Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal...

13
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ Processo Seletivo Junho/2013 REDAÇÃO PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Araxá, 09 de junho de 2013

Transcript of Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal...

Page 1: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

Processo Seletivo Junho/2013

REDAÇÃO PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Araxá, 09 de junho de 2013

Page 2: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

1

INSTRUÇÕES GERAIS

Este caderno contém uma Prova de Conhecimentos Gerais, constituída de 30 questões com quatro alternativas cada uma. Apresenta ainda 2 (duas) propostas de temas para redação à sua escolha. ATENÇÃO: 1- Antes de começar a resolver as questões:

Verifique se o seu caderno está completo e se as questões, além de apresentar as quatro alternativas, estão corretamente numeradas de 01 a 30.

Havendo algum problema, solicite a substituição de seu caderno. 2- Ao receber o cartão de respostas, confira o seu número de inscrição. Se houver erro, peça a

troca. 3- Quando for transferir a opção para o cartão de respostas:

Assinale somente uma alternativa em cada questão; caso contrário, sua resposta será desconsiderada.

Faça o possível para não deixar nenhuma questão sem resposta. O cartão de respostas não deve ser dobrado, amassado ou rasurado.

O cartão de respostas é personalizado. Não erre, porque a substituição é impossível. Cuide bem dele, pois é a sua prova.

4- Duração total da prova: 3 horas. 5- Tempo mínimo de permanência em sala: 1 hora. 6- Antes do início da prova, os celulares deverão ser desligados, bolsas, e outros objetos

guardados debaixo da carteira. 7- No caso de anulação de alguma questão, por erro de elaboração ou de impressão, os pontos

serão computados para todos os candidatos. 8- Os fiscais não estão autorizados a dar informações sobre as provas.

BOA PROVA!

COORDENAÇÃO COPESE

Page 3: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

2

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

Seguem-se as 2 (duas) propostas de temas para a redação que você irá elaborar. Leia-os,

analise-os com atenção, escolha um e redija um texto dissertativo, atentando-se à legibilidade,

à coerência de argumentos, à coesão textual, à adequação linguística, à originalidade e à

ortografia. Ao final, proceda a uma revisão criteriosa, levando em consideração todos os critérios

mencionados acima. Ocupe, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas da folha reservada à

produção de seu texto.

1. Redes sociais: os limites entre o público e o privado.

2. A criminalidade urbana tem alcançado índices bastante elevados. A

redução da maioridade penal seria uma das soluções?

Page 4: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

3

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Leia o texto a seguir, do poeta Mário Quintana (Alegrete/RS, 1906 – 1994). Em seguida, responda à

questão 01. Pequeno esclarecimento

Os poetas não são azuis nem nada, como pensam alguns supersticiosos, nem sujeitos a ataques súbitos de levitação. O de que eles mais gostam é estar em silêncio – um silêncio que subjaz a quaisquer escapes motorísticos e declamatórios. Um silêncio… Este impoluível silêncio em que escrevo e em que tu me lês.

Disponível em:<http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/mario-quintana-poemas/>.

QUESTÃO 01 As reticências postas no enunciado que inicia o desfecho em todo o contexto estabelecem um sentido condizente com a) Gosto. b) Silêncio. c) Poema. d) Sujeito.

Leia o artigo a seguir, exibido pela seção Opinião no jornal Gazeta do Povo, e responda às questões 2 e 3:

A defesa dos direitos dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT), um dos ramos do Ministério Público da União, é uma

instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. O MPT tem autonomia funcional e administrativa e, dessa forma, atua como órgão independente dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Os procuradores do Trabalho buscam dar proteção aos direitos fundamentais e sociais do cidadão diante de ilegalidades praticadas na seara trabalhista.

O Ministério Público do Trabalho no Paraná vem conduzindo investigações para apurar irregularidades na contratação de trabalhadores por salões de beleza, instalados na capital. Há indícios de que a contratação de manicures, pedicures, cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais do ramo da beleza ocorre sem a anotação na Carteira de Trabalho. A ausência do registro em carteira impede que o trabalhador tenha direito a hora extra, férias, 13.º salário, FGTS, descanso semanal e outras garantias legais.

