jornal Abril

12
Folha de Porto Firme R$ 1,00 O JORNAL DA NOSSA TERRA ANO 21 - EDIÇÃO 233 - ABRIL / 2012 Porto Firme e Região Máxima Circulação IMPRESSO O CONSÓRCIO NACIONAL HONDA é uma mão na roda Um filho ilustre do Município de Pedra Boni- ta/MG ordenou-se Padre, no dia 24 de março de 2012. Trata- se do jovem Werques Ribeiro. A cerimônia aconteceu em clima de muita fes- ta com a presença dos familiares, amigos de vari- as cidades. Padres, seminaristas, diáconos concelebraram com o bispo Dom Geraldo a santa missa de orde- nação. Momento de muita alegria e emoção. Logo a após a cerimônia religiosa, a banda de musica da Policia Militar fez uma bonita home- nagem ao novo padre, Werques Ribeiro. Que Deus abençoe a sua nova missão . Parabéns! Ordenou- se Padre Werques Ribeiro Padre Werques, nós portofirmenses sentimos lisonjeados em ter participado e vivenciado a sua presença em nossa cidade. E, para tanto, deseja- mos muita luz nesta sua escolha de vida. Primeira missa celebrada em Porto firme

description

jornal sueli rogerio

Transcript of jornal Abril

Page 1: jornal Abril

Folha de Porto Firme

R$ 1

,00

O JORNAL DA NOSSA TERRA

ANO 21 - EDIÇÃO 233 - ABRIL / 2012 Porto Firme e RegiãoMáxima CirculaçãoIM

PRES

SO

O CONSÓRCIO NACIONAL HONDAé uma mão na roda

Um filho ilustre do Município de Pedra Boni-ta/MG ordenou-se Padre, no dia 24 de março de2012. Trata- se do jovem Werques Ribeiro.

A cerimônia aconteceu em clima de muita fes-ta com a presença dos familiares, amigos de vari-as cidades.

Padres, seminaristas, diáconos concelebraramcom o bispo Dom Geraldo a santa missa de orde-nação. Momento de muita alegria e emoção.

Logo a após a cerimônia religiosa, a banda demusica da Policia Militar fez uma bonita home-nagem ao novo padre, Werques Ribeiro.

Que Deus abençoe a sua nova missão . Parabéns!

Ordenou- se Padre Werques Ribeiro

Padre Werques, nós portofirmenses sentimoslisonjeados em ter participado e vivenciado a suapresença em nossa cidade. E, para tanto, deseja-mos muita luz nesta sua escolha de vida.

Primeira missa celebradaem Porto firme

Page 2: jornal Abril

Há muito tempo se sabe que o mundo é constituído de dese-quilíbrios; o que se espera através disto é que o ser humano bus-que o tão esperado equilíbrio dos seres, das coisas que nele exis-tem.

Daí que o desejável nem sempre aponte uma postura hege-mônica, ou seja, o ideal de um nem sempre será o ideal de ou-tros, onde surgem então, os conflitos entre as etnias, entre ospolíticos, entre as religiões, entre as culturasdos povos da terra. Melhor seria se todos noscaminhássemos numa mesma direção, bus-cando o bem comum de uma forma global,única sem se ater a interesses próprios.

O Folha de Porto Firme neste momentoempenha-se a deixar claro que para compre-ender melhor o mundo, as pessoas precisamestar pré-dispostas a querer entender e apro-ximar-se de maneira crítica sobre as açõeshumanas, porque é a partir delas que se po-derá analisar todos os ângulos de uma de-terminada situação ou qualquer que seja oproblemática de uma sociedade.

Isto é uma atitude de quem realmente bus-ca um saber, seja ele qual for.

Ler é também interpretar e compreender.Quando editamos uma matéria neste jor-

nal é importante que todos saibam que a ex-tensão do assunto, dito e ciente, é de res-ponsabilidade de quem abaixo subscreve. Omais importante ainda é saber que em qual-quer veículo de comunicação, seja ele jor-nal, rádio ou televisão todo espaço nele ocupado existe um valorsobre isto; quem escreve uma linha, ou fala dois minutos ou duashoras num rádio ou televisão pagará valores diferentes.

Daí fica bem esclarecido que as matérias maiores ou meno-res, ou posições de paginas não são privilégio dados por estejornal, mais a critérios e disposição do responsável a pagar porela.

E mais importante ainda, é preciso que todos saibam que aseriedade é um ponto fundamental neste trabalho. Tivemos a ini-ciativa de criar este jornal porque assim como todo cidadão pre-ocupado com o desenvolvimento da sua cidade, da sua comuni-dade, do seu povo e da sociedade de forma geral, sabemos quepara criticar o que achamos que está errado, ou faltando numasociedade é preciso criar e buscar o melhor.

Simplesmente criticar sem dar idéia ou lutar por melhoria devida, ou de um saber que contribua para o bem das pessoas é o

Registrando a história - Construindo o futuro Editorial

CONSERTO DE TV EMANUTENÇÃO DE

PARABÓLICA

ÓTIMOSPREÇOS

Atendimento em domicílioCel.: (31) 9992-1625

Direção: Japonês

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME2

A maior variedade de produtos,qualidade, preço e atendimento.No Supermercado FRANCIS você é mais que um cliente,

você é um amigo.

mesmo que aceitar ou concordar com aquilo no qual estamoscriticando.

Assim, saibam que temos compromisso, responsabilidade eem momento algum ficará o jornal a favor de Gregos ou Troia-nos, queremos sim, que os Gregos e os Troianos mostrem a to-das as pessoas os seus ideais, para que todos tenham esperan-ça de vivermos num mundo digno e confiante.

Embora, não pareça para alguns, o queestamos fazendo está contribuindo para ahistória e informação do nosso povo.

Afinal, são 21 anos registrando história dePorto Firme, não visando interesses próprios,porque é com muito esforço, persistência eamor que fazemos este jornal acontecer.

Aproveitando o momento, vêm ai, as elei-ções municipais e este jornal tem por com-promisso oportunizar a todos os partidos po-líticos, e pessoas sem exceção, mostrar aoseu povo, quais são as suas responsabili-dades para com ele.Porque a eleição nãoexiste para que se vote apenas no “compa-dre” ou “comadre”, mas para através do votoo político eleito venha representar e fazercumprir as necessidades e interesses do seupovo.

É para isto que se elege um Vereador, umPrefeito, um Deputado, um Senador e umPresidente.

Escrevemos esta matéria exclusivamen-te para que todos os eleitores saibam da se-

riedade deste jornal Folha de Porto Firme. Realizamos este tra-balho para que todos possam aprender e crescer juntos.

E a vocês que lêem e acreditam em nossos esforços, nossaresponsabilidade e compromisso, temos muito que agradecer. Épara vocês caríssimos leitores, a cada novo dia de trabalho ten-tamos, por mais difícil que seja, fazer o melhor.

Assim, o importante é fazer deste Jornal, tão bem aceito aqui eem outras regiões, um veiculo de comunicação, comprometidocom a verdade, ética e respeito com os leitores e com aquelesque colaboram com o mesmo.

E o mais importante ainda é fazer o Jornal acontecer, a cadaamanhecer, enquanto Deus assim pretender.

Suely RamalhoFormação: Letras, Pos- psicopedagogia.

Gestão Comunicação Empresarial.

Temos muito que agradecer a Deuspelos nossos amigos. Uma das coisas maispreciosas que podemos ter na vida ,éalguém com quem podemos confiar. Vocêé um verdadeiro amigo para nósportofirmenses.Uma pessoa merecedora demuito carinho e respeito . No seuaniversário ,celebramos com ternura asconquistas ao longo desses anos .Fé ,esperança, solidariedade e convivênciacoletiva. PARABÉNS!

FRANCISMinipreço todos os dias.

Page 3: jornal Abril

ABRIL / 2012JORNALFOLHA DE PORTO FIRME 3

EXPEDIENTEDiretora Responsável:

Suely Ramalho(Reg. 12.464/MG)

Redação (Colaboradores): Padre Luiz, CarminhaBrandão, (Câmara Municipal), Adão Jorge de Oliveira

(resenha policial)Distribuição: Dodora Moreira

Contatos: 3893-1223 ou [email protected]

Impressão:Diagramação: Miro: [email protected]

As notícias assinadas são de exclusiva responsabilidadede seus autores

Nº 233 - Abril - 2012- Porto Firme - MGPublicação Mensal

O jornal não se responsabiliza por conceitos, ideias ouopiniões expressas em matérias assinadas ou pagas, por nãocondizerem com os pensamentos deste jornal, contudo, àspúblicas, por serem manifestações da liberdade deexpressões e de responsabilidade de quem às escrevem.

Rua Dr. Horta, 16 - Sala 02 - Centro - ViçosaContato: E-mail: [email protected]

Tel.: (31) 3892-5196

Convênios: AGROS - UNIMED - PLAMHUV IMAS - ASBEN - CASSI

Operação a laser

Dr. Guilherme O.ThiebautCRM MG 36712

Especialista em Glaucoma e Catarata

Dr. Ricardo A. Alves TorresCRM MG 37120

Especialista em Retina - Vítreo e Catarata

Núcleo de OftalmologiaAvançado de Viçosa

Câmara Municipal de Porto Firme

A Câmara Municipal de Porto Firme, MG, realiza duas reuniõesOrdinárias mensais, nos dias 05 e 20, durante as quais são tratadosassuntos de relevante interesse para o município. O Sr. José MariaGonçalves, Presidente da Câmara Municipal, esclarece e divulga ostrabalhos realizados conforme relação abaixo:

- Indicação N° 05/12, do vereador José das Dores Soares,sugerindo que o Sr. Prefeito providencie um botijão de sêmen para acomunidade de Santo Antônio das Posses, Porto Firme, a fim demelhorar a qualidade do gado daquela região.

- Indicação N° 06/12, do vereador Antônio Francisco Teixeira,sugerindo ao Sr. Prefeito que providencie a obra de calçamento paraRua Celuta Santana Paes, Bairro Professor, neste município.

- Indicação N° 07/12, do vereador Romeu Lisboa Valente,sugerindo ao Sr. Prefeito que providencie a planta cadastral da cidadede Porto Firme.

- Indicação N° 08/12, do vereador Hermínio de Oliveira Filho,sugerindo ao Executivo Municipal que providencie o pagamento deinsalubridade aos enfermeiros, médicos e dentistas do setor municipalde saúde de nossa cidade.

- Requerimento N° 19/11, do vereador Romeu Lisboa Valente,requerendo que o Sr. Prefeito meça através de GPS o tamanho exatoda área urbana de Porto Firme-MG.

