Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União...

11
Dezembro 2018/Janeiro 2019 - Nº 174 - Ano 46 - www.ammg.org.br associação médica Jornal da de Minas Gerais Atuação Cencon terá mais espaços para eventos Página 7 Saúde Brasileiros aderem ao ‘Mais Médicos’ Página 9 Especialidade Inserção dos Cuidados Paliativos no SUS Página 15 Após uma eleição acirrada e medidas que impactaram no sistema de saúde brasileiro, os governantes que assumem seus cargos, neste mês de janeiro, contam com o apoio das entidades representativas da classe médica para que o setor retome o desenvolvimento e possa cumprir o que manda a Constituição, garantindo assistência médica de qualidade a todos os cidadãos do país. Páginas 10 e 11 O futuro da saúde no Brasil Niyazz

Transcript of Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União...

Page 1: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Dezembro 2018/Janeiro 2019 - Nº 174 - Ano 46 - www.ammg.org.br

associaçãomédica

Jornal da

de Minas Gerais

Atuação

Cencon terá maisespaços para eventosPágina 7

Saúde

Brasileiros aderem ao‘Mais Médicos’ Página 9

Especialidade

Inserção dos CuidadosPaliativos no SUS Página 15

Após uma eleição acirrada emedidas que impactaram no sistema

de saúde brasileiro, os governantesque assumem seus cargos, neste

mês de janeiro, contam com o apoiodas entidades representativas da

classe médica para que o setorretome o desenvolvimento e possa

cumprir o que manda aConstituição, garantindo assistência

médica de qualidade a todos oscidadãos do país.

Páginas 10 e 11

O futuro dasaúde no Brasil

Niyazz

Page 2: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

No dia 1º de novembro, oDiário Oficial da União (DOU)trouxe o texto do novo Códigode Ética Médica (CEM), que en-trará em vigor em 180 dias, apóssua publicação. A partir de maio,estudantes e profissionais de me-dicina de todo o país terão acessoà versão atualizada da edição quecirculava desde 2009. De acordocom o presidente do CFM, CarlosVital, temas como inovações tec-nológicas, comunicação em mas-sa e relações em sociedade foramabordados. No entanto, segundoele, ao atender uma necessidadenatural e permanente de aperfei-çoamento, a revisão do CEM foifeita zelando os princípios deon-tológicos da medicina, sendo umdos mais importantes, o absolutorespeito ao ser humano, com aatuação em prol da saúde dos in-divíduos e da coletividade, semdiscriminações.

O novo CEM mantém o mes-mo número de capítulos, queabordam princípios, direitos e de-veres dos médicos. Do conjunto

aprovado, há alguns trechos quemerecem destaque, como o artigo

que estabelece os limites para ouso de redes sociais pelos médicos

no exercício da profissão. Outroponto relevante se refere às nor-mas que definem a responsabili-dade do médico assistente, ou seusubstituto, ao elaborar e entregaro sumário de alta. O Código tam-bém assegura ao profissional o di-reito de recusa do exercício damedicina em qualquer instituição(pública ou privada) sem condi-ções de trabalho dignas, colocan-do em risco a saúde dos pacientes.

Entre as proibições, ficam ve-dadas ao médico: a prescrição ea comercialização de medicamen-tos, órteses, próteses ou implantes(de qualquer natureza), cuja com-pra decorra de influência direta,em virtude de sua atividade pro-fissional. A regra reforça o com-promisso ético da categoria como bem-estar e a saúde dos pacien-tes, coibindo interações com fimde lucro, incompatíveis com osprincípios da boa medicina.

O novo texto já pode seracessado pelo link: https://siste-mas.cfm.org.br/normas/visuali-zar/resolucoes/BR/2018/2217.

No dia 17 de novembro, na sededa Associação Médica de Minas Ge-rias (AMMG), aconteceu o 7º Cursode Ética Médica, promovido peloConselho Regional de Medicina deMinas Gerais (CRM MG). A ediçãocontou com o apoio da AMMG e

da Sociedade dos Acadêmicos deMedicina de Minas Gerais (Sammg),e serve como pontuação no concur-so junto à Associação de Apoio à Re-sidência Médica de Minas Gerais(Aremg). Mais informações sobrenovas datas: www.crememg.org.br.

Tomou posse, no dia sete de dezembro, a nova diretoria da Sociedade dosAcadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), gestão 2018/2019.Sentados da esquerda para a direita estão: Priscila Magalhães Esteves deSales (Comissão de Comunicação Social e Marketing); Fernanda DutraMansur (Comissão Estrutural); Pablo Seiji Serrano Furukawa (Comissão deEnsino Médico); Júlia Sampaio Coelho (Comissão Científica); e NatháliaLacerda Eller Costa (secretária de Relações Externas). E em pé da esquerdapara a direita: Mariana Rodrigues (secretária de Finanças); LudmilaAparecida de Almeida (Comissão Cultural); Henrique Cruz Baldanza(presidente); Elisa Milagres Maciel (secretária Geral); Cristina MarquesSecundino (Comissão de Assuntos do Interior).

Novo Código de Ética vigora em maio

Curso de Ética Médica

Márcio Arruda/CFM

Clóvis Campos

Página 2 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

ENSINO

JORNAL DAassociação

médica

O presidente do CFM, Carlos Vital, afirma que a revisão do CEM foi feitazelando os princípios deontológicos da medicina

Page 3: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Página 4 • Dezembro 2018/Janeiro 2019 Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 5

OPINIÃO OPINIÃO

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

Cartas

Car tas de vem ser en vi a das à As ses so ria de Im prensa da AMMG,po dendo ser pu bli ca das no todo ou em parte. En d.: Av. João Pi nheiro, 161, Cen tro, BH - MG. CEP 30130-180E-mail: [email protected]. Fax: (31) 3247 1632.

ClassimédicoAluguel casas - Alugo duas casas para temporada, umapara até sete pessoas e outra para até 12 pessoas, naPraia dos Castelhanos, em Anchieta (ES). A duas qua-dras da praia, ideal para famílias. Contato, mais infor-mações e fotos: Dr. Evaldo D’Assumpção, [email protected] ou (28) 99992 9269 (WhatsApp).

Aluguel sala - Alugo sala montada, em clínica com ar-condicionado, secretária, internet (Wi-Fi), garagem esala de curativos anexa. A um quarteirão do ShoppingPátio Savassi, em Belo Horizonte. Contato: Dr. EdmundoAhouagi, falar com Antônia, (31) 3226 3306.

Aluguel turnos - Alugo turnos em clínica em Contagempara especialistas nas áreas de geriatria, ginecologia,pneumologia e reumatologia. Além de infraestruturacompleta e excelente localização, disponibilizamos am-pla carteira de convênios. Contato: Dr. Ewaldo BayãoJúnior, tratar com Ângela Miranda: (31) 3370 3604 /98772 1841.

Apartamento - Vendo apartamento reformado, 3 quar-tos, no bairro Gutierrez, ótima localização, com porteiro24 horas. Contato: Dr. Carlos Eduardo Sobreira Maciel,(31) 99602 5440.

Sublocação - Subloco turnos em consultório bem de-corado, com recepcionista, ar-condicionado, internet,ponto nobre, próximo ao Shopping Diamond e HospitalMater Dei. Contato: Dra. Maria Helena de VasconcelosGonçalves, (31) 2555 5767 / 99944 5767.

Horário em consultório - Turnos manhã, tarde e noiteem bairro nobre de Belo Horizonte, bem localizado, commanobrista e vagas para clientes. Ambiente requintadoe bem decorado. Aberto aos sábados, conta com equipemultidisciplinar. Contato: Dr. Lucas Penchel, tratar comIsabela: (31) 99100 0551.

Presidente:Maria Inês de Miranda LimaVice-Presidente:Fábio Augusto de Castro GuerraSecretário Geral:Gabriel de Almeida Silva JúniorPrimeira Secretária:Regina Fátima Barbosa EtoDiretor Financeiro:Maria Aparecida BragaDiretor Financeiro Adjunto:Alcebíades Vitor Leal FilhoDiretor Administrativo:Odilon Gariglio Alvarenga de FreitasDiretor Administrativo Adjunto:Ricardo Alexandre de SouzaDiretor Científico:Agnaldo Soares LimaDiretora Científica Adjunta:Luciana Costa SilvaDiretor de Defesa do Exercício Profissional:Juraci Gonçalves OliveiraDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos Legislativos:Marcelo Versiani TavaresDiretor Adjunto de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos de Remuneração:Márcio Silva FortiniDiretor de Benefícios:Paulo BastianettoDiretor de Comunicação e Marketing:Luiz Carlos Molinari GomesDiretor Adjunto de Comunicação e Marketing:Francisco Carlos Salles NogueiraDiretor de Promoções Culturais:Marconi Gomes da SilvaDiretor de Assuntos do Interior:Paulo Roberto RepsoldDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Armando Fortunato FilhoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Lineu Henriques Camargos JúniorDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Manoel Neves Torres NetoDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Melicégenes Ribeiro AmbrósioDiretor Adjunto de Assuntos do Interior:Roberto Carlos Machado

Jornal da AMMGReportagem e redação:Daniela Colen, Nétali Leite e Renata ClímacoAssessoria de Imprensa da AMMGAvenida João Pinheiro, 161, CentroCEP 30130-183 - Belo Horizonte/MGTelefone: (31) 3247 1600 - Fax: (31) 3247 1632E-mail [email protected] www.ammg.org.brEditoras e jornalistas responsáveis:Daniela Colen – MG 6966 JPNétali Leite - MG 07842 JPRenata Clímaco – MG 6341 JPDiagramação e editoração:3R Comunicação – Telefone: (31) 3643 4423CTP e impressão: EGL EditoraDistribuiçãoEmpresa Brasileira de Correios e TelégrafosPublicidade: 3R Comunicação – (31) 3643 [email protected]

O Jornal da AMMG é uma publicação bimestral,com tiragem de 17.000 exemplares. É proibida a re-produção do conteúdo, sem autorização prévia. Osartigos assinados não refletem, necessariamente, aopinião da entidade. Produtos e serviços anunciadosnesta edição são de responsabilidade de seus anun-ciantes. A AMMG não se responsabiliza pelo con-teúdo ou a certificação dos eventos realizados porterceiros em suas dependências.

Expediente

Sócios quites com a AMMG interessados em anunciar gratuitamentenesta seção devem entrar em contato pelo telefone (31) 3247 1615ou pelo e-mail [email protected].

O novo Congresso toma posse em fevereiroe o presidente eleito já está montando sua equipepara governar o Brasil a partir de janeiro. Dese-jamos que consigam resolver os graves proble-mas do nosso país, principalmente na área dasaúde, apontada como uma das prioridades pelopovo brasileiro.

Antes da eleição, as entidades médicas deramuma relevante contribuição aos candidatos: umaagenda pública, intitulada Manifesto dos Médicosem Defesa da Saúde do Brasil. O documento,que também é assinado pela Associação MédicaBrasileira (AMB), foi elaborado no XIII EncontroNacional de Entidades Médicas (XIII Enem) e tema finalidade de assegurar os direitos dos pacientese a qualidade do exercício da medicina e do aten-dimento em saúde no país.

O Manifesto reúne mais de 30 propostas prio-ritárias e exequíveis. Entre as questões conside-radas urgentes estão a defesa do Sistema Únicode Saúde (SUS); uma maior participação da Uniãono investimento e no custeio do setor; a qualifi-cação da gestão para a melhoria da infraestruturapara atendimento à população; fortalecimentode mecanismos efetivos de fiscalização, controlee avaliação dos gastos públicos em saúde.

Outros temas do Manifesto, defendidos pelaAMB e pela Associação Médica de Minas Gerais(AMMG), são o Exame Nacional Obrigatório deProficiência em Medicina e a Carreira de Médicode Estado, sob responsabilidade da União.

O exame é necessário para proteger os pa-cientes de serem atendidos por médicos malfor-

mados, e também, para exigir mais qualidadedas escolas médicas na formação dos futurosmédicos. Com o exame, só poderá exercer asatividades quem estiver preparado.

Já a Carreira de Médico de Estado irá per-mitir ao profissional se deslocar para regiõesmais afastadas com suas famílias, dando a elecondições como piso salarial fixado por lei; es-tabilidade no emprego; oportunidade de plane-jar o seu crescimento.

Com a saída dos cubanos do Mais Médicos,30 mil médicos brasileiros se inscreveram no edi-tal, provando que não faltam médicos no Brasil.Somos mais de 458 mil, número suficiente paraatender a população. Só precisamos de condi-ções de trabalho e políticas sérias em defesa dasaúde do Brasil.