O registro em carteira não significa redução do salário. Para os trabalhadores do comércio, o salário não se restringe ao piso da categoria, podendo ser acrescido de comissões a serem definidas, mediante negociação coletiva, ou diretamente, entre o profissional e o empregador. A saúde do trabalhador também é motivo de preocupação do MPT-PR. Somente com o registro em carteira, o profissional terá garantida uma jornada não superior a 44 horas semanais, direito de todos os trabalhadores brasileiros. O excesso de jornada é responsável por doenças ocupacionais e pelo afastamento do trabalhador de suas atividades normais.

Não custa lembrar que vigoram nas relações contratuais trabalhistas, dentre outros, os princípios da imperatividade das normas trabalhistas e da indisponibilidade dos direitos trabalhistas, os quais, juntamente com o princípio da proteção, acabam por vincular e definir os trilhos dessa relação contratual. Quer dizer, não cabe ao trabalhador, muito menos ao empregador, decidir qual modalidade contratual irá ser adotada. A relação de emprego e a correspondente tutela jurídico-social são vinculativas. Certamente, o Direito do Trabalho atua na proteção do trabalhador, ainda que em face dele próprio.

Igualmente, merece destaque o princípio da primazia da realidade sobre a forma. Portanto, não obstante a contratação como autônomo, presentes os requisitos da relação de emprego, essa deve ser devidamente observada pelos contratantes, sob pena de violação da legislação social trabalhista (CLT, artigos 2.º, 3.º e 9.º). Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1303097&tit=A-defesa-dos-direitos-dos-trabalhadores.

QUESTÃO 02

Segundo o artigo de opinião, a principal função do MPT (Ministério Público do Trabalho) é a) Amparar, livre dos três poderes, os direitos de qualquer trabalhador. b) Atuar de acordo com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. c) Enfatizar ao operário que a decisão contratual próprio será a adotada. d) Ordenar a urgência de redução dos salários, com carteira assinada.

Page 5: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

4

QUESTÃO 03

Observe o trecho a seguir. Portanto, não obstante a contratação como autônomo, presentes os requisitos da relação de

emprego, essa deve ser devidamente observada pelos contratantes, sob pena de violação da legislação social trabalhista. (CLT, artigos 2.º, 3.º e 9.º).

O termo “não obstante”, para acompanhar o mesmo sentido transmitido aos interlocutores no contexto do artigo de opinião, pode ser substituído pelo termo a) “assim que”. b) “mesmo que”. c) “logo que”. d) “mas”.

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 04.

Linguagem e comunicação

A comunicação possui vários sentidos: ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual; capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar e de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas; e, exposição oral ou escrita sobre determinado assunto.

Já a linguagem pode ser descrita como: o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas; tudo quanto serve para expressar ideias, sentimentos, modos de comportamentos, e que exclui seu uso: a linguagem musical, a não verbal; e, essa também é todo o sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos diversos órgãos do sentido, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, auditiva, olfativa, entre outras.

A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos). O que se visa neste processo é um máximo de informações, juntamente a um máximo de fidelidade. Elas são fiéis quando produzem os efeitos previstos pelo emissor, coincidindo, ainda, emissor e receptor no concernente ao conteúdo da mensagem. Pela transmissão desta surgem duas questões no que diz respeito à expressão do sentido com maior clareza: o vocabulário (o uso da melhor palavra) e a gramática (disposição destas palavras).

Há cinco habilidades de comunicação: a escrita, a falada, de leitura, de ausculta e de raciocínio. Ainda há outras, como: a pintura, o desenho e o gesto. Essas habilidades e a facilidade de manejar o código de linguagem afetam nossos pensamentos e até nossa capacidade de codificá-los.

[...] A comunicação aumenta a possibilidade de semelhança entre as pessoas, porque intensifica as

trocas e, também, de colaborarem para a consecução de um objetivo. [...] Eis algumas questões para você pensar: você consegue comunicar exatamente o que você pensa?

E a sua memória, ela atua como agente positivo no processo do raciocínio, ou ela anda falhando? Você procura aumentar o seu vocabulário e compreender bem a gramática para ser mais bem entendido?

[...] O que é relevante é a sinceridade da comunicação (...). Para isso o que você comunica tem que ser

aquilo o que você pensa, com a energia, o sentimento e a intenção compatíveis com a informação que se pretende passar.

[...] Disponível em:<http://www.assinvexis.org/artigos/linguagem-e-comunicacao.php

Ausculta – auditiva. Ouvir opinião.

