Jornal Voz do Aposentado - dez/14

4
Aposentados e pensionistas, DESEJAMOS A VOCÊS E SEUS FAMILIARES BOAS FESTAS E UM 2015 DE MUITAS CONQUISTAS! 2014 um ano em que não cansamos de lutar Filiada às entidades Dezembro de 2014 FAPESP COBAP Órgão informativo da ADMAP - Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba Entidade fundada em 23/08/1999 - http://www.vozdoaposentado.org.br Fotos: Tanda Melo

description

Jornal Voz do Aposentado - dez/14

Transcript of Jornal Voz do Aposentado - dez/14

Aposentados e pensionistas,

DESEJAMOS A VOCÊS E SEUSFAMILIARES BOAS FESTAS E UM 2015 DE MUITAS CONQUISTAS!

2014um ano em quenão cansamosde lutar

Filiada às entidades

Dezembro de 2014FAPESP COBAPÓrgão informativo da ADMAP - Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba

Entidade fundada em 23/08/1999 - http://www.vozdoaposentado.org.br

Fotos: Tanda Melo

Com destaque na defesa da categoria,Admap completa 15 anos de fundação

Iniciamos batalha nos tribunais por correção ao PIS

O que também aconteceu

RETROSPECTIVA

Em agosto, a Admap comple-tou 15 anos de fundação, com muitas lutas travadas e benefí-cios conquistados.

A entidade é hoje uma refe-rência na defesa dos direitos de aposentados e pensionistas.

“Em várias partes do país, du-rante os encontros em que partici-pamos, a postura de luta da nossa Associação é reconhecida, e isso é algo que nos motiva a seguir adian-te”, relata o diretor da Admap Josias de Oliveira Mello.

A iniciativa de fundar a Asso-ciação surgiu em congressos do

Uma grande assembleia, com a presença de cerca de 500 apo-sentados, aprovou a entrada de uma ação judicial requerendo a correção do PIS para trabalha-dores cadastrados no programa antes de outubro de 1988.

Durante a assembleia, realiza-da no dia 23 de julho, os advo-gados da Admap explicaram o caso e informaram que todos os

NA INTERNETNo começo do ano, a Admap lançou o seu site (vozdoaposentado.org.br), que traz todas as notícias da categoria. Além disso, a entidade também fez sua estreia nas redes sociais.

ARTE E CULTURAIniciativa que visa levar diversão e integrar os associados, os Encontros de Arte, Cultura e Lazer foram uma novidade este ano. Os encontros são realizados às segun-das, das 14h às 17h.

ARRAIÁNa noite do dia 8 de agosto aconteceu o já tradicional Arraiá da Admap. Com comidas e bebidas típicas e apre-sentação de quadrilha, a festa foi realizada na rua em frente à sede.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A proposta foi consumada no dia 23 de agosto de 1999. Nascia, então, a Admap!

O objetivo foi organizar os aposentados e trazê-los para o caminho da luta, junto com os trabalhadores da ativa. Nossa Associação surge como um instrumento para auxiliar nesta batalha.

Além disso, a entidade conta com serviços como atendimento jurídico, salão de cabeleireiro e convênios com várias empresas.

associados dentro dos requisitos seriam representados.

Desde 1988, o BNDES vem aplicando os recursos do PIS, obtendo ganhos que não são re-passados para os trabalhadores.

Tanto os titulares das contas individualizadas como os atu-ais beneficiários não recebem absolutamente nada dos ganhos desse fundo.

DESONERAÇÃO

Este ano, Dilma

tornou permanente

a desoneração da

folha de pagamento,

que retira dinheiro da

Previdência e repassa

aos empresários.

MALTRATADOS

O Brasil caiu 27

posições e é apenas

o 58º entre os países

que melhor tratam os

seus idosos, segundo

ranking de organização

internacional.

