Newsletter JAP_Edição_03

22
TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR! EDIÇÃO 03 TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

description

Newsletter JAP_Edição_03

Transcript of Newsletter JAP_Edição_03

Page 1: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

EDIÇÃO03

TARDE TE AMEINEWSLETTER JAP

Page 2: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

EDITORIAL

J A P i a n o s , b e m - v i n d o s a m a i s u m a E d i ç ã o d a N ew s l e t t e r J A P.

E s t e m ê s d e M a i o , m u i t o m e n o s a t r i b u l a d o q u e o p a s -s a d o , t r o u xe à n o s s a A s -s o c i a ç ã o a p r e p a ra ç ã o d o t e r ç o t a n t o e m S a n t a I r i a c o m o n a Po r t e l a e a v i g í -l i a d e P e n t e c o s t e s , t a n t o e m S ã o D o m i n g o s c o m o e m S a n t a I r i a , e p o u c o m a i s d e a c t i v i d a d e s .

Po r é m a s p r e p a ra ç õ e s p a ra o s p r óx i m o s eve n t o s c o n -t i n u a m .

Po r u m l a d o , o C a m i n h o d e S a n t i a g o e s t á c a d a ve z m a i s p e r t o , e o s a s s o c i a d o s q u e vã o fa z e r p a r t e d e s t e m o m e n t o é p i c o , j á e s t ã o a t r e i n a r p a ra e s s a o c a s i ã o q u e c e r t a m e n t e s e rá m a r -c a n t e .

Po r i s s o , a r e u n i ã o q u e d e c o r r e u e s t e m ê s , c h a m o u -

- n o s a a t e n ç ã o n ã o s ó p a ra o q u e t e m o s d e l ev a r, m a s t a m b é m o q u e v a m o s c o m e r, e c o m o i r e m o s t ra t a r a s n o s s a s l e s õ e s ( s e j a m e l a s d e q u e c a rá c t e r f o r e m ) . N e s t a e d i ç ã o , p o d e m o s c o n s o l i d a r o s n o s s o s c o n -h e c i m e n t o s r e l a t i v a m e n t e a e s t e ú l t i m o a s p e c t o .

Ta m b é m o A c a m p a m e n t o Ta g a s t e e s t á c a d a ve z m a i s p e r t o , l ev a n d o o s m o n i t o r e s q u e i rã o p a r t i c i p a r n e s t e , a j u n t a r e m - s e u m a ú l t i m a ve z n o CA P p a ra a s ex p l i c a ç õ e s d o q u e s e i rá fa z e r d u ra n t e a q u e l e s 9 d i a s m á g i c o s .

A i n d a a p r e p a ra ç ã o d o G R A N D I O S O A R R A I A L J A P n ã o p o d e s e r e s q u e c i d a . A s e q u i p a s e s t ã o n o s ú l t i m o s e s f o r ç o s p a ra a exe c u ç ã o d a s e g u n d a e d i ç ã o . C o n t a m o s c o m a p r e s e n ç a d e t o d o s , e n o p r óx i m o m ê s p o d e m e n c o n t ra r t o d o s o s d e t a l -h e s d e s t e f i m - d e - s e m a n a

e s p e c i a l . E s t ã o t o d o s c o n -v i d a d o s p a ra fa z e r e m p a r t e d e s t e a c o n t e c i m e n t o , l ev a n -d o a fa m í l i a e o s a m i g o s .

D a m o s a i n d a s e g u i m e n t o à s c r ó n i c a s q u e j á fa z e m p a r t e d a N ew s l e t t e r, e i n a u g u ra -m o s u m a n ov a s e c ç ã o – a C o m p i l a ç ã o d e Fo t o s d o s M a i s A l g u m a C o i s a d a J A P ! N ã o p e r c a m a s n ov i d a d e s m e n s a i s .

O b r i g a d o m a i s u m a ve z p e l a s p a l a v ra s d e a p o i o e a t o d o s o s q u e n o s t ê m v i n d o a a j u d a r c o m e s t e p r o j e c t o . E s p e ra m o s s i n c e ra m e n t e q u e g o s t e m !

E u m a f o r ç a e s p e c i a l a t o -d o s o s q u e e s t ã o e m ex a m -e s , e a o s q u e a n s e i a m p e l a s f é r i a s d e ve rã o d e p o i s d e m a i s u m a n o d e t ra b a l h o .

