LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal,...

16
! SÉRIE LIDERANDO A CULTURA LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR ! SE

Transcript of LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal,...

Page 1: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

! SÉRIE LIDERANDO A CULTURA

LIDERANDO A CULTURA DURANTEUMA CR!SE

Page 2: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

Extraordinariamente, nos encontramos emuma crise nunca antes testemunhada.Embora isso seja terrível em muitosaspectos, também pode servir como umaoportunidade, um momento que podemoldar a cultura e ser decisivo para aevolução dos líderes se olharmos paraesta situação de forma determinista eprofunda.

Como líder, há quatro fatores nos quais você deve se concentrar no momento de liderar a cultura:

• MANTENHA A CALMA: Técnica de respiração para reduzir a ansiedade em quatro passos – Inspire lentamente, contando até quatro. Segure a respiração, contando até quatro. Solte o ar lentamente com os lábios fechados, contando até quatro. Descanse, contando até quatro (sem inspirar). Respire normalmente duas vezes. Comece de novo do primeiro passo.

• SEJA ATENCIOSO(A): Maneiras de criar uma cultura de cuidado (Artigo)RECURSOS

SEJA ATENCIOSO(A) MANTENHA-SE CALMO(A)

SEJA CORAJOSO(A) SEJA COLABORATIVO(A)

Reserve um tempo para estabelecer conexões com as pessoas, mostre sua própria vulnerabilidade.

Conforte as pessoas e gere convicção. Traga energia positiva e de esperança.

Demonstre sua coragem e estimule a coragem nos outros para agir durante situações de incerteza.

Proporcione clareza, seja consistente e esteja alinhado para gerar confiança.

A mudança cria rupturas. Em um mundo ondenada está normal, as regras são quebradas eisso proporciona uma oportunidade de ouropara fazer as coisas de maneira diferente.Aproveite esse tempo para praticar e assumirum novo conjunto de comportamentos quepodem transformar sua cultura e suaorganização a longo prazo.

2

LIDERANDO A CULTURA

Page 3: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

CONEXÃO DURANTE TEMPOS DE ISOLAMENTOA conexão é a nossa capacidade de entrar em contato com outro ser humano, tantofísica como emocionalmente. Em termos de psicologia evolutiva, a conectividade foiimportante ao longo da História porque implicava em nossa sobrevivência – seestivéssemos isolados de nossa tribo, teríamos menos probabilidade de sobreviver.Portanto, há algo profundo dentro de nós que associa conexão com sobrevivência. Masé mais do que isso. A conexão e o cuidado estão intrinsecamente ligados. Trata-se deum vínculo com outros seres humanos que sabemos que estarão lá quando fornecessário, para que não estejamos sozinhos.

O Cuidado/ Atenção é um dos quatro fatores que destacamos no qual você deve se concentrar nesta fase da crise:

• SEJA CORAJOSO(A): 10 Traços de um líder corajoso (Artigo)

• SEJA COLABORATIVO(A): Importância de colaboração durante uma pandemia viral (Vídeo)

LIDERANDO A CULTURA

3

SEJA ATENCIOSO(A) MANTENHA-SE CALMO(A)

SEJA CORAJOSO(A) SEJA COLABORATIVO(A)

Reserve um tempo para estabelecer conexões com as pessoas, mostre sua própria vulnerabilidade.

Conforte as pessoas e gere convicção. Traga energia positiva e de esperança.

Demonstre sua coragem e estimule a coragem nos outros para agir durante situações de incerteza.

Proporcione clareza, seja consistente e esteja alinhado para gerar confiança.

RECURSOS

Page 4: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

Aqui estão nossas dicas práticas para SER um(a) líder ATENCIOSO(A):

NÃO tente tratar as interações apenas como negócios habituais. Nada nesta situação é costumeiro!

• MANTENHA A CALMA: 10 Aplicativos de meditação para ajudar a manter a calma(Artigo)

• SEJA ATENCIOSO(A): “Liderança não se trata de estar no comando. Liderança é cuidar de quem está sob seu comando.” Simon Sinek

POR QUE SER ATENCIOSO(A)?

