Jornal Talento 316

8
Ano XVII Edição 316 Abril de 2011 Pânico: Você já esteve na Carvena de Adulão? Páginas 4 e 5 01-08.indd 1 06/04/2011 22:30:26

description

jornal, talento, edição 316, guarulhos, abril, 2011

Transcript of Jornal Talento 316

Page 1: Jornal Talento 316

Ano XVII • Edição 316 • Abril de 2011

Pânico: Você já estevena Carvena de Adulão?

Páginas 4 e 5

01-08.indd 1 06/04/2011 22:30:26

Page 2: Jornal Talento 316

R. Ivo Brugnollo, 62Jd. Rosa de França - GuarulhosCEP 07081-030 - Para patrocinar: 2441-3245

— Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.” (Salmos 20:7) —

Desde 1985, portanto há mais de 25 anos, a Fundação Pró-Auxílio realiza seu trabalho na cidade de Guarulhos ajudando pessoas a se levantarem e olharem para frente através de ajuda por meio de cestas básicas, bazares beneficentes, comemorações de datas festivas com “Dia da Criança” e “Natal”,

atendimento psicoterapêutico a jovens para desenvolvimento de orientação profissional, atendimento de familiares de usuários de drogas, assistência psicológica individual e de grupo, assistência fisioterapêutica, cursos de teatro, música, informática e, ainda e principalmente, fazendo gente encontrar esperança.

Precisamos de você, de seu conhecimento, de seu tempo, de seu patrocínio!

Entre em contato conosco pelos fones 2865-9626 e 2441-3245,e participe de todas as nossas atividades, inclusive deste jornal, com o seu patrocínio!

Seja mais um: Colabore!

Fundação Pró Auxílio

Edição 316 • Abril/2011 02

Projeto JesséPalco de Vencedores

O Jornal Talento Artesão é uma publicação da Fundação Pró Auxílio em parceria com a Essencial Clínica com registro no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial com data de 29/09/1998. Matrícula no 1º Registro de Títulos e Documentos de Guarulhos sob n 128.972.

Diretor Responsável: José Luiz FerranteDireção de Arte: Ricardo Ferrante

Impressão: NeografTiragem: 20.000 exemplares

O Projeto Jessé tem base na criação, cultivo e manutenção de condições para o crescimento, desenvolvimento e evolução sócio-cultural de jovens em idade compreendida entre 12 e 17 anos e 11 meses de idade, com ênfase nas atividades de Psicoterapia de Grupo, estendida à família, Curso de Música com especialidade num instrumento musical e Curso de Teatro, com acréscimo do desenvolvimento da prática cristã através do Ensino Bíblico como base de apoio às atividades propostas, afim de que se produza estados “resilientes” adequados aos desafios futuros que enfrentarão esses jovens.

InscrIções AbertAsÀs quartas-feiras, das 9 às 12h na rua Ivo brugnollo, 62, Jd. rosa de França,

Guarulhos. Inf: 2441-3245 e 2865-9626.

Curso de teatro para adolescentes,de 12 a 17 anos,

aulas de segunda-feira,das 14 às 18h.

30 vagas.Gratuito.

Grupo de psicoterapia para familares de alcoolistas,

reuniões às quintas-feiras,das 14 às 18h.

15 vagas.Gratuito.

Mamãe me ensinouConte suas estórias com sua mãe, escolha a sua melhor foto com ela e publique na

edição do final de abril, para homenagear sua mãe no Dia das Mães. [email protected]

Parabenizamos e agradecemos à Farmácia Violeta pelo

convite e por seu arrojo empresarial, desejando que o futuro

continue sendo de sucesso também nesse empreendimento!

Jornal Talento

01-08.indd 2 06/04/2011 22:30:28

Page 3: Jornal Talento 316

Parabenizamos e agradecemos à Farmácia Violeta pelo

convite e por seu arrojo empresarial, desejando que o futuro

continue sendo de sucesso também nesse empreendimento!

