prosef 2016.1 - demais cursos

16
DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: CURSOS DE BIOMEDICINA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA PROSEF PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS PROVA DE REDAÇÃO

Transcript of prosef 2016.1 - demais cursos

Page 1: prosef 2016.1 - demais cursos

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:

CURSOS DE BIOMEDICINA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA

PROSEF

► PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS

► PROVA DE REDAÇÃO

Page 2: prosef 2016.1 - demais cursos

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP

PROCESSO SELETIVO FORMATIVO 2016.1

Este Caderno de Provas contém uma Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos com 30 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas cada, numeradas por 1, 2, 3, 4, 5, e cinco questões discursivas, e uma Prova de Redação.

AntesdeiniciarasProvas,confiraasequênciadaspáginasedanumeraçãodasquestõesdoseuCadernodeProvas.Seidentificarqualquerequívoco,informe-oimediatamenteaoaplicadordeprovas.

Para responder corretamente à essas Provas leia atentamente as orientações de cada questão.

Utilize caneta de tinta azul ou preta,fabricadaemmaterialtransparente.

As respostasdasquestõesobjetivasdeverãoser registradasnaFolhadeRespostasprópria,preenchendointegralmenteocírculocorrespondenteàalternativacorreta,conformeoexemplo:

Sóexisteumaalternativacorretaparacadaquestão.

As respostas das questões discursivas deverão ser transcritas, na íntegra, inclusive com oscálculos, se houver, de forma clara e legível, na folha de respostas própria, respeitando a sequência numérica em que estão apresentadaseoespaçoreservadoparacadauma.Seráatribuidapontuaçãozeroàquestãodiscursivaescritaalápise/ourespondidasemobedecerasequênciadanumeração.

AssinenoespaçoprópriodasFolhasdeRespostas(questõesobjetivasequestõesdiscursivas)edaFolhadeRedação.Folhasderespostasidentificadasforadesseespaçonãoserãoavaliadas,sendoatribuídanotazero.Marcaçãodequestãoouregistroderespostarasuradosnãoserãoconsiderados.

OtempototalpararealizaçãodasProvaséde4h30min,sendootempomínimodepermanênciadocandidatoemsaladeprovadeduashoras.AsaídadasalacomoCadernodeProvassóserápermitida ao final do horário estabelecido para a realização das provas, ou seja, depois dedecorridasasquatrohorasetrintaminutosdoinícioefetivodasprovas.

AoconcluirsuasProvas,sinalizeparaoaplicadordaprova,aguardeparaentregarastrêsfolhasde respostas: a das questões objetivas, a das questões discursivas e a da redação e cumprir os procedimentos por ele recomendados.

Page 3: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 1

QUESTÃO 2Estáemdesacordocomassugestõesapresentadaspelaarticulistaparaaconsolidaçãodacriatividadeeinovaçãooqueseafirmaem

1) Terconsciênciaeresponsabilidadediantedastransformaçõestecnológicas,docontextoglobalizadoedacompetitividadenabuscadasatisfaçãodocliente.

2) Fazer coisas novas diariamente, experimentando semprenovas atividades e vivências, para desenvolver outraspossibilidadesdeconexãodeideias.

3) Trabalhar comprazerepaixãoparaqueacriatividadesejanaturalevoluntáriaeestejaparaalémdoencargo.

4) Aprimorar-se também em outras áreas de atuação,diversificandoeampliandoasconexõesdeideias.

5) Apresentardeterminaçãoeconfiançanasinovações,nãoseacovardandodiantedomedodeseexpornogrupo.

Questões Objetivas de 1 a 30

Instrução Pararesponderaessasquestões, identifiqueAPENASUMAÚNICAalternativacorretaemarqueonúmerocorrespondentenaFolhadeRespostas.

Questões de 1 a 4

O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente,

5 exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organização tenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez

10 das mudanças e da implementação de novos serviços e produtos.

Se a pessoa quer ser criativa, deve fazer coisas diferentes todos os dias! Mudar o seu ambiente de trabalho, mudar alguma coisa no seu lar, ver novos

15 filmes, ir a novos lugares, falar com novas pessoas, ler livros variados. Na medida em que a mente fica exposta a novidades, há estímulo, a observação fica mais aguçada e é mais fácil fazer novas conexões entre as ideias.

20 Quando a pessoa tem paixão pelo trabalho que realiza, a criatividade manifesta-se mais espontaneamente, já que a tarefa é sentida prioritariamente como prazerosa, acima do dever, da obrigação. O autodesenvolvimento com

25 conhecimento não apenas na área de atuação, mas em outros temas, amplia os horizontes e ajuda, também, nas conexões de ideias variadas. Cabe ressaltar também a habilidade de se trabalhar em equipe, já que muitas vezes as ideias pegam

30 “carona” umas com as outras e a sinergia do trabalho de um grupo coeso e diversificado em suas capacidades é muito maior do que a soma do intelecto dos indivíduos que o compõem.

Porém, algumas pessoas conseguem35 implementar suas ideias e outras não. Por que não? Porque têm receio de se expor, medo do

grupo social, de parecerem ridículas, e acabam acomodando-se. Para implantar uma ideia criativa, é preciso, acima de tudo, muita determinação.

40 A criatividade por si só não basta. É preciso implementá-la. Transformá-la em uma inovação concreta através de novos produtos, serviços, formas de gestão. Senão ela não passa de uma elucubração mental e não se transforma em ação.

HOLANDA, Fátima. Criatividade e inovação: O verdadeiro diferencial das empresas. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/3395/criatividade-e-inovacao-o-verdadeiro-diferencial-das-empresas#ixzz3mNZouefS>. Acesso em: 21 set. 2015. Adaptado.

QUESTÃO 3A análise linguística dos elementos que compõem o texto estácorreta em

1) O tempocomposto “temsido regido” (l. 1)evidenciaumaaçãoquesedesenvolvenopresentepontual,confirmandoumfenômenoprópriodaatualidade.

2) Amarcalinguística“muito”(l.5)éummodificadordaformanominal“exigindo”(l.5),intensificandoessaação.

3) Otermopreposicionado“pelotrabalho”(l.20)introduzumacircunstânciadecausa,sugerindoarazãopelaqualsedeveproduzirdeformacriativa.