Todos estamos lidando com essa crise em diversos níveis: medopela nossa própria saúde e bem-estar econômico; medo pelosnossos familiares, aqueles que estão próximos e os que estãodistantes; medo pela sociedade não ser mais como aquela queconhecíamos; luto pela perda daquilo que tivemos que abrir mão(férias, casamentos, sair de casa). Isso eleva o nível de ansiedadeem todos nós. Reconhecer a ansiedade e criar uma conexãohumana é o modo como conseguimos reduzi-la. Muitos de vocêstêm o superpoder da escuta e da compreensão - usem estasqualidades! Tire um tempo para ouvir e se conectargenuinamente com os outros e descobrir como eles estão.

• Mantenha a conexão humana em suas chamadas virtuais.Ligue sua câmera se puder; dedique um tempo no início das chamadas para saber como cada um está, conversem sobre suas vidas fora do trabalho, sejam curiosos uns em relação aos outros como seres humanos; certifique-se de envolver todos na conversa. É mais fácil para as pessoas que são mais tímidas ou que estão menos familiarizadas com a tecnologia não se manifestarem.

• Use esta oportunidade para se ABRIR sobre si mesmo(a), compartilhe com os outros como você se sente no momento, para que eles saibam que você também é humano(a) e que é igual a eles em muitos aspectos.

• Encontre uma maneira de manter contato e se conectar com seus colegas e sua equipe, mesmo que esteja em isolamento. Marque uma chamada para um café virtual; crie um grupo de WhatsApp no qual possam conversar, compartilhar histórias e se conectar informalmente. Conversem uns com os outros por telefone.

• Lembre-se de que os membros de sua equipe podem estar doentes, você pode ficar doente ou as pessoas podem ter familiares que estão doentes. Este será um momento preocupante e assustador. Seja compassivo(a) e empático(a) e certifique-se de dar-lhes o espaço que eles precisam para lidar com isso.

4RECURSOS

Page 5: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

Manter a calma é um dos quatro fatores que destacamos no qual você deve se concentrar como líder durante uma crise:

Como líder, toda vez que você interagir com as pessoas, lembre-se de que “é hora doshow”. Como no momento em que um ator entra no palco, as pessoas estão assistindoe assimilando dicas de como responder à situação a partir do que você faz. Estejaconsciente de como você se apresenta. Lembre-se de que as emoções são contagiosase, como líder, você estabelece o tom emocional. Tanto as palavras quanto o tom sãoimportantes.

MANTENHA A CALMA E SIGA EM FRENTE

• SEJA CORAJOSO(A): Treine a coragem: 7 passos para fortalecer seus músculos da coragem (Artigo)

• SEJA COLABORATIVO(A): “Ninguém pode assobiar uma sinfonia. É preciso uma orquestra inteira para tocá-la.” H.E. Luccock

5

SEJA ATENCIOSO(A) MANTENHA-SE CALMO(A)

SEJA CORAJOSO(A) SEJA COLABORATIVO(A)

Conforte as pessoas e gere convicção. Traga energia positiva e de esperança.

Demonstre sua coragem e estimule a coragem nos outros para agir durante situações de incerteza.

Proporcione clareza, seja consistente e esteja alinhado para gerar confiança.

Reserve um tempo para estabelecer conexões com as pessoas, mostre sua própria vulnerabilidade.

LIDERANDO A CULTURARECURSOS

Page 6: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

POR QUE MANTER A CALMA?

• Mantenha as pessoas concentradas em metas de curto prazo, em resolver os problemasimediatos, chegar ao final da semana, do mês etc., sem se preocupar muito com o longo prazo.

• Enfatize o que se sabe e aquilo sobre o que temos certeza. Incerteza e ambiguidade geramestresse e ansiedade, então, lembre as pessoas sobre o que não mudou, o que se sabe, paraequilibrar o estresse do desconhecido. A curiosidade é um grande antídoto para a ansiedade.Use a novidade da situação para exercitar a curiosidade na busca por entendê-la melhor.

