Mídias Sociais - Conceito e Relevância

10
MÍDIAS SOCIAIS Conceito e Relevância

description

Palestra sobre Mídias Sociais, realizada na 1ª Convenção Unilife Vitamins Regional SP. Administrada por Sidney Szpalir, Coordenador do Departamento de Mídias Sociais da Unilife Vitamins.

Transcript of Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Page 1: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

MÍDIAS SOCIAISConceito e Relevância

Page 2: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Mídia Social é a comunicação de todos para todos. Até poucos anos atrás a comunicação de massa era de um para todos. Da TV para o telespectador, do jornal para o leitor, da rádio para o ouvinte e assim por diante. Quem detinha os meios de comunicação, detinha o poder. Isso mudou! Agora todos podem produzir e receber informações através da maior rede de comunicação do planeta: a Internet. “Mídia” são os meios e “Sociais” são os relacionamentos.

As mídias sociais são meios de comunicação livres, onde qualquer pessoa pode publicar conteúdo (foto, vídeo, apresentação ou qualquer outra fonte de informação) sem que ela seja moderada por grandes grupos de comunicação. Este termo existia antes mesmo das ferramentas de mídias sociais online (Internet) existirem, porém foi após a criação destas ferramentas que as mídias sociais se difundiram. Isto acontece devido à grande facilidade na propagação de informações que estas ferramentas possibilitam.

As mídias sociais têm desempenhado um papel importante nas empresas. Elas permitem a divulgação de produtos e marcas, a interação com clientes e a descoberta de soluções para o crescimento dos negócios. O assunto é tão relevante que, no ranking da revista Forbes, por exemplo, as 100 maiores empresas do mundo têm um departamento de mídia social, separa-do dos departamentos de marketing.

Mídias Sociais

Page 3: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Hoje estamos vendo ações como a do Guaraná An-tarctica que lançou uma lata azul para comemorar os 10 milhões de fãs declarados da marca no Facebook. A empresa produziu 10 milhões de latinhas trocando sua tradicional cor verde pelo azul da rede social Fa-cebook. Isso mostra o quanto as mídias sociais estão alterando a forma como se faz marketing e publici-dade.

O que tem motivado estas mudanças?

Mais uma vez a resposta é a mudança do comportamento do consumidor e de como é a for-mação dos novos compradores. Uma criança há cerca de 30 anos atrás formava sua opinião ouvindo dos pais o que era certo ou errado e recebendo da escola as versões de como era o mundo. A geração de agora não consome mais as informações através dos olhos de pes-soas e instituições. Eles consomem o mundo através do computador e pela tela do celular. Tudo sem muitos filtros. Esse acesso amplo a informação está potencializando a importância do marketing digital.

Page 4: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Marketing Tradicional Vs. Mídias Sociais,o Gritar Vs. Conversar!

A melhor maneira de ilustrar este conceito é pen-sarmos em táticas tradicionais de marketing de uma marca. Vamos usar o seguinte exemplo: coloque um anúncio em um outdoor de 9,0 x 3,0 metros com uma modelo de corpo escultural segurando um pote de Óleo de Coco, em uma área onde circulam várias mulheres “alvo” em uma cidade. Esse tipo de campa-nha poderia ser considerada do estilo “GRITAR”.

O outdoor não está entrando em contato com seu alvo, está é ocupando um espaço que é visualmen-te bastante grande, de modo que as pessoas vejam e gostem ou não. Ao verificar os resultados é difícil quantificar o impacto positivo.

Agora, olhemos para outro cenário. Uma pessoa pu-blica em seu perfil no Facebook ou Twitter: “Eu te-nho um casamento para ir no meio do ano e preciso entrar naquele vestido azul maravilhoso. Alguém tem

Page 5: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

alguma ideia?” Imediatamente, sua rede de amigos começa a sugerir uma série de opções para resolver este impasse. Vamos supor que, em algum momento, haja interesse em uma das sugestões, e a pessoa comece a perguntar sobre preços, benefícios para a saúde, e outros.

Neste ponto, nós geramos uma conversa. E uma conversa na qual as empresas devem sa-ber como entrar, SEM GRITAR, mas o mais amigavelmente possível. É quase certo que se a empresa ou marca tem boa capacidade de “conversação” isso irá gerar resultados muito positivos.