4) O conectivo “mas” (l. 25) apresenta valor adversativo,explicitandoumacontradiçãodeideias.

5) Aoraçãoreduzida“deseexpor”(l.36)completaosentidodonome“receio”(l.36),evidenciandoumarazãopelaqualmuitaspessoasnãoconseguemimplementarnovasideias.

QUESTÃO 1O texto trata da criatividade e inovação nas organizações,considerandoessesaspectosdegranderelevância,pois

1) qualificam, consequentemente, os recursos tecnológicos, arelaçãocusto-benefícioeasatisfaçãodosclientes.

2) sãocompetênciasqueprecisamserconcretizadasparaqueas organizações não se tornem ultrapassadas diante deconstantes mudanças.

3) garantemqueo indivíduofiquesempreatualizadoepossainteragircomtodososrecursostecnológicosdaatualidade.

4) validam o prazer profissional e a paixão pelo que se faz,independentemente da habilidade de se trabalhar em equipe.

5) constituem valores necessários ao bom desempenhoprofissionalnacontemporaneidade,mesmoquandonãoseconsolidamnocotidianodeumaorganização.

Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos

Page 4: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 2

QUESTÃO 4Háumaideiadecausaeconsequêncianofragmentotranscritoem

1) “exigindoumfocomuitomaiornacriatividadeenainovaçãocomocompetênciaestratégicadasorganizações.”(l.5-7).

2) “se não for rapidamente priorizada e incrementada, aorganizaçãotenderáaficarobsoleta”(l.7-9).

3) “Seapessoaquersercriativa,devefazercoisasdiferentestodososdias!”(l.12-13).

4) “Namedidaemqueamenteficaexpostaanovidades,háestímulo,aobservaçãoficamaisaguçada”(l.16-18).

5) “Para implantar uma ideia criativa, é preciso, acima detudo,muitadeterminação.”(l.38-39).

Questões 5 e 6

O Global Entrepreneurship Monitor examinou as características do empreendedor social. Entre os dados que se destacam estão a relativamente alta presença de mulheres e empreendedores sociais jovens e a diversidade da formação acadêmica e da trajetória profissional. Homens tendem mais a iniciar um empreendimento social, mas a diferença da iniciativa entre gêneros nos empreendimentos sociais não é tão alta quanto nos empreendimentos comerciais tradicionais.

A relação de gêneros varia de país para país. Por exemplo, na Malásia, Líbano, Rússia, Israel, Islândia e Argentina as mulheres prevalecem sobre os homens. Nos Estados Unidos, Finlândia e China, a distribuição entre homens e mulheres é quase igual. Os homens são maioria no Brasil, Arábia Saudita, Marrocos e Bósnia, por exemplo.

Pelo mundo, pessoas com idade entre 25 e 44 anos têm a mais alta propensão a se envolver com empreendedorismo social. Isso indica que indivíduos que já estão estabelecidos, mas ainda são jovens, estão mais propensos a iniciar um empreendimento social. Por outro lado, quanto mais perto da aposentadoria as pessoas estão, mais improvável é que iniciem uma empreitada dessa.

Ao examinar o nível educacional dos empreendedores sociais, o levantamento identifica a alta presença de indivíduos com nível superior; o engajamento com atividades de empreendedorismo social está, sim, relacionado com o nível educacional; isso é especialmente verdadeiro para as economias com mais baixo nível de desenvolvimento. No Brasil, levantamento da Ande Polo Brasil, Fundação Avina e Potencia Ventures mostrou que 78% dos empreendedores sociais têm curso superior. O mesmo levantamento indicou que quase 80% deles já tiveram outros empreendimentos.

ANAZ, Silvio. Empreendedores inovadores. Disponível em: <www.evef.com.br/artigos-e-noticias/management/ 367-18-ideias-para-o-sucesso>. Acesso em: 16 out. 2015. Adaptado.

QUESTÃO 5Quantoaoempreendedorismo,aleituradotextopermiteafirmar:

1) Sociedades de tradição patriarcal tendem a privilegiar apresença masculina nos empreendimentos comerciais autônomos.

2) A preeminência do empreendedor de nível superiorimpedeoacessoaomercadodeempreendedoresdenívelfundamentalemédio.

QUESTÃO 6Paraumempreendedorfazeradiferençaeobterêxitoénecessário,entre outro aspectos,1) utilizargrandessomasdecapitais.2) usarcriatividadeindependentedocustodoproduto.3) produziroqueestánamoda, jáqueeladitaasnormasdo

mercado. 4) cobrarmaiscaropeloqueéproduzido,porquetudoqueécaro

possuiqualidadeinquestionável.5) criar um produto de qualidade, pois ele será a melhor

propaganda.

QUESTÃO 7NasegundametadedoséculoXIX,oBarãodeMauáfoiumdosgrandesempreendedoresdaindustrializaçãobrasileira.EntretantofoiapartirdoséculoXX,queoprocessoindustrialganhouimpulsonoPaís.Sobreoprocessodeindustrializaçãobrasileira,pode-seafirmar:

1) Osistemaviáriosofreualteração,eferroviasforamimplantadaspeloBarãodeMauá.

2) A indústria de bens de consumo duráveis se consolidou,ficandoaproduçãorestritaàRegiãoSudeste.

3) A crise de 1929 estimulou a produção industrial no país,porque surgiram empreendedores que criaram novasatividadesnosetorsecundário,visandoaomercadoexterno.

4) OPlanodeMetas,criadonaEraVargas,provouqueoBrasilsedestacanacriaçãodenovastecnologiasenovosmétodosdeorganizaçãodoespaçoemmomentosdecrise.

5) A indústria de precisão implantada na Era Vargas foiresponsável pela maior revolução no setor secundário,fato que possibilitou o aumento do consumo e expressivamobilidade social.

QUESTÃO 8Segundo dados da Endeavor Brasil seis em cada dez universitáriosbrasileirospensamemempreender,umemcadaquatrojápossuialgumaexperiênciaempreendedorae11%delesjáempreendem.Sabendo-se que, dos universitários brasileiros que jáempreendem,23,5%acreditamqueseunegócionãoapresentanenhum tipo de inovação, pode-se afirmar que esse gruporepresentaumpercentualdosuniversitáriosbrasileiros iguala,aproximadamente,

1) 2,3%2) 2,6%3) 2,9%4) 3,2%5) 3,5%

3) Os projetos de empreendimentos autônomos independemdafaixaetáriadeseusautores.