- Requerimento N° 03/12, do vereador Romeu Lisboa Valente,requerendo ao Presidente da Câmara que faça cumprir o parágrafoúnico do art.94 da lei Orgânica Municipal, relativo ao envio daPrestação de Contas da Prefeitura à Câmara Municipal.

- Requerimento N ° 04/12, do vereador Romeu Lisboa Valente,requerendo do Sr. Prefeito Municipal, providências no sentido de se

- Requerimento N° 22/11,do vereador Romeu Lisboa Valente,requerendo que o Sr. Prefeito envie a Câmara Municipal cópias dosDecretos do período de 2009 a 2011.

- Resolução Legislativa N° 03/12, da Mesa Diretora, Resultadodo Julgamento da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal dePorto Firme-MG - Exercício de 2004- Autos de N° 697.217 –Intimação N° 64.776/2011, a qual foi aprovada por 7 votos favoráveise uma abstenção.

- Projeto de Lei Ordinária N° 01/12, dos vereadores Maria HelenaMoreira Paes, Antônio Francisco Teixeira, Hermínio Oliveira filhoe Romeu Lisboa Valente, que Declara de Utilidade Pública Municipala Associação Arte, Vida e Esperança – A.A.V.E.

Obs: A Câmara Municipal de Porto Firme-MG, informa aoscidadãos portofirmenses que se tiverem qualquer dúvida quanto aostrabalhos realizados por esta Casa Legislativa, os mesmos poderãoprocurar a secretaria da Câmara para quaisquer esclarecimentos.

Informa ainda que esta Casa Legislativa esta aberta à participaçãoda população nos trabalhos no sentido de beneficiar a nossa cidade.

CONTAS VALORES

RECEITA ORÇAMENTARIA:Transferências Correntes – Duodécimo ............................................... 35.000,00Total de Receitas Orçamentárias ......................................................... 35.000,00

Receitas Extraorçamentárias:INSS – Parte dos Segurados (Vereadores e Funcionários) ...................... 2.320,09Dividendo de Ações ...................................................................................... -Salário Família .............................................................................................. -IRRF .......................................................................................................... 58,23Emp. em Consignação ........................................................................... 1.293,99Pensão Alimentícia .................................................................................. 481,11INSS – Retenção Prest. Serv. P. Física .......................................................... 1,32ISSQN .......................................................................................................... -Retenção SEST/SENAT ............................................................................... 0,30Total de Receitas Extra Orçamentárias: ................................................. 4.155,04Total de Receitas ................................................................................. 39.155,04Saldo Mês Anterior ............................................................................. 12.192,40Total Geral .......................................................................................... 51.347,44

Despesas Orçamentarias:Vencimentos e Vantagens Fixas – (Salário dos Vereadores) ................. 15.492,89

Outras Despesas Variáveis - (Agente Político e Pessoal Civil)Obrigações Patronais – (INSS Vereadores – Parte da Empresa) ............. 3.755,75Equipamentos e Mat. Permanente (Corpo Legislativo) .................................. -Indenização e Restituições ............................................................................ -Vencimento e Vantagens Fixas – (Salário de Funcionários + Férias) ...... 2.115,31Obrigações Patronais – (INSS Funcionários – Parte da Empresa) .......... 1.547,06Material de Consumo ............................................................................ 3.063,26Serviço de Consultoria – (Advogado e Contador + Férias) .................... 4.321,38Outros Serviços Terceiros – P. Física (Consertos, ReparosManutenção, Taxi) ................................................................................... 369,38Outros Serviços Terceiros – P. Jurídica (CEMIG, COPASA,TELEMAR, RADIO, INTERNET, ETC) .............................................. 1.983,32Outras Despesas decorrentes de Contratos e Terceirização ............................ -Divulgação Oficial e Publicidade ............................................................. 400,00Homenagens, Recepções e Festividades – Serv. Terc e Mat. Consumo. .... 323,05Equipamento e Material Permanente – (Gabinete, Secretaria) ........................ -Obras e Instalações ....................................................................................... -Total de Despesas Orçamentárias ........................................................ 33.371,40

Despesas Extraorçamentárias:INSS – Parte dos Segurados (Vereadores e Funcionários) ...................... 2.320,09Salário Família ...............................................................................................Emp. em Consignação ........................................................................... 1.293,99Salário maternidade .......................................................................................Pensão Alimentícia .................................................................................. 481,11Devolução de Duodécimo Recebido ...............................................................Retenção Pis, Cofins e CSLL .........................................................................ISSQN Retido na Fonte – Repasse à PMPF ....................................................Dividendo de Ações - Repasse à PMPF ..........................................................Total de despesas Extraorçamentárias .................................................... 4.095,19Total das Despesas .............................................................................. 37.466,59Saldo Mês Seguinte ............................................................................ 13.880,85Total Geral .......................................................................................... 51.347,44

DEMONSTRATIVO DAS RECEITAS E DESPESAS DE MARÇO DE 2012Câmara Municipal de Porto Firme informa:

Page 4: jornal Abril

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME4

No dia 23 de março de 2012, no encon-tro de político, na residência de Pedro JoséCâmara Silva, com a presença do Secretá-rio do Governo Danilo de Casto e o Dire-tor Financeiro – Administrativo da campa-nha Mineira de Promoções (Prominas) Ro-berto Andrade reuniram- se para oficiali-zarem a pré-candidatura a prefeito e viceas eleições 2012.

Danilo de Castro e RobertoAndrade estiveram em Porto Firme

1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos;2- Acredite nos seus "Insights" positivos;3- Não reclame constantemente. Quando a gente reclama muito, se habitua a

reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa pessimista.É insuportável conviver com gente que só vivem se queixando.

4- Cultive a alegria e o bom humor... Aprenda a sorrir! Terapia do riso: Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderosoemnossa vida, as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes emais fortes.

5- Ilumine seu ambiente de trabalho e da sua casa. O ambiente determina acondição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros. Sempre ache uma maneirade participar, participe,converse com as pessoas com as quais convive.

7- Surpreenda as pessoas com "momentos mágicos". Contagie os outros... Façacom que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura deentusiasmo que envolve você!

8- Faça tudo com sentimento de perfeição. Faça as coisas com vontade de fazer!Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar omais correto possível.

9- Aja prontamente. Faça agora! Não postergue, não deixe para amanhã. "10- Descubra o entusiasmo na vida! Sejas capaz de transformar as coisas e

fazê-las acontecer Não esper as condições ideais, Faça o entusiamo ocorrerpela crença de que você é capaz de realizações eficazes e de vencerobstáculos!

No decorrer da ceia pascal judaica há um momento significativo.Refiro-me a intervenção do filho mais novo perguntando ao pai so-bre o sentido da festa. O pai, tal qual um escriba, vai retirando deseu tesouro coisas novas e velhas e relembrando aos presentes asmaravilhas de Deus. A simplicidade e a sabedoria com que descre-ve aos presentes a ação de Deus revela a sua frequente visita aosmistérios de Deus. Uma vez que se aproxima à celebração da pás-coa cristã, talvez seja, oportuno revisitar este mistério, e perguntarsobre o seu sentido para os dias atuais.

Se assim o fizermos, talvez a resposta fosse a seguinte: este en-contro junto ao fogo quer ser memória de Jesus de Nazaré. Umhomem que passou a vida fazendo o bem; seu coração vivia à pro-cura dos que sofriam; suas mãos estiveram ocupadas em descer dacruz os crucificados; seus pés caminhavam a procura dos pecado-res, dos esquecidos e dos sofredores; suas palavras eram portado-ras de uma profunda esperança, capaz de reerguer os desanima-dos. Desde as crianças até aos idosos, dos pobres aos ricos, dossãos aos doentes, dos doutores aos iletrados todos encontravamem sua pessoa uma luz que clareava o sentido de suas vidas. Paraos seus seguidores reunir em torno do fogo e fazer memória da suapresença. Esta presença que lhes aquece o coração enquanto ex-perimentam o inverno da vida; que os faz recordar a sua esperançade uma humanidade nova, fundada na fraternidade; que os faz abrircaminhos para a paz; capaz de vibrar-lhes os corações pela defesada vida.

Assim, desde os tempos primitivos, os cristãos se reúnem ao re-dor do fogo para celebrar a vitória da Vida; entendida por serviço ,compaixão com quem sofre. Celebram o triunfo da misericórdia quevence o mal; que não marginaliza e nem exclui as pessoas, masque acolhe com carinho e ternura; que cuida em vez de ferir. Por fim, em torno desta fogueira celebra-se a esperança de uma humani-dade nova, iluminada pela certeza da realização de seu desejo devida em plenitude em Jesus. Acender este fogo em meio a estacultura de morte quer ser um sinal para os homens de que a verda-deira vida se encontra no caminho que é Jesus, ao mesmo tempo éum convite para que não se cansem de construir uma história maishumana. Somente assim a páscoa será vista como uma festa e umconvite. Festa da vida e convite para abraçarmos os mesmo senti-mentos fraternais de Jesus Cristo.

Com estes pensamentos desejo-lhes os votos de F*E*L*I*ZP*Á*S*C*O*A !!!

Pe. Francisco M. de C. Moreira.Brasília - DF

MENSAGEM DE PÁSCOA

Dicas para vivercom Entusiasmo

Rogério e Pedro receberam apoio dosex-prefeitos Quito Benjamin, Ciro Maia, li-deres políticos, Gantino Maciel, GeraldoEusébio, Geraldo Soares e um grande pu-blico presente.

Roberto Andrade e o Secretario doGoverno Danilo de Castro demonstra-ram otimismo e confiança na vitória dogrupo.

Mauro Bento, Chico Maia, Roberto Andrade, Gantino Maciel, Danilo de Castro, QuitoBenjamin, Geraldo Eusébio, Pedro e Rogério

Eu, Vicentina Maria Campos Moreira, Enfermeira Responsável Técnicado Hospital Santana de Guaraciaba venho por meio deste agradecer ao Sr.Vereador Raniel e demais vereadores da Câmara de Vereadores de Guara-ciaba a entrega da Moção Honrosa a minha pessoa no dia 08 de março de2012, por ter sido uma das MULHERES que se mais destacaram no ano de2011 junto a população guaraciabenses. O meu muito obrigada a todos porconfiarem em meu trabalho especialmente.

Enfermeira Vicentina Maria Campos Moreira - COREN MG 207.595

Page 5: jornal Abril

ABRIL / 2012JORNALFOLHA DE PORTO FIRME 5

Dicas de Beleza: Rosto Para as olheiras: Durma bem, use cremes para

amenizar as manchas, faça compressas de chá decamomila por dez minutos e faça pequenas massa-gens para irrigar o local. Um bom corretivo ajuda adisfarça.

