Microsoft Word - livro 6B

28
6ºB

description

6ºB Por isso, querido (a) aluno (a), arrisque-se sempre nesta doce e árdua aventura que é escrever. E muito obrigado por terem entrado comigo nessa! Um beijo grande! Professora Cláudia Maciel E E E ESCREVER SCREVER SCREVER SCREVER – representar por letras. Assim define o

Transcript of Microsoft Word - livro 6B

Page 1: Microsoft Word - livro 6B

6ºB

Page 2: Microsoft Word - livro 6B

EEEESCREVER SCREVER SCREVER SCREVER – representar por letras. Assim define o dicionário. Representar por letras o que está na nossa cabeça, o que desperta a nossa imaginação, o que nos inquieta e comove. Representar através das letras é transcrever a vida real e dar vida ao inimaginável. Representar por letras aquilo que já vivemos e as coisas com as quais somente sonhamos.

Escrever é uma aventura, sem limites e sem barreiras, escrever é arriscar-se, expor-se, desnudar-se e emocionar-se. É tornar possível o impensado, é levar o leitor por caminhos que só o escritor conhece a geografia, é ter o mundo nas mãos.

Por isso, querido (a) aluno (a), arrisque-se sempre nesta doce e árdua aventura que é escrever. E muito obrigado por terem entrado comigo nessa!

Um beijo grande!

Professora Cláudia Maciel

Page 3: Microsoft Word - livro 6B

CCCCCCCCOOOOOOOOMMMMMMMMOOOOOOOO SSSSSSSSÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO AAAAAAAASSSSSSSS NNNNNNNNOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAASSSSSSSS AAAAAAAAUUUUUUUULLLLLLLLAAAAAAAASSSSSSSS

Adoramos as aulas que estamos tendo no 6º ano, elas são diferentes e desafiadoras. Entre elas estão as que envolveram a competição de Matemática, a pasta dos índios em História e números aprendidos em Inglês.

Nas aulas de Português nós aprendemos monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba, também aprendemos oxítona, paroxítona, proparoxítona. Lemos vários contos interessantes, todos eles eram contos maravilhosos que falavam sobre magia e encantamento.

Em Ciências nos aprendemos a observar os habitats dos seres vivos, isso foi muito legal.

Nas aulas de Educação Física nós fizemos um trabalho sobre os circos, principalmente o maior circo do mundo.

Em Matemática nós aprendemos a fazer a raiz quadrada de alguns números.

Page 4: Microsoft Word - livro 6B

A Arte nós mostrou o que é paisagem. Nas aulas de Geografia nós aprendemos onde fica o leste, oeste, norte e sul e isso é muito importante para sabermos nos orientar.

Em História nos aprendemos a relembrar coisas do passado. As atividades de Português foram muito legais, pois nós aprendemos coisas novas como escrever textos, e poesia, etc.

Enfim todos os conteúdos desenvolvidos são importantes em algum aspecto para nós.

Amanda, Carolina, Catarine e Anderson

Page 5: Microsoft Word - livro 6B

John Luz Barcos

Page 6: Microsoft Word - livro 6B

AAAAAAAA TTTTTTTTUUUUUUUURRRRRRRRMMMMMMMMAAAAAAAA 66666666ººººººººBBBBBBBB

Os alunos estão crescendo,

Cada vez mais se desenvolvendo,

Passando pela pré-adolescência

Estamos cedendo.

Todos querem aprender,

Só assim poderemos viver.

Para sonhar precisamos acreditar.

Gostamos de brincar e sonhar.

Cada um tem seu jeito de imaginar,

Basta nós todos acreditarmos.

Fazer uma faculdade no futuro

Ajuda-nos a brilhar.

Queremos ser alguém no futuro,

Ter uma profissão é sonho de todo mundo.

Professores e alunos ficam juntos

Para discutir um assunto.

ANDRESSA BORGES DE SOUZA, INGRID DE ARAUJO DE OLIVEIRA , IORRANA DA ROSA SOARES E ANDREZA RAULINDO FIERRO

Page 7: Microsoft Word - livro 6B

A vergonha da menina novataA vergonha da menina novataA vergonha da menina novataA vergonha da menina novata

Certo dia, a garota Maxielle, estava nervosa com o seu primeiro dia na Fundação Bradesco. Ela conseguiu a vaga através de sua amiga Paula, foi ela quem descobriu o dia da inscrição e acompanhou todo o processo.