QUESTÃO 04 Respectivamente, o texto informa que os conceitos de linguagem e de comunicação são a) O coloquialismo social previsto pelo receptor; e os méritos transmitidos na informação social com a

leitura. b) O estabelecimento de um signo social exclusivo; e as definições informativas interpretadas pelo

emissor. c) O padrão estabelecido pela gramática normativa; e os erros da sociedade por usar as oralidades

informais. d) O uso de termos articulados para a expressão; e os atos de significados diversos entre emissor e

receptor.

Page 6: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

5

QUESTÃO 05 Preencha os parênteses com V (verdadeira) ou F (falsa), de acordo com a veracidade, e após assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses Texto 1 Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora. A lua na janela bate em cheio. Boa-noite, Maria! É tarde, é tarde Não me apertes assim contra o teu seio.

Boa-noite! E tu dizes boa-noite. Mas não digas assim por entre beijos... Mas não me digas descobrindo o peito, Mar de amor onde vagam meus desejos...

(Castro Alves, Boa-Noite).

Texto 2 Os botões da blusa Que você usava E meio confusa Desabotoava

Iam pouco a pouco Me deixando ver No meio de tudo Um pouco de você

(Roberto Carlos, Os seus botões).

Texto 3 Quando ele toca em seu corpo, você quase treme Mas fica toda presa, dentro da coleção De Millus Poème Sonhos tecidos de seda, cantadas de paixão Em preto-e-branco e em cores No vaivém elástico, das rendas e dos amores.

Você adora o jeito dele, sedutor Você faz ciúme, fala de um fã para que ele tome todo seu amor, nas taças graciosas do

seu sutiã.

(Publicidade, De Millus. Feito com amor).

( ) Os três textos têm características românticas, explorando relações amorosas, de maneira sensual. Na primeira pessoa do discurso, são textos que expressam as emoções dos autores. ( ) Castro Alves foi o único poeta do Romantismo a cantar o amor carnal, não o considerando impossível de realizar, como em Gonçalves Dias (“Ainda uma vez, adeus”), nem o sublimando com a morte próxima, como em Álvares de Azevedo (“Se eu morresse amanhã”). ( ) Os textos 1 e 2 aproximam-se pela delicadeza com que tratam o tema, sendo que o texto 2, pela sua natureza de canção popular, tem uma linguagem coloquial e despojada de recursos poéticos mais sofisticados. ( ) O texto 3, como texto publicitário, embora tenha características românticas, é construído com finalidades diferentes da literária. A função dominante não é estética, mas persuasiva, seduzindo o(a) leitor(a) com a forma como conduz a mensagem. a) F – V– V- V. b) V– V– F – F. c) V– V– V– F. d) F– V– F – V. QUESTÃO 06 Observe a charge e aponte a afirmativa INCOMPATÍVEL com seus aspectos linguísticos

http://professorakalucavalcante.blogspot.com.br – (acesso 11/05/2013 às 8 h)

a) O personagem que fala primeiro (aluno)

emprega a linguagem informal, sempre ocupação com as regras gramaticais.

b) A linguagem não verbal é imprescindível para a construção de sentido da mensagem.

c) A situação retratada na charge critica, implicitamente, a violência nas escolas.

d) O termo “só”, na fala da professora, apresenta o mesmo valor semântico nesta frase: Eu só queria entender a questão.

Page 7: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

Leia o texto abaixo e responda à questão 07.

Governo de São Paulo vai dar “bolsa crack” a viciados

Famílias de usuários da droga receberão R$ 1.350 por mês para custear tratamento

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai custear o tratamento de viciados em crack em clínicas particulares. Chamado “Cartão Recomeço”, o programa, já batizado de “bolsa crack”, tem previsão de repasses de R$ 1.350 por mês a cada família de usuário da droga.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, a proposta é manter em tratamento pessoas que já passaram por internação em instituições públicas. “São casos de internações em clínicas terapêuticas, pelo período médio de seis meses”, afirma.

Ainda não há data para o benefício valer em todo o estado. Por enquanto, apenas dez municípios serão contemplados. As clínicas aptas a receber os pacientes ainda vão ser credenciadas, mas ficará a cargo das prefeituras identificar as famílias beneficiadas. “Saúde pública é sempre para baixa renda. Os Caps (Centros de Atendimento Psicossocial das Prefeituras) já têm conhecimento das famílias e fará a seleção”, diz Garcia, sem detalhar quais serão esses critérios.