Não sobrecarregue pele oleosa com cremes muitoconsistentes, pois estes delatam os poros e facilitamaparecimento de cravos.

Quando você sentir a pele do rosto cansada e sembrilho, faça um chá com três folhas de sálvia ou mal-va. Lave o rosto e em seguida enxágue com águafria. Você vai sentir a pele mais fresca e relaxada.

Drenagem linfática facial é um tipo de massa-gem que promete melhor o inchaço do rosto e dasolheiras, atenuar as rugas e melhorar o aspecto dapele.

Antes de passar uma máscara facial, use hidratan-te para não ressecar muito a pele.

Para lavar o rosto, utilize sabonetes neutros espe-ciais para o rosto.

Uma vez por semana, faça uma esfoliação na pelepara retirar as células mortas.

Seja fiel à limpeza diária no rosto antes de dormir,assim sua pele irá respirar melhor, além disso, os nu-trientes dos cremes hidratantes penetram melhor napele.

Cida Paes EsteticistaAv. Vicente Afonso Paes Nº 324

Porto Firme - MG

Esfoliação no rosto. Ingrediente: 2 colheres desopa de aveia, 2 colheres de sopa de mel e 1 gaze.Instruções: lave o rosto com água morna e use umsabonete neutro. Umedeça a aveia na água fria ecom a gaze espalhe-a pelo rosto em movimentoscirculares. Em seguida. Enxágue o rosto com águagelada e passe o mel, deixe por 15 minutos. Lavenovamente o rosto com água gelada e passe, emseguida, um creme hidratante. A esfoliação pode serfeita semanalmente.

Procure ingerir pelo menos dois litros de água pordia, para hidratar o organismo. Como consequên-cia, sua pele ficará mais bonita.

Sempre retire a maquiagem antes de dormir.

Use protetor solar diariamente, mesmo que nãová se expor diretamente ao sol.

Use hidratantes específicos para a área dos olhos,essa região é muito sensível e merece um cuidadoespecial.

Máscara para pele com espinhas. Ingredientes:1 maço de salsinha, 2 colheres de extrato de ale-crim e 1 gaze. Instruções: amasse bem a salsi-nha e acrescente o extrato. Aplique essa misturaem cima da gaze. Em seguida, limpe o rosto ecubra-o com a gaze, deixando agir por 30 minu-tos. Remova os resíduos da pele com água e sa-bonete indicado. A máscara pode ser aplicada umavez por semana.

Page 6: jornal Abril

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME6

Quem não conhece o José Quintão?Dialogando com os Educandos e Educadores de Porto Firme.

Estou de volta expondo ponto de vista so-bre os mais diversos assuntos que direta ou in-diretamente afetam a população do nosso mu-nicípio. Vou comentar sobre a Educação, es-pecificamente sobre as Escolas Municipais.

Escola Municipal: Quando falamos de edu-cação obrigatoriamente englobamos alunos,professores, pais, sociedade, poder público,funcionários, enfim, todos aqueles que consi-deram como meta prioritária a Educação. É dese esperar, é claro, que problemas existam esão tarefas cheias de obstáculos. Apesar dasautoridades políticas, Poderes Executivo e Le-gislativo, jamais enxergarem e admitirem es-ses problemas. Mas cabe a cada um de nós odever de comentar, preparar ou ajudar a prepa-rar esses alunos para vivenciar uma sociedadeglobalizada. Por isso, julgo necessário que to-das as crianças e jovens tenham acesso à esco-la e a um ensino de qualidade, sem exclusão,gozando das mesmas oportunidades, tanto osalunos da cidade como os alunos das áreas ru-rais. Inclusive à tão falada inclusão digital. Porfalar na inclusão digital, pergunto aos verea-dores e administradores desta cidade, se temoscomputadores em número suficiente para edu-car esses alunos? No entanto, o que mais ve-mos são exemplos de escolas sem estruturasque abrigam alunos que sonham e aguardamum futuro promissor. Pretendemos que essascrianças sejam uma grande esperança para nóse o país.

Professores: A situação dos professores nãoé diferente. Apesar de seu papel importantíssi-mo na nobre tarefa de ensinar, de unir escola,família, comunidade, gestores das escolas, as-sumem os alunos como principal objetivo deum trabalho incomensurável, impagável. Ficomuito triste ao ver esse valioso profissional lu-tador em prol da educação ser extremamentedesvalorizado. Estão incluídos aqui todos osprofessores do nosso país. Sendo assim, temosuma grande responsabilidade. Não podemosjogar os problemas para os outros, escondê-los,não levá-los para discussão de toda sociedade.Afinal, se temos problemas crônicos na educa-ção, podemos afirmar que esses problemas sãointeiramente nossos; não temos como dissociá-los. Concordam prestigiados vereadores? E opresidente da Câmara o que tem a nos dizer?Gostaria de ler seu parecer, escrito de própriopunho. Digo sem medo de errar ou cometer in-justiças, esse é um tema que quando muito bemadministrado pelas autoridades eleva às altu-ras as competências políticas. Torço muito paraque isso venha acontecer de fato no nosso mu-nicípio. Enquanto nós moradores desta cidadenão arregaçarmos as mangas e não pusermosmãos à obra na luta pela educação, jamais pre-pararemos as crianças e jovens para o exercí-cio da verdadeira cidadania, educando-os paraque transformem este país. Todos nós temosque, a partir das nossas casas, educar para averdade, sem ferir valores, crenças, sem visarapenas à obtenção de vantagens pessoais. É nafamília que encontramos o alvo principal paradar continuidade sadia das gerações futuras. Já,na escola, os alunos são a razão de ser para oseducadores e gestores.

Senhores Políticos: Não podemos perdero entusiasmo das crianças e jovens. Temos quefazer de tudo, esforçando-nos ao máximo, paraque essa força interior desses juvenis se tradu-za no aprendizado que todos esperamos. Por-tanto, temos que parar de culpar os professo-res, gestores de escolas pelas coisas ruins queacontecem. Isso são apenas os reflexos de tudoque deixamos de fazer e praticar. Culpar o alu-no ou o professor é a maior injustiça que co-metemos contra eles. Agir dessa forma é nostornar muito pequenos, ingratos, injustos ementirosos. Vamos lutar de fato para criar umambiente acolhedor na escola. Com salas deaulas (também digitais) que sejam arejadas eventiladas, material escolar apropriado, mobi-liário confortável e adequado, espaços para re-creação, atividades físicas com acompanha-mento profissional, boa iluminação, sanitáriose lavatórios separados por categorias, bibliote-ca com espaço adequado, bibliotecários, livrosdidáticos indicados por especialistas de cadaárea, cozinha, refeitório, alimentação balance-ada e saudável, almoxarifados, anfiteatro, sa-las para professores. Enfim, uma estrutura dig-na para pessoas dignas. Não esquecer da boaremuneração aos profissionais da educação etratá-los com muito respeito e dignidade. Ospolíticos só aparecem nas escolas para celebraruma comemoração especial, onde tudo é pre-parado para ele. Até o local para foto é escolhi-do, sempre no melhor ambiente da escola, oque não deixa de ser uma maneira disfarçada

de pedir votos com ajuda de alguns colabora-dores. Feio isso, não? Não deveria ser assim,porque o mais precioso que ali dentro existesão os alunos, professores e os funcionários.Portanto, senhores vereadores e executivosmunicipais, tratem de comparecer mensalmenteem todas as escolas para ver as deficiências etratar as correções que se façam necessárias.E, principalmete, assumir que existe muito porfazer. Fiquei sabendo que ocorreu um furto decomputadores numa Escola Estadual. E aí, es-ses equipamentos já foram repostos? A popu-lação precisa ser informada sobre tudo que estáacontecendo nesta cidade. O povo já não aguen-ta mais ver fotos de políticos sorridentes e oque está por fazer deixando de ser feito. Gosta-ria que esses políticos utilizassem deste espaçopara explicar o que está acontecendo e porqueessas irregularidades acontecem. Todos nóssabemos que as famílias com baixa renda têmenorme dificuldade de ter acesso à educação,cultura, saúde, transportes, esporte, trabalho eà moradia digna. Ao contrário, acontece comas famílias pertencentes à classe média e alta.Estas têm educação de qualidade, cultura, saú-de, esporte, fundamentais para o acesso à cida-dania e ao trabalho mais bem remunerado. Issoé, portanto, privilégio da população de maiorrenda. A população percebe isso com muita cla-reza. Não é por acaso que as lideranças religio-sas sempre lutaram pela justiça social, “ BonsSamaritanos”. Portanto, tenho o maior respei-to, admiração, carinho e gratidão por esses lí-deres, independente de sua crença e doutrinareligiosa. Do ponto de vista ético, moral, soci-al e econômico não há nada mais repugnante,degradante, danoso para a sociedade do que adesigualdade. É dessas deficiências que surgea origem de todos os problemas que afetam aqualidade de vida de uma grande massa da nos-sa população. Será que homens do Poder Exe-cutivo e Legislativo de Porto Firme conseguemperceber isso? Se percebem, por que calam?Se calam, é porque não percebem? Autorida-des, estamos de olhos muito atentos nos senho-res!!! Uma coisa é certa, a população de baixarenda não financia campanhas eleitorais. Será,que não é esse um dos motivos para tanta dis-criminação e exclusão? É verdade ou mentira,Homens Públicos?

