, mas não necessariamente. Coloque sua mão na mão de Deus, receba Suas orientações e estará pronto por qualquer desafio que 2012 possa trazer.

Transcript of Janeiro de 2012: Ano Novo

Page 1: Janeiro de 2012: Ano Novo

O CAMINHO DA VIDADesvio ou destino?

À Espera do Final Feliz Ponha os problemas em perspectiva

Cabines Telefônicas AbandonadasNão fique para trás

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Page 2: Janeiro de 2012: Ano Novo

Volume 13, Número 1

C O N TATO P E S S OA L

Sou um daqueles que, conforme se aproxima o ano novo, tentam refletir nos acontecimentos dos últimos doze meses e estabelecer metas para os próximos. Estava me preparando para esse exercício, quando recebi de um amigo uma citação de Joni Eareckson Tada: “Fé não é a habilidade de olhar para um futuro distante e nebuloso e acreditar que as coisas darão certo. É esperar que Deus cumpra a Sua palavra e dar

o próximo passo.” Esse pensamento foi muito reconfortante e explico por quê.É um princípio que se provou verdadeiro diversas vezes na minha experiên-

cia. Nos últimos anos, tanto na minha vida pessoal quanto no trabalho social que coordeno, tenho me visto em circunstâncias em que tive de me reinventar. Isso tipicamente não é fácil, mas um fator que no princípio desse período de turbulências parecia um agravante era que eu não sabia no que deveria me tornar, qual deveria ser o produto final das mudanças.

Entretanto, conforme essas situações se multiplicaram e encorajado pelos progressos alcançados, deixei de ver essas incertezas como ameaças e riscos para tratá-las como um ingrediente de aventura. Passei a ficar curioso para saber o que Deus estaria tramando, que desenho estaria produzindo em Seu tear no tapete de minha vida. E apesar do frio na barriga, é uma sensação muito boa e me ensinou que não tenho o que temer.

É com essa disposição que começo 2012. As dificuldades dos anos passados não me assustam tanto. Meus erros servem de advertência. E os resultados que tornaram óbvias para mim a bondade e sabedoria de Deus me animam a confiar mais, a me aventurar mais e a desfrutar mais os processos de reinvenção que continuam frequentes. E espero que esta edição da Contato o ajude a ter mais força e confiança para este ano, lembrando sempre, que Deus está com você.

Mário Sant’AnaPela Contato

© 2011 Aurora Production AG. www.auroraproduction.com Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'AnaA menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:www.contato.org ou www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

Ligue grátis: 0800-557772

Endereço postal:Contato CristãoCaixa Postal 66345São Paulo — SPCEP 05311-970

Editor Mário Sant'AnadEsign Gentian Suçidiagramação Angela HernandezProdução Samuel Keating

2

Page 3: Janeiro de 2012: Ano Novo

No início do ano passado, saí em viagem. Sentada em um píer, respirando a maresia, senti ondas de excitação e agitação dentro de mim, enquanto meus olhos varriam o oceano de tempo à minha frente.

No percurso da minha viagem, às vezes enfrentei turbulências e adversidades. O mar azul-turquesa se tornou numa vastidão escura, tumultuosa e encrespada por ondas iradas. Chuvas e ventos cortantes surravam meu barco. Mas houve também momentos de bênçãos e avanço estável, quando o sol brilhou nas marolas que levavam minha embarcação para frente.

Eu não estava só nessa experi-ência. Meu capitão, Jesus, estava comigo. Juntos, enfrentamos cada dia. Juntos, superamos as tempesta-des de adversidades. Juntos rimos e desfrutamos o sol. Eu sabia que Ele

tinha um plano para nossa viagem e havia traçado o caminho.

Ainda assim, houve momentos em que questionei Sua sabedoria, quando sentindo-me fraca e cansada da luta, avistava mais uma tempes-tade no horizonte. “Jesus, temos de passar por mais dificuldades?” Eu Lhe rogava: “Se Você me ama tanto quanto diz que ama, não dá para fazer essa viagem mais fácil?”

Com um sorriso, Jesus respondia com ternura: “Eu a amo muito. Sempre amei e sempre amarei. Embora tudo a seu redor pareça difícil e atribulado, é só por um tempo. O céu vai ressurgir ainda mais brilhante e belo, depois da tempestade. Apenas segure Minha mão que Eu a ajudarei. Procure as bênçãos que as tempestades trazem.”

O segredo, aprendi, é ficar perto dEle até as nuvens se dissiparem.