P a ra t o d o s o s q u e j á f o ra m à p ra i a u m b e m - h a j a c h e i o d e i n ve j a !

PATRÍCIA SILVA E RITA SILVA, AS EDITORAS.

PATRICIA SILVA:

pam.silva89@gmail .com

RITA SILVA:anaritafernandessilva@gmail .com

Dúvidas ou sugestões sobre a

Newsletter TARDE TE AMEI:

As inscrições para o Caminho de Santiago já estão abertas!!

Informa-te junto da Direcção da JAP.

Page 3: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Page 4: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

GUIA DE VIAGEM - CAMINHO DE SANTIAGO

Para isso, o calçado adequado deve estar bastante utilizado e moldado à planta dos pés. As meias sem costuras fazem pequenos mila-gres na prevenção das bolhas. Há diversas teorias de como proteger os pés, que podem funcionar para uns e para outros não. No entanto, deixamos aqui a dica de esfregar os pés com Vaselina / Habilut antes de calçar os ténis.

As distensões musculares e as cãi-bras aliviam-se com massagens e com um bom duche de água quente ao fim de cada etapa, tomado antes que o corpo arrefeça. Deve-se fazer alongamentos no fim das jornadas e descansar o máximo possível com as pernas estendidas e elevadas em relação ao corpo, para estimular a circulação.

No pior dos casos, com apare-cimento de tendinites, deve-se recorrer a um analgésico anti-inflamatório. Em caso de entorse, colocar uma ligadura e redobrar as cautelas.

É igualmente importante ter consciência da necessidade de hidratar o corpo perante o esforço físico que o Caminho exige. Por isso, devemos beber água fre-quentemente para evitar a desid-ratação.

Caso surjam quebras de tensão deve-se comer um ou dois rebuça-dos ou frutos- secos, que dever-emos ter sempre à mão.

O chapéu, boné, protector solar e protector labial devem ser os nossos “melhores amigos” durante

todo o Caminho para evitar qualquer risco de insolação ou queimaduras.

Por último, mas não menos im-portante fica a indicação de que quem fizer o Caminho precisa de levar consigo o Cartão Europeu de Saúde. [este cartão pode ser solicitado via Internet – aceder ao site da Segurança Social Directa]

Deixamos-vos agora uma lista-gem do que é preciso levar rela-tivamente a cuidados de saúde e primeiros socorros:

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS: > Agulha e linha de algodão para tratar das bolhas;> Aspirinas e outros comprimi-dos que considerarem impor-tantes;> Pomada anti-inflamatória;> Pensos rápidos de vários ta-manhos;> Gaze e algodão;> Álcool;> Betadine, Vaselina ou Halitut;> Protector Solar;> Protector para lábios.

DICAS - Cuidados de Saúde e Primeiros Socorros

:: As inscricoes para o Caminho de Santiago ja estao abertas!!Informa-te junto da Direccao da JAP.

“A vontade da mente determina a

coragem do corpo.”Esta é a máxima que todos nós devemos seguir quando inicia-mos uma peregrinação. Por isso, se estivermos dispostos a levar a caminhada até ao fim, o nosso corpo, mesmo ressentido, vai cor-responder ao esforço necessário. No entanto, diz o bom senso que não devemos exagerar e deveremos ter cuidado com a saúde, de forma a evitar perturbações que poderão trazer graves consequências se não forem bem tratadas.

Provavelmente, a dureza do Camin-ho vai-se reflectir primeiro nos pés, em consequência de não estarmos habituados a andar tantos km’s por dia. Poderão surgir bolhas, que se deverão tratar do seguinte modo: atravessá-las com uma linha fina de algodão branco, perfurando-as em dois pontos com uma agulha fina e comprida de forma a consti-tuir um anel, que servirá de dreno. Nunca remover a pele que as cobre e desinfectá-las, sempre que pos-sível, com Betadine. Devemos ainda protegê-las com um penso. Esta é uma das formas de tratar bolhas, embora cada um possa escolher o modo mais eficaz para si.

Mais importante do que saber tratar as bolhas é saber evitá-las.

Page 5: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

Uma vez que as personagens desta foto ficaram tão contentes quando a tiraram na Páscoa Juvenil 2012 que mostraram a todos os que lhes davam 1 segundo de atenção, e têm tanto or-gulho que colocaram uma semelhante como foto de perfil na sua página de Facebook, está na hora de lhes dar o destaque que merecem…

Bem-vindos ao JAPinho Deprimente Emanuel Correia e Tiago Fernandes!!

