Musculação

5
MUSCULAÇÃO

description

Documento sobre a musculação

Transcript of Musculação

Page 1: Musculação

MUSCULAÇÃO

Page 2: Musculação

O que é musculação?

A musculação é uma atividade física versátil, geralmente com a utilização de pesos nos treinos. Não pode ser considerado um esporte, mas é um instrumento para o condicionamento físico das pessoas, sejam atletas ou não.

Como surgiu a musculação?

A musculação surgiu na busca por uma boa qualidade de vida, que compreende a saúde músculo-esquelética (boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações) com a finalidade de melhorar aptidões físicas como força, resistência e flexibilidade que, uma vez bem desenvolvidas, são essenciais para se realizar com conforto e segurança atividades diárias, mesmo em situações de solicitações mais acentuadas.

Diferenças entre musculação e fisiculturismo

O treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico, e atletismo de força, que são esportes ao invés de formas de exercício. O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades.

A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.

Objetivos

Hipertrofia muscular: é um aumento da seção transversa do músculo; isso significa um aumento no tamanho e número de filamentos de actina e miosina

FISICULTURISMO MUSCULAÇÃO FISICULTURISMO

Page 3: Musculação

(proteínas), e adição de sarcômeros (constituintes da estrutura interna do músculo) dentro das fibras musculares já existentes.

Força pura: é a capacidade de exercer força máxima na musculatura para dado movimento corporal, contudo os músculos podem exercer força máxima nas seguintes formas: contrações isométricas (estáticas), concêntricas (fase positiva do movimento, onde se vence a resistência), e excêntricas (fase negativa do movimento, onde a resistência vence a sua força).

Potência muscular: é a combinação entre a velocidade e a força; quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada.

Resistência muscular localizada: caracterizada pelo tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado movimento ou exercício.

Principais benefícios

1- Os treinos de musculação tonificam seus músculos e aumentam seu metabolismo,

fazendo com que você queime mais calorias por dia. Você vai queimar mais

calorias mesmo enquanto estiver dormindo.

2- A musculação aumenta nossa energia.

3- A musculação traz um efeito positivo a quase todos os músculos de seu corpo.

4- A musculação fortalece os ossos e reduz o risco de desenvolver osteoporose.

5- O treinamento com pesos melhora a resistência muscular.

6- Os treinos de musculação te fazem mais forte e fornecem mais confiança para

desenvolver as atividades diárias.

7- A musculação ajuda a prevenir lesões na coluna vertebral.

8- O treinamento com pesos diminui a pressão arterial em repouso.

9- A musculação diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos.

10- Os treinos de musculação ajudam na digestão, prevenindo algumas doenças.

11- O treinamento com pesos melhora a sua postura.

12- A musculação melhora o funcionamento do seu sistema imunológico.

13- O treinamento com pesos reduz a frequência cardíaca em repouso, um sinal de um

coração mais eficiente.

14- Os treinos de musculação melhoram o seu equilíbrio e coordenação.

15- A musculação eleva o seu humor.

Benefícios da musculação na terceira idade

Page 4: Musculação

Fim do mito: Até os anos 80, prevalecia a ideia de que pessoas acima dos 60 anos não deveriam levantar peso, porque poderiam sofrer fraturas e lesões. Pesquisas atuais mostram que a musculação não só é mais segura que os exercícios aeróbicos como apresenta maiores ganhos de força muscular. 

Seguro: Aumenta menos a frequência cardíaca e a pressão arterial do que caminhar, correr, pedalar. Em estudo feito nos EUA, pacientes que já haviam sofrido problemas cardíacos, ao praticarem musculação, tiveram 3% de complicações cardiovasculares contra 44% de complicações em pacientes que praticaram

exercícios aeróbicos.

Massa óssea: Além de turbinar a força muscular, a musculação estimula o aumento da massa óssea. O ganho ocorre quando os ossos se comprimem para realizar o movimento. 

Mais benefícios: Estudo piloto realizado pelo Cecafi, da USP, mostrou melhora rápida na condição física de mulheres idosas para executar tarefas diárias (subir escadas, subir em ônibus, carregar sacolas). Além de ganhos de massa óssea e muscular, as participantes tiveram, sem dieta associada, redução do tecido adiposo, da pressão arterial e das gorduras do sangue. Sem exposição: A pessoa não precisa ter aptidão física para praticar musculação. Também não existe exposição física (não precisa usar maiô, sunga). 

EQUIPAMENTOS DA MUSCULAÇÃO

HALTERES TRAMPOLIM BICICLETA

ESTEIRA SUPINO REGULÁVEL