Negócio Certo Rural - Portal Senar...

43

Transcript of Negócio Certo Rural - Portal Senar...

Page 1: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de
Page 2: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

2

Negócio Certo Rural

Apresentando o Curso Negócio Certo Rural a Distância ...............................................

Etapa I - Realize o diagnóstico da propriedade ...............................................................

Etapa II - Identifique ideias de Negócio ...........................................................................

Etapa III - Descreva o Negócio ...........................................................................................

Etapa IV - Verifique a Viabilidade do Negócio ..................................................................

Etapa V - Organize e administre o Negócio ......................................................................

Etapa VI - Relacione o negócio com o mercado ..............................................................

Finalizando o curso Negócio Certo Rural a Distância ....................................................

Sumário

04

07

44

61

109

133

160

191

Page 3: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

3

Negócio Certo Rural

Créditos

©2011. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei Nº 9.610). CNA Diretoria Executiva

Senadora Kátia AbreuPresidente da CNA

Ágide Meneguette (PR)1º Vice-PresidentePio Guerra Júnior (PE)Vice-Presidente de SecretariaAdemar Silva Júnior (MS)Vice-Presidente de FinançasFábio de Salles Meirelles Filho (MG)Vice-Presidente ExecutivoAssuero Doca Veronez (AC)DiretorCarlos Rivaci Sperotto (RS)DiretorDep. Fed. Homero Alves Pereira (MT)DiretorJosé Ramos Torres de Melo Filho (CE)DiretorJúlio da Silva Rocha Júnior (ES)Diretor

Vice-PresidentesAlmir Morais Sá (RR)Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)Ângelo Crema Marzola Júnior (TO)Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha (PI)Carlos Fernandes Xavier (PA)Eduardo Silveira Sobral (SE)Muni Lourenço Silva Júnior (AM)Fábio de Salles Meirelles (SP)Francisco Ferreira Cabral (RO)João Martins da Silva Júnior (BA)José Mário Schreiner (GO)José Hilton Coelho de Sousa (MA)José Zeferino Pedrozo (SC)José Álvares Vieira (RN)Luiz Iraçu Guimarães Colares (AP)Mário Antônio Pereira Borba (PB)Renato Simplício Lopes (DF)Roberto Simões (MG)Rodolfo Tavares (RJ)

SENAR

Conselho Deliberativo do SENAR

Senadora Kátia AbreuPresidente

Titular: Júlio da Silva Rocha JúniorPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito SantoSuplente: Roberto SimõesPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas GeraisTitular: Carlos Rivaci SperottoPresidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do SulSuplente: Ágide MeneguettePresidente da Federação da Agricultura do Estado do ParanáTitular: Ângelo Crema Marzola JúniorPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do TocantinsSuplente: Francisco Ferreira CabralPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de RondôniaTitular: Renato Simplício LopesPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito FederalSuplente: José Mário SchreinerPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária de GoiásTitular: Raimundo Coelho de SouzaVice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do MaranhãoSuplente: João Martins da Silva JúniorPresidente da Federação da Agricultura do Estado e Pecuária do Estado da Bahia

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)Ministério da Educação (MEC)Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)Agroindústria (CNI)Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)

Secretário Executivo do SENARDaniel Klüppel CarraraChefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENARAndréa Barbosa Alves

Page 4: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

4

Negócio Certo Rural - Apresentação

Apresentando o curso Negócio Certo Rural a Distância

Ivo: Olá, boas vindas! Eu sou Ivo e, como você, estou dando um passo importante na minha vida e na vida da minha família neste momento.

Ivo: É isso mesmo! Também realizarei o curso Negócio Certo Rural à Distância, oferecido pelo SENAR e SEBRAE.

Ivo: Ah...Deixe eu terminar de me apresentar: sou casado com Ana, pai de

Felipe e fi lho de Alfredo. Tenho um negócio rural e quero melhorar a gestão e administração ou, quem sabe até, mudar o meu negócio.

Ana: Oi, eu sou Ana, casada com Ivo, e mãe de Felipe. Também vou participar deste curso, pois quero ajudar o meu marido nos negócios da nossa família.

Felipe: Eu, sou o Felipe, fi lho de Ivo e Ana. Como gosto de estudar e conhecer coisas novas, vou acompanhar meus pais e você na realização deste curso.

Alfredo: Olá, eu sou Alfredo, pai de Ivo, avô de Felipe. Quero contribuir com minhas experiências, trocar ideias e aprender com você e minha família no decorrer dos estudos.

Ivo: Agora que você já nos conhece, lhe convido a nos acompanhar no próximo tópico, para saber mais sobre o curso, vamos lá?

Informações importantes

Negócio Certo Rural é um curso de capacitação, de curta duração, em planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais.

Este curso apresenta conteúdos básicos estruturados em seis etapas que lhe auxiliarão na melhoria de negócios já existentes, ou na implementação de novos negócios na propriedade.

Para isso, vai lhe orientar a fazer um diagnóstico da propriedade, a selecionar ideias de negócios, analisar a viabilidade, na organização e administração e no relacionamento do seu negócio com o mercado.

Objetivo Geral

Contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo, visando ao fortalecimento do agronegócio brasileiro.

Page 5: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

5

Metodologia

Este curso ocorrerá à distância, com o apoio de um tutor para auxiliar você na compreensão do conteúdo e realização das atividades. Você contará, também, com o apoio de monitores, que lhe ajudará nas questões técnico-administrativas referentes ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O curso tem duração de 60 dias, com carga horária de 40 horas. Você terá acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia, durante este período, para que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades.

Para saber mais conheça, a seguir, o que abordará cada etapa.

Conheça cada etapa

Etapa I - Realize o Diagnóstico da Propriedade:

Nesta etapa você irá realizar o diagnóstico da propriedade (caracterização) de forma detalhada e saber também quais sãos as principais atividades produtivas da sua região.