Jornal Talento

01-08.indd 3 06/04/2011 22:30:30

Page 4: Jornal Talento 316

Edição 316 • Abril/2011 04

Quando Davi, um homem esco-lhido por Deus, valente vencedor do gigante Golias, cantado pelas mulhe-res: “Davi matou aos dez milhares...”, começou a viver seu drama persecu-tório, sua paranóia causada pela perse-guição de Saul,e escarnecido por seus sentimentos, iniciando seu ministério e com medo, por não ter consciência completa do seu chamado, viu-se acua-do, buscou no Vale de Elá o seu refúgio, esconderijo, palavras que são sinôni-mos de Adulão: “Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão;...” (1 Samuel 22:1).

Existem momentos na vida em que precisamos nos refugiar e dar um passo atrás, para entender melhor nossa vida, nossas responsabilidades e atribui-ções, e quando não compreendemos isso conscientemente, o mecanismo do medo se instala e nos faz recuar, e fazendo que nos dediquemos a um tra-tamento. Para isso precisamos nos re-fugiar, ter o tempo e o método corretos ao nosso dispor, para reconsideramos e restabelecermos a ordem em nossa alma: “porque Deus não é de confusão, e sim de paz.” (1 Coríntios 14:33).

De outra forma, Paulo explica que agrada a Deus que sejamos conscien-tes e não estejamos com nossa alma emaranhada, desordenada ou emba-raçada: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1).

Nossa limitação é conhecida e re-conhecida por Deus, daí o buscarmos pelo esforço em manter arejada nossa alma, para que possamos cultuar ao Senhor e buscar a espiritualidade como alvo, contra uma dimensão carnal me-nos favorável à nossa felicidade.

Se o nosso culto é racional, temos que ter nossa mente–psique–alma pre-parada para sua utilidade. Assim, ao precisarmos de refúgio, nosso Adulão encontra no tratamento psicoterapêu-tico, bem como medicamentoso a aju-da e o apoio necessários para o fim do emaranhado instalado através do medo (Síndrome do Pânico), da ansiedade exacerbada e da depressão.

Lembre-se, você é tão humano quanto Davi e precisa tempo e apoio para conseguir ordenar a sua vida, principalmente quando tudo parece avolumar-se de uma só vez como pro-blema em sua vida.

Não estamos falando de conflitos existenciais, necessidade de saber um pouco mais de si, como falam as pesso-as néscias do entendimento de para que serve o tratamento psicológico. Fala-mos da real necessidade de mudar de-terminados comportamentos que são péssimos ao funcionamento de nossa vida, tais quais como a precipitação, o destempero, a inércia, a atuação dema-siada ou a falta de iniciativa, entre mui-tos outros, causadores de insatisfações que surgem como sintomas dos mais diversos males que acometem nossa mente–psique–alma.

Via de regra, como já pudemos constatar em nossa vida de atendimen-to clínico, uma Síndrome do Pânico vem sempre acompanhada de crises de falta de ar, taquicardia e agorafobia, ou seja, medo de estar em determinado lu-gar ou situação.

É usual que os pacientes que recebe-mos com Depressão, apresentem crises estomacais, LER – Lesão por Esforço Repetitivo,ou tenham Lombalgia e cri-ses de dores referidas, de conformidade com a estrutura histórica de cada qual.

Tudo isso, é claro, além dos sinto-mas clássicos que compõem o quadro clínico de cada enfermidade relaciona-da acima.

Muitos evangélicos, “crentes”, so-frem por não conseguirem diferen-ciar os males da alma dos do espírito, e são extremamente massacrados pela culpa de não terem a fé suficiente para livrarem-se do mal. Deus cura de mui-tas formas, para isso nos deu talentos como a medicina, a psicologia, a fisio-terapia, a fonoaudiologia, e assim por diante.

Deus sabe todas as coisas e seus ca-minhos são mais altos que os nossos, segundo a Sua Palavra!

