O curso ntem

5

Click here to load reader

Transcript of O curso ntem

Page 1: O curso ntem

O CURSO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Objetivo O Curso NTEM, iniciado em 2007, tem como objetivo apresentar recursos para o ensino da Matemática, sob um ponto de vista motivador e atual, introduzir novas tecnologias, em apoio ao processo pedagógico para o ensino da Matemática e instrumentalizar o professor do nosso tempo para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio. Público Alvo O Curso é destinado a profissionais com graduação em Matemática, que desejam se especializar em tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino de Matemática, tanto nos aspectos tecnológicos, quanto pedagógicos. Polos UAB em que o Curso é oferecido Espírito Santo – polo de Vila Velha; Pará – pólo de Oriximiná; Rio de Janeiro – polos de Angra dos Reis, Cantagalo, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Magé, Natividade, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende (Centro), Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro (Campo Grande), São Francisco de Itabapoana, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda; São Paulo – polos de Araras, Barretos, Botucatu, Campinas, Cubatão, Diadema, Embu, Franca, Guaíra, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Jandira, Peruíbe, Porto Feliz, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Viradouro e Votorantim. Critérios de Aprovação em Disciplinas e no Curso Para fazer jus ao diploma de especialista em NTEM o aluno precisa cursar e obter aprovação nas quatro disciplinas obrigatórias, nas quatro disciplinas optativas, além de escrever e ter seu Trabalho Final de Curso aprovado. O Trabalho Final de Curso é avaliado por uma banca (orientador + dois professores) que atribui a menção “aprovado” ou “reprovado”. A média para aprovação nas disciplinas é 60,0 e a média para aprovação no Curso é 70,0.

Page 2: O curso ntem

Disciplinas Obrigatórias Informática Educatica I Coordenação: Profa. Rosa Costa (UERJ) e Profa. Vânia Marins (Consórcio CEDERJ) Descrição da disciplina Nesta disciplina, iremos aprender um pouco sobre o ambiente Moodle, que será o ambiente utilizado para a nossa comunicação e apresentação dos conteúdos da disciplina. Em seguida, iremos conhecer as primeiras iniciativas brasileiras envolvendo o uso da Informática na Educação. Vamos explorar alguns tipos de aplicativos que apóiam os processos de comunicação e a difusão do conhecimento pela rede de computadores. Neste caso, precisamos fundamentar a utilização desses produtos na área educacional. Então, será preciso relacionar as diferentes abordagens pedagógicas com os diversos tipos de software (programas ou aplicativos). Por fim, discutiremos algumas questões relativas a qualidade destes produtos. Todos esses itens serão trabalhados de maneira muito dinâmica, através de atividades práticas, discussões via bate-papo e fóruns. Informática no Ensino da Matemática I Coordenação: Prof. Carlos Mathias (UFF) Descrição da disciplina A disciplina de Informática no Ensino da Matemática 1 (IEM1) busca apresentar e promover o uso de tecnologias na criação de ambientes virtuais para o ensino e a aprendizagem da matemática e, principalmente, como um instrumento adequado ao aluno e professor para a releitura de suas práticas matemáticas. Mais precisamente, a disciplina apresenta um forte viés filosófico que torna-se concreto por meio do uso de softwares de geometria dinâmica (R.e.C), da calculadora e da História da Matemática. História da Matemática através de Problemas Coordenação: Prof. Wanderley Rezende (UFF) e Profa. Lúcia Villela (USS) Descrição da disciplina Conceitualmente falando, o foco do curso de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática é o professor. Assim, essa disciplina buscará uma aproximação de algumas questões presentes na escola, particularmente daquelas que com possibilidades pedagógicas de inclusão da história da matemática aliada ao uso de novas tecnologias. Metodologia do Trabalho Científico Coordenação: Profa. Vera Werneck (UERJ) Panorama da disciplina Esta disciplina apresenta o trabalho do pesquisador, como o planejamento, o processo de pesquisa e a divulgação dos resultados da investigação através dos textos acadêmicos. O objetivo principal é auxiliar na elaboração de trabalhos de fim de curso.

Page 3: O curso ntem

Disciplinas Optativas Sistemas de Tutoria para Cursos a Distância Coordenação: Prof. Agnaldo Esquincalha (Fundação CECIERJ/Univ. Gama Filho) Panorama da disciplina Essa disciplina foi desenhada com o intuito de dar conta de três objetivos principais: (1) acolhê-lo no Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade Federal Fluminense, LANTE/UFF, (2) promover a reflexão sobre a modalidade de Educação a Distância e o papel da mediação pedagógica/tutoria, e, (3) promover a reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, no ensino de Matemática. Nossa preocupação nesse momento não é a de formar tutores, mas propiciar a você uma visão geral desses três temas que serão aprofundados oportunamente ao longo do Curso. Informática Educativa II Coordenação: Profa. Rosa Costa (UERJ) e Profa. Vânia Marins (Consórcio CEDERJ) Descrição da disciplina Nesta disciplina são explorados os recursos disponíveis para compartilhamento de conteúdo e colaboração da Web 2.0, considerando a importância desses novos artefatos para a construção do conhecimento. Neste contexto, é dada ênfase no novo paradigma educacional centrado no aluno. Ao final da disciplina, são discutidos os fundamentos para a elaboração de um Projeto Pedagógico na Escola, utilizando essas novas tecnologias. Transversalmente, serão discutidos três conceitos considerados fundamentais para a aprendizagem: motivação, criatividade e senso crítico. Informática no Ensino da Matemática II Coordenação: Prof. Carlos Mathias (UFF) Descrição da disciplina Nesta disciplina avançaremos conceitualmente e tecnicamente sobre as propostas colocadas anteriormente no curso de IEM1: - Construiremos recursos virtuais para o Ensino da Geometria, por meio do ReC - Conheceremos o software Winplot e discutiremos o ensino de funções por meio deste recurso. - Conheceremos um software muito interessante chamado Wink que, juntamente com outros recursos, nos guiará sobre uma discussão acerca do conceito de Objetos de Aprendizagem - Este curso será bastante diferente de IEM1 em um sentido: ele é bem mais prático e a pesquisa em torno dos softwares ficará bastante por conta dos alunos. Tópicos em Cálculo Coordenação: Profa. Socorro Pereira (UFF) Descrição da disciplina Nesta disciplina desenvolveremos tópicos que vão nos permitir resolver certos problemas existentes e que a matemática desenvolvida no Ensino Médio é insuficiente para esclarecê-los.Especificamente,abordaremos três questões:a necessidade da criação dos números reais, o problema da tangente a uma curva e o cálculo de áreas de regiões planas.