Discriminação: Esse fato é horroroso.Quando uma autoridade implementa uma prá-tica para os munícipes na verdade ele está vi-sando ao “Bem Comum”. Então, pergunto àpopulação que tanto tem acompanhado e elo-giado as matérias: as crianças da zona rural comidade acima de três anos têm recebido o mes-mo tratamento das crianças da cidade, quandoo assunto é educação e acomodação nas cre-ches? Logicamente que não. Pergunto nova-mente: existem dois tipos de crianças nesta ci-dade? Uma se matriculando nas creches, rece-bendo alimentação, recreação, integração so-cial junto às demais crianças, instrução, inici-ando um processo de alfabetização, aprenden-do conviver em grupos, aprendendo regras, res-peito, limites, e muitos outros adjetivos. Semcontar que isso libera as mães para trabalharem casa ou fora. Outro tipo são as crianças ru-rais totalmente excluídas desses processos. Ora,povo do bem, líderes religiosos, como pode-mos ficar tranquilos, dormirmos sossegados seessa horrorosa discriminação e exclusão acon-tecem ao nosso lado. Solicito a ajuda de vocês.Vamos cobrar desses políticos, e já, não pode-mos esperar. Essas autoridades que adminis-tram uma enorme frota de veículos que ficamcirculando vazios pela cidade, gastando com-bustível comprado em um só posto de gasoli-na, pago com o dinheiro do nosso imposto,deveriam mudar de atitude agindo corretamen-te, fazendo que essa grande frota passe a circu-lar cheia com crianças e jovens da roça com

destino para as creches e escolas, vindo a ter asmesmas oportunidades das crianças da cidade.Não só eu, mas toda população, gostaríamosde ver esses estudantes da roça juntarem-se aosestudantes da cidade, todos com mesmo pro-pósito, mesmo objetivo, mesmas oportunida-des, passando a ser considerados iguais pelasautoridades. Porque, nós do povo os vemoscomo de fato iguais. Já disse, tratar os iguaisde forma desigual é renegar o próprio ser hu-mano. Temos que nos pronunciar a favor dosexcluídos, temos que fazer com que esta popu-lação ascenda para o mesmo patamar dos de-mais, sejam assistidas de forma igualitária.Quando isso ocorrer, a câmara dos nove pode-rá utilizar-se da palavra “Bem Comum” assimcomo utilizou de forma inadequada neste Jor-nal na edição de Fevereiro de 2012. Senhoresvereadores, senhores administradores desta ci-dade, não adianta bater a porta do homem docampo só nas vésperas da eleição. Vocês preci-sam visitar essas pessoas sempre, atendendosuas necessidades básicas diárias. Não bastademonstrar interesse de fazer, é necessário quese faça. Está lançado um desafio, conto com apopulação, para reverter esse estado de coisas.

Exclusão: Gostaria que os nove vereado-res desta cidade nos dissessem, mas, por favor,um de cada vez: existe algum aluno portadorde deficiência física frequentando ou não asescolas? Se sim. Queira nos informar se exis-tem os profissionais intérpretes da Língua Bra-sileira de Sinais (Libras). Se não estão frequen-tando as aulas, por que isso está ocorrendo?Caso não tenha esse profissional na sala de aula,imaginem o prejuízo causado a esse aluno.Além de prejudicar o desenvolvimento e apren-dizado dessa criança, a situação estará demons-trando um verdadeiro descaso das autoridadespúblicas para com toda sociedade. Não pode-mos jamais esquecer os portadores de necessi-dades especiais. E a situação dos cadeirantes,como se encontra hoje? Eles têm livre acessonas repartições públicas? Imagino os pais ex-plicando para essas crianças que as escolas nãoestão preparadas para educar esses cidadãos quetêm os mesmos direitos de qualquer brasileiro.As autoridades têm investido na formação deprofessores para educar essas crianças? E aívereadores, que auto denominam homens debem? Como lhes tenho dito, não basta dizer ouparecer, tem que ser homem de bem, obrigato-riamente. Senhores gestores, vocês por acasosabem que quando se dá educação de fato paraessas crianças, elas correspondem com as me-lhores notas da classe. Imaginem os pais pre-parando com todo carinho o material escolardo seu filho e esse aluno, portador de necessi-dade especial, vai motivado e muito contentepara a escola e quando lá chega vê que não foipreparada nenhuma estrutura adequada pararecepcioná-lo e educá-lo. Ora, é muito frustran-te, decepcionante e muito triste ter que dizerisso. Mesmo lendo esta matéria vereadores, issonão lhes toca o coração? Peço aqui aos ho-mens de bem, vamos lutar para melhorar esseestado de coisas. Do jeito que está não dá.

População: Conversando com a populaçãoe ouvindo sugestões de todos, fico ciente deque uma das maiores carências desta cidade,hoje, é a educação, e que é através dela quepodemos reduzir as diferenças sociais e contri-buir para um país melhor. Se a idéia hoje é edu-car, os políticos terão obrigatoriamente queconversar com os educadores, alunos, funcio-nários de escolas, pais, líderes religiosos, co-munidades, visitar as escolas, visando por igualàs considerações de interesses e necessidades,tirando daí as idéias e tomando ações necessá-rias para melhorar a qualidade de ensino donosso município. Os gestores só podem serconsiderados bons quando dão respostas ade-quadas aos problemas reais enfrentados pela

população. Negar, isso meus caríssimos irmãos,é o mesmo que trilhar por caminhos perdidos,bater contra parede ou até mesmo chegar àsraias do absurdo que é chutar cachorro morto.

Creche Nova: Essa já vem sendo assuntodas propagandas políticas desde 2007. Apre-sentada exaustivamente nos telões em todas asfestas que acontecem na cidade. A “menina dosolhos” das autoridades do poder executivo elegislativo do município. Um verdadeiro álbumde fotografias. Mas, só foto, funcionar mesmo,que nada, causando um prejuízo enorme na edu-cação dessas crianças. Todo início de ano e se-mestre comenta-se que será inaugurada, masnunca acontece. O prédio está pronto, vamosmatricular logo as crianças e dar instruções paraelas. Chega de tapear o povo, vamos fazer ascoisas funcionarem. Mais uma vez prova-se quea educação não tem importância para esses ges-tores públicos. Queremos ver esse grande in-vestimento público funcionando ainda neste se-mestre. Abrindo as portas, os braços, os sorri-sos, os acolhimentos. O saber voltado para en-sinar todas as crianças deste município, inclu-sive as crianças das comunidades rurais. Va-mos aplicar nosso saber voltado para o bemensinar. É isso que a população Portofirmensemais deseja neste momento. No telão das festi-vidades ela já foi inaugurada quinze vezes, ago-ra queremos vê-la funcionando de fato, inte-grando cem por cento das crianças representa-das por todo solo Portofirmense. Conhecer essaescola através do telão, nunca mais. Voltarei afalar desta creche brevemente.

Câmara Municipal: Ia me esquecendo depedir pela quinta vez ao poderoso homem che-fe da Câmara Municipal de Porto Firme, Sr.José Maria do Taxi, que me conceda a cópia dagravação da sessão ordinária, ocorrida dia 21de novembro de 2011, o direito de resposta e oempréstimo do Jornal Folha de Porto Firme,edição de maio de 2011. Pergunto a este vere-ador qual o motivo da sua recusa. O que afeta-ria esta casa a concessão da gravação, o direitode resposta e o empréstimo de um jornal? Ésimplesmente pelo prazer de negar ou por des-conhecer a responsabilidade do negar. E osdemais vereadores que não manifestam nem afavor nem contra, afinal, quantos são os verea-dores desta casa, um ou nove? O povo destacidade me conta que nunca viu uma Câmara deVereadores tão inoperante como a atual legis-latura. Os Vereadores não encontram nada deerrado nesta cidade. Para eles todos os proble-mas desta cidade já foram sanados antes da suaposse. Agora que souberam que o sonho se foi,não tiveram competência para serem candida-tos a Vice-Prefeito para concorrer na próximaeleição, só eles não sabiam, o povo já sabia.Essa notícia foi um alivio para toda população,portanto vamos esperar, um dia eles falarão, nãosei se o povo os ouvirá. Logo, os veremos pe-los cantos pedindo discretamente seus votos.Tão discretos como discretas foram suas ges-tões.

Vereadores: Ouvi de um Gestor do PoderExecutivo que o Município está destinando umaverba no valor de R$435.000,00 (Quatrocen-tos e trinta e cinco mil reais), para ser gastocom a Câmara Municipal de Porto Firme em2012. Pergunto, é verdade? Caso o Gestor es-teja mentindo, creio que este jamais faria isso,qual é o valor correto? Pode nos dizer? O povoquer saber. Digo às autoridades, se é dinheirodo povo, porque o povo não pode saber. Seacham que somos obrigados a votar nos senho-res, os Senhores são obrigados também a nosfalar sobre a aplicação dessa grande verba.Repito Autoridades, “O POVO QUE SA-BER”. Voltaremos a falar sobre a espetacularverba futuramente. Aguardem!!!

Abraços a todos e até breve.José Quintão (e-mail: [email protected])

Escola Municipal Rural Padre Arlindo Vieira Cresche Nova

Page 7: jornal Abril

ABRIL / 2012JORNALFOLHA DE PORTO FIRME 7

Pragas surgem a todo o tempo por umúnico motivo: os bandidos querem o seudinheiro.

O número de pragas virtuais não parade crescer em todo o mundo. Estimativasda Kaspersky, empresa de segurança onli-ne, apontam que em 2004, 1 novo vírus eradescoberto a cada hora. Em 2006, já era 1novo vírus a cada minuto. Hoje, temos 1vírus desenvolvido a cada segundo. E aofinal de 2012, qual será a realidade do mun-do online? Este parece ser um cenário bas-tante perigoso para nós, que dependemosda Internet em nosso dia a dia, já que espe-cialistas afirmam que 99% desses crimino-sos só querem uma coisa: o seu dinheiro.

Ainda de acordo com a Kaspersky, ocybercrime chegou a movimentar em tor-no de 1 trilhão de dólares em 2011. Só parase ter uma ideia, o tsunami no Japão cau-sou um prejuízo de 300 bilhões de dólaresaos cofres daquele país. É como se o mun-do sofresse a perda de 3 tsunamis por ano,só na internet.

Mas eu não tenho dinheiro. Ainda assim,posso ser vítima?

“É claro! Você pode não ter dinheiro,mas tem amigos. E por que os criminososnão mandariam spam para eles, através desua lista de emails ou sua rede social, paratentar infectá-los? Algum deles, certamen-te, terá um troco”, alerta Stefan Tanase,pesquisador de segurança da Kaspersky.Esta acaba sendo uma parte importante notrabalho dos criadores de vírus: quanto maisespalharem a praga, mais chances têm deganhar dinheiro, já que mais pessoas po-dem cair no golpe. “É uma situação com-plicada. É como um dragão: corta-se umacabeça mas nascem outras duas. A pessoapode desinfectar seu PC, mas já contami-nou outros 2. E assim a coisa se espalha”,completa.

Tanase afirma que já conheceu vírus querenderam 6 mil dólares por semana paraquem o desenvolveu. E as formas de enga-nar as pessoas são várias. Uma das maiscomuns são as mensagens falsas na web,que afirmam que seu PC está contamina-do. O usuário inadvertido clica ali, com-pra o produto falso e tem a sensação deque foi salvo da praga. Na verdade, aocomprar o software falso, ele estava ad-quirindo um produto sem eficácia algu-ma, e ainda clicou em um link que podeser malicioso por si só, abrindo as portasde sua máquina para outros ataques. Hoje,também já existem QR Codes maliciosos,que te direcionam para sites contendo ví-rus. Há, ainda, os chamados SMS Trojans,

que mandam mensagens para“números premium” - aqueles utilizadospara venda de serviços via telefone. Des-sa forma, a sua conta no final do mês trazvalores estranhos, mas, mesmo assim,você paga junto de sua conta do celular.Pronto. Você foi vítima de um golpe vir-tual sem nem ao menos ter notado.

