O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um...

4
aguardados com a expectativa de manutenção da boa performance, apesar do desempenho da economia neste ano. Hoje, o Sicoob Coomperj oferece tudo o que qual- quer banco disponibiliza para seus clientes, sempre em melhores condições. A diferença é que os resultados finais da instituição financeira tradicional ficam lá, enquanto nas Cooperativas eles retornam para seus associados. NEGÓCIOS “Neste momento de reno- vação, em que profissio- nalizamos nossa entidade, saímos do binômio cap- tar depósitos e conceder empréstimos. Apostamos firme em nossa área de Negócios, vamos planificar melhor. No caso dos segu- ros, por exemplo, é possí- vel que contemos, já neste ano, com uma seguradora própria do sistema Sicoob”, prosseguiu. Disse ainda que, também, futuramente, teremos no- vidades no financiamento imobiliário. “Temos tudo o que os grandes bancos oferecem: poupança, con- sórcios, cartões de débito e de crédito que nada devem ao mercado, um sistema de internet banking que virou referência,inclusive ganhando prêmios, além do fundo garantidor próprio. Nosso portfó- lio é amplo e competitivo. O associado precisa saber disso e fortalecer o que é dele para ganhar ainda mais. Em todo o mundo, as Cooperativas estão provando que oferecem mais segurança e atrativos”. O quê? Por quê? Quem? Como? Onde? Quando? Coomperj Ano II . Nº 6 . 2013 Informativo Periódico da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro Ltda. O que está mudando na sua COOPERATIVA? E m seu 11º ano de vida, o Sicoob Coomperj está pas- sando pela maior reformulação de sua história para assegurar o cumprimento do objetivo maior: tornar-se a principal instituição financeira de seus associados. Seu di- retor-presidente, Luiz Antônio Ferreira de Araujo, está oti- mista com a possibilidade de manter os bons resultados financeiros de 2012. Além do espaço bem maior que o Sicoob Coomperj passará a ter, ocupando todo o 9º an- dar do prédio da Rua Rodrigo Silva, 26 – o cro- nograma prevê obras até o final de setembro –, as mudanças que estão a caminho vão muito além do aspecto físico. ESTATUTO A reformulação do Es- tatuto da Cooperativa é outro ponto importan- te. “Já podemos receber como associados”, diz Luiz Antônio, “os membros, servidores e prestadores de serviços não eventu- ais de entidades jurídicas públicas cujas atividades sejam afins, complementares ou correlatas às nossas. Ou seja, abrimos o leque para o ingresso de magistrados, pro- curadores do Estado, membros e servidores de todas as carreiras jurídicas”. O presidente do Sicoob Coomperj observa que, depois dos avanços excepcionais do ano passado, quando ti- vemos sobras de R$ 5 milhões, os números de 2013 são Tudo o que o mercado oferece - poupança, consórcios, cartões de débito e crédito - e, em breve, seguradora própria INFORMATIVO_06_2013.indd 1 27/08/2013 09:28:53

Transcript of O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um...

Page 1: O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um crescimento estruturado A desmistificação do mercado financeiro é um tema mui-to debatido

aguardados com a expectativa de manutenção da boa performance, apesar do desempenho da economia neste ano. Hoje, o Sicoob Coomperj oferece tudo o que qual-quer banco disponibiliza para seus clientes, sempre em melhores condições. A diferença é que os resultados finais da instituição financeira tradicional ficam lá, enquanto nas Cooperativas eles retornam para seus associados.

NEGÓCIOS

“Neste momento de reno-vação, em que profissio-nalizamos nossa entidade, saímos do binômio cap-tar depósitos e conceder empréstimos. Apostamos firme em nossa área de Negócios, vamos planificar melhor. No caso dos segu-ros, por exemplo, é possí-vel que contemos, já neste ano, com uma seguradora própria do sistema Sicoob”, prosseguiu.

