Mudança de servidores na Área de Compras - … · áreas formalizadas: Compras; Almoxarifado e...

7
Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016 Por dentro do Mudança de servidores na Área de Compras O Departamento de Admi- nistração (DAD) conta com três áreas formalizadas: Compras; Almoxarifado e Patrimônio; e Transportes e Serviços Gerais. Além das áreas citadas, o de- partamento coordena e executa também atividades relacionadas a Contratos e Convênios (parte de celebração e gestão), manu- tenção predial, bem como ati- vidades relacionadas a Tecnolo- gias da Informação (TI), que tem foco em desenvolvimento de sistemas, gestão e manutenção. Com o objetivo de agilizar as atividades para melhor atender as diversas demandas recebidas, o departamento vem passando por algumas mudanças de pes- soal visando a reorganização da equipe, como é o caso da Área de Compras, agora integrada pelos Assistentes de Suporte em Desenvolvimento Rural, Hanne Carolina Vianna Gozzer, Wesley Barboza Gomes e Waleska dos Santos Souza, que recentemen- te assumiu a chefia dessa área. Segundo Waleska dos San- tos, as expectativas são positi- vas com o rearranjo da equipe. “O objetivo é nos prepararmos, cada vez mais, para que os pro- cessos tenham mais agilidade e os servidores tenham mais en- trosamento. É uma forma de fo- mentar novas práticas de gestão participativa”. Para a Chefe do DAD, Apareci- da Nascimento, a Área de Com- pras tem como função instruir os procedimentos que resultam nas aquisições de bens e con- tratações de serviços solicitados pela equipe do Incaper, obser- vando os preceitos legais, espe- cialmente aqueles determinados na lei de licitações tradicionais, bem como a legislação aplicada a Pregão Eletrônico. Com a reestruturação da equi- pe de compras, um dos maiores desafios é encontrar alternativas para instruir os processos com as documentações exigidas e com a agilidade necessária, a fim de não comprometer o andamen- to das atividades desenvolvidas pela equipe do Instituto, tendo em vista a dificuldade de obten- ção de respostas junto ao mer- cado. Um dos fatores que contri- bui, diretamente, para o sucesso das atividades dessa área é a qualidade da informação rece- bida do demandante dos bens e serviços. Diante desse quadro, a admi- nistração do Incaper tem pro- curado, dentro das limitações financeiras, capacitar a equipe na aplicação das leis e no uso dos sistemas disponíveis, bem como estimulado uma mu- dança de atitude e compor- tamento, visando uma maior aproximação da equipe com os clientes internos. “O setor de compras envolve muito mais que os servidores dessa área, uma vez que ele en- volve diversos atores protago- nistas neste processo, como os solicitantes e as outras áreas en- volvidas”, acrescentou. Neste e nos próximos núme- ros do Por Dentro do Incaper , ire- mos apresentar as equipes vin- culadas ao DAD e as atividades por eles desenvolvidas. Equipe da Área de Compras: Wesley, Waleska e Hanne

Transcript of Mudança de servidores na Área de Compras - … · áreas formalizadas: Compras; Almoxarifado e...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

Por dentro doMudança de servidores na Área de Compras

O Departamento de Admi-nistração (DAD) conta com três áreas formalizadas: Compras; Almoxarifado e Patrimônio; e Transportes e Serviços Gerais. Além das áreas citadas, o de-partamento coordena e executa também atividades relacionadas a Contratos e Convênios (parte de celebração e gestão), manu-tenção predial, bem como ati-vidades relacionadas a Tecnolo-gias da Informação (TI), que tem foco em desenvolvimento de sistemas, gestão e manutenção.

Com o objetivo de agilizar as atividades para melhor atender as diversas demandas recebidas, o departamento vem passando por algumas mudanças de pes-soal visando a reorganização da equipe, como é o caso da Área de Compras, agora integrada pelos Assistentes de Suporte em Desenvolvimento Rural, Hanne Carolina Vianna Gozzer, Wesley

Barboza Gomes e Waleska dos Santos Souza, que recentemen-te assumiu a chefia dessa área.

Segundo Waleska dos San-tos, as expectativas são positi-vas com o rearranjo da equipe. “O objetivo é nos prepararmos, cada vez mais, para que os pro-cessos tenham mais agilidade e os servidores tenham mais en-trosamento. É uma forma de fo-mentar novas práticas de gestão participativa”.