E enquanto eu esperava, descobri algumas coisas maravilhosas. Sua pre-sença amorosa tornou-se ainda mais real para mim nesses dias de tempes-tade, e Suas palavras tranquilizadoras me deram forças, tranquilidade e afastaram meus medos. E aquelas bênçãos das quais Ele havia falado? Ao limiar de outro ano novo, olho para trás e vejo que aqueles momen-tos me deram coragem, fé e espe-rança. Coragem para nunca desistir apesar das oposições e dificuldades; fé ancorada em um amor que nunca vai me decepcionar; e esperança em Jesus, que tem um plano perfeito não só para o meu próximo ano, mas para toda a minha vida.

Elena Sichrovsky vive em Taiwan e é membro da comunidade de fé A Família Internacional (AFI). ■

Meu CAPitãoElena Sichrovsky

3

Page 4: Janeiro de 2012: Ano Novo

CABINES TELEFÔNICAS

ABANDONADASCurtis Peter van Gorder

Seu potencial está à sua frente, tenha você 8, 18, 48 ou 80 anos. Ainda há espaço para você melhorar. Pode se tornar melhor amanhã do que você é hoje.—John C. Maxwell

Eu morava em uma cidade pulverizada com cabines telefônicas abandonadas. Obsoletas e desprezadas, são lembranças lúgubres, silenciosas e vazias da utilidade que tiveram outrora. Hoje apenas ocupam espaço nas calçadas. São inúteis —exceto para algumas aranhas, sempre rápidas para tecer suas teias nos cantos mais afastados. Dez ou vinte anos atrás esses cubículos eram vitais para a comunicação, mas foram substituídos pelos telefones celulares, mais convenientes e capazes. Os velhos telefones públicos não são nem mantidos nem removidos.

Essas velhas cabines não me dão um sentimento bom. Lembram-me pessoas presas ao passado porque não conse-guiram ou não quiseram se adaptar ao novo. Qualquer um está sujeito a isso. Se nos concentrarmos no passado em vez de no presente e no futuro, perderemos o contato com o mundo que nos rodeia e seremos deixados para trás. O contexto está sempre mudando, e precisamos estar prontos para mudar com ele, para aprender habilidades e nos esforçar continuamente para progredir. Isso é válido tanto para o nossa vida física quanto para nossa vida espiritual.

Para mim, o ano passado foi de muita aprendizagem. Mudei-me do Oriente Médio para a Índia, onde comecei um novo trabalho. Isso foi certamente um desafio. Mudança é muitas vezes terrivelmente difícil, mas descobri que, geral-mente, é algo benéfico para mim. Precisei me adaptar à nova situação e tenho aprendido muito no processo.

A natureza humana parece querer que as coisas per-maneçam estáticas, mas a maneira como fizemos as coisas ontem muitas vezes não é a melhor opção para as neces-sidades de hoje. Quer mudemos, quer não com o tempo, muitas inovações de ontem são antiquadas hoje. Basta dar uma olhada no mundo da informática e suas engenhocas em constante mutação. Recentemente, folhei uma edição relativamente recente de uma revista especializada em equi-pamentos eletrônicos e tive de rir das grandes inovações de então que hoje já estão desatualizadas.

Como diz o ditado: “O tempo não espera ninguém.” O melhor é acompanhar a evolução.

Curtis Peter van Gorder é roteirista, criador de animações em Mumbai, Índia, e membro da AFI. ■

4

Page 5: Janeiro de 2012: Ano Novo

1. Salmo 118:8

2. Salmo 84:5a,7a

3. Salmo 32:8

4. Disponíveis pelos endereços na

página 2.

5. Eclesiastes 4:9

6. Provérbios 27:17

7. Ver Tiago 5:16; Mateus 18:19.

8. Salmo 100:4

9. Provérbios 24:16

10. Salmo 37:24

11. Filipenses 2:13

12. 2 Coríntios 5:17

1 Faça avaliações e defina metas. Relacione as áreas em que você quer mudar e o que pode fazer para materializar essas mudanças. Escrever metas e planos ajuda a cristalizar seus pensamentos e a firmar seu compromisso.

Nove PASSOS para MUDAR

Keith Phillips

2 Inclua as mudanças em sua agenda diária ou semanal. Sem um plano definido, as boas intenções provavelmente logo serão esquecidas ou se perderão na correria do dia a dia.

3 Dependa de Jesus, não apenas da força de vontade, do intelecto ou da capacidade natural. A Bíblia nos diz: “É melhor refugiar--se no Senhor do que confiar no homem”1 e “Felizes são aqueles cuja força vem de [Deus]. Vão de força em força. “2

4 Encontre orientação e ânimo na Palavra de Deus. Deus promete: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o cami-nho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos.”3 Sites de estudos bíblicos, índices analíticos bíblicos ou outros recursos de estudo como os livros Segredos para uma Vida Feliz, Estudos Básicos da Bíblia e Versículos-Chave da Bíblia4 tornam muito mais fácil a tarefa de encontrar o que a Bíblia tem a dizer sobre temas específicos relacionados com as mudanças que você quer fazer.