Faça como Davi que teve o tempo e a forma mais adequada para resolver sua questão. Ele sabia usar e utilizava todas as armas que Deus lhe dispunha!

Temos recebido muitos e-mails, desde a edição passada, e neles perce-bemos a cobrança que as pessoas dizem sentir, desde líderes, os quais tem mio-pia, hipertensão, diabetes, obesidade, e uma infinidade de problemas que não são curados pelo exercício da fé como se dizendo que essas pessoas não sejam ou não estejam consagradas, ungidas, para seu ofício, até iniciados que se sen-tem disistimulados, pois sentem que nunca terão a sua fé aumentada até ser maior que um grão de mostarda e ain-da não compreendem que tão somente as coisas explicam-se pelo caminho que cada qual percorre em direção à meta.

Para o cristão, a Caverna de Adulão é Jesus, pois nele encontramos refúgio para todas as situações de nossas vidas e “agindo eu, quem o impedirá?”, (Isa-ías 43:13). E não é Jesus o médico dos médicos, o mestre dos mestres? Quem nunca ouviu falar do best-seller de Mark W. Baker, Jesus o Maior Psicólo-go que Já Existiu! Com certeza já ouviu, bem como sabe que proliferam livros de auto-ajuda baseados no Evangelho de Marcos e Lucas!

Não sofra à toa, busque a ajuda de um médico ou de um psicólogo quan-do precisar de apoio frente questões do seu corpo e da sua alma. Certamente, o seu espírito agradecerá!

Segue abaixo uma síntese sobre o tema Síndrome do Pânico. Leia e se precisar, tire suas dúvidas.

Eu te amo em Jesus e desejo de co-ração que você tenha sempre toda a força de Sansão; A alegria de Miriam depois de atravessar o Mar Vermelho; A ousadia de Davi quando dançou para o Senhor; A unção dobrada de Elizeu; A perseverança de José do Egito; A sa-bedoria de Salomão; A prosperidade de Jó; A coragem de Josué; a Fé de Abraão; E a paz e o amor de Jesus, os quais ex-cedem todo o entendimento!

Meu desejo é, ainda, que você pos-sa ter muitas realizações, e que você se sinta tocado grandemente por Deus! Nunca se esqueça: Ele vai além do que você imagina! Ele te ama e o maior so-nho de Deus é realizar o teu sonho!

Que a paz e o amor de Jesus conti-nuem reinando em sua vida!

A CAvErnA DE ADulãoJosé luiz Ferrante

- Sinônimo de Psicoterapia -

01-08.indd 4 06/04/2011 22:30:31

Page 5: Jornal Talento 316

Edição 316 • Abril/2011 05

SínDroME Do PâniCoetIoloGIASíndrome ou Síndroma: Reunião de

sinais que envolvem em conjunto, o indi-víduo, provocados por um mesmo meca-nismo e dependentes de causas diversas.

Os sinais são comportamentos com-pulsivos cuja finalidade é aliviar, evitar ou amenizar a obsessividade recorrente nascida da ansiedade vigente nos estados de equilíbrio precário e estágios de pré--sintomas.

Os sintomas se referem a lesões, per-turbações funcionais de um órgão ( ou todo o organismo), indícios, presságios (aquilo que avisa, precede: algo está ou vai acontecer), semelhanças (a algo entre si = isso é sintoma que ele(a) vai…)e aparên-cia de que algo está errado.

Distúrbio é a perturbação, confusão, alteração das ordenações fisiológicas, comportamentais, da afetividade, da per-cepção, juízo, conceitos, memória e da atividade voluntária, durante lapsos de tempo variáveis, imprecisos e sem con-trole.

Contemporâneo é o que é do mesmo ou do nosso tempo.

Universal é o que abrange tudo, toda parte e a todos. Que tem caráter de abso-luta generalidade.

Pânico é o que assusta sem motivo; terror infundado.