O pagamento da bolsa será feito com cartão bancário. A ideia é ampliar a rede de tratamento para dependentes e, principalmente, a oferta de vagas para internar usuários.

O trabalho desenvolvido pelo governo de SP sofre críticas por causa da falta de vagas, especialmente após a instalação de um plantão judiciário no Centro de Referência de Tabaco, Álcool e Outras Drogas (Cratod), no Bom Retiro, centro da capital, ao lado da cracolândia. Entre janeiro e abril, segundo o governo, cerca de 650 pessoas foram internadas após o atendimento no Cratod.

O pagamento do “bolsa crack”’ sairá do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento. (http://odia.ig.com.br/portal/brasil/8/5/2013- acesso 10/05/2013 às 23 h)

QUESTÃO 07 Levando-se em conta elementos de coerência, coesão e pontuação, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO a) O termo destacado estabelece relação de finalidade nas duas ocorrências: “A ideia é ampliar a rede de

tratamento para dependentes e, principalmente, a oferta de vagas para internar usuários”. b) “Ainda não há data para o benefício valer em todo o estado...” o sentido dessa frase seria alterado,

caso fosse retirado o artigo que antecede o substantivo estado. c) “São casos de internações em clínicas terapêuticas, pelo período médio de seis meses”, as aspas foram

usadas para indicar, no discurso direto, a fala de outra pessoa. d) ”... sem detalhar quais serão esses critérios.” O pronome demonstrativo em realce foi empregado

adequadamente, visto que referencia algo que já foi mencionado anteriormente. Leia a charge para responder à questão 08.

QUESTÃO 08 Assinale a alternativa correta, no que se refere à regência verbal, conforme a norma culta. a) Prefiro almoçar no restaurante do que ficar com azia. b) Prefiro mais almoçar no restaurante que ficar com azia. c) Prefiro almoçar no restaurante ao ficar com azia. d) Prefiro almoçar no restaurante a ficar com azia.

6

Page 8: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

Faça a leitura do texto para responder à questão número 09. Paradoxalmente, rádio e televisão podem oferecer-nos o mundo inteiro em um instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo. Como, pela atopia das imagens, desconhecemos as determinações econômico-territoriais (geográficas, geopolíticas etc.) e como, pela acronia das imagens, ignoramos os antecedentes temporais e as consequências dos fatos noticiados, não podemos compreender seu verdadeiro significado. Essa situação se agrava com a TV a cabo, com emissoras dedicadas exclusivamente a notícias, durante 24 horas colocando em um mesmo espaço e em um mesmo tempo (ou seja, na tela) informações de procedência, conteúdo e significado completamente diferentes, mas que se tornam homogêneas pelo modo de sua transmissão. O paradoxo está em que há uma verdadeira saturação de informação, mas, ao fim, nada sabemos, depois de termos tido a ilusão de que fomos informados sobre tudo. Se não dispomos de recursos que nos permitam avaliar a realidade e a veracidade das imagens transmitidas, somos persuadidos de que efetivamente vemos o mundo quando vemos a TV. Entretanto, como o que vemos são as imagens escolhidas, selecionadas, editadas, comentadas e interpretadas pelo transmissor das notícias, então é preciso reconhecer que a TV é o mundo. É este significado profundo da atopia e da acronia, ou da ausência de referenciais concretos de lugar e tempo – ou seja, das condições materiais, econômicas, sociais, políticas, históricas dos acontecimentos. Em outras palavras, essa ausência não é uma falha ou defeito dos noticiários e sim um procedimento deliberado de controle social, político e cultural.

(Marilena Chauí, Simulacro e poder – uma análise da mídia. 2006)

QUESTÃO 09 Observe as expressões destacadas no trecho final do texto (ou, ou seja, em outras palavras). É CORRETO afirmar que a) As duas primeiras expressões servem para introduzir ideias que se contrapõem, pelo sentido. b) A primeira delas relaciona ideias que se excluem; a segunda e a terceira, ideias que se alternam. c) As três expressões introduzem ideias que explicam e ampliam o significado de outras que as precedem

no contexto. d) A última expressão resume o sentido das anteriores, servindo como síntese das oposições que

marcam as ideias desse trecho. Analise o quadro abaixo e em seguida leia o texto para responder à questão 10.

Antonio Rocco. Os imigrantes, 1910, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

7

Page 9: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro.

Oswald de Andrade. Marco Zero II – Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991.