Embora seja difícil acrescentar muito mais do que aquilo que vimos e sen-timos quando olhamos para esta bela imagem, porque “vale mais que mil palavras”, gostava que reflectíssemos um pouco acerca do fenómeno Hora Santa, e talvez entendamos o que le-vou estes dois jovens a comportar-se deste modo.

Obrigado por este momento rapazes!

Foi em ambiente de oração que decorreu no passado dia 26 de Maio a Vigília de Pentecostes na Igreja da Portela.

Cinquenta dias após a Páscoa, cele-brámos a festa de Pentecostes, dia em que o Povo de Deus lembra a aliança que Ele fez connosco. Jesus e os apóstolos celebraram esta festa e nós enquanto comu-nidade cristã, recebemos uma nova força do Espírito para sermos testemunhas de Cristo.

Pouco a pouco a Igreja foi-se iluminando através das velas que se foram acendendo. Recordámos

assim o símbolo da presença de Deus entre nós, o fogo e a luz, tal como aconteceu com os apóstolos quando o Espírito desceu sobre eles em forma de línguas de fogo.

Relembrámos ainda que o Espírito Santo esteve presente na cria-ção, conduziu o povo de Deus no deserto, sustentou os profetas, acompanhou Jesus na sua missão e continua a orientar as nossas vidas.

Entre leituras e algumas músicas, foi ainda preparado um momento de reflexão e compromisso sobre a forma como utilizamos os dons do Espírito na nossa vida.

A Vigília de Pentecostes tornou-se um desafio para nos envolvermos na paz do Espírito Santo, colocan-do o nosso coração à disposição para ser morada de Deus.

Page 6: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ENTREVISTA A JOÃO SILVA

> João, sentes diferenças no modo como os teus amigos te tratam, no antes e depois de teres ido para Espanha?

O facto de estar longe tem muitas vantagens, embora tenha, como é lógico, as suas desvantagens. “Só dás valor a alguém quando não está” é uma frase feita, no entanto creio que encerra em si mesmo muita verdade.

Quando estás longe dás mais valor aos teus Amigos, tal como à tua Família, àqueles que se preocupam por ti, e distingues melhor entre uma amizade e uma “relação social”.Os Amigos e a Família sempre têm esse desejo de ver-te, de estar contigo, e isso nota-se quando regressas de visita ou de férias.

No entanto, com essas relações sociais (que por vezes se con-fundem com amizade quando estás perto) compartes um

contacto igual “ao de sempre”, ou seja, parece que nada mudou. Eu assumo esta realidade como algo natural, pois a ausência de uma pessoa próxima, causa necessariamente um arrefe-cimento da relação, a não ser que esta seja realmente forte e marcante.

Depois há pequenas situações em que antigos colegas ou con-hecidos te deixam de dirigir a palavra pela decisão que to-maste: ser padre.

Para todos peço ao Senhor luz e protecção.

> Consegues identificar algum momento determinante em que tiveste a certeza da opção de vida que querias tomar?

Realmente não é fácil identifi-car um momento concreto.

É uma decisão que muda por completo o rumo da tua vida e, portanto, exige um processo

mais ou menos longo, depen-dendo da pessoa. O meu não foi muito longo. Posso situar um primeiro momento em que as-sumi essa inquietude, o retiro de Colares de 2009 na celebra-ção penitencial, e um momento mais definitivo que foram os dois encontros vocacionais em Los Negrales.

> O que foi viver o Ano de Novi-ciado? E como correu a mudan-ça de La Vid para Los Negrales? Difícil? Era o que esperavas? Está a superar as tuas expecta-tivas?

O ano de Noviciado é um ano mágico.

É um ano que rompe a tua vida em dois momentos muito dife-rentes, ou seja, creio que to-dos os que passámos por esta experiência podemos identificar um antes e um depois. A pas-sagem da vida em Santa Iria, das saídas com os amigos, das actividades da paróquia, a uma

João Miguel e colegasde noviciado em Fátima.

João Miguel e David na profissão simples.

João Miguel e a sua mãe.

Page 7: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

vida num mosteiro do século XII, entre duas montanhas, numa aldeia com 60 habitantes e a 18 Km da cidade mais próxima, tem que ser obrigatoriamente algo marcante.

No ano de noviciado dispões de tempo para tudo: para estudar, para meditar, para rezar, para descansar... É um ano de encontro contigo mesmo e com Deus de uma ma-neira privilegiada.