• Comunique-se com regularidade. Passe uma mensagem consistente. As mesmas palavras, amesma mensagem, várias pessoas, vários canais. Isso oferece conforto e gera confiança.

• Abra espaço para a emoção. Quando o pensamento emocional toma a frente, o pensamentoracional fica de lado. As pessoas vão passar por uma montanha-russa emocional: permita queelas sejam humanas, mas também estabeleça limites para conter o medo e a ansiedade.

Traga energia positiva e de esperança em suas interações, eleve o ânimo das pessoas,conforte-as, mas seja real; combine uma mensagem sincera de que as coisas serão difíceiscom uma convicção inabalável de que prevaleceremos no final e seremos melhores e maisfortes por isso. Você estabelece o tom de como as pessoas se sentirão sobre o impactodessa crise nos negócios.

Sua equipe não precisa que vocêfinja que está tudo bem, mas simque seja uma presença calma econsistente. Tente transmitir umsentimento de confiança de que osindivíduos, a organização e asociedade prevalecerão.

Não seja cegamente otimista nem excessivamente negativo, pois isso criará desconfiança e espirais negativas.

Aqui estão nossas dicas práticas para SE MANTER CALMO(A):

• MANTENHA A CALMA: Siga a regra 3-3-3 – Olhe ao seu redor e liste três coisas que está vendo. Depois, identifique três sons que está ouvindo. Por fim, mova três partes do corpo: tornozelo, dedos ou braço. Sempre que sentir o seu cérebro indo a 100 quilômetros por hora, esse truque mental pode ajudar a focar sua mente, trazendo você de volta ao momento presente.

• SEJA ATENCIOSO(A): Promovendo a compaixão por meio da liderança compassiva (Artigo) 6RECURSOS

Page 7: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

A situação atual se assemelha a uma corrida de F1. Tudo estava indo bem e de repentealgo aconteceu na corrida, interrompendo-a. O carro de segurança apareceu e reduziu oritmo de todos. Atrás do carro de segurança, todos os carros estão disputando a posiçãopara que estejam na melhor posição para se afastarem dos competidores quando acorrida recomeçar. Isso vai acontecer e você tem uma grande oportunidade de estarlogo atrás do carro de segurança quando ele não for mais necessário!!

“O MEDO É UMA REAÇÃO. A CORAGEM É UMA DECISÃO” *

*Winston Churchill

• SEJA CORAJOSO(A): O que é uma liderança corajosa? (Artigo)

• SEJA COLABORATIVO(A): Lorna Davis: Um guia para a liderança colaborativa (Vídeo)

7

LIDERANDO A CULTURARECURSOS

SEJA ATENCIOSO(A) MANTENHA-SE CALMO(A)

SEJA CORAJOSO(A) SEJA COLABORATIVO(A)

Conforte as pessoas e gere convicção. Traga energia positiva e de esperança.

Demonstre sua coragem e estimule a coragem nos outros para agir durante situações de incerteza.

Proporcione clareza, seja consistente e esteja alinhado para gerar confiança.

Reserve um tempo para estabelecer conexões com as pessoas, mostre sua própria vulnerabilidade.

Page 8: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

• Apoiem-se a si mesmos e uns aos outros e aproveitem a oportunidade para serem ousados e corajosos.

• Sinta medo, mas faça mesmo assim. Aceite que o medo e a coragem andam juntos. Decida não deixar que o medo impeça você de de agir. Crie seu próprio momento decisivo.

• Seja curioso(a) e ouça. Use este momento de mudança como uma oportunidade de reunir todas as ideias malucas que as pessoas têm e que poderiam causar impacto; promova uma contribuição colaborativa em vez de sentir que é o(a) único(a) com as respostas; faça o máximo de perguntas possíveis e escute as sugestões.

As pessoas precisam de provas de sua coragem e disposição para experimentar, tentar novasformas de trabalhar e nem sempre ter a resposta certa. Aproveite este momento paraexperimentar e redefinir limites. Crie um novo “normal”.

