Jornal do Educador - Dezembro 2011

4
Educador JORNAL DO ediçao n°11 Dezembro de 2011 A Prefeitura de Lençóis Pau- lista implantou neste ano a disciplina Empreende- dorismo na grade curricular dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio de uma parceria das Diretorias de Educação e Desenvolvimento com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). E os resultados dos trabalhos dos aproximadamente 1300 alunos envolvidos foram conferidos na “Primeira Feira dos Jovens Empreendedores”, nos dias 17 e 18 de novembro, na ETEC “Cidade do Livro”. Na ocasião, os alunos apresen- taram trabalhos enfocados nos quatro eixos desenvolvidos: Eco- papelaria, Artesanato Sustentá- vel, Empreendedorismo Social e Grandes Ideias, Novos Negócios. Os alunos que hoje trabalham os conteúdos da disciplina empreen- dedorismo serão os futuros admi- nistradores públicos, funcionários das empresas e empresários da cidade. Ou seja: o programa co- labora para oferecer a educação integral aos estudantes e fomenta o desenvolvimento da cidade. “Aos poucos fomos nos entrosando com a pro- posta e os alunos gostaram muito do projeto”. Marlene Lopes do Livramento, da EMEF Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes) Feira coroa um ano da implantação da disciplina Empreendedorismo na rede municipal Formando Jovens Empreendedores “O trabalho foi desafiador e eu também aprendi muito com a mi- nha classe. É muito interessante ver o aluno transformar o conheci- mento num produto fabricado” Hugo Leandro do Nascimento, da EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju) PROFESSORES APROVAM “Os valores trabalhados, como persistência e autoconfiança, estão ajudando no dia a dia na escola e os alunos vão levá-los para o resto da vida” Selma Regina de Oliveira, da EMEF Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama) “Com a feira, eles ficaram bem estimulados e se empenharam para mostrar o melhor” Natália Jordão Pirolo, da EMEF Idalina Canova de Barros (Nova Lençóis )

description

Diretoria de Educação Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista www.lencoispaulista.sp.gov.br

Transcript of Jornal do Educador - Dezembro 2011

EducadorJORNAL DO

ediçao n°11

Dezembrode 2011

A Prefeitura de Lençóis Pau-lista implantou neste ano a disciplina Empreende-

dorismo na grade curricular dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio de uma parceria das Diretorias de Educação e Desenvolvimento com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). E os resultados dos trabalhos dos aproximadamente 1300 alunos envolvidos foram conferidos na “Primeira Feira dos Jovens Empreendedores”, nos dias 17 e 18 de novembro, na ETEC “Cidade do Livro”.

Na ocasião, os alunos apresen-taram trabalhos enfocados nos quatro eixos desenvolvidos: Eco-papelaria, Artesanato Sustentá-vel, Empreendedorismo Social e Grandes Ideias, Novos Negócios.

Os alunos que hoje trabalham os conteúdos da disciplina empreen-dedorismo serão os futuros admi-nistradores públicos, funcionários das empresas e empresários da cidade. Ou seja: o programa co-labora para oferecer a educação integral aos estudantes e fomenta o desenvolvimento da cidade.

“Aos poucos fomos nos entrosando com a pro-posta e os alunos gostaram muito do projeto”. Marlene Lopes do Livramento, da EMEF Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes)

Feira coroa um ano da implantação da disciplina Empreendedorismo na rede municipal

Formando Jovens Empreendedores

“O trabalho foi desafiador e eu também aprendi muito com a mi-nha classe. É muito interessante ver o aluno transformar o conheci-mento num produto fabricado”Hugo Leandro do Nascimento, da EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju)

PROFESSORES APROVAM

“Os valores trabalhados, como persistência e autoconfiança, estão ajudando no dia a dia na escola e os alunos vão levá-los para o resto da vida”Selma Regina de Oliveira, da EMEF Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama)

“Com a feira, eles ficaram bem estimulados e se empenharam para mostrar o melhor” Natália Jordão Pirolo, da EMEF Idalina Canova de Barros (Nova Lençóis )

Notas altas e bom relacionamento

As escolas municipais de Lençóis Paulista já incorporaram à rotina as ações do Progra-ma de Gestão Escolar, que completou um ano de implantação na Rede. Da direção aos alunos, todos os personagens envolvidos na Educação agora traçam metas, que são mo-

nitoradas para serem cumpridas. “O ganho é do aluno, da pessoa enquanto li-

derança, enquanto funcionário. Cada um con-segue se encontrar, se contextualizar no am-biente de trabalho e enxergar ‘para que’ está ali”, aponta Marta Cassar, consultora do PGE.

