JORNAL DO CASTELO

8
DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 COMUNIDADE Pág. 07 DEZEMBRO - 2012 - ANO XIII - Nº 152 SOCIAL DEFESA DO CONSUMIDOR Donos respondem por ataques de animais a terceiros NUTRIÇÃO Pág. 05 DEFESA DO CONSUMIDOR DOCES LEMBRANÇAS Pág. 04 A solidariedade do Natal Dicas para a Ceia de Natal ser bem saudável Direitos e obrigações sobre o uso do cartão de crédito Os eventos mais badalados da região Pág. 02 Campinas recebe a primeira usina de energia solar do Estado Pág. 08 Cônego Magalhães, Dom Airton José dos Santos, durante a celebração na Cristo Rei Pág. 02 Arcebispo metropolitano celebra missa na Paróquia Cristo Rei Foto: André Luis A. Gaspar Foto: Clovis Cordeiro Ciesp Campinas entrega o livro do ciclo de debates “Campinas 2020” Pág. 04 Colaboradores que participaram dos debates, com o prefeito eleito Jonas Donizette (ao centro), foram homenageados e receberam exemplar Concerto da Sinfônica Municipal marca reinauguração do Teatro Castro Mendes Nova fachada do Teatro Municipal José de Castro Mendes Pág. 03 Reforma Balão do Timbó causa polêmica Foto: Clovis Cordeiro Praça ainda passa por reformas com plantio de mudas Foto: Clovis Cordeiro JORNAL DE DEZEMBRO.indd 1 26/12/2012 08:01:30

description

Versão digital da edição de dezembro 2012 do JORNAL DO CASTELO

Transcript of JORNAL DO CASTELO

Page 1: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152

COMUNIDADE

Pág. 07

DEZEMBRO - 2012 - ANO XIII - Nº 152

SOCIAL

DEFESA DO CONSUMIDORDonos respondem por ataques

de animais a terceiros

NUTRIÇÃO

Pág. 05

DEFESA DO CONSUMIDOR

DOCES LEMBRANÇAS

Pág. 04

A solidariedade do Natal

Dicas para a Ceia de Natalser bem saudável

Direitos e obrigações sobre ouso do cartão de crédito

Os eventos mais badalados da região

Pág. 02

Campinas recebe a primeira usinade energia solar do Estado

Pág. 08

Cônego Magalhães, Dom Airton José dos Santos, durante a celebração na Cristo Rei Pág. 02

Arcebispo metropolitano celebramissa na Paróquia Cristo Rei

Foto: André Luis A. Gaspar

Foto

: Clo

vis C

orde

iro

Ciesp Campinas entrega o

livro do ciclo de debates

“Campinas2020”

Pág. 04

Colaboradores que participaram dos debates, com o prefeito eleito Jonas Donizette (ao centro),foram homenageados e receberam exemplar

Concerto da Sinfônica Municipal marca reinauguração do Teatro Castro Mendes

Nova fachada do Teatro Municipal José de Castro Mendes Pág. 03

Reforma Balão do Timbó causa polêmica

Foto: Clovis Cordeiro

Praça ainda passa por reformas com plantio de mudas

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 1 26/12/2012 08:01:30

Page 2: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Bruno Paes Leme CordeiroAdvogado e procurador do

município de São Paulo

DEFESA DO CONSUMIDOR

A paróquia Cristo Rei, no Jardim Chapadão, recebeu no primeiro domingo de dezembro, (02), as crianças do Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (CEPROMM) para participação na missa das crian-ças, celebrada às 11 h.

Um grupo de 30 alunos entre 2 e 14 anos, acompanhado pelas co-ordenadoras, participou das cele-brações e fez duas apresentações; uma de música e outra de dança. E, no encerramento, junto com as demais crianças da comunidade, todos deram uma “benção” ao cônego Luiz Carlos da Fonseca Magalhães, que comemora 49

Crianças do CEPROMM são convidadasa participar da celebração na Cristo Rei

anos de sacerdotismo.A Cristo Rei é uma das co-

laboradoras para a manutenção do trabalho do CEPROMM.

Durante todo o ano são de-senvolvidas ações coordenadas pelas pastorais da igreja, visando arrecadar doações para a creche.

Sobre a entidadeO CEPROMM é uma or-

ganização não governamental (ONG), entidade beneficente de assistência social, criada em 1993 para dar respaldo jurídico ao trabalho da Pastoral da Mu-lher Marginalizada (PMM) que existe desde 1981. As Irmãs da

Congregação do Bom Pastor, Ma-ria Lourdes Vicari e Ana Maria Rocha Bastos, iniciaram esse tra-balho e permanecem na direção da entidade.

Hoje é referência no município de Campinas com ações de pre-venção e intervenção às diversas manifestações de violência.

Em 1993, iniciaram o aten-dimento a 15 crianças e adoles-centes. Em 2011, atendem 265 crianças, adolescentes, jovens e famílias. A sede está localizada na Rua Corumbataí, 254, Jardim Itatinga, em Campinas. Telefone (19) 3225-0014. Site: http://www.cepromm.com.br/quem-somos/

Foto: Clovis Cordeiro

Todos os participantes homenageiam o padre Magalhães

Crianças do CEPROMM participam da missa com apresentação musical e dança

Artigo de luxo há alguns anos atrás, o cartão de crédito se popularizou rapidamente. Lo-jas, mercados, sites de compra e venda: todos oferecem cartões a seus clientes prometendo diver-sas vantagens. No entanto, deve--se ter muito cuidado ao adquirir e utilizar o chamado “dinheiro de plástico”.