* Diretor de Defesa do Exercício Profissionalpara Assuntos de Remuneração da AMMG e

diretor de Atendimento ao Associado da AMB

Editorial

Em 2019, maisSaúde para o Brasil!

Arquivo Aremg

Em destaque

Clóv

is Ca

mpo

s

Márcio Silva Fortini*

A presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Maria Inês de Miranda Lima, participou,no dia 15 de dezembro, de reunião com a Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais(Aremg), para a apresentação dos trabalhos de Conclusão do Projeto de Incentivo Financeiro paraDesenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Programa de Residência Médica (TCPRM), do ano de2017. Na ocasião, o presidente da Aremg, Júlio Dias Valadares, falou sobre a Plataforma deResidências em Saúde, para residentes, preceptores e coordenadores das instituições, com o objetivode otimizar e melhorar a eficiência e eficácia dos Programas de Residências Médicas dos hospitaisassociados à Aremg. Projetos importantes como o de cooperação técnico-científica, que permite aosassociados da Aremg usufruirem, gratuitamente, dos serviços oferecidos pela Biblioteca Virtual daAMMG, foi fechado com a Aremg que está sempre em busca de valorizar e premiar os residentes.

Chegamos ao final de mais um ano!Tempo de reflexão do que produzimos,dos nossos erros e acertos, e hora deavaliar novas possibilidades sob outrasperspectivas.

Analisamos positivamente, como umtodo, os nossos trabalhos. A diretoria cien-tífica inovou com o projeto AMMG Re-views, disponibilizando aulas, via Work-place, de diretores das sociedades de es-pecialidades sobre os mais diversos temasdentro da medicina. Médicos de todo oestado tiveram acesso não apenas a essematerial, mas assistiram a outra grandeiniciativa que é o Estúdio AMMG: eventomensal de interesse da classe médica comdiscussão interativa e, por vezes, aberta àcomunidade pelo Facebook.

As atividades continuaram com a par-ceria entre a Biblioteca Virtual e a Asso-ciação de Apoio à Residência Médica, dis-ponível para residentes de hospitais vin-culados ao Programa de Residência Uni-ficado. Também pela Biblioteca, friso aatualização da Revista Médica, com a pu-blicação de vários suplementos, ação queenvolveu toda a diretoria. É importanteressaltar o enorme quórum nas quatroedições dos cursos de Medicina Baseadaem Evidências, realização conjunta como grupo Mais Evidências, e ainda o cursode Ética Médica, o qual apoiamos o Con-selho Regional de Medicina. Reunimosmais de duas mil pessoas entre profissio-nais médicos e acadêmicos nesses eventos.

Para fechar bem o ano e iniciar melhorainda 2019, iniciamos uma reforma paraflexibilizar o Centro de Convenções eEventos da AMMG. O Salão MultimeiosHilton Rocha poderá ser transformadoem sala de aula, quando necessário, comestruturas modulares. O segundo andarterá condições de ser adaptado para re-ceber estandes. Serão várias alternativaspara atender públicos e eventos diversos.A capacidade de circulação será de até1200 pessoas.

Nosso empenho tem sido para firmar,cada vez mais, a Associação Médica comoa Casa do médico mineiro. Queremosatender às necessidades dos nossos sócios,das sociedades de especialidades e de ca-da colega que conosco viercolher os frutos do asso-ciativismo!

PresidentePalavra da

Maria Inês de Miranda Lima

Clóv

is Ca

mpo

s

Ao leitorPor meio de sua diretoria,

a Associação Médica de Mi-nas Gerais deseja aos médicose estudantes de medicina detodo o estado, um Ano Novorepleto de prosperidade egrandes realizações. Que o es-pírito associativo perdure aolongo de 2019!

GENTE NOVA A As so ci a ção Mé dica de Mi nas Ge rais dá as boas-vindas a seus101 no vos as so ci a dos:

Lívia Caroline Costa LuceLívia Catharina Vieira de Almeida FialhoLívia Graziella Oliveira ZadraLorena de Oliveira Luana Amaral Magalhães de Souza LimaLuana Antunes Silqueira NevesLucas Sol da CostaLucas Wendell da CruzLucian Pereira de SousaLuciana Maria LeãoLuísa Diniz ReisLuísa Leste MachadoLuiz Francisco Fonseca NoronhaLuiza de Melo CerqueiraLuiza Gonçalves MartinsMaíra Cardoso AspahanMaísa Israel AzevedoManoel Souza SetteManuella Doly Gomes ReisMarcela Magalhães VieiraMarcelle Cardoso MarçalMarcelo Jacob LouresMarcelo Zambelli TaveiraMarcos Paulo de Souza CarneiroMarcos Vinícius AssunçãoMarcus Vinícius Pires da CostaMaria Amélia de Carvalho FreitasMaria Clara Bellavinha ThomaziMaria Clara Souza SchettiniMaria Thereza Guimarães LopesMariana Bizerra de Almeida FigueiroaMariana Fonseca BittencourtMarina Cunha de Souza Lima Marina Magalhães Bastos

Marina Soares TanureMateus Borges Franceschi Matheus Sewastjanow da SilvaMayla Melo Cardoso de OliveiraMichel Dantas RochaMichelle Tibúrcio Lopes Rodrigues CotaMiguel Pedro Junger de Castro Garro Murillo Otávio dos Santos MayrinkNádia Darliane G. dos Santos MaltaNatália Gabriela de Almeida FernandesNatalya Gonçalves PereiraNathalia Campos BezerraNathalia Campos SchimidtNathália Vasconcelos CiottoNayara Dias CurvelloNayara Ferreira MariosaPabllo Namorato BarrosPablo Antônio OliveiraPablo Rafael de Brito BotelhoPablo Vallim de Gouveia Pammela Jacomeli LembiPatrícia Rosa NunesPatrik Ferreira de Carvalho PintoPaula Braga NunesPaula Oliveira AmarantePaula Silva Pinto dos SantosPaulo Henrique Resende MelgesPedro Cássio Brasil BrandãoPedro Damião JansenPedro Henrique da Silva Vieira de SouzaPedro Henrique de Oliveira Murta PintoPedro Kaio Silva SoaresPriscila Freitas MarçalRafael Barbosa de Santis

Rafael Costa Marrara PirfoRafael Fernandes GomesRafael Franco RasoRafaela Bessa UchoaRaíza Randazzo de Carvalho RochaRenata Barbosa RebuittiRenata Bittar Britto ArantesRenatha Daiane Lopes AssunçãoRhaissa Dutra Diniz E VieiraRicardo Boina HeleodoroRicardo de Oliveira AbrantesRicardo RodriguesRoberto Kaluf FilhoRodolfo Ferreira GranierRodrigo Otávio Barreto CorrêaRodrigo Otavio Issa CostaRomário Lopes da RochaRosalina Magalhães PereiraRubens Cleyton da Silva MendesRuddy Claure GutierrezSabrina Guerson Juste Azavedo VieiraSamara Rosaria Silva CaputoSara Jéssica Rodrigues OliveiraSimonton Barcelos de AlmeidaSócrates Amorim MonteiroSuzana Aline Silva Reis Tais Lemos KoyanoTatiana Araújo JesenThaiane Rubioli CostaThais Braga Cerqueira Thais Campos de Paula Martins Thais Martins Lott FonsecaThamires Marx da Silva Santos

*Filiados entre 1º de julho e 30 de outubro de 2018

ERRATA Marcelo Versiani Tavares são o nome esobrenome corretos do diretor Adjunto de Defesa doExercício Profissional para Assuntos Legislativos daAMMG. Ao contrário do que publicamos no Editorial,página 5, da edição anterior do JAMMG, nº 173.

Page 4: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

A Biblioteca Virtual da Asso-ciação Médica de Minas Gerais(BV AMMG) finalizou 2018 comum amplo crescimento em suaárea de atuação. De acordo coma coordenadora do setor, MiriamCarvalho, os benefícios refletemem produção do conhecimentopara os associados e sociedadesde especialidades.

Dados apresentados pelo de-partamento mostram que a BV dis-ponibilizou aos sócios 14.420 ar-tigos. Já a Assessoria Científica foioferecida em nove congressos,atendendo a 94 palestrantes, com695 pesquisas. As especialidadescontempladas: anestesiologia, ci-rurgia plástica, medicina de emer-gência, pediatria, psiquiatria, repro-dução humana, reumatologia e So-ciedade de Acadêmicos de Medi-cina de Minas Gerais (Sammg).

O presidente da Sociedade Mi-neira de Reumatologia, Ênio Ribei-ro Reis, declara que a BV teve pa-pel de destaque na Jornada Minei-ra de Reumatologia, na busca e se-leção dos estudos referentes às pa-

lestras ministradas e estande comos documentos disponíveis paraimpressão imediata a todos oscongressistas.

A grande novidade de 2018 foio Convênio de Cooperação Técni-ca firmado com a Associação dosResidentes do Estado de Minas Ge

rais (Aremg). Dos 73 hospitais rela-cionados, 44 já enviaram a lista comos nomes dos beneficiários e o con-trato assinado, favorecendo 832preceptores e residentes. Deste to-tal, 19 equipes já receberam treina-mento da AMMG. Apenas oito ins-tituições não tiveram interesse e 21

ainda não finalizaram o processo. A coordenadora de cursos da

Aremg, Tânia Marcial, afirma quea iniciativa contribui, por meio daComissão de Residência Médicalocal, para a formação de médicosresidentes, com ênfase no interior.“Desta forma valorizamos, aindamais, a educação continuada noshospitais credenciados.”

O diretor científico da AMMG,Agnaldo Soares Lima, destaca ocrescimento da Revista Médica deMinas Gerais (RMMG), que passoua ser coordenada pela AssociaçãoMédica no ano passado, aumen-tando o número de suplementose reduzindo o tempo médio desubmissão e aprovação dos traba-lhos. “Em 2018 foram implemen-tados 11 suplementos sobre con-gressos, anais e ligas acadêmicas,emitindo 190 certificados de pu-blicação para discentes, residentese docentes. Vamos aprimorar nos-sa forma de atuação para benefi-ciar especialidades, acadêmicos esócios, cada vez mais.” Acesse:www.bibliotecavirtual.org.br.

Serviço beneficia sociedades e associadosDaniela Colen

Página 6 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

ATUAÇÃO

JORNAL DAassociação

médica

Equipe da BV AMMG disponibilizou aos sócios, em 2018, 14.420 artigos

A diretoria da Associação Mé-dica de Minas Gerais (AMMG) edas sociedades de especialidadesreuniram-se, no dia três de dezem-bro, no Salão Multimeios, para co-nhecer mais de perto os desafiospara os próximos anos e o novoprojeto do Centro de Convençõese Eventos da entidade (CenconAMMG).

Para a presidente da Associa-ção, Maria Inês de Miranda Lima,é importante trabalhar com res-ponsabilidade e levar com quali-dade as premissas da AMMG, quesão a formação e a educação con-tinuada para os médicos e seus as-sociados. Pensando nisso, foi de-senvolvido o Projeto de Expansãodo Cencon AMMG. A proposta éque o primeiro e segundo andaresganhem espaços modulados quepermitirão a configuração de acor-do com a necessidade do cliente,aumentando a capacidade de re-ceber as pessoas.

O presidente da Associaçãodos Ginecologistas e Obstetras deMinas Gerais (Sogimig), Carlos

Henrique Mascarenhas Silva, contaque a 11ª edição do Congresso Mi-neiro de Ginecologia e Obstetrícia(CMGO) será realizada, novamen-te na AMMG, a ‘Casa do MédicoMineiro’. Segundo Mascarenhas, ogrande diferencial é a integraçãodos andares de exposição e estan-des com a área de salas de aulasque passam a ser moduláveis, pos-sibilitando comodidade e facilida-

de para os congressistas. “Váriosde nossos associados que frequen-tam o congresso veem de cidadesdo interior, e esta região conta comdiversos hotéis, o que facilita a es-tadia. Sem falar na economia, jáque a Associação tem uma grandeparceria com as sociedades de es-pecialidades, sendo imbatível nanegociação dos espaços quandocomparado com outros locais.”

Para o presidente da SociedadeMineira de Infectologia (SMI), Es-têvão Urbano, o projeto é muitopromissor. “Temos todo o interesseem fazer nossos congressos e jor-nadas aqui, sobretudo, com essaproposta de flexibilidade que com-portará eventos de pequenos, mé-dios e grande porte.”