Para a Chefe do DAD, Apareci-da Nascimento, a Área de Com-pras tem como função instruir os procedimentos que resultam nas aquisições de bens e con-tratações de serviços solicitados pela equipe do Incaper, obser-vando os preceitos legais, espe-cialmente aqueles determinados na lei de licitações tradicionais, bem como a legislação aplicada a Pregão Eletrônico.

Com a reestruturação da equi-

pe de compras, um dos maiores desafios é encontrar alternativas para instruir os processos com as documentações exigidas e com a agilidade necessária, a fim de não comprometer o andamen-to das atividades desenvolvidas pela equipe do Instituto, tendo em vista a dificuldade de obten-ção de respostas junto ao mer-cado. Um dos fatores que contri-bui, diretamente, para o sucesso das atividades dessa área é a qualidade da informação rece-bida do demandante dos bens e serviços.

Diante desse quadro, a admi-nistração do Incaper tem pro-curado, dentro das limitações financeiras, capacitar a equipe na aplicação das leis e no uso dos sistemas disponíveis, bem como estimulado uma mu-dança de atitude e compor-tamento, visando uma maior aproximação da equipe com os clientes internos.

“O setor de compras envolve muito mais que os servidores dessa área, uma vez que ele en-volve diversos atores protago-nistas neste processo, como os solicitantes e as outras áreas en-volvidas”, acrescentou.

Neste e nos próximos núme-ros do Por Dentro do Incaper, ire-mos apresentar as equipes vin-culadas ao DAD e as atividades por eles desenvolvidas.

Equipe da Área de Compras: Wesley, Waleska e Hanne

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

FIQUE POR DENTRO

Técnicos já fazem registros no Siater Online

Em fevereiro deste ano, houve uma rodada de reuniões com as equipes dos ELDR’s para apre-sentar o funcionamento do Siater Online e as melhorias que foram implementadas. Na ocasião, fo-ram compactuados os prazos e forma de alimentação do sistema e feito o cadastro do diagnóstico englobando os problemas, po-tencialidades e oportunidades de melhorias. Em seguida, houve o lançamento do planejamento das ações frente ao diagnóstico de cada município. Agora, os téc-nicos dos ELDR’s já estão com a mão na massa!

No momento, os Chefes Regio-nais têm a oportunidade de ex-plorar o Siater Online trabalhan-do junto aos ELDRs na melhoria do planejamento de ATER do Es-tado, uma vez que o sistema per-mite uma melhor visualização da programação dos ELDR’s e dos extensionistas, tornando-se uma importante ferramenta de ges-tão que possibilita a otimização dos recursos com vistas a uma melhor eficácia dessas ações.

O Siater Online é uma ferra-menta que permite que os ex-tensionistas registrem o seu pla-nejamento mês a mês, baseados nos problemas diagnosticados no PROATER. Cabe aos chefes locais e regionais analisarem se as ações de ATER estão, de fato, contribuindo para o desenvolvi-mento regional.

“Percebemos que na medida em que os colegas dos escritó-

uma ferramenta de gestão dos extensionistas e do ELDR e, de-corrente disso, acaba se tornan-do também uma ferramenta de gestão para toda instituição. “O feedback dos usuários é de suma importância para o apri-moramento da ferramenta, pois ela é feita para eles”, falou Eric.

“Vejo com bons olhos essa nova oportunidade, uma vez que essa era uma antiga reivin-dicação dos escritórios locais para termos resultados mais concretos. É uma ferramen-ta que possibilita aos técnicos avaliarem as suas atividades, qual o público tem sido mais as-sistido pelos escritórios e quais parâmetros para novos dire-cionamentos”, avaliou o chefe do CRDR Centro Norte, Wantuil Luiz Cordeiro.

rios locais compreendem melhor o propósito do sistema e a sua lógica de funcionamento, o em-penho e comprometimento tam-bém melhora”, falou o Chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC), Luciano Oliveira.

Segundo Luciano, já foram re-alizadas reuniões entre os cole-gas dos escritórios para discutir o planejamento que estava sen-do registrado no Siater Online e para troca de conhecimento a respeito das melhores práticas. Esse tipo de interação é altamen-te positiva para a instituição.