Sem dúvida, o cartão facilita muito a vida de todos, pois permi-te adiar o pagamento da compra em até 40 dias. Todavia, o não pa-gamento integral da fatura, optan-do-se pelo valor mínimo ou pela não quitação da fatura, retira toda a vantagem do cartão de crédito. Isto porque, a partir deste momen-to, a fatura será recalculada e ju-ros altíssimos virão embutidos no mês seguinte.

O cartão de crédito pode gerar inúmeros aborrecimentos, antes mesmo de chegar às mãos do consumidor. É prática comum de algumas financeiras e bancos o envio de cartão de crédito sem a devida solicitação do cliente. O Código de Defesa do Consumidor não permite tal prática. Caso isso ocorra, a melhor providência a ser tomada pelo consumidor é enviar uma correspondência com aviso de recebimento à empresa, dei-xando claro que não tem interesse pelo cartão. Apesar do trabalho, tal prática servirá como prova em eventual futura cobrança de anui-dade.

Outra ocorrência comum é a cobrança indevida. Se na fatura constar qualquer compra estra-nha, não efetuada pelo consumi-dor, este deverá imediatamente entrar em contato com banco (ou empresa) fornecedor (a) do car-tão. Deve solicitar a anulação do valor cobrado a mais ou o estorno, caso a fatura já tenha sido quita-da. Jamais deverá deixar de pagar unilateralmente, sem comunicar “a operadora” do cartão. Na recu-sa por parte da emissora do car-tão em corrigir a falha, o melhor caminho é efetuar o depósito ju-dicial da quantia entendida como correta pelo consumidor.

Deve-se lembrar que o nin-guém é obrigado a contratar o seguro contra perda ou roubo do cartão. A contratação de serviços adicionais, como aquisição de

milhas pelas compras efetuadas, também é opcional. Em caso de perda ou roubo do cartão, o consu-midor deve entrar imediatamente em contato com a administradora. Qualquer compra efetuada depois disto (do aviso), não será de res-ponsabilidade do consumidor.

Pelos incontáveis problemas e reclamações, desde 2011, o Con-selho Monetário Nacional alterou algumas regras. Ficou estabele-cido que podem ser cobradas só cinco tipos de tarifas (antes eram mais de oitenta): anuidade, emis-são de segunda via, utilização de saque na função crédito, paga-mento de contas outras e avaliação emergencial do limite de crédito. Deve haver expressa autorização do consumidor para o envio de cartão. As faturas deverão conter mais detalhes quanto aos valores cobrados e os diferentes limites existentes. O consumidor poderá optar por cartões simples, sem qualquer tipo de vantagem como milhas aéreas, seguros e outras “vantagens”, pagando menos por isso.

Por fim, ressalta-se que qual-quer situação adversa decorrente da utilização do cartão, a primeira providência será contatar a admi-nistradora do cartão de crédito. Todos os documentos deverão ser guardados e os protocolos das ligações devidamente anotados. Não encontrada solução, o con-sumidor pode se dirigir ao Procon ou ingressar com ação judicial. Para ações cujo valor da causa não ultrapasse 20 salários míni-mos, a presença de advogado não é obrigatória.

Quem usa cartão de crédito pode reclamar das cobranças e envios não autorizados

Não foi sem motivo que Jesus nasceu no meio da noite. Levou tempo para José encontrar um lugar para a criança nascer. Depois de bater de porta em porta restou apenas ir para a periferia de Belém. Somente a sensibilidade dos pastores do campo foi capaz de perceber o sofrimento daquele pai. É claro, eles tinham a missão e a vocação de cuidar das ovelhas. Tudo faziam de coração. Estavam acostumados a olhar para fora de si mesmos. No coração de cada um havia uma luz que os conduzia nas noites escuras.

A história se repete. Há muita gente necessitando de ajuda, apoio, consolo, orien-tação. Muita gente esperando um tempo certo para conver-sar, ser ouvido, encontrar um colo amigo. Muita gente que já não se lembra da cor dos olhos dos que vivem sob o mesmo teto, não percebe a aflição e conflito ou as conquistas so-fridas dos membros de sua própria família.

O mundo está na escuridão, nas trevas da noite escura. Noite escura da sociedade e da Alma. Na sociedade, a violência interminável com a morte de inocentes, a vingança, os acidentes de trânsito, as perdas de vida humana. Na família, a preocupação exacerbada e descontrolada com os bens materiais, o consumo, o trabalho. E, ainda, o individualismo das pessoas que as levam a olhar somente para si mesmas, passando ao lado dos fracos como se nada estivesse acontecendo.

A noite escura do natal continua em nossa história e em nossos dias! Ao nosso lado continua passando esse casal à procura de um lugar para que a criança possa nascer. Sere-mos capazes de abrir as por-tas do coração para acolher o casal e permitir o nascimento da criança-luz? E depois do nascimento acontecerá alguma mudança em nosso coração, em nossa consciência, em nos-sa Vida?