5 Junte-se a ou forme um grupo de apoio. Estar com pessoas com os mesmos objetivos gera reforço positivo e apoio moral, dois catalisadores de mudança. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.”5 “Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem ao seu amigo.”6

6 Peça aos outros para orarem por você. A oração em grupo produz resultados notáveis.7

7 Agradeça a Deus por Sua ajuda. Quanto mais mostrar sua grati-dão, mais Deus vai querer fazer por você. “Entrai pelas portas dEle com ações de graça, e em Seus átrios com louvor.”8

8 Quando atingir seu limite, peça a Deus para ajudá-lo a continuar tentando. “Sete vezes cairá o justo, e se levantará.”9 “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mão.”10

9 Continue acreditando que você pode mudar, com a ajuda de Deus. Invoque versículos que aumentem sua fé, tais como: “Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade,”11 e “ Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.”12 ■

5

Page 6: Janeiro de 2012: Ano Novo

O CAMINHO DA VIDA

Peter Amsterdam

Alguns meses atrás, a minha esposa, Maria, e eu jantamos com um jovem amigo que nos contou de seus planos mais recentes. Seus sonhos eram grandes e sua coragem também. Disse que fazia meses que ele tinha sentido a orientação de Deus a seguir em uma certa direção, mas tentou ignorar o fato a todo o custo. Quanto mais ele evitava pensar no assunto, mais forte se tornava a certeza do caminho que deveria seguir. Por fim perguntou ao Senhor se aquele seria, de fato, Seu plano para sua vida, e como resultado, começou a sentir paz com respeito a avançar nessa nova direção.

Naquela conversa, contou-nos sobre seus planos e que se mudaria em breve, para perseguir seus sonhos. Avançava pela fé, na direção em que acreditava o Senhor o estava guiando. Maria e eu ficamos impressionados com sua sinceridade e vontade de atender ao chamado de Deus.

No decorrer da nossa conversa, eu disse algo no sentido de que Deus às vezes leva as pessoas a fazer coisas fora do comum, como passos iniciais de viagens que levam a destinos inesperados. O caminho da vida muitas vezes é formado por uma série de decisões e escolhas aparentemente não

6

Page 7: Janeiro de 2012: Ano Novo

Encontrar a vontade de Deus não é um evento único. À medida que progre-dimos passando por mudanças físicas e espirituais, conforme os tempos e as circunstâncias mudam, é necessário reavaliarmos nossa vida ou aspectos dela para termos certeza de que estamos em dia com o plano de Deus. Buscar a vontade de Deus é uma ocorrência normal para o cristão.—Maria Fontaine

relacionadas entre si, mas que são como blocos de construção do sonho que se almeja.

— Pode me dar um exemplo? —perguntou o rapaz.

— Sim, aconteceu comigo —respondi depois de pensar um pouco.

E lhe contei que, havia uns quarenta anos, logo depois de eu me juntar à Família Internacional (AFI), um dos apoiadores do nosso centro missioná-rio, dono de uma gráfica, doou uma impressora para nosso trabalho. Ele planejava nos ensinar a usar a máquina e alguns outros equipamentos, para que pudéssemos imprimir nossos mate-riais de ensino e divulgação. Passado algum tempo, como eu era um dos poucos com essa capacitação, continuei trabalhando nessa área por um ano e meio. Eu achava que havia ingressado na Família Internacional para compar-tilhar o amor e a mensagem de Jesus com os outros face a face. Por isso, nem sempre foi fácil passar os meus dias na rotina muitas vezes entediante da impressão gráfica. Eu nem imaginava que aquilo era uma importante parte do plano de Deus para minha vida.

Graças à experiência que adquiri naquela gráfica, fui convidado para ir para a Alemanha, para ajudar na produção das publicações AFI em

alemão e, nos anos seguintes, continuei envolvido com o trabalho de outros centros de publicação. Passado um tempo, fui convidado para supervisio-nar a equipe responsável pela impressão das publicações AFI para grande parte da Europa. Esse trabalho levou a outro que me colocou em contato com David e Maria, os fundadores e líderes de AFI, que, dois anos mais tarde, me convidaram para trabalhar como um de seus assessores diretos. Minha jornada começou com um passo totalmente inesperado e contrário ao que, na época, eu entendia que deveria fazer. Mas um passo levou a outro, até que cheguei ao faço hoje, um trabalho que amo e acho muito gratificante.