A iniciativa é aplaudida tam-bém pelo presidente da SociedadeMineira de Cardiologia (SMC),Carlos Eduardo Souza Miranda, epelo então presidente da Socieda-de Brasileira de Alergia e Imuno-patologia – Regional Minas Gerais(Asbai MG), Eduardo Magalhãesde Souza Lima. Ambos ressaltarama carência de bons espaços paraa realização de congressos no co-ração de BH, além da localizaçãoprivilegiada e de um Centro deConvenções com toda a infraes-trutura de ponta.

O projeto deverá ser concluí-do em um prazo de 90 dias, fican-do o Cencon AMMG, neste perío-do, impossibilitado de recebereventos.

Cencon apresenta novas configuraçõesClóvis Campos

JORNAL DAassociação

médica Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 7

ATUAÇÃO

Sociedades de especialidades reúnem-se na sede da AMMG para conhecer oprojeto de expansão de seu Centro de Convenções e Eventos

Page 5: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Pensando no futuro de seus as-sociados e nas reformas previstaspelo Governo Federal, a Associa-ção Médica de Minas Gerais(AMMG), em parceria com a Ore-gon Seguros do Médico e SegurosUnimed, oferece um plano exclu-sivo de Previdência Complementar.A novidade proporciona ao pro-fissional de medicina acumular einvestir recursos para que possaaproveitar melhor suas aplicações.

De acordo com o diretor daOregon – responsável técnica dosseguros da AMMG – Zilmar Bar-bosa, o novo plano é uma opçãode enorme flexibilidade, permitin-do empregar em todos os fundosdisponíveis. “É necessário ressaltarque estamos preparados paraorientar os sócios da AssociaçãoMédica não apenas no investimen-to, mas principalmente, durante oplanejamento”, explica.

Barbosa relata que, a maioriados contribuintes faz aportes ao fi-nal do ano para atingir os 12% darenda bruta, com o objetivo de de-duzir do Imposto de Renda. A Ore-gon está orientando seus clientesa aplicarem de maneira planejada,onde não há riscos e sim vanta-gens. Entre elas, o desconto naanuidade da AMMG para os no-vos e antigos sócios que aderiremao plano exclusivo.

A Previdência Complementarapresenta investimentos para osperfis conservador, moderado e ar-rojado, sem taxa de carregamentode entrada e com excelentes tarifasde administração (a partir de 0,7 %).São duas opções de tributação e oassociado tem como escolher amais adequada às suas necessida-

des. O associado poderá incluir ocônjuge e filhos em qualquer dosfundos, com o valor mínimo decontribuição de R$100,00.

A princípio, o projeto contem-pla Belo Horizonte e Região Me-tropolitana. Esses atendimentos fa-

rão parte de um projeto piloto pa-ra, futuramente, seguirem para asoutras regiões em Minas Gerais.Mais informações no setor de Re-lacionamento com Associado daAMMG: (31) 3247 1631 ou [email protected].

Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 9

JORNAL DAassociação

médica

ATUAÇÃO

JORNAL DAassociação

médica

BENEFÍCIOS

Reprodução

Previdência rende bons investimentos

Página 8 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

Dia 14 de novembro de 2018,quando o Governo de Cuba deci-diu abandonar o Programa MaisMédicos, havia no Brasil 18.240profissionais trabalhando em 4.058municípios e 34 distritos sanitáriosespeciais indígenas, segundo o Go-verno Federal.

A Associação Médica Brasilei-ra (AMB) e as demais entidadesnacionais representativas da clas-se, imediatamente, se manifesta-ram com sugestões de ações a se-rem adotadas pelo Ministério daSaúde (MS), declarando que nãofaltam profissionais no Brasil eque há número suficiente de mé-dicos para atender às demandasda população.

A presidente da AssociaçãoMédica de Minas Gerais, MariaInês de Miranda Lima, reforça quea imagem negativa sobre os médi-cos que não desejam atuar em re-giões remotas deve ser elucidada.“Sem devida condição de trabalhoe assistência, eles são tão vítimasquanto o cidadão sem atendimen-to adequado.”

No dia 20 de novembro, o MSpublicou no Diário Oficial daUnião (DOU) chamamento públi-co para atuação no Programa. Aresposta foi de 8.411 inscritos naprimeira etapa da seleção. A fasede adesão, no entanto, não foitranquila e os interessados enfren-taram dificuldades para acesso aosite e durante a inscrição.

O diretor do Exercício Profis-sional da AMMG e diretor daAMB, Márcio Fortini, lembra que aentidade nacional lançou pesquisapara identificação das falhas noprocesso de adesão e o ConselhoFederal de Medicina (CFM) orien-tou os Conselhos Regionais aadiantarem a emissão dos registrosdos estudantes para beneficiar os

formandos em medicina do segun-do semestre de 2018.

No dia 15 de dezembro, o MSinformou que 30% dos inscritosnão se apresentaram aos municí-pios. Para Fortini, resultado de umaconvocação de urgência aos mé-dicos brasileiros, que não puderamse preparar para ocupar as vagasdeixadas no Programa Mais Médi-cos. “Como é feito um contratosem garantias mínimas da manu-tenção da assistência à população,durante a troca dos cubanos pelosbrasileiros?”, questiona Fortini. Paraele, um contrato com viés desfavo-rável ao Brasil, que em nenhummomento resguardou o nosso sis-tema de saúde. “No geral, a respos-ta foi positiva, demonstrando ocompromisso do médico brasileirocom a medicina.”

Fortini reforçou que as entida-des médicas trabalham unidas.“Acreditamos na criação da Carrei-ra de Médico de Estado, adequadofinanciamento na saúde e uma for-mação médica que ofereça à popu-lação uma medicina de qualidade.”

Brasileiros aderem ao ‘Mais Médicos’Arquivo AMB

O diretor da AMB e AMMG, Márcio Fortini, afirma que a resposta dosmédicos brasileiros ao Programa foi positiva

No pagamento integral daanuidade até o dia 31 de janeiro,os médicos associados à AMMGtêm desconto de 5%. A conve-niência é para todas as formasde pagamento: dinheiro, chequeà vista, cartões de crédito e dé-bito, ou boleto bancário. O só-cio também tem a opção deparcelamento do valor, sem ju-ros e sem os descontos, ou deutilizar o cartão de crédito viasite, sem o desconto.

Em 2019, a anuidade é de R$698,00 para médicos da capital,formados há mais de três anos,correspondendo a R$ 58,17 pormês, e R$ 349,00 para aquelescom até três anos de graduação.Para residentes e profissionais demedicina de outros municípiosmineiros o valor anual é R$282,00, mesma contribuição dosmembros colaboradores.

Na sede, a quitação pode serefetuada em dinheiro, cheque ecartões de crédito e débito. Portelefone pode ser em boleto oucrédito, e pela internet somentecom o cartão de crédito.

Quem não recebeu o boletobancário deve entrar em contatocom a Central de Atendimento daAMMG pelos telefones (31) 32471622 e 3247 1623 ou e-mail: [email protected].

Plano de SaúdeA AMMG oferece aos seus associa-dos planos de saúde da Unimedcom descontos de até 30% em re-lação ao mercado, variando deacordo com o produto, acomoda-ção e faixa etária do usuário. A aqui-sição é possível através da parceriaentre a AMMG e a Unimed BH, in-termediada pela Valem Administra-dora de Benefícios, representada pe-la Federação Nacional das Coope-rativas Médicas (Fencom).

Cadclin - Biosoft Informática Sistema de Prontuário Eletrônicodo Paciente (PEP) consagrado, coma solidez de uma empresa criada edirigida por um colega médico. Osassociados da AMMG que aindanão possuem o Cadclin, poderãose beneficiar de: desconto de 32%

sobre o preço de tabela da Biosoft;gratuidade no envio de 100 men-sagens de SMS por mês para con-firmar consultas; treinamento com-pleto para médicos e secretárias;assistência técnica e suporte tele-fônico personalizado.

Jorlan ChevroletAssociados AMMG que possuemregistro como pessoa jurídica, têmreduções de até 25% na compra deveículos Chevrolet na rede Jorlan. Osvalores dos automóveis e seus res-pectivos descontos variam de acor-do com a política mensal da mon-tadora, cada modelo possui dedu-ção específica. A tabela é divulgadano site da AMMG na aba de Bene-fícios. Os descontos são exclusivospara aquisição de veículos Chevroletnovos (0km) nas lojas Jorlan.

Também em evidência

Aproveite osdescontos eusufrua dosbenefícios

Você estápronto parao futuro?

Page 6: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Segundo o presidente da Asso-ciação Médica Brasileira (AMB),Lincoln Lopes Ferreira, os finais dosúltimos governos se caracteriza-ram por uma isenção de respon-sabilidades para com os prestado-res de serviços, em geral, na áreada saúde. Ele afirma que, em váriosestados da Federação, e em MinasGerais não é diferente, a falta definanciamento traz o risco da de-sassistência do cidadão. “A palavragenocídio não pode ser afastadaneste momento, uma vez que sa-bemos que a medicina de qualida-de implica em planejamento, ma-teriais, pessoal qualificado e medi-camentos que exigem recursos.”

De acordo com Ferreira, aperspectiva é de que os novos go-vernantes tratem o sistema de saú-de com o respeito e a seriedadeque ele merece. “Não existe mági-ca que altere o quadro a ‘toque decaixa’, porém se você sinalizar umapolítica que aponte, aos atores en-volvidos, a possibilidade de regu-larizar o fluxo de pagamento emprazos determinados, sem dúvida,já representará um grande alentopara todos.”

Para o presidente da AMB, aaprovação de mecanismos que dis-ponibilizem para as instituições,notadamente as hospitalares, am-paro para seus gestores junto aomercado financeiro, também é re-levante neste momento. “O qua-dro é caótico. Há uma dívida doEstado com as instituições de saú-de que chega a sete bilhões dereais”, declarou a presidente da Fe-deração das Santas Casas e Hospi-tais Filantrópicos Minas Gerais (Fe-derassantas), Kátia Rocha, duranteevento que reuniu gestores, políti-cos e médicos, em Belo Horizonte,em novembro.

A presidente da AssociaçãoMédica de Minas Gerais (AMMG),Maria Inês de Miranda Lima, alertaque a situação dos médicos não émelhor. No dia 11 de dezembro, oConselho Regional de Medicina deMinas Gerais (CRM MG) divulgounota oficial à população, assinada

também pela AMMG e pelo Sindi-cato dos Médicos de Minas Gerais(Sinmed MG), sobre os atrasos sis-temáticos nos pagamentos dos sa-lários, superiores a seis meses.

No documento, as entidadesresponsabilizam as autoridades pú-blicas, constituídas pelos entes fe-derativos, pelas consequências ad-vindas dos legítimos movimentosde reivindicação dos médicos.“Não é possível aceitar que um tra-balhador de qualquer segmentonão tenha o direito de exigir o pa-gamento em dia de seus proventose que seja imputada aos médicosa culpa pelas mazelas da saúde”,desabafa Lima.

O presidente da AMB reforçaque é esperada a regularização dofluxo de pagamento. “Almejamosque os médicos voltem a receberdiretamente do Ministério da Saú-de (MS), sem interposição de in-termediários, para que possam sa-ber sobre o que estão recebendo,além de poderem questionar

eventuais glosas ou alterações devalor.” Ferreira acrescenta que énecessário eleger um responsável,a quem os médicos recorram nocaso de não pagamento, o quenão ocorre hoje.

Propostas serão cobradas

Durante os períodos de transi-ção eleitoral, Jair Bolsonaro, presi-dente, e Romeu Zema, governadorde Minas Gerais, atribuíram à cor-rupção e a uma gestão ineficientea precariedade da saúde brasileira.Ainda candidatos, receberam apauta com as propostas da cate-goria, conforme manifesto produ-zido durante o 13º Encontro Na-cional de Entidades Médicas.

Zema, em visita ao SinmedMG, em outubro, afirmou que épossível aperfeiçoar a gestão dasaúde no estado, com consequen-te aumento na eficiência dos ser-viços prestados: “Dá para ver que,com uma administração mais ade-

quada é viável melhorar o atendi-mento à população sem gastarmais”. Ele também falou em restru-turação da atenção primária, in-vestimentos em saneamento bási-co e medicina preventiva.

