Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a...

28

Transcript of Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a...

Page 1: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.
Page 2: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Mobilizando a Comunidade para o

NUPDEC

Page 3: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação de um NUPDEC no município.

Registre de maneira resumida cada passo necessário: 1º Passo: ....2º Passo:...3º Passo:...

OBS: cada grupo deverá ter um secretário para o registro e um orador para apresentação.

Page 4: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

COMO MOBILIZAR A COMUNIDADE?

PONTO DE PARTIDA: PONTO DE PARTIDA: 1º Passo: 1º Passo: Criação de um Criação de um Grupo de Trabalho da Grupo de Trabalho da

PrefeituraPrefeitura..

É necessário que as COMPDECs desenvolvam uma É necessário que as COMPDECs desenvolvam uma estrutura que seja planejada (estrutura que seja planejada (grupo de trabalhogrupo de trabalho) ) para a realização de para a realização de um trabalho que tenha ações um trabalho que tenha ações continuadascontinuadas..

Page 5: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

2º Passo: 2º Passo: Reunião com Grupo de Trabalho da Prefeitura.Reunião com Grupo de Trabalho da Prefeitura.

O grupo de trabalho deve estabelecer as estratégias que O grupo de trabalho deve estabelecer as estratégias que serão seguidas para a formação dos NUPDECs. serão seguidas para a formação dos NUPDECs.

33º Passo: º Passo: Identificar quais as áreas de risco do município.Identificar quais as áreas de risco do município.

Com o grupo de trabalho estudar as comunidades que Com o grupo de trabalho estudar as comunidades que apresentam histórico de desastres e maiores apresentam histórico de desastres e maiores vulnerabilidades para escolher onde serão criados os vulnerabilidades para escolher onde serão criados os NUPDECs. NUPDECs.

44º Passo: º Passo: Articular formas para mobilizar, sensibilizar e Articular formas para mobilizar, sensibilizar e conscientizar a população das comunidades escolhidas. conscientizar a população das comunidades escolhidas.

Page 6: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

continua...

55º Passo: º Passo: Marcar reunião com as lideranças Marcar reunião com as lideranças comunitárias.comunitárias.

Levar primeiramente para o líder comunitário a proposta Levar primeiramente para o líder comunitário a proposta do NUPDEC e discuti-la. Escolher com a liderança uma do NUPDEC e discuti-la. Escolher com a liderança uma data e um local para reunir e apresentar o projeto para a data e um local para reunir e apresentar o projeto para a comunidade. As reuniões devem ser em horário não comunidade. As reuniões devem ser em horário não comercial, para possibilitar a participação de maior comercial, para possibilitar a participação de maior número de pessoas. número de pessoas.

- É fundamental que os trabalhos sejam desenvolvidos na - É fundamental que os trabalhos sejam desenvolvidos na própria comunidade, pois as orientações devem ser própria comunidade, pois as orientações devem ser reportadas para aquela realidade local. reportadas para aquela realidade local.

Page 7: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

continua...

66º Passo: º Passo: Divulgar as datas de reuniõesDivulgar as datas de reuniões para os para os moradores.moradores.

Após definida uma data com a liderança comunitária, Após definida uma data com a liderança comunitária, solicitar junto a mesma apoio para divulgar as solicitar junto a mesma apoio para divulgar as datas de reuniões de apresentação da proposta datas de reuniões de apresentação da proposta para a implantação de NUPDEC no bairro para a implantação de NUPDEC no bairro selecionado, pode ser por panfletos, avisos em selecionado, pode ser por panfletos, avisos em igrejas, etc. igrejas, etc.

Page 8: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

continua...

7º Ponto: 7º Ponto: Primeira Reunião com a Comunidade

Objetivo: Apresentar a proposta da formação de um Objetivo: Apresentar a proposta da formação de um NUPDECNUPDEC

O que levar para comunidade na reunião de apresentação do Projeto NUPDEC?

- Apresentar a História daquela comunidade;- Ressaltar fatos já conhecidos relacionados a desastres ocorridos ou

riscos existentes;- Mostrar fotos dos eventos e ações em ocorrências de desastres e/ou

áreas de risco;- Relacionar a tradição e costumes da comunidade perante a

problemática;- Apontar as ações desenvolvidas e os objetivos da COMPDEC na

questão.- Apresentar os pontos principais de como funcionaria. - Proposta de encontros de capacitação (pode ser três ou mais) em

datas melhores para a participação dos moradores, podem entrar em consenso.