QUESTÃO 10 Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração europeia para o Brasil, é CORRETO afirmar que a) A visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista. b) A pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil. c) Os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil. d) Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante. QUESTÃO 11 A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus da família Flaviridaee. É transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. O número de casos notificados de suspeita de dengue, no Brasil, teve aumento 279% entre 1º de janeiro e 23 de março de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde. (www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ )

Com relação à Dengue é correto afirmar, EXCETO: a) A deformação das hemáceas em indivíduos portadores de anemia falciforme impede que o vírus da

dengue se multiplique nessas células. b) A forma mais eficiente de prevenção da dengue é feita através do controle das larvas do seu vetor

holometábolo. c) O mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda

era apenas uma colônia. d) O tratamento da dengue é feito com hidratação. Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com

cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta. QUESTÃO 12 No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos de pessoas. Em geral, tais imagens encontram-se baseadas em rotulações pejorativas que correspondem ao: a) Paradoxo. b) Estereótipo. c) Racismo. d) Preconceito. QUESTÃO 13 Durante um período de nossa história, falava-se que as mulheres eram seres inferiores aos homens, muito frágeis e sentimentais. A desigualdade entre homens e mulheres não é uma desigualdade natural, mas historicamente construída. O movimento de mulheres no Brasil, hoje, tem como agenda, dentre outras questões: a) Liberdade sexual, direito à maternidade e igualdade de condições no trabalho e na política. b) Especificidade da visão feminina em todas as áreas do conhecimento, liberdade de expressão, direito

de votar. c) A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina, a igualdade de condições e de

salários no trabalho. d) A discussão sobre a violência doméstica, a igualdade de salários e redução da licença maternidade

como medida para a manutenção do emprego. 8

Page 10: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

QUESTÃO 14 Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar. Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Operação Bandeirante (Oban), em que teria passado por sessões de tortura. Em 2002,foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada Ministra-Chefe da Casa Civil.

O texto se refere a a) Benedita da Silva. b) Marina Silva. c) Roseane Sarney. d) Dilma Roussef. QUESTÃO 15 O lixo é, sem dúvida, um dos grandes problemas do mundo moderno. Constantemente estimulado a consumir, o homem acaba por gerar um aumento vertiginoso na produção de lixo, trazendo sérias consequências para o meio ambiente. A reciclagem tem se apresentado como uma alternativa válida, porém limitada. Marque a alternativa que melhor expressa o conjunto de questões suscitadas no processo da reciclagem do lixo, tendo como foco a realidade social brasileira. a) O setor de reciclagem, na sua forma cooperada, apresenta um ambiente de precariedade das relações

e condições de trabalho, encobrindo uma terceirização ou uma contratação sem registros e sem encargos sociais.

b) A formação de cooperativas está sendo estimulada por órgãos governamentais amparados em projetos de assistência social das instituições religiosas, setor privado e ONGs, em que os cooperados da reciclagem usufruem dos benefícios de uma economia de mercado, voltada para a valorização do trabalhador do lixo.

c) Este processo tem incluído socialmente milhares de pessoas excluídas do mercado de trabalho. Eles são seus próprios patrões.

d) O processo da reciclagem do lixo permitiu integrar trabalhadores excluídos do mercado formal, em uma lógica própria, onde não há patrões e empregados. Nesta realidade, os lucros são igualmente repartidos por todos os participantes do processo, das empresas recicladoras até os catadores de lixo.

QUESTÃO 16 Leia o texto a seguir: “Artigo 5: Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.”

Assinale a alternativa que corresponde ao documento no qual o texto está inserido: a) Constituição da República Federativa do Brasil. b) Declaração Universal dos Direitos Humanos. c) Estatuto da Criança e do Adolescente. d) Estatuto do Idoso. QUESTÃO 17 É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.

(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

Com relação à ética e à cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidade desde

realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

9

Page 11: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

É CORRETO o que se afirma em: a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, II e III. QUESTÃO 18

(QUINO. Toda a Mafalda. Trad. Andréa Stahel M. da Silva et al. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 71).

Observe a charge acima: Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.

(VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8).

Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir. I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática

social. II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o

processo pedagógico. III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade. IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de

significado e sentido para professores e alunos. É CORRETO apenas o que se afirma em a) I, II e III. b) I e IV. c) II e IV. d) I e III. QUESTÃO 19 A Revolução Industrial, ocorrida no final do século XVIII, transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e aos grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com: a) A expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. b) A expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores

especializados. c) A capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. d) O crescimento do Estado ao mesmo tempo em que diminuía a representação operária nos

parlamentos.