Sobre a precariedade dos vín-culos empregatícios e ausência decondições de trabalho, que fazemcom que os médicos não atuemem localidades remotas do país, oministro da Saúde, Luiz HenriqueMandetta, destaca que o presiden-te Jair Bolsonaro foi o único quecolocou formalmente em seu pro-jeto de Governo a criação da Car-reira de Médico de Estado, reivin-dicação das entidades como formaresolutiva para esta situação. Paraa presidente da AMMG, o anseioé que por meio desta iniciativa se-jam instituídas políticas de fixaçãode médicos nas diversas regiões dopaís e do estado de Minas.

Mandetta recomenda que asentidades representativas da classemédica trabalhem juntas. “Associa-ções, Conselhos e Sindicatos de-vem fortalecer os ideais da catego-ria e estabelecer um diálogo coesojunto ao Governo.”

Ferreira acrescenta que a AMBtem se colocado sempre comouma propositora de soluções parao Ministério da Saúde, detentorade conhecimento técnico pormeio de suas sociedades de espe-cialidades, assim como a AMMGnas localidades em que atua. “Noscolocamos como apoiadoras crí-ticas das ações propostas pelos no-vos gestores, em prol da cidadaniade uma saúde decente e cidadã.”

A presidente da AMMG ressal-ta que a união é um ponto forteem Minas, cujas entidades valori-zam o trabalho sinérgico, cadaqual em sua esfera de atuação. Elalembra de que mediante as reivin-dicações entregues aos partidosdos candidatos, há um grandecompromisso. “Vamos contribuircom o que for de nossa competên-cia, assim como cobraremos os re-sultados de uma medicina melhorpara todos.”

De acordo com o ministro daSaúde, Luiz Henrique Mandetta, oMinistério da Saúde carrega umaresponsabilidade social extrema-mente elevada e desafiadora, sen-do necessárias estratégias que en-volvam médicos, equipe multipro-fissional, gestores e instituições deensino, visando resultados em cur-to, médio e longo prazos.

Segundo ele, o Brasil tem umsistema de saúde que propõe seruniversal, integral e equânime. “OSUS é uma conquista ainda muitorecente na história do nosso país,com apenas 30 anos. Com a má-xima da Constituição, em 1988,‘Saúde é um direito de todos e de-ver do Estado’ criou-se um desafiopara as gerações futuras para queos ideais saíssem do papel e fos-sem de fato construídos. Nessastrês décadas tivemos avanços e al-gumas políticas mais lentas, masem um balanço geral, ocorre umaconstrução coletiva.” Mandettaafirma que universalidade e inte-gralidade são pilares essenciais doSistema Único de Saúde (SUS) e se-rão mantidos.

Dentre as ações emergenciais,o ministro ressalta a questão do‘Mais Médicos’ e a adequação dosestoques de medicamentos impor-tantes para o tratamento da po-pulação, assim como medidas efe-tivas para temas como pré-natal,primeira infância, mortalidade in-fantil, cobertura de vacinas, gravi-dez na adolescência, doençasmentais e estresse no trabalho. “OEstado precisa recuperar sua ca-pacidade de atuar fortemente naatenção básica.”

Assim como o ministro da Saú-de, o novo secretário de Estado deSaúde de Minas Gerais, WagnerEduardo Ferreira, nomeado pelogovernador Romeu Zema, em dezde dezembro, também é a favor dacriação da Carreira de Médico deEstado. “É inteligente. Conformeexiste na magistratura, com salá-rios que sejam dignos e condiçõesde trabalho adequadas é possívelestimular o médico, principalmen-

te, os que estiverem no início decarreira.”

Referente a formação acadê-mica, Ferreira, que é professor eex-presidente da Fundação Edu-cacional Lucas Machado (Felu-ma), valoriza a adaptação doscurrículos para uma realidademais prática, dando a oportuni-dade ao aluno de aprender fazen-do. Já o ministro, relata que namaioria dos países ocorre umaavaliação seriada, que pode ser acada cinco, dez, ou 15 anos. “Te-remos que definir o que é ade-quado para o Brasil e incluir for-mas de aferir as faculdades demedicina, que tiveram uma ex-pansão abrupta nos últimos doisanos.” Ele ressalta que não se temconhecimento de como é o con-teúdo ministrado, o corpo didá-tico e a infraestrutura das escolas.“Devemos avaliar as instituiçõesde ensino porque se não o fizer-mos o próprio mercado se encar-regará de uma seleção, o que nãoé salutar. Outras questões refe-rentes à formação, como o ensi-no à distância para alguns profis-sionais da saúde, também serãodiscutidas.”

Mandetta afirmou, ainda, quehá experiências exitosas em diver-sos estados que poderão ser mul-tiplicadas. Ele citou iniciativas datelemedicina e dos Consórcios In-termunicipais. Em Minas Gerais, onovo secretário participou do gru-po que criou o Consórcio Intermu-nicipal de Saúde do Estado de Mi-nas Gerais. Ferreira afirma que elesrepresentam uma união de esfor-ços em torno de municípios deuma mesma região. “Na prática,uma cidade atende uma especiali-dade, outra localidade uma outra,para que, ao final, o paciente tenhadentro de uma área geografica-mente próxima o atendimentocompleto e integral do cidadão,contribuindo, ainda, para queocorra uma racionalização dos re-cursos.”

Minas Gerais conta com 81Consórcios Intermunicipais de

Saúde, dentre generalistas, quetêm como objetivo a realizaçãode procedimentos de média com-plexidade ambulatorial, consultase exames, e os temáticos, que ge-renciam o Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência (Samu) nasregiões ampliadas. São aproxima-damente 800 municípios consor-ciados, atendendo uma popula-ção aproximada de 17 milhões dehabitantes, conforme dados daSecretaria de Estado de Saúde deMinas Gerais. O secretário acres-centa que Minas são muitas, comcaracterísticas de várias regiõesdo país, incluindo suas endemias,o que exige ações precisas paraesta diversidade.

Sobre os próximos passos pa-ra a saúde do país e de Minas Ge-rais, secretário e ministro têmpensamentos similares. Para am-bos, é preciso manter uma equipeque tenha entrosamento e queseja integral, capaz de ver todasas facetas do problema e apre-sentar soluções. Eles reforçamque, além do financiamento, é ne-cessária uma gestão eficientecom apoio de todos os compo-nentes do setor de saúde, impren-sa e população.

Saúde Suplementar

Dados do Instituto de Estudosda Saúde Suplementar (Iess) mos-tram que os planos de saúde, entresetembro de 2014 e setembro de2018, perderam 2,9 milhões deusuários. Em Minas Gerais foram400 mil pessoas que migraram deatendimento, segundo a AgênciaNacional de Saúde Suplementar(ANS), e agora buscam por postosde saúde e hospitais públicos. Essecenário impactou no acesso e naqualidade dos atendimentos da re-de pública, sobrecarregado em to-do o país.

Para o presidente da UnimedBH, Samuel Flam, o possível aque-cimento da economia a partir dasmedidas propostas pelo novo Go-verno pode contribuir com a saú-de pública, a medida que empresase população possam regressar aosplanos. “O aumento do númerode adesões está diretamente rela-cionado com o emprego formalno país. A instabilidade econômicanacional inviabilizou as atividadese a retomada dos empregos terácomo consequência o aumento donúmero de usuários, de volta aosistema de saúde suplementar.”

Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 11

JORNAL DAassociação

médica Página 10 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIAL

Nova gestão: o futuro da saúde em Minas e no BrasilPresidente e governadores eleitos assumiram seus cargos, oficialmente em janeiro, dando início a umnovo capítulo da história do nosso país. Na área da saúde, a expectativa é de mudanças emergenciais.Qual cenário eles encontrarão e quais as medidas capazes de dirimir o caos no setor?

Estratégias devem envolver médicos

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Ferreira, é a favorda criação da Carreira de Médico de Estado

Arquivo AMB

Arquivo Feluma

Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entidades devem se unirpara fortalecer os ideais da categoria e manter um diálogo coeso

Page 7: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Página 12 • Dezembro 2018/Janeiro 2019 Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 13

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO

mações: (31) 3247 1616 ou www.minasin-fecto.com.br.

Mastologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Mastologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1613. IV Jornada Mineirade Mastologia, 31 de maio a 1º de junho,BH. Informações: (31) 3247 1613. XXIICongresso Brasileiro de Mastologia, 10 a13 de abril, Rio de Janeiro. Informações:www.mastologia2019.com.br.

Medicina de Emergência – II Congresso deEmergência da Abramede, 26 a 28 de se-tembro, na sede da AMMG. Informações:www.abramede.com.br. XVI Congresso Mi-neiro de Medicina Intensiva e III OlimpíadaMineira de Simulação da Abramede-Somiti,6 a 8 de junho, BH. Informações: www.con-gressosomiti.com.br.

Medicina do Exercício e do Esporte – Reu-niões científicas mensais do departamentode Medicina do Exercício e do Esporte daAMMG. Informações: (31) 3247 1605.

Medicina do Trabalho – Reuniões científicasmensais do departamento de Medicina doTrabalho da AMMG. Informações: (31) 32471616. Conferência Internacional de Epide-miologia Ocupacional, 29 de abril a 2 demaio, Wellington, Nova Zelândia. Informa-ções: www.confer.nz/epicoh2019. 17º Con-gresso Nacional da Anamt, 15 a 18 de maio,Brasília, DF. Informações: www.congressoa-namt2019.com.br.

Nefrologia – Reuniões científicas mensais do de-partamento de Nefrologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3247 1616. 13º Congresso Mineirode Nefrologia, 23 a 25 de maio, Tiradentes, MG.Informações: www.smn.org.br/congresso.

Neurologia e Psiquiatria Infantil – Reuniõescientíficas do departamento de Neurologiae Psiquiatria Infantil da AMMG. Informações:(31) 3247 1647.

Oftalmologia – 44º Congresso da SociedadeBrasileira de Retina e Vítreo, 10 a 13 de abril,Fortaleza, CE. Informações: www.reti -na2019.com.br. XVIII Simpósio Internacional

da Sociedade Brasileira de Glaucoma, 23 a25 de maio, São Paulo. Informações:www.sbglaucoma.org.br. XXXIV CongressoPan-Americano de Oftalmologia, 25 a 28de maio, Cancun, México. Informações:www.paaocancun2019.com. X CongressoBrasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, 29de maio a 1º junho, Brasília, DF. Informações:www.brascrs2019.com.br. XXII Congressoda Sociedade Brasileira de Uveítes, 6 a 8 dejunho, Recife, PE. Informações: www.uvei-tesbrasil.com.br. 63º Congresso Brasileirode Oftalmologia, 4 a 7 de setembro, Rio deJaneiro. Informações: www.cbo2019.com.br.

Ortopedia e Traumatologia – Congresso Bra-sileiro de Trauma Ortopédico, 9 a 11 de maio,Curitiba, PR. Informações: [email protected]. 19º CongressoBrasileiro de Medicina e Cirurgia do Torno-zelo e Pé, 15 a 18 de maio, Florianópolis, SC.Informações: [email protected].

Otorrinolaringologia – Reuniões científicasdo departamento de Otorrinolaringologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647.

Patologia – Reuniões científicas do departa-mento de Patologia da AMMG. Informações:(31) 3247 1647.

Patologia Clínica – Reuniões científicas men-sais do Departamento de Patologia Clínicada AMMG, nas últimas terças-feiras do mês.Informações: (31) 3247 1605.

Pediatria – Terças Científicas do departamentode Pediatria da AMMG. Informações: (31)2514 5160. Simpósio de Doenças Respira-tórias na Infância e Adolescência, 22 a 23 demarço, na sede da AMMG. Informações: (31)3222 9861 ou www.smp.org.br. 15º Congres-so Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pe-diatria, 10 a 13 de abril, Foz do Iguaçu, PR.Informações: www.sbp.com.br. Fórum daAcademia Brasileira de Pediatria, 25 a 28 deabril, na sede da AMMG. Informações:www.sbp.org.br.15º Simpósio Brasileiro deVacinas, 15 a 18 de maio, Aracajú, SE. Infor-mações: www.sbp.com.br/especiais/simpo-sio-brasileiro-de-vacinas. 15º Congresso Bra-sileiro de Adolescência, 23 a 25 de maio, São

Paulo. Informações: www.sbp.com.br. XIIICongresso Brasileiro Pediátrico de Endocri-nologia e Metabologia, 29 de maio a 1º de ju-nho, Costa do Sauípe. BA. 39º Congresso Bra-sileiro de Pediatria, 9 a 12 de outubro, PortoAlegre, RS. Informações: www.spb.org.br.

Pneumologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Pneumologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3213 3197 ou www.smpct.org.br.XIII Curso Nacional de Doenças Intersticiais,22 a 23 de março, São Paulo. Informações:[email protected]. XV Congresso Mineirode Pneumologia e Cirurgia Torácica e V Con-gresso Mineiro de Pneumologia Pediátrica,27 a 29 de junho, na sede da AMMG. Infor-mações: (31) 3213 3197. XX Curso Nacionalde Atualização em Pneumologia, II Curso Na-cional de Atualização em Pneumologia Pediá-trica, 25 a 27 de abril, Rio de Janeiro. Infor-mações: [email protected]. XII CongressoBrasileiro de Asma VIII e Congresso Brasileirode DPOC, 14 a 16 de agosto, João Pessoa,PB. Informações: [email protected].

Psiquiatria – Reuniões Científicas do depar-tamento de Psiquiatria da AMMG. Informa-ções: www.ampmg.org.br. XX Jornada Mi-neira de Psiquiatria e Jornada ABP Sudestede Psiquiatria, 20 a 22 de junho, na sede daAMMG. Informações: (31) 3247 1650 ouwww.ampmg.org.br. XXXVII Congresso Bra-sileiro de Psiquiatria, 9 a 12 de outubro, RioJaneiro. Informações: www.cbpabp.org.br

Radiologia – Reuniões Científicas do depar-tamento de Radiologia da AMMG. Informa-ções: (31) 3273 1559.

Reumatologia – Reuniões científicas do de-partamento de Reumatologia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1613. XXI CongressoPanlar 27 a 30 de abril, Quito, Equador. In-formações: www.congreso-panlar.com. XIJornada Mineira de Reumatologia. 2 e 3 deagosto, BH. Informações: (31) 3247 1613.XXXVI Congresso Brasileiro de Reumatolo-gia. 4 a 7 de setembro, Fortaleza, Ceará. In-formações: www.reumatologia.org.br.

Tanatologia e Cuidados Paliativos – Reuniõescientíficas do departamento de Tanatologia da

AMMG. Informações: (31) 3247 1616. Sim-pósio Sotamig, 12 a 14 de setembro, na sededa AMMG. Informações: www.sotamig.com.br.

Urologia – Reuniões científicas do departa-mento de Urologia da AMMG: 27 de novem-bro. Informações: www.sbu-mg.org.br.XXXVII Congresso Brasileiro de Urologia,24 a 27 de agosto, Curitiba, PR. Informa-ções: www.cbu2019.com.br.

Terapia Intensiva – Curso para residentes e es-pecializando em medicina intensiva, todas asterças-feiras, na AMMG. XVI Congresso Mi-neiro de Medicina Intensiva e III OlimpíadaMineira de Simulação da Abramede-Somiti,6 a 8 de junho, BH. Informações: www.con-gressosomiti.com.br. ACLS: 19 a 20 de janei-ro, BH; 24 a 25 de janeiro, Caratinga, MG; 26a 27 de janeiro, BH, Varginha e Guanhães,MG; 2 a 3, 7 a 8, 9 a 10, 11 a 12, 16 a 17, Ipa-tinga, MG; 23 a 24 de fevereiro, BH; 23 e 24de fevereiro, Montes Claros, MG; 9 a 10, 16a 17 de março, BH; 23 a 24 de março, BH eJuiz de Fora, MG; 30 a 31 de março, BH; 6 a7, 13 a 14, 27 a 28 de abril, BH, 4 a 5, 11 a12, 18 a 19, 25 a 26 de maio, 1º a 2, 8 a 9,15 a 16, 22 a 23 de junho, BH. ATLS: 24 a 26de janeiro, BH; 7 a 9 e 21 a 23 de fevereiro,BH; 28 a 30 de março, BH; 25 a 27 de abril,BH e 23 a 25 de maio, BH; 27 a 29 de junho,29 a 30 de junho, BH. BLS: 26 de janeiro, 9e 23 de fevereiro, 2 e 29 de março, 12 e 27de abri, 11 e 31 de maio, 8, 27 e 29 e 28 dejunho, BH. PVMA: 22 a 23 e janeiro, 2 a 3 defevereiro, Rio Sul, MG; 13 a 14 de fevereiro,BH. MAVIT: 1º, 8, 15, 22 de fevereiro, BH; 15,16 e 29 de março, BH; 13, 24 e 25 de março,BH; 10, 11, 24 e 25 de maio, BH. PVMC: 24a 25 de janeiro; BH. TEFE: 26 de janeiro, Ca-ratinga, MG. CMTI: 29 de janeiro, 19 de fe-vereiro, BH. SAVI: 30 a 31 de janeiro, 20 a 21de fevereiro, BH. PICC: 1º de fevereiro, BH.ECTE: 5 a 6 de fevereiro, 7 a 9 de março, BH.TINP: 26 a 27 de fevereiro, BH. FCCS: 9 a 10de fevereiro, Juiz de Fora, MG e 23 a 24 demarço, BH.

Videocirurgia – 16º Congresso de Cirurgia Mi-nimamente Invasiva e Robótica, 30 de maioa 1º de junho, Rio de Janeiro. www.sobra-cilrj.com.br/congresso.

Acupuntura – I Congresso de Dor do ColégioMédico Brasileiro de Acupuntura, 20 a 23de novembro, Fortaleza, CE. Informações:www.cba.org.br/eventos.

Alergia e Imunopatologia – Reuniões cientí-ficas, na sede da AMMG. Informações: (31)3247 1647.

Anestesiologia – Reuniões científicas do de-partamento de Anestesiologia da AMMG.Informações: www.samg.org.br. 53ª Jorna-da de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro,20 a 22 de junho, BH. Informações:www.sbahq.org. 66º Congresso Brasileirode Anestesiologia, 13 a 16 de novembro,Goiânia, GO. Informações: www.sbahq.org.

Angiologia e Cirurgia Vascular – Reuniõescientíficas do departamento de Angiologia eCirurgia Vascular da AMMG. Informações:www.sbacvmg.com.br ou (31) 3213 0572.5º Congresso Brasileiro Multidisciplinar deAcesso Vascular para Hemodiálise, 15 a 16de março, São Paulo. Informações: (11) 38360593. 43º Congresso Brasileiro de Angiologiae de Cirurgia Vascular, 8 a 12 de outubro, Re-cife, PE. Informações: (81) 99289 9875.

Cardiologia – XXIII Curso Presencial de Eletro-cardiografia da SMC, 18 a 21 de março, BH.42° Encontro Sul Mineiro de Cardiologia, 4 a7 de abril, Poços de Caldas, MG. III Encontroda Regional Campo das Vertentes, 26 e 27 deabril, Barbacena, MG. I Encontro da RegionalTriângulo, 3 e 4 de maio, Uberlândia, MG. IXEncontro da Regional Centro-Oeste, 17 e 18de maio, Divinópolis, MG. 29º Congresso daSociedade Mineira de Cardiologia, 4 e 6 de ju-lho, BH. I Encontro da Regional Leste/Nordes-te, 23 e 24 de agosto, Teófilo Otoni, MG. I En-contro da Regional Norte, 27 e 28 de setem-bro, Montes Claros, MG. Informações: (31)3274 6839. 74º Congresso Brasileiro de Car-diologia, 20 a 22 de setembro, Porto Alegra,RS. Informações: www.cardiol.br. XVIII Con-gresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, 8a 10 de agosto, Fortaleza, CE. Informações:www.deic2019.com.br.

Cirurgia Cardiovascular – 46º Congresso daSociedade Brasileira de Cirurgia Cardio-

vascular, 5 e 6 de abril, BH. Informações:www.sbccv.org.br/46congresso.

Cirurgia da Mão – 39º Congresso Brasileiro deCirurgia da Mão, 1º a 3 de agosto, Gramado,RS. Informações: ww.mao2019.com.br.

Cirurgia Geral – XXXIII Congresso Brasileirode Cirurgia, 1º a 4 de maio, Brasília, DF. In-formações: www.congressocbc.com.br.

Cirurgia Plástica – Reuniões científicas do de-partamento de Cirurgia Plástica da AMMG.Informações: (31) 3275 1488. 13º SimpósioMineiro de Intercorrências, 24 a 25 de maio,Ouro Preto, MG. 2º Simpósio Mineiro de Ci-rurgia Pós Bariátrica, 20 a 30 de março, BH.24ª Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, 3 a5 de outubro, BH. Informações: www.cirur-giaplastica.org.br/mg. 56º Congresso Brasi-leiro de Cirurgia Plástica, 13 a 16 de outubro,Brasília, DF. Informações: www2.cirurgiaplas-tica.org.br/eventos/eventos-oficiais

Clínica Médica – Reuniões científicas do de-partamento de Clínica Médica da AMMG. In-formações: (31) 3247 1613. 5º CongressoBrasileiro de Clínica Médica e o 5° CongressoInternacional de Medicina de Urgência e Emer-gência, 2 a 5 de outubro, Florianópolis, SC.Informações: www.clinicamedica2019.com.br.

Coloproctologia – Reuniões científicas dodepartamento de Coloproctologia daAMMG. Informações: (31) 3247 1647 ouwww.smcprocto.com.br. IBD Day - DoençasInflamatórias Intestinais, 11 de maio, na se-de da AMMG. Informações: (31) 3247 1638.Gastro Vertentes, 24 e 25 de maio, Tiraden-tes, MG. Informações: (31) 3247 1647. 68ºCongresso Brasileiro de Coloproctologia,18 a 21 de setembro, Fortaleza, CE. Infor-mações: www.coloprocto2019.com.br. Gas-trominas 2019 e 14º Workshop Internacio-nal de Endoscopia Digestiva do IAG-HC/UFMG, 29 a 31 de agosto, na sede daAMMG. Informações: (31) 3247 1638 ouwww.sobedmg.org.br

Dermatologia – Reuniões científicas do de-partamento de Dermatologia da AMMG: 9 defevereiro. Informações: (31) 3247 1627 ou

www.sbdmg.org.br. 2º Simpósio de envelhe-cimento e 12º Simpósio de Cosmiatria e La-ser da SBD, 28 a 30 de março, Rio de Janei-ro. Simpósio de Dermatologia Tropical daSBD, 30 de maio a 1º de junho, Porto Alegre,RS. 3º Simpósio de Imunobiológicos e 11ºSimpósio de Psoríase, 4 de julho, São Paulo.11º Teraderm, 5 a 6 de julho, São Paulo. 74ºCongresso da Sociedade Brasileira de Der-matologia, 11 a 14 de setembro, Rio de Ja-neiro. Informações: www.sbd.org.br. 4º Sim-pósio Internacional de Cabelos e Unhas daSBD e 27º Jornada Sul Brasileira de Derma-tologia, 31 de outubro a 2 de novembro, Gra-mado, RS. Informações: www.sbd.org.br.

Endocrinologia e Metabologia – Educaçãomédica continuada do departamento de En-docrinologia e Metabologia da AMMG. In-formações: (31) 3247 1605. Endo 2019, 23a 26 de março, Los Angeles, EUA. Informa-ções: www.endocrine.org/endo2019. 17ºCongresso da Associação Brasileira para oEstudo da Obesidade e Síndrome Metabóli-ca, 18 a 20 de abril, São Paulo. Informações:www.abeso2019.com.br. XX Congresso Bra-sileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica,15 a 18 de maio, Curitiba, PR. Informações:www.congressobariatrica.com.br. XVII Con-gremem, 13 a 16 de novembro, na sede daAMMG. Informações: (31) 3247 1605.

Endoscopia Digestiva – Reuniões Científicasdo departamento de Endoscopia Digestivada AMMG: 4 de fevereiro, 11 de março, 1ºde abril, 6 de maio, 3 de junho, 2 de setem-bro, 7 de outubro, 4 de novembro e 2 de de-zembro. Informações: (31) 3247 1638 ouwww.sobedmg.org.br. Gastro Vertentes, 24e 25 de maio, Tiradentes, MG. IBD Day, 11de maio, na sede da AMMG. Gastrominas2019 e 14º Workshop Internacional de En-doscopia Digestiva do IAG-HC/UFMG, 29 a31 de agosto, na sede da AMMG. JornadaSobed MG e SGNMG, 27 e 29 de setembro,Ipatinga, MG. Informações: (31) 3247 1638ou www.sobedmg.org.br. Semana do Apa-relho Digestivo, 22 a 26 de novembro, For-taleza, CE. Informações: www.sobed.org.br.