Nestes 15 anos, Admap cumpriu importante papel na defesa dos aposentados

Assembleia, realizada no

dia 23 de julho, aprova

ingresso da ação do PIS

Fotos: Tanda Melo

Douglas Dias

Em 2014, aposentados e pensionistasnão baixam a cabeça e vão à luta

Atos denunciam injustiças da Copa

Admap contra a opressão

Na região, fizemos a nossa parte

Acima, protesto bloqueia pistas da Via Dutra, em Aparecida, em janeiro.Ao lado, ato realizado em Caçapava, em novembro

Além de participar das ativi-dades convocadas pela Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), a Admap fez a sua parte e organizou vários protestos nas cidades da região.

Manifestações foram realiza-

A Copa do Mundo no Brasil drenou bilhões de reais de dinheiro público, desviou recursos de áreas sociais e removeu milhares de famílias por conta de suas obras. Contra essas injusti-ças, os trabalhadores da ativa e os aposentados foram à luta, como no protesto realizado no dia 12 de junho, data da abertura do Mundial.

Em São José, em março, denunciamos que os aposentados foram “jogados para escanteio”.

A Admap também participou de ativi-dades contra a opressão e a discriminação de mulheres e negros (medidas usadas pelos patrões para dividir a classe traba-lhadora).

A entidade esteve presente nos atos do Dia Internacional das Mulheres (8 de março) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

das nos meses de maio e novem-bro, nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava.

“Em todos os protestos e panfle-tagens, recebemos o apoio convicto da população às reivindicações dos aposentados”, conta o presidente da Admap, Lauro da Silva.

O ano de 2014 foi repleto de atividades e mobilizações de aposentados, pensionistas e idosos em defesa de suas reivin-dicações.

O governo Dilma (PT) conti-nuou maltrando os beneficiários do INSS. Este ano, a presidente repassou apenas 5,56% aos apo-sentados que ganham acima do piso, percentual inferior à infla-ção medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consu-midor Amplo), que foi de 5,91%. Além disso, o salário mínimo foi reajustado em 6,78%.

Contra este absurdo, 1.200 aposentados e pensionistas blo-quearam o tráfego na Via Dutra,

no dia 26 de janeiro. O protesto fechou as duas pistas da rodo-via, em Aparecida, durante as comemorações do Dia Nacional do Aposentado.

Além de repudiar o reajuste, os manifestantes também exigi-ram o fim do fator previdenciá-rio e da política de desoneração da folha – que tira dinheiro da Previdência Social para repassar aos empresários.

Outras dezenas de manifes-tações foram promovidas no decorrer do ano, como as do movimento Una-se, que reuniu aposentados dos setores público e privado, com protestos em vários estados.

RETROSPECTIVA

ARROCHO

A desvalorização dos

benefícios de aposentados

e pensionistas que

recebem acima do piso

chega a 81,5% em relação

ao salário mínimo, desde

o ano de 1994.

O MÍNIMO

O salário mínimo deveria

ser de R$ 3 mil para

atender as necessidades

básicas das famílias

brasileiras, conforme

prevê a Constituição.

Quem diz isso é o Dieese.

Em protestos, Admap criticou gastos bilionários do Mundial Admap participa da manifestação do 8 de Março

Fotos: Tanda Melo

Voz do Aposentado, órgão informativo da ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana, entidade fundada em 23/08/1999. Responsabilidade: Diretoria da entidade. Sede: Praça Carlos Maldonado Campoy, 8, Centro, São José dos Campos, telefone: (12) 3922-1341. Subsede Jacareí: Rua José de Medeiros, 80, Centro, telefone: (12) 3951-9768. Subsede Caçapava: Avenida Coronel Alcântara, 500, Centro, telefone: (12) 3652-6001. Email: [email protected]. Presidente: Lauro da Silva. Vice-presidente: José Nunes. Diretoria: Sidney Aparecido de Souza (secretário geral), Zélia Alcântara Amaro Antonio (primeira secretária), Josias de Oliveira Mello (tesoureiro), Isnardi Rodolfo (primeiro tesoureiro), José Benedito Rodrigues (segundo tesoureiro), Antonio Alves da Silva (diretor), Dirceu Arloche (diretor), Getúlio Sabino de Souza (diretor), Pedro Batista Filho (diretor). Conselho Fiscal: Arlindo Rodrigues, João Roberto Faria, José Sebastião Simão, Gilberto Carlos da Silva, Jorge Anselmo, Vagner Petri (suplente). Redação e editoração eletrônica: Rodrigo Correia - MTb 33.582-SP. Impressão: Gráfica MonteArt.