4) Questões de caráter étnico e cultural deminorias sociaisimpedem a aceitação de projetos de empreendimentos autônomosnassociedadesurbanas.

5) Populações rurais não se integram em projetos deempreendimentosalternativosporseguiremrígidospadrõesculturais tradicionais.

Page 5: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 3

QUESTÃO 9O projeto Global Entrepreneurship Monitor, GEM, tem como objetivo compreender o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômicodepaísese regiõesatravésdepesquisas feitascomindivíduosdapopulaçãoadultana faixaetáriade18a64anos.Deacordocomessapesquisa,em2014,estimou-seonúmerodeempreendedoresnoBrasilem46milhões.CombasenosresultadosdapesquisaGEM,foidivulgadoqueataxadeempreendedoresnoBrasilpassoude26,9%em2011para34,5%em2014.Considerando-se apenas esses dados e supondo-se que ocrescimento ocorreu segundo uma progressão aritmética, umapessoacalculoup–taxadeempreendedoresde2012–eq–taxade empreendedores de 2013.Ao ter acesso aos dados oficiaiscompletosapessoaconstatouqueastaxaspublicadaspara2012e2013foram,respectivamente,iguaisa30,2%e32,3%.Assimsendo,pode-seafirmarque

1) p=30,2%eq=32,3%2) p=30,2%eq<32,3%3) p<30,2%eq=32,3%

4) p<30,2%eq>32,3%5) p<30,2%eq<32,3%

QUESTÃO 10Estudosmostramqueademandaporprodutoseficientes,segurosenãotóxicosécrescente.Roupasfeitascomalgodãoorgânicoecorantes naturais, e cosméticos não testados em animais estão na listadestartupsquepodemcrescer.Combasenessasinformações,um jovem empreendedor interessado em iniciar um negóciocontinuou pesquisando e constatou que determinados itens podem apresentarflutuaçõesemsuasvendasaolongodoano.Considerando-se as vendas mensais de determinado produto,emmilharesde reais,dadaspela funçãoV(t)=8cos( π

6 t) + 56, 0≤t≤11,emquetédadoemmeseset=0representaomêsdejaneiro,pode-seestimaramédiadevendasdesseprodutonosegundobimestredoanoem

1) R$ 50 100,00 2) R$ 54 000,00

3) R$ 56 280,004) R$ 58 000,00

5) R$ 62 400,00

QUESTÃO 11

Apesar de todamodernidademuitas pessoas ainda têm certoreceio de comprar roupas, calçados e acessórios on-line.Dentreasdiversasestratégiasdesenvolvidasparavenceressaresistênciaestáautilizaçãodeummostruárioquepossibilitaaocliente, além de escolher as características do produto comotamanho, modelo e cor, dar zoom e rotacionar a peça de modo a visualizá-lasobdiferentesângulos.O quadrado EFGH, na figura, é uma imagem ampliada doquadradoABCD,sendoqueparacadavértice(x,y)deABCD,oponto(kx,ky),emquekéumaconstanterealpositiva,évérticedeEFGH.Searazãoentreasáreasdosdoisquadradoséiguala16,pode-seafirmarqueovalordeké

1) 22) 33) 44) 55) 6

y H G

D C 4EF

1AB

025x

Área livre

Page 6: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 4

QUESTÃO 12FillintheparentheseswithT (True)orF(False).

AboutthenetworkBliive,it’scorrecttosay:

() Itencouragespeopletosharetheirknowledgeintheirfreetime.

() Sofar,ithasprovedtobeapromisingexperience.() Itdoesn’tearnanyfeesfromtheservicesprovided.() Ithasbecomewell-knownbothinBrazilandabroad.Thecorrectsequence,fromtoptobottom,is

1) TFTF2) TTFF3) TTFT

4) FTFT5) FFTT

QUESTÃO 13AsfarasBliive’susersareconcerned,it’scorrecttosaythat

1) onlyafewofthemarefromabroad.2) while they’re interacting in thesocial sites, theycanmake

lotsofmoney.3) they are given the opportunity to teach and learn in their

leisuretimeforfree.4) they are forbidden to advertise their services through the

site.5) whentheyselltheiridlehours,theyarepaidforthatintheir

country’scurrency.

QUESTÃO 14AboutScarpioni,it’scorrecttosay:1) Sheisinherlatetwenties.2) SheistheonlyownerofBliive.3) ShehashermainplaceofworkinBrazil.4) ShedecidedtoenterintopartnershipwithaBritishcompany

to improve the site.5) ShebelievesthatBliiveislikelytobecomeahighlyprofitable

business.

QUESTÃO 15Theonlyalternativeinwhichthewordorexpressionfromthetexthas notbeencorrectlydefinedis

1) “ratherthan”(l. 8)–insteadof2) “amazing”(l. 10)–ordinary3) “purchase”(l. 14)–buy4) “skills”(l. 22)–abilities5) “paidoff”(l. 34)–beenadvantageous

QUESTÃO 16Consideringlanguageuseinthetext,it’scorrecttosay:1) The words “that” (l. 5) and “that” (l. 7) have the same

grammaticalfunction.2) Themodal“could”(l. 9)expressespastability.3) Thedemonstrativepronoun“Those”(l. 13)isintheplural.4) Theverbform“known”(l. 19)isinthesimplepast.5) Theconjunction“while”(l. 21)expressescontrast.

Questões de 12 a 16

Brazilian entrepreneur Lorrana Scarpioni

Most businessmen would agree that time is money, but 24-year-old Brazilian social entrepreneur Lorrana Scarpioni has literally built her entire business model upon that motto. The only difference

5 is that the time from which she is profiting is not hers. Scarpioni is the founder and CEO of Bliive, a collaborative network that allows users to exchange time and skills, rather than money. “The world has 1 trillion idle hours per year and they could be used

10 to do amazing things,” is the company’s motto. It works like this: a member can offer an

hour-long guitar or piano lesson to another user, earning Bliive points in return. Those can be used to purchase an array of tasks and skills

15 offered by other users, which numbers over 60,000 in 100 countries. Bliive’s revenues come from partnerships with companies, schools and universities that pay for access into an exclusive and customized service known as “Bliive Groups.”