O analista da equipe de Tec-nologias da Informação (TI) e que também está à frente do desenvolvimento do Siater, Eric Scardino, reforçou que os técni-cos devem perceber que essa é

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

TALENTOS DO INCAPER

Capelinha de Nossa Senhora da Penha é inaugurada na Sede

Servidores almoçam no refeitório do Incaper

Na sexta-feira (8), que antece-deu o final de semana do feriado de Nossa Senhora da Penha, a capelinha da Sede que foi refor-mada pelo colega aposentado Augusto Barraque foi inaugu-rada com carinho, rodeada de olhares e elogios.

A realização de Augusto só foi possível com a ajuda de ou-tros colegas da instituição que também contribuíram para que tudo desse certo: os auxiliares, Alzira Tineli, Jozemar do Rosário e Glauber Barcellos, ajudaram no plantio dos novos blocos de gra-ma e deixaram o ambiente lim-pinho; o motorista Geraldo Ver-tuani ajudou a rebocar a parede e a capelinha; a jornalista Juliana Esteves doou flores de plástico que hoje enfeitam a casa da pa-droeira; a assistente de suporte Patrícia Salazar usou tinta acrí-lica para restaurar a imagem da

Santa e o pesquisador Leandro Roberto Feitoza doou os 25m² de grama para que tudo ficasse em perfeita harmonia.

Durante a inauguração, parti-ciparam colegas que trabalham na Sede. Também houve um mo-mento de oração. A assistente social do Departamento de Re-cursos Humanos, Janaína Odha-ra Paulino, prestou mais uma homenagem ao colega Augus-to e comentou sobre essa ação. “Sabemos que o Estado é laico e que essa iniciativa foi pessoal do colega Augusto. Mesmo que os servidores do Incaper sejam de religiões diferentes, estar junto na inauguração da capelinha une a todos em um momento de fé e fraternidade. Queremos agradecer ao esforço feito pelo colega”, disse Janaína.

Segundo Augusto, Nossa Se-nhora da Penha, para ele, sem-

pre foi uma intercessora durante o tempo em que realizou servi-ços no Incaper. “Era um sonho após a aposentadoria, voltar e reestruturar aquele cantinho”, contou.

Histórico. A capela foi cons-truída na década de 1990, na an-tiga Empresa de Assistência Téc-nica e Extensão Rural (Emater) pelo coordenador da área admi-nistrativa, o aposentado Ildomar Calve. “Tive essa intenção para que fôssemos protegidos espi-ritualmente pela Nossa Senhora da Penha, especialmente nas fa-ses difíceis”, contou Ildomar.

Ele também contou com o chefe de serviços gerais, o apo-sentado Aguilar Canal, para a construção da capela. Na época, a padroeira foi levada ao Con-vento da Penha para ser aben-çoada pelo vigário local.

Servidores ada Sede na Inauguração da capelinha

Capela reformada

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

FIQUE POR DENTRO

A cada dia que passa, o In-caper ganha mais destaque nas redes sociais! Isso porque a equipe do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) tem adotado medidas estratégicas de divulgação dos trabalhos da Instituição e, como resultado positivo desse esfor-ço, falta pouco para completar cinco mil curtidas na página do Incaper no Facebook. Em janei-ro de 2015, a página tinha 2.766 curtidas. Em pouco mais de um ano, as curtidas aumentaram e chegam agora a quase 5 mil.

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e ,

atualmente, só no Brasil, a pla-taforma conta com mais de 70 milhões de usuários inscritos, segundo informações da pró-pria empresa.

Segundo a Chefe do DCM, Luciana Silvestre Girelli, o traba-lho diário e intensivo nas redes sociais é uma orientação do Go-verno do Estado, através da Su-perintendência Estadual de Co-municação do Estado (Secom), em investir nas mídias digitais. “Desde o ano passado a equipe vem se esforçando para produ-zir conteúdos especiais para as redes sociais, como a divulgação de publicações digitais, inserção de vídeos, imagens, campanhas online e postagens de datas co-memorativas”, contou.

Luciana também contou que produzir conteúdos relevantes que despertem o interesse das

pessoas, atualizar regularmente a página com novidades para o público-alvo, usar a criativi-dade nas publicações sem tirar a seriedade das informações e cuidar do público cativo do In-caper com zelo e transparência, são algumas das premissas bá-sicas para que o Facebook da instituição tenha credibilidade.

Em 2016, o departamento incluiu a audiência das redes sociais como indicador estraté-gico no Sistema Geplanes, que é monitorado pelo Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP), mais um fator que tem estimulado um traba-lho focado nas redes sociais.

