Palestra Conhece Te a Ti Mesmo

2
ENCONTRO DE CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO 05/05/2013 TEMA DA PALESTRA: Conhece-te a Ti mesmo HORÁRIO DA PALESTRA: 08:40 - 09:30 * OBJETIVO: Meditar sobre o tema "Conhece-te a ti mesmo", refletindo sobre a pessoa humana, sobre o que é o homem; a necessidade dele conhecer-se a si mesmo, suas qualidades, seus defeitos, suas potencialidades, seus dons recebidos de Deus; qual a sua missão neste mundo; o que ele realmente é: "um ser livre, consciente, responsavel, comunitário, que se realiza servindo"; de onde este homem veio e para onde ele vai. Refletir, também, sobre o porque dos casais estarem ali naquele momento, naquele Encontro de Reflexão. Quem verdadeiramente os convidou. Na realidade, os que ali estão, foram convidados por Jesus e Ele está batendo à porta dos seus corações. Estimular os participantes a fazer um "balanço de suas vidas". Preparar o terreno para que eles abram a porta do seu coração para deixar Jesus entrar e nele colocar a sua mensagem. Caberá a cada um dos casais, com toda a liberdade, a iniciativa de abrir a porta de seu coração e deixar Jesus entrar. Os bispos em, Aparecida, disseram: "Por assim dizer, Deus Pai sai de si, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de seu Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve uma singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia partícipe de sua verdade, sua vida e sua santidade. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus - diferentemente dos ídolos - é o "Deus vivo" (Dt 5,26) que o liberta dos

Transcript of Palestra Conhece Te a Ti Mesmo

Page 1: Palestra Conhece Te a Ti Mesmo

ENCONTRO DE CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO05/05/2013

TEMA DA PALESTRA: Conhece-te a Ti mesmo

HORÁRIO DA PALESTRA: 08:40 - 09:30

* OBJETIVO:

Meditar sobre o tema "Conhece-te a ti mesmo", refletindo sobre a pessoa humana, sobre o que é o homem; a necessidade dele conhecer-se a si mesmo, suas qualidades, seus defeitos, suas potencialidades, seus dons recebidos de Deus; qual a sua missão neste mundo; o que ele realmente é: "um ser livre, consciente, responsavel, comunitário, que se realiza servindo"; de onde este homem veio e para onde ele vai. Refletir, também, sobre o porque dos casais estarem ali naquele momento, naquele Encontro de Reflexão. Quem verdadeiramente os convidou. Na realidade, os que ali estão, foram convidados por Jesus e Ele está batendo à porta dos seus corações. Estimular os participantes a fazer um "balanço de suas vidas". Preparar o terreno para que eles abram a porta do seu coração para deixar Jesus entrar e nele colocar a sua mensagem. Caberá a cada um dos casais, com toda a liberdade, a iniciativa de abrir a porta de seu coração e deixar Jesus entrar.

Os bispos em, Aparecida, disseram:"Por assim dizer, Deus Pai sai de si, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de seu Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve uma singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia partícipe de sua verdade, sua vida e sua santidade. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus - diferentemente dos ídolos - é o "Deus vivo" (Dt 5,26) que o liberta dos opressores (cf. Ex 3,7-10), que perdoa incansavelmente (cf. Ecl 34,6; Eclo 2,11) e que restitui a salvação perdida quando o povo, envolvido "nas redes da morte" (Sl 116,3), dirige-se a Ele suplicante (Cf. Is 38,16)." (DA 129).Deus continua nos fazendo convite de participação de sua vida. Como respondo?

* Fundamentação Bíblica:

Lucas 14, 15-25 - Apocalipse 3, 20 - João 15,16