Ficando sócio, você fortalece a sua luta em

defesa de seus direitos

Na campanha, Dilma disse que não mexeria em direitos “nem que a vaca tussa”

Aposentado ou pensionista, fique sócio da Admap

Precisamos estar preparados para defender nossos direitos

Em 2015, precisamos estar prontos para defender nossos direitos, ameaçados por propos-tas do governo.

Poucos dias após o resultado das urnas, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) já mostrou a que veio, com vários ataques: aumento dos juros e impostos, reajuste da gasolina, ajuste fis-cal e uma série de propostas de redução de direitos.

Aos trabalhadores da ativa, o

Planalto prepara medidas como cortes na concessão do seguro desemprego e até redução de salários - medida apoiada por centrais pelegas, como CUT, CTB e Força Sindical.

Aposentados e pensionistas Se não conseguirmos pressio-

nar o governo com grandes mo-bilizações, a política de arrocho em nossos benefícios deve conti-nuar, afetando os aposentados e

pensionistas que recebem acima do piso.

Especificamente sobre as pen-sionistas, Dilma quer limitar o direito à pensão por morte para mulheres mais jovens.

MinistériosPara promover esta série de

ataques, a presidente tem cha-mado para compor o governo figuras intimamente ligadas aos bancos e patrões.

É o caso do novo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ex-diretor do Bradesco, que já prometeu fazer duros cortes no Orçamento, o que implica em menos dinheiro para os serviços públicos.

O Ministério do Desenvolvi-mento foi entregue para Arman-do Monteiro, que era presidente da Confederação Nacional da Indústria, principal órgão de representação dos patrões.

Já o Ministério da Agricultura pode ser entregue para Kátia Abreu, a rainha dos ruralistas.

Ficando sócio da Admap, você fortalece a sua luta por direitos e tem uma série de benefícios, como orientação jurídica e convê-nios com várias empresas, muitas delas da área de saúde.

Associar-se é simples e rápido. Vá até uma das sedes da entida-de, com um documento e sua carta de benefício, e preencha a sua ficha em poucos minutos.

O aposentado contribui com apenas 1% do valor de seu be-

nefício, que é descontado dire-tamente da folha de pagamento do INSS.

Isso mesmo: o sócio não pre-cisa se deslocar até a Admap para fazer o pagamento da sua mensalidade. É prático e seguro!

Por tudo isso, não perca mais tempo. Venha para o time de as-sociados da Admap!

Acesse o nosso site (admap.org.br) e confira o endereço mais próximo de você! Aproveite!

Primeira mobilizaçãodo ano será

em AparecidaAposentados e pen-

sionistas devem fazer o primeiro protesto de 2015 na cidade de Apare-cida, no dia 25 de janeiro.

A data marcará as co-memorações do Dia Na-cional dos Aposentados, com missa na Basílica Nacional. Após, a cele-bração, os aposentados devem fazer uma ma-nifestação contra os ata-ques do governo.

DelegaçãoComo em todos os

anos, a Admap vai par-ticipar das atividades em Aparecida.

“Vamos enviar uma de-legação da nossa região. Os aposentados poderão se inscrever na sede ou subse-des”, informou o diretor da Admap Sidney Apa-recido de Souza.

PRÓXIMO ANO

FAÇA PARTE!