Cada vez mais fortes“Quanto mais dinheiro os cibercrimino-

sos ganham, mais verba eles têm para rein-vestir em pesquisa. Assim, conseguem cri-ar pragas cada vez mais elaboradas e dedifícil detecção”, afirma Tanasse. “Já in-vestiguei pragas tão elaboradas que os cri-minosos programaram para receber, todosos dias pela manhã, um SMS informando aquantidade que arrecadaram no dia anteri-or! O Koobface rendia 2 milhões de dóla-res por ano quando foi descoberto”, com-pleta.

Os especialistas afirmam que os proje-tos de vírus estão cada vez mais organiza-dos, com organogramas e diversos profis-sionais envolvidos. “Eles já provaram quesão sem escrúpulos. E se, um dia, uma redeterrorista resolver empregá-los? É precisoficar de olho”, conclui, em um tom apoca-líptico.

Portanto, se você quer realmente se pro-teger instale um bom programa antivíruscomo o Kaspersky, o NOD32, o Avira,o Norton, o Avast, o BitDefender ou tan-tos outros ótimos softwares do gênero quelhe ajudarão a manter sua segurança. Lem-bre-se também de manter o banco de da-dos de seu antivírus sempre atualizado, esteé outro ponto importante.

Proteja-se do cybercrimee de outras pragas

virtuais da atualidade A palavra é faculdade natural que Deus concedeu ao homem. Graças a ela, ohomem se expressa no Mundo, vivendo em sociedade .

Quando bem utilizada, é veiculo de bênçãos grandiosas. Em periódico norte-americano colhemos a história de um episódio acontecido com um industrial.

Sherman Rogers recebeu o cargo de administrados de um acampamento demadeireiros no Idaho.

Logo conheceu Tony, empregado que sempre vivia de mau humor e, porisso, pensou em despedi-lo.

Tony tinha como função cobrir de areia um morro coberto de gelo, paraevitar que troncos de árvores gigantescas escorregassem sobre os homens e osanimais que trabalhavam nas encostas.

O proprietário da empresa abordou Sherman e lhe disse:Haja o que houver, aconselho-o a não mexer com Tony .Ele é irritadiço, birrento, impulsivo mas, em 40 nos desse trabalho, nunca vi

melhor empregado. Nunca se perdeu um só homem ou cavalo por negligênciadele.

Naquela manhã gélida, Sherman observou Tony de pé, junto a uma formi-gueira. Mas ele não estava se aquecendo. Estava aquecendo a areia que ia jogarna colina gelada de neve.

O administrador se aproximou, cumprimentou o empregado e lhe falou: Opatrão me disse que você é um excelente empregado.

A reação emocional de Tony foi comovedora. Seus olhos se encheram delágrimas.

Apertou demoradamente a mão de Sherman. Depois, agarrou a pá e foi tra-balhar com um vigor redobrado.

À noite, Tony foi o assunto de todas as conversas. Entre risadas, comentou-se que ele jogava tanta areia nas encostas do morro que daria para cobrir umadúzia deles.

E, mais: ele rira e fizera brincadeiras o dia inteiro.Somente o administrador sabia o porquê do comportamento do operário.Doze anos depois, encontrou Tony trabalhando como Superintendente na

construção de uma ferrovia, em um dos maiores acampamentos de madeireirosdo oeste americano.

Aquele momento em que o senhor me disse aquelas palavras estimuladorasmudou toda a minha vida, confessou Tony a Sherman Rogers.

A palavra tem um poder que inda estamos longe de aquilatar. Seu uso corretoconstrói impérios, destrói vidas.

Sim ou não são palavras monossílabicas, mas que definem rumos para quemas ouve.

Um sim pode concordar com a honra, dignidade. Ou com a corrupção e aganância desenfreada.

Um não pode significar preguiça, indolência e acomodação. Ou motivar al-guém a buscar novos caminhos, ante aqueles que estão a se fechar.

Na educação da criança, sim e não têm pesos específicos.O que significará, no futuro, termos no Mundo um homem de bem ou um

corrupto.A palavra estimula, aquece corações, incentiva.Pense nisso! E, na próxima vez que encontrar alguém triste, chateado, ou

revoltado, lembre de utilizar a palavra adequada para o retirar desse estado.Acrescente um sorriso ao vocábulo que emitir e transformará a tristeza em

serenidade.Adicione um aperto de mão, um abraço às palavras de estímulo e conquista-

rá amigos.Agradeça às pessoas que estão à sua volta por existirem.Expresse em palavras a sua gratidão.Faça-as saber como elas são importantes na sua vida, no Mundo.Faça isso e mudará o rumo de muitas vidas.

A palavra que estimula

Av, Vicente Afonso Paes, 81Porto Firme – MG

(31) 97366328(31)97485048

GESSO ROMANO

Page 8: jornal Abril

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME8

SALÃO NOVO VISUALVISUAL DAS NOIVAS

Faça-nos uma visita, você vai se supreender!

Tel.: (31 3893-1050 - (31) 9777-3280(Denise Maciel)

Rua Benedito Valadares, 153 - Centro - Piranga/MGAv. 18 de Agosto, 326 - Centro - Porto Firme/MG

Aluguel de vestidos de noivasDamas Pagens

Vestidos para festasTernos para noivos e padrinhos

Calçados de grande diversidade de marcas.Garantindo conforto, ótimos preços e condições

de pagamento facilitado.Praça Juquinha Moreira - Centro - Porto Firme

AgradecimentoO Folha de Porto Firme agradece e parabeniza a todos

que contribuem para sua existência, seja através de propa-gandas, matérias, opiniões, sugestões e criticas .

A redação

Jogo Rápido

O médico tenta explicar àmulher do paciente:

- Seu marido precisa de sos-sego absoluto. Eu vou lhe daruma caixa de sonífero e a se-nhora tomará um por noite.

Respondendo a uma enque-te feita por uma revista sobreo melhor processo para o leitenão azedar, uma senhora da ci-dade, respondeu :

- É deixá-lo na geladeira...E a senhora do interior:- É deixá-lo na vaca !

O sujeito liga o rádio eouve a seguinte notícia :

- Atenção, atenção ! APolícia rodoviária informaque acaba de prender os as-saltantes nisseis que rouba-ram o Banco do Brasil. Sãoeles: Sataro Banko, KataroGrana, Fugiro Nakonbi eKabaro e Nakana.

País: BrasilSerie: 6º ano DEscola: EICONMatéria: InglêsCor: PretoLivro: Na Mira doVampiroAutor: Lopes dosSantosMusica: Tchau pravocê (Rebelde)Programa de TV: Novela RebeldeUm amigo (a): Laura Fernandes de SouzaUm desejo: Conhecer a atriz e cantora Lua BlancoMensagem: “O que vale na vida não é o ponto departida e sim a caminhada. Caminhando esemeando, no fim terás o que colher.”

Aline BarbosaCarinhosamente desejamos que o seu aniversario seja

sempre alegre e feliz . Parabéns !

Sr. Zezinho de Souza

As turmas do 6º Ano da Escola Estadual “Imaculada Conceição” demonstraram talento, criatividade e competênciaao apresentarem alguns números no salão paroquial na última sexta-feira.

A partir de uma visita que fizeram à biblioteca da escola - a Biblioteca Padre Raimundo - foi proposto a eles quedesenvolvessem algumas atividades baseadas no que ficaram sabendo sobre a biblioteca durante a visita.

Os alunos ensaiaram e apresentaram com muito entusiasmo uma peça teatral, uma paródia, um desfile e um númerode dança. A professora Fernanda, as bibliotecárias Zélia, Roseli e Glória, o supervisor Paulo Henrique e a DireçãoEscolar parabenizam os alunos pela belíssima apresentação.

Lorena GomesCarvalho

Sorria se puder

Aniversariantes !!!

Ao lado dos familiares e amigos Sr. Zezinho de Souzacomemorou o seu aniversário, com um belíssimo almoçono terraço do Catuta. O Folha de Porto Firme parabeniza edeseja ao Sr. Zezinho muita saúde e votos de felicidades.

LúParece que foi ontem que Deus enviou um anjo em

nossas vidas , um amor de menina.Que o seu aniversario seja sempre de alegrias , saúde e

paz.Te amamos .Seus pais, Francisco e Suely Ramalho.

Brás de BarrosPedimos a Deus que ilumine sempre a sua vida. Saúde,

paz e muitas felicidades. É o que nós desejamos. Felizaniversário.

Quem esta aniversariando este mês é o Prefeito RenatoSantana Saraiva. A você, votos de muita saúde e felicidades.

Renato Santana Sessete

6º Ano brilhando nas apresentações!!!

Page 9: jornal Abril

ABRIL / 2012JORNALFOLHA DE PORTO FIRME 9

• Casa mobiliada, com banheiro internos e externos.• Pisicinas e campo de futebol society.• Área de churrasqueira com cobertura colonial.• Gramado para camping.• Salão de festas.

Espaço paraLazer e Eventos

Sítio Bom JardimRodovia Porto Firme – Piranga Km 186

( à beira do asfalto)Contatos : (31) 9711-8184www.sitiobomjardim.com

Joe Paterno é um dos maiores treinadores da historia, com um dos maiores recordes devitórias seguidas do planeta, e ele defende que vencer não é a coisa mais importante da vida,até porque há várias situações nas quais uma perda ensina mais do que centenas de vitórias.Ao contrário do que afirmam os amadores, vencer não é fundamental, mas preparar-se para avitória é.

Este conceito de que a preparação é mais importante do que a vitória costuma ser difícil deassimilar, em um mundo que tende a afirmar justamente o oposto, no qual as pessoas procu-ram atalhos e maneiras mais rápidas para chegarem aonde querem. Mas os profissionaisentendem isso, porque os profissionais se preparam, dia-após-dia, todos os dias. Vendedo-res profissionais, músicos profissionais, ou até mesmo pessoas profissionais.

Sim, há entre nós pessoas amadoras e pessoas profissionais.Pessoas amadoras são iguais aos “agricultores amadores”. Não levam nada a sério e

estão na “várzea” da vida, tentando colher antes de plantar. Querem já.O outro tipo, pessoas profissionais, fazem o que têm que fazer e sabem colher na hora

certa. Entendem que a preparação é algo que dura toda semana, como faz um jogador pro-fissional. Treina diariamente e, na hora certa, joga de verdade com outros atletas que tam-bém jogam de verdade.