Page 9: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

88º Ponto: º Ponto: Divulgar as datas e locais das capacitações aos moradores que quiserem ser do NUPDEC.

99º Ponto: º Ponto: Com o Grupo de Trabalho preparar o material das capacitações.

INVESTIR NA INVESTIR NA SENSIBILIZAÇÃOSENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE, DESTACANDO NÃO SÓ A DA COMUNIDADE, DESTACANDO NÃO SÓ A PROBLEMÁTICA DO RISCOPROBLEMÁTICA DO RISCO, MAS A POSSIBILIDADE DE UMA REVERSÃO , MAS A POSSIBILIDADE DE UMA REVERSÃO QUANTO ÀS VULNERABILIDADES DECORRENTES DE AÇÕES QUANTO ÀS VULNERABILIDADES DECORRENTES DE AÇÕES CAUSADORAS DE DESASTRES E DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE CAUSADORAS DE DESASTRES E DA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE LOCAL. LOCAL.

ENVOLVER A COMUNIDADE, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM ENVOLVER A COMUNIDADE, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL A MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, TENDO AMBIENTE FAVORÁVEL A MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, TENDO COMO PRINCÍPIO A MITIGAÇÃO DOS RISCOS E DESASTRES NAS ÁREAS COMO PRINCÍPIO A MITIGAÇÃO DOS RISCOS E DESASTRES NAS ÁREAS DE MAIOR VULNERABILIDADE NO MUNICÍPIO.DE MAIOR VULNERABILIDADE NO MUNICÍPIO.

Page 10: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

1º Encontro: - Noções de Desastre e Percepção de Risco. - Funcionamento do Sistema de Defesa Civil. - Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme.

2º Encontro: - Evacuação de Áreas de Riscos. - Organização de Abrigos. - Campanhas de Donativos.

3º Encontro: Encerramento: - Lei do Voluntariado. - Assinatura do Termo de Adesão. - Escolha das Funções e Cadastro dos voluntários. - Entrega de Certificado de conclusão, camisetas e outros. - Presença de autoridades do município (prefeito, secretário, etc.)

Sugestões de abordagens:

OBS: O material de apoio para as palestras está disponível na CEPDEC.

Page 11: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

10º Ponto: 10º Ponto: Com o Grupo de Trabalho preparar o material para elaboração de Planos de Ação com os NUPDECs formados.

É importante nas reuniões que o grupo de trabalho É importante nas reuniões que o grupo de trabalho esteja aberto ao planejamento de atividades esteja aberto ao planejamento de atividades participativas com a comunidade, com base em participativas com a comunidade, com base em acordos estabelecidos.acordos estabelecidos.

- O ponto de partida precisa ter foco nas - O ponto de partida precisa ter foco nas necessidades da comunidade, no que se refere aos necessidades da comunidade, no que se refere aos riscos. Daí, a importância de interagir com o grupo riscos. Daí, a importância de interagir com o grupo para a realização de um diagnóstico. para a realização de um diagnóstico.

Page 12: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

TENTATIVAS DE DESVIO DAS FINALIDADES DO GRUPO; SEJA POR TENTATIVAS DE DESVIO DAS FINALIDADES DO GRUPO; SEJA POR DESCONHECIMENTO OU DESCUMPRIMENTO DE SEUS OBJETIVOS, DESCONHECIMENTO OU DESCUMPRIMENTO DE SEUS OBJETIVOS, TORNANDO-O UM FÓRUM POLÍTICO-PARTIDÁRIO. TORNANDO-O UM FÓRUM POLÍTICO-PARTIDÁRIO.