A cada ano o Natal se repete. Até quando? Haverá natal no próximo ano? Você terá uma nova chance de mudar?

Luiz Carlos F. Magalhães, é jornalista e párocoda igreja Cristo Rei

Noite da Alma

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 2 26/12/2012 08:01:36

Page 3: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 PÁG. 03 ESPECIAL

Otto Félix, autor do projeto do novo teatro

Uma emocionante apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) marcou a reaber-tura do Teatro José de Castro Mendes, no último dia 05 de dezembro, com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades, convida-dos e público em geral.

O concerto oficial de estreia com regência de Victor Hugo Toro executou o Hino Nacional e o Hino de Campinas e encantou o público com obras do maestro e compositor Carlos Gomes, entre elas Alvorada, da ópera Lo Schiavo e o Guarany. A apresentação teve participação das vozes de Niza Castro Tank (so-prano), Nadia Zanotello (soprano), Martin Muehle (tenor), Sebastião Teixeira (barítono) e Carlos Eduardo Marcos (baixo).

Depois de 5 anos em reforma, o espaço foi entregue ao público com todos os equipamentos funcio-nando. Além do teatro que abriga

Teatro Castro Mendes tem reabertura de gala

Apresentação da Orquestra Sinfônica e dos cantores líricos encantaram a platéia

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

A diretora teatral Teresa Aguiar foi a primeira aentrar para a reinauguração do novo Castro Mendes ao lado de Tom Crivelaro, Ariane Porto e Rose Luna

à cidade de Campinas, como o azul royal para o tecido das poltro-nas, que combinam com o carpete da área de circulação da plateia. A cortina do palco foi confec-cionada em veludo alemão na cor azul cobalto, e assim como as dos grandes teatros, tem a opção de abrir nas laterais ou ser recolhida para o

teto. O piso o mármore travertino foi utilizado no foyer e assoalho de madeira Tauari para a área da pla-teia e palco. A mesma madeira foi aplicada nos revestimentos acústi-cos laterais do auditório.

O projeto luminotécnico em-prega tecnologias de alto ren-dimento e durabilidade, porém

com baixo consumo de energia e melhor aproveitamento da luz. A Administração municipal in-vestiu mais de R$ 10,3 milhões na reforma que durou 5 anos. O teatro foi fechado por falta de condições de uso deixando a cidade órfã de local para grandes apresentações.

Programação

Para atender a demanda artístico-cultural da cidade foi ne-cessário elaborar uma agenda que prioriza compromissos já assumi-dos, começando pela dança e dois shows. Os espetáculos teatrais, adulto e infantil, entrarão numa próxima etapa da programação. Os ingressos para as apresenta-ções de dezembro variam de R$ 10,00 a R$ 40,00.

“Procuramos pensar numa agenda que cumprisse alguns com-promissos assumidos e que contem-plasse uma gama maior de plata-formas culturais, que é o grande objetivo do Castro Mendes: ser um espaço de diversas manifestações culturais na cidade”, explica Renata Sunega, secretária Municipal de Cultura.

Auto PostoElefantinho

O cafezinho é por nossa conta!

A troca de óleoé especializada

E a comida é deliciosa!

Na Av. Brasil comImperatriz Leopoldina

O atendimento éde primeira

100% na avaliação do

“Cliente Misterioso

Shell”

Av. Brasil, 1810, Jd. Chapadão | 19 3241-9222

Faturamos para a sua empresa

http://www.facebook.com/posto.elefantinho

740 lugares, o mesanino do foyer (área de entrada) agrega um painel histórico fotográfico e um espaço para receber exposição de artes.

A inauguração foi comemorada tanto pela Administração Munici-pal, quanto pelos músicos e pela classe artística que se fez represen-tar na reinauguração. “Está tudo certo agora. Essa inauguração é um marco histórico, não só para mim, mas marca também o final do go-verno Pedro Serafim, que depois de tantas dificuldades, consegue en-tregar o teatro. Esse mérito é dele. Como secretária, é uma honra voltar a fazer parte desse governo e, nesse momento inaugurar esse teatro. Só tenho a agradecer essa oportuni-dade”, declara Renata Sunega, se-cretária municipal de Cultura.

ProjetoOtto Felix é o responsável pelo

projeto do novo Castro Mendes que priorizou a modernidade, começan-do pela fachada que intercala o lúdi-co das artes com a realidade.

Para o acabamento foram es-colhidos materiais modernos e so-fisticados, em cores que remetem

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 3 26/12/2012 08:01:45

Page 4: JORNAL DO CASTELO

COMUNIDADE DEZMEBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 PÁG. 04

*à vista no ato do orçamento com cheque-caução do período de teste.Consulte também outras formas de pagamento. Sujeito a aprovação de cadastro.

O Natal sempre torna as pes-soas mais solidárias. Muita gente, que por força da correria do coti-diano não tem tempo para se dedi-car a uma causa social, acaba não resistindo aos apelos natalinos e também torna-se um Papai Noel voluntário. Desde muito pequena levada por minha mãe, a dona Lena, a participar das campanhas benefi-centes do MAE Maria Rosa, assumi há mais de 30 anos o compromisso de envolver amigos na doação de brinquedos para as crianças pobres de instituições sociais. O Orfanato da Irmã Dora, o Lar Campinense de Bem Estar do Menor e o Lar Criança Feliz já estiveram entre as entidades que, ao longo dessas três décadas, alegramos os natais das crianças assistidas.