Talvez vença, talvez não, mas ele está em um mundo profissional. Poucos - e bons -vencedores, músicos, atletas, líderes e pessoas estão neste grupo. São vendedores quesabem que o produto não comprado não é uma rejeição pessoal, músicos que voltam aoensaio quando o público amou ou odiou seu show, atletas que tratam a última derrota comopassado e o próximo jogo como uma potencial vitória. E, mais importante, pessoas quevivem a vida buscando vitórias pessoais, cada dia, cada hora. Não contra outros, mas parasuperarem suas próprias limitações.

Pessoas profissionais sabem que têm que mudar todos os dias.Seja uma pessoa profissional e treine dizer as palavras certas nos momentos certos,

treine escutar muito mais do que fala, treine aprender novas coisas, novos modos de ser feliz,de se comportar, de se comprometer, de honrar o que diz a si mesmo. Treine o silêncio, treinenovos pratos e nova culinária, treine sorrir mais, treine sua voz ao telefone com clientes ouamigos, treine escolher novos filmes, novas musicas, novos lugares. Treine se comunicarcom palavras. Treine novos esportes, treine ser mais amigo, treine novas formas de mostrarseu amor, treine dizer não, treine dizer sim. Treine sentir mais. Treine e faça do treinamentoparte integral da sua vida.

Você pode ser um amador em tudo, e ainda assim ser feliz. Mas não pode ser uma pessoaamadora. Você tem que ser um pessoa profissional, que busca melhorar o tempo todo masque não se preocupa em vencer o tempo todo. Como disse Joe Paterno, o desejo de venceré bom, mas o desejo de se preparar é vitalmente mais importante. Prepare-se. Um novojogo começa assim que você termina o parágrafo. Um jogo para profissionais. Quantas daspessoas que estão ao seu redor você poderia chamar de ... pessoas profissionais?

Tenho fé que você ainda vai se arrepender pelo quefez. Não falo isso para voltarmos, mas sim para que vocêaprenda a dar valor a quem te ama. Ficamos juntos noveanos, e com você fiz planos de casar e ter filhos construiro nosso ninho de amor. Mas o que era sonho virou pesade-lo. Fui traída com a minha melhor amiga e a dor da traiçãodói e deixa marcas profundas que não cicatrizam e sempreque são lembradas queimam por dentro. Quando começa-mos, achei que sabia disso, mas pude ver que não tem nemnoção do que essa dor faz com uma pessoa. Não se preo-cupe, tenho certeza de que um dia vai saber. E, quandosentir essa dor, você vai lembrar de mim. Te desejo felici-dade que você não soube me dar, mas que te dei além doque merecia.

Sou amigada e muito apaixonada, mas o que eu sinto étão forte que não consigo me disfarçar. Acho que todos dePorto Firme já sabem.

Se ele demora chegar em casa, eu ligo ou vou onde eleestar. Se não atende o telefone me desespero. Se eu o vejoconversando com outras mulheres, quase me enlouqueço,se sai de carro sozinho fico doente, e tenho medo de darcarona outras mulheres.

Não sei o que fazer. Muitas vezes tentei convencê-loem casar. Mas ele acha que é bobagem e diz que amigadocom fé, casado é.

Já é noite estou a beira de um precipício prestes a mejogar, e se eu me jogar estarei numa escuridão profunda,então selva-me antes que seja tarde demais.

Esta escuro mais ainda posso ver um rio de lágrimas,lágrimas que um dia rolaram no meu rosto, mas você assecou e conseguiu me salvar. Preciso que me salve nova-mente, segure minha mão e não me deixe cair. Só vocêtem o poder de me salvar, pois você é o único que temcondições e sentimentos e pode usá-los e meu favor.

AMSS

Coluna do am r

Falecimento

Não se ouve maisa sua voz me dizen-do “Filho vai comDeus”. O passo es-perto não corre maisem direção à porta àminha espera.

Sua ausência dói,machuca profunda-mente. A minha vidapai, perdeu o brilho.A sua imagem é umaforte lembrança queficará para sempreenraizada em meucoração.

Adeus pai! Vocêfoi o meu melhoramigo, companheiroe com certeza estarájunto de Deus pedindo a ele por nós.

Eternas saudades!Miltinho Ferreira e família.

Pai (Eurípedes Ferreira)

Pessoas amadoras,pessoas profissionais

Page 10: jornal Abril

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME10

RESUMO DAS OCORRÊNCIAS POLICIAISREGISTRADAS EM MARÇO DE 2012

PM REGISTRA SETEOCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO Uma esteticista de 22 anos, no dia 01/03/2012

atravessa a via na Praça Juquinha Moreira, sobre a faixa depedestre, levando uma criança ao colo, quando fora atrope-lada pelo veículo Fiat Uno, vermelho, placa HLQ 3082 queera conduzido pelo taxista José Simague Martins. O taxistatransitava pela citada praça em marcha a ré. Em contatocom a PM, o taxista afirmou não ter visto a esteticista sobrea faixa de pedestre, porém prestou imediato socorro às víti-mas que foram socorridas no Hospital Dom Silvério.

No dia 05/03/2012 a PM abordou um menor, resi-dente na localidade Vinte Alqueires conduzindo a moto-cicleta JTA Suzuki, vermelha, placa HGN 1154. Ao so-licitar do menor os documentos de porte obrigatório, aPM constatou que a motocicleta que ele conduzia estavadevidamente licenciada, porém o menor não portava osdocumentos da motocicleta, além de ser inabilitado. Foraconstatado ainda pela PM que o lacre da placa de identi-ficação da motocicleta estava rompido. A motocicletafora notificada, apreendida e removida para o pátio doAuto Socorro Costa em Conselheiro Lafaiete.

Ainda no dia 05/03/2012 o lavrador Samuel Clau-dino da Silva, residente na localidade Vinte Alqueiresfora abordado pela PM na condução da motocicleta Hon-da CG 150 Titan, preta, placa HGE 3305. Ao solicitar dolavrador os documentos de porte obrigatório a PM cons-tatou que ele era inabilitado, sua motocicleta estava de-vidamente licenciada, porém estava com o lacre da pla-ca de identificação rompido. A motocicleta fora notifi-cada, apreendida e removida para o pátio do Auto So-corro Costa em Conselheiro Lafaiete.

Também no dia 05/03/2012 a PM abordou um me-nor, residente na localidade Toco Preto conduzindo a mo-tocicleta Yamaha DT 180, preta placa GQE 4133. Ao so-licitar do menor os documentos de porte obrigatório, aPM constatou que a motocicleta que ele conduzia não es-tava devidamente licenciada, ele não portava os documen-tos da motocicleta, e a motocicleta faltava diversos equi-pamentos obrigatórios, além de o menor ser inabilitado. Amotocicleta fora notificada, apreendida e removida para opátio do Auto Socorro Costa em Conselheiro Lafaiete.

A Guarnição PM comandada pelo Cabo Jorge, nodia 06/03/2012 flagrou o montador de móveis SidneiFrancisco Lopes conduzindo além dele dois passagei-ros na motocicleta Honda CG 125 Titan, azul, placa GSL6215. Ao solicitar de Sidnei os documentos de porte obri-gatório a PM constatou que ele era inabilitado e sua mo-tocicleta não estava devidamente licenciada, sendo noti-ficada, apreendida e removida para o pátio do Auto So-corro Profeta em Conselheiro Lafaiete.

No dia 13/03/2012 a PM fora informada por popu-lares que o veículo VW Passat, verde, placa GMD 6992estava estacionado há mais de dois dias na Praça Juqui-nha Moreira com a chave de ignição no contato. Apóscontato com moradores do local onde o veículo estavaestacionado, nenhum deles souberam dar informaçõesdo veículo e de seu proprietário. O veículo fora apreen-dido e removido para o pátio do Auto Socorro Costa emConselheiro Lafaiete.

A Guarnição PM comandada pelo Soldado Rodri-gues, no dia 25/03/2012 abordou o autônomo RonilsonLibânio Domingos, na condução da motocicleta HondaNXR 150 Bros, amarela, placa HHD 2003. Ao solicitardo autônomo os documentos de porte obrigatório a PMconstatou que a motocicleta que ele conduzia estava devi-damente licenciada, porém ele era inabilitado e não por-tava os documentos da motocicleta, que fora notificada eliberada para um condutor devidamente habilitado.

COBRADOR DE ÔNIBUS É PRESOPOR DESACATO

Fora preso em flagrante delito pela PM no dia 04/03/2012 o cobrador de ônibus Kleber Eduardo de Lima.Kleber se envolvera numa confusão no interior de umaboate localizada na Praça Juquinha Moreira, estando comvárias lesões pelo corpo. Ao ser indagado pela PM doocorrido, o cobrador de ônibus passou a desacatar ospoliciais de serviço, sendo preso e conduzido para Dele-gacia em Conselheiro Lafaiete.

SÃO REGISTRADOS TRÊS CASOSDE LESÃO CORPORAL

No dia 04/03/2012 o pintor de paredes RhamonJackson Reis dos Santos passava pela Praça José Maci-el, quando foi surpreendido por um cidadão residente nalocalidade Cunhas, zona rural de Piranga, que arremes-

sou um copo em vidro na sua direção, acertando o seurosto. O pintor de paredes que sofreu lesões leves fora so-corrido no Hospital Dom Silvério, acreditando ter sido con-fundido com um amigo dele, já que não conhece e nemtivera problemas com o autor que lhe agredira. Após aagressão o autor evadiu tomando rumo incerto, não sendolocalizado pela PM.

O lavrador José Eduardo Ribeiro Celestino, popularmenteconhecido por Zé de Tote, no dia 17/03/2012 fora agredidopelo segurança José Geraldo Januário, popularmente conheci-do por Nem Coutinho. Conforme declarações do lavrador pres-tadas à PM, ele transitava com seu veículo Fiat Uno pela PraçaJuquinha Moreira, quando deparou com veículo VW Gol con-duzido pelo segurança, parado à frente impedindo sua passa-gem. José Eduardo buzinou algumas vezes para chamar a aten-ção do segurança. Insatisfeito com a atitude do lavrador, JoséGeraldo desceu de seu veículo foi até o veículo do lavrador epassou a agredi-lo e danificar seu veículo. O lavrador que apre-sentava várias lesões pelo corpo e a camiseta que usava rasga-da fora socorrido ao Hospital Dom Silvério. Em contato com aPM o segurança negou ter agredido o lavrador, afirmando terparado seu veículo para desembarque de um passageiro, po-rém havia passagem para o veículo de José Eduardo e, ao ouviras buzinadas, foi até o veículo do lavrador para conversar, to-davia fora recebido com agressões verbais. O veículo do lavra-dor teve a lataria amassada e o vidro do porta malas quebrado.José Geraldo fora preso em flagrante delito pelos crimes delesão corporal e dano, sendo conduzido para Delegacia em Con-selheiro Lafaiete.