Gastroenterologia – Reuniões científicas dodepartamento de Gastroenterologia da

AMMG: 21 de março, 18 de abril, 27 de ju-nho, 19 de setembro e 31 de outubro. Infor-mações: (31) 3247 1638 ou www.gas-tromg.org.br. IBD Day - Doenças Inflamató-rias Intestinais, 11 de maio, na sede daAMMG. Gastro Vertentes, 24 e 25 de maio,Tiradentes, MG. Gastrominas 2019 e 14ºWorkshop Internacional de Endoscopia Di-gestiva do IAG-HC/UFMG, 29 a 31 de agosto,na sede da AMMG. Jornada Sobed MG eSGNMG, 27 e 29 de setembro, Ipatinga, MG.Informações: (31) 3247 1638 ou www.so-bedmg.org.br.

Geriatria e Gerontologia – Reuniões Cientí-ficas do departamento de Geriatria e Geron-tologia da AMMG: 10 de abril, 15 de maio,26 de junho, 18 de setembro, 23 de outubroe 20 de novembro. Informações: (31) 32471613. III Fórum de Nutrição Geriátrica, 30de março, BH. Informações: (31) 3247 1613.X Congresso de Geriatria e Gerontologia deMinas Gerais, 29 a 31 de agosto, BH. Infor-mações: (31) 3247 1605.

Ginecologia e Obstetrícia – Reuniões Científicasdo departamento de Ginecologia e Obstetríciada AMMG. Informações: (31) 3222 6599 ouwww.sogimig.org.br. Encontro Mineiro de Gi-necologistas e Obstetras (EMGO), 15 e 16 defevereiro, Uberlândia, MG. Informações: (31)3222 6599 ou www.sogimig.org.br. VII Col-pominas, 5 a 6 de abril, BH. Informações: (31)3291 9899. XII Congresso Mineiro de Gine-cologia e Obstetrícia (CGMO), 22 a 25 demaio, na sede da AMMG. Informações: (31)3222 6599 ou www.sogimig.org.br.

Hematologia – 1º Fórum sobre Disponibilida-de de Acesso a medicação no Brasil, 15 defevereiro, São Paulo. 10° Brazilian Lympho-ma Conference, 29 de março, São Paulo. Te-rapias Avançadas Células e Genes (TACG),30 a 31 de agosto, São Paulo. Informações:www.abhh.org.br.

Homeopatia – Reuniões científicas do depar-tamento de Homeopatia da AMMG. Informa-ções: (31) 3446 0087 ou www.amhmg.org.

Infectologia – Reuniões científicas do depar-tamento de Infectologia da AMMG. Infor-

AGENDA C IENT ÍF ICA

O Centro de Con-venções e Eventos da As-sociação Médica de Mi-nas Gerais (CenconAMMG) sedia, dias 22 a25 de maio, o XII Con-gresso Mineiro de Gine-cologia e Obstetrícia(CGMO). Mesas redon-das, conferências, cursosde atualização, discus-sões interativas, apresen-tação e exposição de trabalhos fa-zem parte da programação. Den-tre os principais temas estão, en-

docrinologia ginecológica, contra-cepção, interrupção da gestação,reprodução assistida, cirurgia mi-

nimamente invasiva, ur-gência obstétrica, doen-ças benignas e suas re-percussões, envelheci-mento saudável, dentreoutros. Já estão confirma-das as presenças dos es-pecialistas Rossela Nappi(Itália), Diogo Ayres deCampos (Portugal), Enri-que Gil Guevara (Peru),Maria Fernanda Escobar

Vidarte (Colômbia) e Rogelio CruzMartinez (México). Mais informa-ções: www.cmgo2019.com.br.

CGMO 2019 reúne grandes especialistas

Nos dias 27 a 29 de junho, noCentro de Convenções e Eventosda Associação Médica de MinasGerais (Cencon AMMG), em BeloHorizonte, acontece o XV Con-gresso Mineiro de Pneumologia eCirurgia Torácica e V CongressoMineiro de Pneumologia Pediátri-ca. Promovido pela Sociedade Mi-

neira de Pneumologia e CirurgiaTorácica (SMPCT), o encontro reú-ne grandes especialistas de todo oestado e alguns convidados do Bra-sil em grandes palestras e discus-sões de casos. Palestrantes com lar-ga experiência falam de doençasrespiratórias e distúrbios que aco-metem o pulmão, tanto em pa-

cientes adultos, quanto crianças.Dentre os temas de destaque estãoasma, fibrose cística, fibrose pul-monar, câncer de pulmão, hiper-tensão pulmonar, pneumonias, ta-bagismo, sono e doença pulmonarobstrutivo crônico. Mais informa-ções: www.smpct.org.br/congres-so2019.

A Sociedade Mineira de Pedia-tria (SMP) realiza, no Centro deConvenções e Eventos da Associa-ção Médica de Minas Gerais (Cen-con AMMG), nos dias 22 e 23 demarço, o IV Simpósio de Atualiza-ções em Doenças Respiratórias naInfância e Adolescência. Voltado pa-ra pediatras, residentes, acadêmicosde medicina e médicos interessa-dos. O encontro tem como objetivooferecer atualização científica sobreos vários assuntos relacionados aotema. Palestras com especialistascom grande experiência abordamproblemas recorrentes desde o nas-cimento até antes da fase adulta.Prevenção, diagnósticos e medica-mentos novos, junto a discussõesde caso serão apresentados. Dentreos principais temas a serem discu-tidos estão: tosse crônica, asma,pneumonia e bronquiolite, muitocomum em ambas as fases. Mais in-formações: www.smp.org.br.

Pneumologistas realizam encontro em junho

A XX Jornada Mineira de Psiquia-tria e Jornada ABP Sudeste de Psi-quiatria, nos dias 20 a 22 de junho,que será sediada no Centro de Con-venções e Eventos da AssociaçãoMédica de Minas Gerais (CenconAMMG), em Belo Horizonte, deba-terá grandes temas ligados as mais

diversas doenças psiquiátricas. A no-vidade será o ‘Concurso AMP Jorna-lismo’, que premiará trabalhos jor-nalísticos produzidos no estado, vei-culados em jornais, revistas, emisso-ras de rádio e de televisão com sedeem Minas e desmistificaram váriosaspectos que envolvem os transtor-

nos mentais. Serão realizados trêsconcursos exclusivos para os asso-ciados inscritos: Poesias, Contos e Fo-tografias, além do ‘Show dos Talentosda Psiquiatria’, com médicos psiquia-trias em apresentações musicais, tea-trais ou circenses. Mais informações:www.psiquiatria 2019.com.br.

Minas sedia Jornada de Psiquiatria

XVI Mineiro de Medicina Intensiva SMP realizaSimpósio

Acontece em Belo Horizonte,nos dias cinco e seis de abril, a VIIColpominas – Jornada de Patologiado Trato Genital Inferior e Colpos-copia. Tradicional evento em Mi-nas, especialistas na área falam denovidades em diagnóstico, preven-ção e tratamento. Conferências, de-bates de casos e exposições de tra-balhos com o que há de mais re-cente, não só no Brasil, como tam-bém no exterior, serão apresenta-dos. Dentre os temas principais es-tão a síndrome gênito-urinária damenopausa, vacinação em mulhe-res previamente expostas, vacina-ção em homens, infecção por HPVem outros sítios, tratamentos clíni-co e cirúrgico das lesões HPV in-duzidas no trato anogenital, col-poscopia, afecções benignas do tra-to genital inferior e neoplasias in-traepiteliais cervicais e vulvares. Ins-crições abertas. Mais informações:www.colpominas.com.br.

VII Colpominasem Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Tera-pia Intensiva (Somiti) promove deseis a oito junho, em Belo Hori-zonte, o XVI Congresso Mineirode Medicina Intensiva. O temacentral é ‘Equipe: O Pilar do Cui-dado Centrado no Paciente’. Oevento contempla ainda o IVCongresso Mineiro de Nutriçãoem Terapia Intensiva, a III Olim-píada Mineira de Simulação Abra-mede-Somiti, o II Congresso Mi-neiro de Psicologia Hospitalar,Emergência e UTI e o I Congresso

Mineiro de Enfermagem em Te-rapia Intensiva. Estarão reunidosmais de mil profissionais intensi-vistas, dentre eles enfermeiros, fi-sioterapeutas, nutricionistas, mé-dicos intensivistas e emergencis-

tas, odontólogos e psicólogos, emum espaço de discussão científicaque envolve o cuidado centradono paciente gravemente enfermo.Mais informações: www.congres-sosomiti.com.br.

Reprodução Reprodução

Page 8: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

O Ministério da Saúde (MS)publicou, no dia 23 de novem-bro, a Resolução de nº 41, quenormatiza a oferta de CuidadosPaliativos (CP’s) como parte doscuidados continuados inseridosno âmbito do Sistema Único deSaúde (SUS), já oferecidos pelomesmo.

Para a presidente da Socieda-de de Tanatologia e Cuidados Pa-liativos de Minas Gerais (Sota-mig), Sarah Ananda, a possibili-dade da atuação em rede e deforma integrada sem dúvida éum grande passo. “Garante acontinuidade do cuidado no hos-pital, ambulatório e domicílio, oque é fundamental para prover-mos aos pacientes e seus familia-res um atendimento de qualida-de que, compreende desde umadequado controle de sintomasaté o estabelecimento de umacomunicação assertiva para queo tratamento a ser proposto esteja alinhadocom os valores e preferências do paciente.”

De acordo com o vice-presidente da As-sociação Nacional de Cuidados Paliativos(ANCP), André Junqueira, os profissionais es-tão começando a incorporar os conceitos eaplicá-los na prática. Ele explica que a imple-mentação dos CP’s depende não só da parteteórica, mas também de uma política de ca-pacitação e de remuneração de equipes.

A paliativista Sarah Ananda acredita tam-bém que o grande desafio é aumentar o nú-mero de profissionais capacitados em CP’s,sobretudo, em relação aos cuidados de fimde vida, quando a maior parte dos pacientescom doenças graves, progressivas e terminaissão encaminhados para unidades de terapiaintensiva e submetidos a diversos procedi-mentos invasivos que, não apenas são inca-pazes de reverter o quadro clínico como pro-movem grande sofrimento ao doente e suafamília, prolongando a sobrevivência semqualquer qualidade.

Para a paliativista, secretária da Sotamige coordenadora do Programa Cuidar de Cui-dados Paliativos e Atenção Domiciliar, doHospital Infantil João Paulo II, Carolina deAraújo Affonseca, a comunicação é um pontomuito forte. Ela explica que no hospital, ex-clusivamente de atendimento pediátrico, ocuidado domiciliar existe desde 2000, masque somente em 2014 foi implantado os CP’s,acontecendo assim, uma integração. “Cercade 50% dos leitos da UTI eram ocupados porpacientes em cuidados paliativos e, hoje, esse

cuidado foi transferido para uma unidade es-pecífica ou para o domicílio, permitindo aotimização no uso dos leitos da terapia in-tensiva.” A médica explica que, entender emcada família, independente do diagnóstico,quais são os valores e trabalhar dentro disso,é fundamental par o estabelecimento do pla-no de cuidados.

No Hospital Risoleta Tolentino Neves, naregião metropolitana de Belo Horizonte, co-meçou em 2009, um projeto piloto de inser-ção dos CP’s. Com o crescimento da equipee consolidação do trabalho, em 2015, foi inau-gurada a primeira unidade de CP’s de BH, ini-cialmente com seis leitos próprios, conside-rado um indicador de qualidade pela AgênciaNacional de Saúde. Com resultados cada vezmais consistentes, em 2017, foi ampliado para16 leitos de CP’s. Atualmente, a equipe recebeuma média de 55 interconsultas ao mês e,nesses dez anos, foram atendidas em tornode 3.000 pacientes e familiares”, explica a vi-ce-presidente da Sotamig e paliativista do hos-pital, Daniela Charnizon.

Para Charnizon, médicos e profissionaisde saúde, ainda têm uma formação muitocentrada na cura das doenças. “Quando li-damos com o cuidado integral e nas diversasdimensões do ser humano, sempre há algoa ser feito mesmo que não tenhamos um tra-tamento específico. Essa é a nossa grandemissão, aliviar o sofrimento de pessoas comdoenças ameaçadoras da vida.” Saiba maissobre o panorama dos CP’s no Brasil: www.pa-liativo.org.br.

Atualização científicaO Jornal da AMMG publica sugestões

de artigos médicos avaliados pelo ConselhoCientífico da entidade. Nesta edição, o geriatraMarco Túlio Gualberto Cintra comenta o artigosobre Prevenção de Fraturas com Zoledronatoem Mulheres Idosas com Osteopenia.