10

Page 12: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

QUESTÃO 20 Na história da ciência, houve muitas teorias revolucionárias que influenciaram o pensamento humano. Algumas representaram profundas modificações na forma de o homem examinar a natureza, como por exemplo, a introdução de um tratamento matemático na descrição dos movimentos dos planetas, introduzida pelos babilônios e depois aperfeiçoada pelos gregos. Outras representaram revoluções de menor porte, como o sistema de classificação de seres vivos, introduzida por Aristóteles, contudo, terminaram por modificar a sociedade.

São episódios célebres da história das ciências, EXCETO:

a) A publicação do livro de Charles Darwin A origem das espécies em 1859. b) A condenação de Giordano Bruno à fogueira pela Inquisição. c) A divulgação do sistema heliocêntrico de Nicolau Copérnico. d) A Revolução Francesa de 1789 que implementou muitas liberdades civis da atualidade. QUESTÃO 21 Obtenha o valor da expressão:

a) 5 b) 2 c) 3 d) 4 QUESTÃO 22 Ronaldo brincava distraído com dois dados que planificados ficavam da seguinte forma: Marcelo seu primo, observava e imaginava quais seriam as possíveis somas dos resultados dos dois dados, se esses, quando lançados sobre a mesa, ficassem apoiados sobre as suas faces sem numeração. O resultado da observação de Marcelo corresponde a a) 3, 4, 6 e 8. b) 3, 4, 8 e 10. c) 4, 5 e 10. d) 4, 6 e 8. QUESTÃO 23 Quando o ângulo de elevação do sol é de 30º, a sombra de uma árvore mede 30m. Calcule a altura da árvore. (Considere o ângulo medido no topo da árvore). a) 15 m b) 30 m c) 15√2 m d) 30√3 m QUESTÃO 24 Escreva V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas: ( ) Em todo retângulo, as diagonais são congruentes. ( ) As diagonais de um losango não são perpendiculares entre si. ( ) Todo quadrado é um retângulo. ( ) Os ângulos opostos de um losango são congruentes. Qual das alternativas representa as respostas acima: a) V,F,V,F b) V,F,V,V c) V,V,V,F d) F,V,F,V

11

Page 13: Processo Seletivo Junho/2013 - uniaraxa.edu.br · A comunicação se expressa pela linguagem verbal – que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

PROCESSO SELETIVO JUNHO/2013

QUESTÃO 25 Na figura ao lado, temos o gráfico de uma função f(x), definida no intervalo fechado [-4, 4]. Com respeito à função f(x) é CORRETO afirmar: a) O ponto (-4, -2) pertence ao gráfico de f. b) O gráfico de f é simétrico com relação ao eixo 0y das

ordenadas. c) O ponto (1,0) pertence ao gráfico de f. d) No intervalo [2,4] f é crescente.

QUESTÃO 26 O raio do círculo A é 30% menor do que o raio do círculo B. Desse modo, em termos percentuais, sabendo

que a área de um círculo é dada por , a área do círculo A é menor do que a área do círculo B em:

a) 51% b) 49% c) 31% d) 29% QUESTÃO 27

O gráfico corresponde a uma função de Essa função é:

a)

b)

c)

d)

QUESTÃO 28 Seis pessoas trabalham na casa do Sr. Silva: uma cozinheira, duas copeiras, duas faxineiras e um jardineiro. Para pagar seus funcionários, Sr. Silva gasta R$3.134,00. As pessoas que trabalham em funções iguais, ganham salários iguais. O salário mensal da cozinheira é de R$260,00 a mais que o salário de uma faxineira. Uma copeira ganha tanto quanto ganha um jardineiro e este, ganha R$200,00 a menos que uma faxineira. Qual é o salário da cozinheira? a) R$654,80 b) R$839,00 c) R$1.418,00 d) R$579,00 QUESTÃO 29

Se o lucro de venda de um produto é de do preço de custo, então o lucro considerado sobre o preço de

venda é de a) 20% b) 33% c) 40% d) 50% QUESTÃO 30 Numa equipe com10 estudantes, 6 usam óculos e 8 usam relógio. O número de estudantes que usam óculos e relógio, nesta equipe, é: a) exatamente 6 b) exatamente 4 c) no mínimo 6 d) no mínimo 4

12