Manual Do Educador

7
MANUAL DO EDUCADOR 2014 1

Transcript of Manual Do Educador

Page 1: Manual Do Educador

MANUAL DO EDUCADOR

2014

1

Page 2: Manual Do Educador

Educadora: __________________________

A BORBOLETA AZUL

Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.- O que você vai fazer? - perguntou a irmã? - Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. - Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada! As meninas foram, então ao encontro do sábio, que estava meditando. - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta? Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você. Ela está em suas mãos. Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).

Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.

2

Page 3: Manual Do Educador

“São inúmeros os fatores que garantem a qualidade de uma escola, porém o mais significativo pela sua importância está vinculada à atuação de seus professores”

SEJA BEM VINDA !!!

O PAPEL DO DIRETOR DE CRECHE

- Garantir e manter o funcionamento interno do CMEI.

- Distribuir e controlar os serviços dos funcionários do CMEI, seguindo as rotinas estabelecidas.

- Organizar e manter em dia a documentação necessária ao controle administrativo.

- Planejar junto aos outros diretores e equipe técnica as atividades a serem executadas;

Junto à criançaJunto à famíliaJunto aos funcionáriosJunto à cozinha

- Manter um relacionamento harmonioso entre todos os envolvidos com o grupo.

- Ser assíduo e compromissado com o trabalho.

- Ser articulador da proposta pedagógica junto à equipe de trabalho.

3

Page 4: Manual Do Educador

“O DIRETOR , É AQUELE QUE RESPEITA, COMPARTILHA, ORDENA, E ACIMA DE TUDO É

HUMANO ! ”

O PAPEL DO EDUCADOR DE CRECHE

- Ser uma pessoa carismática, que conquiste as crianças e as envolva com o contexto.

- Respeite as regras da creche, cumprindo-as corretamente.- Ser assídua, dinâmica.- Fazer da creche um ambiente agradável, alegre, motivador para um

melhor desenvolvimento efetivo das crianças.- Trabalhar em prol das crianças , pois elas são o principal objetivo.- Procurar respeitar os horários, as rotinas e os serviços de sua

responsabilidade.- Nunca deixe para amanhã, o que pode ser feito hoje.- Estar sempre atenta aos acontecimentos com as crianças, mesmo na

hora do sono das mesmas.- Lembrar sempre que somos um grupo, e o mesmo deve ser respeitado.- Evitar fazer comentário da vida alheia.- Evitar fazer comparações entre as crianças.- Os problemas devem ser deixados em casa.- Evitar dar palpites ou fazer comparações no trabalho de outras

pessoas.- Recepcionar as crianças sempre com carinho e alegria.- Receber os pais com atenção, respondendo com calma suas perguntas

ou encaminhando-os para a direção.- Ter postura pois és um exemplo para a criança.

4

Page 5: Manual Do Educador

“ EDUCADORA, SER ACIMA DE TUDO UMA PESSOA E LEMBRAR QUE LIDAMOS COM PESSOAS! ”

O PAPEL DA CRECHE

Atualmente, a creche é colocada pela constituição de 1988 e pela LDB (20/12/96) como parte integrante do sistema educacional.As diretrizes que orientarão as ações de Educação Infantil baseiam-se nos seguintes princípios:

- A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e destina-se a criança de 0 a 6 anos de idade, não sendo obrigatória, mas um direito a que o Estado tem obrigação de atender.

- As Instituições que oferecem Educação Infantil, integrantes dos sistemas de Ensino, são as creches e as pré-escolas, dividindo-se a clientela entre elas pelo critério exclusivo da faixa etária ( 0 a 3 anos na creche e 4 a 6 anos na pré escola), e garantindo-se que todas as relações nelas construídas sejam educativas.

- A educação Infantil é oferecida para em complementação à ação da Família, proporcionando condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança:

Promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social:

E contribuir para que sua interação e convivência na sociedade seja produtiva e marcada pelos valores de solidariedade, liberdade cooperação e respeito.

- As instituições de Educação Infantil devem nortear seu trabalho numa proposta pedagógica fundamentada na concepção de criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da construção de seu conhecimento.

5

Page 6: Manual Do Educador

- As ações de educação, ma creche devem ser complementadas pelas da saúde e assistência, realizadas de forma articulada com setores competentes.

- Deve-se levar em conta o grau de desenvolvimento da criança, a diversidade social e cultural das populações infantis.

- Espaço – físico adequado.- Rotina adequada – orientadora – segura no dia a dia na creche.

O QUE QUEREMOS QUE NOSSAS CRIANÇAS TENHAM:

1- Autonomia – ter iniciativa, saiba questionar, pensar, refletir.2- Multiplicidade de experiências – proporcionando desenvolvimento

global da criança.3- Que a criança possa brincar de maneira segura, criativa e prazerosa.4- Sempre procurar manter com a família uma situação de respeito.

6