Estamos em território desconhecido. Lembre-sede que todos os outros também estãoaprendendo à medida que avançam. Você temuma enorme experiência, você tem uma equipeao seu redor, você consegue.

POR QUE SER CORAJOSO(A)?

Não tente ter todas as respostas ou dar a entender que tem todas as respostas. Dê espaço para que as pessoas possam tomar a inciativa.

Aqui estão nossas dicas práticas para SER um(a) líder CORAJOSO(A):

• MANTENHA-SE CALMO(A): Sente-se com as costas retas – Quando estamos ansiosos, protegemos a parte superior do nosso corpo, onde estão nosso coração e nossos pulmões, nos projetando para a frente. Para um antídoto físico imediato a essa reação natural, volte seus ombros para trás, fique em pé ou sentado(a) com os pés afastados, e abra o peito. Isso ajuda seu corpo a começar a sentir que você está de volta ao controle.

• SEJA ATENCIOSO(A): 11 Maneiras de mostrar aos seus funcionários que você se importa (Artigo) 8RECURSOS

Page 9: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

Esta crise é uma situação complexa no nível individual, organizacional e social, por isso,ninguém tem todas as respostas. Isso significa que temos a responsabilidade de olharpara fora de nós mesmos e nos unirmos como uma comunidade, compartilhar ideias,apoiar uns aos outros e resolver os problemas juntos.

Descobrimos que, em tempos de incerteza, as pessoas não olham para um único líder,mas para a equipe de liderança em busca de direção. Elas buscam certeza e orientação,por isso, nunca foi tão importante que os líderes estejam unidos, conectados,consistentes e alinhados.

A colaboração é um fator fundamental aos líderes para fazer desta crise um momento que definirá sua cultura.

MELHORES JUNTOS

• SEJA CORAJOSO(A): Brené Brown fala sobre vulnerabilidade (Vídeo)

• SEJA COLABORATIVO(A): “Grandes feitos nos negócios nunca são conquistados por uma opinião; são atingidos por uma equipe de pessoas.” Steve Jobs

9

LIDERANDO A CULTURARECURSOS

SEJA ATENCIOSO(A) MANTENHA-SE CALMO(A)

SEJA CORAJOSO(A) SEJA COLABORATIVO(A)

Conforte as pessoas e gere convicção. Traga energia positiva e de esperança.

Demonstre sua coragem e estimule a coragem nos outros para agir durante situações de incerteza.

Proporcione clareza, seja consistente e esteja alinhado para gerar confiança.

Reserve um tempo para estabelecer conexões com as pessoas, mostre sua própria vulnerabilidade.

Page 10: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

• Busque ativamente as perspectivas dos outros membros da equipe, trabalhe para entender a posição de cada um em relação a um tema.

• Debatam, discutam, lancem desafios na sala (virtual) para que possam se apresentar de maneira alinhada. Sejam claros sobre as mensagens que serão transmitidas quando saírem da reunião.

• Passem tempo junto como uma equipe. Verifiquem como os outros estão, compreendam as dificuldades pessoais e profissionais uns dos outros, ofereçam apoio uns aos outros, resolvam os problemas em conjunto.

• Apresentem-se como líderes da sua organização, não apenas líderes da sua área na empresa. Contribuam com todas as discussões e estejam preparados para colocar o que é melhor para a organização como um todo acima do que é melhor para as suas áreas específicas.

• Reúnam as pessoas virtualmente e com um objetivo comum. Use esta oportunidade para alinhar as pessoas em torno de um objetivo comum, poderoso, que signifique algo para todos.

POR QUE SER COLABORATIVO(A)?

Enquanto equipe de liderança, as pessoas olharão para vocêscomo um todo e não apenas como indivíduos, entãocertifiquem-se de estarem unidos, conectados e alinhados.Clareza e consistência na mensagem para todos serãoessenciais para gerar confiança. Essa é uma oportunidade deacelerar seu desenvolvimento como uma equipe, unindoesforços em torno de um objetivo comum. Mas, mais do queisso, vocês têm a oportunidade de construir uma comunidadefora da equipe. Uma coalizão de pessoas trabalhando paraderrotar um inimigo comum e salvar os negócios.