UmA DeFInIçãoSíndrome do Pânico é um conjunto de

sinais e sintomas que envolvem o indiví-duo causando-lhe distúrbios ou perturba-ções de ordem física, mental e psicológica, sem que haja um motivo fundamentado e claro, sendo um quadro clínico estabele-cido na atualidade e sem que se possa de-finir um grupo mais ou menos suscetível desse estupor paralisante e súbito.

Isaías Paim define: “Trata-se o Pâni-co de uma síndrome fugaz observada em raras ocasiões, principalmente na guerra, nas grandes catástrofes e nos tremores de terra”.

Baelz chamou a intensa comoção pa-nicosa de estupor emotivo.

Honório Delgado chamou esse qua-dro clínico de “Reação Neurótica do Pâni-co”, classificando-o com uma reação agu-da provocada por situações intempestivas

de grande perigo.É característica da Síndrome de Ata-

que de Pânico a interrupção dos pro-cessos psico-afetivos com paralisia dos sentimentos e obnubilação sensorial (o indivíduo permanece apático e indiferen-te sem poder chorar ou expressar qual-quer sentimento).

DIAGnóstIcoEm função dos desconfortos causados

pelas várias formas de distúrbios ou per-turbações, o diagnóstico inclina-se sobre a verificação dos seguintes itens: Queixa Principal e Queixa Subjacente!

I - Queixa PrincipalFazem parte da Queixa Principal to-

dos os sintomas e desconfortos enumera-dos pelo paciente e geralmente são:

1 - Medo de morrer;2 - Medo de que algo ruim aconteça;3 - Medo de ficar só;4 - Angustia desmedida;5 - Sufocamento, falta de ar;6 - Depressão;7 - Disritmias cardíacas;8 - Tonturas;9 - Náuseas;10 - Dores de cabeça;11 - Dores de estômago e referidas;12 - Descompasso respiratório;13 - Tremores;14 - Descontrole motor; 15 - Suor excessivo;16 - Estupor; e ,17 - Paralisia.

Daí a leitura clínica de alterações tais como:

a) fisiológicas: Sintomas em si;b) comportamentais: Busca de lugares

seguros, excluindo-se do convívio social ou de situações de exposição, ocasionan-do mau desenvolvimento das atividades cotidianas tais como estudo, trabalho, ali-mentação, sono, relacionamentos inter-pessoais e familiares;

c) de percepção: Em estado de Pânico podem surgir agnosias visuais, táteis e au-

ditivas, gerando perda das sensações que chegam através desses sentidos. É pos-sível então que a Síntese Perceptiva não se realize corretamente, produzindo-se a formação de Ilusão, percepção deforma-da, e Aberrações Perceptivas, gerando a percepção de cores aberrantes (aberração cromática), provenientes da substância mescalina;

d) dos conceitos: Com perda das re-lações conceptuais, onde o panicoso não consegue estabelecer analogias simples como os avisos de saída de emergência à situações de perigo iminente (estado crônico nos esquizofrênicos e deficientes mentais);

e) dos juízos: Dada a alteração da per-cepção, podem ocorrer reações delirói-des, persecutórias e hipocondríacas (são perturbações com duração limitada e re-lativa ao estado panicoso, bem como as que acontecem em intoxicações e doenças infecciosas febris, sendo o que difere do delírio encontrado nas formas psicóticas);

f) de memória: Na criação de Fabula-ções, pertinentes às paranóias (são relatos de coisas fantásticas que nunca acontece-ram);

g) de afetividade: Ressaltando-se a de-pressão (do mal-estar até o estupor me-lancólico) e a apatia (indiferença afetiva); e,

h) da atividade voluntária: Com es-tados de excitação, estupor melancólico (voz baixa, vacilante e monótona), negati-vismo (contra toda solicitação do mundo exterior) ou sugestibilidade volitiva (ado-ta qualquer solicitação vinda do exterior) e atos impulsivos (ações desprovidas de finalidade).