Desde que foi fundado em 1967 pelo casal Vandir e Carlos Dias, que moraram no Guabanara e, depois, no Castelo, o MAE Maria Rosa rea-liza a campanha de Natal com a en-trega de presentes para as cria nças. No passado, os brinquedos eram todos iguais - geralmente bolas e bonecas de plástico comprados em quantidade para baratear o custo - e colocados em cima das mesas nas quais em dias normais era servida a sopa para as familias atendidas pela entidade.

O sistema de organização das crianças por grupos de atendimen-to, com a relação dos nomes, idades e tamanho da roupa para que os presentes sejam personalizados foi implantado no MAE Maria Rosa a partir de 2004, copiado de outras entidades de Campinas que já reali-zavam esse inteligente sistema de presentear os necessitados.

Todos os anos distribuo e-mails e telefono para os meus amigos convidando-os para apadrinhar uma criança. Neste ano conseguiremos presentear 520 pessoas: as crian-ças dos programas Socioeducativo, Oficina de Arte e Domingo, do MAE Maria Rosa e os 81 idosos que frequentam a instituição, além de quatro creches próximas: Cha-peuzinho Vermelho, Passo a Passo, Balão Mágico e Tia Bel.

A campanha consiste em con-vencer um amigo a apadrinhar uma criança no Natal, colocando um brinquedo, uma roupa e arti-gos de higiene pessoal (sabonete, pasta e creme dental e shampoo)

em uma sacolinha. Assim, os pre-sentes ficam personalizados e as crianças ganham roupas e brinque-dos a dequados ao seus tamanhos e idades. É uma alegria para as crianças abrir a embalagem de um brinquedo novinho e receber uma roupa ainda com a etiqueta, uma rotina nem um pouco comum na so-frida vida que elas levam.

As amigas do Castelo, é claro, participaram ativamente dessa campanha: Susi Mara Perallis, Neusinha Fantini, Marcia Barce-los de Moraes, Lázara Paes Leme, Celinha Baptista Grassi, Conceição Costa, Emma Bian chi, Rosa Guedes e as filhas Ana Leda e Renata Ta-vares, Laine Turatti, que envolveu toda a redação do Correio Popu-lar, Elizete Marcolino com suas amigas da Uniodonto e até a Sueli Weidner que, mesmo estando lá na Alemanha, depositou dinheiro na minha conta para que eu me encar-regasse de apadrinas duas crianças em seu nome.

O resultado dessa campanha será a distribuição dessas sacolinhas para as crianças nos dias 15 e 16 de dezembro. O MAE Maria Rosa fica na Rua Vicente Palombo, 34, Jardim Campineiro. Precisamos de voluntários também para auxili-ar na entrega. Obrigada a todas as pessoas que ajudaram. Citei apenas as amigas do Castelo, mas todos os que colaboraram estarão perma-nentemente nas minhas orações. Bancar o Papai Noel é mais fácil do que parece. Basta observar quantas pessoas generosas e maravilhosas Deus teve o cuidado de colocar ao seu redor.

Papai Noel Voluntário

No dia 15 de dezembro, das 12 às 15h, acontecerá a ação pela TVB (Re-cord Campinas) da cam-panha ‘Dê uma mãozinha pro Boldrini”. Nesse dia acontecerá a transmissão ao vivo pela TVB, com a participação de convida-dos especiais, com apre-sentação do ator Cassio Reis, e presença dos ar-tistas Negra Li, Supla e Afonso Nigro.

O Hospital Boldrini, localizado no distrito de Barão Geraldo, Campinas, tem como premissa auxi-liar seus pacientes através da união de seus profissio-nais, voluntários, parceiros e doadores, que acreditam na causa e no compromis-so social, prestados aos pacien tes. A instituição atua no diagnóstico e trata-mento do câncer e doenças sanguíneas.

A campanha beneficen-te teve inicio em 21 de no-vembro e se estende até 19 de dezembro. As doações são recebidas através do sistema 0500: Para doar R$ 10,00 ligações para 0500 3787 010, para doar R$ 20,00 ligações para 0500 3787 020 e para do-ar R$ 30,00 ligações para 0500 3787 030.

Com 80% dos pacien-tes vindos do SUS e com 44% da receita do Hospital dependendo de doações, a campanha é essencial para alavancar recursos que as-segurem a continuidade desse trabalho que desde sua fundação já atendeu mais de 23 mil pacientes e é hoje o maior hospital da América Latina para o atendimento de doenças onco-hematológi-cas na criança e adolescente.

É mais um ano que o Lar dos Ve-lhinhos de Campinas (LVC) precisa de um presente bem especial para realizar suas festividades de Natal.

Com 108 anos de história, o LVC atende cerca de 150 ido-sos carentes, com moradia e as-sistência social e à saúde deles.

Como em todos os lugares as despesas de final de ano não são dife-rentes das do Lar que precisa de aju-da para organizar e realizar as Fes-tividades de Natal do ano de 2012.

Como funciona

O doador voluntário adota um idoso pela quantia de R$ 120,00, dividida em 2 x de R$ 60,00 e lhe proporciona uma ceia de Natal, um almoço especial e um presente.