Aqui estão nossas dicas práticas para SER um(a) líder COLABORATIVO(A):

Não voe sozinho(a): pense “NÓS” não “EU”

10

• MANTENHA-SE CALMO(A): Alivie o estresse e concentre-se ao pressionar as palmas – Ao pressionar as palmas das mãos e manter essa posição por 5 a 10 segundos, você dá ao seu corpo um “input proprioceptivo”, de acordo com a autora e terapeuta ocupacional LaurenBrukner. Isso permite que seu corpo saiba onde ele está no espaço.

• SEJA ATENCIOSO(A): Drew Dudley fala sobre 'momentos lollipop'’ (Vídeo)RECURSOS

Page 11: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

PERGUNTAS A FAZER PARA SE CONECTAR COM SUA EQUIPEComo você e sua família estão?Seja aberto(a) e compartilhe algumas de suas próprias histórias. Verifique se estão bem. Esteja atento a qualquer pessoa que pareça não estar lidando bem com a situação. Sinalize imediatamente se estiver preocupado.

Qual é sua maior preocupação?Tente abordar sua preocupação equilibrando honestidade e tentando tranquilizá-los.

O que posso ajudar a esclarecer?Responda as perguntas quando puder ou se comprometa a voltar a elas. Mantenha um registro das perguntas para iniciar uma seção de Q&A que possa ser compartilhada de forma mais ampla em sua organização.

Estamos oferecendo suporte suficiente? O que mais podemos fazer?

Responda quando puder e retorne mais tarde quando não puder responder.

O que vocês estão ouvindo de nossos clientes?Capte essa informação e compartilhe-a com os outros líderes da organização. Leve isso em conta nas suas decisões.

Há algo mais que poderíamos fazer pelos clientes?Pense em como você pode envolvê-los nas soluções no futuro. Dê um feedback de como você usou as informações. Compartilhe essas informações de forma ampla.

Estamos nos comunicando o suficiente com vocês? O que mais vocês querem saber?Informe isso à equipe de comunicação. Deixe que isso sirva de base para o modo como se comunica pessoalmente.

• SEJA CORAJOSO(A): “Uma liderança corajosa não é uma liderança destemida. O quefaz de você um líder é o modo como você lida com seus medos” Andy Hargraves

• SEJA COLABORATIVO(A): O Desafio do Marshmallow (Exercício)11RE

CURSOS

Page 12: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

CRIANDO CULTURAS FORTES EM UMA EQUIPE VIRTUAL

Um cliente me pediu para ajudá-lo a pensar emcomo construir uma cultura em um ambientevirtual.

A unidade comercial que ele lidera estáespalhada por todo o mundo e os funcionáriosestão fisicamente localizados dentro daorganização em seu próprio país. A comunicaçãoé feita por e-mail e telefonemas e as reuniõesocorrem, no máximo, duas vezes por ano. Muitoslíderes enfrentam esse desafio, incluindoaqueles que estão liderando um grupo funcional(RH, Finanças, Marketing), estando em umaorganização local, mas também precisando terafinidade com a equipe funcional maior. Osesquemas de trabalho podem significar quealguns membros da equipe irão trabalhar decasa ou passar grande parte de suas vidas nasinstalações dos clientes.

A cultura é fortemente influenciada pelaidentidade, no sentido de que os indivíduos vãoquerer se encaixar no grupo com o qual sesentem identificados. Os colegas exercem umainfluência importante no comportamento e, emuma estrutura como essa, os indivíduos podemnão ter certeza de quem realmente são seuscolegas. Liderar uma equipe virtual é como viversem um dos seus cinco sentidos. Um elementoda comunicação humana, a construção derelacionamentos e influências - o encontro caraa cara - está faltando na equação. E, como comaqueles que não contam com a visão ou aaudição, os outros sentidos têm que se adaptare se tornar muito mais fortes para compensá-lo.O que isso significa em termos práticos?