20 As a part of the network, they collaborate and promote themselves while integrating different sectors and discovering the needs and skills of their members. “Today, just in pre-lunch operation, we have already closed three sponsored contracts and

25 two trials in London and San Francisco,” Scarpioni told FORBES. “We are also testing new products: Bliive Hotposts, in which we will recommend places like cafes and pubs to our users as safe places to get to know each other and exchange time; and

30 Sponsored Experiences, which is an opportunity for brands to get engaged with their clients in our platform.”

Scarpioni’s dedication to Bliive has already paid off. Aside from being chosen by the Brazilian

35 edition of Technology Review, the Massachusetts Institute of Technology’s magazine of innovation, as one of Brazil’s Top 10 innovators under the age of 35, she was also selected among 160 aspiring entrepreneurs from over 30 countries who entered

40 the first round of UK Trade & Investment’s pioneering Sirius Programme, considered one of the best businesses accelerator programs in the world. As a result, Scarpioni is getting mentoring, a seed investment of £48,000 (around $75,000)

45 and visa endorsement to live and work in the UK, where she is based. Bliive remains 100% owned by Scarpioni and her partners, Murilo Mafra, 25, Jose Fernandes, 23, and Roberto Pompeo, 46.

“In five years, I see Bliive as a reference in social50 innovation and online collaboration, fully immersed

in several sectors of the economy, like education, business and the third sector,” says Scarpioni. “Bliive will become a more human and sustainable way for millions of people to live experiences.

55 In what concerns our financials, I believe Bliive will be worth about $100 million by 2020.”

ANTUNES, Anderson. With other people’s free time. Disponível em :<www.forbes.com/sites/andersonantunes/ 2014/12/23/meet-the-brazilian-entrepreneurs-making-money-with-other-peoples-free-time/>. Acesso em: 14 out. 2015. Adaptado.

Page 7: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 5

Questões 17 e 18

Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as

5 mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.

Essa ideia era nada menos que a invenção10 de um medicamento sublime, um emplasto

anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade. Na petição de privilégio que então redigi, chamei a atenção do governo para esse resultado, verdadeiramente cristão. Todavia,

15 não neguei aos amigos as vantagens pecuniárias que deviam resultar da distribuição de um produto de tamanhos e tão profundos efeitos. Agora, porém, que estou cá do outro lado da vida, posso confessar tudo: o que me influiu principalmente foi o gosto de

20 ver impressas nos jornais, mostradores, folhetos, esquinas, e enfim nas caixinhas do remédio, estas três palavras: Emplasto Brás Cubas. Para que negá-lo? Eu tinha a paixão do arruído, do cartaz, do foguete de lágrimas. Talvez os modestos me arguam

25 esse defeito; fio, porém, que esse talento me hão de reconhecer os hábeis. Assim, a minha ideia trazia duas faces, como as medalhas, uma virada para o público, outra para mim. De um lado, filantropia e lucro; de outro lado, sede de nomeada. Digamos: –

30 amor da glória.ASSIS, Machado de. O emplasto. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 1880. Disponível em: <https://books.google.com.br/O+EMPLASTO+DE+BRAS+CUBAS+CAPITULO+2>. Acesso em: 15 set. 2015.

QUESTÃO 17Aideiadecriarum“emplasto”,queopersonagemBrásCubasteve,em“MemóriasPóstumasdeBrásCubas”,deMachadodeAssis,

1) revela,portrásdodiscursocristãovoltadoparaacriaçãode um medicamento capaz de aplacar as dores humanas, uminteressemuitoegocêntricoevaidoso.

2) se configura frágil diante das primeiras projeções deentraves e percalços para o convencimento do público em geral.

3) referendaoseuladohumanoecarismático,pois,mesmodianteda rejeiçãodeamigos,estevedispostoaproduziralgoquefizessebematodaahumanidade.

4) explicita um comportamento capcioso, na medida emque ele visa, como único objetivo, conforme declara, àsvantagenspecuniárias.

5) evidenciaseucaráterempreendedoreinovador,vistoque,diantedesuaprópriaexperiênciamelancólicadavidaedesuacompaixãopelaspessoasquesofremdehipocondria,acredita na eficácia de um emplasto manipulado para acura desse mal.

QUESTÃO 18Tendo em vista os aspectos estilísticos presentes no texto, ofragmento que está devidamente analisado é o transcrito naalternativa

1) “Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazerasmaisarrojadascabriolasdevolatim,queépossívelcrer.”

(l.3-6)deixaevidenciadaapresençadeumahipérbole,pormeio de ações consideradas exageradas em relação aoelementoaqueserefere.

2) “Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e aspernas”(l.6-7)revelaaexistênciadeumametonímia,vistoque há uma substituição do todo pelas partes do corpo dopersonagem.

3) “atétomaraformadeumX:decifra-meoudevoro-te.”(l.8)constituiumametáfora,atravésdacomparaçãoimplícitaentreaideiadeBrásCubaseumaincógnita,diantedanecessidadededesvendá-la.

4) “Eu tinha a paixão do arruído, do cartaz, do foguete delágrimas.”(l.23-24)trazumaantítese,jáqueolouvoràglóriavai de encontro à proposta social do emplasto.

5) “Assim,aminhaideiatraziaduasfaces,comoasmedalhas,uma virada para o público, outra para mim.” (l. 26-28)apresenta um paradoxo, evidenciando a aproximação deideiasconsideradascontraditóriaseincompatíveis.

QUESTÃO 19 A boa saúde está no topo da lista de aspirações

das pessoas em qualquer lugar do mundo, mas o conhecimento e as ferramentas disponíveis nem sempre são adequados para resolver os problemas. Há uma necessidade constante de gerar novas informações e desenvolver maneiras melhores, e mais afetivas, de proteger e promover a saúde. Pensar a saúde de forma integral significa, também, fortalecer e incentivar as atividades de pesquisa e prevenção de riscos e doenças.