Para doar, os interessados po-dem entrar em contato pelo telefo-ne (19) 3743- 4330, no serviço de telemarketing que atende de se-gunda a sexta das 8h00 às 20h00.

Outra opção é ir pessoalmente até a portaria da Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, na Vila Proost de Souza, em Campinas.

Campanha de Natal do Lar dos Velinhosde Campinas pede arrecadação

Vera Longuini [email protected]

PRóXIMA EDIÇÃO 15 DE JANEIRO

LIGUE (19)

3241-7727

A diretoria do Centro das In-dústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - Regional Campinas - apresentou, no dia 29 de no-vembro, a publicação Ciclo de Debates Desenvolvimento Me-tropolitano - Campinas 2020. Em formato de revista, o material traz propostas levantadas pela entidade, junto aos mais diversos segmentos da sociedade civil, du-rante esse Ciclo, que aconteceu de abril de 2011 a março de 2012. O diretor titular do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, entregou no

Ciesp Campinas entrega livro dociclo de debates Campinas 2020 ao

prefeito eleito, Jonas Donizetteevento, um exemplar dessa publi-cação ao prefeito eleito de Campi-nas, Jonas Donizette.

A organização do Ciclo de Debates Desenvolvimento Me-tropolitano - Campinas 2020 foi do vice-presidente do Ciesp, Ale-xandre Serpa, do diretor-titular do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho e dos vice-diretores José Henrique Toledo Corrêa e Natal Martins.

A sede do Ciesp fica na Rua Padre Camargo Lacerda, 37, bair-ro Bonfim, em Campinas.

O prefeito eleito Jonas Donizette e José Nunes Filho,diretor-titular do Ciesp

Foto

: Clo

vis

Cor

deiro

DOCES LEMBRANÇAS

‘Dê uma mãozinhapro Boldrini’tem apoio daTVB Record

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 4 26/12/2012 08:01:51

Page 5: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Regina Esteves JordãoCRN3 – 13437 [email protected]

Comemorar o ano que pas-sou e o que virá é muito bom! E isso envolve unir os amigos, familiares...e junto sempre tem aquela festa, ou jantar, ou al-moço ou aquele churrasco de domingo. Algumas dicas podem ser seguidas para amenizar os ganhos ou excessos praticados nessa época.

Em caso de churrascos o segredo é evitar não ficar belis-cando, geralmente é um evento onde o almoço torna-se lanche da tarde e estende-se até mesmo o jantar. Procure mastigar bem os alimentos. Monte o seu prato primeiro com salada e depois com as carnes.

Quando a carne ficar pronta, monte seu prato de acordo com a quantidade adequada para a refeição. Exemplo: se a reco-mendação da porção for de 100 g, distribua 1 pedaço de carne, 1 de frango e 1 de linguiça. Evite as carnes como cupim, costela e pernil de porco.

Após o preparo, tenha ati-tude e retire a gordura visível das carnes (picanha, contra-filé, etc). Isso fará muita diferença na sua saúde, pois nessa gor-dura extra é onde concentra-se grande quantidade de gordura ruim ou colesterol.

Se tiver as opções de maio-nese, pão e arroz, coma um ou outro e não todos juntos. Evite comer a salada de maionese se a mesma estiver muito tem-po em temperatura ambiente, descober ta ou se o molho for ca-seiro, além de ser muito calóri-ca, a maionese é frequentemente causa de toxiinfecção.

Quanto às bebidas alcoóli-cas, sendo inevitáveis, alterne um copo de água e um de cerve-ja, pois a bebida alcoólica pro-move uma desidratação e água ajuda a hidratar o organismo. Procure não tomar refrigerante, preferindo os refrescos ou sucos naturais.

Nas festas no final do ano, é importante não ficar mais de 3 horas sem se alimentar, faça lanches intermediários. Pre-fira frutas, barra de cereal light,

iogurte 0% de gordura e sucos de frutas.

Atenção para a quantidade de nozes, castanhas e avelãs, pois são muito calóricas, não consuma como petiscos. O tradicional pa-netone é feito com uma grande quantidade de gordura hidrogena-da, portanto evite excessos, pode ser consumido como um pão no lanche da tarde ou se tiver recheio doce como sobremesa.

Inicie o jantar com saladas, principalmente as não elabora-das, sem molho ou maionese e a sobremesa com uma fruta, deixando o doce para a segunda opção. Nas receitas tradicionais diminua a quantidade de gor-dura, açúcar, creme de leite, use alimentos desnatados ou com redução de gordura.

As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com muita mode-ração, prefira intercalar com água, suco de limão, água gaseificada, pois além de prejudicial à saúde, também são muito calóricas.

Procure manter seu esquema até a festa, “economize os exces-sos”, não fique na ansiedade de querer emagrecer nesse período e sofrendo com o sentimento de cul-pa, com tantos excessos inevitáveis, manter o peso é um bom resultado.

Dicas de alimentação para o Natal PANETONE LIGHTIngredientes:3 ovos½ xícara (chá) de margarina light2 colheres (sopa) de multi adoçante¾ xícara (chá) suco de laranja½ xícara (chá) de leite desnatado¼ xícara (chá) de água morna1 colher (sopa) de essência de panetonefarinha de trigo até dar o ponto(+ ou – 800 gr)1 xícara (chá) frutas secas1 xícara (café) de castanha picadas2 formas de panetone (500gr)3 gr de fermento para pão1 colher (chá) rasa de salRendimento: 02 panetones de 800g.