Etapa II - Identificando Ideias de Negócio:

Nesta etapa você irá identificar novas ideias de negócio ou melhorar a atividade produtiva atual. Como também irá buscar informações sobre a ideia de negócio.

Etapa III - Descreva o Negócio:

Nesta etapa você irá descrever todo o processo de produção da nova ideia ou melhoria do negócio atual, identificando quais os pontos fortes e fracos, oportunidade e ameaças.

Etapa IV - Verifique a Viabilidade do Negócio:

Nesta etapa você irá elaborar o plano de negócio. Irá verificar se idéia de negócio ou atividade principal pode ser lucrativa e planejar a sua melhoria das atividades atuais ou a sua nova ideia de negócio.

Etapa V - Organize e Administre o Negócio:

Nesta etapa você irá aprender a organizar e administrar o negócio rural, como também controlar e avaliar os resultados do seu negócio rural.

Etapa VI - Relacione o Negócio com o Mercado:

Nesta etapa você irá aprender a realizar um estudo de mercado, identificando estratégias de comercialização e novas oportunidades de mercado. Irá verificar as melhores formas de diminuir os riscos e atuar junto de outros produtores.

Para lhe auxiliar nos estudos, foi elaborado um Plano de estudos do curso que se encontra no próximo tópico.

Negócio Certo Rural - Apresentação

Page 6: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

6

Plano de estudos

Veja as orientações que preparamos para lhe auxiliar em seus estudos.

Módulos Orientação das atividades Período Cronograma

Etapa I: Realize o Diagnóstico da Propriedade

Durante o estudo da Etapa I, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

10 dias 1º ao 10º dia

Etapa II: Identificando Ideias de Negócio

Durante o estudo da Etapa II, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

15 dias 11º ao 25º dia

Etapa III: Descreva o Negócio

Durante o estudo da Etapa III, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

15 dias 26º ao 40º dia

Etapa IV: Verifique a Viabilidade do Negócio

Durante o estudo da Etapa IV, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

8 dias 41º ao 48º dia

Etapa V: Organize e Administre o Negócio

Durante o estudo da Etapa V, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

5 dias 49º ao 53º dia

Etapa VI: Relacione o Negócio com o Mercado

Durante o estudo da Etapa VI, o aluno deverá: Realizar a leitura dos conteúdos.Realizar as atividades obrigatórias.Participar do fórum e chat.

5 dias 54º ao 58º dia

Fechamento do curso

Período para você finalizar as atividades pendentes e salvar em seu computador os materiais de seu interesse.

2 dias 59º ao 60º dia

Certificação

Ao finalizar o curso, será disponibilizado para você um certificado de 40 horas/aula, no Portal Pessoal do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para acessá-lo você deverá responder todas as atividades obrigatórias no final de cada etapa e a pesquisa de satisfação no final do curso.

Após ler o plano de estudos do curso siga em frente para iniciar os estudos! Vamos para a primeira etapa.

Negócio Certo Rural - Apresentação

Page 7: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de
Page 8: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

8

Etapa I – Realize o diagnóstico da propriedade

Conversando sobre a etapa I

Ana: Ivo, hoje começa o curso do Negócio Certo Rural, você lembra?

Ivo: Sim, estou acessando agora mesmo o Ambiente Virtual de Aprendizagem para começar os estudos. Você não vai fazer?

Ana: Vou! Não quero perder esta oportunidade! Mas irei acessar mais tarde, prefiro estudar à noite. Como ele

é à distância, podemos fazer no horário que quisermos.

Ivo: Sim! Isso é muito bom!

Alfredo: O pessoal da região estava falando que esse curso vai ajudar muito no planejamento do nosso negócio rural.

Ana: É verdade, seu Alfredo!

Alfredo: Meu filho, deixa eu dar uma olhada nesse tal de curso à distância? Quero ver como é!

Felipe: É... Eu também estou curioso!

Ivo: Claro! Para isso vamos para o próximo tópico, para iniciar a leitura da apresentação da etapa I. Vamos lá?

Apresentação da etapa I

Estamos iniciando o estudo da primeira etapa do curso Negócio Certo Rural. Nesta etapa, você terá a oportunidade de realizar o diagnóstico da sua propriedade e identificar quais as atividades que se destacam na sua região. Por isso, até o término desta etapa, você deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos.

Objetivos

Realizar um diagnóstico detalhado da sua propriedade.

Identificar as potencialidades e deficiências da sua propriedade.

Identificar e discutir sobre as principais atividades produtivas da sua região.

Page 9: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

9

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Para iniciar esta etapa, vamos acompanhar no próximo tópico a família do Sr. Ivo conversando sobre a caracterização da propriedade.

Conversando sobre a caracterização da propriedade

Ivo: Pai, lembra quando o seu João, das Jabuticabas, foi embora para a cidade?

Alfredo: Sim, filho, lembro!

Ivo: Será que ele tinha ideia da diferença da vida no campo e da vida na cidade?

Ana: Como seu João, será que outros agricultores quando saem do campo não sabem das dificuldades que irão passar

na cidade?

Alfredo: Bem, acredito que não! Outro dia encontrei o João e ele me contou que se soubesse do que ia passar, não teria ido.

Ana: No tema sobre caracterização da propriedade, que estudei no curso, é abordado justamente sobre este assunto.

Ana: Eu até selecionei alguns questionamentos importantes para compartilhar com vocês. Leiam com atenção:

Ivo: É! Se os produtores fizessem esse tipo de reflexão, pensariam duas vezes antes de sair do campo, não é mesmo? Vamos para o próximo tópico para saber mais!

Page 10: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

10

Caracterização da propriedade

Para continuar, é importante que você reflita sobre os questionamentos a seguir.

Você concorda com a discussão da família do Ivo?

