Parentela Corporal E Espiritual2

32
A Parentela corporal e a parentela A Parentela corporal e a parentela espiritual espiritual A Ingratidão dos filhos e os laços de A Ingratidão dos filhos e os laços de família família

description

Conceição de Jacareí - RJwww.gespiritacristao.com

Transcript of Parentela Corporal E Espiritual2

Page 1: Parentela Corporal E Espiritual2

E.S.E capítulo XIVE.S.E capítulo XIVA Parentela corporal e a parentela espiritualA Parentela corporal e a parentela espiritual

A Ingratidão dos filhos e os laços de famíliaA Ingratidão dos filhos e os laços de família

Page 2: Parentela Corporal E Espiritual2

A Parentela corporal e a A Parentela corporal e a parentela espiritualparentela espiritual

O corpo procede do corpo, mas o Espírito O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do Espírito já existia antes da formação do corpo; corpo; (ESE- item 8)(ESE- item 8)

Ex. filho de peixe, peixinho não é;Ex. filho de peixe, peixinho não é;

Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele não faz mais do que lhe fornecer o ele não faz mais do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.progredir.

Page 3: Parentela Corporal E Espiritual2

Os que encarnam numa família, sobretudo Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena;afeição recíproca na vida terrena;

Também pode acontecer sejam completamente Também pode acontecer sejam completamente estranhos, afastados entre si por antipatias estranhos, afastados entre si por antipatias anteriores, que aí lhes serve de provação;anteriores, que aí lhes serve de provação;

Não são os da consangüinidade os verdadeiros Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações.encarnações.

Page 4: Parentela Corporal E Espiritual2

Vida

É o Amor existencial.

Page 5: Parentela Corporal E Espiritual2

É ponto pacífico em todas as religiões que a família é uma das É ponto pacífico em todas as religiões que a família é uma das mais importantes associações existentes na Terra, se não a mais importantes associações existentes na Terra, se não a mais importante;mais importante;

Nos diz Emmanuel: “Temos no instituto doméstico uma Nos diz Emmanuel: “Temos no instituto doméstico uma organização de organização de origem divinaorigem divina, em cujo seio encontramos , em cujo seio encontramos instrumentos necessários ao nosso próprio aprimoramento instrumentos necessários ao nosso próprio aprimoramento para a edificação do Mundo Melhor”;para a edificação do Mundo Melhor”;

Com a doutrina espírita, que nos traz em seus pilares a lógica Com a doutrina espírita, que nos traz em seus pilares a lógica absoluta da reencarnação, o conceito da família se expande, absoluta da reencarnação, o conceito da família se expande, pois vai muito além dos laços consangüíneos. O entendimento pois vai muito além dos laços consangüíneos. O entendimento das dificuldades existentes dentro do lar ganham explicação das dificuldades existentes dentro do lar ganham explicação clara e lúcida;clara e lúcida;

Passamos a entender porque nos afinizamos mais com um do Passamos a entender porque nos afinizamos mais com um do que com outro. Compreendemos porque um amigo muitas que com outro. Compreendemos porque um amigo muitas vezes é aquele irmão que tanto gostaríamos de ter .vezes é aquele irmão que tanto gostaríamos de ter .

Percebemos as tramas dos enganos entre familiares que se Percebemos as tramas dos enganos entre familiares que se engalfinham pelos bens materiais. O porquê das tragédias engalfinham pelos bens materiais. O porquê das tragédias familiares, traições, crimes, abandonos, rejeições, tantos familiares, traições, crimes, abandonos, rejeições, tantos abortos, tantas decepções. abortos, tantas decepções.

Page 6: Parentela Corporal E Espiritual2

Razão

É o Amor que pondera.