Modo de PreparoNo copo do liquidificador junte o fermento, os ovos inteiros, o suco de laranja, o leite desnatado, a água morna, a essência de pa-netone e o sal. Deixe bater bem até obter uma massa homogênea. Acrescente o multi adoçante.Deposite o creme em um recipi-ente. Acrescente as frutas, as cas-tanhas, e a farinha aos poucos. Misture bem com as mãos até ob-ter uma massa lisa e mole.Coloque em forma própria para panetone e leve para descansar até a massa transbordar a forma. Leve a assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Retire e espere 24hs para embalar.

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 5 26/12/2012 08:01:57

Page 6: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152

HORóSCOPO

GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sobtodos os pontos de

vista, vou cada vez melhor”

LIBRA - 23/09 a 22/10: Período afortunado receberá boas propos-tas de negócios ou trabalho, realizará boa parte de seus sonhos, an-seios e desejo e viverá momento feliz ao lado da pessoa amada e

dos familiares.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Excelente aspecto astral para as experiências psíquicas e ao aumento e a evolução de sua in-teligência e conhecimento. A saúde será bastante boa o que lhe

dará maiores condições de sucesso geral.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Não é um período propício aos negócios arriscados ou novos. Mas por outro lado, o fluxo deverá elevar sua inteligência e seu estado de saúde e propiciar-lhe óti-

mas chances, no terreno profissional e amoroso.

CAPRICóRNIO - 22/12 a 20/01: Benéfica influência astral para tratar de questões sociais pendentes, para lucrar em negócios ini-ciados anteriormente e a sua prosperidade profissional. Contudo, as

disputas no lar deverão ser evitadas.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Negativo fluxo astral para as mu-danças de emprego, atividades ou de residência. Tendência a de-pressão psíquica o que viria a prejudicar-lhe mais ainda. Controle-se

em todos os sentidos e cuide de sua saúde e moral.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Uma influência astral que inclinará você às mudanças em negócios, de emprego ou até mesmo de residência. O aumento de sua popularidade será evidente, apesar de alguns reveses ou queda. Excelente ao amor e para as diversões.

ÁRIES -21/03 a 20/04: No período, você poderá ter uma idéia brilhante e promissora de sucesso. Mas, somente a coloque em prática quando tiver certeza de uma boa chance. Continue cauteloso

com seu dinheiro e seu trabalho.

TOURO - 21/04 a 20/05: Momento em que conseguirá realizar boa parte de seus anseios e desejos, principalmente os que estão ligados ao campo profissional. Fluxo propício, também, ao amor, às diversões e as reuniões sociais e festividades. Uma maior clareza das ideias fará com

que as tensões emocionais sejam superadas.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Período propício para tratar de assun-tos importantes com autoridades civis e militares. Evite, porém, assinar do cumentos que possam comprometê-lo. Não entre em atritos com filhos ou com os pais ou com pessoas que mostram

ser amigas.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Tudo dependerá de suas próprias ações neste período. Evite atritos com pessoas desconhecidas ou mesmo parentes, seja qual for o motivo. Período de inspiração literária e mu-sical, mas será preciso ter muito cuidado com impulsos irritadiços.

LEÃO - 22/07 a 22/08: A união com pessoas amigas, favorecerá o bom êxito. Grandes chances de se destacar nos jogos, na vida pública, nos esportes, na loteria e nos sorteios. Extraia da sua vida tudo o que não faz parte da sua natureza.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Dificuldades na vida doméstica, mas, seus desejos poderão ser concretizados ainda neste período, prin-cipalmente se manter-se otimista. Deverá evitar a tristeza e o pes-

simismo para que tudo possa correr bem para você neste período.

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica

[email protected]

Estamos caminhando para mais um final de ano e, infeliz-mente, percebo mais e mais a cada dia que passa a inconsciência e a falta de expansão de nossas cons-ciências; são os elementos que tornam as energias dos sofrimen-tos tão fortes e poderosas. E, uma vez conscientes do processo, ele se enfraquece, visto que ninguém desejaria conscientemente con-tinuar sofrendo, certo? Portanto, preconizo que a chave para que nos libertemos é a consciência do quanto nos identificamos com o papel de vítimas e sofredores que responsabilizamos o mundo exte-rior e as outras pessoas por nosso sofrimento.

Então, destaco que a busca plena da expansão da consciência é o primeiro passo, porém pre-cisamos ficar permanentemente alertas para não cair nas armadi-lhas que o ego nos prepara para que voltemos à identificação com o sofrimento. Tomar consciência não significa lutar contra o sofri-mento. A luta só gera mais sofri-mento. O importante é observar-mos os nossos padrões interiores, as emoções que se relacionam com o estado de sofrimento e como elas são geradas.