A essência do que eu estava tentando transmitir era que, mesmo se o que o nosso amigo estava planejando não desse certo, poderia muito bem ser o início de uma viagem para outro lugar algo maravilhoso, talvez ainda melhor e mais gratificante do que o que ele hoje poderia imaginar.

Desde então, tenho falado disso com outras pessoas, explicando que não devem se decepcionar se partirem na direção do que acreditam que Deus está indicando e as coisas não aconte-cerem como previsto. Esse passo pode ser o primeiro para algo mais especial.

O que se aprende ou que se encontra nesse primeiro momento pode vir a ser mais importante que o resultado esperado. As dificuldades, incertezas e decepções de hoje podem ser os degraus para o sucesso futuro.

* * *Ontem à noite, estava na cama

acordado, orando e pensando como certas decisões que agora devo tomar afetarão o futuro. Depois de algum tempo, levantei-me e comecei a escre-ver este artigo. E enquanto escrevia, Jesus falou ao meu coração. “Olhe o que você está escrevendo. O que você disse ao seu amigo se aplica a você também. Você precisa estar disposto a dar os primeiros passos nessa nova direção por fé e me seguir, mesmo que pareça loucura. Se não superar a indeci-são, jamais dará o primeiro passo, mas é ele que o colocará no caminho para o destino que escolhi. Você tem confiado em Mim com a sua vida todos esses anos. Consegue continuar confinado em Mim agora? Siga-Me, confie em Mim e deixe o futuro acontecer, um dia de cada vez.”

Peter Amsterdam e sua esposa, Maria Fontaine, são diretores da Família Internacional. ■

7

Page 8: Janeiro de 2012: Ano Novo

1. Mateus 17:20

2. Marcos 9:23

3. Ver Lucas 11:11–13.

4. Romanos 8:28

5. Ver Filipenses 4:8.

ESPERANDO O FINAL FELIZMaria Fontaine

A vida é repleta de escolhas. Todos os dias há escolhas, grandes e pequenas, e cada dia que passa aumenta o legado de decisões feitas. Dentre elas existem as boas, as ruins, as que têm seu lado bom e seu lado mau, e aquelas que ainda não temos certeza se foram boas ou más. Contudo, todas, invariavelmente, contribuíram para nos tornarmos o que somos.

Aqui estão alguns princípios que me ajudam a avaliar o passado e as coisas que me trouxeram ao ponto em que me encontro hoje.

O nosso futuro não está limitado pelo nosso passado. Independente- mente das decisões que tomamos ou que outros tomaram por nós, e do ponto em que estamos agora, o futuro ainda é tão brilhante quanto as pro-messas de Deus. Refiro-me a promessas como: “ Se tiverdes fé [...] Nada vos será impossível.”1 “Tudo é possível ao que crê.”2 Se você não estiver onde quer estar, há tempo para mudar isso. Onde há vida, há esperança.

Se alguma escolha que você fez parece ter produzido um resultado ruim, ou diferente do que previa, lembre-se que você provavelmente ainda não viu o resultado final. O que parece ser uma pedra ou uma serpente

ainda pode vir a ser pão ou mesmo uma refeição completa.3 O diretor de cinema, ator, roteirista e produtor Orson Welles disse uma vez: “Um final feliz depende de onde você para a sua história.” Ou, como alguém disse: “Tudo vai ficar bem no final. E se tudo não estiver bem, ainda não é o final.” Esse princípio é certamente verdadeiro para aqueles que amam o Senhor e recorrem a Ele para orientação, porque Ele prometeu sempre resolver as coisas para o nosso bem no final.4

É da natureza humana olharmos para trás e nos lamentarmos de algumas das coisas que fizemos, ou gostaríamos de ter feito de forma diferente. Deus entende isso e se solidariza. Mas é um erro ignorar o bem que também adveio dessas experiências, tais como a sabedoria, maturidade e todas as lições aprendidas, que ajudaram a moldar nosso caráter e nos preparar para coisas maiores e melhores que ainda virão.

Ao lembrar do passado, conte suas bênçãos. Lembre-se de tudo que é “verdadeiro, honesto, justo, puro e amável” que também compõe a história de sua vida.5 Dê graças a Deus pelas boas decisões que você tomou no passado, bem como por aquelas que Ele vai ajudá-lo a fazer no futuro. ■

8

Page 9: Janeiro de 2012: Ano Novo

O ano passado estava chegando ao fim, e eu ainda estava lidando com muitas das complicações e preocupações que vinham me fazendo sentir insegura por algum tempo. Então me deparei com um artigo sobre a diferença entre “seguro” e “garantia”, que me fez pensar. Deus era meu seguro ou a minha garantia?

