Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt. É uma ferramenta de qualidade. Possibilita avaliar o quando...

12
Técnico mecânica Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt

Transcript of Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt. É uma ferramenta de qualidade. Possibilita avaliar o quando...

Page 1: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

Técnico mecânica

Modulo II

Glaucio Vieira Eduardo Alt

Page 2: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

M S

A

Page 3: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

ANÁLISE DE SISTEMA DE MEDIÇÃO

Page 4: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

É uma ferramenta de qualidade. Possibilita avaliar o quando podemos

confiar em um sistema de medição para o controle de uma determinada característica do processo de produção.

O QUE É MSA?

Page 5: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

EXEMPLO: Linha de produção automotiva.

Page 6: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

O que o MSA analisa?

Estabilidade Reprodutibilidade Linearidade Tendência

Page 7: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

É o estudo da variação dos resultados de medições realizadas ao longo de um período, utilizando o mesmo sistema de medição.

Isso serve: para analisar um sistema de medição ao logo do tempo, para substituir a calibração dos equipamentos de medição pelo estudo de estabilidade.

ESTABILIDADE:

Page 8: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

RESULTADO: Resultado: reduzir custos, mantendo os

instrumentos calibrados.

Page 9: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

O que é: Estudo da variação dos resultados de medições realizadas diversas vezes por operadores diferentes, utilizando o mesmo equipamento.Para que serve: Identificar a variação que existe entre um operador e outro, verificando assim a influência humana no resultado da medição. Este estudo tem o intuito de saber se a qualquer momento o resultado da medição é confiável , assim identificando os pontos onde a falhas.

RESULTADO: Aumento de confiabilidade.

REPRODUTIBILIDADE:

Page 10: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

O que é: Estudo da variação dos resultados de medições ao longo da escala do equipamento.

Para que serve: Garantir que os resultados de medição são confiáveis em qualquer ponto da escala do equipamento.

Este estudo analisa estaticamente os pontos de avaliação quanto de calibração do equipamento.

Resultado: Aumento de confiabilidade e redução de custo, por meio da diminuição dos pontos de calibração.

LINEARIDADE:

Page 11: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

O que é: Estudo do erro de exatidão que um equipamento de medição por variáveis possui em um determinado ponto de sua escala.Para que serve: A grande diferença com relação à simples calibração é que a tendência deve ser estudada a partir de dados coletados no próprio processo, sujeito a todas as influências que a medição quotidiana sofre.

TENDÊNCIA:

Page 12: Modulo II Glaucio Vieira Eduardo Alt.  É uma ferramenta de qualidade.  Possibilita avaliar o quando podemos confiar em um sistema de medição para.

A partir da análise que acabamos de fazer é possível ver claramente que os benefícios obtidos por meio de um estudo bem-feito e corretamente analisado não se restringem, à indústria automotiva.

As empresas cujos produtos são realizados e comercializados a granel são um exemplo claro da aplicabilidade da MSA.

APLICAÇÃO NA INDUSTRIA