Em Los Negrales é diferente. Tudo passa muito rápido. Parece que és quase “absorvido pelo tempo”. As actividades pasto-rais, os estudos e trabalhos, as aulas...Era o que eu esperava, sem dúv-ida. É um ritmo universitário e rigoroso, mas ao mesmo tempo fascinante e maravilhoso.

E, como é lógico, tanto no ano do Noviciado em La Vid como durante o Professório aqui, em Los Negrales, conto com a ajuda sempre imprescind-ível dos irmãos professos, dos formadores e professores, dos padres das comunidades onde desenvolvo as minhas activi-dades e, apesar da distância, da comunidade de Portugal a quem devo muito. E, claro está, que em Deus encontro sempre a força necessária para seguir em frente.

> Que actividades desenvolves em “Madrid” para além dos estudos?Este ano estou destinado ao Colégio “Nuestra Señora del Buen Consejo” em Madrid.

Comecei por dar catequese a

dois grupos (equivalente a um grupo do Crisma e um 10º ano). Em Novembro, um dos dois gru-pos recebeu o Sacramento da Confirmação.

Neste momento: dou catequese a um dos 6 grupos de 10º ano e coordeno estes 6 grupos; acom-panho um grupo de catequistas de entre 20 e 28 anos (ao que denominamos comunidade de jovens) dando-lhes formação (o que poderia equivaler a um gru-po cassiciaco ou inquietudes); dou aulas de guitarra gratuitas aos pequeninos que começam a aprender e ajudo no coro da missa das 12 aos domingos.

Em Los Negrales, acompanho um grupo de jovens de oração que, aos sábados à tarde, se deslo-cam desde Madrid a nossa casa para partilhar este momento de encontro com Deus.

> Quais são as tuas expectati-vas para os próximos anos?

Nos próximos anos espero aumentar os meus conhecimen-tos teóricos e experienciais da vida religiosa Agostiniana, seguir com um aproveitamento favorável nos estudos que servirão de base para o resto da minha vida, continuar a de-senvolver as actividades pas-torais com amor e entrega, e, sobretudo, tornar cada dia mais profunda a relação com Aquele que faz com que o meu coração permaneça inquieto e que é mais íntimo que a minha própria intimidade, Deus.

> Que conselhos darias aos jovens que muitas vezes quest-ionam se estão mesmo vocacio-nados?

João Silva com o Pe. Adrian Alvarez na sua profissão.

Page 8: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Todos estamos vocacionados. A vocação não é algo que eu escolho ou elejo: Deus chama a cada um para desempenhar uma missão e cumprir um projecto.

Também o meu processo voca-cional sofreu altos e baixos. Nunca vais ter a certeza, sem-pre vais questionar as tuas decisões. E esta realidade é positiva, porque assim cada dia descobres a novidade de ser quem és, cada dia colhes frutos da tua decisão que nunca pen-saste colher.

Ser sacerdote, ser frade ou freira agostinhos não é ser estranho, ou como costuma-mos ouvir: “Tu és frade, ou seja, não és um homem normal...” Ser agostinho(a) é responder com generosidade, confiança e amor à chamada que Deus nos faz a todos: “Vem e segue-me”. A alguns pede que o sigamos de uma maneira especial, mais radical. Ser agostinho(a) é viver em muitos e para muitos: “ser uma só alma e um só coração orientados a Deus”.

Queres saber como vivemos? Vem e verás.Se sentes que o Senhor te chama ao sacerdócio, ou à vida consagrada, responde com gen-erosidade. Não tenhas medo! Alegra-te, Cristo escolheu-te a ti!

Confia em Jesus...ele nunca te abandonará....

> Que mensagem gostavas de deixar aos amigos JAP que sen-tem saudades tuas? Eis aqui a tua oportunidade.

Quero aproveitar este momen-

to para agradecer a todas as pessoas que pedem por mim a Deus... Obrigado!E a todos quero deixar-vos uma mensagem de alegria e confi-ança neste tempo de Páscoa.

Muitas vezes torna-se difícil encontrar o encanto da novi-dade na rotina... O segredo está no amor que pões naquilo que fazes e em tomar consciência de por quem o fazes... O nosso trabalho, jovens da JAP, é no-tável... a nossa força, a força da juventude, é incrivelmente potente... Não deixeis, pois, de dar exemplo aos que vêm, de mostrar àqueles que vão que o nosso estilo permanece e de contagiar de amor aqueles com quem vos cruzeis...

Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida... Com Ele tudo é possível e sem Ele não podemos fazer nada.

Não esqueçais as palavras que nos dirigiu o Santo Padre em “Cuatro Vientos”, na Jornada Mundial da Juventude, Madrid: “Sentir-vos-eis em contra-cor-rente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativ-ista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportuni-dades, que o Senhor vos man-dou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra.”

OBRIGADO PELA TUA PARTICIPAÇÃO.

Page 9: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

23 e 24

JUNHOApartir das 15H

ARRAIAL

J . A . P

Page 10: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

N o d i a 2 8 d e J u l h o , a J u v e n -t u d e A g o s t i n i a n a P o r t u g u e s a d o P ó l o d e S a n t a I r i a d e A z ó i a , j u n t o u - s e e m a c ç ã o e n ã o e m p r e s e n ç a , p a r a f a z e r u m a R e c o l h a d e A l i m e n t o s E x t r a o r d i n á r i a , c o m o i n t u i t o d e a p o i a r a A c ç ã o S o c i a l d a n o s s a p a r ó q u i a .

E s t a r e c o l h a é r e a l i z a d a t o d o s o s a n o s n a a l t u r a d o N a t a l , e a p e l a n d o a o s e n t i -m e n t o d e s s a a l t u r a d o a n o , a s p e s s o a s d ã o o q u e p o d e m p a r a a j u d a r. P o r i s s o c h a m á -m o s “ R e c o l h a d e a l i m e n t o s e x t r a , d e e m e r g ê n c i a , p o i s o n ú m e r o d e f a m í l i a s n e c e s -s i t a d a s n ã o p á r a d e a u m e n -t a r e a a j u d a r e c e b i d a n ã o e s t á a s e r s u f i c i e n t e p a r a c o n s e g u i r m o s c h e g a r c o m u m m í n i m o à s f a m í l i a s i n s c r i t a s n o p r o g r a m a d e a c ç ã o s o c i a l d a n o s s a p a r ó q u i a ”, c o m o n o s d i s s e o H u g o P a t a c a s , r e s p o n s á v e l d e s t e P r o j e c t o p o r p a r t e d a J A P.

O s g r u p o s t i v e r a m e s p a l h a -d o s p e l o I n t e r m a r c h é , P i n g o D o c e e M o d e l o , c a d e i a s d e s u p e r m e r c a d o s j á h a b i t u a -d o s à n o s s a p r e s e n ç a . E s c u -t á m o s v á r i o s j o v e n s a d i z e r q u e t i n h a m t e n d ê n c i a p a r a d e s e j a r “ B o m N a t a l ” à s p e s -s o a s , t a l n ã o s ã o a s v e z e s q u e o d i z e m o s e m D e z e m b r o a q u a n d o e s t a a c t i v i d a d e .

F o i c o m g r a n d e s u r p r e s a e f e l i c i d a d e q u e a o l o n g o d o d i a f o m o s v e n d o o a r m a z é m a f i c a r c h e i o d e a r r o z , l e i t e , m a s s a s , a z e i t e , ó l e o , e n l a t a -d o s , p a p a s p a r a b e b é , b o l a -c h a s , e o u t r o s p r o d u t o s q u e

p o d e r ã o v e r p e l a f o t o g r a -f i a . O j o v e m H u g o P a t a c a s , r e s p o n s á v e l p o r t o d o e s t e d i a , a j u d o u o S e n h o r R e n t e n o a r m a z é m , r e c o l h e u o s a l i m e n t o s c o m o a u x í l i o d o H u g o L o p e s q u e a r r u m a r a m t u d o a t é a o f i n a l d o d i a , c o m a a j u d a d a A n d r e i a L o p e s . O H u g o a c r e s c e n t a “ a i n d a n ã o t i v e i n f o r m a ç ã o s o b r e o s r e s u l t a d o s , m a s p a r t i n d o d e u m p r i n c í p i o q u e t u d o o q u e v i e s s e , s e r i a b e m -v i n d o , o r e s u l t a d o d e s t a r e c o l h a f o i p o s i t i v o , a s p e s -s o a s a b o r d a d a s , a u m n í v e l g e r a l , e s t a v a m r e c e p t i v a s e s o l i d á r i a s ”.

