Newsletter junho 2015

5
No Dia Mundial da Criança, o nosso sénior Humberto Martins, foi, simbolicamente, entregar, em nome da resposta social Lar de Idosos, um quadro elaborado pelos utentes, às crianças da Escola do 1º Ciclo Dr. Diogo Albino de Sá Vargas. Um gesto simbólico que representa a união, cumplicidade e esprito de interge- racionalidade entre estas duas gerações. Todos os meses, a instituição promove atividades entre crianças e idosos de forma a fomentar uma política de convivência e respeito entre as diferentes idades. Dia Mundial da Criança- 1 de junho Os alunos finalistas do Centro Infantil São João de Deus re- alizaram uma visita de estudo à Escola Profissional Agricul- tura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, em Mirandela. Aqui, os alunos finalistas puderam ver, ao vivo, atividades na Queijaria, no Lagar de Azeite com sistemas de extração (tradicional e moderno), no Lagar e Adega de Vinho. Além disso, a escola possui ainda uma oficina de mecânica e car- pintaria e uma cozinha tradicional para fabrico e secagem de fumeiro. Foi um dia muito bem passado em que os alunos adquiriram conhecimentos e aproveitaram para usufruir de uma experi- ência diferente, com direito a muitas brincadeiras e diversão. Viagem De Finalistas Do Centro Infantil São João De Deus

description

 

Transcript of Newsletter junho 2015

No Dia Mundial da Criança, o nosso sénior Humberto Martins, foi, simbolicamente, entregar, em nome da resposta social Lar de Idosos, um quadro elaborado pelos utentes, às crianças da Escola do 1º Ciclo Dr. Diogo Albino de Sá Vargas. Um gesto simbólico que representa a união, cumplicidade e esprito de interge-racionalidade entre estas duas gerações. Todos os meses, a instituição promove atividades entre crianças e idosos de forma a fomentar uma política de convivência e respeito entre as diferentes idades.

Dia Mundial da Criança- 1 de junho

Os alunos finalistas do Centro Infantil São João de Deus re-alizaram uma visita de estudo à Escola Profissional Agricul-tura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, em Mirandela. Aqui, os alunos finalistas puderam ver, ao vivo, atividades na Queijaria, no Lagar de Azeite com sistemas de extração (tradicional e moderno), no Lagar e Adega de Vinho. Além disso, a escola possui ainda uma oficina de mecânica e car-pintaria e uma cozinha tradicional para fabrico e secagem de fumeiro.Foi um dia muito bem passado em que os alunos adquiriram conhecimentos e aproveitaram para usufruir de uma experi-ência diferente, com direito a muitas brincadeiras e diversão.

Viagem De Finalistas Do Centro Infantil São João De Deus

A Misericórdia de Bragança apostou numa ação de sensibilização para as crianças do 1º ciclo da Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas sobre a “prevenção e combate a incêndios florestais”. Dada a proximidade do verão, a instituição quis dar o seu contributo para a prevenção deste tipo de calamidades com uma sessão extensível a professores, auxiliares de educação e familiares das crianças. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a preservação da floresta e promover medi-das adequadas para a limpeza e conservação do espaço florestal. Além dos técnicos da Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, uma equipa de sapadores florestais marcou presença para explicar aos alunos qual a importância da limpeza das matas e zonas florestais. Esta ação de sensibi-lização decorreu do projeto de educação ambiental Eco-Escolas que decorre desde o início do ano letivo.

Incêndios Florestais

Um grupo de 18 idosos dos três Lares de Idosos assistiu, no passado dia 18 de Junho, ao espetáculo Amá-lia. A experiência aconteceu na cidade invicta, oferecida pela União das Misericórdias Portuguesas e pelo

Coliseu do Porto. No total, o espetáculo foi visto por mais de duas mil pessoas, na maioria utentes de misericórdias do norte e centro do país, que durante duas horas, assistiram deliciados a uma homenagem à grande diva do fado: Amália Ro-drigues. Duas horas em que se ouviram as mais famosas e notáveis músicas cantadas pela fadista e muito presentes na memória do público. Um dia diferente para os idosos da SCMB que, além do espetáculo musical, puderam ainda, con-viver com outros utentes das várias Misericórdias presentes.

Utentes recordaram Amália no Coliseu

Alguns seniores da Santa Casa da Misericórdia de Bragança participaram no encontro intergeracio-nal promovido pela Guarda Nacional Republicana de Bragança que teve lugar no Instituto Politécni-co de Bragança (IPB). O objetivo principal foi pro-mover a interação entre duas gerações que esti-veram representadas por cerca de 80 crianças e 80 idosos do concelho de Bragança, contando ainda com a presença de alunos de 2º ano do Curso de Educação Social daquele Politécnico. Para além dos militares da GNR de Bragança, o encontro contou ainda, com a colaboração de diversas entidades do concelho de Bragança e a participação especial do ENSEMBLE - Misto da Banda Marcial do Porto (da GNR).

Encontro Intergeracional

Como não poderia deixar de ser, as festas populares, nomeadamente, o São João, foi comemorado nos Lares da SCMB e Unidade de Cuidados Continuados. Arcos coloridos e muita música fizeram a animação naquelas respostas sociais durante toda a tarde. Uma festa a que se juntaram utentes, co-laboradores, familiares, técnicos e direção técnica. Uma festa bonita e colorida que pretendeu trazer animação e convívio entre todos.

Festas Populares

Dia Mundial do Yoga

Apresentação do livro "Memórias e Tradições". Um trabalho de final de estágio das alunas estagiárias de Educação Social sobre memórias de vida de alguns idosos da instituição. Um projeto que contou com o envolvimento direto dos utentes e, do qual, gostaram muito de participar. Na Santa Casa, traba-lhamos por um envelhecimento ativo, integrado e feliz!

Apresentação do Livro “Memórias e Tradições”

No dia 22 de Junho, a manhã começou com uma sessão de Yoga em duas respostas sociais diferentes. No Lar de idosos decorreu no jardim da instituição e, no Centro de Educação Especial, no pavilhão desportivo. Ambas as sessões contaram com a participação dos utentes, familiares, colaboradores e direção técnica. A aula teve muita adesão, já que era muita a curiosidade em experimentar uma sessão desta filosofia preventiva da saúde. Todos os participantes adoraram e já anseiam por nova aula!

Festas Final De Ano

Centro Infantil Cinderela

Centro Infantil Coxa

Centro Infantil São João de Deus