Page 7: Parentela Corporal E Espiritual2

Embora o retrato das nossas famílias se revele Embora o retrato das nossas famílias se revele muitas vezes desanimador e assustador, é muitas vezes desanimador e assustador, é com a doutrina espírita que vamos entender com a doutrina espírita que vamos entender que cada um está fazendo o melhor que pode. que cada um está fazendo o melhor que pode. Que os erros de hoje serão corrigidos amanhã. Que os erros de hoje serão corrigidos amanhã. Errar é uma forma de aprendizado dentro das Errar é uma forma de aprendizado dentro das leis de Deus.leis de Deus.

Se assim compreendermos, ficará mais fácil Se assim compreendermos, ficará mais fácil perdoar, sermos perdoados e nos perdoarmos, perdoar, sermos perdoados e nos perdoarmos, facilitando assim a convivência na família.facilitando assim a convivência na família.

Temos na reencarnação então a grande Temos na reencarnação então a grande diferença do Espiritismo para a maioria das diferença do Espiritismo para a maioria das religiões. Uma diferença que EXPLICA e religiões. Uma diferença que EXPLICA e CONSOLA.CONSOLA.

Page 8: Parentela Corporal E Espiritual2

Qual a diferença entre o parentesco Qual a diferença entre o parentesco material(corporal) e o parentesco material(corporal) e o parentesco espiritual, segundo a Doutrina Espírita?espiritual, segundo a Doutrina Espírita?

O parentesco material é a união na O parentesco material é a união na família de acordo com os laços família de acordo com os laços consangüíneos e o parentesco espiritual é consangüíneos e o parentesco espiritual é a nossa verdadeira família pela união dos a nossa verdadeira família pela união dos gostos, dos sentimentos, das afinidades. gostos, dos sentimentos, das afinidades. Enfim, pela reunião do entendimento de Enfim, pela reunião do entendimento de que todos somos irmãos.que todos somos irmãos.

Há pessoas que dizem que os laços de família são apenas resultado de costumes sociais. Como entender a questão das famílias terrenas e espirituais?

A constituição dos laços de família é uma necessidade do Espírito. A família terrena é um instrumento para a construção da família espiritual.

Page 9: Parentela Corporal E Espiritual2

Simpatia É o Amor que sorri.

Page 10: Parentela Corporal E Espiritual2

Como vamos rever nossos entes queridos Como vamos rever nossos entes queridos se por acaso os mesmos já encarnaram se por acaso os mesmos já encarnaram novamente? Como reconhecê-los?novamente? Como reconhecê-los?

O reconhecimento dos entes queridos não se O reconhecimento dos entes queridos não se dá somente pela aparência, mas, dá somente pela aparência, mas, principalmente, pela afinidade e pela principalmente, pela afinidade e pela vibração.vibração.

A doutrina espírita nos ensina que mesmo A doutrina espírita nos ensina que mesmo encarnados nós temos a sagrada encarnados nós temos a sagrada oportunidade, durante o sono, de mantermos oportunidade, durante o sono, de mantermos contato com esses entes queridos, contato com esses entes queridos, muito mais muito mais vezes do que podemos suporvezes do que podemos supor, de forma que , de forma que estes contatos servem como um bálsamo para estes contatos servem como um bálsamo para as nossas provas tão sofridas. as nossas provas tão sofridas.

No dia em que estivermos mais atentos, No dia em que estivermos mais atentos, perceberemos com maior facilidade estes perceberemos com maior facilidade estes contatos. contatos.

Page 11: Parentela Corporal E Espiritual2

Por que há tanta briga de irmãos em Por que há tanta briga de irmãos em família? Como pode se explicar que família? Como pode se explicar que dois irmãos numa mesma casa sejam dois irmãos numa mesma casa sejam como estranhos e não consigam se como estranhos e não consigam se relacionar?relacionar?

porque não estão ligados pelos reais porque não estão ligados pelos reais laços de afetividade. São espíritos que se laços de afetividade. São espíritos que se reúnem para transformar desenganos reúnem para transformar desenganos que normalmente tem raiz no passado.que normalmente tem raiz no passado.

Sem a reencarnação é impossível o Sem a reencarnação é impossível o entendimento destas questões. entendimento destas questões.