No primeiro dia, ela estava nervosa, porque não conhecia ninguém e para ajudar, os garotos fizeram uma sacanagem com ela. Tentaram beijá-la, porque ela muito bonita e muito tímida. A garota, como era de se esperar ficou querendo morrer de tanta vergonha que sentiu, ela nunca havia beijado ninguém, ainda mais daquele

jeito, à força. No mesmo dia, a diretora chamou os alunos lhe faltaram com respeito e deu uma suspensão para todos que estavam envolvidos.

No outro dia, a aluna se enturmou com quase todos os colegas e os outros alunos começaram a gostar mais dela. No final, ela tornou-se a aluna mais legal da sala e mais querida dos professores.

Felipe de Oliveira, Mmatteus M. de Ávila, Mauricio Bueno e Douglas Kindlein

Page 8: Microsoft Word - livro 6B

Aluna nova na salaAluna nova na salaAluna nova na salaAluna nova na sala

Um belo dia, na escola Fundação Bradesco, ingressaram vários alunos novos, entre eles estava Francine.

Ela era uma menina muito rebelde e, logo no primeiro dia, já se meteu em confusões. A turma e as professoras não gostaram muito dela, pois ela tinha atitudes muito ruins, ela era violenta e teimosa.

Na sua segunda semana de aula, conheceu melhor sua turma e de cara apaixono-se por seu colega Murilo, mas ele não dava muita bola para ela, pois ele gostava de outra garota Andressa. Francine descobriu e ficou muito triste, nunca tinha ficado assim antes, chegou em casa muito revoltada e sua mãe perguntou:

- O que aconteceu, filha, para você ficar assim?

- Nada mãe, não interessa!

Page 9: Microsoft Word - livro 6B

Francine e sua irmã começaram a brigar e sua irmã descobriu que sua ela estava gostando do Murilo, lembrou que Murilo já tinha ficado com sua melhor amiga Nathaly. Ela perguntou:

- Fran, está gostando do Murilo?

- Ai Pri, vamos parar de falar no Murilo.

E começou a chorar. Quando chegou à escola, no outro dia, viu uma garota parecida com ela, a Jeniffer, e fizeram amizade. Passados alguns meses, ela estava na aula de português e a professora Cláudia falou:

- Bonitinhos, vamos fazer uma produção textual, o tema será livre.

Francine, Gustavo, Pedro e Djaina se destacaram e a professora Cláudia percebeu que o talento dela era escrever texto. Passaram mais alguns dias e na aula de Arte, a professora Téti fala:

- Pessoal vamos desenhar de alguém que vocês gostem muito!

Mais uma vez Francine, Carmen, Evelim e Djaina destacaram-se e as professora já estavam vendo seu talento de desenhar e escrever. As pessoas já estavam conhecendo a olhar Francine com outros olhos.

O Murilo estava começando a gostar de Francine, mas ela não percebia isso, era muito insegura e tinha a autoestima baixa. Mas Francine foi se tornando uma menina calma, meiga, estudiosa, mas continuou sendo uma menina maluquinha.

Maxielli Tuane S. da Rosa, Paula Caroline Sassi, Natália Guidarini Ramos e Nathalia Leandro Henriques

Page 10: Microsoft Word - livro 6B

Samara Silva

Page 11: Microsoft Word - livro 6B

Inimigas viram amigasInimigas viram amigasInimigas viram amigasInimigas viram amigas

Vamos conhecer uma adolescente chamada Sofia Silveira Duarte, ela tem apenas quinze anos, mas não se engane por ela ser jovem, pois já realizou muito dos seus sonhos e pretende realizar muitos outros..

Ela mora no Rio de Janeiro, mas terá que se mudar por causa de seu pai (ele cuida dos negócios da família). Seu pai é viúvo, porém pretende se casar novamente. Sofia ama seu pai, mas não aceita esse casamento, pois acha que Suzana não é a mulher ideal para ele.

Infelizmente, o dia que Sofia irá se mudar chegou, ela não estava contente, pois todos seus amigos moram no Rio de Janeiro. Mesmo assim, Sofia se mudou para o Rio Grande do Sul e começou a morar em Gravataí. Ela já havia se matriculado no colégio Fundação Bradesco e ao chegar em casa, lhe ligaram informando que havia ganhado a vaga.

No dia três de agosto, foi o primeiro dia de Sofia na escola, ela estava triste, pois além de não conhecer ninguém, estava com saudades de seus amigos.

Page 12: Microsoft Word - livro 6B

Seu pai a levou de carro até o colégio, chegando lá, foi diretamente para sua sala e percebeu que estava atrasada. Bateu na porta e a professora abriu e perguntou:

-Você deve ser a aluna nova?