Com o PGE, as escolas intensificaram o mo-nitoramento dos trabalhos não só em busca de melhorar as notas dos alunos, mas também o relacionamento interpessoal.

Na escola Lina Bosi, por exemplo, os alunos da 6ª B agora contam com a “caixinha do res-peito” e o “gráfico do relacionamento”. São me-canismos para a sala autoavaliar suas atitudes, propondo soluções para os problemas.

“Está melhorando o respeito na classe”, conta a aluna Ana Flávia Grama Machado, de 12 anos.

CUMPRINDO METAS

EDUCADORES E ALUNOS ESTÃO ENGAJADOS

Árvore de Natal ecológica

`

IDEIA ORIGINAL

Feliz Natal e Prospero Ano Novo!”

Falta de dinheiro não pode ser desculpa para deixar de armar em casa uma bela ár-vore de Natal. A bibliotecá-ria da Diretoria Municipal de Educação, Inez Carvazan Paschoarelli, mostra que com folhas de jornal e cria-tividade, podemos ter uma árvore original e ecológica, como esta da foto, monta-da por ela na DME.

Para confeccionar a “ár-vore natalina sustentável”, Inez usou 400 folhas de jornal, um vaso, um pontei-ro, retalhos de isopor e 50 bolinhas decorativas. Quem viu, se impressionou.

Exemplos do engajamento dos alunos e profissionais da Educação são vistos em todas as escolas municipais. Em outubro, o Jornal do Educador acompanhou a visita

técnica do PGE em duas escolas municipais, as EMEFs Profª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat e Profª Lina Bosi Canova.

Confira alguns depoimentos:

“Minha meta pessoal é calcular com agilida-de e produzir textos coerentes e coesos, nos gêneros previstos”.

Natália Fernanda Florindo, aluna (7ª série)

“Minha meta pessoal é desenvolver melhor mi-nha fala em apresentações de trabalhos. Estou trabalhando isso”.

Mateus Luiz França Dezidério, aluno (7ª série)

“Eu acredito que o PGE traz ganhos, porque ele mostra tanto as necessidades dos professores, quanto dos alunos, e tentamos focar nessas di-ficuldades para melhorar”

Denise Vilela Chilio, professora (escola Guiomar)

“A meta das inspetoras é diminuir as ocorrên-cias de acidentes no intervalo. Não tendo afa-zeres, tinha briga, eles só corriam, se machuca-vam. A gente propôs uma série de atividades. Já diminuiu bastante o número de ocorrências e a classe que não tem nenhuma é premiada, indo ao cinema, por exemplo”

Rosemari Rodrigues da Silva Ribeiro, agente escolar (escola Guiomar)

“Analisando do ponto de vista dos alunos, o PGE está excelente. Eles se envolvem e se em-penham muito, tanto com relação às metas de relacionamento, quando às médias bimestrais”.

Ana Luíza Teixeira, professora (escola Lina Bosi)

100% presentesDentro das ações do PGE, a EMEI “Maria Cor-

deiro Fernandes Orsi” e a Creche “Dona Neide Madeira Dias” realizaram a premiação “100% de participação”, valorizando os pais que, durante o ano todo, marcaram presença em todas as reu-niões escolares. Eles foram homenageados com um chaveiro personalizado e muitos aplausos.

“Pais Atores - Dentro do Programa Família Presente, a professora Fabiana, da EMEI “Prof. Marcellino Dayrell Queiroz”, realizou com os pais de seus alunos a apre-sentação do teatro “Bom dia todas as cores”, baseado no livro de Ruth Rocha. Eles adoraram a interação.

Premio - O 5º ano E da EMEF “Prof Edwaldo Roque Bian-chini” visitou o Zoológico de São Paulo. Foi o prêmio con-quistado dentro do Projeto “Bio Amigos”, já que os alu-nos arrecadaram 886 litros de óleo de cozinha usado.