O pedreiro Ronaldo Teodoro Marques, na madruga-da do dia 18/03/2012 voltava para casa, quando seu amigoCarlos Gonzaga Cipriano o chamou e lhe pediu que o es-perasse. Ao aproximar do pedreiro, Carlos sem motivosjustificados passou a agredi-lo, causando-lhe várias lesõespelo corpo. Ronaldo que fora socorrido no Hospital DomSilvério não soube informar o que levara Carlos lhe agre-dir, já que ambos são amigos. Em rastreamento Carlos nãofora localizado pela PM.

PM REGISTRA DOIS FURTOS NAÁREA URBANA

Alguém não identificado pela PM provavelmente namadrugada do dia 04/03/2012 após arrombar a janela doquarto de visitas da residência de um lavrador de 34 anos,na localidade Inhambu, ali entrou e dali furtou um televi-sor de “14” polegadas, do qual o lavrador não recordou amarca e um aparelho de DVD, marca Philips. O lavradornão apontou nenhum suspeito para PM.

Provavelmente na madrugada do dia 06/03/2012 al-guém não identificado pela PM, após arrombar a porta dosfundos da Escola Municipal “Egídio Pontes”, na localidadeVarginha, ali entrou e dali furtou dois botijões a gás, papelhigiênico, desinfetante, sabão em barra, uma bacia em plás-tico e uma panela grande em ferro. Uma funcionária da es-cola, que acionou a PM não apontou nenhum suspeito.

LAVRADORA É AMEAÇADA POR EX-MARIDO

Uma lavradora de 24 anos, residente na localidadeMatinha, vem sendo ameaçada pelo ex-marido, que frequen-temente a importuna em sua residência e, lhe procura semprearmado com uma faca intimidando a ela e seus familiares.

SÃO REGISTRADOS TRÊS CASOS DEAGRESSÃO

Uma dona de casa de 28 anos, residente à Rua SantoAntônio e outra dona de casa de 18 anos residente no BairroJosafá Sobreira, no dia 07/03/2012 agrediram se mutua-mente, quando uma irmã e uma amiga das donas de casaintervieram e separaram a confusão.

No dia 21/03/2012 uma dona de casa de 47 anosresidente na localidade Caeté narrou que seu marido, umlavrador de 45 anos, que faz uso de bebida alcóolica chegaem casa e, sem motivos justificados passa agredi-la e difa-má-la, chamando-a de vagabunda e outras palavras de baixocalão. A dona de casa narrou ainda para PM que seu mari-do agride fisicamente e verbalmente sua filha menor.

O lavrador Leonardo Adriano Lázaro fora preso emflagrante delito pela PM no dia 29/03/2012, após agredir etentar estuprar sua irmã, uma lavradora de 28 anos, resi-dente na localidade Braço Forte, zona rural de Porto Fir-me. A lavradora narrou para PM que não é a primeira vezque seu irmão tentou estuprá-la, já que uma vez ele admi-tiu ter mantido relação sexual com ela enquanto ela dor-mia. A lavradora nunca denunciara a irmão, por temer asameaças que ele lhe fazia. No dia que a PM fora acionada,Leonardo havia deitado sobre a irmã e a segurado, enquantoela gritava por socorro. Para tentar dominar a irmã, Leo-

nardo chegou a estrangulá-la e, só desistiu de sua inten-ção ao notar que sua tia que mora a poucos metros, esta-va vindo em socorro da lavradora, que aproveitou parafugir do agressor pulando a janela da casa. Passado al-gum tempo a lavradora voltou para casa, quando Leo-nardo tirando seu órgão genital para fora e, com um pre-servativo masculino na mão, disse para irmã que elespoderiam ter mantido relação sexual sem problemas, poisestariam protegidos. Em contato com a PM o lavradornegou as acusações de tentativa de estupro, admitindoapenas ter agredido sua irmã. Tanto a lavradora quantosua tia, narraram para PM que Leonardo é uma pessoamuito agressiva, que causa medo nos moradores da loca-lidade onde reside. A lavradora fora socorrida no Hospi-tal Dom Silvério. Leonardo fora preso e conduzido paraDelegacia em Conselheiro Lafaiete.

DIARISTA É CALUNIADA POR EX-PATROA

Uma diarista de 27 anos, residente à Rua São José,no dia 07/03/2012 tomara conhecimento através de umaamiga que sua ex-patroa e seus familiares estariam lhecaluniando pelas ruas da cidade, prejudicando sua honrae boa fama perante a sociedade. A ex-patroa estaria acu-sando a diarista de ter furtado em sua residência, ondetrabalhara por quatro dias, um secador de cabelos e umpar de sandálias pertencentes à nora da ex-patroa. Aotomar conhecimento do ocorrido a diarista foi até a resi-dência da ex-patroa, onde ela confirmou o furto, porémnão a apontou como suspeita. O esposo da ex-patroa nar-rou que ladrão rouba e ninguém vê. Um filho da ex-pa-troa queria vir até a casa da diarista e procurar os objetosfurtados, porém fora impedido por sua mãe.

LADRÕES FURTAM EM ESCOLAESTADUAL

Alguém não identificado pela PM, provavelmentena madrugada do dia 16/03/2012 após arrombar a portada secretaria e da diretoria da Escola Estadual “Imacula-da Conceição”, ali entrou e dali furtou um Notebookmarca Acer Aspire, cor preto e um Data Show, marcaLG, cor preto. O diretor da escola que acionou a PM nãoapontou nenhum suspeito.

MICRO EMPRESÁRIO É PRESO POREMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Fora preso em flagrante delito pela PM no dia 25/03/2012 o micro empresário Afonso Martins Ramos, resi-dente na cidade de Viçosa/MG. A Polícia Militar receberauma ligação anônima dando conta que o veículo VW Fus-ca, vermelho, placa GRX 0936 transitava pela MGT 482,sentido Porto Firme, quando numa curva seu condutorperdeu o controle direcional do veículo, vindo a “rodar” oveículo, que ficou atravessado na pista de rolamentos, atra-palhando trânsito de outros veículos. O denunciante queajudou o micro empresário a recolocar na posição corretao veículo na pista de rolamentos novamente, narrou aospoliciais que o condutor do veículo apresentava sinais for-tes de embriaguez. De imediato uma Guarnição da PMdeslocou para o local, quando logrou êxito em localizar oveículo próximo à localidade Vitória, percebendo que seucondutor dirigia o veículo em zigue zague e, antes de serabordado o micro empresário chocou seu veículo contrauma placa de sinalização na via. Ao ser abordado a PMconstatou que Afonso era habilitado e seu veículo estavadevidamente licenciado. Indagado se havia ingerido bebi-da alcoólica respondeu positivamente. O micro empresá-rio fora encaminhado ao Hospital Dom Silvério, onde omédico de plantão constatou a embriaguez. Afonso forapreso e conduzido para Delegacia em Conselheiro Lafaie-te, sua CNH e o CRLV de seu veículo foram recolhidos eseu veículo apreendido e removido para o pátio do AutoSocorro Costa em Conselheiro Lafaiete.

DONA DE CASA É INJURIADA PORVIZINHO

Uma dona de casa de 35 anos residente na localida-de Braço Forte fora injuriada por seu vizinho um apo-sentado de 80 anos. O aposentado estaria tecendo co-mentários desonrosos a respeito da dona de casa prejudi-cando sua honra e boa fama perante a sociedade. O apo-sentado estaria dizendo entre outras coisas aos morado-res da localidade que ele é vagabunda, não dá assistênciapara seu marido e não é mulher de igreja nada.

Fonte: Polícia Militar de Porto Firme."NÃO QUER VIRAR NOTÍCIA NÃO SE

ENVOLVA COM A POLÍCIA"

Page 11: jornal Abril

ABRIL / 2012JORNALFOLHA DE PORTO FIRME 11

Por Karina Porto Firme

Na última edição contei por onde anda Mauro Jan-notti, filho do saudoso casal Sr. Lauro e Dona Jacyra.Este mês vou contar a linda história do Willian de Paulode Zé Arcanjo, também conhecido como Paulo Pei-xeiro. Willian e eu estudamos juntos em PF e foi mui-to bacana bater este papo com ele.

Sabem aquelas pessoas focadas, que lutam por seusobjetivos e enfrentam todas as dificuldades de frente,sem baixar a cabeça? Assim é Willian Ventura Ferrei-ra. Ele saiu da terrinha há 12 anos e foi para o Rio deJaneiro. Como muitos jovens, ele foi atrás dos seussonhos. Na sua listinha estava conseguir um bom di-nheiro para fazer faculdade, compra um carro, umapartamento... A vida deu voltas e hoje Willian viveem Juiz de Fora e é sócio de uma casa de sanduíchesnaturais, a Vanille. Mas até aqui, muita água passou por debaixo da ponte...

“Não foi fácil minha vida no início, em uma cidade grande como o Rio. Logo eu,um caipira do interior, com o segundo grau recém concluído, sem nenhuma experi-ência. Cheguei a passar fome, a dormir no chão em uma quitinete de 6 m² num calorde 40ºC. Pensei muitas vezes em desistir, mas lembrava das minhas metas e objeti-vos. Consegui seguir em frente!”, conta orgulhoso.

Quando se mudou para o Rio, um dos seus primeiros empregos foi em uma gran-de rede de lojas de material de construção no setor de logística. “Trabalhei comvárias pessoas de Porto Firme lá como Isac Natorio, Solis de Lilia, Wellington deDomingos, Kiko de Lurdinha de Antônio Gonçalves, dentre outros. Me lembro queera uma festa só, me sentia em PF... Sempre tinha um portofirmense com uma histó-ria diferente pra contar da cidade, uma fofoca, recado... Era muito bacana!”, lembra.

A vida de Willian mudou com um convite de outro portofirmense recém chegadoà cidade maravilhosa. Chumbinho de Nenego (eu já contei sua história aqui, masajudo vocês a lembrarem, sob o nome de Kiko Faria, ele atualmente é o chef dorestaurante Quadrifóglio e Quadrifóglio Caffé no Rio de Janeiro), Chumbinho tro-cou São Paulo pelo Rio e levou Willian para trabalhar com ele no restaurante Fasano.“Ele me levou para trabalharmos juntos, só que fui designado para ficar em outro setordo restaurante Gero (empresa do grupo Fasano)”. A novidade que, a princípio não foracombinada, acabou aproximando Willian daquilo que se tornaria sua paixão, a confei-taria. “Me apaixonei de cara! A confeitaria cheia de sobremesas sofisticadas, sorvetesartesanais italianos sem nenhum conservantes, de pães europeus... coisa que eu nemsonhava que existia... Trabalhei lá por 8 anos e cheguei ao cargo de sub-chefe”.