Você conhece alguém que tenha ido para a cidade e tenha sentido dificuldades?

Em sua opinião, as atividades produtivas de sua propriedade são um negócio?

Você quer criar uma nova atividade ou melhorar a atual?

Você gostaria de receber orientações de como melhorar a sua atividade e administrar a sua propriedade?

Independentemente da sua resposta sobre os questionamentos anteriores, você está no lugar certo!

Este curso foi criado para ajudar a você e sua família a criar e melhorar a administração de sua atividade principal, bem como de sua propriedade, como um todo ou, até mesmo, criar uma nova atividade.

Se, por acaso, você também estiver com dificuldades para administrar sua atividade produtiva e sua propriedade, persista neste curso, pois, até o final, terá a possibilidade de encontrar uma solução para o seu problema.

Importante

Estude o conteúdo e tire suas dúvidas com o seu tutor, realize todas as atividades, pois, assim, você irá melhorar a sua propriedade rural transformando-a em uma verdadeira empresa rural.

Vamos para o próximo tópico conversar sobre a empresa rural, acompanhe!

A empresa rural

Empresa, ou empreendimento rural, é o espaço ou propriedade rural onde são desenvolvidas atividades produtivas ou de serviços visando à geração de trabalho e renda para o seu proprietário e familiares.

Independentemente do local onde cada empresa ou empreendimento é feito, o principal objetivo é gerar trabalho e renda para os seus proprietários e trabalhadores e qualidade de vida para família. Por isso, você deve conhecer e administrar bem a sua atividade produtiva ou negócio.

Ah! Em sua opinião, você desenvolve atividades produtivas ou negócios? Caso você esteja em dúvida, não se preocupe, iremos explicar.

Uma atividade produtiva se transforma em um negócio a partir do momento em que seu principal objetivo é gerar renda para o produtor e sua família.

Page 11: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

11

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Por isso, é necessário você fazer um planejamento de cada atividade dentro da sua propriedade, bem como um gerenciamento adequado e, consequentemente, ter clareza de que poderá ter um negócio rentável ou não.

Será que a vida no campo é semelhante à vida na cidade?

É o que você saberá a seguir, pois trataremos de forma breve sobre cada uma delas. Mas, antes, você deve realizar uma atividade no próximo tópico. Vamos lá!

Ah! Qualquer dúvida que você tenha, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dúvidas!

Atividade - Vida no campo x vida na cidade

Convidamos você a refletir sobre as vantagens e desvantagens da cidade x campo, aspectos como: a qualidade de vida, os horários de trabalho, lucratividade, salários, etc. Para responder essas questões acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Agora siga para o próximo tópico para realizar a leitura sobre a vida no campo x vida na cidade.

Vida no campo x vida na cidade

Viver no campo e trabalhar em uma propriedade rural não é fácil. Não só pelo trabalho braçal do dia a dia, mas por tantas outras dificuldades que as atividades (negócios) no campo passam. Por isso, muitos produtores rurais, ou às vezes seus filhos, abandonam a vida no campo e vão para as cidades em busca do sonho de “uma vida melhor”.

Mas como seria essa “vida melhor”?

O que existe de tão atrativo da vida na cidade a ponto de fazer alguém desistir de todo um patrimônio que, em muitos casos, foi construído ao longo de muitos anos, com muito trabalho, para tentar algo melhor em um lugar desconhecido?

Você já parou para pensar como é a sua vida no campo e como é a vida de quem mora nas cidades?

Page 12: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

12

Você conhece alguma história de dificuldades de alguém que tenha ido buscar uma “vida melhor” na cidade?

Em sua opinião, por que muitas pessoas que vão para a cidade, logo querem voltar para o campo?

A seguir no próximo tópico, vamos conversar sobre ganho no campo e na cidade!

Ganho no campo x ganho na cidade

Sabemos que a vida no campo tem mudado. Antes o dinheiro não era tão necessário ou fundamental, mas, hoje, mesmo no campo, cada vez fica mais difícil ter uma boa qualidade de vida sem dinheiro. Quando as pessoas saem do campo e vão para as cidades acreditam que um salário fixo mensal é mais vantajoso do que trabalhar em seu próprio negócio ou atividade no campo. Muitos acham que trabalhar num empreendimento rural é trabalhar períodos mais longos em troca de resultados duvidosos. Em sua opinião:

O custo de vida no campo é igual ao da cidade?

Qual é o seu custo de vida no campo?

Será que você consegue sobreviver na cidade com o mesmo custo de vida do campo?

Quanto de dinheiro seria necessário para ter uma “vida melhor” em um centro urbano?

Você já calculou corretamente qual é o seu ganho real no campo?

Você já pensou na qualidade de vida que tem no campo?

Será que ganhar dinheiro na cidade é mais fácil que no campo?

Após refletir estes questionamentos, acompanhe a seguir no próximo tópico a conversa da família do Sr. Ivo.

Conversando sobre caso de sucesso

Felipe: Mãe, depois da conversa que tivemos outro dia sobre o seu João, fiquei pensando na situação dele.

Felipe: Será que ele agiu de forma correta? Será que ele poderia ter feito algo para melhorar a sua atividade?

Ana: Pois é, também f iquei me perguntando: será que outros produtores

rurais estão passando por dificuldades a ponto de desistir de trabalhar no campo?

Page 13: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

13

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Felipe: Pai, você conhece algum produtor rural que esteja tendo bons resultados com a sua atividade?

Ivo: Felipe, esta pergunta faz parte de uma atividade que faremos a seguir no próximo tópico. Venham, vamos responder juntos!

Atividade - Sucesso e fracasso no meio rural

Você conhece alguém que chegou ao sucesso? Alguém que já fracassou nos negócios no meio rural? Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula e responda a esses questionamentos.

Valor do patrimônio

Para continuar, é importante que você reflita sobre o questionamento a seguir.