INGERÊNCIA POLÍTICA COM RELAÇÃO ÀS DECISÕES DEFINIDAS PELOS INGERÊNCIA POLÍTICA COM RELAÇÃO ÀS DECISÕES DEFINIDAS PELOS VOLUNTÁRIOS;VOLUNTÁRIOS;

APATIA OU FALTA DE MOTIVAÇÃO POR PARTE DO GRUPO;APATIA OU FALTA DE MOTIVAÇÃO POR PARTE DO GRUPO;

AUSÊNCIA DE RESPOSTAS QUANTO ÀS DEMANDAS IDENTIFICADAS AUSÊNCIA DE RESPOSTAS QUANTO ÀS DEMANDAS IDENTIFICADAS JUNTO À COMUNIDADE;JUNTO À COMUNIDADE;

POSSÍVEIS DIFICULDADES NA POSSÍVEIS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO NUPDECIMPLANTAÇÃO DO NUPDEC

continua...

Page 13: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

POSSÍVEIS DIFICULDADES NA POSSÍVEIS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO NUDECIMPLANTAÇÃO DO NUDEC

DIVERGÊNCIA ACENTUADAS DE CONCEPÇÕES ENTRE OS COMPONENTES DIVERGÊNCIA ACENTUADAS DE CONCEPÇÕES ENTRE OS COMPONENTES DO GRUPO;DO GRUPO;

TENTATIVA DE UTILIZAÇÃO DO NUPDEC PARA ANGARIAR BENEFÍCIOS TENTATIVA DE UTILIZAÇÃO DO NUPDEC PARA ANGARIAR BENEFÍCIOS PARTICULARES DESRESPEITANDO O PRINCÍPIO DE COLETIVIDADE;PARTICULARES DESRESPEITANDO O PRINCÍPIO DE COLETIVIDADE;

DIFICULDADE DE ARTICULAR TÉCNICOS E ESPECIALISTAS (VOLUNTÁRIOS DIFICULDADE DE ARTICULAR TÉCNICOS E ESPECIALISTAS (VOLUNTÁRIOS E/OU GOVERNAMENTAIS) COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA AS E/OU GOVERNAMENTAIS) COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA AS AÇÕES ESPECÍFICAS, e;AÇÕES ESPECÍFICAS, e;

BAIXA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO GRUPO EM ATIVIDADES CONCRETAS BAIXA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO GRUPO EM ATIVIDADES CONCRETAS NA COMUNIDADE.NA COMUNIDADE.

Page 14: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Quais os perfis de pessoas que podemos encontrar

para um NUPDEC ???

Page 15: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

LIDERANÇA COMUNITÁRIA

Page 16: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

• DESEJA QUE O PODER SEJA DA COMUNIDADE E NUNCA

PESSOAL, REPARTE AS TAREFAS E AS RESPONSABILIDADES

COM TODOS OS MORADORES

COMO É UMA BOA LIDERANÇA COMUNITÁRIA ?

• FALA POUCO E FAZ COM QUE TODOS PARTICIPEM

• É PACIENTE

• PREPARA, JUNTAMENTE COM OS MORADORES A PAUTA DAS

REUNIÕES

• VALORIZA AS IDÉIAS E INICIATIVAS DE TODOS OS MORADORES

Page 17: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

• COMUNICA TODOS OS PROBLEMAS EM REUNIÕES PARA QUE A

COMUNIDADE DISCUTA, ANALISE E DEPOIS TOME DECISÕES.

COMO É UMA BOA LIDERANÇA COMUNITÁRIA ?

• FICA ATENTO PARA QUE NÃO ACONTEÇAM RIVALIDADES,

DISPUTAS, E COMPETIÇÕES DESTRUTIVAS QUE DEPOIS CRIEM

FRACASSOS NA COMUNIDADE.

O Coordenador Municipal de Defesa Civil precisa estar atento a essas características se pretende implantar os NUPDECs no município e liderar ações junto ao grupo.

Page 18: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O FECHADO E DESATUALIZADO - TEM IDÉIAS ANTIGAS E

NÃO ABRE MÃO DELAS. NÃO ACEITA A OPINIÃO DE NINGUÉM

O ATUALIZADO - É SIMPÁTICO. ACEITA CRÍTICAS E FAZ

CRÍTICAS. ANALISA SUAS IDÉIAS.

O VILÃO E FOLGADÃO - DISTRAÍDO, DESINTERESSADO.

ESTÁ PRESENTE COM O CORPO, E A CABEÇA VOANDO.

Page 19: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O REJEITADO - PRIMEIRO SE REJEITA, DEPOIS FALA QUE O

GRUPO O REJEITOU.