Há pouco mais dois anos, mais uma vez, o “acaso” ajudou Willian. Durante umaconsultoria que foi fazer em Juiz de Fora para um amigo chefe de cozinha, ele foiconvidado por um grande empreendedor local para ser sócio de uma casa de sandu-íches, sorvetes e sobremesas. A oportunidade virou a Vanille, hoje tida como a me-lhor casa de sanduíches da cidade.

E tem mais novidades!! Há cinco meses Willian foi pai de uma menina linda, aLilian. “Ela é minha razão de viver”, conta o papai babão! E quem pensa que sua vidavai parar por ai, engana-se. “Este ano termino a faculdade de Administração pela Está-cio de Sá e pretendo fazer uma especialização logo em seguida em Gestão de Produ-ção. Não está sendo fácil estudar, trabalhara e ajudar a Monique a cuidar da Lilian, masno final tudo vale a pena!”. Vale mesmo Willian, você é exemplo claro disto! Todos nóstorcemos muito para que você consiga fazer tudo que sempre sonhou!

Antes de partir, Willian fez questão de mandar um recadinho final. “Agradeço aDeus por ter nascido em Porto Firme, e ter passado minha adolescência em um lugartão tranqüilo com tantos amigos ao meu redor. Convido a todos os portofirmensesque vierem a Juiz de Fora para conhecerem o Vanille. Temos uma unidade no Shop-ping Independência, outra no Shopping Alameda, onde fica toda nossa produção,uma loja no centro e outra, a mais nova, no Centro de Vivência da UFJF”, detalha.Duvido que alguém vai deixar de provar suas delícias, hein!? Quando eu for prasbandas daí, minha vista tá garantida viu!?

Promessa feita, agradeço demais ao Willian por compartilhar parte da sua vidacom a gente. Pessoal, mês que vem eu volto com notícias sobre outro portofirmenseperdido por esse Brasilzão... Beijão, Galera!

Sugestões: [email protected]

Por Onde Anda Criando um Monstro - “O NÃO DE ELOÁ”DRª MARIA ISABEL, PROFESSORA DE PSICOLOGIA, SP.

O que pode criar um monstro?O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas

jovens por... Nada? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? Asituação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental?Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo,entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a políciapor mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?

O rapaz deu a resposta: ‘ela não quis falar comigo’. A garota disse não, não queromais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não.

Seu desejo era mais importante. Não quero ser mais um desses psicólogos de araqueque infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muitosimplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.

Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei queo não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.

Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapazde 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do talapartamento a puxões de orelha. Faltaram outros pais dizerem que NÃO iriam atender aopedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, játinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo demandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da im-prensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse com-pulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim. NÃO.

Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de

medo de dizer não às crianças.Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos (e algunsmaridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Norasque não conseguem dizer não às sogras. Chefes que não dizem não aos subordinados.Gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns mons-tros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quandoescutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do geren-te do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.

Os pais dizem, ‘não posso traumatizar meu filho’. E não é raro eu ver alguns tomandotapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos osdias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.

Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer:Não, você não pode bater no seu amiguinho.Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.Não, você não vai passar a madrugada na rua.Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.Não, essas pessoas não são companhias pra você.Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.Não, aqui não é lugar para você ficar.Não, você não vai faltar na escola sem estar doente.Não, essa conversa não é pra você se meter.Não, com isto você não vai brincar.Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem

sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dámuitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Batem em professores. Furam o pneudo carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acre-dito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tran-quilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa,um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - étambém responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando, também aprende adizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pes-soas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo quesejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara.

Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meucaminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nemsempre consigo, mas tento.

Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está asolução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Acho que esta leitura dispensa qualquer comentário... Não é mesmo?Marisa Gonçalves - [email protected]

Ser e Conviver

AgradecimentoEm nome dos paroquianos, gostaria de agradecer o nosso querido e estimado

amigo Pe. Luiz da Paixão pelos trabalhos prestados, ao longo desses seis anos equatro meses, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme. Elecontribuiu muito para que nossa Comunidade pudesse crescer na caminhada Pastoral,no amor a Jesus Cristo e na vivência fraterna. Pe. Luiz está indo embora, mas ficarápresente na memória e no coração dos portofirmenses, a final de contas, como dizuma música conhecida de todos nós: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdodo peito”. Pe. Luiz, muito obrigado por tudo o que você fez por nossa comunidadeparoquial de Porto Firme, obrigado pela convivência conosco e sucesso nessa novamissão. Ah! Saiba de uma coisa, a casa continua sendo sua, portanto, volte sempre enunca se esqueça de nós, pois sempre nos lembraremos de você com carinho egratidão. Que Deus continue te abençoando e que você seja muito feliz. São osvotos do Pe. Werques e de toda a Comunidade Católica de Porto Firme.

Page 12: jornal Abril

ABRIL / 2012 JORNALFOLHA DE PORTO FIRME12

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho A entrada solene de Jesus em Jerusalém foi um dos espetáculos mais gloriosas que a

História registra. O Evangelista desceu a detalhes: “Enquanto Jesus passava, o povo iaestendendo suas roupas no caminho. Quando chegou perto da descida do monte dasOliveiras, a multidão dos discípulos, aos brados e cheia de alegria, começou a louvar adeus por todos os milagres que tinha visto” (Lc 19 36-37).

A aclamação era significativa: “Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz nocéu e glória nas alturas!”.Surge então a grande questão: Como é que Jesus sendo Deus e,portanto, sabendo que iria ser crucificado e objeto de zombaria daquele mesmo povopermitiu aquela consagração? Ele via por detrás dos braços que no ar o aplaudiam ofulgurar das espadas e o levantar de punhos cerrados a clamarem pela sua crucifixão.Qual a razão pela qual Ele permitiu todo aquele alvoroço, toda aquela festa?

Na resposta está a grande lição deste Dia de Ramos. É que Ele queria ensinar quepodemos aceitar a consagração humana, mas devemos sempre desconfiar dela. Ele deseja-va mostrar qual o verdadeiro valor do triunfo terreno. Ele almejava alertar seus seguidoressobre qual a autêntica conquista que deveriam buscar, oferecia uma verdadeira filosofia devida a seus epígonos.

É inato ao ser humano o anseio pela gratidão, pelo reconhecimento, pela glória.Lançado em terrível desgraça pelos deuses Ulisses, rei lendário de Ítaca, passou portranses os mais cruéis. Seu pensamento, porém, estava continuamente no seu reino,onde receberia com Penélope, sua esposa e com Telêmaco, seu filho a glorificação peloseu triunfo em Tróia.

Isto lhe deu ânimo e vigor na disputa com Ájax, fez com que ele vencesse o gigantePolifemo e escapasse das insídias de Circe, não o deixou seduzir pelo canto das sereias.As tempestades do mar não o detiveram, pois estava ansioso pelas honras de súditos. Ohomem é assim: o desejo da glória o atrai, a admiração dos outros o encanta, o aplausoo deslumbra. Imortalizar-se em obras “mais perenes que o bronze” o arrebata. Isto,afastado o vão orgulho, a vaidade simplória, a detestável arrogância, a antipática petu-lância, é um bem.

Com efeito, tais aspirações projetam ser humano a conquistas grandiosas que fazemos sábios, os heróis dos altares pátrios, os cientistas famosos, os gênios extraordináriosque, olhos fixos na consagração de seus contemporâneos e pósteros, pontilham o mundocom seus feitos memoráveis. Os triunfos terrenos, porém, são ilusórios. São sombrasque passam, névoa que os lábios da inveja logo dissipam, nuvens que se desfazem, setaluminosa que fende os ares e logo se apaga, meteoro que depressa desaparece, flor quebreve se emurchece. São passageiros e imediatamente são olvidados, lançados no es-quecimento.

O mesmo sol que os contempla pela manhã os vê fenecer à tarde. Os homens são emtodos os tempos os mesmos: mudam-se rapidamente seus sentimentos, suas aprecia-ções, suas atitudes e hosanas se transforma em brados de morte, como aconteceu comJesus. Eis aí a grande lição do dia de hoje. Na terra misturam-se o bem com o mal, oencômio com a injúria, a ventura com o desar, a alegria com a tristeza, a aclamação como ultraje, o elogio com a calúnia.

A rainha das flores, a rosa, é bem o símbolo desta realidade. Os espinhos circundama beleza desta flor como que patenteando a vida humana. Então, como não há nesta vidarosa sem espinho, nem pérola sem limo ou prata sem liga, nem sol sem sombras, nemcéu sem nuvens, nem peixes sem espinhas, assim não há glória terrena sem o travo dosultrajes. O triunfo humano conhece sempre o fel da humana inveja. Isto acontece comrapidez impressionante, pois, se no decorrer do ano há inverno e verão e entre elesmuitos meses; dia e noite e entre eles vinte e quatro horas, para existirem o elogio e odesprezo, hosanas e gritos de morte, loas e injúrias basta um instante.

Portanto, o que cada cristão deve aspirar é sempre o aplauso de sua consciência quan-do pratica o bem, sem se importar com os juízos humanos. Cristo conhecerá o seu verda-deiro triunfo após os tormentos da Cruz. É pela cruz que se chega à gloria verdadeira! Eisporque a liturgia da Missa do Domingos de Ramos apresenta a narrativa da paixão e mortedo Redentor.

A lição do Domingo de Ramos

Procissão e benção celebram o Domingo de Ramos em Porto Firme. data lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo, aclamado pelo povo com ramos de

oliveira,em jerusalém.

Jerusalém: conheça a terra onde Jesus nasceu

O Folha de Porto Firme agradece a colaboração de Dorinha Barbosa pelas fotosconcedidas ao Jornal em sua viagem à Jerusalém no dia 05 de junho de 2011.

Prefeitura Municipalde Porto Firme informa

Os contribuintes que pagarem o IPTU(Imposto Predial e Territorial Urbano) até

o dia 30 de abril terão 10% de desconto.

Prefeitura Municipal de Porto Firme sempretrabalhando por um futuro melhor.

Cafarnaum (Onde Jesus pregou e onde moravamvários apóstolos, a começar por Pedro)

Vista parcial de Jerusalém

Igreja Mesquita

Mar Morto - ponto mais baixo da terra, 400metros abaixo do mar, com suas águas extrema-mente salgadas, mas com propriedades de cura

que atraem gente do mundo inteiro

Muralha - muro que divide Jerusalém da partemoderna Muro das lamentações

Árvore de JericóVila Dolorosa, caminho que Jesus percorreu,

carregando a cruz, até o sacrifício final