Sofia respondeu:

- Infelizmente sou!

Ela entrou na sala e todos ficaram observando-a.

A professora mostrou o seu lugar, era ao lado de um lindo garoto, ele era alto, moreno com luzes loiras no cabelo. Ele foi a pessoa que ela mais simpatizou na sala. Mas percebeu que atrás dela, sentava uma menina chamada Vanessa que não havia gostado da entrada de Sofia no colégio.

Sofia ainda não havia se adaptado ao colégio novo, pois as pessoas de lá eram muito diferentes de sua personalidade, mas o fato de sentar ao lado de um lindo garoto que tinha algo incomum com ela melhorava as coisas.

Alguns dias passaram e Sofia conseguiu se adaptar ao colégio. Sofia estava gostando de seu colega Leonardo, o qual sentava ao seu lado. Mas ela não sabia que Leonardo era um verdadeiro mentiroso e que já tinha namorado a “riquinha” do colégio.

Na hora do recreio, Leonardo estava olhando para aquela linda garota ruiva de olhos castanhos. E perguntou:

-Você quer namorar comigo?

Enquanto aquilo acontecia, Vanessa estava olhando e viu que Sofia deixou cair seu diário diante do pedido e na mesma hora foi correndo pegá-lo.

Vanessa já tinha um plano: encontrar algo embaraçoso no diário da novata. E realmente encontrou e um pouco antes de espalhá-los, Sofia foi correndo até lá:

-Você sabia que o Léo tem namorada?

Page 13: Microsoft Word - livro 6B

- Sim, eu!

- Você também?!

- E pelo visto somos duas!

E Sofia disse:

- Não, somos três!

Sofia mostrou à Vanessa a terceira namorada de Léo, Claudia. Diante daquela situação, Vanessa tirou o diário de Sofia do bolso e disse:

-Tome! Eu o encontrei no chão.

Então Sofia agradeceu e disse que estava louca atrás dele. Rapidamente, Sofia pensou num plano e passou-o para as outras. Todas ficarem contra Léo e então uma disse:

- Há, há... Um dia isso virará um filme e seremos exemplos para as outras.

Ao sair do colégio, as três se juntaram, foram até o mercado e compraram pó de mico. No outro dia, no treino de basquete de Léo, Vanessa colocou o pó em sua camiseta e no meio do treino, ele se coçou feito macaco. Todas elas riram tanto, tanto e no final do treino finalizaram o namoro.

Na última pagina do diário de Sofia ela colocou: dia vinte e três de agosto, perdi um namorado e uma inimiga, em compensação ganhei duas amigas.

Carmen Caroline Martins da Silveira, Cintia dos Santos Tassoni e Djaina Sibiani Rieger

Page 14: Microsoft Word - livro 6B

Patrick Gonçalves

Page 15: Microsoft Word - livro 6B

UUUUUUUUMMMMMMMM CCCCCCCCOOOOOOOONNNNNNNNTTTTTTTTOOOOOOOO MMMMMMMMAAAAAAAARRRRRRRRAAAAAAAAVVVVVVVVIIIIIIIILLLLLLLLHHHHHHHHOOOOOOOOSSSSSSSSOOOOOOOO

Existem vários tipos de contos. Entre eles existem o conto de ação, aventura, suspense, terror, ficção científica e contos maravilhosos.

Esse tipo conto é chamado maravilhoso porque incluem a magia.

As principais características de um conto maravilhoso são:

*Uma proibição é imposta a o herói.

*O herói se distancia de sua casa.

*O herói é submetido a provas.

*O herói realiza as tarefas fornecidos a ele.

*Meios mágicos são fornecidos ao herói.

*Há luta entre heróis e seu antagonista.

Page 16: Microsoft Word - livro 6B

*O antagonista é vencido.

*O herói regressa a sua casa e seu país.

*Princesa não quer casar com o herói escolhido.

*A princesa propõem um desafio ao herói.

*A princesa é impedida pelo seu pai (Que tem grandes preconceitos), com a pessoa amada.

A FÁBULAA FÁBULAA FÁBULAA FÁBULA

Existem dois tipos de fábulas a Lendária e a de Esopo.

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 600 a.c na Grécia antiga.

Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio de diálogo entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas tornam-se exemplos para o ver humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo: o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho; etc.

A fábula lendária é normalmente ensinamento antigo que traz uma idéia, cometida pelos animais.