Disse ainda que, também, futuramente, teremos no-vidades no financiamento imobiliário. “Temos tudo o que os grandes bancos oferecem: poupança, con-sórcios, cartões de débito e

de crédito que nada devem ao mercado, um sistema de internet banking que virou referência,inclusive ganhando prêmios, além do fundo garantidor próprio. Nosso portfó-lio é amplo e competitivo. O associado precisa saber disso e fortalecer o que é dele para ganhar ainda mais. Em todo o mundo, as Cooperativas estão provando que oferecem mais segurança e atrativos”.

O quê? Por quê?Quem? Como?Onde? Quando?

Coomperj

Ano I I . Nº 6 . 2013

Informativo Periódico da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro Ltda.

O que está mudando na sua COOPERATIVA?

Em seu 11º ano de vida, o Sicoob Coomperj está pas-sando pela maior reformulação de sua história para

assegurar o cumprimento do objetivo maior: tornar-se a principal instituição financeira de seus associados. Seu di-retor-presidente, Luiz Antônio Ferreira de Araujo, está oti-mista com a possibilidade de manter os bons resultados financeiros de 2012.

Além do espaço bem maior que o Sicoob Coomperj passará a ter, ocupando todo o 9º an-dar do prédio da Rua Rodrigo Silva, 26 – o cro-nograma prevê obras até o final de setembro –, as mudanças que estão a caminho vão muito além do aspecto físico.

ESTATUTO

A reformulação do Es-tatuto da Cooperativa é outro ponto importan-te. “Já podemos receber como associados”, diz Luiz Antônio, “os membros, servidores e prestadores de serviços não eventu-ais de entidades jurídicas públicas cujas atividades sejam afins, complementares ou correlatas às nossas. Ou seja, abrimos o leque para o ingresso de magistrados, pro-curadores do Estado, membros e servidores de todas as carreiras jurídicas”.

O presidente do Sicoob Coomperj observa que, depois dos avanços excepcionais do ano passado, quando ti-vemos sobras de R$ 5 milhões, os números de 2013 são

Tudo o que o mercado oferece - poupança, consórcios, cartões de débito e crédito - e, em breve, seguradora própria

INFORMATIVO_06_2013.indd 1 27/08/2013 09:28:53

Page 2: O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um crescimento estruturado A desmistificação do mercado financeiro é um tema mui-to debatido

Focando no aumento da eficiência“Fiz Economia por querer saber o que move o mundo, as razões culturais e históricas que estão por trás do sucesso dessas empresas e pessoas. Por isso mesmo, minha área preferida é Finanças Comportamentais”, diz Denise Estrella.

Denise explica que se trata de um campo novo de es-tudo em finanças, que busca incorporar os aspectos psicológicos dos indivíduos ao processo de tomada de suas decisões econômicas.

“A forma como homens e mulheres se comportam ao lidar com seus recursos financeiros traduz um pouco desse meu encantamento. É uma disciplina que ajuda as empresas a tomarem decisões, inclusive de marke-ting, e a prestarem atendimento melhor ao público. Vejo que estou agora no lugar certo porque finanças não se resumem a valores monetários, mas a valores, no sentido mais amplo. Trabalhar para bancos foi mui-

to importante para mim, me deu garra, know-how, experiência... Fui gerente, abri contas, liberei créditos, ofereci produtos de investimentos, seguros e previ-dência. Hoje entendo que o mundo cooperativista é muito mais do que isso, pois aqui colaboramos ver-dadeiramente com as pessoas”, prossegue a diretora operacional do Sicoob Coomperj.

A diferença que estabelece entre a instituição fi-nanceira tradicional e a Cooperativa é que a pri-meira visa prioritariamente o lucro, “enquanto nós visamos, mais do que o lucro, o bem-estar do asso-ciado, atendendo não apenas suas necessidades de crédito e oferecendo serviços e produtos de quali-dade, mas principalmente remunerando satisfato-riamente seu capital. O dinheiro não é um fim, mas um instrumento para nos trazer prazer e tranquili-dade”, resume Denise Estrella.