Ter Deus em nossas vidas é uma forma de seguro. Sabemos que não importa o que aconteça, Ele estará conosco e nos abençoa por confiar nEle. “Estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do

1. Romanos 8:38–39

2. Romanos 8:28

3. Salmo 32:8

4. Filipenses 4:19

5. 2 Coríntios 12:9

6. Hebreus 13:5

7. Tiago 1:5

8. Isaías 30:21

seguro: contrato em que uma das partes se obriga, mediante cobrança regular de uma quan-tia, a indenizar a outra em caso de morte, prejuízo etc.

garantia: ato ou compromisso verbal que assegura o cum-primento de obrigação ou promessa

Definições por iDicionário Aulete

Seguro ou Garantia? Rose Conn

amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”1 “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.”2

Mas, no meu dia-a-dia, princi-palmente quando estou diante de uma decisão ou um problema, o que quero e preciso ainda mais é a garantia para o curto prazo. Deus nos dá isso também. Ele nos promete orientação,3 provisão,4 graça e força nos momentos difíceis.5 Ele também oferece a garantia quando diz “Não te deixarei, nem te desampararei,”6 e isso vale para agora e sempre.

A vida é uma série de situações e decisões. Quando nos concentramos nas incertezas, ficamos paralisados . Mas quando levamos nossos problemas para Deus e O consultamos ao tomar

decisões, Suas garantias nos impulsio-nam na direção certa. “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus [...]e ser-lhe-á dada.”7 “Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: ‘Este é o caminho; andai nele.’”8

Quem sabe o que próximo ano vai trazer? Provavelmente, uma mistura de surpresas, sucessos, fracassos e algumas noites sem dormir. Mas, apesar de tudo, Deus quer ser tanto nosso seguro quanto nossa garantia —seguro no longo prazo e garantia no curto.

Rose Conn é gestora de projetos para web marketing e design, e membro AFI nos EUA. ■

9

Page 10: Janeiro de 2012: Ano Novo

1. João 15:5

2. Filipenses 4:13

3. Ver Gênesis capítulos 37, 39–41.

4. Ver Êxodo capítulos 2–3.

5. Ver 2 Samuel capítulos 11–12, 15.

6. Ver Atos capítulo 9.

7. 1 Coríntios 1:25–29

8. 1 Coríntios 10:11; Romanos 15:4

9. Isaías 55:8–9

10. Mateus 25:21

Com

pila

do d

os

escr

ito

s de

Dav

id B

ran

dt B

erg

cair

par

a ci

ma

A vida é uma grande experiência de aprendizado e, para nós que conhecemos e amamos Jesus, Ele é o nosso professor e quer, acima de tudo, nos ensinar o que precisamos saber sobre Ele, sobre Seu amor, para que as coisas se tornem melhores e mais felizes.

Ele sabe que nenhum de nós pode realizar nada de verdadeiramente bom se dependermos da nossa suposta força e sabedoria. Na verdade, Jesus disse: “Sem Mim nada podeis fazer”.1 Mas a Bíblia também diz que podemos “todas as coisas em Cristo que nos fortalece”.2 Aí está o segredo! Precisamos aprender a permitir que Jesus opere em nós!

10

Page 11: Janeiro de 2012: Ano Novo

É claro que não se aprende a ser mais dependente do Senhor da noite para o dia. É preciso tempo e experiência os quais, muitas vezes, envolvem dificul-dades e aparentes derrotas. A lista é quase interminável de pessoas na Bíblia às quais Deus teve de ensinar humildade antes de poder usá-las.

Veja José: dos doze filhos de Jacó, era o favorito do pai. O ciúme de seus irmãos chegou a tal ponto, que quase o mataram. Jogaram-no em um poço e depois o venderam como escravo. José teve de conhecer a escravidão e ser conde-nado como um criminoso antes que Deus pudesse elevá-lo à posição de segundo homem mais poderoso no Egito, e usá-lo para salvar o Seu povo da fome.3

Moisés é outro exemplo. Durante 40 anos viveu como um príncipe nas cortes do faraó, mas Deus só pôde usá-lo depois de Moisés ter passado 40 anos no deserto, como pastor de ovelhas.4

E observe a história do Rei Davi. Apaixonado por uma mulher casada, determinou que o marido, membro do exército de Israel, fosse morto em batalha, crime que tentou encobrir com mentiras. Deus teve de expor o rei e puni-lo com severidade. Tempos depois, Davi foi traído e deposto pelo próprio filho, Absalão.5 Será que a queda de Davi foi realmente para baixo? Ou foi uma queda para cima? Às vezes, o caminho de Deus para cima, é morro abaixo —contrariando o pensamento da maioria. Foi dos esmagamentos e das pressões da vida de Davi que fluiu o doce mel dos Salmos —louvores a Deus pela Sua bondade, poder e misericórdia.