Quanto vale seu patrimônio?

Abandonar ou vender sua propriedade, que vale um bom dinheiro, para se estabelecer na cidade, se dispondo a todos os riscos comerciais que ela tem é, sem dúvida, uma decisão muito delicada.

Por isso, antes de tomar uma decisão como esta, é importante refletir sobre alguns itens:

Page 14: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

14

Será que, “administrando” de forma diferente a propriedade, não seria possível ter um retorno muito melhor do que trabalhar de empregado ou montar um negócio (atividade) na cidade?

Será que trabalhando em parceria com outros proprietários rurais, seu negócio no campo poderia ser melhor?

Já avaliou a sua propriedade e o seu patrimônio, para ver se poderiam lhe render melhores resultados, apenas passando a fazer algumas coisas de forma diferente do que faz hoje?

Então, antes de tudo, é importante realizar um diagnóstico da sua propriedade, para isso conheça um exemplo que deixamos para você!

Realizando o diagnóstico da propriedade

A realização do diagnóstico de uma propriedade é uma caracterização de todos os bens físicos ou recursos físicos (máquinas, equipamentos e instalações), naturais (rios, matas, etc.), humanos (família e funcionários) e outros.

Exemplo: “Sítio Serra Grande”

A seguir, acompanharemos o primeiro passo do nosso exemplo que é a caracterização do “Sítio Serra Grande”. Neste caso, foram utilizados dados e informações fictícios. Estamos apresentando este exemplo para servir de guia no momento em que você for preencher o diagnóstico da sua propriedade.

Fase 1 - Diagnóstico

Passo 1 - Caracterização da sua propriedade

Como o próprio nome informa, são dados da propriedade rural e seu proprietário, conforme o exemplo a seguir:

1.1 - Dados da propriedade

Como o próprio nome informa, são dados da propriedade rural e seu proprietário.

Conforme o exemplo a seguir:

Nome da propriedade (empresa) rural: Sítio Serra Grande

Proprietário(s)/Arrendatário(s): Cícero Ferreira

Nome dos familiares que vivem/trabalham na propriedade: Maria Ferreira (esposa) e Pedro (filho).

Page 15: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

15

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Localidade: Ubajara – Serra da Ibiapaba - CE

CEP: 00000-000

Contato: (88) 3333 9999 Celular (88)99995555

Pessoa para Contato: Cícero ou Maria

Início das atividades: 13/02/1977

Descrição: O Sítio “Serra Grande” é uma propriedade rural de base familiar que busca seu crescimento sustentável pela boa administração de seus recursos, boas relações entre as pessoas e pelo resultado das atividades agropecuárias desenvolvidas. O sítio está adequado às normas da legislação ambiental e regulamentações federal, estadual, municipal e o uso correto dos recursos naturais existentes, o que permite a continuidade das atividades econômicas, garantindo a melhoria da qualidade de vida da família.

Passo 2 - Localização e informações gerais da propriedade

Neste item deverão constar todas as informações de localização, acesso, tamanho da propriedade, topografia (descrição do relevo) e tipo de solo, uso e vocação (aptidão) aspectos climáticos e outros, conforme o exemplo a seguir:

Localização da propriedade

O Sítio Serra Grande foi adquirido do em 1977 e está localizado na Serra da Ibiapaba, na cidade de Ubajara – CE.

Distâncias da sede do município

A distância da propriedade até a cidade é de 5 km.

Pontos de referência

Fica próximo ao Parque Nacional.

2.1 - Tipo de estrada de acesso

A estrada é de terra cascalhada, que permite a passagem de caminhões de grande porte, mesmo na época de chuvas.

Tamanho da área

A área total é de 2 hectares (20.000 m²).

Tipos de solo

Parte do solo é arenosa e a outra parte é argilosa.

Topografia

O relevo é acidentado e com declividades de 20% a 40%, com pedras.

Page 16: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

16

2.2 - Uso de vocação

É propícia para plantio de reflorestamentos, de frutas, cultivo de pastagens e criação de pequenos animais, como caprinos.

Clima - precipitação anual das chuvas

A precipitação de chuva anual varia de 1.000 a 1.200 mm.

Clima - temperatura média anual

A temperatura média anual é de 25ºC. A temperatura mais baixa chega a 19ºC e a mais alta a 30°C.

2.3 - Épocas de estiagem (“seca”)

Período de estiagem não definido.

Adequação da propriedade à legislação ambiental (física e documental)

A propriedade possui todas as licenças, conforme a legislação ambiental em vigência. O exemplo disso pode ser visto no mapa da propriedade, onde está demarcada a reserva legal de 4.000 m² e 1.000 m² de áreas de preservação permanente (APP).

Participa de alguma entidade de classe?

Sindicato dos Produtores Rurais de Ubajara.

Participa de algum grupo formal (cooperativa/associação) ou informal para venda de produtos e/ou compra de insumos?

Não.

Passo 3 - Recursos naturais disponíveis

Neste item devem constar os principais recursos naturais que a propriedade possui e as áreas disponíveis, reserva legal, disponibilidade de água e outros.

Agora siga para o próximo tópico para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade.

E qualquer dúvida, você já sabe, entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dúvidas, ele está aguardando você, ok?

3.1 - Áreas produtivas

A área produtiva é de 8.000 m² sendo 3.000 utilizados no plantio de laranja e 5.000 m² disponíveis para outras culturas.

Áreas não utilizadas

2.000 m² que não são utilizadas devido à declividade e pedregosidade.

Page 17: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

17

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Área de reserva legal

Possui uma reserva legal de 4.000 m².

Outras áreas

O espaço restante de 5.000 m² é utilizado pela sede da propriedade e para culturas de subsistência.

Água

Existe 1 nascente de água, já devidamente protegida.

3.2 - Mata nativa

As áreas de preservação permanente (APP) são isoladas por meio de cercas, evitando qualquer tipo de acesso e agressão.