Formada pela UFF, com pós-graduação na FGV, Denise Estrella responde pela Diretoria Operacional. Trabalhou longos anos em Instituições Financeiras e traz na bagagem algo que o cooperativismo preza muito, por ser a razão primordial de seu crescimento: uma visão humanista dos negócios.

Sua chegada ao Sicoob Coomperj tem como objetivo principal o de profissionalizar ainda mais nossas equipes e trabalhos.

Direto do mercado

Sicoob Coomperj contrata especialistas para ocupar Diretorias

INFORMATIVO_06_2013.indd 2 27/08/2013 09:28:54

Page 3: O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um crescimento estruturado A desmistificação do mercado financeiro é um tema mui-to debatido

Desenvolvendo o potencial para um crescimento estruturado

A desmistificação do mercado financeiro é um tema mui-to debatido por Sylvia Nunes, que, em parceria com Deni-se Estrella, desenvolveu uma série de treinamentos para o sistema cooperativista. “O mercado não é uma caixa pre-ta. É mais acessível do que as pessoas imaginam”.

A nova diretora administrativo-financeira do Sicoob Coomperj observou que as pessoas que trabalham nes-sa área não se sentiam à vontade quando falavam sobre investimentos. “Conversando com clientes, se sentiam travadas, em lugar de transmitir segurança e conforto”.

O ambiente do cooperativismo é um contraponto ao mercado tradicional, onde ela passou 15 anos de sua vida profissional.

“Não me sentia à vontade com a incessante busca pelo dinheiro em si. Outros valores, muito mais im-portantes, acabavam esquecidos. O foco exclusivo em resultados me causava incômodo e, por isso, há

algum tempo saí desse mercado. Continuei prestando aconselhamento financeiro para pessoas e famílias, de forma isenta, sem vinculação com instituições, apenas sugerindo o que julgava melhor fazer, respeitando os perfis e as necessidades, trazendo segurança ao clien-te e seus familiares”, diz a nova diretora.

Aí caiu a ficha, como ela própria disse, e ao aceitar o convite do presidente Luiz Antônio Ferreira de Arau-jo para trabalhar no Sicoob Coomperj, Sylvia Nunes chegou com a certeza de que dará sua contribuição “para que a equipe agregue mais profissionalismo, or-ganizando melhor os processos, revendo o que é pre-ciso rever e proporcionando a um lugar com enorme potencial um crescimento estruturado, ou seja, um crescimento com a casa arrumada, com projetos bem desenhados, com toda a equipe sabendo onde esta-mos e onde queremos chegar”.

Com mestrado em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduação em Finanças pela Coppead UFRJ e em Mercado de Capitais pela PUC, Sylvia Nunes responde pela Diretoria Administrativo-Financeira. Atuou em grupos como Brascan e Icatu Hartford, trabalhando com controladoria, elaboração e controle de orçamento, previdência privada, entre outras tarefas. Começou no cooperativismo de crédito este ano, ministrando curso sobre análise de investimentos no Sescoop RJ.

A economista Denise Ribas Estrella e a administradora de empresas Sylvia Aragão Nunes tomaram posse, no dia 5 de julho, como diretoras do Sicoob Coomperj. Ambas são planejadoras financeiras e vieram do mercado.

Sicoob Coomperj contrata especialistas para ocupar Diretorias

INFORMATIVO_06_2013.indd 3 27/08/2013 09:28:54

Page 4: O quê? Por quê? Quem? Como? Coomperj Onde? Quando? · Desenvolvendo o potencial para um crescimento estruturado A desmistificação do mercado financeiro é um tema mui-to debatido

Informativo periódico do SICOOB Coomperj – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro Ltda.www.sicoobcoomperj.com.br