Reid IR. Horne AM. Mihov B. Stewart A.Garratt E. Wiessing KR. et al. FracturePrevention with Zoledronate in Older Wo-men with Osteopenia. N Engl J Med. 2018oct 1.

A osteoporose, definida por meio de den-sitometria com T score menor que -2,5 des-vio-padrão, é frequente e temida em idosos,pode resultar em fraturas, declínio funcional,institucionalização e óbitos. A classe dos bis-fosfonatos é o principal fármaco prescrito.Uma parte significativa de fraturas ocorre empacientes com osteopenia (T score entre – 2,5e - 1,0 desvios-padrão), todavia, não há evi-dência da efetividade dos bisfosfonatos nestescasos. Reid I.R e cols (2018) conduziram umestudo clínico duplo-cego na Nova Zelândia,com seguimento por seis anos, com 2000 mu-lheres acima de 65 anos com osteopenia emquadril, para avaliar a efetividade do ácido zo-ledrônico. O ácido zoledrônico é um bisfos-fonato venoso com duração prolongada doefeito. O tempo entre cada dose administradada medicação foi 18 meses. Não ocorreu su-plementação de cálcio, mas os pacientes fo-ram orientados a consumir 1 grama ao dia decálcio elemento. O desfecho primário avaliadofoi o tempo para a primeira fratura de fragili-dade. Metade dos idosos foram submetidosa administração de placebo (solução salina)e a outra metade a administração endovenosade ácido zoledrônico. O principal resultadoreportado foi a redução de 37% nas fraturasde fragilidade [RR 0,63 (IC95% 0,50 – 0,79),valor p <0,001]. O número necessário ao tra-tamento (NNT) foi 15, ou seja, 15 mulherescom osteopenia necessitam ser tratadas parauma fratura de fragilidade em uma das pa-cientes. Não ocorreu aumento significativo dereações adversas, incluindo a fibrilação atriale a osteonecrose de mandíbula. Conclui-seque a administração de ácido zoledrônico noreferido estudo reduziu as fraturas de fragili-dade vertebrais e não vertebrais em pacientescom osteopenia de quadril. O estudo necessitaser replicado, preferencialmente em diferentespopulações, para confirmação dos resultadosencontrados, mas abre uma janela de oportu-nidade de abordagem da osteopenia.

4 O trabalho mencionado pode ser encontradona Biblioteca Virtual (BV AMMG). Acessewww.ammg.org.br ou informe-se pelotelefone (31) 3247 1633.

Publicadas Diretrizesdos CP’s no SUS

Clóvis Campos

Os acidentes representam a principalcausa de morte de crianças e adolescentesde um a 14 anos no Brasil e a 3ª causa deinternação no Sistema Único de Saúde(SUS), de acordo com o Ministério da Saúde(MS). Segundo Marislaine Lumena de Men-donça, presidente do Departamento Cien-tífico de Segurança da Sociedade Mineirade Pediatria (SMP), depois dos acidentes detrânsito, causa líder de morte, é no ambientedoméstico que acontece a maioria dos aci-dentes fatais com os menores de 15 anos,seguido por afogamentos, asfixia, queima-duras, quedas e intoxicações. De 15 aos 19anos prevalecem as causas violentas. As que-das são responsáveis por quase metade dasinternações por trauma no SUS, seguido pe-las queimaduras, acidentes de trânsito e in-toxicações. Muitos pacientes evoluem comsequelas temporárias ou permanentes, comenorme perda da qualidade de vida e incal-culável custo emocional e financeiro.

Para Francisco Nogueira, membro daComissão de Educação Continuada da So-ciedade Brasileira de Ortopedia e Trauma-tologia (Sbot) e da diretoria da SociedadeBrasileira de Ortopedia Pediátrica, (Sbop),a responsabilidade pela integridade físicae emocional das crianças é primariamentedos pais. “Não é correto transferi-la à crian-ça. São os pais que têm por obrigação en-sinar as noções de segurança aos filhos.”

De acordo com Lumena, o pediatra en-contra-se numa posição privilegiada na pro-moção da segurança das crianças e ado-lescentes junto às famílias, que veem nelea primeira fonte de informação sobre pre-venção. Ele deve incorporar no seu cotidia-no de trabalho orientações de promoçãode segurança. 

O endoscopista, Paulo Bittencourt, pre-sidente da Comissão de Centros de Treina-

mentos em Endoscopia da Sociedade Bra-sileira de Endoscopia (Sobed) e membroda Comissão de Eventos Científicos do In-terior da Sociedade Brasileira de Endosco-pia – Regional Minas Gerais (Sobed-MG),conta que os principais casos atendidos nasurgências são de ingestão de produtos delimpeza domésticas, tendo um aumentode casos no período de férias escolares.

Bittencourt explica que, a maioria des-ses produtos no Brasil é vendida sem tam-pas de segurança e, alguns, mesmo tendoescrito no rótulo o risco de ingestão nãoprotegem as crianças menores. “Projetoscom o controle na comercialização dosprodutos e obrigatoriedade do uso de tam-pas de segurança, no Brasil, já foram pro-postos, mas nunca avaliados ou discutidospelos nossos deputados”, informa.

Outro grave problema fica por contadas lesões do globo ocular na infância, queaumentam nas férias e correspondem aconsiderável parcela dos casos de cegueirainfantil no Brasil, de acordo com o presi-dente da Sociedade Mineira de Oftalmo-logia, Luiz Carlos Molinari. “O trauma ocu-lar é uma causa elevada de internações emhospitais pediátricos. Constitui grave pro-blema de saúde pública pela morbidadena população pediátrica.”

Para entender um pouco melhor des-se universo, o livro ‘Crianças e Adolescen-tes em Segurança’, da Sociedade Brasileirade Pediatria (SBP), traz em linguagem sim-ples e direta orientações de prevenção deacidentes e violências. Já a obra, ‘Fraturasem Crianças e Adolescentes’, lançado emnovembro último pelos médicos Francis-co Nogueira, Forlin e Chang, sob a tutelada Sbot, tem como objetivo auxiliar nodiagnóstico e conduta do especialista,ambos da editora Manole.

Em focoBrasil tem mais casos de sarampo

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)informou em dezembro de 2018, que há um aumen-to significativo de casos de sarampo nas Américas,especialmente na Venezuela e no Brasil, com maiscasos confirmados da doença. Do início de 2018 atéo dia 30 de novembro, foram notificados 16.766 ca-sos confirmados nas Américas, mais que o dobro dos8.091 registrados até outubro. O Brasil responde pelamaior parte dos casos confirmados, 9.898, contra2.192 do mês anterior.

Detecção em dez minutosPesquisadores da Universidade de Queensland

desenvolveram um teste de dez minutos capaz dedetectar a presença de células cancerígenas em qual-quer parte do corpo humano. Ele foi testado apenasem animais e devem ser feitos grandes ensaios clínicosno homem, antes de ser usado em pacientes em po-tencial. O resultado foi publicado no periódico cien-tífico Nature Communications, 4 de dezembro, apósidentificarem que o câncer forma uma estrutura únicade DNA.

Proteína ligada ao AlzheimerCientistas do Instituto de Demência do Reino Uni-

do descobriram que o acúmulo de proteína beta-amiloide no cérebro relacionada ao desenvolvimentodo Alzheimer, pode se multiplicar de um cérebro parao outro. Eles transplantaram em ratos tecidos cere-brais com placas da proteína retirados de cadávereshumanos e as mesmas se propagaram. Não é claroque a doença é transmissível. O estudo foi publicado,em 13 de dezembro, na revista britânica Nature.

Refluxo atinge 51% dos brasileirosEstudo realizado, recentemente, pela Federação

Brasileira de Gastroenterologia (FBG), descobriu queo refluxo gastroesofágico atinge mais da metade dosbrasileiros a cada semana. A frequência é maior namulher, sendo que quase 40%, ou seja, quatro em ca-da dez, já tinham engravidado ou estavam grávidas.Os sintomas são piores também em obesos, seden-tários e fumantes, entre 36 e 47 anos. Pacientes cos-tumam confundir o caso com má digestão, e 30% seautomedicam.

TDAH e sistema imunológicoEstudo recente conduzido por neurologistas e

psiquiatras da Faculdade de Medicina de Tanta, noEgito, mostra que o desenvolvimento do Transtornode Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podeestar associado a alterações do sistema imunológico,mais especificamente a níveis elevados de uma mo-lécula produzida pelo organismo: a interleucina-6 (IL-6). O experimento envolveu 60 crianças com diag-nóstico em TDAH e um outro mesmo número sema doença.

4Acesse os artigos científicos pela Biblioteca Virtual(BV AMMG): www.ammg.org.br ou informe-se pelotelefone (31) 3247 1633.

Segurança de crianças eadolescentes em xeque

Clóvis Campos

Página 14 • Dezembro 2018/Janeiro 2019 Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 15

JORNAL DAassociação

médica

JORNAL DAassociação

médica

ESPECIALIDADEESPECIALIDADE

O ortopedistapediátricoFrancisco Nogueirase deparadiariamente emseu consultóriocom acidentes comcrianças eadolescentes

A presidente da Sotamig,Sarah Ananda, reforça aimportância de um cuidadointegrado dentro dos CP’s

Page 9: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Atualização científica, eventos sociais, am-pliação de benefícios para os médicos e melho-rias nas sedes das filiadas da Associação Médicade Minas Gerais (AMMG) marcaram as ativi-dades de 2018. Para 2019, a proposta é de con-tinuidade e ampliação das atividades, em todasas regiões de Minas.

A Associação Médica de Barbacena(Amba) teve seu prédio totalmente reformadoe a reinauguração aconteceu dia 29 de novem-bro. “Agora temos novamente um lugar paraencontros sociais, culturais e científicos. Classemédica e comunidade barbacenense merecemque esse espaço moderno seja muito bem uti-lizado”, disse o presidente da entidade, ArinosDuarte Filho. Ações solidárias e de aproximaçãocom a população, como o ‘Cinema em Debate’,também ocorreram. Junto à classe médica, aAssociação manifestou seu apoio à categoria eàs unidades hospitalares locais, mediante os de-safios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação Médica de Ituiutabarealizou palestras e a ‘Caminhada da Saúde2018’, os participantes lotaram a avenida e doa-ram alimentos para obra beneficente. Houveaferição de pressão arterial e academias anima-ram a atração.

A Associação Médica de João Mon-levade (AMJM) finalizou 2018 abraçando a 3ªCampanha Natal Sem Fome, com o alerta: Quemtem fome, tem pressa, em parceria com a Paró-quia Nossa Senhora da Conceição e os amigosda cidade de Afuá, no Pará. Os fundos foram re-vertidos em cestas de alimentos para a popula-ção que vive em situação de pobreza extrema.O informativo da AMJM chegou a sua quartaedição e a instituição comemorou o sucesso desua XXX Jornada Médica. Para a presidente, AnnaBeatriz Dutra Valente Costa, atividades científicassão fundamentais para o aperfeiçoamento pro-fissional e devem ser constantes.

As ações em Varginha também se estendematé a população por meio das campanhas dassociedades de especialidades. “Colocamos umnovo letreiro na fachada do prédio, mais mo-derno e com lâmpadas que permitem coloriro edifício de acordo com o tema da Saúde, co-mo fizemos com o ‘Novembro Azul’”, conta opresidente da Associação Médica de Var-

ginha (AMV) Adrian Nogueira Bueno. Eleacrescenta que a diretoria continuará realizandohappy hours, que agregam associados e fami-liares durante os eventos. “Vamos investir emmais reuniões e palestras para o aprimoramentoda classe médica e iniciar as obras para a insta-lação de um elevador para o segundo andar doprédio, garantindo acessibilidade aos médicose visitantes da Associação.”

Em Pouso Alegre, a defesa profissional ga-nhou reforço por meio da assessoria jurídicacontratada. O projeto arquitetônico da novasede foi concluído em 2018 e este ano as obrasterão início. “Almejamos contar com a Delega-cia Regional do Conselho Regional de Medicina,auditório para palestras e cursos e uma grandeárea destinada a eventos”, exalta o presidenteda Associação Médica de Pouso Alegre(Ampa), Rogério Mendes Grande.