U m a v e z q u e m ê s a p ó s m ê s e s t a a c t i v i d a d e é r e a l -i z a d a p e l o s n o s s o s j o v e n s , q u i s e m o s p e r c e b e r c o m o t u d o c o m e ç o u . O H u g o e x -p l i c o u - n o s : “ C o m o é d o c o n -h e c i m e n t o d o s m e m b r o s d a

J A P, a d e t e r m i n a d a a l t u r a d o p e r c u r s o A g o s t i n i a n o é - n o s p r o p o s t o u m a a c t i v i d a d e d e c a r á c t e r s o l i d á r i o / s o c i a l , p o i s b e m n o m e u g r u p o n ã o f o i d i f e r e n t e ! I n i c i a l m e n t e q u e r í a m o s u m a " c o i s a e m g r a n d e " , q u e m a r c a s s e r a p i -d a m e n t e a n o s s a v i d a e a d o s q u e a j u d á s s e m o s , ( f r u t o d a t e n r a i d a d e ) m a s o P e . M i g u e l , q u e n o s a c o m p a n h a d e s d e i n í c i o , l o g o n o s a l e r -t o u p a r a i r m o s c o m c a l m a e q u e d e v e r í a m o s c o m p r o m e -t e r m o - n o s c o m a l g o d e u m a d i m e n s ã o m a i s p e q u e n a e a d e q u a d a à n o s s a r e a l i d a d e .

C o m a e x i s t ê n c i a d e u m p r o j e c t o d e a c ç ã o s o c i a l n a n o s s a p a r ó q u i a n ã o e r a n e c e s s á r i o i r m o s m a i s l o n g e , d e c i d i m o s e n t ã o , c o n t a c t a r c o m o r e s p o n -s á v e l , o S r. A l b e r t o R e n t e , e j á c o m o c o n h e c i m e n t o d o s

RECOLHA DE ALIMENTOS

Alimentos Recolhidos

Page 11: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

P e . m o s t r á m o s - l h e a n o s s a v o n t a d e d e d a r u m a a j u d a p a r t i c i p a n d o n a s d i s t r i -b u i ç õ e s d e a l i m e n t o s . A p a r t i r d e s s a a l t u r a a v a n -ç á m o s m e n s a l m e n t e c o m a n o s s a p r e s e n ç a n a a c ç ã o s o c i a l . I n i c i a l m e n t e f i q u e i e u e o B r u n o C o r r e i a c o m a r e s p o n s a b i l i d a d e d e r e u n i r e l e m e n t o s s u f i c i e n t e s d o n o s s o g r u p o p a r a q u e c a d a 1 º S á b a d o d o m ê s e s t i v é s -s e m o s p r e s e n t e s . J u n t a n d o a v o n t a d e d e a l g u n s m e m b r o s d e o u t r o s g r u p o s d e p a r t i c i -p a r e m n e s t e p r o j e c t o c o m a g i n á s t i c a d e d i s p o n i b i l i d a d e d o g r u p o , p a s s a d o a l g u m t e m p o , e s t a p a r t i c i p a ç ã o n a

a c ç ã o s o c i a l d e i x o u d e s e r a p e n a s u m a a c t i v i d a d e d e g r u p o e p a s s o u a s e r u m a a c t i v i d a d e a b e r t a a t o d o s o s m e m b r o s d a J A P e a m i g o s c o m d i s p o n i b i l i d a d e e v o n -t a d e d e a j u d a r o s m a i s d e s -f a v o r e c i d o s . A d e t e r m i n a d a a l t u r a , f i q u e i e u c o m a t a r e -f a d e j u n t a r e o r g a n i z a r o s j o v e n s n e c e s s á r i o s p a r a a s e q u i p a s ( p r e p a r a ç ã o e d i s -t r i b u i ç ã o ) q u e e s t ã o p r e s e n -t e s n a a c ç ã o s o c i a l , a g o r a j á n o 1 º e 2 º S á b a d o d e c a d a m ê s e m S a n t a I r i a e P o r t e l a , r e s p e c t i v a m e n t e , a d i c i o n a -n d o a a j u d a n a s R e c o l h a s , n a d e s c a r g a e a r r u m o s d o s a l i m e n t o s q u e a p a r ó q u i a r e c e b e a o l o n g o d o a n o , e s t a é a m i n h a p a r t i c i p a ç ã o ( o u f u n ç õ e s , c o m o l h e q u e i r a m c h a m a r ) n a A c ç ã o S o c i a l d a n o s s a P a r ó q u i a ”.