Dr. José Luiz Ferrante, Psicólogo Clínico, CRP 06 / 53339 – 4 SP, CRP 01 / 9931 DF/AC/AM/RO/RR. Psicólogo Junguiano. Psicodrama-tista pela Sedes Sapientiae, filiado à FEBRAP (Fed. Bras. de Psicodrama), Professor de Teatro e Psicodrama na Fundação Pró-Auxílio. Presi-dente da Fundação Pró-Auxílio. Diretor da Es-sencial Clínica de Psicologia. Diretor do Jornal Talento Artesão. Coordenador do Projeto Teat-rando. Psicólogo filiado à ABRINQ – Adotei um Sorriso. Ator pelo Centro de Artes Cênicas do TUCA/PUC. Playbacker de Teatro de Reprise. Conselheiro da Fundação Pró - Auxílio para famílias em convívio com usuários de droga de forma indevida pela SENAD – Sec. Nac. de Pol. sobre Drogas e Universidade de Santa Catarina.

01-08.indd 5 06/04/2011 22:30:32

Page 6: Jornal Talento 316

Edição 316 • Abril/2011 06

...que Guarulhos deposita no Rio Tietê cerca de 5% de todo esgoto que é lançado em toda extensão dele, sem qualquer tratamento?

...que Guarulhos deposita no Rio Tietê o dejeto de 1.500.000 habitantes sem qualquer tratamento?

...que Guarulhos tem a cara de pau de depositar todo o esgoto que produz, diretamente no Rio Tietê, sem qualquer tratamento, em natura, e ainda cobra de seus munícipes taxa de esgoto que é quase 50% do valor de toda conta de água emitida pelo SAAE?

...que o Rio Tietê poderia ser meio de transporte para você e sua família se cidades com governantes pouco responsáveis como Guarulhos tratassem o esgoto antes dele se depositado no leito do rio?

...que até mesmo sua saúde e de outras pessoas ao seu redor são afetadas pelo descaso que os governantes de todos e quaisquer partidos, ao longo dos anos, sempre tiveram em relação à preservação da natureza em Guarulhos, incluindo o Rio Tietê, que deveria ser tratado como patrimônio da cidade?

Mas mudando de assunto, sem mudar muito, quando você sai na rua pela manhã em busca do pão de cada dia, para fazer sua caminhada, para levar suas crianças à escola, ir ao supermercado, enfim, transitar pela cidade que você “vive”, costuma dizer feliz frases assim:

- Puxa, como o dinheiro do meu Iptu é bem utilizado pelos administradores guarulhenses!

- Que coisa boa, em Guarulhos nunca acontecem escândalos com desvios de verbas, não é Maria Bethânia? (perguntando para sua vizinha)

Que coisa bacana, cada dia

a cidade de Guarulhos melhora mais! Está cada vez mais limpa, o trânsito melhorou muito com as mudanças feitas e o cuidado com o calçamento que é ótimo, e tenho certeza que amanhã terei mais uma surpresa boa vinda da administração pública!

Fantástico esse viaduto que nos leva da Paulo Faccini diretamente para a Dutra, principalmente porque ele não passa por cima da Monteiro Lobato, e a gente tem a oportunidade única de, no cruzamento entre as duas grandes avenidas, ficar parado olhando com prazer o mesmo perigo que existia antes, bem como continuamos perdendo o mesmo tempo que perdiamos antes das dislumbrante obra!

E para não esquecer que Guarulhos tem um Manual de Acessibilidade, confira as fotos ao lado!

você sabia…

Essa padaria na Cachoeira é ótima.

idoso em Guarulhos não

consegue andar na calçadaisso é no meio da rua e

em frente da secretariado desenvolvimento urbano

Subindo na calçada para descarregar,

é só um instantinho

Tem que ser magrinho para passar na calçada

01-08.indd 6 06/04/2011 22:30:34

Page 7: Jornal Talento 316

Edição 316 • Abril/2011 07

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão.