A BOA SAÚDE... Pesquisa e prevenção. Revista B+ Saúde. Salvador: Sopa de Letras, ago. / set. 2015, p. 10. Adaptado.

Pensar a saúde de forma integral, para além das práticascurativas, inclui

1) ousodemodernastecnologiasparaacuradedoençasjáinstaladasemorganismosdebilitados.

2) aopçãoporumestilodevidaacético,noqualocorposedistanciadamenteeaprofundaousodossentidos.

3) a crença no poder único damente como instrumento decuradeenfermidadesjáinstaladasnocorpohumano.

4) a aplicação de programas de medicina alternativa queenfatizamaalimentaçãoseletiva,comoumcaminhoparase alcançar a harmonia entre o corpo e a mente.

5) o uso, de forma integral, dos recursos que a naturezadisponibilizanabuscadoprazeredafelicidadeoferecidospelos bens materiais.

Page 8: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 6

QUESTÃO 20• Para que uma população fique imunizada, não

é preciso que todas as pessoas tomem a vacina – apenas uma grande porcentagem. Isso garante a saúde dos que não podem tomar vacina.

• Mas, quanto mais gente deixar de tomar vacina, mais vulnerável ficará o grupo inteiro.

• Se a taxa de vacinação for muito baixa, ninguém mais está protegido: todo mundo pode pegar chuva – ou a doença, no caso.

FERRAIRO, Fernanda. Não tome Vacina. Super Interessante. São Paulo: Abril, e. 351, set. 2015, p. 41-45. Adaptado.

Os fragmentos do texto explicam o estado de controle ouerradicação de doenças como a tuberculose, a meningite, apoliomieliteeavaríolaemdiversospaíses,sendoque,noBrasil,

1) a população de regiões remotas não é incluída naprogramaçãooficialdevacinação.

2) a vacinação da população é orientada pela aplicação decalendários obrigatórios estabelecidos pelo Ministério daSaúde.

3) a vacina contra a tuberculose – doença já erradicada –deixoudeserfabricadaporordemdoMinistériodaSaúde.

4) afacilidadedemobilizartodaapopulaçãoparaoatendimentoao calendário oficial torna as campanhas de vacinaçãodispensáveis.

5) ascampanhasdevacinaçãoobrigatóriaparaadengueeozikavírussóforamorganizadasapósaderrubadadoregimemilitarquedominouopaís.

QUESTÃO 21I.

A MEDICINA que faz milagres. Revista Veja. Disponível em: <http://mlb-s1-p.mlstatic.com/revista-veja-a-medicina-que-faz-milagres-14430-MLB142646546_525-O.jpg>. Acesso em: 20 set. 2015. Adaptado.

II.

BUONAROTTI, Michelangelo. 1511. A Criação de Adão. 1 original de arte, afresco de 280 cm x 570 cm .Teto da Capela Sistina –Vaticano. Disponível em:<http://wwwthe_creation_of_adam_sistine_.wall321.com/Art_Design/Paintings/paintings_michelangelo_the_creation_of_adam_sistine_3840x1200_wallpaper_79969/>. Acesso em: 21 set. 2015.

A observação dos elementos constantes em I e II evidencia a intertextualidadepresentenacapadarevista“Veja”emrelaçãoàpinturadeMichelangelo,intitulada“ACriaçãodeAdão”.

Tratamento com células-troco no Brasil

QUESTÃO 22Ocorpohumanoéconstituídoporcélulas,tecidoseórgãos,sendocadasistemaouórgãoresponsávelporumaoumaisatividades.Ofuncionamentointegradodossistemascardiovascular,urinárioedigestórioasseguraasnecessidadescelulares.Acomunicaçãoentre as diferentes células e órgãos é possibilitada pelossistemasnervosoeendócrino.Apesardasdiferençasentreascélulas, o corpo humano é uma unidade na qual as células atuam einteragemdeformaamanterobomfuncionamentodotodo.

Sobreocorpohumano,écorretoafirmar:

1) Nointestino,asenzimasdigestivasdependemdamanutençãodopHácidoparaasuaatuação.

2) Osglóbulos vermelhos são células dedefesa responsáveisporfagocitaragentesinvasores.

3) Portadoresdediabetesmelitoapresentamaltaconcentraçãode glicose no sangue, nesse caso parte da glicose não éreabsorvida pelos rins, o que a leva a ser eliminada na urina doindivíduo.

4) Aneurohipófiseeaadenohipófisesãoglândulasdiretamenteresponsáveispelamanutençãodaconcentraçãodecálcionosangue.

5) O impulso nervoso se propaga dos axônios para o corpocelulareparaosdendritose,aochegarnaextremidadedoneurônio,levaàliberaçãodeneurotransmissores,moléculascomgrandeestabilidadequegarantemoestímulodacélulapós-sinápticaporlongoperíodo.

Levandoemconsideraçãoesseintertexto,écorretoafirmar:

1) Odiscursodarevistafazumacrítica,utilizandoorecursodaparódia,aoempoderamentodasciênciasmédicasdiantedodesenvolvimentodascélulas-tronco.

2) Areferênciaàforçadivinadaartemédicaseestabelecepormeiodaalusãoamanifestaçõesideológicasvoltadasparaareligiosidade.

3) A posição das mãos, na capa da “Veja”, retoma o estiloartístico renascentistae, pormeiodeumpastiche, reiteraa valorização do indivíduo e da ciência emdetrimento daideologiateocêntrica.

4) Oenunciador estabelece, atravésdeumaparáfrase, umacomparação entre o poder de Deus, que, mediante um simples toque, é capaz de dar vida ao homem, e o da medicina atual.

5) AestilizaçãodotextopresenteemIsefazpelareproduçãodaimagemdamãodoCriadorlevandoàcriaturaacentelhadavida,parasugerirque,naatualidade,éoserhumanoquedávitalidadeàciência.