Fazendo assim, com que nos tornemos conscientes de tudo o que se esconde dentro de nós mesmos (as), tomemos a decisão de deixar tudo como está ou ar-regaçar as mangas e eliminar a “sujeira” que se acumulou por tanto tempo. Enquanto não rea-lizamos este trabalho tendemos a passar a vida de modo incon-sciente e incompleto. Todas as vezes que a vida nos apresentar um grande desafio ou uma grande dor, se estivermos na energia da inconsciência, tenderemos a rea-gir de maneira ainda mais incon-sciente. Portanto, é nos momentos em que a vida transcorre de modo relativamente tranquilo, que de-vemos abandonar nossa identi-ficação com os padrões mentais

negativos e sair de uma vez por todas da zona de conforto.

A vida em padrões incons-cientes é o que está por trás dos conflitos, guerras e violências que assistimos no mundo atual. A energia da negatividade é con-tagiosa, ela detona e alimenta a negatividade latente naqueles que se encontram no mesmo padrão; pois, cada um de nós, individual-mente, tem sua parcela de respon-sabilidade na manutenção de nos-so espaço interior, e da qualidade da energia que emanamos para o mundo exterior.

Finalizo, destacando que a chave para a libertação é nos desprendermos do passado, de-ixarmos de alimentar os padrões de sofrimento aos quais nos agar-ramos e nos focarmos apenas no momento presente, e nos pre-parando para o ano novo; pois é ele que nos permitirá construir o futuro que desejamos. A aceita-ção plena do que somos e do que temos hoje e a gratidão pelo que já conquistamos, são os primeiros passos para que o crescimento interior e a prosperidade se am-pliem em nossas vidas.

Por que economizar afeito? (Parte 10)

Na foto acima, homens da Sanasa aterram o chafariz. Ao lado, os jovens noivos Roseli Alves da Silva Crodae Milton Croda, posam para foto de casamen-to nobalão do Timbó, em08 de dezembrode 1984, devido à beleza do local

Balão do Timbó passa por reformas e divide opiniões no Guanabara

A Praça Dr. Souza Siqueira, mais conhecida como Balão do Timbó, no Jardim Guana-bara, está passando por reforma e divide opiniões. Segundo a Prefeitura, o trabalho de revi-talização do Balão do Timbó inclui melhorias na ilumina-ção, paisagismo e substituição do chafariz por uma floreira. Já foi feito o plantio de 22 ipês amarelos, além da revitalização cinco áreas verdes próximas.

A Prefeitura argumenta que esta intervenção vai proporcio-nar a ampliação da segurança de quem passa diariamente pela avenida e também do co-mércio local ao redor da praça.

Além da depredação con-stante, a área, principalmente o chafariz, vinha sendo uti-lizada por moradores de rua e usuários de drogas como lo-cal para banho e para fazer necessidades fisiológicas.

Muitos comerciantes, mo-radores e pessoas que trabal-ham próximos ao balão não concordaram com a retirada do chafariz do balão, que foi e ainda é ponto de referên-cia na região do Guanabara.

Há alguns anos atrás, devido à beleza do local, o Balão do Timbó era um dos locais preferidos pelos recém-casados para registrar fotos.

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 6 26/12/2012 08:02:03

Page 7: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 PÁG. 07

Neusa Leoncini

“Sugestões de presentes para o Natal: Para seu ini-migo, perdão. Para um opo-nente, tolerância. Para um amigo, seu coração.

Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.” Oren Arnold

Silvana Ferro, Dreison Santini e Hélio Yamaki

JapãoUma bela homenagem rece-

beu a colônia japonesa, em Campinas durante o evento “Japão Terra do Sol Nascente” que aconteceu no Centro Cul-tural do Círculo Militar e teve a presença do cônsul-adjunto do Japão em São Paulo. Além das homenagens, o público conferiu exposição de quad-ros, apresentações musicais e comidas típicas do país oriental.

Noite de autógrafosO arquiteto Dreison San-

tini recebeu amigos e clien-tes na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, na con-corridíssima noite de lança-mento de seu livro Dreison Santini - Arquitetura, que traz dezenas de projetos real-izados por ele nos últimos 10 anos. No coquetel, assinado pela Maruccia Banqueteria, foram registradas as presen-ças do ex-BBB Rafinha, Ma-rina Santini, Leandro Valim, amigos e profissionais da área. O livro já está à venda nas Livraria da Vila, Livraria Cultura, Saraiva, entre outras.

Mandalas de Marina LealA harmonia de forma cir-

cular, a diversidade de traça-dos em seu interior e o jogo in-finito de cores estão na mostra Universo Mandala, da artista plástica paulista e produtora cultural Marina Leal, até 23 de dezembro, no Almanaque Café. A exposição reúne peças elab-oradas especialmente para esta exposição, assim como mandalas de 12 a 80 cm, que concretizam a superação do seu desafio artístico. “Em toda criação é preciso ter uma inspiração. Eu procuro isso com a música e acabo encont-rando um trabalho interior pleno”, revela.

Belas peçasTraçadas com linhas colo-

ridas sugerindo um efeito de henna e pintadas com cores fortes, as peças recebem apli-cações de pedras e vidro. Os motivos podem vir dos el-ementos da natureza, das linhas primorosas e complexas da ar-quitetura islâmica, dos mistérios da ospital da América Latina.

Acic e a AzulA Acic e a Azul firmaram par-

ceria para campanha promocional de Natal. A partir do próximo dia 10 de dezembro, os consumidores ganharão voucher de R$ 50,00 da Azul Linhas Aéreas a cada com-pra realizada no mesmo valor nas lojas participantes. O limite é de 10 cupons por CPF e a campanha segue até 31 de dezembro.