Page 4: O curso ntem

Argumentação e Conceito de Prova em Matemática Coordenação: Prof. Marcelo Correa (UFF) Descrição da disciplina Nesta disciplina trataremos das noções de argumentação e demonstração em matemática com ênfase em conceitos e técnicas da Lógica Matemática, buscando aplicá-los a problemas de raciocínio lógico e os chamados problemas de demonstração. Não há a expectativa de esgotar os assuntos tratados, mas sim de dar uma visão inicial sobre o tema, com o objetivo de auxiliá-los a aperfeiçoar suas capacidades de compreensão e elaboração de enunciados matemáticos, a lapidar a forma como vocês organizam e conectam ideias ao analisar ou escrever demonstrações. Tópicos em Álgebra Coordenação: Prof. Ion Moutinho (UFF) Descrição da disciplina Esta disciplina estuda as estruturas algébricas de duas operações (conhecidas em Matemática como Anéis e corpos) vistas no Ensino Básico. O estudo é construtivo, no sentido de que é desenvolvido em modelos matemáticos e as operações são definidas explicitamente (não são definidas axiomaticamente). Assim, as estruturas algébricas são percebidas ao longo das várias atividades didáticas oferecidas no curso. A utilização, no ensino da Álgebra, de recursos da Geometria Dinâmica e da Computação Algébrica, incluindo programas como Excel, além de instrumentos como régua e compasso, faz parte da disciplina. Outro tópico estudado de modo sistemático é a noção de ordem. Os conjuntos estudados são os números inteiros, racionais, reais e complexos e as matrizes quadradas. Tópicos em Geometria Coordenação: Prof. Hamilton Leckar (UFF) e Prof. Agnaldo Esquincalha (Fundação CECIERJ/Univ. Gama Filho) Descrição da disciplina Nosso intuito nesta disciplina é promover um bate-papo sobre Geometria, procurando discuti-la sob muitos aspectos, incluindo pontos de vista não muito tradicionais. As unidades temáticas a serem trabalhadas são: 1. Conceitos elementares em Geometria 2. Motivações para as aulas de Geometria e o software Régua e Compasso 3. Tales, Semelhança e Pitágoras 4. Repensando Trigonometria 5. Comprimentos e Áreas 6. Conceitos elementares em Geometria e o software Calques 3D 7. Introdução à Geometria dos Fractais

Page 5: O curso ntem

Tópicos em Ensino de Geometria Coordenação: Profa. Ana Kaleff Panorama da disciplina Esta disciplina visa a dar ferramentas ao professor para o bom exercício de sua prática profissional. Para tanto, apresenta-se um resumo do desenrolar da longa e fascinante história da Geometria, no qual se enfoca as maneiras de como suas características originais utilitárias, ligadas ao mundo físico e às necessidades das civilizações que a desenvolveram, foram se transformando em formulações teóricas e abstratas. Esse percurso permite que conteúdos geométricos sejam revisitados, se analisem aspectos do desenvolvimento da Geometria frente a outros conhecimentos, se discuta o papel da habilidade da visualização no âmbito da escola, e que sejam apresentados materiais didáticos e atividades para a sala de aula. Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio Coordenação: Prof. Nancy Cardim UUFF) Descrição da disciplina O objetivo geral desta disciplina é rever tópicos importantes que fazem parte da base dos conteúdos do currículo do Ensino Fundamental e Médio em Matemática, oferecendo ao professor ferramentas que serão utilizadas para tornar seu diálogo com os estudantes ainda mais interessante. Uma apresentação árida de conteúdos provoca desinteresse nos alunos que estão acostumados a obter muitas informações através de diferentes meios. Nesta disciplina veremos como é possível tornar a matemática atraente e lúdica. Tópicos em Educação Matemática Coordenação: Profa. Ana Kaleff (UFF) e Prof. Carlos Mathias (UFF) Descrição da disciplina Essa disciplina tem por objetivo levar a uma reflexão, à luz da Educação Matemática, sobre concepções educacionais com as quais o professor se depara em sua prática escolar. Analisa-se o que se entende por matemática científica e por matemática escolar na formação do professor, frente às tendências filosóficas e históricas da matemática para a sala de aula. O ensino e os livros didáticos formam um pano de fundo para o desenvolvimento do que seja uma aprendizagem significativa em um laboratório de ensino de matemática. Nesta direção, são apresentados recursos didáticos, concretos e virtuais, relacionados a exemplos de relações Interdisciplinares entre várias áreas da Matemática. A Educação Matemática frente à Educação Inclusiva é tratada por meio de discussões sobre as peculiaridades do ensino da matemática para portadores de necessidades especiais, por meio de exemplos de metodologias, nas quais materiais didáticos e computacionais específicos são apresentados.