Questões 23 e 24O estudo da bioquímica e da biomecânica do corpo humanoassociadoaodesenvolvimentodenovosmateriaismodificaramo desempenho de atletas que atuam em competições de alto nível, como as Olimpíadas e os Campeonatos MundiaisEsportivos. A introdução do conhecimento científico paramelhorar o nível das competições esportivas vem ocorrendogradativamente e observa-se a incorporação de inovaçõessimples e mais complexas, a exemplo da troca de pisos napista de atletismo ou nas quadras de vôlei, o que contribuipara aumentar o desempenho do atleta e ajudar na prevenção de lesões,bemcomoousode tênise roupasconfeccionadoscom materiais mais leves que reduzem o atrito com o solo, aáguaeoar.

Page 9: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 7

QUESTÃO 26Opesquisador do InstitutoNacional dePesquisas daAmazôniadesenvolveuumequipamentosolarportátilparapurificaraáguaservida aos índios das etnias Denl Kanamari, no Rio Xeruã.Esse equipamento reduz em 80% as doenças associadas àcontaminaçãohídricaporesgoto.Noprocessodedesinfecçãodaágua com raios ultravioleta, osmicro-organismos são inativadospor dano fotoquímico ao ácido nucleico por meio da incidênciadesses raios.

Sobreautilizaçãoeaspropriedadesfísicasdosraiosultravioleta,écorretoafirmar:

1) A radiação ultravioleta é uma onda longitudinal que só sepropagaemmeioselásticos.

2) Oprocessodedesinfecçãodaáguacomradiaçãoultravioletade baixa frequência consiste no processamento térmico deesterilização.

3) AradiaçãoultravioletaéaradiaçãoeletromagnéticacomumcomprimentodeondaequivalenteaodaluzvisíveleaodosraiosX.

4) A radiação ultravioleta é utilizada como germicida por tercomprimento de onda muito maior do que as dimensões dos micro-organismos.

5) Aradiaçãoultravioleta,queimpedeamultiplicaçãodomaterialgenético dos micro-organismos, preserva as característicasfísico-químicasdaágua.

QUESTÃO 23Considerando-seas informaçõesdotextoeaspropriedadesdoselementosesubstânciasquímicasconstituintesdocorpohumano,écorretoafirmar:

1) As proteínas são constituintes celulares identificados pelogrupofuncional—COOCH2—presentenaestruturaquímica.

2) Otecidoósseoservedesuporteparaocorpoeutilizaofosfatodecálcio,Ca3(PO4)2(s),umsalinorgânico,nasuaformação.

3) As vitaminas são compostos químicos essenciais para aconstrução das células constituintes dos tecidos que revestem o corpo humano.

4) Os tendões são fibras elásticas formadas por materiaisesponjososqueabsorvemáguaefacilitamamobilidadedasarticulações.

5) Aingestãodeíonsferro(II),comocomplementoalimentar,levaao aparecimento da anemia devido à redução no metabolismo dahemoglobina.

QUESTÃO 24

Considerando-se a substituição dos pisos de madeira e decimento por pisos emborrachados e com base na análise daequação química simplificada – que representa a reação deformação do poliisopreno, polímero constituinte da borrachanatural–,écorretoafirmar:

1) Aelasticidadedaborrachaéumapropriedadedecorrentedacadeiacarbônicasaturadadopoliisopreno.

2) Amassacorrespondentea1,0moldoisopreno,monômeroutilizadonaformaçãodaborrachanatural,éde53g.

3) Asubstituiçãodepisosdemadeiraedecimentoporpisosemborrachados é preponderante para o aumento do desempenho dos atletas.

4) Osátomosdecarbonoconstituintesdopoliisoprenoutilizamtodos os elétrons de valência na formação das ligaçõescovalentes.

5) Ospisosemborrachadoscontribuemparaodeslocamentodo atleta porque aumentam o impacto e diminuem a aderênciadotêniscomosolo.

isopreno poliisopreno

QUESTÃO 25O trifosfato de adenosina, ATP, é um nucleotídeo envolvidono armazenamento de energia nos processos bioenergéticoscelulares.OATParmazenaenergianaformadeligaçõesentreosfosfatos,eaquebradessasligaçõesdisponibilizaaenergiaqueéutilizadaemdiferentesprocessosbiológicos.Considerando-seosconhecimentossobrefermentação,respiraçãoefotossíntese,marquecomVasafirmativasverdadeirasecomF, asfalsas.

() Osseresanaeróbiosfacultativosrealizamrespiraçãoaeróbicana presença de oxigênio e fermentação na ausência deoxigênio.

() Nafotossíntese,ascélulasvegetaisconvertemCO2 em O2.() Nadegradaçãodaglicose,amaiorpartedasmoléculasdeATP

éformadanacadeiarespiratóriacomoresultadodotransportede H+porproteínasdamembranamitocondrialinterna.

A alternativa que contém a sequência correta, considerando amarcaçãodecimaparabaixo,é

1) VVF2) VFV3) VFF4) FVF5) FFV

QUESTÃO 27Um projeto desenvolvido por uma equipe de brasileiros estáentre os 18 vencedores do prêmio The World Summit YouthAward, competição global entre jovens desenvolvedores eempreendedores digitais commenos de 30 anos de idade queelaboramprojetos na internet e tecnologiamóvel combase nosObjetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU. O projetobrasileiro premiado, feito por desenvolvedores de Pernambuco,coordenado pelo cientista da computação Marcos Penha, é de óculosparapessoas cegas, que funcionaemauxílio àbengala.Assim que o aparelho detecta um obstáculo próximo à pessoacega,eleemiteumsinalqueaumentaàmedidaqueoobjetoseaproxima.Osinalésentidopormeiodevibraçõesdeumapulseiraou colar, sendo possível regular a intensidade da vibração deacordo com a sensibilidade de quem usa o aparelho.

Sabe-sequeonível sonoro,medidoemdecibels, db, podeser

calculado pela expressão, NIS = 10log( I10 –12 ) , em que I é a

intensidade do som considerado e 10 –12w/m2 corresponde ao limiar

da audição humana. Admitindo-se hipoteticamente que um desses óculos tenha sidoregulado de tal modo que o usuário, a uma distância x de umobstáculofixo,percebeumnívelsonorode40db,pode-seafirmarqueaintensidadedosom,emw/m2, era de

1) 10– 8

2) 10– 4

3) 10

4) 102

5) 104

Page 10: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 8

QUESTÃO 28

figura 1 figura 2

A figura 1 representa uma pequena capa de invisibilidade criada por cientistas

norte-americanos que está cada vez mais perto de uma versão real do que até então era elemento de ficção científica. O aparato funciona com a manipulação da luminosidade, mostrando como os raios de luz incidem sobre um objeto para que esse não possa ser detectado pelo olho humano. A figura 2 representa um bastão de vidro, que, mergulhado em um líquido incolor, o tetracloroetileno, torna-se praticamente invisível.