WWW.portaldasletras.com.br

Pesquisadores e organizadores: Bruno Martins Pacheco, Henrique de Oliveira Husken, Monique Bazelenitz e Samara Silva

Page 17: Microsoft Word - livro 6B

Pedro Bandeira

Page 18: Microsoft Word - livro 6B

PRIMEIRO DIA DE AULAPRIMEIRO DIA DE AULAPRIMEIRO DIA DE AULAPRIMEIRO DIA DE AULA

Em uma terça-feira muito fria e chuvosa, lá estava eu na minha escola, me chamo Márcio Blancs. Estava brincando com os amigos no recreio, até que se reuniu um grupo de estudantes. Eu, muito curioso, fui ver o que estava acontecendo, vi dois alunos brigando e um aluno bobo me empurrou para a briga. Vendo-me envolvido naquela horrível cena, fiquei muito assustado, enquanto um aluno estava no chão, o outro saiu correndo. Eu, muito solidário, fui ajudar o coitado, no mesmo instante o diretor me viu perto do chão. O diretor nem quis saber o que estava acontecendo, tirou suas próprias conclusões e já no momento fui expulso.

No outro dia, meus pais souberam e ficaram decepcionados comigo. Sem alternativa, foram encontrar outra vaga no Bradesco, me encaminharam ao 6°B. Quando cheguei à sala de aula, a primeira pessoa com quem me comuniquei foi com a professora que se chamava Cláudia Maciel. Alguns dias depois, fiz amizade com alguns colegas, eles eram o Alisson, John e Leonardo, foram eles que me ajudaram a conhecer a escola que eu também gostei, porque eles dão material escolar. Mas o Márcio tinha uma coisa de especial, ele mexia muito bem no computador. Bem isso só foi uma das minhas muitas recordações.

Alisson Marques, John Cruz e Leonardo Lima

Page 19: Microsoft Word - livro 6B

NNNNNNNNoooooooossssssssssssssssaaaaaaaa EEEEEEEEssssssssccccccccoooooooollllllllaaaaaaaa

Somos uma turma muito inteligente

Organizada, com muitas qualidades

E também diversidade.

Pensamos que nosso grupo

Enfrenta todas as dificuldades.

Sonhamos que todos evoluam,

Melhorem ainda mais,

Com muita alegria e muita paz.

Ariani Silveira, Juliana Levistisk e Bruna Gomes

Page 20: Microsoft Word - livro 6B

NOSSO JEITO DE SERNOSSO JEITO DE SERNOSSO JEITO DE SERNOSSO JEITO DE SER

Olá, somos a turma 6°ano B, do colégio Fundação Bradesco. Nossa turma é composta por quarenta e cinco alunos, cada um com diferentes modos de agir e pensar, mas todos com suas semelhanças, à parte.

Gostamos de chegar ao final de uma aula e concluirmos que alimentamos nossa sede de conhecimento, portanto saímos de cada aula aprendendo um pouco mais, o que nos traz imensa satisfação.

Estamos sempre alegres, mas quando é o momento de aprimorar nossos conhecimentos, focamos nisso.

O nosso objetivo neste ano é adquirir conhecimento com maturidade e respeito, pois ”A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela), pois o jovem de hoje será o profissional do futuro.

Page 21: Microsoft Word - livro 6B

Agimos a todo o momento com alegria e entusiasmo, com o propósito de aprender muito mais, adquirindo experiência para o nosso futuro.

Para aprimorar ainda mais nossos conhecimentos, iniciamos o Trabalho de Pesquisa Científica com o tema: “Trabalho Infantil’’.

Gostamos de aulas divertidas, aulas em que o tempo não é desperdiçado, aulas com atividades diferentes em que possamos interagir.

E assim somos a turma 6°B, com suas qualidades e com seus defeitos, mas todos unidos num só laço.

Karina Rodrigues, Gustavo Martins e Pedro Bandeira

Page 22: Microsoft Word - livro 6B

Natália Guidarini

Page 23: Microsoft Word - livro 6B

OS PRIMEIROS DIAS DE TIAGOOS PRIMEIROS DIAS DE TIAGOOS PRIMEIROS DIAS DE TIAGOOS PRIMEIROS DIAS DE TIAGO

No dia 12 de fevereiro de 2009, entrou um aluno novo, o nome dele era Tiago, ele era muito educado, de boa família e de classe média. No seu primeiro dia, sofreu preconceito, pois ele era de classe média e no colégio, não havia ninguém assim, ou melhor, eram muito poucos. Ma com o passar do tempo, ele foi conquistando amigos, ganhando a confiança de seus colegas, pois eles perceberam que ele era uma boa pessoa.