Considere também o apóstolo Paulo. Saulo, como era conhecido antes de se converter, era ativista judeu em ascensão, se autoincumbiu de pôr fim a uma nova seita que rapidamente se espalhava. A caminho de Damasco, onde pretendia capturar, prender e executar os seguidores de Jesus de Nazaré que ali encontrasse, foi derrubado de seu cavalo por Deus, cuja luz o deixou sem visão. Tremendo, impotente e cego, Saulo teve de ser levado pela mão para a cidade, e pelo espanto com o que lhe havia acontecido não conseguiu comer nem beber por três dias. Então, um discípulo de Jesus o procurou e orou por ele, pelo que Saulo voltou a enxergar, converteu-se e se tornou Paulo, o Apóstolo. Deus teve de quebrá-lo e transformá-lo em um homem novo, antes de poder usá-lo para ajudar muitos.6

Quase todos que já tiveram alguma utilidade real para Deus tiveram que, primeiro, chegar ao fim de si mesmos. Caso contrário, eles teriam sido orgulhosos, autoconfiantes demais e dado o crédito a si mesmos. Deus escolhe as coisas fracas e tolas.7

Quando aprendemos com nossos erros, nos superamos, como fizeram esses homens sobre os quais a Bíblia nos conta e cujos erros tanto ensinam. “Tudo isto lhes aconteceu como exemplos, e estas coisas estão escritas para aviso nosso, para que tenhamos esperança.”8

Deus não vê as coisas como as vemos, pois Seus pensamentos e Seus caminhos não são os nossos.9 Ele não nos julga nem nos recompensa segundo nossos sucessos ou fracassos, mas pelas nossas motivações. No Céu, não dirá para os que Lhe foram leais: “Bem feito, servo de sucesso”, mas “Bem feito, servo bom e fiel”.10

Portanto, mesmo que você nem sempre entenda por que está pas-sando por testes, provas, dificuldades e sofrimentos, lembre-se que Deus tem um propósito e sabe o que está fazendo. Ele obtém algumas das Suas maiores vitórias de aparentes derro-tas. São vitórias de entrega, renúncia, humildade e dependência completa nEle. Então não desanime quando você cometer erros, mas aprenda com eles. Caia para cima.

David Brandt Berg (1919–1994) foi o fundador de A Família Internacional. ■

Para chegar aos amorosos braços de Deus, faça a seguinte oração:

Jesus, quero conhecer Você e vivenciar Seu Amor. Abro meu coração e o convido a entrar. Amém.

11

Page 12: Janeiro de 2012: Ano Novo

P&RP: Será que Deus tem mesmo um plano maravilhoso para minha vida, como sempre me falam? Muitas vezes, parece que estou em um carro de choque, batendo em um obstáculo após o outro e ricocheteando para todos os lados.

R: Deus tem um plano para cada um de nós, criado perfeitamente na medida para a combinação única de habilidades e interesses de cada pessoa. Além disso, Ele quer nos revelar esse plano e trabalhar conosco para realizá-lo.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.”1 Isso não significa, porém, que tudo vai ser fácil ou acontecer como gostaríamos. Na

1. Provérbios 3:5–6

2. Ver Isaías 55:8–9.

3. Jeremias 29:11

Se pudéssemos saber, ao menos ver—tanto desejamosMas Deus guarda segredoSobre a senda que trilhamos

Sem ver o que nos aguardaAgarramo-nos ainda mais a EleQue nos guia até o fim da estradaConfia e obedece, meu irmão. —Norman J. Clayton

verdade, às vezes, pode parecer que tudo que Deus coloca no seu caminho é difícil, e que tentar seguir Seu plano só aumenta as dificuldades. Será que Deus sempre pede demais de nós? Às vezes, é o que parece.

Deus quer o melhor para nós, mas, com frequência, Seus meios para esse fim exigem que experimentemos triunfos e provações, alegrias e tristezas. Da nossa perspectiva, uma determinada situação ou evento pode não parecer positivo, mas, do Seu ponto de vista, é o que Ele quer para nós, porque contri-buirá para a realização do Seu plano. Ele vê mais longe e Seus planos são melhores e mais completos que os nossos.2

Nos tempos do profeta Jeremias, os israelitas sofreram uma derrota militar, foram dispersos e viveram no exílio. Eles provavelmente se perguntaram o que havia acontecido com o plano de Deus para Seu povo. Deus explicou que permaneceriam no exílio por 70 anos, como castigo pela sua desobediência,

Deus tem um plano?e que isso também fazia parte do Seu plano. Dificilmente isso poderia ser visto como boas novas, mas Ele lhes assegurou que estaria com eles. “Sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.”3