Page 12: Parentela Corporal E Espiritual2

Renúncia

É o Amor que se depura.

Page 13: Parentela Corporal E Espiritual2

Temos nossas reencarnações sempre Temos nossas reencarnações sempre dentro de um mesmo grupo familiar?dentro de um mesmo grupo familiar?

Somos conduzidos Somos conduzidos pelos gostos, pelas pelos gostos, pelas semelhanças, pela lei de afinidade. semelhanças, pela lei de afinidade.

Logo esses fatores são predominantes na Logo esses fatores são predominantes na escolha da família, o que significa dizer que escolha da família, o que significa dizer que realmente ficamos próximos dentro de um realmente ficamos próximos dentro de um mesmo grupo.mesmo grupo.

Ressaltando que a escolha da família se Ressaltando que a escolha da família se

dará de acordo com as nossas maiores dará de acordo com as nossas maiores necessidades, como espíritos imortais que necessidades, como espíritos imortais que somos. somos.

Page 14: Parentela Corporal E Espiritual2

Por que sempre temos em nossas Por que sempre temos em nossas famílias pessoas que nem sempre famílias pessoas que nem sempre amamos como deveríamos? E, temos amamos como deveríamos? E, temos amigos que gostaríamos que fossem amigos que gostaríamos que fossem parte de nossas famílias?parte de nossas famílias?

Estão vendo como é preciso falar de Estão vendo como é preciso falar de espíritos para entendermos essas espíritos para entendermos essas coisas? coisas?

Quem é o amigo que amamos mais que Quem é o amigo que amamos mais que o familiar, senão um espírito que já o familiar, senão um espírito que já conquistamos no passado pelos laços conquistamos no passado pelos laços de amor? de amor?

Page 15: Parentela Corporal E Espiritual2

Desespero É o Amor que se desgoverna.

Page 16: Parentela Corporal E Espiritual2

Emmanuel nos traz que o Lar é o cadinho Emmanuel nos traz que o Lar é o cadinho purificador. Neste contexto, como viver purificador. Neste contexto, como viver bem, tendo em vista que podemos ter bem, tendo em vista que podemos ter espíritos problemáticos reunidos na espíritos problemáticos reunidos na família?família?

Eis a Sabedoria Divina. Aproveita o nosso Eis a Sabedoria Divina. Aproveita o nosso interesse pelos laços consangüíneos, interesse pelos laços consangüíneos, "amarrando-nos" uns aos outros, até mesmo "amarrando-nos" uns aos outros, até mesmo adversários, para podermos aprender a conviver adversários, para podermos aprender a conviver e a nos amar;e a nos amar;

Se fosse ficar por nossa conta, quando iríamos Se fosse ficar por nossa conta, quando iríamos ter a coragem de abraçar, de beijar e dar ter a coragem de abraçar, de beijar e dar carinho ao nosso inimigo (mãe e filho, por carinho ao nosso inimigo (mãe e filho, por exemplo)? exemplo)?

Page 17: Parentela Corporal E Espiritual2

O que ocorre quando dois espíritos que há O que ocorre quando dois espíritos que há milênios se odeiam e, ao reencarnarem milênios se odeiam e, ao reencarnarem juntos na mesma família, acabam por se juntos na mesma família, acabam por se destruírem? destruírem? (Vemos pela imprensa muitos casos de pais matando filhos e (Vemos pela imprensa muitos casos de pais matando filhos e vice-versa, por exemplo)vice-versa, por exemplo)

O que claramente vemos aí são os espíritos que se O que claramente vemos aí são os espíritos que se atraem até mesmo pelos atraem até mesmo pelos laços do ódiolaços do ódio e que Deus e que Deus permite que venham junto no palco da vida para permite que venham junto no palco da vida para poderem, poderem, através do esquecimento de quem sãoatravés do esquecimento de quem são, , conseguirem deixar, pela convivência familiar, conseguirem deixar, pela convivência familiar, alguma marca que, mais tarde, apesar do crime, alguma marca que, mais tarde, apesar do crime, surgirá como apoio em suas vidas;surgirá como apoio em suas vidas;

Exemplo: A fase da infância: o amor e o carinho Exemplo: A fase da infância: o amor e o carinho permanecerão como essas marcas. Os espíritos permanecerão como essas marcas. Os espíritos não esquecem isto.não esquecem isto.