Um dia, ele contou para seus colegas como conseguiu sua vaga, que havia sido muito difícil e que ele queria muito estudar ali. Disse que as suas primeiras impressões, ao chegar no colégio, foram gostar de seus colegas, gostar das professoras e das matérias. Ele chegava em casa dizendo que adorava o que estava vivendo, ou seja, adorava sua nova escola. Todos passaram a gostar muito dele, menos uma pessoa, Otávio, ele era um dos valentões do colégio. No seu terceiro dia, na saída de sua escola, apanhou de Otávio, no dia seguinte, falou com sua professora o que havia ocorrido, o caso foi levado à diretoria, que deu três dias de suspensão para o valentão e ele precisou pedir desculpas para o aluno novo. Otávio aprendeu a lição, que não devia bater em seus colegas e virou amigo de todo mundo de sua escola, principalmente de Tiago.

Kenio da Silva, Ruan da Silva P. e Douglas Nicolas

Page 24: Microsoft Word - livro 6B

TRABALHO DE PESQUISATRABALHO DE PESQUISATRABALHO DE PESQUISATRABALHO DE PESQUISA

Este ano estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa, para a realização da mesma, os quarenta e cinco alunos foram divididos em trios. A professora coordenadora geral é a professora de Português.

Ela passa as etapas no quadro e explica como será feita cada uma delas. Cada trio tem um tempo para fazer a etapa e concluí-la. Assim,

sucessivamente, serão feitas as

outras, serão feitas por bimestre.

No final do

bimestre, todas as

etapas serão colocadas

em uma pasta.

Existem três professoras

orientadoras que ficam responsáveis de recolher as pastas para corrigir o trabalho e dar a nota bimestral que vale para todas as matérias. A turma 6ºB acha legal, interessante, sensacional fazer o trabalho, porque vamos

descobrir coisas novas e diferentes.

Nós achamos que o trabalho infantil não deveria existir, pois as crianças devem estudar brincar ter uma família, não importa a cor, a raça nem como são, todas são crianças e devem ser felizes.

Page 25: Microsoft Word - livro 6B

Descobrimos que hoje em dia, a maioria das crianças está trabalhando. Enfim, elas não estão na escola como deveriam estar. Esse trabalho é importante, porque só vamos descobrir coisas novas, interessantes e vamos poder ajudar as crianças que sofrem com o trabalho infantil.

Leslli Adriani Mendonça Peroza, Evelin Bueno Feio e Luan Maciel da Silva

Page 26: Microsoft Word - livro 6B

Evelin Bueno

Page 27: Microsoft Word - livro 6B

TREVO DE QUATRO FOLHASTREVO DE QUATRO FOLHASTREVO DE QUATRO FOLHASTREVO DE QUATRO FOLHAS

Um dia, o garoto Miguel recebeu uma notícia de sua mãe que o deixou muito curioso.

- Meu filho, eu e seu pai conseguimos uma vaga na melhor escola da cidade, você vai estudar lá!

No outro dia, o garoto foi para escola todo contente. Chegando lá, a professora comentou que ele devia ser um bom aluno. Ele foi para a classe dele contente, pois no ano anterior, tinha tirado 9,5 em todas as matérias. No meio da aula, percebeu que tudo estava dando certo para ele e no recreio, quando estava passeando pelo pátio,encontrou um trevo de quatro folhas.

Page 28: Microsoft Word - livro 6B

Voltou para a sala e recebeu suas atividades, só ele acertara todas as questões. Faltando dez minutos para o término da aula, a professora anunciou que ele tinha sido o melhor aluno naquele dia.

Voltou para sua casa contente. Com seu trevo na mão, ele tinha feito muitos amigos. No outro dia, quando acordou, notou uma coisa estranha, seu cachorro não estava latindo, olhou em baixo da casa, do carro... Ele tinha desaparecido, notou também que seu trevo não era de quatro folhas e sim de três.

Quando ia para a escola tranquilamente com sua bicicleta, tentou subir na calçada e caiu. Quando se levantou, notou que seu joelho estava cortado e sangrando, mas continuou a caminhar. Chegando à escola, foi correndo para o banheiro e depois foi para a sala. No meio da aula, a professora distribuiu a prova avaliativa, ele errou quase todas as questões e também incomodou muito a professora, por isso perdeu a vaga na escola.

Ficou muito bravo, pois sempre contou com o seu trevo. Então sempre que achar um trevo de quatro folhas, não conte com a sorte dele, pois ele é uma farsa.

Patrick Azevedo, Cristian B. da Costa e Guilherme Marques