Reflorestamentos

Não existe área de reflorestamento.

Árvores frutíferas

Possui árvores de acerola, mamão, e seriguela.

Animais

Possui apenas alguns animais (galinhas e cabras) para subsistência.

Outros

Existem animais da fauna nativa.

Passo 4 - Bens ou recursos físicos disponíveis (levantamento patrimonial)

Neste item deve ser feita uma descrição das construções, veículos, máquinas e equipamentos da propriedade, considerando, ainda, a idade, a condição de conservação e o valor estimado de cada item. Conforme o exemplo a seguir:

Descrição dos bensData da compra ou

construçãoEstado de

conservaçãoValor atual R$

Construções e benfeitorias

Galpão de 80 m² de madeira 1985 Regular 10.000,00

Veículos, máquinas e equipamentos

Carro com carroceria - F4000 usado 2000 Bom 35.000,00

Pulverizador costal 1990 Regular 200,00

Page 18: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

18

Carrinho de mão 2005 Regular 70,00

Ferramentas diversas 2005 Bom 345,00

Roçadeira 1989 Bom 1.000,00

Cortador de grama 1995 Bom 300,00

Móveis, utensílios e outros bens

Mesa de escritório 2003 Bom 220,00

Armário com fichário 2003 Bom 320,00

Passo 5 - Uso dos bens e recurso da sua propriedade

Neste item devem constar todos os bens e recursos que existem em sua propriedade, de acordo com a utilização atual. Neste caso, entenda que recursos é tudo que pode ser utilizado nas diversas atividades que são realizadas ou que podem vir a ser realizadas no futuro.

Relacione os bens e recursos que são utilizados diariamente, mas, principalmente, não se esqueça daqueles que estão sendo pouco utilizados ou que você não utiliza. Conforme o exemplo a seguir:

Uso dos bens e recursos da propriedade

Recursos utilizados Recursos pouco utilizados Recursos não utilizados

3.000 m² de plantio de laranja Carro com carroceria 5.000 m² de área produtiva

Roçadeira Galpão de 80 m² de madeira Cortador de grama

Pulverizador costal Mesa e armário de escritório

Ferramentas diversas

Carrinho de mão

Passo 6 - Caracterização do trabalho familiar e mão de obra

Neste item deve constar a descrição da mão de obra familiar e contratada para o desenvolvimento das atividades da propriedade rural. Devem ser descritas as funções de cada membro da família, dos empregados que trabalham o ano todo (fixos) e dos trabalhadores temporários, ou seja, aqueles que fazem serviços apenas em determinada época do ano (plantio, colheita, manutenção de cerca, etc.). Conforme o exemplo a seguir:

Page 19: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

19

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Caracterização do trabalho familiar e mão de obra

TrabalhadoresMeses de trabalho

Remuneração mensal (c/ encargos)

Remuneração anual (c/ encargos)

Função

Familiar

Cícero Ferreira 12 300,00 3.600,00 Gerente geral

Maria Ferreira 12 200,00 2.400,00Administra as

contas

Pedro (20 anos) 12 150,00 1.800,00Serviços

gerais

Subtotal 1 650,00 7.800,00

Empregados fixos

Subtotal 2

Empregados temporários

Diarista 5 diárias --- 150,00Auxiliar de colheita

Subtotal 3 150,00

TOTAL (1+2+3) 650,00 7.950,00

Passo 7 - Atividades desenvolvidas na sua propriedade

Neste item devem ser listadas as atividades produtivas que já são feitas na propriedade. Relacione todos os produtos ou serviços. Exemplo: Animais (suíno, aves, bovinos), grãos (milho, feijão), hortaliças (alface, agrião), flores (rosas, margaridas), turismo rural, pesque-pague, etc.

Deve ser dado destaque para a atividade principal da propriedade. Porém, não deixe de citar outras atividades, inclusive de subsistência. Conforme o exemplo a seguir:

Atividades desenvolvidas na propriedade

Atividade Há quanto tempo produz Quanto produz / período

Plantação de laranja Desde 2001 6.000 kg/ano

Frutas Desde 1980 Subsistência

Hortaliças Desde 1980 Subsistência

Pequenos animais Desde 1980 Subsistência

Page 20: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

20

Descrição da atividade principal

Plantação de laranja:

Limpeza do terreno e controle de formigas cortadeiras, podas e adubação. Todo processo é acompanhado por um técnico agrícola da empresa de extensão rural do estado que nos visita três a quatro vezes por ano. As três pessoas da família se revezam nessas diferentes atividades.

Atividades de subsistência:

O cultivo de algumas espécies de árvores frutíferas, hortaliças e pequenos animais é feito para a subsistência. Não tem acompanhamento técnico. Toda família realiza trabalhos de limpeza nos arredores da propriedade, evitando algum tipo de contaminação.

Principais dificuldades:

Tudo que é produzido na propriedade é insuficiente para manter a família. Em várias ocasiões é necessário fazer serviços para outros com o intuito de complementar a renda familiar.

Passo 8 - Informações de comercialização

Neste item, devem ser organizadas informações sobre sua comercialização, incluindo os preços de venda de seus produtos, como foram vendidos, etc., conforme o exemplo a seguir:

Informações de comercialização

Atividade principal: produção de laranjas

Produto Laranja

Preço máximo R$ 0,50

Preço mínimo R$ 0,40

Preço médio R$ 0,45

Comprador Principal Sr. João – Comprador de sobral/CE

Forma de VendaColheita realizada pela família e transporte

por conta do Sr. João

Page 21: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

21

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Passo 9 - Controle e acompanhamento

Devem ser relacionados todos os controles e anotações que realiza para suas atividades e para sua propriedade como um todo. Conforme o exemplo a seguir:

Controle e acompanhamento

Controles Sim / Não

Controle de entrada e saída Sim

Controle de estoque de insumos Sim

Controle de produção Não

Fluxo de caixa Não

Passo 10 - Mapa de uso de sua propriedade

Por fim, deve ser desenhado à mão um mapa de localização, construções, benfeitorias, água, mata, culturas e outras atividades desenvolvidas na propriedade. Este mapa deve ser simples e pode ser feito sem as medidas exatas, mas, deve dar uma boa visão da situação atual da propriedade. Conforme exemplo a seguir:

Convide a sua família para participar da realização do diagnóstico da sua propriedade descrevendo todos os recursos dela. Qualquer dúvida, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e entre no em contato com o tutor pela ferramenta Tira-dúvidas!

