O ídolo do branding • LOGOBR

4
O ídolo do branding por Daniel Campos | 23 04 2012 Aloha! Um projeto de branding vai muito além do design gráfico. Marina Willer, ex-diretora de criação da Wolff Olins e agora partner do Pentagram em Londres, diz: “o design gráfico é uma parte muito pequena no branding, diria até que superficial”. Jason Little, diretor de criação da Landor Associates em Paris, diz que “branding não é somente o design gráfico com um nome diferente”. Não é apenas “o que” mas “como”. Permita-me ser um pouco mais claro. Uma marca não vive apenas do visual, mas de boas ideias e boas obras. Entenda “boas obras” como ótimos produtos/serviços, atendimento impecável, preocupação com a comunidade onde está inserida, pós- venda, benefícios, o que ela permite que as pessoas possam fazer através dela e etc. Se continuassemos essa lista, começaríamos a chegar em atividades que exigem design gráfico, como embalagens, publicidade, internet, materiais impressos que irão com produtos, arquitetura, sinalização, exibição da marca em eventos e mais etc. Note que essa segunda lista está condicionada a primeira. Um exemplo: atendimento impecável (dependendo da empresa e seu modelo de negócios) depende de website, da arquitetura de loja e da disposição dos produtos, da sinalização interna e até das embalagens. São duas listas pequenas, mas nelas podemos encontrar esses indícios de co-relação. Logo, o design gráfico passa ser a “materialização visual” da plataforma de marca, que geralmente é o embrião de projetos de branding. Acredito que uma marca não é o que ela diz ser, mas é o que as pessoas dizem que ela é. Vejo o Design como um elemento que, no primeiro momento, ajuda a influenciar essa percepção do público, mas que não pode fazê-lo por si mesmo. Antes dele existe a experiência e é isso que transforma empresas em grandes marcas, relevantes e amadas. Veja o iPhone: um

description

brand

Transcript of O ídolo do branding • LOGOBR

  • 3/21/2015 O dolo do branding LOGOBR

    http://logobr.org/branding/o-idolo-do-branding/ 1/4

    O dolo do brandingpor Daniel Campos | 23 04 2012

    Aloha!

    Um projeto de branding vai muito alm do design grfico. Marina Willer, ex-diretorade criao da Wolff Olins e agora partner do Pentagram em Londres, diz: o designgrfico uma parte muito pequena no branding, diria at que superficial. JasonLittle, diretor de criao da Landor Associates em Paris, diz que branding no somente o design grfico com um nome diferente. No apenas o que mascomo.

    Permita-me ser um pouco mais claro. Uma marca no vive apenas do visual, mas deboas ideias e boas obras. Entenda boas obras como timos produtos/servios,atendimento impecvel, preocupao com a comunidade onde est inserida, ps-venda, benefcios, o que ela permite que as pessoas possam fazer atravs dela e etc.Se continuassemos essa lista, comearamos a chegar em atividades que exigemdesign grfico, como embalagens, publicidade, internet, materiais impressos que irocom produtos, arquitetura, sinalizao, exibio da marca em eventos e mais etc.

    Note que essa segunda lista est condicionada a primeira. Um exemplo: atendimentoimpecvel (dependendo da empresa e seu modelo de negcios) depende de website,da arquitetura de loja e da disposio dos produtos, da sinalizao interna e at dasembalagens. So duas listas pequenas, mas nelas podemos encontrar esses indciosde co-relao.

    Logo, o design grfico passa ser a materializao visual da plataforma de marca,que geralmente o embrio de projetos de branding. Acredito que uma marca no o que ela diz ser, mas o que as pessoas dizem que ela . Vejo o Design como umelemento que, no primeiro momento, ajuda a influenciar essa percepo do pblico,mas que no pode faz-lo por si mesmo. Antes dele existe a experincia e isso quetransforma empresas em grandes marcas, relevantes e amadas. Veja o iPhone: um

  • 3/21/2015 O dolo do branding LOGOBR

    http://logobr.org/branding/o-idolo-do-branding/ 2/4

    smartphone belssimo e poderoso. Mas, o que seria dele sem seu sistema operacionalou mesmo sem a iTunes e App Store?

    Com o perigo de ser redundante: o design grfico pouco pode fazer sem o desenhode outros aspectos que formam a marca. Alguns chamariam parte disso de Design deServios.O pessoal da Eise Lab vai alm e fala sobre o que enxergamcomoavatares:

    O servio a razo pelas quais as coisas existem. O que as pessoas estoacostumadas a chamar de produtos so na verdade avatares, objetos,meios propagadores de servios.

    Mas no quero entrar nesse assunto (deixo pro Luis Alt escrever sobre isso). Meuintuito hoje jogar fogo em nossos neurnios e pensar mais sobre como construimosmarcas e sobre quais tipos de projetos que chamamos de branding. Vou mais alm:pensar sobre o que entendemos por branding.

    Quando o design grfico pensado para refletir quem a marca (de fato) , se tornauma ferramenta poderosa para formar sua imagem. uma sntese visual, um doloque representa tudo o que algum admira e deseja. O designer e escritor MartyNeumeier tem uma viso interessante sobre marcas e suas manifestaes visuais: elediz que grandes marcas so caracterizadas, entre outras coisas, por uma fortepreocupao com a esttica.

    Mas isso assunto para outro dia. Termino esse texto com outra frase de Jason Little:branding envolve toda uma infinidade de atividades, algumas das quais envolvemdesign de identidade e outras no.

    ____________________________________________________________Texto originalmente publicado na revista Computer Arts Projects #19. Atualizado eturbinado para o LOGOBR.

    Share: Twitter | Facebook | Digg | StumbleUpon

    Arquivado em: Branding

    Gostou do post?

    7 +

    Veja outros artigos em

    Branding

    Google Guidelines

  • 3/21/2015 O dolo do branding LOGOBR

    http://logobr.org/branding/o-idolo-do-branding/ 3/4

    Comentrios: 7Arquivado em: Branding

    LogoramaComentrios: 16Arquivado em: Branding

    A opinio to importante dos leitores.

    Comentrios: 61. Gabriel Macohin

    25 Apr 2012 10:58Reply

    isso ae designers, somos apenas parte de um processo muito maior!

    2. Marcu's Freitas27 Apr 2012 7:54Reply

    O design grfico no branding apenas a ponta do iceberg, mas exatamente a ponta do icebergque vista primeiro. Pode no ser o mais importante, mas sinto-me honrado em saber queminha profisso tambm valorizada nesse fantstico mundo chamado Branding.

    3. Bruno4 Jun 2012 22:28Reply

    Acho interessante levantar esse ponto. Acredito que para muitos designers branding o mesmoque identidade visual, o que acaba deixando tudo muito superficial.Para mim branding chega a ser um tipo de administrao, uma administrao que voltada praexatamente o que voc disse, fazer as pessoas verem a empresa do jeito que ela quer ser vista. um processo que atua desde como o funcionrio de menor cargo na empresa at os funcionriosde maior poder devem se portar, como produtos devem se apresentar, como deve ser acomunicao, ou seja, como todos os lugares onde a marca se relaciona com algum deve seapresentar.

    Agora diga o que voc pensa.

    Deixe seu comentrio

    @ facebook

  • 3/21/2015 O dolo do branding LOGOBR

    http://logobr.org/branding/o-idolo-do-branding/ 4/4

    Search

    HomeAnuncie no LOGOBRAboutAvanteContatoNewsletter

    EscritoresCategoriasLBR IndicaPopulares