Cantinho de higiene - Com o projeto “Por Um Cantinho de Higiene Me-lhor”, os alunos das EMEIS “Wal Disney” e “Monteiro Lobato” desenvolvem há-bitos de higiene, apren-dendo a valorizá-los e a cuidar do meio ambiente. Eles passaram até a “co-brar” essas atitudes, na escola e em casa.

PALAVRA DO DIRETOR

Finalizamos mais um ano letivo com a certeza de mis-são cumprida, já que não medimos esforços para fa-zer a Educação avançar em toda a rede.

Podemos comemorar muitas realizações! O muni-cípio ganhou uma nova cre-che, a “Maria Inez Crepaldi”, no Jardim Maria Luíza, que oferece antedimento tam-bém noturno. A nossa ETEC Cidade do Livro saiu do pa-pel. O Programa de Informá-tica Educacional foi reestru-turado, com o fornecimento de netbooks e software es-pecífico para tornar as aulas ainda mais dinâmicas para os alunos. O convênio para a construção de uma nova creche também acaba de ser firmado pela prefeita Bel Lorenzetti, para uma obra que atenderá o bairro Santa Terezinha e proximidades.

Completamos um ano do Programa de Gestão Escolar e agora cada escola, cada educador, cada classe, cada aluno, traçam metas que são monitoradas para serem cumpridas. Tivemos o Festi-val do Livro, o Joelp e o Jo-elpin, os projetos “Rino Ma-nia”, “DuPont na Escola”...

Quero agradecer o seu comprometimento neste ano, que ajudou a tornar possível tantas conquistas. Lhe desejo um ótimo perío-do de recesso ou férias. E que no ano que vem possa-mos voltar mais uma vez re-novados, para avançarmos ainda mais!

Luiz Eduardo ContiDiretor de Educaçao de Lençois Paulista

Textos: Carla Izeppe • Fotos: Carla Izeppe e divulgação das escolasJornalistas responsáveis: Carla Izeppe (Mtb - 44.401) e Eduardo Magalhães (Mtb- 24.213)Produção gráfica: Propagare Propaganda e Marketing • Impressão: Gráfica AgudosTiragem: 1.100 exemplares • Custo de produção: R$ 0,77 (valor unitário)

é um informativo mensal da Diretoria Municipal de Educação de Lençóis Paulista, destinado aos profissionais da rede.

EXPEDIENTE

EducadorJORNAL DO

Mural

Gincana do bem - Diversão, aprendizagem e solidariedade fizeram parte da 1ª Gina-ben, na EMEIF “Profª Amélia Benta do Nas-cimento Oliveira”. A prova solidária ficou por conta da arrecadação de sabonetes e cremes dentais, que foram doados ao lar de idosos da cidade.

Visita - Trinta alunos de 7ª e 8ª séries da EMEIF “Philomena Briquesi Boso” vi-sitaram a Pinacoteca e o Museu da Lín-gua Portuguesa, em São Paulo, coroan-do um projeto interdisciplinar da escola.

Mais motivacao - As aulas de Edu-cação Física da EMEF “Profª Lina Bosi Canova” foram diversificadas em 2011, motivando o maior envolvimen-to dos alunos. Orientados pela Profª Márcia Regina Chirichela de Síbia, as habilidades foram desenvolvidas nas modalidades Jogos (5ª série), Ginásti-ca Rítmica (6ª), Ginástica de Academia (7ª) e Hip Hop (8ª).

Cha da tarde - A EMEF Maria Zélia Camargo Prandi-ni promoveu um chá da tarde para os pais no mês de no-vembro. Na ocasião, o Cône-go Marcelo Aparecido Paes e o pastor José Antônio da Cruz, acompanhado de sua esposa, ministraram palestra com o tema “A Família”.

Street School - O 4º Festival de Dança do Pro-jeto Street School foi um sucesso. Na foto, alunos da EMEIF “Irma Carrit”.

Noite de autografos - O encerramento do projeto“Maleta Mágica de Surpresa”, da EMEF “Esperança de Oliveira”, ocor-reu com uma noite de autógrafos! Os alu-nos de 3º ano produziram um livro com-posto por textos de autorias e reescritas. A prefeita Bel Lorenzetti também marcou presença no evento.