N o f i n a l d e i x o u - n o s o c o n -v i t e “ e t u n ã o q u e r e s d a r u m a a j u d a ? S ã o t o d o s b e m -v i n d o s ”.

A g r a d e c e m o s , e m n o m e d a D i r e c ç ã o , e e m e s p e c i a l , e m n o m e d a A c ç ã o S o c i a l , p o r t o d o s a q u e l e s q u e t i r a r a m e s s e d i a d e c h u v a e f r i o p a r a d a r u m p o u c o d e s i a o s o u t -r o s , p o i s t a l c o m o d i z i a S a n -t o A g o s t i n h o ( E n . I n p s . 7 6 , 6 ) « a c a r i d a d e s e m a l e g r i a n ã o p o d e s e r v e r d a d e i r a c a r i -d a d e » , e o s j o v e n s d a J A P s ã o e x e m p l o d i s s o m e s m o : d a a l e g r i a c o m q u e s e c o m p r o -m e t e m , e d a a l e g r i a c o m q u e a c t u a m n a s u a c o m u n i d a d e .

Patrícia Silva, Andreia Lopes, Hugo Lopes e Hugo Patacas

Page 12: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Comunidade Juvenil Agostiniana

O QUE É?

> O que é a Comunidade Juvenil Agostiniana?

A Comunidade Juvenil Agostini-ana é uma nova etapa de desen-volvimento espiritual dentro da JAP. Até ao momento, existiam seis etapas do itinerário JAP, ou seja, os Grupos Cassiciaco 1, 2 e 3 e Inquietudes 1, 2 e 3. Cada etapa tem os seus próprios objectivos e sempre que estes sejam cum-pridos e os elementos do grupo estejam prontos para assumir as responsabilidades que a etapa seguinte requer, o mesmo avança no itinerário.

Após estas etapas existe uma outra que é a Fraternidade Agos-

tiniana. Esta é a última etapa do percurso espiritual na JAP e é um grupo que fica ligado directa-mente à ordem, adquirindo es-tatutos próprios. A Comunidade Juvenil será a etapa intermédia entre a fase Inquietudes 3 e a Fraternidade, tendo como objec-tivo preparar os seus elementos para esta última fase.

A primeira Comunidade Juvenil criou-se neste momento porque os seus elementos atingiram os objectivos propostos na etapa Inquietudes 3: grupo receptivo à comunidade paroquial e à inte-gração de novos elementos. Ao grupo juntaram-se pessoas do anterior Inquietudes 3, do grupo

Inquietudes 2 de São Domingos e ainda pessoas que já tinham terminado as etapas do Itin-erário, mas que não pertenciam a qualquer grupo neste momento. A maturidade dos elementos também estava mais avançada, necessitando de outros temas, de outras experiências, para apro-fundar a sua fé.

Passagem a Comunidade

Page 13: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

CATARINA MONTEIROCOMUNIDADE JUVENL

> Como funcionará?

A Comunidade Juvenil terá que apresentar autonomia, ser capaz de se orientar por si mesma, com um forte compromisso de fé adulta e carisma agostiniano.

Isto implica o não depender ab-solutamente da figura do orien-tador do grupo, embora este seja necessário. O padre que acom-panha o grupo estará presente sempre que possível.

Os seus fundamentos básicos serão o sentimento de formar uma Família (a união/coesão/objectivo comum); a oração será um momento importante das re-uniões, dedicando-lhe o tempo necessário, uma espiritualidade profunda; o serviço ; a capa-cidade de agir; a noção de que não precisa ser o motor da JAP, deixando os grupos mais novos tomar essa posição, mas com um forte compromisso pessoal na JAP e na comunidade paroquial, e também com um compromisso anual de grupo; a formação , a partilha resultará em aprendiza-gem; a motivação ; maturidade

tanto espiritual como pessoal; o respeito pela disponibilidade de cada elemento nesta fase da vida de cada um será fundamental.

As reuniões de grupo terão de sofr-er algumas alterações, pois só assim haverá realmente uma mudança de etapa. Estas modificações na rotina, cada Comunidade terá de combinar, pois cada Comunidade tem as suas próprias necessidades. A actual Comunidade Juvenil manterá as

reuniões semanais, haverá um dia completo de dois em dois meses para uma saída e uma vez por mês terá uma tarde inteira de reunião, em que dará destaque à oração mais profunda e ao convívio.Cada Comunidade Juvenil escolherá um nome próprio que identifique o seu grupo. Esta é a diferença que existe nas anteriores etapas em que o nome destas estava já estab-elecido.