Então, se você se encontra em uma situação similar, perdido e querendo entender o que aconteceu com o plano de Deus para você, não se desespere. Seus desígnios jamais serão derrotados e Ele nunca desiste de nos ajudar a entender a experiência ou retomar o passo. ■

REPOSTAS ÀS SUAS

PERGUNTAS

12

Page 13: Janeiro de 2012: Ano Novo

LEITURA QUE ALIMENTA

Nosso Guia na Estrada da VidaSamuel Keating

• O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça. —Salmo 23:1–3

• Guia os humildes no que é reto e lhes ensina o Seu caminho. —Salmo 25:9

• Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher. —Salmo 25:12

• Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele se deleita no seu caminho. —Salmo 37:23

• Visto que Tu és a minha rocha e a minha fortaleza, por amor do Teu nome, guia-me e encaminha-me. —Salmo 31:3

• Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei. —Salmo 32:8

• Pois este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; Ele será nosso guia até a morte. —Salmo 48:14

• Guias-me com o teu conselho, e depois me receberás na glória. —Salmo 73:24

• Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho. —Salmo 119:105

Samuel Keating é coordenador de produção da Revista Activated (versão em inglês da Contato) e vive em Milão, Itália. ■

PARA PENSAR

Confie no Plano de DeusO mundo é a oficina na qual Ele faz os homens. —Henry Ward Beecher (1813–1887)

Viva com coragem e sabedoria. Existe Alguém que o guiará. —Philip James Bailey (1816–1902)

A vida é um tapete: Somos a urdidura; os anjos, a trama; Deus, o tecelão. Somente o Tecelão conhece todo o design. —Citado em Anjos - Pequeno Manual de Instruções, Eileen Elias Freeman, 1994. O mais elevado conhecimento é saber que estamos rode-ados de mistério. Nem o conhecimento nem esperança para o futuro pode ser o pivô de nossa vida ou determinar sua direção. O único determinante deve ser nos permi-tirmos ser controlados pelo Deus ético, que Se revela em nós, e pela aceitação da Sua vontade. —Albert Schweitzer (1875–1965)

Esperar indefinidamente é uma atitude extremamente radical perante a vida. Igualmente o é abrir mão do controle do nosso futuro e deixar que Deus defina nossos destinos. Sem dúvida, são posturas muito radicais em um mundo preocupado com o controle. —Henri J. M. Nouwen (1932–1996)

Uma coisa é certa: Deus sabe o que faz. Por isso, sempre que não entendermos por que Ele permite que algo aconteça, precisamos apenas colocar nossas perguntas em um pequeno pacote de fé e guardá-lo até o dia em que Ele revele a razão. —David Brandt Berg (1919–1994) ■

13

Page 14: Janeiro de 2012: Ano Novo

Imagine um viajante em um barco flutuando em um rio que serpenteia por um vale verde. Árvores e arbustos, alguns totalmente floridos, margeiam o rio. Picos majestosos cobertos de neve se erguem na distância. Mas o viajante não percebe a beleza à sua volta, por estar ocupado demais estudando o guia de viagem, aprendendo sobre a história da região e tentando descobrir aonde o rio o levará.

“Levante os olhos! Você está perdendo a paisagem!” —gritamos, em vão, para o homem, que continua lendo, cabeça baixa, absorto em seus pensamentos.

Há ocasiões em que precisamos estudar o guia, bem como a hora para pensar no passado ou no futuro. Todavia, é importante que sejamos capazes de parar e desfrutar o momento.

Na próxima semana, dedique cinco ou dez minutos diários para olhar de perto o mundo ao seu redor.

Pare para observar as nuvens brancas macias e como planam pelo intenso azul do céu. Estude o intrincado desenho das pétalas de uma flor, a arquitetura graciosa de uma árvore, ou a formação de voo de um bando de pássaros. Procure algo diferente a cada dia e agradeça a Deus por sua criatividade.

•De que vale a vida e seus cuidadosSe os montes não forem

contemplados?Se não há tempo para sentar sob a

fronde Para ver ovelhas irem não importa

aondeE se não vir os esquilos velozesOcultar na relva suas nozesSe nos falta prazo para em plena luzVer que como o sol o riacho reluz Se nem podemos a beleza olharVer seus pés, felizes a dançarE em seus lábios ver desenhadoO sorriso nos olhos iniciado?