Após realizar o levantamento de todos os dados, descreva todos os bens e recursos, conforme está indicado na atividade.

Page 22: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

22

Conversando sobre o preenchimento da caracterização da propriedade

Ana: Chegou a hora de fazermos o diagnóstico da propriedade. Será muito importante que todos participem!

Ana: Por isso, seu Alfredo e Felipe, continuem na mesa após terminarem o café.

Alfredo: Que bom! Pois não quero perder essa oportunidade.

Felipe: Fiquei sabendo por alguns colegas da escola, que seus pais também estão fazendo este curso, e suas famílias já começaram a realizar o diagnóstico das suas propriedades.

Ana: Que bom saber disso, filho!

Alfredo: Gente... Pelo visto, o pessoal da região está motivado em melhorar a administração das suas propriedades.

Ana: Isso é muito bom, seu Alfredo!

Ivo: Para fazer o preenchimento podemos pegar o exemplo do Sítio Serra Grande.

Ana: Então vamos ao próximo tópico para ler as orientações necessárias!

Você poderá também acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula para assistir o vídeo com orientações sobre a realização do diagnostico da sua propriedade.

Fase 1 – Diagnóstico

Leia agora o texto que aborda sobre a importância da realização do diagnóstico da propriedade, que é a caracterização da sua propriedade rural. O qual você fará um levantamento detalhado dos bens físicos como máquinas, implementos, benfeitorias, os tipos de solo e relevo. Como também, recursos naturais e humanos que você tem, as potencialidades e deficiências da propriedade ajudando você a potencializar o seu desempenho. Bateu a curiosidade? Então, chame a sua família e leiam juntos!

Page 23: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

23

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Olá,

Meu nome é Sérgio.

É uma grande satisfação estar aqui com você e poder contribuir com o seu aprendizado. Sou Agrônomo e a minha especialização é em produção orgânica.

Já deu pra perceber o quanto este curso é dinâmico e prático, não é mesmo?

Aqui, você e sua família terão a oportunidade de aprender o passo a passo de como melhorar a gestão da sua propriedade rural e de como viver melhor! Você vai aprender a fazer a coisa certa na hora certa! Será orientado a elaborar um plano para o futuro da sua propriedade rural.

Envolva sua família, faça com que todos participem. De forma organizada, você pode fazer com que a soma das ideias de cada um, durante a realização das atividades propostas no curso, se transforme na melhor ideia para fazer o seu negócio dar certo.

A primeira ação que você vai executar é o diagnóstico, ou caracterização da sua propriedade. Ou seja: você fará um levantamento de todos os recursos, máquinas, equipamentos, ferramentas. Enfim, tudo que você tem na sua propriedade.

Esse diagnóstico vai lhe ajudar a identificar as potencialidades da sua propriedade. Ele servirá de base para todo o planejamento do futuro do seu negócio rural!

Você deve estar se perguntando:

Será que é muito complicado?

Será que a minha família pode me ajudar?

Não se preocupe! Vou explicar o que você deverá fazer.

O diagnóstico é uma ação bem simples. Sua família não só pode, como deve participar. A ajuda de todos facilitará o trabalho, além de torná-lo mais rápido e completo. Já ouviu aquele ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma? E se forem várias cabeças, com certeza, o sucesso é garantido.

Você deverá preencher, com sua família, todos os campos do questionário:

Passo 1 – Caracterização da sua propriedade.

Passo 2 - Localização e informações gerais da sua propriedade.

Passo 3 - Recursos naturais disponíveis.

Passo 4 - Bens ou recursos físicos disponíveis (o levantamento patrimonial).

Passo 5 - Uso dos bens e recursos da sua propriedade.

Page 24: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

24

Passo 6 - Caracterização do trabalho familiar e mão de obra.

Passo 7 - Atividades desenvolvidas na sua propriedade.

Passo 8 - Informações de comercialização.

Passo 9 - Controle e acompanhamento.

Passo 10 - Elaboração do mapa de uso de sua propriedade.

Ao preencher cada um desses passos, você vai perceber que estará relatando todos os bens da sua propriedade. Os bens podem ser:

Físicos: máquinas, implementos, ferramentas, ou benfeitorias...

Naturais: os tipos de solo, relevo, nascentes, córregos, rios...

Humanos: com quantas pessoas você pode contar e o que essas pessoas sabem fazer...

Atividades desenvolvidas e preços de comercialização: o que é produzido e qual o preço mínimo, o preço médio e qual o preço máximo que você geralmente vende seus produtos.

Ao concluir o diagnóstico, você terá um mapeamento das potencialidades e deficiências da sua propriedade. Para lhe ajudar nessa empreitada, deixamos um exemplo preenchido de uma propriedade fictícia chamada Sítio Serra Grande. Assim, sempre que você ficar com alguma dúvida, é só consultá-lo. Esse exemplo você já conheceu no tópico “Realizando o diagnóstico da sua propriedade”.

É muito importante você fazer um bom diagnóstico da sua propriedade! Todas as informações levantadas vão lhe ajudar nas tomadas de decisões.