Sede: Rua Rodrigo Silva, 26/9º andar, Centro - Rio de Janeiro-RJ – CEP 20011-040 – Tel.: (21) 2506-2700Postos: Av. Marechal Câmara, 370/4º andar , Centro - Rio de Janeiro-RJ - CEP 20020-080 - Tel. (21) 2550-9021Av. Nilo Peçanha, 12/3º andar, Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100 - Tel. (21) 2220-0739R. Visconde de Sepetiba, nº 519, 4º andar - Niterói (RJ) - CEP.: 24020-206 - Tel (21) 2622-7544Rua Dr. Mário Guimarães, nº 1050, 2º andar, Centro - Nova Iguaçu (RJ) - CEP.: 26255-228 Tel.: (21) 2667-1845Rua General Dionísio, Qd 115, Bairro 25 de Agosto (7º andar do MP) Duque de Caxias - RJ -CEP: 25075-095 - Tel.: (21) 2771-6522Av. Getúlio Vargas, 2.670 (térreo do MP) - Santa Catarina, São Gonçalo - RJ - CEP: 24.416-262 – Tel. (21) 3705-6348

Conselho de Administração: Luiz Antônio Ferreira de Araujo (Presidente), Plínio de Sá Martins (Vice-Presidente), Alexandre Murilo Graça, Rubens da Cruz Nunes e Virgílio Panagiotis Stavridis.Conselho Fiscal: Mary Virgínia Northrup, Maria da Conceição L. de Souza Santos e Lourdes Gamba (Titulares); Maria do Carmo dos Santos Casa Nova, Glória Márcia Percinoto e Fanny F. Lopes (suplentes).Diretoria Executiva: Luiz Antônio Ferreira de Araujo (Diretor-Presidente), Denise R. Estrella (Diretora Operacional) e Sylvia Renata Aragão Nunes (Diretora Administrativo-Financeira).Editor: José Sergio Rocha (MTb 14.013) / josesergiorocha@gmailProjeto gráfico e diagramação: Sheila Neves do Rêgo e Pamela Lyrio

O quê? Por quê?Quem? Como?Onde? Quando?

Por dentro do Sicoob Coomperj

Ano II . Nº 6 . 2013

Estamos muito bem no RANKING

O último levantamento divulgado pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) só traz ótimas notícias: com US$ 101,4 milhões em ativos, o Sicoob Coomperj ocupa o 165º lugar entre as 910 maiores Cooperativas latino-americanas (que possuem o mínimo de US$ 10 milhões em ativos). No Rio de Janeiro, é a segunda maior entidade filiada ao Sistema Sicoob.

O que fazer com seu DINHEIRO

Com a taxa de juros projetada em 9.5% a.a. para o final do ano e inflação acumulada superior a 6%, o que fazer com as suas aplicações? Entre em nosso site www.sicoobcoomperj.com.br e leia a análise de nossa consultora Myrian Lund. Depois disso, venha ao Sicoob Coomperj para conversar sobre os produtos de investimentos mais adequados para o momento que vivemos e para o seu perfil de investidor.

Mude seu futuro enquanto é TEMPO

Pesquisas recentes mostram que 48% dos brasileiros deixam o mercado de trabalho sem terem feito nenhuma contribuição previdenciária e 93% não estão preparados para uma velhice tranquila e segura. Ainda dá tempo de planejar seu futuro. Em sua Cooperativa, você pode até escolher entre dois belos fundos: o Sicoob Previ e a Jusprev. Venha logo!

Novidade! Vem aí o SEGURO VIAGEMOs melhores produtos de seguros são oferecidos por nós, para proteger sua vida, sua casa, seu carro. Falando em automóvel, não renove sua apólice sem nos consultar. Mas o Sicoob Coom-perj ainda tem novidades a caminho. Uma delas: em breve vamos ter nossa própria Seguradora, ligada ao Sistema Sicoob. A outra é o Seguro Via-gem, que você terá à disposição antes das férias do fim do ano. Aguarde!

Prepare-se para sua viagem ao EXTERIORFalando nisso, quando viajar para outro país, contrate logo um plano de voz e dados para não esbanjar suas economias. Já teve gente usando 28 megas no Iphone que terminou pagando conta telefônica equivalente à metade do pre-ço da passagem. Associado do Sicoob Coomperj tem direito a pacote de roaming internacional, para falar e navegar, com até 90% de desconto.

INFORMATIVO_06_2013.indd 4 27/08/2013 09:28:56