Aqui estão três ideias simples que descobri queajudam a liderar equipes virtuais e construir umacultura comum:

1. A etiqueta e o formato dos encontros sãomuito importantes porque servem paraaproximar as pessoas: um ritual de fazer comque todos digam algumas palavras no inícioajuda no engajamento (o “check-in”). Começare terminar rigorosamente no horário (todosnós já ficamos pendurados ouvindo músicaem teleconferências nas quais o líder estáatrasado). Fazer perguntas diretas às pessoas,chamando pelo nome. Ter uma agenda. Sermuito claro quanto ao objetivo de cada call.Penso nesses itens como sendo o equivalentea falar muito claramente com alguém que tema audição severamente prejudicada. Oaspecto virtual torna as nuances menoseficazes, por isso, tudo tem que ser maisexplícito.

2. Seja humano nos e-mails: você já tentou ler ose-mails que você envia em voz alta? Se elesnão soam como você quando falanormalmente, então você está perdendo umaoportunidade de se envolver com sua equipevirtual. Quando o e-mail se torna a principalforma de contato humano, ele tem que seexpandir para mostrar mais quem você é.

3. Conectem-se no Facebook: as publicações daspessoas no Facebook mostram apersonalidade por trás do nome. Para asequipes virtuais, o Facebook pode se tornar oequivalente a sair para tomar um drinquejuntos.

4. Equipes virtuais que constroem culturas fortesdedicam tempo para acentuar os mecanismosque têm à sua disposição para construirvalores, normas e conexões compartilhados.Você tem ideias para compartilhar com baseno que funciona para você?

• E-Book Liderando a Cultura (Download)• Informações e conselhos práticos sobre como os líderes podem iniciar a transformação

cultural nas organizações.

• E-Book Inovação (Download)• Uma série de artigos sobre como as organizações podem criar culturas inovadoras.

Carolyn Taylor, Walking the Talk

12RECURSOS

Page 13: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

CINCO DICAS PARA CRIAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA, CONECTADA E PRODUTIVA DE TRABALHO EM CASAAmanda Fajak, Walking the Talk

• E-Book Engajamento (Download)• Informações e conselhos práticos sobre como as organizações podem usar a cultura para

melhorar o engajamento.

• E-Book Comunicação (Download)• Uma série de artigos com insights e conselhos práticos sobre como a comunicação pode

melhorar a cultura organizacional. 13RECURSOS

Já faz 10 anos que comecei meu próprio negócio etive que me adaptar à rotina de não precisar mais ira um escritório regularmente. Agora passo minhavida trabalhando em casa quando não estou comclientes e me conectando com minha equipe eclientes em todo o mundo através de um conjuntode ferramentas que incluem Zoom, MS Teams,Bluejeans, Skype, WhatsApp, SMS etc.

Quero compartilhar com vocês cinco dicas,baseadas em 10 anos de experiência, de comocriar uma experiência positiva e produtiva detrabalho em casa.

1. Trate o dia como um dia de trabalho normal:acorde no seu ritmo, tome banho, vista-secomo faria para ir ao escritório. Comece atrabalhar em um horário regular. Defina umapausa para o almoço ou intervalos parareplicar seu ritmo diário habitual e decida aque horas quer terminar cada dia. Serdisciplinado sobre quando está e não estátrabalhando é importante para garantir quevocê se mantenha focado, produtivo e tenhalimites entre o trabalho e a sua casa.

2. Tenha um espaço de trabalho designado:sempre me lembro de ter recebido esseconselho quando comecei meu próprionegócio. Crie um espaço aonde você vaiespecificamente para trabalhar. Quer seja asua mesa de jantar e você precise guardar osmateriais todas as noites, um canto da sua salade estar que você designou para o trabalho, ouum quarto extra ou escritório onde você podefechar a porta no final do dia, o que for maisprático para você. Crie uma rotina ligada aolocal aonde você vai para trabalhar em suacasa todos os dias.