As jornalistas Cristina Belluco, Vera Longuini, Rosa Guedes e Sara Silva marcaram presença no evento de confraternização do Sindicato dos Jornalistas, na Cervejaria Real Brasil, em Sousas

Foto: Clovis Cordeiro

Os jornalistas Eddy Passos, Danilo Leite e Paulo Rogério Agostinis, na reinauguração do Teatro Castro Mendes

*** A noite de autógrafos do livro Reversos (In) Versos, da poeta Luciana Dimarzio, está marcada para 13 de dezembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30, na Livraria da Vila no Galleria Shopping Campinas (Rod. D. Pedro I, s/ nº - KM 131,5 – Jardim Nilópolis - piso inferior)

*** Romana Bistrô e Creperia já é sucesso na gastronomia de Campinas. Com um sofisticado cardápio, composto por refeições leves, crepes e carta de vinho diversificada, num ambiente acon-chegante que remete aos bistrôs franceses, os clientes são atendidos para um almoço, café ou chá da tarde e jantar. Funciona anexo à Confeitaria Romana, no Cambuí.

O diretor da Band Campinas, Rodrigo Neves, ao lado da es-posa Shirley Neves, recebe o troféu Empresa Brasileira de 2012, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef). A festa de premiação na Sociedade Hípica de Campinas contemplou com o prêmio principal: o “Equi-librista 2012”, o diretor da Química Amparo/Ypê, Roberto Nicolau Guidi.Receberam também o troféu Destaque: o Instituto EPTV (Responsabilidade Social); a Plascar (Indústria) e IBM Brasil (Comércio e Serviços)

CONCENTRADAS Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 7 26/12/2012 08:02:10

Page 8: JORNAL DO CASTELO

DEZEMBRO 2012 - ANO XIII - Nº 152 PÁG. 08VARIEDADES

A mostra “Sutilidades” dos artistas Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans está na Galeria de Arte do Tênis Clube (Rua Cel. Quirino, 1346, Cam-buí – Campinas). A exposição, com 20 pinturas com técni-cas variadas, pode ser vi sitada até 06 de janeiro de 2013.

Para a mostra, o casal es-colheu obras recentes que re-

Mostra “Sutilidades” está na Galeria de Arte do Tênis Clube

presentam o modo particular de pintar de cada um. Celina faz alusão a temas da infân-cia e a lendas brasileiras e Paulo mostra a sua pintura com tema das “gravatas”, que aparecem nitidamente ou ca-mufladas, insinuando uma reflexão sobre o contexto so-cial. Os dois artistas nasce-ram e residem em Campinas.

Celina Carvalho: temas da infância

A CPLF Energia colocou em funcionamento, no final de novem-bro, a primeira usina solar do Estado de São Paulo e a maior do país, ins-ta lada na subestação Tanquinho, em Campinas.

Ainda em fase experimental por tratar-se de projeto de Pesquisa e De-senvolvimento (P& D), a usina está ativa mas passará por avaliações e ajustes técnicos.

A previsão dos diretores da empresa é de que a usina gere aproximadamente 1,6 GWh/ano - o suficiente para abastecer 650 clien-tes com um consumo médio de 200 KWh/mês.

A captação acontece pelo siste-

ma fotovoltaica, a partir da transfor-mação da luz solar em eletrici dade. O projeto faz uso de cinco tecnolo-gias diferentes

Com custo de R$ 13,8 mi a usina recebeu recursos a partir de um pla-no de incentivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foi de-senvolvido pela CPFL, Unicamp e iniciativa privada, com uma contra-partida do governo estadual.

Para o próximo ano, a CPFL planeja a instalação de estação eólica que também entrará em testes no centro de pesquisa.

A inauguração inte gra a pro-gramação de 100 anos da CPFL Ener gia.

Campinas recebe a primeirausina solar do Estado

Diretores da CPFL, investidores e autoridades, dentro da sala de controle, durante a inauguração

Paulo Cheida Sans e sua obra no Tênis Clube

ACESSEwww.jornaldocastelo.com.br

A organização da Campinas Decor já tem definida a lista de expositores da edição 2013 da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Em apenas dez dias já foram direcionados todos os 48 espaços do imóvel que abrigará o evento um casa-rão localizado na Avenida Al-meida Garret, 1351, no bairro Alto Taquaral.

O time da edição 2013 traz nomes como Nilza Alves e Rita Diniz, Elaine Carvalho, Aldomar Caprini, Anderson Leite, Adriana Bellão, Andréa

Campinas Decor 2013 será no Alto Taquaral

Casarão no Alto do Taquaral receberá 48 ambientes

Ottoni e Fernanda Antunes, An-drea Barroso, Carlos Henrique Nascimento, Renato Barbosa e Otto Felix.

Entre os 48 ambientes cria dos pela organização, há diversas salas e suítes, Loft, Studio, Es-paço Gourmet, Brinquedoteca, Gazebo, Adega, piscina e jardins variados. Espaços que devem encantar os visitantes durante a Campinas Decor 2013, que acon-tecerá de 26 de abril a 9 de junho.

Divulgação Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE DEZEMBRO.indd 8 26/12/2012 08:02:17