Curta a página do Incaper no Facebook, compartilhe com sua lista de amigos. Vamos rumo às 5 mil curtidas no Face! #cinco-milseguidores

Do fundo do baú

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Você sabe onde foi tirada essa fotografia? Que atividade foi essa?

Caso saiba, envie um email para [email protected] e ajude a recuperar a memó-ria do Incaper!

Rumo a 5 mil curtidas no Facebook! #Incaper

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Manual para Exame andrológico e avaliação de sêmen animal

Está disponível na biblioteca Rui Tendinha o livro “Manual para exame andrológico e ava-liação de sêmen animal”.

A obra aborda a introdução ao exame andrológico, funda-mentos, indicações, tópicos e roteiro, identificação, exame clinico, espermograma, exa-

Artigos sobre irrigação e melhoramento genético do café

Um artigo sobre produtivida-de do taro sob diferentes lâmi-nas de irrigação foi publicado no Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Confira:

PETERLE, G.; VIEIRA, G. H. S.; PETERLE, G.; COLOMBO, J. N.; HADDADE, I. R.; LO MONACO, P. A. V.; CORREA, J. M. Produtivi-dade do taro sob diferentes lâminas de irrigação. In: CON-GRESSO NACIONAL DE IRRIGA-ÇÃO E DRENAGEM, 25., 2015, São Cristóvão Agricultura irrigada no Semiárido brasileiro: anais. São Cristóvão: ABID: Universidade Federal de Sergipe, 2015.

URL: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/1614/1/BRT-produtividade-dotaro-peterle.pdf

Tipo da produção científica: Publicação em Anais de Con-gresso.

Pesquisadores da área de café publicaram um artigo sobre Pre-dição de ganhos genéticos via modelos mistos em Progênies de café Conilon. Confira:

CARIAS, C. M. de O. M.; GRAVI-NA, G. A.; FERRÃO, M. A. G.; FON-SECA, A. F. A. da.; FERRÃO, R. G.; VIVAS, M.; VIANA, A. P. Predição de ganhos genéticos via mo-

delos mistos em Progênies de café Conilon. Coffee Science, Lavras, v. 11, n. 1, p. 39-45, jan./mar. 2016.

URL: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/1749/1/BRT-predicaodega-nhosgeneticosviamodelosem-progeniesdecafeconilon-ferrao.pdf

mes complementares, testes de termo-resistência, mcrobio-lógico, sorológico, diagnóstico e conclusão.

A obra trata do tema nos seguintes animais: Bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos, caninos, aves, peixes.

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

Márcio Adonis aposenta-se no Incaper

Marcio Adonis Miranda Ro-cha, Agente de Pesquisa e Ino-vação, aposentou-se. Agora ele vai aproveitar as horas livres para pescar, preparar um bom churrasco, uma boa moqueca e relaxar em sua casa de praia em Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ). Márcio es-tava localizado no DOT/Sede e era Coordenador do Programa Especial de Culturas Alimentares e Agroenergia do Estado.

O pesquisador iniciou a sua vida profissional no Incaper, em Linhares, na Fazenda Experi-mental do município, em março de 1988, como Pesquisador e Chefe da área de Produção da Estação Experimental. De lá pra cá, na “vida de Emcapa, Emca-per e Incaper”, se foram 28 anos.

Ele também já foi Gerente de Produção da Emcapa, Difusor de

Tecnologia e Coordenador Esta-dual de Culturas Alimentares até os dias de hoje.

Atualmente, ele é Professor do IFES (Campus de Santa Te-resa), onde pretende exercer o magistério com dedicação ex-clusiva e com carga horária total.

Márcio foi responsável técni-co pelo Incaper junto ao Minis-tério da Agricultura no Regis-tro Nacional de Produtores de Sementes e Mudas (RENASEM); Vice-Presidente e Presidente em exercício da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN) em dois mandatos; Presidente e vice-presidente da Comissão Estadual de Sementes e Mudas por vários mandatos; e Conse-lheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Es-tado (Crea-ES). Ele também pu-blicou trabalhos em congressos

e revistas especializadas em prol do desenvolvimento do Espírito Santo e fez amizades ao longo deste tempo que perduram até hoje. Ele lembra, entre outros, do amigo José de Assis Belizário (ex- presidente da Emcapa), em gratidão pelo reconhecimento profissional que teve junto a ele.