3. Torne as interações de trabalho humanas: amaioria de nós agora passará a se conectar pormeio de chamadas virtuais. Quando estiverrealizando uma chamada virtual, é importantefazer algumas coisas para manter a conexãohumana. Primeiramente, ligue sua câmera sepuder (veja o item 1 sobre a importância detomar banho e se vestir!). Em segundo lugar,dedique um tempo no início das chamadas parasaber como cada um está, conversem sobre suasvidas fora do trabalho, sejam curiosos uns emrelação aos outros como seres humanos. Por fim,certifique-se de incluir a todos na conversa. Émais fácil para as pessoas que são mais quietasou que estão menos familiarizadas com atecnologia não se manifestarem.

4. Reserve um tempo para se conectar: encontreuma maneira de manter contato e se conectarcom seus colegas e amigos, mesmo que vocêesteja em isolamento. Marque uma chamadapara um café virtual ou faça um grupo deWhatsApp com alguns colegas em que possamconversar, compartilhar histórias e se conectarinformalmente. Conversem uns com os outrospor telefone.

5. Aproveite alguns dos benefícios: você terá talvezde 1 a 2 horas extras em um dia sem odeslocamento entre sua casa e o trabalho. Passeesse tempo com sua família, leia um livro, dêuma caminhada (se puder), faça aquela aula deyoga on-line que você sempre quis, assista a umTED Talk. Conforme o ritmo de nossas vidas fordesacelerando, tente se envolver em coisas quegosta de fazer mas nunca tem tempo.

Em suma: rotina, encontrar maneiras de firmarconexões humanas e encontrar o lado bom de terum pouco mais de tempo é o que nos ajudará nestascircunstâncias extraordinárias. Lembre-se de quesempre podemos ser mais e fazer mais.

Page 14: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

ACIMA E ABAIXO DA LINHA

3 perguntas que mantêm as pessoas acima da linha:

• O que está funcionando bem?• O que eu posso fazer para criar bons resultados a

partir do que aconteceu?• Você pode me desafiar a testar meu • pensamento?

Quando as coisas começam a dar errado, é natural que tenhamos uma reação. Mas emqualquer situação, há um aspecto externo e um aspecto controlável. Podemos assumirresponsabilidade pessoal ou podemos optar por ficar abaixo da linha.

Carolyn Taylor, fundadora da Walking the Talk, explica a diferença entre estar acima ou abaixo da linha no vídeo a seguir.

3 Falas que mantêm as pessoas abaixo da linha:

• Isso é verdade, todo mundo acha isso.• O que eles fizeram com você?• Quem foi o culpado por isso?

ACIM

A D

A LI

NHA

ABAI

XO D

A LI

NHA

14

Page 15: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

SOBRE A WALKING THE TALK

Walking the Talk é líder mundial em ajudar clientes a alinhar sua cultura e suaestratégia para gerar resultados nos negócios.

Nossa metodologia comprovada cria poderosas transformações culturais queproduzem mudanças na cultura, além de competência em gestão de cultura.

Em outras palavras, fazemos da cultura algo que pode ser gerenciado na prática.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como a transformação e gestão da cultura podem ajudá-lo(a) a atingir seus objetivos de negócios.

[email protected]

Sede: +31 (0) 20 520 6872

Europa: +44 (0) 207 100 6999

Ásia-Pacifico: +61 (2) 8310 5285

América Latina: +55 (11) 93250-0683

(Disponível no WhatsApp)

www.walkingthetalk.com

Mais informações podem ser encontradas no livro “Walking the Talk: A Cultura Através do Exemplo”, de Carolyn Taylor.

Publicado pela Random House Business Books, ISBN 978184794157215

Page 16: LIDERANDO A CULTURA DURANTE UMA CR!SE materials/Content … · Em um mundo onde nada está normal, as regras são quebradas e isso proporciona uma oportunidade de ouro para fazer

www.walkingthetalk.com