Que pobreza é a do viver atribuladoSe o belo não for contemplado.—William H. Davies (1871–1940)

•O melhor remédio para aqueles que

estão com medo, sozinhos ou infelizes é sair para algum lugar onde possam ficar quietos, sozinhos com o céu, com a natureza e com Deus. Porque só assim se sente que tudo está como deveria ser e que Deus deseja ver as pessoas felizes, em meio à beleza simples da natureza. Acredito firmemente que a natureza traz consolo em todos os problemas. —Anne Frank (1929–1945)

•Deus é o amigo do silêncio. As

árvores, as flores e a grama crescem em silêncio. Veja as estrelas, a lua, o sol e como se movem em silêncio. — Madre Teresa (1910-1997)

Abi F. May é educadora, escrito-ra e articulista da Contato. Vive atualmente na Grã-Bretanha.■

APRECIE ESTE MUNDO

MARAVILHOSOUm exercício espiritUal

Abi F. May

14

Page 15: Janeiro de 2012: Ano Novo

A PÁG I NA E M B R AN COEvelyn Sichrovsky

A página em branco eu olhava ausente

Como um mar de neve à minha frente

Intocada, imaculada como o ano que principiava

Que meu Salvador diante de mim colocava

Com a caneta firme na mãoAfundava-me em perguntas da

razãoE, confusa, diante de tamanho

entrave Encontrei o Senhor com uma

resposta suave

“Querida, para tudo melhor andarConfia e faz tua vontade descansarSê Minha e dá-me teu coraçãoMas da tua assinatura não abro

mão.”

Sussurrei com o coração a palpitar“Em quem mais posso eu confiar?Este ano é todo Teu, isso afirmoE ajoelhada, esta folha em branco

firmo.” ■

Eu não estava gostando do meu estado de espírito. Não era exatamente frio. Eu estava, digamos, nublada, sujeita a chuvas e trovoadas. Lá fora, o tempo estava igual. Sabia por que eu estava me sentindo assim, e isso me assustou. Mudanças pairavam sobre mim como nuvens ameaçadoras. Também sabia que, como o sol estava em algum lugar lá em cima, havia esperança para a minha situação. O que me incomodava era não conseguir ver o possível bom desfecho.

O cheiro da chuva iminente me envolveu. Sentei-me num palheiro no topo de uma pequena colina. Um pomar de macieiras se estendia à minha direita, arbustos forravam o declive à minha frente e um pequeno rebanho de ovelhas pastava na clareira à minha esquerda. Lá em cima, alguns raios de sol como agulhas perfuraram as nuvens de estanho. As montanhas ao longe eram uma paleta de cores suaves no contexto melancólico —eram tons verdes, de cinza, azuis e roxos. Entre elas e eu, uma garoa caía como uma cortina. Eu tinha de admitir que, mesmo sem o sol e as cores brilhantes de costume, a vista era linda.

Exatamente como hoje —pensei. Como esta semana e os últimos meses. Tanta incertezas, como estas nuvens, pairam sobre mim. Tantos desafios, como estas montanhas se erguem à minha frente. Mas ainda há beleza, mesmo nestas circunstâncias difíceis.

E naquele momento, as nuvens passaram, o sol apareceu e, de repente, o ar esquentou. A pequena borboleta lilás pousou no meu sapato, e um pica-pau enviou sua mensagem em morse: “Deus é amor.”1 A esperança tinha mostrado seu rosto, e ela era linda!

Mila Nataliya A. Govorukha é conselheira de jovens e gesto-ra de projetos de voluntariando na Bósnia e Herzegovina. ■

1. 1 João 4:8

Mila Nataliya A. Govorukha

Onde está a esperança ?

15

Page 16: Janeiro de 2012: Ano Novo

Eu quero e posso fazê-lo feliz e lhe dar um propósito na vida. Tenho respos-tas para suas perguntas, soluções para seus problemas, e entendo as situações complexas em que você se encontra. Quero compartilhar com você tudo isso e muito mais, mas é preciso que faça sua parte.

Dou a orientação que Me pede,1 mas você deve estar disposto a deixar de lado suas próprias ideias e planos.2 Isso pode ser difícil, especialmente se já se definiu com respeito a algo sobre o que não tem certeza se vou achar ser o melhor para todos os interessados , ou o momento certo. Diante de testes assim, lembre-se das promessa bíblicas: “Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração”,3 e “[Deus] não nega bem algum aos que andam na retidão”4. Se o seu desejo é realmente conhecer e seguir Meu plano, vou lhe dar o que tenho de melhor.

Conheço seu passado, presente e futuro. Entendo suas necessidades, desejos, aspirações e medos. Sei tudo sobre você. Quanto mais você aprender a bus-car e seguir meu plano para sua vida, maior serão suas chances de encontrar a verdadeira felicidade e realização. A escolha é sua.

1. Ver Jeremias 29:13; Mateus 7:7; Tiago 1:5.

2. Ver Isaías 55:8–9.

3. Salmo 37:4

4. Salmo 84:11

COM AMOR, JESUS

Meus Planos ou os Seus?