As causas mais comuns são: crescimento na puberdade, aumento de peso (efeito sanfona), gravidez. Pode aparecer em qualquer parte do corpo da mulher, sendo que, as estrias acometem mais mulheres do que em homens. É comum na área do bumbum, flancos, seios e barriga.

As estrias podem ser classificadas de acordo com sua evolução:

• Estrias avermelhadas ou rosadas: São recentes e nesta fase os tratamentos dão melhores resultados, pois ainda não se tem fibrose cicatricial.

• Estrias brancas: São mais antigas e nesta fase o grau da fibrose cicatricial já se completou, dificultando o tratamento.

Na literatura disponível sobre estrias, os autores são unânimes em considerá-las como seqüela irreversível.

Com o uso do STRIAT, uma corrente micro galvânica, abriu-se uma nova perspectiva no tratamento das estrias. Dados preliminares mostraram que ocorre um acentuado aumento no número de fibroblastos jovens, possibilitando a produção maior de

colágeno, uma neovascularização e o retorno da sensibilidade dolorosa após algumas sessões de eletro-estimulação.

A eficácia do tratamento, desde que controlada as variáveis, pode chegar até 100%, dependendo da resposta de cada paciente, variando o número de sessões de acordo com a cor da pele, idade, tamanho e profundidade das estrias.

É importante que seja feita uma avaliação por um profissional para definição de um prognóstico individual.

Dra. Fernanda Ferrante é Fisioterapeuta – crefito 3/127229-F. Diretora da área de Fisioterapia da essencial clínica. Fones: 2441-3245 9730-1744. Deus é Fiel!

É possível tratar as estrias?Fernanda Ferrante

Subindo na calçada para descarregar,

é só um instantinho

PrecAUções econtrA InDIcAções

Pacientes portadores de:• Diabetes• Hemofilia• Síndrome de Cushing• Propensão a quelóides• Psoríase• Vitiligo• Anti-inflamatórios sem corticóide(para aplicação no dia)

Pacientes que fazem uso de:• Esteróides• Corticosteróides

“Com o uso doSTRIAT abriu-seuma nova perspectiva no tratamento das estrias”

Striat (microcorrente galvânica) utilizado no

tratamento de estrias e rugas

01-08.indd 7 06/04/2011 22:30:35

Page 8: Jornal Talento 316

Edição 316 • Abril/2011 08

Personal organizer Para quem quer Qualidade de vida!

O Personal Organizer é um profissional treinado com habilidades específicas para assessorar pessoas que não tem tempo ou paciência, ou ambos, para organizar a vida doméstica de seus clientes.

Com isso, o Personal Organizer busca o aumento do conforto, harmonia, praticidade, agilidade, economia, produtividade e bem-estar no espaço de convivência diária de seu cliente. Isso, de maneira, sempre respeitar esse espaço físico, gostos e, principalmente, o estilo de vida de cada cliente.

Para organizar, o Personal Organizer corrige e ensina seus clientes a controlarem e educarem suas próprias vidas. Para isso, livrar-se do que é excessivo é prioritário no processo. Daí, em busca do resultado, é significativo e importante escolher e estabelecer prioridades.

A desorganização desestrutura seu ambiente familiar, profissional, de repouso ou de lazer e causa um estresse incômodo para a sua vida.

A desorganização se traduz num desperdício de tempo, com perda de qualidade de vida, pois não se pode viver em um ambiente saudável e confortável se a desordem imperar.

Assim, o Personal Organizer minimiza o estresse da vida doméstica, acrescentando tempo livre para se dedicar ao lazer, família e a todas as atividades que foram deixadas de lado devido a desordem em seu lar.

Para isso se realizar, o Personal Organizer precisa contar com empresas como a M&M, que tem soluções inteligentes como as ‘caixas organizadoras’, as quais racionalizam o espaço disponível e resolvem as questões priorizadas para a solução do conflito entre desordem e organização.

Para conferir mais informações, entre em contato pelo fone 2452-1975, pelo site: www.pastasmm.com.br

01-08.indd 8 06/04/2011 22:30:46