O CHEGA-JUNTO-COM-A-TURMA - ESTÁ SEMPRE

PRESENTE. TRABALHADOR, DÁ IDÉIAS, CONTRIBUI,

COLABORA, É ANIMADO.

O CARA LEGAL - É ALEGRE, AMIGO E COMPANHEIRO.

TOCA VIOLÃO, ANIMA A TURMA COM CANTOS, CASOS E

PIADAS INTERESSANTES.

Page 20: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O TÍMIDO - SÓ GOSTA DELE. FICA PREOCUPADO EM NÃO

ERRAR E NEM DAR MANOTA. SE FECHA DENTRO DE SI

MESMO, SÓ PENSANDO EM COISAS PRÓPRIAS.

O ZÉ-MARRETA - SÓ CRITICA E CONDENA. JULGA O

TEMPO TODO OS TRABALHOS DO GRUPO. TUDO ESTÁ

ERRADO PRA ELE. DESCE O PAU EM TUDO.

O TRISTE - GOSTA DA TRISTEZA E DA APATIA. QUANTO

PIOR MELHOR PRA ELE. SOFRE E GOSTA DO SOFRIMENTO.

Page 21: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O MENINÃO - GOSTA DE TUDO PRONTO E MASTIGADO. NÃO

LUTA JUNTO COM O GRUPO. QUER GANHAR TUDO PRONTO E

NA BOCA. E SEMPRE RECLAMA QUANDO NÃO GANHA.

O COMERCIANTE - SÓ AJUDA QUANDO TEM TROCA. DÁ

LÁ E TOMA CÁ. FAZ DO GRUPO UM COMÉRCIO. DÁ E PEDE

DE VOLTA. TEM DIFICULDADE DE CONTRIBUIR.

O VALENTÃO - CONTROLA O GRUPO COM GRITOS,

RISPIDEZ. FAZ TODO MUNDO TER MEDO DELE. GANHA AS

COISAS NO GRITO

Page 22: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O DEMOCRÁTICO - ACREDITA NA FORÇA DO GRUPO. LUTA

E DÁ CORAGEM. É OTIMISTA E QUER VENCER JUNTAMENTE

COM O GRUPO.

O MUDO - NÃO FALA. NÃO PARTICIPA. SÓ FICA OLHANDO

DE LONGE.

O SABIDÃO - QUER IMPOR SUAS IDÉIAS E OPINIÕES. ACHA

QUE NÃO PRECISA APRENDER COM OS OUTROS.

Page 23: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

COMO SÃO OS PARTICIPANTES DO GRUPO ?

O FALADOR - FALA DE TUDO. CONTA HISTÓRIAS, FOGE DO

ASSUNTO EM PAUTA. CANSA TODO MUNDO. NECESSITA DE

MUITA ATENÇÃO, POR ISSO NÃO PERMITE QUE NINGUÉM

FALE EM SEU LUGAR.

O ZÉ DO CONTRA - GOSTA DE DISCUTIR E SEMPRE É DO

CONTRA. GANHA ATENÇÃO FAZENDO TUDO AO CONTRÁRIO.

NÃO CONCORDA COM NADA

Page 24: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

GRUPO EQUILIBRADO X DESEQUILIBRADOS

Page 25: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

PARTICIPAÇÃO EQUILIBRADA X DESEQUILIBRADA

Page 26: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

A LIDERANÇA COMUNITÁRIA

• NÃO EXISTE LÍDER FIXO, PRONTO, ACABADO. EXISTEM

LIDERANÇAS

• NINGUÉM DEVE CARREGAR O GRUPO NAS COSTAS, TODOS SÃO

RESPONSÁVEIS

• A BASE DA COMUNIDADE É A VIDA DO GRUPO

• A COOPERAÇÃO SUBSTITUI A DOMINAÇÃO

Page 27: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

Curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC

Page 28: Mobilizando a Comunidade para o NUPDEC Agora que já conhecem quem pode ser voluntário e a legislação existente, pensem em como fazer a formação e implantação.

www.defesacivil.es.gov.br(27) 3335-1933

“Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano

seria ainda menor.”

Madre Teresa de Calcutá

SubTen Jocirley Bubach Andreatti

[email protected]

Obrigada!