Sabe-sequeoíndicederefraçãodoaréiguala1,queoíndicederefraçãodotetracloroetilenoeodovidrosãoaproximadamenteiguais,equeotetracloroetilenosecomportacomoumacapadeinvisibilidade.CombasenessainformaçãoenosconhecimentosdeFísica,sobreaocorrênciadofenômenodainvisibilidadedobastãosubmersonolíquidotetracloroetileno,écorretoafirmar:

1) Apartesubmersadobastãosetornainvisívelporqueelesecomportacomoumafibraópticaqueaprisionaosraiosdeluzqueserefratamdolíquidoparaobastãodevidro.

2) Apartesubmersadobastãoficainvisívelporqueosraiosdeluzqueatravessamafronteiralíquidotetracloroetileno/bastãodevidronãosãodesviadosenãosofremasreflexões.

3) A ausência do fenômeno de refração dos raios de luz nafronteiralíquidotetracloroetileno/bastãodevidroocasionaainvisibilidade do bastão.

4) Aocorrênciadeinterferênciadestrutivanafronteirabastãodevidro/líquidotetracloroetilenocausainvisibilidadedobastão.

5) Osraiosdeluzquesofremreflexãototalnafronteiralíquidotetracloroetileno/bastãodevidrofavorecemainvisibilidadedobastão.

QUESTÃO 29Para responderàquestão, leiaum fragmentodaentrevista feitapeloCorreioBrazilienseaopalestranteMárioPersona,consultordeestratégiasdecomunicaçãoemarketing.

Correio Braziliense – Fora do sistema tradicional, quais são os nichos de mercado que podem ser explorados por um empreendedor da saúde?

Mário Persona – São muitos e, quando terminarmos de conversar, serão mais ainda. À medida que o mercado vai se sofisticando, as pessoas começam a buscar outras coisas. É uma espécie de hipocondria do cuidar, algo como buscar nos profissionais de saúde não apenas cura, mas o suprimento de suas carências. Vimos florescer uma grande indústria de exames, equipamentos e profissões satélites à medicina propriamente dita. Até a indústria do atendimento e da computação médica cresceu em razão disso. Clientes mais exigentes, soluções mais sofisticadas.

QUESTÃO 30OséculoXXpassouparaahistóriacomoumdosmaisimportantesno processo de comunicação.Sobre os impactos causados pelos novos processos de comunicação,pode-secitar

1) aimplantaçãodeaçõessociaispelosmeiosdecomunicaçãonoespaçogeográfico,compadrõesuniformesem todosospaísesecomamesmalegislação.

2) a televisão, quepassoua ser vistapeloEstado comoumaatividadedeutilidadepública,indispensávelparaobem-estarda população.

3) avalorizaçãodaculturaregionaleoestímuloaopensamentocrítico.

4) osistemadecomunicação,quepassouporumprocessodemonopólioabordandoosfatoscomimparcialidade.

5) oespíritoempreendedorquesedestacoucomachegadadaprogramaçãodigitalnasredesdetelevisãobrasileiras.

Correio Braziliense – Quais as características de um profissional da saúde empreendedor?

Mário Persona – Acho que a reciclagem constante e uma boa visão de marketing são características essenciais ao empreendedor na área de saúde. O empreendedor deve estar aberto a estímulos que às vezes poderão abalar seu status quo e sua sensação de segurança e conforto. O empreendedor sabe que a carreira é como andar de bicicleta: se parar de pedalar cai.

EMPREENDEDORISMO em medicina e saúde. Disponível em: <http://mariopersona.com.br/entrevista_correiobraziliense.html>. Acesso em: 21 set. 2015. Adaptado.

Considerando-se os elementos estruturais do gênero discursivoconhecidocomoentrevista,estácorretooqueseafirmaemI. Oentrevistador, evidenciandoa ideologiada instituiçãoque

representa,nãodelimita,emsuasperguntas,oeixotemático,dentrodocontextodoempreendedorismo.

II. Os turnos de conversação da entrevista, considerados princípios ordenadores da interação comunicativa, sãosubvertidos pelos interlocutores, na medida em que eles trocam o papel de entrevistado e entrevistador.

III. O primeiro turno do entrevistado evidencia uma crítica emrelaçãoaosprofissionaisdesaúdequesedeixamlevarpelaindústriadosuprimentodecarências.

IV. Obomempreendedor,naáreadesaúde,paraoentrevistado,subentende-se que é aquele que precisa estar atento àsexigências do mercado, atualizando-se constantemente ecriandoestratégiasparaoferecerseusprodutos.

V. Ousoda linguagemconotativa,emalguns trechoeaténacomparação entre a ação do empreendedor e o ato de andar de bicicleta, tem como objetivo tornar a linguagem maisacessível e concreta para os seus interlocutores, que, naintenção comunicativa, vão além do entrevistador.

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estãocorretas é a

1) IeII.2) IIeIII.3) IIIeIV.4) IVeV.5) I,IIIeV.

Page 11: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 9

QUESTÃO 32AsopainstantâneadepiranhadesidratadaéumadasnovidadesdosprodutosapresentadosnoSalãodeProjetosdaFeiraInternacionaldaAmazônia,Fiam,quedeverá chegar aomercado.Essa sopaémuito ricaemproteínas, nãousanenhum tipode conservante,aromatizanteouquímica,precisaapenasdeáguaquenteparaseupreparo.

Considerando-sequenopreparodasopainstantâneadepiranhasejamnecessários300,0gdeáguacomatemperaturapróximaàdaebulição,aoníveldomar,sabendo-sequeocalorespecíficodaáguaéiguala1,0cal/goCedesprezando-seaperdadecalorparaoambiente,determineaquantidadedecalornecessárioparaoaquecimentodaáguade25oCaté90oC.