Passeio a Torres Vedras

Encarramento do Grupo

Page 14: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Desde que existem câmaras fotográficas, que as pessoas ADORAM em todas as opor-tunidades que apanham, e as actividades da JAP não são excepção, tirar fotos a pes--soas a dormir!

Nesta edição fazemos um grande apanhado deste tipo de fotos! Nos autocarros é o mais mítico, mas todos os locais são aproveitados pelos nossos associados para des-cansar um pouco antes dos momentos de euforia presen-tes em todas as ocasiões que estamos juntos. E veremos quem está no pó-dio do espólio de fotografias dorminhocas da Juventude Agostiniana Portuguesa!

Tenham cuidado da próxima vez que fecharem os olhos porque pode haver uma câma-ra por perto! ! (PS: só temos pena que vídeos não possam ser colocados, porque tam-bém há uns bastante… diga-mos… sonoros!)

Daniel Alfaiate e João Reis

Pedro Vicente, Tiago Bandeira e Pedro PereiraPe. Miguel Angel

Bruno Pires Pedro Vicente

OS DORMINHOCOS

Page 15: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Ema Rodrigues e Bruno Correia Filipe Whittle

Waldemar Tavares e Filipe WhittlePatrícia Pastor e Waldemar Tavares

Telmo Nabais, Marta Loureiro e Andreia Lopes Mónica e Pedro Pereira

Pedro Vicente

Page 16: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Adriana Fernandes e João Marques Luis Reyes André Santos, Claúdia Lamelas e João Proença

Emanuel CorreiaAndré Gonçalves, Telmo Nabais e Pedro Pereira

Page 17: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Bruno Correia

Xana Machado e Bruno Pires

Bruno Correia

Marta Loureiro Tiago Alberto e Maurício

Pedro Pereira, Mónica Pereira, André Gonçalves e Emanuel Correia

Page 18: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Catarina Monteiro Luis ReyesDaniel Alfaiate

João ReisTiago Alberto

Anabela Mendes Javier Carreras Patrícia Henrique

Page 19: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Hugo Pataca e Tiago Alberto

Luis Reyes

Tiago Banderas

Telmo Nabais Marta Loureiro

Hugo Lopes

E em 1º lugar no nosso espólio de fotografias de Dorminhocos encontra-se o Luis Reyes, o Tiago Alberto, o Pedro Vicente, o Bruno Correira e o Pedro Pereira, todos eles empatados com 3 belos momentos de descanso.

Bons sonhos rapazes!

Page 20: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ORAÇÃO

Visita a Página da JAP no Facebook

http://jap-osa.com/

ANABELA MENDES

Ficha do Sócio nº 22

> Idade:27 anos.

> Grupo:Comunidade Juvenil Agostiniana.

> Profissão:Enfermeira.

> Para ti a JAP é...... uma família, com tudo o que tem de bom e de mau.

> Actividade favorita: Actividade de verão, porque esta-mos todos em clima de férias.

> Lema de vida: A vida só nos dá montanhas difíceis de transpor porque por trás delas há vales lindíssimos para descan-sar. (Poético não?).

> Filme preferido:Vários, por ex. "Mama Mia", "UP" e "Big fish".

> Música preferida:"Somewhere over the rainbow".

Fraternidade "Mãe do Bom Conselho", este é o vosso mês de limpar o CAP!

Cada um é o que é o seu amor.

Olha para o teu interior:Não seja que ames o que não deves amar ou não ames aquilo que deves amar.

Ordena os teus amores!Não seja que ames mais o que deves amar menos ou menos aquilo que deves amar mais.

Olha: cada um é o que é o seu amor.Amas a terra? És terra.Amas a Deus? És Deus.

Sto Agostinho

Page 21: Newsletter JAP_Edição_03

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

AGENDA JAPMaio.2012

apbook

> 23 e 24 Arraial JAP | A partir das 15h | Largo da Igreja da Por-tela da Azóia.

> 02 Recolha de Sangue | Salão Paroquial de Sta Iria.

Albúm Jantar de Natal da JAP - 2008

PUB

Page 22: Newsletter JAP_Edição_03

EDIÇÃO 03

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

> Anabela Mendes > Hugo Pataca

> Francisca Viana> Pe. Rui Caldeira > João Miguel Silva> Catarina Monteiro

Esta edição da Newsletter TARDE TE AMEI teve a colaboração de: