Parte de avi simulado ws.docx

8
1. - Consistem em duas bobinas enroladas em torno de um núcleo de ferro doce, um jogo de contatos, e um condensador. a. Bobina b. Dínamo c. Compressor d. Difusor 1. Quando se substitui magnetos em motores de aeronaves, dois fatores são considerados: A sincronia interna do magneto, incluindo o ajuste do ponto de contato, que deve ser correto para obter o máximo potencial de voltagem dos magnetos; e a a. Posição do eixo de comando de válvulas em relação à centelha b. Posição do eixo central de atuação em relação à centelha c. Posição do eixo de comando de anéis em relação à centelha d. Posição do eixo de manivelas em relação à centelha 1. - Outra fase de inspeção do magneto é a inspeção dielétrica.Essa inspeção é uma checagem visual quanto a rachaduras e limpeza. Se ela revelar que a carcaça da bobina, os condensadores, o rotor distribuidor ou blocos estão oleosos, sujos ou tenham qualquer sinal de carbono em evidência, tais unidades necessitarão de limpeza e, possivelmente, um polimento para restabelecer suas qualidades dielétricas. a. Inspeção trielétrica b. Inspeção secundária c. Inspeção primária d. Inspeção dielétrica 2. - Talvez, a mais comum e mais difícil falha de sistemas de ignição de alta tensão a ser detectada, seja o: a. Vazamento de baixa voltagem. b. Não existe vazamento de alta voltagem c. Não existe vazamento de baixa voltagem d. Vazamento de alta voltagem. 3. O teste elétrico das cablagens de ignição checa a condição do isolamento em torno de: a. Cada cabo da cablagem. b. Do conjunto carcaça e superfície de comando c. Do conjunto carcaça e estrutura da aeronave d. Do conjunto cabo estrutura do magneto 4. A vela de um sistema de ignição de turbina é consideravelmente diferente daquelas utilizadas nos sistemas de ignição dos motores convencionais. O seu eletrodo deve ser capaz de resistir a uma corrente de muito maior energia, em relação ao eletrodo de velas

Transcript of Parte de avi simulado ws.docx

Page 1: Parte de avi simulado ws.docx

1. - Consistem em duas bobinas enroladas em torno de um núcleo de ferro doce, um jogo de contatos, e um condensador.

a. Bobinab. Dínamoc. Compressord. Difusor

1. Quando se substitui magnetos em motores de aeronaves, dois fatores são considerados: A sincronia interna do magneto, incluindo o ajuste do ponto de contato, que deve ser correto para obter o máximo potencial de voltagem dos magnetos; e a

a. Posição do eixo de comando de válvulas em relação à centelhab. Posição do eixo central de atuação em relação à centelhac. Posição do eixo de comando de anéis em relação à centelhad. Posição do eixo de manivelas em relação à centelha

1. - Outra fase de inspeção do magneto é a inspeção dielétrica.Essa inspeção é uma checagem visual quanto a rachaduras e limpeza. Se ela revelar que a carcaça da bobina, os condensadores, o rotor distribuidor ou blocos estão oleosos, sujos ou tenham qualquer sinal de carbono em evidência, tais unidades necessitarão de limpeza e, possivelmente, um polimento para restabelecer suas qualidades dielétricas.

a. Inspeção trielétricab. Inspeção secundáriac. Inspeção primáriad. Inspeção dielétrica

2. - Talvez, a mais comum e mais difícil falha de sistemas de ignição de alta tensão a ser detectada, seja o:

a. Vazamento de baixa voltagem.b. Não existe vazamento de alta voltagemc. Não existe vazamento de baixa voltagemd. Vazamento de alta voltagem.

3. O teste elétrico das cablagens de ignição checa a condição do isolamento em torno de:

a. Cada cabo da cablagem.b. Do conjunto carcaça e superfície de comandoc. Do conjunto carcaça e estrutura da aeronaved. Do conjunto cabo estrutura do magneto

4. A vela de um sistema de ignição de turbina é consideravelmente diferente daquelas utilizadas nos sistemas de ignição dos motores convencionais. O seu eletrodo deve ser capaz de resistir a uma corrente de muito maior energia, em relação ao eletrodo de velas para motores convencionais. Essa corrente de alta energia pode rapidamente causar a erosão do eletrodo, mas os

a. Pequenos períodos de operação minimizam a manutenção da vela.b. Grandes períodos de operação minimizam a manutenção da vela.c. Não existe preocupação com a operação de velas de motores a reaçãod. Não existem velas em motores a reação

5. Diversos fatores devem ser considerados na seleção da bitola do fio para transmissão e distribuição de força elétrica. O primeiro fator é a perda da energia permitida (perda I2R) na linha. Essa perda representa a:

Page 2: Parte de avi simulado ws.docx

a. Energia elétrica transformada em potênciab. Energia elétrica transformada em empuxoc. Energia elétrica transformada em potência nominald. Energia elétrica transformada em calor

6. Embora a prata seja o melhor condutor, seu custo limita seu uso a circuitos especiais, onde é necessário um material com alta condutibilidade. Os dois condutores mais comumente usados são:

a. O cobre e o latãob. O cobre e o alumínioc. O aço e o alumíniod. O ferro e o alumínio

7. As duas propriedades fundamentais dos materiais isolantes (por exemplo, borracha, vidro, amianto ou plástico) são:

a. Resistência a força dielétrica e resistência ao desgasteb. Resistência a tração e a força dielétricac. Resistência a sustentação e a força dielétricad. Resistência do isolamento e força dielétrica.

8. A fiação e os cabos do sistema elétrico de avião podem ser estampados com uma combinação de letras e números para identificar o fio, o circuito a que ele pertence, o número da bitola e, também, outra informação necessária para relacionar o fio ou cabo com um diagrama elétrico. Essas marcas são denominadas:

a. Código de qualificaçãob. Código de orientaçãoc. Código de diagnósticod. Código de identificação.

9. Deve-se evitar a formação de chicote ou grupos com certos fios, tais como fiação de força elétrica desprotegida e fiação para duplicação de equipamento vital.

a. Os chicotes geralmente devem ser limitados a 92 fios, ou 6 polegadas de diâmetro, onde possível

b. Os chicotes geralmente devem ser limitados a 152 fios, ou 12 polegadas de diâmetro, onde possível

c. Os chicotes geralmente devem ser limitados em 75 fios, ou 2 polegadas de diâmetro, onde possível

d. Os chicotes geralmente não possuem especificações de fio, ou polegadas de diâmetro

10. As curvaturas nos grupos de fios ou chicotes não devem ser inferiores a ............................... Cabo coaxial.

a. 20 vezes do diâmetro externo do grupob. 30 vezes do diâmetro externo do grupoc. 40 vezes do diâmetro externo do grupod. 10 vezes do diâmetro externo do grupo

11. Os fios quebrados podem ser consertados através de emendas de estampagem, usando um terminal do qual a alça foi cortada, ou soldando as pernas quebradas, e aplicando o composto condutor antioxidante. Esses consertos são aplicáveis ao fio de cobre;

a. O fio de alumínio danificado não deve ser emendado temporariamente.

Page 3: Parte de avi simulado ws.docx

b. O fio de alumínio danificado deve ser emendado com solda apropriada temporariamente.

c. O fio de alumínio apresenta característica típica de soldagem temporária.d. O fio de alumínio deve ser emendado temporariamente, por apenas 30 dias.

12. É a ligação elétrica de um objeto condutor com a estrutura primária completando o caminho de retorno da corrente. As estruturas primárias são a fuselagem e as asas do avião, comumente denominadas como massa ou terra.

a. Ligação em sérieb. Ligação em paraleloc. Ligação bipolard. Ligação à massa

13. Os conectores são identificados pelos ......................., e são divididos em classes com variações do fabricante para cada classe. As variações do fabricante são diferentes em aparência e em método para seguir uma especificação.

a. Números da classe ANb. Números de classe JNc. Números de classe AJNd. Números de classe AJJ

14. Um conector à prova de fogo, usado em áreas onde é vital que a corrente elétrica não seja interrompida, mesmo quando o conector estiver exposto a uma chama aberta contínua.

a. Classe Jb. Classe Kc. Classe Id. Classe M

15. São usados como interruptores, onde se possa obter redução de peso, ou simplificação dos controles elétricos. É um interruptor operado eletricamente, e está, portanto, sujeito a falhas sob condições de baixa voltagem no sistema.

a. Condutorb. Fusívelc. Relésd. Magneto

16. - No instrumento abaixo, fornecerá informação de:

a. Derrapagemb. Arfagemc. Rolagemd. Subida

17. - O indicador de pressão de óleo avisa uma possível falha de motor causada por uma perda no suprimento de óleo, falha da bomba, queima de rolamentos, ruptura de linhas de óleo, ou outras causas que podem ser indicadas pela perda de pressão de óleo.

a. O indicador de pressão de óleo mostra a pressão quando o óleo entra no motor, vindo da bomba.

b. O indicador de pressão de óleo mostra a pressão quando o óleo sai do motor, entrando na bomba.

Page 4: Parte de avi simulado ws.docx

c. O indicador de pressão de óleo não mostra as pressões de saída do motor e entrada da bomba.

d. O indicador de pressão de óleo mostra apenas o referencial térmico de entrada de óleo no motor.

18. - Em sistemas de lubrificação de cárter seco, o sensor de temperatura de óleo fica localizado em:

a. Somente na linda de saída do tanque do motor.b. Somente na linha de entrada do tanque do motor.c. Somente na linha de saída do Carter para a entrada auxiliar do motor.d. Qualquer posição da linha de entrada de entre o tanque e o motor.

19. Nos sistemas que utilizam os radiadores de óleo são incluídas válvulas. Apesar de estas válvulas poderem ser chamadas por nomes diferentes, seu objetivo é o de manter sempre uma temperatura adequada do óleo, através de uma variação do fluxo de óleo que passa pelo radiador. Seu nome é:

a. Termostáticas auxiliaresb. Termostáticas secundáriasc. Termostáticas de desviod. Termostáticas progressivas

20. O transponder responde a todas as interrogações válidas do Radar ATC, com sinais em código, atualmente os altímetros de aeronaves não somente fornece altitude do avião, mas também codifica o “transponder”, permitindo responder para uma estação de solo sua altitude, e esta transmissão feita pelo transponder é transmitida e recebida respectivamente pela freqüência de:

a. 1090 MHz e 1030 KHzb. 1090 KHz e 1030 KHzc. 1090MHZ e 1030MHzd. 1090KHZ e 1030MHz

21. O indicador de razão de subida é também conhecido pelo seguinte nome:a. Indicador de regime ascensionalb. Indicador de velocidade verticalc. Climbd. Todas acima

22. No instrumento abaixo, a função de número “2”,significa:

a. Linha do horizonteb. Índice de rolamentoc. Escala de arfagemd. Indicador de derrapagem

23. Sempre que um velocímetro tenha sido substituído no painel de uma aeronave, devemos executar o teste de:

a. Continuidade de todo o sistemab. Vazamento e comparação das escalasc. Substituir tubo pitotd. Todas estão corretas

24. Toda vez que a bússola magnética de uma aeronave seja retirada e reinstalada, é necessário fazer:

a. Atualização do sistema detector de fluxo

Page 5: Parte de avi simulado ws.docx

b. Compensação da bússolac. Trocar o detector de fluxod. Todas as acima estão corretas

25. O sistema pictorial tem a finalidade de fornecer o rumo magnético da aeronave, associado ás informações dos sistemas de:

a. VOR, LOC, GS e ADFb. VOR, ADF, VHF e HFc. VOR, VHF, HF e UHFd. VOR, UHF, VHF e IFF

26. O síncrono diferencial (acoplamento do giro direcional ao cartão compasso do HSI) gera um sinal de compensação com relação o transformador de controle do cartão compasso do:

a. ADFb. VORc. RMId. HSI

27. As estações de VOR fornecem orientação de navegação em rota. Estas estações operam na faixa de freqüência de:

a. 108.00 a 117.95KHzb. 108.00 a 119.90MHzc. 108.00 a 117.95MHzd. 108.00 a 119.90KHz

28. No sistema de ILS, os três marcadores, conhecidos com externo, médio e interno, operam numa única freqüência (75MHz), sendo que para cada portadora é modulada por um tom de áudio diferente, pergunta-se, qual a freqüência de áudio do marcador médio:

a. 300Hzb. 1300Hzc. 2300Hz d. 3300Hz

29. É usado para posicionar a seta indicadora de curso no HSI (radial de um VOR ou o curso de LOC) sobre o cartão compasso:

a. Botão “course”b. Botão “HDG”c. Bandeira “NAV”d. Bandeira “Glide Slope”

30. No circuito abaixo o valor da corrente total It, será de:R1= 3K3ΩR2= 820ΩR3= 680Ω 68680ΩR4= 1K5Ω

Page 6: Parte de avi simulado ws.docx

R52K7Ω

Et = 13,5V

a. 0,2 Ab. 0,02 Ac. 0,002 Ad. 0,0002 A

31. Uma bateria com carga contínua elevada – Carregando na voltagem constante de 28,5(+/- 0,1)volts, a corrente não cai abaixo de 1ampér após carga de 30 minutos, a causa provável é:

a. Corrosão excessivab. Placas em curtoc. Células defeituosasd. Nenhuma das acima

32. A propriedade de uma bobina que se opõe ao fluxo de corrente através de si mesma é chamada de:

a. Capacitânciab. Reatânciac. Indutânciad. Campo magnético

33. Nas figuras abaixo, são componentes da bússola giro magnética, suas descrições respectivamente são:

a. Compensador remoto - detetor de fluxo e conjunto de giroscópio - sincronizadorb. Detetor de fluxo - conjunto de giroscópio e sincronizador - compensador

remotoc. Compensador remodo - conjunto de giroscópio e sincronizador - detetor de fluxod. Detetor de fluxo- compensador remoto e conjunto de giroscópio - sincronizador

34. O sistema DME de uma aeronave opera numa faixa de freqüência de 960 á 1215MHz, perfazendo um total de :

a. 222 canais b. 232 canais c. 242 canais d. 252 canais

35. Quando o modo HDG é selecionado com o sistema do piloto automático

engajado, este comandará o vôo da aeronave, e manterá fixada no índice de proa, no indicador de situação horizontal eletrônico (EHSI). Para operação correta o índice de proa não deve ser indicado, mais que.............da proa do avião, quando o modo HDG é selecionado:

a. 115° b. 125° c. 135° d. 145°

36. Assinale a alternativa incorreta.

Page 7: Parte de avi simulado ws.docx

a. Em transformadores monofásicos de pequena potência, utilizam-se somente carretéis de plástico por serem mais confiáveis, abandonando-se o uso de carretéis de cartolina isolante.

b. O núcleo dos pequenos transformadores é formado geralmente por chapas padronizadas em formato de E e I.

c. A separação entre as bobinas primária e secundária de pequenos transformadores deve ser feita com isolante que suporte a tensão do enrolamento de alta tensão.

d. Nos pequenos transformadores, é comum enrolar primeiro a bobina de alta tensão, pois devido ao fio utilizado ser mais fino, ele se adapta melhor às curvas dos vértices do carretel.

37. A ________ _________ Xc é a oposição ao fluxo de corrente Ca (corrente alternada) devido à capacitância no circuito. A sua unidade de medida é o _____. Qual alternativa contém os termos que melhor complementam as lacunas?

a. Reatância capacitiva / ohmb. Capacitância / ohmc. Reatância capacitiva / faradd. Capacitância / farad