QUESTÃO 31H3C—CH2NH2 H3C—CH2OH H3C—COOH

I II III

Asolubilidadedoscompostosorgânicosemáguaeaacidezoubasicidadedasoluçãoaquosa,medidapelovalordopH,podemserdeduzidaspelaanálisedafórmulaestruturaldasubstânciaquímica,aexemplodasrepresentadasemI,IIeIII.

Considerandoessainformaçãoequeoscompostosorgânicosrepresentadossãosolúveisemágua,

• identifique,entreoscompostosorgânicosrepresentados,oqueformaasoluçãoaquosademaiorpH,justificandoaresposta,• escrevaonomedasubstânciaquímicarepresentadapelafórmulaestruturalII,• identifiqueotipodeinteraçãoexistenteentreasmoléculasdasubstânciaquímicarepresentadaemIeasdeágua,nasolução

aquosa.

Questões Discursivas de 31 a 35Instrução

Respondaaessasquestões–utilizandocanetaesferográficadetintaazuloupreta,demaneiraclaraeobjetiva,indicandooscálculos,quandonecessários–noespaçoreservadoparacadaquestãonaFolhadeRespostas.Questão respondida sem obedecer a sequência da numeração ou escrita a lápis terá pontuação zero. Utilize o espaço reservado para rascunho, se assim o desejar.

Page 12: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - Conhecimentos Gerais Contemporâneos 10

QUESTÃO 35Ociclocelularédivididoemduasetapas,ainterfaseeadivisãocelular.Nesseprocessoacéluladuplicaseumaterialgenéticoeédivididaemduasnovascélulas.Ainterfaseéumafasedeintensaatividademetabólicaqueseintercalaentreasdivisõescelulares.Existemduasformasdedivisãocelular:amitoseeameiose.

Diferenciemitoseemeiose,salientandoaimportânciabiológicadecadaumdosprocessos.

QUESTÃO 34Emumaaulaprática,forampreparadasquatrolâminasparaobservaçãoemmicroscópio.

Sabe-sequeforamcolocadas,

⇒naprimeiralâmina,célulasvegetaiseumagotadeágua,⇒nasegundalâmina,célulasvegetaiseumagotadesoluçãosalinaconcentrada,⇒naterceiralâmina,célulashumanaseumagotadeágua,⇒naquartalâmina,célulashumanaseumagotadesorofisiológico.

Combasenessainformação,expliqueoqueocorreucomascélulasdecadaumadaslâminas.

QUESTÃO 33GregorMendelrealizouumasériedeexperimentoscomervilhas,comoobjetivodeentendercomoascaracterísticashereditáriaseramtransmitidasdepaisparafilhos.

Sabe-seque,emervilhas,acaracterística“sementeslisas”étransmitidaporumalelodominanteemrelaçãoàs“sementesrugosas”,expliquecomoépossíveldescobrirseumaplantacomsementeslisaséhomozigóticaouheterozigóticaparaessacaracterística.

Page 13: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - REDAÇÃO 11

Instrução

PROVA DE REDAÇÃO

Tema da Redação

II. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da

congruência entre criatividade e imaginação. O empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Observamos que a autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o sucesso. Para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente e cientificamente a área em que você vai atuar.

GONÇALVES, Chirlaine Cristine; PIANCÓ, Isabella Maria Filgueira Guedes; ALMEIDA,Isabella Barros. Empreendedorismo em enfermagem: relatos de sucesso. Disponível em: <http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/I26976.E9.T5152. D5AP.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.

I. A complexidade dos problemas sociais tem induzido e mobilizado a ciência, as instituições e os

profissionais a buscarem estratégias criativas e inovadoras capazes de recuperar a vida e garantir a dignidade humana. Surge, nessa perspectiva, em meados da década de 90 do século XX, um importante mecanismo de mobilização e transformação da sociedade, que se convencionou chamar empreendedorismo.

É preciso assinalar, que existe uma diferença entre o empreendedorismo de negócio ou privado, atrelado às atividades de negócio, e o empreendedorismo social, mesmo que o último tenha sido fortemente influenciado pelo primeiro. Enquanto para o primeiro, a geração de riquezas é uma maneira de mensurar a geração de valor, para o segundo, a missão social é central e concebe a riqueza como meio para alcançar determinado fim.

BACKES, Dirce Stein; ERDMANN, Alacoque Lorenzini; BÜ SCHER, Andreas. O cuidado de enfermagem como prática empreendedora: oportunidades e possibilidades. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n3/v23n3a05>. Acesso em: 20 set. 2015.

Combase na leitura dos textosmotivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escrevauma dissertação argumentativa,nanorma-padrãodalínguaportuguesa,sobre a necessidade de o profissional da área da saúde apresentar atitudes empreendedoras e inovadoras, no contexto econômico e social, objetivando garantir a qualidade da saúde como aspecto fundamental para preservar a dignidade humana.

Parasuaproduçãotextual,selecione,organizeerelacione,deformacoerenteecoesa,argumentosefatosafimdefortaleceradefesadeseupontodevista.

• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação.

• Redaçãocommenosdequinzelinhasnãoseráavaliada.• EscrevaasuaRedaçãonoespaçoreservadoaorascunhoetranscrevaseutextonaFolha de Redação,

usando,preferencialmente,canetadetintaazul ou preta,fabricadadematerialtransparente.• Sedesejar,coloqueumtítuloparaasuaRedação.• Eviteutilizarletradeforma,seassimofizer,destaqueasletrasmaiúsculas.

Será anulada a Redação– redigidaforadotemaproposto;– apresentadaemformadeverso;– assinadaforadolocalapropriadooucomqualquersinalqueaidentifique;– escritaalápis,notodoouemparte,deformailegível,ounãoarticuladaverbalmente;– redigidaemfolhaquenãosejaadeRedação;– pré-fabricada,ouseja,queutilizetextopadronizado,comumavárioscandidatos;– redigida,apresentandocópia,parcialouintegral,dostextosdestaprova.

Page 14: prosef 2016.1 - demais cursos

EBMSP - Prosef 2016.1 - REDAÇÃO 12

Rascunho da Redação

Page 15: prosef 2016.1 - demais cursos
Page 16: prosef 2016.1 - demais cursos