O Verdadeiro Papel das Mídias Sociais

Os consumidores sempre reclamaram ou elogiaram os produtos e marcas que consomem, porém as mídias sociais deram voz para cada um desses consumidores e as marcas que antes ignoravam essas reclamações, passaram a ouví-las com tanta intensidade como se alguém estivesse gritando-lhe em seus ouvidos.

Até o prezado momento muitas marcas ainda não conseguem lidar com as redes sociais. Muitas as encaram como mais uma forma de divulgar sua marca, como se as redes sociais fossem mídia e não canal. No entanto, ter sua presença digital nas redes sociais não implica em ganhos mensuráveis a curto prazo, mas implica em ter um real relacionamento com seu consumidor.

Page 6: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

O departamento de mídia social deve monitorar as redes sociais, pensar em estratégias para a divulgação dos produtos e ficar atento aos acontecimentos da internet para tentar inserir a empresa em diversos contextos, construindo relacionamentos e construindo fidelização e identidade do público para com a marca da empresa.

Dessa forma, além do conteúdo adequado, voltado para sua marca, é preciso gerar valor e transformar seu consumidor em parceiro, contribuidor.

Marcas que entendem e praticam o relacionamento mais próximo criam oportunidades difer-entes e multiplicam os resultados.

Mas o que são Redes Sociais?

Uma rede social é uma conexão de pessoas, que visa o compartilhamento de informações, valores e objetivos em comum. É uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou ou mídia. É um grupo de pessoas que compartilham um único interesse. Redes Sociais hoje estão associadas ao orkut, ao twitter, ao facebook, linkedin e etc.

Então Redes Sociais são focadas no relacionamento, entre pessoas, com um mesmo objeti-vo. Pode ser feito online, através dessas ferramentas citadas acima, ou até mesmo pelo msn, numa conversa com mais pessoas, por um grupo de email ou até como podem ser offline.

Page 7: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Redes Sociais é o nome que colocaram para os sites que fornecem a possibilidade das pes-soas se reunirem por qualquer que seja o motivo.

De forma resumida, Mídias Sociais é o nome que colocaram para o trabalho de marketing online dentro das redes sociais.

As 4 regras básicas das mídias sociais:

1. Mídias Sociais quer dizer permitir conversações.2. Você não pode controlar conversações, mas você pode influenciá-las.3. Seja social nas mídias sociais. Sua empresa não pode falar apenas dela mesma. Construa relacionamentos, dê respostas rápidas, seja honesto e sincero, e lembre-se de que as mídias sociais são um diálogo, não um monólogo.4. O uso do texto nas mídias sociais deve ser de acordo com a linguagem do público-alvo. Sempre lembrando no planejamento se a forma de comunicação vai ser formal, informal ou intermediária.

Page 8: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Repare nesses números impressionantes:

* Aproximadamente 152 milhões: Número de blogs existentes na internet.* O Brasil é o segundo em usuários no YouTube, Gmail e Twitter.* 90 milhões: número de tweets no Twitter por dia, sendo que 25% deles contêm links.* 700 bilhões: número de minutos que as pessoas do mundo todo passam por mês no Face-book.* Mais de 200 milhões de pessoas usam o Facebook em dispositivos móveis.* 5 bilhões: Fotos hospedadas no site de compartilhamento Flickr.* 2 bilhões: Média de vídeos exibidos no YouTube em um dia.* No Brasil, mais de 85% dos internautas participam de alguma mídia social.

Page 9: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

www.facebook.com/ProdutosUnilife

www.twitter.com/ProdutosUnilife

Presença da Unilife Vitaminsna Internet

www.flickr.com/photos/UnilifeVitamins

www.youtube.com/UnilifeVitamins

gplus.to/ProdutosUnilife

linkedin.com/company/unilife-vitamins

Page 10: Mídias Sociais - Conceito e Relevância

Para finalizar

Uma consideração que deve ser levada em conta para finalizar, é que nem as redes sociais, nem as mídias sociais sobrevivem sem as pessoas. Sem as pessoas, o Youtube, o Facebook, o Vimeo, o Twitter não teriam as dimensões que tem hoje. Afinal, a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas.

Portanto, mude a forma tradicional de tratamento com o seu cliente. Em outras palavras, pare de tratar o seu cliente como cliente e comece a tratá-lo como o ser humano que deseja comprar o seu produto, virar fã da sua marca e ter um contato mais próximo e amplo com ela.