Ah, lembre-se de descrever e dimensionar a utilização dos bens que você tem. Isso vai ajudar a identificar a necessidade e o uso de máquinas e equipamentos, com possibilidade real de redução dos custos de produção.

Aproveite esta oportunidade que o SENAR e SEBRAE estão lhe oferecendo!

Busque o seu sucesso!

Após ler o texto, convidamos você a seguir para o próximo tópico para ler as orientações referentes ao preenchimento da caracterização da sua propriedade.

Passo 1 – Caracterização da sua propriedade

1.1 Dados da sua propriedade rural

O objetivo desta atividade é fazer um levantamento detalhado da sua propriedade com sua família. Chame-a e leiam juntos as orientações e em seguida iniciem a atividade.

Page 25: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

25

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Orientações

Esta atividade deve ser feita em conjunto com sua família.

1. Para fazer esta atividade, você pode seguir o exemplo do Sítio Serra Grande.

2. Lembre-se de que você pode mudar o exemplo acrescentando novas informações que julgar necessárias.

3. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dúvidas!

Para realizar o preenchimento do diagnóstico com os dados da sua propriedade rural, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem ferramenta Sala de Aula.

Ah! Qualquer dúvida, você já sabe, é só entrar em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dúvidas! Agora vamos para o próximo tópico.

Page 26: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

26

Passo 2 - Localização e informações gerais da sua propriedade

Como você já sabe, o objetivo desta atividade é fazer um levantamento detalhado da sua propriedade com sua família. Você já convidou a sua família? Leia com atenção as orientações a seguir.

Orientações

1. Esta atividade deve ser feita em conjunto com sua família.

2. Para fazer esta atividade, você pode seguir o exemplo do Sítio Serra Grande.

3. Lembre-se de que você pode mudar o exemplo acrescentando novas informações que julgar necessárias.

4. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu tutor pela ferramenta Tira-dúvidas!

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 27: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

27

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

2.1 - Localização e informações da sua propriedade

Leia, a seguir, a conversa animada entre Ivo e Sr. Alfredo sobre a realização desta atividade.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta sala de aula.

2.2 - Localização e informações da sua propriedade

Antes de realizar esta atividade, acompanhe Felipe e Ana conversando sobre o que eles estão

Page 28: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

28

aprendendo com ela.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

2. 3 - Localização e informações da sua propriedade

Veja, a seguir, o que Ivo e Ana estão conversando sobre a participação da família na realização das atividades.

Page 29: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

29

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 30: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

30

Passo 3 - Recursos naturais disponíveis

Neste passo devem constar os principais recursos naturais que a propriedade possui e as áreas disponíveis, reserva legal, disponibilidade de água e outros.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 31: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

31

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

3.2 - Recursos naturais disponíveis

Leia, a seguir, o que o Sr. Alfredo e Ivo constataram ao realizarem as atividades desta etapa!

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 32: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

32

Passo 4 - Bens ou recursos físicos disponíveis (levantamento patrimonial)

Antes de realizar esta atividade, acompanhe a conversa animada entre Felipe e o Sr. Alfredo.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 33: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

33

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Passo 5 - Uso dos bens e recursos da sua propriedade

Antes de realizar esta atividade, acompanhe Felipe e Ana conversando sobre os bens e recursos da sua propriedade.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 34: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

34

Passo 6 - Caracterização do trabalho familiar e mão de obra

Chegou o momento de realizar a atividade sobre caracterização do trabalho familiar, acompanhe conversa animada da família do Sr. Ivo!

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 35: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

35

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Passo 7 - Atividades desenvolvidas na sua propriedade

Vamos realizar mais uma atividade. Para isso, acompanhe a seguir a conversa animada entre Felipe e Ana.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 36: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

36

Passo 8 - Informações de comercialização

Veja, a seguir, o que o Sr. Alfredo e Ivo estão aprendendo realizando as atividades.

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 37: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

37

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Passo 9 - Controle e acompanhamento

A família do Sr. Ivo está reunida conversando sobre a última parte da atividade, acompanhe!

Para continuar o preenchimento da caracterização da sua propriedade, você deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula.

Page 38: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

38

Passo 10 - Elaboração do mapa de uso de sua propriedade

Após realizar a caracterização, chegou o momento de você elaborar o mapa de sua propriedade, para isso acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta Sala de Aula, assista à animação e imprima a caracterização da sua propriedade que você já preencheu na realização das atividades anteriores, pois, no final dela, você irá encontrar um espaço para desenhar o seu o mapa.

Observamos que você poderá editar a caracterização da propriedade, enquanto tiver acesso ao curso. Para continuar editando depois que o curso terminar, você deverá salvá-lo no seu computador a extensão em: doc..

Após, elaborar o mapa da sua propriedade, vamos para o próximo tópico para saber como foi a caracterização da propriedade da família do Sr. Ivo. Vamos lá!

Conversando sobre a finalização da caracterização da propriedade

Felipe: Vocês observaram como foi importante realizar esta atividade, juntos? Confesso que não me lembrava de tantos recursos, implementos e máquinas que temos.

Ivo: Sim, filho! Temos muitos recursos, temos ferramentas que o avô Alfredo comprou há muito tempo, e que ainda nos servem.

Alfredo: Então, Felipe, no meu entendimento, o recurso mais valioso e que sempre cuidei são as nossas águas e matas.

Ana: Pois é, penso que o próximo passo seja para verificarmos o que realmente estamos usando e o que está sendo subutilizado.

Page 39: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

39

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Ivo: Ana, isso que você falou é muito importante! Não adianta ficarmos com coisas empilhadas só ocupando espaço. Podemos vender o que não usamos para comprar o que estamos precisando.

Alfredo: Mas olha só, pensem bem, não vão vender todas as coisas, lembrem-se de que o que eu guardei está sendo muito útil para vocês.

Ivo: Sim, pai, também tenho essa preocupação. Mas dependendo da máquina ou do equipamento, se eu deixar parado por muito tempo terei prejuízo, pois perderá o seu valor de mercado.