“Eu ajudei a edificar esta insti-tuição, com todo o meu afinco e respeito, sabendo, às vezes, que era uma extensão do meu lar. Considero essa Instituição um marco sagrado de minha vida e, mesmo longe dela, sempre a honrarei e respeitarei”, afirmou Márcio Adonis.

Aos novos servidores e aque-les que ainda não se aposenta-ram, ele deixa a seguinte mensa-gem para reflexão:

“O difícil foi começar. En-contrar as coisas prontas é um presente que devemos sem-pre agradecer. Portanto, honre essa instituição e façam dela a melhor do mundo, pois grande parte de sua vida você viveu ou viverá aqui. Tempestades e ventos fortes sempre aparece-rão no decorrer da sua trajetó-ria. Sejais como o bambú que diante das tormentas, verga-se, reconhece a força da ventania e sobrevive. Não sejais como uma figueira, imponente e arrogante que não reconhece as forças ex-ternas que após a tempestade estará tombada e morta sobre o solo”.

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES

Márcio atuava na área de pesquisa

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 142 - 11 de abril de 2016

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Lúcio Herzog De MunerDiretor-Técnico: Lúcio Herzog De MunerChefe de Departamento: Luciana Silvestre GirelliAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Tatiana Caus/ Vanessa CovosqueDiagramação: Cristiane Silveira/Larissa Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Rosana Fabris

Aniversariantes

11/04: Marcos Almeida da Sil-va (Faz. Exp. de Linhares)/ Pedro Alonso Ceolin (ASJUR).

12/04: Guilherme de Oliveira Campos (DAD)/ Iran Milanez Ca-etano (DAD).

13/04: Samir Serodio Amim Rangel (ELDR de São Gabriel da Palha).

14/04: Doracy Cassia Jaretta Ardison (ELDR de Marilândia)/ Helena Amanda Faller Tagarro (Geobases)/ Maria Jucelia Rauta

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES

Tabelini (Faz. Exp. Bananal do Norte)/ Valci Luiz da Vitória (Faz. Exp. de Linhares).

15/04: Fabrizio Raggi Ab-dallah (ELDR de Alegre).

16/04: Antônio Locateli (ELDR de Pinheiros)/ Claudistone Perei-ra da Rocha (DAD)/ José Carlos Guarnier (CRDR Centro Serrano).

17/04: Eduardo Ferreira Sales (CRDR Centro Norte)/ Patrícia Sa-lazar Silveira (DAD).

Aposentadoria de servidores

Informamos que os servido-res abaixo relacionados afasta-ram-se por aposentadoria:

Fazenda Experimental de Viana: Delci dos Santos, Auxi-liar em Desenvolvimento Rural, lotado na Fazenda Experimen-tal de Viana, afastou-se para aposentadoria dia 29/02/2016.

ELDR de Vila Pavão: Dulci-no Bento Zucateli, Agente de Extensão em Desenvolvimen-to rural, lotado no ELDR de Vila Pavão, afastou-se para aposen-tadoria no dia 01/03/2016.

Fazenda Experimental Ba-nanal do Norte: Tarcísio Lima, Técnico em Desenvolvimento

Rural, lotado na Fazenda Ex-perimental Bananal do Norte, afastou-se para aposentadoria no dia 22/02/2016.

Fazenda Experimental de Bananal do Norte: Nivaldo Faria Bitencourt, Auxiliar em Desenvolvimento Rural, lotado em Fazenda Bananal do Norte, afastou-se para aposentadoria dia 04/03/2016.

CRDR Centro Norte: Joa-quim Limas Fagundes, Auxiliar em Desenvolvimento Rural, lotado no CRDR Centro Norte, afastou-se para aposentadoria no dia 14/03/2016.

ELDR de Fundão: Giosi-

lane Maria Ferreira Gustavo, Assistente de Suporte em De-senvolvimento Rural, lotada no ELDR de Fundão, afastou--se para aposentadoria no dia 21/03/2016.

ELDR de Viana: Rômulo José Izoton, Técnico em Desen-volvimento Rural, lotado no ELDR de Viana, afastou-se para aposentadoria dia 01/04/2016.

DOT: Márcio Adonis Miranda Rocha, Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural, lotado no Departamento de Operações Técnicas, afas-tou-se para aposentadoria no dia 22/03/2016.