Page 18: Parentela Corporal E Espiritual2

Estudo

É o Amor que analisa.

Page 19: Parentela Corporal E Espiritual2

Joanna de Ângelis no livro "Estudos Joanna de Ângelis no livro "Estudos Espíritas" nos diz: A família é um grupo Espíritas" nos diz: A família é um grupo de espíritos normalmente necessitados, de espíritos normalmente necessitados, desajustados, em compromisso inadiável desajustados, em compromisso inadiável para a reparação, graças a contingência para a reparação, graças a contingência reencarnatória.reencarnatória.

E no livro "SOS Família, ela diz: "A E no livro "SOS Família, ela diz: "A família é, antes de tudo, um laboratório família é, antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura."programando a paz futura."

Page 20: Parentela Corporal E Espiritual2

A ingratidão dos filhos e os A ingratidão dos filhos e os laços de famílialaços de família

A ingratidão é um dos frutos mais diretos A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os honestos. Mas, a dos filhos para com os pais tem um caráter ainda mais odioso;pais tem um caráter ainda mais odioso;Quando uma filha tem mágoas profundas

da mãe, o que atribuir a isso se a mãe sempre mostrou-se amorosa?Não podemos esquecer que somos espíritos imortais! Hoje a mãe é boa, mas a filha ainda não superou os traumas do passado encarnatório, precisando de muita compreensão, tolerância e principalmente saber que ambas estão aqui para o crescimento dos seus sentimentos.

Page 21: Parentela Corporal E Espiritual2

Como os pais devem agir diante de um filho Como os pais devem agir diante de um filho que veio para resgatar dívidas com os que veio para resgatar dívidas com os mesmos, se mostrando uma criança mesmos, se mostrando uma criança revoltada por respaldos de um antigo ódio?revoltada por respaldos de um antigo ódio?

Com muito amor! Encontrando isso na Com muito amor! Encontrando isso na vivênciavivência

diária, o auxílio da religião e bastante diária, o auxílio da religião e bastante diálogo no momento em que o filho estiver diálogo no momento em que o filho estiver dormindo, já que quando acordado é mais dormindo, já que quando acordado é mais rebelde.rebelde.

Dizer-lhes coisas boas, os planejamentos Dizer-lhes coisas boas, os planejamentos bons do futuro, como o ama, e com certeza, bons do futuro, como o ama, e com certeza, a melhoria irá ocorrendo aos poucos. a melhoria irá ocorrendo aos poucos.

Page 22: Parentela Corporal E Espiritual2

Que tipo de ensinamento podemos Que tipo de ensinamento podemos tirar da ingratidão? tirar da ingratidão?

"Se Deus permite por vezes sejais pagos "Se Deus permite por vezes sejais pagos com a ingratidão, é para experimentar a com a ingratidão, é para experimentar a vossa perseverança em praticar o bem.”vossa perseverança em praticar o bem.”(O (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap XIII, item 19)Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap XIII, item 19)

O ensinamento é que somos convocados O ensinamento é que somos convocados à prática do entendimento das à prática do entendimento das criaturascriaturas;;

Page 23: Parentela Corporal E Espiritual2

Indiferença É o Amor que se esconde.

Page 24: Parentela Corporal E Espiritual2

Qual a atitude de uma mãe que faz tudo Qual a atitude de uma mãe que faz tudo por um filho e ele só lhe faz ingratidão? por um filho e ele só lhe faz ingratidão?

"Não escorraceis, pois, a criancinha que "Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado se revela, do qual podeis deduzir que um ou se revela, do qual podeis deduzir que um ou outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; que um ou outro veio para perdoar ou para que um ou outro veio para perdoar ou para expiar. (...)expiar. (...)

Mães! abraçai o filho que vos dá desgostos e Mães! abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizerTerra para se aperfeiçoar, amar e bendizer."." (Santo Agostinho em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo XIV, (Santo Agostinho em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capítulo XIV, item 9) item 9)

Page 25: Parentela Corporal E Espiritual2

Que fizestes do filho confiado à Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?vossa guarda?

Ponde todo vosso amor em aproximar Ponde todo vosso amor em aproximar de Deus essa alma; os vossos de Deus essa alma; os vossos cuidados e a educação que lhes dareis cuidados e a educação que lhes dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro;seu bem-estar futuro;

Tal a missão que vos está confiada e Tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes.fielmente a cumprirdes.

Page 26: Parentela Corporal E Espiritual2

☺☺Deve-se admitir o uso da força, em alguma circunstância, com a criança para educá-la?

☺Nunca. A única força é a moral. E muita energia quando preciso, mas não esquecendo do amor. ☺Não podemos criar pessoas violentas, traumatizadas, revoltadas, mas sim conscientizadas em ter bons hábitos para uma educação real.

Page 27: Parentela Corporal E Espiritual2

É o Amor que se transcende.

Page 28: Parentela Corporal E Espiritual2

União fraternalUnião fraternal

Permite Deus que os menos adiantados Permite Deus que os menos adiantados encarnem entre os mais adiantados a encarnem entre os mais adiantados a bem do seu progresso;bem do seu progresso;

Assim, auxiliando-se aos retardatários, no Assim, auxiliando-se aos retardatários, no mundo dos Espíritos, a família se felicitará mundo dos Espíritos, a família se felicitará por haver salvo alguns náufragos que, a por haver salvo alguns náufragos que, a seu turno, poderão salvar outros.seu turno, poderão salvar outros.

Santo Agostinho.(Paris,1862) Santo Agostinho.(Paris,1862)

Page 29: Parentela Corporal E Espiritual2

Cito Johann Pestalozzi em sua obra "Madre i Cito Johann Pestalozzi em sua obra "Madre i figlio".figlio". "É natural que eu ponha como primeira "É natural que eu ponha como primeira condição o amor, que sempre comparecerá condição o amor, que sempre comparecerá espontaneamente. Tudo o que eu pediria a espontaneamente. Tudo o que eu pediria a uma mãe seria que ela fizesse operar seu amor uma mãe seria que ela fizesse operar seu amor com a maior força possível, e todavia o com a maior força possível, e todavia o regulasse com a reflexão" regulasse com a reflexão"

O grande pedagogo nos ensina: fundamentar o O grande pedagogo nos ensina: fundamentar o tratamento de nossos filhos, principalmente no tratamento de nossos filhos, principalmente no divino presente da maternidade, com amor e divino presente da maternidade, com amor e reflexão, para ver frutificar suas sementes nos reflexão, para ver frutificar suas sementes nos corações que Deus lhes confiou para cuidar em corações que Deus lhes confiou para cuidar em Seu nome. Seu nome.

O recado da ingratidão é, pois, o recado do O recado da ingratidão é, pois, o recado do chamamento ao amor, à dedicação, à chamamento ao amor, à dedicação, à compreensão e à luta de renovação que, compreensão e à luta de renovação que, seguindo Jesus, travamos conosco mesmos. seguindo Jesus, travamos conosco mesmos.

Page 30: Parentela Corporal E Espiritual2

Fraternidade É o Amor que se expande.

Page 31: Parentela Corporal E Espiritual2

"A educação, se bem entendida, é a "A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral. Quando chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los, como se endireita á endireitá-los, como se endireita as plantas jovens"as plantas jovens" (LE, Comentário de (LE, Comentário de Kardec sobre Q. 917) Kardec sobre Q. 917)

E pra finalizar...E pra finalizar...

Page 32: Parentela Corporal E Espiritual2