Felipe: Então, quando eu assumir os negócios, muitas dessas ferramentas estarão ultrapassadas!

Ivo: Sim, filho. Muitas delas estarão ultrapassadas e não serão mais úteis para o negócio.

Ivo: Por isso é importante vender o que não é mais necessário para fazer dinheiro e comprar outras ferramentas, bem como máquinas necessárias e modernas.

Ana: Por falar em negócio, no próximo tópico vamos identificar as principais atividades da nossa região. Vamos lá?

Quais são as principais atividades rurais na sua região?

Você já pensou se existem outras atividades perto da sua propriedade, ou em outras regiões que podem ser mais lucrativas?

Acompanhe, a seguir, a reflexão do Sr. Ivo sobre isso e mais alguns questionamentos importantes.

O que será que é produzido na minha região?

Preciso saber quais outras atividades são desenvolvidas na minha região.

E saber, também, o que mais faz falta na minha região?

Será que outras atividades realizadas em outras regiões são lucrativas?

Caso sejam mais lucrativas, preciso saber, pois eu também poderia desenvolvê-las.

Vou fazer um levantamento para saber o que pode ser desenvolvido na minha região, ou que são produzidos em outras regiões.

E você, também vai fazer um levantamento na sua região?

Page 40: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

40

Chegou a hora de identificar os principais produtos da sua região. Para isso, siga para o próximo tópico para realizá-lo.

Atividade - Identificar os principais produtos da sua região

O objetivo desta atividade é fazer um levantamento dos produtos mais produzidos e dos produtos menos produzidos em sua região.

Orientações para realizar a atividade:

1. Realizar esta atividade com a sua família.

2. Listar nas linhas em branco, da tabela a seguir, o maior número possível de produtos:

Mais produzidos em sua região.

Menos produzidos em sua região.

Que são produzidos em outra região e que poderiam ser produzidos em sua região.

Outras atividades que poderiam ser feitas em sua região.

3. Qualquer dúvida, entrar em contato com o tutor pela ferramenta Tira-dúvidas.

Importante: não esqueça que são vários produtos de origem: animal (leite, carne, peixe, ovos, etc.), vegetal (grãos, hortaliças, frutas, etc.), agroindustriais (compotas, geleias, moagem de grãos, etc.). Pense, também, em atividades como turismo rural, prestação de serviços rurais, artesanato, etc.

Então, mãos à obra! Para realizar o preenchimento acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta sala de aula.

Levantamento dos produtos mais e menos produzidos em sua região

Produtos MAIS produzidos na sua região Produtos MENOS produzidos na sua regiãoProdutos de origem

animalProdutos de origem

vegetalProdutos de origem

animalProdutos de origem

vegetal

Page 41: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

41

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Produtos MAIS produzidos na sua região Produtos MENOS produzidos na sua região

Produtos de origem animal Produtos de origem vegetal

Conversando sobre as principais atividades na sua região

Ivo: Ana, você observou como produzimos pouco em nossa região?

Ana: Sim, parece que só sabemos fazer a mesma coisa.

Ivo: Isso é muito ruim na hora de vender, porque colocamos muitos produtos no mercado e, desta maneira, o preço cai.

Felipe: Será que em outras regiões ocorre a mesma coisa?

Alfredo: Possivelmente, sim!

Ana: Bem, após termos realizado a atividade no tópico anterior e identificado os produtos mais produzidos e menos produzidos em nossa região...

Ivo: Já podemos, então, verificar se algum desses produtos analisados na tabela anterior podem se transformar em negócio na nossa propriedade.

Ana: Vou concluir a etapa I deste curso no próximo tópico e já ajudo vocês nessa verificação.

Page 42: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

42

Concluindo a etapa I

Bem, estamos concluindo o estudo desta etapa, mas lembre-se da importância de sempre incluir a família em todas as demais etapas deste curso, ok?

Você, possivelmente, percebeu como é importante ter clareza das potencialidades da sua propriedade.

Listou os produtos mais produzidos e menos produzidos e pôde identificar quais os produtos que poderiam produzir também.

Então, agora lhe convidamos a passar para a segunda etapa deste curso, na qual auxiliará você na escolha de uma nova ideia de negócio ou como melhorar a sua atividade produtiva atual.

Mas, antes, realize a atividade final da etapa I no próximo tópico. Lembre-se de que, qualquer dúvida, é só entrar em contato com o tutor pela ferramenta Tira-dúvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Page 43: Negócio Certo Rural - Portal Senar EADead.senar.org.br/lms/webroot/uploads/senar/conteudos/42/c10_m1_2/... · 3 Negócio Certo Rural Créditos ©2011. SENAR - Serviço Nacional de

43

Negócio Certo Rural - Etapa I: Realize o diagnóstico da propriedade

Atividade final da etapa I

João é um produtor rural há mais de 25 anos e passou a ter dificuldades com o negócio que desenvolvia em sua propriedade. Diante das dificuldades vividas, ele e sua família resolveram mudar de negócio, mas não sabem por onde começar.

A partir do que você estudou nesta etapa, assinale as alternativas corretas a seguir, que apontam o que João e sua família devem fazer para ter sucesso:

A) Identificar ideias de negócio, sem realizar um diagnóstico detalhado da sua propriedade e sem considerar as atividades produtivas da sua região.

B) Realizar um diagnóstico detalhado da sua propriedade; identificar as potencialidades e deficiências da sua propriedade; identificar quais as principais atividades produtivas da sua região.

C) Mudar de negócio sem realizar um diagnóstico detalhado da sua propriedade e administrar da mesma forma que sempre fez.

( ) A está correta.

( ) B está correta.

( ) C está correta.

( ) Nenhuma das alternativas está correta.

( ) Todas as alternativas estão corretas.