Segundo o presidente da Associação Mé-dica de Sete Lagoas, Felipe Drummond Ta-nos Lopes, o destaque do segundo semestre de2018 foi o 4° Simpósio de Emergências Médi-cas, que aconteceu dias 25 e 26 de outubro. Oencontro contou com programação para atua-lização científica e troca de experiências, alémdo apoio de empresas que trouxeram novida-des do mercado. Também reuniram médicos eequipe multiprofissional, a 2ª Jornada de Cui-dados Paliativos e a 2ª Jornada de Pediatria, dia27 de outubro. “Este ano, continuaremos com

as nossas aulas de educação continuada e oSimpósio anual”, reforça Lopes.

AMMG garante participação

O diretor de assuntos do interior da AMMG,Paulo Roberto Repsold, afirma que a exemplodo que aconteceu em 2018, a Associação estarápresente nas atividades desenvolvidas por suasfiliadas, como reuniões da Urezoma e Jornadas,assim como será mantido o Encontro das Filia-das. “Nossa entidade tem um olhar para todosos médicos do estado e compartilhamos dosmesmos anseios e dificuldades de nossas filiadaspara manutenção e desenvolvimento do asso-ciativismo.” Ele lembra de que a Biblioteca Vir-tual da AMMG também esteve presente nas fi-liadas de Carangola, Cataguases, Patos de Minase João Monlevade para divulgação do serviço.

Para a presidente da AMMG, Maria Inês deMiranda Lima, no dia a dia é importante o usoda tecnologia na redução da distância entre osprofissionais em suas diversas especialidades,independente da região onde estejam. “A trans-missão online das reuniões multidisciplinares,o grupo de WhatsApp, as aulas do AMMG Re-views e o próprio Workplace foram criados pa-ra nos aproximar e estaremos sempre dispostosa ampliar esta interação, envolvendo tambémos futuros médicos, hoje presentes nas váriasescolas de medicina do nosso estado.”

Filiadas darão continuidade às ações de 2018Arquivo AMI

JORNAL DAassociação

médica Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 17

MINAS

Associação Médica de Ituiutaba promoveu a ‘Caminhada da Saúde’ com participação ativa da população local

Page 10: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

O que estou lendo

“Este livro mostra, atra-vés de um diálogo entre ogerente e um membro daequipe, a forma de geren-ciamento Lean. Para a reso-lução de um problema é uti-lizado o A3, um processoque facilita a forma de abor-dagem e estabelece contra-medidas mais eficazes.”

Fotos: Clóvis Campos

“A obra é um romanceque se passa durante a Se-gunda Guerra Mundial. Émuito atual, quando pen-samos que uma guerraacontece todo dia na vidade pessoas próximas e asolidariedade, o amor, e acompaixão podem mudaressas vidas. Vale a pena aleitura.”

Durante os me-ses de dezembro ejaneiro, o EspaçoCultural Otto Cirneabriga a mostra ‘Ar-terial’. Os artistasplásticos Ana Caroli-na Andreazzi, Chris-tiana Quady, Conra-do Almada, Fernan-do Fonseca, Fernan-do Medeiros, GudAssis, Lohuama Lis-boa, Marcelo Miran-da e Silva e MarianaLaranjo estampamem telas o aspectohumano da patolo-gia clínica. A exposi-ção marca os 60anos do LaboratórioGeraldo Lustosa.

De acordo coma presidente do con-selho administrativodo Laboratório, Elia-ne Lustosa, ao come-morar seis décadasem 2018, a ideia foi presentear Belo Hori-zonte com um trabalho onde ciência e artese encontrassem, e que despertasse nas pes-soas uma nova visão sobre a medicina labo-ratorial: “Com abordagem simples, ‘Arterial’leva os visitantes ao universo das células e desuas estruturas, a partir de um olhar artístico,educativo e humanista”, explica.

Todos mineiros, os participantes foramselecionados por um edital e separados emduas categorias: Profissional (artistas com re-conhecimento público comprovado a partirde currículo, notas e matérias jornalísticassobre projetos e exposições já realizadas); eLivre (para artistas não profissionais, iniciantesou que nunca realizaram uma exposição eque utilizam da arte como manifestação livree complementar). Como desafio, precisaramcriar algo lúdico a partir do sangue, principalmaterial biológico utilizado na análise clínica.

Uma comissão julgadora multidisciplinar,designada pelo Laboratório Lustosa, consti-tuída por quatro profissionais das áreas debiologia, medicina e artes, escolheu os artistasque seriam premiados. Os profissionais sele-cionados receberam uma premiação em di-nheiro pelo trabalho desenvolvido. A expo-sição começou em julho, com uma instalaçãoaberta ao público no Museu Inimá de Paula,no Centro de Belo Horizonte, com visitaçãode cerca de 2.600 pessoas. Passou tambémpela Faculdade de Ciências Médicas de Minas

Gerais (FCMMG) e pelo Hospital Lifecenter,em Belo Horizonte. Outros locais na capitalmineira receberão as peças até o mês de ju-nho de 2019.

Ao final do circuito itinerante, as obrasda exposição ‘Arterial’ serão comercializadasem um leilão beneficente. O Espaço CulturalOtto Cirne, funciona de 8h às 21h, de segun-da a sábado, está localizado no hall de en-trada da AMMG e é destinado à exposiçãode obras de arte de autoria de associados eseus dependentes. Médicos não associadose artistas não médicos podem utilizar o es-paço, dependendo da disponibilidade naagenda. Interessados devem entrar em con-tato com a Assessoria de Comunicação, pelotelefone (31) 3247 1608 ou e-mail [email protected].

‘Paisagens’

O artista plástico Mario Teixeira apresen-tou no Espaço Cultural Otto Cirne, duranteo mês de novembro, a mostra ‘Paisagens’.Um misto de pinturas produzidas com espá-tula e pincel e em óleo sobre painel são astécnicas utilizadas para desconstruir, em for-ma de arte, a imagem comum que as pessoastêm sobre o que é paisagem. Mineiro de BeloHorizonte, cresceu observando o seu pai, osaudoso R. N. Lopes, a colocar em tela formase cores.

‘Otto Cirne’ abriga a mostra ‘Arterial’ Adriana de Souza

Andrade Médica do trabalho

Gerenciando para o

aprendizado

John Shook (Lean Enterprise

Institute)

Ana Alice VieiraBarbosa Oncologista

Toda luz que não

podemos ver

Anthony Doerr (Intrínseca)

Dezembro 2018/Janeiro 2019 • Página 19

JORNAL DAassociação

médica

CULTURA

Reprodução

Pablo Seiji Estudante de medicina

Churchill: uma vida

Martin Gilbert (Editora Leya)

“O livro nos leva pelosprincipais fatos da história domundo moderno, desde asguerras coloniais inglesas atéa Segunda Guerra Mun-dial, intrinsicamenteligados à fascinantevida do estadistaque influencioutoda a geopolí-tica atual.”

Academia termina 2018 com saldo positivo

Página 18 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

ACADEMIA

JORNAL DAassociação

médica

A Academia Mineira de Medicina (AMM)teve um ano bastante produtivo. Semanalmen-te, os acadêmicos participaram de reuniões ad-ministrativas e científicas, assembleias, palestras,homenagens e solenidades de posse.

“Em um ritmo de trabalho alucinante, aAcademia cumpriu o seu papel de forma bas-tante profissional e daremos continuidade aostrabalhos neste ano que se inicia”, afirma o pre-sidente da entidade, o psiquiatra José Raimun-do da Silva Lippi.

Foram 14 palestras, com temas que trataramde asma, febre amarela, doenças hematológicas,catarata, depressão e luto, mitos da alimentação,sequelas, inteligência artificial, histórias da his-terectomia, psiquiatria mineira, diagnóstico pormeio de DNA e cirurgia robótica, dentre outros.

Em 2018, a Academia recebeu novos mem-bros titulares: Walter dos Reis Caixeta Braga,Eliane Dias Gontijo, Marco Aurélio Romano Sil-va, Paulo Kleber Avelar Araújo, Saulo Cavalcantida Silva, Luiz Fernando Fonseca, Sinara Leite, CiroJosé Buldrini Filogonio e Guilherme SantiagoMendes. Os médicos Newton Kara José e CarlosEduardo Ferreira tomaram posse como mem-bros honorários da AMM. “Nossa arcádia contacom notável acervo de conquistas científicas,culturais e históricas, tendo se transformado nomaior repositório da cultura e do pensamento

médico mineiro”, declarou Ferreira. A AMM ain-da prestou homenagens póstumas a acadêmicose comemorou o Centenário de nascimento, emmemória, do 1º ocupante da cadeira 68 – Aca-dêmico João Henrique de Freitas Filho.

Publicações

O acadêmico e orador da AMM, Geraldo Ma-gela Gomes da Cruz, lançou o livro ‘Câncer noreto: meu paciente e eu’, que aborda a luta contrao câncer, do ponto de vista médico, literário, psi-

cológico e filosófico. A obra foi patrocinada pelaFundação Educacional Lucas Machado (Feluma)e os direitos autorais passados à Academia.

Outro livro de destaque é de autoria do aca-dêmico José de Souza Andrade Filho. ‘Analogiasno Ensino Médico’ baseou-se na pesquisa de ter-mos analógicos, oriundos de consultas e conver-sas científicas e informais. São termos que são uti-lizados para se referir às funções de órgãos, doen-ças, sintomas, sinais e achados laboratoriais abor-dados no ensino e pela medicina. Mais informa-ções sobre as obras e a AMM: (31) 3273 3287.

Academia recebeu novos integrantes titulares e honorários e comemorou um ano de grande produção científica

Clóvis Campos

Page 11: Jornal da associação médica - ammg.org.br · No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe o texto do novo Código de Ética Médica (CEM), que en-trará em

Remetente: Associação Médica de Minas Gerais - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-180 - Belo Horizonte - MG

Página 20 • Dezembro 2018/Janeiro 2019

JORNAL DAassociação

médica

COMUNIDADE

A Sociedade Brasileira de Der-matologia – Regional Minas Gerais(SBD MG) abriu o mês de dezem-bro com atendimento e orienta-ções à comunidade no dia 1º.Com objetivo de conscientizar apopulação sobre o câncer da pele,foram montados 130 postos deatendimento em quase todos osestados brasileiros. Exames pre-ventivos, cirurgias, encaminha-mento para tratamento e palestraseducativas foram realizados de 9hàs 15h. Além de Belo Horizonte,os municípios de Alfenas, Barba-cena, Curvelo, Divinópolis, Itajubá,Juiz de Fora, Montes Claros, Patosde Minas, Uberaba, Uberlândia eViçosa contaram com especialis-tas em 14 unidades.

Na capital mineira, o início daCampanha Nacional de Prevençãodo Câncer da Pele, primeira açãodo ‘Dezembro Laranja’, foi no Hos-pital das Clínicas da Faculdade deMedicina da Universidade Federalde Minas Gerais (HC UFMG) e naSanta Casa de Misericórdia de BeloHorizonte. Na Santa Casa, sob

coordenação da dermatologistaGláucia Vianna, foram atendidas515 pessoas, com 58 pacientessubmetidos à cirurgia. Já o HC,com a coordenação da dermato-logista Luciana Cônsoli, foi respon-sável por 421 atendimentos e 83biópsias. A coordenação do ‘De-zembro Laranja’ no estado ficousob a responsabilidade da vice-pre-

sidente da SBD MG, Maria LuizaPires de Freitas.

Para continuar a chamar aatenção das pessoas sobre a im-portância da prevenção da doen-ça, a Associação Médica de MinasGerais (AMMG) iluminou sua sedena cor laranja durante todo o mêsde dezembro. Mais informações:(31) 3247 1627.

Clóvis Campos

‘Dezembro Laranja’ aborda câncer da pele

O ‘Dezembro Laranja’ proporciona à população a oportunidade de avaliarlesões que podem se tornar câncer de pele

Durante toda a manhã do dia 24de novembro, no Mercado Cen-tral de Belo Horizonte, a Socie-dade Mineira de Cardiologia(SMC) realizou campanha emprol do ‘Dia Mundial do Diabe-tes’, celebrado no dia 14 do mes-mo mês. Especialistas e estu-dantes de medicina ofereceramà comunidade aferição da pres-são arterial, glicosecapilar, orien-tações com médicos, e distribui-ção de material educativo. Deacordo com o coordenador daatividade, o cardiologista Eustá-quio Guerino, 248 pessoas fo-ram alcançadas. O evento con-tou com o apoio da AssociaçãoMédica de Minas Gerais (AMMG)e parceria da Sociedade Brasilei-ra de Cardiologia (SBC) e Socie-dade dos Acadêmicos de Medi-cina de Minas Gerais (Sammg).

Môn

ica

San

tiago